???global.info.a_carregar???
Joana Batalha is a Researcher in the Linguistics Centre of NOVA University, in the Formal and Experimental Linguistics Group. She is also Assistant Professor in the Linguistics Department. She has a degree in Languages and Literatures (Portuguese and English Studies) by NOVA University of Lisbon, Faculty of Social and Human Sciences, and the University of Southampton, School of Humanities. She completed her Ph.D. in 2018 in Linguistics (Linguistics and Language Teaching) by NOVA University of Lisbon, Faculty of Social and Human Sciences. The title of her thesis is Relations between Explicit Knowledge and Reading: Comprehension of Referential Dependencies in Basic Education. Her main research areas are Language Development and Educational Linguistics. She has been researching since 2020 on her individual research project Language and Literacy at School: the contribution of metasyntactic abilities to reading comprehension development, funded by FCT in the category of Junior Researcher. She is currently co-principal investigator in PIPALE (Preventive Intervention Project for Learning of Reading and Writing).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Joana Maria Rodrigues Batalha Marchão

Nomes de citação

  • Batalha, Joana

Identificadores de autor

Ciência ID
A318-58AE-0523
ORCID iD
0000-0003-0879-8187

Endereços de correio eletrónico

  • jbatalha@fcsh.unl.pt (Profissional)

Telefones

Telefone
  • (+351) 21 790 830 (Profissional)

Moradas

  • Avenida de Berna 26C, 1069-061, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Linguística

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2)
Francês Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2)
Formação
Grau Classificação
2018
Concluído
Linguística (Doutoramento)
Especialização em Linguística e Ensino de Língua
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Relações entre conhecimento explícito da língua e a competência de leitura. Compreensão de dependências referenciais no ensino básico" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado por unanimidade - Muito Bom
2012
Concluído
Formação Avançada em Neurociências e Educação (Pós-Graduação)
Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde, Portugal
2007
Concluído
Ramo de Formação Educacional, Estudos Portugueses e Ingleses (Especialização pós-licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
17/20
2005
Concluído
Línguas e Literaturas Modernas, Estudos Portugueses e Ingleses (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

University of Southampton School of Humanities, Reino Unido
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17/20
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020 - Atual Investigador Contratado (Investigação) Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
2011 - 2018 Investigador (Investigação) Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018 - 2020 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2017 - 2018 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2009 - 2011 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016 - 2017 Docente em funções técnicas e pedagógicas na Direção de Serviços de Língua e Cultura Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, Portugal
2007 - 2009 Docente em funções técnicas e pedagógicas na Direção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular Ministério da Educação, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2011 - 2016 Linguística e ensino de língua: relações entre conhecimento explícito da língua e a competência de leitura [orientação de João Costa e Ana Luísa Costa]
SFRH/BD/73881/2010
Bolseiro de Doutoramento
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2020 - Atual Language and literacy at school: the contribution of metasyntactic abilities to reading comprehension development
CEECIND/00274/2018
Investigador responsável
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2019 - 2022 Read4Succeed: Improving migrant, refugee and from deprived neighbourhood children reading skills through an Animal Assisted Reading program
2019-1-PT01-KA201-061410
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal
Erasmus Plus
Concluído
2013 - 2015 Crosslinguistic and Crosspopulation approaches to the Acquisition of Dependencies
PTDC/MHC-LIN/4812/2012
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2006 - 2007 Morfologia e sintaxe na aquisição de L2
Bolseiro de Investigação
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2019 - Atual Projeto de Intervenção Preventiva para a Aprendizagem da Leitura e da Escrita
PIPALE
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
Câmara Municipal de Sesimbra

Câmara Municipal do Seixal
2020 - 2021 GAP - Gulbenkian Aprendizagem
GAP
Outra
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
2016 - 2017 Referencial Camões PLE-Português Língua Estrangeira
Referencial PLE
Outra
Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, Portugal
Ministério dos Negócios Estrangeiros
2007 - 2009 Plano Estratégico para o Ensino do Português
DGIDC-ME
Outra
Ministério da Educação, Portugal
Ministério da Educação
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Vraka, Vasiliki; Lobo, Maria; Batalha, Joana. "Desenvolvimento de pronomes clíticos em produções escritas iniciais". Revista da Associação Portuguesa de Linguística 10 (2023): 308-319.
    https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln10ano2023a17
  2. Batalha, Joana; Lobo, Maria; Estrela, Antónia; Bragança, Bruna. "Linguagem oral e escrita nos primeiros anos de escolaridade". Palavras - revista em linha 58-59 (2022): 23-41.
  3. Lobo, Maria; Batalha, Joana; Estrela, Antónia; Bragança, Bruna. "Desenvolvimento sintático em produções escritas de crianças de 1.º ciclo". Revista da Associação Portuguesa de Linguística 9 (2022): 150-163.
    https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln9ano2022a11
  4. Batalha, Joana. "Discovery-learning on grammar education: A study on anaphoric pronouns". Caplletra 73 (2022): 211-231.
    https://doi.org/10.7203/Caplletra.73.24639
  5. Batalha, Joana; Lobo, Maria; Estrela, Antónia; Bragança, Bruna. "Avaliação da linguagem oral e escrita no pré-escolar e nos primeiros anos de escolaridade". Revista da Associação Portuguesa de Linguística 8 (2021): 40-53.
    https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln8ano2021a4
  6. Batalha, Joana; Costa, Ana Luísa. "Para um perfil do conhecimento gramatical da geração do milénio". Revista da Associação Portuguesa de Linguística 7 (2020): 37-54.
    10.26334/2183-9077/rapln7ano2020a3
  7. Batalha, Joana. "Avaliar conhecimento gramatical: análise de itens sobre compreensão de dependências referenciais". Revista da Associação Portuguesa de Linguística 6 (2019): 29-40.
    10.26334/2183-9077/rapln6ano2019a4
  8. Batalha, Joana. "From grammar to reading: a study on referential dependencies". Bellaterra Journal of Teaching & Learning Language & Literature 12 2 (2019): 60-77.
    10.5565/rev/jtl3.811
  9. Batalha, Joana. "Desenvolvimento linguístico e ensino de português como língua materna: assimetrias na compreensão de orações relativas de sujeito e de objeto". Revista da Associação Portuguesa de Linguística 5 (2019): 58-66.
    10.26334/2183-9077/rapln5ano2019a5
Capítulo de livro
  1. Batalha, Joana; Madeira, Ana. "Assessment of language proficiency and reading skills of non-native primary school children". In Improving migrant, refugee and from deprived neighborhood children reading skills through an Animal Assisted Reading program, editado por Slegers, M.-J. Enders; Pires, Iva, 20-41. Universidade Nova de Lisboa, 2023.
  2. Batalha, Joana; Duarte, Regina. "Lezen in Andere Europese Landen: Het Vergelijkend Perspectief [Leitura nos países europeus: uma perspetiva comparativa]". In Omdat lezen loont [Porque ler compensa], editado por van Dijk, Y.; Hamel, M.; Klaver, M.-J.; Stronks, E., 156-166. Pica, 2022.
  3. Batalha, Joana; Costa, Ana Luísa. "Para um mapa das fronteiras e das pontes em didática da gramática". In A linguística na Formação do Professor: das teorias às práticas, editado por Leal, António; Oliveira, Fátima; Rodrigues, Sónia Valente; Silvano, Purificação; Veloso, João; Duarte, Isabel Margarida, 61-80. Universidade do Porto, Faculdade de Letras, 2019.
  4. Batalha, Joana; Lobo, Maria. "Projeto de Intervenção Preventiva para a Aprendizagem da Leitura e da Escrita". In Relatório PNPSE 2016-2018: Escolas e Comunidades tecendo Políticas Educativas com base em Evidências, editado por Verdasca, J., 181-185. PNPSE/DGE, 2019.
  5. Batalha, Joana. "Relações entre conhecimento explícito e leitura (literária) na aula de língua materna". In Literatura e Gramática: Um diálogo infinito. Atas. Associação de Professores de Português, 2015.
  6. Batalha, Joana. "Desenvolver a consciência e a explicitação linguística na aula de língua materna". In Atas do III Encontro Mundial de Ensino doPortuguês, editado por Gonçalves, Luís, 169-182. Boavista Press, 2014.
  7. Batalha, Joana. "Relations between grammar and reading: a study of anaphor pronouns in lower secondary education". In From Language to Discourse: Selected Papers of Linguistic Sharing Forum, editado por Correia, Clara Nunes; Tanto, Camile; Shotropa, Larysa; Cunha, Lúcia; Jorge, Noémia, 199-221. Cambridge Scholars, 2014.
Livro
  1. Duarte, Regina (coord); Dias, Ana Paula; Santiago, Ana; Aleixo, Conceição; Redes, Luís Filipe; Serras, Pedro Tiago; Batalha, Joana; Henriques, Marisa. Língua de escolarização: um estudo comparativo. Editorial do Ministério da Educação. 2009.
  2. Duarte, Regina (coord); Veigas, Ana Sofia; Batista, Iolanda; Batalha, Joana; Varela, Lina; Pignatelli, Maria da Luz; Henriques, Marisa. Posição dos docentes relativamente ao ensino da língua portuguesa. Editorial Ministério da Educação. 2008.
  3. Duarte, Regina (coord); Veigas, Ana Sofia; Batalha, Joana; Pignatelli, Maria da Luz; Henriques, Marisa. Programa de Língua Portuguesa/Português: uma visão diacrónica. Editorial Ministério da Educação. 2008.
  4. Reis, Carlos (org). Actas Conferência Internacional sobre o Ensino do Português. Editorial do Ministério da Educação. 2008.
  5. Ucha, Luísa (coord); Lima, Graça; Varela, Lina; Pignatelli, Maria da Luz; Duarte, Regina; Batalha, Joana; Henriques, Marisa. Desempenho dos alunos em Língua Portuguesa - ponto da situação. Editorial Ministério da Educação. 2007.
Recurso online
  1. Batalha, Joana; Madeira, Ana. Ferramenta de leitura Read4Succeed. 2023. https://erasmus-plus.ec.europa.eu/projects/search/details/2019-1-PT01-KA201-061410.
  2. Batalha, Joana; Madeira, Ana. Teste de colocação em nível Read4Succeed. 2023. https://erasmus-plus.ec.europa.eu/projects/search/details/2019-1-PT01-KA201-061410.
  3. Batalha, Joana; Lobo, Maria; Estrela, Antónia; Bragança, Bruna. Instrumento de diagnóstico PIPALE - versão 1. 2019. https://pipale.fcsh.unl.pt/.
  4. Camões, Instituto da Cooperação e da Língua. Referencial Camões PLE. 2017. https://www.instituto-camoes.pt/activity/centro-virtual/referencial-camoes-ple.
  5. Reis, Carlos (coord); Batalha, Joana; Henriques, Marisa; Rodrigues, Sónia. Exemplos de Planificação de Sequências Didáticas 3.º ciclo para implementação do PPEB 2009. 2010. http://www.dge.mec.pt/exemplos-de-planificacao-de-sequencias-didaticas-3o-ciclo.
Relatório
  1. Batalha, Joana; Lobo, Maria. 2024. Relatório PIPALE 1.º semestre – Agrupamento de Escolas Maria do Carmo Serrote (Quinta do Conde).
  2. Batalha, Joana; Lobo, Maria. 2023. Projeto de Intervenção Preventiva para a Aprendizagem da Leitura e da Escrita. Relatório 2022-2023.
  3. Batalha, Joana; Lobo, Maria. 2022. Projeto de Intervenção Preventiva para a Aprendizagem da Leitura e da Escrita. Relatório intermédio 2021-2022.
  4. Batalha, Joana; Lobo, Maria. 2022. Projeto de Intervenção Preventiva para a Aprendizagem da Leitura e da Escrita. Relatório final 2021-2022.
  5. Batalha, Joana; Lobo, Maria. 2021. Projeto de Intervenção Preventiva para a Aprendizagem da Leitura e da Escrita. Relatório trimestral: abril-junho 2021.
  6. Batalha, Joana; Lobo, Maria. 2021. Projeto de Intervenção Preventiva para a Aprendizagem da Leitura e da Escrita. Relatório trimestral: julho-setembro 2021.
  7. Batalha, Joana; Lobo, Maria. 2021. Projeto de Intervenção Preventiva para a Aprendizagem da Leitura e da Escrita. Relatório trimestral: janeiro-março 2021.
  8. Batalha, Joana; Lobo, Maria. 2020. Projeto de Intervenção Preventiva para a Aprendizagem da Leitura e da Escrita. Relatório trimestral: janeiro-abril 2020.
  9. Batalha, Joana; Lobo, Maria. 2020. Projeto de Intervenção Preventiva para a Aprendizagem da Leitura e da Escrita. Relatório final: maio-dezembro 2020.
  10. Batalha, Joana; Lobo, Maria. 2020. Projeto de Intervenção Preventiva para a Aprendizagem da Leitura e da Escrita. Relatório trimestral: setembro-dezembro 2019.
  11. Batalha, Joana; Lobo, Maria. 2019. Projeto de Intervenção Preventiva para a Aprendizagem da Leitura e da Escrita. Relatório trimestral: maio-agosto 2019.
Tese / Dissertação
  1. Batalha, Joana. "Relações entre conhecimento explícito da língua e a competência de leitura. Compreensão de dependências referenciais no ensino básico.". Doutoramento, Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, 2018. http://hdl.handle.net/10362/43439.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/06 Variação linguística em sala de aula: quais as conceções de alunos e professores? Jornada Variação Linguística, Educação e Cidadania
Associação Portuguesa de Linguística; Associação de Professores de Português (Lisboa, Portugal)
2024/06 Discussing teachers’ beliefs on Portuguese language variation (within the symposium The Language in Children's Heads: Linguistic Diversity in L1 Education) [com Ana Luísa Costa, Adriana Cardoso, Isabel Sebastião e Sónia Rodrigues] 14th ARLE Conference
University of Melbourne (Melbourne / on-line, Austrália)
2024/06 Changes in L1 grammar teaching: experiences from Denmark and Portugal (within the symposium Educational Linguistics: A State of the Art) [with Kristin Kabel] 14th ARLE Conference
University of Melbourne (Melbourne / on-line, Austrália)
2023/10 Desenvolvimento de estruturas de subordinação na escrita: estudo longitudinal com crianças de 1.º ciclo [com Maria Lobo, Aida Cardoso, Antónia Estrela e Bruna Bragança] XXXIX Encontro da Associação Portuguesa de Linguística
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
2023/06 Language variation: challenges and opportunities from teachers beliefs [com Ana Luísa Costa, Adriana Cardoso, Isabel Sebastião e Sónia Rodrigues] 5th ARLE SIG Educational Linguistics Meeting
University of Barcelona (Barcelona, Espanha)
2023/04 Desenvolvimento sintático em produções narrativas escritas [com Maria Lobo] III Encontro de Linguística Aplicada
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2023/01 Processos de retoma anafórica em narrativas escritas de anos iniciais de escolaridade [com Maria Lobo, Aida Cardoso, Antónia Estrela e Bruna Bragança] Colóquio de Homenagem a Inês Duarte
Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras (Lisboa, Portugal)
2023/01 Teachers beliefs on language variation [com Ana Luísa Costa, Adriana Cardoso, Isabel Sebastião e Sónia Rodrigues] IV International Conference on Teaching Grammar
University of Valencia (Valência, Espanha)
2022/10 Desenvolvimento de pronomes clíticos em produções escritas iniciais [com Vasiliki Vraka e Maria Lobo] XXXVIII Encontro da Associação Portuguesa de Linguística
Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras (Lisboa, Portugal)
2022/09 Developing an instrument to assess phonological and syntactic awareness in pre-schoolers and primary school children [com Maria Lobo, Antónia Estrela e Bruna Bragança] I International Conference on Child Studies
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2022/09 Syntactic complexity in early written development [com Maria Lobo, Antónia Estrela e Bruna Bragança] [poster presentation] Generative Approaches to Language Acquisition Conference - GALA 2022
Goethe University (Frankfurt, Alemanha)
2022/07 Para uma caracterização da complexidade sintática em produções narrativas escritas de níveis iniciais de escolaridade [com Maria Lobo, Antónia Estrela e Bruna Bragança] Congresso de Homenagem a Ana Maria Brito
Universidade do Porto, Faculdade de Letras (Porto, Portugal)
2022/06 Early reading and writing: effects of a preventive intervention program 13th ARLE L1-Education Conference
University of Nicosia (Nicósia, Chile)
2022/05 The linguistic/metalinguistic distinction and writing development Going Meta: Bringing together an understanding of metadiscourse with students’ metalinguistic understanding
British Association of Applied Linguistics / Cambridge University Press (on-line)
2022/04 Consciência linguística, leitura e escrita: resultados de um projeto de intervenção preventiva [com Maria Lobo, Antónia Estrela e Bruna Bragança] II Encontro de Linguística Aplicada
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2022/03 Linguistic awareness and early reading and writing EduLing Virtual Seminar
SIG EduLing (on-line)
2021/12 Aula aberta: Projeto de Intervenção Preventiva para a Aprendizagem da Leitura e da Escrita [com Maria Lobo, Antónia Estrela & Bruna Bragança] Projeto de Intervenção Preventiva para a Aprendizagem da Leitura e da Escrita
Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2021/11 Instrumento de diagnóstico PIPALE [com Maria Lobo] Projeto de Intervenção Preventiva para a Aprendizagem da Leitura e da Escrita
Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, e Câmara Municipal de Sesimbra (on-line)
2021/10 Desenvolvimento sintático em produções escritas de crianças de 1.º ciclo [com Maria Lobo, Antónia Estrela e Bruna Bragança] XXXVII Encontro da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística (on-line)
2021/07 Linguagem oral e escrita nos primeiros anos de escolaridade: da avaliação à intervenção [com Maria Lobo, Antónia Estrela & Bruna Bragança] 14.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português
Associação de Professores de Português (on-line)
2021/06 Assessing linguistic awareness: an instrument for pre-readers and beginning readers in European Portuguese [com Maria Lobo, Antónia Estrela & Bruna Bragança] 4th ARLE SIG Educational Linguistics Meeting
SIG Educational Linguistics (Jimmy van Rijt, Astrid Wijnands and Peter-Arno Coppen) (on-line)
2021/06 20 years of terminology for basic and secondary education in Portugal [com Ana Luísa Costa] 4th ARLE SIG Educational Linguistics Meeting
SIG Educational Linguistics (Jimmy van Rijt, Astrid Wijnands and Peter-Arno Coppen) (on-line)
2021/05 Apresentação do Projeto de Intervenção Preventiva para a Aprendizagem da Leitura e da Escrita [com Maria Lobo] Webinar Projeto de Intervenção Preventiva para a Aprendizagem da Leitura e da Escrita
Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (on-line)
2020/10 Avaliação da linguagem oral e escrita no pré-escolar e nos primeiros anos de escolaridade [com Maria Lobo, Antónia Estrela & Bruna Bragança] XXXVI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística (on-line)
2020/07 Language awareness, reading and writing skills Research Seminar in Linguistics
Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa (on-line)
2019/10 Qual o lugar da gramática no currículo? Mesa redonda "O ensino da gramática em Portugal: balanço e desafios" [com Ana Costa] XXXV Encontro da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística (Braga, Portugal)
2019/07 Como é que estudos em aquisição podem informar o ensino da gramática em L1 e L2? [com Joana Teixeira] XIV Fórum de Partilha Linguística
Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Lisboa, Portugal)
2019/01 Discovery learning in the teaching of grammar: a study with anaphoric pronouns III International Conference on Teaching Grammar
Universitat Autònoma de Barcelona Grup de recerca sobre ensenyament i aprenetatge de llengües (Barcelona, Espanha)
2019/01 Referencial Camões PLE: contributo para a criação de um RLD para o português europeu [com Rui Vaz e Fátima Mendes] VI Jornadas de Português Língua Estrangeira
Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Lisboa, Portugal)
2018/09 Desenvolvimento linguístico e ensino do português LM: assimetrias na compreensão de relativas de sujeito e objeto por alunos do ensino básico XXXIV Encontro da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística (Lisboa, Portugal)
2018/07 Que papel tem a gramática no ensino da compreensão leitora? III Encontro Temático APL/ESE - Formação, investigação e ensino da língua
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação (Setúbal, Portugal)
2018/06 Relações entre conhecimento explícito da língua e a competência de leitura: compreensão de dependências referenciais no ensino básico 19.º Quid Novi? – Ponto de Encontro em Investigações Recentes em Linguística
Universidade do Porto Faculdade de Letras (Porto, Portugal)
2017/09 Para um mapa das fronteiras e das pontes em didática da língua [com Ana Costa] 3.º Encontro A Linguística na Formação do Professor - das teorias às práticas educativas
Universidade do Porto Faculdade de Letras (Porto, Portugal)
2016/07 Desenvolver o conhecimento explícito da língua no 1.º ciclo: compreensão de relações anafóricas com pronomes I Encontro Temático APL/ESE - Formação para a promoção de competências em língua
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação (Lisboa, Portugal)
2016/07 Developing linguistic awareness in the classroom: relations with reading comprehension 13th International Conference of the Association for Language Awareness (ALA 2016)
Association for Language Awareness (Viena, Áustria)
2016/02 Que informação transmite a análise de itens sobre dependência referencial na leitura? Seminário Avaliar conhecimento gramatical
Associação Portuguesa de Linguística (Lisboa, Portugal)
2015/10 Que contributos pode ter o acesso a dados da avaliação externa na investigação em linguística educacional? XXXI Encontro da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística (Braga, Portugal)
2015/10 Aprendizagem pela descoberta e ensino da gramática na aula de português Encontro Bruner na Escola
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação (Setúbal, Portugal)
2015/06 Can grammar teaching benefit reading comprehension? 10th Conference of the International Association for the Improvement of Mother Tongue Education
International Association for the Improvement of Mother Tongue Education (Odense, Dinamarca)
2015/05 Relações entre conhecimento explícito e a competência de leitura Jornadas do Grupo Linguística Formal e Experimental
Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa (Évora, Portugal)
2015/03 Relações entre conhecimento explícito e leitura (literária) na aula de língua materna 11.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português
Associação de Professores de Português (Évora, Portugal)
2014/08 Desenvolver a consciência e a explicitação gramaticais na aula de língua materna III Encontro Mundial de Ensino do Português
American Organization of Teachers of Portuguese (Nova Iorque, Estados Unidos)
2014/07 Booka: aprender com autonomia [com Luísa Ucha e Marta Procópio] I Seminário Agrupamento de Escolas Dr. António Augusto Louro
Projeto Fénix (Seixal, Portugal)
2013/06 Relations between grammar and reading: study of some syntactic structures in lower secondary education 9th Conference of the International Association for the Improvement of Mother Tongue Education
International Association for the Improvement of Mother Tongue Education (Paris, França)
2012/11 Relações entre conhecimento explícito da língua e leitura: dependências referenciais VII Fórum de Partilha Linguística
Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2011/11 Dependências referenciais: contributos da linguística para o ensino da língua materna VI Fórum de Partilha Linguística
Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023 - 2024 O Perfil do Aluno e a aprendizagem da gramática http://hdl.handle.net/10362/169076
Orientador
Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2021 - 2023 Promoção da consciência para a variação linguística nas aulas de língua materna e estrangeira http://hdl.handle.net/10362/159279
Orientador
Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês ou de Inglês. (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2021 - 2023 Promover o desenvolvimento da compreensão da leitura em língua materna e língua estrangeira
Orientador
Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês ou de Inglês. (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2021 - 2022 Desenvolvimento do uso de pronomes clíticos na produção escrita de crianças do 2º ano de escolaridade http://hdl.handle.net/10362/147255
Coorientador
Ciências da Linguagem (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2020 - 2021 Desenvolvimento do pensamento crítico e criativo nas aulas de português língua materna e de espanhol língua estrangeira https://hdl.handle.net/10216/139072
Coorientador
Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês ou de Inglês. (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2024 - 2024 The Language in Children's Heads: Linguistic Diversity in L1 Education [Ana Luísa Costa & Joana Batalha] 2024 ARLE Conference, University of Melbourne, Australia (2024 - 2024)
Simpósio (Coorganizador)
International Association for Research in L1 Education, Alemanha
2022 - 2022 Workshop Desenvolvimento da linguagem oral nas crianças: como é que os pais podem ajudar? [2.ª edição] (2022/04/21)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2021 - 2021 Webinar Projeto de Intervenção Preventiva para a Aprendizagem da Leitura e da Escrita (2021/05/06)
Conferência (Coorganizador)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2021 - 2021 Workshop Desenvolvimento da linguagem oral nas crianças: como é que os pais podem ajudar? (2021/06/16)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019 - 2019 12th International Association for Research in L1 Education Conference (2019/06/26 - 2019/06/28)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2016 - 2016 Educational Linguistics ARLE SIG Seminar - What's grammar in L1 education today? (2016/07)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2014 - 2014 IX Fórum de Partilha Linguística (2014/11)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
2013 - 2013 VIII Fórum de Partilha Linguística (2013/11)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
2012 - 2012 VII Fórum de Partilha Linguística (2012/11)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
2009 - 2009 II Encontro Nacional do Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP) - 1.º ciclo (2009/03)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Ministério da Educação, Portugal
2008 - 2008 I Encontro Nacional do Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP) - 1.º ciclo (2008/03)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Ministério da Educação, Portugal
2008 - 2008 II Seminário Revisão dos Programas de Português para o Ensino Básico (2008/12)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Ministério da Educação, Portugal
2008 - 2008 Oficinas de formação O trabalho de funcionamento da língua em sala de aula e a Terminologia Linguística Regiões Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve (2008)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
Ministério da Educação, Portugal
2007 - 2007 I Seminário Revisão dos Programas de Português para o Ensino Básico (2007/12)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Ministério da Educação, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024 O Perfil do Aluno e a aprendizagem da gramática
Orientador
Tatiana Azevedo (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2023 Interculturalidade na literatura infantil
Arguente principal
Cátia Simões (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2023 A abordagem do vocativo em livros didáticos brasileiros dos anos finais do ensino fundamental
Presidente do júri
Guilherme Barbosa (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2023 Ensino da gramática e compreensão de texto nas aulas de Português
Presidente do júri
Marta Almeida (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2023 Promoção da consciência para a variação linguística nas aulas de língua materna e estrangeira
Orientador
Catarina Rosa (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022 Linguagem oral: um caminho para a compreensão leitora em português
Presidente do júri
Joana Miguel (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022 Desenvolvimento do uso de pronomes clíticos na produção escrita de crianças do 2.º ano de escolaridade
Orientador
Vasiliki Vraka (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2021 A poesia enquanto estratégia para o desenvolvimento da consciência fonológica
Arguente principal
Carolina Pires Araújo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019 + Linguagem: Programa de estimulação de competências linguísticas em crianças de idade pré-escolar
Arguente
Ana Carolina Coelho (Outro)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Saúde, Portugal
2019 + Linguagem: Programa de estimulação de competências linguísticas em crianças de idade pré-escolar
Arguente
Helena Lourenço (Outro)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Tecnologia de Setúbal, Portugal
2019 Falar para Escrever: uma estratégia de desenvolvimento da escrita de narrativas no 4.º ano de escolaridade
Arguente principal
Ana Sofia Rodrigues (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2018 O desenvolvimento da competência de escrita compositiva numa abordagem de trabalho colaborativo
Arguente principal
Ana Mota (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2024 - 2024 40º Encontro da Associação Portuguesa de Linguística Universidade dos Açores, Ponta Delgada
2024 - 2024 XVIII Fórum de Partilha Linguística Universidade Nova de Lisboa FCSH, Lisboa
2023 - 2023 XVII Fórum de Partilha Linguística Universidade Nova de Lisboa FCSH, Lisboa
2023 - 2023 Escola de Verão 2023 Centro Luís Krus, Universidade Nova de Lisboa FCSH, Lisboa
2023 - 2023 XXXIX Encontro da Associação Portuguesa de Linguística Universidade da Beira Interior, Covilhã
2022 - 2022 XVI Fórum de Partilha Linguística Universidade Nova de Lisboa FCSH, Lisboa
2022 - 2022 13th ARLE L1-Education Conference University of Cyprus, Nicósia (Chipre)
2021 - 2021 XV21 Fórum de Partilha Linguística Universidade Nova de Lisboa FCSH, Lisboa
2020 - 2020 XV Fórum de Partilha Linguística Universidade Nova de Lisboa FCSH, Lisboa
2020 - 2020 XXXVI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística Universidade Aberta, Lisboa
2019 - 2019 VI Jornadas de Português Língua Estrangeira - Aquisição e Didática Universidade Nova de Lisboa FCSH, Lisboa
2019 - 2019 XXXV Encontro da Associação Portuguesa de Linguística Universidade do Minho, Braga
2019 - 2019 GRATO - 6ª Conferência Internacional em Gramática & Texto Universidade Nova de Lisboa FCSH, Lisboa
2019 - 2019 XIV Fórum de Partilha Linguística Universidade Nova de Lisboa FCSH, Lisboa
2018 - 2018 XXXIV Encontro da Associação Portuguesa de Linguística Universidade Aberta, Lisboa
2016 - 2016 Educational Linguistics ARLE SIG Seminar - What's grammar in L1 education today? Instituto Politécnico de Setúbal, Setúbal
2015 - 2015 IV Encontro Mundial de Ensino do Português Georgetown University, Washington (EUA)

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2024 - 2024 L1-Educational Studies in Language and Literature ((1567-6617)) International Association for Research in L1-Education
2023 - 2023 L1 Educational Studies in Languages and Literature ((1567-6617)) International Association for Research in L1-Education
2022 - 2022 Diacrítica (2183-9174) Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho
2022 - 2022 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional (2182-1372) Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Lisboa
2022 - 2022 L1 Educational Studies in Languages and Literature ((1567-6617)) International Association for Research in L1-Education
2020 - 2020 L1 Educational Studies in Languages and Literature (1567-6617) International Association for Research in L1-Education
2020 - 2020 Revista da Associação Portuguesa de Linguística N.º 7 (2183-9077) Associação Portuguesa de Linguística
2019 - 2019 Revista da Associação Portuguesa de Linguística N.º 6 (2183-9077) Associação Portuguesa de Linguística

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2022 - 2022 Elaboração de recomendação sobre o acolhimento de migrantes e a construção de uma escola mais inclusiva (Recomendação n.º 3/2022, publicada em Diário da República, 2.ª série, Parte C, n.º 124, pp. 72-90) Conselho Nacional de Educação, Portugal
2019 - 2022 Parecer científico no âmbito do projeto de doutoramento "Avaliação de Narrativas Orais em Crianças Falantes de Português Europeu" de Stéphanie Vaz

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2024 - Atual Introdução às Ciências da Linguagem Ciências da Linguagem; Línguas e Literaturas; Tradução (Licenciatura) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2024 - Atual Gramática do Português e Ensino Ensino do Português (Mestrado) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2023 - 2023 Metodologias de investigação em Linguística e Ensino [participação no seminário de Metodologias em Linguística] Linguística (Doutoramento) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2023 - 2023 Mapping Educacional Linguistics: research trends and methods [com Ana Luísa Costa] Summer School in Linguistics (Outros) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2023 - 2023 Desenvolver a consciência lexical [curso breve com acreditação do CCPFC] Formação de professores (Outros) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2023 - 2023 Desenvolver a consciência fonológica [curso breve com acreditação do CCPFC] Formação de professores (Outros) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022 - 2023 Gramática do Português Línguas e Literaturas; Tradução; Estudos Portugueses (Licenciatura) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022 - 2023 Projeto de Investigação em Desenvolvimento da Linguagem Oral e Escrita - Unidade de Investigação Ciências da Linguagem (Mestrado) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022 - 2023 Consciência linguística, leitura e escrita: estratégias de intervenção no pré-escolar e 1.º ciclo [curso breve com acreditação do CCPFC] (2.ª edição) Formação de professores (Outros) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2021 - 2023 Gramática do Português e Ensino Ensino do Português (Mestrado) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2021 - 2023 Linguística Inglesa Ciências da Linguagem; Línguas, Literaturas e Culturas; Tradução (Licenciatura) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2020 - 2023 Iniciação à Investigação em Desenvolvimento da Linguagem Oral e Escrita - Unidade de Investigação Ciências da Linguagem (Licenciatura) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022 - 2022 Estimular a consciência sintática para o desenvolvimento da leitura e da escrita [curso breve com acreditação do CCPFC] (2.ª edição) Formação de professores (Outros) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022 - 2022 Da linguagem oral à linguagem escrita [curso breve com acreditação do CCPFC] (3.ª edição) Formação de professores (Outros) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022 - 2022 Metodologias de investigação em Linguística e Ensino [participação no seminário de Metodologias em Linguística] Linguística (Doutoramento) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022 - 2022 Promover a consciência da variação na língua portuguesa [curso breve com acreditação do CCPFC] Formação de professores (Outros) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2020 - 2022 Bases de Análise Linguística Ciências da Linguagem (Licenciatura) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2021 - 2021 Da linguagem oral à linguagem escrita [curso breve com acreditação do CCPFC] (2.ª edição) Formação de professores (Outros) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2021 - 2021 Estimular a consciência sintática para o desenvolvimento da leitura e da escrita [curso breve com acreditação do CCPFC] Formação de professores (Outros) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2021 - 2021 Desenvolvimento linguístico na criança bilingue [curso breve com acreditação do CCPFC] Formação de professores (Outros) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2021 - 2021 Processos linguísticos e cognitivos envolvidos na leitura [participação no seminário de Psicolinguística] Linguística (Doutoramento) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2020 - 2021 Educação Intercultural Ensino de Português Língua não Materna (Pós-Graduação) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2020 - 2021 Projeto de Investigação em Desenvolvimento da Linguagem Oral e Escrita - Unidade de Investigação Ciências da Linguagem (Mestrado) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2017 - 2021 Gramática do Português Ciências da Linguagem; Línguas, Literaturas e Culturas; Tradução (Licenciatura) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019 - 2020 Consciência linguística, leitura e escrita: estratégias de intervenção no pré-escolar e 1.º ciclo [curso breve com acreditação do CCPFC] Formação de professores (Outros) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2017 - 2020 Introdução às Ciências da Linguagem Línguas, Literaturas e Culturas; Tradução (Licenciatura) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019 - 2019 Metodologias e materiais para o ensino da gramática Escola de Verão (Outros) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019 - 2019 Dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita: avaliar e intervir Escola de Verão (Outros) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019 - 2019 Da linguagem oral à linguagem escrita [curso breve com acreditação do CCPFC] Formação de professores (Outros) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2018 - 2019 Gramática do Português e Ensino Ensino do Português (Mestrado) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2018 - 2018 Leitura e escrita: aprender, ensinar e avaliar Escola de Verão (Outros) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2017 - 2018 Aprendizagem da leitura e da escrita nos primeiros anos de escolaridade Formação de professores (Outros) Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar, Portugal
2014 - 2015 História da Língua Inglesa Ciências da Linguagem; Línguas, Literaturas e Culturas; Tradução (Licenciatura) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2014 - 2015 Técnicas de Expressão Direito (Licenciatura) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Direito, Portugal
2013 - 2014 Modelos de leitura e escrita Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança (Mestrado) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Saúde, Portugal
2009 - 2009 Novos Programas de Português Formação de professores (Outros) Centro de Formação da Associação de Escolas Rómulo de Carvalho, Portugal
2008 - 2008 O trabalho de funcionamento da língua em sala de aula e a terminologia linguística Formação de professores (Outros) Ministério da Educação, Portugal

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2021 - 2021 Páginas de Português - Antena 2 / RTP [16-05-2021] Projeto de Intervenção Preventiva para a Aprendizagem da Leitura e da Escrita
2020 - 2020 Sociedade Civil - RTP2 [10-01-2020] Línguas

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2013 - Atual Associação de Professores de Português Membro
2013 - Atual Educacional Linguistics Special Interest Group of the International Association for Research in L1 Education (ARLE)
2012 - Atual International Association for Research in L1 Education (ARLE) Membro
2011 - Atual Associação Portuguesa de Linguística Membro
2008 - Atual Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua Formador certificado
2014 - 2016 American Organization of Teachers of Portuguese Membro
2010 - 2016 Núcleo de Jovens Investigadores do CLUNL Membro

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2021 - Atual Conselho Nacional de Educação [em representação da Associação Portuguesa de Linguística]
Consultor
Associação Portuguesa de Linguística, Portugal
2021 - Atual Núcleo de Investigação em Didática Associação de Professores de Português, Portugal
2020 - Atual Conselho Científico do IAVE, Ministério da Educação [em representação da Associação Portuguesa de Linguística]
Membro
Associação Portuguesa de Linguística, Portugal
Distinções

Outra distinção

2005 Bolsa de mérito Universidade Nova de Lisboa
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2003 Bolsa de mérito Universidade Nova de Lisboa
Universidade Nova de Lisboa, Portugal