Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Noemí Pérez Pérez
Nomes de citação
- Pérez Pérez, Noemí
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 9E19-42C0-C135
- ORCID iD
- 0000-0002-2649-5828
Endereços de correio eletrónico
- npp@ua.pt (Profissional)
Telefones
- Telefone
-
- 234370200 (Profissional)
Moradas
- Universidade de Aveiro -Departamento de Línguas e Culturas. Campus Universitário de Santiago, 3810-193, Aveiro, Aveiro, Portugal (Profissional)
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2013
Concluído
|
PhD in Language Didactics (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"Análisis del contenido cultural en libros de texto de español como lengua extranjera destinados a estudiantes portugueses" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado com Distinção |
2009 - 2010
Concluído
|
Specialisation Course in Language Teaching (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Universidade do Porto, Portugal
|
18 |
2000
Concluído
|
Third Cycle in the Doctoral Programme in Hispanic Philology (1998-2000) (Postgraduate Certificate)
Universidade de Vigo, Espanha
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
n/a |
1999
Concluído
|
Pedagogical Aptitude Course (Postgraduate Certificate)
Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
n/a |
1998
Concluído
|
Degree in Hispanic Philology (Licence)
Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
n/a |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020/08 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2015 - 2019 | Leitor (Docente Universitário) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2001/10/14 - 2015/08/31 | Leitor (Docente Universitário) | Universidade da Beira Interior, Portugal |
Universidade da Beira Interior, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021/10 - Atual | Vice Diretor of the degree course Languages and Business Relations | Universidade de Aveiro, Portugal |
Universidade de Aveiro, Portugal | ||
2018 - Atual | Spanish coordinator for the Cursos Livres in the Department of Languages and Cultures -Coordenadora de espanhol dos cursos livres do Departamento de Línguas e Culturas | Universidade de Aveiro, Portugal |
2019 - 2022 | Vice Diretor of the master's degree in Teaching of Portuguese and Foreign Language (German/Spanish/French) in Basic and Secondary Education | Universidade de Aveiro, Portugal |
Universidade de Aveiro, Portugal | ||
2017 - 2022 | Tutor in the Tutorship Programme- Tutora no Programa de Tutoria (Línguas e Relações Empresariais) | Universidade de Aveiro, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2020 - 2023 | DiCE.Lang - Educação para a Cidadania Digital e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras.
Investigador
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
|
Concluído
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Centro de Línguas, Literaturas e Culturas
UID/ELT/04188/2019
Universidade de Aveiro, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2006 - 2007 | RELIPES - Relações Linguísticas e Literárias entre Portugal e Espanha, séculos XIX e XX,
INTERREG IIIA
Investigador
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Poster em conferência |
|
Recurso online |
|
Tese / Dissertação |
|
Tradução |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/12/12 | El uso de la traducción en el aprendizaje de ELE | Seminários e Workshops em ensino das línguas portuguesa e espanhola
Universidade da Beira Interior (Portugal)
|
2024/06/27 | Las formas de tratamiento en los manuales de ELE en el 3er ciclo de la enseñanza básica portuguesa | no IX Congreso Internacional sobre la Enseñanza del Español en Portugal. Formar profesores para el siglo XXI: retos y nuevos
desafíos
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
|
2024/06/26 | Interculturalidad en el aula de ELE para aprendientes lusófonos: una propuesta tándem | IX Congreso Internacional sobre la Enseñanza del Español en Portugal. Formar profesores para el siglo XXI: retos y nuevos
desafíos
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
|
2023 | Actividad metalingüística en la determinación sintáctica del infinitivo flexionado en portugués y sus correlatos en español por parte de aprendientes portugueses de ELE | 40º Congreso Internacional de la Asociación Española de Lingüística Aplicada (AESLA)
Universidade de Mérida (Mérida, Espanha)
|
2023 | Formas de tratamiento en manuales de Portugués como Segunda Lengua o Lengua Extranjera (PL2/PLE) destinados a aprendientes españoles | IV Congreso Internacional Formas y Fórmulas de Tratamiento en el mundo Hispanho-Luso.
Universidade de Cádiz (Cádiz, Espanha)
|
2023 | Las habilidades lingüísticas en clase de ELE (seminário-seminar) | Ciclo de Seminários e Workshops em ensino das línguas portuguesa e espanhola
Universidade da Beira Interior (Covilhã)
|
2022 | El reflejo de la oralidad en textos escritos y su traducción al portugués: el caso del cómic | Congresso Internacional Mundos em Mudança
Univesidade de Aveiro (Aveiro)
|
2022 | Conocimiento explícito y competencia metalingüística en aprendientes lusófonos de ELE: el infinitivo flexionado del portugués | Congreso Internacional Teoría lingüística y enseñanza-aprendizaje de ELE
Universidade de Córdova (Córdova)
|
2021 | La oralidad prefabricada en clase de ELE | III Colóquio Internacional Aprolínguas: Ensino/aprendizagem de LE no ensino presencial e online: herança, perspetivas e desafios
Universidade do Algarve
|
2020 | O ensino de Línguas próximas (palestra-Lecture) | Linguistics and Language Teaching Curricular Unit of the Doctoral Programme in Language Sciences
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2019 | La dimensión intercultural en manuales de español destinados a estudiantes portugueses | LIV Congreso Internacional de la AEPE (Associação Europeia de Professores de Espanhol): El español, la interculturalidad y
lenguas en contacto
Universidad Internacional Menéndez Pelayo (Santander, Espanha)
|
2018 | Representações sobre a cultura alemã e espanhola em contexto laboral | Colóquio Internacional Aprolínguas: Para lá da tarefa. Implicar os estudantes na aprendizagem de línguas estrangeiras no ensino
superior
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2018 | Digiculturalidade: Ensino de Línguas no Contexto Empresarial | Colóquio Línguas, Culturas e Negócios: Portugal e mercados emergentes
Universidade de Aveiro (aVEIRO)
|
2017 | Questões de pragmalinguística intercultural no ensino de línguas estrangeiras para fins específicos | Conferência Internacional: Itinerâncias: textos, mediações e transculturações
Univesidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2006 | Rosalía de Castro, Uma Galega Universal (paletra-lecture) | Ciclo de Conferências
Academia Senior da Covilhã
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021 - Atual | Atos de fala em português e espanhol - estudo intercultural e interlinguístico
Coorientador
|
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2025 - 2025 | Atos de fala em português e espanhol – estudo intercultural e interlinguístico.
Coorientador
|
Programa Doutoral em Ciências da Linguagem (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2024 - 2025 | Teaching Supervised Practice: Supervisor of two trainees at Agrupamento de Escolas José Estêvão (Aveiro)
Orientador
|
|
2024 - 2025 | Teaching Supervised Practice: Supervisor of two trainees at the Agrupamento de Escolas de Lousada
Orientador
|
|
2023 - 2024 | Teaching Supervised Practice: Supervisor of two trainees at Agrupamento de Escolas José Estêvão (Aveiro)
Orientador
|
Teaching Supervised Practice (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2023 - 2024 | Supervisor of two trainees at Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré (Ílhavo)
Orientador
|
Teaching Supervised Practice (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2023 - 2024 | Teaching Supervised Practice: Supervisor of a trainee at the Agrupamento de Escolas de Lousada
Orientador
|
Teaching Supervised Practice: (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2023 - 2024 | Consultoria para startups: impulsionar a participação em eventos internacionais – relatório de estágio na market access. Mestrado
em Línguas e Relações Empresariais.
Orientador
|
Mestrado em Línguas e Relações Empresariais (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2020 - 2024 | Atos de fala em português e espanhol – estudo intercultural e interlinguístico
Orientador
|
Ciências da Linguagem (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2023 - 2023/07 | Relatório de estágio curricular realizado na SCUBIC – SMART SOFTWARE SOLUTIONS
Orientador
|
Mestrado em Línguas e Relações empresariais (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2022 - 2023 | Aspetos culturais na Tradução Audiovisual entre o português e o espanhol
Coorientador
|
Mestrado em Tradução Especializada (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2022 - 2023 | As atividades lúdicas digitais na aula de espanhol
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no ensino Secundário, na especialidade
de Alemão ou Francês ou Espanhol. (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2022 - 2023 | Relatório de estágio realizado na CABELTE
Orientador
|
Mestrado em Línguas e Relações Empresariais (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2022 - 2023 | Teaching Supervised Practice: Supervisor of two traineesat the Agrupamento de Escolas José Estêvão (Aveiro)
Orientador
|
Teaching Supervised Practice (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2022 - 2023 | Teaching Supervised Practice: Spanish language supervisor for a trainee at the Agrupamento de Escolas de Vila Nova da Barquinha.
Orientador
|
Teaching Supervised Practice (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2021 - 2023 | A presença da cultura espanhola nos manuais escolares do ensino secundário
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no ensino Secundário, na especialidade
de Alemão ou Francês ou Espanhol. (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2020 - 2023 | A interação e expressão orais nas aulas de Espanhol Língua Estrangeira com Fins Específicos
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no ensino Secundário, na especialidade
de Alemão ou Francês ou Espanhol. (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2021 - 2022 | Desenvolvimento de negócio – Relatório de estágio realizado na LUGGit
Coorientador
|
Mestrado em Línguas e Relações Empresariais (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2021 - 2022 | Desafios de comunicação na internacionalização de pequenas e médias empresas portuguesas
Orientador
|
Mestrado em Línguas e Relações Empresariais (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2021 - 2022 | Problemas de tradução na Área da Tradução Jurídica: Relatório de estágio na Translasaurus
Orientador
|
Mestrado em Tradução Especializada (Mestrado) |
2021 - 2022 | Teaching Supervised Practice: Spanish language supervisor for a trainee at the Agrupamento de Escolas José Estêvão (Aveiro)
Orientador
|
Teaching Supervised Practice (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2021 - 2022 | Teaching Supervised Practice: Spanish language supervisor for a trainee at the Agrupamento de Escolas
Orientador
|
Teaching Supervised Practice (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2020 - 2021 | A imagem de duas editoras espanholas através do estudo do seu processo de internacionalização e de social media marketing
Coorientador
|
Mestrado em Línguas e Relações Empresariais (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2020 - 2021 | Relatório de estágio realizado na empresa Factorial HR
Orientador
|
Mestrado em Línguas e Relações Empresariais (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2020 - 2021 | Comunicação integrada de Marketing. Relatório de estágio na Inmedia Solutions
Orientador
|
Mestrado em Línguas e Relações Empresariais (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2020 - 2021 | Teaching Supervised Practice: Spanish language supervisor for a trainee at the Agrupamento de Escolas Morgado Mateus (Vila
Real)
Orientador
|
Teaching Supervised Practice (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2020 - 2021 | Teaching Supervised Practice: Spanish language supervisor for a trainee at the Escola Secundária Emídio Navarro (Viseu)
Orientador
|
Teaching Supervised Practice (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2019 - 2020 | O Planeamento de Marketing e a internacionalização da consultoria: o caso da AMH Consulting,
Coorientador
|
Mestrado em Línguas e Relações Empresariais (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2019 - 2019 | Projecto de aplicação: o caso Essência D’ Alma- Vadia
Orientador
|
Mestrado em Línguas e Relações Empresariais (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2018 - 2019 | Teaching Supervised Practice: Spanish language supervisor for three trainees at the Agrupamento de Escolas de Aveiro. Escola
Secundária Homem Cristo (Aveiro)
Orientador
|
Teaching Supervised Practice (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2018 - 2019 | Teaching Supervised Practice: Spanish language supervisor for three trainees at the Agrupamento de Escolas de Águeda.
Orientador
|
Teaching Supervised Practice (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2017 - 2019 | O ensino – aprendizagem da Competência Intercultural nas aulas de espanhol de iniciação para alunos portugueses
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, na especialidade
de Alemão ou Francês ou Espanhol (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2017 - 2019 | La presencia de la cultura Hispanoamericana en manuales de español como lengua extranjera
Orientador
|
. Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no ensino Secundário, na especialidade
de Alemão ou Francês ou Espanhol. (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2016 - 2016 | Teaching Supervised Practice: Spanish language supervisor for a trainee at the Agrupamento de Escolas Templários (Tomar)
Orientador
|
Teaching Supervised Practice (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2015 - 2016 | (Des)Usos da Literatura: análise comparativa entre manuais de Inglês Língua Estrangeira de editora portuguesa e inglesa
Orientador
|
Ens Inglês e de Língua Estrang [A/E/F] no 3.º Ciclo Ens Bás e Ens Sec (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2015 - 2016 | A Literatura nos manuais de ensino de inglês como língua estrangeira
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, na especialidade
de Alemão ou Francês ou Espanhol (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2015 - 2016 | Teaching Supervised Practice: Spanish language supervisor for two trainees at the Agrupamento de Escolas José Estêvão (Aveiro)
Orientador
|
Teaching Supervised Practic (Mestrado) |
2015 - 2015 | O Uso do Vídeo como Meio de Motivação para a Compreensão Oral
Orientador
|
Ensino de Português no 3.º C Ensino Básico e Ensino Secundário e Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2015 - 2015 | ¡Ojalá me quieras como soy! A aula de Espanhol como língua estrangeira na inclusão de alunos com NEE
Orientador
|
Ensino de Português no 3.º C Ensino Básico e Ensino Secundário e Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2015 - 2015 | O uso da canção para o ensino/aprendizagem da gramática
Orientador
|
Ensino de Português no 3.º C Ensino Básico e Ensino Secundário e Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2014 - 2015 | Teaching Supervised Practice: Spanish language supervisor for trainees at the Agrupamento de Escolas Afonso Albuquerque (Guarda).
Orientador
|
Teaching Supervised Practice (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2013 - 2015 | Teaching Supervised Practice: Spanish language supervisor for trainees at the Agrupamento de Escolas de Tortosendo (Covilhã).
Orientador
|
Teaching Supervised Practice (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2012 - 2015 | Teaching Supervised Practice: Spanish language supervisor for trainees at the Escola Básica do 2º e 3º Ciclos com Secundário
Dr. José Casimiro Matias (Almeida).
Orientador
|
Teaching Supervised Practice (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2014 - 2014 | O vídeo no ensino do Espanhol Língua Estrangeira (ELE) como recurso para o desenvolvimento da compreensão oral
Orientador
|
Ensino de Português no 3.º C Ensino Básico e Ensino Secundário e Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2014 - 2014 | O lúdico na aprendizagem do espanhol como língua estrangeira
Orientador
|
Ensino de Português no 3.º C Ensino Básico e Ensino Secundário e Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2014 - 2014 | A pronúncia na aula de ELE: estudo de um caso
Orientador
|
Ensino de Português no 3.º C Ensino Básico e Ensino Secundário e Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2013 - 2014 | A expressão escrita
Orientador
|
Mestrado em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2012 - 2013 | Teaching Supervised Practice: Spanish language supervisor for trainees at the Agrupamento de Escolas do Fundão
Orientador
|
Teaching Supervised Practice
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2011 - 2012 | Teaching Supervised Practice: Spanish language supervisor for trainees at the Agrupamento de Escolas Grão Vasco (Viseu) // Agrupamento
de Escolas de Tortosendo (Covilhã).
Orientador
|
Teaching Supervised Practice (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2010 - 2011 | Teaching Supervised Practice: Spanish language supervisor for trainees at the Agrupamento de escolas Dr. Manuel Fernandes
(Abrantes) // Agrupamento de escolas de Celorico da Beira // Agrupamento de Escolas Pedro Álvares Cabral (Belmonte) // Agrupamento
de Escolas de Alcains.
Orientador
|
Teaching Supervised Practice (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2009 - 2010 | Teaching Supervised Practice: Spanish language supervisor for a trainee at the Agrupamento de Escolas Agrupamento de Escolas
João Roiz (Castelo Branco)
Orientador
|
Teaching Supervised Practice (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2009 - 2010 | Teaching Supervised Practice: Spanish language supervisor for trainees at the Escola Secundária Afonso de Albuquerque (Guarda)
// Agrupamento de Escolas São Miguel (Guarda)
Orientador
|
Teaching Supervised Practice (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2005 - 2010 | Teaching Supervised Practice: Spanish language supervisor for trainees at the Escola Básica do 2º e 3º Ciclos com Secundário
Dr. José Casimiro Matias (Almeida).
Orientador
|
Teaching Supervised Practice (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2007 - 2008 | Teaching Supervised Practice: Spanish language supervisor for trainees at the Agrupamento de Escolas Grão Vasco (Viseu).
Orientador
|
Teaching Supervised Practice (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024/11/14 - 2024/11/14 | Coorganização da 5ª Jornada Olhares transversais. Língua(s) e cultura(s) no âmbito ibérico/ Miradas transversales. Lengua(s)
y cultura(s) en el ámbito ibérico. La enseñanza de ELE a lusófonos. La (aparente) facilidad de la inteligibilidad lingüística (2024/11/14 - 2024/11/14)
Encontro (Coorganizador)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2024/04/23 - 2024/04/23 | Coorganização da 4ª Jornada Olhares transversais. Língua(s) e cultura(s) no âmbito ibérico/ Miradas transversales. Lengua(s)
y cultura(s) en el ámbito ibérico, (2024/04/23 - 2024/04/23)
Encontro (Coorganizador)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2024/03/18 - 2024/03/18 | 3ª Jornada Olhares transversais. Língua(s) e cultura(s) no âmbito ibérico/ Miradas transversales. Lengua(s) y cultura(s) en
el ámbito ibérico. (2024/03/18 - 2024/03/18)
Conferência (Coorganizador)
|
|
2024/03/18 - 2024/03/18 | Coorganização da Jornada Línguas, culturas e comunicação no âmbito empresarial ibérico (2024 - 2024)
Encontro (Coorganizador)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2023 - 2023 | Percepciones Interculturales en el aula de español como LE, (2023/05/23)
Seminário
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2023 - 2023 | 2ª Jornada Olhares transversais. Língua(s) e cultura(s) no âmbito ibérico/ Miradas transversales. Lengua(s) y cultura(s) en
el ámbito ibérico, (2023/03/17)
Conferência (Coorganizador)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2022 - 2022 | 1ª Jornada Olhares transversais. Língua(s) e cultura(s) no âmbito ibérico/ Miradas transversales. Lengua(s) y cultura(s) en
el ámbito ibérico. (2022/11/23 - 2022/11/23)
Encontro (Coorganizador)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2022 - 2022 | Conferências- Línguas e Aprendizagens (2022/04/07 - 2022/04/07)
Conferência (Coorganizador)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2002 - 2022 | I° Encontro Literatura e Cultura no Espaço Ibérico (2002 - 2002)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade da Beira Interior, Portugal |
2021 - 2021 | II Ciclo de Conferências O ensino de Línguas em tempo de pandemia: transição, transformação, novas perspectivas. (2021/10/27 - 2021/10/27)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2018 - 2018 | El marco común de la competencia digital docente y las nuevas tecnologías (2018/10/15 - 2018/10/15)
Conferência (Coorganizador)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2018 - 2018 | I Ciclo de Conferências -Projeto Línguas e Aprendizagens (2018 - 2018)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2017 - 2017 | Conferência Internacional Itinerâncias: textos, mediações e transculturações. (2017 - 2017)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2013 - 2013 | 3ª Tarde de Espanhol (2013 - 2013)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade da Beira Interior, Portugal |
2007 - 2007 | III Congresso RELIPES (2007 - 2007)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade da Beira Interior, Portugal |
2004 - 2004 | 3° Encontro Literatura e Cultura no Espaço Ibérico (2004 - 2004)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade da Beira Interior, Portugal |
2003 - 2003 | 2° Encontro Literatura e Cultura no Espaço Ibérico (2003/03 - 2003/03)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade da Beira Interior, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2025/01/16 - 2025/01/16 | assistência/attendance -Workshop Active learning - Metodologias ativas e ChatGPT: Uma parceria de sucesso.
Oficina (workshop)
|
|
2024 - 2024 | (Assistência, attendance) workshop: Active learning - Metodologias ativas e ChatGPT: Uma parceria de sucesso
Oficina (workshop)
|
Jornadas de Inovação Pedagógica |
2024 - 2024 | (Assistência, attendance) workshop: Questões em aula com Vevox
Oficina (workshop)
|
Jornadas de Inovação Pedagógica |
2023/11/29 - 2023/11/29 | (Assistência, attendance): Ciclo de Conferências Línguas e Aprendizagens: Perspetivas interdisciplinares
Conferência
|
Ciclo de Conferências Línguas e Aprendizagens: Perspetivas interdisciplinares
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2023/05/24 - 2023/05/24 | (Assistência, attendance): Ciclo de Conferências Línguas e Aprendizagens: Perspetivas interdisciplinares
Conferência
|
Ciclo de Conferências Línguas e Aprendizagens: Perspetivas interdisciplinares |
2021 - 2021 | (Assistência, attendance): I Ciclo de Conferências Influência interlinguística na aprendizagem de línguas estrangeiras
Conferência
|
I Ciclo de Conferências Influência interlinguística na aprendizagem de línguas estrangeiras
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2021 - 2021 | (Assistência, attendance): Jornada científica O contacto do árabe com as línguas europeias: investigações interdisciplinares
Conferência
|
Jornada Científica O contacto do árabe com as línguas europeias: investigações interdisciplinares
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2021 - 2021 | (Assistência, attendance): Como criar um cenário de aprendizagem ativa com recurso ao padlet
Oficina (workshop)
|
Programa de Formação e Atualização pedagógica |
2021 - 2021 | (Assistência, attendance): MCQEditor: aplicação para questões de escolha múltipla para o e-learning
Oficina (workshop)
|
Programa de Formação e Atualização pedagógica |
2021 - 2021 | (Assistência, attendance) workshop Utilização do Safe Exam Browser para Avaliação à Distância
Oficina (workshop)
|
Programa de Formação e Atualização pedagógica |
2020 - 2020 | (Assistência, attendance)workshop: Fábrica de exercícios parametrizados: o ModelMaker
Oficina (workshop)
|
Programa de Formação e Atualização pedagógica |
2020 - 2020 | (Assistência, attendance) workshop: Feedback em ensino à distância - conceitos e soluções
Oficina (workshop)
|
Programa de Formação e Atualização pedagógica
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2020 - 2020 | (Assistência, attendance) workshop: Moodle: módulos de atividades de comunicação assíncrona (edição 2)
Oficina (workshop)
|
Programa de Formação e Atualização pedagógica |
2020 - 2020 | (Assistência, attendance) workshop Ensino, aprendizagem e avaliação online - desafios, práticas e recomendações
Oficina (workshop)
|
Programa de Formação e Atualização pedagógica
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2020 - 2020 | (Assistência, attendance) woorkshop Introdução ao Microsoft Teams
Oficina (workshop)
|
Programa de Formação e Atualização pedagógica |
2020 - 2020 | (Assistência, attendance) wprkshop Criar testes no MOODLE
Oficina (workshop)
|
Programa de Formação e Atualização pedagógica |
2020 - 2020 | (Assistência, attendance) workshop Introdução ao Educast como serviço de gestão de vídeo
Oficina (workshop)
|
Programa de Formação e Atualização pedagógica
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2011 - 2011 | (Assistência, attendance) scientific conference: IV Congreso sobre la Enseñanza del Español en Portugal
Conferência
|
IV Congreso sobre la Enseñanza del Español en Portugal
Universidade de Évora, Portugal
|
2008 - 2008 | (Assistência, attendance) II Jornadas de Estudos Espanhóis e Hispano-Americanos
Congresso
|
II Jornadas de Estudos Espanhóis e Hispano-Americanos: “El español entre lo uno y lo diverso”
Universidade do Minho, Portugal
|
2007 - 2007 | (Assistência, attendance) XLII Congreso Internacional de la Asociación Europea de Profesores de Español
Congresso
|
XLII Congreso Internacional de la Asociación Europea de Profesores de Español |
2007 - 2007 | (Assistência, attendance) III Congreso RELIPES (Relações Linguísticas e Literárias entre Portugal e Espanha): O outro lado
do Espelho Ibérico
Congresso
|
III Congreso RELIPES (Relações Linguísticas e Literárias entre Portugal e Espanha): O outro lado do Espelho Ibérico
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2007 - 2007 | (Assistência, attendance) II Congresso RELIPES (Relações Linguísticas e Literárias entre Portugal e Espanha): Relações Lingüísticas
e Literárias entre Portugal e Espanha (XIX-XX)
Congresso
|
¿ II Congresso RELIPES (Relações Linguísticas e Literárias entre Portugal e Espanha): Relações Lingüísticas e Literárias entre
Portugal e Espanha (XIX-XX)
Ediciones Universidad de Salamanca, Espanha
|
2006 - 2006 | (Assistência, attendance) I Congresso RELIPES (Relações Linguísticas e Literárias entre Portugal e Espanha). Relações Literárias
entre Portugal e Espanha no século XX
Congresso
|
I Congresso RELIPES (Relações Linguísticas e Literárias entre Portugal e Espanha). Relações Literárias entre Portugal e Espanha no século XX |
2003 - 2003 | Presentación del estado de la situación del Español en Portugal. Líneas de investigación, Perspectivas
Mesa-redonda
|
I Congreso sobre la enseñanza del español en Portugal: La situación del español en Portugal. Estudios Superiores y Enseñanza
no reglada
Universidade do Algarve, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/07 | Cidadania Digital em aula de língua estrangeira com ênfase na dimensão Intercultural
Presidente do júri
|
Carolina Gaspar Brás (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2021 | A aplicação dos conteúdos socioculturais no ensino obrigatório em Portugal: algumas complexidades
Arguente principal
|
Maria Catarina Coelho Reto (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2021 | As diferenças entre as formas de tratamento do português e do espanhol (contexto escolar e familiar)
Arguente principal
|
de Lúcia Filipa Abreu Romano (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2017 | A Leitura: a importância da leitura no processo ensino-aprendizagem
Arguente principal
|
Anne Sophie Aparício Gauchard (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2016 | Apropriação do perfecto com recurso aos manuais escolares: uma abordagem didáctica
Arguente principal
|
Sara Étel Saraiva Vaz dos Santos (Mestrado) |
2016 | A presença de nativos, nas aulas de ELE, como elemento favorecedor de uma abordagem intercultural dos conteúdos. Práticas
facilitadoras da aprendizagem
Arguente principal
|
Lília Maria Guedes Magalhães (Mestrado) |
2016 | Aprendizagem de uma língua: Herança cultural
Arguente principal
|
Sandrina Moreira (Mestrado) |
2015 | Ler e reescrever Mário-Henrique Leiria: Da construção Linguística do Discurso à Interpretação de significados,
Arguente
|
Maria Cristina Vicente Pires Granada (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2015 | O uso do blogue como ferramenta pedagógico-didática para a promoção da escrita nas aulas de língua estrangeira
Arguente principal
|
Alexandra Reis Martins de Vaz Gonçalves (Mestrado) |
2015 | O Cinema como Recurso para o Desenvolvimento da Expressão Oral, no Ensino-Aprendizagem de Espanhol como Língua Estrangeira
Arguente principal
|
Olga Elisabete Caldas Vieira (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2015 | O uso das curtas-metragens para promover o debate na sala de aula
Arguente principal
|
Susana Raquel Correia Faria (Mestrado) |
2015 | Análise de erros na expressão escrita na aprendizagem do Espanhol como Língua Estrangeira
Arguente principal
|
Daniela Martins dos Santos Silva (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2015 | As variedades linguísticas do Espanhol e os desafios ao seu ensino/aprendizagem
Arguente principal
|
de Tamara Sendín Almeida (Mestrado) |
2015 | A relevância das oficinas de escrita no processo de ensino-aprendizagem de uma língua,
Arguente principal
|
Tânia Patrícia Pires da Costa (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2015 | A importância da leitura para o ensino-aprendizagem do espanhol como língua estrangeira
Arguente principal
|
Catarina Isabel Conceição dos Santos (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2015 | As atividades lúdicas como recurso didático no processo de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras
Arguente principal
|
Márcia Cristina Santos Amorim (Mestrado) |
2015 | Desenvolvimento de competência discursiva: foco na interação oral
Arguente principal
|
Cristina Isabel Correia Alves (Mestrado) |
2014 | La adquisición de lenguas extranjeras mediante materiales multimedia y enseñanza online: un enfoque contrastivo y didáctico.
Arguente
|
Antonio Chenoll Mora (Doutoramento) |
2014 | Como pode a planificação facilitar e melhorar o processo de escrita? Uma proposta prática para o ensino de Espanhol como língua
estrangeira
Arguente principal
|
Fernanda Gonçalves Antunes (Mestrado) |
2014 | !M’Expresso! A teoria das Inteligências Múltiplas no desenvolvimento da Expressão oral na aula de E/LE
Arguente principal
|
Sandra do Rosário Fonseca Caravana (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 | A importância da inserção das expressões idiomáticas no ensino do espanhol como língua estrangeira: proposta de atividades
Arguente principal
|
Cristina Maria do Fundo Veiga (Mestrado) |
2014 | A consciência Intercultural do lusofalante no ensino de ELE
Arguente principal
|
Liliana Marisa Dias da Cruz (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2014 | Ir más allá de los estereotipos en la clase de ELE-uma abordagem intercultural
Arguente principal
|
Teresa Gabriela Lourenço Valeiro (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2014 | Argentina: uma janela para a aquisição da competência cultural, sociocultural e intercultural,
Arguente principal
|
Maria Raquel Vilas Boas e Pinho de Pina Lopes (Mestrado) |
2014 | O diário do aluno como estratégia de ensino e aprendizagem
Arguente principal
|
Mónica Ferreira de Moura (Mestrado) |
2013 | O uso do dicionário no processo de ensino-aprendizagem do léxico em ELE
Arguente principal
|
Anabela Peres Felgueiras Teixeira (Mestrado) |
2013 | As interferências lexicais entre o português e o espanhol: os falsos amigo
Arguente principal
|
Carla Alexandra Cardoso Fernandes (Mestrado) |
2013 | A componente sociocultural desde uma abordagem intercultural
Arguente principal
|
Ana Rita Filipe de Almeida Santos (Mestrado) |
2013 | A componente sociocultural desde uma abordagem intercultural
Arguente principal
|
Carolina PInto (Mestrado) |
2013 | Aprender a aprender: O papel da autoavaliação no processo de ensino-aprendizagem
Arguente principal
|
Maria de Fátima Cruz Moreira da Silva (Mestrado) |
2013 | O papel do trabalho em grupo na melhoria da interação oral em espanhol língua estrangeira
Arguente principal
|
Célia Adosinda Cardoso Oliveira Catarino (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 | O Ensino e aprendizagem do vocabulário
Arguente principal
|
Manuel Adriano Gonçalves Valadar (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 | Relatório de Estágio
Arguente principal
|
Cristina Rodrigues Pires (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2013 | Relatório de Estágio
Arguente principal
|
Sónia Margarida Fonseca dos Santos Martins (Mestrado) |
2013 | Relatório de Estágio
Arguente principal
|
Maria Adelaide Vieira Baptista (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2013 | Relatório de estágio
Vogal
|
Mafalda Isabel Monteiro Andrade Baltazar Farinha (Mestrado) |
2013 | Juntar diferenças, construir futuros
Vogal
|
Sofia Marisa Mouro Durão Gomes (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2013 | Currículo e currículo oculto
Vogal
|
Ana Rute Barata de Jesus Mineiro Fonseca (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2013 | O desenvolvimento da Competência Comunicativa na aula de LM e de LE: o caso do Português e do Castelhano nos Ensinos Básico
e Secundário
Vogal
|
Elisabete Cláudia Neves Martins (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2013 | Influência da Língua Portuguesa na Aquisição e Aprendizagem da Língua Castelhana
Vogal
|
Maria Odete das Neves (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2013 | A relevância da Literatura nos manuais escolares utilizados durante a prática pedagógica
Vogal
|
Susana Cristina Pereira Augusto (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2013 | Os materiais autênticos no processo de ensino-aprendizagem da oralidade das línguas portuguesa e espanhola
Vogal
|
Sílvia Maria Fonseca da Assunção (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2013 | O Estudo das Expressões Idiomáticas em contexto sala de aula
Vogal
|
Gonzalo Pedro Azevedo da Silva (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2023 - 2023 | IV Congreso Internacional de Formas y Fórmulas de Tratamiento en el Mundo Hispano-Luso. Universidad de Cádiz | |
2020 - 2020 | 5º Congresso Internacional TechLing ¿ Línguas, Linguística e Tecnologia. Universidade de Aveiro | |
2018 - 2018 | Colóquio Internacional Aprolínguas: Para lá da tarefa. Implicar os estudantes na aprendizagem de línguas estrangeiras no ensino superior. Universidade do Porto |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2022 - 2022 | RUA-L. Revista da Universidade de Aveiro- Letras | Universidade de Aveiro |
2021 - 2021 | Indagatio Didactica, Vol. 13, nº 4 | Universidade de Aveiro |
2020 - 2020 | Indagatio Didactica, Vol. 12, nº 5. | Universiade de Aveiro |
2018 - 2018 | RUA-L. Revista da Universidade de Aveiro- Letras: 80 anos da Guerra Civil de Espanha. Um outro olhar- o olhar do outro | Universidade de Aveiro |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2022 - Atual | Spanish - Advanced Translation Practice | Spanish - Advanced Translation Practice (Mestrado) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2020 - Atual | Spanish II- Advanced Translation Practice | Spanish II - Advanced Translation Practice (Mestrado) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2020 - Atual | Methodology and Curricular Development in Foreign Languages | Methodology and Curricular Development in Foreign Languages (Mestrado) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2024/10 - 2024/11 | Linguistics and Language Teaching | Doctorate in Language Sciences (Doutoramento) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2021 - 2024 | Spanish v | Spanish V (Licenciatura) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2019 - 2024 | Spanish I - Advanced Translation Practice | Spanish I - Advanced Translation Practice | Universidade de Aveiro, Portugal |
2023/09 - 2023/09 | Spanish I | Spanish 1 | Universidade de Aveiro, Portugal |
2021 - 2023 | Spanish Vi - Communication Techniques | Spanish Vi - Communication Techniques (Licenciatura) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2021 - 2022 | Spanish VI | Spanish VI (Licenciatura) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2016 - 2022 | Spanish V - Communication Techniques | Spanish V - Communication Techniques (Licenciatura) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2016 - 2020 | Spanish IV | Spanish IV (Licenciatura) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2015 - 2020 | Spanish III | Spanish III (Licenciatura) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2018 - 2019 | Spanish Linguistics | Spanish Linguistics (Licenciatura) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2017 - 2017 | Spanish Literature I | Spanish Literature I (Licenciatura) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2016 - 2017 | Spanish VI - Communication Techniques | Spanish Vi - Communication Techniques (Licenciatura) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2016 - 2016 | Spanish B1.1 -Semestral open courses | Spanish B1.1 -Semestral open courses (Outros) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2014 - 2015 | Didactics of Spanish | Didactics of Spanish (Mestrado) | Universidade da Beira Interior, Portugal |
2014 - 2015 | Spanish II | Spanish II (Licenciatura) | Universidade da Beira Interior, Portugal |
2013 - 2014 | Spanish I | Spanish I | Universidade da Beira Interior, Portugal |
2013 - 2014 | Spanish III | Spanish III (Licenciatura) | Universidade da Beira Interior, Portugal |
2011 - 2014 | Spanish I | Spanish I (Licenciatura) | Universidade da Beira Interior, Portugal |
2013/03/26 - 2013/03/27 | Continuing education trainer: Recursos e materiais para o desenvolvimento da oralidade. Centro de Formação APPELE. Universidade da Beira Interior. Training recognised by Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua do Ministério de Educação and Ciência para professores (350) (CCPFC/ACC-76333/13) . | (Ensino secundário) | Universidade da Beira Interior, Portugal |
2011 - 2013 | Spanish II | Spanish II (Licenciatura) | Universidade da Beira Interior, Portugal |
2011 - 2013 | Spanish II | Spanish II (Licenciatura) | Universidade da Beira Interior, Portugal |
2011 - 2013 | Spanish III | Spanish III | Universidade da Beira Interior, Portugal |
2011 - 2012 | Spanish A1- Semestral open courses | Spanish A1 (Outros) | Universidade da Beira Interior, Portugal |
2002 - 2012 | Spanish IV | Spanish IV (Licenciatura) | |
2008 - 2011 | Advanced Spanish | Advanced Spanish (Licenciatura) | |
2001 - 2010 | Espanhol III | Spanish III (Licenciatura) | Universidade da Beira Interior, Portugal |
2008 - 2009 | Applied Spanish | (Licenciatura) | Universidade da Beira Interior, Portugal |
2001 - 2007 | Spanish I | Spanish I (Licenciatura) | Universidade da Beira Interior, Portugal |
2001 - 2007 | Spanish II | Spanish II (Licenciatura) | Universidade da Beira Interior, Portugal |
2005 - 2006 | Art History | Art History (Licenciatura) | Universidade da Beira Interior, Portugal |
2001 - 2005 | Introduction to Spanish Culture | Introduction to Spanish Culture (Licenciatura) | Universidade da Beira Interior, Portugal |
2002 - 2002 | Spanish A1- Semestral open courses | Spanish A1- Semestral open courses (Outros) |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2019 - Atual | AEPE: Associação Europeia de Professores de Espanhol/ European Association of Teachers of Spanish | |
2010 - Atual | APPELE: Associação Portuguesa de Professores de Espanhol Língua Estrangeira / Portuguese Association of Teachers of Spanish as a Foreign Language |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2025 - 2025 | Member of the Scientific Committee and Scientific evaluator of two chapters of the book Tranferencias y sostenibilidad educativas em la enseñanza-aprendizaje de la lengua y la literatura. Ediciones Universidad de Salamanca. | |
2024 - 2024 | Scientific reviewer of the stories in the book Histórias da Ajudaris: Histórias escritas por Jovens Autores (6 Volumes) | |
2023 - 2023 | Scientific evaluator of two chapters of the book El espanhol como lengua extranjera en Portugal III: Retos de la enseñanza de lenguas cercanas | |
2023 - 2023 | Scientific reviewer of the stories in the book Histórias da Ajudaris: Histórias escritas por Jovens Autores. Volumes: I (ISBN: 978-989-33352-9-9), II (ISBN: 978-989-33290-0-3), III (ISBN: 978-989-33290-1-0), IV (978-989-33290-2-7),, V (ISBN: 978-989-33290-3-4) e VI. Edição Ajudaris | |
2022/01 - 2022/01 | Member of the jury of the XI Concurso de Escrita "Carta a los Reyes Magos" Spanish students from primary - 3rd cycle - and secondary schools). Janeiro de 2022. | |
2022 - 2022 | Evaluator of the pitch session for students on the PhD Programme in Language Sciences |
Revisão ad hoc de artigos em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2024 - 2024 | Indagatio Didactica, 16(3). (1647-3582) | |
2024 - 2024 | Caderno de Estudos | UA Editora |
2024 - 2024 | El español por el mundo (2605-1052) | Associação Europeia de professores de Espanhol |
2024 - 2024 | Histórias da Ajudaris: Histórias escritas por Jovens Autores. Volumes: I, II, III, IV, V e VI | Ajudaris |
2022 - 2022 | RUA-L. Revista da Universidade de Aveiro- Letras. (0870-1547 ) | Universidade de Aveiro |
2021 - 2021 | Indagatio Didactica (1647-3582) | Universidade de Aveiro |
2020 - 2020 | revista Indagatio Didactica (1647-3582) | Universidade de Aveiro |
2018 - 2018 | RUA-L. Revista da Universidade de Aveiro- Letras (0870-1547) | Universidade de Aveiro |