???global.info.a_carregar???
Gisela Marques Pereira Gonçalves holds a PhD in Communication Sciences. She is Associate Professor at the University of Beira Interior (UBI) and coordinator of the Strategic Communication research group of LabCom - a Communication research centre. Vice-president of the Faculty of Arts and Letters, she is the coordinator of the post-graduation studies in Strategic Communication at UBI. She has authored 2 books, edited 17 collective volumes, published around one hundred scientific publications, supervised 4 PhD theses and 39 Master dissertations. Former chair of the ECREA Strategic and Organizational Communication Section. She is the editor-in-chief of Estudos de Comunicação, a Portuguese journal indexed in Scopus. Her research interest’s concern: ethics, public relations, political and strategic communication, crises and risk communication. She is Vice-President of Sopcom, the Portuguese Association of Communication Sciences.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Gisela Marques Pereira Gonçalves

Nomes de citação

  • Gonçalves, Gisela
  • Gonçalves, G.

Identificadores de autor

Ciência ID
A313-615F-1256
ORCID iD
0000-0001-7001-3622
Researcher Id
F-6579-2015
Scopus Author Id
26635267900

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2010/07/10
Concluído
Communication Sciences (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade da Beira Interior, Portugal
"Relações Públicas e Comunidade - o Problema da Tensão Entre Interesses Empresariais e o Bem Social" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2001
Concluído
Communication Sciences (Mestrado)
Especialização em Não Aplicável
Universidade da Beira Interior, Portugal
1996
Concluído
Comunicação Social [Communication] (Licenciatura)
Especialização em Não Aplicável
Universidade da Beira Interior, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/02/13 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade da Beira Interior, Portugal
Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal
2013 - 2022 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade da Beira Interior, Portugal
2004/02/01 - 2010/07/01 Assistente (Docente Universitário) Universidade da Beira Interior, Portugal
2003/02/01 - 2004/01/01 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade da Beira Interior, Portugal
1996/09/01 - 2002/12/01 Assistente Convidado (Docente Universitário) Fundação Frei Pedro, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1999/09/01 - 2001/07/01 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) ETEPA - Escola Tecnológica e Profissional, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021 - Atual Vice-Presidente Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal
Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal
2019 - Atual Coordinator of the Master in Strategic Communication Universidade da Beira Interior, Portugal
2019 - 2023 Coordinator of the Media Research Group at LabCom Universidade da Beira Interior, Portugal
2015 - 2019 Member of the Scientific council of the Faculty Universidade da Beira Interior, Portugal
2015 - 2018 Head of the Communication and Arts Departament Universidade da Beira Interior, Portugal
2011 - 2015 Coordinator of the Master in Strategic Communication Universidade da Beira Interior, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2007 - 2009 Relações Públicas e Comunidade - o Problema da Tensão Entre Interesses Empresariais e o Bem Social [Public Relations and Community - the tension between business Interests and social good]
SFRH/BD/29588/2006
Bolseiro de Doutoramento
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2022 - 2025 Observatório de Comunicação Pública Intermunicipal - ObCOM [Intermunicipal Public Communication Observatory - ObCOM]
UIDP/00661/2020
Investigador responsável
Universidade da Beira Interior LabComIFP Comunicação Filosofia e Humanidades, Portugal
Universidade da Beira Interior LabComIFP Comunicação Filosofia e Humanidades
Em curso
2020/01/01 - 2024 LabCom - Communication and Arts
UIDB/00661/2020
Investigador
Universidade da Beira Interior, Portugal
Em curso
2021 - 2023 Lobbying and Communication in the European Union. Analysis of their communication strategies
PID2020-118584RB-I00
Investigador
Universidad de Málaga - Campus de Teatinos, Espanha
Spanish Ministry of Education and Science.
Em curso
2019/01/01 - 2019/12/31 Comunicação, Filosofia e Humanidades
UID/CCI/00661/2019
Universidade da Beira Interior, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2012/03/01 - 2015/02/28 New media and politics: citizen participation in the websites of Portuguese political parties
PTDC/CCI-COM/122715/2010
Investigador
Universidade da Beira Interior, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2021 - 2023 Com- Covid. Communication and the Covid-19 crisis (EUPRERA)
Investigador
Universidade da Beira Interior LabComIFP Comunicação Filosofia e Humanidades, Portugal
Universidade da Beira Interior LabComIFP Comunicação Filosofia e Humanidades
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Antunes, Vera; Gonçalves, Gisela; Estevão, Cristina. "The Social Networks in the Communication Strategy of Thermalism: An Analysis of Sentiments". Trabalho apresentado em ECREA OSC Conference 2023, Aarhus, 2022.
  2. Antunes, V.; Gonçalves, Gisela; Estevão, Cristina. "A theoretical reflection on the importance of branding for the development of a thermal tourism destination". Trabalho apresentado em Regional Helix '21 International Conference on Territorial Dimensions of Green and Digital Transitions, Lamego, 2021.
    Aceite para publicação
  3. Antunes, V.; Gonçalves, Gisela; Estevão, Cristina. "Repensar o termalismo: uma reflexão teórica sobre a importância da comunicação estratégica [Rethinking thermalism: a theoretical reflection on the importance of strategic communication]". Trabalho apresentado em XV Congreso Internacional de Investigación en Relaciones Públicas, Pontevedra, 2021.
    Aceite para publicação
  4. Silva, Sónia; Ruão, Teresa; Gonçalves, Gisela. "As universidades portuguesas na sociedade moderna: a história de evolução de uma missão social [Portuguese universities in modern society: the history of the evolution of a social mission]". Trabalho apresentado em XI Congresso da SOPCOM. Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação: Comunicação, Turismo e Cultura, Funchal, 2019.
    Publicado
  5. Toniolo, B. P.; Pereira, N. de P.; Gonçalves, Gisela. "Professional associations or activists? The case of Conferp in the defence of ethical professional conduct in Brazil [Associações profissionais ou ativistas? O caso do Conferp na defesa de uma conduta profissional ética no Brasil]". Trabalho apresentado em Congresso da Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e Relações Públicas, São Paulo, 2019.
    Publicado
  6. Silva, Sónia Cristina Melo; Ruão, Teresa; Gonçalves, Gisela; Silva, Sónia. "Comunicação Estratégica e Responsabilidade Social: estudo do pensamento estratégico nas universidades públicas portuguesas [Strategic Communication and Social Responsibility: a study of strategic thinking in Portuguese public universities]". Trabalho apresentado em III Congresso Internacional sobre Culturas: Interfaces da Lusofonia, 2019.
  7. Gonçalves, Gisela; Pereira, Nathalia; Toniolo, Bianca. "Valores globais ou locais? O Caso do Conferp na Defesa de uma Conduta Profissional Ética no Brasil [Global or local values? The Case of Conferp in Defence of Ethical Professional Conduct in Brazil]". 2019.
  8. Barths, Camila; Theodoro, Victor Silva; Gonçalves, Gisela. "Processo comunicacional em instituições de saúde: reflexões sobre as relações de poder [The communication process in health institutions: reflections on power relations]". 2019.
  9. Theodoro, Victor Silva; Barths, Camila; Gonçalves, Gisela. "Vinte anos de investigação em Portugal: análise bibliométrica às atas do GT comunicação organizacional e institucional da SOPCOM [Twenty years of research in Portugal: a bibliometric analysis of the proceedings of SOPCOM's Organisational and Institutional Communication WG]". 2019.
  10. Mourão, Rita Monteiro; Miranda, Sandra Marisa Lopes; Gonçalves, Gisela; Gutiérrez, María. "La comunicación organizacional y la evaluación 360 grados [Organisational communication and 360 degree evaluation]". 2018.
  11. Mourão, Rita Monteiro; Miranda, Sandra Marisa Lopes; Gonçalves, Gisela. "The organizational communication and the leadership: what is the relationship between the 360-degree evaluation and the leadership communication?". 2017.
  12. Mourão, Rita Monteiro; Miranda, Sandra Marisa Lopes; Gonçalves, Gisela. "A literacia mediática e as relações públicas: qual o investimento que tem vindo a ser feito por parte das universidades públicas portuguesas? [Media literacy and public relations: what investment has been made by Portuguese public universities?]". 2016.
  13. Mourão, Rita Monteiro; Miranda, Sandra Marisa Lopes; Gonçalves, Gisela. "Cualés son las principales contribuciones de la evaluación de 360 grados para la comunicación que se estabelece entre los actores organziacionales". 2016.
  14. Mourão, Rita; Miranda, Sandra; Gonçalves, Gisela. Autor correspondente: Miranda, Sandra. "¿The Performance Evaluation and Organizational Communication¿". Trabalho apresentado em World Communication Association Conference 2015, Lisboa, 2015.
    Publicado
  15. Cardoso, Paulo José Ribeiro ; Pereira, Francisco Costa; Verissimo, Jorge; Correia, Rosário; Gonçalves, Gisela. "O ensino superior da publicidade: a perspetiva dos docentes e dos profissionais em Portugal [Higher education in advertising: the perspective of teachers and professionals in Portugal]". Trabalho apresentado em IV Jornadas de Publicidade do GT de Publicidade, Covilhã, 2010.
    Publicado
  16. Gisela Gonçalves;. "Ética das relações públicas. A falta de responsabilidade social nos Códigos Éticos de Relações Públicas [Public relations ethics. The lack of social responsibility in Public Relations Codes of Ethics ]". 2007.
    10.13140/2.1.2848.3840
  17. Gisela Gonçalves;. "Relações Públicas e responsabilidade pública: da visão sistémica à visão altruísta.". 2005.
    10.13140/2.1.1811.5849
Artigo em revista
  1. Vera Antunes; Gisela Gonçalves; Cristina Estevão. "New communication approaches in thermal spa social media: A sentiment analysis of comments". Revista de Estudios Empresariales. Segunda Época (2024): https://doi.org/10.17561/ree.n2.2024.8808.
    10.17561/ree.n2.2024.8808
  2. Mateus Silva Noronha; Gisela Gonçalves. "Notoriedad de marca: una propuesta para la Comunidad Intermunicipal de Beiras y Serra da Estrela [Brand awareness: a proposal for the Intermunicipal Community of Beiras and Serra da Estrela]". Revista Internacional de Relaciones Públicas (2023): https://doi.org/10.5783/revrrpp.v13i25.805.
    10.5783/revrrpp.v13i25.805
  3. Mª Luisa Sánchez Calero; Gisela Gonçalves. "Comunicación de riesgo y emergencias: análisis de estrategias y discursos en la era digital [Risk and emergency communication: analysis of strategies and discourses in the digital era]". Estudios sobre el Mensaje Periodístico (2023): https://doi.org/10.5209/esmp.84505.
    10.5209/esmp.84505
  4. Teresa Figueiredo; Gisela Gonçalves. "Praxis e valores na assessoria de imprensa: A perceção dos jornalistas portugueses [Praxis and values in press relations: The perception of Portuguese journalists]". Revista Internacional de Relaciones Públicas (2022): https://doi.org/10.5783/RIRP-23-2022-03-29-50.
    10.5783/RIRP-23-2022-03-29-50
  5. Antunes, Vera; Gonçalves, Gisela; Estevão, Cristina. "A theoretical reflection on thermalism and communication: future perspectives in times of crisis". (2022): http://hdl.handle.net/10400.6/13433.
    10.1108/JHTI-08-2021-0231
  6. Gisela Gonçalves; Valeriano Piñeiro-Naval; Bianca Persici Toniolo; Gonçalves, Gisela; Piñeiro-Naval, Valeriano; Toniolo, Bianca; Gonçalves,Gisela; Piñeiro-Naval,Valeriano; Toniolo,Bianca Persici. "Em Quem Confiam os Portugueses? A Gestão da Comunicação Governamental na Pandemia Covid-19 [Who do the Portuguese trust? The Management of Government Communication in the Covid-19 Pandemic]". Comunicação e Sociedade (2021): https://doi.org/10.17231/comsoc.40(2021).3251.
    Publicado • 10.17231/comsoc.40(2021).3251
  7. Silva, Sónia; Ruão, Teresa; Gonçalves, Gisela; Silva, Sónia Cristina Melo; Gonçalves, Gisela; Ruão, Teresa; Da Silva, Sónia Melo; Silva, Sónia. "Comunicar a responsabilidade social: um modelo de comunicação para as universidades públicas portuguesas [Communicating social responsibility: a communication model for Portuguese public universities]". Estudos em Comunicação / Communication Studies 3 1 (2021): 115-148. https://hdl.handle.net/1822/78830.
    Publicado • 10.25768/20.04.03.33.06
  8. Silva, Sónia; Ruão, Teresa; Gonçalves, Gisela. "O estado de arte da Comunicação Organizacional: as tendências do século XXI [The state of the art of organisational communication: trends for the 21st century]". Observatorio (OBS*) 14 4 (2020):
    No prelo
  9. Toniolo, Bianca Persici; Gonçalves, Gisela. "Quando o emissor é a mensagem: a comunicação de Marcelo Rebelo de Sousa nos incêndios de 2017 [When the sender is the message: the communication of Marcelo Rebelo de Sousa about the 2017 fires]". Comunicação e Sociedade (2020): 69-88. http://dx.doi.org/10.17231/comsoc.0(2020).2741.
    Publicado • 10.17231/comsoc.0(2020).2741
  10. Gonçalves, Gisela. "Are hospitals our friends? An exploratory study on the role of Facebook in hospital organizations’ dialogic communication". Health Marketing Quarterly 37 3 (2020): 265-279. http://dx.doi.org/10.1080/07359683.2020.1805898.
    Publicado • 10.1080/07359683.2020.1805898
  11. Gisela Gonçalves; Isabel Ruiz-Mora. "A ética das Relações Públicas. Um estudo comparativo dos códigos de conduta profissional em Espanha e Portugal e o código da Global Alliance for Public Relations and Communication Management [Ethics in Public Relations. A comparative study of professional codes of conduct in Spain and Portugal and the code of the Global Alliance for Public Relations and Communication Management]". El Profesional de la Información 29 3 (2020): https://doi.org/10.3145/epi.2020.may.16.
    Acesso aberto • Publicado • 10.3145/epi.2020.may.16
  12. Silva, Sónia Cristina Melo; Ruão, Teresa; Gonçalves, Gisela. "O estado de arte da comunicação organizacional: as tendências do século XXI [The state of the art of organizational communication: trends for the 21st century]". Estudos em Comunicação 23 4 (2020): http://hdl.handle.net/1822/73862.
    Acesso aberto • Publicado • 10.15847/obsOBS14420201652
  13. Miquel Segarra, Susana; Gonçalves, Gisela. "Análisis bibliométrico de tesis doctorales sobre Relaciones Públicas en España y Portugal (2006/2016) [Bibliometric analysis of doctoral theses on Public Relations in Spain and Portugal (2006/2016)]". Revista Internacional de Relaciones Públicas 9 17 (2019): 5-24. http://hdl.handle.net/10400.6/7891.
    Acesso aberto • Publicado • 10.5783/RIRP-17-2019-03-25-48
  14. Silva, Sónia; Ruão, Teresa; Gonçalves, Gisela. "A responsabilidade social nas universidades: ensino, investigação e extensão [Social responsibility in universities: teaching, research and extension]". Cadernos de Comunicação (2019): http://hdl.handle.net/10400.6/8980.
    Publicado
  15. de Moura, Cláudia Peixoto; Gonçalves, Gisela. "Editorial". (2019): http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/41482.
  16. Mourão, Rita Andreia Monteiro; Miranda, Sandra; Gonçalves, Gisela. "A comunicação organizacional enquanto conceito e processo: perceções dos peritos [Organisational communication as a concept and process: experts' perceptions]". Comunicação pública 13 25 (2018): http://dx.doi.org/10.4000/cp.2506.
    10.4000/cp.2506
  17. Theodoro, Victor Silva; Gonçalves, Gisela Marques Pereira. "Ética das relações públicas: os casos da Public Relations Review e Journal of Public Relations Reserach [Ethics in public relations: the cases of Public Relations Review and Journal of Public Relations Research]". Organicom 14 27 (2018): http://hdl.handle.net/10400.6/6217.
  18. Neta,Stélia; Gonçalves,Gisela; Goncalves, Gisela; Mboene, Stelia Neta. "Relações públicas governamentais e construção da identidade nacional: o caso das presidências abertas de Armando Guebuza em Moçambique [Government public relations and the construction of national identity: the case of Armando Guebuza's open presidencies in Mozambique]". Media & Jornalismo 18 33 (2018): 141-154. http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622018000200010.
    Publicado • 10.14195/2183-5462_33_9
  19. Cabral, Raquel; Gonçalves, Gisela; Salhani, Jorge. "Violência organizacional: reflexões a partir da perspectiva dos estudos para a paz [Organizational violence: reflections from the perspective of peace studies]". ORGANICOM (2018): https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2018.150586.
    Publicado • https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2018.150586
  20. Gonçalves, Gisela Marques Pereira; Santos, José Manuel Boavida dos. "What ethics for governmental communication? Ethical issues on government public relations". (2017): http://hdl.handle.net/10400.6/6171.
  21. Lima, Sandra Ferreira de; Gonçalves, Gisela. "Publicidade, Relações Públicas e algumas apropriações discursivas [Advertising, Public Relations and some discursive appropriations]". (2017): http://hdl.handle.net/10400.6/10901.
    10.22478/ufpb.1807-8931.2017v13n8.35734
  22. Silva, Sónia; Ruão, Teresa; Gonçalves, Gisela. "A relevância das novas tecnologias na comunicação organizacional: o caso dos websites nas universidades portuguesas [The relevance of new technologies in organisational communication: the case of websites in Portuguese universities]". (2016): http://hdl.handle.net/1822/43918.
    10.20287/ec.n23.a06
  23. Theodoro, Victor Silva; Gonçalves, Gisela. "Ética e Comunicação Organizacional: uma análise crítica das perspectivas éticas na construção de relacionamentos internos nas organizações [Ethics and Organisational Communication: a critical analysis of ethical perspectives in building internal relationships in organisations]". (2016): http://hdl.handle.net/10400.6/8975.
  24. Mourão, Rita; Miranda, Sandra; Gonçalves, Gisela; Mourão, Rita Monteiro; Miranda, Sandra Marisa Lopes. "A avaliacão 360º e a comunicacão das chefias: onde se cruzam? [360º evaluation and management communication: where do they intersect?]". (2016): http://hdl.handle.net/10400.6/8976.
  25. Mourão, Rita Monteiro; Miranda, Sandra; Gonçalves, Gisela. "O Estado da Arte da Comunicação Organizacional [The State of the Art of Organisational Communication]". (2016): http://hdl.handle.net/10400.6/8978.
    10.20287/ec.n23.a04
  26. Silva, Sónia; Ruão, Teresa; Gonçalves, Gisela; Silva, Sónia Cristina Melo. "O desafio da comunicação estratégica nas instituições de ensino superior: estudo do papel da comunicação na promoção da sua missão social [The challenge of strategic communication in higher education institutions: a study of the role of communication in promoting their social mission]". (2016): http://hdl.handle.net/10400.6/8723.
  27. Mourão, Rita Monteiro; Miranda, Sandra; Gonçalves, Gisela. "360º evaluation and management communication: where do they intersect?". (2016): https://doi.org/10.58050/comunicando.v5i1.205.
    https://doi.org/10.58050/comunicando.v5i1.205
  28. Gonçalves, Gisela Marques Pereira; Gonçalves, Gisela. "Political Public Relations: origins, challenges and applications". (2014): http://hdl.handle.net/10400.6/4166.
    10.17231/comsoc.26(2014).2028
  29. Gonçalves, Gisela Marques Pereira; Gonçalves, Gisela. "Relações Públicas Políticas: raízes, desafios e aplicações.". Revista Comunicação & Sociedade 26 (2014): 90-96. http://hdl.handle.net/10400.6/4161.
    Publicado • http://dx.doi.org/10.17231/comsoc.26(2014).2027.
  30. Gonçalves, Gisela; Spínola, Susana de Carvalho; Padamo, Celma. "Analysing public relations education through international standards: The Portuguese case". Public Relations Review 39 5 (2013): 612-614.
    Publicado • 10.1016/j.pubrev.2013.07.020
  31. Gonçalves, Gisela Marques Pereira; Gonçalves, Gisela. "Ligações perigosas: comunicação e responsabilidade social [Dangerous liaisons: communication and social responsibility]". Cadernos de Comunicação 17 2 (2013): 1-29. http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/ccomunicacao/article/view/12912.
    Publicado • 10.5902/2316882X
  32. Gonçalves, Gisela. "A identidade e a imagem das relações públicas em Portugal [The identity and image of public relations in Portugal]". (2012): http://hdl.handle.net/10437/5373.
  33. Gonçalves, Gisela Marques Pereira; Cardoso, Paulo Ribeiro; Pereira, Francisco Costa; Veríssimo, Jorge; Correia, M. Rosário. "O perfil dos licenciados em publicidade em Portugal. Uma perspectiva dos estudantes, dos professores e dos profissionais [The profile of advertising graduates in Portugal. A perspective from students, teachers and professionals]". Questiones Publicitarias 1 16 (2011): 1-23. http://www.maecei.es/pdf/n16/articulos/A1.O_perfil_dos_licenciados_em_Publicidade_em_Portugal._Uma_perspectiva_dos_estudantes,_dos_professores_e_dos_profissionais.pdf.
    Publicado
  34. Gonçalves, Gisela Marques Pereira. "Public relations in Portugal. An analysis of the profession through the undergraduate curriculum". Public Relations Review 35 3 (2009): 328-330.
    Publicado • 10.1016/j.pubrev.2009.05.003
  35. Gonçalves, Gisela Marques Pereira. "Strengths and weaknesses of public relations in Portugal". Communication Studies 6 (2009): 37-54. http://www.ec.ubi.pt/ec/06/pdf/gisela-goncalves-disarters.pdf.
    Publicado
  36. Gonçalves, Gisela. "Relações públicas, públicas responsabilidades [Public relations, public responsibilities]". (2005): https://proa.ua.pt/index.php/sopcom/article/view/15890.
  37. Gonçalves, Gisela; Gonçalves, Gisela Marques Pereira; Universidade da Beira Interior. "A publicidade só é má quando promove coisas más [Advertising is only bad when it promotes bad things]". (2005): http://hdl.handle.net/10400.6/9427.
Capítulo de livro
  1. Gonçalves, G.; Piñeiro-Naval, Valeriano; Toniolo, B. P.. "COVID-19 Communication in Portugal: Exploring the relation between sources of information and citizens trust in risk and crisis governmental communication". In Risk and Crisis Communication in Europe: A Definitive Guide to Pan-European Scholarship and Practice., editado por Diers-Lawson, Audra; Schwartz, Andreas; Meissner, Florian; Ravazzani, Silvia. Abingdon, Estados Unidos: Routledge, 2024.
    Publicado
  2. Vera Antunes; Gisela Gonçalves; Cristina Estevão. Autor correspondente: Vera Antunes. "Perspectives for communication in social media". In Routledge Handbook of Trends and Issues in Tourism Sustainability, Planning and Development, Management, and Technology. 2023.
    Publicado • 10.4324/9781003291763-34
  3. Gonçalves, Gisela; Sá, Sónia; Piñeiro-Naval, Valeriano. "Risk communication and disinformation in Portugal: how media consumption affects understanding of Covid health-protective messages". In Strategic Communication in a Global Crisis, editado por Tench, Ralph; Meng, Juan; Moreno, ángeles. Reino Unido: Routledge, 2022.
    Publicado
  4. Vasco Agostinho; Cristina Estevão; Paulo Duarte; Gisela Gonçalves. "Social Media Usage Patterns and Motivations in Tourism Companies: An Outlook". In Marketing and Smart Technologies. Smart Innovation, Systems and Technologies. Springer, 2022.
    Publicado • 10.1007/978-981-16-9268-0_45
  5. Gonçalves, Gisela; Oliveira, Evandro. "Introducing Nonprofit Communication and Mapping the Research Field". Portugal: Routledge, 2022.
  6. Castillo-Esparcia, Antonio; Almansa-Martínez, Ana; Gonçalves, Gisela. "Lobbies: The Hidden Side of Digital Politics". In Digital Political Communication Strategies, editado por García-Orosa, B., 75-93. Reino Unido: Palgrave Macmillan, 2022.
    Publicado • 10.1007/978-3-030-81568-4_5
  7. Gisela Gonçalves; Valeriano Piñeiro-Naval; Sónia de Sá. "Risk communication and disinformation in Portugal". 2022.
    10.4324/9781003184669-12
  8. Gisela Gonçalves; Evandro Oliveira. "Introducing Nonprofit Communication and Mapping the Research Field". 2022.
    10.4324/9781003170563-1
  9. Gonçalves, Gisela; Toniolo, Bianca; Pinho, Nathalia. "Professional associations or activists? The case of CONFERP in defending an ethical identity for public relations in Brazil". Labcom Books, 2019.
  10. Gonçalves, Gisela. "A ética profissional das Relações Públicas: uma análise comparativa dos códigos de conduta a partir do caso português [Professional ethics in Public Relations: a comparative analysis of codes of conduct based on the Portuguese case]". In Ética em comunicação: Reflexões sobre os atributos, os desafios e as práticas. Universidade Técnica de Lisboa, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, 2019.
    Publicado
  11. Gonçalves, Gisela. "Political Communication". Wiley Blackwell, 2019.
  12. Gonçalves, Gisela; Mapanzene, Stélia Neta João Mboene; Gonçalves, G.; Mapanzene, S.N.J.M.. "Communicating Politics and National Identity: The Case of Mozambique". 129-141. 2018.
    Publicado • 10.1007/978-3-319-62057-2_8
  13. Silva, Sónia; Ruão, Teresa; Gonçalves, Gisela. "O impacto da comunicação online na construção de um posicionamento socialmente responsável: as universidades públicas portuguesas [The impact of online communication on building a socially responsible position: Portuguese public universities]". In A Comunicação Organizacional e os desafios tecnológicos: estudos sobre a influência tecnológica nos processos de comunicação nas organizações. Universidade do Minho, CECS, 2017.
    Publicado
  14. Theodoro, Victor Silva; Gonçalves, Gisela. "Comunicação dialógica: as plataformas digitais como ferramentas inovadoras de interação social [Dialogic communication: digital platforms as innovative tools for social interaction]". In Liderança, inovação e empreendedorismo. Colecção Relações públicas e Comunicação organizacional: Dos fundamentos às práticas.. Labcom Books, 2017.
    Publicado
  15. Gonçalves, Gisela; Serra, Paulo J.. "Fale conosco! A participação dos cidadãos nos websites e facebook dos partidos políticos portugueses [Talk to us! Citizen participation on the websites and Facebook pages of Portuguese political parties]". In Claves del periodismo político y la comunicación estratégica en el escenario comunicativo convergente. Universidad del Pai´s Vasco, 2017.
    Publicado
  16. Gonçalves, Gisela Marques Pereira. "Os hospitais são nossos amigos? Um estudo sobre o papel do Facebook na comunicação dialógica das organizações hospitalares [Are hospitals our friends? A study on the role of Facebook in dialogical communication in hospital organisations]". In A Comunicação Organizacional e os desafios tecnológicos: estudos sobre a influência tecnológica nos processos de comunicação nas organizações, 15-33. CECS, Braga, 2017.
    Publicado
  17. Gonçalves, Gisela; Lisboa, Joana. "ONG e Comunicação dialógica: A AMI em estudo de caso [NGOs and Dialogic Communication: AMI as a case study]". In Vozes Plurais – A comunicação das organizações da sociedade civil. Portugal: Documenta, 2017.
    Publicado
  18. Santos, José Manuel; Gonçalves, Gisela. "Ética da comunicação governamental [Ethics of government communication]". In Ética aplicada: comunicação social, editado por Neves, Maria do Céu Patrão; Rui Sampaio da Silva, 247-268. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2017.
    Publicado
  19. Mboene, S.N.J.; Gonçalves, G.. "Government communication in Mozambique: The open presidencies of Armando Guebuza as a public relations strategy to strengthen national identity". 131-149. 2016.
  20. Serra, Joaquim Paulo; Gonçalves, Gisela. "The research project "New media and politics: citizen’s participation on the websites of Portuguese political parties" - Main results". Vernon Press, 2016.
  21. Oliveira, Evandro; Gonçalves, Gisela. "Talk to me and I will talk for you: Relationships between citizens and politics using the example of Portuguese Members of Parliaments¿ online communication". Vernon Press, 2016.
  22. Gonçalves, Gisela; Flavi Lisboa; Gonçalves, Gisela Marques Pereira; Lisboa Filho, Flavi. "Novos media, novos públicos: apresentação [New media, new audiences: presentation]". In Novos Media, Novos Públicos. Colecção Relações públicas e Comunicação organizacional: Dos fundamentos às práticas, 03-08. Covilhã, Portugal: LabCom Books, 2015.
    Publicado
  23. Tiago Martins; Gonçalves, Gisela; Martins, Tiago Costa; Gonçalves, Gisela Marques Pereira. "Articulações conceituais entre Max Weber e a Teoria da Excelência nas Relações Públicas [Conceptual links between Max Weber and the Theory of Excellence in Public Relations]". In Organização, mídia e mercado: perspectivas teóricas e empíricas de estratégias midiáticas e mercadológicas de comunicação organizacional organizadores, 48-59. Santa Cruz, Brasil, Brasil: EDUNISC, 2015.
    Publicado
  24. Gonçalves, G.; Spínola, S.C.; Padamo, C.; Gisela Gonçalves; Padamo, Celma; Spínola, Susana de Carvalho. "Graduate education in public relations: A key strategy for professional affirmation in Portugal". In Public Relations, Values And Cultural Identity, 59-75. London, Bélgica: Peter Lang, 2015.
    Publicado
  25. Gonçalves, Gisela. "Teorias de Relações Públicas: da visão sistémica à radical [Theories of Public Relations: from the systemic to the radical view]". In Relações públicas e comunicação organizacional : desafios da globalização, 67-86. Escolar Editora, 2015.
    Publicado
  26. Gonçalves, Gisela Marques Pereira; António Fidalgo; Gonçalves, Gisela; Fidalgo, António. "O processo de construção de significado nas organizações da contemporaneidade [The process of constructing meaning in contemporary organizations ]". In Cultura e interacção. Faces da cultura e da comunicação organizacional, 137-150. Rio de Janeiro, Brasil: Senac, 2014.
    Publicado
  27. Gisela Gonçalves; Marcela Guimarães. "Introdução: Comunicação, Desenvolvimento e Sustentabilidade [Introduction: Communication, Development and Sustainability]". In Comunicação, Desenvolvimento e Sustentabilidade. Colecção Relações públicas e Comunicação organizacional: Dos fundamentos às práticas, 03-08. Covilhã, Portugal: LabCom Books, 2014.
    Publicado
  28. Gonçalves, Gisela Marques Pereira; Guimarães, Marcela. "Fronteiras e Fundamentos conceptuais das relações públicas. Introdução [Frontiers and conceptual foundations of public relations. Introduction]". In Fronteiras e Fundamentos conceptuais das relações públicas. 2014.
    Publicado
  29. Oliveira, Tiago Weschenfelder; Gonçalves, Gisela. "Os modelos tradicional e apreciativo de diagnóstico comunicacional: Desafios e Oportunidades [The traditional and appreciative models of communication diagnosis: Challenges and opportunities]". Labcom Books, 2014.
  30. Gonçalves, Gisela; Spínola, Susana de Carvalho; Padamo, Celma. "Public Relations in Portugal. Mapping the status of Public Relations Higher Education". Peter Lang, 2013.
    https://doi.org/10.3726/978-3-0352-6329-9
  31. Gonçalves, Gisela; Elias, Herlander. "Comunicação estratégica. Um jogo de relações e aplicações [Strategic Communication. A game of relationships and applications]". In Comunicação digital. 10 anos de investigação, 135-150. Minerva Coimbra, 2013.
    Publicado
  32. Gonçalves, Gisela. "A acção das relações públicas na esfera pública [Public relations action in the public sphere]". In A Ética das Relações Públicas. Minerva Coimbra, 2013.
  33. Gonçalves, Gisela. "Narrativas de defesa e culpa nos discursos organizacionais [Narratives of defense and guilt in organizational discourses]". In Pragmática: Comunicação Publicitária e Marketing, 85-100. Labcom Books, 2011.
    Publicado
Edição de livro
  1. Oliveira, Evandro; Gonçalves, Gisela. The normative imperative: Sociopolitical challenges of strategic and organizational communication. LabCom Books. 2023.
    Publicado • 10.25768/654-941-1 • Editor
  2. Gonçalves, Gisela; Oliveira, Evandro. The Routledge Handbook of non-profit communication. Routledge. 2022.
    Publicado • 10.4324/9781003170563 • Editor
  3. Sá, Sónia de; Morais, Ricardo; Merino, Francisco; Gonçalves, Gisela; Serra, Paulo. Televisão e Novos Meios: da produção aos públicos [Television and New Media: from production to audiences]. Portugal: Labcom Books. 2021.
    Publicado • Editor
  4. Ruiz-Mora, Isabel; Gonçalves, Gisela; Somerville, Ian. Organizational and strategic communication research: global trends. Portugal: Labcom Books. 2019.
    Publicado • Editor
  5. Gonçalves, Gisela Marques Pereira; Athaydes, Andreia. Liderança, inovação e empreendedorismo [Leadership, innovation and entrepreneurship]. LabcomBooks. 2017.
    Publicado • Editor
  6. Oliveira, Evandro; Melo, Ana Duarte; Gonçalves, Gisela. Strategic communication in non-profit organisations: Challenges and alternative approaches. Vernon Press. 2016.
  7. Gonçalves, Gisela; Flavi Lisboa Filho. Novos media, novos públicos. Colecção Relações públicas e Comunicação organizacional: Dos fundamentos às práticas. [New media, new publics. Public Relations and Organizational Communication: From Foundations to Practices.]. Covilhã, Portugal: LabCom Books. 2015.
  8. Somerville, Ian; Gonçalves, Gisela; Melo, Ana Duarte. Organisational and strategic communication research: European perspectives II. Braga, Portugal: Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS). 2015.
    Publicado • Editor
  9. Gonçalves, Gisela; Martins, Tiago. Interfaces da comunicação com a Cultura. Relações públicas e Comunicação organizacional: Dos fundamentos às práticas [Interfaces between Communication and Culture. Public Relations and Organizational Communication: From Foundations to Practices]. Portugal: Labcom Books. 2015.
    Publicado • Editor
  10. Gonçalves, Gisela; Marcela Guimarães. Fronteiras e fundamentos conceptuais das relações públicas [Frontiers and conceptual foundations of public relations]. Colecção Relações públicas e Comunicação organizacional: Dos fundamentos às práticas. Covilhã, Portugal: LabCom Books. 2014.
  11. Gonçalves, Gisela Marques Pereira; Felippe, Angela. Comunicação, Desenvolvimento e Sustentabilidade [Communication, Development and Sustainability]. Labcom Books. 2014.
  12. Serra, Joaquim Paulo; Camilo, Eduardo; Gonçalves, Gisela. Participação Política e Web 2.0 [Political Participation and Web 2.0]. LABCOM. 2013.
    Publicado • Editor
  13. Gonçalves, Gisela. The Dialogue Imperative. Trends and Challenges in Strategic and Organisational Communication. Covilhã, Portugal: LabCom Books. 2012.
  14. Ivone Ferreira; Gonçalves, Gisela. As Indústrias da Persuasão [The Industries of Persuasion]. Covilhã, Portugal: LabCom Books. 2010.
    Publicado • Editor
Livro
  1. Gonçalves, Gisela. Ética das Relações Públicas [Public Relations Ethics]. Coimbra, Portugal: MinervaCoimbra. 2013.
    Publicado
  2. Gonçalves, Gisela. Introdução à Teoria das Relações Públicas [Introduction to Public Relations Theory]. Porto Editora. 2010.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Mourão, Rita; Miranda, Sandra; Gonçalves, Gisela. Autor correspondente: Gonçalves, Gisela. "¿La Comunicación Organizacional como Concepto y Proceso: La Percepción de los Profesores Universitarios Portugueses¿.". Trabalho apresentado em MILID Doctoral Summer School - Escuela de Verano sobre estudios de Comunicación, 2018.
  2. Mourão, Rita; Miranda, Sandra; Gonçalves, Gisela; Mourão, Rita Monteiro; Miranda, Sandra Marisa Lopes; Gonçalves, Gisela. Autor correspondente: Miranda, Sandra. "A avaliação 360o e a comunicação organizacional: Criação de um Modelo de Análise [360o evaluation and organisational communication: Creating an Analysis Model.]". Trabalho apresentado em Poster Communication at 1a Conferência Ibérica em Gestão Estratégica de Capital Humano, Instituto Politécnico de Tomar, 2017.
Relatório
  1. Gonçalves, Gisela; Noronha, Mateus. 2022. A imagem da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE) nos meios de comunicação regionais. Análise de conteúdo [The image of the Intermunicipal Community of Beiras and Serra da Estrela (CIMBSE) in the regional media. Content analysis]. https://labcomca.ubi.pt/wp-content/uploads/2023/03/Parte-1-Análise-de-Conteúdo_final.pdf.
  2. Gonçalves, Gisela; Noronha, Mateus. 2022. Comunicação Institucional da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE): A perceção dos Editores e Diretores de Jornais Regionais. https://labcomca.ubi.pt/wp-content/uploads/2023/03/Parte-2-Entrevistas_final-1.pdf.
  3. Gonçalves, Gisela; Noronha, Mateus. 2022. Comunicação Institucional da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE): A perceção da comunidade. https://labcomca.ubi.pt/wp-content/uploads/2023/03/Parte-3-Inquérito_final.pdf.
Tese / Dissertação
  1. "Relações Públicas e Comunicação. A tensão entre os interesses privado e público". Doutoramento, Universidade da Beira Interior, 2010.
  2. "Em busca da identidade perdida. Sujeito e Comunicação na obra de Marcel Proust.". Mestrado, Universidade da Beira Interior, 2001. http://www.bocc.ubi.pt/pag/goncalves-gisela-2013-em-busca-da-identidade-perdida.pdf.
Website
  1. Noronha, Mateus; Gonçalves, Gisela. ObCOM - Intermunicipal Public Communication. 2022. https://labcomca.ubi.pt/investigacao/obcom/.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/07/12 Éticas profissionais em mudança. Jornalismo, Informação, Relações Públicas. Mesa Redonda no VIII Media Ethics – A ética da comunicação na viragem da inteligência artificial. VIII Media Ethics – A ética da comunicação na viragem da inteligência artificial
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2022/10/07 Who do the Portuguese Trust? Government Communication Management in the Covid-19 Pandemic¿. EUPRERA 2021 Annual Congress
Universidad de Navarra, Espanha (Pamplona, Espanha)
2022/03/11 Assessoria de imprensa: gestão ou manipulação da informação? A perceção dos jornalistas portugueses”. XIII Congresso Sopcom
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2019/07/08 Public Relations Ethical Codes: Reflecting Global or Local Values? IAMCR Conference
Universidad Complutense Madrid (Madrid, Espanha)
2018/07/22 The virtue of a virtue ethics approach in Governmental communication analysis International Association for Media and Communication Research Conference (IAMCR)
University of Oregon (Eugene, Estados Unidos)
2017/12/11 A Ética das relações públicas. Conferência na Universidade Estatual de São Paulo (UNESP), Bauru, 11 Dezembro 2017. Conferência na Universidade Estatual de São Paulo (UNESP)
Universidade Estatual de São Paulo (UNESP), Bauru (Bauru, Brasil)
2017/11/02 European public relations and lobbying Portugal in the United States: a longitudinal and comparative study 7th European Communication Conference (ECREA) – Centers and Peripheries: Communication, research, translation
University of Lugano (Lugano, Suiça)
2017/02/15 A aplicabilidade das teorias da comunicação no campo das RP. Colóquio Sopcom “As teorias da Comunicação”
Universidade da Madeira (Funchal, Portugal)
2016/11/11 Lobbies in the European Union. Regulatory and institutional normative” 6th European Communication Conference (ECREA 2016) – Mediated (dis)continuities: Contesting Pasts, Presents and Futures
University of Prague (Prague)
2016/07/29 Government communication in Mozambique IAMCR 2016 , Leicester (England)
University of Leicester (Leicester, Reino Unido)
2014/07/16 On-line relationship management and digital participation in the political sphere: a communicative myth? IAMCR Conference
(Hyderabad, Índia)
2014/05/08 Identidade em construção: Questionamentos sobre a legitimação das Relações Públicas no século XXI. IX Congresso Internacional de Investigação em Relações Públicas
Universidade de Alicante (Alicante, Espanha)
2013/12/10 A investigação em ciências da comunicação em Portugal - o caso das relações públicas. Seminário UFSM
Universidade Federal de Santa Maria (Santa Maria, Brasil)
2013/10/09 Online relationship building and citizen participation on political parties websites - a public relations perspective. PhD Seminar. Queen Margareth University
(Edimburgo, Reino Unido)
2013/04/17 Public Relations Ethics Erasmus Programe in Lobby and Public Affairs
Artesvelde University College (Ghent, Bélgica)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2021 - Atual As tensões entre as dimensões pública e estratégica da comunicação em situações de desastres naturais: a comunicação do XXI Governo de Portugal nos incêndios florestais
Orientador de Bianca Persici Toniolo
Doctoral Degree in Communication Sciences (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2021 - Atual A importância da comunicação estratégica na valorização do termalismo em Portugal.
Coorientador de Vera Antunes Pires
Ciências da Comunicação (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2018 - Atual O desafio da internacionalização nas universidades públicas portuguesas: estudo do papel da comunicação estratégica na mobilidade acadêmica de brasileiros
Orientador de Celene Fidelis Frias Ferreira
Doctoral Degree in Communication Sciences (PhD) (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2014/10/24 - Atual O papel das Relações Públicas na modernização dos sindicatos portugueses: o caso do Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Norte
Coorientador
Ciências da Comunicação
Universidade da Beira Interior, Portugal
2023 - 2024 Alfabetização mediática-política e fortalecimento democrático.
Orientador de Nadine Silva Alves
Ciência Política (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2023 - 2024 A união faz a força. A comunicação estratégica e o engajamento interno dos funcionários no ativismo corporativo.
Orientador de George Wyilliam da Silva
Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2023 - 2024 A importância da comunicação assertiva para o empreendedorismo - estudo das perceções de estudantes de mestrado em Empreendedorismo
Coorientador de Fabiana Helena Steil
Empreendedorismo e Inovação Social
Universidade da Beira Interior, Portugal
2022 - 2023 A discriminação racial e a segurança pública. A comunicação estratégica nas forças de segurança.
Orientador de Daniel Leal Canarias
Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2022 - 2023 DGS em crise. Comunicação da DGS em tempos de pandemia.
Orientador de Mateus Aguiar Fonseca
Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2022 - 2023 A Comunicação Interna das organizações em tempos de crise pandémica: O caso da Twintex.
Orientador de Ana Miguel Azevedo Silveira
Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2021 - 2022 O trabalho em agências de publicidade no Brasil Problemáticas e perspectivas para o pós-pandemia do ponto de vista dos colaboradores.
Orientador de Valsi Cláudio Martins Júnior
Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2021 - 2022 Relatório de Estágio nas Sociedades de Desenvolvimento da Madeira
Orientador de José Rodrigo Gonçalves
Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2020 - 2021 Assessoria de imprensa: gestão ou manipulação da informação? A perceção dos jornalistas portugueses.
Orientador de Teresa Catarina Figueiredo
Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2020 - 2021 Notoriedade Corporativa: Proposta de Plano de Comunicação para o Grupo Índice da Razão
Orientador de Fábio Patrício Pontífice Fernandes
Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2018 - 2021 Comunicar para ser socialmente responsável: o papel da comunicação no cumprimento da missão social das universidades públicas portuguesas
Coorientador de Sónia Silva
Doctoral Degree in Communication Sciences (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2019 - 2020 As estratégias de comunicação digital na divulgação de eventos numa associação cultural. O caso do New Hand Lab
Orientador de Mafalda Fino Faria Bidarra Tavares
Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2019 - 2020 Comunicação Além-Fronteiras Análise da Comunicação de Organizações no Twitter no Brasil, EUA, Itália e Reino Unido
Orientador de Rafael Augusto Masson Rocha
Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2019 - 2020 Relatório de estágio no departamento de Eventos e Marketing da SETsquared Partnership. A importância do planeamento estratégico na comunicação de eventos
Orientador de Mara Sofia Nunes Castilho
Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2018 - 2019 Apagar incêndios: A comunicação de crise da Presidência da República Portuguesa durante os incêndios de 2017
Orientador de Bianca Persici Toniolo
Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2018 - 2019 Comunicação dialógica de organizações governamentais no Facebook: um estudo comparativo entre Brasil e Portugal
Orientador de Flávia Regina Oliveira Rodrigues
Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2018 - 2019 Comunicação Interna Digital: Estudo de caso da McDonald’s e o Dia Internacional da Mulher 2018
Orientador de Nathalia de Pinho Pereira
Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2018 - 2019 A Assessoria de Comunicação e a Notoriedade de Marca nas Indústrias de Moda. Estudo Comparativo da Assessoria de Comunicação das Marcas Fred Perry, Lemon Jelly e Pinko
Orientador de Mariana Rocha Barbosa
Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2017 - 2018 A prática de lóbi: Representação das organizações e profissionais portugueses junto da União Europeia
Orientador de Cláudia Alexandra Rodrigues de Sousa
Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2016 - 2017 A comunicação estratégica no setor farmacêutico: O caso de Bio-Oil e Reumon
Orientador de Ana Filipa Marques Torres
Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2016 - 2017 As organizações de Ensino Superior e a Comunicação Dialógica: Um Estudo Comparativo entre as Universidades Públicas de Portugal e Brasil
Orientador de Charlene da Silva Nunes Rodrigues
Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2013/09/01 - 2016/12/20 Comunicação Política em Moçambique (2005-2014): As presidências Abertas de Armando Guebuza como estratégia de comunicação governamental
Orientador de Stelia Neto João Mboene
Doctoral Degree in Communication Sciences (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal
2015 - 2016 Ética nas relações públicas: análise bibliométrica das revistas Public Relations Review e Journal of Public Relations Research entre os anos 2000 e 2015
Orientador de Victor Silva Theodoro
Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas (Master in Strategic Communication) (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2015 - 2016 Relatório de Estágio no Gabinete de Relações Públicas da UBI. Tendências e desafios dos gabinetes de comunicação nas Instituições de Ensino Superior.
Orientador de Sandra Madalena Pereira Borges
Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas (Master in Strategic Communication) (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2015 - 2016 Princípios Dialógicos e Facebook: O caso dos Hospitais Públicos e Privados de Portugal continental
Orientador de Vanessa Pereira dos Santos
Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2014 - 2015 Comunicação nas Instituições de Ensino Superior A construção dialógica no Website da UBI
Orientador de Maria Gabriela Pinto da Silva Ranito Gonçalves
Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas (Master in Strategic Communication) (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2014 - 2015 A Importância das Relações Públicas na Gestão da Comunicação Organizacional. O caso da Clínica Veterinária da Covilhã.
Orientador de ANA FILIPA SILVA PROENÇA
Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2014 - 2015 Da informação digital à comunicação digital O caso Summonpress
Orientador de Jorge Fernando Andrês Correia
Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2012 - 2014/10/24 O papel das Relações Públicas na modernização dos sindicatos portugueses: o caso do Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Norte.
Coorientador de Daniela Esperança Monteiro da Fonseca
Ciências da Comunicação (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal
2013 - 2014 A Assessoria de Comunicação numa instituição pública: O caso da Secretaria Geral da Vice-Governadoria do Estado de Tocantins
Orientador de Sónia Alves Pugas
Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2013 - 2014 A importância do Planeamento da Comunicação O Caso do Curso de Cinema da UBI
Orientador de Patrícia Correia da Silva
Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2013 - 2014 As relações públicas e a comunicação de eventos online. O Caso da Câmara Municipal da Covilhã
Orientador de Patrícia Pinheiro Matos Amaral Cunha
Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2013 - 2014 A avaliação de Eventos no Centro Hospitalar Cova da Beira O Caso da VII Semana do Bebé
Orientador de Zália Beringuilho Antunes
Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas (Master in Strategic Communication) (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2013 - 2014 A importância do Planeamento Estratégico da Comunicação nas Autarquias: O caso da Câmara Municipal de Manteigas
Orientador de Ema Carolina Rasteiro Domingos
Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2013 - 2014 Comunicação política digital.
Orientador
Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2012 - 2013 A importância das agências de comunicação em tempos de crise.
Orientador de Inês Margarida Baptista Neto
Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2012 - 2013 A comunicação ao serviço do poder político: O caso da Câmara Municipal da Covilhã.
Orientador de Stelia Neto João Mboene Mapanzene
Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2012 - 2013 O 3º sector. A importância dos planos de comunicação estratégica nas Instituições Particulares de Solidariedade Social da Região Norte.
Orientador de Marco Tiago da Mota Campos
Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2012 - 2013 Protocolo e Imagem: Estudo de Caso do Push 2012 – Brand & Media Talks
Orientador de Paulo Filipe de Almedia Gomes
Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2011 - 2012 A publicidade não convencional ao serviço do ensino superior. A divulgação dos cursos de especialização tecnológica (CET) do IPCB
Orientador de Tiago Filipe Guterres
Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2011 - 2012 Unidades de Saúde Familiar: imagem e qualidade
Orientador de Anabela Farinha Nabiça
Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2010 - 2011 A comunicação de crise e a Web 2.0. Um retrato de empresas portuguesas.
Orientador de Sílvia Diegues
Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2024 - Atual IV Jornadas de Ciências da Comunicação da FLUC - Os Caminhos Cruzados da Comunicação e da Democracia. (2024/06/12 - 2024/06/13)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
Universidade de Coimbra, Portugal
2023 - 2024 XIV Congresso da Sopcom - Comunicação, Cultura e Comunidades (2024/01/24 - 2024/01/26)
Congresso
Universidade do Minho, Portugal
2023 - 2023 ECREA Strategic Communication Section Conference 2023: The normative imperative. Sociopolitical challenges of Strategic and Organisational communication (2023/07/05 - 2023/07/08)
Congresso (Coorganizador)
Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal

Universidade da Beira Interior, Portugal
2023 - 2023 Jornadas de Comunicação Estratégica - Comunicação estratégica: assessoria política e mediática (2023/05/03)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2023 - 2023 XV Congresso Internacional de Investigação en Relações Públicas da Asociação de Investigadores em Relaciones Públicas-AIRP - Relaciones Institucionales y con la Comunidad. Comunicación de Responsabilidad Social y Activismo (2023/06/28 - 2023/06/29)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
Universidad del País Vasco, Espanha
2018 - 2018 Colóquio Indústria da Persuasão Política - agentes, estratégias e discursos (2018/10/11 - 2018/10/11)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/12/18 O papel da comunicação interna no reforço da responsabilidade social corporativa interna das organizações de retalho alimentar – o caso do Lidl Portugal
Arguente
INÊS DUARTE QUEIRÓZ (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2023/05/08 Análise dos Mecanismos de Comunicação entre os Cidadãos e a CM de Vila Nova de Gaia
Arguente
CÍNTIA CEREJO (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2023/04/21 O papel da comunicação estratégica na representação pública e mediática de organizações ativistas por direitos humanos em Portugal
Arguente
NAÍDE FEIJÓ MULLER CAJADO CALDEIRA (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2023/03/24 As configurações do poder nas narrativas comunicacionais e o seu impacto nas relações organizações-empregado e empregado-empregado na sociedade contemporânea, especialmente em tempos de trabalho remoto
Arguente
Renata Calonego (Doutoramento)
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Câmpus de Bauru, Brasil
2022/11/24 Comunicação de crise através das Redes Sociais: o caso da Vodafone
Arguente
BRUNA BAPTISTA MARTINS, (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2022/11/24 O Papel Estratégico da Comunicação Interna para a Motivação dos Colaboradores do Grupo EDP
Arguente
ADRIANA CARVALHINHO (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2022/10/31 Ética e praxis das RP no ethos militar: Um olhar sobre a política de comunicação da marinha do Brasil?
Arguente
RODRIGO MACHADO STREB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2022/07/11 Atração de talento da Geração Y(Z) – o caso das organizações das Tecnologias da Informação
Arguente
MARINA ALEXANDRA VENTURA GOMES (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/06/14 As políticas de comunicação nas organizações públicas: um olhar sobre as universidades federais Brasileiras
Arguente
Cristiane Venâncio (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Ciências Sociais, Portugal
2022/05/27 Medición y evaluación de las relaciones públicas em um contexto online. Uso y percepciones de la medición y evaluación em redes sociales em las grandes corporaciones em España
Arguente
Paula Pineda-Martinez (Doutoramento)
Universidad del País Vasco, Espanha
2022/04/05 O impacto da COVID-19 na comunicação interna: O engajamento de colaboradores de micro e pequenas empresas do Estado de Minas Gerais
Arguente
DANIELA PEREIRA PACHECO (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Portugal
2022/03/28 A influência da lógica discursiva das organizações empresariais na construção da sociedade: um olhar dos profissionais brasileiros e portugueses de comunicação diante do contexto em midiatização
Arguente
MARIANA CARARETO ALVES (Doutoramento)
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil
2022/03/04 O papel da comunicação interna para a geração de confiança nas organizações – Estudo de caso Pingo Doce
Arguente
MARIA LUÍSA DA COSTA DE SOUSA DE MACEDO FERREIRA (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2022/02/23 Exploring How the communication strategies in place by TLC Marketing have changed in times of uncertainty for the partners & Content Department
Arguente
JOANA MARTINHO DE LACERDA (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2021/10/15 Comunicação estratégica digital: criação e implementação de plano de comunicação para ONG”. Mestrado em Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas. FAL, UBI, Covilhã. 15.10.2021
Arguente
JOÃO PEDRO GUERRA PEREIRA (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2021/09/10 O impacto da estratégia de extensão de marca no brand equity da marca-mãe – Estudo de caso: marca Worten
Arguente
ÉRICA NOGUEIRA RAMOS (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2021/03/29 Ética empresarial e sustentabilidade ambiental. Qual o contributo das RP?
Arguente
RITA MENDES CASIMIRO (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2021/03/22 O Advocacy e o papel das Organizações de Direitos Humanos no Legislativo Brasileiro: As campanhas da Rede Justiça Criminal
Arguente
JULIANA SANTOS (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Portugal
2021/03/19 A comunicação interna e o employer branding: uma investigação sobre o envolvimento dos profissionais do grupo Benfica
Arguente
INÊS RAQUEL CRUZ FILIPE (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2021/03/18 Investigação em ação na Bosch Car Multimédia Portugal
Arguente
Ana Paula Cruz (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2021/03/01 Responsabilidade Social Empresarial e a Comunicação Estratégica: A RSE como ferramenta corporativa estratégica na Indústria do Tabaco
Arguente
THAIS DOS REIS VILCHEZ (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2021/02/05 As práticas desenvolvidas pelos Gabinetes de Comunicação e Marketing de Unidades de Saúde
Arguente
DANIELA VICENTE MARTINS (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2020/12/15 O papel das redes sociais no Sector do Turismo: o caso do Algarve
Arguente
VASCO VALENTÃO MENDES AGOSTINHO (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2020/04/08 Autarquias versus empresas municipais: quem colhe os louros? – as fontes de informação na cobertura noticiosa da atividade das empresas municipais do Município do Porto
Arguente
BEATRIZ MERCA DA SILVA DE BARROS BRANDÃO (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2019/12/24 O Papel da Assessoria de Comunicação na Reputação da Marca: O Caso da Be Uau
Arguente
BRUNA ALEXANDRA BARREIROS SANTOS (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2019/05/07 A Comunicação Política na gestão de Crise das Finanças Públicas Portuguesas (2010/2014)
Arguente
RICARDO JORGE DO NASCIMENTO RIBEIRO (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Portugal
2018/11/20 Comunicação de Crise no Desporto: Gestão da Reputação no “Caso E-mails”
Arguente
MÁRIO FILIPE FELÍCIO CARDOSO (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2018/11/20 As Relações Públicas e a Imagem de Marca. O caso da Federação de Desportos de Inverno de Portugal
Arguente
SARA PINTO PIMPÃO (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2018/07/09 As primeiras manifestações de relações públicas empresariais no Portugal do início do Século XX (1910-1948): modelos de comunicação no caso The Anglo-Portuguese Telephone Co. Ltd
Arguente
JOÃO MOREIRA DOS SANTOS (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/06/18 Proposta de Identidade Visual para a organização New Hand Lab”. Relatório de Projeto no Mestrado em Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas. FAL, UBI, Covilhã. 18.06.2018
Arguente
Ceciliana de Oliveira da Silva (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2018/06/08 Fabricar Estratégias Plano de Comunicação Interna para o New Hand Lab
Arguente
ADRIANA FILIPA GRILO CABRAL (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2018/03/19 Influenciadores online: embaixadores digitais e a sua importância para as marcas
Arguente
MARIANA SIMÕES LEÃO COSTA (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2018/01/19 Facebook como instrumento de comunicación en las empresas de América Latina
Arguente
ILEANA LIS ZELER PIGHIN (Doutoramento)
Universitat Rovira i Virgili, Espanha
2017/11/15 Creche a Aprender - Plano de Comunicação para as Creches e Jardins de Infância da Cáritas Diocesana de Coimbra
Arguente
CATARINA ALEXANDRA TORGAL RAPOSO RODRIGUES (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2017/10/25 A Comunicação Dialógica na Página do Facebook das ONGs Animal e Clube dos Vira-Latas
Arguente
Carla Niz (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2017/10/02 The Instigatory theory of NGO communication
Arguente
Evandro Oliveira (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Ciências Sociais, Portugal
2017/07/20 The Cultural Adaptation of Spanish Professionals in the United States
Arguente
ANA GONZALEZ (Doutoramento)
Universidad de Málaga - Campus de Teatinos, Espanha
2017/07/12 As relações públicas no futebol em Portugal
Arguente
Renato José Morgado Batista (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2016/11/21 As marcas como agentes políticos: O impacto da RSC na intenção de compra. Estudo de Caso – Missão Continente
Arguente
PATRÍCIA OLIVEIRA TAVARES (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2016/09/12 Estratégias comunicacionais no contexto de crise: os contratos de comunicação da Petrobras, o Globo e Planalto nas mídias digitais
Arguente
Jones Machado (Doutoramento)
Universidade Federal de Santa Maria, Brasil
2016/07/05 Ética Na Comunicação Em Saúde: O Papel da Assessoria de Imprensa do Hospital de Vila Franca de Xira Na Produção e Divulgação de Informações Sobre O Surto de Legionella em 2014.
Arguente
TÂMELA MEDEIROS GRAFOLIN (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2016/06/28 A construção da brasilidade. Uma análise cultural mediática do programa Esquenta
Arguente
Rogério Saldanha Correa (Mestrado)
Universidade Federal de Santa Maria, Brasil
2016/02/06 Las identidades internacionales de Venezuela y sus comunicaciones con el mundo bajo el Socialismo del Siglo XXI. Diplomacia Pública Bolivariana 1999-2013
Vogal
AGRIVALCA RAMSENIA CANELÓN SILVA (Doutoramento)
Universidad de Málaga - Campus de Teatinos, Espanha
2016/02/05 Relaciones Públicas En Brasil Y En España: Estudio Comparativo Entre Los Campos Profesional Y Académico (1960-2014)
Arguente
ANDRÉIA SILVEIRA ATHAYDES (Doutoramento)
Universidad de Málaga - Campus de Teatinos, Espanha
2015/11/20 Comunicación y Salud. Enfermedades Raras y Estrategias de Comunicación
Arguente
PALOMA LÓPEZ VILLAFRANCA (Doutoramento)
Universidad de Málaga - Campus de Teatinos, Espanha
2015/11/06 Influência da política da comunicação interna no processo criativo: O caso AdMan Comunicación – Agencia Publicidad
Arguente
JOANA PATRÍCIA LOPES ALVES (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2015/02/10 Comunicação e turismo: relações públicas e imagem nos media digitais
Arguente
Luísa Paula Augusto. (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2015/01/16 La Comunicación de los Think Tanks en España. Panorama y Estrategias Comunicativa
Arguente
SERGIO GUERRA HEREDIA (Doutoramento)
Universidad de Málaga - Campus de Teatinos, Espanha
2015/01/13 O comportamento do consumidor influenciado por redes sociais. Um estudo de caso das empresas O Boticário e Kiko Make Up Milano
Arguente
Thays Magnólia Silva Nunes (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2015/01/13 A comunicação estratégica integrada nas organizações
Arguente
Sofia de Almeida Gonçalves (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2014/12/15 Estratégia de comunicação da identidade de marca: O caso Moche
Arguente
SARA PETRUCCI NEVES (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2014/09/11 Comunicação e Sustentabilidade. Uma relação de mutualismo
Arguente
RAQUEL LOBÃO EVANGELISTA. (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Ciências Sociais, Portugal
2014/02/03 A publicidade no contexto da Comunicação Organizacional: da Identidade à Imagem de Marca
Arguente
RENATA SUELY DE FREITAS (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2013/11/15 Insight Fischer+Bus. Da Estratégia de Comunicação ao Briefing
Arguente
DIANA ISABEL SANTO INOCÊNCIO (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2012/12/21 Especialista em Gestão Estratégica das Relações Públicas
Arguente
JOÃO MANUEL ALVES DUARTE (Outro)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2012/11/09 Marca Territorial Vale do Côa. Projeto de Identidade Visual
Arguente
PETRA DANIELA MATIAS (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2011/12/07 A Publicidade nas redes sociais da Internet
Arguente
MARTA SOFIA RAMOS VIEIRA (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2011/10/31 Relações Públicas em Portugal: desconhecimento do conceito ou não reconhecimento da atividade?
Arguente
KELLY GOMES PEREIRA (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2011/05/16 A responsabilidade social como eixo da estratégica comunicacional: O caso da Associação Nacional de Direito ao Crédito
Arguente
CELMA SELEMANE PADAMO (Mestrado)
Instituto Superior de Novas Profissões, Portugal
2011/05/11 A bidireccionalidade e a interacção comunicacional entre Jornalista e Assessor de Imprensa – Estudo de Caso Lógica
Arguente
NAÍDE FEIJÓ MULLER CAJADO CALDEIRA (Mestrado)
Instituto Superior de Novas Profissões, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2024 - Atual Environmental Communication (1752-4040 )
2024 - Atual International Journal of Tourism Cities (2056-5607)
2023 - Atual Estudios sobre el mensaje periodístico (1988-2696 )
2023 - Atual Journal of Contingencies and Crisis Management ( 1468-5973)
2023 - Atual Media & Jornalismo (2183-5462)
2020 - Atual OBS* Obercom (- 1646-5954)
2020 - Atual Public Sciences & Policies / Ciências e Políticas Públicas (2183-7384)
2019 - Atual Comunicar (1134-3478)
2018 - Atual Frontiers in Communication (2297-900X)
2017 - Atual European Journal of Communication (026732) Sage
2017 - Atual International Review on Public and Nonprofit Marketing (1865-1984) Springer
2015 - Atual Cogent Social Sciences (2331-1886) Taylor & Francis
2015 - Atual Comunicação Pública (1646-1479)
2015 - Atual Revista Internacional de Relaciones Públicas (2174-3681)
2012 - Atual Estudos em Comunicação (1646-4923) LabCom
2012 - Atual Comunicação e Sociedade (1645-2089)

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2019 - Atual Avaliadora do Painel de Avaliação da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), área científica de Ciências da Comunicação e da Informação
Avaliador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2017 - Atual Membro do Júri de avaliação das Bolsas de Incentivo ao Doutoramento (BIPD) FAL.UBI/ Banco Santander
2011 - Atual Membro do grupo de peritos da ANI – Agência Nacional para a Inovação.

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2022 - Atual Vice-presidente da Sopcom - Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação
2011 - Atual ECREA - European Communication Research and Education Association Member/Sócia
2007 - Atual IAMCR - Internacional Association for Media and Communication Research Sócia
2015/01 - 2022 Secretária-geral da SOPCOM - Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação
2012 - 2018 Chair and vice-chair of the ECREA Organizational and Strategic Communication Section Chair and vice-chair of the ECREA Organizational and Strategic Communication Section

Tutoria

Tópico Nome do aluno
2023 - 2024 Jovens Talentos Gulbenkian [Young Talents Gulbenkian] Hugo Costa
Distinções

Prémio

2013 Prémio mérito Pedagógico da Faculdade de Artes e Letras - Caixa Geral de Depósitos/UBI
Universidade da Beira Interior, Portugal

Outra distinção

2018 Bolsa FLAD - Fundação Luso-americana para o Desenvolvimento - para apresentação de Comunicação nos EUA (Congresso IAMCR, Oregon)
Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, Portugal
2007 Bolsa de Doutoramento da FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal