Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Catarina Isabel Sousa Gaspar
Nomes de citação
- Gaspar, Catarina
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 9F19-CA9F-1462
- ORCID iD
- 0000-0002-3617-7057
- Google Scholar ID
- https://scholar.google.pt/citations?user=wuiOHyQAAAAJ&hl=pt-PT
- Researcher Id
- H-7256-2015
- Scopus Author Id
- 57200408557
Moradas
- Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Alameda da Universidade , 1600-214, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)
Websites
- https://centroclassicos.letras.ulisboa.pt/author/catarina-gaspar/ (Profissional)
- https://catarinagaspar.academia.edu (Académico)
Domínios de atuação
- Humanidades - Línguas e Literaturas
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | |
Francês | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) |
Alemão | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2009
Concluído
|
Doutoramento em Estudos Clássicos (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
"Inscrições Paleocristãs do Território Português: contributo para o estudo do Latim Vulgar" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado com distinção e louvor |
2002
Concluído
|
Mestrado em Estudos Clássicos (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
"Língua e Estilo. Contribuição para a caracterização do exército romano nas Histórias de Tácito" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
1999
Concluído
|
Línguas e Literaturas Clássicas (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
16 valores |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2009 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade de Lisboa Centro de Estudos Clássicos, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2009/05/23 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal |
2016 - 2019 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade de Lisboa, Portugal |
2013 - 2016 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal |
2013 - 2016 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal |
2003 - 2009 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal |
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal | ||
2000 - 2003 | Assistente Estagiário (Docente Universitário) | Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal |
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021 - Atual | Membro eleito de Professores Investigadores no Senado da Universidade de Lisboa | Universidade de Lisboa, Portugal |
2017 - 2019 | Membro eleito do Conselho de Escola | Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2013 - Atual | Coordinator of the High Potential Reasearch Team (HPRT) 3 - Epigraphica | Universidade de Lisboa Centro de Estudos Clássicos, Portugal |
Universidade de Lisboa Centro de Estudos Clássicos, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2020/06 - 2024/06 | CIL II: NUEVA EDICION. -1. CONVENTUS GADITANUS II2/6: CAMPO DE GIBRALTAR Y LA JANDA. -2. CONVENTUS SCALLABITANUS II2/2: EL
LITORAL DE OLISIPO A COLLIPO Y EL TAJO HASTA SELLIUM (PID2019-107905GB-I00)
PID2019-107905GB-I00
Investigador
Centro CIL II Universidad de Alcalá de Henares, Espanha
|
Em curso
|
2017/01/01 - 2019/12/31 | Nueva edición del CIL II. 1. Inscripciones del extremo occidental del conventus Gaditanus (CIL II2/6). 2. Inscripciones de
los municipios antiguos en territorio portugués al este del Guadiana (FFI2016-77528-P)
Ministerio de Economía y Competitividad del Gobierno Español (FFI2016-77528-P. IP)
Investigador
Centro CIL II Universidad de Alcalá de Henares, Espanha
|
Concluído
|
2016/01/01 - 2019/12/31 | Escritura, Cultura y Sociedad en el Conventus Scallabitanus (FFI2015-68571-P)
Investigador
Universitat de Barcelona Departament de Filologia Llatina, Espanha
|
Concluído
|
2015 - 2019 | Escritura expuesta y poder en España y Portugal (siglos XVI-XVII): catálogo epigráfico on-line (HAR2015-63637-P) / Public
lettering and power in Spain and Portugal (XVIth-XVIIth centuries): epigraphic catalog online (HAR2015-63637-P)
HAR2015-63637-P
Investigador
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Prefácio / Posfácio |
|
Resumo em conferência |
|
Revisão de livro |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/06/14 | Mascellius/ Mascellus, Bouius / Bouus and other: an analysis of some specific uses of nomina and cognomina in the Roman inscriptions of the ancient Lusitania | Seventh International Workshop on Computational Latin Dialectology 13th and 14th june 2024
HUN-REN Hungarian Research Centre of Linguistics (HRCL) (Budapest, Hungria)
|
2023/07/07 | Plus minus formula in Latin epigraphy ¿ a reappraisal | Sixth International Workshop on Computational Latin Dialectology
NYELVTUDOMÁNYI KUTATÓKÖZPONT (1068 BUDAPEST, BENCZÚR U. 33.), FSZT-I ELOADÓTEREM (Budapeste, Hungria)
|
2023/06/19 | Fecit curavit: epigraphic formulae and variation in Latin inscriptions | 22nd International Colloquium on Latin Linguistics
Institute of Greek and Latin Studies (Faculty of Arts, Charles University Prague) (Praga, República Checa)
|
2023/06 | Modelos e formas: considerações em torno de alguns tituli romanos na área de influencia atlántica hispânica | Congresso De Roma a Olisipo: perspetivas sobre a edição de epigrafia no século XXI e sobre os estudos de arqueologia entre
Itália e Lusitania
Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2022/10 | Achilles Statius and the Lusitanians: the contribution of the Portuguese renaissance epigraphy | Achilles Statius Lusitanus (1524-1581) e il suo tempo. Nuove indagini e prospettive di ricerca,
Biblioteca Vallicelliana - Centro de Estudos Clássicos da FLUL (Roma, Itália)
|
2022/10 | Nuevas miradas sobre la epigrafía Olisiponense: la ciudad portuaria y su ager | La epigrafía romana de Hispania en el siglo XXI: Pasado y presente de la investigación
Universidad de Alcalá – Universidad Autónoma de Madrid – DAI – Centro CIL II (Madrid, Espanha)
|
2022/09 | Some notes on seiungere and disiungere in Latin epigraphy | 14th International Colloquium on Late and Vulgar Latin
Faculty of Arts and Philosophy of Ghent University (Ghent, Bélgica)
|
2022/08 | Constructing linguistic indexes for epigraphic corpora: the example of Ernst Diehl | XVI Congressus Internationalis Epigraphiae Graecae et Latinae
Ausonius – Institut de recherche Antiquité et moyên age – Université de Bordeaux – AIEGL (Bordeaux, França)
|
2022/08 | Convergência dos media: caminhos inovadores para a aprendizagem individual com recursos aos materiais digitais de PLE | XI EMEP Encontro Mundial sobre o Ensino de Português (XI World Conference on the Teaching of Portuguese
Harvard University (Harvard, Estados Unidos)
|
2022/08 | Introducing the mode of Open World Games: Investigation to the Situation Design of Portuguese Materials | EUROCALL 2022: Intelligent CALL, granular systems and learner data
University of Iceland & The Árni Magnússon Institute for Icelandic Studies (Islândia)
|
2021/12/14 | Conferência - "Promover as Aprendizagens, a Integração e o Diálogo: passado e futuro do ensino da língua portuguesa como língua de acolhimento em Portugal" | Simpósio SIPLE 2021 online - acolhimento, integração, diálogo
SIPLE - Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira (Brasil)
|
2021/11/03 | “Piedras elocuentes. Nuevos retos, enfoques y métodos en la investigación de la Epigrafía latina de Hispania: los proyectos del CIL en España y Portugal” | XI Seminario de artes tradicionales y experimentación - semana de conferencias. Máster en Arqueología y Patrimonio, 2-4 novembro
de 2021.
Departamento de Prehistoria y Arqueología, Facultad de Filosofía y Letras, Universidad Autónoma de Madrid (Madrid, Espanha)
|
2021/06/17 | “Pluricentrismo e sistemas de certificação de competências em língua portuguesa – o caso dos estudantes estrangeiros em Portugal” | III Simpósio Internacional sobre o Ensino de Português como Língua Adicional “Português língua pluricêntrica: das políticas
às práticas” - evento online - 16, 17 e 18 de junho de 2021.
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2021/06/07 | "A tecnologia capacita: uma investigação da influência do ICALL no desenho de materiais de aprendizagem autorregulada" | I INTERNATIONAL CONFERENCE ON FOREIGN LANGUAGE LEARNING: VARIETY, DIVERSITY, AND INTERDISCIPLINARITY
Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras (Lisboa, Portugal)
|
2021/04/29 | “Portuguese as Foreign Language in China: testing challenges in future regarding contexts, profiles and pandemic restrictions” | ALTE 1st International Digital Symposium April 2021. Safeguarding the Future of Multilingual Assessment in the Covid world,
online conference, 28-30 Abril 2021.
ALTE - Instituto Cervantes
|
2019/12/16 | “Damnatio memoriae: a família dos Marqueses de Vila Real no tempo da Restauração em Leiria” | Lusitania Restaurata: os Humanistas e as nacionalidades ibéricas
Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2019/07 | “Pessoas e textos – alguns aspetos da coleção epigráfica dos séculos XVI e XVII em Leiria e seus arredores” | Colóquio Internacional Epigrafía Humanística em España y Portugal: estudio y edición digital
Universidad de Alcalá de Henares (UAH) (Alcalá de Henares, Espanha)
|
2019/03 | “Orthography as described in the Latin grammars and the spelling in the Latin epigraphic texts” | Fourth International Workshop on Computational Latin Dialectology
Research Institute for Linguistics of the Hungarian Academy of Sciences (Budapeste, Hungria)
|
2018/11 | “A epigrafia no território da Bética portuguesa: Serpa” | Guadiana – um rio e dois territórios: perspetivas em torno da epigrafia latina e seu contexto arqueológico
Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2018/09 | “Relative pronouns in the inscriptions from Hispania” | 13th International Colloquium on Late and Vulgar Latin (Latin Vulgaire – Latin Tardif XIII)
Eötvös Loránd University (Budapeste, Hungria)
|
2018/09 | "Níveis de impacto e efeito retroativo da certificação em língua portuguesa no acesso ao mestrado em PLE/PL2" | Simpósio SIPLE 2018 - Somando esforços, fortalecendo vínculos. SIPLE - Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira.
UFRN (Natal, Brasil)
|
2018/07 | “Manes and other related lexical elements seen in the Latin grammarians’ tradition” | Manes adite paterni! Family spirits in the Graeco-Roman World
Universität Heidelberg (Heidelberg, Alemanha)
|
2018/06 | “Considerações em torno da revisão da bibliografia epigráfica: a epigrafia romana de Serpa e de Moura e a importância da imprensa regional” | Inscripciones de la parte occidental de la Península Ibérica: Problemas y Debates. Taller de Epigrafia
Deutsches Archaäeologishes Institut - Universidad de Alcalá/ Centro CIl II – Fundación General Universidad de Alcalá (Madrid, Espanha)
|
2018/03 | “The endovellicus sanctuary in Portugal: an example of votive inscriptions and latin language variation” | Third International Workshop on Computational Latin Dialectology
Research Institute for Linguistics of the Hungarian Academy of Sciences (Budapeste, Hungria)
|
2017/11/28 | “Educação bilingue: do professor às normas, práticas e avaliação / Bilingual Education: from teacher to rules, practices and assessment” | Conferência
Centro de Ensino e Formação Bilingue Chinês-Português, Universidade de Macau (Macau, Macau)
|
2017/07 | “Multilinguismo e interferência linguística: alguns exemplos da relação entre o Grego e o Latim na epigrafia da Antiguidade Tardia do território português” | Encontro Ciência 2017
FCT - MCTES (Lisboa, Portugal)
|
2017/05 | “Assessment literacy and language teachers? A case study with teachers of Portuguese as Foreign language” | ALTE 6th. International Conference: Learning and Assessment: making the connections
Association of Language Testers in Europe (ALTE) (Bologna, Itália)
|
2017/03 | “maritus/marita: some notes on the dialectal variation per lexical choices” | Second International Workshop on computational Latin Dialectology
Research Institute for Linguistics of the Hungarian Academy of Sciences (Budapeste, Hungria)
|
2016/09 | “Some linguistic remarks on the Latin epigraphic texts written in cupae from the Portuguese territory” | CVPAE riletture e novità
Centro di studi interdisciplinari sulle province romane e dal Laboratorio di Epigrafia per l’Archeologia del Dipartimento
di Storia, Scienze dell’Uomo e della Formazione dell’Università degli Studi di Sassari - Consorzio UNO (Oristano, Itália)
|
2016/08 | “Language usage and mixing practices: epigraphic evidence of influences between Late Latin and Greek in West Iberian Peninsula” | Latin Vulgaire – Latin Tardif 12
Uppsala Universitet (Uppsala, Suécia)
|
2016/05 | “Dinâmicas de integração: os migrantes e as suas representações sobre os países da UE (o caso de Portugal)” | Congresso Internacional “Culturas e Literaturas em diálogo: identidades em movimento” - CILBRA
Universitá degli Studi di Perugia (Perugia, Itália)
|
2016/04 | “Constructing, deconstructing and understanding: the Paleo-Christian corpora and Latin dialectology” | First International Workshop on Computational Latin Dialectology
Research Institute for Linguistics of the Hungarian Academy of Sciences (Budapeste, Hungria)
|
2016/04 | “Castra Oresbi: um assentamento militar romano na Serra do Marão?” | Congresso Internacional Genius Loci: Lugares e significados
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2016 | “Las inscripciones tardoantiguas en el Norte de Portugal: Dios, los hombres y el territorio” | V Coloquio Internacional Nuevas Perspectivas sobre la Antigüedad Tardía: “La pérdida de las Hispanias. Ideología, poder y
conflicto
Grupo Barbaricum, Universidad Complutense de Madrid (Madrid, Espanha)
|
2015/10 | “Raw Materials and baked Ideas: The Celtic legacy in the Portuguese territory” | XIV Workshop F.E.R.C.AN.
University of Trier (Trier, Alemanha)
|
2014/09 | “The use and script of numerals: some notes in Latin Paleo-Christian inscriptions in Portugal” | LVLT11 – Latin Vulgaire / Latin Tardif
Universidad de Oviedo (Oviedo, Espanha)
|
2014/09 | “A escrita no tempo de Augusto: a ortografia vista pelos gramáticos latinos e as grafias que vemos nos textos epigráficos” | XIV A.D. Saeculum Augustum – The age of Augustus
Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2014/04 | “Migrant Associations get involved: a Portuguese experience on non-formal education and learning Portuguese as Foreign Language” | ALTE 5th International Conference
CIEP - Maison International (Paris, França)
|
2012/12 | “Línguas marginais: a política linguística e a construção do estatuto das línguas” | Seminário Internacional “Cânone, Margem e Periferia”
Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2011/07 | “Previous knowledge of communicative language ability and its consequences in foreign language assessment” | ALTE 4th International Conference
Jagiellonian University (Cracóvia, Polónia)
|
2011/05 | "Celtic theonyms as an individual option in Portuguese Lusitania" | XI Workshop FERCAN "Keltische Götternamen als individuelle Option - Celtic theonyms as an individual option
Universität Erfurt (Erfurt, Alemanha)
|
2010/09 | "Ipsas kalendas/nonas - an approach to the evolutionary process of the definite article in Iberian Peninsula" | Colloque dia sur la variation et le changement en langue
Universiteit Gent (Gent, Bélgica)
|
2008/10/17 | “Algumas notas sobre onomástica romana nos gramáticos latinos” | Seminário TV QVI LEGIS AVE. QVI PERLEGISTI VALE
Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2007/05 | “Romans or the indigenous. Some methodological aspects in assessing worshippers” | VIII Workshop Fontes Epigraphici Religionis Celticae Antiquae (F.E.R.C.AN.)
Dipartimento di Scienze dell’Antichità da Università degli Studi di Milano (Gargnano, Itália)
|
2006/05/25 | “Da importância da idade na guerra, segundo Tácito” | A Guerra na Antiguidade II
Centro de História, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2006/05 | “Concentração e dispersão - alguns exemplos de comportamentos religiosos” | VII workshop do projecto Fontes Epigraphici Religionis Celticae Antiquae (F.E.R.C.AN.)
Instituto de Arqueologia da Universidade de Coimbra - Câmara Municipal de Cascais (Cascais, Portugal)
|
2005/10 | “Léxico de morte e enterramento nas inscrições paleocristãs hispânicas” | IV Congresso Internacional de Latim Medieval Hispânico
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2005/06 | “A essência de uma língua plural” | IIIas Jornadas de Língua e Cultura Portuguesa
Departamento de Língua e Cultura Portuguesa FLUL (Lisboa, Portugal)
|
2003/10 | Indigenous deities in Portuguese Lusitania: private cults / public cults | 5 F.E.R.C.AN. Workshop, Graz 9-12 Oktober 2003
ÖAW - Forschungszentrum Graz (Graz, Áustria)
|
2003 | “Motivos da arte e motivações clássicas” | Antiguidade Clássica: que fazer com este património? À memória de Victor Jabouille
Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2003 | “Língua portuguesa: uma história multicultural” | IIas Jornadas de Língua e Cultura Portuguesa. Multiculturalidade no ensino/aprendizagem de português LE
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2002 | “O papel das línguas clássicas no ensino de português LE/L2” | Primeiras Jornadas de Língua e Cultura Portuguesa
Departamento de Língua e Cultura Portuguesa da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2000 | “A destruição de Cremona nas Histórias de Tácito” | Colóquio de Literatura Latina De Augusto a Adriano
Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023 - Atual | Análise do Conteúdo (Inter)cultural em Livros Didáticos de Português como Língua Estrangeira: Ensinar e Aprender Língua na
Interação de Culturas
Coorientador de Menghze Xu
|
Português como Língua Estrangeira/ Língua Segunda (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2023 - Atual | Uma tipologia funerária romana: as estelas de topo arredondado do municipium Olisiponense
Orientador
|
Estudos Clássicos (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2021 - 2023/12/19 | Um breve estudo da educação bilingue, o caso de Angola
Orientador
|
Português como Língua Estrangeira/ Língua Segunda (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2020 - 2023/12/04 | Avaliação para os materiais digitais na era da convergência nos media — O caso do português como língua estrangeira.
Orientador
|
Português como Língua Estrangeira/ Língua Segunda (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2021 - 2023/11/23 | A Influência das Estratégias de Aprendizagem na Erosão de Vocabulário entre Estudantes Chineses do Curso de PLE
Coorientador
|
Português como Língua Estrangeira/ Língua Segunda (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2021 - 2023/11/23 | A Influência das Estratégias de Aprendizagem na Erosão de Vocabulário entre Estudantes Chineses do Curso de PLE
Coorientador de Wenbin Chang
|
Português como Língua Estrangeira/ Língua Segunda (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2021 - 2023/10/26 | Ansiedade dos estudantes em situação de estudo no exterior - O caso dos estudantes chineses de intercâmbio em Portugal
Orientador
|
Português como Língua Estrangeira/ Língua Segunda (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2020 - 2023/10/26 | Ansiedade dos estudantes em situação de estudo no exterior - O caso dos estudantes chineses de intercâmbio em Portugal
Orientador
|
Português como Língua Estrangeira/ Língua Segunda (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2021 - 2022/12/05 | Avaliação de Competência Oral de Alunos Universitários Chineses de PLE: Um Estudo de Caso
Orientador de YIXIN GAO
|
Português como Língua Estrangeira / Língua Segunda (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2021 - 2022/10/20 | As expressões idiomáticas no ensino do português língua materna e do português língua estrangeira. Uma abordagem pedagógico-didática
Coorientador
|
Português como Língua Estrangeira/ Língua Segunda (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2021 - 2022/06/06 | Ensino lexical na literatura em curso de Português como Língua Estrangeira para alunos chineses - entre a sistematicidade
e a culturalidade
Coorientador de JIAHUI CHEN
|
Português como Língua Estrangeira / Língua Segunda (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2020 - 2022/06/02 | Ensino de Português como Língua Estrangeira a alunos adultos: o estudo individual
Orientador de Cláudia Melissa Arraiol Faia
|
Português como Língua Estrangeira / Língua Segunda (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2020 - 2022/04/27 | A Translinguagem no contexto de ensino-aprendizagem de PLE
Orientador de Catarina Delicado Cambóias
|
Português como Língua Estrangeira / Língua Segunda (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2021 - 2022/04/11 | A avaliação da leitura em exames de português língua não materna nível B1 ¿
Coorientador de Matilde Barbosa Nunes Tavares
|
Português como Língua Estrangeira/ Língua Segunda (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2021 - 2022/03/28 | A integração do ensino da cultura nas aulas de PLE - O caso do ensino superior na China Continental
Coorientador de Meiqi Liu
|
Português como Língua Estrangeira / Língua Segunda (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2021 - 2022/03/14 | A Motivação e o Investimento na Aprendizagem dos Estudantes Chineses de PL2: um estudo em contexto de estudo no exterior
em Aveiro, Lisboa e Porto Alegre
Orientador de Caihong Guo
|
Português como Língua Estrangeira / Língua Segunda (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2020 - 2022/03/11 | A noção de mediação e a análise de manuais didáticos: proposta de um modelo avaliativo
Orientador de RAFAEL CORREIA REBELO
|
Português como Língua Estrangeira / Língua Segunda (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2021 - 2022/02/07 | A nominalização de Processos no ensino do Português para Fins Específicos na China: Análise de um manual de temas económico-comerciais
Coorientador de Ruizhe Zhou
|
Português como Língua Estrangeira / Língua Segunda (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2019 - 2021/04/19 | Expressões idiomáticas e ensino de português língua estrangeira - expressões idiomáticas do corpo humano. Mestrado em Português
como Língua Estrangeira / Língua Segunda. Lisboa: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Coorientador de Cristiana Maria Borges Santos
|
Português como Língua Estrangeira/ Língua Segunda (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2019 - 2021/01/07 | Efeito retroativo e impacto dos exames do CAPLE no contexto da China
Orientador de Jiayu Liu
|
Português como Língua Estrangeira / Língua Segunda (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2019 - 2020/11/20 | ETIQUETA À MESA COM A FAMÍLIA NA CULTURA CHINESA E A SUA MUDANÇA NA SEGUNDA GERAÇÃO DOS IMIGRANTES CHINESES EM PORTUGAL: UM
ESTUDO DE CASO
Orientador de Siqing Mu
|
Português como Língua Estrangeira / Língua Segunda (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2019 - 2020/07/23 | OS EFEITOS LINGUÍSTICOS E CULTURAIS DOS INTERCÂMBIOS ESTUDANTIS NA VIDA PESSOAL E ACADÊMICA DOS ALUNOS
Orientador de Christiane Souza de Godoy
|
Português como Língua Estrangeira / Língua Segunda (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2018 - 2019/12/17 | Habilidade e estratégia de leitura em Português como Língua Estrangeira
Orientador de Jia Jia Sui
|
Português como Língua Estrangeira / Língua Segunda (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2018 - 2019/11/13 | Uma investigação para o desenho de materiais de aprendizagem autorregulada de PLE em nível básico no âmbito de ICALL
Orientador de Xuechun Yu
|
Português como Língua Estrangeira / Língua Segunda (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2018 - 2019/01/21 | Avaliação da Competência Intercultural: Estudantes Universitários Chineses de PLE
Orientador de Zhang Hanzi
|
Português como Língua Estrangeira / Língua Segunda (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2016 - 2018/12/12 | O ensino/aprendizagem de Português Língua Estrangeira a alunos chineses na FLUL: 2013-2016
Orientador de Huang Chao
|
Língua e Cultura Portuguesa (Língua Estrangeira/Língua Segunda) (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2017 - 2018/07/03 | O ensino da gramática em contexto de PLE: a determinação nominal para os alunos chineses
Coorientador de Xinyu Zhou
|
Língua e Cultura Portuguesa (Língua Estrangeira/Língua Segunda) (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2017 - 2018/03/26 | O manual Português para Ensino Universitários: uma proposta de análise de um manual de PLE usado na China Interior
Orientador de Zhefei Kang
|
Português como Língua Estrangeira / Língua Segunda (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2014 - 2018/02/24 | A Língua Portuguesa e o Falar Santomense: o impacto da Política Linguística em São Tomé e Príncipe
Orientador de Cristina Amado Franca e Almeida Castello David
|
Língua e Cultura Portuguesa (Língua Estrangeira/Língua Segunda) (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2014 - 2018/01/15 | O ensino da Língua Portuguesa na China Interior: Do ensino à aprendizagem
Orientador de Wang Jiangmei
|
Língua e Cultura Portuguesa (Língua Estrangeira/Língua Segunda) (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2016 - 2017/12/18 | O ensino PLNM no ensino básico a alunos chineses recém-chegados a Portugal: Um estudo de caso
Orientador de Nannan Zhao
|
Língua e Cultura Portuguesa (Língua Estrangeira/Língua Segunda) (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2016 - 2017/12/04 | O português na China: alguns aspectos do seu ensino-aprendizagem e avaliação
Orientador de Ye Xinlei
|
Língua e Cultura Portuguesa (Língua Estrangeira/Língua Segunda) (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2016 - 2017/06/19 | Línguas, encontros e identidades. As dinâmicas do plurilinguismo e a comunidade italiana em Portugal
Coorientador de Simonetta Griani
|
Língua e Cultura Portuguesa (Língua Estrangeira/Língua Segunda) (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2014 - 2017/05/17 | Aprendizagem do Português Língua Estrangeira por alunos chineses: representações e motivação
Orientador de Maria da Graça Gomes Fernandes
|
Língua e Cultura Portuguesa (Língua Estrangeira/Língua Segunda) (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2014 - 2017/01/24 | Estratégias utilizadas por Aprendentes de Português Língua Estrangeira: Estudantes Universitários Falantes de Língua Materna
Chinesa
Orientador de Liu Gang
|
Língua e Cultura Portuguesa (Língua Estrangeira/Língua Segunda) (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2015 - 2016/12/12 | O ensino de PLE no arquipélago da Madeira: o seu público, motivações e contextos para o seu ensino-aprendizagem
Orientador de Mariana Afonseca Figueira
|
Língua e Cultura Portuguesa (Língua Estrangeira/Língua Segunda) (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2015 - 2016/04/20 | A apredizagem da língua portuguesa pela comunidade chinesa a residir em Portugal: um estudo sobre diferentes gerações
Orientador de Ma Xiaoyi
|
Língua e Cultura Portuguesa (Língua Estrangeira/Língua Segunda) (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2015 - 2016/03/30 | A imigração chinesa em Portugal e a sua integração linguística e cultural na sociedade portuguesa
Orientador de Yu Yijing
|
Língua e Cultura Portuguesa (Língua Estrangeira/Língua Segunda) (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2014 - 2015/06/23 | Investigação-acção das necessidades no ensino do português para fins específicos: o caso do público chinês em Portugal
Orientador de Zhang Hanzi
|
Língua e Cultura Portuguesa (Língua Estrangeira/Língua Segunda) (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2014 - 2015/06/03 | A imigração e a língua de acolhimento em Portugal: questões de identidade e integração
Orientador de Marta Luisa Torres dos Santos Marques
|
Língua e Cultura Portuguesa (Língua Estrangeira/Língua Segunda) (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2014 - 2015/06/02 | Os manuais Português XXI 1-2-3: seu uso no ensino universitário em Marrocos
Orientador de Abdessamad Menaouar
|
Língua e Cultura Portuguesa (Língua Estrangeira/Língua Segunda) (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2014 - 2015/04/16 | Língua e desenvolvimento: o caso da Guiné-Bissau
Orientador de José Augusto Barbosa
|
Língua e Cultura Portuguesa (Língua Estrangeira/Língua Segunda) (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2014 - 2015/02/19 | O desafio para o multilinguismo: o projecto Erasmus
Orientador de Ludovica Tranfaglia
|
Língua e Cultura Portuguesa (Língua Estrangeira/Língua Segunda) (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2014 - 2015/01/12 | Contributo para a análise dos manuais de português língua estrangeira na República Checa
Orientador de Sandra Neumanová
|
Língua e Cultura Portuguesa (Língua Estrangeira/Língua Segunda) (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2013 - 2014/12/27 | Formação de professores de língua portuguesa na Escola Normal Superior Tchico Té, Guiné Bissau
Orientador de Baró Baldé
|
Língua e Cultura Portuguesa (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2013 - 2014/12/15 | O ensino do português LE no Cairo: reflexões, propostas e perspetivas futuras
Orientador de Ahmed Moustafa Kamel Amer
|
Língua e Cultura Portuguesa (Língua Estrangeira/Língua Segunda) (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2013 - 2014/11/25 | O ensino não formal na aprendizagem de português língua estrangeira em contexto de acolhimento: um estudo de caso
Orientador de Maria Filomena Bernardo Martins
|
Língua e Cultura Portuguesa (Língua Estrangeira/Língua Segunda) (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2013 - 2014/11/03 | Representações da língua portuguesa por falantes de língua chinesa
Orientador de Sara Filipa Torrão Mourato
|
Língua e Cultura Portuguesa (Língua Estrangeira/Língua Segunda) (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2013 - 2014/09/22 | Análise de erros na escrita relacionados com a aprendizagem da concordância de género por falantes nativos de inglês, aprendentes
de português europeu como língua estrangeira
Orientador de Elisabeta Maria Costa Mariotto
|
Língua e Cultura Portuguesa (Língua Estrangeira/Língua Segunda) (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2013 - 2014/09/15 | Ensino da língua portuguesa na China: uma análise de alguns planos curriculares
Orientador de Yuan Shuhan
|
Língua e Cultura Portuguesa (Língua Estrangeira/Língua Segunda) (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2013 - 2014/06/02 | Adaptando e antecipando: contribuições de uma análise reflexiva para a gestão de um manual didático de PLE
Orientador de Thie Maira Ferreira da Silva
|
Língua e Cultura Portuguesa (Língua Estrangeira/Língua Segunda) (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2013 - 2013/10/10 | O erro, uma análise necessária : sua implicação no ensino da língua portuguesa em Cabo Verde
Orientador de Jacinto da Veiga Miranda
|
Língua e Cultura Portuguesa (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2011 - 2013/06/04 | Do ensino do português a “Outras Gentes”: contributo histórico para as representações da língua portuguesa
Orientador de Débora Jorge Martins dos Santos Saraiva
|
Língua e Cultura Portuguesa (Língua Estrangeira/Língua Segunda) (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2011 - 2012/12/13 | A imigração em Portugal: o português língua de acolhimento e as problemáticas da identidade linguística e cultural
Orientador de Patrícia Alexandra Marcos Caldeira
|
Língua e Cultura Portuguesa (Língua Estrangeira/Língua Segunda) (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/06/01 - 2023/06/03 | Congresso De Roma a Olisipo: perspetivas sobre a edição de epigrafia no século XXI e sobre os estudos de arqueologia entre
Itália e Lusitania
/ From Rome to Olisipo: perspectives on epigraphic texts edition in the 21st century and on archaeological studies between
Italy and Lusitania
This conference aims to be a space for reflection on the challenges, theoretical and methodological problems that arise in
the editing and study of epigraphic texts and their h (2023/06/01 - 2023/06/03)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Lisboa Centro de Estudos Clássicos, Portugal Universidade de Lisboa Centro de Arqueologia, Portugal |
2021/06/07 - 2021/06/08 | I INTERNATIONAL CONFERENCE ON FOREIGN LANGUAGE LEARNING: VARIETY, DIVERSITY, AND INTERDISCIPLINARITY (2021/06/07 - 2021/06/08)
Conferência (Coorganizador)
|
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal |
2018 - 2018 | Guadiana ¿ um rio e dois territórios: perspetivas em torno da epigrafia latina e seu contexto arqueológico (2018/11/14 - 2018/11/15)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Lisboa Centro de Estudos Clássicos, Portugal |
2017 - 2017 | Simpósio SIPLE 2017. PLE/L2: contextos, usos e práticas de ensino, Lisboa, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa,
30-31 de outubro de 2017. (2017/10/30 - 2017/10/31)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
SIPLE - Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira, Brasil |
2016 - 2016 | XV Workshop F.E.R.C.AN. Natural born difficulties of studying ancient cults: tracking back methodologies / Dificuldades intrínsecas
ao estudo de cultos antigos: perscrutando metodologias (2016/10/20 - 2016/10/22)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Lisboa Centro de Estudos Clássicos, Portugal F.E.R.C.AN. ¿ FONTES EPIGRAPHICI RELIGIONUM CELTICARUM ANTIQUARUM, Áustria |
2012 - 2012 | ALTE 41st Meeting and Conference. The impact of language testing on learning and teaching, CAPLE-FLUL / ALTE, Faculdade de
Letras da Universidade de Lisboa, 18 a 20 de Abril de 2012. (2012/04/18 - 2012/04/20)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal CAPLE. Centro de Avaliação de Português Língua Estrangeira, Portugal ALTE. Association of Language Testers in Europe, Reino Unido |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/04/03 - 2024/04/04 | "Em que língua se ensino o mundo?", V Jornadas da Educação, Universidade de Aveiro.
Mesa-redonda
|
V Jornadas da Educação, Núcleo de Estudantes de Educação Básica
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/01/17 | Análise do Atual Planeamento e Políticas de Português Língua Estrangeira da China: Comparação com o Caso do Espanhol Língua
Estrangeira e Recomendações para Planeamento e Políticas Articuladas
Arguente
|
Luís Tiago Alves Pires (Doutoramento)
Universidade Aberta Departamento de Humanidades, Portugal
|
2023/07/17 | O Desenvolvimento de Competências de Comunicação Intercultural no Ensino de Português LE
Arguente principal
|
Zixuan Wu (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2023/07/13 | A análise comparativa do filtro afetivo na apropriação português e chinês como línguas estrangeiras: um estudo de caso
Arguente principal
|
Zheng Li (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Línguas e Culturas, Portugal
|
2023/05/31 | Análise do Conteúdo (Inter)cultural em Livros Didáticos de Português como Língua Estrangeira: Ensinar e Aprender Língua na
Interação de Culturas (Prova intermédia para discussão de projeto de tese de doutoramento)
Orientador
|
Menghze Xu (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2022/12/16 | Práticas de leitura por prazer – um estudo numa turma do 4.º ano. Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do
Ensino Básico Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, 16 de dezembro de 2022.
Arguente
|
Cassandra Filipa da Silva Pereira (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2022/12/13 | Reflexões Sobre o Eufemismo Na Língua Portuguesa e em Mandarim
Arguente principal
|
Wei Zheng (Mestrado)
Universidade de Aveiro Centro de Línguas Literaturas e Culturas, Portugal
|
2022/11/29 | A educação e a interculturalidade na cidade de New Bedford, Mestrado em Português Língua Não Materna, Departamento de Humanidades,
Universidade Aberta, 29 de novembro de 2022.
Arguente principal
|
Marla Margarida Hilário Pascoal Santos (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Humanidades, Portugal
|
2022/11/09 | O uso de manuais no ensino-aprendizagem de português na Guiné-Bissau
Presidente do júri
|
Abubacar Mendes (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2022/10/06 | O ensino do português língua de herança no distrito de Hudson, MA
Arguente principal
|
Sónia Filipa Dantas Rodrigues (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Humanidades, Portugal
|
2022/10/04 | O Valor e o Significado Atual da Cortesia Linguística. Os Títulos Honoríficos Académicos na Comunicação Intercultural entre
Professores e Alunos no Contexto da Sala de Aula Universitária do PLE na Região Administrativa Especial de Macau
Arguente principal
|
João Arnaldo da Silva Gonçalves (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Humanidades, Portugal
|
2022/07/13 | Português no Ensino Superior da China: os Estudantes Chineses de Mobilidade de Crédito em Portugal e o Ensino para a Interação
Cultural
Arguente
|
Manuel Duarte João Pires (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2022/05/02 | A Função Pedagógica das Imagens em Manuais de PLE/PL2
Presidente do júri
|
Paula Susana Morais Rodrigues (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2022/04/12 | A produção escrita no ensino-aprendizagem do Português como Língua Estrangeira (PLE) no Senegal
Presidente do júri
|
Adrien Modeste Mendy (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2022/03/29 | A música no ensino de línguas baseado em tarefas em português como língua não materna
Presidente do júri
|
Alexandra Maria Ferreira De Freitas E Castro (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2022/01/11 | Ensino de PLE (Português como Língua Estrangeira) a um público adulto: uma experiência de voluntariado presencial e de prosseguimento
online
Arguente
|
Catarina Fraústo Duarte (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2021/07/02 | O valor da língua portuguesa como ativo político internacional – o papel de Portugal, Mestrado em Português Língua Não Materna,
Departamento de Humanidades, Universidade Aberta.
Arguente principal
|
Pedro Manuel de Oliveira Bernardo (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Humanidades, Portugal
|
2020/11/28 | "A dimensão global da Língua Portuguesa: uma análise comparativa com a expansão da Língua Inglesa"
Arguente
|
Ana Catarina Vasques Rodrigues Mesquita (Outro)
Universidade Aberta, Portugal
|
2020/11/27 | "O ensino de português língua não materna no condado de Montgomery"
Arguente
|
Cremilde Maria Duarte dos Santos Ribeiro de Araújo (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
Universidade Aberta Departamento de Humanidades, Portugal |
2020/11/05 | "O Humor Verbal como Instrumento Didático em Manuais de Português Língua Estrangeira/Língua Segunda"
Presidente do júri
|
Feiyan Ye (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2020/10/02 | Que política e planeamento linguístico existe para a integração dos cidadãos oriundos da Venezuela na Madeira?
Arguente principal
|
Ana Rita Inácio António (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2020/09/18 | "Perder uma língua: o bilinguismo na comunidade portuguesa na África do Sul"
Arguente principal
|
Vera Coelho (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Humanidades, Portugal
|
2020/07/01 | DIVULGAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES PORTUGUESAS: UMA ANÁLISE DOS VÍDEOS PUBLICITÁRIOS NA CAPTAÇÃO DE ESTUDANTES CHINESES
Presidente do júri
|
Yu jiang (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2020/06/29 | O pretérito perfeito passivo, do latim ao português: estudo de caso a partir do género epigráfico
Arguente principal
|
Mário Nuno Campos de Gouveia (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2020/06/05 | Polónia e Portugal: Imagens de Portugal por viajantes polacos
Presidente do júri
|
Pawel Gawel Mataczynski (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2020/02/24 | Leitura Pública em Portugal e na China —O Caso do Plano Nacional de Leitura
Presidente do júri
|
Kong Mengya (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2020/02/20 | "A China e Macau a partir de duas “navegações” portuguesas do século XX: O Caminho do Oriente (1932) de Jaime do Inso e Nocturno
em Macau (1991) de Maria Ondina Braga"
Vogal
|
Jiayi Yuan (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2019/12/13 | Aquisição do vocabulário e manutenção do português língua de herança por meio da leitura
Arguente
|
Daniele Azevedo da C. Ferreira (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Humanidades, Portugal
|
2019/12/05 | A crise dos refugiados nos media portugueses no século XXI
Arguente principal
|
Luciano Fernandes do Amaral (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2019/11/11 | O ensino do português língua estrangeira para o público jovem: uma experiência de introdução do curso de PLE num campo de
férias na Rússia
Vogal
|
Iuliia Travina (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2019/07/16 | Relações interculturais na Europa. Uma perspetiva na imprensa portuguesa entre 2013 e 2015
Arguente principal
|
Júlio Omar Affonso Mateiro (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2019/07/15 | Culturemas da gastronomia cearense – contributos para a fraseologia da língua portuguesa
Arguente
|
Expedito Wellington Chaves Costa (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2019/04/08 | Para a construção de um dicionário explicativo de provérbios português – chinês (DEP-PC): reflexões e primeiros passos
Vogal
|
Lin Yuqing (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2019/02/27 | A identidade cultural da geração 1.5 dos imigrantes chineses em Lisboa
Vogal
|
Danhui Li (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2019/02/19 | A educação bilingue em Angola e o lugar das línguas nacionais
Arguente
|
Mateus Segunda Chicumba (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2019/01/30 | As crenças dos estudantes chineses e dos seus professores portugueses sobre aprendizagem de língua no curso de PLE na FLUL
Presidente do júri
|
Xu Shuai (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2019/01/28 | Ensino de PLE com fins específicos: curso de Português de Energia para funcionários chineses das entidades-membros da GEIDCO
nos PLOP
Vogal
|
Xin Liu (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2019/01/04 | O plurilinguismo e as competências interculturais no sistema educativo francês. Será França um modelo a seguir?
Arguente principal
|
Margarida de Jesus M. Alves de Sousa (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Humanidades, Portugal
|
2018/11/28 | O uso de textos literários nas aulas de Português Língua Estrangeira /Língua Segunda através de narrativas de Mia Couto: “Ler
é sonhar pela mão de outrem” (Fernando Pessoa)
Vogal
|
Kinga Somogyi (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2018/07/10 | A competetência intercultural e o texto literário no ensino do Português
Arguente principal
|
Palmira Madalena Soares Alves do Vale (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2017/10/31 | A realidade sociocultural nos manuais de português língua estrangeira: o caso da representação da família
Vogal
|
Daniel Filipe da Silva de Jesus (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2017/07/31 | Contextos interculturais de integração no mercado de trabalho: o caso dos aprendentes chineses de Português Língua Estrangeira
em Portugal
Arguente principal
|
Xinna Han (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2017/07/18 | Análise do manual didático Periquito Beta da Guiné-Bissau: uma reflexão na perspetiva de Português língua segunda
Arguente principal
|
Maimuna Sambu (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2017/05/31 | Género na escola: perspetivando cidadãos para a diversidade
Arguente principal
|
Vanessa Sofia Coito Rainho (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2017/01/17 | A importância do Associativismo na inclusão social através da cultura
Arguente
|
Flávio Manuel de Araújo Alexandre (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2016/12/14 | Os efeitos da Globalização e das Novas Tecnologias no jornal de Letras, Artes e Ideias – uma análise geral
Arguente
|
Daniela Filipa Guerreiro Marques (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2016/11/22 | Ação Educativa e Formação no associativismo imigrante em Lisboa: o caso da associação Moinho da Juventude da Cova da Moura
no concelho da Amadora
Arguente principal
|
Arianna Santaniello (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2016/07/22 | Abordagem Comunicativa e Avaliação no Processo de Ensino/Aprendizagem de Português Língua Estrangeira no Senegal
Arguente principal
|
Abdoulaye Diatta (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2016/06/28 | A Alfabetização na Aprendizagem de uma Língua Estrangeira
Arguente principal
|
Marisa Pereira Sapina (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2016/06/22 | Utilização da banda desenhada no ensino de Português Língua Estrangeira
Arguente principal
|
Filomena Martins Peixoto Venâncio (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2015/06/03 | Representações da língua portuguesa por falantes não nativos
Vogal
|
Laura Maria Mendes de Carvalho (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2015/04/20 | Cultos e Cultuantes no Sul do território actualmente português em época romana (sécs. I – III d.C). Uma aproximação à sociologia
das religiões
Arguente principal
|
Sílvia Monteiro Teixeira (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2014/12/12 | A educação lúdica no ensino/aprendizagem do português como língua estrangeira: estudo de um caso na China
Vogal
|
Hu Jing (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2014/10/17 | Proposta de Produção de Unidade Didática para Manual de Português Comercial
Arguente principal
|
Vanda Cristina Varela Magarreiro (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2014/06/25 | Aprendizagem de Português Língua Não Materna e Comunicação Oral – Estudo de Caso
Arguente principal
|
Cátia Sofia Cardoso Lopes (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2014/05/28 | Estudo comparativo entre o perfil linguístico do falante urbano do Lubango e do Huambo e suas implicações no ensino do Português
Vogal
|
Arsénio da Silva Cruz (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2013/01/21 | Reencontrando o outro através da experiência portuguesa: a literatura de viagens a África no século XIX
Vogal
|
Francisco António Sagorro da Silva (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2012/12/27 | A aprendizagem do português enquanto língua de acolhimento: a comunidade Punjabi em Portugal,
Vogal
|
Dimple Rajput (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2012/12/20 | Da presença da literatura açoriana nos manuais escolares de português língua estrangeira no contexto da aprendizagem dos luso-descendentes
nos Estados Unidos (EUA)
Vogal
|
Ana Isabel do Couto Medeiros (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2012/12/19 | O texto literário na aula de português L2 – uma proposta de didactização: Vida e Morte de João Cabafume, de Gabriel Mariano
Vogal
|
licenciado Nelo Canuto Monteiro de Pina (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2012/12/18 | Texto publicitário: gramática do visual em manuais de língua portuguesa
Vogal
|
Maria Filomena Martins Castanheira de Amorim Galvão (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2012/12/17 | Diálogo entre a linguística e a pedagogia: a voz dos docentes e o seu conhecimento genológico
Vogal
|
Carolina Celeste Locci da Costa (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2012/12/13 | Ensino de Português (PLE) a falantes de língua materna chinesa: as expressões idiomáticas
Vogal
|
Wang Cheng Xu (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2012/12/12 | A formação de professores de português língua segunda (L2) em Angola: o caso da Universidade de Katyavala Bwila / Benguela
Vogal
|
Mateus Segunda Chicumba (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2012/12/11 | A expressão das emoções no contexto de ensino/aprendizagem de PLE em imersão – estudo exploratório com recurso à teoria da
Avaliatividade
Vogal
|
Maria Martins do Nascimento Brito (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2012/10/18 | Artigos demonstrativos em língua (LE/L2)
Vogal
|
Ana Vrâjitoru (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2012/01/17 | Ensino da cultura – aspectos da cultura portuguesa para falantes de sérvio
Vogal
|
Jelena Ckonjevic (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2012/01/12 | O texto literário como veículo de diálogo intercultural no ensino/aprendizagem da língua portuguesa
Vogal
|
Mafalda Gaspar Dias Mendes Moço (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2012/01/10 | Os erros no discurso escrito de hispano-falantes de nível B2
Vogal
|
Rúben Duarte Zeferino (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2011/05/02 | O lúdico no ensino/aprendizagem do português como língua estrangeira
Vogal
|
Lidiane Cristina de Araújo (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2010/12/14 | Ensino/Aprendizagem do português a refugiados em contexto de acolhimento
Vogal
|
Ana Sofia Clemente dos Santos (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2010/07/30 | O conhecimento sociocultural no ensino-aprendizagem do português como língua estrangeira: as convenções sociais nos manuais
de PLE
Vogal
|
Liliana Fernandes Vaz (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2010/06/18 | Os manuais de língua portuguesa e o desenvolvimento da expressão oral no ensino secundário de Cabo Verde
Vogal
|
Maria Antónia Moreira Varela (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2010/05/10 | Tratamento do erro na produção escrita: análise das estratégias de correcção dos erros
Vogal
|
Ana Paula de Sena Pereira Lima (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2021/06/07 - 2021/06/08 | I International Conference on Foreign Language Learning: variety, diversity, and interdisciplinarity, | Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa |
2019/11/27 - 2019/11/29 | Congresso Internacional "Macau e a Língua Portuguesa: Novas Pontes a Oriente" | IPM - Instituto Politécnico de Macau / IPOR - Instituto Português do Oriente |
2018/09 - 2018/09 | Simpósio SIPLE 2018 – PLE/L2 e PL2S: somando esforços, fortalecendo vínculos, 27 – 28 de setembro de 2018. | Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Brasil |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2024/01/22 - 2024/05/03 | Problemática dos Estudos Clássicos II | Estudos Clássicos (Mestrado integrado) | Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal |
2013 - 2024 | Do Latim às Línguas Românicas | Estudos Clássicos (Licenciatura) | Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal |
2012 - 2024 | Ensino, Aprendizagem, Avaliação | Português como Língua Estrangeira/ Língua Segunda (Mestrado) | Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal |
2009 - 2024 | Cultura e Globalização | Estudos Africanos (Licenciatura) | Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal |
2010 - 2023 | Comunicação Intercultural | Estudos Portugueses e Lusófonos (Português e Português Língua Estrangeira/Língua Segunda) (Licenciatura) | Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal |
2022/09/22 - 2022/12/01 | What Inscriptions May Reveal: Discovering the Roman World through Epigraphy COIL Course | What Inscriptions May Reveal: Discovering the Roman World through Epigraphy (Outros) | Universidade de Lisboa Centro de Estudos Clássicos, Portugal Masarykova univerzita, República Checa |
2019 - 2022 | Latim I / Iniciação à Língua Latina I | Estudos Clássicos (Licenciatura) | Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal |
2018 - 2019 | Didática do Português (PLE/PL2) | Português como Língua Estrangeira/ Língua Segunda (Mestrado integrado) | Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal |
2016 - 2018 | Cultura e Sociedade | Artes e Humanidades (Licenciatura) | Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal |
2010 - 2018 | Multilinguismo e Política Linguística | Português como Língua Estrangeira/ Língua Segunda (Mestrado integrado) | Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal |
2014 - 2015 | Iniciação à Língua Latina I | Estudos Clássicos (Licenciatura) | Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal |
2013/11/22 - 2013/11/23 | Workshop Temático - A Avaliação das Aprendizagens | Seminário Políticas Públicas: A integração dos imigrantes na sociedade de acolhimento através da promoção do ensino/aprendizagem da língua (Outros) | Alto Comissariado para as Migrações, Portugal |
2013/04/13 - 2013/04/13 | Workshop de formadores de Educação Não Formal | Workshop de formadores de Educação Não Formal (Outros) | Alto Comissariado para as Migrações, Portugal |
2012 - 2013 | Cultura Portuguesa | Língua e Cultura Portuguesa (Língua Estrangeira/Língua Segunda) (Doutoramento) | Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal |
2012 - 2013 | Multilinguismo e Política Linguística | Língua e Cultura Portuguesa (Língua Estrangeira/Língua Segunda) (Doutoramento) | Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal |
2006 - 2013 | Língua Portuguesa e Multiculturalismo | Estudos Portugueses e Lusófonos (Português e Português Língua Estrangeira/Língua Segunda) (Licenciatura) | Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal |
2009 - 2010 | Tecnologias de Informação e Comunicação | Estudos Portugueses e Lusófonos (Português e Português Língua Estrangeira/Língua Segunda) (Licenciatura) | Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal |
2006 - 2010 | Origens e Expansão da Língua Portuguesa | Estudos Portugueses e Lusófonos (Português e Português Língua Estrangeira/Língua Segunda) (Licenciatura) | Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal |
2003 - 2006 | Fonologia e Morfologia do Português | Língua e Cultura Portuguesa (Língua Estrangeira) (Licenciatura) | Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal |
2003 - 2006 | História da Língua Portuguesa | Língua e Cultura Portuguesa (Língua Estrangeira) (Licenciatura) | Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal |
2001 - 2005 | Curso Elementar de Latim I | Línguas e Literaturas Clássicas (Licenciatura) | Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal |
2001 - 2005 | Curso Elementar de Latim II | Línguas e Literaturas Clássicas (Licenciatura) | Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal |
Revisão ad hoc de artigos em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2023 - 2023/02/08 | Acta Antiqua Academiae Scientiarum Hungaricae (0044-5975) | Akadémiai Kiadó |
2022 - 2022 | Diacrítica (0807-8967) | Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho |
2022 - 2022 | Graeco-Latina Brunensia (1803-7402) | Department of Classical Studies, Faculty of Arts, Masaryk University |
2022 - 2022 | Indagatio Didactica (1647-3582) | CIDTFF – Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores |
2019 - 2019 | Graeco-Latina Brunensia (2336-4424) | Masaryk University Press |
2018 - 2018 | Euphrosyne | Centro de Estudos Clássicos FLUL |
2018 - 2018 | Graeco-Latina Brunensia (2336-4424) | Masaryk University Press |
Distinções
Prémio
2012 | Prémio de Investigação Cidade de Almada - Mais conhecimento, mais valor
Câmara Municipal de Almada, Portugal
|