???global.info.a_carregar???
Marize Helena de Campos é Professora do Departamento de História da Universidade Federal do Maranhão - UFMA há 30 anos. Fundou o Programa de Pós Graduação em História – UFMA (PPGHIS) e o Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória - UFMA), do qual faz parte do quadro docente. Possui mestrado em História Social e doutorado em História Econômica pela FFLCH / USP. Realizou Doutorado Sandwich - CNPq e Estágio Pós Doutoral - CAPES no ICS da Universidade de Lisboa - UL. Em 2017, permaneceu como Investigadora Visitante no Centro de Humanidades (CHAM-UNL), Centro onde, desde 2020, passou a integrar o corpo de Investigadores Colaboradores, vinculada ao Grupo de Investigação Dinâmicas Sociais, Económicas e Políticas. Em 2022, desenvolveu a pesquisa “Mulheres no Santo Ofício: elementos para a compreensão do trabalho feminino nos séculos XVI e XVII em Lisboa segundo a documentação inquisitorial”, no âmbito do Estágio Pós Doutoral no CHAM-UNL. Entre 2021-23, integrou o Projeto Internacional FCT TraPrInq “TRANSCREVER OS PROCESSOS DA INQUISIÇÃO PORTUGUESA (1536-1821)” FCT PROJECT REFERENCE: EXPL/HAR-HIS/0499/2021 (FCT PORTUGAL UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA - CHAM) / 2021-2023. Embaixadora da 16a. Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB), possui vasta experiência na docência e investigação na área da História. Suas áreas de atuação versam especialmente sobre História das Mulheres, História da Inquisição e Ensino de História. ORCID ID 0000-0002-9501-6237 / CIÊNCIA ID 9814-0970-5990.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Marize Helena de Campos
Data de nascimento
1966/07/16
Género
Feminino

Nomes de citação

  • Campos, Marize

Identificadores de autor

Ciência ID
9814-0970-5990
ORCID iD
0000-0002-9501-6237

Endereços de correio eletrónico

  • marize.campos@ufma.br (Profissional)

Telefones

Telemóvel
  • 963005219 (Pessoal)

Moradas

  • Av. dos Portugueses, 1966 , 65080-805, Vila Bacanga, São Luís do Maranhão, Brasil (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2022/03/23 - 2023/03/23
Concluído
History (Pós-doutoramento)
Especialização em Women's History
CHAM Centro de Humanidades, Portugal
2013/05 - 2014/08/30
Concluído
História (Pós-doutoramento)
Especialização em História das Mulheres
Universidade de Lisboa Instituto de Ciências Sociais, Portugal
2005/03/13 - 2009/03/13
Concluído
História (Doctor)
Especialização em História das Mulheres
Universidade de São Paulo, Brasil
"Senhoras Donas: economia, povoamento e cultura material em terras maranhenses (1755-1822)." (TESE/DISSERTAÇÃO)
aprovada
1997/08/01 - 2001/08/01
Concluído
História (Master)
Especialização em História das Mulheres
Universidade de São Paulo, Brasil
"“Maripozas e Pensões: um estudo da prostituição em São Luís do Maranhão na primeira metade do século XX” " (TESE/DISSERTAÇÃO)
aprovada
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1995/08/31 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade Federal do Maranhão, Brasil
Universidade Federal do Maranhão, Brasil

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/01/10 - Atual Colaboradora Doutorada Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
CHAM Centro de Humanidades, Portugal
2022/01/17 - 2023/07/16 Membro Voluntário Projeto TRAPRINQ TRANSCRIBING THE COURT RECORDS OF THE PORTUGUESE INQUISITION (1536-1821) FCT PROJECT REFERENCE: EXPL/ CHAM Centro de Humanidades, Portugal
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2021/08/01 - 2022/08/01 Teaching History and Sensitivities: the classroom from another perspective
Ensino de História e Sensibilidades: a sala de aula sob outra perspectiva
Investigador responsável
Universidade Federal do Maranhão, Brasil
Concluído
2017/08/01 - 2018/08/01 The craft of heretics: elements for understanding the world of work of women imprisoned by the Portuguese Inquisition
No
Investigador responsável
Universidade Federal do Maranhão, Brasil
Concluído
2012/01/08 - 2013/08/01 Sorceresses, Bígamas and Sodomitas: a study of the lawsuits against women in the Inquisition of Grão Pará and Maranhão (1763 - 1773).
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
Investigador
Universidade Federal do Maranhão, Brasil
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2023/05/05 - Atual Ora et Labora: women's work in Lisbon according to inquisitorial documentation (1536 - 1636)
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
Investigador responsável
Universidade Federal do Maranhão, Brasil
2022/03/23 - 2023/03/23 Women in the Holy Office: Elements for Understanding Work Female in Lisbon According to Inquisitorial Documentation (1536-1636)
não se aplica
Investigador Pós-doutorado
CHAM Centro de Humanidades, Portugal
Desativado
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Campos, Marize. "ÍNDIA SABINA: saberes e dinâmicas espaço-relacionais em terras do Grão Pará e Maranhão narrados em seu processo inquisitorial (1764 -1767)". Trabalho apresentado em ÍNDIA SABINA: saberes e dinâmicas espaço-relacionais em terras do Grão Pará e Maranhão narrados em seu processo inquisitorial (1764 -1767), São Luís do Maranhão, 2021.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Marize Helena de Campos. "A CRISTÃ-NOVA E O MERCADOR DE LIVROS:". Tempo 29 3 (2023): https://submission.scielo.br/index.php/tem/article/view/268034.
  2. Marize Helena de Campos. "A cristã-nova e o mercador de livros: fragmentos da história de Maria e Francisco Fernandes na Lisboa quinhentista". Tempo (2023): https://doi.org/10.1590/tem-1980-542x2023v290303.
    10.1590/tem-1980-542x2023v290303
  3. Campos, Marize. "The Esther Queen of maranhão: Isabel Gomes' judaism in the northeast 18th century". Cuadernos Judaicos 37 (2020): 288-312. https://revistas.uchile.cl/index.php/CJ/article/view/60590.
    Acesso aberto • Publicado • 10.5354/0718-8749.2020.60590
  4. Campos, Marize. "A Estrela de Davi da Nação Angola". 2011-2012 n.09 (2012): 98-112. http://www.ihim.org.br.
    Publicado
  5. Campos, Marize. "As Donas do Poder: povoamento e vida material no Maranhão colonial (1755 - 1822)". Grafía 9 (2012): 125-140. http://revistas.fuac.edu.co/index.php/grafia/issue/view/42.
    Acesso aberto • Publicado • 10.26564/16926250.340
  6. Campos, Marize. "Farrapos de algodão: observações acerca da economia maranhense na primeira metade do século XX". Revista de Economia Política e História Econômica 12 (2008): 5-26. https://sites.google.com/site/rephe01/anteriores.
    Acesso aberto • Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. de Campos, M. H.. Autor correspondente: de Campos, M. H.. "Religião e resistência. Notas sobre o processo inquisitorial de Inês de Caminha, cristã-nova, tendeira da casinha dos almotacés (1588)", Cuadernos Judaicos , 2023, https://cuadernosjudaicos.uchile.cl/index.php/CJ/article/view/73259.
    10.5354/0718-8749.2023.73259
Capítulo de livro
  1. Adriana Regina Oliveira Coelho. "PROJETO FOCO ACADÊMICO EIXO ENSINO (UFMA): EXPERIÊNCIAS NO CAMPO DA HISTÓRIA". In APRENDIZAGEM HISTÓRICA: ENTRE CONCEITOS E APLICABILIDADES, 1-201. Ponta Grossa - PR, Brasil: Atena Editora, 2022.
    Publicado • Editor
  2. Marize Helena de Campos; Esthefany de Sousa Borges. "Ensinar e aprender História, a sala de aula sob outra perspectiva: um diálogo entre Lev Vygotsky, Ana Bock e Azemar Soares Júnior". In Tópicos sobre Infância e Educação: políticas, história e cultura, 87-102. Tutóia, Brasil: Editora Diálogos, 2022.
    Publicado
  3. Campos, Marize; Adriana Regina Oliveira Coelho. "ENTRE O ENSINO E A PESQUISA: reflexões sobre a sala de aula de história". In Educação histórica: entre o ensino e a pesquisa, 27-48. São Luís, Brasil: EDUFMA Editora UFMA, 2022.
    Publicado
  4. Campos, Marize; Andressa Cristina de Souza Nunes. "Uma Rainha Africana através do Atlântico Sul: resistência, ancestralidade e identidade no Maranhão por meio de “Nã Agotimé". In Demandas e Desafios nas Políticas Públicas e Sociais, 26-39. Formiga - MG, Brasil: Editora MultiAtual, 2022.
    Publicado
  5. Campos, Marize. "CORPO TORTURADO. VIOLÊNCIA E OPRESSÃO INQUISITORIAL CONTRA FILIPA NUNES (1597)". In Ensinar História: Gênero e Educação, 207-214. Rio de Janeiro, Brasil: Sobre Ontens / UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO UERJ, 2022.
    Publicado
  6. Campos, Marize. "200 ANOS DE ENCERRAMENTO DO TRIBUNAL DO SANTO OFÍCIO PORTUGUÊS: REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO INQUISITORIAL DE IZABEL MARIA DA SILVA NA VISITA DO SANTO OFÍCIO AO GRÃO PARÁ E MARANHÃO (1763)". In Caminhos da Aprendizagem Histórica: Relações de Gênero e Sexualidades, 1-306. Rio de Janeiro, Brasil: Sobre Ontens UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL, 2021.
    Publicado
  7. Campos, Marize. "ESTRATÉGIAS TESTAMENTÁRIAS E PODERES FEMININOS NO MARANHÃO SETECENTISTA". In Aprendendo História: Gênero, 17-23. Uni, Brasil: Edições Sobre Ontens, 2019.
    Publicado
Livro
  1. Campos, Marize. SENHORAS DONAS DAMTRE DOURO Y MINHO - Poder e cotidiano nos testamentos femininos setecentistas em perspectiva comparada. Lisboa, Portugal: ESCRYTOS LeYa. 2017.
    Publicado
Resumo em conferência
  1. Campos, Marize. "VIOLÊNCIA E RESISTÊNCIA UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DO PROCESSO INQUISITORIAL DE MARIA DA CRUZ (1593)". Trabalho apresentado em VIOLÊNCIA E RESISTÊNCIA UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DO PROCESSO INQUISITORIAL DE MARIA DA CRUZ (1593), Coimbra, 2022.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Campos, Marize. "Senhoras Donas: economia, povoamento e vida material em terras maranhenses (1755-1822)". Doutoramento, Universidade de São Paulo, 2013. https://teses.usp.br/teses/disponiveis/8//8137/tde-04112009-144612/pt-br.php.
    10.11606/T.8.2009.tde-04112009-144612
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2022/11/24 A Rainha Esther do Maranhão: o judaísmo de Isabel Gomes no Nordeste setecentista IV Colóquio Internacional Diálogos Luso-Sefarditas
Instituto Superior Técnico de Tomar (TOMAR, Portugal)
2022/10/13 VIOLÊNCIA E RESISTÊNCIA: UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DO PROCESSO INQUISITORIAL DE MARIA DA CRUZ (1593) VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITOS HUMANOS DE COIMBRA: uma visão transdisciplinar
Ius Gentium Conimbrigae (Centro de Direitos Humanos - Human Rights Centre) Instituto Nacional de Pesquisa e Promoção de Direitos Humanos (Coimbra, Portugal)
2022/04/21 Tortured body. Inquisitorial violence and oppression against Filipa Nunes (1597) Discursos cautivos Mujer, escritura y cuerpo https://www.youtube.com/watch?v=iFSRuFskRrU
2020/11/04 Stories of (un) common women: paths and experiences in different times and spaces. The History of India Sabina XII ENCONTRO REGIONAL DA ANPUH – MA: Povos Indígenas na História: vivências, resistências e direitos sociais na atualidade.
Associação Nacional de História – ANPUH – Núcleo Regional do Maranhão. (São Luís, Brasil)
2020/10/26 For being people of the nation: notes on Judaism and daily life in lands of colonial Maranhão. XII Journeys of Estudios Coloniales y Modernos. UANDES History Institute.
Chilean Association of Historians and Laboratorio de Estudios Coloniales y Modernos. (Santiago, Chile)
2020/10/20 Connections between here and overseas: the Digital Archive of Torre do Tombo - Digitarq and the research Women in the Holy Office: elements for understanding women's work in Lisbon according to the inquisitorial documentation (1536 - 1636). II International Symposium and V National Digital Technologies in Education - V - SNTDE 2020
Group of Studies and Research on Digital Technologies in Education - GEP - TDE of the Federal University of Maranhão - UFMA (São Luís, Brasil)
2019/05/21 Transatlantic Judaism: Mariana Pequena's inquisitorial process (1713). XII Maranhense Meeting on the History of Education (EMHE). Intellectuals in the History of Education: trajectories, spaces and contexts
Center for Studies and Documentation in the History of Education and Reading Practices - NEDHEL (São Luís, Brasil)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022/07/09 - 2024/07/09 “SABERES HISTÓRICOS: História e Ensino de História conectado à interdisciplinaridade incentivando a pesquisa para formação de um berço de pesquisadores no bairro do Anjo da Guarda”
Orientador
Universidade Federal do Maranhão, Brasil
2021/09/01 - 2022/08/31 Vidas breves: observações sobre o processo inquisitorial de D. Ana Maria Nogueira, relaxada com 13 anos ao braço secular do Tribunal do Santo Ofício português (1704)
Orientador
2021/09/01 - 2022/08/31 História da Infância e Inquisição: observações sobre o processo inquisitorial de Ana da Trindade, 11 anos (1735)
Orientador
2020/08/30 - 2022/08/30 POSSIBILIDADES E LIMITES DA AULA OFICINA PARA O ENSINO – APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA 2022 Orientador MESTRADO DEFESA Profhistória UFMA 30/08/2022
Orientador
Universidade Federal do Maranhão, Brasil
2019/01/01 - 2020/09/01 Violence and madness in the inquisitorial prisons: fragments of the history of Álvaro Ferreira da Silva according to the case file (1748-1754). Monograph presented to the History Course at the Federal University of Maranhão to obtain a degree in History. Orienting: Emanuel Barros Lamar. (2020). Completed
Orientador de Emanuel Barros Lamar
História (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Federal do Maranhão, Brasil
2019/08/01 - 2020/08/01 Times to watch and punish: the story of Joanna Antônia according to the case file. Scientific research. PIBIC - Foundation for the Support of Research and Scientific and Technological Development of Maranhão (FAPEMA). Supervisor: Raissa Rhurianny de Sousa Queiroz. (2019 - 2020). Completed
Orientador
História (Iniciação científica)
Universidade Federal do Maranhão, Brasil
2019/08/01 - 2020/08/01 Times to watch and punish: the story of Grácia Maria de Oliveira and her imprisonment by mistake in the prisons of the Holy Office of the Inquisition. Scientific research. PIBIC - Federal University of Maranhão. Orienting: Bryan Lucas Barbosa Feitosa. (2019 - 2020). Completed
Orientador
História (Iniciação científica)
Universidade Federal do Maranhão, Brasil
2018/08/01 - 2019/08/01 Chapters of the Portuguese Inquisition: the story of Leonor Violante Rosa according to the case file. Scientific research. PIBIC - Foundation for the Support of Research and Scientific and Technological Development of Maranhão (FAPEMA). Orienting: Alexandre Lemos Botelho Pimentel. (2018 - 2019). Completed
Orientador
História (Iniciação científica)
Universidade Federal do Maranhão, Brasil
2012/12/10 - 2014/12/10 “MENSAGEIRAS DA DESORDEM”: um estudo sobre mulheres e crimes na São Luís republicana (1890-1940).
Orientador
Universidade Federal do Maranhão, Brasil
2012/12/10 - 2014/12/10 AS ANASTÁCIAS DO QUILOMBO: Uma análise da participação e representação da mulher no hip-hop maranhense.
Orientador
Universidade Federal do Maranhão, Brasil
2014/01/03 - 2014/11/30 Fishermen's stories: the imaginary in the stories of the sea and streams of São José de Ribamar. Monograph presented to the History Course at the Federal University of Maranhão to obtain a degree in History. Supervisor: Lucinea Garcês Lisboa. (2014). Completed
Orientador de Lucinea Garcês Lisboa.
História (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Federal do Maranhão, Brasil
2011/01/01 - 2012/12/21 FRONTEIRAS DO ERÓTICO: ensaio sobre a correlação entre espaço e erotismo n'O Cortiço de Aluísio Azevedo MESTRADO DEFESA PPGHIS UFMA 21/12/2012 Prêmio FAPEMA 2013
Orientador
Universidade Federal do Maranhão, Brasil

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023/06/19 - 2023/06/23 Integrante da Comissão Científica do XVII Encontro Humanístico. Universidade Federal do Maranhão UFMA, CCH UFMA. 19 a 23 de junho de 2023. Equipe Executora - XVII Encontro Humanístico da UFMA https://www.encontrohumanistico.ufma.br/equipe-executora/ (2023/06/19 - 2023/06/23)
Outro (Membro da Comissão Científica)
Universidade Federal do Maranhão, Brasil
2023/01/02 - 2023/06/23 Integrante da Comissão Organizadora do Colóquio Humanidades Digitais e Estudos Inquisitoriais. Lisboa, 22-23 de junho de 2023. TraPrInq - Colóquio 2023 (mozellosite.com) https://traprinq.mozellosite.com/coloquio-2023/ (2023/06/22 - 2023/06/23)
Outro (Membro da Comissão Científica)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2024/09/16 - 2024/09/17 II Colóquio Aprendizagem Avaliação da História Escolar. Evento que tem o objetivo de reunir professores(as) e pesquisadores(as) com interesse em explorar questões relacionadas à aprendizagem e/ou à avaliação e/ou a interface entre esses dois elementos no âmbito da História escolar.
Outro
II Colóquio Aprendizagem-Avaliação da História Escolar: tecnologias e as fontes de inovação
Universidade Federal Rural de Pernambuco, Brasil
2023/03/14 - 2023/03/14 I Jornadas Paradigma Digital. Participação como ouvinte nas I Jornadas Paradigma Digital - NOVA FCSH organizadas por Paula Ochôa e Silvana Roque de Oliveira, investigadoras doutoradas do CHAM. 14.03.2023, 14h30-17h30. NOVA-FCSH, Av. de Berna, Auditório C1 (Edifício C). Sessão presencial com transmissão em direto via Youtube – CHAM. https://www.youtube.com/watch?v=yyOdA6WHFi8 https://www.youtube.com/watch?v=TtFletuBydk
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2023/01/31 - 2023/01/31 Quão complexo é o teu projeto? Da investigação da complexidade à complexidade da investigação
Oficina (workshop)
Quão complexo é o teu projeto? Da investigação da complexidade à complexidade da investigação
Universidade de Coimbra, Portugal
2023/01/16 - 2023/01/24 Curso A INQUISIÇÃO/ Período de realização: 16/01/2023 a 24/01/2023
Outro
Curso A INQUISIÇÃO/
2023/01/10 - 2023/01/13 II Oficina para Professor@s de História. Participação como ouvinte na II Oficina para professores de História entre os dias 10 e 13/01/23, das 19h às 21h. A II Oficina, voltada para profissionais do ensino de História, foi realizada pelo coletivo de professores Política Através da História.
Oficina (workshop)
II Oficina para Professor@s de História
2022/12/12 - 2022/12/16 Participação no curso de extensão Elaboração de Projeto de Pesquisa em História, de 12 a 16 de dezembro de 2022, totalizando a carga horária de 20 horas de atividades complementares; organizado pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Salgado de Oliveira ¿ UNIVERSO.
Oficina (workshop)
Elaboração de Projeto de Pesquisa em História
Universidade Salgado de Oliveira, Brasil
2022/06/28 - 2022/06/29 Ouvinte na 3ª edição, Congresso Conversas que Transformam. Congresso Digital para Educadores. Conversas que Transformam: Congresso Digital para Educadores (arvore.com.br) 28 e 29 de junho de 2022. https://www.arvore.com.br/conversas-que-transformam
Outro
3ª edição Conversas que Transformam

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
1995/08/01 - Atual HISTÓRIA DO BRASIL COLONIA HISTORIA DA AMERICA HISTORIA DO MARANHAO METODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA HISTORICA HISTORIOGRAFIA BRASILEIRA MULHERES E ESCRAVIDÃO NA AMÉRICA PORTUGUESA HISTÓRIA DA AMÉRICA PORTUGUESA História (Licence) Universidade Federal do Maranhão, Brasil

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2023/02/08 Docentes integram comissões de colóquio sobre paleografia digital nos estudos sobre a Inquisição Portuguesa. Em 22 e 23 de junho, na Universidade Nova de Lisboa, será realizado o Colóquio Humanidades Digitais e Estudos Inquisitoriais. O evento, a ser ministrado de maneira híbrida, conta com dois professores da UFMA: João Batista Bottentuit, do Departamento de Educação II, na Comissão Científica; e a professora Marize Campos, do Mestrado Profissional em História (ProfHistória), na Comissão Organizadora do colóquio. PORTAL DE NOTÍCIAS SITE UFMA
2020/01/22 Marize Campos, professora no Departamento de História da UFMA, fala sobre sua seleção para o Grupo CHAM - “Cultura, história e pensamentos ibéricos e ibero-americanos”, do Centro de Humanidades da Universidade Nova de Lisboa e Universidade de Açores. Confira nesta edição. Jornal da Manhã UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO UFMA

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2023/03/08 - Atual Participação no Documentário Todas por elas, elas nos representam TV Assembleia do Maranhão. documentário em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. 08.03.2023. https://www.youtube.com/watch?v=eFOu5redCm0 Dia Internacional da Mulher. 08.03.2023.
2022/09/09 - Atual Participação no Documentário: Me chame Donana Jansen. Conheça as múltiplas faces da verdade sobre Donana Jansen, a mulher mais lendária do Maranhão. Uma produção exclusiva, com idealização e direção-geral do Diretor de Comunicação da Assembleia Legislativa do Maranhão, Edwin Jinkings, a TV Assembleia resgatou tudo que se sabe desta história e transformou em um documentário. Trajetória de uma das personagens mais emblemáticas da história da cidade: Ana Joaquina Jansen Pereira
2020/12/21 - 2020/12/21 Segundas Feministas Episódio 25: “Senhoras Donas”: mulheres e povoamento no Maranhão colonial
2014/03/07 - 2014/03/07 Sociedade Civil RTP SOCIEDADE CIVIL

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2022/11/07 - 2024/11/18 Lampiar (2764-9970) Faculdade de Direito - FAD Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN
Distinções

Prémio

2014 XXVI SEMIC e I Encontro de Pós-Graduação, da UFMA. 1º. LUGAR orientação pós-graduação. Apresentação Pôster - Ciências Humanas, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Orientanda: Nila Michele Bastos Santos. PPGHIS/UFMA. (2014)
2013 Prêmio Fapema
Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão, Brasil
2007 Dissertação de Mestrado FFLCH USP 2001 Pesquisa Premiada com 2º. lugar no 30º. Concurso Literário Cidade de São Luís / categoria Antônio Lopes – erudição 2007
SECRETARIA MUNICIPAL DA CULTURA DE SÃO LUÍS MA SECULT , Brasil

Título

2024 Embaixadora da 16ª. Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB)