???global.info.a_carregar???
Teresa Cristina Moura Vitorino. Frequentou o doutoramento no Ramo de Ciências da Educação, na Especialidade de Gestão e Organização Escolar, na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve (2001-2005), com o tema Práticas de colaboração e apoio na Escola numa perspectiva de Educação Inclusiva, tendo como orientadora a Professora Doutora Margarida Ramires Fernandes. Formação interrompida por questões de saúde. Concluiu o Mestrado em Ciências da Educação (Master of Education, M. Ed.), na especialidade de Children with Learning and Behaviour Difficulties (Crianças com Dificuldades de Aprendizagem e de Comportamento), realizado na University of Wales, College of Cardiff, no Reino Unido, em 1990. Reconhecimento do Grau de Mestre em Educação, em Portugal, pela Universidade do Minho, em 12 de março de 1992. Licenciatura em Educação Física em 1981 pelo Instituto Superior de Educação Física de Lisboa (atual Universidade de Lisboa, Faculdade de Motricidade Humana). Especialidade de Educação Especial, Dificuldades de Aprendizagem. É Professora Adjunta na Escola Superior de Educação da Universidade do Algarve, foi Presidente do Conselho Pedagógico (2007-2009), Presidente do Conselho Científico (2000-2001), Coordenadora de Área Científica de Desenvolvimento Curricular (2009-2022); atualmente docente da Área Departamental de Formação de Educadores e de Professores. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico cultural são: Educação inclusiva; Inclusão; Vozes dos alunos; Pesquisa Inclusiva; Colaboração; Comunidades de aprendizagem; Desenvolvimento profissional dos professores; Aprendizagem; Sucesso escolar; Avaliação externa de escolas; Autoavaliação de escolas; Ensino básico; Interdisciplinaridade; Articulação curricular; Reflexão; Prática docente; Alunos; Formação de professores; Desenvolvimento curricular; Participação e aprendizagem; Atividades práticas; Participação; Ciências da Educação; Escola aprendente.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Teresa Cristina Moura Vitorino

Nomes de citação

  • Vitorino, Teresa
  • Vitorino, T.

Identificadores de autor

Ciência ID
A315-51F9-7E31
ORCID iD
0000-0003-1156-7523

Endereços de correio eletrónico

  • tvitorin@ualg.pt (Profissional)
  • tvitorin@gmail.com (Pessoal)

Telefones

Telefone
  • 289800100 (Profissional)
Telemóvel
  • 933268163 (Pessoal)

Moradas

  • Universidade do Algarve, Escola Superior de Educação, Departamento de Ciências Sociais e da Educação. Campus da Penha, 8005-139, Faro, Faro, Portugal (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A2)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2001 - 2005
Frequentou
Frequência de doutoramento em Ciências da Educação (2001-2005) (Doutoramento)
Especialização em Gestão e Organização Escolar
Universidade do Algarve, Portugal
1992/03/12
Concluído
Mestrado em Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
1990
Concluído
Master in Education (Master)
Cardiff Metropolitan University Department of Teacher Education and Training, Reino Unido
Aprovada
1981
Concluído
Educação Física (Licenciatura)
Especialização em Educação Especial, Dificuldades de Aprendizagem
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1993 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Universidade do Algarve, Portugal
1988 - 1993 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Universidade do Algarve, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1981/10/01 - 1988/09/30 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2009 - 2022 Coordenadora de Área Científica de Desenvolvimento Curricular Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2007/01/10 - 2009 Presidente do Conselho Pedagógico Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2000/07/05 - 2001 Presidente do Conselho Científico Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2007 - 2010 Representante de carácter científico na Assembleia de Agrupamento de Escolas Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2017/09/01 - 2020/12/31 ReHaRe - Reaching the ‘hard to reach’: Inclusive responses to diversity through child-teacher dialogue
Investigador
Concluído
2011 - 2014 Responding to diversity by engaging with students’ voices: a strategy for teacher development
518637-LLP-1- 2011-1-UKCOMENIUS- CMP
Investigador
Concluído
2008/09/01 - 2010/11/30 Sucesso escolar e perfis organizacionais. Um olhar a partir dos relatórios de avaliação externa
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal

Universidade do Algarve, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2006 - 2008 Estudo de caso: A ESCOLA VERDE. Uma abordagem de pesquisa-acção
Investigador
Instituto de Inovação Educacional, Portugal
Instituto de Inovação Educacional
Concluído
2003 - 2006 COMPRACTICE – Comunidades de Prática para o Desenvolvimento de Escolas de Qualidade para Todos (Communities of Practice for Improving the Quality of Schools for All), um projecto Sócrates/ Comenius 2.1.
RD-SVTD, 518637
Investigador
Concluído
1999 - 2002 Promoção da Educação Inclusiva - uma oportunidade para o desenvolvimento das escolas
IIE 1999-2002
Investigador
Instituto de Inovação Educacional, Portugal
Instituto de Inovação Educacional
Concluído
1996 - 1998 Projecto Escolas Inclusivas: Aplicação do Conjunto de Materiais para a Formação de Professores – As Necessidades Especiais na Sala de Aula
IIE 1996-1998
Investigador
Instituto de Inovação Educacional, Portugal
Concluído
1997 - 1997 Formas de Articulação entre os Ciclos Educativos nos Territórios Educativos de Intervenção Prioritária. Um Estudo de Caso Múltiplo
TEIP
Investigador
Instituto de Inovação Educacional, Portugal
Instituto de Inovação Educacional
Concluído
1997 - 1997 (Trans)formar é possível. Retrato de uma Escola em Mudança. Estudo de Caso: A Reforma do Sistema Educativo e o PRODEP – Contributos para a sua Avaliação
PRODEP
Investigador
Ministério da Educação, Portugal
Ministério da Educação
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Moura, Isabela; Monteiro, Rute; Vitorino, Teresa. "Currículo e Avaliação de escolas: estudo comparativo entre Brasil e Portugal: um ensaio crítico.". 2015.
Artigo em revista
  1. Vitorino, T.; et al.. "Resposta à diversidade através do diálogo aluno-professor". Educação Inclusiva (2021):
    Submetido
  2. Vitorino, T.; Jorge Santos. "Pesquisa Inclusiva: Diálogo alunos-professores como fator de promoção da educação inclusiva". Revista Portuguesa de Investigação Educacional (2021):
    No prelo • rpie
  3. Vitorino, Teresa; Santos, Jorge. "Inclusive inquiry: child-teacher dialogue as a key factor in promoting inclusive education". (2021): https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2020.9684.
    https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2020.9684
  4. Kyriaki Messiou; Lien Thien Bui; Mel Ainscow; Barbara Gasteiger-Klicpera; Edvina Bešic; Lisa Paleczek; Lotte Hedegaard-Sørensen; et al. "Student diversity and student voice conceptualisations in five European countries: Implications for including all students in schools". European Educational Research Journal (2020): 147490412095324-147490412095324. https://doi.org/10.1177/1474904120953241.
    10.1177/1474904120953241
  5. Messiou, Kyriaki; Bui, Lien Thien; Ainscow, Mel; Gasteiger-Klicpera, Barbara; Bešic, Edvina; Paleczek, Lisa; Hedegaard-Sørensen, Lotte; et al. "Student diversity and student voice conceptualisations in five European countries: Implications for including all students in schools". (2020): http://hdl.handle.net/10400.1/19256.
    10.1177/1474904120953241
  6. Milene Martins; Rute Rocha; Teresa Vitorino. "Comissão de Autoavaliação: valorização e participação dos docentes". revistamultidisciplinar.com 1 2 (2019): 131-142. https://doi.org/10.23882/MJ1913.
    10.23882/MJ1913
  7. Martins, Milene; Rocha, Rute; Vitorino, Teresa. "Self-evaluation committee: Appreciation and participation of teachers". (2019): https://doi.org/10.23882/MJ1913.
    https://doi.org/10.23882/MJ1913
  8. Messiou, Kyriaki; Ainscow, Mel; Echeita, Gerardo; Goldrick, Sue; Hope, Max; Paes, Isabel; Sandoval, Marta; Simon, Cecilia; Vitorino, Teresa. "Learning from differences: a strategy for teacher development in respect to student diversity". School Effectiveness and School Improvement 27 1 (2016): 45-61. http://hdl.handle.net/10400.1/9667.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1080/09243453.2014.966726
  9. Vitorino, Teresa. "Ocho relatos, un mismo proyecto". Cuadernos de Pedagogia 446 (2014): 50-63. http://www.mmiweb.org.uk/eustudentvoice/Cuadernosdepedogogia.pdf.
    Publicado
  10. Messiou, Kyriaki; Ainscow, Mel; Vitorino, T.; Echeita, Gerardo; et al.. "El desafio de la diversidade. Un estímulo para el desarrollo professional". Cuadernos de Pedagogia 446 (2014): 40-67. http://www.mmiweb.org.uk/eustudentvoice/Cuadernosdepedogogia.pdf.
    Publicado
  11. Vitorino, T.; Paes, Isabel; et al.. "As vozes dos alunos. Os alunos como colaboradores no processo de melhoria da escola". Inovação 15 1-2-3 (2002): 261-283. Instituto de Inovação Educacional.
    Publicado
  12. Vitorino, T.. "O Conhecimento e Domínio Corporal da Criança dos quatro aos seis anos". Análise do Comportamento Motor. Estudos de Motricidade Infantil (1982): 9-48. Instituto Superior de Educação Física/Centro de Documentação e Informação.
  13. Vitorino, T.; et al.. "Estudo Comparativo da Relação Observada entre a Motricidade e as Aprendizagens Escolares". A Criança e o Espaço – Seminário de Motricidade Infantil (1979):
Capítulo de livro
  1. Veloso, Luisa; Abrantes, Pedro; Craveiro, Daniela; Quintas, Helena; Gonçalves, José Alberto; Vitorino, Teresa; Caixeirinho, Telma. "Avaliação externa e sucesso escolar". Mundos Sociais, CIES, 2013.
  2. Quintas, Helena; Vitorino, Teresa. "Avaliação externa e auto-avaliação das escolas". In Escolas e Avaliação Externa. Um enfoque nas estruturas organizacionais. Mundos Sociais, CIES, 2013.
    Publicado
  3. Vitorino, T.; Veloso, Luísa. "Aprendizagem e resultados escolares". In Escolas e Avaliação Externa. Um enfoque nas estruturas organizacionais, 67-92. Editora Mundos Sociais, 2013.
    Publicado
  4. Veloso, Luísa; Abrantes, Pedro; Vitorino, T.; Craveiro, Daniela; Martins, Susana da Cruz; Gonçalves, José Alberto; Quintas, Helena; Caixeirinho, Telma. "Avaliação externa e sucesso escolar". In Sucesso Escolar: da Compreensão do Fenómeno às Estratégias para o Alcançar. ISCTE, 2013.
    Publicado
  5. Vitorino, Teresa. "Aprender em colaboração na Escola - a Escola Verde". In Projecto Compractice. Comunidades de Prática para Melhorar a Qualidade da Escola para Todos. Universidade Aberta, 2011.
    Publicado
  6. Vitorino, Teresa. "Collaborative Learning in School". In The Green School. 2010.
Documento de trabalho
  1. Vitorino, T.; UNESCO. 2001. "Working with schools: the Portuguese Inclusive Schools Project. In Open File on Inclusive Education. Support Materials for Managers and Administrators".
Livro
  1. Ainscow, Mel; Vitorino, T.; Paes, Isabel. Aprender com a Diversidade – Um Guia para o Desenvolvimento da Escola. Lisboa, Portugal: Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural. 2011.
    Publicado
  2. Paes, Isabel; Vitorino, T.. Comunidades educativas comprometidas com a diversidade: Propostas e reflexões a partir de práticas de formação-ação. Lisboa, Portugal: Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural. 2011.
    Publicado
  3. Vitorino, T.; Paes, Isabel. Aprender com a Diversidade – Um Guia para o Desenvolvimento da Escola. Lisboa, Portugal: Edição conjunta do Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas (ACIME) e do Departamento de Educação Básica. 2004.
    Publicado
  4. Vitorino, T.; Gonçalves, José Alberto. (Trans) formar é possível. Retrato de uma Escola em Mudança: estudo de Caso. Portugal: Ministério da Educação, DAPP. 1997.
    Publicado
Recurso online
  1. Vitorino, T.; Messiou, Kyriaki; Ainscow, Mel. Alcançar os 'difíceis de alcançar' (vídeo). 2020. https://www.youtube.com/watch?v=4r-9Ft2jIUw&t=474s&ab_channel=SouthamptonEducationSchool.
  2. Vitorino, T.. Manual de preparação dos alunos para serem investigadores. 2020. https://rehare533167368.files.wordpress.com/2020/07/preparing-students-to-be-researchers_rehare_finalpages_portuguese.pdf.
  3. Vitorino, T.. Guia da Pesquisa Inclusiva. 2020. https://rehare533167368.files.wordpress.com/2020/07/inclusive-inquiry-guide_-rehare_finalpages_portuguese.pdf.
  4. Vitorino, T.. Documento de orientação para monitorizar o envolvimento dos alunos. 2020. https://rehare533167368.files.wordpress.com/2020/07/guidance-manual_-monitoring-students-engagement_rehare_finalpages_portuguese.pdf.
  5. Vitorino, T.. Accounts of developments in the five country networks. 2020. https://reachingthehardtoreach.eu/.
  6. Vitorino, T.. Guidance document for monitoring teachers’ thinking and practices. 2020. https://reachingthehardtoreach.eu/.
  7. Vitorino, T.. Guidance document for monitoring students’ engagement. 2020. https://reachingthehardtoreach.eu/.
  8. Vitorino, T.. Inclusive Inquiry. A step-by-step guide for teachers. 2020. https://reachingthehardtoreach.eu/.
  9. Vitorino, T.. Preparing students to be researchers. A guidance manual. 2020. https://reachingthehardtoreach.eu/.
  10. Vitorino, T.. Students’ Voices Toolkit. 2020. https://reachingthehardtoreach.eu/.
  11. Vitorino, T.. Responder à diversidade através do envolvimento com as vozes dos alunos. Uma estratégia de desenvolvimento dos professores. Guia. 2014. https://reachingthehardtoreach.eu/. Publicação em papel e em formato eletrónico, em cinco línguas: português, espanhol, inglês, francês e alemão.
  12. Vitorino, T.. Responder à diversidade através do envolvimento com as vozes dos alunos. Uma estratégia de desenvolvimento dos professores. Narrativas da prática. 2014. https://reachingthehardtoreach.eu/. Publicação em papel e em formato eletrónico, em cinco línguas: português, espanhol, inglês, francês e alemão.
  13. Comissão Europeia; Vitorino, T.; et al.. Responding to diversity by engaging with students’ voices: a strategy for teacher development [DVD]. 2014. Publicação em formato eletrónico, em três línguas: português, espanhol e inglês.
  14. Vitorino, T.; Paes, Isabel; et al.. NÓS … NA ESCOLA, que acompanha o Guia para o Desenvolvimento da Escola [DVD]. 2004. Edição conjunta do Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas (ACIME) e do Departamento de Educação Básica..
Tese / Dissertação
  1. Martins, Milene Isabel Agostinho. "Autoavaliação. Qual a Importância que lhe é dada? Um estudo de caso". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10400.1/14109.
  2. Martins, Milene Isabel Agostinho. "Autoavaliação. Qual a Importância que lhe é dada? Um estudo de caso". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10400.1/14109.
  3. Geraldo, Daniel Rui de Brito. "Avaliação da potencialidade da participação no ensino das ciências no 1.º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.1/12575.
  4. Cunha, Elisa Manuela Dantas Barros da. "Perceção dos professores acerca da avaliação das escolas: uma hipótese de progressão". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.1/10420.
  5. Valente, Ana Rita Serra. "Condições facilitadoras da inclusão através dos projetos do Ministério da Educação e Ciência desenvolvidos na Escola E. B. 2,3 do Agrupamento de Escolas D. Afonso III". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.1/3281.
  6. Marques, Adriana Afonso de Oliveira Pinto e Barata. "A interdisciplinaridade em sala de aula, no 1.º ciclo do ensino básico". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.1/3164.
  7. Dias, Fábio Miguel Prata. "A regulação cooperada das aprendizagens". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.1/3318.
Atividades

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2019/10 - 2020/06 Oficina de Formação, registo CCFC/ACC-105560/19: 50 horas, destinada a Professores dos grupos 110, 120, 250, 260 e 910. Centro Formação Ria Formosa- Associação de Escolas (Faro/Olhão). Respostas inclusivas à diversidade através do diálogo professor-aluno (Outros)