Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Teresa Cristina Moura Vitorino
Nomes de citação
- Vitorino, Teresa
- Vitorino, T.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- A315-51F9-7E31
- ORCID iD
- 0000-0003-1156-7523
Endereços de correio eletrónico
- tvitorin@ualg.pt (Profissional)
- tvitorin@gmail.com (Pessoal)
Telefones
- Telefone
-
- 289800100 (Profissional)
- Telemóvel
-
- 933268163 (Pessoal)
Moradas
- Universidade do Algarve, Escola Superior de Educação, Departamento de Ciências Sociais e da Educação. Campus da Penha, 8005-139, Faro, Faro, Portugal (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | |
Inglês | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Francês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A2) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2001 - 2005
Frequentou
|
Frequência de doutoramento em Ciências da Educação (2001-2005) (Doutoramento)
Especialização em Gestão e Organização Escolar
Universidade do Algarve, Portugal
|
|
1992/03/12
Concluído
|
Mestrado em Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
|
1990
Concluído
|
Master in Education (Master)
Cardiff Metropolitan University Department of Teacher Education and Training, Reino Unido
|
Aprovada |
1981
Concluído
|
Educação Física (Licenciatura)
Especialização em Educação Especial, Dificuldades de Aprendizagem
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
|
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1993 - Atual | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Universidade do Algarve, Portugal |
1988 - 1993 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Universidade do Algarve, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1981/10/01 - 1988/09/30 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Ministério da Educação, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2009 - 2022 | Coordenadora de Área Científica de Desenvolvimento Curricular | Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal |
2007/01/10 - 2009 | Presidente do Conselho Pedagógico | Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal |
2000/07/05 - 2001 | Presidente do Conselho Científico | Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2007 - 2010 | Representante de carácter científico na Assembleia de Agrupamento de Escolas | Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2017/09/01 - 2020/12/31 | ReHaRe - Reaching the ‘hard to reach’: Inclusive responses to diversity through child-teacher dialogue
Investigador
|
Concluído
|
2011 - 2014 | Responding to diversity by engaging with students’ voices: a strategy for teacher development
518637-LLP-1- 2011-1-UKCOMENIUS- CMP
Investigador
|
Concluído
|
2008/09/01 - 2010/11/30 | Sucesso escolar e perfis organizacionais. Um olhar a partir dos relatórios de avaliação externa
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Universidade do Algarve, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2006 - 2008 | Estudo de caso: A ESCOLA VERDE. Uma abordagem de pesquisa-acção
Investigador
Instituto de Inovação Educacional, Portugal
|
Instituto de Inovação Educacional
Concluído
|
2003 - 2006 | COMPRACTICE – Comunidades de Prática para o Desenvolvimento de Escolas de Qualidade para Todos (Communities of Practice for
Improving the Quality of Schools for All), um projecto Sócrates/ Comenius 2.1.
RD-SVTD, 518637
Investigador
|
Concluído
|
1999 - 2002 | Promoção da Educação Inclusiva - uma oportunidade para o desenvolvimento das escolas
IIE 1999-2002
Investigador
Instituto de Inovação Educacional, Portugal
|
Instituto de Inovação Educacional
Concluído
|
1996 - 1998 | Projecto Escolas Inclusivas: Aplicação do Conjunto de Materiais para a Formação de Professores – As Necessidades Especiais
na Sala de Aula
IIE 1996-1998
Investigador
Instituto de Inovação Educacional, Portugal
|
Concluído
|
1997 - 1997 | Formas de Articulação entre os Ciclos Educativos nos Territórios Educativos de Intervenção Prioritária. Um Estudo de Caso
Múltiplo
TEIP
Investigador
Instituto de Inovação Educacional, Portugal
|
Instituto de Inovação Educacional
Concluído
|
1997 - 1997 | (Trans)formar é possível. Retrato de uma Escola em Mudança. Estudo de Caso: A Reforma do Sistema Educativo e o PRODEP – Contributos
para a sua Avaliação
PRODEP
Investigador
Ministério da Educação, Portugal
|
Ministério da Educação
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Documento de trabalho |
|
Livro |
|
Recurso online |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2019/10 - 2020/06 | Oficina de Formação, registo CCFC/ACC-105560/19: 50 horas, destinada a Professores dos grupos 110, 120, 250, 260 e 910. Centro Formação Ria Formosa- Associação de Escolas (Faro/Olhão). | Respostas inclusivas à diversidade através do diálogo professor-aluno (Outros) |