Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- NUNO RAFAEL DE OLIVEIRA BASTOS
Nomes de citação
- BASTOS, NUNO
- Nuno R. O. Bastos
- N. R. O. Bastos
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 9511-2AB5-4F75
- ORCID iD
- 0000-0003-1533-1075
Domínios de atuação
- Ciências Exatas - Matemática
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2012/02/12
Concluído
|
Matemática (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
"Cálculo fraccional em escalas temporais" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2012/02/02 - Atual | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Portugal |
2002/09/02 - 2012/02/11 | Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Portugal |
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Portugal | ||
2002/05/15 - 2002/07/31 | Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal |
2001/10/22 - 2002/02/28 | Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal |
2001/02/20 - 2001/07/08 | Monitor (Docente Universitário) | Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal |
2000/10/18 - 2001/01/18 | Monitor (Docente Universitário) | Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal |
1999/11/25 - 2000/02/26 | Monitor (Docente Universitário) | Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2024/09 - 2027/01 | MAESTRO-AI - Math and Programming Education with Smart Teaching and Robust Outreach using AI at Universities
2024-1-PL01-KA220-HED-000244332
|
Erasmus |
2022/09/01 - 2023/10/31 | IPV Inova e Inclui. IPV I2
POCH-02-53I2-FSE-000014
Investigador
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações
UID/MAT/04106/2019
UID/MAT/04106/2013
Universidade de Aveiro Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2011/01/01 - 2013/12/31 | Projecto Estratégico - UI 4106 - 2011-2012
PEst-C/MAT/UI4106/2011
PEst-OE/MAT/UI4106/2014
Universidade de Aveiro Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em jornal |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Resumo em conferência |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/10/04 | CALCULUS: EXPLORING THE WORLD OF OPEN MIDDLE PROBLEMS AND GEOGEBRA | International Conference on Math Education and Technology 2023 (ICMET 2023)
(Aveiro, Portugal)
|
2023/07 | THE USE OF SELF-ASSESSMENT AND FLIPPED CLASSROOM IN AN UNDERGRADUATE MATHEMATICS COURSE FOR MANAGEMENT STUDENTS | EDULEARN23- 15th International Conference on Education and New Learning Technologies
(Palma de Maiorca, Espanha)
|
2023/07 | ACTIVE LEARNING IN A VOCATIONAL EDUCATION AND TRAINING PROGRAMME | EDULEARN23- 15th International Conference on Education and New Learning Technologies
(Palma de Maiorca, Espanha)
|
2022/08 | Exploring symmetry through portuguese tiles in historical monuments | Bridges Aalto 2022
(Helsínquia, Finlândia)
|
2022/07 | Interlacing Islamic Art with the Teaching of Symmetry in Portuguese Schools | Symmetry Art and Science: 12th Symmetry Congres
(Porto, Portugal)
|
2022/07 | Use of Desmos to engage students in Calculus | EDULEARN22- 14th International Conference on Education and New Learning Technologies
(Palma de Maiorca, Espanha)
|
2022/07 | Breakout rooms: a collaborative space that works | EDULEARN22- 14th International Conference on Education and New Learning Technologies
(Palma de Maiorca, Espanha)
|
2022/04 | Estratégias para envolver ativamente os estudantes no processo de aprendizagem | Encontro de Práticas de Promoção da Aprendizagem Ativa (e mais!) no Ensino Superior
(Viseu, Portugal)
|
2021/07 | In-service Math Teacher Training Workshops With Technology Integration: Some Examples | EDULEARN21- 13th International Conference on Education and New Learning Technologies
(Palma de Maiorca, Espanha)
|
2021/07 | Using Digital Tools To Enhance Active Methodologies In Higher Education | EDULEARN21- 13th International Conference on Education and New Learning Technologies
(Palma de Maiorca, Espanha)
|
2021/05 | Rosáceas e Simetrias | Ciclo de Atividades Online Museu da Matemática UFMG
(Brasil)
|
2020/12 | Critical Thinking on Mathematics in Higher Education: Two Experiences | TECH-EDU 2020 - 2nd International Conference on Technology and Innovation in Learning, Teaching and Education |
2019/12 | Numerical Study for Fractional Populations Growth Model of a Variable-Order Fractional Derivative | 8th Podlasie Conference on Mathematics (8PCM)
(Bialystok, Polónia)
|
2019/06 | Optimality conditions for variational problems containing a derivative with a non-singular kernel | VI Workshop on Computational Data Analysis and Numerical Methods (VI WC- DANM)
(Covilhã, Portugal)
|
2019/04 | Will mathematics surprise the most skeptical student? | IV Encontro de Investigação e Práticas em Educação (EIPE 2019)
(Coimbra, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022/09 - 2023/07 | Instagram no Ensino (Secundário) da Matemática A
Coorientador
|
Mestrado em Matemática para Professores (Mestrado) |
2021/10 - 2022/12/16 | Aprendizagens ativas em matemática com recurso ao GeoGebra: a função exponencial
Orientador
|
Mestrado em Matemática para Professores (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2021/10 - 2022/12/16 | Aprendizagens ativas nos domínios da estatística e das probabilidades com recurso a ferramentas digitais
Coorientador
|
Mestrado em Matemática para Professores (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2020/11 - 2021/12 | Era das Ferramentas Digitais na Sala de Aula de Matemática - Números Racionais
Orientador de Paulo Eurico Adrega Lourenço
|
Matemática para Professores (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2020/10 - 2021/07/12 | Aprendizagens Ativas no domínio das funções reais com recurso a ferramentas digitais
Coorientador de Maria Lucília Barros Dias
|
Matemática para Professores (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2020/10 - 2021/07/07 | Volumes de Sólidos Geométricos - Aprendizagens Ativas com Recurso a Ferramentas Digitais
Orientador de Daniel Joaquim Carvalho Machado
|
Matemática para Professores (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2019/09 - 2021/01/22 | Arte islâmica e o ensino da geometria: um casamento perfeito
Coorientador
|
Mestrado em Matemática para Professores (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/10/02 - Atual | International Conference on Math Education and Technology 2023 (ICMET 2023) (2023/10/02 - 2023/10/04)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2023/05/02 - Atual | 36º Encontro do Seminário Nacional de História da Matemática (2023/10/20 - 2023/10/21)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/07/13 | Raciocínio dedutivo no ensino da matemática no ensino secundário
Arguente principal
|
Maria do Rosário Fernandes Gomes de Almeida (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2022/12 | Aprendizagens ativas em matemática com recurso ao GeoGebra: a função exponencial
Orientador
|
Elsa Maria Godinho de Assunção (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2022/12 | Aprendizagens ativas nos domínios da estatística e das probabilidades com recurso a ferramentas digitais
Orientador
|
Isabel Cristina Barbosa Ferreira (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2022/11/18 | Aprendizagem ativa e gamificação
no ensino da Matemática
Arguente principal
|
Mercedes Maria Coutinho Soares Pinto (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2022/07 | Estratégicas dinâmicas de aprendizagem em Matemática no domínio da trigonometria
Arguente principal
|
Maria João Barroso (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2021/12 | Era das Ferramentas Digitais na Sala de Aula de Matemática - Números Racionais
Orientador
|
Paulo Eurico Adrega Lourenço (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2021/07/07 | Volumes de Sólidos Geométricos - Aprendizagens Ativas com Recurso a Ferramentas Digitais
Orientador
|
Daniel Joaquim Carvalho Machado (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2021/02/11 | Estudo da Geometria do Círculo em Cursos de Educação e Formação para Adultos
Arguente principal
|
Alberto Alexandre dos Reis Cunha Taveira (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2020/07/21 | Avaliação diagnóstica em Matemática. Um instrumento online sobre as conceções de
alunos de 5.o ano sobre o sinal de igual.
Arguente principal
|
António Manuel Mota Pereira Menino (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2019/10/30 | Uma abordagem ao Cálculo das Variações e Teoria de Controlo Ótimo
Arguente principal
|
Domingos Miguel Ilombo (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2019/06/26 | Condições necessárias e suficientes de otimalidade para funcionais dependendo de derivadas fracionárias de ordem variável
Arguente principal
|
Manuel Augusto Tomás Gomes (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2019/05 | Magia ou Matemática ? Truques e aprendizagens no 3º ciclo do ensino básico
Arguente principal
|
Ana Sofia Silva Mesquita Matos (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2016/12/22 | Circo Matemático
Arguente principal
|
Luísa Maria Milheiro Lima Costa Marques (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2015/12/18 | MAGIA MATEMÁTICA COM NÚMEROS
Arguente principal
|
ILDA MARIA DA SILVA BASTOS (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2015/07/06 | MAGIA MATEMÁTICA COM CARTAS
Arguente principal
|
MARIA MANUELA CORREIA RODRIGUES (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2023/10/02 - 2023/10/04 | International Conference on Math Education and Technology 2023 (ICMET 2023) | Aveiro |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2022/09 - Atual | Axioms (Guest Editor for a Special Issue: Mathematical Methods in the Applied Sciences) (2075-1680) | MDPI |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/10/02 - Atual | Scientific Commitee of International Conference on Math Education and Technology 2023 (ICMET 2023)
Membro
|
Revisão ad hoc de artigos em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2023/03 - Atual | Bulletin of the Iranian Mathematical Society | |
2023/03 - Atual | Contemporary Mathematics | |
2022/11 - Atual | Chaos, Solitons & Fractals | |
2022/07 - Atual | Journal of Sensor and Actuator Networks | |
2022/05 - Atual | Sensors | |
2022/03 - Atual | Boletim da Sociedade Paranaense de Matemática | |
2021/12 - Atual | Fractal and Fractional | |
2021/11 - Atual | Symmetry | |
2021/10 - Atual | Mathematics | |
2021/05 - Atual | Mathematical Biosciences and Engineering | |
2021/01 - Atual | Journal of Mathematical Modeling | |
2020/09 - Atual | Results in Physics | |
2019/04 - Atual | Communications Faculty of Sciences University of Ankara Series A1 Mathematics and Statistics | |
2018/07 - Atual | Axioms | |
2017/12 - Atual | The European Physical Journal B | |
2017/10 - Atual | Applied Mathematics and Computation | |
2017/08 - Atual | Journal of Applied Mathematics and Computing | |
2017/07 - Atual | Journal of Computational and Applied Mathematics | |
2017/04 - Atual | International Journal of Computer Mathematics | |
2017/04 - Atual | Journal of Computer Mathematics | |
2016/10 - Atual | International Journal of Dynamical Systems and Differential Equations | |
2016/10 - Atual | Journal of Taibah University for Science | |
2016/08 - Atual | International Journal of Difference Equations | |
2016/06 - Atual | Arabian Journal of Mathematics | |
2016/03 - Atual | Fractional Differential Calculus | |
2016/02 - Atual | Mathematical Methods in the Applied Sciences | |
2015/12 - Atual | Journal of Dynamical and Control Systems | |
2015/11 - Atual | Journal of Mathematical Analysis | |
2014/12 - Atual | Discrete Dynamics in Nature and Society | |
2014/08 - Atual | Advances in Difference Equations | |
2014/02 - Atual | Journal of Mathematics and Mathematical Sciences | |
2014/01 - Atual | Signal Processing | |
2011/11 - Atual | Optimization |
Distinções
Outra distinção
2015 | Best Paper Award for the Signal Processing Journal |