???global.info.a_carregar???
Maria João Freitas is a linguist and a researcher at the Centro de Linguística da Universidade de Lisboa. She is currently Associate Professor (with the academic title of Aggregate (Agregação)) at the Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras (FLUL). She holds an MA in Portuguese Phonetics and Phonology (1990), focusing on speech temporal structure, a PhD in Phonological Acquisition (1998), focusing on the acquisition of syllable structure by Portuguese children, and an Aggregation in Portuguese Linguistics (2013). She is (co-)author of book chapters and articles in Portuguese and international journals, and has organized books for scientific dissemination in the fields of language acquisition and phonology. In collaboration with colleagues from different universities and with former MA and PhD students, she is developing research on the following topics: (i) the nature of child phonological representations; (ii) the role of the phonological constituency in describing typical and atypical development, thus building bridges with the field of Clinical Linguistics; (iii) the relationship between phonological knowledge and the development of metalinguistic skills, thus building bridges with the field of Educational Linguistics. She has been responsible for and a member of several research projects. In recent years she has collaborated with two international projects: the PhonBank Project (Memorial University of Newfoundland, Canada; Carnegie Mellon, USA); the Crosslinguistic Child Phonology Project (University of British Columbia, Canada). Her teaching experience includes courses and seminars in the fields of phonology, language acquisition and speech comprehension and production. She has (co)supervised several post-doctoral, doctoral and master projects in her research fields. She is Director of the PhD programme in Linguistics since 2013 and member of the Scientific Conseil at FLUL. Her research interests include phonology, language acquisition, clinical linguistics, and educational linguistics.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria João dos Reis de Freitas
Data de nascimento
1964/09/23
Género
Feminino

Nomes de citação

  • Freitas, Maria João
  • Maria João Freitas
  • Freitas, M. J.
  • Freitas, M.

Identificadores de autor

Ciência ID
951C-6201-1302

Endereços de correio eletrónico

  • joaofreitas@letras.ulisboa.pt (Profissional)

Telefones

Telefone
  • 217920000 (Profissional)

Moradas

  • Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras. Alameda da Universidade , 1600-214, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Linguística

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2013/07/07
Concluído
Academic title of aggregate in Portuguese Linguistics (Título de Agregado)
Universidade de Lisboa, Portugal
Aprovado por Unanimidade
1998/04/27
Concluído
PhD in Linguistics (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
"Aquisição da Estrutura Silábica em Português Europeu" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado com Distinção e Louvor
1990
Concluído
MA in Linguistics (Phonetics and Phonology) (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
"Estratégias de Organização Temporal do Discurso em Português Europeu" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom por Unanimidade
1986
Concluído
Línguas e Literaturas Modernas (Estudos Portugueses e Franceses) (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
16/20
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2006 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
1998 - 2006 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
1990 - 1998 Assistente (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
1988 - 1990 Assistente Estagiário (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024 - Atual Member of the Scientific Council Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2020 - Atual Auditor (Linguistics) at CAPLE Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2017 - Atual Member of the Advisory Board do Heritage Language 2 Consortium Lancaster University, Reino Unido
2017 - Atual Member of the Honour Committee of PNL – Plano Nacional de Leitura Governo da República Portuguesa, Portugal
2017 - Atual Member of Júri Permanente de Equivalências de Habilitações/Graus – Ciências da Linguagem Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2016 - Atual Member of the Mind-Brain College Universidade de Lisboa, Portugal
2013 - Atual Director of the Doctoral Program in Linguistics Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2008 - Atual Member of the Scientific Committee of Centro de Linguística Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
1998 - Atual Member of the Scientific Committee, Departamento de Linguística Geral e Românica Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2020 - 2022 Member of the Board of Associação Portuguesa de Linguística Associação Portuguesa de Linguística, Portugal
2018 - 2021 Member of the Scientific Committee of Instituto de Língua e Cultura Portuguesa Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2020 - 2020 Member of the Scientific Council Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2006 - 2017 Member of the Scientific Committee of Plano Nacional de Leitura Governo da República Portuguesa, Portugal
2009 - 2014 Member of the Exam Committee “Maiores de 23” Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2009 - 2012 Member of the Board of Estudos Portugueses e Lusófonos Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2010 - 2011 Member of the Scientific Council Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2008 - 2011 Member of the Board of Centro de Linguística Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2006 - 2010 Member of the Board of Plano Nacional de Ensino do Português Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
2004 - 2005 Vice-President of the Board of Departamento de Linguística Geral e Românica Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2002 - 2004 Member of the Board of Mestrado em Linguística Portuguesa – Linguística Educacional Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2002 - 2004 Member of the Board of Associação Portuguesa de Linguística Associação Portuguesa de Linguística, Portugal
2000 - 2002 Director of the Pedagogical Committee at Departamento de Linguística Geral e Românica Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2000 - 2002 Member of the Pedagogical Council of Faculdade de Letras Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2000 - 2002 Member of the Board of Modern Languages and Literatures / Classical Languages and Literatures Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
1994 - 1998 Member of the Board of Associação Portuguesa de Linguística Associação Portuguesa de Linguística, Portugal
1990 - 1992 Member of the Board of Associação Portuguesa de Linguística Associação Portuguesa de Linguística, Portugal
1989 - 1992 Member of the Pedagogical Committee at Departamento de Linguística Geral e Românica Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
1989 - 1992 Member of the Pedagogical Council of Faculdade de Letras Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
1988 - 1990 Member of the Board of Associação Portuguesa de Linguística Associação Portuguesa de Linguística, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2012 - Atual Cross-Linguistic Child Phonology Project
Investigador
The University of British Columbia School of Audiology & Speech Sciences, Canadá
Em curso
2005 - Atual PhonBank - A Shared Database for the Study of Phonological Development
Investigador
Carnegie Mellon University, Estados Unidos

Memorial University of Newfoundland, Canadá
Em curso
2018 - 2022 RED - Recursos Educativos Digitais
Investigador
Universidade de Lisboa, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade NOVA de Lisboa, Portugal

Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Concluído
2017 - 2018 RECAP - Resources for Portuguese Learning
Investigador
Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
Concluído
2014 - 2015 LeCIEPLE – Learner Corpus: da Investigação ao Ensino do Português Língua Estrangeira/Língua Segunda
Investigador
Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
Concluído
2014 - 2014 CLIC: Cognição e Linguagem em crianças portuguesas com implante coclear
Investigador
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
Concluído
2007/12/01 - 2011/06 Silent Constituents in the Grammar of Portuguese
Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2008 - 2010 Aquisição do Português Europeu: Resultados e Recursos Linguísticos
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
Concluído
2006 - 2010 Programa Nacional de Ensino do Português
Investigador
Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
2007 - 2008 Frequency Patterns of Phonological Objects in Portuguese - Research and Applications
Investigador
Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
Concluído
2006 - 2007 SILC - Silent Constituents in the Grammar of Portuguese
Investigador
Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
Concluído
2004 - 2007 Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário
Investigador
Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
2002 - 2005 Fonologia e Aquisição da Linguagem - Um Estudo Comparativo entre o Português Brasileiro e o Português Europeu
523364/95-4
Investigador
Universidade Católica de Pelotas, Brasil
Concluído
2001 - 2004 Understanding Phonology - The Phonological constituents in European Portuguese
POCTI/33277/2000
Investigador
Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
Concluído
2001 - 2004 REDIP (Rede de Difusão Internacional do Português: Rádio, Televisão e Imprensa
Investigador
Instituto de Linguística Teórica e Computacional, Portugal

Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
1987 - 1989 EUROTRA - European Project on Automatic Translation
000001
Investigador
Instituto de Linguística Teórica e Computacional, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Ramalho, A.M. ; Freitas, Maria João; Rose, Y.. "PhonBank and Data Sharing: Recent Developments in European Portuguese". Trabalho apresentado em Proceedings of the 12th Edition of Language Resources and Evaluation Conference – LREC 2020, Marseille, 2020.
  2. Santos, A. L.; Freitas, Maria João; A. Cardoso. "CEPLEXicon - A Lexicon of Child European Portuguese". Trabalho apresentado em Proceedings of the Tenth International Conference on Language Resources and Evaluation - LREC 2016, 2016.
  3. Alves, Dina; Freitas, Maria João. "Sobre o papel das propriedades internas dos sons da fala à entrada na escola: leitura, escrita e consciência fonológica". Trabalho apresentado em Atas do 10º Encontro Nacional, 8º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração, Braga, 2014.
  4. Almeida, Letícia; Yvan Rose ; Freitas, Maria João. "Prosodic influence in bilingual phonological development: evidence from a Portuguese-French language learner". Trabalho apresentado em Proceedings of the 36th Boston University Conference on Language Development, Sommerville, 2012.
  5. Castelo, A.; Freitas, Maria João. "Explicitação do conhecimento fonológico em Língua Materna". Trabalho apresentado em In Actas do 8.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português¿- Gramática, para que te quero?! O Ensino da Gramática: Sentido(s) e Possibilidades, Lisboa, 2009.
  6. Freitas, Maria João. "The vowel [@] in the acquisition of European Portuguese". Trabalho apresentado em Proceedings of GALA 2003, Utrecht, 2004.
  7. Vigário, Marina; Freitas, Maria João; Frota, Sónia. "From signal to grammar: rhythm and the acquisition of syllable structure". Trabalho apresentado em Proceedings of the 27th Annual Boston University Conference on Language Development, Sommerville, 2003.
  8. Duarte, Inês; Freitas, Maria João; Anabela Gonçalves; M. João Horta. "O IRC como uma nova situação de uso da língua: implicações educativas". Trabalho apresentado em Actas da III Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação – 5º Simpósio Internacional em Informática Educativa, Braga, 2003.
  9. Freitas, Maria João. "O ponto de articulação das laterais em Ataque simples na aquisição do Português Europeu". Trabalho apresentado em In Actas do II Congresso Internacional da ABRALIN, Forteleza, 2003.
  10. Costa, Teresa; Freitas, Maria João. "Obstruções na aquisição. A propósito da natureza dos estádios iniciais de desenvolvimento segmental". Trabalho apresentado em Actas do XVIII Encontro Nacional da APL, Lisboa, 2003.
  11. Freitas, Maria João. "Syllabic constituency and segmental emergence: Evidence from the acquisition of European Portuguese". Trabalho apresentado em Research on Child Language Acquisition. Proceedings of the 8th Conference of the International Association for the Study of Child Language, Sommerville, 2001.
  12. Costa, João; Freitas, Maria João. "Morphological and/or phonological place holders?". Trabalho apresentado em The Sciences of Complexity. Workshop on Rhythmic Patterns, Parameter Setting & Language Change: Why and How., 2001.
  13. Freitas, Maria João. "Os ping[w]ins são diferentes dos c[w]elhos? Questões sobre oclusivas velares, semivogais e arredondamentos na aquisição do Português Europeu". Trabalho apresentado em Actas do XVIII Encontro Nacional da APL, Lisboa, 2001.
  14. Freitas, Maria João. "O grupo consonântico 's+C' em início de palavra na aquisição do Português Europeu". Trabalho apresentado em Actas do XVIII Encontro Nacional da APL, Braga, 2000.
  15. Freitas, Maria João; Isabel Faria. "Order of acquisition for syllable structure: evidence from Portuguese children". Trabalho apresentado em Proceedings of the 5th International Congress of the International Society of Applied Psycholinguistics, Porto, 1999.
  16. Costa, João; Freitas, Maria João. "V e CV como estruturas não marcadas: evidência da aquisição do Português Europeu". Trabalho apresentado em Actas do XIV Encontro Nacional da APL, Braga, 1999.
  17. Freitas, Maria João. "Estatutos das consoantes que fecham sílabas no português europeu: evidência dos dados da aquisição". Trabalho apresentado em Actas do XIV Encontro Nacional da APL, Braga, 1999.
  18. Fikkert, Paula ; Freitas, Maria João. "Acquisition of syllable structure constraints: evidence from Dutch and Portuguese". Trabalho apresentado em Proceedings of the GALA'97 Conference on Language Acquisition, Edinburgh, 1998.
  19. Matos, Gabriela; Matilde Miguel ; Freitas, Maria João; Isabel Faria. "Functional categories in early acquisition of European Portuguese". Trabalho apresentado em Proceedings of the GALA'97 Conference on Language Acquisition, Edinburgh, 1998.
  20. Freitas, Maria João; Matilde Miguel. "Prosodic and syntactic interaction: the acquisition of NP functional projections in European Portuguese". Trabalho apresentado em ConSOLE6 - Proceedings, Leiden, 1998.
  21. Freitas, Maria João. "Os segmentos que estão nas sílabas que as crianças produzem: localidade silábica e hierarquia de aquisição". Trabalho apresentado em Actas do XIII Encontro Nacional da APL, Lisboa, 1998.
  22. Freitas, Maria João. "Onsets in early words". Trabalho apresentado em Proceedings of the UBC International Conference on Phonological Acquisition, Sommerville, 1996.
  23. Freitas, Maria João. "Uma questão de Ataque silábico nas primeiras palavras". Trabalho apresentado em Actas do XI Encontro Nacional da APL, Lisboa, 1996.
  24. Gonçalves, Anabela; Freitas, Maria João. "Estatuto de A em construções aspectuais do Português. Evidências da Aquisição na interacção Fonologia/Sintaxe". Trabalho apresentado em Actas do XI Encontro da APL, volume III, Lisboa, 1996.
  25. Costa, Armanda; Isabel Faria ; Freitas, Maria João; Luísa Figueira ; Helena Nicolau. "Processing problematic syntactic contexts while reading aloud". Trabalho apresentado em Proceedings of IVth ISAPL Congress., Cesena, 1995.
  26. Faria, Isabel; Armanda Costa; Inês Duarte; Freitas, Maria João. "Se o paradigma da ciência cognitiva se tornasse dominante no âmbito da educação, que mudanças poderíamos esperar ao nível do ensino da Língua Materna?". Trabalho apresentado em .) Actas do Congresso Internacional sobre o Português, Lisboa, 1995.
  27. Faria, Isabel; Armanda Costa; Freitas, Maria João; Luísa Figueira. "Processamento da informação na leitura oral em situação de stress: construção do desenho experimental e análise dos resultados". Trabalho apresentado em In Actas do IX Encontro Nacional da APL, Lisboa, 1994.
  28. Delgado-Martins, Raquel ; Freitas, Maria João. "Estruturação temporal da fala: análise acústica e reconhecimento perceptivo". Trabalho apresentado em In Actas do Encontro de Processamento da Língua Portuguesa Escrita e Falada, Lisboa, 1993.
  29. Delgado-Martins, Raquel ; Freitas, Maria João. "Contributo para a identificação de elementos estruturadores da entoação na leitura". Trabalho apresentado em In Actas do VII Encontro Nacional da APL, Lisboa, 1992.
  30. Delgado-Martins, Raquel ; Freitas, Maria João. "Temporal structure of speech: reading news on TV". Trabalho apresentado em In Proceedings of the ESCA Workshop on Phonetics and Phonology of Speaking Styles: Reduction and Elaboration in Speech, Barcelona, 1991.
  31. Pereira, Isabel; Freitas, Maria João. "Valores do silêncio: contributo para um estudo da pausa na delimitação do grupo entoacional em Português". Trabalho apresentado em In Actas do V Encontro Nacional da APL, Lisboa, 1990.
  32. Freitas, Maria João. "Elementos para um estudo do tempo real no discurso". Trabalho apresentado em In Actas do III Encontro Nacional da APL, Lisboa, 1988.
Artigo em revista
  1. Zhou, C.; Freitas, Maria João. "Modelling the developmental path in the acquisition of /l/-final irregular plurals by Portuguese children.". Language Acquisition. (2024):
    No prelo
  2. Almeida, Letícia; Christophe dos Santos; Freitas, Maria João. "Nova versão do teste de repetição de pseudopalavras LITMUS-QU-NWR-EP". Revista da Associação Portuguesa de Linguística nº8 (2023): 87-104. https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln10an.
    Publicado
  3. Freitas, Maria João; Ana Margarida Ramalho ; Almeida, Letícia. "Avaliação clínica à luz da fonologia não linear". Revista Portuguesa de Terapia da Fala volume 14 ANO-XI (2023): 8-13. https://www.aptf-rptf.com/.
  4. Ramalho, Ana Margarida; Barbara May Bernhardt ; Freitas, Maria João. "Protracted phonological development of a Portuguese six-year-old from the perspective of nonlinear phonology, Clinical Linguistics & Phonetics". 36: 8 (2022): 708-720.
    10.1080/02699206.2022.2050426
  5. Freitas, Maria João; Ramalho, Ana Margarida; Jéssica Gomes. "Um ['wapiS] / uma [bisi'kwEt6] e uma [f@'lor] de [p6sti'sin6]: dados sobre a aquisição da lateral alveolar por crianças portuguesas com desenvolvimento típico". Revista Letrônica, Revista Digital do Programa de Pós-Graduação em Letras da PUCRS 29 (1) (2022): 1-19. http://dx.doi.org/10.15448/1984.
  6. Costa, T.; Rodrigues, C.; João Freitas, M.. "Consoantes (não) soantes em final de palavra: dados da escrita de crianças portuguesas". Revista Linguagem & Ensino 24 (4) (2022): 843-867. https://doi.org/10.15210/rle.v24i4.21206.
  7. Santos, R.; Freitas, Maria João. "Sobre a aquisição de vogais átonas em portugês europeu: dados preliminares com base num estudo de caso". Revista Linguagem & Ensino 24 (4) (2022): 667-685. https://doi.org/10.15210/rle.v24i4.21274.
  8. Joana Reis; Catarina Oliveira ; Freitas, Maria João. "Dificuldades na produção da lateral alveolar do português europeu: a perceção dos Terapeutas da Fala". Revista Portuguesa de Terapia da Fala volume 14 ANO X (2022): 10-19. https://www.aptf-rptf.com/.
    Publicado
  9. Ana Margarida Ramalho ; Freitas, Maria João. "PSF e PDL com comprometimento fonológico: contributos da fonologia não-linear para a identificação de potenciais marcadores clínicos". Revista Portuguesa de Terapia da Fala volume 14 ANO X (2022): 20-27. https://www.aptf-rptf.com/.
    Publicado
  10. Duan, H.; Castelo, A.; Freitas, M. J.. "Aquisição das vogais orais tónicas por aprendentes chineses com proficiência intermédia-alta no português europeu como língua segunda". Diacrítica 36 (2) (2022): 76-99. https://doi.org/10.21814/diacritica.4805.
    Publicado
  11. Catarino, Inês; Almeida, Letícia; Santos, Christophe dos; Freitas, Maria João. "Sobre o impacto da constituência silábica na repetição de pseudopalavras: dados preliminares do desenvolvimento típico para a validação do LITMUS-QU-NWR-EP". Revista da Associação Portuguesa de Linguística nº8 (2021): 87-104. https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln8ano2021a7.
    Publicado
  12. Reis, Tânia; Cristiane Lazzarotto-Volcão ; Freitas, Maria João. "Na rota dos róticos: Implicações do rótico dorsal no sistema fonológico de crianças portuguesas com perturbação fonológica". In Veredas. Revista de Estudos Linguísticos 24, 1, (2020): 9-35. file:///C:/Users/HP/Downloads/30629-Texto%20do%20artigo-127977-2-10-20200911%20(1).pdf.
  13. Pereira, Rodrigo; Ana Margarida Ramalho; Freitas, Maria João. "O Rato Roeu a Rolha: sobre a aquisição do rótico dorsal por crianças portuguesas com perfis típico e atípico". Linguística: Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto volume 15 (2020): 135-164. http://ojs.letras.up.pt/index.php/EL/article/view/9478.
    Publicado
  14. Lynce, Sofia; Moita, Mara; Freitas, Maria João; Emília Santos; Ana Mineiro. "Phonological development in Portuguese deaf children with cochlear implants: preliminary study". Logopedia, Foniatría y Audiología 39 (2019): 115-128. https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0214460319300300.
  15. Ramalho, Ana Margarida; Freitas, Maria João. "Ainda o ponto de articulação das sibilantes na alteração fonológica primária: dados de crianças portuguesas". Revista Fórum Linguístico 16, número 2, (2019): 3790-3808. https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/article/view/1984-8412.2019v16n2p3790.
  16. Afonso, Catarina; Freitas, Maria João. "Consciência dos constituintes fonológicos: ordem de estabilização em crianças portuguesas". Linguística: Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto volume 14 (2019): 9-34. https://ojs.letras.up.pt/index.php/EL/issue/archive.
    Publicado
  17. Castelo, A.; Freitas, Maria João. "Produção de vogais orais tónicas do PLE por falantes nativos de chinês mandarim". Orientes do Português 1 (2019): 47-58.
    Publicado • E-ISSN 2707-3130
  18. Zhou, C.; Freitas, Maria João; A. Castelo. "A aquisição das consoantes laterais do português europeu por falantes chineses". Revista da Associação Portuguesa de Linguística nº4 (2018): 295-313. https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln4ano2018a46.
    Publicado
  19. Ramalho, A. M; Lazzarotto-Volcão, C.; Freitas, Maria João. "Contributo para a identificação de marcadores clínicos em contexto de perturbação fonológica: dados do português europeu". Matraga - Estudos Linguísticos e Literários 24 (41) (2017): 497-523. http://dx.doi.org/10.12957/matraga.2017.28714.
  20. Afonso, C. ; Freitas, Maria João. "Um polvo é igual a um pato? Sobre o impacto das variáveis fonológicas na avaliação do conhecimento metalinguístico". Revista da Associação Portuguesa de Linguística nº3 (2017): 1-20. https://doi.org/ 10.26334/2183-9077/rapln3ano2017a3.
  21. Afonso, C. ; Freitas, Maria João. "Os *caracoles são *azules? Dados espontâneos e experimentais sobre a aquisição dos plurais das palavras com lateral final". Linguística - Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto volume 12 (2017): 73-97. https://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/15935.pdf.
  22. Santos, A. L.; Freitas, M. J.; A. Cardoso. "CEPLEXicon: um léxico de aquisição para o Português Europeu". Revista da Associação Portuguesa de Linguística nº1 (2016): 505-511. http://aleph.letras.up.pt/index.php/APL/article/view/1898.
    Publicado
  23. Ramalho, A.M. ; L. Almeida; Freitas, Maria João. "Adaptação ao Português Europeu de um instrumento interlinguístico de avaliação fonológica: CLCP-PE". Revista da Associação Portuguesa de Linguística nº1 (2016): 463-472. http://aleph.letras.up.pt/index.php/APL/article/viewFile/1892/1744.
  24. Mendes, A.; S. Antunes; Alexandre, N.; A. Castelo ; I. Duarte; Freitas, Maria João; A. Gonçalves; J. Pinto. "Apresentação do “Corpus de Português Língua Estrangeira/Língua Segunda – COPLE2". Revista da Associação Portuguesa de Linguística nº1 (2016): 77-88. http://aleph.letras.up.pt/index.php/APL/article/view/1586/1409.
  25. Almeida, L.; Y. Rose ; Freitas, Maria João. "Acquisition des attaques branchantes par des enfants bilingues simultanés portugais-français". LIDIL – Revue de Linguistique et de Didactique des Langues 14 (2015): 407-436.
  26. Freitas, Maria João; C. Afonso; A. Castelo. "Quantas sílabas tem “cháv(e)na”? Sobre o impacto dos apagamentos vocálicos na segmentação silábica de crianças no ensino pré-escolar". In Linguística - Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto vol. 10 (2015): 31-58. https://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/14017.pdf.
    Publicado
  27. Afonso, Catarina; Anabela Gonçalves; Freitas, Maria João. "A princesa ficou *adormir ou a dormir? Dados sobre a consciência da unidade palavra em Português europeu". In Linguística - Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto vol. 9 (2014): 35-58. https://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/13100.pdf.
    Publicado
  28. Santos, Rita; Freitas, Maria João; João Veloso. "Grupos consonânticos na escola: desenvolvimento fonológico e conhecimento ortográfico". in Revista Diacrítica – Ciências da Linguagem vol. 28 (1) nº1 (2014): 407-436. https://cehum.elach.uminho.pt/cehum/static/publications/diacritica_28-1.pdf.
  29. Nogueira, P. ; Freitas, Maria João. "Desenvolvimento fonológico em crianças dos 3 anos e 6 meses aos 4 anos e 6 meses de idade nascidas com muito baixo peso". ALFA – Revista de Linguística Volume 58 n.3 (2014): 677-702. http://hdl.handle.net/10451/33829.
    Publicado
  30. Freitas, Maria João; Almeida, Letícia; Teresa Costa. "O papel da alofonia na construção de representações lexicais em contextos monolingue e bilingue". Veredas - Revista de Estudos Linguísticos, número especial (2012-2) sobre Aquisição da Linguagem 16 (2012): 85-108.
  31. Freitas, Maria João; Anabela Gonçalves; Fernanda Gonçalves. "Aspectos fonológicos e morfossintácticos da aquisição dos ditongos nasais em Português europeu.". Diacrítica volume 24 (1) (2010): 249-266. https://cehum.elach.uminho.pt/cehum/static/publications/diacritica24-1.pdf.
    Publicado
  32. Afonso, Catarina; Freitas, Maria João; Dina Alves. "Complexidade prosódica e segmentação de palavras em crianças dos 4 aos 6 anos de idade". Cadernos de Saúde volume 2 (2) (2009): 31-41. https://revistas.ucp.pt/index.php/cadernosdesaude/article/view/2792.
    Publicado
  33. Oliveira, Fátima,; Inês Duarte; Freitas, Maria João; Anabela Gonçalves; Matilde Miguel ; Celeste Rodrigues. "Derivações sintácticas e interpretação semântica". Letras de Hoje 143 (2006): 143-159.
  34. Fikkert, P.; Freitas, Maria João. "Allophony and allomorphy cue phonological acquisition: evidence from the acquisition of the European Portuguese vowel system". Catalan Journal of Linguistics 5 (2006): 83-08.
  35. Vigario, Marina; Freitas, Maria João; Frota, Sónia. "Grammar and frequency effects in the acquisition of prosodic words in European Portuguese". Language and Speech volume 49 (2) (2006): 175-204.
  36. Freitas, Maria João. "The acquisition of Onset clusters in European Portuguese". Probus. International Journal of Latin and Romance Linguistics volume 15 (1) (2003): 27-46.
  37. Freitas, Maria João; Celeste Rodrigues. "On the nature of sC-clusters in European Portuguese". Journal of Portuguese Linguistics volume 2 (2) (2003): 55-86.
  38. Freitas, Maria João. "Sons de ataque: segmentos complexos, grupos segmentais e representações fonológicas na aquisição do Português Europeu". Letras de Hoje volume 36 (3) (2001): 67-84.
  39. Freitas, Maria João. "Sílaba e desenvolvimento fonológico: questões preliminares". In Revista Internacional de Língua Portuguesa volume 10 (1993): 97-108.
Capítulo de livro
  1. Matzenauer, Carmen ; Freitas, Maria João. "A aquisição de assimetria na gramática fonológica do Português: o exemplo da líquida lateral". 63-69. New York: Routledge, Yaylor & Francis, 2024.
  2. Freitas, Maria João; Lousada, M.; Ramalho, A.M.. "Portuguese (European) speech development". In The Oxford handbook of speech development in languages of the world, editado por S. McLeod. Oxford University Press., 2024.
    No prelo
  3. Ramalho, M.; Freitas, Maria João; S. Rodrigues. "Para além do segmento: Recolha de dados e avaliação à luz da fonologia não linear". In Linguística clínica: Modelos, avaliação e intervenção. Textbooks in Language Sciences 11, editado por In Freitas, Maria João, Lousada, Marisa & Alves, Dina Caetano (eds.), 129-157. Berlin: Language Science Press, 2022.
  4. Rose, Y.; Almeida, L.; Freitas, Maria João. "Acquisition of L1 Phonology in the Romance Languages. Oxford Research Encyclopedia of Linguistics". 1-26. Oxford University Press, 2022.
  5. Zhou, C.; Freitas, Maria João; A. Castelo. "On the acquisition of European Portuguese liquid consonants by L1-Mandarin learners.". In Multilingualism and third language acquisition: Learning and teaching trends, 25-45. Berlin: Language Science Press, 2021.
  6. Bernhardt, B.M; Stemberger, J.; Bérubé, D.; Ciocca, V.; Freitas, Maria João; Ignaova, D.; Kogošek, D.; et al. "Identification of protracted phonological development across languages - The Whole Word Match and basic mismatch measures". In An anthology of bilingual child phonology. In book series 'Second Language Acquisition, editado por In Babatsouli, E. & Ball, M. J., 274-308. Bristol, UK: Multilingual Matters, 2020.
  7. Zhou, Chao; Freitas, Maria João; Castelo, Adelina. "A aquisição das consoantes líquidas do português europeu em coda por falantes chineses. De Oriente a Ocidente: estudos da Associação Internacional de Lusitanistas: Volume V — Estudos da AIL sobre Ciências da Linguagem (Língua, Linguística, Didática).". 87-118. 2019.
  8. Freitas, Maria João; Ramalho, A. M. "Sobre a aquisição do ponto de articulação das sibilantes na perturbação fonológica: um estudo de caso". In Estudos em Fonética e Fonologia Coletânea em Homenagem a Carmen Matzenauer, editado por Lazzarotto Volcão, C. & Freitas, M. J., 237-262. Curitiba: CRV, 2018.
  9. Freitas, Maria João. "Aquisição da fonologia em língua materna: A sílaba". In A aquisição de língua materna e não materna. Questões gerais e dados do Português, editado por Freitas, M. J. & A. L. Santos, 71-94. Berlin: Language Science Press, 2017.
  10. Lousada, M.; D. Alves; Freitas, Maria João. "Avaliação linguística em contextos de desenvolvimento típico e atípico: aspetos fonéticos e fonológicos.". In Aquisição de Língua Materna e não Materna. Questões Gerais e Dados do Português., editado por Freitas, M. J. & A. L. Santos, 359-380. Berlin: Textbooks in Language Sciences. Language Science Press, 2017.
  11. Castelo, Adelina; Rita Nazaré Santos ; Freitas, Maria João. "O uso de vogais ortográficas por aprendentes de português como língua estrangeira: unidade na diversidade". In Língua Portuguesa - Unidade na Diversidade, 181-194. Lublin: Wydawnictwo Uniwersytetu Marie Curie-Sklodowskiej, 2016.
  12. Ferreira-Gonçalves, G.; Freitas, Maria João. "Acquisition of Phonology". In The Handbook of Portuguese Linguistics, editado por L. Wetzels, S. Menuzzi & J. Costa, 545-561. UK: Wiley Blackwell, 2016.
  13. Costa, J.; Freitas, Maria João; A. Gonçalves. "Linguística Clínica: Alguns dados sobre o Português". In Manual de Linguística Portuguesa, editado por A. M. Martins & E. Carrilho, 278-307. Berlin, Boston: MRL Series, Mouton de Gruyter, 2016.
  14. Freitas, Maria João. "A Sílaba na Gramática do Adulto e na Aquisição de Língua Materna". In Manual de Linguística Portuguesa, editado por A. M. Martins & E. Carrilho, 663-687. Berlin, Boston: MRL Series, Mouton de Gruyter, 2016.
  15. Freitas, Maria João. "A sílaba". In In Mateus, M. Helena, Isabel Falé & M. João Freitas. Fonética e Fonologia, 244-277. Lisboa: Universidade Aberta, 2016.
    Publicado
  16. Ramalho, A. M; L. Almeida; Freitas, Maria João. "Adaptação ao Português Europeu de um instrumento interlinguístico de avaliação fonológica: CLCP-PE". In In XXX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. Textos Selecionados, 463-472. Porto: APL, 2015.
    Publicado
  17. Castelo, Adelina ; Freitas, Maria João. "Conhecimento metafonológico em alunos do ensino superior: resultados e respetivas implicações didáticas". In In Textos Selecionados do XXIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, 185-197. Coimbra: Associação Portuguesa de Linguística, 2014.
  18. Afonso, C.; A. Gonçalves; Freitas, Maria João. "Como é que as crianças contam as palavras? Dados sobre a consciência lexical em Português europeu". In In Textos Selecionados, XXVIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, 23-39. Coimbra: Associação Portuguesa de Linguística, 2013.
  19. Ramalho, M.; Freitas, Maria João. "Morphophonological complexity in the acquisition of EP: the case of nominal plural forms with final nasal diphthongs". In Selected Proceedings of the Romance Turn IV Workshop on the Acquisition of Romance Languages, 27-52. Newcastle: Cambridge Scholars Publishing, 2012.
  20. Almeida, Letícia; Yvan Rose ; Freitas, Maria João. "Efeito prosódico no desenvolvimento fonológico bilingue: dados de uma criança bilingue Português/Francês". In In Textos Seleccionados do XXVII Encontro Nacional da APL, 66-78. Lisboa: APL, 2012.
  21. Duarte, Inês; Freitas, Maria João; Anabela Gonçalves; Matilde Miguel ; Celeste Rodrigues. "Geometria de Traços e distribuição de pronomes sujeito em PE e em PB". In Nada na Linguagem lhe é Estranho. Volume de Homenagem a Isabel Hub Faria, 403-422. Porto: Afrontamento, 2012.
  22. Alves, Dina; Isabel Hub Faria ; Freitas, Maria João. "O efeito das propriedades fonológicas do segmento em tarefas de consciência segmental". In Avaliação da Consciência Linguística: Aspectos Fonológicos e Sintácticos do Português, 19-44. Lisboa: Ed. Colibri, 2010.
  23. Afonso, Catarina; Freitas, Maria João. "Consciência fonológica e desenvolvimento fonológico: o caso do constituinte Ataque em Português europeu". In Avaliação da Consciência Linguística: Aspectos Fonológicos e Sintácticos do Português, 45-68. Lisboa: Ed. Colibri, 2010.
    Publicado
  24. Castelo, Adelina; Freitas, Maria João; Fátima Miguens. "Níveis de escolaridade e a capacidade de segmentação de palavras: o efeito da extensão de palavras na identificação de segmentos". In Avaliação da Consciência Linguística: Aspectos Fonológicos e Sintácticos do Português, 119-144. Lisboa: Ed. Colibri, 2010.
    Publicado
  25. Almeida, Letícia; Teresa Costa ; Freitas, Maria João. "Estas portas [‘¿t¿s’pot¿s] e janelas [n:¿’n¿s]: O caso das sibilantes na aquisição do Português europeu". In Textos Seleccionados do XXV Encontro Nacional da APL, 153-168. Porto: APL, 2010.
    Publicado
  26. Vigário, Marina; Frota, Sónia; Freitas, Maria João. "Introduction". In Phonetics and Phonology. Interactions and Interrelations, 1-12. Amsterdam: John Benjamins, 2009.
    https://doi.org/10.1075/cilt.306
  27. Almeida, Letícia; Freitas, Maria João. "Sobre a arquitectura dos traços do ponto de articulação no sistema fonológico de uma criança bilingue". In Textos Seleccionados do XXIII Encontro Nacional da APL (APL), 23-32. Lisboa: APL, 2008.
    Publicado
  28. Freitas, Maria João. "On the effect of (morpho)phonological complexity in the early acquisition of unstressed vowels in European Portuguese’". In Segmental and Prosodic issues in Romance Phonology, 79-98. Amsterdam: John Benjamins Pulishing Company, 2007.
  29. Correia, Susana; Teresa Costa ; Freitas, Maria João. "Sobre o Pé e a aquisição do Ponto de Articulação no Português Europeu". In Textos Seleccionados do XXII Encontro Nacional APL, 273-286. Lisboa: APL, 2007.
  30. Costa, Teresa; Freitas, Maria João; Frota, Sónia; Fernando Martins ; M. Vigario. "Sobre o Ponto de Articulação na periferia esquerda". In Textos Seleccionados do XXII Encontro Nacional da APL, 315-328. Lisboa: APL, 2007.
    Publicado
  31. Freitas, Maria João; Sónia Frota; Marina Vigario; Fernando Martins. "Efeitos prosódicos e efeitos de frequência no desenvolvimento silábico em Português Europeu". In Textos Seleccionados do XXI Encontro Nacional da APL, 397-412. Lisboa: APL, 2006.
    Publicado
  32. Fikkert, Paula ; Freitas, Maria João. "The role of language specific phonotactics in the acquisition of onset clusters". In Linguistics in the Netherlands 2004, 58-68. Amsterdam: John Benjamins Pulishing Company, 2004.
  33. Freitas, Maria João. "Os pontos nos seus lugares: as líquidas na aquisição do Português Europeu'". In Razões e Emoção. Estudos para Maria Helena Mateus, 307-326. Lisboa: INCM, 2003.
    Publicado
  34. Delgado-Martins, Raquel ; Freitas, Maria João. "Estruturas temporais da fala: lendo notícias na TV". In Fonética do Português. Trinta Anos de Investigação, 225-230. Lisboa: Editorial Caminho, 2003.
    Publicado
  35. Delgado-Martins, Raquel ; Freitas, Maria João. "Contributo para a identificação de elementos estruturadores da entoação na leitura". In Fonética do Português. Trinta Anos de Investigação, 231-240. Lisboa: Editorial Caminho, 2003.
    Publicado
  36. Delgado-Martins, Raquel ; Freitas, Maria João. "Estruturação temporal da fala: análise acústica e reconhecimento perceptivo". In Fonética do Português. Trinta Anos de Investigação, 263-270. Lisboa: Editorial Caminho, 2003.
    Publicado
  37. Freitas, Maria João. "Pratos, patos e p[¿]ratos: o caso da aquisição dos Ataques complexos em Português Europeu". In Saberes no Tempo. Homenagem a Maria Henriqueta Costa Campos, 299-314. Lisboa: Edições Colibri, 2002.
    Publicado
  38. Costa, João; Freitas, Maria João. "Sobre a representação das vogais nasais em Português Europeu: evidência dos dados da aquisição". In Aquisição de Língua Materna e de Língua Estrangeira. Aspectos Fonético-Fonológicos, editado por Matzenauer, Carmen, 87-110. Pelotas: Educat, 2001.
  39. Freitas, Maria João; Matilde Miguel ; Isabel Faria. "Interaction between Prosody and morphosyntax: plurals within Codas in the acquisition of European Portuguese". In Approaches to Bootstrapping. Phonological, Lexical, Syntactic and Neurological Aspects of Early Language Acquisition, 45-58. Amsterdam: John Benjamins Pulishers, 2001.
  40. Freitas, Maria João. "O conhecimento fonológico". In In Duarte, Inês. Língua Portuguesa. Instrumentos de Análise, 215-291. Lisboa: Universidade Aberta, 2000.
    Publicado
  41. Duarte, Inês; Freitas, Maria João. "O oral e o escrito". In In Duarte, Inês. Língua Portuguesa. Instrumentos de Análise, 379-420. Lisboa: Universidade Aberta, 2000.
    Publicado
  42. Faria, I. ; Freitas, Maria João. "Níveis de processamento silábico em Língua Materna: de que modo as imitações realizadas pelas crianças fornecem informação sobre fases de aquisição fonológica?". In Sentido que a Vida Faz. Estudos para Óscar Lopes, 601-615. Porto: Campo de Letras, 1997.
    Publicado
  43. Freitas, Maria João. "Alveolar trill(ions) of problems: evidence from children acquiring European Portuguese syllables". In Studies on the Acquisition of Portuguese, 55-70. Lisboa: Ed. Colibri/APL, 1995.
  44. Freitas, Maria João. "Contributo para o estudo de padrões de estruturação temporal da fala no Português Europeu". In Estudos em Prosódia, 75-103. Lisboa: Ed. Colibri, 1992.
    Publicado
Edição de livro
  1. Lazzarotto-Volcão, C.; Oliveira, M. ; Freitas, M.J. . Autor correspondente: Freitas, M.J.. Aquisição Atípica da Linguagem: Modelos Linguísticos e Prática Clínica.. Brasil: ABRALIN. 2022.
  2. Freitas, Maria João; Lousada, Marisa ; Alves, Dina Caetano. Linguística clínica: Modelos, avaliação e intervenção. (Textbooks in Language Sciences 11).. Berlin, Alemanha: Language Science Press. 2022.
    10.5281/zenodo.7197134
  3. Lazzarotto-Volcão, C.; Freitas, Maria João. Estudos em Fonética e Fonologia Coletânea em Homenagem a Carmen Matzenauer.. Curitiba: Editora CRV. 2018.
  4. Freitas, Maria João; Santos, Ana Lúcia. Autor correspondente: Santos, Ana Lúcia. A aquisição de língua materna e não materna: Questões gerais e dados do Português. (Textbooks in Language Sciences 3).. Berlin: Language Science Press. 2017.
    10.5281/zenodo.889261
  5. Costa, João; Fiéis, Alexandra; Freitas, Maria João; Lobo, Maria; Santos, Ana Lúcia. New Directions in the Acquisition of Romance Languages. Selected Proceedings of the Romance Turn V.. Newcastle: Cambridge Scholars Publishing. 2014.
  6. Freitas, Maria João; Anabela Gonçalves; Duarte, Inês. Avaliação da Consciência Linguística. Aspectos Fonológicos e Sintácticos do Português.. Lisboa: Ed. Colibri. 2010.
  7. Vigario, Marina; Frota, Sónia; Freitas, Maria João. Phonetics and Phonology. Interactions and Interrelations.. Amsterdam: John Benjamins Pulishing Company. 2009.
  8. Gavarro, Anna ; Freitas, Maria João. Language Acquisition and Development. Proceedings of GALA 2007. Newcastle: Cambridge Scholars Publishing. 2008.
  9. Frota, Sónia; Marina Vigario; Freitas, Maria João. Prosodies with Special Reference to Iberian Languages.. Berlin, New York: Mouton de Gruyter. 2005.
  10. Costa, João; Freitas, Maria João. Proceedings of the GALA'2001 Conference on Language Acquisition.. Lisboa: APL. 2002.
  11. Faria, Isabel; Freitas, Maria João. Studies on the Aquisition of Portuguese.. Lisboa: APL/Ed. Colibri. 1995.
Edição de número de revista
  1. Matzenauer, C.; A. R. Miranda ; Freitas, Maria João. "Revista Linguagem e Ensino". Revista do Programa da Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pelotas (volume temático sobre Aquisição da Fonologia: questões teóricas e empíricas, desafios e perspectivas) volume 24 (4) (2021):
  2. Freitas, Maria João. "Journal of Portuguese Linguistics (volume temático intitulado On the Acquisition of Portuguese)". volume 2 nº 1 (2003):
Livro
  1. Mateus, M. Helena; Falé, Isabel; Freitas, Maria João. Fonética e Fonologia do Português.. Lisboa: Universidade Aberta. 2016.
  2. Freitas, Maria João; Rodrigues, Celeste; Costa, Teresa; Castelo, Adelina. Os Sons que estão dentro das Palavras. Descrição e Implicações para o Ensino do Português como Língua Materna.. Lisboa: Ed. Colibri/APP. 2012.
  3. Duarte, Inês; Colaço, Madalena; Freitas, Maria João; Anabela Gonçalves. O Conhecimento da Língua: Desenvolver a Consciência Lexical.. Lisboa: Ministério da Educação/Direcção-Geral da Inovação e Desenvolvimento Curricular. 2011.
  4. Gonçalves, Fernanda; Guerreiro, Paula; Freitas, Maria João. O Conhecimento da Língua: Percursos de Desenvolvimento.. Lisboa: Ministério da Educação/Direcção-Geral da Inovação e Desenvolvimento Curricular. 2011.
  5. Freitas, Maria João; Alves, Dina; Costa, Teresa. O Conhecimento da Língua: Desenvolver a Consciência Fonológica.. Lisboa: Ministério da Educação/Direcção-Geral da Inovação e Desenvolvimento Curricular. 2007.
  6. Freitas, M. J.; Santos, Ana Lúcia. Contar (histórias de) Sílabas. Descrição e Implicações para o Ensino do Português como Língua Materna.. Lisboa: Ed. Colibri/APP. 2001.
  7. Duarte, Inês; Freitas, Maria João. Língua Portuguesa. Instrumentos de Análise.. Lisboa: Universidade Aberta. 2000.
  8. Pereira, Isabel; Mata, Ana Isabel; Freitas, Maria João. Estudos em Prosódia.. Lisboa: Ed. Colibri.. 1992.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/10 A produção de vogais não-centrais médias e baixas em aprendentes chineses de português como língua estrangeira: revisitação de dados. 1.º Fórum Internacional das Línguas Chinesa e Portuguesa
Universidade de Macau (Macau, China)
2023/10 Interação entre estruturas segmentais e prosódicas na aquisição de L1 e de L2: implicações para a linguística clínica e para a linguística educacional. 1º Fórum Internacional das Línguas Chinesa e Portuguesa
Universidade de Macau (Macau, China)
2023/10 Harmonic Grammar outperforms Optimality Theory in simulating European Portuguese morpho-phonological acquisition. XXXIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística.
Universidade da Beira Interior
2023/10 A aquisição da lateral alveolar por crianças portuguesas com alterações fonológicas. XXXIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística.
Universidade da Beira Interior
2023/07 O que se passa com a aquisição do /l/? Webinar - As PSF em foco.
Universidade do Algarve (Algarve, Portugal)
2023/06 On the acquisition of the alveolar lateral by Portuguese children with atypical development. Symposium of the International Clinical Phonetics and Linguistics Association - ICPLA 2023
(Salzburg, Áustria)
2023/06 Portuguese (European) - Multilingual Children's Speech Development. 2023 Symposium of the International Clinical Phonetics and Linguistics Association - ICPLA 2023
University of Salzburg (Salzburg, Áustria)
2023/06 PhonoDis: a Phonbank database for the study of atypical phonology in Portuguese children. Symposium of the International Clinical Phonetics and Linguistics Association - ICPLA 2023
University of Salzburg (Salzburg, Áustria)
2023/05 A lateral alveolar como um potencial marcador clínico do desenvolvimento atípico em português europeu. III Congresso Internacional da Sociedade Portuguesa de Terapeutas da Fala
(Lisboa, Portugal)
2023/04 Borboletas e golfinhos de plasticina: o impacto da complexidade fonológica na aquisição de /l/. III Encontro de Linguística Aplicada.
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2022/06 Próxima Paragem: o ambiente digital no suporte à consciência fonológica. 1st International Conference on Education and Trianing: Thinking Education in Transition Times
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2022/06 Adaptation au portugais européen du test de répétition de non-mots LITMuS-QU-NWR. RFP 2022: 19th Meeting of the French Phonology Network.
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2022/06 A constraint-based modelling for developmental paths in the acquisition of European Portuguese /l/-final plural forms. 19th Meeting of the French Phonology Network.
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2022/04 Construção do teste de repetição de pseudopalavras LITMUS-QU-NWR-EP. II Encontro de Linguística Aplicada.
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2021/10 Vogais Orais Tónicas em Aprendentes Chineses com Proficiência Intermédia-Alta no Português Europeu: Alguns resultados. XXXVII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística.
Universidade de Coimbra [online] (Coimbra, Portugal)
2021/10 Estruturas silábicas complexas na avaliação de crianças com alterações fonológicas: análise de dados do corpus PhonoDis. XXXVII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística.
Universidade de Coimbra [online] (Coimbra, Portugal)
2021/09 PhonoDis: Um corpus com dados de crianças portuguesas com alterações fonológicas. II Congresso Internacional da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala [On-line]
2021/09 Para além do segmento: avaliação e análise fonológica não linear em português europeu. II Congresso Internacional da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala [On-line]
2021/04 Estruturas prosódicas complexas na avaliação de crianças com alterações fonológicas: análise de dados do corpus PhonoDis. I Encontro de Linguística Aplicada.
Universidade de Aveiro [online] (Aveiro, Portugal)
2021/04 Ler e escrever com a fonologia: dados de crianças com alterações fonológicas. I Encontro de Linguística Aplicada.
Universidade de Aveiro [online] (Aveiro, Portugal)
2020/11 On the structural modifications of European Portuguese syllable-final tap by L1-Mandarin learners. 45th Boston University Conference on Language Development – BUCLD [On-line]
2020/11 Variação na aquisição dos plurais das palavras com lateral final do PE: uma análise à luz da Teoria da Otimidade. Encontro de Fonologia
(Portugal)
2020/10 Sobre o impacto da constituência silábica na repetição de pseudopalavras: dados preliminares do desenvolvimento típico para a validação do LITMUS-NWR-EP. XXXVI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Universidade de Coimbra [online] (Coimbra, Portugal)
2020/05 Aquisição da Linguagem: modelos formais e interfaces gramaticais. Roda de Conversa - Gramática Formal e Interfaces.
Universidade Federal de Santa Catarina
2019/10 O Rato Roeu a Rolha: sobre a aquisic¸a~o do ro´tico dorsal por crianc¸as portuguesas com perfis ti´pico e ati´pico. XXXV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística.
Universidade do Minho (Minho, Portugal)
2019/09 Annotation of phonetic errors in Portuguese L2 texts. 5th Learner Corpus Research Conference.
. The Institute of Applied Linguistics, University of Warsaw (Varsóvia, Polónia)
2019/06 Crosslinguistic Acquisition of the voiced uvular fricative. International Child Phonology Conference - ICPC - 2019
(Montreal, Canadá)
2019/05 Que Língua Falas. I Congresso da Sociedade Portuguesa de Terapeutas da Fala
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Lisboa, Portugal)
2018/11 Aquisição da Fonologia. Intemporalidades. I SIAL - Seminário Internacional de Aquisição da Linguagem
UFSC (Brasil)
2018/10 “Grand Rounds" in Protracted Phonological Development including in Down Syndrome. Panel Extension - Kuwaiti Arabic, European Portuguese, Slovenian. 17th ICPLA - International Clinical Phonetics and Linguistics Association Conference
(Malta)
2018/09 The non-native learner’s vowel puzzle: data on the acquisition of EP L3/Ln. 11th International Conference on Multilingualism and Third Language Acquisition -11th IAM.
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2018/09 On the Production of European Portuguese Onset Clusters by Chinese Learners. 11th International Conference onMultilingualism and Third Language Acquisition
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2018/09 On the Acquisition of European Portuguese Liquid Consonants by Chinese Learners. The 28th Annual Conference of the European Second Language Association.
(Münster, Alemanha)
2018/09 The learner’s vowels puzzle: data on the acquisition of European Portuguese. 11th International Conference onMultilingualism and Third Language Acquisition
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2018/07 Do Som à Ortografia pela Rota da Consciência Fonológica. III Encontro APL/ESE
Instituto Politécnico de Setúbal (Portugal)
2018/06 Global Measures in Phonological Assessment: Identification of protracted phonological development across languages - the whole word match measure (Part 1). International Child Phonology Conference - ICPC 2018.
(Creta, Grécia)
2018/06 Global Measures in Phonological Assessment: Identification of protracted phonological development across languages - Disambiguation of borderline cases through mismatch analysis (Part 2). International Child Phonology Conference 2018 - ICPC 2018.
(Creta, Grécia)
2018/05 On the Acquisition of European Portuguese Liquid Consonants by Chinese Learners. The 26th Manchester Phonology Meeting.
(Manchester, Reino Unido)
2018/05 Instrução explícita para o aperfeiçoamento de produção das consoantes líquidas do português europeu por aprendentes chineses. Confluências em língua portuguesa: Linguística, Literatura e Tradução – Congresso Internacional
Universidade de Macau (Macau, China)
2017/09 A aquisição das consoantes laterais do português europeu por aprendentes chineses. XXXIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2017/07 A produção de vogais em contexto de processo de redução vocálica em aprendentes chineses. XII Congresso da Associação Internacional de LusitanistasInstituto
Politécnico de Macau (Macau, China)
2017/07 On the role of prosody in atypical phonological development: data from European Portuguese. VIIIth Conference of the International Association for the Study of Child Language - IASCL.
Université de Lyon (Lyon, França)
2017/07 A aquisição das consoantes líquidas do português europeu em coda por aprendentes chineses. XII Congresso da Associação Internacional de Lusitanistas
Instituto Politécnico de Macau (Macau, China)
2017/04 The impact of otitis media with effusion on language development. XIII International Symposium of Psycholinguistics
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2017/04 On the impact of prosodic complexity in the assessment of phonological awareness. XIII International Symposium of Psycholinguistics
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2017/03 Metodologias naturalistas e metodologias experimentais: reflexões com base na aquisição das líquidas em contextos típico e atípico. X Congresso Internacional da Abralin
Universidade Federal do Rio de Janeiro (Niteroi, Brasil)
2016/10 Contributo para a identificação de marcadores clínicos em contexto de perturbação fonológica: dados do português europeu. XXXII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2016/10 Um polvo é igual a um pato? Sobre o impacto das variáveis fonológicas na avaliação do conhecimento metalinguístico. XXXII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2016/08 The Impact of Otitis Media with Effusion (OME) on Language Development: Is the Surgical Treatment Effective? 30th World Congresso f the International Association of Logopedics and Phoniatrics.
(Dublin, Irlanda)
2016/07 Age of emergence of OME and language development: a critical factor for management and intervention in children. 13th Congress of the European Society of Pediatric Otorhinolaryngology.
(Lisboa, Portugal)
2016/07 Conhecimento ortográfico no 1.º Ciclo do Ensino Básico: os grupos consonânticos. 1º Encontro Temático APL/ESE e 8º Encontro de Língua Portuguesa nos Primeiros Anos de Escolaridade.
Instituto Politécnico de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2016/07 Ordem de disponibilização dos constituintes fonológicos e a sua importância para o educador/professor. 1º Encontro Temático APL/ESE e 8º Encontro de Língua Portuguesa nos Primeiros Anos de Escolaridade.
Instituto Politécnico de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2016/06 Consciência Linguística e Ensino de Língua Materna.
Instituto de Educação, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2016/06 A lexicon of child European Portuguese. 10th International Conference on Language Resources and Evaluation – LREC 2016
(Portoroz, Eslovénia)
2016/04 How do we use production data to assess phonological development?
Faculdade de Medicina, Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2016/02 Crosslinguistic Child Phonology Project: etapas da adaptação e validação ao PE de um instrumento de avaliação interlinguístico – CLCP- PE. VI Workshop on Linguistics, Language Development and Impairment
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2016 Aquisição da Fonologia: Percursos Típicos e Atípicos. Ciclo de Conferências – A Perturbação Fonológica: Avaliação e Interpretação, FLUL (5 sessions).
Universidade de Lisboa, Universidade de Aveiro, Instituto Politécnico de Setúbal, Instituto Politécnico de Leiria, Universidade do Algarve
2015/12 O uso de vogais ortográficas por aprendentes de Português como língua estrangeira: unidade na diversidade. III Jornadas de PLE: Aquisição e Didática
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2015/11 O uso de vogais ortográficas por aprendentes de Português como língua estrangeira: unidade na diversidade. Congresso Internacional “Língua Portuguesa: Unidade na diversidade Cultura, Literatura, História, Linguística, Tradução e Ensino” - 35 anos dos Estudos Portugueses na Universidade Marie Curie-Sklodowska em Lublin, 10 anos do Centro de Língua Portuguesa/Camões, 10 anos do CELPE-Bras na Universidade M
(Lublin, Polónia)
2015/10 O uso de vogais ortográficas por aprendentes de Português como língua estrangeira: unidade na diversidade. Workshop Learner Corpus: da Construção de um corpus à Análise de Dados de Português LE/L2
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2015/05 Crosslinguistic Child Phonology Project - European Portuguese (CLCP-EP): adaptation and Validation Procedures. 9th European CPLOL Congress
(Florença, Itália)
2015/05 New evidence for SLTs on Otitis Media with Effusion 9th European CPLOL Congress
(Florença, Itália)
2015/05 On the awareness of phonological constituency in European Portuguese. 9th European CPLOL Congress
(Florença, Itália)
2015/02 Etapas de adaptação ao PE de um instrumento interlinguístico de avaliação fonológica.
Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2015/02 Etapas de adaptação ao PE de um instrumento interlinguístico de avaliação fonológica. Anagrama Working Sessions.
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2015/01 Aquisição da Linguagem, Consciência Linguística e Literacia: conflitos e alianças.
Universidade Católica Portuguesa (Lisboa, Portugal)
2014/10 Adaptação ao Português Europeu de um instrumento interlinguístico de avaliação fonológica. XXX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2014/10 CEPLEXicon – um léxico de aquisição para o Português Europeu. XXX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2014/10 Apresentação do Corpus de Português Língua Estrangeira/Língua Segunda – COPLE2 XXX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2014/07 Aquisição da Fonologia: Contributos da Teoria Fonológica. Relicário de Sons
(Lisboa, Portugal)
2014/07 Phonological awareness after Portuguese secondary schooling: some results and “challenges” 12th International ALA Conference – The Association for Language Awareness
(Hamar, Noruega)
2014/07 Phonological development in children with otitis media effusion: data from European Portuguese IASCL 2014 – International Association for the Study of Child Language
(Amesterdão)
2014/07 Word-initial rothic cluster acquisition in European Portuguese. 15th ICPLA - International Clinical Phonetics and Linguistics Association
(Estocolmo)
2014/07 CEPLEXicon - Um léxico de Aquisição do Português europeu. 10º LI, Encontros de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração
Universidade do Minho (Minho, Portugal)
2014/07 Sobre o papel das propriedades internas dos sons da fala à entrada na escola: leitura, escrita e consciência fonológica. Comunicação apresentada no 10º Encontro de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração
Universidade do Minho (Minho, Portugal)
2014/06 Hierarchical representations in Clinical Linguistics: Contributions from phonological acquisition. ICLAYR 2014 - International Conference on Language Acquisition for Young Researchers
(Lisboa, Portugal)
2014/05 Avaliação da Consciência Fonológica: tarefas e constituintes linguísticos.
Universidade de Aveiro (Portugal)
2014/05 Etapas de adaptação ao PE de um instrumento interlinguístico de avaliação fonológica.
Universidade de Aveiro (Portugal)
2014/02 Análise fonológica de dados em contexto clínico. IV Workshop on Linguistics, Language Development and Impairment
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2013/12 Desenvolvimento fonológico em crianças com muito baixo peso: que evidências? XI Jornadas do Serviço de Pediatria do Centro Hospitalar do Algarve.
(Faro, Portugal)
2013/11 Empirical contributions from phonological acquisition to set clinical markers in European Portuguese.
Université de Tours (França)
2013/10 Conhecimento metafonológico em alunos do ensino superior: resultados e respectivas implicações didácticas. XXIX Encontro Nacional da da Associação Portuguesa de Linguística
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2013/09 Sobre a natureza das representações lexicais: aspectos fonológicos e morfológicos na aquisição de /l/ em Português europeu. IV Seminário de Aquisição Fonológica
Universidade Federal de Santa Maria (Santa Marta, Brasil)
2013/09 Volta PNEP. Contribuições do Programa Nacional de Ensino do Português para o desenvolvimento profissional no ensino de língua materna. Projeto PACTO
Universidade Federal de Pelotas (Brasil)
2013/09 Aquisição da linguagem, consciência linguística e ensino e aprendizagem da leitura e da escrita: que (as)simetrias? Projeto PACTO
Universidade Federal de Pelotas (Brasil)
2013/09 Sobre a tradução e adaptação de um instrumento de avaliação interlinguístico para o português europeu: resultados preliminares sobre a variável extensão de palavra. Jornadas de investigação do programa de Doutoramento em Linguística / XX Congresso Eurocall.
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2013/08 Crosslinguistic Child Phonology Project: Preliminary results from European Portuguese. Workshop on Knowledge Mobilization for an International Crosslinguistic Study on Children’s Speech Development.
University of British Columbia (Vancouver)
2013/05 A interface fonologia/morfologia na aquisição do PE: o caso dos plurais.
Universidade de Aveiro (Portugal)
2012/10 Avaliação fonológica da criança: adaptação para o PE de um instrumento de avaliação interlinguístico. II Seminário Internacional de Investigação Linguística
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2012/10 Como é que as crianças contam as palavras. Dados sobre a Consciência Lexical em PE. XXVIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
2012/05 A Aquisição da Fonologia na Linguística Clínica.
Universidade de Aveiro (Aveiro)
2012/04 Contributos da (Aquisição da) Fonologia para a avaliação e a intervenção terapêuticas. Workshop em Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem
Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve (Portugal)
2011/11 Prosodic influence in bilingual phonological development: evidence from a Portuguese-French first language learner. 36th Boston University Conference on Language Development
Boston University (Boston, Estados Unidos)
2011/10 Using allophony to build lexical representations in monolingual and bilingual environments. VIII Encontro Nacional de Aquisição da Linguagem/II Encontro Internacional de Aquisição da Linguagem.
Universidade Federal de Juiz de Fora (Brasil)
2011/10 Efeito prosódico no desenvolvimento fonológico bilingue: dados de uma criança Português/Francês. XXVII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2011/07 On the effect of morphophonological complexity in the acquisition of plural noun forms in European Portuguese. 12th Conference of the International Association for the Study of Child Language – IASCL
Université do Québec à Montreal (Montreal, Canadá)
2011/02 On the impact of morphophonological complexity in the acquisition of nominal plural forms: the case of word-final laterals. II Workshop on Linguistics, Language Development and Impairment
FLUL (Lisboa, Portugal)
2010/10 Contributos para o controlo de variáveis linguísticas na avaliação da consciência fonológica. Colóquio Internacional sobre Leitura: Investigação e Ensino
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras (Lisboa, Portugal)
2010/10 Consciência fonológica de segmentos não-consonânticos no PE: alguns resultados de um estudo-piloto. Colóquio Internacional Leitura: Investigação e Ensino
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2010/10 Desenvolver a Consciência Fonológica [PNEP – 1º Ciclo do Ensino Básico]. Colóquio Internacional sobre Leitura: Investigação e Ensino.
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2010/10 Consciência fonológica no ensino básico moçambicano. Colóquio Internacional sobre Leitura: Investigação e Ensino.
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2010/08 Morphophonological complexity in language acquisition: the case of nasal diphthongs in nominal plural forms. Romance Turn IV.
Université François Rabelais (França)
2010/07 Target phonologies in bilingual and monolingual development of branching onsets. Workshop PHONBANK, Memorial University of Newfoundland
(Canadá)
2010/07 Phonological features and phonemic awareness. 10th International Conference of the Association for Language Awareness
Universidade de Kassel (Alemanha)
2010/07 Linguistic Properties and Phonological Awareness in Middle and Secondary Schooling. 10th International Conference of the Association for Language Awareness
Universidade de Kassel (Alemanha)
2009/12 Formação do plural e ditongos nasais na aquisição do Português Europeu.
Pontifícia Universidade Católica de Pelotas (Brasil)
2009/12 Histórias de sibilantes na Aquisição do Português Europeu. Em Torno da Prosódia – 2º Simpósio de Linguística e Semiótica da USP.
Universidade de São Paulo
2009/11 Complexidade silábica e segmentação de palavras. V Congresso da Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala
Universidade Católica Portuguesa (Lisboa, Portugal)
2009/11 Aquisição do Plural nos Nomes terminados em Ditongo Nasal. V Congresso da Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala.
Universidade Católica Portuguesa (Lisboa, Portugal)
2009/10 Estas portas [‘¿t¿s’pot¿s] e janelas [n:¿’n¿s]: assimetrias na aquisição das sibilantes em Português Europeu. XXV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística.
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2009/05 Phonological complexity and the acquisition of European Portuguese. Workshop on Complexity, Typology and Acquisition.
Collegium de Lyon, Institut d’Etudes Avancées
2009/05 Onset/Coda asymmetries in the acquisition of sibilants in European Portuguese. Workshop on Complexity, Typology and Acquisition,
Collegium de Lyon, Institut d’Etudes Avancées (Lyon, França)
2009/03 O conhecimento lexical: relações com o conhecimento morfológico e fonológico. II Encontro Nacional do PNEP.
Ministério da Educação (Portugal)
2009/03 Aspectos fonológicos e morfossintácticos da aquisição do ditongo nasal -ão em Português europeu. VI Congresso Internacional da ABRALIN
Universidade Federal da Paraíba (Brasil)
2009/03 Explicitação do conhecimento fonológico: relevante ou irrelevante? 8º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português.
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2008/07 Segmental properties and phonemic awareness. 11th Conference of the International Association for the Study of Child Language – IASCL
(Edinburgo)
2008/07 Syllabic complexity in segmentation¿tasks. 11th Conference of the International Association for the Study of Child Language – IASCL
(Edinburgo)
2008/07 Desenvolver a consciência fonológica. IV Encontro Língua Portuguesa nos¿Primeiros Anos de Escolaridade
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2008/03 Segmental properties and phonemic awareness. British Dyslexia Association International Conference 2008.
(Harrogate, Reino Unido)
2008/03 Prosodic complexity and word segmentation. British Dyslexia Association International Conference 2008.
(Harrogate, Reino Unido)
2007/09 Sobre a arquitectura dos traços do ponto de articulação no sistema fonológico de uma criança bilingue. XXIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística.
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2007/06 Segmental processing and phonological awareness. Phonetics and Phonology in Iberia (PaPI2007).
Universidade do Minho (Braga)
2007/03 PoA at the left-edge: a contribution from European Portuguese. VIIIth Workshop on Phonological Acquisition
(Holanda)
2006/11 Syntactic derivations and the interpretation of bare nouns in European and Brazilian Portuguese. II Romania Nova Workshop.
Universidade Federal de Alagoas (Brasil)
2006/10 Gramática e Frequência no desenvolvimento fonológico infantil: o caso do Português Europeu. 7º Encontro Nacional sobre Aquisição da Linguagem.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Porto Alegre, Brasil)
2006/10 Alofonia e alomorfia como pistas para o desenvolvimento fonológico: o caso do sistema vocálico na aquisição do português europeu.
Pontifícia Universidade Católica de Pelotas (Pelotas, Brasil)
2006/10 O pé no Português Europeu. VII Encontro Nacional sobre Aquisição da Linguagem / II Encontro Internacional de Aquisição da Linguagem
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Porto Alegre, Brasil)
2006/10 O pé no Português Europeu. XXII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2006/10 Sobre o Ponto de Articulação na periferia esquerda da palavra. XXII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2006/06 Aquisição da Fonologia do Português Europeu: recursos, resultados e projectos em curso. Mostra de Linguística: Estado da Arte, Projectos e Produtos
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2005/09 Efeitos prosódicos e de frequência no desenvolvimento silábico em Português Europeu. XXI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2005/07 Nasality and branchingness in the acquisition of European Portuguese. 10th Conference of the International Association for the Study of Child Language.
(Berlim, Alemanha)
2005/07 Prosodic and frequency effects in the development of syllable structure in European Portuguese. 10th Conference of the International Association for the Study of Child Language
(Berlim, Alemanha)
2005/06 Vowel reduction in the acquisition of European Portuguese. PaPI’2005 - Phonetics and Phonology in Iberia.
(Barcelona, Espanha)
2004/11 Derivações sintácticas e interpretação semântica. 1.º Colóquio Internacional sobre o Português.
Universidade Federal de Santa Catarina (Brasil)
2004/06 The acquisition of the prosodic word in European Portuguese. Second Lisbon Meeting on Language Acquisition – with special reference to Romance Languages.
Universidade de Lisboa
2004/06 The asymmetrical status of syllable-final [¿] in the acquisition of European Portuguese. Second Lisbon Meeting on Language Acquisition – with special reference to Romance Languages.
Universidade de Lisboa
2004/05 Language in Adolescence (member of panel). IX Conference of the European Association for Research on Adolescence.
Faculdade de Psicologia, Universidade do Porto (Portugal)
2004/05 Sobre a natureza das sequências sC em Português Europeu. VI Congresso de Linguística Geral.
Universidade de Santiago de Compostela (Espanha)
2004/04 Syllabic markedness, segmental markedness, rhythm and acquisition. 27th GLOW Colloquium (Generative Linguistics in the Old World).
(Thessaloniki, Grécia)
2004/01 Crosslinguistic evidence from the acquisition of Onset clusters. TIN-dag - Linguistics in the Neetherlands.
(Groningen)
2003/12 O IRC como uma nova situação de uso da língua: implicações educativas. III Coloquio Internacional de Lingüística Aplicada y Sociedad.
Universidade de La Habana (Cuba)
2003/11 The (un)solved mystery of early empty Onsets. Second Workshop on Phonological Acquisition.
Radboud University (Nijmegen)
2003/11 Phonological contrasts in the European Portuguese vowel system: implications for acquisition. Going Romance’2003.
University of Nijmegen
2003/10 A Escola e o desenvolvimento fonológico infantil: contributos da aquisição de língua materna. Conference - A Criança, a Língua e o Texto Literário.
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2003/09 O IRC como uma nova situação de uso da língua: implicações educativas. III Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação – 5.º Simpósio Internacional em Informática Educativa.
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2003/09 The vowel [¿] in the acquisition of European Portuguese. GALA’2003 - Generative Approaches to Language Acquisition.
Utrecht University
2003/04 From signal to grammar: rhythm and the acquisition of syllable structure. 26th GLOW Colloquium - Generative Linguistics in the Old World.
(Lund)
2003/03 ) Geometria de Traços e distribuição de pronomes sujeito em Português europeu e em Português brasileiro. 3.º Congresso Internacional da Associação Brasileira de Linguística.
(Rio de Janeiro, Brasil)
2003/01 Ao ritmo da prosódia: crianças, sílabas e desenvolvimento linguístico. I Conferência Internacional de Música, Comunicação e Linguagem
Universidade Nova de Lisboa / Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, Portugal)
2002/11 From signal to grammar: rhythm and the acquisition of syllable structure. 27th Annual Boston University Conference on Language Development.
Boston University (Boston, Estados Unidos)
2002/10 Obstruções na aquisição. A propósito da natureza dos estádios iniciais de desenvolvimento segmental. XVIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística.
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2002/09 Geometria de Traços e elementos pronominais em Português europeu e em Português brasileiro. 3.º Colóquio Português Europeu/Português Brasileiro. Unidade e Diversidade na Passagem do Milénio.
FLUL (Lisboa, Portugal)
2002/07 The place of laterals in the acquisition of European Portuguese. IXth Conference of the International Association for the Study of Child Language.
(Madison, Wisconsin, Estados Unidos)
2002/07 On how children deal with alternating vowels in European Portuguese. IXth Conference of the International Association for the Study of Child Language.
(Madison, Wisconsin, Estados Unidos)
2002/06 Não há ar[e]nhas nas telhas. Dados sobre a aquisição do sistema vocálico no Português Europeu. Dia da Fonologia
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras (Lisboa, Portugal)
2002/05 The acquisition of vowel alternations in European Portuguese. 2nd International Conference on Contrast in Phonology.
University of Toronto (Toronto, Canadá)
2002/02 A Sílaba e os seus Constituintes. Ciclo Linguístico de Braga.
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2001/11 Contributos linguísticos para a construção de uma escala de desenvolvimento silábico. 2º Congresso de Terapeutas da Fala - Painel Fonologia Clínica
(Lisboa, Portugal)
2001/11 Estatutos de [¿] na aquisição do Português Europeu. Encontro Comemorativo dos 25 anos do Centro de Linguística da Universidade do Porto.
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2001/10 Argumentos para uma análise prosódica dos proto-determinantes. XVII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística.
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2001/07 Morphological and/or phonological place holders? Workshop - Rhythmic Patterns, Parameter Setting and Language Change: Why and How.
University of Bielefeld (Alemanha)
2001/07 Parameters, constraints and the acquisition of syllable structure. Workshop on Rhythmic Patterns, Parameter Setting and Language Change: Why and How.
University of Bielefeld (Alemanha)
2001/03 O ponto de articulação das laterais em Ataque simples na aquisição do Português Europeu. 2º Congresso Internacional da ABRALIN - Associação Brasileira de Linguística.
(Fortaleza, Brasil)
2000/10 Sons de ataque: segmentos complexos, grupos segmentais e representações fonológicas na aquisição do Português Europeu. V ENAL - Encontro Nacional de Aquisição da Linguagem
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Porto Alegre, Brasil)
2000/09 Teoria linguística e dados da aquisição: o caso da Rima no Português Europeu.
INDE - Universidade Pedagógica de Maputo
2000/09 Os ping[w]ins são diferentes dos c[w]elhos? Questões sobre oclusivas velares, semivogais e arredondamentos na aquisição do Português Europeu. XVI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística.
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
1999/10 On the representation of nasal vowels: evidence fromPortuguese children's data. 1999 Conference on L1 and L2 Acquisition of Spanish and Portuguese.
Georgetown University (Washington, Estados Unidos)
1999/09 On the representation of nasal vowels: evidence from Portuguese children's data. GALA’99 - Generative Approaches to Language Acquisition.
Potsdam University (Alemanha)
1999/09 O grupo consonântico 's+C' em início de palavra: evidência da aquisição do Português Europeu. XV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística.
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
1999/09 Sobre a representação da nasalidade em Português Europeu: evidência dos dados da aquisição. XV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
1999/07 Syllabic constituency and segmental emergence: Evidence from the acquisition of European Portuguese. VIIIth Conference of the International Association for the Study of Child Language - IASCL.
(San Sebastián, Espanha)
1999/07 The acquisition of syllable structure in European Portuguese: the case of complex onsets. VIIIth Conference of the International Association for the Study of Child Language – IASCL.
(San Sebastián, Espanha)
1999/07 On reconstructing input representations: Crosslinguistic evidence from the acquisition of Onset clusters. VIIIth Conference of the International Association for the Study of Child Language - IASCL.
(San Sebastián, Espanha)
1999/05 O papel da sílaba na constituição de uma escala de desenvolvimento fonológico.
Instituto da Criança, Universidade do Minho (Braga, Portugal)
1999/04 O Papel da sílaba na estruturação do conhecimento fonológico.
Escola Superior de Educação de Beja
1999/04 On the non-universality of unmarked values: evidence from syntax and phonology. 22nd GLOW Colloquium - Generative Linguistics of the Old World.
(Berlim, Alemanha)
1999/03 A sílaba no processo de desenvolvimento fonológico: avaliação de produções de crianças portuguesas.
Faculdade de Psicologia da Universidade do Porto
1999/03 A aquisição da estrutura s+oclusiva em início de palavra.
Centro de Linguística da Universidade do Porto
1999/01 Questões de Ataque silábico: Evidência dos dados da aquisição do PE. Ciclo de conferências - Conversas d'Oral
Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
1999/01 Sons, constituintes silábicos e sílabas: os dados da aquisição.
Escola Superior de Educação de Beja
1999/01 O Papel da Sílaba na Estruturação do Conhecimento Fonológico. 3º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português.
(Póvoa de Varzim, Portugal)
1998/10 Estatutos das consoantes que fecham sílabas no Português Europeu: evidência dos dados da aquisição. XIV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística.
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
1998/10 V e CV como estruturas não marcadas: evidência da aquisição do Português Europeu. XIV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística.
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
1998/07 V and CV as unmarked syllables: evidence from the acquisition of Portuguese. Workshop on The Syllable: Typology and Theory.
Tuebingen University (Alemanha)
1997/12 Prosodic and syntactic interaction: the acquisition of NP functional projections in European Portuguese. ConSOLE VI.
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
1997/10 Early acquisition of functional categories: evidence from European Portuguese. 1997 Colloquium on the Acquisition of Spanish and Portuguese.
McGill University (Montreal, Canadá)
1997/10 Os segmentos que estão nas sílabas que as crianças produzem: localidade silábica e hierarquia de aquisição. XIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística.
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
1997/06 Order of acquisition for syllable structure: evidence from Portuguese children. 5th International Congress of the International Society of Applied Psycholinguistics.
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
1997/04 Acquisition of syllable structure constraints: evidence from Dutch and Portuguese. GALA'97 - Generative Approaches to Language Acquisition.
University of Edinburgh (Reino Unido)
1997/04 Functional Categories in early acquisition of European Portuguese. GALA'97 Conference - Generative Approaches to Language Acquisition.
University of Edinburgh (Reino Unido)
1996/09 Asking children’s data about syllable-final consonants.
Constanz University (Constanz, Alemanha)
1996/09 NP functional projections: plurals within Codas in the acquisition of European Portuguese. TROPICS Workshop - Approaches to Bootstrapping.
(Berlim, Alemanha)
1996/07 What unsuccessful imitations can tell about phonological units successfully produced within spontaneous speech: levels of processing in L1 acquisition. VIIth Conference of the International Association for the Study of Child Language - IASCL.
(Istambul)
1996/06 Onsets in early words. UBC International Conference on Phonological Acquisition.
University of British Columbia (Vancouver, Canadá)
1995/10 Uma questão de Ataque silábico nas primeiras palavras. XI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística.
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
1995/10 Estatuto de A em construções aspectuais do Português. Evidências da aquisição na interacção Fonologia/Sintaxe. XI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística.
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
1994/06 Alveolar trill(ions) of problems: evidence from children acquiring European Portuguese syllables. First Lisbon Meeting on Child Language – with Special Reference to Romance Languages.
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
1994/06 Processing problematic syntactic contexts while reading aloud. IVth Congress of ISAPL.
(Bolonha / Cesena)
1994/04 Se o paradigma da ciência cognitiva se tornasse dominante no âmbito da educação, que mudanças poderíamos esperar ao nível do ensino da Língua Materna? Congresso Internacional sobre o Português.
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
1993/10 Processamento da informação na leitura oral em situação de stress: construção do desenho experimental e análise dos resultados. IX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística.
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
1993/06 Processing information under stress: social anxiety and speech. Congresso Mundial de Psiquiatria.
(Rio de Janeiro, Brasil)
1993/02 Estruturação temporal da fala: análise acústica e reconhecimento perceptivo. Encontro de Processamento da Língua Portuguesa Escrita e Falada.
Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, Portugal)
1991/10 Contributo para a identificação de elementos estruturadores da entoação na leitura. VII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística.
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
1991/09 Temporal structure of speech: reading news on TV. Comunicação apresentada no ESCA Workshop on Phonetics and Phonology of Speaking Styles: Reduction and Elaboration in Speech Communication.
(Barcelona)
1991/06 Effects of two benzodiazepines – Diazepam and Cloxazolam – in the temporal organization of speech. Vth World Congress of Biological Psychiatry.
(Florença, Itália)
1991/05 Estrutura temporal da leitura em adultos universitários: pausas e suporte gráfico. Encontro sobre Leitura e Escrita.
Universidade Católica Portuguesa (Lisboa, Portugal)
1989/10 Valores do silêncio: contributo para um estudo da pausa na delimitação do grupo entoacional em Português. V Encontro Nacional da APL.
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
1987/10 Elementos para um estudo do tempo real no discurso. III Encontro Nacional da APL.
Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2024 - Atual A natureza dos erros de escrita inicial em dados das variedades brasileira, portuguesa e moçambicana do português.
Orientador de Ana Ruth Miranda
Pós-Doutoramento (Outra)
Universidade Federal de Pelotas, Brasil
2023 - Atual O uso de ataque vazio como estratégia de reconstrução no desenvolvimento típico
Orientador de Mariana Castro
MA in Linguistics (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2023 - Atual Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Orientador de Cristiane Lazzarotto-Volcão
Pós-Doutoramento (Outra)
2019 - Atual Aquisição dos plurais irregulares por crianças portuguesas
Orientador de Marina Paulo
MA in Linguistics (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2018 - Atual Contributos para a construção e validação de um teste de avaliação da linguagem em idade escolar - aspetos fonológicos e morfológicos
Orientador de Sylvie Capelas
PhD in Linguistics (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2017 - Atual Aquisição do sistema vocálico no português europeu
Orientador de Rita Santos
PhD in Linguistics (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2022 - 2024 Complexidade fonológica e aprendizagem da escrita no 1.º Ciclo do Ensino Básico: os Ataques Ramificados na base de dados EFFE-On
Coorientador de Mafalda Lamarosa
MA in Linguistics (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2022 - 2024 Recolha e transcrição fonética e ortográfica de dados orais de crianças com desenvolvimento típico
Orientador de Mariana Castro
Bolsa de Mestrado (Outra)
2021 - 2022 RED - Recursos Educativos Digitais para o 1º CEB
Orientador de Jéssica Gomes
Bolsa de Mestrado (Outra)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2020 - 2022 A lateral alveolar: contributo para o estudo da aquisição atípica em português europeu
Orientador de Jéssica Gomes
MA in Linguistics (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2019 - 2022 O desenvolvimento ortográfico Infantil dos ditongos orais decrescentes no português europeu
Coorientador de Moisés Pampim
MA in Linguistics (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2019 - 2021 Explorar as características da categoria fonológica movimento na Língua Gestual Portuguesa
Coorientador de João Martins Silva
MA in Linguistics (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2019 - 2021 Aquisição da altura em vogais orais tónicas por falantes chineses aprendentes do Português Europeu como língua segunda
Orientador de Hongrui Duan
MA in Linguistics (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2019 - 2021 Dificuldades na Produção da Lateral Alveolar do Português Europeu: a Perceção dos Terapeutas da Fala
Coorientador de Joana Reis
Universidade de Aveiro Escola Superior de Saúde de Aveiro, Portugal
2018 - 2021 L2 speech learning of European Portuguese /l/ and /¿/ by L1-Mandarin learners: Experimental evidence and theoretical modelling
Orientador de Chao Zhou
PhD in Linguistics (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2019 - 2020 Ortografia dos fonemas /l/ e /¿/ em posições complexas na escrita infantil: uma análise comparativa
Orientador de Mirian Amarante
Bolsa de Mestrado (Outra)
2018 - 2019 Transcrição fonética de dados orais de crianças com desenvolvimento típico e atípico
Orientador
Bolsa de Mestrado (Outra)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2017 - 2019 Produção de ataques ramificados em contexto de repetição de pseudopalavras: contributo sobre o desenvolvimento fonológico típico e atípico
Orientador de Inês Catarino
MA in Linguistics (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2013 - 2018 O impacto da complexidade silábica no desenvolvimento fonológico e na aprendizagem da ortografia em Português Língua Segunda no 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico Moçambicano
Orientador de Francisco Vicente
PhD in Linguistics (Doutoramento)
Universidade Federal de Pelotas, Brasil
2016 - 2017 A Aquisição das Consoantes Líquidas por Falantes Chineses
Orientador de Chao Zhou
MA in Linguistics (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2016 - 2017 Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Orientador de Cristiane Lazzarotto-Volcão
Pós-Doutoramento (Outra)
2015 - 2017 Ideofones em Santome
Coorientador de Patrícia Costa
MA in Linguistics (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2012 - 2017 Aquisição fonológica na criança: tradução e adaptação de um instrumento de avaliação interlinguístico para o português europeu
Orientador de Ana Margarida Ramalho
Universidade de Évora, Portugal
2015 - 2016 Tratamento de dados de aquisição de língua materna e não materna: oralidade e escrita
Orientador de Rita Santos
Bolsa de Mestrado (Outra)
2014 - 2015 Aquisição da ortografia das consoantes soantes
Orientador de Suellen Vaz Sousa
Bolsa de Mestrado (Outra)
2010 - 2015 O Desenvolvimento Fonológico de Crianças com Otites Médias com Derrame: Estudo Longitudinal
Orientador de Ana Catarina Baptista
PhD in Linguistics (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2010 - 2015 Complexidade Prosódica - Tarefas de Consciência Fonológica em Crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador de Catarina Afonso
PhD in Linguistics (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2009 - 2014 Consciência Fonológica nos Desvios Fonológicos – Avaliação e Terapia
Coorientador de Roberta Freitas Dias
PhD in Linguistics (Doutoramento)
Universidade Federal de Santa Maria, Brasil
2012 - 2013 Aquisição de estruturas fonológicas e escrita na infância.
Orientador de Lourenço Chacon
Pós-Doutoramento (Outra)
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil
2012 - 2013 Proposta de Modelo Padrão de Aquisição de Contrastes e Estruturas (PAC-E) para avaliação dos desvios fonológicos
Orientador de Vanessa Giachini
Bolsa de Doutoramento (Outra)
2012 - 2013 Consciência Fonológica - Avaliação e Terapia
Orientador de Roberta Freitas Dias
Bolsa de Doutoramento (Outra)
2011 - 2013 Aquisição de Grupos consonânticos e seu impacto nos Desempenhos Escritos no 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador de Rita Santos
MA in Linguistics (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2011 - 2012 Transcrição ortográfica de fala dirigida à criança em ambiente naturalista
Orientador de Pedro Oliveira
Bolsa de Iniciação à Investigação (Outra)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2011 - 2012 Transcrição ortográfica de fala dirigida à criança em ambiente naturalista
Orientador de Ana Tanganho
Bolsa de Iniciação à Investigação (Outra)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2011 - 2012 Transcrição ortográfica de fala dirigida à criança em ambiente naturalista
Orientador de Marta Rocha
Bolsa de Iniciação à Investigação (Outra)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2007 - 2012 Competência metafonológica e sistema não consonântico no português europeu
Orientador de Adelina Castelo
PhD in Linguistics (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2007 - 2012 Efeito das propriedades segmentais em tarefas de consciência segmental, de leitura e de escrita
Coorientador de Dina Alves
PhD in Linguistics (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2009 - 2011 Nasalidade Vocálica em Português. Pista para Identificação Forense de Falantes
Coorientador de Manuel da Silva Domingos
MA in Linguistics (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2006 - 2011 Acquisition de la Structure Syllabique en contexte de Bilinguisme Simultané Portugais-Français
Orientador de Letícia Almeida
PhD in Linguistics (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2008 - 2010 Aquisição do Plural dos Nomes Terminados em Ditongo Nasal – Estudo com crianças entre os 3 e os 7 anos
Orientador de Ana Margarida Ramalho
MA in Linguistics (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2008 - 2010 Vocalismo Átono e os Sufixos -inh- e -zinh-: Um Estudo de Juízos de Aceitabilidade em Falantes do Português Europeu
Orientador de Sílvia Pais Barbosa
MA in Linguistics (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2008 - 2010 A Consciência Sintáctica em Crianças de 1.º Ciclo de Escolaridade: Construção e Aplicação de uma Tarefa de Manipulação
Coorientador de Rita Alexandre
MA in Linguistics (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2008 - 2010 A Consciência Sintáctica em Crianças de 1.º Ciclo de Escolaridade: Construção e Aplicação de uma Tarefa de Reconstituição
Coorientador de Magda Costa
MA in Linguistics (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2008 - 2010 A Consciência Sintáctica em Crianças de 1.º Ciclo de Escolaridade: Construção e Aplicação de uma Tarefa de Identificação
Coorientador de Ana Rita Castanheira
MA in Linguistics (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2005 - 2010 The Acquisition of the Consonantal System in European Portuguese: Focus on Place and Manner Features
Orientador de Teresa da Costa
PhD in Linguistics (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2007 - 2009 Consciência Fonológica no Ensino Básico em Moçambique
Orientador de Francisco Leonardo Vicente
MA in Linguistics (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2004 - 2009 The Acquisition of Primary Word Stress in European Portuguese
Orientador de Susana Mesquita de Deus Correia
PhD in Linguistics (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2004 - 2009 Modelo Padrão de Aquisição de Contrastes: uma Proposta de Avaliação e Classificação dos Desvios Fonológicos
Coorientador de Cristiane Lazzarotto-Volcão
PhD in Linguistics (Doutoramento)
Universidade Católica de Pelotas, Brasil
2006 - 2008 Português Europeu e Galego: Estudo Fonético e Fonológico das Consoantes em Rima Medial
Orientador de Marcos Garcia Gonçalves
MA in Linguistics (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2006 - 2008 Complexidade prosódica e Segmentação de Palavras em crianças entre os 4 e os 6 anos de idade
Orientador de Catarina Afonso
MA in Linguistics (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2005 - 2007 Desenvolvimento Fonológico em Crianças dos 3 anos e 6 meses aos 4 anos e 6 meses de idade Nascidas com Baixo Peso
Orientador de Patrícia Nogueira
MA in Linguistics (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2004 - 2006 A Aquisição do Sistema Vocálico por Falantes de Português Europeu como Língua não Materna
Orientador de Inês Gomes da Cruz Neves Oliveira
MA in Linguistics (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2004 - 2006 L'Acquisition des Codas non Finales par un Enfant Bilingue en Portugais et Français
Orientador de Letícia Almeida
MA in Linguistics (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2003 - 2005 A Aquisição das Consoantes Líquidas por Crianças com Desvios Fonológicos Portadoras de Implante Coclear
Orientador de Susana de Jesus Teodoro Vieira
MA in Linguistics (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2002 - 2004 A Percepção do Acento em Português por Alunos dos Ensinos Básico e Secundário. Descrição, Aplicações e Implicações para o Ensino do Português como Língua Materna
Orientador de Isabel Cristina Silva dos Santos Araújo
MA in Linguistics (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2002 - 2004 A Aquisição da Rima em Português Europeu – Ditongos e Consoantes em Final de Sílaba
Orientador de Susana Mesquita de Deus Correia
MA in Linguistics (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2001 - 2003 A aquisição do Ponto e do Modo de Articulação dos Segmentos Obstruintes no Português Europeu: um Estudo de Caso
Orientador de Teresa da Costa
MA in Linguistics (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal