???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria Gorete Gonçalves Rocha Pereira

Nomes de citação

  • Pereira, Gorete

Identificadores de autor

Ciência ID
9D18-F40D-2CA4

Telefones

Telefone
  • (351) 291705000 Ext.: 218 (Profissional)

Moradas

  • Universidade da Madeira, Faculdade de Ciências Sociais - FCS, Centro de Investigação em Educação - CIE, Campus Universitário da Penteada, 9020-105, S. Roque, Funchal, Portugal (Profissional)
Formação
Grau Classificação
2020/10/01 - 2021/09/30
Concluído
Pós-Doutoramento em Ciências da Educação (Pós-doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2008 - 2013
Concluído
Ciências da Educação - Inovação Pedagógica (Doutoramento)
Universidade da Madeira, Portugal
"O Percurso Curricular Alternativo, um desafio à Inovação Pedagógica? Uma abordagem etnográfica aos cenários de aprendizagem de uma turma de 5º ano com proposta de PCA" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado
2012
Concluído
Ciências da Educação, especialidade de Inovação Pedagógica (Doutoramento)
Especialização em Inovação Pedagógica
Universidade da Madeira, Portugal
"O percurso curricular alternativo, em desafio à inovação pedagógica? Uma abordagem etnográfica aos cenários de aprendizagem de uma turma de 5ºano com proposta de PCA" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2001 - 2004
Concluído
Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
"Tornar-se Educador: O Impacto com a Realidade Docente" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom, por unanimidade
1993 - 1994
Concluído
Curso de Estudos Superiores em Educação Especial (Licenciatura)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
17
1982 - 1985
Concluído
Curso de Educadores de Infância (Bacharelato)
Escola do Magistério Primário do Funchal, Portugal
14
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013/09/01 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade da Madeira, Portugal
Universidade da Madeira Centro de Ciências Sociais, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2023/09/15 - 2026/10/31 Projeto Europeu Erasmus+/SPACE com o tema Quality of university education in the context of the challenges of the modern world
Call 2023 Round 1KA2 KA220-HED – Cooperation partnerships in higher education. Form ID KA220-HED-01FCA0AF
Investigador
Em curso

Outro

Designação Financiadores
2020/10/01 - 2021/09/30 Ambientes de aprendizagem emergentes dos processos de autonomia e flexibilidade curricular: percursos de inovação pedagógica?
PAFC
Investigador Pós-doutorado
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Fraga, Nuno; Pereira, Gorete; Camacho, Maria José. "Rethinking Inclusive Education in Portugal". 2023.
    10.22492/issn.2758-0962.2023.36
  2. Pereira, Gorete; CIE-UMa, Centro de Investigação em Educação Universidade da Madeira; Fraga, Nuno; CIE-UMa, Centro de Investigação em Educação Universidade da Madeira; Cosme, Ariana. "Autonomia e Flexibilidade Curricular: Percursos de Inovação Pedagógica.". Porto, 2021.
    Publicado
  3. Pereira, G.; Gouveia, I., & Fraga, N.. "O professor do século XXI, que competências e desafios? As perceções das alunas de 1º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.". Trabalho apresentado em II Conferência Internacional de Educação Comparada., Funchal, 2019.
    Publicado
Artigo em jornal
  1. Fraga, Nuno; CIE-UMa, Centro de Investigação em Educação Universidade da Madeira; Pereira, Gorete; Gonçalves, Glória; Fraga, Nuno. "A Educação de Adultos nos espaços pedagógicos da Intervenção Comunitária.", Journal Education Policy Analysis Archives EPAA. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, 2019, 27, https://epaa.asu.edu/index.php/epaa/article/view/4335/2243.
    10.14507/epaa.27.4335
Artigo em revista
  1. Pereira, Gorete; CIE-UMa, Centro de Investigação em Educação Universidade da Madeira. "Situated learning, communities of practice and pedagogical innovation.". Revista Científic@ - Multidisciplinary Journal 10 1 (2023): 1-7.
    Publicado
  2. Pereira, Gorete; CIE-UMa, Centro de Investigação em Educação Universidade da Madeira. "Projetos de promoção do sucesso escolar: desafios e oportunidades.". Revista Portuguesa de Investigação Educacional 26 (2023): 1-19. https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2023.15926.
    Publicado
  3. Pereira, Gorete. "Freire e a educação comunitária/popular: caminhos de vivência emancipatória, participativa e inclusiva". Dialogia 42 (2022): e23055. http://dx.doi.org/10.5585/42.2022.23055.
    10.5585/42.2022.23055
  4. Pereira, Gorete; CIE-UMa, Centro de Investigação em Educação Universidade da Madeira. "A Teoria da Complexidade e a Inovação Pedagógica, convergências e dissonâncias da atualidade.". Revista AICA 15 (2022): 86-101. http://www.calameo.com/books/00216777306e4c289f913.
    Publicado
  5. Fraga, Nuno; Pereira, Gorete; Gouveia, Ana Isabel; Gouveia, Fernanda. "Processos de liderança no Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular". Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação 30 116 (2022): 742-763. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-403620220003002936.
    Publicado • 10.1590/s0104-403620220003002936
  6. Pereira, Gorete; CIE-UMa, Centro de Investigação em Educação Universidade da Madeira. "A Aprendizagem Cooperativa na sala de aula: que desafios?". Revista Diversidades [Re] Inventar a Educação. 60 Jan.-Jun. (2022): 15-20. https://pt.calameo.com/read/0064406816563e59b3962.
    Publicado
  7. Pereira, Gorete; CIE-UMa, Centro de Investigação em Educação Universidade da Madeira; Fraga, Nuno; CIE-UMa, Centro de Investigação em Educação Universidade da Madeira; Gouveia, Fernanda. "Ensino Remoto de Emergência em tempos de pandemia da covid-19, que aprendizagens? Um estudo exploratório no ensino superior.". Revista Portuguesa de Investigação Educacional da Universidade Católica Portuguesa. 21 (2021): 1-22.
    Publicado
  8. Pereira, Gorete; CIE-UMa, Centro de Investigação em Educação Universidade da Madeira; Fraga, Nuno; CIE-UMa, Centro de Investigação em Educação Universidade da Madeira; Gouveia, Fernanda. "Educação e Pandemia: desafios e constrangimentos das políticas emergentes.". Revista Medi@ções 9 2 (2021): 6-20.
    Publicado
  9. Fraga, Nuno; CIE-UMa, Centro de Investigação em Educação Universidade da Madeira; Pereira, Gorete; CIE-UMa, Centro de Investigação em Educação Universidade da Madeira; Gouveia, Fernanda; Gouveia, Ana Isabel. "Educação em tempos de COVID-19: O acesso condicionado à Aprendizagem. Um estudo exploratório numa escola em Portugal.". Revista Sensos-E 8 1 (2021): 77-87. https://doi.org/10.34630/sensose.v8i1.3786.
    Publicado
  10. Fraga, Nuno; Pereira, Gorete; Pereira, Gorete; CIE-UMa, Centro de Investigação em Educação Universidade da Madeira; Fraga, Nuno; CIE-UMa, Centro de Investigação em Educação Universidade da Madeira. "Escenarios de Aprendizaje para el siglo XXI". Revista Varela 19 52 (2019): 1-17. http://revistavarela.uclv.edu.cu/articulos/rv5201.pdf.
    Publicado
  11. Pereira, Maria Gorete; Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira - Faculdade de Ciências Sociais. "As TIC e a aprendizagem numa proposta de Percurso Curricular Alternativo (PCA)ICT and learning for a proposed Alternative Curriculum Track (ACT)". (2018): http://revista.esepf.pt/index.php/sabereducar/article/view/305.
    10.17346/se.vol25.305
  12. Pereira, Gorete. "A aprendizagem colaborativa, porquê?". (2018): http://hdl.handle.net/10400.13/1957.
    http://dx.doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i47.1109
  13. Gouveia, Isabel; CIE-UMa, Centro de Investigação em Educação Universidade da Madeira; Pereira, Gorete; CIE-UMa, Centro de Investigação em Educação Universidade da Madeira; Fraga, Nuno; CIE-UMa, Centro de Investigação em Educação Universidade da Madeira. "O lugar das atividades de complemento educativo na narrativa da gestão flexível do currículo, pelo Educador de Infância". (2018): http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/11609.
Capítulo de livro
  1. Pereira, Gorete; CIE-UMa, Centro de Investigação em Educação Universidade da Madeira. "A investigação-ação na formação inicial de professores: o caso da Universidade da Madeira". In Atas do I Colóquio Internacional de Reflexão sobre Práticas Integradas em Educação. Coimbra, Portugal, 2024.
    No prelo
  2. Silva, M., Jesus, G., Sousa, I., & Pereira, G. (2024). Potencialidades da Investigação-ação na formação inicial de profe. "Potencialidades da Investigação-ação na formação inicial de professores.". In Formação de Professores: Contributos da Investigação.. Funchal, Portugal: Imprensa Académica, 2024.
    No prelo
  3. Freitas, L., & Pereira, G. (2023). Metodologia de Trabalho de Projeto: vivências de uma prática pedagógica centrada no M. "Metodologia de Trabalho de Projeto: vivências de uma prática pedagógica centrada no Movimento da Escola Moderna". In Formação de Professores: Contributos da Investigação. Funchal, Portugal: Imprensa Académica, 2024.
    No prelo
  4. Pereira, G., & Gouveia, F. (2023). Conceções e práticas de supervisão do educador cooperante na formação inicial de prof. "Conceções e práticas de supervisão do educador cooperante na formação inicial de professores.". In Formação de Professores: Contributos da Investigação. Funchal, Portugal: Imprensa Académica, 2024.
    No prelo
  5. Gouveia, F., & Pereira, G. (2024). Construir espaços de inclusão na escola atual: questões e desafios. In C. Cavaco, F.. "Construir espaços de inclusão na escola atual: questões e desafios". In Aprendizagem, Diversidade e Equidade: A Investigação em Educação. Lisboa, Portugal, 2024.
    No prelo
  6. Pereira, G., & Gouveia, F. (2024). A prática profissional na formação inicial de professores na Universidade da Madeira:. "A prática profissional na formação inicial de professores na Universidade da Madeira: fundamentos, fragilidades e novas perspetivas". In Aprendizagem, Diversidade e Equidade: A Investigação em Educação.. lisboa, Portugal, 2024.
    No prelo
  7. Pereira, Gorete; Fraga, Nuno; CIE-UMa, Centro de Investigação em Educação Universidade da Madeira; Silva, Sofia. Autor correspondente: Silva, Sofia. "Impactos da Pandemia da COVID-19 nos Processos de Autonomia e Flexibilidade Curricular: Que Desafios?". In Lições da Pandemia. Funchal, Portugal: Imprensa Académica, 2023.
    No prelo
  8. Silva, Sofia; Fraga, Nuno; CIE-UMa, Centro de Investigação em Educação Universidade da Madeira; Pereira, Gorete; CIE-UMa, Centro de Investigação em Educação Universidade da Madeira. "Educação e Flexibilidade Curricular em Tempos de Pandemia: Efeitos na Gestão Curricular e Pedagógica de uma Escola Básica e Secundária da RAM.". In Lições da Pandemia.. Funchal, Portugal: Imprensa Académica, 2023.
    No prelo
  9. Gouveia, Fernanda; Pereira, Gorete; CIE-UMa, Centro de Investigação em Educação Universidade da Madeira. "Escola e Comunidade: uma parceria essencial a uma educação de qualidade.". In Educação e Desenvolvimento Comunitário.. Imprensa Académica, 2023.
    Publicado
  10. Pereira, Gorete; CIE-UMa, Centro de Investigação em Educação Universidade da Madeira. "Contextos de Aprendizagem Emergentes da Autonomia e Flexibilidade Curricular: Oportunidade e Desafios.". In Espaços Educativos – Políticas, Práticas, Atores e Aprendizagens., 292-301. Lisboa, 2023.
    Publicado
  11. Pereira, Gorete; Gouveia, Fernanda; Gouveia, Ana Isabel; Fraga, Nuno; CIE-UMa, Centro de Investigação em Educação Universidade da Madeira; Silva, Sofia. "Educação e Política. O legado freiriano no palimpsesto reformista em Portugal (2016-2020).". In Paulo Freire e a Sua Pedagogia: Crítica, Resistência e Utopia. No Centenário do seu nascimento (1921-2021)., 230-243. Funchal, Portugal: Imprensa Académica, 2022.
    Publicado
  12. Pereira, Gorete; CIE-UMa, Centro de Investigação em Educação Universidade da Madeira. "A contemporaneidade do pensamento de Paulo Freire: a Pedagogia da Autonomia e a narrativa emergente dos processos de Inovação Pedagógica.". In A Escola em diálogo com Paulo Freire: saberes e práticas de uma educação viável. Brasil: Innovate Publicações, 2021.
    Publicado
  13. Pereira, Gorete; Gouveia, Fernanda; Cosme, Ariana. "(Re)inventar a avaliação numa escola em (trans)formação". In Novos contextos de “aprendizagens”, 33-92. Brasil: Innovate Publicações, 2021.
    Publicado
  14. Fernandes, Fabiana; Pereira, Gorete; CIE-UMa, Centro de Investigação em Educação Universidade da Madeira. "A Metodologia de Trabalho de Projeto no Jardim de Infância: percursos de promoção da literacia científica". In Literacia Científica: Ensino, Aprendizagem e Quotidiano, 179-194. Funchal, Portugal: Imprensa Académica, 2021.
    Publicado
  15. Gouveia, Fernanda; Pereira, Gorete; CIE-UMa, Centro de Investigação em Educação Universidade da Madeira; Fraga, Nuno; CIE-UMa, Centro de Investigação em Educação Universidade da Madeira. "A Alteridade como parte do processo de avaliação das aprendizagens no ensino superior.". In Avaliação (Externa) da Qualidade do Ensino Superior e Autonomia Científica: Tensões e Desafios, 195-205. Funchal, Portugal: Imprensa Académica, 2020.
    Publicado
  16. Gouveia, Fernanda; Pereira, Gorete; CIE-UMa, Centro de Investigação em Educação Universidade da Madeira; Gouveia, Ana Isabel; Fraga, Nuno; CIE-UMa, Centro de Investigação em Educação Universidade da Madeira. "Currículo, Pensamento Crítico e Criatividade.". In Educação, Artes, Cultura: Discursos e Práticas, 93-113. Funchal, Portugal: Imprensa Académica, 2020.
    Publicado
  17. Fraga, Nuno; Pereira, Gorete; Gouveia, Ana Isabel. "O professor do século XXI, que competências e desafios? As percepções das alunas de 1.º ano do mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico". In O Professor do Século XXI em Perspetiva Comparada: Transformações e Desafios para a Construção de Sociedades Sustentáveis, 600-623. Funchal, Portugal: Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira, 2019.
    Publicado
  18. Freitas, Catarina; Pereira, Gorete. "Convivência democrática e cidadania: um exemplo de boas práticas na educação pré-escolar". Universidade da Madeira. Centro de Investigação em Educação, 2018.
  19. Pereira, Gorete; Fraga, Nuno. "A prática supervisionada e o desenvolvimento profissional dos educadores/professores cooperantes: a simbiose de uma relação pedagógica". CIIE - Centro de Investigação e intervenção Educativas (CIIE) / Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), 2017.
  20. Pereira, Gorete. "Educação para a democracia: a coerência entre o discurso e a realidade". Centro de Investigação em Educação, Universidade da Madeira, 2017.
  21. Pereira, Gorete; França, Ana; Brazão, Paulo; Fraga, Nuno. "A prática pedagógica na formação inicial de professores na Universidade da Madeira: a construção contextualizada do currículo". In Educação, formação e Crioulidade. Cabo Verde, 2017.
    Publicado
  22. Gouveia, Fernanda; Pereira, Gorete. "Didática e matética". CIE-UMa - Centro de Investigação em Educação, 2016.
  23. Gouveia, Fernanda; Pereira, Gorete. "Português e matemática funcionais: Um estudo de caso com crianças que apresentam necessidades educativas especiais.". Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira., 2016.
  24. Pereira, Gorete. "Os espaços da matética na formação de professores: um olhar para os ambientes emergentes no âmbito da Unidade Curricular de Prática Pedagógica I". CIE-UMa - Centro de Investigação em Educação, 2016.
Poster em conferência
  1. Fraga, N.; Pereira, G., & Cosme, A.. "). Lideranças em contextos de autonomia e flexibilidade curricular. Uma narrativa no campo da administração educacional.". 2020.
Tese / Dissertação
  1. Silva, Suse Gomes da Costa. "Escola do Campo: quais as possibilidades de inovação nas práticas pedagógicas?". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10400.13/2728.
  2. Vasconcelos, Maria José de Farias. "Horta sustentável na escola rural: inovação pedagógica no processo de aprendizagem?". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.13/2280.
  3. Silva, Marciano Carvalho da. "O samba de roda da Ilha do Massangano e os seus processos pedagógicos". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.13/2294.
  4. Azevedo, Ana Isabel Basílio. "Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.13/2708.
  5. Silva, Maria Isabel Henriques. "Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.13/2710.
  6. Silva, Maria Djani Alves. "Inovação pedagógica e aprendizagem na infância: o caso do Projeto Ágape". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.13/1841.
  7. Silva, Solange do Nascimento. "Educação inovadora: limites e possibilidades a partir da experiência em sala de recursos da escola Telésphoro Ferreira de Araújo, Campo Formoso, Bahia". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.13/1626.
  8. Gomes, Ana Carolina Paixão. "Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.13/1245.
  9. Sousa, Bárbara Ferreira. "Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.13/1331.
  10. Luz, Cláudia Joana Sousa. "Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.13/1236.
  11. Ornelas, Carla Patrícia Cunha. "Relatório de estágio para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.13/1334.
  12. Ferro, Cátia Patrícia Freitas. "Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.13/1262.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2018 - Atual “A Prática Pedagógica na escola Via Magia no ensino fundamental”
Orientador
Ciências da Educação - Inovação Pedagógica (Doutoramento)
Universidade da Madeira, Portugal
2018 - Atual Relatório de Estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1 Ciclo do Ensino Básico (Outra)
Universidade da Madeira, Portugal
2017 - Atual “Projeto Feira da Família no Colégio Jorge Amado e suas Práticas Pedagógicas”
Orientador
Ciências da Educação - Inovação Pedagógica (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2017 - Atual “Projeto leitura na escola municipal Mandacaru”
Orientador
Ciências da Educação - Inovação Pedagógica (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2017 - Atual “Feira de ciências e seus contextos de aprendizagem: um estudo no Colégio Estadual Luiz Viana Filho”.
Orientador
Ciências da Educação - Inovação Pedagógica (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2017 - Atual “Aprendizagens e Identidades no PROEJA do IFMA/Campus São Luís - Maracanã: um olhar etnográfico
Orientador
Ciências da Educação - Inovação Pedagógica (Doutoramento)
Universidade da Madeira, Portugal
2016 - Atual “O uso das TIC como processo inovador na aprendizagem ativa da enfermagem”
Orientador
Ciências da Educação - Inovação Pedagógica (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2016 - Atual “Ginásio da Barreirinha: Intervenção social e as suas práticas Pedagógicas”.
Orientador
Ciências da Educação - Inovação Pedagógica (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2016 - Atual “Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA) e Inovação Pedagógica: um estudo de caso no IFMA Campus São Luís Monte Castelo”
Orientador
Ciências da Educação - Inovação Pedagógica (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2016 - Atual “A educação escolar indígena e a lei 11.645/2008: uma análise de inovação pedagógica possível nas escolas da aldeia de TRUKÁ, na ilha da Assunção, em Cabrobó – PE”
Orientador
Inovação Pedagógica (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2015 - Atual “Horta sustentável na escola rural: um processo de inovação pedagógica?”
Orientador
Ciências da Educação - Inovação Pedagógica (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2015 - Atual “Os Cursos de Educação e Formação. Uma proposta pedagógica inovadora?”
Orientador
Ciências da Educação - Inovação Pedagógica (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2014 - Atual “O samba de roda da Ilha do Massangano e seus processos pedagógicos”.
Orientador
Ciências da Educação - Inovação Pedagógica (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2014 - Atual “A influência da internet na leitura, interpretação e produção de texto de estudantes do ensino médio de Itiúba”
Orientador
Ciências da Educação - Inovação Pedagógica (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2013 - Atual “A colaboração em contexto de formação inicial: Que cenários”.
Orientador
Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2013 - Atual “Grand Jeté: Inovação Pedagógica enquanto um salto Premeditado em direção ao inesperado”
Orientador
Ciências da Educação - Inovação Pedagógica (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2013 - Atual “Escola do Campo: Quais as possibilidades de Inovação na Prática Pedagógica?”.
Orientador
Inovação Pedagógica (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2018 Os batuqueiros do silêncio: possibilidade de inovação pedagógica em ambiente não formal de aprendizagem com surdos Catarina Andrade Lacerda (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2018 O Uso das TIC como Inovação Pedagógica. Um estudo de caso no Curso de Moda do SENAC/SEÇÃO CEARÁ Shirley de Nazareth Lopes Braga (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2018 Práticas Pedagógicas inovadoras no trabalho de reinserção social e ressocialização do Petrape. Gislaine Ferreira de Oliveira (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2017 A dimensão pessoal na formação de professores: uma vivência na educação infantil. Priscilla Mayara de Andrade Quaresma (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2017 A Literatura de Cordel como meio de alfabetização em classe multisseriada: um estudo de caso na Escola Manoel Inácio dos Santos, Fazenda de Poços, Quixabeira – Bahia. Éden Santos de Castro (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2017 Inovação Pedagógica nas Práticas de Formação de Professores Marilândia Ferreira Colaço do Carmo (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2017 Literatura de Cordel: Uma Estratégia para Construção da Prática Pedagógica Inovadora no 5º ano de uma Escola Municipal? Sheila Mayara Ribeiro do Carmo (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2017 Construção do Conhecimento em Língua Portuguesa dos Alunos em Comunidade Indígena Tapebas em Caucaia/CE. José Moreira da Rocha (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2017 A educação do campo, classe multisseriada e inovação pedagógica um estudo etnográfico na Escola Justino Amâncio, Quixabeira Estado da Bahia. Betânia Maria Moura da Silva dos Santos (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2017 Os processos de Liderança na Inclusão dos Alunos com NEE Rute Oliveira Moedas da Silva (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2017 A Liderança no Projeto de Aprendizagem Cooperativa. Um estudo de caso na Escola Básica do 2º e 3º Ciclos do Caniço Maria Susana Marques Silva Rocha (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2017 A Liderança do Mediador Pessoal e Social na Inclusão Escolar dos Reclusos. Estudo de caso num estabelecimento prisional Ana Lúcia de Barros Freitas Francisco (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2016 O uso do software Winplot na aprendizagem matemática na sala de aula: uma inovação pedagógica? Geraldo Vieira (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2016 Alfabetização no cárcere: novo modelo pedagógico aplicado aos reeducandos do Presídio de Igarassu Pernambuco – Brasil Romero José de Melo Ribeiro (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2016 A liderança na perspetiva das Representações Pessoais, Profissionais e Sociais. Um estudo de caso num infantário na RAM Patrícia Maria Cró Andrade (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2016 Aprendizagem Cooperativa: uma experiência com células cooperativas em sala de aula Regina Célia Marques Lobão (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2015 A possibilidade de uma prática inovadora num trabalho interdisciplinar do Colégio Militar de Fortaleza Olidnéri Bello (Doutoramento)
Universidade da Madeira, Portugal
2015 Inovação Pedagógica em busca de mudanças qualitativas no ensino fundamental Maria Martins de Souza (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2015 Inovação Pedagógica na escola Waldorf Anael: Possibilidade ou Realidade? Ana Carolina Novaes de Araújo (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2015 Cadernos de Ensino e Aprendizagem de Ciências: reflexões sobre uma prática no programa escola ativa em classes Multisseriadas. Magnólia Pereira dos Santos (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2015 Inovação na aprendizagem de Língua Portuguesa através dos contos populares. Luciana Cristina da Silva Evangelista (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2015 A tecnologia móvel como potencializadora no desenvolvimento do protagonismo infantil: um olhar sobre a inovação pedagógica. Ana Maria Andrade Haine Campos (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2015 Inovação na aprendizagem de matemática mediante o uso de jogos cooperativos Albertina Marília Alves Guedes Hassuike (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2014 Inovação Pedagógica e Práticas Pedagógicas: um estudo de caso numa sala de Educação Pré-Escolar Paula Cristina Matos da Silva (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2014 Autobiografia em Movie Maker: Ferramenta para o Letramento do Deficiente Intelectual em uma turma inclusiva. Gisele Cristiane Oliveira da Silva (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2014 A Educação como Experiência no Contexto do Movimento sem Terra: uma investigação centrada na singularidade das Práticas Pedagógicas Germana Castro Barbosa (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2014 A Representação Social dos Professores da Prática do Letramento na Educação Infantil do Município de Lagoa do Carro Ana Teresa Santana (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2014 Práticas Pedagógicas na Utilização de Quadros Interativos Multimédia Helena Maria Ramos Soares (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2014 TIC e Letramento na Educação Fundamental 2: Inovação Pedagógica Maria Marta Ferreira Colaço (Mestrado)
2014 Letramento digital. As implicações do uso do software na aprendizagem de crianças com baixa proficiência em leitura e escrita Francisco Valdey Carneiro (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2014 Eco - Projeto, Clube Escolar nas Atividades Extracurriculares, Promovendo Inovação Pedagógica. Sandra Filomena Cepa Rodrigues (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2014 O Cinema em cena: um instrumento de Inovação Pedagógica Maria do Socorro Rodrigues de Castro (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal