???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Noemí Pérez Pérez

Nomes de citação

  • Pérez Pérez, Noemí

Identificadores de autor

Ciência ID
9E19-42C0-C135
ORCID iD
0000-0002-2649-5828

Endereços de correio eletrónico

  • npp@ua.pt (Profissional)

Telefones

Telefone
  • 234370200 (Profissional)

Moradas

  • Universidade de Aveiro -Departamento de Línguas e Culturas. Campus Universitário de Santiago, 3810-193, Aveiro, Aveiro, Portugal (Profissional)

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2013
Concluído
PhD in Language Didactics (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"Análisis del contenido cultural en libros de texto de español como lengua extranjera destinados a estudiantes portugueses" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado com Distinção
2009 - 2010
Concluído
Specialisation Course in Language Teaching (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Universidade do Porto, Portugal
18
2000
Concluído
Third Cycle in the Doctoral Programme in Hispanic Philology (1998-2000) (Postgraduate Certificate)
Universidade de Vigo, Espanha
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
n/a
1999
Concluído
Pedagogical Aptitude Course (Postgraduate Certificate)
Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
n/a
1998
Concluído
Degree in Hispanic Philology (Licence)
Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
n/a
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/08 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Aveiro, Portugal
2015 - 2019 Leitor (Docente Universitário) Universidade de Aveiro, Portugal
2001/10/14 - 2015/08/31 Leitor (Docente Universitário) Universidade da Beira Interior, Portugal
Universidade da Beira Interior, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/10 - Atual Vice Diretor of the degree course Languages and Business Relations Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal
2018 - Atual Spanish coordinator for the Cursos Livres in the Department of Languages and Cultures -Coordenadora de espanhol dos cursos livres do Departamento de Línguas e Culturas Universidade de Aveiro, Portugal
2019 - 2022 Vice Diretor of the master's degree in Teaching of Portuguese and Foreign Language (German/Spanish/French) in Basic and Secondary Education Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal
2017 - 2022 Tutor in the Tutorship Programme- Tutora no Programa de Tutoria (Línguas e Relações Empresariais) Universidade de Aveiro, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2020 - 2023 DiCE.Lang - Educação para a Cidadania Digital e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras.
Investigador
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Línguas, Literaturas e Culturas
UID/ELT/04188/2019
Universidade de Aveiro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2006 - 2007 RELIPES - Relações Linguísticas e Literárias entre Portugal e Espanha, séculos XIX e XX,
INTERREG IIIA
Investigador
Universidade da Beira Interior, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Enríquez, Francisco José Fildago; Vázquez, Ignacio Vázquez; Pérez, Noemí Pérez; Cao Míguez, Ana Belén. "Análisis de las formas y fórmulas de tratamiento en manuales de portugués como segunda lengua o lengua extranjera destinados a aprendientes españoles". LaborHistórico 10 2 (2024): e63493. http://dx.doi.org/10.24206/lh.v10i2.63493.
    10.24206/lh.v10i2.63493
  2. Pérez Pérez, Noemí. "Aproximación a la oralidad en el cómic: El caso de Idiotizadas. Un cuento de empoderhadas y su traducción al portugués". Círculo de lingüística aplicada a la comunicación 98 (2024): 275-287. https://revistas.ucm.es/index.php/CLAC/article/view/80615.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Pérez, Noemí. "Orality in the Spanish as a Foreign Language classroom: a work proposal based on comics". (2023): https://doi.org/10.34624/id.v15i4.33622.
    https://doi.org/10.34624/id.v15i4.33622
  4. Pérez, N., Herget, K. e Suisse, A. "Digiculturality: Language Teaching for the Business Context". Translation Journal 21 3 (2018):
    Publicado
  5. Herget, K. e Pérez, N.. "Reflexões sobre o ato de fala das petições nas aulas de língua estrangeira". The Translation Journal 20 4 (2017):
    Publicado
  6. Pérez, N.. "El contenido cultural en libros de texto de ELE destinados a estudiantes portugueses". Linguarum Arena. Revista do Programa Doutoral em Didática de Línguas da Universidade do Porto, 5, pp. 67- 78 (2014):
  7. Pérez, N.. "Os escritores galegos e Iberoamérica (recensão)". Boletín Galego de Literatura 25 (2001):
Capítulo de livro
  1. Pérez, Noemí. "Oralidad y textos escritos: el caso del cómic". In Em L. de Castro Moutinho; A. Gómez Bautista; Rebelo, H; L. Pinto Salema; M. T. Roberto; P. Osório; R. L. Coimbra; R. M. Lima e T. Flores Pérez (Coords.), Mundos em Mudança, 365-386. Aveiro: Humus, 2023.
    Publicado
  2. Fidalgo Enríquez, Francisco José; Pérez, Noemí; Cao Míguez, Ana Belén; Sapiña, Joan; Vázquez Diéguez, Ignacio. "Actividad metalingüística en aprendientes lusófonos de ELE: el caso del infinitivo flexionado portugués.". In Teoría de la lengua y enseñanza aprendizaje de ELE, 113-150. Valência, Espanha: Tirant lo Blanch., 2023.
    Publicado
  3. Pérez Pérez, N.. "La pragmática en la clase de ELE: El estudio de estrategias intensificadoras a partir del cómic.". In En M. L. Aznar Juan, E. Gamazo Carretero e A. Sánchez Máiquez (Coords.). El espanhol como lengua extranjera en Portugal III: Retos de la enseñanza de lenguas cercanas, 24-35. Edita Secretaría General Técnica. Subdirección General de Atención al Ciudadano, Documentación y Publicaciones. Ministerio de Educación y Formación Profesional, 2023.
    Publicado
  4. ¿ Herget, K e Pérez, N. "Analysis of the speech act of request in the foreign language Classroom.". In 5th International Conference on Higher Education Advances (HEAd’19). Valencia, Espanha: Editorial Universitat Politècnica de València, 2019.
    Publicado • http://dx.doi.org/10.4995/HEAd19.2019.9097
  5. Pérez, N. e Herget, K.. "Representações culturais nas aulas de língua para fins específicos.". Portugal, 2019.
    https://doi.org/10.21747/9789898969217/paraa15
  6. Pérez, Noemí. "La enseñanza de español a lusohablantes portugueses: ventajas e inconvenientes". In Actas del XLII Congreso Internacional de la Asociación Europea de Profesores de Español. 2008.
    Publicado
  7. Pérez, Noemí. "La Concepción de Portugal en la Obra de Carolina Coronado". In Actas do Congresso RELIPES III. Salamanca: Celya, 2007.
    Publicado
Livro
  1. Simões, A.R. (coord.), Andrade, A.S., Moreira, A., Oliveira, D., Cabrita, I., Martins, F., Moreira, G., Araújo e Sá, M.. Simões, A.R. (coord.), Andrade, A.S., Moreira, A., Oliveira, D., Cabrita, I., Martins, F., Moreira, G., Araújo e Sá, M. H., Shafirova, L., Loureiro, M. J., Lucas, M., Coronha, M., Lourenço, M., Pérez, N., Santos, S., Pinto, S. e Senos, S. (2023). DiCE.Lang teacher training package: multilingual guide. 2023.
    https://doi.org/10.48528/fhae-jg64
  2. Pérez, N. (col.). Cacheiro Varela (Dir.). Diccionario de símbolos y personajes en «Paradiso» y «Oppiano Licario». Vigo, Espanha: Publicaciones de la Universidad de Vigo. 2001.
    Publicado
  3. Cacheiro, M., Pérez, E. y Pérez, N. Diccionario conceptual del imaginario Lezamiano. Vigo, Espanha: Edita Asociación de Amigos de la Universidad de Vigo. 2001.
Poster em conferência
  1. Pérez, N.; Herget, K.; Amaral, C. & Baptista, D.. "Language Learning and teaching in the digital age: introductory insights on Digiculturality Project". 2020.
  2. Pérez, N.; Herget, K.; Amaral, C. & Baptista, D.. "Language Learning and teaching in the digital age: introductory insights on Digiculturality Project. UA Editora- Universidade de Aveiro. ISBN: 978-972-789-635-6". Trabalho apresentado em J. A. Costa e Soares, S. C. (Coords.): Fórum de Ensino e Aprendizagem@UA: Livro de Posters | Teaching & Learning Forum@UA, 2020.
  3. Pérez Pérez, Noemí; Herget, Katrin; Amaral, Cláudia; Baptista, Dina Maria Silva. "Language Learning and teaching in the digital age: introductory insights on Digiculturality.". Trabalho apresentado em I Fórum de Ensino e Aprendizagem@UA | Teaching & Learning, 2019.
  4. Pérez, N. & Herget, K.. "Digiculturalidade e o ensino/aprendizagem de línguas para fins específicos". Trabalho apresentado em Transformação digital: práctica, desafios e soluções. IX Jornadas de Secretariado e Assessoria, 2019.
  5. Pérez, Noemí. "O português e o espanhol coloquial em materiais didáticos de ensino como língua estrangeira". Trabalho apresentado em V Jornadas de Ciências da Linguagem realizadas no Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, 2016.
Recurso online
  1. Pérez, Noemí; Coronha, Mariana; Santos, Sara. Unidade didática Citizen journalism (B1). 2023. https://www.dicelang.gwi.uni-muenchen.de/teachingUnits.php.
  2. Pérez, Noemí. Unidade didática Digital Competences (B2). 2023. https://www.dicelang.gwi.uni-muenchen.de/teachingUnits.php.
  3. Pérez, Noemí; Santos, Sara; Coronha, Mariana. Unidade didática: Online Identity – the use of different social media (B1).. 2023. https://www.dicelang.gwi.uni-muenchen.de/teachingUnits.php.
Tese / Dissertação
  1. Noemí Pérez Pérez. "Análisis del contenido cultural en libros de texto de español como lengua estranjera destinados a estudantes portugueses". Doutoramento, 2013. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/73901.
Tradução
  1. Pérez, N.. ¿Sobre el Atlántico Pardo?.. Espanha. 2003.
    Publicado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/12/12 El uso de la traducción en el aprendizaje de ELE Seminários e Workshops em ensino das línguas portuguesa e espanhola
Universidade da Beira Interior (Portugal)
2024/06/27 Las formas de tratamiento en los manuales de ELE en el 3er ciclo de la enseñanza básica portuguesa no IX Congreso Internacional sobre la Enseñanza del Español en Portugal. Formar profesores para el siglo XXI: retos y nuevos desafíos
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
2024/06/26 Interculturalidad en el aula de ELE para aprendientes lusófonos: una propuesta tándem IX Congreso Internacional sobre la Enseñanza del Español en Portugal. Formar profesores para el siglo XXI: retos y nuevos desafíos
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
2023 Actividad metalingüística en la determinación sintáctica del infinitivo flexionado en portugués y sus correlatos en español por parte de aprendientes portugueses de ELE 40º Congreso Internacional de la Asociación Española de Lingüística Aplicada (AESLA)
Universidade de Mérida (Mérida, Espanha)
2023 Formas de tratamiento en manuales de Portugués como Segunda Lengua o Lengua Extranjera (PL2/PLE) destinados a aprendientes españoles IV Congreso Internacional Formas y Fórmulas de Tratamiento en el mundo Hispanho-Luso.
Universidade de Cádiz (Cádiz, Espanha)
2023 Las habilidades lingüísticas en clase de ELE (seminário-seminar) Ciclo de Seminários e Workshops em ensino das línguas portuguesa e espanhola
Universidade da Beira Interior (Covilhã)
2022 El reflejo de la oralidad en textos escritos y su traducción al portugués: el caso del cómic Congresso Internacional Mundos em Mudança
Univesidade de Aveiro (Aveiro)
2022 Conocimiento explícito y competencia metalingüística en aprendientes lusófonos de ELE: el infinitivo flexionado del portugués Congreso Internacional Teoría lingüística y enseñanza-aprendizaje de ELE
Universidade de Córdova (Córdova)
2021 La oralidad prefabricada en clase de ELE III Colóquio Internacional Aprolínguas: Ensino/aprendizagem de LE no ensino presencial e online: herança, perspetivas e desafios
Universidade do Algarve
2020 O ensino de Línguas próximas (palestra-Lecture) Linguistics and Language Teaching Curricular Unit of the Doctoral Programme in Language Sciences
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2019 La dimensión intercultural en manuales de español destinados a estudiantes portugueses LIV Congreso Internacional de la AEPE (Associação Europeia de Professores de Espanhol): El español, la interculturalidad y lenguas en contacto
Universidad Internacional Menéndez Pelayo (Santander, Espanha)
2018 Representações sobre a cultura alemã e espanhola em contexto laboral Colóquio Internacional Aprolínguas: Para lá da tarefa. Implicar os estudantes na aprendizagem de línguas estrangeiras no ensino superior
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2018 Digiculturalidade: Ensino de Línguas no Contexto Empresarial Colóquio Línguas, Culturas e Negócios: Portugal e mercados emergentes
Universidade de Aveiro (aVEIRO)
2017 Questões de pragmalinguística intercultural no ensino de línguas estrangeiras para fins específicos Conferência Internacional: Itinerâncias: textos, mediações e transculturações
Univesidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2006 Rosalía de Castro, Uma Galega Universal (paletra-lecture) Ciclo de Conferências
Academia Senior da Covilhã

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2021 - Atual Atos de fala em português e espanhol - estudo intercultural e interlinguístico
Coorientador
Universidade de Aveiro, Portugal
2025 - 2025 Atos de fala em português e espanhol – estudo intercultural e interlinguístico.
Coorientador
Programa Doutoral em Ciências da Linguagem (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2024 - 2025 Teaching Supervised Practice: Supervisor of two trainees at Agrupamento de Escolas José Estêvão (Aveiro)
Orientador
2024 - 2025 Teaching Supervised Practice: Supervisor of two trainees at the Agrupamento de Escolas de Lousada
Orientador
2023 - 2024 Teaching Supervised Practice: Supervisor of two trainees at Agrupamento de Escolas José Estêvão (Aveiro)
Orientador
Teaching Supervised Practice (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2023 - 2024 Supervisor of two trainees at Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré (Ílhavo)
Orientador
Teaching Supervised Practice (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2023 - 2024 Teaching Supervised Practice: Supervisor of a trainee at the Agrupamento de Escolas de Lousada
Orientador
Teaching Supervised Practice: (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2023 - 2024 Consultoria para startups: impulsionar a participação em eventos internacionais – relatório de estágio na market access. Mestrado em Línguas e Relações Empresariais.
Orientador
Mestrado em Línguas e Relações Empresariais (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2020 - 2024 Atos de fala em português e espanhol – estudo intercultural e interlinguístico
Orientador
Ciências da Linguagem (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2023 - 2023/07 Relatório de estágio curricular realizado na SCUBIC – SMART SOFTWARE SOLUTIONS
Orientador
Mestrado em Línguas e Relações empresariais (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2022 - 2023 Aspetos culturais na Tradução Audiovisual entre o português e o espanhol
Coorientador
Mestrado em Tradução Especializada (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2022 - 2023 As atividades lúdicas digitais na aula de espanhol
Orientador
Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no ensino Secundário, na especialidade de Alemão ou Francês ou Espanhol. (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2022 - 2023 Relatório de estágio realizado na CABELTE
Orientador
Mestrado em Línguas e Relações Empresariais (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2022 - 2023 Teaching Supervised Practice: Supervisor of two traineesat the Agrupamento de Escolas José Estêvão (Aveiro)
Orientador
Teaching Supervised Practice (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2022 - 2023 Teaching Supervised Practice: Spanish language supervisor for a trainee at the Agrupamento de Escolas de Vila Nova da Barquinha.
Orientador
Teaching Supervised Practice (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2021 - 2023 A presença da cultura espanhola nos manuais escolares do ensino secundário
Orientador
Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no ensino Secundário, na especialidade de Alemão ou Francês ou Espanhol. (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2020 - 2023 A interação e expressão orais nas aulas de Espanhol Língua Estrangeira com Fins Específicos
Orientador
Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no ensino Secundário, na especialidade de Alemão ou Francês ou Espanhol. (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2021 - 2022 Desenvolvimento de negócio – Relatório de estágio realizado na LUGGit
Coorientador
Mestrado em Línguas e Relações Empresariais (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2021 - 2022 Desafios de comunicação na internacionalização de pequenas e médias empresas portuguesas
Orientador
Mestrado em Línguas e Relações Empresariais (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2021 - 2022 Problemas de tradução na Área da Tradução Jurídica: Relatório de estágio na Translasaurus
Orientador
Mestrado em Tradução Especializada (Mestrado)
2021 - 2022 Teaching Supervised Practice: Spanish language supervisor for a trainee at the Agrupamento de Escolas José Estêvão (Aveiro)
Orientador
Teaching Supervised Practice (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2021 - 2022 Teaching Supervised Practice: Spanish language supervisor for a trainee at the Agrupamento de Escolas
Orientador
Teaching Supervised Practice (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2020 - 2021 A imagem de duas editoras espanholas através do estudo do seu processo de internacionalização e de social media marketing
Coorientador
Mestrado em Línguas e Relações Empresariais (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2020 - 2021 Relatório de estágio realizado na empresa Factorial HR
Orientador
Mestrado em Línguas e Relações Empresariais (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2020 - 2021 Comunicação integrada de Marketing. Relatório de estágio na Inmedia Solutions
Orientador
Mestrado em Línguas e Relações Empresariais (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2020 - 2021 Teaching Supervised Practice: Spanish language supervisor for a trainee at the Agrupamento de Escolas Morgado Mateus (Vila Real)
Orientador
Teaching Supervised Practice (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2020 - 2021 Teaching Supervised Practice: Spanish language supervisor for a trainee at the Escola Secundária Emídio Navarro (Viseu)
Orientador
Teaching Supervised Practice (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2019 - 2020 O Planeamento de Marketing e a internacionalização da consultoria: o caso da AMH Consulting,
Coorientador
Mestrado em Línguas e Relações Empresariais (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2019 - 2019 Projecto de aplicação: o caso Essência D’ Alma- Vadia
Orientador
Mestrado em Línguas e Relações Empresariais (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2018 - 2019 Teaching Supervised Practice: Spanish language supervisor for three trainees at the Agrupamento de Escolas de Aveiro. Escola Secundária Homem Cristo (Aveiro)
Orientador
Teaching Supervised Practice (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2018 - 2019 Teaching Supervised Practice: Spanish language supervisor for three trainees at the Agrupamento de Escolas de Águeda.
Orientador
Teaching Supervised Practice (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2017 - 2019 O ensino – aprendizagem da Competência Intercultural nas aulas de espanhol de iniciação para alunos portugueses
Orientador
Mestrado em Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, na especialidade de Alemão ou Francês ou Espanhol (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2017 - 2019 La presencia de la cultura Hispanoamericana en manuales de español como lengua extranjera
Orientador
. Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no ensino Secundário, na especialidade de Alemão ou Francês ou Espanhol. (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2016 - 2016 Teaching Supervised Practice: Spanish language supervisor for a trainee at the Agrupamento de Escolas Templários (Tomar)
Orientador
Teaching Supervised Practice (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2015 - 2016 (Des)Usos da Literatura: análise comparativa entre manuais de Inglês Língua Estrangeira de editora portuguesa e inglesa
Orientador
Ens Inglês e de Língua Estrang [A/E/F] no 3.º Ciclo Ens Bás e Ens Sec (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2015 - 2016 A Literatura nos manuais de ensino de inglês como língua estrangeira
Orientador
Mestrado em Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, na especialidade de Alemão ou Francês ou Espanhol (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2015 - 2016 Teaching Supervised Practice: Spanish language supervisor for two trainees at the Agrupamento de Escolas José Estêvão (Aveiro)
Orientador
Teaching Supervised Practic (Mestrado)
2015 - 2015 O Uso do Vídeo como Meio de Motivação para a Compreensão Oral
Orientador
Ensino de Português no 3.º C Ensino Básico e Ensino Secundário e Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2015 - 2015 ¡Ojalá me quieras como soy! A aula de Espanhol como língua estrangeira na inclusão de alunos com NEE
Orientador
Ensino de Português no 3.º C Ensino Básico e Ensino Secundário e Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2015 - 2015 O uso da canção para o ensino/aprendizagem da gramática
Orientador
Ensino de Português no 3.º C Ensino Básico e Ensino Secundário e Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2014 - 2015 Teaching Supervised Practice: Spanish language supervisor for trainees at the Agrupamento de Escolas Afonso Albuquerque (Guarda).
Orientador
Teaching Supervised Practice (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2013 - 2015 Teaching Supervised Practice: Spanish language supervisor for trainees at the Agrupamento de Escolas de Tortosendo (Covilhã).
Orientador
Teaching Supervised Practice (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2012 - 2015 Teaching Supervised Practice: Spanish language supervisor for trainees at the Escola Básica do 2º e 3º Ciclos com Secundário Dr. José Casimiro Matias (Almeida).
Orientador
Teaching Supervised Practice (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2014 - 2014 O vídeo no ensino do Espanhol Língua Estrangeira (ELE) como recurso para o desenvolvimento da compreensão oral
Orientador
Ensino de Português no 3.º C Ensino Básico e Ensino Secundário e Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2014 - 2014 O lúdico na aprendizagem do espanhol como língua estrangeira
Orientador
Ensino de Português no 3.º C Ensino Básico e Ensino Secundário e Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2014 - 2014 A pronúncia na aula de ELE: estudo de um caso
Orientador
Ensino de Português no 3.º C Ensino Básico e Ensino Secundário e Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2013 - 2014 A expressão escrita
Orientador
Mestrado em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2012 - 2013 Teaching Supervised Practice: Spanish language supervisor for trainees at the Agrupamento de Escolas do Fundão
Orientador
Teaching Supervised Practice
Universidade da Beira Interior, Portugal
2011 - 2012 Teaching Supervised Practice: Spanish language supervisor for trainees at the Agrupamento de Escolas Grão Vasco (Viseu) // Agrupamento de Escolas de Tortosendo (Covilhã).
Orientador
Teaching Supervised Practice (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2010 - 2011 Teaching Supervised Practice: Spanish language supervisor for trainees at the Agrupamento de escolas Dr. Manuel Fernandes (Abrantes) // Agrupamento de escolas de Celorico da Beira // Agrupamento de Escolas Pedro Álvares Cabral (Belmonte) // Agrupamento de Escolas de Alcains.
Orientador
Teaching Supervised Practice (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2009 - 2010 Teaching Supervised Practice: Spanish language supervisor for a trainee at the Agrupamento de Escolas Agrupamento de Escolas João Roiz (Castelo Branco)
Orientador
Teaching Supervised Practice (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2009 - 2010 Teaching Supervised Practice: Spanish language supervisor for trainees at the Escola Secundária Afonso de Albuquerque (Guarda) // Agrupamento de Escolas São Miguel (Guarda)
Orientador
Teaching Supervised Practice (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2005 - 2010 Teaching Supervised Practice: Spanish language supervisor for trainees at the Escola Básica do 2º e 3º Ciclos com Secundário Dr. José Casimiro Matias (Almeida).
Orientador
Teaching Supervised Practice (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2007 - 2008 Teaching Supervised Practice: Spanish language supervisor for trainees at the Agrupamento de Escolas Grão Vasco (Viseu).
Orientador
Teaching Supervised Practice (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2024/11/14 - 2024/11/14 Coorganização da 5ª Jornada Olhares transversais. Língua(s) e cultura(s) no âmbito ibérico/ Miradas transversales. Lengua(s) y cultura(s) en el ámbito ibérico. La enseñanza de ELE a lusófonos. La (aparente) facilidad de la inteligibilidad lingüística (2024/11/14 - 2024/11/14)
Encontro (Coorganizador)
Universidade de Aveiro, Portugal
2024/04/23 - 2024/04/23 Coorganização da 4ª Jornada Olhares transversais. Língua(s) e cultura(s) no âmbito ibérico/ Miradas transversales. Lengua(s) y cultura(s) en el ámbito ibérico, (2024/04/23 - 2024/04/23)
Encontro (Coorganizador)
Universidade de Aveiro, Portugal
2024/03/18 - 2024/03/18 3ª Jornada Olhares transversais. Língua(s) e cultura(s) no âmbito ibérico/ Miradas transversales. Lengua(s) y cultura(s) en el ámbito ibérico. (2024/03/18 - 2024/03/18)
Conferência (Coorganizador)
2024/03/18 - 2024/03/18 Coorganização da Jornada Línguas, culturas e comunicação no âmbito empresarial ibérico (2024 - 2024)
Encontro (Coorganizador)
Universidade de Aveiro, Portugal
2023 - 2023 Percepciones Interculturales en el aula de español como LE, (2023/05/23)
Seminário
Universidade de Aveiro, Portugal
2023 - 2023 2ª Jornada Olhares transversais. Língua(s) e cultura(s) no âmbito ibérico/ Miradas transversales. Lengua(s) y cultura(s) en el ámbito ibérico, (2023/03/17)
Conferência (Coorganizador)
Universidade de Aveiro, Portugal
2022 - 2022 1ª Jornada Olhares transversais. Língua(s) e cultura(s) no âmbito ibérico/ Miradas transversales. Lengua(s) y cultura(s) en el ámbito ibérico. (2022/11/23 - 2022/11/23)
Encontro (Coorganizador)
Universidade de Aveiro, Portugal
2022 - 2022 Conferências- Línguas e Aprendizagens (2022/04/07 - 2022/04/07)
Conferência (Coorganizador)
Universidade de Aveiro, Portugal
2002 - 2022 I° Encontro Literatura e Cultura no Espaço Ibérico (2002 - 2002)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2021 - 2021 II Ciclo de Conferências O ensino de Línguas em tempo de pandemia: transição, transformação, novas perspectivas. (2021/10/27 - 2021/10/27)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Aveiro, Portugal
2018 - 2018 El marco común de la competencia digital docente y las nuevas tecnologías (2018/10/15 - 2018/10/15)
Conferência (Coorganizador)
Universidade de Aveiro, Portugal
2018 - 2018 I Ciclo de Conferências -Projeto Línguas e Aprendizagens (2018 - 2018)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Aveiro, Portugal
2017 - 2017 Conferência Internacional Itinerâncias: textos, mediações e transculturações. (2017 - 2017)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Aveiro, Portugal
2013 - 2013 3ª Tarde de Espanhol (2013 - 2013)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2007 - 2007 III Congresso RELIPES (2007 - 2007)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2004 - 2004 3° Encontro Literatura e Cultura no Espaço Ibérico (2004 - 2004)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2003 - 2003 2° Encontro Literatura e Cultura no Espaço Ibérico (2003/03 - 2003/03)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade da Beira Interior, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2025/01/16 - 2025/01/16 assistência/attendance -Workshop Active learning - Metodologias ativas e ChatGPT: Uma parceria de sucesso.
Oficina (workshop)
2024 - 2024 (Assistência, attendance) workshop: Active learning - Metodologias ativas e ChatGPT: Uma parceria de sucesso
Oficina (workshop)
Jornadas de Inovação Pedagógica
2024 - 2024 (Assistência, attendance) workshop: Questões em aula com Vevox
Oficina (workshop)
Jornadas de Inovação Pedagógica
2023/11/29 - 2023/11/29 (Assistência, attendance): Ciclo de Conferências Línguas e Aprendizagens: Perspetivas interdisciplinares
Conferência
Ciclo de Conferências Línguas e Aprendizagens: Perspetivas interdisciplinares
Universidade de Aveiro, Portugal
2023/05/24 - 2023/05/24 (Assistência, attendance): Ciclo de Conferências Línguas e Aprendizagens: Perspetivas interdisciplinares
Conferência
Ciclo de Conferências Línguas e Aprendizagens: Perspetivas interdisciplinares
2021 - 2021 (Assistência, attendance): I Ciclo de Conferências Influência interlinguística na aprendizagem de línguas estrangeiras
Conferência
I Ciclo de Conferências Influência interlinguística na aprendizagem de línguas estrangeiras
Universidade de Aveiro, Portugal
2021 - 2021 (Assistência, attendance): Jornada científica O contacto do árabe com as línguas europeias: investigações interdisciplinares
Conferência
Jornada Científica O contacto do árabe com as línguas europeias: investigações interdisciplinares
Universidade de Aveiro, Portugal
2021 - 2021 (Assistência, attendance): Como criar um cenário de aprendizagem ativa com recurso ao padlet
Oficina (workshop)
Programa de Formação e Atualização pedagógica
2021 - 2021 (Assistência, attendance): MCQEditor: aplicação para questões de escolha múltipla para o e-learning
Oficina (workshop)
Programa de Formação e Atualização pedagógica
2021 - 2021 (Assistência, attendance) workshop Utilização do Safe Exam Browser para Avaliação à Distância
Oficina (workshop)
Programa de Formação e Atualização pedagógica
2020 - 2020 (Assistência, attendance)workshop: Fábrica de exercícios parametrizados: o ModelMaker
Oficina (workshop)
Programa de Formação e Atualização pedagógica
2020 - 2020 (Assistência, attendance) workshop: Feedback em ensino à distância - conceitos e soluções
Oficina (workshop)
Programa de Formação e Atualização pedagógica
Universidade de Aveiro, Portugal
2020 - 2020 (Assistência, attendance) workshop: Moodle: módulos de atividades de comunicação assíncrona (edição 2)
Oficina (workshop)
Programa de Formação e Atualização pedagógica
2020 - 2020 (Assistência, attendance) workshop Ensino, aprendizagem e avaliação online - desafios, práticas e recomendações
Oficina (workshop)
Programa de Formação e Atualização pedagógica
Universidade de Aveiro, Portugal
2020 - 2020 (Assistência, attendance) woorkshop Introdução ao Microsoft Teams
Oficina (workshop)
Programa de Formação e Atualização pedagógica
2020 - 2020 (Assistência, attendance) wprkshop Criar testes no MOODLE
Oficina (workshop)
Programa de Formação e Atualização pedagógica
2020 - 2020 (Assistência, attendance) workshop Introdução ao Educast como serviço de gestão de vídeo
Oficina (workshop)
Programa de Formação e Atualização pedagógica
Universidade de Aveiro, Portugal
2011 - 2011 (Assistência, attendance) scientific conference: IV Congreso sobre la Enseñanza del Español en Portugal
Conferência
IV Congreso sobre la Enseñanza del Español en Portugal
Universidade de Évora, Portugal
2008 - 2008 (Assistência, attendance) II Jornadas de Estudos Espanhóis e Hispano-Americanos
Congresso
II Jornadas de Estudos Espanhóis e Hispano-Americanos: “El español entre lo uno y lo diverso”
Universidade do Minho, Portugal
2007 - 2007 (Assistência, attendance) XLII Congreso Internacional de la Asociación Europea de Profesores de Español
Congresso
XLII Congreso Internacional de la Asociación Europea de Profesores de Español
2007 - 2007 (Assistência, attendance) III Congreso RELIPES (Relações Linguísticas e Literárias entre Portugal e Espanha): O outro lado do Espelho Ibérico
Congresso
III Congreso RELIPES (Relações Linguísticas e Literárias entre Portugal e Espanha): O outro lado do Espelho Ibérico
Universidade da Beira Interior, Portugal
2007 - 2007 (Assistência, attendance) II Congresso RELIPES (Relações Linguísticas e Literárias entre Portugal e Espanha): Relações Lingüísticas e Literárias entre Portugal e Espanha (XIX-XX)
Congresso
¿ II Congresso RELIPES (Relações Linguísticas e Literárias entre Portugal e Espanha): Relações Lingüísticas e Literárias entre Portugal e Espanha (XIX-XX)
Ediciones Universidad de Salamanca, Espanha
2006 - 2006 (Assistência, attendance) I Congresso RELIPES (Relações Linguísticas e Literárias entre Portugal e Espanha). Relações Literárias entre Portugal e Espanha no século XX
Congresso
I Congresso RELIPES (Relações Linguísticas e Literárias entre Portugal e Espanha). Relações Literárias entre Portugal e Espanha no século XX
2003 - 2003 Presentación del estado de la situación del Español en Portugal. Líneas de investigación, Perspectivas
Mesa-redonda
I Congreso sobre la enseñanza del español en Portugal: La situación del español en Portugal. Estudios Superiores y Enseñanza no reglada
Universidade do Algarve, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024/07 Cidadania Digital em aula de língua estrangeira com ênfase na dimensão Intercultural
Presidente do júri
Carolina Gaspar Brás (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2021 A aplicação dos conteúdos socioculturais no ensino obrigatório em Portugal: algumas complexidades
Arguente principal
Maria Catarina Coelho Reto (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2021 As diferenças entre as formas de tratamento do português e do espanhol (contexto escolar e familiar)
Arguente principal
de Lúcia Filipa Abreu Romano (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2017 A Leitura: a importância da leitura no processo ensino-aprendizagem
Arguente principal
Anne Sophie Aparício Gauchard (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2016 Apropriação do perfecto com recurso aos manuais escolares: uma abordagem didáctica
Arguente principal
Sara Étel Saraiva Vaz dos Santos (Mestrado)
2016 A presença de nativos, nas aulas de ELE, como elemento favorecedor de uma abordagem intercultural dos conteúdos. Práticas facilitadoras da aprendizagem
Arguente principal
Lília Maria Guedes Magalhães (Mestrado)
2016 Aprendizagem de uma língua: Herança cultural
Arguente principal
Sandrina Moreira (Mestrado)
2015 Ler e reescrever Mário-Henrique Leiria: Da construção Linguística do Discurso à Interpretação de significados,
Arguente
Maria Cristina Vicente Pires Granada (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2015 O uso do blogue como ferramenta pedagógico-didática para a promoção da escrita nas aulas de língua estrangeira
Arguente principal
Alexandra Reis Martins de Vaz Gonçalves (Mestrado)
2015 O Cinema como Recurso para o Desenvolvimento da Expressão Oral, no Ensino-Aprendizagem de Espanhol como Língua Estrangeira
Arguente principal
Olga Elisabete Caldas Vieira (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2015 O uso das curtas-metragens para promover o debate na sala de aula
Arguente principal
Susana Raquel Correia Faria (Mestrado)
2015 Análise de erros na expressão escrita na aprendizagem do Espanhol como Língua Estrangeira
Arguente principal
Daniela Martins dos Santos Silva (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2015 As variedades linguísticas do Espanhol e os desafios ao seu ensino/aprendizagem
Arguente principal
de Tamara Sendín Almeida (Mestrado)
2015 A relevância das oficinas de escrita no processo de ensino-aprendizagem de uma língua,
Arguente principal
Tânia Patrícia Pires da Costa (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2015 A importância da leitura para o ensino-aprendizagem do espanhol como língua estrangeira
Arguente principal
Catarina Isabel Conceição dos Santos (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2015 As atividades lúdicas como recurso didático no processo de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras
Arguente principal
Márcia Cristina Santos Amorim (Mestrado)
2015 Desenvolvimento de competência discursiva: foco na interação oral
Arguente principal
Cristina Isabel Correia Alves (Mestrado)
2014 La adquisición de lenguas extranjeras mediante materiales multimedia y enseñanza online: un enfoque contrastivo y didáctico.
Arguente
Antonio Chenoll Mora (Doutoramento)
2014 Como pode a planificação facilitar e melhorar o processo de escrita? Uma proposta prática para o ensino de Espanhol como língua estrangeira
Arguente principal
Fernanda Gonçalves Antunes (Mestrado)
2014 !M’Expresso! A teoria das Inteligências Múltiplas no desenvolvimento da Expressão oral na aula de E/LE
Arguente principal
Sandra do Rosário Fonseca Caravana (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2014 A importância da inserção das expressões idiomáticas no ensino do espanhol como língua estrangeira: proposta de atividades
Arguente principal
Cristina Maria do Fundo Veiga (Mestrado)
2014 A consciência Intercultural do lusofalante no ensino de ELE
Arguente principal
Liliana Marisa Dias da Cruz (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2014 Ir más allá de los estereotipos en la clase de ELE-uma abordagem intercultural
Arguente principal
Teresa Gabriela Lourenço Valeiro (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2014 Argentina: uma janela para a aquisição da competência cultural, sociocultural e intercultural,
Arguente principal
Maria Raquel Vilas Boas e Pinho de Pina Lopes (Mestrado)
2014 O diário do aluno como estratégia de ensino e aprendizagem
Arguente principal
Mónica Ferreira de Moura (Mestrado)
2013 O uso do dicionário no processo de ensino-aprendizagem do léxico em ELE
Arguente principal
Anabela Peres Felgueiras Teixeira (Mestrado)
2013 As interferências lexicais entre o português e o espanhol: os falsos amigo
Arguente principal
Carla Alexandra Cardoso Fernandes (Mestrado)
2013 A componente sociocultural desde uma abordagem intercultural
Arguente principal
Ana Rita Filipe de Almeida Santos (Mestrado)
2013 A componente sociocultural desde uma abordagem intercultural
Arguente principal
Carolina PInto (Mestrado)
2013 Aprender a aprender: O papel da autoavaliação no processo de ensino-aprendizagem
Arguente principal
Maria de Fátima Cruz Moreira da Silva (Mestrado)
2013 O papel do trabalho em grupo na melhoria da interação oral em espanhol língua estrangeira
Arguente principal
Célia Adosinda Cardoso Oliveira Catarino (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2013 O Ensino e aprendizagem do vocabulário
Arguente principal
Manuel Adriano Gonçalves Valadar (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2013 Relatório de Estágio
Arguente principal
Cristina Rodrigues Pires (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2013 Relatório de Estágio
Arguente principal
Sónia Margarida Fonseca dos Santos Martins (Mestrado)
2013 Relatório de Estágio
Arguente principal
Maria Adelaide Vieira Baptista (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2013 Relatório de estágio
Vogal
Mafalda Isabel Monteiro Andrade Baltazar Farinha (Mestrado)
2013 Juntar diferenças, construir futuros
Vogal
Sofia Marisa Mouro Durão Gomes (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2013 Currículo e currículo oculto
Vogal
Ana Rute Barata de Jesus Mineiro Fonseca (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2013 O desenvolvimento da Competência Comunicativa na aula de LM e de LE: o caso do Português e do Castelhano nos Ensinos Básico e Secundário
Vogal
Elisabete Cláudia Neves Martins (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2013 Influência da Língua Portuguesa na Aquisição e Aprendizagem da Língua Castelhana
Vogal
Maria Odete das Neves (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2013 A relevância da Literatura nos manuais escolares utilizados durante a prática pedagógica
Vogal
Susana Cristina Pereira Augusto (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2013 Os materiais autênticos no processo de ensino-aprendizagem da oralidade das línguas portuguesa e espanhola
Vogal
Sílvia Maria Fonseca da Assunção (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2013 O Estudo das Expressões Idiomáticas em contexto sala de aula
Vogal
Gonzalo Pedro Azevedo da Silva (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2023 - 2023 IV Congreso Internacional de Formas y Fórmulas de Tratamiento en el Mundo Hispano-Luso. Universidad de Cádiz
2020 - 2020 5º Congresso Internacional TechLing ¿ Línguas, Linguística e Tecnologia. Universidade de Aveiro
2018 - 2018 Colóquio Internacional Aprolínguas: Para lá da tarefa. Implicar os estudantes na aprendizagem de línguas estrangeiras no ensino superior. Universidade do Porto

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2022 - 2022 RUA-L. Revista da Universidade de Aveiro- Letras Universidade de Aveiro
2021 - 2021 Indagatio Didactica, Vol. 13, nº 4 Universidade de Aveiro
2020 - 2020 Indagatio Didactica, Vol. 12, nº 5. Universiade de Aveiro
2018 - 2018 RUA-L. Revista da Universidade de Aveiro- Letras: 80 anos da Guerra Civil de Espanha. Um outro olhar- o olhar do outro Universidade de Aveiro

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2022 - Atual Spanish - Advanced Translation Practice Spanish - Advanced Translation Practice (Mestrado) Universidade de Aveiro, Portugal
2020 - Atual Spanish II- Advanced Translation Practice Spanish II - Advanced Translation Practice (Mestrado) Universidade de Aveiro, Portugal
2020 - Atual Methodology and Curricular Development in Foreign Languages Methodology and Curricular Development in Foreign Languages (Mestrado) Universidade de Aveiro, Portugal
2024/10 - 2024/11 Linguistics and Language Teaching Doctorate in Language Sciences (Doutoramento) Universidade de Aveiro, Portugal
2021 - 2024 Spanish v Spanish V (Licenciatura) Universidade de Aveiro, Portugal
2019 - 2024 Spanish I - Advanced Translation Practice Spanish I - Advanced Translation Practice Universidade de Aveiro, Portugal
2023/09 - 2023/09 Spanish I Spanish 1 Universidade de Aveiro, Portugal
2021 - 2023 Spanish Vi - Communication Techniques Spanish Vi - Communication Techniques (Licenciatura) Universidade de Aveiro, Portugal
2021 - 2022 Spanish VI Spanish VI (Licenciatura) Universidade de Aveiro, Portugal
2016 - 2022 Spanish V - Communication Techniques Spanish V - Communication Techniques (Licenciatura) Universidade de Aveiro, Portugal
2016 - 2020 Spanish IV Spanish IV (Licenciatura) Universidade de Aveiro, Portugal
2015 - 2020 Spanish III Spanish III (Licenciatura) Universidade de Aveiro, Portugal
2018 - 2019 Spanish Linguistics Spanish Linguistics (Licenciatura) Universidade de Aveiro, Portugal
2017 - 2017 Spanish Literature I Spanish Literature I (Licenciatura) Universidade de Aveiro, Portugal
2016 - 2017 Spanish VI - Communication Techniques Spanish Vi - Communication Techniques (Licenciatura) Universidade de Aveiro, Portugal
2016 - 2016 Spanish B1.1 -Semestral open courses Spanish B1.1 -Semestral open courses (Outros) Universidade de Aveiro, Portugal
2014 - 2015 Didactics of Spanish Didactics of Spanish (Mestrado) Universidade da Beira Interior, Portugal
2014 - 2015 Spanish II Spanish II (Licenciatura) Universidade da Beira Interior, Portugal
2013 - 2014 Spanish I Spanish I Universidade da Beira Interior, Portugal
2013 - 2014 Spanish III Spanish III (Licenciatura) Universidade da Beira Interior, Portugal
2011 - 2014 Spanish I Spanish I (Licenciatura) Universidade da Beira Interior, Portugal
2013/03/26 - 2013/03/27 Continuing education trainer: Recursos e materiais para o desenvolvimento da oralidade. Centro de Formação APPELE. Universidade da Beira Interior. Training recognised by Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua do Ministério de Educação and Ciência para professores (350) (CCPFC/ACC-76333/13) . (Ensino secundário) Universidade da Beira Interior, Portugal
2011 - 2013 Spanish II Spanish II (Licenciatura) Universidade da Beira Interior, Portugal
2011 - 2013 Spanish II Spanish II (Licenciatura) Universidade da Beira Interior, Portugal
2011 - 2013 Spanish III Spanish III Universidade da Beira Interior, Portugal
2011 - 2012 Spanish A1- Semestral open courses Spanish A1 (Outros) Universidade da Beira Interior, Portugal
2002 - 2012 Spanish IV Spanish IV (Licenciatura)
2008 - 2011 Advanced Spanish Advanced Spanish (Licenciatura)
2001 - 2010 Espanhol III Spanish III (Licenciatura) Universidade da Beira Interior, Portugal
2008 - 2009 Applied Spanish (Licenciatura) Universidade da Beira Interior, Portugal
2001 - 2007 Spanish I Spanish I (Licenciatura) Universidade da Beira Interior, Portugal
2001 - 2007 Spanish II Spanish II (Licenciatura) Universidade da Beira Interior, Portugal
2005 - 2006 Art History Art History (Licenciatura) Universidade da Beira Interior, Portugal
2001 - 2005 Introduction to Spanish Culture Introduction to Spanish Culture (Licenciatura) Universidade da Beira Interior, Portugal
2002 - 2002 Spanish A1- Semestral open courses Spanish A1- Semestral open courses (Outros)

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2019 - Atual AEPE: Associação Europeia de Professores de Espanhol/ European Association of Teachers of Spanish
2010 - Atual APPELE: Associação Portuguesa de Professores de Espanhol Língua Estrangeira / Portuguese Association of Teachers of Spanish as a Foreign Language

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2025 - 2025 Member of the Scientific Committee and Scientific evaluator of two chapters of the book Tranferencias y sostenibilidad educativas em la enseñanza-aprendizaje de la lengua y la literatura. Ediciones Universidad de Salamanca.
2024 - 2024 Scientific reviewer of the stories in the book Histórias da Ajudaris: Histórias escritas por Jovens Autores (6 Volumes)
2023 - 2023 Scientific evaluator of two chapters of the book El espanhol como lengua extranjera en Portugal III: Retos de la enseñanza de lenguas cercanas
2023 - 2023 Scientific reviewer of the stories in the book Histórias da Ajudaris: Histórias escritas por Jovens Autores. Volumes: I (ISBN: 978-989-33352-9-9), II (ISBN: 978-989-33290-0-3), III (ISBN: 978-989-33290-1-0), IV (978-989-33290-2-7),, V (ISBN: 978-989-33290-3-4) e VI. Edição Ajudaris
2022/01 - 2022/01 Member of the jury of the XI Concurso de Escrita "Carta a los Reyes Magos" Spanish students from primary - 3rd cycle - and secondary schools). Janeiro de 2022.
2022 - 2022 Evaluator of the pitch session for students on the PhD Programme in Language Sciences

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2024 - 2024 Indagatio Didactica, 16(3). (1647-3582)
2024 - 2024 Caderno de Estudos UA Editora
2024 - 2024 El español por el mundo (2605-1052) Associação Europeia de professores de Espanhol
2024 - 2024 Histórias da Ajudaris: Histórias escritas por Jovens Autores. Volumes: I, II, III, IV, V e VI Ajudaris
2022 - 2022 RUA-L. Revista da Universidade de Aveiro- Letras. (0870-1547 ) Universidade de Aveiro
2021 - 2021 Indagatio Didactica (1647-3582) Universidade de Aveiro
2020 - 2020 revista Indagatio Didactica (1647-3582) Universidade de Aveiro
2018 - 2018 RUA-L. Revista da Universidade de Aveiro- Letras (0870-1547) Universidade de Aveiro