Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Ana Maria Carneiro da Costa e Silva
Nomes de citação
- SILVA, Ana Maria Costa
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 8D19-E73B-07D2
- ORCID iD
- 0000-0001-8598-7243
Websites
- http://www.cecs.uminho.pt/investigador/ana-maria-silva/ (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Geral
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Francês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Inglês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2012 - 2014
Concluído
|
Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (Doutoramento)
Universidade de São Paulo, Brasil
"Formação e Construção de Identidades [Training and Construction of Identities]" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovada |
2012 - 2014
Concluído
|
Pós Doutoramento em Serviço Social (Pós-doutoramento)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
|
|
2001 - 2005
Concluído
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
""Formação e Construção de Identidade(s)- um estudo de caso junto de uma equipa multidisciplinar da Administração Pública."" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovada por unanimidade |
1998 - 2000
Concluído
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
"Representações e Identidades na Construção de Dispositivos de Formação de Adultos" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
1989 - 1993
Concluído
|
Licenciatura em Ciências da Educação (Licenciatura)
Universidade do Porto, Portugal
|
17 |
1981 - 1985
Concluído
|
Licenciatura em Serviço Social (Licenciatura)
Instituto Superior de Serviço Social do Porto, Portugal
|
14 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2013/10 - Atual | Investigador principal (carreira) (Investigação) | Universidade do Minho, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2010/07/15 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal |
2010/07 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade do Minho, Portugal |
2000/07 - 2005/07 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade do Minho, Portugal |
1996/03 - 2000/07 | Assistente Estagiário (Docente Universitário) | Universidade do Minho, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1985/11 - 1992/11 | Técnico Superior (Técnico Superior) | Segurança Social do Porto, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2015/09 - 2022/11 | Coordenadora do Mestrado em Educação, área de especialização em Mediação Educacional | Universidade do Minho, Portugal |
2008/09 - 2010/09 | Coordenadora do Mestrado em Educação, área de especialização em Mediação Educativa e Supervisão na Formação | Universidade do Minho, Portugal |
2006/09 - 2010/07 | Coordenação da área de opção de Dispositivos e Metodologias de Formação e Mediação, 3º ano da LE | Universidade do Minho, Portugal |
2008/09 - 2009/07 | Membro da Comissão Diretiva do Centro de Investigação em Educação | Universidade do Minho, Portugal |
2006/09 - 2007/07 | Diretora Adjunta do Departamento de Currículo e Tecnologia Educativa (DCTE) | Universidade do Minho, Portugal |
2006/09 - 2007/07 | Membro da Comissão Coordenadora do Conselho Científico do Instituto de Educação e Psicologia | Universidade do Minho, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1992/11 - 1996/03 | Técnica Superior de Reinserção Social | Instituto de Reinserção Social , Portugal |
Instituto de Reinserção Social , Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2020/09/01 - 2023/08/31 | LIMEDIAT - LICENCE EUROPÉENNE EN MÉDIATION POUR L'INCLUSION SOCIAL
2020-1-FR01-KA203-079934
Investigador responsável
|
Em curso
|
2020/01/14 - 2020/03/03 | Formação em Mediação
FCT - SFRH/BSAB/ 150380/2019
Investigador responsável
Universidade do Minho, Portugal
|
FCT - Fundação para a Ciência e para a Tecnologia
Concluído
|
2016 - 2019 | Projeto ERASMUS+ CrEe_A - Création d¿un Espace européen de la médiation pour l'inclusion sociale [ERASMUS + Project. CrEe_A
- Creation of a European area of mediation for social inclusion]
580448-EPP-1-2016-1-FR-EPPKA3-IPI-SOC-IN
Investigador responsável
|
EACEA-CE/ERASMUS+ |
2013/10 - 2016/09 | ARLEKIN - Formation à la Mediation pour l’Inclusion Social par la modilité européenne [ARLEKIN - Training Mediation for Social
Inclusion through European mobility]
539947-LLP-1-2013-1-FR-GTV-GMP
Investigador responsável
|
GRUNTVIG |
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/09 - 2023/08 | Red iberoamericana para la Didáctica Universitaria del Trabajo Social y Mediación
107
Investigador
|
Em curso
|
2015/09 - 2017/09 | La reunificación familiar como reto del sistema de proteción de la infância: invesrigación, evaluación e implementación de
um programa socieducativo
EDU2014-52921-C2
Investigador
Universidade do Minho, Portugal
|
Em curso
|
2014/11 - 2016/03 | Gestão de Conflitos, socialização e jovens universitários
UTREF/UMinho-CECS
Investigador responsável
Universidade do Minho, Portugal
|
Concluído
|
2011/11 - 2012/07 | Dinâmicas Identitárias e produção de conhecimento profissional, desenvolvido no âmbito da licença sabática, com o apoio financeiro
da Fundação para a Ciência e a Tecnologia
SFRH/BSA B/.......2011
Investigador responsável
Universidade do Minho, Portugal
|
Concluído
|
2006/03 - 2009/12 | Mediação: figuras, formações e profissões.
FCT -CIIE
Investigador
Universidade do Minho, Portugal
|
Concluído
|
2007/09 - 2009/09 | Formações e Aprendizagens ao longo da vida: saberes, experiências e identidades.
PC01-LI-07
Investigador responsável
Universidade do Minho, Portugal
|
Concluído
|
2003/03 - 2005/06 | Formação e construção de identidade(s): um estudo de caso centrado numa equipa multidisciplinar
FCT/CIEd
Investigador responsável
Universidade do Minho, Portugal
|
Concluído
|
1998/10 - 2000/07 | Representações e Identidades na Construção de Dispositivos de Formação de Adultos.
CIEd/Instituto de Educação
Investigador responsável
Universidade do Minho, Portugal
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Livro |
|
Manual |
|
Poster em conferência |
|
Prefácio / Posfácio |
|
Relatório |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2016 | Collaborative Action Research: Cross-disciplinary approch, Diversityand Social Relavance | Collaborative Action Research: Cross-disciplinaryapproch, Diversityand Social Relavance. Annual CARN Conference, Integrating
the Personal and Political in Professional Practice.
(Lincoln, Reino Unido)
|
2016 | Arlekin: learning together | Collaborative Action Research: Cross-disciplinaryapproch, Diversityand Social Relavance. Annual CARN Conference, IntegratingthePersonalandPolitical
in Professional Practice
(Lincoln, Reino Unido)
|
2016 | An international collaborative action-research and training Project through images. | CollaborativeAction Research: Cross-disciplinaryapproch, Diversityand Social Relavance. Annual CARN Conference, IntegratingthePersonalandPolitical
in Professional Practice
(Lincoln, Reino Unido)
|
2016 | Integrative and collaborative training-research at the University | Collaborative Action Research: Cross-disciplinary approch, Diversity and Social Relavance. Annual CARN Conference, Integrating
the Personal and Political in Professional Practice
(Lincoln, Reino Unido)
|
2016 | Consolidando laços no território multicultural: Formação de Mediadores Comunitários [Consolidating ties in the multicultural territory: Training of Community Mediators] | Congresso Internacional da RESMI: Contextos e Desafios da Mediação Intercultural [International Congress of RESMI: Contexts
and Challenges of Intercultural Mediation]
(Lisboa, Portugal)
|
2016 | Mediação no Território - Coordenação de Mesa Redonda (convidada) [Mediation in the Territory. Coordination of Round Table (invited)] | Congresso Internacional da RESMI: Contextos e Desafios da Mediação Intercultural [International Congress of RESMI: Contexts
and Challenges of Intercultural Mediation]
Escola Superior de Educação [Higher Education School] (Lisboa, Portugal)
|
2016 | Sociedade Multicultural. Nós: quem somos? [Multicultural Society. Us: who are we?] | Congresso Intermunicipal sobre Proteção de Crianças e Jovens, Sentir com inteligência, pensar com emoção [Intermunicipal Congress
about Protection of Children and Young People, Feel with intelligence, think with emotion]
(Vila Nova de Famalicão, Portugal)
|
2016 | Conhecimento, ação e emoção: a construção da identidade profissional dos Educadores de Infância [Knowledge, action and emotion: the construction of the professional identity of Childhood Educators] | II SLBEI - Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância [II SLBEI- Luso-Brazilian Seminar of Early Childhood Education]
Universidade do Minho [University of Minho] (Braga, Portugal)
|
2016 | Os índios vão à escola: (re)pensar o multiculturalismo e (co)construir o interculturalismo [The Indians go to school: (re)think multiculturalism and (re)build interculturalism] | XII Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde (SIEFLAS) [XII International Seminar on Physical Education,
Leisure and Health]
(Leipzig, Alemanha)
|
2012 | Expériences de formation, apprentissage et découverte identitaire | Working Conference Internationale
ROIP & Universid Interncional de Catalunya (Barcelona, Espanha)
|
2012 | Formação e Aprendizagem ao Longo da Vida: desenvolvimento pessoal e profissional e (re)construção identitária | XIX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE
AFIRSE - Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2012 | Como sentem os professores a avaliação do desempenho docente: um estudo com professores do 1º CEB | XIX Colóquio da secção Portuguesa da AFIRSE
AFIRSE e Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2012 | Pesquisa Qualitativa e Narrativas Orais e Escritas | Colóquio de Pesquisa em Serviço Social
Pontefícia Universidade Católica de Porto Alegre (Porto Alegre, Brasil)
|
2012 | Acões Socioeducativas e Estudos na área da Infância e Juventude | Seminário do Núcleo de Pesquisa Criança e Adolescente
Pontefícia Universidade Católica de São Paulo (São Paulo, Brasil)
|
2012 | Tratamento e Análise Qualitativa dos dados provenientes das narrativas orais e escritas | Seminário de Pós-graduação em Serviço Social
Universidade PUCRS (Porto Alegre, Brasil)
|
2011 | Professionalisation et expreiences: les savoirs au travail | Association Francophone pour le savoir
Université de Sherbrooke et Université de Bishop (Sherbrooke, Canadá)
|
2011 | As potencialidades da Mediação Socioeducativa: Experiências em Portugal | XI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade da Corunha e Universidade do Minho (Corunha, Espanha)
|
2011 | Identity(ies), Training and Non-Formal Learning: Teaching experience with adults in higher education | ESREA Aveiro Conference - Transitions and Identitiy in Learning and Life
ESREA (Aveiro, Portugal)
|
2011 | New Identities in a dynamic of Lifelong Learning: A comparative study in Portugal and France | ESREA Aveiro Conference - Transitions and Identity in Learning and Life
ESREA (Aveiro, Portugal)
|
2011 | Teacher Career and Identity in Transition | ESREA Aveiro Conference - Transitions and Identity in Learning and Life
ESREA (Aveiro, Portugal)
|
2011 | Le processus de reconnaissance, validation et certification au Portugal et en France | Colloque International - Internationalisation et Institutionalisation de Reconnaissance et de la Validation des acquis de
l'expérience
Université Paris Est (Paris, França)
|
2010 | Mediação e(m) Educação: discursos e práticas | IX Colóquio sobre Questões Curriculares/ V Colóquio Luso-Brasileiro
FPCE - Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2010 | Avaliação de Desempenho Docente: políticas e experiências dos professores | II Congresso Internacional de Avaliação em Educação
(Braga, Portugal)
|
2010 | Avaliação na educação pré-escolar e o uso do portfolio | II Congresso Internacional de Avaliação em Educação
(Braga, Portugal)
|
2009 | Formações e Aprendizagens ao Longo da Vida | Fórum de Investigação em Ciências da Educação
(Lisboa, Portugal)
|
2009 | Conflito e Mediação em contexto escolar | X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho & Universidade da Corunha (Braga, Portugal)
|
2009 | Mediação Socioeducativa e Mediadores: contextos e práticas | II Congresso Internacional CIDINE, Novos contextos de formação, pesquisa e mediação.
(Porto, Portugal)
|
2009 | A Mediação no contexto da Formação de Adultos – Cursos EFA | Seminário Projectos e Experiências de Mediação Escolar
(Porto, Portugal)
|
2009 | Conflito(s) e Mediação em Contextos Educativos | X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
(Braga, Portugal)
|
2009 | A mediação socioeducativa em Portugal – concepções e práticas | I Fórum Investigação em Ciências da Educação
(Lisboa, Portugal)
|
2009 | Mediação e(m) Educação: discursos e práticas | IX Colóquio sobre Questões Curriculares, V Colóquio Luso-Brasileiro: Debater o Currículo e seus Campos – Políticas, Fundamentos
e Práticas
(Porto, Portugal)
|
2008 | Os mediadores socioeducativos: em busca de uma identidade | XVI Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE Tutoria e Mediação em Educação: Novos desafios à Educação, Simpósio Mediação e
Desenvolvimento Local
(Lisboa, Portugal)
|
2007 | Mediação Socioeducativa: as dimensões políticas, sociais e pedagógicas | IX Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Simpósio Mediação Sócio-Educativa: entre a Teoria e a Prática
(Corunha, Espanha)
|
2002 | Profession, Identities & Education: A Collective Case Study with Portuguese Social Workers | AERA’s Annual Meeting
American Educational Research Association (New Orleans, Estados Unidos)
|
1996 | Evaluación de Proyectos de Innovación Educativa en Portugal. Comunicação apresentada no III Congreso Europeo de Investigación Educativa | III Congreso Europeo de Investigación Educativa
Organizado pela ECER em Sevilha (Sevilha, Espanha)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2016 - Atual | Educação de qualidade: contributos da mediação em contextos educativos formais
Coorientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016 - Atual | Educação de Qualidade: contributos da mediação em contextos educativos formais
Coorientador
|
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015 - Atual | A Curricularização da Extensão Universitária a partir do Plano Nacional de Educação do Brasil: dificuldades e possibilidades.
Orientador
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015 - Atual | Mediação sociofamiliar: um processo na (re)construção dos laços familiares,
Orientador
|
Estudos da Criança - Intervenção Psicossocial com Crianças, Jovens e Famíli (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015 - Atual | Mediação Escolar No Contexto Educativo De Angola. Um Estudo Exploratório Na Escola Do I Ciclo Do Ensino Secundário Do Município
De Benguela, Angola
Orientador
|
Desenvolvimento Curricular (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015 - Atual | Djunta-mon
Coorientador
|
Curso de Especialização em Organização e Avaliação da Formação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015 - Atual | A Mediação Intercultural na inclusão de migrantes no concelho de Braga
Orientador
|
Mestrado em Educação, área de especialização em Mediação Educacional e Sup. (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015 - Atual | O Significado do Trabalho para os Professores: Políticas e Práticas
Coorientador
|
Doutoramento em Educação (Outra)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015 - Atual | A Curricularização da Extensão Universitária a partir do Plano Nacional de Educação do Brasil:
dificuldades e possibilidades
Coorientador
|
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 - Atual | Coparentalidade, Alienação Parental e Exercício das Responsabilidades Parentais: perceções dos progenitores e dos profissionais
Orientador
|
Estudos da Criança - Intervenção Psicossocial com Crianças, Jovens e Famíli (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 - Atual | Proyecto Educativo innovador, inclusivo y multicultural. Primera Escuela Femenina en Mendoza, 1780
Orientador
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade Nacional de Cuyo, Argentina
|
2012 - Atual | FORMAÇÃO CONTÍNUA E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE NO IFRN: APROXIMAÇÕES IDENTITÁRIAS EM TEMPOS DE MUDANÇAS.
Orientador
|
Desenvolvimento Curricular (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 - Atual | Interfaces Curriculares da Didática nos Cursos de Licenciatura do IFRN: narrativas e trajetórias de saberes e identidades.
Orientador
|
Desenvolvimento Curricular (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 - Atual | Representações, práticas e contributos da Mediação Social nas equipas multidisciplinares dos Centros de Acolhimento Temporário
Coorientador
|
Psicologia da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2019 - 2019 | A mediação intercultural na inclusão, desenvolvimento e reconhecimento dos imigrantes no concelho de Braga | Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2018 - 2018 | MEDIAR PARA INTEGRAR – GABINETE DE MEDIAÇÃO DO IDOSO E DO CUIDADOR: UM PROJETO PILOTO NA FREGUESIA DE SÃO VICENTE | Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2018 - 2018 | A mediação educacional como estratégia de inclusão de públicos em situação de vulnerabilidade e risco social | Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2018 - 2018 | Interfaces curriculares da didática nos cursos de licenciatura do IFRN: conhecimentos, sentidos e identidade profissional | Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2017 - 2018 | Num Agrupamento TEIP: NÓS MEDIAMOS | Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2017 - 2018 | "O CENTRO EDUCATIVO COMO AGENTE DE REINSERÇÃO SOCIAL DE JOVENS EM INTERNAMENTO" | Estudos da Criança (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016 - 2017 | A Mediação Intercultural na inclusão de migrantes no concelho de Braga | Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016 - 2017 | Djunta-Mon
Orientador
|
Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016 - 2017 | "Intervenção Psicossocial numa Casa de Acolhimento: a mediação sociofamiliar" | Estudos da Criança (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 - 2017 | Identidade e desenvolvimento profissional docente: um estudo de caso com professores do Ensino Superior Tecnológico no IFRN | Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016 - 2016 | A curricularização da extensão universitária a partir do plano nacional de educação do Brasil: dificuldades e possibilidades | Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015 - 2015 | O currículo do ensino técnico integrado ao ensino médio: das expectativas à sociabilidade dos jovens no IFPB Campus João Pessoa | Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 - 2014 | A mediação como prática potenciadora da construção de um projeto de vida com vítimas de violência doméstica | Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 - 2014 | Organização curricular do ensino fundamental e prática pedagógica com alunos do 5º ano em uma Escola Pública de Salvador, na Bahia, Brasil | Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2013 - 2013 | A Mediação como estratégia na inclusão de diversos sentires no espaço social e escolar
Orientador
|
Mestrado em Educação, área de especialização em Mediação Educacional e Sup. (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2013 - 2013 | Em Diálogo, um espaço aberto à Mediação
Orientador
|
Mestrado em Educação, área de especialização em Mediação Educacional e Sup. (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2013 - 2013 | Institucionalização e lei tutelar educativa : as representações de jovens, profissionais e direção de um centro educativo | Estudos da Criança (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 - 2012 | Organização Curricular do Ensino Fundamental e Prática Pedagógica com alunos do 5º ano em uma Escola Pública de Salvador,
na Bahia, Brasil
Orientador
|
Desenvolvimento Curricular (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 - 2012 | Institucionalização e Lei Tutelar Educativa: Conceções de diferentes sujeitos de um Centro Educativo
Orientador
|
Estudos da Criança - Intervenção Psicossocial com Crianças, Jovens e Famíli (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 - 2012 | A Mediação como prática potenciadora da construção de um projeto de vida com vítimas de violência doméstica
Orientador
|
Mediação Educacional e Supervisão na Formação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 - 2012 | O Currículo de Formação em Serviço Social e os desafios do Séc. XXI
Orientador
|
Desenvolvimento Curricular (Outra)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 - 2012 | Novos tempos e novos ritmos: as mudanças organizacionais no IFRN e suas implicações nas práticas e nas identidades dos docentes | Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2011 - 2011 | Mediação social em contextos sócio-familares debilitados
Orientador
|
Mediação Educacional e Supervisão na Formação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2010 - 2010 | ESTUDOS CURRICULARES E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES: A RESILIÊNCIA NA PROFISSÃO DOCENTE
Orientador
|
Desenvolvimento Curricular (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2010 - 2010 | INSUCESSO E ABANDONO ESCOLAR: PERCEPÇÕES DE ALUNOS, PAIS E PROFESSORES. Um estudo de casos num Agrupamento TEIP
Orientador
|
Desenvolvimento Curricular (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2010 - 2010 | Um Projecto de Mediação numa Escola EB 2,3
Orientador
|
Mediação Educacional e Supervisão na Formação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2009 - 2009 | Figuras da mediação na formação de adultos: um estudo multi-casos a partir da experiência em Portugal e em França
Coorientador
|
Desenvolvimento Curricular (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2009 - 2009 | Avaliação das crianças na educação pré-escolar: uso do portefólio como instrumento de avaliação
Orientador
|
Desenvolvimento Curricular (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2009 - 2009 | Figuras da Mediação na Formação de Adultos:um Estudo Multicasos, a Partir da Experiência em Portugal e em França | Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2008 - 2008 | Práticas Reflexivas e Desenvolvimento Profissional. Um estudo de casos com professores do 1º Ciclo.
Orientador
|
Mestrado em Educação, área de especialização em Desenvolvimento Curricular. (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2008 - 2008 | Articulação Curricular entre a Educação Pré-Escolar e o Primeiro Ciclo do Ensino Básico: Um estudo exploratório.
Orientador
|
Mestrado em Educação, área de especialização em Desenvolvimento Curricular. (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2008 - 2008 | O Ensino e a Aprendizagem dos Alunos do 1º Ciclo com Necessidades Educativas Especiais. Percepções e Expectativas dos Professores
e dos Encarregados de Educação
Orientador
|
Mestrado em Educação, área de especialização em Desenvolvimento Curricular. (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2008 - 2008 | Os CEF: Oportunidades de Orientação para a Vida Activa? Um Estudo de Caso sobre as Perspectivas e Práticas dos Professores
e Expectativas dos Alunos
Orientador
|
Mestrado em Educação, área de especialização em Desenvolvimento Curricular. (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2008 - 2008 | A Aprendizagem ao Longo da Vida e a sua contextualização na organização curricular do 1º ciclo
Orientador
|
Mestrado em Educação, área de especialização em Desenvolvimento Curricular. (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2008 - 2008 | As aprendizagens escolares dos alunos estrangeiros que frequentam o 1º ciclo do ensino básic
Orientador
|
Mestrado em Educação, área de especialização em Desenvolvimento Curricular. (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2008 - 2008 | Os Mediadores EFA e o Papel dos Formadores de RVCC no processo de Mediação
Orientador
|
Mestrado em Educação, área de especialização em Mediação Educacional e Sup. (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2008 - 2008 | Identidade(s), Carreira e Desenvolvimento Profissional. Um estudo com Professores do 1º CEB
Orientador
|
Desenvolvimento Curricular (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2008 - 2008 | A(s) Influência(s) dos Modelos Curriculares nas Práticas Pedagógicas dos Educadores de Infância: Um Estudo de Caso
Orientador
|
Desenvolvimento Curricular (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2007 - 2007 | Identidade(s), carreira e desenvolvimento profissional. Um estudo junto de professores do 1º CEB | Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2018 - 2018 | Congresso Internacional A Europa como espaço de diálogo intercultural e de mediação. (2018/04/26 - 2018/04/27)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal |
2016 - 2016 | Congresso Internacional de Mediação, Mediadores Sociais na Europa: Formação e Profissionalização [International Congress of
Social Mediation. Mediators in Europe: Training and Professionalization]
Congresso (Coorganizador)
|
|
2016 - 2016 | Jornadas de Avaliação do Tour da Europa dos Mediadores Sociais [Conference about Evaluation of the European Tour of Social
Mediators]
Outro (Coorganizador)
|
|
2016 - 2016 | A Mediação Intercultural face aos desafios da contemporaneidade [Seminar of Intercultural Mediation towards contemporary challenges]
Seminário (Coorganizador)
|
|
2009 - 2009 | Seminário Nacional Mediação Socioeducativa: Contextos e Actores
Seminário (Outra)
|
|
2009 - 2009 | X Congresso Internacional Galaico-Português de Psicopedagogia
Congresso (Outra)
|
|
2009 - 2009 | Experiências de Mediação em contexto escolar
Oficina (workshop) (Outra)
|
|
2009 - 2009 | IX EDUCERE e III ESBP – ABPp, Políticas e práticas educativas: desafios da aprendizagem
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
|
2008 - 2008 | Mediação Escolar: conceito, modelos e experiências.
Seminário (Outra)
|
|
2008 - 2008 | VIII EDUCERE - Congresso Internacional de Educação e do III CIAVE – Congresso IberoAmericano sobre Violências nas Escolas
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
|
2008 - 2008 | VIII Colóquio Internacional sobre Questões Curriculares, IV Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares, Currículo,
Teoria e Método
Outro (Membro da Comissão Científica)
|
|
2007 - 2007 | Educação de Jovens e Adultos: inclusão e cidadania
Simpósio (Outra)
|
|
2007 - 2007 | Seminário Formação e Mediação: Pensar, Agir e Inovar em Educação
Seminário (Outra)
|
|
2007 - 2007 | Mediação Sócio-Educativa: entre a teoria e a prática.
Simpósio (Outra)
|
|
2007 - 2007 | Interculturalidade, Modelos e Dispositivos de Formación.
Simpósio (Outra)
|
|
2007 - 2007 | IX Congresso Internacional Galaico-Português de Psicopedagogia
Congresso (Outra)
|
|
2006 - 2006 | IX Congresso Galaico-Português de Psico-pedagogia.
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2006 - 2006 | VII Colóquio Internacional sobre Questões Curriculares/III Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2005 - 2005 | Identidade(s) dos Professores(as) no Fórum de Discussão sobre Profissionalismo Docente em Transição: as Identidades dos Professores
em Tempos de Mudança.
Oficina (workshop) (Coorganizador)
|
|
2005 - 2005 | VIII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia.
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2005 - 2005 | VII Colóquio sobre Questões Curriculares – III Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares.
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2004 - 2004 | VI Colóquio sobre Questões Curriculares – II Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares.
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2003 - 2003 | VII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia.
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2003 - 2003 | VII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia: Comunidade, Escola e Família.
Congresso (Outra)
|
|
2002 - 2002 | V Colóquio sobre Questões Curriculares – I Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2001 - 2001 | Experiências de Escolas – CCUM
Conferência (Outra)
|
|
2001 - 2001 | VI Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia.
Congresso (Outra)
|
|
2001 - 2001 | “Comunidade, Escola e Família” no VI Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia.
Congresso (Outra)
|
|
2000 - 2000 | IV Colóquio sobre Questões Curriculares - Políticas Curriculares: caminhos de flexibilização e integração.
Conferência (Outra)
|
|
2000 - 2000 | V Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia.
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
1998 - 1998 | Avaliação de Projectos.
Seminário (Outra)
|
|
1998 - 1998 | II Congresso Internacional da AIPELF/AFIRSE, Educação e Política.
Conferência (Outra)
|
|
1997 - 1997 | III Colóquio sobre Questões Curriculares - Reflexão e Inovação Curricular.
Conferência (Outra)
|
|
1996 - 1996 | II Colóquio sobre Questões Curriculares - Reforma Curricular: Da Intenção à Realidade.
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
1995 - 1995 | Acção de formação: Formação e Autoformação.
Outro (Coorganizador)
|
|
1992 - 1992 | Animação Sócio-cultural: uma alternativa pedagógica para o futuro integrado.
Seminário (Coorganizador)
|
|
1990 - 1990 | Jornadas: Os Novos Desafios da Alfabetização pela Arte, a Ciência e a Imagem
Seminário (Coorganizador)
|
|
1988 - 1988 | Acção de Formação: O ATL numa perspectiva de Animação Sócio-Educativa, com formação teórica e prática.
Outro (Coorganizador)
|
|
1988 - 1988 | 1ª Mostra de Serviço Social: O Serviço Social nos Anos 80.
Outro (Outra)
|
|
1987 - 1987 | Semana Aberta de Animação Sócio-Educativa.
Outro (Coorganizador)
|
|
1987 - 1987 | Acção de Formação: O ATL numa perspectiva de Animação Sócio-Educativa, com formação teórica e prática.
Outro (Coorganizador)
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2019/07 | Uma cartografia de sentidos de inclusão social: análise de políticas, dispositivos e discursos sobre exclusão social, educação/formação
e emprego
Arguente principal
|
Patrícia de Oliveira Ribeiro (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2019/02 | Interfaces Curriculares da Didática nos Cursos de Licenciatura do IFRN: narrativas e
trajetórias de saberes e identidades
Orientador
|
Patrícia Carla de Macêdo Chagas Faria (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2018/07 | Ser professor em novos contextos culturais – Trajetórias e Identidades. Doutoramento em Educação, especialidade de Formação
de Professores
Arguente principal
|
Monique Montenegro (Doutoramento)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2018/07 | Identidade e Desenvolvimento Profissional Docente: um estudo de caso com professores do ensino superior tecnológico no IFRN.
Orientador
|
Nadja Maria de Lima Costa (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2017/06 | Intercultural competence in conflict mediation: A mixed-methods approach on training design and outcome assessement
Arguente principal
|
Nuno Vladimiro Pereira Ramos (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2017/01 | Ser professor avaliador. Uma experiência formativa que desafia a profissionalidade docente
Arguente principal
|
Ana Cristina Matias do Carmo Cirne (Doutoramento)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2016/07 | Mediação de Conflitos: construção de um projeto de melhoria de escola.
Arguente principal
|
Maria Elisabete Guedes Pinto da Costa (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa, Portugal
|
2016 | Projeto PROCUR: Testemunhos sobre um Movimento de inovação, centrado na integração curricular, na escola básica | Cidália Maria Dias Alves (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016 | Mediação de Conflitos: construção de um projeto de melhoria de escola | Maria Elisabete Guedes Pinto da Costa (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2016 | Projeto PROCUR: Testemunhos sobre um Movimento de inovação, centrado na integração curricular, na escola básica.
Vogal
|
Cidália Maria Dias Alves (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015 | Mediação de conflitos e formação de pares mediadores na comunidade escolar: um estudo numa escola secundária | Cátia Severina Soares da Silva (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015 | Dinamização do apoio às crianças e adolescentes no Serviço de Pediatria do Hospital de Braga | Maria Rute da Rocha Ferreira Martins (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015 | Mediação socioeducativa: o caminho para o sucesso educativo de crianças e jovens numa instituição de acolhimento | Maria das Dores Faria de Oliveira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015 | Gestão do conhecimento nas escolas: abordagem preliminar | Susana Margarida Lima dos Santos (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2015 | O ensino de teatro de animação: contribuições para construção de novos saberes e fazeres acerca da cultura de ensinar e aprender teatro | Nayde Solange Garcia Fonseca (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015 | Os estereótipos Sociais e os Discursos de Adolescentes Brasileiros e Portugueses: uma investigação-ação em contexto escolar | Gisele Cristina Cohen Fonseca (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015 | A formação inicial de professores em Angola no contexto da reforma educativa: desafios e necessidades | Sandra Marisa Nascimento Chimuco (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 | Avaliação do Desempenho Docente. Um olhar empenhado em contexto organizaciona | Ana Paula Moreira Pereira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2014 | Os professores enquanto líderes: um estudo com alunos do Ensino Básico | Eva Maria Lopes Fernandes (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 | Necessidades e expectativas dos professores face à supervisão/avaliação de desempenho docente no âmbito da educação visual/artes visuais | Maria de Fátima Falcão Pestana de Vasconcelos (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2014 | Estórias dentro de uma História Profissional - A Narrativa de um Curso de Educação de Adultos | Sónia Gabriela de Susa Coelho (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2014 | Dinâmicas Educativas para a promoção da interculturalidade com crianças e jovens num Projeto Local | Andreia Catarina Martins Pires (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2014 | As vozes dos alunos promotoras da educação intercultural | Lisete Maria Rato Ciríaco Bicho (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2014 | Bullying: um estudo exploratório das práticas parentais e das atitudes relativas à diversidade de género e etnia na compreensão do fenómeno | Ana Catarina Rodrigues da Cunha (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 | A língua inglesa como atividade de enriquecimento curricular no 1º ciclo do ensino básico. Impacto(s) no(s) insucesso(s) dos alunos | Alexandra Maria Soares da Rocha Antunes Macedo (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 | A Mediação Socioeducativa como agente de inclusão escolar – aprender a construir o sucesso escolar em conjunto | Liliana Raquel Machado Martins (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 | Análise de necessidades de formação contínua de professores do Ensino Básico e Secundário de Cabo Verde no contexto da revisão curricular | Arlindo Mendes Oliveira (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 | Um mandato globalmente estruturado para a educação e o currículo: processos, finalidade e conteúdos | Ana Paula Barroso Vieira (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 | A investigação-ação colaborativa como estratégia de formação para a mediação em contexto de Educação de Infância | Catarina Micaela dos Santos Sobral (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2014 | Formação Contínua de Professores em Contextos Laborais Colaborativos - seus reflexos nas conceções e práticas profissionais | Maria Manuela Ferreira Ventura dos Santos (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2013 | As vozes dos alunos promotoras da educação intercultural | Lisete Maria Rato Ciríaco Bicho (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2013 | Dinâmicas Educativas para a promoção da interculturalidade com crianças e jovens num Projeto Local | Andreia Catarina Martins Pires (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2013 | Estórias dentro de uma História Profissional - A Narrativa de um Curso de Educação de Adultos | Sónia Gabriela de Susa Coelho (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 | Formação Contínua de Professores em Contextos Laborais Colaborativos - seus reflexos nas conceções e práticas profissionais | Maria Manuela Ferreira Ventura dos Santos (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2013 | Necessidades e expectativas dos professores face à supervisão/avaliação de desempenho docente no âmbito da educação visual/artes visuais | Maria de Fátima Falcão Pestana de Vasconcelos (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 | Desenvolvimento profissional: percepções e experiências de professores de educação especial | Francisca Maria Gomes Correia Cunha Azevedo (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 | Um Projecto de Mediação numa Escola EB2,3 e Secundária | Benícia Daniela Teixeira Alves (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 | Mediação Social: Investigação-intervenção em contextos sociofamiliares debilitados | Laura Patrícia de Sousa Monteiro Magalhães (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 | A Mediação Sócio-Educativa na construção da Cidade Educadora. O projeto "Massarelos, freguesia educadora" | Joana Catarina Dias Lúcio (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
|
2012 | Contextos e Oportunidades de Formação e de Desenvolvimento Profissional. Um Estudo com Professores de Informática. | Ermelinda de Lurdes Salgado Correia (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 | A reestruturação Curricular da educação profissional no Brasil face às diretrizes nacionais e a participação dos agestes curriculares: o caso do IFRN | Luzimar Barbalho da Silva (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 | Identidade(s), Carreira e Desenvolvimento Profissional. Um estudo junto de professores do 1º CEB | Rosalinda Herdeiro de Brito Gonçalves (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2011 | Silêncios Simultâneos. Currículo e Sexualidades | Paula Cristina Marinho Vieira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2011 | Aprendizagem baseada em projectos no contexto do Ensino Superior: avaliação de um dispositivo pedagógico no Ensino da Engenharia | Sandra Raquel Gonçalves Fernandes (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2011 | As aprendizagens dos alunos estrangeiros no 1º ciclo do Ensino Básico | Maria Manuela Martins Sucena Ferreira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2011 | Identidade Profissional em mutação. Um estudo sobre os formadores dos Centros Novas Oportunidades | Susana Maria da Silva Vieira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2011 | O Ensino e a Aprendizagem dos Alunos do 1º ciclo com Necessidades Educativas Especiais. Perceções e Expetativas dos Professores e dos Encarregados de Educação | Helena Isabel Lopes Gonçalves Baptista (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2011 | O Supervisor na Educação Pré-Escolar - um olhar multidimensional numa instituição de educação e ensino particular e cooperativo | Joana Raquel Oliveira Magalhães Torres Osório (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2011 | Insucesso Escolar: perceções de alunos, pais e professores. Um estudo de casos num Agrupamento TEIP | Palmira Maria Abreu Rafael (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2011 | Estudos Curriculares e Desenvolvimento Profissional de Professores: a resiliência na profissão docente | Ana Paula Azevedo Gomes Correia (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2010 | EFA: Percursos, Contextos e Vivências - a perspectiva dos Adultos. Um estudo de caso. | Ana Sofia Godinho Martins Sanches (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2010 | O mediador Pessoal e Social: um estudo de caso sobre processos de Mediação no contexto da Educação e Formação de Adultos | Daniela Joana Escudeiro Abrunhosa (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2010 | Representações sobre cidadania digital: o caso dos cursos EFA. | Marta Filipa Soares da Conceição (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2010 | As TIC na Pediatria do HSM: Comunicação Hospital-Escola e Estudo de Caso com recurso ao jogo Spore | Maria João Ribeiro Fernandes (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2010 | As TIC no Serviço de Pediatria do Hospital de São Marcos: estudo online/partilha de experiências e estudo de caso com recurso ao jogo Spore | Sílvia Sofia Eira Fernandes (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2010 | Avaliação das crianças na educação pré-escolar: uso do portefólio como instrumento de avaliação | Daniela Mafalda Pires Gaspar (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2009 | O Currículo na democratização da Escola Básica. A justiça curricular na reorganização do Ensino Básico | Fernando Luís Teixeira Diogo (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
|
2009 | O papel do Director de Turma como Mediador de Conflitos | Marco dos Santos Marques (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2009 | A escolaridade obrigatória e as mudanças curriculares. Uma perspectiva diacrónica e sincrónica | Maria Olinda Ribeiro Miranda (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2009 | A aprendizagem ao longo da vida e a sua contextualização na organização curricular do 1º ciclo. | Maria da Graça Murteira da Silva Campos (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2009 | Avaliar para reconhecer: o lugar e o papel da avaliação no processo de reconhecimentos, validação e certificação de conhecimentos e competências adquiridas ao longo da vida | Maria Manuela Loureiro Mesquita (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2009 | O Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências | Raquel Celina Lira de Mendonça (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2009 | Os Mediadores EFA e o Papel dos Formadores de RVCC no processo de Mediação | Lara Juliana Sousa Oliveira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2009 | Avaliar para reconhecer: o lugar e o papel da avaliação no processo de reconhecimentos, validação e certificação de conhecimentos e competências adquiridas ao longo da vida. | Maria Manuela Loureiro Mesquita (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2009 | A escolaridade obrigatória e as mudanças curriculares. Uma perspectiva diacrónica e sincrónica | Maria Olinda Ribeiro Miranda (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2009 | O currículo na democratização da Escola Básica. A justiça curricular na reorganização do Ensino Básico | Fernando Luís Teixeira Diogo (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
|
2008 | O dualismo cultural: os luso-caboverdianos entre a escola, a família e a comunidade (estudo de caso) | Sílvia Maria Castro Fortes Cardoso (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2008 | O mediador (na gestão proximal) de conflitos: um estudo exploratório | Sofia Bernardina de Sousa Barros Basto (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2008 | Práticas Reflexivas e Desenvolvimento Profissional. Um estudo de casos com professores do 1º Ciclo | Rosalinda Herdeiro de Brito Gonçalves (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2008 | Articulação Curricular entre a Educação Pré-Escolar e o Primeiro Ciclo do Ensino Básico: Um estudo exploratório | Maria de Lurdes B. Cunha (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2007 | Perspectivas e Práticas de Avaliação na Educação Pré-Escolar: o público e o particular | Mónica Maria Carvalho Maia (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2007 | Critérios de avaliação dos alunos: da construção à avaliação – o contributo da referencialização | Luís Henrique Cardoso Fernandes (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2007 | Escola e Diversidade Cultural dos Alunos. Um estudo no 1º ciclo do Ensino Básico | Maria Rosete Monginho Martins Rodrigues da Silva (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2007 | O Currículo Alternativo no 9º ano de escolaridade: perspectivas de integração, dos alunos, na sociedade | Augusto de Carvalho Viana (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2007 | Preparação Pedagógica dos Técnicos de Radiologia para o desempenho da actividade docente | Ricardo Filipe Oliveira Ribeiro (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2006 | Arte, Currículo e Avaliação. A avaliação dos alunos do 2º ciclo do Ensino Básico na Disciplina de Educação Visual e Tecnológica | Maria Jorge Mendes Mourão Vale (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2006 | Abordagem Curricular por Competências no Ensino Superior: um estudo exploratório nos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Economia no Estado da Bahía | António Carlos Ribeiro da Silva (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2014/08/31 - Atual | Phronesis | |
2011/11/20 - Atual | Revista Intersaberes | Grupo Uninter |
2011/11/01 - Atual | Revista Instrumento | |
2007/05/11 - 2012 | Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2011 - 2011 | Júri de apreciação de trabalho previsto na Portaria nº 926/2009 de 20 de Setembro | Agrupamento de Escolas de Fiães, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2012/09 - Atual | Contextos e Práticas de Mediação Educacional | (Outros) | Universidade do Minho, Portugal |
2010/09 - Atual | Iniciação à Prática Profissional - Análise de Projetos de Formação | (Outros) | Universidade do Minho, Portugal |
2010/09 - Atual | Conceção e Avaliação de Dispositivos de Formação e Mediação | (Outros) | Universidade do Minho, Portugal |
2010/09 - Atual | Contextos e Práticas de Formação e Mediação | (Outros) | Universidade do Minho, Portugal |
2010/09 - Atual | Contextos e Práticas de Mediação | (Outros) | Universidade do Minho, Portugal |
2010/09 - Atual | Investigação em Mediação Educacional e Supervisão na Formação | (Outros) | Universidade do Minho, Portugal |
2008/07 - Atual | Concepção e Avaliação de Dispositivos de Formação e Mediação. | Mestrado em Educação, área de especialização em Mediação Educacional e Sup. (Mestrado) | Universidade do Minho, Portugal |
2008/07 - Atual | Supervisão de Estágio | Mestrado em Educação, área de especialização em Mediação Educacional e Sup. (Mestrado) | Universidade do Minho, Portugal |
2007/07 - Atual | Contextos e Práticas de Formação e Mediação. | Mestrado em Educação, área de especialização em Mediação Educacional e Sup. (Mestrado) | Universidade do Minho, Portugal |
1996/09 - Atual | Teoria e Desenvolvimento Curricular | (Outros) | Universidade do Minho, Portugal |
2016 - 2016 | Formação de Mediadores Comunitários [Training of Community Mediators - 27 hours] | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Universidade do Minho [University of Minho], Portugal |
2011/09 - 2012/07 | Metodologia de Investigação: módulo narrativas biográficas | (Outros) | Universidade do Minho, Portugal |
2010/09 - 2012/07 | Comunicação e Mediação na Formação | (Outros) | Universidade do Minho, Portugal |
2010/09 - 2012/01 | Identidade(s), Formação e Aprendizagens não formais | (Outros) | Universidade do Minho, Portugal |
2012 - 2012 | Contextos e Práticas da Mediação Socioeducativa | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Docente da disciplina Serviço Social e Quotidiano Profissional, Brasil |
2012 - 2012 | Estudios Curriculares Mediante Casos | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Doctorado en Educación, Argentina |
2012 - 2012 | Daniel Bertaux: historias de vida y narrativas biográficas | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Doctorado en Educación y Maestria en Psicologia Social, Argentina |
2012 - 2012 | Claude Dubar: La(s) Identidade(s) | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Doctorado en Educación, Argentina |
2010/09 - 2011/07 | Dispositivos e Metodologia de Formação e Mediação | (Outros) | Universidade do Minho, Portugal |
2011 - 2011 | Concepção de Dispositivos de Mediação em Contextos Educativos | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Universidade do Minho - Instituto de Educação, Portugal |
2006/10 - 2010/07 | Desenho Curricular de Projectos de Formação | Curso de Especialização em Organização e Avaliação da Formação (Diploma de especialização) | Universidade do Minho, Portugal |
2006/09 - 2010/07 | Iniciação à Prática Profissional - Análise de Projetos de Formação | (Outros) | Universidade do Minho, Portugal |
2006/09 - 2010/07 | Dispositivos e Metodologia de Formação e Mediação | (Outros) | Universidade do Minho, Portugal |
2005/09 - 2010/07 | Identidade(s), Formação e Aprendizagens não formais | (Outros) | Universidade do Minho, Portugal |
2007/09 - 2010/06 | Contextos e Práticas de Formação e Mediação | (Outros) | Universidade do Minho, Portugal |
2006/01 - 2010/06 | Comunicação e Mediação na Formação | (Outros) | Universidade do Minho, Portugal |
2005/07 - 2006/07 | Desenho Curricular de Acções de Formação (aula teórica e aula teórico-prática). | Licenciatura em Educação (Licenciatura) | Universidade do Minho, Portugal |
2005/07 - 2006/07 | Prática Pedagógica III – Análise e Avaliação de Dispositivos de Formação (aula prática); | Licenciatura em Educação (Licenciatura) | Universidade do Minho, Portugal |
2000/09 - 2005/07 | Prática Pedagógica III - Análise e Avaliação de Dispositivos | (Outros) | Universidade do Minho, Portugal |
2000/09 - 2005/07 | Desenho Curricular de Ações de Formação | (Outros) | Universidade do Minho, Portugal |
2000/09 - 2002/07 | Desenho Curricular de Projetos de Formação | (Outros) | Universidade do Minho, Portugal |
1996/07 - 2002/07 | Desenho Curricular de Acções de Formação (aula teórica e aula teórico-prática). | Licenciatura em Educação (Licenciatura) | Universidade do Minho, Portugal |
1999/09 - 2000/07 | Desenho Curricular de Projetos de Formação | (Outros) | Universidade do Minho, Portugal |
1997/09 - 2000/07 | Desenho Curricular de Ações de Formação | (Outros) | Universidade do Minho, Portugal |
1996/09 - 2000/07 | Prática Pedagógica III - Análise e Avaliação de Dispositivos | (Outros) | Universidade do Minho, Portugal |
1996/07 - 2000/07 | Prática Pedagógica III – Análise e Avaliação de Dispositivos de Formação (aula prática); | Licenciatura em Educação (Licenciatura) | Universidade do Minho, Portugal |
1998/09 - 1999/07 | Desenvolvimento Curricular e Modelos de Ensino | (Outros) | Universidade do Minho, Portugal |
1997/07 - 1998/07 | Desenvolvimento Curricular e Modelos de Ensino (aula teórico-prática). | Licenciatura em Ensino (Licenciatura) | Universidade do Minho, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2020/06/03 - Atual | Association Européenne de la Médiation Social | Membro Fundador e Vice-Presidente |
2016/04 - Atual | Estreiadiálogos - Rede Lusófona de Investigação-Ação Colaborativa. | Membro fundador e da direção |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2018/03 - Atual | Fundadora e coordenadora da Comissão Nacional de Mediação, composta por mediadores, associações de mediadores, professores
e investigadores da área da mediação com representação nacional.
Coordenador
|
Universidade do Minho, Portugal |
2018/01 - Atual | Coordenadora do grupo Mediação em Diálogo constituído por professores, estudantes e mediadores.
Coordenador
|
Universidade do Minho, Portugal |
2015/09 - Atual | Membro do grupo de Monitorização de projetos de Mediação em Contexto Comunitário (ACM - Rede de Ensino Superior em Mediação
Intercultural)
Membro
|
Universidade do Minho, Portugal |
2015/09 - Atual | Membro da Rede Social de Braga
Membro
|
Universidade do Minho, Portugal |
2014/01 - 2014/12 | Membro do grupo de trabalho de reestruturação do Plano de Estudos do Mestrado em Educação (IE-UMinho)
Membro
|
Universidade do Minho, Portugal |
2006/01 - 2006/12 | Membro do grupo de trabalho de reorganização do Plano de Estudos do Mestrado em Educação (IEP-UMinho)
Membro
|
Universidade do Minho, Portugal |
2006/01 - 2006/12 | Avaliadora Externa do Curso de Metodologias de Conceção e Desenvolvimento de Conteúdos Multimédia e Radiofónicos - Cabo Verde
Outro
|
Universidade do Minho, Portugal |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2016/01 - Atual | Membro do júri europeu de avaliação dos trabalhos realizados pelos mediadores que participaram na formação através da mobilidade europeia (2016, 2017, 2018, 2019). | CNAM - Centre National d'Arts et Métiers, França |
Distinções
Outra distinção
1993 | Mérito
Fundação Engenheiro António de Almeida, Portugal
|