???global.info.a_carregar???
Maria Elisabete Mendes completed her Ph.D. in Psychology at the University of Porto (2010). Master's degree in Educational Psychology at the Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (2002), Advanced Diploma in Educational Psychology at ISPA in collaboration with the University of Bristol (1990), and a Bachelor's degree in Educational Psychology at the Instituto Superior de Psicologia Aplicada (1985). She worked as a psychologist at the Centro de Recuperação Infantil de Ponte de Sor (1987-1990) and at the National Federation of Social Solidarity Cooperatives [FENACERCI], where she coordinated the National Training Office (1991-2000) and was responsible for implementing various European projects related to the inclusion of children and youth with developmental disability. Currently, she is as an Associate Professor at the Polytechnic Institute of Portalegre (IPP) - School of Education and Social Sciences (since 2000). She is a member of the Department of Education and Training, Vice-President of the Scientific Council, member of the Pedagogical Council, and she is also part of the Ethics Committee. At IPP she is responsible for the Program to Support Students with Special Needs. Her areas of expertise include Educational and Social Sciences. As a faculty member, she is responsible for different curriculum units, coordinates the Master's programs in Special Education and in Preschool Education, and guides dissertations. She has published articles in specialized journals and books. In her curriculum, the most frequent terms in the context of scientific production are inclusion, disabilities, alternative communication, at-risk children, early childhood intervention, and quality of practices.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria Elisabete Silva Tomé Mendes
Data de nascimento
1962/06/03
Género
Feminino

Nomes de citação

  • Mendes, Elisabete

Identificadores de autor

Ciência ID
961D-349C-C30F
ORCID iD
0000-0003-1362-0885

Endereços de correio eletrónico

  • elisabete.mendes@ipportalegre.pt (Profissional)

Telefones

Telefone
  • (+351) 245301503 (Profissional)

Moradas

  • Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Praça da República, 25, 7300-109, Portalegre, Portalegre, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Especial

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2)
Português (Idioma materno)
Formação
Grau Classificação
2010/10
Concluído
Psicologia (Doutoramento)
Especialização em Psicologia do Desenvolvimento e Educação da Criança
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Avaliação da Qualidade em Intervenção Precoce - práticas no distrito de Portalegre." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada com Distinção
2002
Concluído
Psicologia Educacional (Mestrado)
Especialização em Psicologia Educacional
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
"A criança e o número: do signo gráfico ao símbolo" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1990
Concluído
Estudos Avançados em Psicologia Educacional (Postgraduate Certificate)
Especialização em Psicologia Educacional
Universidade de Bristol, Reino Unido
"Children and Number" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado
1985
Concluído
Psicologia Educacional (Licenciatura)
Especialização em Psicologia Educacional
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
"A Criança e o Número" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Catorze valores
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2000 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022 - Atual Vice-President of Scientific Council Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2022 - Atual Member of Pedagogical Council Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2018 - Atual Coordination of Master degree in Pre-School Education Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2014 - Atual Coordination of Master degree in Special Education Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2014 - Atual Member of Scientific Council Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2012 - Atual Coordinator of International Relations Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2010 - Atual Coordination of the Program for Support to Students with Special Needs Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
2012 - 2018 Coordenação Mestrado em Educação e Proteção de Crianças e Jovens em Risco Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2013 - 2016 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017 - Atual Member of Ethical Commitee Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
1990/11 - 2006/02 Psicóloga (Solidariedade Social - Educação Especial) Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social (FENACERCI), Portugal
Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social (FENACERCI), Portugal
1993/09 - 1999/07 Psicóloga (Supervisão Equipa Técncica) Jardim de Infância - Casa das Brincadeiras, Portugal
Jardim de Infância - Casa das Brincadeiras, Portugal
1987/10 - 1990/10 Psicóloga (Diretora Pedagógica) Centro de Recuperação Infantil de Ponte de Sôr - CRIPS, Portugal
Centro de Recuperação Infantil de Ponte de Sôr - CRIPS, Portugal
1985/09 - 1987/09 Psicóloga (Apoio Psicopedagógico / Orientação Vocacional) Colégio Moderno, Portugal
Colégio Moderno, Portugal
1985 - 1987 Psicóloga (Apoio Psicopedagógico) Centro Regional de Segurança Social de Lisboa e Vale do Tejo, Portugal
Projeto Amadora - Fundação van Leer, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2023 - Atual Formação de profissionais da Educação Especial em uma perspectiva colaborativa
CNPq 40/2022
Investigador
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil
Em curso
2020 - 2022 IR ALÉM - A inclusão social de NPT e o desenvolvimento de territórios de baixa densidade
PT/2020/FAMI/535
Investigador
Concluído
2019 - 2022 Projeto Adélia - Apoio à Parentalidade Positiva
09
Investigador
Concluído
2017/11 - 2019/10 Change Organisations to Enable Social Inclusion
2017-1-AT01-KA204-035102
Consultoria
Eramus+ Programme of European Union
Concluído
2018 - 2019 Transcultural Nursing: A European Priority, a Professional Responsibility
Investigador
Concluído
2016 - 2018 Internacionalização do Ensino Superior Politécnico Português
Projeto AAC nº 02/SIAC/2015 nº 014933
Colaborador
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
Concluído
2011 - 2018 Aided Language Skills in Children: a multi-site and cross-cultural investigation
Investigador
Universitetet i Oslo, Noruega
Concluído
2012 - 2015 New Paths to InclUsion Network
13587
Formadora
European Commission
Concluído
2002 - 2004 Access for People with Learning Disabilities to Information and Communication Technologies [ALDICT]
02
Investigador
Inclusion Europe , Bélgica
Concluído
2002 - 2004 Real Live Media - Imagem Positiva das Pessoas com Deficiência nos Media
01
Coordenação do Projeto
Federação nacional de Cooperativas de Solidariedade Social - FENACERCI, Portugal
Comissão Europeia
Concluído
1999 - 2002 Starting Competences to be an Inclusive Teacher: preparing teachers for diversity and inclusion
03
Investigador
Katholieke Hogeschool Torhout , Bélgica
Concluído
1998 - 2000 Self Advocacy and Quality of Life
04
Coordenação do Projeto
Federação nacional de Cooperativas de Solidariedade Social - FENACERCI, Portugal
Comissão Europeia
Concluído
1996 - 1999 CONTINUA - Criação de uma Unidade de Formação Continua
06
Desenvolvimento técnico
APEMH - Association des Parents d'Enfants Mentalement Handicapés., Luxemburgo
Comissão Europeia
Concluído
1996 - 1997 Desenvolvimento de Metodologias para Animação Social de Jovens com Deficiência ou Desfavorecidos
05
Consultoria
Cruz Vermelha Portuguesa, Portugal
Comissão Europeia
Concluído
1993 - 1995 Linguagens Alternativas e Novas Tecnologias ao Serviço da Inclusão
07
Investigador responsável
Federação nacional de Cooperativas de Solidariedade Social - FENACERCI, Portugal
Comissão Europeia
Concluído
1993 - 1995 Serviços Multimédia para Populações com Deficiência ou Idosas
08
Consultoria
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
Comissão Europeia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em boletim informativo
  1. Mendes, Elisabete. "Augmentative and Alternative Communication in Portugal", The ISAAC Bulletin, 2006
Artigo em conferência
  1. Beata Batorowicz, Judith Oxley, Gregor Renner, Elisabete Mendes, Stephen von Tetzchner. "Communication Aids and Participation". Trabalho apresentado em Becoming an Aided Communicator, Leeds, 2022.
    Publicado
  2. Bonifácio, Evangelina; Castanheira, Luís; Mesquita, Cristina; Silva, Elisabete Mendes. "TUT4IND: uma proposta de inclusão educativa no ensino superior". 2022.
  3. Mendes, Elisabete; Morgado, Lina; Paz, João. "Online communication and assessment practices during the covid pandemic: a study of the Portuguese higher education students perceptions". Trabalho apresentado em EDEN 2021 - Lessons from a Pandemic for the Future of Education, 2021.
    Publicado
  4. Pires, Manuel Vara; Mesquita, Cristina; Lopes, Rui Pedro; Santos, Graça; Cardoso, Mário; Sousa, João Sérgio de Pina Carvalho; Silva, Elisabete Mendes; Teixeira, Carlos. "Seis propostas para a formação de educadores e professores". 2017.
  5. Mendes, Elisabete. "The development of communicative problem solving in aided and naturally speaking communicators aged 5-15 years". 2014.
  6. Mendes, Elisabete; Julieta Feliz; Alves, João Emílio. "Projeto Tecer a Prevenção: a facilitação de um processo colaborativo". Trabalho apresentado em IV Seminário de I&DT Cooperar para Inovar, Portalegre, 2014.
    Publicado
  7. Mendes, Elisabete. "Qualidade das práticas em intervenção precoce: uma prioridade". Braga, 2010.
    Publicado
  8. Mendes, Elisabete. "Qualidade das práticas em intervenção precoce". Trabalho apresentado em Jornadas sobre Investigação, 2007.
    Publicado
  9. Mendes, Elisabete. "Avaliação de programas e promoção da qualidade em intervenção precoce". Trabalho apresentado em VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Évora, 2006.
  10. Mendes, Elisabete. "Avaliação das Práticas em Intervenção Precoce". Trabalho apresentado em Congreso Hispano-Portugués de Intervención Temprana en los Trastornos del Desarrollo, Santiago de Compostela, 2006.
  11. Mendes, Elisabete. "Formação de Técnicos e Qualidade de Atendimento". Trabalho apresentado em 1º Colóquio das Organizações Não Governamentais do Sector da Educação / Programa HELIOS II - Le Polyhandicap et les Handicaps de Très Grande Dépendance, Bruxelas, 1996.
  12. Mendes, Elisabete. "A Comunicação em Pessoas com Défices Cognitivos". Trabalho apresentado em 2º Congresso Internacional – Analisar o Presente, Debater o Futuro, Lisboa, 1996.
  13. Mendes, Elisabete. "Programas Multimédia e Autonomia". Trabalho apresentado em Ciclo de Conferências CITE, 1995.
Artigo em revista
  1. Loureiro, Ana; Vieira, M. F.; Oliveira, Nuno Ricardo; Morgado, Lina; Runa, Ana; Seco, C.; Cardoso, Paula; et al. "Tecnologias e estratégias de comunicação online durante a pandemia covid-19: o caso das instituições de ensino superior em Portugal". (2021): http://hdl.handle.net/10400.15/3932.
  2. MENDES, Maria Elisabete. "Formação Inicial de Professores em Educação Especial". Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial 4 1 (2018): http://dx.doi.org/10.36311/2358-8845.2018.v4n1.02.p11.
    10.36311/2358-8845.2018.v4n1.02.p11
  3. Mendes, Elisabete. "Educação Inclusiva e Multideficiência: a pessoa, o sonho, a realidade". Revista Inclusão Social 11 1 (2018): 129-137. https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4086.
    Publicado
  4. Mendes, Elisabete. "Tecer a Prevenção: a facilitação de um processo colaborativo". (2016):
  5. Mendes, Elisabete. "Rede Novos Caminhos para a Inclusão". Aprender (2015): http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/48.
    Acesso aberto • Publicado
  6. Mendes, Elisabete. "Passado, Presente e Futuro da Educação Inclusiva". (2015): http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/35.
  7. Marchão, Amélia; Mendes, Elisabete. "Editorial". (2015): http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/34.
  8. Mendes, Elisabete. "Necessidades Educativas Especiais: Comunicação Aumentativa e Alternativa". Revista Aprender 27 (2003): 119-126.
    Acesso aberto • Publicado
  9. Mendes, Elisabete. "Os alunos com necessidades educativas especiais: Subsídios para o Sistema de Educação". Revista Aprender (2001):
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Mendes, Elisabete. "As famílias de crianças com transtornos do desenvolvimento e a parceria colaborativa com os profissionais". In Formação colaborativa para profissionais da educação especial, 195-214. Brasil: Sobama, 2024.
    Publicado
  2. Mendes, Elisabete. "Plano educacional individualizado: fundamentos e práticas". In Formação colaborativa para profissionais da educação especial, 241-252. Sobama, 2024.
    Publicado
  3. Mendes, Elisabete. "Inclusão e planejamento centrado na pessoa". In Formação colaborativa para profissionais da educação especial, 253-264. Sobama, 2024.
  4. Cardoso, Paula; Morgado, Lina; Paiva, Ana; Paz, João; Mendes, Elisabete; Loureiro, Ana; Messias, Inês; et al. "Learning during emergency remote teaching in Portugal: higher education students' emotional snapshot". In Impact of Digital Transformation in Teacher Training Models, 101-130. IGI Global, 2022.
    Publicado • 10.4018/978-1-7998-9538-1.ch006
  5. Mendes, Elisabete. "Conclusões e Recomendações - Jornadas da Família". In IX Jornadas da Família a Igualdade na Diferença. Instituto Politécnico de Portalegre, 2022.
    Publicado
  6. Mendes, Elisabete; Ramos, Rita. "Não vim para turistar - História de vida de Roberta Panizio". In Trajetórias Sociais - Perceções da Condição de Imigrante, 32-41. Portugal: Edições Esgotadas, 2022.
    Publicado
  7. Mendes, Elisabete; Morgado, Lina. "Suddenly we were all online: perceptions and practices experienced by faculty and students during emergency teaching.". In Enhancing the Human Experience of Learning with Technology, 83-88. 2020.
    Publicado
  8. Mendes, Elisabete. "Intervenção Centrada na Pessoa: caminhos para a Inclusão". In Transição para a Vida Adulta: percursos reais, possíveis e desejáveis, 37-47. Portugal: Instituto Politécnico de Beja, 2019.
    Publicado
  9. Mendes, Elisabete. "Intervenção Precoce na Infância: desafio aos profissionais". In Perspetivas Internacionais da Educação Especial e Educação Inclusiva, 53-67. Marília, Brasil: ABPEE, 2018.
    Publicado
  10. Mendes, Elisabete. "Formación Docente y Educación Inclusiva: que retos". In Prácticas innovadoras inclusivas: retos y oportunidades, 449-456. Espanha: Universidad de Oviedo, 2017.
    Publicado
  11. Mendes, Elisabete. "Intervención centrada en la familia y en las competencias comunicativas de una niña con parálisis cerebral". Barcelona, Espanha, 2012.
    Publicado
  12. Mendes, Elisabete. "Comunicação Alternativa: Formar para mudar atitudes". In Comunicação Alternativa: Teoria, prática, tecnologias e pesquisa, editado por Débora Deliberato; Maria de Jesus Gonçalves; Elizeu Coutinho de Macedo, 28-39. São Paulo, Brasil: MEMNON, 2009.
    Publicado
  13. Mendes, Elisabete; Rato, Jorge. "From System to Communication: Staff Training to Attitude Change". In Augmentative and Alternative Communication: European Perspectives, editado por von Tetzchner, Stephen. Londres, Reino Unido: Whurr Publishers, 1996.
    Publicado
Edição de livro
  1. Mendes, Elisabete; Colwell, Peter. Museus e Acessibilidade: Manual de Boas Práticas. Lisboa, Portugal: Instituto Português dos Museus. 2004.
    Publicado
Livro
  1. Ramos, Natália; Mendes, Elisabete; Silva, Ana Isabel Mateus da; Porfírio, José. Família, educação e desenvolvimento no séc. XXI: Olhares interdisciplinares. Portalegre, Portugal: Instituto Politécnico de Portalegre. Escola Superior de Educação. 2012.
    Publicado • Editor
Manual
  1. Mendes, Elisabete. Guia para Auto-Representantes: Faz com que a tua História seja Ouvida. FENACERCI. 2004.
    Publicado
  2. Mendes, Elisabete. Guia para Profissionais dos Media: Noticias sobre Pessoas com Deficiência. FENACERCI. 2004.
  3. Mendes, Elisabete. Starting Competences to be an Inclusive Teacher: preparing teachers for diversity and inclusion. Torhout, Bélgica: KATHO. 2002.
  4. Mendes, Elisabete; Cardoso, Teresa. Desenvolvimento de Metodologias para a Animação Social de Jovens com Deficiência ou Desfavorecidos. Cruz Vermelha Portuguesa. 1998.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Mendes, Elisabete. "Suddenly we were all online: perceptions and practices experienced by faculty and students during emergency teaching". Trabalho apresentado em EDEN 2020 Virtual Research Workshop, 2020.
  2. Mendes, Elisabete. "Acesso às Tecnologias da Comunicação para Utilizadores de Símbolos". Trabalho apresentado em 2ªs Jornadas sobre Comunicación Aumentativa y Alternativa, 2001.
Resumo em conferência
  1. Mendes, Elisabete. "Specialized Foster Home: Youngsters and Families’ perspectives regarding intervention". 2016.
  2. Mendes, Elisabete. "O desenvolvimento da linguagem e da comunicação alternativa: visão de pais e crianças". 2013.
    Publicado
Revisão de livro
  1. Mendes, Elisabete. "Introdução à Comunicação Aumentativa e Alternativa". Revisão de Introdução à Comunicação Aumentativa e Alternativa (2002):
Tese / Dissertação
  1. Maria Elisabete da Silva Tomé Mendes; Mendes, Maria Elisabete da Silva Tomé. "Avaliação da qualidade em intervenção precoce: práticas no distrito de Portalegre". Doutoramento, Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2010. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/53579.
  2. Mendes, Maria Elisabete da Silva Tomé. "A criança e o número: do signo gráfico ao símbolo". Mestrado, Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, 2001. http://hdl.handle.net/10400.12/690.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2021 - 2023 Educação Inclusiva: Operacionalização do Decreto-lei n.º 54/2018 - Contributos a uma reflexão
Orientador de Joaquina da Conceição Barão Duarte
Mestrado em Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2021 - 2023 Perceções dos professores face à inclusão de alunos com Trissomia 21
Orientador de Dora Cristina Fialho Bandeiras
Mestrado em Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2020 - 2022 Intervenção centrada na família: Olhar dos profissionais de uma equipa local de intervenção
Orientador de Margarida Baptista Romudas
Mestrado em Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2020 - 2022 Processo de transição de crianças com desenvolvimento atípico da Educação Pré-Escolar para o 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador de Rute Isabel Delgado Tanganho
Mestrado em Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2019 - 2021 Práticas em Intervenção Precoce na Infância: Perceções de Educadores de Infância em Creche e Pré-escolar
Orientador de Mafalda dos Anjos Moura Santana Falé
Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2017 - 2019 A influência da ludicidade na motivação de alunos com PHDA
Orientador de Sílvia Alexandra Pereira Ribeiro
Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2017 - 2019 ComunicArte. Projeto de intervenção
Orientador de Lúcia Isabel Martins Redondo Correia da Costa
Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2017 - 2019 Maus tratos a crianças e jovens: realidade de São Tomé e Príncipe
Coorientador de Analbina Fernandes da Costa
Educação e Protecção de Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2018 A expressão plástica no desenvolvimento de crianças com Síndrome de Down no 1º ciclo do Ensino Básico: Que benefícios? Estudo de um caso
Orientador de Patrícia Alexandra Trindade Candeias Baptista
Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2018 A intervenção com famílias de crianças em risco familiar e ambiental
Orientador de Raquel Cristina Tareco Nozes
Educação e Protecção de Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2018 Família, deficiência e transições de vida: a reconfiguração de cenários familiares na deficiência
Coorientador de André Miguel Feijão Caiola
Mestrado em Educação Especial. Especialização em Domínio Cognitivo e Motor (Mestrado)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2015 - 2017 A literatura infantojuvenil como recurso psicopedagógico na intervenção com jovens em risco
Orientador de Susana Dias Palmeiro
Educação e Protecção de Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2015 - 2017 Desenvolvimento de uma tecnologia de apoio para alunos com necessidades educativas especiais ¿ MYM ¿ eu consigo!
Orientador de Laura Maria Parra Chagas
Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2015 - 2017 Crianças em risco familiar e ambiental : articulação entre equipas locais de intervenção precoce e as comissões de proteção de crianças e jovens em risco na região Alentejo
Orientador de Ana Paula da Fonseca Cardoso Marques
Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2014 - 2016 Promoção do sucesso educativo uma resposta para jovens institucionalizados com problemas escolares
Orientador de Ana Rita Monteiro Dias
Educação e Protecção de Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2013 - 2015 Olhares sobre os (des)afetos. a perspetiva dos profissionais sobre a institucionalização de crianças e jovens
Orientador de Cláudia Gabriela Mendes Baptista
Educação e Protecção de Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2012 - 2014 Os Docentes nas Equipas de Intervenção Precoce no Distrito de Portalegre
Orientador de Maria Manuel Candeias Monteiro Fioravanço
Educação e Protecção de Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2012 - 2014 Lar de Infância e Juventude Especializado : o modelo terapêutico na perspetiva dos jovens e suas famílias
Orientador de Lúcia Sofia Mourato Barbas
Educação e Protecção de Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2020/10/26 - Atual Membro da Comissão Permanente de Avaliação Institucional do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial
Membro
Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Educação, Brasil

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2017 - Atual Emissão de Pareceres relativos a projetos de investigação.
2010 - Atual Emissão de Pareceres relativos a medidas de apoio para estudantes com necessidades especiais