Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Begoña Farré Torras
Nomes de citação
- Torras, Begoña Farré
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 9E19-895D-18F0
- ORCID iD
- 0000-0003-3700-135X
Endereços de correio eletrónico
- begonatorras@fcsh.unl.pt (Profissional)
- begonatorras@fcsh.unl.pt (Pessoal)
Websites
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes - História da Arte
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Catalão | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Português | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Alemão | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2015/05/01 - 2020/05/12
Concluído
|
História da Arte (Doutoramento)
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - Universidade Nova de Lisboa, Portugal
"The Medieval in Modernism: Cathedrals, Stained Glass, and Constructive Painting in Joaquín Torres-García and in the European
Avant-Garde. " (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
2011 - 2014
Concluído
|
História da Arte - Especialidade H. da Arte Medieval (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
"Brotherly Love and Filial Obedience: The Commemorative Programme of the Avis Princes at Santa Maria da Vitória, Batalha http://hdl.handle.net/10362/13627" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
19 |
2008 - 2011
Concluído
|
História da Arte (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
18 |
1986 - 1990
Concluído
|
Tradução (Bacharelato)
Universitat Autònoma de Barcelona, Espanha
|
n.a. |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/07/01 - Atual | Investigador Contratado (Investigação) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Historia da Arte, Portugal | ||
2014/07 - 2015/03 | Investigador (Investigação) | Instituto de História da Arte, Fac. de Ciências Sociais e Humanas, UNL, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1994 - 2006 | Financial Controller & Office Manager | Summercove Ltd. t/as MGLW, Reino Unido |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/10/01 - 2023/03/31 | Ventos e Casamentos: obras de artistas espanhóis em Portugal na primeira metade do século XX
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Historia da Arte, Portugal
|
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Historia da Arte
Concluído
|
2018/09/01 - 2022/08/31 | PIM: Iberian modernisms and the primitivist imaginary
Investigador Pós-doutorado
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2014/03 - 2015/02 | Southern Modernisms
Bolseiro de Doutoramento
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Historia da Arte, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/02/01 | Património mural, acessibilidade digital e co-criação de discurso expositivo: os frescos portuenses de Dordio Gomes / Mural heritage, digital accessibility and the co-creation of an exhibition discourse: Dordio Gomes' frescoes in Porto | 4th National Meeting of IN2PAST Researchers
IN2PAST Associate Laboratory for Research and Innovation in Heritage, Arts, Sustainability and Territory (Lisbon, Portugal)
|
2023/09/12 | The modernist mural in Europe: an untold story _ digital curatorship challenges and opportunities | DRHA2023 - Performing Cultural Heritage in the Digital Present
Università di Torino (Turim, Itália)
|
2022/05/26 | The 'primitive' mural: Spain and Mexico, post-colonial convergences and divergences | The trouble with “primitivism”. Uses of the past in iberian ¿and transatlantic modernisms
Instituto de História da Arte - NOVA FCSH (Lisboa, Portugal)
|
2022/05/20 | Transnational debates and local production: Barcelona's mural scene in the 1910s - canons and transgressions | Face au mur: la décoration murale en France (1870-1945)
Institut national de l'histoire de l'art (Paris, França)
|
2020/10/12 | Primitivism in Mural Painting - Mural Painting as Primitivism: Joaquín Torres-García and Joan Miró | Iberian Modernisms and the Primitivist Imaginary - Midway Workshop
Instituto de História da Arte, FCSH, Universidade Nova de Lisboa (Lisbon, Portugal)
|
2019/10/10 | The Mediterranean as the Primitive Source for Noucentisme | La Méditerranée des artistes. Une modernité critique 1880-1945.
FORTH Institute for Mediterranean Studies (Rethymno, Grécia)
|
2017/03/23 | Noucentisme, pintura mural, i debats de l'art modern a Europa | Noucentismes: el Noucentisme català en el context cultural europeu
Universitat de Girona (Girona, Espanha)
|
2015/02/20 | (No) Laughing Matter: Noucentisme, Modernism and Xavier Nogués' Cartoons | Southern Modernisms: Critical Stances through Regional Appropriations, 19-21 February 2015
Centro de Estudos Arnaldo Araújo, ESAP (Porto, Portugal)
|
2014 | Meios de representação pessoal no século XV: a emblemática dos Infantes na Capela do Fundador | O fascínio do fim: estudos de arte tardo-medieval em homenagem ao Prof. José Custódio Vieira da Silva
Instituto de História da Arte, FCSH-Universidade Nova de Lisboa; Artis, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2013 | Four princes, one monument, one perfect king. The funerary programme of the Avis princes at the Monastery of Batalha | Portugal Inside and Out:
Université de Montréal (Montréal, Canadá)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022/10/01 - 2023/10/01 | Daniel Vázquez Díaz (1882-1969): diálogos com Portugal na primeira metade do século XX
Coorientador
|
Art History (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2017/09/01 - 2018/08/31 | O poder da cor na idade média: policromia na capela do fundador do Mosteiro da Batalha
Coorientador
|
História da Arte (Mestrado)
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020/06/01 - 2022/09/03 | EAM 2022 - Globalising the Avant-Garde, 8th International Conference of the European Network for Modernism and Avant-Garde
Studies (2021 - 2022/09/03)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Historia da Arte, Portugal |
2015/01/01 - 2015/11/21 | Avant-garde Migrations International Conference (2015/11/19 - 2015/11/21)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto de História da Arte, Fac. de Ciências Sociais e Humanas, UNL, Portugal Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal |
2014/06/19 - 2014/10/31 | Southern Modernisms: Critical Stances Through Regional Appropriations (2015/02/19 - 2015/02/21)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Escola Superior Artística do Porto Centro de Estudos Arnaldo Araújo, Portugal Instituto de História da Arte, Fac. de Ciências Sociais e Humanas, UNL, Portugal |
2012/01/01 - 2012/11/21 | IV APHA Conference on Portuguese Art History (2012/11/19 - 2012/11/21)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
APHA Associação Portuguesa de Historiadores da Arte, Portugal |
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2021/09/01 - 2022/09/01 | EAM 2022 - Globalising the Avant-Garde, 8th International Conference of the European Network for Modernism and Avant-Garde Studies | Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2023/09/22 - 2023/11/20 | Evaluation of proposals to 2023 Call for Post-Doctoral Fellowships at Instituto de História da Arte
Avaliador
|
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Historia da Arte, Portugal | Universidade Nova de Lisboa Instituto de Historia da Arte |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2014/01/01 - Atual | Lead editor at Local Editorial Board (Portugal) for RIHA Journal (https://www.riha-journal.org/) - Selection of articles for
peer review and management of the review and editing process.
Membro
|
International Association of Research Institutes in the History of Art, Alemanha Instituto de História da Arte, Fac. de Ciências Sociais e Humanas, UNL, Portugal |
Tutoria
Tópico | Nome do aluno | |
---|---|---|
2022/01/01 - Atual | RIHA Journal Editorial Training for PhD Students | Inês Silvestre; Petra Sarin; Giorgia Casara |
Distinções
Outra distinção
2012 | Prémio de Mérito e Excelência
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2011 | Estudante de Mérito
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2010 | Estudante de Mérito
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|