???global.info.a_carregar???
Ana Gonçalves Matos is Associate Professor at the Faculty of Social Sciences and Humanities, FCSH / NOVA University Lisbon. She is a Researcher at CETAPS (Centre for English, Translation, and Anglo-Portuguese Studies) where she integrates the TEALS (Teacher Education and Applied Language Studies) research group and coordinates the strand called “Intercultural studies in second language education". She has published internationally and is the author of (2012) Literary Texts and Intercultural Learning - Exploring New Directions. Oxford and Bern: Peter Lang. She is the Coordinator of two MA programmes in ELT. She participates with a seminar in the PhD Language Education – Multilingualism and Education for Global Citizenship. She coordinates preservice teacher training and supervises PhD and MA theses. She is associate editor of e-TEALS: an e-journal of Teacher Education and Applied Language Studies and a member of the editorial review board of CLELE (Children’s Literature in English Language Education).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ana Gonçalves Matos

Nomes de citação

  • Gonçalves Matos, Ana

Identificadores de autor

Ciência ID
9011-D59B-36E5
ORCID iD
0000-0003-3874-4745
Google Scholar ID
https://scholar.google.pt/citations?user=KkAbFWUAAAAJ&hl=en
Researcher Id
E-4271-2019
Scopus Author Id
56527916900

Endereços de correio eletrónico

  • anagoma2@fcsh.unl.pt (Profissional)

Telefones

Telefone
  • 217908300 (Profissional)

Moradas

  • F.C.S.H. - Universidade Nova de Lisboa. Av. Berna, 26-C, 1069-061, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Línguas e Literaturas

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1)
Italiano Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2007/12
Concluído
Estudos Anglo-Portugueses (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Literary texts: a passage to intercultural learning in foreign language education" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom com distinção e louvor por unanimidade
1997
Concluído
Mestrado em Estudos Anglo-Portugueses (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Eros e Thanatos em Os Telles d'Albergaria de Carlos Malheiro Dias" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom por unanimidade
1992
Concluído
Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
17 valores, Bom com distinção
1986
Concluído
Curso Superior de Tradutores Intérpretes (Bacharelato)
ISLA Instituto Superior de Línguas e Administração, Portugal
15 valores
Percurso profissional

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/09/01 - Atual Associate Professor Universidade Nova de Lisboa, Portugal
NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2015 - Atual Coordenadora do Mestrado em Ensino de Inglês no 3º CEB e no Ensino Secundário Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2013 - Atual Coordenadora do Mestrado em Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira (Francês, Espanhol, Alemão) no 3ºCEB e no Ensino Secundário Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2017 - 2020 Coordenadora do Mestrado em Ensino de Inglês no 1º CEB Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2013 - 2017 Presidente do júri da Prova de Acesso a Maiores de 23 anos (Inglês) ao curso de Línguas, Literaturas e Culturas Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2008 - 2014 Co-coordenadora do programa de Mestrado Erasmus Mundus "Crossways in Cultural Narratives" Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2000 - Atual Researcher Centre for English Translation and Anglo-Portuguese Studies, Portugal
2008/01/01 - 2020/09/01 Assistant Professor at the Department of Modern Languages, Cultures and Literatures Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
1999/09/01 - 2007/12/01 Assistant Lecturer at the Department of Modern Languages, Cultures and Literatures, Section of English and North-American Studies Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
1991/09/01 - 1999/08/01 Secondary Education Teacher of English (School Board Member) Escola Secundária de D. Luísa de Gusmão, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2019/09 - 2022/08 Creative Approaches to New Democracy through Innovative Inclusive Citizenship Education European Commission
2019/09 - 2022/08 Intercultural Citizenship Education through Picturebooks in early English Language Learning European Commission

Projeto

Designação Financiadores
2022 - 2024 Active Citizenship Through Dialogue in Virtual teacher communities” (ACT-Di-V)
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Filosofia, Portugal
Erasmus Plus
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Matos, Ana. "«Les mots ne se laissent pas faire comme des catafalques, et toute langue est étrangère» - L’élément culturel en didactique des langues". Trabalho apresentado em SONS, COULEURS, PAROLES ET ÉCRITS DE LA FRANCOPHONIE AU XXIe SIÈCLE, Lisbon, 2016.
    Publicado
  2. Ana Gonçalves Matos. "A model for intercultural reading in foreign language education". Trabalho apresentado em Updating TEFL: a Classic Reborn, Jaén, 2009.
    Publicado
  3. Gonçalves Matos, Ana. ""Mind the Gap”: a Componente Cultural no Ensino-Aprendizagem do Inglês no Ensino Secundário em Portugal". Trabalho apresentado em I Congresso Internacional de Estudos Anglo- Portugueses, Lisbon, 2000.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Mourão, Sandie; Gonçalves Matos, Ana. "Intercultural citizenship education: Mapping the perceptions and practices of Portuguese teachers of English". Language Teaching for Young Learners Journal (2024):
    Aceite para publicação
  2. Matos, Ana Gonçalves; Melo-Pfeifer, Sílvia. "Art matters in languages and intercultural citizenship education". Language and Intercultural Communication 20 4 (2020): 289-299. http://dx.doi.org/10.1080/14708477.2020.1786917.
    Publicado • 10.1080/14708477.2020.1786917
  3. Ana Gonçalves Matos; Mark Sawyer. "The intercultural role of literature in foreign language teaching: Portugal and Japan". ¿¿¿¿¿ - Kotoba to Bunka 3 18 (2015): 55-74. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/e87b9fc2-97a5-4683-b6c2-e0bae3834622.
  4. Matos, A.G.. "Narrative matters in intercultural learning – contributions from Jerome Bruner,Questions narratives dans l’apprentissage intercultural - Contributions de Jerome Bruner,Aspectos da narrativa na aprendizagem intercultural – contributos de Jerome Bruner,Aspectos de la narrativa en el aprendizaje intercultural – contribuciones de Jerome Bruner". Revista Lusofona de Educacao 28 28 (2014): 43-54. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84923437279&partnerID=MN8TOARS.
  5. Ana Gonçalves Matos. "(Re)placing Literary Texts in the Intercultural Foreign Language Classroom". International Education Studies Vol. 4, nº NA (2011): 5-9. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/c3a1da8b-3a17-427f-b8a7-f4071aea7e46.
  6. Ana Gonçalves Matos. "An Intercultural Reading of "The Museum"". Revista de Estudos Anglo-Portugueses, Nº21 20 NA (2011): 325-334. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/11419f4c-d11e-4503-b075-cfc2d9bbc5b9.
  7. Ana Gonçalves Matos. "Modes of reading literary texts in a foreign language in intercultural perspective". e-TEALS: an e-journal of Teacher Education and Applied Language Studies 1 1 (2010): 66-74. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/f5bcedb4-efb4-4be3-b604-fb57df0501e5.
  8. Gonçalves Matos, A.. "Literary texts: A passage to intercultural reading in foreign language education". Language and Intercultural Communication 5 1 (2005): 57-71. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-34248701861&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/14708470508668883
  9. Gonçalves Matos, Ana. "Literature and intercultural literacy". Revista de Estudos Anglo-Portugueses 13 (2004): 165-172.
    Publicado
  10. Gonçalves Matos, Ana. "O riso e as lágrimas de Eros em Os Telles d’Albergaria". Stvdia Lvsitanica 3 (2000): 165-177.
    Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. "Quem tem medo da Educação para a Cidadania?", Ponto SJ, 2020, https://pontosj.pt/especial/quem-tem-medo-da-educacao-para-a-cidadania/.
Capítulo de livro
  1. Mourão, Sandie; Gonçalves Matos, Ana. Autor correspondente: Mourão, Sandie. "From Culture to Intercultural Citizenship Education". In The ICEGuide: A handbook for intercultural citizenship education through picturebooks in early English language learning, editado por ICEPELL Consortium, 22-29. Lisbon, Portugal: CETAPS, NOVA FCSH, 2022.
    Publicado
  2. Gonçalves Matos, Ana; Melo-Pfeifer, Sílvia. "Intercultural language education for the 21st century through literary texts". In Literature and Intercultural Learning in Language and Teacher Education, 9-20. Berlin, Alemanha: Peter Lang D, 2020.
    Publicado • https://doi.org/10.3726/b17099
  3. Ana Gonçalves Matos; Sílvia Melo Pfeiffer. "Intercultural language education for the 21st century through literary texts". editado por Matos, {Ana Gon{\c c, 9-20. Peter Lang, 2020.
  4. Gonçalves Matos, Ana. "A literary (anti)canon for an intercultural world". In Research Trends in English Language Teacher Education and English Language Teaching, editado por G. Eks¸i; L. Guerra; D. Werbinska; Y. Bayyurt, 467-480. Évora, Portugal: University of Évora, 2019.
    Publicado
  5. Ana Gonçalves Matos; Helena Maria da Mota Lopes. "Sprache der Vögel". In citizenship education through literary texts in Portugal, editado por M. Kakos; C. Müller-Hofstede; A. Ross, 93-112. Frankfurt/Main, Alemanha: Bundeszentrale für politische Bildung, 2016.
    Publicado
  6. Ana Gonçalves Matos. "Current Readers and Intercultural Learning". In Intercultural Competence - Concepts, Challenges, Evaluations, editado por Arndt Witte; Theo Harden, 465-471. Oxford and Bern, Reino Unido: Peter Lang, 2011.
    Publicado
  7. Gonçalves Matos, Ana. "A model for intercultural reading in foreign language education". In Proceedings of the XXIII GRETA Convention. Updating TEFL: a Classic Reborn. Jaén, Espanha: Joxman Editores, 2010.
    Publicado
  8. Gonçalves Matos, Ana. "Modes of reading literary texts in a foreign language in intercultural perspective". In Letras e Ciências, as Duas Culturas de Filipe Furtado - Livro de Homenagem, editado por Carlos Ceia; Miguel Alarcão; Iolanda Ramos. Lisbon, Portugal: Caleidoscópio, 2009.
    Publicado
  9. Matos, Ana. "Interculturality in the foreign language literature classroom: the question of text choice.". Portugal, 2007.
  10. Gonçalves Matos, Ana. "Interculturality in the foreign language literature classroom: the question of text choice.". In Novos Caminhos da História e da Cultura, editado por Carlos Ceia; Isabel Lousada. Lisbon, Portugal: FCSH e Associação Portuguesa de Estudos Anglo-Americanos, 2007.
    Publicado
Edição de livro
  1. Gonçalves Matos, Ana. Literature and Intercultural Learning in Language and Teacher Education. Berlin, Alemanha: Peter Lang. 2020.
    Publicado • 10.3726/b17099 • Editor
  2. Gonçalves Matos, Ana. Literature and Intercultural Learning in Language and Teacher Education. Alemanha. 2020.
    10.3726/b17099
Edição de número de revista
  1. Gonçalves Matos, Ana; Melo-Pfeifer, Sílvia. "Arts, intercultural education and citizenship – emergent perspectives". Language and Intercultural Communication 20 4 (2020): https://www.tandfonline.com/eprint/5DPB4MXDX2CUVT5MXWVB/full?target=10.1080/14708477.2020.1786917.
    Publicado • Editor convidado
  2. Gonçalves Matos, Ana. "Language and Intercultural Communication". Language and Intercultural Communication (2020):
    10.1080/14708477.2020.1786917
Entrada de enciclopédia
  1. Gonçalves Matos, Ana. "Terceiro Espaço". In E-Dicionário de Escrita de Viagens Portuguesa, 2020. https://www.fcsh.unl.pt/devp/dictionary/terceiro-espaco/.
    Publicado
Livro
  1. Ana Gonçalves Matos. Literary Texts and Intercultural Learning - Exploring New Directions. Peter Lang. 2012.
Revisão de livro
  1. Gonçalves Matos, Ana. "Book review – Learning with Literature in the EFL Classroom". Revisão de Learning with Literature in the EFL Classroom 5, 1 (2017): http://clelejournal.org/book-review/.
    Publicado
  2. Ana Gonçalves Matos. "Werner Delanoy,". 5, 1 (2017): 70-74. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/a6901fe4-6c32-437c-b43f-cca6b81edff2.

Outros

Outra produção
  1. Modes of reading literary texts in a foreign language in intercultural perspective. .. 2010. Matos, Ana Gonçalves. http://ojs.letras.up.pt/index.php/et/article/view/4066.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/03/09 Poetry reading in a Foreign Language classroom – a place to re-imagine intercultural citizens Identities, Representations and Competence Building in an Academic Environment: Intersecting Perspectives on Language/Culture Learners
University of Macerata (Macerata, Itália)
2023/01/07 Que pontes precisamos de construir na educação em língua estrangeira no séc. XXI? Margens e Pontes para a Educação
NOVA FCSH (Lisbon, Portugal)
2022/03/11 Integrating Democracy Learning in Foreign Language Education International Conference Creative Approaches to Democracy Education
CETAPS NOVA FCSH (Lisbon, Portugal)
2021/07/25 "Creative Approaches for Resilient Citizenship Education" 9th European Conference on Arts & Humanities (ECAH2021)
Institute of Education, University College London, Reino Unido (London, Reino Unido)
2020/10/22 “An epistemology of noticing in foreign/second language literary reading for ecological engagement” International Symposium (Re)Thinking Earth: From Representations of Nature to Climate Change Fiction
CETAPS & Biblioteca Nacional (Lisbon, Portugal)
2020/06/03 “How ENRICHing is intercultural citizenship education?” Fostering Multilingual EFL Classrooms through an English as a Lingua Franca Approach
Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa (Lisbon, Portugal)
2019/10/16 “The good immigrant: Reading race, racism and systemic prejudice in times of Brexit” The Universe(s) of Refugees: Rethinking Forced Migration / O(s) Universo(s) do Refugiado: Repensar a Migração Forçada
Biblioteca Nacional de Portugal (Lisbon, Portugal)
2019/06/14 “Literature in language learning for an intercultural world” Literature in Language Learning Conference
University of Liverpool, Department of Modern Language and Cultures (Liverpool, Reino Unido)
2018/05/18 “A place for interculturality, innovation, and creativity? An appraisal of the recent Council of Europe’s reference documents” International Conference: "New Trends in Foreign Language Teaching"
Universidade de Granada (Granada, Espanha)
2017/11/11 "A place for literature in ELT" 41st AEDEAN (Asociación Española de Estudios Anglo-Norteamericanos) Conference
University of La Laguna (Tenerife, Espanha)
2016/11/25 "Language teacher education in times of migration - a comparative study across borders" IALIC International Conference: "Bridging across languages and cultures in everyday lives: New roles for changing scenarios"
Universitat Autònoma de Barcelona, Facultat de Ciències de l'Educació (Barcelona, Espanha)
2016/10/14 "Potter & Dahl na Aula de Inglês L2" "Potter150 / Dahl100"
Biblioteca Nacional de Portugal (Lisbon, Portugal)
2016/03/22 “ELT, picturebooks and citizenship education: challenges and opportunities" (com Helena Mota Lopes) 37th International Conference, A.P.E.A.A. (Portuguese Association for Anglo-American Studies)
NOVA FCSH (Lisbon, Portugal)
2016/01/26 "Literary texts as citizenship education mediators in the L2 Classroom" integrando a Mesa Temática intitulada "Literature in a L2 and Intercultural Education - comparative perspectives" "Comparative Education Beyond the Numbers: Local Contexts, National Realities and Transnational Processes"
Secção de Educação Comparada da Sociedade Portuguesa de Educação, com o apoio da World Council for Comparative Education Societies (WCCES) e da Ibero-American Society of Comparative Education (SIBEC) (Lisbon, Portugal)
2015/12/04 "Paula Rego's stories in foreign language education" "Caught in the Act: the (Literary) Imagiconography of Paula Rego"
NOVA FCSH (Lisbon, Portugal)
2015/11/06 "Les mots ne se laissent pas faire comme des catafalques, et toute langue est étrangère - l'élément culturel en didactique des langues" XXIII Congrès National de l'APPF (Association Portugaise des Professeurs de Français): "Sons, couleurs, paroles & écrits de la francophonie au XXI ème siècle"
NOVA FCSH (Lisbon, Portugal)
2015/10/09 “Do outro lado da leitura: o potencial educativo de Alice na aula de LE” ALICE 150: One-Day Conference to Celebrate the 150th Anniversary of the Publication of Alice’s Adventures in Wonderland
Biblioteca Nacional de Portugal (Lisbon, Portugal)
2015/02/03 "Línguas e literaturas ‘glocais’ em espaços lusófonos: Dialécticas locais e globais em tensão e em negociação" XII CONLAB, 1º Congresso Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa
NOVA FCSH (Lisbon, Portugal)
2014/09/29 ("A literary (anti)canon for an intercultural world" 14th International Conference of the International Association of Languages and Intercultural Communication: “Linguistic Resources and (intercultural) comunicative competence: bridging a theoretical and empirical gap”
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2014/09/13 "The intercultural role of literature in FLT - a comparative study (Portugal and Japan)” (with Mark Sawyer) XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila Real, Portugal)
2014/07/10 Hanif Kureishi's "We're Not Jews": Negotiating perceived identities and stereotypes with foreign language readers Youth in/and Literature and Society
CETAPS & NOVA FCSH (Lisbon, Portugal)
2014/04/10 "The uses of literature – Calvino revisited in intercultural perspective" Encontro Anual da APEAA (Portuguese Association for Anglo- American Studies)
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
2012/06/30 “Narrative matters in intercultural learning" International Conference Narrative Matters 2012 – Life and Narrative
American University of Paris (Paris, França)
2012/04/27 “Upgrading literary texts in foreign language education” IV CercleS Seminar "Upgrading or Downsizing Multilingualism?"
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2011/05/25 "Moving away from accuracy in intercultural reading" II International Conference on Intercultural Studies
Centro de Estudos Interculturais, Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (Porto, Portugal)
2011/04/19 "O papel do texto literário na aprendizagem do Inglês como língua estrangeira no ensino secundário em Portugal" II International Conference on Anglo-Portuguese Studies
Fundação Calouste Gulbenkian & CETAPS (Lisbon, Portugal)
2010/12/02 “(Re) placing literary texts in the intercultural FL classroom” XI International SEDLL Conference: “Competency-based foreign language teaching and learning”
University of Jaén (Jaén, Espanha)
2010/09/03 "Current readers and intercultural learning" International Conference: "Intercultural Competence: Concepts - Challenges - Evaluations"
National University of Ireland (Maynooth, Irlanda)
2009/09/18 "A model for intercultural reading in Foreign Language Education" XXIII GRETA Anual Conference
Universidade de Jae´n (Jae´n, Espanha)
2008/11/28 “Modes of reading literary texts in a foreign language and interculturality” 1st International Conference on TEFL, "Theory, Practice and Methodology"
NOVA FCSH & CETAPS (Lisbon, Portugal)
2008/06/21 "Reading literary texts in the FL classroom: an intercultural threshold" Cutting Edges Conference: "Classroom Approaches in the Spotlight"
Canterbury Christ Church University (Canterbury, Reino Unido)
2008/06/17 "Educating the global citizen: a place for the intercultural reader" II Internacional Conference "Educating the Global Citizen: 18 Globalisation, Education and New Ways of Governance"
Observatório de Políticas de Educação e Contextos Educativos, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisbon, Portugal)
2008/06/17 Participação no Painel "Intercultural Dialogue in the New Global World: Language and Citizenship Education" com o tema "Citizenship, Diversity and Multiculturalism" Conferência Internacional "Educating the Global Citizen: Globalization, Education and New Ways of Governance"
Universidade Lusófona (Lisbon, Portugal)
2008/04/05 "The relevance of literary education in intercultural perspective" Colo´quio de Dida´ctica das Li´nguas-Culturas
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2007/03/25 “Literature and interculturality: virtual participation and actual transformation” CULTNET Anual Scientific Meeting
University of Durham (Durham, Reino Unido)
2006/04/28 "Interculturality in the foreign language literature classroom: the question of text choice" 27th International Conference A.P.E.A.A
CETAPS (Lisbon, Portugal)
2004/04/23 "Reading literary texts and intercultural literacy" 25th International Conference A.P.E.A.A
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila Real, Portugal)
2003/12/15 "Literary texts: a passage to intercultural reading in foreign language education" 4th International Conference - Internacional Association for Languages and Intercultural Communication
Lancaster University (Lancaster, Reino Unido)
2001/05/07 "Mind the gap: a componente cultural no ensino-aprendizagem do inglês no ensino secundário em Portugal" I Congresso Internacional de Estudos Anglo-Portugueses
CETAPS (Lisbon, Portugal)
2001/05/03 "Programas de Inglês no Ensino Secundário - propostas de revisão" 15a Conferência Anual da Associação Portuguesa de Professores de Inglês
Centro Escolar Turístico e Hoteleiro do Estoril (Estoril, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2019/12 - Atual “Recursos audiovisuais no ensino das competências interculturais em aula de Língua Estrangeira”
Orientador
Mestrado em Ensino de Inglês no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2019/12 - Atual “Mediating Reading Texts in the EFL Classroom”
Coorientador
Mestrado em Ensino de Inglês no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2019/12 - Atual “Foreign Language and Intercultural Learning through Literary Texts with Young Learners”
Coorientador
Mestrado em Didáctica do Inglês (Mestrado)
NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal

Universidade Aberta, Portugal
2019 - Atual “O desenvolvimento da dimensão intercultural através da exploração da imagem artística na aula de LE – estudo de caso”
Orientador
Doutoramento em Didática das Línguas, Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global (Doutoramento)
NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal

Universidade Aberta, Portugal
2019 - Atual "English Language Teaching: the key to Intercultural Citizenship Education: a research study on teaching citizenship content through English in the 2nd and 3rd cycles"
Coorientador
Doutoramento em Didáctica das Línguas, Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global (Doutoramento)
NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal

Centre for English Translation and Anglo-Portuguese Studies, Portugal
2019 - Atual “A reconfiguração da Inspecção-Geral da Educação e Ciência no quadro do programa Acompanhamento: uma utopia concretizável?”
Coorientador
Doutoramento em Didática das Línguas, Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global (Doutoramento)
NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal

Centre for English Translation and Anglo-Portuguese Studies, Portugal
2016 - Atual "Bringing Intercultural Competence into Foreign Language Teaching: re-thinking English for Specific Purposes in the Portuguese Army"
Orientador
Doutoramento em Didática das Línguas, Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global (Doutoramento)
NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal

Centre for English Translation and Anglo-Portuguese Studies, Portugal
2015 - Atual “Noticing and bridging the gap: o uso e efeito do feedback corretivo na aula de língua estrangeira”
Coorientador
Doutoramento em Linguística, área de especialidade de Linguística e Ensino de Língua (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2013 - Atual "Adaptação e utilização de portefólio como instrumento de aprendizagem reflexiva e autónoma nas práticas pedagógicas de formação inicial de professores no ISCED, Angola"
Orientador
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal

Centre for English Translation and Anglo-Portuguese Studies, Portugal

Alaska Dispatch Publishing, Estados Unidos

ISPA Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Portugal
2019/12 - 2021/07/29 “Exploração do Texto Poético nas Aulas de Português Língua Materna e de Inglês Língua Estrangeira”
Coorientador de Susana Maria Pinto Almeida
Mestrado em Ensino do Português e de Inglês Língua Estrangeira no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, (Mestrado)
NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2015 - 2020/09/22 “Improving Reading Comprehension with University Students: An ESP based study case within the Angolan context "
Orientador de José Maria Sasoma Sasoma
Doutoramento em Línguas, Literaturas e Culturas, Especialidade – Didáctica das Línguas Estrangeiras (Doutoramento)
NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2013/10/22 - 2020/05/22 “Una lectura intercultural del texto literario: las relaciones ibe´ricas en el aula de espan~ol como lengua extranjera en Portugal"
Orientador de Beatriz Moriano Moriano
Doutoramento em Línguas, Literaturas e Culturas, especialidade em Didáctica das Línguas Estrangeiras (Doutoramento)
NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2016/03/06 - 2020/05/06 “Citizenship and Language Education. Picture Books: New Opportunities for Young Teenagers"
Orientador de Helena Mota Lopes
Doutoramento em Línguas, Literaturas e Culturas, especialidade em Didáctica das Línguas Estrangeiras (Doutoramento)
NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2014 - 2020/05/06 "Improving Reading Comprehension with University Students: An ESP based study case within the Angolan context”
Orientador
Doutoramento em Línguas, Literaturas e Culturas, especialidade em Didáctica das Línguas Estrangeiras (Doutoramento)
NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2019 - 2020/02/27 “A utilização das TIC nas aulas de Português e de Inglês (língua estrangeira)”
Coorientador
Mestrado em Ensino de Português e de Inglês (Língua Estrangeira) no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2019 - 2020/02/27 “A utilização das TIC nas aulas de Português e de Inglês (língua estrangeira)”
Coorientador
Mestrado em Ensino de Português e de Inglês (Língua Estrangeira) no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2019 - 2020 “Writing in the ESL classroom: challenges, tasks and feedback”
Orientador
Mestrado em Ensino de Inglês no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2016 - 2020 "Citizenship and Language Education Picturebooks: New Opportunities for Young Teenagers"
Orientador de Helena Mota Lopes
Doutoramento em Línguas, Literaturas e Culturas, especialidade em Didáctica das Línguas Estrangeiras (Doutoramento)
NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2013 - 2020 "Una Lectura Intercultural del Texto Literario - las relaciones ibéricas en la aula de español como lengua extranjera en Portugal"
Orientador
Doutoramento em Línguas, Literaturas e Culturas, especialidade em Didáctica das Línguas Estrangeiras (Doutoramento)
NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2017 - 2019/12/17 “O desenvolvimento da consciência cultural, através do álbum ilustrado, nas aulas de língua estrangeira (Inglês e Espanhol)”
Coorientador
Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3ºCEB e no Ensino Secundário (Mestrado)
NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2017 - 2019/12 “Estratégias para o desenvolvimento da expressão e interacção oral nas aulas de Língua Estrangeira (Inglês e Espanhol)”
Coorientador
Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3ºCEB e no Ensino Secundário (Mestrado)
NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2017 - 2019/09/06 “Pragmática Intercultural 2.0: Abordagens Didáticas na Aula de Línguas Estrangeiras”
Coorientador
Mestrado em Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira (Espanhol) no 3ºCEB e no Ensino Secundário (Mestrado)
NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2017 - 2019/07/03 ” The development of citizenship education in a Portuguese EFL classroom and beyond”
Orientador
Mestrado em Ensino de Inglês no 3º CEB e no Ensino Secundário (Mestrado)
NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2017 - 2019/01/09 “Intercultural Education and the Teaching of English to Young Learners in Portugal: Developing Materials and Activities”
Orientador
Mestrado em Didáctica do Inglês (Mestrado)
NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal

Universidade Aberta, Portugal
2017 - 2018/05 “Improving Young Learners’ Listening Skills through Storytelling”
Coorientador
Mestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2013 - 2018 "Estabelecendo pontes entre Linguística e Ensino: A aquisição da inversão sujeito-verbo em inglês L2 e as suas implicações didáticas"
Coorientador de Joana Vaz Teixeira
Doutoramento em Linguística, área de especialidade de Linguística e Ensino de Língua (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2016 - 2017/11/17 “Interculturality in English Teaching - A small study with Portuguese teachers”
Orientador
Mestrado em Didáctica do Inglês (Mestrado)
NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal

Universidade Aberta, Portugal
2016 - 2017/11/17 “Interculturality in English Teaching - A small study with Portuguese teachers”
Orientador
Mestrado em Didáctica do Inglês (Mestrado)
NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2016 - 2017/05/24 “Listen, sing and learn: the place of songs in primary FL learning in Portugal”
Coorientador
Mestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2016 - 2017/05/24 “The significance of knowing preferred learning styles in primary foreign language learning”
Coorientador
Mestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2016 - 2017/05/24 “Listen, sing and learn: the place of songs in primary FL learning in Portugal”
Coorientador
Mestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2016 - 2017/05/17 “Oral communication in YL classroom: understanding the use of L1 and maximizing the use of L2”
Coorientador
Mestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2016 - 2017/05/16 “Implementing citizenship education and intercultural competence through stories”
Coorientador
Mestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2015 - 2016/12/14 “O papel e a integração das atividades de expressão e interação oral na aprendizagem de línguas estrangeiras”
Coorientador
Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3ºCEB e no Ensino Secundário (Mestrado)
NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2015 - 2016/12/05 “A interação e a comunicação no ensino-aprendizagem das línguas estrangeiras”
Coorientador
Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3ºCEB e no Ensino Secundário (Mestrado)
NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2015 - 2016/02 “Identidade e Alteridade nos Textos Literário na Aula de LE”
Coorientador
Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3ºCEB e no Ensino Secundário (Mestrado)
NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2014 - 2016/01 “Assessment for Learning in EBE/CLIL: a learning-oriented approach to assessing English language skills and curriculum content at early primary level”
Coorientador
Mestrado em Didáctica do Inglês (Mestrado)
NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2016 - 2016 “Ritmos e palavras: a música na aula de LE: um percurso de aprendizagem multidisciplinar”
Coorientador
Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3ºCEB e no Ensino Secundário (Mestrado)
NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2016 - 2016 “Identidade e representação em textos literários: recursos para a aula de língua estrangeira inglês e de espanhol do 3º ciclo e ensino secundário”
Coorientador
Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3ºCEB e no Ensino Secundário (Mestrado)
NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2015 - 2016 “A didatização da canção e a competência sociocultural no ensino-aprendizagem da língua estrangeira”
Coorientador
Mestrado em Ensino de Inglês e de Francês no 3ºCEB e no Ensino Secundário (Mestrado)
NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2015 - 2016 “O Texto Literário como Facilitador do Pensamento Crítico no Ensino-Aprendizagem de Línguas Estrangeiras”
Coorientador
Mestrado em Ensino de Inglês e de Francês no 3ºCEB e no Ensino Secundário (Mestrado)
NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2015 - 2016 “A articulação das inteligências múltiplas com a metodologia de ensino baseado em tarefas nas aulas de LE - diversificar e enriquecer as experiências de aprendizagem”
Coorientador
Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3ºCEB e no Ensino Secundário (Mestrado)
NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2015 - 2016 “O uso de materiais autênticos como contributo para a motivação no ensino da língua estrangeira”
Coorientador
Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3ºCEB e no Ensino Secundário (Mestrado)
NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2015 - 2016 “Escrita criativa: estimular a imaginação e competências de escrita na aula de LE”
Coorientador
Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3ºCEB e no Ensino Secundário (Mestrado)
NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2015 - 2016 “O microconto na aula de língua estrangeira e o papel criativo do leitor”
Coorientador
Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3ºCEB e no Ensino Secundário (Mestrado)
NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2015 - 2016 “A literatura chicana no ensino do Inglês e do Espanhol como língua estrangeira: novas perspectivas para uma abordagem sociocultural”
Coorientador
Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3ºCEB e no Ensino Secundário (Mestrado)
NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2015 - 2016 “O contributo dos estilos de aprendizagem para a aquisição de léxico em língua estrangeira”
Coorientador
Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3ºCEB e no Ensino Secundário (Mestrado)
NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2015 - 2016 “A articulação das inteligências múltiplas com a metodologia de ensino baseado em tarefas nas aulas de LE - diversificar e enriquecer as experiências de aprendizagem"
Coorientador
Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3ºCEB e no Ensino Secundário (Mestrado)
NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2015 - 2015/07/08 "Culture Shock in Travel Literature: Tiziano Terzani and Nicolas Bouvier"
Coorientador
Erasmus Mundus Masters Crossways in European Humanities (Mestrado)
NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2013 - 2014/09 “A utilização do texto literário no ensino-aprendizagem de Inglês e de Francês como línguas estrangeiras"
Coorientador
Mestrado em Ensino de Inglês e de Francês no 3ºCEB e no Ensino Secundário (Mestrado)
NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2013 - 2014/04 “Educação (Intercultural) para a Cidadania na Aula de Língua Estrangeira”
Coorientador
Mestrado em Ensino de Inglês e de Línguas Estrangeiras (Espanhol) no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2012 - 2013/06/14 “Language and Culture: Representations of British and American Cultures in Saudi Secondary English Language Coursebooks”
Coorientador
Mestrado em Didáctica do Inglês (Mestrado)
NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2012 - 2013/01/14 “Blogue: uma Ferramenta Pedagógica no Ensino de uma Língua Estrangeira”
Coorientador
Mestrado em Ensino de Inglês e de Francês no 3ºCEB e no Ensino Secundário (Mestrado)
NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2012 - 2013/01/12 “A dimensão intercultural do inglês como língua estrangeira em contexto de formação profissional - estudo de caso”
Orientador
Mestrado em Didáctica do Inglês (Mestrado)
NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2012 - 2013/01/11 "Que músicas falamos? que culturas cantamos? A aprendizagem intercultural através da música no ensino da LE"
Orientador
Mestrado em Didáctica do Inglês (Mestrado)
NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2012 - 2013/01/09 ”Será a Aula Afetiva Efetiva? O desenvolvimento da Dimensão Afetiva na Aula de Línguas Estrangeiras”
Coorientador
Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3ºCEB e no Ensino Secundário (Mestrado)
NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2012 - 2012/11/06 “O Ensino da Língua e Cultura Estrangeira numa Perspectiva Interactiva”
Coorientador
Mestrado em Ensino de Inglês e de Línguas Estrangeiras (Alemão) no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2012 - 2012/11 "O tratamento do texto literário na aula de língua estrangeira”
Coorientador
Mestrado em Ensino de Inglês e de Línguas Estrangeiras (Alemão) no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário" (Mestrado)
NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2011 - 2012/07/06 “Increasing tolerance through cross-cultural awareness in the EFL classroom”
Orientador
Mestrado em Didáctica do Inglês (Mestrado)
NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2011 - 2012/06/11 "English as a Lingua Franca - linguistic and cultural impact on learning and teaching with particular reference to Portugal"
Coorientador
Mestrado em Didáctica do Inglês (Mestrado)
NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2011 - 2012/05/07 “Estratégias para o desenvolvimento da produção oral no ensino do alemão e o trabalho de projecto no ensino do inglês”
Coorientador
Mestrado em Ensino de Inglês e de Línguas Estrangeiras (Alemão) no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2011 - 2012/01/10 “O desenvolvimento de capacidades de leitura a partir de diferentes tipos de texto”
Coorientador
Mestrado em Ensino de Inglês e de Línguas Estrangeiras (Francês) no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secunda´rio (Mestrado)
NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2011 - 2012/01/05 “Trabalho de grupo na aula de LE: a exploração da vertente colaborativa e comunicativa na construção de tarefas com vista à motivação do aluno e à aprendizagem”
Coorientador
Mestrado em Ensino de Inglês e de Línguas Estrangeiras (Francês) no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2011 - 2012/01/05 “Writing Skills at Secondary Level: Developing an English Language Writing Syllabus – A Case Study”
Coorientador
Mestrado em Didáctica do Inglês (Mestrado)
NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2012 - 2012 “Exploração do Potencial de Diferentes Materiais Autênticos no Âmbito do Ensino-Aprendizagem de LE”
Coorientador
Mestrado em Ensino de Inglês e de Línguas Estrangeiras (Alemão) no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2011 - 2012 “O Adudiovisual na Promoção e Desenvovimento de Competências na Aula de LE”
Coorientador
Mestrado em Ensino de Inglês e de Línguas Estrangeiras (Espanhol) no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2011 - 2012 “A Imagem Digital como Meio de Desenvolver a expressão oral e Escrita na Aula de LE”
Coorientador
Mestrado em Ensino de Inglês e de Línguas Estrangeiras (Espanhol) no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2011 - 2011/12/15 “A correcção do erro em língua estrangeira numa abordagem pedagógica”
Coorientador
Mestrado em Ensino de Inglês e de Línguas Estrangeiras (Alemão) no 3º CEB e no Ensino Secundário (Mestrado)
NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2011 - 2011/12/09 "A Função Pedagógica do Portfolio Europeu de Línguas: o Dossier"
Coorientador
Mestrado em Didáctica do Inglês (Mestrado)
NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2011 - 2011/11 “A Componente (Inter)Cultural na Produção de Texto Escrito no Ensino-Aprendizagem da Língua Estrangeira”
Coorientador
Mestrado em Ensino de Inglês e de Línguas Estrangeiras (Alemão) no 3º CEB e no Ensino Secundário (Mestrado)
NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2011 - 2011/09 “A Imagem na Aprendizagem da Língua e da Cultura Estrangeiras”
Coorientador
Mestrado em Ensino de Inglês e de Línguas Estrangeiras (Alemão) no 3º CEB e no Ensino Secundário (Mestrado)
NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2010 - 2011/09 “O desenvolvimento da competência intercultural através do Task-Based learning na aula de língua estrangeira”
Coorientador
Mestrado em Ensino de Inglês e de Línguas Estrangeiras (Francês) no 3º CEB e no Ensino Secundário (Mestrado)
NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2010 - 2011/03/31 "Promoção de Competências Diversificadas de Leitura na Sala de Língua Estrangeira"
Coorientador
Mestrado em Ensino de Inglês e de Francês no 3ºCEB e no Ensino Secundário (Mestrado)
NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2010 - 2011/03/17 "A diversificação de tarefas para a promocão, desenvolvimento e avaliação da oralidade em LE"
Coorientador
Mestrado em Ensino de Inglês e de Francês no 3ºCEB e no Ensino Secundário (Mestrado)
NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2010 - 2011/03/03 "Estratégias de promoção e desenvolvimento das competências orais em língua-cultura estrangeira"
Coorientador
Mestrado em Ensino de Inglês e de Alemão no 3º CEB e no Ensino Secundário (Mestrado)
NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2010 - 2011/02/10 "A música e o texto visual como forma de motivação na aprendizagem"
Coorientador
Mestrado em Ensino de Inglês e de L.E. no 3ºCEB e no Ensino Secundário (Mestrado)
NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2010 - 2011/02/10 “O Universo Publicitário como um Veículo de Aprendizagem Cultural e Cooperativo na Aula de Língua Estrangeira”
Coorientador
Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3ºCEB e no Ensino Secundário (Mestrado)
NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2010 - 2011/01/07 "Raising intercultural awareness at primary level through story telling within a CLIL approach"
Coorientador
Mestrado em Didáctica do Inglês (Mestrado)
NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2010 - 2011/01 “O ensino-aprendizagem da LE através do uso de histórias”
Coorientador
Mestrado em Ensino de Inglês e de Alemão no 3º CEB e no Ensino Secundário (Mestrado)
NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2010 - 2010/12/09 “Task-Based Learning - Fonte de sucesso e motivação na aprendizagem de uma língua estrangeira"
Coorientador
Mestrado em Ensino de Inglês e de Línguas Estrangeiras (Espanhol) no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2010 - 2010/09 "A promoção e avaliação das competências de escrita no ensino da língua estrangeira"
Orientador
Mestrado em Ensino de Inglês e de Línguas Estrangeiras (Espanhol) no 3º CEB e no Ensino Secundário (Mestrado)
NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2009 - 2010/07 "From Non-Place to Place: a study of the European public space as a space of identity"
Coorientador
Erasmus Mundus Crossways in European Narratives (Mestrado)
Universidade de Santiago de Compostela, Espanha

NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2009 - 2010/05/06 “O Desenvolvimento das Competências Associadas à Oralidade: Motivação, Processos de Operacionalização e Avaliação”
Coorientador
Mestrado em Ensino de Inglês e de Línguas Estrangeiras (Francês) no 3º CEB e no Ensino Secundário (Mestrado)
NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2009 - 2009/12/03 “A motivação para a aprendizagem da língua estrangeira: a dimensão cultural e intercultural da língua”
Coorientador
Mestrado em Ensino de Inglês e de Línguas Estrangeiras (Alemão) no 3º CEB e no Ensino Secundário
NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2009 - 2009/12/03 "A utilização das Tecnologias de Informação e de Comunicação como factor de motivação na aprendizagem de línguas estrangeiras"
Coorientador
Mestrado em Ensino de Inglês e de Línguas Estrangeiras no 3º CEB e no Ensino Secundário (Mestrado)
NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2009 - 2009/12 "A Educação para a Cidadania numa Perspectiva Intercultural no Ensino de Inglês no 2º Ciclo - Estudo de Caso"
Orientador
Mestrado em Ensino de Inglês (Mestrado)
NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2008 - 2008/12/04 "Current Secondary EFL Students and Intercultural Competence through Literature"
Orientador
Mestrado em Ensino de Inglês (Mestrado)
NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2008 - 2008/12 "A Componente Cultural no Ensino-Aprendizagem do Inglês L. E. no Ensino Básico"
Coorientador
Mestrado em Didáctica do Inglês (Mestrado)
NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2022/07/04 - 2022/07/20 Aprender sobre, através e para que uma cultura de democracia – Ideias e tendências educativas Curso breve (15h) acreditado em formação adequada, para professores do Ensino Básico e Secundário. (2022/07/04 - 2022/07/20)
Seminário (Coorganizador)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022/03/10 - 2022/03/12 International Conference Creative Approaches to Democracy Education This international conference aims to promote and support the role of citizenship education in sustaining plural, inclusive democracy. We will showcase creative, innovative and inclusive approaches and practices, explore solutions to the inherent challenges while underlining the increasing importance and relevance of education for democracy in our fascinating and problematic 21st-century societies. (2020/03/10 - 2020/03/12)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
Centre for English Translation and Anglo-Portuguese Studies, Portugal
2020/01/05 - 2020/04/23 (Re)Thinking Earth: from Representations of Nature to Climate Change Fiction (2020/04/22 - 2020/04/23)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Centre for English Translation and Anglo-Portuguese Studies, Portugal

NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal

Biblioteca Nacional de Portugal, Portugal
2019/01 - 2019/10/16 The Universe(s) of Refugees: Rethinking Forced Migration (2019/10/14 - 2019/10/16)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Centre for English Translation and Anglo-Portuguese Studies, Portugal

Biblioteca Nacional de Portugal, Portugal

Instituto Português do Desporto e da Juventude, Portugal
2018/02/09 - 2018/10/10 TEFL – 7th International Conference on Teaching English as a Foreign Language: "Intercultural language education for increased European identity and cohesion" (2018/10/09 - 2018/10/10)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal

Centre for English Translation and Anglo-Portuguese Studies, Portugal
2016 - 2017/05/19 International Conference on Bob Dylan "I Am Not There" (2017/05/18 - 2017/05/19)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Centre for English Translation and Anglo-Portuguese Studies, Portugal

NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2015 - 2016/11/19 TEFL – 6th International Conference on Teaching English as a Foreign Language: "Communication, culture and creativity in the ELT classroom" (2016/11/18 - 2016/11/19)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Centre for English Translation and Anglo-Portuguese Studies, Portugal

NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2015 - 2016/03/23 37º Encontro da APEAA – Associação Portuguesa de Estudos Anglo-Americanos (2016/03/21 - 2016/03/23)
Conferência (Coorganizador)
Centre for English Translation and Anglo-Portuguese Studies, Portugal

NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2013 - 2014/11/22 TEFL – 5th International Conference on Teaching English as a Foreign Language: "Assessment in ELT: Opportunities and Challenges" (2014/11/21 - 2014/11/22)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Centre for English Translation and Anglo-Portuguese Studies, Portugal

NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2011 - 2012/11/27 TEFL – 4th International Conference on Teaching English as a Foreign Language: “What do ELT professionals need to know?" (2012/11/26 - 2012/11/27)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Centre for English Translation and Anglo-Portuguese Studies, Portugal

NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2009 - 2010/11/27 TEFL – 3rd International Conference on Teaching English as a Foreign Language: “Research in Action, Research for Action in ELT" (2010/11/26 - 2010/11/27)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Centre for English Translation and Anglo-Portuguese Studies, Portugal

NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2008 - 2009/11/22 TEFL - 2nd International Conference on Teaching English as a Foreign Language: "Creativity and Innovation in ELT" (2009/11/21 - 2009/11/22)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Centre for English Translation and Anglo-Portuguese Studies, Portugal

NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2007/11 - 2008/11/29 TEFL - 1st International Conference on Teaching English as a Foreign Language: "Theory, Practice and Methodology" (2008/11/28 - 2008/11/29)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Centre for English Translation and Anglo-Portuguese Studies, Portugal

NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2020/11/06 - Atual Workshop: Creative Approaches to New Democracy (with Adam Newman Turner & Mareike Meyer
Oficina (workshop)
“Reconnecting in a post-pandemic world. Citizenship education for democracy and sustainability”
Networking European Citizenship Education (NECE), Alemanha
2023/09/21 - 2023/09/21 Poster presentation
Exposição
Dia da Inovação e Investigação
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2021 - 2022 O programa "Cartas com Ciência" visa criar espaços de diálogo entre cientistas e crianças nos países de língua oficial portuguesa, com o objectivo de promover o acesso à ciência e a quem se pode tornar cientista, valorizando as vozes e as experiências das crianças para cultivar o sentimento de que a ciência pode ser para elas se assim o desejarem. A Cartas com Ciência é incubada pela Native Scientist e inspirada no projeto americano Letters to a Pre-Scientist.
Outro
Cartas com Ciência
Cartas com Ciência, Portugal
2021/07/15 - 2021/07/15 The CETAPS/TEALS Advanced Research Seminar aims to provide avenues of interaction between established and early career researchers and to address areas of research associated with languages in education. As a scientific seminar, it also aims to contribute towards breaking new ground in language education and to involve the presentation and discussion of both recently published work and research in progress. “Research in Progress: Looking at the darkside"
Seminário
“The dark side of research? 'May the Force be with you"
Centre for English Translation and Anglo-Portuguese Studies, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/11/07 Motivação para a aprendizagem do português L2 através de ambientes de aprendizagem tecnologicamente enriquecidos
Arguente principal
Joana Catarina Jesus Guilherme (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2021/03/30 A Competência Intercultural na Formação de Professores Moçambicanos de Língua Portuguesa: Literatura como Instrumento de Mediação
Arguente principal
Ana Catarina Mateus Monteiro (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2020/05/22 "English and Social Identity among University Students in a Global Age"
Arguente principal
Margaret Gomes (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2020/05/06 “Improving Reading Comprehension with University Students: An ESP based study case within the Angolan context "
Orientador
José Maria Sasoma Sasoma (Doutoramento)
NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2019/06/29 “Using visual arts in the young learner classroom: exploring the effect on engagement”
Arguente
Ekaterina Litvinova (Mestrado)
NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2019/06/24 “A gestão do tempo e do ritmo na sala de aula: uma experiência numa turma de Inglês do Ensino Básico”
Arguente
Ana Isabel Amador Casimiro (Mestrado)
NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2019/06/04 “Motivation in language learning in Bilingual Programs - from Theory to Practice”
Arguente
Sérgio Manuel Coelho Fernando (Mestrado)
NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal

Universidade Aberta, Portugal
2018/05/28 “Influence of phonics teaching on young EFL learners’ pronunciation”
Arguente
Ana Elisa Matos (Mestrado)
NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2018/01/15 “How to help students work more efficiently in groups”
Arguente
Inga Startseva (Mestrado)
NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2017/10 “Multiple literacies and Web 2.0 in the English as a Foreign Language classroom”
Arguente principal
Silene Cardoso (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2017/06/23 “Critically Assessing and Adapting a Course Book”
Arguente
Sandra Marina Andrade Saraiva (Mestrado)
NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2017/06/22 "The role of ludic activities in primary really help children to learn?”
Arguente
Eunice Miletic (Mestrado)
NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2017/05/24 “Reflection as a Means to Develop Young Learners’ Metacognition”
Arguente
Paula Joana Katchi Cravo (Mestrado)
NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2017/05/16 “Raising cultural and diversity awareness in the primary English classroom”
Arguente
Mónica Martins Colaço (Mestrado)
NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2016/07 “Ensino de Russo (LE) a Adultos Falantes de Português (L1): Teoria e Prática na Construção de Módulos de Aprendizagem”
Arguente
Nataliya Godinho Soares (Doutoramento)
NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2016/07 “Ensino de Russo (LE) a Adultos Falantes de Português (L1): Teoria e Prática na Construção de Módulos de Aprendizagem”
Arguente
Nataliya Godinho Soares (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2016/06 “Creating a ‘Union in Diversity’: European Identity in Twentieth Century Narratives of Travel”
Arguente principal
Rhian Collings (Mestrado)
NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2016/05 "A educação intercultural na aula de português no 3º Ciclo do Ensino Básico"
Arguente principal
Dulce Maria Garcia de Oliveira (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2016/05 "A educação intercultural na aula de português no 3º Ciclo do Ensino Básico"
Arguente principal
Dulce Maria Garcia de Oliveira (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2016/03 “Peer to peer interactions and learning – behaviours in cohesive and less cohesive groups in the L2 classroom"
Arguente
Carolyn Leslie (Doutoramento)
NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2016/03 “Peer to peer interactions and learning – behaviours in cohesive and less cohesive groups in the L2 classroom"
Arguente
Carolyn Leslie (Doutoramento)
NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2014/12 "O projeto eTwinning e a motivação dos alunos: o impacto da sua implementação nas aulas de Português Língua Materna e de Espanhol Língua Estrangeira"
Arguente principal
Maria da Conceição Martins Jacinto (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2014/11/26 “Improving Learners’ Motivation through Feedback in English Language Teaching and Learning at Polytechnic School in Benguela, Angola”
Arguente principal
Correia Domingos Kole Mukuambi (Mestrado)
NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2014/11/26 “Reading for Academic Purposes: Techniques and Strategies to help Angolan ELT Students at ISCED-Benguela enhance their Reading Skills”
Arguente principal
António Lolino (Mestrado)
NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2014/07/24 “A Leitura Independente Suportada em L2”
Arguente principal
Ana Sousa Gonçalves Coelho (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2014/05 “Using Narrow Reading to Develop reading Skills in the Medical Profession: a Case Study at the Faculty of Medicine in Benguela”
Arguente principal
Manuel Tomás Tchakamba (Mestrado)
NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2014/05 "Literatura Africana numa Perspetiva Intercultural para Alunos dos PALOP de Nível A2"
Arguente principal
Celeste Belicha Cortez (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2014/04/08 "A construção do Eu Literário: Propostas para fomentar o gosto pela literatura"
Arguente principal
Maria da Luz Rosa Freire (Mestrado)
NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2014/01/17 "O uso de materiais autênticos em sala de aula"
Arguente principal
Paula Cristina Ponte (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2012/02/13 "A Literacia da Leitura Literária no Ensino Universitário"
Arguente
Rita Salomé Varela Andrade Baleiro (Doutoramento)
NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2012/02/13 "A Literacia da Leitura Literária no Ensino Universitário"
Arguente
Rita Salomé Varela Andrade Baleiro (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2011/07/15 "A competência sociocultural no ensino de Espanhol Língua Estrangeira a alunos portugueses"
Arguente principal
Teresa Cristina Pereira Eloi de Sousa (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2010/07/07 "The Making of the Immigrant Identity in the Press: Constructing the Immigrant Imagined Community in Portugal and France"
Arguente
Ana Sofia Guerreiro (Mestrado)
NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2009/11/11 “Assessing the in-service EFL teacher in the Portuguese system - a proposed model”
Arguente
Paula Sofia Rama da Silva (Mestrado)
NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2008/12/12 «"We're not Jews" e "My Son the Fanatic" de Hanif Kureishi. O texto literário no processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa como língua estrangeira»
Arguente principal
Paula Valente Couto (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2021/11/29 - 2021/12/03 2nd International Conference on Innovation and Technology in Language Teaching Universidade Aberta, Lisbon
2021/05/19 - 2021/05/21 3rd International Conference: New Trends in Foreign Language Teaching Universidad de Granada, Espanha
2020/06/18 - 2020/06/20 Picturebooks and graphic narratives in education and translation: Mediation and multimodality NOVA FCSH, Colégio Almada Negreiros – Campus de Campolide
2020/06/01 - 2020/06/02 I International Conference on Foreign Language Learning: Variety, Diversity, and Interdisciplinarity Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa
2020/04/22 - 2020/04/23 (Re)Thinking Earth: from Representations of Nature to Climate Change Fiction Biblioteca Nacional de Portugal
2020/03/06 - 2020/03/09 Congresso Internacional Historical Fiction, Fictional History, and Historical Reality CETAPS & CHAM, NOVA FCSH
2019/10/14 - 2019/10/16 Congresso Internacional The Universe(s) of Refugees: Rethinking Forced Migration Biblioteca Nacional de Portugal & CETAPS
2018/10/11 - 2018/10/12 Congresso Internacional Literature (&) Intangible Heritage CETAPS; European Studies Programme, University of Guelph, Canadá; Direcção Geral do Património Cultural (DGPC); Museu de Nacional de Arte Contemporânea; Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra;
2018/09 - 2018/09 Colóquio Internacional da APROLÍNGUAS “Going beyond the task: Engaging higher education students in the foreign language teaching-learning process” Faculdade de Letras, Universidade do Porto
2018/03/16 - 2018/03/17 Working CLIL Colloquium Faculdade de Letras, Universidade do Porto
2017/05/18 - 2017/05/19 International Conference on Bob Dylan "I Am Not There" CETAPS & NOVA FCSH
2016/10/14 - 2016/10/14 International Conference "Potter 150/Dahl 100 Portugal" Biblioteca Nacional de Portugal
2016/06/16 - 2016/06/18 Colóquio Internacional da APROLÍNGUAS: “The Bologna Declaration, the CEFR and beyond ...” Faculdade de Letras, Universidade do Porto
2016/03/21 - 2016/03/23 37º International Conference APEAA – Associação Portuguesa de Estudos Anglo-Americanos, NOVA FCSH. NOVA FCSH
2015/12/03 - 2015/12/04 International Conference “Caught in the Act: The (Literary) Imagiconography of Paula Rego” CETAPS & NOVA FCSH; Casa das Histórias Paula Rego e Fundação D. Luís I (Cascais)
2015/10/09 - 2015/10/09 International Conference ALICE 150: One-Day Conference to Celebrate the 150th Anniversary of the Publication of Alice’s Adventures in Wonderland Biblioteca Nacional de Portugal
2014/12/04 - 2014/12/05 Congresso Internacional Arch&Lit: InterArts Dialogue(s) CETAPS, NOVA FCSH
2014/07/09 - 2014/07/11 Youth and/in Literature & Society CETAPS & CESNOVA, NOVA FCSH

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2017/02 - Atual Crossways Journal Crossways in Cultural Narratives Consortium
2014 - Atual CLELE (Children's Literature in English Language Education) (ISSN 2195-5212) Munich, DE
2010 - Atual e-TEALS (1647-712X) Walter de Gruyter GmbH
2007 - 2011 Arts and Humanities in Higher Education (1474-0222) Routledge, Taylor&Francis, GB

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2015 - Atual Consultora especialista para o IAVE (Instituto de Avaliação Educativa) IAVE Instituto de Avaliação Educativa, Portugal
2021/06/07 - 2021/06/08 Formadora na Acção de Curta Duração, Symposium ICEPELL, promovida pela APPI, Plataforma Zoom, Nord University (Norway), 7-8 de Junho, 2021 Nord Universitet, Noruega

Associação Portuguesa de Professores de Inglês, Portugal
2015 - 2017 Membro da Comissão Consultiva em Portugal do projecto europeu Erasmus+ “C4C–CLIL for Children”. (KA2 - Cooperation for Innovation and the Exchange of Good Practices) Site oficial: <http://www.clil4children.eu>
2015 - 2015 Consultora especialista para o IAVE (Instituto de Avaliação Educativa) IAVE Instituto de Avaliação Educativa, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2017 - Atual Language and Intercultural Education Mestrado em Ensino de Inglês no 3º CEB e no Ensino Secundário; Mestrado em Ensino de Inglês no 1ºCEB (Mestrado) NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2015 - Atual Didáctica do Inglês I Mestrado em Ensino de Inglês no 3ºCEB e no Ensino Secundário; Mestrado em Ensino de Inglês e de LE no 3ºCEB e no Ensino Secundário (Mestrado) NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2015 - Atual Didáctica do Inglês II Mestrado em Ensino de Inglês no 3ºCEB e no Ensino Secundário; Mestrado em Ensino de Inglês e de LE no 3ºCEB e no Ensino Secundário (Mestrado) NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2015 - Atual Seminário de Orientação da Prática de Ensino Supervisionada Mestrado em Ensino de Inglês no 3ºCEB e no Ensino Secundário; Mestrado em Ensino de Inglês e de LE no 3ºCEB e no Ensino Secundário (Mestrado) NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2015 - Atual Seminário de Didáctica do Inglês Curso de Doutoramento em Didáctica das Línguas - Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global (Doutoramento) NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal

Universidade Aberta, Portugal
2022/09 - 2023/01 Language and Intercultural Citizenship Education Language and Intercultural Citizenship Education (Mestrado) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022/02 - 2022/06 Culture and Society in the English-Speaking World Within the context of a contemporary, humanist and democratic education, this seminar explores what it means to be a language educator, a mediator of foreign cultures and of media representations of cultures and societies. Culture and Society in the English-Speaking World (Mestrado) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2015 - 2019 Principles and Practice in ELT Mestrado em Didáctica do Inglês (e-learning) (Mestrado) NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal

Universidade Aberta, Portugal
2015 - 2016 Seminário de Orientação da P.E.S. 1 Mestrado em Ensino de Ingle^s no 1ºCEB (Mestrado) NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2007 - 2014 Metodologia do Trabalho Científico Licenciatura em Li´nguas, Literaturas e Culturas (Licenciatura) NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2007 - 2014 Seminário de Especialidade em Didáctica das Línguas Estrangeiras Curso de Doutoramento em Línguas, Literaturas e Culturas (Doutoramento) NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2009 - 2012 Metodologia do Ensino do Inglês (módulo) Mestrado em Ensino de Ingle^s (Mestrado) NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal
2008 - 2011 Prática da Tradução em Assuntos Empresariais Licenciatura em Traduc¸a~o (Licenciatura) NOVA FCSH Department of Modern Languages, Cultures, and Literature, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2013 - Atual Grupo de Estudos Comparados em Interculturalidade da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. <http://www.spce.org.pt/grupoestudosci.html> Member
2011 - Atual ICC Global (Global Network on Intercultural Competence) <http://iccglobal.org/> Member
2002/09 - Atual APEAA (Portuguese Association for Anglo-American Studies) Member
2002 - Atual IALIC (International Association for Languages and Intercultural Communication) Member
2002 - Atual CULTNET (Cultural dimension of FLT) <http://cultnetworld.wordpress.com/> Member

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2015 - Atual Membro da Comissão Executiva
Membro
APEAA Associação Portuguesa de Estudos Anglo-Americanos, Portugal
2020/11/12 - 2020/11/14 Congresso Internacional, Teachers and teacher educators: Education and professional development for early language learning. A virtual conference organised through CETAPS & AILA (Association Internationale de Linguistique Appliquée) Early Language Learning Research Network.
Membro
Centre for English Translation and Anglo-Portuguese Studies, Portugal

International Association of Applied Linguistics, Suiça
2012/09/20 - 2015 Membro da Assembleia Geral
Membro
APEAA Associação Portuguesa de Estudos Anglo-Americanos, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2023/06/28 - 2023/07/20 Participation in career position panels Concurso documental internacional para recrutamento de um professor auxiliar na área de Linguistica Aplicada (Inglês como Língua Estrangeira), aberto pelo Edital nº 644/2023 (2ª série) e BEP OE202304/0899, ambos de 27 de abril. Universidade de Évora, Portugal
2021/02/19 - 2021/02/19 Provimento concursal para o preenchimento de um posto de trabalho na categoria de Professor Auxiliar, área científica de Humanidades, subárea de Estudos de Línguas, Literaturas e Culturas Estrangeiras, Especialidade Estudos Anglo-Americanos Universidade Aberta, Portugal

Tutoria

Tópico Nome do aluno
2012 - Atual Internship Supervision - M.A. Erasmus Mundus Crossways in Cultural Narratives Emeline Rétif; Rosa Churcher Clarke; Daniele Franco; Yan Ziyuan; ...