???global.info.a_carregar???
Degree in Mathematics Scientific Branch, specialization in Applied Mathematics, from the University of Coimbra, Master in Probability and Statistics, from the University of Lisbon and PhD in Applied Multivariant Statistics, from the University of Salamanca. Adjunct professor at the Higher School of Education of the Polytechnic Institute of Castelo Branco since 2013, equivalent to assistant professor between 2005 and 2013, at the same institution and Guest Assistant between 2000 and 2005, at the same institution. He has held several positions within the school bodies: - Member of the Council of Representatives between 06/07/2018 and 11/08/2022; - Member of all Scientific Technical Councils since 05/21/2014, where I held the position of secretary between 06/21/2016 and 09/26/2018; - Coordinator of UTC-CDA between 09/15/2020 and 09/15/2022; - Sub-coordinator of UTC-CDA between 05/25/2016 and 09/14/2020; - President of the Pedagogical Council between 07/10/2019 and 11/08/202; - Coordinator of the exam timetable and calendar committee between 07/07/2017 and 11/08/202; - Member of the examination timetable and calendar committee between the academic years 2007/2008 and 2014/15. - Director since 11/09/2022
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Paulo Alexandre Anselmo Lopes da Silveira

Nomes de citação

  • Silveira, Paulo

Identificadores de autor

Ciência ID
971D-D0D2-20AD
ORCID iD
0000-0003-4552-2323
Google Scholar ID
https://scholar.google.com.br/citations?user=IF2n_DoAAAAJ&hl=pt-PT
Scopus Author Id
57203914599

Domínios de atuação

  • Ciências Exatas - Matemática - Estatística e Probabilidades
Formação
Grau Classificação
2013/03/21
Concluído
Estatística Multivariante Aplicada (Doctor)
Universidad de Salamanca, Espanha
"Análisis Multivariante de la relación entre Estilos/Estrategias de Aprendizaje e Inteligencia Emocional, en alumnos de Educación Superior" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1999/07/19
Concluído
Matemática (Licenciatura)
Especialização em Ramo Científico - Especialização em Matemática Aplicada
Universidade de Coimbra, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013/03/21 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2016 - 2019 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
2013 - 2016 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017 - 2019 Conselho pedagógico Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
2016 - 2019 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
2014 - 2016 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2013 - 2015 Conselho pedagógico Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
Projetos

Outro

Designação Financiadores
2022/04/01 - 2023/10/30 TRACE – Transferência de Conhecimento e Empregabilidade do IPCB – POCH-I2-2022-01 Competências para o Futuro do Ensino Superior
POCH-I2-2022-01
Coordenador do projeto
Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. "COVID-19 and the Educational Area: Emotional Management and Well-Being in Teachers". 2021.
    10.1145/3486011.3486532
  2. Rocha, João; Duarte-Mendes, Pedro; Domingues, Ana; Domingues, João; Fernandes, Inês; Ribeiro, S.; Silveira, Paulo; et al. "Assessment of Portuguese wheelchair basketball team motivation and anxiety levels.". Trabalho apresentado em XV Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde (SIEFLAS) / IV BUDO Congress, Castelo Branco, 2019.
    Publicado
  3. Silveira, Paulo; Duarte-Mendes, Pedro; Paulo, Rui; Honório, Samuel; Batista, Marco; Rocha, João; Petrica, João; et al. "Functional physical fitness in elderly: Differences depending on the practice of physical activity". Trabalho apresentado em XV Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde (SIEFLAS) / IV BUDO Congress, Castelo Branco, 2019.
    Publicado • 10.14198/jhse.2019.14.Proc4.82
  4. Lucas, Dineia; Silva, Fernanda M.; Ramalho, André L.; Paulo, Rui; Serrano, João; Silveira, Paulo; Duarte-Mendes, Pedro. "Comparison of physical fitness between young and middle-aged adults". Trabalho apresentado em XV Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde (SIEFLAS) / IV BUDO Congress, Castelo Branco, 2019.
    Publicado • 10.1109/iembs.2008.4649281
  5. Trindade, Bruno; Santos, Domingos; Pocinho, Ricardo; Silveira, Paulo. ""Animação sociocultural e envelhecimento em Portugal: profissão e desafios".". Trabalho apresentado em In Envelhecimento como Perspetiva Futura: Livro de atas do Ageing Congress 2019:, Coimbra, 2019.
    Publicado
  6. García, Luís; Silveira, Paulo; Morgado, Margarida. "Las Competencias de Comunicación Intercultural en la Empresa Global y su Desarrollo en el Aula de Español Para Fines Económicos y Comerciales.". 2018.
    10.29007/4bs6
  7. Pereira, Cristina; Jacinto, Armindo; Silveira, Paulo; Ramos, George. "Projeto educativo concelhio : contributo para a construção, à escala local, da sociedade da aprendizagem e do conhecimento". 2017.
  8. Silveira, Paulo; Galindo-Villardón, Mª Purificación; Vicente Galindo, María Purificación. "Análise dos estilos de aprendizagem e da inteligência emocional dos alunos do Instituto Politécnico de Castelo Branco". 2016.
  9. Paixão, Fátima; Jorge, Fátima; Silveira, Paulo; Balau, Sónia. "Ambientes de educação não formal: um projecto interactivo na comunidade educativa". 2009.
Artigo em jornal
  1. daSilveira, Paulo. "Journal of Human Sport and Exercise", 2019, https://doi.org/10.14198/jhse.2019.14.Proc4.82.
Artigo em revista
  1. Jorge Rojo Ramos; Santiago Gómez-Paniagua; Marco Alexandre Silva Batista; Paulo Silveira; Carmen Galán-Arroyo. "Reliability of a Scale for Improving Attitudes towards Inclusion of Students with Disabilities in Physi-cal Education". Retos (2024): http://dx.doi.org/10.47197/retos.v56.104878.
    10.47197/retos.v56.104878
  2. "Proceedings of the II Congresso Internacional de Atividade Física (International Congress of Physical Activity), 28, 29, 30 of September 2023, Castelo Branco, Portugal". Journal of Human Sport and Exercise (2024): http://dx.doi.org/10.14198/jhse.2024.191.20.
    10.14198/jhse.2024.191.20
  3. Carlos Marta; Telma Almeida; Paulo Silveira; Ana Alves; Natalina Casanova; Helena Mesquita. "EDUCAÇÃO FÍSICA-MOTORA NA APTIDÃO FÍSICA E CONHECIMENTO CORPORAL DE SUJEITOS COM DEFICIÊNCIA". Egitania Sciencia (2023): 29-47. http://dx.doi.org/10.46691/es.vi.68.
    10.46691/es.vi.68
  4. Machado, Tiago; Serrano, Joao; Silveira, Paulo; Antúnez, Antonio; Ibáñez, Sergio J.. "Study of the differences in BMI among Skydivers according to age group, modality, type of practice and experience; [ESTUDIO DE LAS DIFERENCIAS EN EL IMC ENTRE PARACAIDISTAS EN FUNCIÓN DEL GRUPO DE EDAD, DISCIPLINA, TIPO DE PRÁCTICA Y EXPERIENCIA]". E-Balonmano.com: Revista de Ciencias del Deporte 19 1 (2023): 43 – 53-43 – 53. https://www.scopus.com/inward/record.uri?eid=2-s2.0-85149341885&doi=10.17398%2f1885-7019.19.43&partnerID=40&md5=9f523f67934ff7b6308fb4186fd75431.
    10.17398/1885-7019.19.43
  5. Machado, T.; Serrano, J.; Silveira, P.; Ibánez, S.J.. "PERSONALITY TRAITS OF PORTUGUESE SKYDIVERS; [RASGOS DE PERSONALIDAD DE LOS PARACAIDISTAS PORTUGUESES]". Revista Internacional de Medicina y Ciencias de la Actividad Fisica y del Deporte 23 91 (2023): 1 – 14-1 – 14. https://www.scopus.com/inward/record.uri?eid=2-s2.0-85175007063&doi=10.15366%2frimcafd2023.91.001&partnerID=40&md5=9fd994913754204832d25d1a50bbf895.
    10.15366/rimcafd2023.91.001
  6. Paulo Silveira; João M Lopes; Rozélia Laurett; J. J. M. Ferreira; José Oliveira; Luís Farinha. "Modeling the predictors of students’ entrepreneurial intentions: The case of a peripheral European region". Industry and Higher Education (2022): 095042222211170-095042222211170. http://dx.doi.org/10.1177/09504222221117055.
    10.1177/09504222221117055
  7. "La búsqueda de sensaciones en paracaidistas portugueses". Retos 44 (2022): 1073-1081. https://recyt.fecyt.es/index.php/retos/article/view/91464.
    10.47197/retos.v44i0.91464
  8. "Analysis of the Objective Internal Load in Portuguese Skydivers in the First Jump of the Day". Sensors (2022): https://www.mdpi.com/1424-8220/22/9/3298.
    10.3390/s22093298
  9. Lopes, João M.; Silveira, Paulo; Farinha, Luís; Oliveira, Márcio; Oliveira, José; daSilveira, Paulo. "Analyzing the root of regional innovation performance in the European territory". International Journal of Innovation Science 13 5 (2021): 565-582. http://hdl.handle.net/10400.8/5761.
    10.1108/IJIS-11-2020-0267
  10. Lopes, João; Oliveira, Márcio; Silveira, Paulo; Farinha, Luís; Oliveira, José; Castro Oliveira, José; daSilveira, Paulo. "Business dynamism and innovation capacity, an entrepreneurship worldwide perspective". Journal of Open Innovation: Technology, Market, and Complexity 7 1 (2021): 94-94. http://hdl.handle.net/1822/72632.
    10.3390/joitmc7010094
  11. daSilveira, Paulo. "University entrepreneurial intentions: mainland and insular regions – are they different?". Education + Training (2020): http://dx.doi.org/10.1108/et-03-2019-0055.
    10.1108/et-03-2019-0055
  12. Farinha, Luís; Lopes, João; Sebastião, J.R.; João, J Ferreira; Oliveira, José; Silveira, Paulo; daSilveira, Paulo; Lopes, João M.; Ferreira, J. J. M.. "How do stakeholders evaluate smart specialization policies defined for their regions?". Competitiveness Review: An International Business Journal 31 3 (2020): 594-624. http://hdl.handle.net/10400.11/7401.
    https://www.emerald.com/insight/publication/issn/1059-5422,https://doi.org/10.1108/CR-12-2019-0149.
  13. Lopes, Joao; Oliveira, Jose; Oliveira, Marcio; Farinha, Luis; Silveira, Paulo. "MODERNIZATION AND DYNAMISM IN THE ACTUAL BUSINESS PANORAMA ACROSS THE WORLD". PROCEEDINGS OF THE INTERNATIONAL CONFERENCE OF APPLIED BUSINESS AND MANAGEMENT (ICABM2020) (2020): https://publons.com/publon/49344986/.
  14. daSilveira, Paulo. "Athlete’s motivations from different regions of Portugal for the practice of athletics as a federated sport". (2019): http://dx.doi.org/10.14198/jhse.2019.14.proc1.04.
    10.14198/jhse.2019.14.proc1.04
  15. Santos, Jorge; Petrica, João; Mendes, Marcelo; Serrano, João; Silveira, Paulo; Maia, Lúis. "Effects of a senior exercise program on functional capacity in institutionalized elderly in the municipality of Mac¸a~o". (2019): http://hdl.handle.net/10400.11/6705.
    10.14198/jhse.2019.14.Proc4.82
  16. Batista, Marco; Leyton, Marta; Serrano, João; Petrica, João; Honório, Samuel; Rocha, João; Santos, Jorge; Silveira, Paulo; Jiménez Castuera, Ruth. "Self-determined motivation and subjective well- being in Portuguese veteran athletes in different sports.". (2019): http://hdl.handle.net/10400.11/6717.
    https://doi.org/10.14198/jhse.2019.14.Proc4.82
  17. Rocha, Joao; Domingues, Ana; Fernandes, Ines; Domingues, Joao; Ribeiro, Sandra; Silveira, Paulo; Batista, Marco; et al. "Assessment of physical capacities of the Portuguese wheelchair basketball team". Journal of Human Sport and Exercise (2019): https://publons.com/wos-op/publon/52495590/.
  18. Rocha, Joao; Domingues, Ana; Fernandes, Ines; Domingues, Joao; Ribeiro, Sandra; Silveira, Paulo; Batista, Marco; et al. "Assessent of Portuguese wheelchair basketball team motivation and anxiety levels". Journal of Human Sport and Exercise (2019): https://publons.com/wos-op/publon/52495589/.
  19. Ramalho, Andre; Paulo, Rui; Alegria, Joao; Duarte-Mendes, Pedro; Serrano, Joao; Silveira, Paulo; Petrica, Joao. "Effects of a physical exercise program on body composition and functional physical fitness in the elderly". Journal of Human Sport and Exercise (2019): https://publons.com/wos-op/publon/54662095/.
  20. Lopes, J.; Farinha, L.; Ferreira, J.J.; Silveira, P.; Lopes, João; Farinha, Luís; Ferreira, João; Silveira, Paulo. "Does regional VRIO model help policy-makers to assess the resources of a region? A stakeholder perception approach". Land Use Policy 79 (2018): 659-670. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85053547745&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.landusepol.2018.07.040
  21. Lopes, J.; Farinha, L.; Ferreira, J.J.; Silveira, P.; Lopes, João; Farinha, Luís; Ferreira, Joao; Silveira, Paulo; Ferreira, João. "Smart specialization policies: innovative performance models from European regions". European Planning Studies (2018): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85054478369&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/09654313.2018.1530148
  22. Lopes, Joao; Farinha, Luis; Ferreira, Joao; Silveira, Paulo. "MAPPING THE FIELD: A BIBLIOMETRIC ANALYSIS OF THE LITERATURE ON ENTREPRENEURSHIP AND ECONOMIC GROWTH". PROCEEDINGS OF THE 2ND INTERNATIONAL CONFERENCE ON PROJECT EVALUATION (ICOPEV) (2018): https://publons.com/publon/27285283/.
  23. Serrano, Joao; Silveira, Paulo; Lucas, Miguel; Honorio, Samuel. "The opinion of young footballers about parental involvement in their practice". Revista Brasileira de Futsal E Futebol (2017): https://publons.com/wos-op/publon/31029414/.
  24. daSilveira, Paulo. "Proceedings of the 3rd IPLeiria’s International Health Congress". (2016): http://dx.doi.org/10.1186/s12913-016-1423-5.
    10.1186/s12913-016-1423-5
  25. daSilveira, Paulo. "Tradução e Validação do Movement Imagery Questionnaire – 3 (MIQ - 3) com Atletas Portugueses". (2016): http://dx.doi.org/10.6063/motricidade.7006.
    10.6063/motricidade.7006
  26. Serrano, Joao; Silveira, Paulo; Rebelo, Miguel; Petrica, Joao; Mesquita, Helena. "PARENTAL INVOLVEMENT IN THE SPORTS PARTICIPATION OF CHILDREN". E-Balonmano.com: Revista de Ciencias del Deporte (2015): https://publons.com/wos-op/publon/32002539/.
  27. daSilveira, Paulo; Paixão, Fátima; Jorge, Fátima; Gil, Henrique; Silveira, Paulo. "XIII Encuentro Nacional de Educación en Ciencias. Informe final". Neste artigo pretende-se apresentar, particularmente à comunidade espanhola, a natureza e objetivos do Encontro Nacional de Educação em Ciências (ENEC), a reunião científica em território português mais alargada da comunidade de investigação e de prática de educação e ensino na área da educação em ciências. Este encontro tem vindo a contar com a participação de investigadores e professores de muit (2010): http://dx.doi.org/10.25267/rev_eureka_ensen_divulg_cienc.2010.v7.i1.12.
    10.25267/rev_eureka_ensen_divulg_cienc.2010.v7.i1.12
Capítulo de livro
  1. Fátima Regina Jorge; daSilveira, Paulo. "Pensamento computacional e resolução de problemas em matemática". In Matemática com Vida – Diferentes Olhares sobre o Pensamento Computacional, 27-32. Aveiro: UA Editora, 2023.
    Publicado
  2. Fátima Regina Jorge; daSilveira, Paulo. "Análise exploratória de dados com recurso a tecnologias educativas". In Matemática com vida: diferentes olhares sobre a tecnologia, 113-118. Aveiro: UA Editora, 2021.
    Publicado • 10.48528/VT67-1729
  3. Lopes, João; Oliveira, José; Silveira, Paulo. "Applying Regional VRIO Model to Island Regions: An Evaluation of RIS3". In Studies on Entrepreneurship, Structural Change and Industrial Dynamics, 67-84. Springer International Publishing, 2020.
    10.1007/978-3-030-47697-7_5
  4. Afonso, Paulo; Trindade, Bruno; Santos, Domingos; Pocinho, Ricardo; Silveira, Paulo; Silva, Pedro. "Teachers’ adaptation to technologies during the pandemic by COVID-19". {ACM, 2020.
    10.1145/3434780.3436590
  5. Serrano, João; Paulo, Rui; Honório, Samuel; Batista, Marco; Duarte-Mendes, Pedro; Rocha, João Carlos; Santos, Jorge; et al. "Abordagem teórica sobre a implementação de um modelo de jogo no futebol". In Educação Física, Saúde e Bem Estar - Novos Caminhos. Castelo Branco, Portugal: Instituto Politécnico de Castelo Branco, 2020.
    Publicado
  6. Silveira, Paulo. "Contributo das tecnologias da informação e comunicação na evolução do perfil do profissional de secretariado : um exemplo de aplicação das TIC". Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Educação, 2016.
Edição de livro
  1. Fátima Regina Jorge; Paixão, Fátima; daSilveira, Paulo. A Escola de Aprender: Contributos para a sua construção - Volume II. CASTELO BRANCO, Portugal: Instituto Politécnico de Castelo Branco. 2023.
    Publicado • https://doi.org/10.53681/2023.l03/04 • Editor
  2. Paixão, Fátima; Fátima Regina Jorge; daSilveira, Paulo. A escola de aprender - Contributos para a sua construção. CASTELO BRANCO, Portugal: Instituto Politécnico de Castelo Branco. 2019.
    Publicado • Editor
Livro
  1. Paixão, Fátima; Jorge, Fátima; Silveira, Paulo. Livro de resumos do I Encontro de Supervisão e Avaliação na Vida das Escolas e II Seminário Internacional de Educação em Ciências. Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Educação. 2018.
  2. Paixão, Fátima; Jorge, Fátima; Prata, José; Silveira, Paulo; Balau, Sónia. Exposição interactiva problemas com conta, peso e medida : apoio à exploração do friso histórico e proposta de uma resolução manipulativa dos problemas. Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Educação. 2008.
Resumo em conferência
  1. Faustino, António; Silveira, Paulo; Serrano, João; Paulo, Rui; Duarte-Mendes, Pedro; Honório, Samuel. "The influence of relative age, subcutaneous adiposity and physical growth on Castelo Branco under- 15 soccer players 2015". Trabalho apresentado em 3rd IPLeiria's International Health Congress, 2016.
    Publicado
  2. Paulo, Rui; Afonso, João; Faustino, António; Mesquita, Helena; Duarte-Mendes, Pedro; Serrano, João; Silveira, Paulo. "A atividade física e desportiva das atletas sub-16 das seleções distritais de futebol ¿ 7 de diferentes regiões de Portugal.". Trabalho apresentado em XVI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa, 2016.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Mateus, Daniela Alexandra Monteiro. "Origami - um recurso didático para a aprendizagem lúdica de noções matemáticas no 1.º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.11/5590.
  2. Lopes, António Landeiro. "Implicações da avaliação externa dos alunos na organização pedagógica da escola". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.11/2807.
  3. Lucas, Miguel Alexandre Rebelo; Cunha, André Filipe Marques; Serrano, João; Silveira, Paulo; Petrica, João; Cunha, André. "Envolvimento parental na participação desportiva das crianças : a opinião de jovens futebolistas sobre o envolvimento parental na sua prática desportiva". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.11/2375.
  4. Silveira, Paulo Alexandre Anselmo Lopes da. "Análisis multivariante de la relación entre estilos/estrategias de aprendizaje e inteligencia eemocional, en alumnos de educación superior". Doutoramento, 2013. http://hdl.handle.net/10400.11/1775.

Outros

Outra produção
  1. A opinião de jovens futebolistas sobre o envolvimento parental na sua prática desportiva. Objetivo: conhecer a opinião das crianças sobre o envolvimento parental. Metodologia: A amostra é constituída por 203 crianças praticantes de futebol, entre os escalões de infantis e iniciados. O instrumento utilizado foi o questionário adaptado do “Parental Involvement Sport Questionnaire” de Lee e Mclean (1997). Resultados: Na opinião das crianças há um grande envolvimento dos mesmos na prática. 2017. Serrano, João; Silveira, Paulo; Lucas, Miguel; Honório, Samuel. http://hdl.handle.net/10400.11/5683.
  2. Métodos biplot na análise da inteligência emocional e dos estilos de aprendizagem. Enquanto o sistema universitário anterior a Bolonha primava pela reprodução de informações, atualmente exige-se aos estudantes universitários a aquisição de competências. Desta forma, o aluno é colocado no centro do processo de ensino-aprendizagem, focando os seus estudos nas competências que deve adquirir, potenciando a iniciativa e a aprendizagem autónoma. Essa mudança de paradigma educacional r. 2017. Silveira, Paulo; Galindo-Villardón, Mª Purificación; Vicente Galindo, María Purificación. http://hdl.handle.net/10400.11/5930.
  3. Envolvimento parental na participação desportiva das crianças. Diiferentes autores têm mostrado algum consenso sobre a participação de pais e mães no desporto dos filhos, referindo que se podem apresentar como uma fonte de apoio, mas também de pressão. Os fatores referidos variam de acordo com os diferentes tipos de participação dos pais. Aroni, (2011) refere que o envolvimento parental no desporto é determinante no processo de formação desportiva dos jovens. 2015. Serrano, João; Silveira, Paulo; Rebelo, Miguel; Petrica, João; Mesquita, Helena. http://hdl.handle.net/10400.11/4240.
  4. Envolvimento parental no futebol. Diiferentes autores referem que os pais avaliam a performance desportiva dos seus filhos consoante as suas crenças pessoais, despoletadas através de fatores como o apoio e entusiasmo que se revelam fundamentais no desenvolvimento das capacidades do atleta (Fredricks e Eccles,2004). A interligação dos atributos parentais reflete-se através das competências percebidas e das expetativas que as crianç. 2015. Serrano, João; Silveira, Paulo; Cunha, André; Faustino, António. http://hdl.handle.net/10400.11/4241.
  5. Comparação entre géneros nas modalidades do Imagery (cinestésica, visual interna e visual externa) em participantes de basquetebol. Atualmente, tem-se verificado uma grande preocupação por parte dos profissionais do desporto em desenvolver e implementar estratégias e técnicas de aperfeiçoamento motor, com o objetivo de otimizar os gestos técnicos desportivos e consequentemente a performance do atleta. Desta forma, o Imagery pode servir como uma metodologia complementar para a melhoria do processo ensino-aprendizagem de habilid. 2015. Mendes, Pedro; Silva, Luís; Marinho, Daniel; Petrica, João; Silveira, Paulo. http://hdl.handle.net/10400.11/4239.
  6. Caracterização multivariante dos estilos de aprendizagem dos estudantes do Instituto Politécnico de Castelo Branco. O processo Europeu de Convergência do Ensino Superior, determinado pelo processo de Bolonha, coloca o aluno no centro do processo de ensino-aprendizagem, focando os seus estudos nas competências que deve ter o recém-formado e potenciando a iniciativa e a aprendizagem autónoma do aluno. Essa mudança de paradigma educacional está ligada a uma mudança metodológica que reforça o papel ativo e o pensam. 2014. Silveira, Paulo; Galindo-Villardón, Mª Purificación; Vicente Galindo, María Purificación. http://hdl.handle.net/10400.11/4290.
  7. Opiniões sobre cts de alunos de ciências do ensino superior português e de professores em formação inicial. O contributo que se apresenta está integrado num Projecto de Investigação cooperativa internacional, denominado Proyecto Iberoamericano de Evaluación de Actitudes relacionadas con la Ciencia, la Tecnología y la Sociedad (PIEARCTS). Integra-se, para reflexão e debate, no Simpósio com o mesmo título do Projecto, uma parte do trabalho já desenvolvida em Portugal. Os debates acerca dos resultados prel. 2009. Paixão, Fátima; Figueiredo, M.; Silveira, Paulo. http://hdl.handle.net/10400.11/2893.
  8. Resolução de problemas matemáticos históricos : Projecto de uma exposição de ciência interactiva. A consideração da história da ciência/matemática contribui para evidenciar dificuldades de compreensão de conceitos e evidencia a natureza da ciência/matemática e do conhecimento científico bem como das comunidades que, em diferentes épocas ou contextos, deram passos para o avanço da ciência. É na intersecção de todos estes aspectos, tomados como valiosos do ponto de vista educativo, que se conceb. 2007. Paixão, Fátima; Jorge, Fátima; Teodoro, Jose; Silveira, Paulo; Balau, Sónia. http://hdl.handle.net/10400.11/2655.