Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Maria de Jesus Crespo Candeias Velez Relvas
Nomes de citação
- Relvas, Maria de Jesus C.
- Relvas, Maria de Jesus C.C.V.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 9A1C-7988-0873
- ORCID iD
- 0000-0001-5260-2626
Endereços de correio eletrónico
- jvrelvas@uab.pt (Profissional)
Moradas
- Universidade Aberta, Lisboa, 1269-001 , Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)
Websites
Domínios de atuação
- Humanidades - Línguas e Literaturas - Literaturas Específicas
- Humanidades - Artes - Artes
- Humanidades - Outras Humanidades
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Alemão | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Italiano | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | |||
Português (Idioma materno) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2007/04/23 - 2007/07/16
Concluído
|
Curso de Formação de Docentes em e-Learning - entidade formadora: UAb, Laboratório de Educação a Distância (LE@D), Universidade
Aberta (Curso de Especialização Tecnológica)
Especialização em e-Learning
Universidade Aberta, Portugal
|
Excelente / Excellent |
2002/05/13
Concluído
|
Letras / Literatura Inglesa | PhD in Letters / English Literature (Doutoramento)
Especialização em Letras / Literatura Inglesa
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
"Actos Biográficos do Renascimento Inglês. Os Exemplos de Thomas More, Francis Bacon e George Cavendish | PhD thesis: Biographical
Writings of the English Renaissance. The Examples of Thomas More, Francis Bacon and George Cavendish" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
summa cum laude / Aprovação com Distinção e Louvor por Unanimidade |
1986 - 1989
Concluído
|
Estudos Anglo-Americanos | MA in Anglo-American Studies (Mestrado)
Especialização em Literatura Inglesa
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
"Contrastes Tópicos em Sir Robert Sidney (1563-1626) | Topical Contrasts in Sir Robert Sidney (1563-1626)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
summa cum laude / Aprovação com Distinção e Louvor por Unanimidade |
1979 - 1982
Concluído
|
Línguas e Literaturas Modernas — Estudos Ingleses e Alemães | BA in Modern Languages and Literatures — English and German
Studies (Licenciatura)
Especialização em Línguas, Literaturas e Culturas
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
"Não se aplica" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
14 valores | 14 (out of 20) |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2002/05/14 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Aberta Departamento de Humanidades, Portugal |
1995/06/18 - 2002/05/12 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade Aberta, Portugal |
1993/10/01 - 1995/06/16 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
1989/12/12 - 1995/06/16 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal |
1987 - 1989 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior Agrária Biblioteca, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2017/02/06 - Atual | Associate Researcher | Centre for English Translation and Anglo-Portuguese Studies, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa, Portugal | ||
2007 - Atual | Integrated Researcher | Universidade de Lisboa Centro de Estudos Anglisticos, Portugal |
2007 - Atual | Associate Researcher | Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal | ||
2005 - 2007 | Integrated Researcher | Universidade de Lisboa Centro de História, Portugal |
1985/01/02 - 1987/09/30 | Assessora da Presidência e Vice-Presidência | Assessor to the President and to the Vice-President of ICALP | ICALP — Instituto de Cultura e Língua Portuguesa, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2018 - Atual | GOPA
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2018 - Atual | Anglophone Cultures and History - Strand A: Culture, Science and the Media | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2018 - Atual | @DIC - Avaliação Digital de Competências | Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning |
2015 - Atual | @ssess – e-Learning e Avaliação no Ensino Superior
FCT: PTDC/CPE-CED/104373/2008
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2015 - Atual | @ssess – e-Learning e Avaliação no Ensino Superior
FCT: PTDC/CPE-CED/104373/2008
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2020 - 2023 | DIGITHUM – Humanidades Digitais
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa
UID/ELT/00114/2019
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
Universidade de Lisboa Centro de Estudos Anglisticos, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2010/03/01 - 2013/08/31 | Elearning e avaliação no Ensino Superior - @ssess.he
PTDC/CPE-CED/104373/2008
Max-Planck-Institut fur Dynamik komplexer technischer Systeme, Alemanha
Universidade Estadual de Campinas, Brasil Universidade do Minho, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2011/01/01 - 2012/12/31 | Projecto Estratégico - UI 114 - 2011-2012
PEst-OE/ELT/UI0114/2011
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
Universidade de Lisboa Centro de Estudos Anglisticos, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Documento de trabalho |
|
Edição de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Prefácio / Posfácio |
|
Revisão de livro |
|
Tese / Dissertação |
|
Tradução |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/05/16 | “What may words say, or what may words not say” — Exultações, Dilacerações, Conflitos e Reflexões na Poesia Lírica Isabelina | Seminário de Doutoramento
FCSH, U Nova (Lisboa, Portugal)
|
2024/04/26 | Some Remarkable Pieces of Renaissance Iconography – A Revisitation | SEDERI 34 International Conference 'Cabinets of Curiosities: Collecting, Displaying, Consuming', 24-26 April
Universidade de Salamanca (Salamanca, Espanha)
|
2023/05/03 | Digital Humanities and Early Modern Times: an Overview | 33rd International SEDERI Conference, University of València, 3-5 May
Universidade de València (València, Espanha)
|
2022/12/16 | Gamificação e formação docente nos cursos de graduação na área de Letras no Brasil e Portugal: Mapeamento Sistemático de Literatura | eL@IES2022: X Encontro de Instituições e Unidades de eLearning do Ensino Superior
LE@D (Lisboa, Portugal)
|
2022/11/25 | Pensamento de Jogo e Ensino – Algumas Reflexões | IV Congresso Brasileiro Sobre Alfabetização, Linguagens e Letramentos (online)
(online, Brasil)
|
2022/05/12 | Heavens and Hells in the Poetry of Philip and Robert Sidney | XXXI SEDERI International Conference Hells and Heavens of Early Modern England (online), 12-14 May
Universidad de La Laguna (online, Espanha)
|
2022/05/11 | The Public and the Private Spaces in Shakespeare's Romeo and Juliet | XXXII International SEDERI Conference — The Textual Spaces of Domestic Life in Early Modern England: Literature, Gender,
Economy, 11–13 May
Universidad Autónoma de Barcelona (Barcelona, Espanha)
|
2019/11/20 | O Poder da Imagem e a Imagem do Poder | Palestra — CETAPS, Universidade Nova
CETAPS (Lisboa, Portugal)
|
2018/05/10 | Metamorphic Identities in The Old Arcadia: from Harmony to Chaos | 29th SEDERI International Conference 'Changing states: ideas of metamorphosis in early modern England', 9-11 May
Universidade de Alcalá – Guadalajara campus (Guadalajara, Espanha)
|
2018/05/07 | Iconographic Manuscripts: Reading some Portraits of Henry VIII and Elizabeth I | International Conference English Literature in the World: From Manuscript to Digital | New Pathways, 7-11 May
CEAUL/ULICES (Lisboa, Portugal)
|
2017/03/08 | Reformation in England – 16th Century | Seminário (Mestrado e Doutoramento)
FLUL (Lisboa, Portugal)
|
2016/12/07 | Inventio and Eloquentia in Renaissance Lyric Poetry: Shakespeare and Camões | International Conference Romancing Shakespeare: The Bard in the Imagination of the Romance Cultures, 5-7 De
FLUP (Porto, Portugal)
|
2016/10/07 | Lear and Quijote, two wanderers on uneven paths | Coloquios cervantinos y shakespearianos de la Universidad de Jaén / Shakespearean and Cervantine Colloquia at the Universidad
de Jaén, 6-7 Oct.
Universidad de Jaén (Jaén, Espanha)
|
2016/05/05 | Lear and Quijote, two wanderers on uneven paths | 27th SEDERI International Conference Cervantes + Shakespeare 1616-2016, 3-7 May
Universidad de Valladolid (Valladolid, Espanha)
|
2016/04/04 | As dificuldades e os desafios da tradução literária – An Apology for Poetry (1595), de Sir Philip Sidney | Seminário (Mestrado e Doutoramento)
FLUL (Lisboa, Portugal)
|
2015/07/07 | "We have seen strange things to day". The Perception of the New World in the 16th Century | Early Modern Studies Conference, 6-8 July
University of Reading (Reading, Reino Unido)
|
2015/05/12 | Early Modern Europe and the Discoveries. Brief Considerations on Some Writings | 26th International SEDERI Conference Commerce, Communities and the Global Early Modern, 11-13 May
Universidad de Jaén (Baeza, Espanha)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2019 - Atual | Aleixo, um Santo entre a Heterogeneidade Morfológica e a Imposição Pastoral: Imaginário e Efeitos da Construção Literária
Coorientador
|
Doutoramento em Estudos Portugueses (Doutoramento)
Universidade Aberta Departamento de Humanidades, Portugal
|
2023/09/18 - 2023/10/22 | The Gamification of English Literature contents and its application in English culture and literature classes
Orientador
|
Estágio Internacional (UID4372/FCT-FA-EI2023-03) (Outra)
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
2020 - 2023 | Potencialidades da Gamificação na descoberta do prazer de ler. Estudo de Caso: aplicação das técnicas de Gamificação na leitura
e análise da peça Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente
Coorientador
|
Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Humanidades, Portugal
|
2021/09/02 - 2022/12/31 | Game-thinking no currículo formativo de Letras: potencialidades e fragilidades em cursos de extensão universitária
Orientador
|
Pós-Doutoramento (UID4372/FCT-FA-PPhD2021-04) (Outra)
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
2015 - 2018/06/14 | Uma Cartografia das Mentalidades: A Diplomacia Portuguesa na Corte Isabelina
Devido à inexistência, na Universidade Aberta, de cursos de Doutoramento na área de Literatura/Cultura Inglesa, onde a candidata
desejava prosseguir a sua formação, esta tese foi inscrita na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Administrativamente,
Maria de Jesus C. Relvas assumiu oficialmente o papel de co-orientadora, embora, na prática, o seu trabalho tivesse sido o
de orientadora, dada a época e a temática abordadas na tese.
Coorientador
|
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2012 - 2014/07/30 | Utilização no ensino online de Produtos Multimédia na perspetiva Storytelling Digital
Coorientador
|
Universidade Aberta, Portugal
|
2006/01 - 2009/07/10 | A Mulher no Renascimento Inglês, segundo a Escolástica e a Tradição Medieval
Orientador
|
Mestrado em Estudos Ingleses (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2005/01 - 2008/11 | As Condições de Trabalho na Inglaterra da Revolução Industrial
Orientador
|
Mestrado em Estudos Ingleses (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2004/06 - 2006/12/20 | Máscaras do Medo. Da ‘Arte pela Arte’ à Criação Gótica. The Picture of Dorian Gray, de Oscar Wilde
Orientador
|
Mestrado em Estudos Ingleses (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2004/01 - 2006/11/21 | Intertextualidade (e Anti-Linearidade) nas obras de Jeanette Winterson: Oranges Are Not the Only Fruit, The Passion e Sexing
the Cherry. Desafio, ou Afirmação de Convenções Literárias?
Orientador
|
Mestrado em Estudos Ingleses (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2004/01 - 2006/10/18 | Ocultismo e Esoterismo na Obra de William Shakespeare. Análise das peças The Tempest, Hamlet e The Winter’s Tale
Orientador
|
Mestrado em Estudos Ingleses (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2004 - 2006/07/07 | Euthanasia – A Study of the Age Long Controversial Issue in Thomas More’s Utopia, Aldous Huxley’s Brave New World, and Brian
Clark’s Whose Life Is It Anyway? (Universidade Aberta, 7 de julho – Vogal e Orientadora)
Orientador
|
Mestrado em Estudos Ingleses (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2004 - 2006 | A Mulher na Sociedade Renascentista Inglesa. Análise da obra The Private Life of an Elizabethan Lady. The Diary of Lady Margaret
Hoby (1599-1605) [sem prova pública]
Orientador
|
Mestrado em Estudos Ingleses (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2004/01 - 2005/05/04 | O Conceito de ‘Dandy’ nas Obras de Oscar Wilde The Picture of Dorian Gray, An Ideal Husband e The Importance of Being Earnest
Orientador
|
Mestrado em Estudos Ingleses (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024/02/01 - 2024/07/10 | One-Day Conference 'Celebrando Luís Vaz de Camões (ca. 1524-ca. 1580)' (2024/07/10 - 2024/07/10)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade Aberta Departamento de Humanidades, Portugal |
2018 - 2019 | 30th SEDERI International Conference ‘Brave New Worlds, Early Modern Discoveries’ (2019/05/08 - 2019/05/10)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Lisboa Centro de Estudos Anglisticos, Portugal |
2017/01 - 2018/05/10 | International Conference 'English Literature in the World: From Manuscript to Digital | New Pathways' (2018/05/07 - 2018/05/10)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Lisboa Centro de Estudos Anglisticos, Portugal |
2016/05 - 2016/12/14 | One-Day International Conference ‘O, had I but followed the arts!’ – Celebrating William Shakespeare (1616-2016) (2016/12/14 - 2016/12/14)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Lisboa Centro de Estudos Anglisticos, Portugal |
2012 - 2013 | “Escritos para sempre já ficais” – Colóquio de Homenagem a Mafalda Ferin Cunha’ /In Memoriam Mafalda Ferin Cunha (2013/04/22 - 2013/04/22)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Aberta Departamento de Humanidades, Portugal |
2011/01 - 2012/05/30 | International Conference 'Revisitar o Mito/Recycling Myths' (2012/05/02 - 2012/05/05)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Lisboa Centro de Estudos Anglisticos, Portugal Universidade de Lisboa Centro de Estudos Clássicos, Portugal |
2010/01 - 2011/02/28 | International Conference and Art Exhibition 'Life Down Under – Australian Literature and Culture Today'
Conference: FLUL, 14-15 February
Art Exhibition: Instituto Camões, 1-28 February
Film Exhibition: Cinemateca Portuguesa — Museu do Cinema, 14-18 February
Organisation: CEAUL/ULICES (FLUL); Embassy of Australia
(2011/02/01 - 2011/02/28)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Lisboa Centro de Estudos Anglisticos, Portugal |
2009 - 2010 | Workshop ‘e-Learning UAb 2010’ organizado por UAb–LE@D (2010/06/29 - 2010/06/29)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
2008 - 2009 | International Conference 'From Sea to Sea: Canadian Literature and Culture in Lisbon'
FLUL; Cinemateca Portuguesa — Museu do Cinema
Organisation: FLUL; Embassy of Canada (2009/11/18 - 2009/11/20)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Lisboa Centro de Estudos Anglisticos, Portugal |
2007/01 - 2008/05 | Conference 'Renascimentos na Europa do Século XVI. Formas Ritmos e Convergências' (2008/12/11 - 2008/12/12)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Aberta Departamento de Humanidades, Portugal |
2003/03/21 - 2004/03/27 | SEDERI XV International Conference 'What may words say, or what may words not say' (2004/03/24 - 2004/03/27)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Lisboa Centro de Estudos Anglisticos, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2019/02/27 - 2019/02/27 | Next Ed 2019: UAb–LE@D, Centro Cultural de Belém, Lisboa
Encontro
|
Next Ed 2019
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
2018/11/29 - 2018/11/30 | Futuro da Educação a Distância em Língua Portuguesa, Pavilhão do Conhecimento, Lisboa
Encontro
|
Futuro da Educação a Distância em Língua Portuguesa
Universidade Aberta, Portugal
|
2013/06/11 - 2013/06/12 | EDEN Annual Conference ‘New Learning Cultures’ / UAb–EDEN – European Distance Education Network, Centro Cultural de Belém
, Lisboa
Congresso
|
New Learning Cultures
Universidade Aberta, Portugal
|
2011/12/19 - 2011/12/19 | 1º Encontro de Instituições e Unidades de e-Learning do Ensino Superior, Reitoria da Universidade de Lisboa, Lisboa
Encontro
|
eL@IES 2011 |
2010/06/29 - 2010/06/29 | elearning UAb 2010 – LE@D Workshop: práticas de elearning
Oficina (workshop)
|
elearning UAb 2010
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
2009/01/12 - 2009/01/13 | Workshop ‘Open University / Universidade Aberta Change Management Consultancy’ (promovido pela Open University): Reflexão
e debate acerca de liderança e formação avançada em Ensino a Distância e e-Learning
Oficina (workshop)
|
Workshop ‘Open University / Universidade Aberta Change Management Consultancy’
Universidade Aberta, Portugal
|
2008/01/31 - 2008/01/31 | Seminário sobre Competências (UAb–LE@D)
Oficina (workshop)
|
Competências
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021/10/22 | Edward Ravenscroft’s Mamamouchi, or The Citizen Turned Gentleman (1672): A critical edition
[com elaboração de um dos dois relatórios internacionais para menção de ‘Doctorado Internacional / International Doctorate’
na atribuição do título de Doutor/PHD (Regulado por RD 99/2011 – Acuerdo 6.1/CG 23-7.19)]
Vogal
|
Eneas Caro Partridge (Doutoramento)
Universidad de Sevilla, Espanha
|
2018/06/14 | Uma Cartografia das Mentalidades: A Diplomacia Portuguesa na Corte Isabelina
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 14 de junho – Vogal e Orientadora)
Vogal
|
Susana Paula de Magalhães Oliveira (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2015/06/04 | The Art of War in the Art of Writing: A Reading of Siegfried Sassoon’s Diaries from 1914 to 1918
Vogal
|
Ana Mafalda dos Santos Troncho Sernadas (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2014/11/03 | Geoffrey Hill – Poética da Redenção?
Vogal
|
Margarida Clara Vasconcelos Vicente Barbosa (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2014/05/12 | Da Representação do Espaço ao Diálogo com a Alteridade: Uma Leitura de Joseph Conrad e Ferreira de Castro
Vogal
|
Ana Maria da Silva Tavares Guimarães Soares da Costa (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2014/03/21 | Henry Constable’s Sonnets
Arguente principal
|
María Jesús Pérez-Jáuregui (Doutoramento)
Universidad de Sevilla, Espanha
|
2012/06/15 | Discursos Utópicos Seiscentistas na Inglaterra e América: John Eliot e Gerrard Winstanley
Vogal
|
Alice Manuela Martins Guimarães (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2009/06/11 | A Mulher no Renascimento Inglês, segundo a Escolástica e a Tradição Medieval
Vogal
|
Susana Paula de Magalhães Oliveira (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2008/11/12 | As Condições de Trabalho na Inglaterra da Revolução Industrial
Vogal
|
Olga Guimarães Martins (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2007/12/10 | O Episódio Bíblico de Abraão e Isaac nos Ciclos dos Mistérios em Inglaterra
Arguente principal
|
Silvane Maria Pereira Brandão (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2006/12/20 | Máscaras do Medo. Da ‘Arte pela Arte’ à Criação Gótica. The Picture of Dorian Gray, de Oscar Wilde
Vogal
|
Carla Maria Lampreia Soeiro dos Reis (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2006/11/21 | Intertextualidade (e Anti-Linearidade) nas obras de Jeanette Winterson: Oranges Are Not the Only Fruit, The Passion e Sexing
the Cherry. Desafio, ou Afirmação de Convenções Literárias?
Vogal
|
Karin Gonçalves Câmara (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2006/10/18 | Ocultismo e Esoterismo na Obra de William Shakespeare. Análise das peças The Tempest, Hamlet e The Winter’s Tale
(Universidade Aberta, 18 de outubro – Vogal e Orientadora)
Vogal
|
Ana Cristina Gonçalves Mateus (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2006/07/20 | Barroco e Absolutismo. Para um Itinerário do Reinado e da Corte de Charles II
Vogal
|
Maria Cristina de Carvalho dos Anjos (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2006/07/07 | Euthanasia – A Study of the Age Long Controversial Issue in Thomas More’s Utopia, Aldous Huxley’s Brave New World, and Brian
Clark’s Whose Life Is It Anyway?
Vogal
|
Stella Guedes Nascimento Aguirre (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2006/06/06 | A Influência de Darwin na Visão da Natureza de Thomas Hardy em Tess of the D’Ubervilles. Uma Reinterpretação
Vogal
|
Sílvia Caramelo da Silva Lopes (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2006/06/01 | Dos Sinais do Tempo às Relações de Poder em Robinson Crusoe – Daniel Defoe e Robinson Crusoe
(Universidade Aberta, 1 de junho – Vogal)
Vogal
|
Isabel Maria Vieira Andrade (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2006/04/24 | O Eu e o Outro: Dr. Jekyll vs. Mr. Hyde. David Bowie vs. Ziggy Stardust
Vogal
|
Isabel Patrícia da Silva Fidalgo Batista Ramos (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2005/07/19 | Na Sombra de Jekyll e Hyde: Figurações de Fim de Século em Fight Club
Vogal
|
Telma Garcês Caramelo Mendonça (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2005/05/04 | O Conceito de ‘Dandy’ nas Obras de Oscar Wilde The Picture of Dorian Gray, An Ideal Husband e The Importance of Being Earnest
Vogal
|
Maria Teresa Godinho Pereira (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2004/07/01 | A Verosimilhança de J.R.R. Tolkien em The Silmarillion e The Lord of the Rings
Vogal
|
Ana Filipa Fernandes de Brito (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2004/05/27 | A Intemporalidade do Poder da Imagem. The Picture of Dorian Gray de Oscar Wilde e a Reinterpretação Pós-Moderna Dorian: An
Imitation de Will Self
Vogal
|
Carla Maria Ladeira Simões Mota e Horta (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2003/07/15 | Mulheres, Mães e Monstros: A Sombra Feminina por Detrás de Frankenstein
Vogal
|
Elisabete Cristina Simões Lopes (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2021 - 2022 | 32nd SEDERI International Conference | Barcelona, Universidad Autónoma |
2020 - 2021 | 31st SEDERI International Conference (online) | Universidad de Tenerife |
2017 - 2018 | 29th SEDERI International Conference | Universidade de Alcalá – Guadalajara campus |
2017 - 2018 | International Conference ‘English Literature in the World: from Manuscript to Digital | New Pathways' | FLUL |
2016 - 2017 | International Conference ‘RHOME | Representations of Home – Conflict and/or (Be)Longing: Thinking with Stories and Images | FLUL |
2016 - 2017 | 8th SEDERI International Conference, Universidade de Vigo – Pontevedra | Universidad de Vigo – Pontevedra |
2012 - 2013 | CATES 2013 – 1ª Conferência Internacional 'Avaliação e Tecnologias no Ensino Superior' / Assessment and Technologies in Higher Education' | Museu das Comunicações, Lisboa |
2011 - 2012 | International Conference ‘Revisitar o Mito / Recycling Myths’ | FLUL |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2023 - Atual | Babel – AFIAL : Aspectos de Filoloxía Inglesa e Alemá | |
2022 - Atual | RE@D – Revista de Educação a Distância e Elearning | |
2022 - Atual | Atlantis – Journal of the Spanish Association of English Studies | |
2012 - 2012 | Philologia Hispalensis | Universidad de Sevilla |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2007/05/14 - 2007/05/14 | Entre Nós (Internacional 2007) — RTP 1, Episódio 64 | Vestígios medievais na produção literária musical e cinematográfica |
Expedição científica
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/07/02 - 2023/07/06 | Erasmus+ Mobility Agreement Staff Mobility For Training — University of Sevilla, Faculty of Philology/Department of English Philology (E-glish and North American Literature) | Universidade Aberta, Portugal |
2012 - 2013 | ‘VII Convocatoria de Redes de Investigación para la Innovación: Desarrollo de Proyectos Piloto para la adaptación de la Docencia al Espacio Europeo | Membro de equipa, por convite – Projeto de Investigação ‘Una nueva propuesta de enseñanza de la Historia y Cultura Estadounidense’ | Universidad Nacional de Educación a Distancia, Espanha |
2011 - 2012 | ‘VI Convocatoria de Redes de Investigación para la Innovación: Desarrollo de Proyectos Piloto para la adaptación de la Docencia al Espacio Europeo | Membro de equipa, por convite – Projeto de Investigação ‘Análisis de la Historia Estadounidense a través del Arte’ – Projeto de Investigação ‘Una nueva propuesta de enseñanza de la Historia y Cultura Estadounidense’ | Universidad Nacional de Educación a Distancia, Espanha |
2010 - 2011 | ‘V Convocatoria de Redes de Investigación para la Innovación: Desarrollo de Proyectos Piloto para la adaptación de la Docencia al Espacio Europeo | Membro de equipa, por convite – Projeto de Investigação ‘Realización de actividades prácticas con documentos históricos que se integran en la evaluación continua’ | Universidad Nacional de Educación a Distancia, Espanha |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
1997/03/13 - Atual | SEDERI | Membro Associado |
1991 - 2010 | ESSE | |
1987 - 2010 | APEAA | Membro Associado |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021 - 2022 | Projeto de Reforço da Avaliação Digital da Universidade Aberta
Membro
|
Universidade Aberta, Portugal |
2012 - 2020 | Unidade de Missão do Observatório da Qualidade no Ensino a Distância e e-Learning, Universidade Aberta, Lisboa
Membro
|
Universidade Aberta, Portugal |
2017 - 2018 | Revisão da oferta educativa do Departamento de Humanidades
Membro
|
Universidade Aberta Departamento de Humanidades, Portugal |
2015 - 2017 | Implementação do Consórcio Universidade de Coimbra–Universidade Aberta
Membro
|
Universidade Aberta Departamento de Humanidades, Portugal |
2009 - 2011 | Comissão de Acompanhamento do Modelo Pedagógico Virtual da Universidade Aberta
Membro
|
Universidade Aberta, Portugal |
2008 - 2009 | Grupo de Construção do Portal da UAb, no âmbito da Programação Estratégica para a Inovação em EaD
Membro
|
Universidade Aberta, Portugal |
2006 - 2008 | Núcleo de Apoio de Avaliação à Direção do DCHS nas questões decorrentes da reestruturação dos cursos e do processo de Bolonha
Membro
|
Universidade Aberta, Portugal |
2005 - 2006 | Equipa de criação do Curso de Línguas, Literaturas e Culturas – Variante de Línguas Estrangeiras
Membro
|
Universidade Aberta, Portugal |
2004 - 2006 | Equipa para a reestruturação do Curso de Línguas e Literaturas Modernas, segundo o Processo de Bolonha
Membro
|
Universidade Aberta, Portugal |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2010 - 2010/12/17 | John Banks and the Rise of the She-Tragedy | Universidad de Sevilla, Espanha |
Distinções
Outra distinção
2009 | EDEN 2009 Best Research Paper Award: "Evaluating Continuous Assessment Quality in Competence-Based Education Online: The Case of the e-Folio" (co-autora | co-author) |