???global.info.a_carregar???
Teresa Barreiros Leal has a PhD in Psychology and is an Associate Professor at the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Porto. She teaches in the field of Psychology of Education and Human Development and is a researcher at the Psychology Center of the University of Porto. Her research interests cover the study of the quality of preschool and school educational contexts, the development of emergent literacy, as well as the promotion of equity and inclusion in educational contexts. Teresa Leal has participated in national and international research projects. She has a particular interest in process variables, namely in the interactions between adult/child and teacher/student, and in the design of intervention programs that support and promote quality educational interactions. She is the author and co-author of national and international publications developed within the scope of these projects (h-index 14; 766 citations). In these lines of research, she supervises and has supervised doctoral theses, seven of which have been completed (two European PhD) and seven with FCT grants. She is a member of the ECERS International Group, which includes researchers from all over the world in the field of assessment and promotion of quality in early childhood education. She has collaborated as a consultant on national committees and projects in her areas of expertise.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Teresa Maria Pinto da Cruz Barreiros Leal

Nomes de citação

  • Leal, Teresa

Identificadores de autor

Ciência ID
A018-A9F8-045F
ORCID iD
0000-0002-9056-3266

Telefones

Telefone
  • 226079751 Ext.: 251 (Profissional)

Moradas

  • Rua Alfredo Allen , 4200 - 135, Porto, Porto, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Psicologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Alemão Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Português (Idioma materno)
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2003
Concluído
Psychology (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
1986
Concluído
Psychology (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16 Valores
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/09 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2003/01/22 - 2020/09 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
1999 - 2003 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
1990 - 1999 Assistente (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
1986 - 1990 Assistente Estagiário (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
1984 - 1986 Monitor (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2021/02 - Atual PROW: Promoting teachers well-being through positive behavior support in early childhood education
626146-EPP-1-2020-2-EL-EPPKA3-PI- POLICY
Investigador
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Erasmus Plus
Em curso
2021 - Atual Schools 2030 Portugal: Monitoring Assessment
xxxxxxxxxxx
Investigador
Em curso
2012 - 2015 ""(RE)CONCILIAR: Impacto da conciliação trabalho-família na parentalidade e no desenvolvimento das crianças" [(IM)BALANCE: Impact of work and family conciliation on parenting and children's development].
PTDC/MHC- CED/5218/2012
Investigador
Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011 - 2014 "Promoting the professional development of early childhood educators"
517999-LLP-1-GR-COMENIUS-CMP
Investigador
Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal
2011 - 2014 "Desenvolvimento de instrumentos para avaliação da qualidade do ambiente de estimulação familiar em Portugal e Alemanha" [Development of instruments to evaluate the quality of home environment in Portugal and Germany].
A-25/12
Investigador
Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal
Deutscher Akademischer Austauschdienst
2011 - 2012 "Factores de risco no desenvolvimento infantil" [Risk factors in child development].
A5-PROJ.196/11
Investigador responsável
Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal
Fundação Luso-Americana
2010 - 2011 "Contributos da CIF-CJ para o estudo da Participação em crianças com incapacidades em idades precoces”. [Contribution of the ICF-CY to the study of Participation in children with disabilities at early ages].
RIPD/CIF/109664/2009)
Investigador
Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2006 - 2007 "Caracterização dos contextos de educação pré-escolar” [Characterization of Pre-School Settings]
10216/56467
Investigador
Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal
Ministério da Educação
2000 - 2005 “Contributos para o Desenvolvimento da Literacia.” [Development of Literacy in Preschool Children].
Procº 63538
Investigador
Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
1992 - 1997 Estudo Europeu sobre Educação e Cuidados de Crianças de Idade Pré-escolar - European Study of Education and Care of Preschool Children
XXXXX
Investigador
Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Fundação Calouste Gulbenkian

Instituto de Inovação Educacional
Concluído
1991 - 1995 Estudo Transcultural da Avaliação da Qualidade de Contextos para Crianças em Idade Pré-escolar - Transcultural study of quality assessment of settings for preschool aged children
XXXXXXX
Investigador
Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal

Outro

Designação Financiadores
2006 - 2008 Contextos e Transição: Competências de literacia e de numeracia em crianças dos 4 aos 7 anos - Contexts and Transition: Literacy and numeracy skills in 4 to 7 year old children
XXXXX
Investigador responsável
Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal
Concluído
1996 - 1999 Estudo sobre a Educação Pré-Escolar em Portugal - Estudo de Qualidade - Study about Preschool Education in Portugal - A Quality Study
XXXX
Investigador
Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Teresa Leal; Ana Rodrigues de Lemos; Diana Alves; Isabel Abreu-Lima. "Music and music integration in preschool programs: a scoping review". 2022.
Artigo em revista
  1. Sofia Magalhães; Lénia Carvalhais; Patrícia Oliveira; Cátia Francisco; Cristina Mourisco; Teresa Leal; Teresa Limpo. "Promotion of psychological well-being and life satisfaction in pre-adolescents through mindfulness amidst COVID-19". (2023): https://hdl.handle.net/10216/155422.
    10.1007/s12671-023-02269-3
  2. Ana Rodrigues de Lemos; Sofia Mendes; Teresa Leal. "School misbehavior: elementary students' perspectives on typologies, attributions, and strategies". (2023): https://hdl.handle.net/10216/156709.
    10.1080/21683603.2023.2245357
  3. Carolina Guedes; Tiago Ferreira; Teresa Leal; Joana Cadima. "Unique and joint contributions of behavioral and emotional self-regulation to school readiness". (2022): https://hdl.handle.net/10216/148795.
    10.1080/10888691.2022.2045200
  4. Tiago Ferreira; Joana Cadima; Marisa Matias; Teresa Leal; Paula Mena Matos. "Relations between child self-control, maternal relational frustration, and teacher-child conflict: a longitudinal study with children from dual-earner families". (2022): https://hdl.handle.net/10216/140559.
    10.1017/S0954579420001182
  5. Ana Magalhães; Tânia Nunes; Inês Soeiro; Rui Rodrigues; António Coelho; Marisa Pinheiro; São Luís Castro; Teresa Leal; Teresa Limpo. "A pilot study testing the effectiveness of a mindfulness-based program for portuguese school children". (2022): https://hdl.handle.net/10216/144118.
    10.1007/s12671-022-01991-8
  6. Carla Peixoto; Joana Cadima; Teresa Leal. "Mothers' educational level and literacy beliefs: associations with home literacy experiences". (2022): https://hdl.handle.net/10216/148678.
    10.1080/09669760.2022.2025580
  7. Tiago Ferreira; Christian Geiser; Joana Cadima; Marisa Matias; Teresa Leal; Paula Mena Matos. "The strengths and difficulties questionnaire: an examination of factorial, convergent, and discriminant validity using multitrait-multirater data". (2021): https://hdl.handle.net/10216/129875.
    10.1037/pas0000961
  8. Joana S. de Carvalho; Sofia Oliveira; Magda Sofia Roberto; Carolina Gonçalves; José M. Bárbara; Aline F. de Castro; Rita Pereira; et al. "Effects of a mindfulness-based intervention for teachers: a study on teacher and student outcomes". (2021): https://hdl.handle.net/10216/133846.
    10.1007/s12671-021-01635-3
  9. Ferreira, T.; Cadima, J.; Matias, M.; Leal, T.; Matos, P.M.. "Teacher-child dependency in preschool: links with teacher-child closeness, conflict and children’s effortful control". Attachment & Human Development (2020):
    Publicado
  10. Leal, Teresa. "Relations between child self-control, maternal relational frustration, and teacher-child conflict: a Longitudinal study with children from dual earner families.". Development and Psychopathology (2020): p.1-p.14.
    Publicado
  11. Cadima, J.; Barros, S.; Ferreira, T.; Serra-Lemos, M.; Leal, T.; Verschueren, K.. "Bidirectional associations between vocabulary and self-regulation in preschool and their interplay with teacher–child closeness and autonomy support". Early Childhood Research Quarterly 46 (2019): 75-86. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85046156101&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.ecresq.2018.04.004
  12. Matias, M.; Ferreira, T.; Vieira, J.; Cadima, J.; Leal, T.; M. Matos, P.. "Work–family conflict, psychological availability, and child emotion regulation: Spillover and crossover in dual-earner families". Personal Relationships 24 3 (2017): 623-639. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85023204501&partnerID=MN8TOARS.
    10.1111/pere.12198
  13. Matias, M.; Ferreira, T.; Vieira, J.; Cadima, J.; Leal, T.; Mena Matos, P.. "Workplace Family Support, Parental Satisfaction, and Work–Family Conflict: Individual and Crossover Effects among Dual-Earner Couples". Applied Psychology 66 4 (2017): 628-652. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85028763796&partnerID=MN8TOARS.
    10.1111/apps.12103
  14. Ferreira, T.; Cadima, J.; Matias, M.; Vieira, J.M.; Leal, T.; Verschueren, K.. "Trajectories of Parental Engagement in Early Childhood Among Dual-Earner Families: Effects on Child Self-Control". Developmental Psychology (2017): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85034426396&partnerID=MN8TOARS.
    10.1037/dev0000458
  15. Cadime, I.; Santos, S.; Leal, T.; Viana, F.L.; Rodrigues, B.; Cosme, M.D.C.; Ribeiro, I.. "Compreensão de textos: Diferenças em função da modalidade de apresentação da tarefa, tipo de texto e tipo de pergunta". Analise Psicologica 35 3 (2017): 351-366. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85029058381&partnerID=MN8TOARS.
    10.14417/ap.1234
  16. Cadima, J.; Verschueren, K.; Leal, T.; Guedes, C.. "Classroom Interactions, Dyadic Teacher–Child Relationships, and Self–Regulation in Socially Disadvantaged Young Children". Journal of Abnormal Child Psychology 44 1 (2016): 7-17. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84958152544&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s10802-015-0060-5
  17. Cadima, J.; Enrico, M.; Ferreira, T.; Verschueren, K.; Leal, T.; Matos, P.M.. "Self-regulation in early childhood: the interplay between family risk, temperament and teacher–child interactions". European Journal of Developmental Psychology 13 3 (2016): 341-360. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84961214882&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/17405629.2016.1161506
  18. Cadima, J.; Ferreira, T.; Guedes, C.; Vieira, J.; Leal, T.; Matos, P.M.. "Risco e regulação emocional em idade pré-escolar: A qualidade das interações dos educadores de infância como potencial moderador". Analise Psicologica 34 3 (2016): 235-248. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84988531489&partnerID=MN8TOARS.
    10.14417/ap.1079
  19. Ferreira, T.; Cadima, J.; Matias, M.; Vieira, J.M.; Leal, T.; Matos, P.M.. "Preschool Children’s Prosocial Behavior: The Role of Mother–Child, Father–Child and Teacher–Child Relationships". Journal of Child and Family Studies 25 6 (2016): 1829-1839. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84965103059&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s10826-016-0369-x
  20. Barros, S.; Leal, T.B.. "Parents’ and teachers’ perceptions of quality in Portuguese childcare classrooms". European Journal of Psychology of Education 30 2 (2015): 209-226. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84912554686&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s10212-014-0235-4
  21. Abreu-Lima, I.M.P.; Leal, T.B.; Cadima, J.; Gamelas, A.M.. "Predicting child outcomes from preschool quality in Portugal". European Journal of Psychology of Education 28 2 (2013): 399-420. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84882449606&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s10212-012-0120-y
  22. Cadima, J.; Peixoto, C.; Leal, T.. "Observed classroom quality in first grade: associations with teacher, classroom, and school characteristics". European Journal of Psychology of Education (2013): 1-20. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84878006751&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s10212-013-0191-4
  23. Cadima, J.; Doumen, S.; Verschueren, K.; Leal, T.. "Examining teacher-child relationship quality across two countries". Educational Psychology (2013): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84888794765&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/01443410.2013.864754
  24. Peixoto, C., Leal, T.. "PRBI: Crenças parentais sobre a leitura.". Instrumentos de investigação desenvolvidos, adaptados ou usados pelo Grupo de Investigação Desenvolvimental, Educacional e Clínica com Crianças e Adolescentes (2013): 71-72.
    Publicado
  25. Cadima, J.; Leal, T.; Peixoto, C.. "Observation of teacher-child interactions: Scale interaction carer | Observação das interacções educador-criança: Escala de interacção do prestador de cuidados". Analise Psicologica 30 4 (2012): 373-386. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84887290621&partnerID=MN8TOARS.
  26. Cadima, J., Leal, T., & Cancela, J.. "Interacções professor-aluno nas salas de aula no 1º CEB: Indicadores de qualidade. [Teacher-student interactions in elementary classrooms: Quality indicators.]". Revista Portuguesa de Educação 24 (2011): 7-34.
    Publicado
  27. Barros, L., & Leal, T.. "Dimensões da qualidade das salas de creche do distrito do Porto [Quality dimensions of day care classrooms in the district of Porto]". Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxia e Educación 19(2) (2011): 117-132.
    Publicado
  28. Cadima, J.; McWilliam, R.A.; Leal, T.. "Environmental risk factors and childrens literacy skills during the transition to elementary school". International Journal of Behavioral Development 34 1 (2010): 24-33. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-74049089341&partnerID=MN8TOARS.
    10.1177/0165025409345045
  29. Cadima, J.; Leal, T.; Burchinal, M.. "The quality of teacher-student interactions: Associations with first graders' academic and behavioral outcomes". Journal of School Psychology 48 6 (2010): 457-482. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-78649334562&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.jsp.2010.09.001
  30. Aguiar, T., & Leal, T.. "Competências de literacia, de numeracia e sociais em dois períodos do desenvolvimento da criança: no pré-escolar e no 1º ano de escolaridade [Literacy, numeracy and social skills in two periods of child development: at preschool and in first grade],". Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxia e Educación 18(2) (2010): 133-146.
    Publicado
  31. Leal, T., Gamelas, A. M., Abreu-Lima, I., Cadima, J., & Peixoto, C.. "Qualidade em educação pré-escolar. [Quality in preschool education].". Psicologia (2009): 43-54.
    Publicado
  32. Cadima, J., Peixoto, C., & Leal, T.. "Factores de risco: A multiplicidade das variáveis contextuais no desenvolvimento das crianças. [Risk factors: The multiplicity of family variables in child development].". Psicologia (2009): 175-192.
    Publicado
  33. Rosário, H., Leal, T., Pinto, A. I., & Simeonsson, R.. "Utilidade da Classificação Internacional da Funcionalidade, Incapacidade e Saúde - versão para crianças e jovens (CIF-CJ) no contexto da intervenção precoce e da educação especial. [The utility of the International Classification of Functioning, Disability and Health - children and youth (ICF-CY) in early intervention and early childhood special education].". Psicologia (2009): 129-139.
    Publicado
  34. Cadima, J., Silva, P. & Leal, T.. "Construção de histórias a partir de sequências de imagens: Análise dos discursos orais de crianças do 1o ano de escolaridade. [Story construction from picture sequences. An analysis of oral speech of first school year children].". Revista Portuguesa de Pedagogia 38 1,2,3 (2004): 405-424.
    Publicado
  35. Cryer, D.; Tietze, W.; Burchinal, M.; Leal, T.; Palacios, J.. "Predicting process quality from structural quality in preschool programs: A cross-country comparison". Early Childhood Research Quarterly 14 3 (1999): 339-361. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-0033481083&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/S0885-2006(99)00017-4
  36. Tietze, W.; Bairrão, J.; Leal Barreiros, T.; Rossbach, H.-G.. "Assessing quality characteristics of center-based early childhood environments in Germany and Portugal: A cross-national study". European Journal of Psychology of Education 13 2 (1998): 283-298. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-0032394543&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/BF03173094
  37. Cruz, O., & Leal, T.. "Necessidades educativas especais: uma imagem genérica do contexto português.". Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxia e Educación 2(2) (1998): 49-54.
    Publicado
  38. Pinto, A. I., & Leal, T.. "Reflexões sobre o papel do psicólogo educacional. [Considerations about the role of the educational psychologist.].". Psicologia 1 (1991): 25-31.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Gonçalves, C., Pereira, R., Sampaio de Carvalho, J., Cadima, J., Leal, T.,Serra Lemos, M., Marques Pinto, A.. "Efeitos do programa Atentamente nos comportamentos dos professores em sala de aula". In Mindfullness em contexto educacional, editado por Alexandra Marques Pinto e Joana Marques de Carvalho, 53-64. Lisboa, Portugal: Coisas de Ler, 2019.
    Publicado
  2. Leal, T.; Gamelas, A.M.; Barros, S.; Pessanha, M.. "Quality of early childhood education environments: Discussion on the concept of quality and future perspectives". In Ler para ser.. 2017.
    10.1007/978-3-319-64212-3_3
  3. Gamelas, A.M.; Leal, T.; Pessanha, M.; Barros, S.. "Professional development and impact of the early change project: Reflections from the Portuguese example". In Ler para ser.. 2017.
    10.1007/978-3-319-64212-3_9
  4. Leal, T., Gamelas, A. M., Peixoto, C., & Cadima, J.. "Linguagem e literacia emergente: Propostas de intervenção em jardim de infância [Language and emergent literacy: Intervention proposals in preschool education].". In Ler para ser., editado por F. Leopoldina, I. Ribeiro, & A. Baptista, 175-206. Coimbra, Portugal: Editora Almedina, 2014.
    Publicado
  5. Leal, T., Gamelas, A.M., Abreu-Lima, I., Cadima, J., & Peixoto, C. "Educação pré-escolar e desenvolvimento da literacia. [Preschool education and literacy development]". In Ideias, projectos e inovação no mundo das infâncias: o percurso e a presença de Joaquim Bairrão., editado por G. Portugal. Aveiro, Portugal: Universidade de Aveiro, 2009.
    Publicado
  6. Leal, T., Cadima, J., Silva, P. & Gamelas, A. M.,. "A aprendizagem da leitura e da escrita ao longo do 1º ciclo e.b.: Contributos de um programa de literacia numa comunidade em desvantagem social. [Development of literacy in elementary-school children: Contributions of a literacy development program in a social disadvantaged community.]". In Desenvolvimento: Contextos familiares e educativos, editado por J. Bairrão, 256-282. Porto, Portugal: Livpsic, 2005.
    Publicado
  7. Cadima, J., Silva, P. Gamelas, A. M., Santos, F. & Leal, T.. "Desenvolvimento da literacia no 1º ciclo: Programas de intervenção numa escola de uma comunidade em desvantagem social. [Development of literacy in elementary-school children: Intervention programs in a social disadvantaged community school.]". In Desenvolvimento: Contextos familiares e educativos, editado por J. Bairrão, 234-252. Porto: Livpsic, 2005.
    Publicado
  8. Leal, T., Abreu-Lima, I. M. P., Barbosa, M., Cruz, O., Henriques, M., & Bairrão, J.. "Kinderbetreuung in Portugal. [Childcare and education in Portugal.]". In Qualität der Kinderbetreuung. Deutsche und internationale Perspektiven, editado por W. E. Fthenakis, & M. R. Textor, 200-206. Weinheim, Alemanha: Beltz, 1998.
    Publicado
  9. Bairrão, J., Leal, T., Abreu-Lima, I. M. P., & Morgado, R.. "Educação pré-escolar. [Preschool education.]". In A evolução do sistema educativo e o PRODEP. Estudos temáticos., editado por Departamento de Avaliação, Prospectiva e Planeamento do Ministério da Educação., 17-110. Lisboa, Portugal: Departamento de Avaliação, Prospectiva e Planeamento do Ministério da Educação., 1997.
    Publicado
Edição de livro
  1. Leal, Teresa. Joaquim Bairrão. “Um teórico forçado à prática? Ou um prático forçado à teoria?” – Pensamentos e Percursos pela Psicologia.. Porto, Portugal. 2019.
    Publicado
Recurso online
  1. Leal, Teresa. Good practices in early childhood education: Looking at early educators’ perspectives in six European countries.. 2014.
Tradução
  1. Leal, Teresa. Escala de Avaliação do Ambiente em Educação de Infância. [Early Childhood Environment Rating Scale]. Porto, Portugal: Livpsic/Legis Editora.. 2008.
    Publicado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2019/08 Connecting home and school relationships: Child self-control as a linking mechanism? In D. Roorda (Org), Teacher-student relationships for at-risk children. EARLI conference 2019.
(Aachen, Alemanha)
2019/07 O programa de iniciação à investigação InIt e a formação ética. In I. Nascimento (Org.) Mesa redonda II Formação ética de investigadores em Psicologia e Educação: Que referencial/ais? Que modelos? Seminário Luso-Brasileiro de Ética em Psicologia e na Educação. Porto, Portugal.
(Porto, Portugal)
2019/06 A participação das crianças em contexto de jardim de infância: Um estudo de caso. - Children participation in the preschool context: A case-study. GKA EDU – VIII Congresso Internacional de Educação e Aprendizagem
(Porto, Portugal)
2019/05 Using the ECERS-R in a context of a multitiered and sustainable approach to promote inclusive education. 21th International ECERS Meeting
(Moscovo, Rússia)
2018/11 How can intervention research influence education? In T. Limpo (Org.), Roundtable “Intervention research vs. Research vs. Education”. Winter School 18 - Intervention Research in Education: From Planning to Publishing.
(Porto, Portugal)
2018/11 Perspectives of Portuguese Educators on Quality Practices: Implications for Literacy Development. 1st Literacy Summit.
(Porto, Portugal)
2017/09 Mother- and teacher-child relationship as predictor of behavioral and emotional regulation for at-risk and non-risk preschool children 2017 EARLI Conference
(Tampere, Finlândia)
2017/03 Bidirectional associations between vocabulary and self-regulation: the mediating role of closeness and autonomy support In P. Slot & A. Suchodoletz (Org.), Direct and indirect effects of proximal contextual factors on the development of children’s executive function and language skills. SRCD 2017
(Austin, Estados Unidos)
2016/08 Understanding early childhood settings through children’s perspectives. 16th Biennal EARLI Conference for Research on Learning and Instruction
(Limassol, Chipre)
2016/07 Parental Engagement across Early Childhood in Dual-Earner Families: Effects on Child Self-Control. 2016 EARLI-SIG5 Conference
(Porto, Portugal)
2015/09 Relationships among relationships: discussion. In J. Cadima & P. M. Matos (Org.), Relationships among relationships: The role of parents and teachers in early childhood. 17th European Conference on Developmental Psychology (ECDP)
(Braga, Portugal)
2015/09 Early predictors of children’s narrative production. In E. Kikas (Org.), Cognitive and contextual factors that support the development of literacy skills. 17th ECDP
(Braga, Portugal)
2015/09 Exploring associations between child-mother and child- teacher relationships during the transition to school. In J. Cadima & P. M. Matos (Org.), Relationships among relationships: The role of parents and teachers in early childhood. 17th ECDP
(Braga, Portugal)
2015/09 Interplay between preschoolers’ relationships with mother, father, and teacher in predicting emotion regulation. In J. Cadima & P. M. Matos (Org.), Relationships among relationships: The role of parents and teachers in early childhood. 17th European Conference on Developmental Psychology (ECDP)
(Braga, Portugal)
2015/09 Home literacy and numeracy environment: A cross-cultural study of Portuguese and German families with preschool- aged children. 17th European Conference on Develpopmental Psychology
(Braga, Portugal)
2015/08 The effects of early childhood education on children’s literacy and mathematic skills in Portugal. In M. Lerkkanen & P. Leseman (Org.), The effect of early childhood education to child outcomes. EARLI
(Limassol, Chipre)
2015/08 Differential effects of temperament, gender, and child care quality in non-risk and at-risk children. In A. Suchodoletz & J. Cadima (Org.), Differential effects of the child care quality in young children. EARLI
(LImassol, Chipre)
2015/08 Early predictors of self-regulation in socially disadvantaged young children: individual-level and group-level classroom social processes. In J. Cadima & P. Slot (Org.), Self-regulation in early childhood: conceptualization, assessment, and contextual classroom predictors. Invited symposium. EARLI
(Limassol, Chipre)
2015/05 Promoting reflective practices through the use of the Environmental Rating Scales. ECERS Annual Meeting and Conference
(Volos, Grécia)
2015/05 Multiple perspectives on quality in early childhood education settings. 8º Encontro de Investigação Jovem da Universidade do Porto
(Porto, Portugal)
2015/03 Child care quality for at-risk and non-risk children: moderating effects with temperament and gender. In M. Broekhuizen (Org.), Differential effects of early child care quality on children’s behavioral development. SRCD
(Filadélfia, Estados Unidos)
2014/09 Relational influences on preschool children's prosocial behavior. 7th Conference of the European Society for Family Relations
(Madrid, Espanha)
2014/08 Storybook reading in Portuguese and German families with preschool-age children: A comparative study. EARLI SIG 5
(Jyvaskyla, Finlândia)
2014/08 Self-regulation in young children in Portugal: testing a two-component model. In P. Slot & P. Leseman (Orgs.) Symposium presented at EARLI SIG 5, Jyvaskyla, Finlândia. EARLI SIG 5
(Jyvaskyla, Finlândia)
2014/08 Observed classroom quality and emotional regulation among preschoolers in Portugal. In J. Cadima (Org.) Symposium presented at EARLI SIG 5, Jyvaskyla, Finlândia.
2014/06 Quality of teacher-student interactions in Portuguese middle school classrooms – Portuguese Language and Mathematics subjects. Comunicação apresentada no JURE 2014 – Learning and instruction inside out, Nicosia, Chipre.
2014/06 Adapting the Classroom Assessment Scoring System – Secondary version to Portuguese middle school. JURE 2014 – Learning and instruction inside out
(Nicosia, Chipre)
2014/05 Classroom quality in disadvantaged communities and its moderating role on emotion regulation. Comunicação apresentada no Second World Congress on Resilience: From Person to Society, Timisoara, Roménia.
2014/05 Early Change project. Professional development of early childhood educators in Portugal. Presentation of the project. EIF/LINQ 2014 Conference – Changing the trajectory. Quality for opening up education, EIF/LINQ 2014 Conference – Changing the trajectory. Quality for opening up education
(Creta, Grécia)
2014/04 The quality of teacher-child relationships in early childhood for at-risk children from social disadvantaged communities. Comunicação apresentada no International Congress on Early Childhood Intervention (ICECI) International Congress on Early Childhood Intervention (ICECI)
(Antalya, Turquia)
2013/09 Observation of student engagement in Portuguese elementary schools. In A. I. Pinto (Org.), Issues on Context Quality and Child Engagement in Daily Environments. 16th European Conference on Developmental Psychology
(Lausanne, Suiça)
2013/09 Validation of a Portuguese version of the Parenting Relationship Questionnaire 16th European Conference on Developmental Psychology
(Lausanne, Suiça)
2013/08 Classroom process quality and literacy skills in Portuguese and Belgian first grade classrooms. M. Lerkkanen, & A. Poikkeus (Org.), The effect of classroom quality on children‘s language and literacy skills in the early school years, Symposium presented at EARLI 2013 Conference EARLI 2013 Conference
(Munique, Alemanha)
2013/08 Associations between dimensions of quality and children outcomes in preschool and first grade. Comunicação apresentada na 15th Biennial EARLI and JURE Conference 15th Biennial EARLI and JURE Conference
(Munique, Alemanha)
2013/08 Classroom interactions at the beginning and at the end of elementary school in Portugal. Comunicação apresentada na 15th Biennial EARLI and JURE Conference 15th Biennial EARLI and JURE Conference
(Munique, Alemanha)
2013/07 Addressing diversity in inclusive preschool settings. Conceptual foundations and research issues. First Symposium Joaquim Bairrão
(Porto, Portugal)
2013/07 Quality of teacher-student interactions in Portuguese middle school classrooms - Portuguese language and mathematics subjects. Comunicação apresentada na 35th International School Psychology Association Conference 35th International School Psychology Association Conference
(Porto, Portugal)
2013/07 Adapting the Classroom Assessment Scoring System - Secondary Version to Portuguese middle school. 35th International School Psychology Association Conference
(Porto, Portugal)
2012/06 Contributos da monitorização dos planos de intervenção para a promoção da participação [Contributions of the monitoring process of the intervention plans to development of participation]. Comunicação apresentada no Colóquio Internacional Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento. Olhares contemporâneos através da investigação e da prática. Colóquio Internacional Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento. Olhares contemporâneos através da investigação e da prática
(Lisboa, Portugal)
2012/06 Leitura conjunta de histórias em contexto familiar: Estabilidade dos comportamentos interactivos maternos [Joint book reading in family context: Stability of maternal interactive behaviors]. Comunicação apresentada no Colóquio Internacional Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento. Olhares contemporâneos através da investigação e da prática. Colóquio Internacional Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento. Olhares contemporâneos através da investigação e da prática
(Lisboa, Portugal)
2012/06 Perspectivas sobre praáticas de literacia em jardim de infância num contexto de formação [Viewpoints on literacy practices in preschool education in a training context]. Comunicação apresentada no Colóquio Internacional Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento. Olhares contemporâneos através da investigação e da prática. Colóquio Internacional Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento. Olhares contemporâneos através da investigação e da prática
(Lisboa, Portugal)
2012/06 Teachers' viewpoints on literacy practices in Faroe Islands: An application of Q methodology. Colóquio Internacional Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento. Olhares contemporâneos através da investigação e da prática,
(Lisboa, Portugal)
2012/05 Early Change Project: Expanding the use of ECERS-R across Europe. Comunicação apresentada no ECERS Meeting 2012 ECERS Meeting 2012
(Berlim, Alemanha)
2012 Social participation in Portuguese early childhood Inclusive settings. Comunicação apresentada na 10th Biennial National Conference, Early Childhood Intervention Australia (ECIA) 10th Biennial National Conference, Early Childhood Intervention Australia (ECIA)
(Perth, Austrália)
2011/12 Processos de avaliação-intervenção centrados nas rotinas: O contributo da CIF-CJ [Assessment and intervention processes based on routines: The contribution of ICF-CY] IX Congresso Nacional de Intervenção Precoce
(Funchal, Portugal)
2011/12 Qualidade das experiências inclusivas em intervenção precoce [Quality of inclusive experiences in early intervention]. IX Congresso Nacional de Intervenção Precoce
(Funchal, Portugal)
2011/09 Qualidade do ambiente nas salas de aula do 1o ciclo do Ensino Básico: Contributos para o estudo das interacções professor-alunos [Quality of environment in first grade classrooms: Contributions to the study of teacher-students interactions]. XI Congresso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia
(Coruña, Espanha)
2011/07 Crenças maternas sobre leitura conjunta. [Maternal beliefs about joint reading.] Comunicação apresentada na XV Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos. XV Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos.
(Lisboa, Portugal)
2011/07 Sistema de Observação de Leitura Conjunta Adulto-Criança: Qualidade socioemocional e instrucional dos comportamentos interactivos maternos [Joint reading adult-child observation system: Socio-emotional and instructional quality of maternal interactive behaviours]. XV Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos
(Lisboa, Portugal)
2011/06 Ambiente de literacia no pré-escolar: Experiências e ideias [Literacy environment in preschool: Experiences and ideas]. In T. Leal (Coord.), Questões de Literacia, Interacção e Desenvolvimento da Criança, I Congresso Internacional Família, Educação e Desenvolvimento no século XXI: Olhares Interdisciplinares
(Portalegre, Portugal)
2011/06 Leitura conjunta em contexto familiar: do pré-escolar ao 1º Ciclo do Ensino Básico [Joint readig in home setting: from preschool to elementary school]. In T. Leal (Coord.), Questões de Literacia, Interacção e Desenvolvimento da Criança, I Congresso Internacional Família, Educação e Desenvolvimento no século XXI: Olhares Interdisciplinares
(Portalegre, Portugal)
2011/06 Interacções professor-criança: Observações no 1º CEB [Teacher-child interactions: Observations in elementary classrooms.] In T. Leal (Coord.), Questões de Literacia, Interacção e Desenvolvimento da Criança, I Congresso Internacional Família, Educação e Desenvolvimento no séc. XXI: Olhares Interdisciplinares
(Portalegre, Portugal)
2011/06 Desenvolvimento da Literacia no Pré-escolar e em Contextos de Risco Sociocultural. VII Encontro de Educação Numeracia e Literacia em Educação
(Almada, Portugal)
2011/06 Interacções professor-criança: Observações no 1º CEB. I Congresso Internacional Família, Educação e Desenvolvimento no séc. XXI: Olhares Interdisciplinares,
(Portalegre, Portugal)
2011/03 Socioemotional and instructional quality of mothers’ behaviors during sharedbook reading with first-grade children. Biennal Meeting of the Society for Research in Child Development
(Montreal, Canadá)
2011/03 Process Quality in Belgian and Portuguese First Grade Classrooms Biennal Meeting of the Society for Research in Child Development,
(Montreal, Canadá)
2011/02 Qualidade em contexto de creche e jardim de infância e sua relação com o desenvolvimento e o envolvimento da criança. [Quality in preschool and day care settings and its relationship with child development and engagement.] I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento. ISPA,
(Lisboa, Portugal)
2011/02 Brincando com os sons das letras. Avaliação de um programa de desenvolvimento de consciência fonológica em contexto pré-escolar. [Brincando com o som das letras. Evaluation of a phonological awareness development program in a preschool context.] Encontro de Jovens Investigadores da Universidade do Porto IJUP11
(Porto, Portugal)
2011/02 Interacções verbais adulto-criança em contexto pré-escolar. [Adult- child verbal interactions in a preschool context.] Encontro de Jovens Investigadores da Universidade do Porto IJUP11
(Porto, Portugal)
2011/02 Intervenção nas competências de consciência fonológica num grupo de crianças em risco: O programa "Era uma vez... o mundo dos sons."[Intervention in the phonological awareness skills in a group of children at-risk: The program "Era uma vez... o mundo dos sons".] Encontro de Jovens Investigadores da Universidade do Porto IJUP11
(Porto, Portugal)
2010/11 Contributos do grupo Investigação Desenvolvimental, Educacional e Clínica com Crianças e Adolescentes do Centro de Psicologia da Universidade do Porto para o estudo da qualidade de contextos de cuidados e de educação para crianças dos 0 aos 6 anos. [Contributions of the research group Investigação Desenvolvimental, Educacional e Clínica com Crianças e Adolescentes do Centro de Psicologia da Universidade do Porto to the study of quality in early childhood education and care]. Seminário "Portugal no Projecto da Rede da OCDE Encouraging Quality in Early Childhood Education and Care".
(Lisboa, Portugal)
2010/07 Storybook reading: a two-year study of mother-child interactions. Comunicação apresentada no 30th International School Psychology Association (ISPA) Conference. 30th International School Psychology Association (ISPA) Conference
(Dublin, Irlanda)
2010/07 Teachers' views about key classroom characteristics and practices. Comunicação apresentada no 30th International School Psychology Association (ISPA) Conference 30th International School Psychology Association (ISPA) Conference
(Dublin, Irlanda)
2010/07 Impacto e adequação de um programa de treino de consciência fonológica em idade pré-escolar. [Impact and adequateness of a program to develop phonological awareness in preschool children.]. Comunicação apresentada no I Seminário Internacional. Contributos da Psicologia em Contextos Educativos. I Seminário Internacional. Contributos da Psicologia em Contextos Educativos
(Braga, Portugal)
2010/07 Competências de literacia, de numeracia e sociais em dois períodos do desenvolvimento da criança: No pré-escolar e no 1º ano de escolaridade. [Literacy, math and social skills at two development periods: At preschool and in first grade.] Comunicação apresentada no I Seminário Internacional. Contributos da Psicologia em Contextos Educativos. I Seminário Internacional. Contributos da Psicologia em Contextos Educativos
(Braga, Portugal)
2010/07 Intervenção nas competências de compreensão leitora: Avaliação de um programa de intervenção no 4º ano de escolaridade. [Intervention in the reading comprehension skills: Evaluation of an intervention program in 4th grade.] I Seminário Internacional. Contributos da Psicologia em Contextos Educativos,
(Braga, Portugal)
2010/07 Teachers’ views about key classroom characteristics and practices. 30th International School Psychology Association (ISPA) Conference,
(Dublin, Irlanda)
2010/05 Examining teacher-child processes in Portuguese and Belgian elementary schools. Annual meeting of the Belgian Association for Psychological Sciences
(Bruxelas, Bélgica)
2009/11 Bons e maus leitores no 1º ano de escolaridade: caracterização do ambiente de literacia familiar. [Good and poor readers in first grade: Characterization of their family literacy environment.] I Encontro Internacional de Literacia Familiar – Implicações da Família no Sucesso Escolar
(Coimbra, Portugal)
2009/11 Bons e maus leitores no 1º ano de escolaridade: caracterização do ambiente de literacia familiar. [Good and poor readers in first grade: Characterization of their family literacy environment.] I Encontro Internacional de Literacia Familiar – Implicações da Família no Sucesso Escolar,
(Coimbra, Portugal)
2009/07 Literacy Practices and Skills: From Preschool to First Grade. Comunicação apresentada na 16th European Conference on Reading. 16th European Conference on Reading
(Braga, Portugal)
2009/07 Literacy Practices and Skills: From Preschool to First Grade. Comunicação apresentada na 16th European Conference on Reading 16th European Conference on Reading
(Braga, Portugal)
2009/07 Literacy environment in inclusive preschool settings: A mixed method study. 5th Mixed Methods Conference & Workshops
(Harrogate, Reino Unido)
2009/07 First Grade Children’s Literacy Skills: Influence of Home Literacy Environment beyond Mothers’ Education and Literacy Beliefs. 16th European Conference on Reading
(Braga, Portugal)
2009/04 Family Influences on First Grade Children’s Literacy Skills. Family Influences on First Grade Children’s Literacy Skills.
(Denver, Estados Unidos)
2009/04 Predicting Mathematics Skills in First Grade: The Importance of the Quality of Classroom Interactions. Biennal Meeting of Society for Research in Child Development (SRCD)
(Denver, Estados Unidos)
2009/02 O papel da creche e dos seus profissionais: Ideias de auxiliares de educação e educadoras de infância. [The role of day care and of its professionals: Ideas of preschool teachers and assistant teachers] II Encontro de Jovens Investigadores da Universidade do Porto
(Porto, Portugal)
2008/10 Discussão: Dos contextos aos processos. Avaliação em família, jardim de infância e escola. [Discussant: From the Contexts to the processes. Assessment in family, preschool and school.]. XIII Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos
(Braga, Portugal)
2008/10 Caracterização dos comportamentos interactivos mãe-criança em situação de leitura conjunta. [Characterization of mother-child interaction in a joint reading situation]. Comunicação apresentada no 7º Encontro Nacional/5º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil & Ilustração. 7º Encontro Nacional/5º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil & Ilustração
(Braga, Portugal)
2008/10 Caracterização dos comportamentos interactivos mãe-criança em situação de leitura conjunta. [Characterization of mother-child interaction in a joint reading situation]. Comunicação apresentada no 7º Encontro Nacional/5º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil & Ilustração. 7º Encontro Nacional/5º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil & Ilustração
(Braga, Portugal)
2008/10 Ambiente de Literacia. Apresentação da Observação da Linguagem e da Literacia em Contextos Educativos – ELLCO. [Literacy Environment: Presentation of the Early Language and Literacy Classroom Observation] In T. Leal (Coord.), Dos contextos aos processos: Avaliação em família, jardim-de-infância e escola. Simpósio apresentado XIII Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos XIII Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos
(Braga, Portugal)
2008/10 Observação dos processos interactivos em salas do 1º Ciclo do Ensino Básico. [Observation of interactive processes in elementary school classrooms.] In T. Leal (Coord.), Dos contextos aos processos: Avaliação em famiília, jardim-de-infância e escola. Simpósio apresentado XIII Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos. Simpósio apresentado XIII Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos
(Braga, Portugal)
2008/10 Ambiente literácito em famílias com mães de nível educativo baixo. [Literacy environment in families with mothers with low educational level] 7º Encontro Nacional/5º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil & Ilustração
(Braga, Portugal)
2008/07 he quality of teacher-child interactions and its effects on literacy skills during 1st grade. Comunicação apresentada na 30th ISPA Conference 30th ISPA Conference
(Utrecht, Países Baixos)
2008/07 Student-teacher relationship: Influence of social and academic characteristics of children. 20th Biennial ISSBD Meeting
(Wurzburg, Alemanha)
2008/06 Educação pré-escolar e desenvolvimento da literacia. In P. Lopes dos Santos (Coord.), Qualidade em Contextos para a Infância. VIII Simpósio Internacional GEDEI, Ideias, projectos e inovação no mundo das infâncias: o percurso e a presença de Joaquim Bairrão,
(Aveiro, Portugal)
2008/06 Parents and early childhood intervention professionals ideas about child functioning: A qualitative study. Comunicação apresentada na 2nd International Conference on Special Education. 2nd International Conference on Special Education
(Marmaris, Turquia)
2008/06 Educação pré-escolar e desenvolvimento da literacia.[Preschool education and literacy development] In Pedro Lopes dos Santos (Coord.), Qualidade em Contextos para a Infância. Simpósio apresentado no VIII Simpósio Internacional GEDEI, Ideias, projectos e inovação no mundo das infâncias: o percurso e a presença de Joaquim Bairrão VIII Simpósio Internacional GEDEI, Ideias, projectos e inovação no mundo das infâncias: o percurso e a presença de Joaquim Bairrão
(Aveiro, Portugal)
2008/06 Da esquerda para a direita, assim dita a receita. [From left to right.] VIII Simpósio Internacional do GEDEI. Ideias, projectos e inovação no mundo das infâncias: o percurso e a presença de Joaquim Bairrão
(Aveiro, Portugal)
2008/04 Reading aloud at home: Mothers’ beliefs and preschool children’s experiences. V Congreso Internacional de Psicología Y Educación
(Oviedo, Espanha)
2008/03 Portuguese inclusive preschool classrooms: global quality, literacy environment, and structural characteristics. Comunicação apresentada no 12th ECERS International Meeting Network. 12th ECERS International Meeting Network
(Chapel Hill, Estados Unidos)
2008/02 Ideias dos profissionais de intervenção precoce acerca da funcionalidade das crianças: Um estudo qualitativo.[Early intervention professionals ´ ideas about children ´s functionality: A qualitative study.] Comunicação apresentada no I Congresso Internacional de Estudos da Criança. I Congresso Internacional de Estudos da Criança
(Braga, Portugal)
2008/02 Experiências de literacia nas famílias com crianças em idade pré-escolar.[Literacy experiences in families with preschool children]. Comunicação apresentada no I Congresso Internacional de Estudos da Criança I Congresso Internacional de Estudos da Criança
(Braga, Portugal)
2007/08 Child, family and preschool variables: how much they matter in a risk and a non-risk group of children. Comunicação apresentada no 13th European Conference on Developmental Psychology 13th European Conference on Developmental Psychology
(Jena, Alemanha)
2007/08 Literacy Practices among Portuguese Parents of Preschool Children. 13th European Conference on Developmental Psychology
(Jena, Alemanha)
2007/03 Observação e análise da linguagem oral: Apresentação de um procedimento estandardizado. [Observation and analysis of oral language: Presentation of a standartized procedure.] 2º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental (APPE)
(Porto, Portugal)
2007/02 Qualidade do Jardim de Infância: Factor protector na transição para o 1º ciclo? [Quality of preschool settings: Protective factor in the transition to elementary school?] Comunicação apresentada no I Congresso Internacional de Intervenção com Crianças, Jovens e Famílias I Congresso Internacional de Intervenção com Crianças, Jovens e Famílias, Braga
(Braga, Portugal)
2006/07 Literacy development in social disadvantaged communities: how can we assure success for all? Comunicação apresentada no 26th International Congress of Applied Psychology 26th International Congress of Applied Psychology
(Atenas, Grécia)
2006/04 Assessing quality in inclusive preschool settings. Comunicação apresentada no 10th ECERS International Workshop 10th ECERS International Workshop
(Atenas, Grécia)
2006/01 Actividades na biblioteca. [Activities in library] VI Simpósio Internacional do Grupo de Estudos para o Desenvolvimento da Educação de Infância Dimensão da Profissionalidade na Educação de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico
(Santarém, Portugal)
2006/01 Baú dos Livros. [Books ´ trunk.] VI Simpósio Internacional do Grupo de Estudos para o Desenvolvimento da Educação de Infância Dimensão da Profissionalidade na Educação de Infância e 1o Ciclo do Ensino Básico,
(Santarém, Portugal)
2005/08 Reading and writing skills development in elementary-school children from a social disadvantaged community: Effects of a literacy development program. Comunicação apresentada no XIIth European Conference on Developmental Psychology. XIIth European Conference on Developmental Psychology
(Tenerife, Espanha)
2005/07 Literacy development: Effects of a literacy development program on reading achievement in elementary-school children. Comunicação apresentada no 9th European Congress of Psychology 9th European Congress of Psychology
(Granada, Espanha)
2004/10 Percursos em Portugal II. [Routes in Portugal]. "Família e Educação de Infância. Percursos (Inter)Nacionais"
(Coimbra, Portugal)
2004/09 Contributos para o desenvolvimento da literacia. A aprendizagem da leitura e da escrita ao longo do 1o ciclo do ensino básico. [Contributions to the development of literacy. Learning to read and to write along the elementary school.] Comunicação apresentada no "2º Congresso Hispano-Português de Psicologia" "2º Congresso Hispano-Português de Psicologia"
(Lisboa, Portugal)
2004/05 Qualidade em creche e jardim de infância. [Quality in day care and preschool centers.] “Entrelaçar Estratégias para uma Educação de Infância de Qualidade”.
(Vila Nova de Gaia, Portugal)
2004/04 Educational interactions in family and kindergarten. “18th Biennal Conference on Human Development (CHD 2004)”
(Washington, Estados Unidos)
2003/10 Desenvolvimento da literacia em crianças de idade pré-escolar. [Development of literacy in preschool children]. “V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia”
(Lisboa, Portugal)
2003/10 Interacções educativas na família e no jardim de infância. [Educational interactions in family and kindergarten]. “V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia”,
(Lisboa, Portugal)
2003/10 Educação pré-escolar em Portugal. Estudo de qualidade. [Preschool education in Portugal. A study of quality]. “V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia”
(Lisboa, Portugal)
2003/10 Clube de leitura. [Reading Group]. “V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia”,
(Lisboa, Portugal)
2003/04 Development of literacy in preschool children. Presentation of a research/intervention study in a social disadvantaged community. “International Congress of Family Support & of Family Education.- In the Best Interests of the Child: Cross-Cultural Perspectives”
(Leuwen, Bélgica)
2002/12 Contributos para o desenvolvimento da literacia. Clube de leitura. [Contributions to the development of literacy. The Reading Group]. Comunicação apresentada no “IV Encontro Nacional (II Internacional) de Investigadores em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração” “IV Encontro Nacional (II Internacional) de Investigadores em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração”
(Braga, Portugal)
2002/12 Desenvolvimento da literacia em crianças de idade pré-escolar. Apresentação de um estudo de investigação-intervenção. [Development of literacy in preschool children. Presentation of a research/intervention study.] “Conferência Internacional de Investigação em Educação”
(Viana do Castelo, Portugal)
2002/06 Processos para a emergência da leitura. Clube de literacia no Projecto de Intervenção Sócio-Educativa da Cruz de Pau. [Strategies for the emergence of literacy. The Reading Group in the Social-Educational Intervention Project of Cruz de Pau.] 1º Congresso de Educadoras de Infância “Educação de Infância e Literacia”, Texto Editora,
(Lisboa, Portugal)
2002/05 Contributos para o desenvolvimento da literacia em crianças de idade pré-escolar. Implementação de um estudo de investigação/intervenção. [Contributions to the development of literacy in preschool children. Implementation of a research/intervention study.] Comunicação apresentada no “I Congresso Internacional sobre Literacias” “I Congresso Internacional sobre Literacias”
(Évora, Portugal)
2002/05 Clube de leitura. Programa de intervenção com pais e educadoras. [Reading Group. An intervention program for parents and preschool teachers.] “I Congresso Internacional sobre Literacias”
(Évora, Portugal)
2002/03 Contributos para o desenvolvimento da literacia em crianças de idade pré-escolar. Implementação de um estudo de investigação/intervenção. [Contributions to the development of literacy in preschool children. Implementation of a research/intervention study.] Encontro “5 Anos de Intervenção na Comunidade”, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação do Porto
(Porto, Portugal)
1998/09 Quality of early childhood educational settings and the impact on the child ´s development: Portuguese results. Comunicação apresentada na 8th EECERA Conference on Quality on Early Childhood Education “Early Years Education: New Challenges, New Teachers”, EECERA “Early Years Education: New Challenges, New Teachers”, EECERA
(Santiago de Compostela, Espanha)
1998/09 Observação da interacção mãe-criança. [The observation of mother/child interaction.] Comunicação apresentada no “IV Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia” “IV Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia”
(Braga, Portugal)
1997/10 Padrões de interacção adulto-criança em dois contextos de socialização distintos. [Adult/child interaction patterns in two different social settings.] “X Colóquio de Psicologia e Educação - Educação Pré-escolar: Modelos, Investigação e Práticas Educativas”, Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA)
(Lisboa, Portugal)
1997/09 Necessidades educativas especiais - uma imagem genérica do contexto português. [Special educational needs - an overview of the Portuguese situation.] Comunicação apresentada no “III Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia” “III Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia”
(Coruña, Espanha)
1996/11 Interacções educativas em família e jardim de infância. [Educational interactions in family and preschool centers.] “IV Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia”,
(Lisboa, Portugal)
1996/11 Interacções educativas em família e jardim de infância. [Educational interactions in family and preschool centers.] IV Conferência Internacional “Avaliação Psicológica: Formas e Contextos”
(Braga, Portugal)
1996/09 Interacções educativas em casa e no jardim de infância. [Educational interactions at home and in kindergarten.] Comunicação apresentada no 6th European Conference on Quality in Early Childhood Education “Desenvolvendo Adultos, Desenvolvendo Crianças”, EECERA/GEDEI 6th European Conference on Quality in Early Childhood Education “Desenvolvendo Adultos, Desenvolvendo Crianças”, EECERA/GEDEI
(Lisboa, Portugal)
1996/09 The quality of early childhood education as measured by the Early Childhood Environment Rating Scale (ECERS). Simpósio apresentado na 6th European Conference on Quality in Early Childhood Education “Desenvolvendo Adultos, Desenvolvendo Crianças”, EECERA/GEDEI 6th European Conference on Quality in Early Childhood Education “Desenvolvendo Adultos, Desenvolvendo Crianças”, EECERA/GEDEI,
(Lisboa, Portugal)
1995/05 O contexto familiar no “Estudo Internacional sobre Educação e Cuidados em Crianças de Idade Pré-escolar”. [The family setting in the European Child Care and Education Study.] “V Congresso Internacional de Educação Familiar”, AIPELF,
(Porto, Portugal)
1995/04 Dimensões da qualidade num jardim de infância. Alguns resultados obtidos no “Estudo Internacional sobre Educação e Cuidados em Crianças de Idade Pré-escolar”. [Dimensions of quality in a preschool center. Some results obtained in the International Child Care and Education Study.] Comunicação apresentada na “III Conferência Internacional sobre Avaliação Psicológica: Formas e Contextos” “III Conferência Internacional sobre Avaliação Psicológica: Formas e Contextos”
(Braga, Portugal)
1994/12 Estudo Internacional sobre Educação e Cuidados em Crianças de Idade Pré-escolar - contexto familiar de crianças com 4 anos de idade e sua articulação com o jardim de infância. [International Child Care and Education Study - Family settings of 4 year old children and its articulation with preschools.] “Convenção Anual da APPORT”
(Portalegre, Portugal)
1994/05 Métodos de avaliação no projecto I.C.C.E. (International Childhood Care and Education Project). [Research methods in the ICCE Project.] Workshop apresentada na II Conferência Internacional “Avaliação Psicológica: Formas e Contextos” II Conferência Internacional “Avaliação Psicológica: Formas e Contextos”
(Braga, Portugal)
1993/06 Um modelo de avaliação-intervenção e formação em educação pré-escolar. [A model of assessment/intervention and training in preschool education.] Comunicação apresentada na International Conference “Avaliação Psicológica: Formas e Contextos”. International Conference “Avaliação Psicológica: Formas e Contextos”
(Braga, Portugal)
1993/04 O Projecto ECCE - Apresentação dos instrumentos utilizados. [The ICCE Project - Presentation of the assessment instruments.] Comunicação apresentada no “International Seminar on Quality of Preschool Education” “International Seminar on Quality of Preschool Education”
(Braga, Portugal)
1992/10 Contributos para o ensino-aprendizagem de conceitos matemáticos elementares. [Contributions to the teaching and learning of elementary mathematical concepts.] “III Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia”, Associação Portuguesa de Psicologia
(Lisboa, Portugal)
1992/03 A interacção educativa. Uma perspectiva para a sua avaliação no contexto da intervenção precoce. [The educational interaction. A perspective on how to assess it in early intervention.] “II Encontro Nacional de Intervenção Precoce. Educação Precoce. Programa Portage para Pais”,
(Coimbra, Portugal)
1990/09 Special education in Portugal. Comunicação apresentada no “4th Sectorial Meeting in Special Education of the Santander Group” 4th Sectorial Meeting in Special Education of the Santander Group
(Exeter, Reino Unido)
1989/11 O psicólogo educacional e a mudança. [The educational psychologist and the change.] “II Simpósio Nacional sobre Investigação em Psicologia”,
(Lisboa, Portugal)
1989/11 Perceber palavras faladas em ruído: o papel do reconhecimento da escrita e da estratégia atencional. [Spoken words recognition in a background of noise: The role of orthography recognition and attentional strategy] International Conference “A Psicologia e os Psicólogos Hoje”, APPORT
(Porto, Portugal)
1989/05 Reflexões sobre o papel do psicólogo educacional. [Considerations about the role of the educational psychologist.] “I Encontro de Psicologia Educacional”, Associação Portuguesa de Psicologia
(Lisboa, Portugal)
1989/03 Early childhood environments in Portugal: Some preliminary results. Comunicação apresentada no “American Association Annual Meeting American Association Annual Meeting
(S. Francisco, Estados Unidos)
1988/07 Evolução de uma intervenção em psicologia da educação: uma experiência conjunta de intervenção em necessidades educacionais específicas. [The evolution of an intervention in educational psychology: a joint intervention experience in the area of special educational needs.] Seminário “O Psicólogo no Sistema Educativo: Áreas de Intervenção”
(Coimbra, Portugal)
1987/07 Uma experiência psicopedagógica no ensino primário. [A psychopedagogical experience at elementary school.] Comunicação apresentada no “2º Encontro Internacional de Intervenção Psicológica na Educação”. APLP/APPORT “2º Encontro Internacional de Intervenção Psicológica na Educação”. APLP/APPORT
(Porto, Portugal)
1987/07 A escala de avaliação do ambiente em educação infantil. Contributos para o estudo da qualidade de vida de crianças dos 3 aos 6 anos em contextos formais de educação. [The Early Childhood Environment Rating Scale- Contribution to the study of the quality of life of children aged 3 to 6 in formal educational settings.] Comunicação apresentada no “2º Encontro Internacional de Intervenção Psicológica na Educação”. APLP/APPORT “2º Encontro Internacional de Intervenção Psicológica na Educação”. APLP/APPORT
(Porto, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2020/01/01 - Atual Promoting children's executive functions and socio-emotional learning via mindfulness-based SEL curriculum. Titular da bolsa da FCT com a referência 2020.05816.BD.
Coorientador
Programa Doutoral em Psicologia (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018 - Atual “A transição entre o 1º e o 2º ciclo do ensino básico: Estratégias de articulação e continuidade do processo educativo - Transition from 4th to 5th grade: Articulation strategies and continuity of the educational process"
Orientador
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018 - Atual Crossing the boundaries between toddlerhood and preschool: Cross-domain effects of self-Regulation, school readiness and quality of play with peers/ Da creche ao jardim de infância: Estudos acerca do desenvolvimento de competências de auto-regulação”(FCT fellow SFRH/BD/138821/2018)
Coorientador
Programa Doutoral em Psicologia
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2016 - Atual Gestão de problemas de comportamento em salas de aula: um estudo nas escolas secundárias da cidade de Nampula. - Management of behavior problems in classrooms. a study in the schools of Nampula
Coorientador
Universidade Pedagógica de Moçambique, Moçambique
2016 - Atual “The development of social foundational skills in early childhood: The effect of child relationships with mother, father, and teacher.” FEDER, Programa Compete & FCT PTDC/MHC-CED/5218/2012 e PD/BD/114269/2016.
Coorientador
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2015 - Atual Improving support for parents of children with autism spectrum disorders
Orientador
Programa Doutoral em Psicologia (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2016 - 2020/06/02 “The development of social foundational skills in early childhood: The effect of child relationships with mother, father, and teacher.” A investigação apresentada nesta tese teve o financiamento de FEDER, Programa Compete, e da FCT PTDC/MHC-CED/5218/2012 e PD/BD/114269/2016.
Orientador
Programa Doutoral em Psicologia (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2020 - 2020 School Misbehavior: Elementary Students´ Perspectives on Typologies, Attributions, and Strategies
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2020 - 2020 Matemática e literacia em idade pré-escolar: A literacia no contexto de um programa integrado de promoção de competências
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2019 - 2020 “Challenging behaviour in elementary school: a case study based on Positive Behaviour Interventions and Supports”
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2019 - 2020 “Promover a qualidade da educação pré-escolar numa perspetiva de intervenção multinível - Uma intervenção na área da literacia emergente - Promoting quality in early childhood education in the context of a multitiered intervention in the literacy domain
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2019 - 2019 Participação das crianças em contexto de jardim de infância: Estudo de caso
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2019 - 2019 A perceção de educadores de infância sobre a participação da criança
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2019 - 2019 Participação em contexto pré-escolar: A perspetiva das crianças
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2019 - 2019 Participação e incapacidade: O papel do contexto na igualdade de oportunidades
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2019 - 2019 A ciranda da participação: perspetivas das crianças e da educadora na pré-escola
Orientador
Temas de Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018 - 2019 “Participação e incapacidade: O papel do contexto na igualdade de oportunidades” [Participation and disabilities. The role of the context on equal opportunities].
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018 - 2019 “A ciranda da participação: Perspetivas das crianças e da educadora na educação pré-escolar”[The ciranda of participation: Perspectives of the children and of the preschool teacher].
Orientador
Mestrado em Temas de Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018 - 2019 “Participação em contexto pré-escolar: A perspetiva das crianças” [Participation in preschool contexts: The perspetives of children].
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018 - 2019 “Participação das crianças em contexto de jardim de infância: Estudo de caso”[Children participation in preschool contexts: a case-study].
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018 - 2019 “A percepção de educadoras de infância sobre a participação da criança”[The perspectives of preschool teachers about children participation].
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018 - 2018 Autorregulação e vinculação no desenvolvimento de competências sociais em idade escolar
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018 - 2018 Empatia, relação professor-aluno e comportamentos de aprendizagem em sala de aula
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018 - 2018 Qualidade da relação pais-filhos e comportamentos de aprendizagem em sala de aula
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018 - 2018 A transição para a vida pós escolar de jovens com necessidades educativas especiais: a visão da escola
Orientador
Temas de Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2017 - 2018 “Autorregulação e vinculação no desenvolvimento de competências sociais em idade escolar”[The role of self-regulation and attachment in the development of social skills].
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2017 - 2018 “Empatia, relação professor-aluno e comportamentos de aprendizagem em sala de aula”[Empathy, teacher-student relationship and learning behaviours in the classroom].
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2017 - 2018 “Qualidade da relação pais-filhos e comportamentos de aprendizagem em sala de aula”[Quality of parent-children relationship and learning behaviours in the classroom].
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2017 - 2018 “A transição para a vida pós-escolar de jovens com necessidades educativas especiais. A visão da escola.”[Transition to adult life of young people with special educational needs. The vision of the school].
Orientador
Mestrado em Temas de Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2017 - 2017 Perspetivas dos educadores portugueses sobre práticas de qualidade em contextos de educação pré-escolar
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2017 - 2017 Apoios prestados e necessidade sentidas: a perspetiva de pais de crianças com PEA
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2017 - 2017 A qualidade dos serviços pós horário lectivo no 1º Ciclo: a perspectiva das crianças
Orientador
Temas de Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2016 - 2017 "A qualidade dos serviços pós horário letivo no 1º ciclo: A perspetiva das crianças"[The quality of services provided after curricular activities in elementary school: The perspective of the children].
Orientador
Mestrado em Temas de Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2016 - 2017 "Apoios prestados e necessidades sentidas: A perspetiva de pais de crianças com PEA" [Supports and needs of parents with children with ASD],
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2016 - 2017 "Perspetivas dos educadores portugueses sobre práticas de qualidade em contextos de educação pré-escolar"[Perspetives of Portuguese educators about quality practices in preschool education].
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2016 - 2016 Implementação de um programa de competências sociais para crianças com perturbações do espetro do autismo num contexto educativo não inclusivo: um estudo de caso
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2016 - 2016 Desenvolvimento do vocabulário em crianças de idade pré-escolar: estudo de caso em contexto de jardim-de-infância
Orientador
Temas de Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2015 - 2016 "O impacto do contexto educativo e social na implementação de um programa de competências sociais para crianças com Perturbações do Espetro do Autismo" [The impact of the educational and social context on the implementation of a social skills intervention program with children with ASD].
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2015 - 2016 "Desenvolvimento do vocabulário em crianças de idade pré-escolar. Um estudo de caso." [Vocabulary development in preschool children. A case study.].
Orientador
Mestrado em Temas de Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2012 - 2016 "Self-regulation and preschool teacher-child interactions: Reciprocal influences" (SFRH/BPD/77184/2011).
Orientador
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2012 - 2016 "Self-regulation and preschool teacher-child interactions: Reciprocal influences" (SFRH/BPD/77184/2011). Co-supervision: Karine Verschueren (Catholic University of Leuven) and Robert McWilliam (Siskin Children's Institute, Chattanooga, EUA)
Orientador de Joana Dias Cadima
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2015 - 2015 Parent support for parents of children with autism spectrum disorders
Orientador
Psicologia (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2015 - 2015 Promoção de práticas de qualidade em contexto pré-escolar: um estudo de caso
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2015 - 2015 Compreensão de textos: efeitos da modalidade da tarefa, tipo de texto e tipo de perguntas
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2015 - 2015 Perspetivas sobre qualidade em contextos pré-escolares inclusivos: estudo de caso
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2014 - 2015 "Compreensão de textos: Efeitos da modalidade da tarefa, tipo de texto e tipo de perguntas"[Text comprehension: Effects of modality of assessment task, type of text and type of questions].
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2014 - 2015 "Perspetivas sobre qualidade em contextos pré-escolares inclusivos: Estudo de caso" [Perspectives on quality in inclusive preschool contexts: A case study].
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2014 - 2015 "Promoção de práticas de qualidade em contexto pré-escolar: Um estudo de caso" [Development of good practices in preschool contexts: A case study].
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2009 - 2015 "Qualidade das interações professor-alunos nas salas de aula do 3º ciclo do ensino básico. Disciplinas de língua portuguesa e matemática"[Quality of teacher-student interactions in Portuguese middle school classrooms, in the school subjects Portuguese Language and Mathematics].
Orientador
Programa Doutoral em Psicologia (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2014 - 2014 Relação em fala e as competências facilitadoras da aprendizagem de leitura e de escrita.
Orientador
Temas de Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2014 - 2014 Múltiplas perspetivas sobre a qualidade em contextos de educação pré-escolar
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2014 - 2014 Promoção de competências de linguagem, literacia e socioemocionais numa turma de primeiro ano de escolaridade
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2013 - 2014 " Promoção de competências de linguagem, literacia e socioemocionais numa turma de primeiro ano de escolaridade"[Development of language, literacy and socioemotional skills in a first grade classroom].
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2013 - 2014 "Múltiplas perspetivas sobre a qualidade em contextos de educação pré-escolar"[Multiple perspectives on quality in preschool contexts].
Orientador
Mestrado integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2013 - 2014 “Relação entre fala e as competências facilitadoras da aprendizagem da leitura e da escrita” [Relationship between speech and facilitating skills of reading and writing].
Orientador
Mestrado em Temas de Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2013 - 2013 Práticas pedagógicas de leitura e na escrita na educação pré-escolar
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2013 - 2013 O Ambiente de Literacia Familiar. Avaliação dos comportamentos interactivos do adulto em situação de leitura conjunta
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2013 - 2013 Envolvimento dos pais em contextos educativos inclusivos: a perspetiva de pais e de professores do primeiro ciclo do Ensino Básico
Orientador
Temas de Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2013 - 2013 Qualidade do ambiente no Jardim-de-Infância: contributos de um programa de intervenção
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2012 - 2013 “Qualidade do ambiente no jardim de infância: Contributos de um programa de intervenção” [Quality in early childhood environments: The contribution of an intervention program”].
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2012 - 2013 “O ambiente de literacia familiar. Avaliação dos comportamentos interativos do adulto em situação de leitura conjunta” [Family literacy environment. Assessment of adult-child interactions in a joint storybook reading situation].
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2012 - 2013 “Práticas pedagógicas de leitura e escrita na educação pré-escolar” [Reading and writing educational practices in preschool education].
Orientador
Mestrado em Temas de Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2008 - 2013 “Envolvimento dos pais em contextos educativos inclusivos: A perspetiva de pais e de professors do primeiro ciclo do ensino básico” [Parents involvement in inclusive education contexts: The perspective of parents and elementary school teachers].
Orientador
Mestrado em Temas de Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2011 - 2012 "Contributos para a inclusão de crianças com necessidades educativas especiais: Barreiras e facilitadores de participação em 3 estudos de caso"[Inclusion of children with special educational needs: Participation barriers and facilitators in 3 case studies].
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2011 - 2012 "Promoção de competências sócio-emocionais e de literacia emergente em contexto de jardim de infância: Contributos de um programa de intervenção"[Promotion of socio-emotional and emergent literacy skills in preschool: An intervention program].
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2011 - 2012 "Inclusão social e profissional de jovens com deficiência: Estratégias promotoras[Social and professional inclusion of young people with disabilities: Promoting strategies].
Orientador
Mestrado em Temas de Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2011 - 2012 "Literacia emergente, problemas de comportamento e características familiares: Estudo empírico em contexto escolar" [Emergent literacy, behavioral problems and familial characteristics: An empirical study in school context].
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2006 - 2012 "Contributos para o estudo da literacia familiar em Portugal" [Contributions to the study of family literacy in Portugal]. (SFRH/BD/30764/2006)
Orientador
Programa Doutoral em Psicologia (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2010 - 2011 "A leitura conjunta de livros, a literacia emergente e as práticas educativas. Avaliação de uma oficina de formação no contexto educativo"[Joint reading, emergent literacy and educational practices. Evaluation of a training workshop in educational context].
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2010 - 2011 "A compreensão leitora em crianças com Síndrome de Asperger - um estudo de caso" [Reading comprehension in children with Asperger Syndrome - a case study].
Orientador
Mestrado em Temas de Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2006 - 2011 "Teacher-Child Interactions and Classroom Quality in Portuguese Elementary School Classrooms", com a atribuição do título de Doutoramento Europeu (SFRH/BD/28870/2006).
Orientador
ProgramaDoutoral em Psicologia (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2010 - 2010 Qualidade das interações professor-alunos nas salas de aula do 3º ciclo do ensino básico. Disciplinas de língua portuguesa e matemática.
Orientador
Psicologia (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2009 - 2010 "Intervenção nas competências de consciência fonológica num grupo de crianças em risco: O programa "Era uma vez... o mundo dos sons"[Intervention in the phonological awareness skills in a group of children at-risk: The program "Era uma vez... o mundo dos sons"].
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2009 - 2010 "Interacções verbais adulto-criança em contexto pré-escolar"[Adult-child verbal interactions in a preschool context].
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2009 - 2010 "Brincando com os sons das letras. Avaliação de um programa de desenvolvimento de consciência fonológica em contexto pré-escolar [Brincando com o som das letras. Evaluation of a phonological awareness development program in a preschool context]
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2009 - 2010 "Qualidade do ambiente nas salas de aula de 1o ciclo de ensino básico. Percepções dos professores acerca de práticas educativas"[Quality of interactions in elementary classrooms. Teachers' perceptions about educational practices].
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2009 - 2010 "Prontidão escolar: Concepções e práticas de avaliação. Estudo exploratório com uma amostra de psicólogos [School readiness: Ideas and assessment practices. Exploratory study in a psychologists sample].
Orientador
Mestrado em Temas de Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2008 - 2010 "Avaliação de um programa de consciência fonológica em idade pré-escolar"[Evaluation of a phonological awareness development program for preschool children]
Orientador
Mestrado em Temas de Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2007 - 2010 “Qualidade e literacia em contextos pré-escolares inclusivos” [Quality and literacy in inclusive preschool contexts]. (SFRH/BD/22350/2005)
Orientador
Programa Doutoral em Psicologia (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2008 - 2009 "Práticas de literacia familiar e risco sócio-cultural" [Family literacy practices and socio-cultural risk]
Orientador
Mestrado em Temas de Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2008 - 2009 “Ambiente de literacia familiar e motivação para a leitura e para a escrita em famílias de nível educacional baixo” [Family literacy environment and reading and writing motivation in low educational level families].
Orientador
Mestrado em Temas de Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2008 - 2009 “Qualidade das interacções em salas de aula do 1º CEB. Estabilidade ao longo do ano” [Quality of interactions in elementary school classrooms. A study about stability along the year].
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2008 - 2009 “Intervenção nas competências de compreensão leitora: Avaliação de um programa de intervenção no 4o ano de escolaridade” [Intervention on reading comprehension skills: Evaluation of an intervention program with the fourth grade].
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2008 - 2009 “Competências de literacia, de numeracia e sociais no pré-escolar e no 1o ano de escolaridade. Um estudo sobre a sua configuração e evolução” [Literacy, math and social skills in preschool and in first grade. A study about their configuration and evolution].
Orientador
Mestrado em Temas de Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2006 - 2009 Desenvolvimento da literacia em crianças de idade pré-escolar: Ideias e práticas das educadoras - Literacy development in preschool children: Preschool teachers' ideas and practices
Orientador
Mestrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2006 - 2009 Estudo sobre a qualidade dos jardins de infância inclusivos do distrito de Bragança - Study about quality in inclusive preschool settings in the district of Bragança.
Orientador
Mestrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2008 - 2008 Qualidade em Contexto de Creche: Ideias e Práticas [Quality in child care programmes for toddlers: Ideas and practices]SFRH/BD/1072/2002
Orientador
Psicologia (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2008 - 2008 Estudos Sobre a Intervenção Precoce em Portugal: Ideias dos Especialistas, dos Profissionais e das Famílias [Studies in early intervention in Portugal: Experts ´, teachers ´, and families ´ ideas].
Orientador
Psicologia (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2007 - 2008 Qualidade em contexto de creche: Ideias e práticas [Quality in child care programmes for toddlers: Ideas and practices] (SFRH/BD/1072/2002)
Orientador
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2007 - 2008 "Qualidade do ambiente nas salas de aula do 1oCEB: Contributos para o estudo das interacções e para a formação de professores" [Quality of environment in elementary classrooms: Contributions to the study of interactions and to teachers training].
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2007 - 2008 "Praticar para generalizar: Programa de treino de competências da teoria da mente para crianças com síndrome de Asperger" [Praticar para generalizar: A Theory of Mind skills training programme for children with Asperger Syndrome].
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2006 - 2008 Papel do profissional no contexto de creche: Ideias das educadoras e auxiliares - The role of professionals in child care: Ideas of preschool teachers and assistant teachers
Orientador
Mestrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2005 - 2007 “O efeito de um programa de desenvolvimento comunicacional/linguístico numa criança com Síndrome de Down” [The impact of a communication and language intervention programme in a child with Down Syndrome].
Coorientador
Mestrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2005 - 2006 “Qualidade do ambiente familiar e ideias maternas sobre educação e desenvolvimento.” [Quality of family environment and ideas about education and development].
Coorientador
Mestrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2005 - 2005 Contributos para o Estudo da Literacia Familiar em Portugal
Orientador
Psicologia (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2005 - 2005 Teacher-Child Interactions and Classroom Quality in Portuguese Elementary School Classrooms
Orientador
Psicologia (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2003 - 2003 Literacia e Qualidade em Contextos Pré-escolares Inclusivos [Quality and literacy in inclusive preschool contexts](SFRH/BD/22350/2005)
Coorientador
Psicologia (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal