Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- João Nogueira
Nomes de citação
- Nogueira, João
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 9417-DC59-1356
- ORCID iD
- 0000-0001-7936-0882
Endereços de correio eletrónico
- j.nogueira@fcsh.unl.pt (Profissional)
Websites
- www.fcsh.unl.pt (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
- Ciências Sociais - Psicologia
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Francês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2003
Concluído
|
Doutoramento em Ciências da Educação (Psicologia da Educação) (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
"Formar professores competentes e confiantes" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado por unanimidade |
1993
Concluído
|
Mestrado em Ciências da Educação (Psicologia da Educação) (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
"O diálogo interno do professor: Desenvolvimento de um inventário de autoverbalizações" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
1978 - 1983
Concluído
|
Licenciatura em Psicologia (Psicoterapia e Aconselhamento) (Licenciatura)
Universidade de Lisboa, Portugal
"-" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
15 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2003/07 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2008/10 - 2012/03 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
2006/01 - 2006/03 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Nacional Timor-Leste, Timor - Leste |
1992/10 - 2003/07 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
1991/10 - 1998/07 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
1996/10 - 1997/02 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade Aberta, Portugal |
1988/01 - 1992/10 | Assistente Estagiário (Docente Universitário) | Universidade de Lisboa, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2013/10 - 2022/07 | Coordenador do mestrado em Ensino da Educação Musical | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal | ||
2004/05 - 2007/05 | Coordenador de Departamento | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1984/04 - 1987/12 | Guarda-marinha / Subtenente / Alferes (Forças Armadas) | Governo da Republica Portuguesa Ministério da Defesa Nacional, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2011 - 2014 | Envolvimento dos alunos nas escolas: Diferenciação e promoção
PTDC/CPECED/114362/2009
Investigador
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2010 - 2014 | Opus Tutti – Práticas artísticas na criação de raízes sociais e educativas
xxxx
Outra
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
|
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2007 - 2011 | Desenvolvimento musical na infância e na primeira infância
PTDC/EAT/68361/2006
Investigador
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Entrada de enciclopédia |
|
Poster em conferência |
|
Resumo em conferência |
|
Artística / Interpretação
Exposição artística |
|
Gravação vídeo |
|
Gravação áudio |
|
Interpretação musical |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/12/04 | Criação de ambientes propícios à aprendizagem na formação de professores de música. III Seminário de Didática Específica para o Ensino Vocacional de Música |
Departamento de Música, Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
2022/12/05 | Competências e qualidades pessoais na supervisão de professores de educação musical. II Seminário de Didática Específica para o Ensino Vocacional de Música |
Departamento de Música, Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
2022/07/19 | Confiança em si e nos outros e envolvimento na escola. IV Congreso Internacional “Engagement de los Alumnos en la Escuela: Perspectivas sociales y psicológicas”. |
Facultad de Educación de Cuenca, Universidad de Castilla-La Mancha (Cuenca, Espanha)
|
2021/07/28 | Critical Reflection as a Tool for Self-regulation on Children ´s Instrumental Teaching: A Qualitative Study in the Context of Individual Violin Lessons |
University of Sheffield (Sheffield, Reino Unido)
|
2019/11/14 | Cantar mais: Avaliação da utilização e dos resultados | ENIM 2019 - IX Encontro Nacional de Investigação em Música
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2019/07/15 | Cantar mais é envolver-se mais. III International Congress Students Engagement in School: Perspectives of Psychology and Education (Inclusion and Diversity) |
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2019/03/27 | Efeitos da aprendizagem da música no desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças e jovens |
Conferência no Centro de Artes de Sines (Sines, Portugal)
|
2012 | Tornar-se psicólogo: projectos e relatórios de estágio | 1.º Congresso dos Psicólogos Portugueses
Ordem dos Psicólogos Portugueses (Lisboa, Portugal)
|
2011 | O director de turma é verdadeiramente um líder? | SEMINÁRIO ESCXEL (Rede de Escolas de Excelência) – Sistemas de Liderança nas Escolas
ESCXEL (Rede de Escolas de Excelência) (Oeiras, Portugal)
|
2010 | Avaliação de exames e testes utilizando técnicas de análise estatística de textos face a avaliações efectuadas por professores | XVII Jornadas de Classificação e Análise de Dados
Joclad 2010 (ISCTE-IUL, Portugal)
|
2009 | Music teacher training and the need of implosive experiences: The case of “Grande Bichofonia”. | PERFORMA ’09: Conference on Performance Studies - Encontros de Investigação em Performance.
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2009 | Utilização de técnicas de análise estatística de texto em tarefas de ensino/aprendizagem. | International Conference “Psychology and Education: Practices, Training and Research
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
|
2009 | A promoção da auto-eficácia de professores, de alunos e de pais. | International Conference “Psychology and Education
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
|
2009 | Student Engagement in Portuguese Schools: From an International Project to its Implementation in Portugal. | X Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE): Investigar, Avaliar, Descentralizar,
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE) (Bragança, Portugal)
|
2009 | Student engagement in Portuguese schools: A national project. | 31st ISPA Colloquium: School Psychology for Diversity
ISPA (Malta, Malta)
|
2009 | Envolvimento dos alunos em escolas portuguesas: Elementos de um projecto de investigação. | X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2008 | Auto-eficácia e educação artística | Congresso Ibero-Americano de Educação Artística
Rede Ibero-Americana de Educação Artística (Beja, Portugal)
|
2008 | Mesa Redonda: Tutoria e moderação online: Uma nova geração de professores e formadores | XVI Colóquio da AFIRSE/AIPELF: Tutoria e Mediação em Educação: Novos Desafios à Investigação
AFIRSE/AIPELF (Lisboa, Portugal)
|
2008 | Auto-eficácia e educação | Ciclo de Conferências UIED 2008
UIED (Monte da Caparica, Portugal)
|
2007 | Potentialités de l'adaptation de questionnaires sur les transmissions entre familles et écoles en contextes linguistiques et culturels différents | colóquio internacional «Figures contemporaines de la transmissions»
Association Internationale des Sociologues de Langue Française (Namur, Bélgica)
|
2005 | Formar professores na FCSH | Jornadas Pedagógicas da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa ( Lisboa , Portugal)
|
2005 | Auto-eficácia e orientação (coordenação) | International Conference AIOSP 2005: Careers in context: new challenges and tasks for guidance and counseling?
AIOSP (Lisboa, Portugal)
|
2004 | Da formação psicológica dos professores universitários | Jornadas Pedagógicas da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa , Portugal)
|
2004 | A auto-eficácia na escola | Jornadas Pedagógicas da Escola Eça de Queirós
Escola Eça de Queirós (Lisboa)
|
2004 | Learning and recognizing melodies: what is the role of words? | IX Conference of the European Association for Research on Adolescence
European Association for Research on Adolescence (Porto, Portugal)
|
2003 | Formar professores confiantes | IV Congresso Anual da ANEIS - Sobredotação: contextos de aprendizagem e desenvolvimento
ANEIS (Lisboa, Portugal)
|
2003 | A influência do mal-estar na construção da auto-eficácia do professor | 1º Encontro sobre Acompanhamento Psicológico aos Alunos do Ensino Superior Militar
Academia da Força Aérea (Sintra, Portugal)
|
2000 | Eficácia pessoal e “burnout” em professores estagiários | 1º Congresso Hispano-Português de Psicologia
(Santiago de Compostela , Espanha)
|
1999 | Os jovens e as marginalidades | Colóquio “Ímpeto e Inércia”
E. Secundária de Madeira Torres (Torres Vedras, Portugal)
|
1998 | Eficácia pessoal e Stress do professor | Colóquio “Stress do professor”
Associação Portuguesa dos Professores Licenciados (Lisboa, Portugal)
|
1995 | As regras da tolerância | 3º Congresso “Caminhos da Sobrevivência”
E. Secundária de Henriques Nogueira (Torres Vedras, Portugal)
|
1994 | Desenvolvimento de um inventário de autoverbalizações para professores | Sessão científica da Sociedade Portuguesa de Psicologia
Sociedade Portuguesa de Psicologia (Lisboa, Portugal)
|
1990 | O mal: uma perspectiva desenvolvimentista | Semana da Filosofia
Estagiários de Filosofia do Liceu Mª Amália (Lisboa , Portugal)
|
1989 | Meta-aprendizagem e formação de professores | Seminário "A componente de Psicologia na formação de professores"
APPORT (Évora, Portugal)
|
1989 | Stress e crenças irracionais nos professores: Uma abordagem racional-emotiva | Seminário "A componente de Psicologia na formação de professores"
APPORT ( Évora , Portugal)
|
1988 | Stress e auto-conhecimento do professor | Seminário "O psicólogo no sistema educativo"
APLP (Associação Portuguesa de Licenciados em Psicologia) (Coimbra, Portugal)
|
1987 | A construção da metáfora-múltipla escondida num caso de agorafobia | I Encontro Nacional de Psicologia Clínica e da Saúde
APLP (Coimbra, Portugal)
|
1986 | Agorafobia: Comentários sobre um caso clínico | I Encontro Ibérico de Terapia Comportamental
APTC (Porto, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022 - 2023 | A identidade musical do professor e a sua influência em sala de aula
Coorientador de Bárbara Gonçalves Pedro de Andrade MARQUES
|
Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2022 - 2023 | A prática coral como veículo de uma melhor aprendizagem da teoria musical
Coorientador de Maria Isabel da Fontoura da Cruz FERNANDES
|
Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2022 - 2023 | Prática instrumental nas aulas de Educação Musical: Passado, presente e futuro
Coorientador de Jonas PASCOAL
|
Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2022 - 2023 | Inclusão na Educação Musical: A Teoria de Aprendizagem Musical no desenvolvimento de estratégias de integração
Coorientador de Patrícia Isabel Bailhote PAIVA
|
Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2022 - 2023 | Motivação em Educação Musical: Uma perspetiva a partir da Teoria da Autodeterminação
Coorientador de Pedro Manuel Teles da Silva RODRIGUES
|
Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2022 - 2023 | A Música como Arte: O Ensino da Expressividade Musical
Coorientador de Ana Rita Morgado AMBROSINO
|
Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2022 - 2023 | O papel do Professor de Educação Musical como gestor/dinamizador de ambientes musicais
Coorientador de Diogo Rafael Alexandre ALVES
|
Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2022 - 2023 | A Importância da prática no ensino da Educação Musical
Coorientador de André Ricardo Santos SILVA
|
Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2020 - 2023 | Ensinar música em parceria no 1.º ciclo do Ensino básico: Uma intervenção numa escola pública.
Orientador de Ana Isabel Teixeira FERREIRA
|
Ciências Musicais - Psicologia e Ensino da Música (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2019 - 2023 | Despertar a autorregulação da aprendizagem: O papel dos professores na formação de jovens músicos.
Coorientador de Marija Mihajlovic PEREIRA
|
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2021 - 2022 | Canto Coral na escola do Estado Novo: Um estudo através da crença da auto-eficácia
Orientador de Nathanne Andrade FERREIRA
|
Mestrado em Musicologia Histórica (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2021 - 2022 | O ensino remoto de emergência em 2020: A experiência de músicos e professores de Brasília
Orientador de Veruska Araújo Costa Reis DEMES
|
Artes Musicais (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2019 - 2022 | Música “ComPassos”: Abordagem sobre o processo de Ensino/Aprendizagem em Educação Musical
Coorientador de Mária Lúcia Nunes da SILVA
|
Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2019 - 2022 | O canto na integração dos alunos
Coorientador de Alexandra Sofia Cardoso LOPES
|
Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2019 - 2022 | A prática vocal como veículo de aprendizagem musical
Coorientador de Maria João Gonçalves de MORAIS
|
Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2019 - 2022 | O papel da música na educação inclusiva
Coorientador de Isabel Maria Fernandes NEVES
|
Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2019 - 2022 | Prática Musical em Contexto Escolar
Coorientador de Ana Beatriz Alves Hasse AZINHAES
|
Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2019 - 2022 | A importância da criatividade na Educação Musical
Coorientador de Samuel David Reixa Monteiro Alves MATIAS
|
Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2019 - 2022 | Música, no plural! Educação musical e multiculturalismo
Coorientador de Patrícia Filipa Dos Santos Antunes VALENTE
|
Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2019 - 2022 | Uma turma, uma orquestra: A prática em conjunto
Coorientador de Diogo Emanuel Chagas da Cunha SARGEDAS
|
Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2019 - 2022 | Educação musical no 2.º ciclo: Como educar musicalmente os alunos?
Coorientador de Sónia Ariana Pedro MENDES
|
Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2019 - 2022 | Desafios do Ensino a Distância nas Aulas de Educação Musical
Coorientador de Tatiana Sofia Coelho ANDRÉ
|
Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2019 - 2022 | “Liberta o teu canto, liberta-o no ar!”: A Prática Coral na Educação Musical
Coorientador de Sofia Gonçalves PORTELA
|
Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2020 - 2021 | Ferramentas Digitais para a Educação Musical
Coorientador de João Manuel Maia ROBERTO
|
Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2020 - 2021 | Musicar a tradição na Educação Musical
Coorientador de Márcia Filipa Vieira SANTOS
|
Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2020 - 2021 | A prática e escuta coletivas no desenvolvimento das capacidades musicais e extramusicais dos alunos
Coorientador de Luís Henrique Moreira BAPTISTA
|
Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2020 - 2021 | A educação musical e a inclusão na sala de aula
Coorientador de Ana Patrícia Dias de FIGUEIREDO
|
Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2019 - 2020 | Reflexão sobre o trabalho do professor de Educação Musical do 2.o ciclo
Coorientador de Isabel Alexandra de Azevedo Martins Moreira
|
Mestrado em Ensino da Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2019 - 2020 | O papel da prática musical de conjunto no desenvolvimento intrapessoal e interpessoal da criança
Coorientador de Inês Anjos Graça
|
Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2019 - 2020 | A experiência da prática de ensino supervisionada no 2.o ciclo do ensino básico à luz da teoria da aprendizagem musical de
Edwin Gordon
Coorientador de Pedro Brito Limpo Oliveira Rodrigues
|
Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2019 - 2020 | A importância da aprendizagem de um instrumento de altura definida para a Educação Musical
Coorientador de Miguel Ângelo Antunes Nicolau PEREIRA
|
Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2019 - 2020 | A improvisação na Educação Musical no 2.º Ciclo
Coorientador de Carlos QUINTELAS
|
Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2018 - 2019/01/30 | A prática coletiva como ferramenta motivacional da aprendizagem musical
Coorientador de Andreia Sofia Clemente Rodrigues
|
Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2018 - 2019/01/30 | Educação musical: Utilização de recursos digitais em contexto de sala de aula – Cantar Mais
Coorientador de Paula Cristina Marcelino Matias
|
Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2018 - 2019/01/17 | A canção como elemento potencializador da aprendizagem musical
Coorientador de Margarida Barros
|
Mestrado em Ensino da Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2018 - 2019/01/17 | Educação musical no 2.º ciclo: A importância da diversidade musical no discurso pedagógico
Coorientador de Duarte João Carola da Silva
|
Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2018 - 2019/01/16 | Prática de ensino supervisionada: O canto e a cultura na aprendizagem musical
Coorientador de Pedro Henrique Fernandes Gonçalves
|
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2018 - 2019/01/16 | Educação musical no 2.º ciclo: Prática musical coletiva em ação
Coorientador de Francisco Nuno Henriques Oliveira
|
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2018 - 2019/01/15 | O poder do ritmo na educação musical
Coorientador de Pedro Miguel da Costa Serralheiro
|
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2018 - 2019/01/15 | Recursos para a docência da educação musical
Coorientador de Elmano Ricardo Ferreira Caleiro
|
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2015 - 2019 | Villa-Lobos educador: A propriedade da música na educação musical
Coorientador de Adriana Oliveira AGUIAR
|
doutoramento em Ciências Musicais - Musicologia Histórica (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2017 - 2018/12/19 | Canto em coro e movimento: uma prática de educação musical no 2.o ciclo
Coorientador de Maria Manuela Barata dos Santos
|
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2015 - 2018/09/17 | A motivação na aprendizagem musical em dois projetos sociais: NEOJIBA, no Brasil e Orquestra Geração, em Portugal
Coorientador de Ariana Perazzo da Nóbrega
|
Ciências Musicais Psicologia e Pedagogia Musical (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2017 - 2018/03/23 | Educação musical no 2.o ciclo: uma semente para a vida
Coorientador de Maria de Fátima Oliveira Pires
|
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2017 - 2018/03/23 | Prática de Ensino na sala de aula de educação musical
Coorientador de Diana Pereira de Sousa
|
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2017 - 2018/01/23 | A flauta de bisel como instrumento motivador para os alunos
Coorientador de Filomena da Conceição Macedo Rodrigues
|
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2017 - 2018/01/23 | O movimento como motivação nas aulas de educação musical
Coorientador de Joana Filipa Escudeiro Almeida
|
Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2017 - 2018/01/22 | Qual é o valor didático de uma canção?
Coorientador de Vinícius de Magalhães
|
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2017 - 2018/01/22 | Uma perspectiva educativa das canções para o ensino de música
Coorientador de Rossana Maria Gomes da Silva
|
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2017 - 2018 | A importância da música na vida dos alunos do 2.o ciclo: envolvência emocional e afetiva em contexto de aprendizagem
Coorientador de Pedro Miguel Mota Ramos da Silva
|
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2014 - 2017/12/07 | A confiança na diminuição da ansiedade de músicos eruditos
Orientador de Carlos Alexandre Mourão de Carvalho e Damas
|
Ciências Musicais - Psicologia e Ensino da Música (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2015 - 2016/12/15 | A (in)visibilidade do racismo de negritude na escola: um estudo com professores brasileiros
Orientador de Adriano dos Santos Batista
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2015 - 2016/12/14 | Do movimento em educação musical no ensino básico ao envolvimento nas atividades musicais: construção de identidades musicais
Coorientador de Fernando Luís Grenho Silva
|
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2015 - 2016/12/14 | A importância da música na vida dos alunos do 2.o ciclo: a prática vocal
Coorientador de Marina Sousa Pereira
|
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2015 - 2016/12/13 | A importância da música na vida dos alunos do 2.º ciclo: prática instrumental de conjunto na escola
Coorientador de Paula Cristina Pereira Nogueira Pereira
|
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2015 - 2016/12/13 | A importância da música na vida dos alunos do 2.º ciclo: a prática instrumental Orff
Coorientador de Ana Cristina Frutuoso da Costa Moita Martins
|
Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2015 - 2016/12/09 | A importância da música na vida dos alunos do 2.o ciclo: memória, emoção e cognição na prática musical
Coorientador de Diogo Luís Melo de Carvalho
|
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2015 - 2016/12/06 | A música na vida dos alunos do 2.º ciclo: atividades práticas na educação musical
Coorientador de Gonçalo Miguel Rodrigues Prazeres
|
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2015 - 2016/12/06 | Educação musical no 2.º ciclo: O ensino da música através da sua prática
Coorientador de Ana Teresa Taumaturgo Brito de Araújo
|
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2012 - 2016/11/23 | As conceções pessoais da criatividade em dança dos professores e alunos do ensino artístico
Coorientador de Ana Isabel Pereira e Silva Marques
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal Universidade NOVA de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal |
2014 - 2016/09/03 | Professores realistas: mais eficazes e optimistas
Orientador de Maria Adelaide Azevedo Alves Rocha Santos
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal Universidade NOVA de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal |
2015 - 2016/07/27 | Improvisação na sala de aula
Coorientador de Carlos Filipe da Silva Pinto
|
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2015 - 2016/07/26 | A gestão da sala de aula na prevenção da indisciplina
Coorientador de Andrea Sofia Marques Gil
|
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2015 - 2016/04/20 | Onde gostamos de brincar? Uma análise às questões do espaço no jardim-de-infância
Coorientador de Susana Maria Martins Sousa
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2015 - 2016/02/17 | A interacção entre pares na aprendizagem de melodias na educação musical
Coorientador de Mariana Barreiros Vences
|
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2015 - 2016/02/17 | Música e identidade de género: conceções a respeito de papéis sociais na sala de música
Coorientador de Cátia Sofia Rodrigues de Sousa
|
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2015 - 2016/02/04 | Estudo exploratório sobre a utilização de estratégias multissensoriais na aprendizagem do solfejo tonal
Coorientador de Cláudia Ângela Marques Barradas Vaz Galante
|
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2015 - 2016/02/04 | Improvisação no modo maior e menor harmónico e a aprendizagem musical
Coorientador de João Guerreiro Manso
|
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2015 - 2016/02/01 | Projeto de investigação-ação: vozes tocadas ... bandas cantadas
Coorientador de Hélio Pacheco Gonçalves
|
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2013 - 2015/07/27 | Desenvolvimento de competências musicais no 2.º ciclo do ensino básico: práticas pedagógicas
Orientador de Isabel Maria Lopes Figueiredo
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal Universidade NOVA de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal |
2012 - 2015/06/02 | Autodisciplina na sala de aula: alunos mais envolvidos e professores mais confiantes?
Orientador de Celina Mendes Moura Lopes Arroz
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal Universidade NOVA de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal |
2014 - 2015/01/06 | O uso do software de edição áudio Audacity 2.0.5: Aprendizagens decorrentes da sua utilização
Coorientador de Carlos Vicente Roupeta Simões
|
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2014 - 2015/01/06 | O contributo da tam (teoria de aprendizagem musical) de Edwin Gordon nas aprendizagens de conteúdo rítmico para o 2o e 3o
ciclo de estudos
Coorientador de Sebastian Chirife
|
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2013 - 2014/12/16 | Ensino informal da música: A voz cantada como um recurso no desempenho instrumental
Coorientador de Ana Teresa Mateus
|
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2013 - 2014/12/16 | Reflexão sobre a aprendizagem rítmica
Coorientador de José António Gouveia Salsa dos Santos:
|
Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2012 - 2014/04/02 | Contribuições para a Formulação de uma Metodologia de Ensino e Avaliação Baseada na Análise Estatística de Textos em Português
Coorientador de Luís António Pissarra de Matos Agonia Pereira
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal Universidade NOVA de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal |
2011 - 2014/04/02 | Contribuições para a Formulação de uma Metodologia de Ensino e Avaliação Baseada na Análise Estatística de Textos em Português
Orientador de Luís António Pissarra de Matos Agonia Pereira
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal Universidade NOVA de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal |
2012 - 2013/09/23 | A relação entre o conceito de conflito e auto-eficácia como capacidade resolutiva de conflitos em contextos escolares colombianos
Orientador de Rennier Estefan Ligarretto Feo
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2012 - 2013/07/30 | "Mais vale acompanhado do que só": O trabalho a pares e a compreensão histórica no 6o ano de escolaridade
Orientador de Sónia Margarida Pereira Vieira
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2012 - 2013/07/29 | A tecnologia do século XXI no Museu da Música
Orientador de Victor Daniel Rasga Sabino Palma
|
Artes Musicais (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2012 - 2013/07/22 | Formação contínua de professores em TIC: Auto-eficácia e utilização
Orientador de Joana Frazão Lopes Vieira Vaz
|
Gestão de Sistemas de E-Learning (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2011 - 2013/07/08 | Formação Social e Emocional de Professores
Coorientador de Ana Isabel Martins Correia de Almeida
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal Universidade NOVA de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal |
2012 - 2013/05/30 | A felicidade organizacional dos docentes: Mais felizes na função que desempenham do que na organização onde trabalham
Coorientador de Patrícia Leonor Mendes Gramaxo
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2012 - 2013/01/21 | Comportamento interpessoal do professor: Um reflexo da sua auto-eficácia
Orientador de Ana Paula Mateus Fernandes
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2012 - 2013/01/08 | A utilização do computador, por alunos e professores do 1o ciclo, dentro e fora da sala de aula : Estudo de caso
Coorientador de Isabel Maria Pires Domingues
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2011 - 2013 | Formação Social e Emocional de Professores
Coorientador de Ana Isabel Martins Correia de Almeida
|
Doutoramento em Ciências da Educação (Educação e desenvolvimento) (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2011 - 2012/10/18 | Um salto no desconhecido: Motivações dos pais para a escolha de uma escola Waldorf para os seus filhos
Coorientador de Vanessa Bolina Albino
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2011 - 2012/07/24 | Vale a pena reflectir quando se aprende on-line? Auto- regulação em e-English
Orientador de Sandra Maria Fernandes Gago
|
Gestão de Sistemas de E-Learning (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2012 - 2012/07/09 | Percepção dos alunos do 3.o ciclo do ensino básico sobre a disciplina de Ciências Naturais
Coorientador de Raquel Maria Ribeiro Machado
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2011 - 2012/06/20 | A importância dos registos escritos na autorregulação das crianças do pré-escolar
Orientador de Ana Margarida Gaspar Paulino
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2011 - 2012/05/30 | A confiança e o sucesso no inglês: Promover a auto- eficácia para melhorar a aprendizagem
Orientador de Patrícia Alexandra Meias Pereira
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2012 - 2012/02/16 | Representação de amizade em jovens com deficiência mental
Orientador de Carlos Alberto Pinto de Almeida Inácio
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2012 - 2012 | Percepção dos alunos do 3.º ciclo do ensino básico sobre a disciplina de Ciências Naturais
Coorientador de Raquel Maria Ribeiro Machado
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2012 - 2012 | A importância dos registos escritos na autorregulação das crianças do pré-escolar
Orientador de Ana Margarida Gaspar Paulino
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2012 - 2012 | Reflexão sobre as práticas educativas de um educador de infância: um estudo autobiográfico
Orientador de Célia Ismênia Cuambe
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2012 - 2012 | CRENÇAS DE AUTO-EFICÁCIA, ENVOLVIMENTO DE ESTUDANTES NA ESCOLA E BEM-ESTAR PSICOLÓGICO – UM ESTUDO COM ALUNOS DO ENSINO SECUNDÁRIO
DE CABO VERDE
Orientador de Filomena Maria dos Santos da Cruz Estevão
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2012 - 2012 | Promoção da auto-eficácia no inglês do 1.º ciclo
Orientador de Ana Cristina de Sousa de Andrade Rodrigues
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2011 - 2012 | Vale a pena reflectir quando se aprende on-line? Auto-regulação em e-English
Orientador de Sandra Maria Fernandes Gago
|
Gestão de Sistemas de E-Learning (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2011 - 2012 | O envolvimento dos alunos e o Projecto 12-15
Orientador de Vânia Quelhas Lopes
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2011 - 2012 | A PROMOÇÃO DA AUTO-EFICÁCIA NA APRENDIZAGEM DA HISTÓRIA: ESTUDO NO 7º ANO DE ESCOLARIDADE
Orientador de Emília Ramos Vaz Batista
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2010 - 2011/07/15 | Concepções da linguagem escrita em crianças do Brasil e Portugal
Coorientador de Marcela Diniz Mendonça
|
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2011 - 2011 | A liderança pedagógica e auto-eficácia dos professores do ensino superior
Orientador de Mbaz Nauege
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2011 - 2011 | Auto-eficácia dos alunos no ensino básico e o fenómeno “bullying”
Orientador de Ana Maria Reis Alves
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2010 - 2011 | Auto-regulação emocional e ajustamento comportamental no 1.º ciclo do ensino básico
Orientador de Célia Vanda dos Santos Esteves
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2010 - 2011 | O efeito da hipoterapia e da atrelagem adaptada na auto-eficácia e nas funções psicomotoras de crianças com necessidades educativas
especiais
Orientador de Lígia Nascimento Seixas
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2009 - 2010/10/08 | Passinhos de dança: influência da dança educativa na auto-eficácia das crianças em idade pré-escolar
Orientador de Cátia Helena Esteves Knoblich Lopes
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2009 - 2010/09/23 | Sou capaz: a auto-eficácia em pré-escolar
Orientador de Luís Miguel Gaspar da Costa
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2009 - 2010/06/22 | Colaborar online para aprender estatística.
Orientador de Sofia Margarida Serra Dias da Cruz
|
Gestão de Sistemas de e-Learning (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2009 - 2010/06/07 | Auto-eficácia e insucesso escolar no ensino profissional
Orientador de Diogo de Sousa Martinho
|
Gestão de Sistemas de e-Learning (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2009 - 2010/04/16 | Desenho Instrucional de E-Learning para a Auto-eficácia
Orientador de Isabel Maria Marques de Almeida
|
Gestão de Sistemas de e-Learning (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2009 - 2010/04/13 | Oficinas de arte para a promoção da auto-eficácia na expressão plástica
Orientador de Cláudia Sofia Peres Duarte
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2009 - 2010/03/25 | Aprender com problemas: auto-eficácia na aprendizagem on-line
Orientador de Sara Alexandra da Silva Gingado Matos
|
Gestão de Sistemas de e-Learning (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2009 - 2010/03/19 | Auto-eficácia face às tecnologias de informação e comunicação
Orientador de Sílvia Fernanda Galvão Ramalho Dias
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2009 - 2010/03/08 | Promoção da auto-eficácia através da expressão visual
Orientador de Maria Teresa Fialho de Goes Geraldo Dias
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2009 - 2010/03/01 | Aspirações e auto-eficácia dos pais e a formação académica dos filhos
Orientador de Ana Luísa Reis Francisco Lemos Nunes
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2009 - 2010/01/28 | Educação Emocional - Aprendizagem para o Sucesso
Orientador de Arminda Manuela de Sousa e Castro de Abreu
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2008 - 2009/11/03 | Crenças de eficácia do professor e gestão da sala de aula
Orientador de Ana Maria Gato Ricardo Silvestre
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2008 - 2009/10/14 | Efeitos de um treino de auto-instrução na auto-eficácia para a escrita
Orientador de Afonso Machado Caldeira Nabeiro
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2008 - 2009/09/10 | O Mal-estar e a Autoconfiança dos Enfermeiros: Implicações para a Formação
Orientador de Maria da Conceição Fernandes Duarte
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2008 - 2009/07/16 | Motivação e mal-estar dos professores do 1.º ciclo do ensino básico
Orientador de Sérgio José da Silva Barreira
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2008 - 2009/05/01 | Contexto sócio-económico, competências sociais e auto-eficácia escolar nas escolas de 1º ciclo
Orientador de Sandra Marisa Monteiro Marques Caseiro
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2008 - 2009/04/20 | Liderança da Escola e a Autoconfiança dos Professores
Orientador de Marina José das Neves
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2008 - 2009/02/10 | Formar militares confiantes e competentes
Orientador de Mário Rui Pinto da Silva
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2008 - 2009/02/04 | Identidade e autoconfiança em filhos e netos de imigrantes
Orientador de Noemi Elizabete Paraíso Gomes da Silva
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2008 - 2009/01/08 | Comportamento agressivo entre pares e auto-eficácia em alunos do 2º e 3º ciclos do ensino básico
Orientador de Catarina da Silva Gomes
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2008 - 2009/01/05 | Auto-eficácia, mal-estar e comportamento interpessoal dos professores
Orientador de Ana Carla Cunha da Conceição
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2007 - 2008/04/07 | A autoconfiança do aluno nas aulas práticas de prótese dentária
Orientador de Maria Antónia Angélico Vila Franca
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2006 - 2007/12/13 | Os testes de iniciação musical do Conservatório Nacional e a aprendizagem de um instrumento musical
Coorientador de Ana Mafalda Seixas Romão Correia Pernão
|
Ciências Musicais: Área de Psicologia e Pedagogia Musical (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2006 - 2007/12/11 | A influência das audições na confiança (auto-eficácia) e na motivação dos alunos de instrumento no ensino vocacional de música
Orientador de Luís Miguel Oliveira Gomes
|
Ciências Musicais: Área de Psicologia e Pedagogia Musical (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2006 - 2007/12/10 | Auto-eficácia na Formação Musical no Ensino Especializado da Música
Orientador de Helena Maria Sarabando Neves
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2005 - 2006/11/27 | Validação de um instrumento de medida da auto-eficácia do professor
Orientador de Ana Margarida Cândido de Matos
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2005 - 2006/11/20 | A auto-eficácia na escrita
Orientador de Ana Cristina Cardoso André Grilo
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2005 - 2006/11/13 | Educação emocional
Orientador de Ana Isabel Martins Correia de Almeida
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2018 - 2018/07/11 | Jornadas dos 30 anos de formação de professores na NOVA FCSH (2018 - 2018/07/11)
Simpósio (Coorganizador)
|
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2012 - 2012 | XII Colóquio Psicologia e Educação
Congresso
|
XII Colóquio Psicologia e Educação
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2003 - 2003 | 1º Encontro sobre Acompanhamento Psicológico aos Alunos do Ensino Superior Militar
Encontro
|
1º Encontro sobre Acompanhamento Psicológico aos Alunos do Ensino Superior Militar
Academia da Força Aérea, Portugal
|
2003 - 2003 | I Conferência Internacional de Música, Comunicação e Linguagem
Conferência
|
I Conferência Internacional de Música, Comunicação e Linguagem |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2009 | Contexto sócio-económico, competências sociais e auto-eficácia escolar nas escolas de 1º ciclo | Sandra Marisa Monteiro Marques Caseiro (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2009 | Auto-eficácia, mal-estar e comportamento interpessoal dos professores | Ana Carla Cunha da Conceição (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2009 | Comportamento agressivo entre pares e auto-eficácia em alunos do 2º e 3º ciclos do ensino básico | Catarina da Silva Gomes (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2009 | Adolescência: a família na encruzilhada do sucesso escolar | Maria Alcina do Carmo Dias (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2009 | Auto-eficácia face às tecnologias de informação e comunicação | Sílvia Fernanda Galvão Ramalho Dias (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2009 | Identidade da creche: em busca de um significado para a dimensão educativa | Maria Cerveira e Serra Forjaz de Lacerda (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2009 | Formar militares confiantes e competentes | Mário Rui Pinto da Silva (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2009 | Identidade e autoconfiança em filhos e netos de imigrantes | Noemi Elizabete Paraíso Gomes da Silva (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2009 | Novas oportunidades: a escola na prisão | Maria dos Anjos Felgueiras de Carvalho Ferro (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2008 | Escolarização, Desigualdade e Produtividade numa análise de custo-benefício do investimento pedagógico em crianças institucionalizadas | Ana Rita Coelho de Oliveira Lucas Quintela (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2008 | Co-construíndo problemas e soluções num passo de mágica? O processo de mudança em sessões únicas de psicoterapia | Ana Patrícia Lopes Virgolino (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2008 | Projectos de futuro na adolescência: expectativas e realidade(s) | Maria Margarida da Costa Bruto da Costa (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2008 | A autoconfiança do aluno nas aulas práticas de prótese dentária | Maria Antónia Angélico Vila Franca (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2019 - Atual | ICBHE 2019 | Wroclaw University of Science & Technology, Poland |
2021/09/16 - 2021/09/18 | Perspectives in Psychology of Music and Music Education | Porto, Portugal |
2016/07/11 - 2016/07/13 | II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação -Instituto de Educação - Universidade de Lisboa | |
2015/06/25 - 2015/06/27 | 13º colóquio de Psicologia e Educação“Diversidade e Educação: Desafios Atuais”-ISPA-IU | |
2013/07/15 - 2013/07/17 | Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação | Instituto de Educação - Universidade de Lisboa |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2020 - Atual | Revista Portuguesa de Educação Musical (1646-6306) | |
2019 - 2019 | Psicologia em Revista (1982-1247) | |
2012/11/20 - 2013 | Faces de Eva | |
2012/09/04 - 2013 | Revista Portuguesa de Educação | |
2011/11/20 - 2012 | Análise Psicológica |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2016/02 - Atual | Prática Musical: Músicas do Mundo | Ciências Musicais (Licenciatura) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2010 - 2021 | Formação e supervisão de professores | Ciências da Educação | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2003/07 - 2014 | Métodos em Ciências da Educação | Ciências da Educação (Mestrado) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2008/09 - 2012/02 | Psicopedagogia I | Mestrado em Ensino de Dança (Mestrado) | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
2007/03 - 2012 | Gestão de Comunidades Virtuais de Aprendentes | Gestão de Sistemas de E-Learning (Mestrado) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2011/03 - 2011/07 | Metodologias de investigação I | (Outros) | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
2003/07 - 2007 | Psicologia das Actividades Cognitivas | Ciências da Educação (Mestrado) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2003/07 - 2007 | Psicologia e Comunicação Interpessoal | Ciências da Educação (Mestrado) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2006/01 - 2006/03 | Introdução à Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem I | Formação de Professores de Português (Licenciatura) | Universidade Nacional Timor-Leste, Timor - Leste |
2003/07 - 2004/01 | Métodos de Investigação em Psicologia e Pedagogia Musical | Psicologia e pedagogia musical (Mestrado) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
1991/10 - 1998/07 | Psicologia da Educação I | Ramo de Formação Educacional (Diploma de especialização) | Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
1991/10 - 1998/07 | Psicopedagogia | Ramo de Formação Educacional (Diploma de especialização) | Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
1991/10 - 1998/07 | Psicologia do Desenvolvimento | Ramo de Formação Educacional (Diploma de especialização) | Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
1996/10 - 1997/02 | Modelos de aprendizagem | Comunicação Educacional Multimédia (Mestrado) | Universidade Aberta, Portugal |
1993/10 - 1995/06 | Comunicação Interpessoal | DUECE em Formação Pessoal e Social (Diploma de especialização) | Universidade de Lisboa, Portugal |
1988/01 - 1992/10 | Comunicação Interpessoal | DUECE em Formação Pessoal e Social (Diploma de especialização) | Universidade de Lisboa, Portugal |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2022/05/31 - Atual | Sociedade Civil | Educação musical |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2011/01 - Atual | Ordem dos Psicólogos Portugueses |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2006/04 - 2009/07 | Membro de Conselho Científico
Membro
|
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |