???global.info.a_carregar???
Bruno Mendes is Graduated and has Master's degree in Education Sciences from the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Porto (FPCEUP). He is a collaborating member of the Center for Educational Research and Intervention (CIIE) at FPCEUP, and a member of its Deaf CoPIn Deaf Studies-Community of Research Practice in Deaf Studies. Since 2007, he has participated in 9 international and 2 national research projects as a research fellow and/or as research team member. Throughout his path, his research interests layed on Bilingual Education for the Deaf, Deaf Studies, and cochlear implantation in pre-linguistically deaf children, an area in which he is developing his PhD work. Bruno also has previous experience in the areas of Pedagogy in Higher Education, and Knowledge Contextualization in education. Since October 2024, Bruno works as European Project Manager in a non-profit association.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Bruno Alexandre Marques Monteiro Mendes

Nomes de citação

  • Mendes, Bruno
  • Mendes, B.
  • Bruno Mendes

Identificadores de autor

Ciência ID
981D-AE3F-4556
ORCID iD
0000-0001-6649-7222

Endereços de correio eletrónico

  • bmendes@fpce.up.pt (Profissional)

Telefones

Telefone
  • 220400673 (Profissional)

Moradas

  • Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Rua Alfredo Allen, s/n, 4200-135, Porto, Porto, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Francês Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A2)
Língua Gestual Portuguesa Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2)
Formação
Grau Classificação
2013/09 - 2015/07
Concluído
Programa Doutoral em Ciências da Educação (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
18 valores
2007 - 2010
Concluído
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Especialização em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Bolonha: um novo paradigma, uma nova aprendizagem? - O que nos dizem os Relatórios de Concretização do Processo de Bolonha" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18 valores
2002 - 2006
Concluído
Licenciatura em Ciências da Educação (Licenciatura)
Especialização em Comunidade Educativa e Mediação Sociopedagógica
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
17 valores
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2007/05 - Atual Investigador (Investigação) Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2011/11 - 2012/11 Investigador (Investigação) Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/10/01 - Atual European Project Manager Proportional Message, Portugal
Proportional Message, Portugal
2013/09 - 2013/12 Collaborator CIIE-FPCEUP - Avaliação Externa da FCT aos Centros de Investigação Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2013/09 - 2013/11 Collaborator FPCEUP / CIIE - Organizing Committee "II Encontro Luso-Brasileiro sobre Trabalho Docente e Formação - Políticas, Práticas e Investigação: pontes para a mudança" Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2006/11 - 2006/12 External Evaluator - Plano de Formação do Programa Operacional da Administração Pública (POAP) 2005 e 2006 - POAP-Projeto 2.1.1.2 - Formação Autónoma (GEC-FPCEUP) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2020/02/01 - 2024/07/31 Projetos e atividades no domínio dos Estudos Surdos no CIIE-FPCEUP
FPCEUP | 1 BI | Estudos Surdos
Bolseiro de Investigação
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Concluído
2018/03/01 - 2020/01/31 Dicionário multilingue online Spread the Sign e projeto Spread Share
FPCEUP | 1 BI | CIIE
Bolseiro de Investigação
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Concluído
2013/01 - 2013/07 Contextualizar o Saber para a Melhoria dos Resultados dos Alunos
Bolseiro de Investigação
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011/11 - 2012/11 Contextualizar o Saber para a Melhoria dos Resultados dos Alunos
Bolseiro de Investigação
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2008/11 - 2011/10 PROFACITY – Profane Citizenship in Europe: Testing Democratic Ownership in Hybrid Situations
Bolseiro de Investigação
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
European Commission
Concluído
2007/05 - 2008/08 Excelência e Inovação no Ensino Superior/Aprendizagem: conhecer e concretizar a mudança de paradigma na Universidade do Porto – vertente de intervenção
Bolseiro de Investigação
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2022/02/01 - 2025/01/31 Sign Language for Beginners in Europe - Spread the Sign
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Em curso
2019/09/01 - 2022/11/30 Social Haptic Signs for Deaf and Blind in Education
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Concluído
2018/09/01 - 2021/11/30 Deaf Language Awareness
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Concluído
2018/09/01 - 2021/11/30 Spread the Sign 360
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Concluído
2015/09/01 - 2018/08/31 Spread Share - Connecting Trainers of Deaf Pupils in Europe
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Concluído
2013 - 2015 Spread the Sign Partnerships
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Concluído
2012 - 2015 Spread the Sign – Dissemination in Europe of Vocational Sign Language
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Concluído
2011/01/01 - 2013/12/31 Projecto Estratégico - UI 167 - 2011-2012
PEst-OE/CED/UI0167/2011
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2008 - 2010 Spread the Sign - Communication in National Sign Language
Collaborator
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2013/10 - 2013/11 Projeto “Fator +: educação, cultura, cidadania e futuro” (COOP - JOVEM / CASES - Cooperativa António Sérgio para a Economia Social)
0053N
Outra
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Coelho, Orquídea; Vaz, Henrique; Silva, Sara; Mendes, Bruno. "Cidadanias Profanas: os meios tradutores ou a hibridez dos procedimentos metodológicos.". Trabalho apresentado em XVIII Colóquio da AFIRSE, Lisboa, 2010.
Artigo em revista
  1. Morgado, José Carlos; Mendes, Bruno. "Discursos políticos sobre educação em Portugal: existe lugar para a contextualização curricular?". Interações 8 22 (2012): 34-61. https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/1535.
    Publicado • https://doi.org/10.25755/int.1535
Capítulo de livro
  1. Coelho, Orquídea; Mendes, Bruno. "Cidadanias Profanas e Surdos Isolados: Reflexão sobre temas e desafios ético-metodológicos de uma pesquisa europeia". In Ensaios sobre Ética e investigação em Psicologia e em Educação, 111-120. Porto, Portugal: Legis Editora, 2020.
    Publicado
  2. Coelho, Orquídea; Mendes, Bruno. "Crianças Surdas Implantadas, trabalho pedagógico e envolvimento parental numa perspectiva de educação bilingue". In Educação de Surdos em Debate, 129-145. Curitiba, Brasil: UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2014.
    Publicado
  3. Mendes, Bruno; Coelho, Orquídea; Vaz, Henrique. "Deafness or deafhood? The awareness of discrimination as a path towards affirming the difference". In Profane Citizenship in Europe: Surveys and Interpretations, 245-272. Paris, França: Éditions le Manuscrit, 2012.
    Publicado
  4. Mendes, Bruno; Coelho, Orquídea; Vaz, Henrique. "Surdité ou deafhood? La conscience d’une discrimination comme voie vers l’affirmation de la differénce". In Citoyennetés profanes en Europe: Enquêtes et interpretations, 255-284. Paris, França: Éditions Le Manuscrit, 2012.
    Publicado
  5. Felizes, Raquel; Coelho, Orquídea; Vaz, Henrique; Mendes, Bruno. "Researching with "isolated" deaf: the interview as an hermeneutical conversation". In Profane citizenship in Europe: Surveys and Interpretations, 143-162. Paris, França: Éditions Le Manuscrit, 2012.
    Publicado
  6. Felizes, Raquel; Coelho, Orquídea; Vaz, Henrique; Mendes, Bruno. "La recherche avec des sourds «isolés»: L’entretien comme conversation herméneutique". In Citoyennetés profanes en Europe: Enquêtes et interpretations, 147-167. Paris, França: Éditions Le Manuscrit, 2012.
    Publicado
  7. Coelho, Orquídea; Amorim, Cândida; Mendes, Bruno. "Crianças surdas profundas, implante coclear e educação bilingue: desafios e procedimentos em Portugal". In Prendre soin, prendre part, vivre avec: Enjeux et défis de la citoyenneté profane dans les rapports santé-société. Quelles médiations? / Cuidar, tomar parte, viver com: questões e desafios da cidadania profana na relação saúde/sociedade. Que mediações?, 121-142. Porto, Portugal: Livpsic, 2012.
    Publicado
  8. Mendes, Bruno. "Introdução: Entre os saberes médico e educativo: colaboração e co-produção na surdez / Introduction: entre savoirs médicaux et éducatifs: collaboration et coproduction dans la surdité". In Prendre soin, prendre part, vivre avec: Enjeux et défis de la citoyenneté profane dans les rapports santé-société. Quelles médiations? / Cuidar, tomar parte, viver com: questões e desafios da cidadania profana na relação saúde/sociedade. Que mediações?, 113-117. Porto, Portugal: Livpsic, 2012.
    Publicado
Edição de livro
  1. Coelho, Orquídea; Vaz, Henrique; Mendes, Bruno. Prendre soin, prendre part, vivre avec. Enjeuz et défis de la citoyenneté profane dans les rapports santé-société. Quelles médiations? // Cuidar, Tomar Parte, viver com. Questões e desafios da cidadania profana na relação saúde/sociedade. Que mediações?. Porto, Portugal: LIVPSIC. 2012.
    Publicado • Pessoal de suporte
Poster em conferência
  1. Mendes, Bruno; Coelho, Orquídea. "RSU e o projeto Social Haptic Signs for the Deaf and Blind in Education". Trabalho apresentado em Encontro sobre Responsabilidade Social Universitária, 2022.
  2. Ferreira, Vanessa Cristina; Carvalho, Paulo Simeão; Pinto, Jorge; Casa-Nova, César; Mendes, Bruno; Coelho, Orquídea. "Aspectos visuais em línguas de sinais e a percepção científica: um caso na Astronomia". Trabalho apresentado em XXIII Simpósio Nacional em Ensino da Física - Ensino de Física no século XXI: caminhos para uma educação inclusiva, 2019.
Resumo em conferência
  1. Mendes, Bruno; Coelho, Orquídea. "O papel do Spread the Sign na inclusão educativa e social dos surdos". Trabalho apresentado em II Encontro do Departamento de Física e Astronomia para a Educação Inclusiva - As Necessidades Educativas e o Ensino das Ciências Físicas: um desafio a vencer, Porto, 2018.
    Publicado
  2. Mendes, Bruno; Coelho, Orquídea. "Implantação coclear em crianças surdas pré-linguísticas. Práticas educativas e de reabilitação: Apresentação de alguns resultados". Trabalho apresentado em Conferência 10 Anos da Língua Gestual Portuguesa na Universidade Católica Portuguesa - Investigação e Ensino em Língua Gestual Portuguesa, Lisboa, 2017.
    Publicado
  3. Almeida, Basílio; Silva, Carolina; Costa, Lídia; Encarnação, Rui; Pinto, Tiago; Mendes, Bruno. "A Missão e a Topologia da Escola – Assessorar a Missão da Escola". Trabalho apresentado em VIII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Castelo Branco, 2007.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. "Bolonha: um novo paradigma, uma nova aprendizagem? O que nos dizem os relatórios de concretização do processo de Bolonha". Mestrado, Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2010. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/119003.

Outros

Outra produção
  1. Online, visual, multilingual and free access "dictionary" of sign languages. International Project "Spread the Sign". International Project funded since 2006 by European Social Funds (LdV, Erasmus+). Research Team Member. 2024. Coelho, Orquídea; Mendes, Bruno. https://www.spreadthesign.com/pt.pt/search/.
  2. Online, visual, multilingual and free access "dictionary" of haptic signs. International Project Social Haptic Signs for the Deaf and Blind in Education (2019-1-SE01-KA201-060404). Research Team Member. 2022. Coelho, Orquídea; Mendes, Bruno; Gil, Cristina; Liques, Paula. https://www.spreadthesign.com/pt.pt/social_haptic/.
  3. Open Access Bilingual E-courses Portuguese/Portuguese Sign Language. International Project Deaf Language Awareness (2018-1-PL01-KA204-051109). Research Team Member. 2021. Coelho, Orquídea; Mendes, Bruno. https://deaflanguage.eu/?page_id=414.
  4. Online Webdocumentary PROFACITY. International Project PROFACITY - Profane Citizenship in Europe: Testing Democratic Ownership in Hybrid Situations (7th FP/ CT/SSH/2008/- 225511). Research Fellow. 2011. Coelho, Orquídea; Vaz, Henrique; Mendes, Bruno. https://profacity.msh-lse.fr/.
  5. Online Training Module - Réponses: to be and not to be a citizen in Europe. International Project: PROFACITY - Profane Citizenship in Europe: Testing Democratic Ownership in Hybrid Situations (7th FP/ CT/SSH/2008/- 225511). Research Fellow. 2011. Coelho, Orquídea; Vaz, Henrique; Mendes, Bruno. https://profacity.msh-lse.fr/portfolio/pt.php.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/11/17 O Spread the Sign em Portugal 4.º Encontro sobre Morfossintaxe da Língua Gestual Portuguesa e outras Línguas de Sinais
Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
2023/09/04 Building up Social Haptic Signs - The Portuguese team Conference "The integration of social-haptic communication in deafblind interpreting and educational settings"
Università Ca'Foscari (Veneza, Itália)
2019/11 Projetos Europeus no âmbito dos Estudos Surdos e Línguas Gestuais: contributos da Universidade do Porto. Comemorações do Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa
Espaço Europa, Espaço Público Europeu (EPE) (Lisboa, Portugal)
2019/07/22 Cidadanias Profanas: Reflexão sobre temas e dilemas éticos de uma pesquisa europeia. Seminário Luso-Brasileiro de Ética na Investigação em Psicologia e Educação
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2018/10 O dicionário de línguas gestuais Spread the Sign, enquanto ferramenta pedagógica aplicada a diversos contextos de ensino 3os Encontros Interdisciplinares França-Brasil «Surdez, Singularidade, Universidade: Língua, Cultura, Educação, Acessibilidade» / IIIè Rencontres Interdisciplinaires franco-brésiliennes «Surdité, Singularité, Universalité: Langue, Culture, Education et Accessibilité»
Universidade Paris 8 / Institut National des Jeunes Sourds (INJS) de Paris / INS-HEA (Université Paris Lumières) (Paris, França)
2018/09 Estudantes e investigadores surdos na UP: percursos, participação e contributos para o avanço do conhecimento Congresso Internacional “Deficiência e Cidadania: Os desafios da (a)normalidade nas sociedades contemporâneas
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2018/07 O papel do Spread the Sign na inclusão educativa e social dos surdos II EDFAEI - Encontro do Departamento de Física e Astronomia para a Educação Inclusiva: As Necessidades Educativas e o Ensino das Ciências Físicas: um desafio a vencer
Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2017/11 Implantação coclear em crianças surdas pré-linguísticas. Práticas educativas e de reabilitação: Apresentação de alguns resultados Conferência 10 Anos da Língua Gestual Portuguesa na Universidade Católica Portuguesa
Universidade Católica Portuguesa de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2017/07 Problematização de discursos sobre a surdez e educação de surdos a partir da implantação coclear Porto International Conference on Research in Education (ICRE)
Instituto Superior de Engenharia do Porto (Porto, Portugal)
2017/03 Surdez e implantes cocleares em crianças surdas pré-linguísticas: Práticas educativas e (re)habilitativas em Portugal Encontro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Surdez (GEPeSS)
Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil)
2017/03 Spread the Sign: 2006-2017 Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) e na Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) (Porto Alegre, Brasil)
2015/12 Surdez e implantes cocleares em crianças surdas pré-linguísticas: Práticas educativas e (re)habilitativas em Portugal VII Seminário Internacional do Programa Doutoral em Ciências da Educação
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2015/09 Deafness and Cochlear Implants in Prelingually Deaf Children: approaching Education Sciences and Health Sciences ECER - Emerging Researchers¿ Conference (European Conference on Educational Research "Education and Transition: Contributions from Educational Research")
Corvinus University of Budapest (Budapeste, Hungria)
2014/06 O dicionário Spreadthesign.com como ferramenta pedagógica Seminário “Educação, Saúde e Sociedade: Parcerias na Surdez”
Auditório Horácio Marçal (Porto, Portugal)
2012/06 Processo de Bolonha e ensino-aprendizagem na Universidade do Porto: uma análise aos relatórios de concretização do processo de Bolonha VII Congresso Ibero-Americano de Docência Universitária: Ensino Superior – Inovação e qualidade na docência
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2012/05 A articulação curricular e o trabalho colaborativo docente: condições para a contextualização curricular? Seminário Internacional “Currículo, Contextualização e Sucesso” / “Curriculum, Contextualization and Success”
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2012/02 Bologna’s Process and teaching and learning in UPorto: an analysis to institutional reports IJUP’12 – 5º Encontro de Jovens Investigadores da Universidade do Porto
Reitoria da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2012 Lideranças intermédias e articulação curricular como espaço de contextualização Seminário Internacional “Currículo, Contextualização e Sucesso” / “Curriculum, Contextualization and Success”
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2011/09 Researching with "isolated" deaf: the interview as an hermeneutical conversation Colóquio “Profane Citizenship in Europe: Testing Democratic Ownership in Hybrid Situations”
Institut des Sciences de L’Homme (Lyon, França)
2011/09 Deafness or deafhood? The awareness of discrimination as a path towards affirming the difference Colóquio “Profane Citizenship in Europe: Testing Democratic Ownership in Hybrid Situations”
Institut des Sciences de L’Homme (Lyon, França)
2011/02 Bolonha: um novo paradigma, uma nova aprendizagem? Uma análise aos Relatórios de Concretização do Processo de Bolonha IINEDU - “I Fórum de Projetos: Investigar e Intervir em Educação”
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2010/02 Cidadanias profanas: os meios tradutores ou a hibridez dos procedimentos metodológicos XVIII Colóquio da secção Portuguesa da AFIRSE/AIPELF: “Deontologia, Ética e Valores na Educação – Utopia e Realidade”
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2005/04 A Missão e a Topologia da Escola – Assessorar a Missão da Escola VIII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação - “Cenários da Educação/Formação: novos espaços, culturas e saberes
Instituto Politécnico de Castelo Branco (Castelo Branco, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2022/09/14 - 2022/09/15 [Project Meeting] Final International Meeting "Social Haptic Signs for the Deaf and Blind in Education" (2022/09/14 - 2022/09/15)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2019/10 - 2019/11 [Exhibition] Exposição "História da Educação de Surdos em Portugal: 1823-2019", da conceção e autoria de Paulo Vaz de Carvalho (CED-JRP, Casa Pia de Lisboa) (2019/10 - 2019/11)
Exposição (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2019/05 - 2019/05 [Project Meeting] International Meeting "Spread the Sign 360" (2019/05/08 - 2019/05/10)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2017/09 - 2017/09 [International Conference - Secretariat and Support Team] EAIR Forum - The European Higher Education Society "Under pressure - Higher education institutions coping with multiple challenges" (2017/09 - 2017/09)
Congresso (Outra)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2016/11 - 2016/11 [National Congress] 1º Congresso Nacional EREBAS - Trajetórias, princípios e práticas (2016/11 - 2016/11)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2015/10 - 2015/10 [International Conference - Support Team] II European Conference on Curriculum Studies (ECCS) - Curriculum Studies: Policies, perspectives and practices (2015/10 - 2015/10)
Congresso (Outra)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2014/09/01 - 2014/09/05 [International Conference - Coordinator & Element of Support Team] ECER - European Conference on Educational Research: The Past, the Present and the Future of Educational Research in Europe (2014/09/01 - 2019/09/05)
Congresso (Outra)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2013/05 - 2013/05 [International Seminar] Seminário Internacional "Currículo, Contextualização e Sucesso" / "Curriculum, Contextualization and Success" (2013/05 - 2013/05)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2012/10 - 2012/10 [National Seminar - Collaborator] Seminário "Avaliação externa de escolas: Princípios, processos e efeitos" (2012/10 - 2012/10)
Seminário (Outra)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2012/06 - 2012/06 [International Seminar - Support Team] VII Congresso Ibero-Americano de Docência Universitária: Ensino Superior, Inovação e qualidade na docência (2012/06 - 2012/06)
Congresso (Outra)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2012/04 - 2012/04 [International Seminar - Collaborator] Seminário Internacional "A contextualização no currículo escolar e a sua relação com o sucesso escolar" / "The contextualisation of the curriculum and its relationship to academic sucess" (2012/04 - 2012/04)
Seminário (Outra)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2010/10 - 2010/10 [Project Meeting] 5th PROFACITY International Meeting (2010/10 - 2010/10)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2010/05 - 2010/05 [International Seminar] PROFACITY International Sensing Forum (2010/05 - 2010/05)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2010/05 - 2010/05 [National Seminar] I PROFACITY Sensing Fórum (2010/05 - 2010/05)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2009/11 - 2009/11 [National Conference - Collaborator] Comemorações do Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa (2009/11 - 2009/11)
Conferência (Outra)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2008/09 - 2008/09 [International Conference - Secretariat / Collaborator] 7th International Conference on Disability, Virtual Reality and Associated Technologies wih ArtAbilitation (2008/09 - 2008/09)
Conferência (Outra)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2008/07/03 - 2008/07/03 [International Conference - Secretariat / Collaborator] Conferência Internacional "Spread the Sign: Celebrar a diversidade linguística, promover a acessibilidade e a excelência educativa dos surdos (2008/07/03 - 2008/07/03)
Conferência (Outra)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2008/07 - 2008/07 [Project Meeting] International Meeting "Spread the Sign" (2008/07 - 2008/07)
Encontro (Outra)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2008/02 - 2008/02 [International Conference - Secretariat] Conferência Internacional "Sociologia da Educação, Culturas Juvenis, Biografias Escolares" (2008/02 - 2008/02)
Conferência (Outra)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2008/02 - 2008/02 [National Seminar] Seminário "Espaços Físicos de Ensino e Dinâmicas de Sociabilidade" (2008/02 - 2008/02)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2007/06 - 2007/06 [International Colloque - Collaborator] Colóquio Internacional "Formação de Profissionais de Formação: Contextos e práticas profissionais dos formadores" (2007/06 - 2007/06)
Congresso (Outra)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2007/06 - 2007/06 [National Meeting - Collaborator] Encontro "A Formação em Contextos de Educação Formal, não Formal e na sua Articulação com o Mundo do Trabalho" (2007/06 - 2007/06)
Encontro (Outra)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2007/06 - 2007/06 [International Seminar - Collaborator] I SIPE - Seminário "Investigação na Problemática Educacional em Portugal e no Brasil" (2007/06 - 2007/06)
Seminário (Outra)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2022/06/08 - 2022/06/08 [Moderator] Moderador Mesa Redonda "Agendas para a Juventude projetos de jovens para as suas comunidades"
Conferência
Conferência GROW UP: Jovens a crescer em regiões de fronteira / III Seminário Internacional JEDI
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Distinções

Prémio

2009 Distinction Diploma/Merit Scholarship by Universidade do Porto - Exceptional School Achievement [MCED - FPCEUP]
Universidade do Porto, Portugal
2006 Prémio Fundação Eng.º António de Almeida, for graduating with the highest classification [17 valores, ex-aequo]
Fundação Engenheiro António de Almeida, Portugal

Outra distinção

2013 PROFACITY (7th FP - 225511). Distinction for the EC publication about citizenship policies "European Comission Policy Review - Co-creating European Union Citizenship" [ISBN: 9789279297113]. Selected along with 13 projects (6th & 7th Framework Programme).
European Commission, Bélgica
2010 Spread the Sign - Communication in national Sign Language (LLPLdv/ TOI/SE/08/1204). Nomination for "Best Practice 2010" on the category of intervention projects.
European Commission, Bélgica