Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Joana Maria Rodrigues Batalha Marchão
Nomes de citação
- Batalha, Joana
Identificadores de autor
- Ciência ID
- A318-58AE-0523
- ORCID iD
- 0000-0003-0879-8187
Endereços de correio eletrónico
- jbatalha@fcsh.unl.pt (Profissional)
Telefones
- Telefone
-
- (+351) 21 790 830 (Profissional)
Moradas
- Avenida de Berna 26C, 1069-061, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)
Domínios de atuação
- Humanidades - Línguas e Literaturas - Linguística
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B2) | |
Francês | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2018
Concluído
|
Linguística (Doutoramento)
Especialização em Linguística e Ensino de Língua
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Relações entre conhecimento explícito da língua e a competência de leitura. Compreensão de dependências referenciais no ensino
básico" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado por unanimidade - Muito Bom |
2012
Concluído
|
Formação Avançada em Neurociências e Educação (Pós-Graduação)
Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde, Portugal
|
|
2007
Concluído
|
Ramo de Formação Educacional, Estudos Portugueses e Ingleses (Especialização pós-licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
17/20 |
2005
Concluído
|
Línguas e Literaturas Modernas, Estudos Portugueses e Ingleses (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
University of Southampton School of Humanities, Reino Unido "n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
17/20 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020 - Atual | Investigador Contratado (Investigação) | Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal |
2011 - 2018 | Investigador (Investigação) | Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2018 - 2020 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2017 - 2018 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2009 - 2011 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Ministério da Educação, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2016 - 2017 | Docente em funções técnicas e pedagógicas na Direção de Serviços de Língua e Cultura | Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, Portugal |
2007 - 2009 | Docente em funções técnicas e pedagógicas na Direção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular | Ministério da Educação, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2011 - 2016 | Linguística e ensino de língua: relações entre conhecimento explícito da língua e a competência de leitura [orientação de
João Costa e Ana Luísa Costa]
SFRH/BD/73881/2010
Bolseiro de Doutoramento
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2020 - Atual | Language and literacy at school: the contribution of metasyntactic abilities to reading comprehension development
CEECIND/00274/2018
Investigador responsável
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2019 - 2022 | Read4Succeed: Improving migrant, refugee and from deprived neighbourhood children reading skills through an Animal Assisted
Reading program
2019-1-PT01-KA201-061410
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal
|
Erasmus Plus
Concluído
|
2013 - 2015 | Crosslinguistic and Crosspopulation approaches to the Acquisition of Dependencies
PTDC/MHC-LIN/4812/2012
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2006 - 2007 | Morfologia e sintaxe na aquisição de L2
Bolseiro de Investigação
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2019 - Atual | Projeto de Intervenção Preventiva para a Aprendizagem da Leitura e da Escrita
PIPALE
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
|
Câmara Municipal de Sesimbra Câmara Municipal do Seixal |
2020 - 2021 | GAP - Gulbenkian Aprendizagem
GAP
Outra
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
|
Fundação Calouste Gulbenkian |
2016 - 2017 | Referencial Camões PLE-Português Língua Estrangeira
Referencial PLE
Outra
Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, Portugal
|
Ministério dos Negócios Estrangeiros |
2007 - 2009 | Plano Estratégico para o Ensino do Português
DGIDC-ME
Outra
Ministério da Educação, Portugal
|
Ministério da Educação
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Recurso online |
|
Relatório |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/06 | Variação linguística em sala de aula: quais as conceções de alunos e professores? | Jornada Variação Linguística, Educação e Cidadania
Associação Portuguesa de Linguística; Associação de Professores de Português (Lisboa, Portugal)
|
2024/06 | Discussing teachers’ beliefs on Portuguese language variation (within the symposium The Language in Children's Heads: Linguistic Diversity in L1 Education) [com Ana Luísa Costa, Adriana Cardoso, Isabel Sebastião e Sónia Rodrigues] | 14th ARLE Conference
University of Melbourne (Melbourne / on-line, Austrália)
|
2024/06 | Changes in L1 grammar teaching: experiences from Denmark and Portugal (within the symposium Educational Linguistics: A State of the Art) [with Kristin Kabel] | 14th ARLE Conference
University of Melbourne (Melbourne / on-line, Austrália)
|
2023/10 | Desenvolvimento de estruturas de subordinação na escrita: estudo longitudinal com crianças de 1.º ciclo [com Maria Lobo, Aida Cardoso, Antónia Estrela e Bruna Bragança] | XXXIX Encontro da Associação Portuguesa de Linguística
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
|
2023/06 | Language variation: challenges and opportunities from teachers beliefs [com Ana Luísa Costa, Adriana Cardoso, Isabel Sebastião e Sónia Rodrigues] | 5th ARLE SIG Educational Linguistics Meeting
University of Barcelona (Barcelona, Espanha)
|
2023/04 | Desenvolvimento sintático em produções narrativas escritas [com Maria Lobo] | III Encontro de Linguística Aplicada
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2023/01 | Processos de retoma anafórica em narrativas escritas de anos iniciais de escolaridade [com Maria Lobo, Aida Cardoso, Antónia Estrela e Bruna Bragança] | Colóquio de Homenagem a Inês Duarte
Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras (Lisboa, Portugal)
|
2023/01 | Teachers beliefs on language variation [com Ana Luísa Costa, Adriana Cardoso, Isabel Sebastião e Sónia Rodrigues] | IV International Conference on Teaching Grammar
University of Valencia (Valência, Espanha)
|
2022/10 | Desenvolvimento de pronomes clíticos em produções escritas iniciais [com Vasiliki Vraka e Maria Lobo] | XXXVIII Encontro da Associação Portuguesa de Linguística
Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras (Lisboa, Portugal)
|
2022/09 | Developing an instrument to assess phonological and syntactic awareness in pre-schoolers and primary school children [com Maria Lobo, Antónia Estrela e Bruna Bragança] | I International Conference on Child Studies
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2022/09 | Syntactic complexity in early written development [com Maria Lobo, Antónia Estrela e Bruna Bragança] [poster presentation] | Generative Approaches to Language Acquisition Conference - GALA 2022
Goethe University (Frankfurt, Alemanha)
|
2022/07 | Para uma caracterização da complexidade sintática em produções narrativas escritas de níveis iniciais de escolaridade [com Maria Lobo, Antónia Estrela e Bruna Bragança] | Congresso de Homenagem a Ana Maria Brito
Universidade do Porto, Faculdade de Letras (Porto, Portugal)
|
2022/06 | Early reading and writing: effects of a preventive intervention program | 13th ARLE L1-Education Conference
University of Nicosia (Nicósia, Chile)
|
2022/05 | The linguistic/metalinguistic distinction and writing development | Going Meta: Bringing together an understanding of metadiscourse with students’ metalinguistic understanding
British Association of Applied Linguistics / Cambridge University Press (on-line)
|
2022/04 | Consciência linguística, leitura e escrita: resultados de um projeto de intervenção preventiva [com Maria Lobo, Antónia Estrela e Bruna Bragança] | II Encontro de Linguística Aplicada
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2022/03 | Linguistic awareness and early reading and writing | EduLing Virtual Seminar
SIG EduLing (on-line)
|
2021/12 | Aula aberta: Projeto de Intervenção Preventiva para a Aprendizagem da Leitura e da Escrita [com Maria Lobo, Antónia Estrela & Bruna Bragança] | Projeto de Intervenção Preventiva para a Aprendizagem da Leitura e da Escrita
Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2021/11 | Instrumento de diagnóstico PIPALE [com Maria Lobo] | Projeto de Intervenção Preventiva para a Aprendizagem da Leitura e da Escrita
Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, e Câmara Municipal de Sesimbra (on-line)
|
2021/10 | Desenvolvimento sintático em produções escritas de crianças de 1.º ciclo [com Maria Lobo, Antónia Estrela e Bruna Bragança] | XXXVII Encontro da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística (on-line)
|
2021/07 | Linguagem oral e escrita nos primeiros anos de escolaridade: da avaliação à intervenção [com Maria Lobo, Antónia Estrela & Bruna Bragança] | 14.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português
Associação de Professores de Português (on-line)
|
2021/06 | Assessing linguistic awareness: an instrument for pre-readers and beginning readers in European Portuguese [com Maria Lobo, Antónia Estrela & Bruna Bragança] | 4th ARLE SIG Educational Linguistics Meeting
SIG Educational Linguistics (Jimmy van Rijt, Astrid Wijnands and Peter-Arno Coppen) (on-line)
|
2021/06 | 20 years of terminology for basic and secondary education in Portugal [com Ana Luísa Costa] | 4th ARLE SIG Educational Linguistics Meeting
SIG Educational Linguistics (Jimmy van Rijt, Astrid Wijnands and Peter-Arno Coppen) (on-line)
|
2021/05 | Apresentação do Projeto de Intervenção Preventiva para a Aprendizagem da Leitura e da Escrita [com Maria Lobo] | Webinar Projeto de Intervenção Preventiva para a Aprendizagem da Leitura e da Escrita
Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (on-line)
|
2020/10 | Avaliação da linguagem oral e escrita no pré-escolar e nos primeiros anos de escolaridade [com Maria Lobo, Antónia Estrela & Bruna Bragança] | XXXVI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística (on-line)
|
2020/07 | Language awareness, reading and writing skills | Research Seminar in Linguistics
Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa (on-line)
|
2019/10 | Qual o lugar da gramática no currículo? Mesa redonda "O ensino da gramática em Portugal: balanço e desafios" [com Ana Costa] | XXXV Encontro da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística (Braga, Portugal)
|
2019/07 | Como é que estudos em aquisição podem informar o ensino da gramática em L1 e L2? [com Joana Teixeira] | XIV Fórum de Partilha Linguística
Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Lisboa, Portugal)
|
2019/01 | Discovery learning in the teaching of grammar: a study with anaphoric pronouns | III International Conference on Teaching Grammar
Universitat Autònoma de Barcelona Grup de recerca sobre ensenyament i aprenetatge de llengües (Barcelona, Espanha)
|
2019/01 | Referencial Camões PLE: contributo para a criação de um RLD para o português europeu [com Rui Vaz e Fátima Mendes] | VI Jornadas de Português Língua Estrangeira
Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Lisboa, Portugal)
|
2018/09 | Desenvolvimento linguístico e ensino do português LM: assimetrias na compreensão de relativas de sujeito e objeto por alunos do ensino básico | XXXIV Encontro da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística (Lisboa, Portugal)
|
2018/07 | Que papel tem a gramática no ensino da compreensão leitora? | III Encontro Temático APL/ESE - Formação, investigação e ensino da língua
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação (Setúbal, Portugal)
|
2018/06 | Relações entre conhecimento explícito da língua e a competência de leitura: compreensão de dependências referenciais no ensino básico | 19.º Quid Novi? – Ponto de Encontro em Investigações Recentes em Linguística
Universidade do Porto Faculdade de Letras (Porto, Portugal)
|
2017/09 | Para um mapa das fronteiras e das pontes em didática da língua [com Ana Costa] | 3.º Encontro A Linguística na Formação do Professor - das teorias às práticas educativas
Universidade do Porto Faculdade de Letras (Porto, Portugal)
|
2016/07 | Desenvolver o conhecimento explícito da língua no 1.º ciclo: compreensão de relações anafóricas com pronomes | I Encontro Temático APL/ESE - Formação para a promoção de competências em língua
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação (Lisboa, Portugal)
|
2016/07 | Developing linguistic awareness in the classroom: relations with reading comprehension | 13th International Conference of the Association for Language Awareness (ALA 2016)
Association for Language Awareness (Viena, Áustria)
|
2016/02 | Que informação transmite a análise de itens sobre dependência referencial na leitura? | Seminário Avaliar conhecimento gramatical
Associação Portuguesa de Linguística (Lisboa, Portugal)
|
2015/10 | Que contributos pode ter o acesso a dados da avaliação externa na investigação em linguística educacional? | XXXI Encontro da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística (Braga, Portugal)
|
2015/10 | Aprendizagem pela descoberta e ensino da gramática na aula de português | Encontro Bruner na Escola
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação (Setúbal, Portugal)
|
2015/06 | Can grammar teaching benefit reading comprehension? | 10th Conference of the International Association for the Improvement of Mother Tongue Education
International Association for the Improvement of Mother Tongue Education (Odense, Dinamarca)
|
2015/05 | Relações entre conhecimento explícito e a competência de leitura | Jornadas do Grupo Linguística Formal e Experimental
Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa (Évora, Portugal)
|
2015/03 | Relações entre conhecimento explícito e leitura (literária) na aula de língua materna | 11.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português
Associação de Professores de Português (Évora, Portugal)
|
2014/08 | Desenvolver a consciência e a explicitação gramaticais na aula de língua materna | III Encontro Mundial de Ensino do Português
American Organization of Teachers of Portuguese (Nova Iorque, Estados Unidos)
|
2014/07 | Booka: aprender com autonomia [com Luísa Ucha e Marta Procópio] | I Seminário Agrupamento de Escolas Dr. António Augusto Louro
Projeto Fénix (Seixal, Portugal)
|
2013/06 | Relations between grammar and reading: study of some syntactic structures in lower secondary education | 9th Conference of the International Association for the Improvement of Mother Tongue Education
International Association for the Improvement of Mother Tongue Education (Paris, França)
|
2012/11 | Relações entre conhecimento explícito da língua e leitura: dependências referenciais | VII Fórum de Partilha Linguística
Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2011/11 | Dependências referenciais: contributos da linguística para o ensino da língua materna | VI Fórum de Partilha Linguística
Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023 - 2024 | O Perfil do Aluno e a aprendizagem da gramática
http://hdl.handle.net/10362/169076
Orientador
|
Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2021 - 2023 | Promoção da consciência para a variação linguística nas aulas de língua materna e estrangeira
http://hdl.handle.net/10362/159279
Orientador
|
Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização
de Alemão ou de Espanhol ou de Francês ou de Inglês. (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2021 - 2023 | Promover o desenvolvimento da compreensão da leitura em língua materna e língua estrangeira
Orientador
|
Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização
de Alemão ou de Espanhol ou de Francês ou de Inglês. (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2021 - 2022 | Desenvolvimento do uso de pronomes clíticos na produção escrita de crianças do 2º ano de escolaridade
http://hdl.handle.net/10362/147255
Coorientador
|
Ciências da Linguagem (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2020 - 2021 | Desenvolvimento do pensamento crítico e criativo nas aulas de português língua materna e de espanhol língua estrangeira
https://hdl.handle.net/10216/139072
Coorientador
|
Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização
de Alemão ou de Espanhol ou de Francês ou de Inglês. (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024 - 2024 | The Language in Children's Heads: Linguistic Diversity in L1 Education [Ana Luísa Costa & Joana Batalha]
2024 ARLE Conference, University of Melbourne, Australia
(2024 - 2024)
Simpósio (Coorganizador)
|
International Association for Research in L1 Education, Alemanha |
2022 - 2022 | Workshop Desenvolvimento da linguagem oral nas crianças: como é que os pais podem ajudar? [2.ª edição] (2022/04/21)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
|
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2021 - 2021 | Webinar Projeto de Intervenção Preventiva para a Aprendizagem da Leitura e da Escrita (2021/05/06)
Conferência (Coorganizador)
|
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2021 - 2021 | Workshop Desenvolvimento da linguagem oral nas crianças: como é que os pais podem ajudar? (2021/06/16)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
|
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2019 - 2019 | 12th International Association for Research in L1 Education Conference (2019/06/26 - 2019/06/28)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2016 - 2016 | Educational Linguistics ARLE SIG Seminar - What's grammar in L1 education today? (2016/07)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2014 - 2014 | IX Fórum de Partilha Linguística (2014/11)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal |
2013 - 2013 | VIII Fórum de Partilha Linguística (2013/11)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal |
2012 - 2012 | VII Fórum de Partilha Linguística (2012/11)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal |
2009 - 2009 | II Encontro Nacional do Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP) - 1.º ciclo (2009/03)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Ministério da Educação, Portugal |
2008 - 2008 | I Encontro Nacional do Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP) - 1.º ciclo (2008/03)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Ministério da Educação, Portugal |
2008 - 2008 | II Seminário Revisão dos Programas de Português para o Ensino Básico (2008/12)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Ministério da Educação, Portugal |
2008 - 2008 | Oficinas de formação O trabalho de funcionamento da língua em sala de aula e a Terminologia Linguística Regiões Norte, Centro,
Lisboa, Alentejo e Algarve (2008)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
|
Ministério da Educação, Portugal |
2007 - 2007 | I Seminário Revisão dos Programas de Português para o Ensino Básico (2007/12)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Ministério da Educação, Portugal |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024 | O Perfil do Aluno e a aprendizagem da gramática
Orientador
|
Tatiana Azevedo (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2023 | Interculturalidade na literatura infantil
Arguente principal
|
Cátia Simões (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2023 | A abordagem do vocativo em livros didáticos brasileiros dos anos finais do ensino fundamental
Presidente do júri
|
Guilherme Barbosa (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2023 | Ensino da gramática e compreensão de texto nas aulas de Português
Presidente do júri
|
Marta Almeida (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2023 | Promoção da consciência para a variação linguística nas aulas de língua materna e estrangeira
Orientador
|
Catarina Rosa (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2022 | Linguagem oral: um caminho para a compreensão leitora em português
Presidente do júri
|
Joana Miguel (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2022 | Desenvolvimento do uso de pronomes clíticos na produção escrita de crianças do 2.º ano de escolaridade
Orientador
|
Vasiliki Vraka (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2021 | A poesia enquanto estratégia para o desenvolvimento da consciência fonológica
Arguente principal
|
Carolina Pires Araújo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019 | + Linguagem: Programa de estimulação de competências linguísticas em crianças de idade pré-escolar
Arguente
|
Ana Carolina Coelho (Outro)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Saúde, Portugal
|
2019 | + Linguagem: Programa de estimulação de competências linguísticas em crianças de idade pré-escolar
Arguente
|
Helena Lourenço (Outro)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Tecnologia de Setúbal, Portugal
|
2019 | Falar para Escrever: uma estratégia de desenvolvimento da escrita de narrativas no 4.º ano de escolaridade
Arguente principal
|
Ana Sofia Rodrigues (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018 | O desenvolvimento da competência de escrita compositiva numa abordagem de trabalho colaborativo
Arguente principal
|
Ana Mota (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2024 - 2024 | 40º Encontro da Associação Portuguesa de Linguística | Universidade dos Açores, Ponta Delgada |
2024 - 2024 | XVIII Fórum de Partilha Linguística | Universidade Nova de Lisboa FCSH, Lisboa |
2023 - 2023 | XVII Fórum de Partilha Linguística | Universidade Nova de Lisboa FCSH, Lisboa |
2023 - 2023 | Escola de Verão 2023 | Centro Luís Krus, Universidade Nova de Lisboa FCSH, Lisboa |
2023 - 2023 | XXXIX Encontro da Associação Portuguesa de Linguística | Universidade da Beira Interior, Covilhã |
2022 - 2022 | XVI Fórum de Partilha Linguística | Universidade Nova de Lisboa FCSH, Lisboa |
2022 - 2022 | 13th ARLE L1-Education Conference | University of Cyprus, Nicósia (Chipre) |
2021 - 2021 | XV21 Fórum de Partilha Linguística | Universidade Nova de Lisboa FCSH, Lisboa |
2020 - 2020 | XV Fórum de Partilha Linguística | Universidade Nova de Lisboa FCSH, Lisboa |
2020 - 2020 | XXXVI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística | Universidade Aberta, Lisboa |
2019 - 2019 | VI Jornadas de Português Língua Estrangeira - Aquisição e Didática | Universidade Nova de Lisboa FCSH, Lisboa |
2019 - 2019 | XXXV Encontro da Associação Portuguesa de Linguística | Universidade do Minho, Braga |
2019 - 2019 | GRATO - 6ª Conferência Internacional em Gramática & Texto | Universidade Nova de Lisboa FCSH, Lisboa |
2019 - 2019 | XIV Fórum de Partilha Linguística | Universidade Nova de Lisboa FCSH, Lisboa |
2018 - 2018 | XXXIV Encontro da Associação Portuguesa de Linguística | Universidade Aberta, Lisboa |
2016 - 2016 | Educational Linguistics ARLE SIG Seminar - What's grammar in L1 education today? | Instituto Politécnico de Setúbal, Setúbal |
2015 - 2015 | IV Encontro Mundial de Ensino do Português | Georgetown University, Washington (EUA) |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2024 - 2024 | L1-Educational Studies in Language and Literature ((1567-6617)) | International Association for Research in L1-Education |
2023 - 2023 | L1 Educational Studies in Languages and Literature ((1567-6617)) | International Association for Research in L1-Education |
2022 - 2022 | Diacrítica (2183-9174) | Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho |
2022 - 2022 | Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional (2182-1372) | Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Lisboa |
2022 - 2022 | L1 Educational Studies in Languages and Literature ((1567-6617)) | International Association for Research in L1-Education |
2020 - 2020 | L1 Educational Studies in Languages and Literature (1567-6617) | International Association for Research in L1-Education |
2020 - 2020 | Revista da Associação Portuguesa de Linguística N.º 7 (2183-9077) | Associação Portuguesa de Linguística |
2019 - 2019 | Revista da Associação Portuguesa de Linguística N.º 6 (2183-9077) | Associação Portuguesa de Linguística |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022 - 2022 | Elaboração de recomendação sobre o acolhimento de migrantes e a construção de uma escola mais inclusiva (Recomendação n.º 3/2022, publicada em Diário da República, 2.ª série, Parte C, n.º 124, pp. 72-90) | Conselho Nacional de Educação, Portugal |
2019 - 2022 | Parecer científico no âmbito do projeto de doutoramento "Avaliação de Narrativas Orais em Crianças Falantes de Português Europeu" de Stéphanie Vaz |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2024 - Atual | Introdução às Ciências da Linguagem | Ciências da Linguagem; Línguas e Literaturas; Tradução (Licenciatura) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2024 - Atual | Gramática do Português e Ensino | Ensino do Português (Mestrado) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2023 - 2023 | Metodologias de investigação em Linguística e Ensino [participação no seminário de Metodologias em Linguística] | Linguística (Doutoramento) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2023 - 2023 | Mapping Educacional Linguistics: research trends and methods [com Ana Luísa Costa] | Summer School in Linguistics (Outros) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2023 - 2023 | Desenvolver a consciência lexical [curso breve com acreditação do CCPFC] | Formação de professores (Outros) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2023 - 2023 | Desenvolver a consciência fonológica [curso breve com acreditação do CCPFC] | Formação de professores (Outros) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2022 - 2023 | Gramática do Português | Línguas e Literaturas; Tradução; Estudos Portugueses (Licenciatura) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2022 - 2023 | Projeto de Investigação em Desenvolvimento da Linguagem Oral e Escrita - Unidade de Investigação | Ciências da Linguagem (Mestrado) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2022 - 2023 | Consciência linguística, leitura e escrita: estratégias de intervenção no pré-escolar e 1.º ciclo [curso breve com acreditação do CCPFC] (2.ª edição) | Formação de professores (Outros) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2021 - 2023 | Gramática do Português e Ensino | Ensino do Português (Mestrado) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2021 - 2023 | Linguística Inglesa | Ciências da Linguagem; Línguas, Literaturas e Culturas; Tradução (Licenciatura) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2020 - 2023 | Iniciação à Investigação em Desenvolvimento da Linguagem Oral e Escrita - Unidade de Investigação | Ciências da Linguagem (Licenciatura) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2022 - 2022 | Estimular a consciência sintática para o desenvolvimento da leitura e da escrita [curso breve com acreditação do CCPFC] (2.ª edição) | Formação de professores (Outros) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2022 - 2022 | Da linguagem oral à linguagem escrita [curso breve com acreditação do CCPFC] (3.ª edição) | Formação de professores (Outros) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2022 - 2022 | Metodologias de investigação em Linguística e Ensino [participação no seminário de Metodologias em Linguística] | Linguística (Doutoramento) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2022 - 2022 | Promover a consciência da variação na língua portuguesa [curso breve com acreditação do CCPFC] | Formação de professores (Outros) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2020 - 2022 | Bases de Análise Linguística | Ciências da Linguagem (Licenciatura) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2021 - 2021 | Da linguagem oral à linguagem escrita [curso breve com acreditação do CCPFC] (2.ª edição) | Formação de professores (Outros) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2021 - 2021 | Estimular a consciência sintática para o desenvolvimento da leitura e da escrita [curso breve com acreditação do CCPFC] | Formação de professores (Outros) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2021 - 2021 | Desenvolvimento linguístico na criança bilingue [curso breve com acreditação do CCPFC] | Formação de professores (Outros) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2021 - 2021 | Processos linguísticos e cognitivos envolvidos na leitura [participação no seminário de Psicolinguística] | Linguística (Doutoramento) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2020 - 2021 | Educação Intercultural | Ensino de Português Língua não Materna (Pós-Graduação) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2020 - 2021 | Projeto de Investigação em Desenvolvimento da Linguagem Oral e Escrita - Unidade de Investigação | Ciências da Linguagem (Mestrado) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2017 - 2021 | Gramática do Português | Ciências da Linguagem; Línguas, Literaturas e Culturas; Tradução (Licenciatura) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2019 - 2020 | Consciência linguística, leitura e escrita: estratégias de intervenção no pré-escolar e 1.º ciclo [curso breve com acreditação do CCPFC] | Formação de professores (Outros) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2017 - 2020 | Introdução às Ciências da Linguagem | Línguas, Literaturas e Culturas; Tradução (Licenciatura) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2019 - 2019 | Metodologias e materiais para o ensino da gramática | Escola de Verão (Outros) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2019 - 2019 | Dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita: avaliar e intervir | Escola de Verão (Outros) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2019 - 2019 | Da linguagem oral à linguagem escrita [curso breve com acreditação do CCPFC] | Formação de professores (Outros) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2018 - 2019 | Gramática do Português e Ensino | Ensino do Português (Mestrado) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2018 - 2018 | Leitura e escrita: aprender, ensinar e avaliar | Escola de Verão (Outros) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2017 - 2018 | Aprendizagem da leitura e da escrita nos primeiros anos de escolaridade | Formação de professores (Outros) | Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar, Portugal |
2014 - 2015 | História da Língua Inglesa | Ciências da Linguagem; Línguas, Literaturas e Culturas; Tradução (Licenciatura) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2014 - 2015 | Técnicas de Expressão | Direito (Licenciatura) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Direito, Portugal |
2013 - 2014 | Modelos de leitura e escrita | Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança (Mestrado) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Saúde, Portugal |
2009 - 2009 | Novos Programas de Português | Formação de professores (Outros) | Centro de Formação da Associação de Escolas Rómulo de Carvalho, Portugal |
2008 - 2008 | O trabalho de funcionamento da língua em sala de aula e a terminologia linguística | Formação de professores (Outros) | Ministério da Educação, Portugal |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2021 - 2021 | Páginas de Português - Antena 2 / RTP [16-05-2021] | Projeto de Intervenção Preventiva para a Aprendizagem da Leitura e da Escrita |
2020 - 2020 | Sociedade Civil - RTP2 [10-01-2020] | Línguas |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2013 - Atual | Associação de Professores de Português | Membro |
2013 - Atual | Educacional Linguistics Special Interest Group of the International Association for Research in L1 Education (ARLE) | |
2012 - Atual | International Association for Research in L1 Education (ARLE) | Membro |
2011 - Atual | Associação Portuguesa de Linguística | Membro |
2008 - Atual | Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua | Formador certificado |
2014 - 2016 | American Organization of Teachers of Portuguese | Membro |
2010 - 2016 | Núcleo de Jovens Investigadores do CLUNL | Membro |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021 - Atual | Conselho Nacional de Educação [em representação da Associação Portuguesa de Linguística]
Consultor
|
Associação Portuguesa de Linguística, Portugal |
2021 - Atual | Núcleo de Investigação em Didática | Associação de Professores de Português, Portugal |
2020 - Atual | Conselho Científico do IAVE, Ministério da Educação
[em representação da Associação Portuguesa de Linguística]
Membro
|
Associação Portuguesa de Linguística, Portugal |
Distinções
Outra distinção
2005 | Bolsa de mérito Universidade Nova de Lisboa
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2003 | Bolsa de mérito Universidade Nova de Lisboa
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|