Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- João Carlos de Gouveia Faria Lopes
Nomes de citação
- Gouveia, João
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 8E15-DD01-9F61
Websites
- www.esepf.pt (Profissional)
- https://sites.google.com/site/joaogouveiarecursos/ (Pessoal)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Economia e Gestão
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2003 - 2010
Concluído
|
Departamento de Didáctica, Organización y Métodos de Investigación (Doutoramento)
Universidad de Salamanca, Espanha
"SUPERVISÃO E AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO - Metodologias para a avaliação de competências no processo formativo" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Sobresaleiente cum laude |
1996 - 1998
Concluído
|
Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
"Avaliação da Formação" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado |
1982 - 1986
Concluído
|
Filosofia (Licenciatura)
Universidade do Porto, Portugal
"Não aplicável" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
14 valores |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2008/09 - Atual | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | ISLA Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia, Portugal |
2002/09 - Atual | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2002/03 - 2010/03 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2018 - Atual | Membro do Conselho Técnico-Científico (responsável pelas áreas da Educação e Formação) | BIC INNOVATION (Associação para o Empreendedorismo, Inovação e Internacionalização, Portugal |
2014/08 - 2015 | Administrador | F+G Formação e Gestão, SA, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2009 - 2010 | Diretor do Centro de Formação IESFAFE | Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal |
1992 - 1998 | Diretor de Formação | Escola Superior de Negócios Atlântico, Portugal |
Projetos
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2011/09 - 2018/07 | Competências transversais dos professores de educação básica
Competências transversais
Investigador responsável
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
Em curso
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Tradução |
|
Atividades
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2012 - Atual | Avaliação do desempenho docente ao serviço da gestão da escola
Orientador
|
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2017 - 2017 | A motivação na promoção da língua portuguesa
Orientador
|
Mestrado com Especialidade em Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2017 - 2017 | Construção de um plano de Formação numa instituição particular de solidariedade social
Orientador
|
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2017 - 2017 | À descoberta do perfil de competências do(a) embaixador(a) Etwinning?
Orientador
|
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2017 - 2017 | O efeito dos resultados escolares na avaliação do desempenho docente
Orientador
|
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2016 - 2016 | Que tendências irão nortear a educação nos próximos anos? Estudo exploratório.
Orientador
|
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2016 - 2016 | Escola reflexiva: conceção de um dispositivo de avaliação de desempenho docente numa escola privada.
Orientador
|
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2016 - 2016 | Lideranças intermédias: imagens e clivagen
Orientador
|
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2015 - 2015 | O construtivismo e a diferenciação pedagógica como estratégias em prol das aprendizagens significativas no ensino do 1º e
2º ciclo do ensino básico
Orientador
|
Mestrado com Especialidade em Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2015 - 2015 | O Professor enquanto mediador do processo de ensino-aprendizagem
Orientador
|
Mestrado com Especialidade em Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2015 - 2015 | A autoavaliação do agrupamento – um processo em movimento.
Orientador
|
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2015 - 2015 | Gestão do conhecimento nas escolas: abordagem preliminar.
Orientador
|
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2014 - 2014 | Conselho da Comunidade educativa: precioso ou prescindível? Potencialidades e Limitações de um órgão de direção das escolas
da região autónima da Madeira.
Orientador
|
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2014 - 2014 | Avaliação do desempenho na RAM potencialidades e constrangimentos
Orientador
|
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2014 - 2014 | Perfil de competências transversais do diretor de curso do ensino profissional.
Orientador
|
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 - 2013 | Diagnóstico de necessidades de formação em contexto de EPE
Orientador
|
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 - 2013 | Avaliação de Desempenho Docente
Orientador
|
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 - 2013 | Importância do CCAD na qualidade da ADD
Orientador
|
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 - 2013 | Práticas de avaliação de aprendizagem no 1º ciclo
Orientador
|
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 - 2013 | A Gestão da Comunicação Interna como uma ferramenta estratégica
Orientador
|
Mestrado em Gestão de Recursos Humanos (Mestrado)
ISLA Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia, Portugal
|
2012 - 2012 | Estratégias avaliativas de um contexto educativo
Orientador
|
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 - 2012 | Necessidades e expetativas face à supervisão/avaliação de desempenho docente no âmbito da educação artística/artes visuais
Orientador
|
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 - 2012 | Estórias dentro de uma história profissional – a narrativa de um curso de educação de adultos
Orientador
|
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 - 2012 | Avaliação de um ciclo formativo
Orientador
|
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 - 2012 | Olhar crítico sobre processo de auto-avaliação de escola
Orientador
|
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 - 2012 | Escrita criativa como estratégia de motivação no balanço e evidenciação de competências no processo RVCC de nível básico e
secundário
Orientador
|
Mestrado em Animação de Leitura (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2011 - 2011 | Ferramenta online de utilização de grelhas na avaliação
Orientador
|
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2013 - 2013 | A Escola como pilar de desenvolvimento na sociedade actual
Conferência
|
1ª Jornada Local de Desenvolvimento “Vila Verde cada dia melhor”
Câmara Municipal de Vila Verde, Portugal
|
2013 - 2013 | A educação no futuro
Conferência
|
Cultura Capital as cidades 2020
Guimarães 2012, Portugal
|
2013 - 2013 | Empreendedorismo em Escolas Superiores de Educação: uma reflexão sobre as competências mais valorizadas
Conferência
|
ENTENP 2013 Conference on Enabling Teachers for Entrepreneurship Education
Instituto Politécnico da Guarda, Portugal
|
2013 - 2013 | Rubrics: uma estratégia de avaliação formadora no 1º Ciclo do Ensino Básico
Encontro
|
Trabalho Docente e Formação - políticas, práticas e investigação: pontes para a mudança
CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas da FPCEUP, Portugal
|
2013 - 2013 | Competências transversais de Educdores/as e Professores/as do 1º Ciclo do Ensino Básico: o futuro como razão de ser do presente
Encontro
|
Trabalho Docente e Formação - políticas, práticas e investigação: pontes para a mudança
CIIE Centro de Investigação e Intervenção Educativas da FPCEUP, Portugal
|
2012 - 2012 | EDUCÁVADO - projeto de formação-ação para a (re)estruturação da função Educação nos municípios do NUT III Cávado
Congresso
|
III Congresso Ibero-Americano de Politica y Administración de la Educación
Forum Europeo de administradores de la educación del estado espanol, Espanha
|
2012 - 2012 | O Municipalismo educacional entre as prioridades nacionais e locais
Congresso
|
III Congresso Ibero-Americano de Politica y Administración de la Educación
Forum Europeo de administradores de la educación del estado espanol, Espanha
|
2012 - 2012 | Competências transversais: a construção do perfil profissional dos docentes de educação básica
Encontro
|
III encontro nacional dos professores de educação básica
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2012 - 2012 | O futuro da educação
Seminário
|
1º Fórum de Educação - Políticas e dinâmicas locais de educação
Câmara Municipal de Braga, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2017 | A motivação na promoção da língua portuguesa. | Ana Filipa Baptista de Novais (Mestrado) |
2017 | Estudo sobre a qualidade da prática pedagógica em sala de creche numa perspetiva de auto-supervisão | Sónia Branca Martins Fonseca (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2016 | Estratégias de Aprendizagem como Motivação no Processo de Ensino nos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico | Ana Luísa Afonso (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2016 | Integração das Tecnologias da Informação e Comunicação no processo de ensino-aprendizagem. | Cláudia Manuela Nogueira Azevedo (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2016 | Estudo sobre avaliação em educação pré-escolar a partir da perceção de educadores de infância e estudantes de mestrados profissionalizantes. | Catarina Tavares Pinto (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2016 | Avaliação de Desempenho na Perceção dos Docentes de Atividades de Enriquecimento Curricular: Pertinência e Critérios | Tito Santos (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2015 | A construção da profissionalidade, um ensaio interdisciplinar e reflexivo, rumo à estreia como docente generalista. | Liliana Sousa Lopes (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2015 | Literacia visual: a importância da fotografia na educação. | Sara de Almeida Costa (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2015 | Fotografia pedagógica na ação pedagógica e no desenvolvimento profissional do educador de infância. | Lídia Maria Correia de Freitas (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2014 | Alterações da qualidade em creche através do contributo da perspetiva dos pais | Rute Sílvia da Silveira Sampaio (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2014 | Estudo sobre equipas educativas – investigar para melhorar | Susana Maria Dias de Ornelas da Silva Vieira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 | Perfil do professor do 1º e 2º ciclos do ensino básico | Hugo André Ribeiro Boaventura e Silva (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 | Perfil do Professor do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico | Liliana Sousa Lopes (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 | Prática educativa em Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico: o jogo de Justiça Cognitiva | Sara Cristina Aleixo Alves Lopes (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 | Desafios de um profissional com dupla habilitação em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico | Sara Moscoso (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 | Desafios na formação de um docente generalista com habilitação na Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico | Patrícia Daniela da Silva (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 | INVESTIGAÇÃO DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA EM CONTEXTOS DE EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO | Nídia Pinheiro (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 | O Caminhar da Criança na Educação | Sandra Cristina Amaral de Lima (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 | O profissional generalista na construção da profissionalidade | Sofia Domingues (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 | NECESSIDADES E EXPETATIVAS DOS PROFESSORES FACE À SUPERVISÃO / AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOCENTE No âmbito da Educação Visual/ Artes Visuais | Maria de Fátima Falcão Pestana de Vasconcelos (Mestrado) |
2013 | UM ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM DO 1ºCICLO DO ENSINO BÁSICO A Prática Avaliativa | Paulo Sérgio da Silva Martins (Mestrado) |
2013 | Avaliação de desempenho docente: um olhar empenhado em contexto organizacional | Ana Paula Moreira Pereira (Mestrado) |
2013 | A construção do professor generalista enquanto afirmação plena da profissionalidade docente. | Hugo André Ribeiro Boaventura e Silva (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 | Perfil do Educador de Infância e do Professor do 1º Ciclo | Joana Catarina Tomás Monteiro (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 | Perfil do Educador de Infância e do Professor do 1º Ciclo | Marta Andreia Soares de Freitas (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 | Perfil do Educador de Infância e do Professor do 1º Ciclo | Andreia Patrícia Ferreira Queirós Monteiro (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 | Perfil do Educador de Infância e do Professor do 1º Ciclo | Liliana Andreia Ferreira Ribeiro (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 | Perfil do Educador de Infância e do Professor do 1º Ciclo | Sofia Guedes da Silva (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 | Perfil do Educador de Infância e do Professor do 1º Ciclo | Sara Isabel Fernandes Malheiro (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 | Perfil do Educador de Infância e do Professor do 1º Ciclo | Ana Filipa Ribeiro Damasceno (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 | Perfil do Educador de Infância e do Professor do 1º Ciclo | Liliana Regalado Marques Ferreira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 | Perfil do Educador de Infância e do Professor do 1º Ciclo | Sara Raquel da Cunha Paiva (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 | Perfil do professor do 1º e 2º ciclos | Carla Carvalho (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 | O papel do supervisor na criação e na dinamização de uma cultura reflexiva e colaborativa numa instituição particular de solidariedade social. | Maria de Fátima dos Santos Batista (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 | Auxiliares de ação educativa nas IPSS, competências e desempenho | Carlos Filipe Lourenço Ribeiro (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2011 | Contributo(s) das TIC no processo de ensino/aprendizagem: um estudo de caso, utilizando a plataforma escola virtual | Ana Rute Gouveia Lourenço (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2011 | Todos os educadores/professores podem ser supervisores? | Maria Madalena Barros Aguiar Pereira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2011 | Estudo sobre avaliação em contexto de jardim de infância – Um contributo para a supervisão pedagógica. | Maria das Dores da Silva Rodrigues Lumini de Oliveira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021 - Atual | Avaliador de escolas/instituições de ensino e formação profissional | Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional IP, Portugal |
2021 - Atual | AVALIAÇÃO DE PROJETOS ERASMUS | AGÊNCIA NACIONAL ERASMUS+ EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO, Portugal |
2017 - Atual | Avaliação de agrupamentos/escolas | Inspeção-Geral da Educação e Ciência, Portugal |
2015 - Atual | Relatório técnico: Gestão e Instrumentos de Políticas Públicas Locais de Educação para a promoção do sucesso educativo e o combate ao abandono escolar | |
2012 - Atual | Relatório técnico: Avaliação do projeto EDUCÁVADO | |
2011 - Atual | Relatório técnico: Avaliação do programa “INICIATIVA PARA EMPRESÁRIOS” – INTUITO | |
2010 - Atual | Relatório técnico: Avaliação do programa “QI-PME NORTE” | |
2008 - Atual | Relatório técnico: VALOR HUMANO relatório de avaliação | |
2008 - Atual | Relatório técnico: Avaliação do programa “Valorização do Norte Rural” | |
2008 - Atual | Relatório técnico: Avaliação do programa “FORBEN – Benchmarking para o sucesso” | |
2008 - Atual | Relatório técnico: Diagnóstico de necessidades de formação para a Associação de Municípios do Vale do Cávado | |
2008 - Atual | Relatório de Consultoria: Gestão da Formação - Câmara Municipal de Braga | |
2008 - Atual | Relatório técnico: Avaliação do programa VALORIZAÇÃO CULTURAL, PATRIMÓNIO E TURISMO – projecto de formação para a região norte | |
2007 - Atual | Relatório técnico: Diagnóstico de Necessidades e Avaliação da Formação – a realidade do Minho | |
2006 - Atual | Relatório técnico: Avaliação do Programa Clínica PME | |
2006 - Atual | Relatório técnico: Avaliação do Programa MODELAR | |
2005 - Atual | Relatório técnico: Projecto IMPULSO – avaliação do impacte da formação | |
2005 - Atual | Relatório técnico: Insistir na Mudança – avaliação do impacte da formação | |
2005 - Atual | Relatório de Consultoria: Em busca da eficiência | |
2024 - 2024 | SISTEMA DE GOVERNANÇA DO ENSINO PROFISSIONAL EM SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE Consultor responsável pela criação do sistema de gestão/avaliação do ensino profissional em São Tomé e Príncipe | BANCO MUNDIAL, Estados Unidos |
2022 - 2023 | AVALIAÇÃO DO ENSINO PROFISSIONAL EM SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE Consultor do Banco Mundial com a responsabilidade de qualificar técnicos superiores dos ministérios e dirigentes de centros de formação santomenses na gestão de processos de ensino profissional e de conceção de mecanismos de avaliação. | BANCO MUNDIAL, Estados Unidos |
2021 - 2022 | Coordenador e consultor do projeto de consultoria para a elaboração da Carta Educativa do município de Caminha | TecMinho Associação Universidade-Empresa para o Desenvolvimento, Portugal |
2021 - 2022 | FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM RECURSOS DIGITAIS – ANGOLA (Huambo e Bié) Gestor de Formação e Coordenador Científico e Pedagógico | NOX Angola, Angola |
2020 - 2021 | Projeto de formação/consultoria destinado a vereadores/as e técnicos/as superiores de educação de todas as Câmaras da CIM Cávado (Amares, Barcelos, Braga, Esposende, Terras de Bouro e Vila Verde), com vista à elaboração de Projetos Educativos Municipais. | TecMinho Associação Universidade-Empresa para o Desenvolvimento, Portugal |
2019 - 2019 | Consultoria de apoio à elaboração do Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar | Agrupamento de Escolas Aver-o-Mar, Portugal |
2018 - 2019 | Relatório de projecto: Conceção do Projeto Educativo Municipal de Paços de Ferreira | Câmara Municipal de Paços de Ferreira, Portugal |
2017 - 2019 | Coordenação do projeto QUALITY EDUCATION FOR ALL (financiado pelo Banco Mundial), destinado a 515 professores e 100 supervisores/inspetores | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal BANCO MUNDIAL, Estados Unidos Ministério da Educação e Ciência de São Tomé e Príncipe, São Tomé e Príncipe |
2017 - 2018 | Relatório de Consultoria: ISEC e a Melhoria da Qualidade da Formação de Professores e Educadores (elaboração do Planeamento Estratégico do Instituto Superior de Educação e Comunicação - São Tomé e Príncipe) | Instituto Superior de Educação e Comunicação, São Tomé e Príncipe |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2017 - 2017 | SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E SALA DE AULA | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Centro de Formação Profissional da Escola Secundária Rocha Peixoto, Portugal |
2017 - 2017 | MONITORIZAR A RELAÇÃO PEDAGÓGICA: A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO ENTRE PARES | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2016 - 2016 | SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E SALA DE AULA | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Centro de Formação de Professores da Escola Secundária Rocha Peixoto, Portugal |
2016 - 2016 | SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E SALA DE AULA | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Centro de Formação de Professores da Escola Secundária Rocha Peixoto, Portugal |