Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Luísa Mariana de Oliveira Rodrigues Cymbron
Nomes de citação
- Cymbron, Luísa
Identificadores de autor
- Ciência ID
- AB12-AB2E-D2AC
- ORCID iD
- 0000-0002-0060-4766
- Scopus Author Id
- 56184303100
Endereços de correio eletrónico
- lcymbron@fcsh.unl.pt (Profissional)
Telefones
- Telefone
-
- (351) 2179083 (Profissional)
Moradas
- Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical. Av. de Berna, 26C, 1069-061, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Francês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Italiano | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
1999/07/12
Concluído
|
Musicology (Doutoramento)
Especialização em Musicology
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"A Ópera em Portugal (1843/54): o sistema produtivo e o reportório nos Teatros de S. Carlos e S. João" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Very good with honours and praise |
1990/11
Concluído
|
Exam of Pedagogical Aptitude and Scientific Capacity (Outros)
Especialização em Musicology
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
Very Good |
1981 - 1985
Concluído
|
Musicology (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
16 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2012/09/10 - Atual | Professor Associado (Docente Universitário) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
1999/07 - 2012/09 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2009/01 - 2009/01 | Professor Visitante (Docente Universitário) | Universidad de Salamanca Facultad de Geografía e Historia, Espanha |
2008/04 - 2008/04 | Professor Visitante (Docente Universitário) | Universidad de Salamanca Facultad de Geografía e Historia, Espanha |
2006/05 - 2006/05 | Professor Visitante (Docente Universitário) | Università Ca' Foscari, Itália |
Università Ca' Foscari, Itália | ||
2002 - 2002 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade de Coimbra, Portugal |
1990/12 - 1999/07 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
1986/06 - 1990/12 | Assistente Estagiário (Docente Universitário) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/04/01 - Atual | Executive director | CESEM - FCSH, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal | ||
2017/09 - Atual | Master in Musicology - Chair | Departamento de Ciências Musicais - FCSH, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal | ||
2017 - 2022 | Member of the editorial board | CESEM - FCSH, Portugal |
CESEM - FCSH, Portugal | ||
2017/04 - 2019 | Treasurer | CESEM - FCSH, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal | ||
2013/04 - 2018/03/31 | Elected Member of the Scientific Board | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal | ||
2013/07 - 2017/01/31 | Executive Chair | Departamento de Ciências Musicais, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal | ||
2009/04 - 2013/04 | Elected member of the Pedagogical Board | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal | ||
2010/05 - 2012/05 | Board Secretary | Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |
CESEM - FCSH, Portugal | ||
2008/05 - 2010/05 | Board Secretary | Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |
CESEM - FCSH, Portugal | ||
2002 - 2003 | Member of the Pedagogical Board | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
Projetos
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/01/01 - Atual | Lanterna Mágica: Estudo, preservação, uso e re-uso em Portugal no século XIX/Magic Lantern: Study, Safeguard, Uses and Reuses
in 19th-Century Portugal
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2020 - Atual | Strategic project-História Temática da Música em Portugal e no Brasil/Thematic History of Music in Portugal and Brazil
UIDP/00693/2020
Investigador
CESEM - FCSH, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2021/01/01 - 2025/12/31 | Laboratório Associado para a Investigação e Inovação em Património, Artes, Sustentabilidade e Território
LA/P/0132/2020
Investigador
Universidade de Évora, Portugal
|
Em curso
|
2020/01/01 - 2023/12/31 | CESEM - Strategic project - UIDB/00693/2020
UIDB/00693/2020
Investigador
CESEM - FCSH, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
Concluído
|
2018/10/01 - 2021/09/21 | Ser Músico em Portugal: a condição sócio-profissional dos músicos em Lisboa (1750-1985)/ To be a musician in Portugal: the
social and professional condition of musicians in Lisbon (1750-1985)
PTDC/ART-PER/32624/2017
Investigador
Universidade NOVA de Lisboa, Portugal
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | CESEM - Strategic project - UID/EAT/00693/2019
UID/EAT/00693/2019
Investigador
CESEM - FCSH, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2016 - 2019 | O velho Teatro de S. João do Porto (1798-1908): história e cultura teatral no Norte de Portugal/The old S. João Theatre of
Porto (1798-1908): history and theatrical culture in Northern Portugal
UID/EAT/00693/2013
Investigador responsável
CESEM - FCSH, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2014 - 2019 | Doctoral Program "Music as Culture and Cognition"
PD/00294/2013
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
Concluído
|
2015/01/01 - 2018/12/31 | CESEM - Strategic project
UID/EAT/00693/2013
Investigador
CESEM - FCSH, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
Concluído
|
2011 - 2014 | LA RECEPCIÓN DE LA ÓPERA ITALIANA Y FRANCESA EN ESPAÑA (1790-1870)
HAR2010-21498
Investigador
Universidad de Salamanca, Espanha
|
Gobierno de España Ministerio de Economía y Competitividad
Concluído
|
2011/01/01 - 2013/12/31 | CESEM - Strategic project
PEst-OE/EAT/UI0693/2011
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2011 - 2013 | Teatro para Rir: A comédia musical em teatros de língua portuguesa (1849-1900)/Theater of Laughter: Musical Comedy in Portuguese-speaking
Theaters (1849-1900)
PTDC/EAT-MMU/098104/2008
Investigador
CESEM - FCSH, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2010 - 2012 | Bilateral project CESEM-UNICAMP: “Música vocal luso-brasileira nos séculos XVIII e XIX”
n/a
Investigador
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
Concluído
|
2007/10/01 - 2010 | The Teatro de S. Carlos: Performing Arts in Portugal
Investigador
CESEM - FCSH, Portugal
|
Concluído
|
1998 - 2001 | Orchestras of the European Opera Houses in the 18th and 19th centuries, Musical Life in Europe 1600-1900 Circulation, Institutions,
Representation
Investigador
European Science Foundation, França
|
European Science Foundation
Concluído
|
1994 - 1999 | RIPM, Répertoire International de la Presse Musicale
Investigador
|
Fundação Calouste Gulbenkian |
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Catálogo de exposição |
|
Entrada de enciclopédia |
|
Livro |
|
Prefácio / Posfácio |
|
Relatório |
|
Revisão de livro |
|
Tese / Dissertação |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/11/09 | O "Hino do Minho", vulgo da Maria da Fonte, e os modelos de música patriótica na Europa do século XIX | COLÓQUIO “MARIA DA FONTE: HISTÓRIA, TEATRO, MÚSICA E GÉNERO”
Laboratório de Ópera Portuguesa/Museu do Traje/CESEM (Lisboa, Portugal)
|
2023/07/04 | Antes do encontro com o príncipe encantado: em busca da vida musical de Elise Hensler (1836-1929) | XII Simpósio Internacional de Musicologia
Universidade de Goiânia (Brasil)
|
2023/04/15 | "CUESTIONES METODOLÓGICAS EN LAS BIOGRAFÍAS DEL XIX". Round table with Juan José Carreras and Fernando Delgado. | V JORNADAS DE ESTUDIO SOBRE LA VIDA MUSICAL EN LA ESPAÑA ISABELINA MIRADAS SOBRE EL SUJETO: LA BIOGRAFÍA EN EL ESTUDIO DE
LA MÚSICA DEL SIGLO XIX.
Sociedad para el Estudio de la Musica Isabelina/Universidad de Salamanca, Facultad de Geografía e Historia. (Salamanca)
|
2023/02/23 | Biografiar al antihéroe: reflexiones en torno al caso de Francisco de Sá Noronha (1820-1881) | Seminario de Doctorado “Más allá del sujeto: el enfoque biográfico como método de investigación”
Universidad de Salamanca
|
2023/02/03 | Garrett e a música: aspectos de uma faceta quase desconhecida do escritor português | Webminar "Novas leituras sobre Almeida Garrett: da raça ao Oriente"
Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras de Lisboa (Portugal)
|
2022/11 | Cerimoniais, aprendizagens e sociabilidades: problemas em torno da redefinição de um volume, Painel História Temática da Música em Portugal e no Brasil -- uma introdução, | ENIM 2022
SPIM-Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2022/09/24 | D. Fernando e Elise Hensler | Lecture-recital, 56ª Festival de Sintra: Música, a Musa do Rei Artista
56ª Festival de Sintra: Música, a Musa do Rei Artista (sintra)
|
2022/09/02 | Em busca de rastos da censura nos teatros de ópera portugueses durante o Romantismo | XI Seminário de Letras e Artes e VII Simpósio Internacional de Música Ibero-Americana. Música, cena e texto: interfaces, narrativas
e representações
Universidade do Estado do Amazonas (Brasil)
|
2022/07/01 | "As 'meninas da rádio': jovens pianistas em busca de uma afirmação profissional na Lisboa da década de 1940" | "A Música como profissão: estatuto, carreiras e asociativismo (séculos XVIII-XX)"
Projecto PROFMUS - INET-md, NOVA FCSH (Lisboa, Portugal)
|
2022/02/04 | "Garrett, Gil Vicente e a tentativa de criação de uma ópera nacional portuguesa no século XIX: O caso de Beatriz de Portugal de Francisco de Sá Noronha" | Colóquio Internacional "Gil Vicente: 500 anos"
Laboratório de Ópera Portuguesa -- CCB (Lisboa, Portugal)
|
2021/12/07 | "Bringing the S. Carlos Theater into the Home: Opera, Illustrated Journalism and Sound Transmission Technologies in Late Nineteenth-Century Lisbon" | IMAGES OF NINETEENTH-CENTURY FRENCH MUSICAL LIFE
RIPM, ICTM STUDY GROUP ON ICONOGRAPHY OF THE PERFORMING ARTS, CENTRE DE MUSIQUE ROMANTIQUE FRANÇAISE, VENICE (Venice)
|
2021/09 | On revient toujours...: o piano na paisagem sonora dos Açores (1786-1922) | II Congresso Internacional “Paisagens sonoras: os sons, a música e a arquitectura”
Universidade do Minho (Braga)
|
2021/05 | “El "espacio atlántico" en el siglo XIX y la música: intersecciones iberoamericanas” | Bienal de Música Isabelina. Enfoques transnacionales e localismos cosmopolitas
Sociedad para el Estudio de la Música Isabelina (Madrid)
|
2021/05 | “Ópera e cultura visual na Lisboa da década de 1870: as estreias de Aida de Verdi e Il Guarany de Gomes” | III Jornadas NEMI/9.º MUSPRES “A imprensa perante a estreia musical: promoção, divulgação, recepção e crítica/La prensa ante
el estreno musical: promoción, difusión, recepción y crítica”
CESEM-NOVA FCSG (Lisboa, Portugal)
|
2020/09/19 | “João Domingos Bomtempo: um músico português numa Europa em mudança” | Ciclo Revolucionário e Romântico,
Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro (Lisboa, Portugal)
|
2020/07/12 | "Descobrir Noronha -- À conversa com Luísa Cymbron" | "Descobrir Noronha"
(Castelo Branco, Portugal)
|
2019/12 | “O São Carlos chega ao palácio: transmissões operáticas por telefone na Lisboa do século XIX” | II SEMINARIO INTERNACIONAL A Música nas Cortes Ibéricas II (séculos XVIII-XIX). Artes do espectáculo e representação de poder
INET - Palácio Nacional da Ajuda (Li, Portugal)
|
2019/11 | “Garrett e a música: para a análise de uma faceta quase desconhecida do escritor português” | ENIM 2019 – V Encontro Nacional de Investigação em Música
SPIM - NOVA FCSH (Lisboa, Portugal)
|
2019/10 | “Mirar a Portugal desde Brasil y a Brasil desde Portugal: ópera nacional portuguesa y emigración transatlántica (1850-70)” | EN, DESDE Y HACIA LAS AME´RICAS MIGRACIONES MUSICALES: COMUNIDADES TRANSNACIONALES, HISTORIA ORAL Y MEMORIA CULTURAL. II CONGRESO
MUSAM
Universidad Complutense Madrid (Madrid, Espanha)
|
2019/06 | “Forms of Displacement and Dissemination of Opera in 19th Century Lisbon: on the S. Carlos Theatre and its Relationship with the City” | International Conference Opera and the City Technologies of Displacement and Dissemination
National Theatre of São Carlos (Lisboa, Portugal)
|
2018/10 | “Em busca do rasto da censura no Teatro de S. Carlos do século XIX”. | Colóquio internacional: Teatro Proibido e Censurado em Portugal no Século XIX
Centro de Estudos de Teatro, Faculdade de Letras-Universidade de Lisboa (Lisboa)
|
2018/10 | “Cenas nas Montanhas: Viana da Mota nos Açores em 1895”. | “Virtuosidade e Nação: colóquio em homenagem a José Viana da Mota”
CESEM-Biblioteca Nacional de Portugal (Lisboa, Portugal)
|
2018/09 | “Portugal viewed from Brazil and Brazil viewed from Portugal: 19th-Century national opera in a transnational perspective” | Re-imaginig italità: opera and musical culture in transnational perspective |
2018/06 | “De Gounod a Boito: Fausto no Teatro de S. Carlos” | Colóquio O Teatro de Fernando Pessoa: prosa, verso e hipertexto, Centro de Estudos de Teatro
Faculdade de Letras -- Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2017/12/04 | “Virtuosismo violinístico e imprensa periódica no espaço Atlântico do século XIX” | 3º Nas Nuvens! - Transmissão directa
Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte, Brasil)
|
2017/10/26 | O Rio de Janeiro em palco: imagens sonoras da capital do Império na opereta de final do século XIX¿. | ENCONTRO PAISAGEM SONORA HISTÓRICA - ÉVORA 2017. Paisagem Sonora e Património Musical das Cidades
CESEM- Pólo da Universidade de Évora, Colégio Mateus de Aranda (Évora, Portugal)
|
2017/09/29 | “O Teatro de S. João e os compositores portugueses: entre a reacção à capital e a ligação ao Brasil”. | COLÓQUIO “O velho Teatro de S. João do Porto (1798-1908): história, culturas e políticas do espectáculo operático e teatral
no longo século XIX”
CESEM-Teatro Nacional de S. João (Porto, Portugal)
|
2017/07/05 | “Donizetti’s Il furioso all’isola di San Domingo in the Iberian Peninsula: in search of a transnational approach” | tosc@bern.2017 – 2nd Transnational Opera Studies Conference
Musikwissenschaftliches Institut (Berna, Suiça)
|
2017/06/19 | “Em torno dos espaços da música no eixo Portugal-Brasil do longo séc. XIX: o concerto e as suas diferentes práticas” | VII Simpósio Internacional de Musicologia
UFG e EMAC/UFG (Goiânia, Brasil)
|
2017/05/18 | “Virtuosismo violinístico e imprensa periódica no espaço Atlântico do século XIX” | 5º Congreso MUSPRES de la Sociedad Española de Musicología “A imprensa como fonte para a história da interpretação musical”
“La prensa como fuente para la historia de la interpretación musical”
Biblioteca Nacional de Portugal (Lisboa, Portugal)
|
2017/04/20 | “Perfil de um ‘fanatico per la musica’” | Colóquio "O seu a seu dono: no teatro com o Conde do Farrobo",
Centro de Estudos de Teatro (Lisboa, Portugal)
|
2017/02/23 | “Persistências da Antiguidade na ópera romântica italiana: as leituras de Bellini, Pacini e Verdi”, Colóquio Internacional Expressões da Antiguidade na Arte e Literatura Modernas e Contemporâneas,. |
CHAM - FCSH (Lisboa, Portugal)
|
2017/02/02 | "Fazer chorar, horrorizar, morrer cantando: Cantores de ópera italiana no período Romântico" |
Museu Nacional da Música
|
2016/12/12 | “Compondo sobre textos em lingua portuguesa entre Portugal e o Brasil: vaudevilles, opéra comiques e operetas na obra de Francisco de Sá Noronha (1840-80)” | Colóquio Português: Palavra e Música
Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, Portugal)
|
2016/06/17 | “De novo Il Guarany? Revisitando a recepção da ópera de Gomes na Península Ibérica”, | VI Simpósio Unternacional de Musciologia
UFG e EMAC/UFG (Goiânia, Brasil)
|
2015/12/03 | “Verdi y Portugal” |
ABAO/Universidad de Deusto (Bilbao, Espanha)
|
2015/12/02 | “Os lugares da música em Portugal nos séculos XIX e XX” |
Escuela Oficial de Idiomas de Bilbao, Departamento de Português (Bilbao, Espanha)
|
2015/11/25 | “Em torno do centenário de Camões: opereta e cultura portuguesa no Rio de Janeiro cerca de 1880” | Congresso Internacional “Música, cultura e identidade no bicentenário da elevação do Brasil a Reino Unido”,
USP - Núcleo Caravelas (São Paulo, Brasil)
|
2015/11/13 | “Hors d'Oeuvres ao estudo da circulação e recepção de um repertório na Península Ibérica: as óperas de Donizetti e Bellini (c. 1830-1850)”. | ENIM 2015 -- V Encontro Nacional de Investigação em Música
SPIM -- Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
2015/07/03 | Seminário doutoral de Verão "A Música como Cultura e Cognição” | Programa Doutoral “Music as Culture and Cognition”
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa´)
|
2015 | Ideali liberali e teatro d'opera: musica, lingua e cultura italiana nella Lisbona del Romanticismo | XV Settimana della Lingua Italiana nel Mondo
Istituto Italiano di Cultura Portogallo (Lisboa)
|
2014/10/15 | “A herança de Rossini, Cervantes e o ambiente tropical: a difusão de Il furioso nell’isola di San Domingo na Península Ibérica” | III Simpósio Internacional de Música Ibero-Americana
CESEM- Universidade de Salmanca-Universidade do Estado do Amazonas (Lisboa, Portugal)
|
2014/06/19 | “Aspectos de la recepción de la obra de Bellini y Donizetti en España y Portugal” | Seminario Internacional “La recepción de la ópera italiana y francesa en España (1790-1870)”
Universidad de Salamanca ( Salamanca, Espanha)
|
2013 | “Francisco de Sá Noronha (1820-1881): perfil de um músico português entre as duas margens do Atlântico” | Congresso Internacional “A Música no Espaço Luso-Brasileiro: Um Panorama Histórico” |
2013 | “I Vespri Siciliani em Lisboa (1857-1863): recepção verdiana e recusa da história portuguesa” | III Encontro Nacional de Investigação em Música |
2013 | “I Vespri Siciliani a Lisbona (1857-1863): recezione verdiana e rifiuto della storia portoghese” | Convegno Internazionale “Giuseppe Verdi, dalla musica alla messinscena. In ricordo di Pierluigi Petrobelli” |
2013 | Camões in Brazil: Operetta and Portuguese culture in Rio de Janeiro circa 1880 | Conferência Internacional "As Práticas da Comédia" |
2012 | ¿Amor tem fogo: o centenário Camões no Rio de Janeiro através da opereta¿ | II Encontro Nacional de Investigação em Música |
2012 | “Refusing history: Portuguese composers of the second half of the 19th century and the construction of a model of the national hero” | 19th IMS Congress |
2012 | “ ‘Ó Istambul! Cabul! Liverpool! Rio Grande do Sul!’: operetta as a cross-cultural space in the Rio de Janeiro of the early 1880's” | 17th Biennial International Conference on Nineteenth-Century Music |
2012 | “Compondo sobre textos em língua portuguesa entre o Porto e o Rio de Janeiro: Francisco de Sá Noronha e o mundo do opéra comique e da opereta (1868-80)” | Simpósio Internacional A Língua Portuguesa em Música, Lisboa |
2011/08 | Projecto bilateral CESEM-UNICAMP: Música vocal luso-brasileira nos séculos XVIII e XIX | “Música vocal luso-brasileira nos séculos XVIII e XIX”
UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas
|
2011 | “Revisitando uma obra de juventude: José Francisco Arroyo e a ópera Bianca di Mauleon” | Congresso “O Porto Romântico” |
2011 | “A complexa teia do exotismo: aspectos da personalidade e da obra do violinista e compositor Francisco de Sá Noronha” | Congresso da ANPPOM |
2011 | “O cair do pano: Francisco de Sá Noronha e a opereta no Rio de Janeiro dos últimos anos do Império” | I Encontro Nacional de Investigação em Música |
2011 | “A corte portuguesa e a música: do Antigo Regime ao Liberalismo” | 46º Festival de Sintra |
2010 | “Around the Atlantic Ocean: the career and images of a mid-19th century Portuguese virtuoso” | Worlds to Conquer: the travelling virtuoso in the long 19th-century |
2010 | “A difícil procura de um caminho. Os compositores portugueses do primeiro Liberalismo e a ópera: o caso de Manuel Inocêncio dos Santos” | Colóquio “O Teatro de S. Carlos e as artes do espectáculo em Portugal” |
2010 | “Between operatic models, romantic drama and political celebration: Portuguese composers of the 1830’s-50’s and the search for a national opera” | Opera and Nation International Musicological Conference |
2010 | Los fastos de la nueva élite liberal: Il sogno del zíngano de António Luís Miró (1844) que modelo dramatúrgico?” | IV Coloquio de Musicologia La Ópera a la escena: conceptos de dramturgia musical |
2010 | “[E]sta sempre maçadora opera”: Don Giovanni e o Teatro de S. Carlos no século XIX” | Forum “Música e dramaturgia” |
2009/07 | En la periferia de la periferia. La Ópera italiana en Portugal durante el siglo XIX (Lisboa y Oporto)¿ | 60ª Edición, Cursos de Verão de Cadiz
(Cadiz, Espanha)
|
2009 | “Scrivere opere senza cantanti: F. X. Migone e il ruolo di Vannina”, Colóquio “Texts and Singers” | Colóquio “Texts and Singers” |
2009 | “The never-ending story: fontes para o conhecimento da vida e da obra de Francisco de Sá Noronha” | 3º Simpósio - GuimaraMus 2009 – Música e Músicos em Guimarães |
2009 | “À descoberta das ilhas: os Açores nas rotas do virtuosismo oitocentista” | II Simpósio Informal do Núcleo de Estudos da História da Música Luso-brasileira |
2009 | “Before the arrival of Lohengrin: the Wagner phenomenon and its consequences in Portugal between 1861 and 1883” | Internacional Conference "Consequences of Wagner" |
2008/02 | ¿A ópera do fanatismo portuense: Il trovatore de Verdi e o melodramma italiano do séc. XIX¿ | Ciclo de Conferências 4 séculos de ópera Música em Matosinhos |
2008 | “Inventar a ópera nacional portuguesa a partir do Brasil: Beatriz de Portugal de Francisco de Sá Noronha (1859)” | Colóquio “As Músicas Luso-Brasileiras no Final do Antigo Regime. Repertórios, Práticas e Representações” |
2008 | “Algumas modinhas de bom gosto e duetos italianos para meninas: a música e a educação de uma família micaelense do início do século XIX” | A música discute-se |
2007 | Cosmopolitisme de province: ´Bianca di Mauleon´ de José Francisco Arroyo (1846) | Hernani/Ernani-4 siècles d´opéras italiens inspirés par la littérature française |
2006 | “Uma viagem musical pelos Açores” | Simpósio Uma Viagem Musical pelas Ilhas do Atlântico |
2006 | “‘[E]sta sempre maçadora opera’: Don Giovanni e o Teatro de S. Carlos no século XIX” | Colóquio Internacional “Mozart, Marcos Portugal e o seu Tempo” |
2006 | “‘Filho da natureza e do sentimento’: Francisco de Sá Noronha Violonista” | |
2005 | “O espaço atlântico nas carreiras dos músicos portugueses de meados do século XIX: o caso do violinista Francisco de Sá Noronha (1820-1881)” | 13º Encontro de Musicologia |
2005 | “La donna del lago de Rossini” | Luisa Cymbron
(Lisboa, Portugal)
|
2005 | “A Ópera em Viena no Tempo de Beethoven” | Luisa Cymbron
(Lisboa, Portugal)
|
2004 | “Sitffelio de Verdi” | Luisa Cymbron
(Lisboa, Portugal)
|
2004 | “A Música portuguesa do século XIX e as suas relações com o panorama musical europeu” | |
2002 | “Drammaturgia italiana e melodie brasiliane nell’opera del compositore portoghese Francisco de Sá Noronha (1820-1881)” | VI Colloquio di Musicologia del “Saggiatore Musicale” |
2002 | “Adina de Gioachino Rossini” | Apresentação da Ópera |
2002 | “Espanha na ópera do século XIX” | Espanha: O diálogo entre culturas |
2001 | “‘Sempre Trovador, sempre Rigoletto, sempre Traviata’: a presença de Verdi em L’arco di Sant’Anna de Francisco de Sá Noronha (1820-1881)” | Colóquio “Verdi e o Mundo Operático do Século XIX” |
2001 | “Verdi e a ópera do século XIX” |
(Ponta Delgada)
|
2001 | “Orchestras of the European Opera Houses in the 18th and 19th centuries” | Programa “Musical Life in Europe 1600-1900 Circulation, Institutions, Representation” |
2000 | Piccinni e il Portogallo: fonti e documenti | Congresso Internacional Piccinni, musicista europeo |
2000 | “Orchestras of the European Opera Houses in the 18th and 19th centuries” | Programa “Musical Life in Europe 1600-1900 Circulation, Institutions, Representation” |
1999 | “Un compositor español en Oporto: José Francisco Arroyo y la ópera Bianca di Mauleon (1846)” | Congresso Internacional “La Opera en España y Hispanoamérica: Una Creación Própria” |
1999 | “A produção e composição de ópera no Porto do século XIX: os casos de José Francisco Arroyo e Francisco de Sá Noronha” | Colóquio “A Música Entre Douro e Minho” |
1999 | “L’orchestre d’opéra au Portugal dans la première moitié du XIXème siécle – un premier bilan” | Congresso Internacional “The Opera Orchestra in 18th- and 19th- Century Europe – Social, Institutional, and Artistic Problems” |
1998 | “L’Opéra au Portugal au XIXème siècle: une vue à travers les archives” | 18º Congresso da International Association of Music Librarians |
1996 | “Nuove fonti per lo studio dell'opera italiana nel Portogallo dell' Ottocento: note intorno al Teatro S. Carlos di Lisbona (1834-1854)” | Colóquio “Il teatro dei due mondi: migrazioni e circolazione del dramma per musica fra l'Italia, la Spagna, il Portogallo e le Americhe Latine” |
1994 | “A actividade operática na cidade do Porto e a circulação das companhias (1840-1875)” | II Encontro RIIA |
1993 | “Do italianismo ao germanismo: perspectivas da música em Portugal no século XIX” | |
1993 | “L’opera in Portogallo nell’Ottocento” | I Encontro RIIA (Relazione Italo-Ibero-Americane) subordinado ao tema “La diffusione del melodrama in Italia, Spagna, Portogallo e America Latina dal 1701 al 1914 - Progetto di Ricognizione e organizzazione dei dati in un programa di schedatura |
1990 | “La Spinalba e a ópera buffa do século XVIII: inovação e persistência na caracterização das personagens” | Colóquio Modernidade e Mudança em Portugal |
1988 | “A música americana nos anos 1910-20 e as imagens da América na música erudita ocidental” | Exposição América 1910-20 |
1988 | “Manifestações musicais profanas no arquipélago dos Açores na transição do século XV para o XVI” | Congresso Internacional Bartolomeu Dias e a sua Época |
1987 | “Música e liturgia na historiografia açoriana quinhen¬tis¬ta e seiscentista” | V Encontro Nacional de Musicologia |
1986 | “O piano e a sociedade açoriana oitocentista: subsídios para um estudo organológico em Ponta Delgada” | IV Encontro Nacional de Musicologia |
1985 | : “A importância da música na publicidade em Portugal” | III Encontro de Nacional de Musicologia |
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/11 - Atual | O arquivo audiovisual operático do Teatro Nacional de São Carlos (1970-2023): reflexões em torno da sua relevância patrimonial
e análise de dois estudos de caso
Orientador
|
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2023/10/01 - Atual | Instrumentos musicais e colecionismo entre finais do século XIX e princípios do século XX: o caso português
Coorientador
|
Doutoramento em Ciências Musicais (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2022/10 - Atual | A presença portuguesa no teatro de ópera no Brasil entre 1840-1914: Os casos do Rio de Janeiro e de São Paulo.
Orientador
|
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2021/01 - Atual | Dalla performance dal vivo alla registrazione sonora: le incisioni acustiche nell'analisi dello stile performativo operistico
di fine Ottocento e inizio Novecento
Coorientador
|
Università degli Studi di Bologna, Itália
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2019 - 2023/07 | "O Bugio". Contributo para a história de um gênero da música tradicionalista do estado do Rio Grande do Sul
Coorientador
|
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2020/10 - 2022/12 | As mágicas "As trez cidras do amor" e "Vénus": fantasmagoria e música no teatro em Portugal no século XIX
Orientador
|
Ciências Musicais (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2018 - 2019 | Uma história dos instrumentos musicais: contributos para o desenvolvimento de um guião de uma exposição
Coorientador
|
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2011 - 2018/06/27 | Os orgãos históricos dos Açores (1788-1892): construtores, caraterísticas e repertório
Coorientador
|
Doutoramento em Ciências Musicais (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2013 - 2017 | “Banda de Música da Força Policial Militar do Ceará: uma história social de práticas e identidades musicais (c.1850-1930)”
Coorientador
|
Doutoramento em Ciências Musicais/Doutoramento em História (co-tutela) (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2010 - 2015/11 | "Heinrich e Cécile Däniker-Haller – A música doméstica na vida de um casal de negociantes suíços entre Zurique e o Rio de
Janeiro imperial (1811-1863)"
Orientador
|
Doutoramento em Ciências Musicais (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2013 - 2015/10 | "Ciríaco de Cardoso e O burro do Sr. Alcaide: percursos de formação de um compositor de comédia musical no Portugal finissecular"
Orientador
|
Mestrado em Ciências Musicais (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2009 - 2014/03 | "As Bandas de música no distrito de Lisboa entre a Regeneração e a República"
Orientador
|
Doutoramento em Ciências Musicais (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2009 - 2012 | "A opereta em Portugal na viragem para o século XX; Tição Negro de Augusto Machado (1902)"
Orientador
|
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2010 - 2010 | António Luís Miró (18?-1853): um maestro concertatore português nos Teatros das Laranjeiras e de S. Carlos
Coorientador
|
Sociologia da Cultura (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
|
2007 - 2010 | O programa Semanário Musical da Emissora Nacional (1968 a 1973): estudo de caso sobre a divulgação radiofónica no período
marcelista
Orientador
|
Mestrado em Ciências Musicais (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2003 - 2010 | O Espaço Público Burguês como Habitus de Educação e Cultura: a produção lírica nos teatros públicos da cidade do Porto na
segunda metade do século XIX (1865-1891)
Coorientador
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2002 - 2009 | António Luís Miró (1814?-1853): um maestro concertatore nos teatros das Laranjeiras e de São Carlos
Orientador
|
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2002 - 2007 | L'assedio di Diu (1841): melodramma italiano, drama histórico e orientalismo na obra de Manuel Inocêncio Liberato dos Santos
Orientador
|
Ciências Musicais (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2003 - 2006 | O diário A Revolução de Setembro (1840-1857): Música, poder e construção social de realidade em Portugal nos meados do século
XIX
Orientador
|
Ciências Musicais (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2002 - 2006 | O Teatro Micaelense e a sua actividade musico-teatral entre 1864 e 1898
Orientador
|
Mestrado em Ciências Musicais (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2004 - 2005 | "Um virtuose do além-mar em terras de Santa Cruz: a obra pianística de Arthur Napoleão (1843-1925)"
Coorientador
|
|
2001 - 2005 | Berta Alves de Sousa, (1906 - 1997): uma compositora no Porto de meados do século XX : a obra para canto e piano
Orientador
|
Mestrado em Ciências Musicais (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2001 - 2005 | O teatro de S. João e a imprensa periódica portuense nas décadas de 1870 a 1890
Orientador
|
Ciências Musicais (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/12/12 - 2023/12/13 | In Search of Mágica: Research Problems of a 19th Century Luso-Brazilian Music-Theatre Genre (2023/12/12 - 2023/12/13)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
|
CESEM - FCSH, Portugal Biblioteca Nacional de Portugal, Portugal |
2022/07 - 2023/07 | 5th Transnational Opera Studies Conference (2023/07/06 - 2023/07/08)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
CESEM - FCSH, Portugal |
2021/09 - 2022/05 | Colóquio Internacional Música, Política e Sociedade. Ecos do Liberalismo no mundo iberoamericano (2022/05/13 - 2022/05/14)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
CESEM - FCSH, Portugal |
2021/10 - 2022/02 | Colóquio Internacional "Gil Vicente: 500 anos/ "Laboratório de Ópera Portuguesa (2022/02/04 - 2022/02/04)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Centro Cultural de Belém, Portugal |
2019/03 - 2019/11 | ENIM 2019 – V Encontro Nacional de Investigação em Música (2019)
Congresso (Coorganizador)
|
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música, Portugal |
2018/10/26 - 2018/10/27 | "Virtuosidade e Nação: colóquio em homenagem a José Viana da Mota", CESEM-Biblioteca Nacional de Portugal (2018 - 2018)
Congresso (Coorganizador)
|
CESEM - FCSH, Portugal |
2017/09/29 - 2017/09/30 | O velho Teatro de S. João do Porto (1798-1908): história, culturas e políticas do espectáculo operático e teatral no longo
século XIX (2017 - 2017)
Congresso
|
CESEM - FCSH, Portugal Teatro Nacional São João, Portugal |
2017/07/17 - 2017/07/17 | Linha de “Estudos de Ópera” – 1ª Jornada (2017 - 2017)
Simpósio
|
CESEM - FCSH, Portugal |
2013/06/20 - 2013/06/22 | Conferência Internacional "As Práticas da Comédia", Lisboa, Teatro da Trindade, 20-22 de Junho (2009/06 - 2013/06)
Congresso (Coorganizador)
|
CESEM - FCSH, Portugal |
2012 - 2012 | ”'O Gosto pela Música' homenagem a João de Freitas Branco, no 90º aniversário do seu nascimento”
Congresso (Outra)
|
CESEM - FCSH, Portugal |
2010 - 2010 | Colóquio “O Teatro de S. Carlos e as artes do espectáculo em Portugal”
Encontro (Outra)
|
CESEM -- FCT, Portugal |
2009 - 2009 | “Texts and Singers”
Oficina (workshop) (Outra)
|
CESEM - FCT, Portugal |
2005 - 2005 | XIII Encontro de Musicologia “Os Espaços da Música”
Congresso (Outra)
|
Associação Portuguesa de Ciências Musicais, Portugal |
2002 - 2002 | XI Encontro de Musicologia “Música e Processos de Formação: perspectivas históricas e etnomusicológicas”
Congresso (Outra)
|
Associação Portuguesa de Ciências Musicais, Portugal |
2001 - 2001 | Verdi em Portugal (1843-2001)
Exposição (Outra)
|
Biblioteca Nacional de Lisboa -- Teatro Nacional de S. Carlos, Portugal |
2001 - 2001 | Colóquio Internacional “Verdi e o Mundo Operático do Século XIX” (2001)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Associação Portuguesa de Ciências Musicais e pelo Teatro Nacional de S. Carlos, Portugal |
1998 - 1998 | IX Encontro de Musicologia
Congresso (Outra)
|
Associação Portuguesa de Ciências Musicais, Portugal |
1997 - 1997 | VIII Encontro Nacional de Musicologia “Música e Identidade” (1997)
Congresso (Outra)
|
Associação Portuguesa de Ciências Musicais, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022/06/25 - 2022/06/25 | Presentation of the 5th Transnational Opera Studies Conference, Lisbon, 2023
Conferência
|
TRANSNATIONAL OPERA STUDIES CONFERENCE IN BAYREUTH 2022
Universität Bayreuth, Alemanha
|
2022/01 - 2022/01 | Alfredo Keil -- Legado Musical (with Paulo Ferreira de Castro and João Paulo Santos) at São Roque - Antiguidades e Galeria
de Arte
Mesa-redonda
|
|
2021/11/27 - 2021/11/27 | O Real Teatro de S. João (with Ana Isabel Vasconcelos, Luís Soares Carneiro, José Camões e Pedro Couto Soares)
Mesa-redonda
|
Teatro Nacional São João, Portugal
|
2017/03/10 - 2017/03/10 | Crítica musical e pesquisa musicológica
Mesa-redonda
|
1ª jornada do NEMI
CESEM - FCSH, Portugal
|
2011 - 2011 | Apresentação da revista Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher nº 25 (2011)
Outro
|
Apresentação da revista Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher nº 25 (2011)
Revista Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher, Portugal
|
2009 - 2009 | Depois da Guerra Civil: Repertório italiano
Outro
|
Concert Cycle: "O Teatro de S. Carlos no século XIX"¿
Teatro Nacional de S. Carlos, Portugal
|
2008/02 - 2008/03 | Os compositores portugueses do liberalismo e a ópera
Outro
|
Concert cycle "Os compositores portugueses do liberalismo e a ópera"
Teatro Nacional de S. Carlos, Portugal
|
2004 - 2004 | Em torno do romance Correspondência Secreta de Luís Filipe Castro Mendes
Mesa-redonda
|
Em torno do romance Correspondência Secreta de Luís Filipe Castro Mendes
Escola de Música do Conservatório Nacional, Portugal
|
2000 - 2000 | “Os Encontros em retrospectiva”
Mesa-redonda
|
X Encontro de Musicologia
Associação Portuguesa de Ciências Musicais, Portugal
|
1997 - 1997 | “Italianismo e tradições nacionais nos séculos XVIII e XIX”
Mesa-redonda
|
VIII Encontro Nacional de Musicologia “Música e Identidade”
Associação Portuguesa de Ciências Musicais, Portugal
|
1993 - 1993 | “A vida musical portuguesa de Carlos Seixas a João Domingos Bomtempo”
Mesa-redonda
|
Jornadas de Musicologia 93
Associação Portuguesa de Ciências Musicais -- Biblioteca Nacional de Lisboa, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/12/05 | Mulheres na vida musical portuguesa: A preparação de uma exposição a partir do arquivo do Museu Nacional da Música
Presidente do júri
|
Inês Ferreira Coelho (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2023/10/17 | Emergência de uma Cultura Sinfónica em Lisboa (1846-1911)
Presidente do júri
|
Rui Magno da Silva Pinto (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2023/09/19 | Fátima e Jasna Góra:
música sacra popular e influência internacional
Presidente do júri
|
Paula Cristina Pitacas dos Santos Pereira (Mestrado) |
2023/07/03 | "O Bugio". Contributo para a história de um gênero da música tradicionalista do estado do Rio Grande do Sul
Orientador
|
Marcelo Gomes Molinos (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2023/03 | A Orquestra Sinfónica Juvenil: profissionalização e divulgação musical de 1973 a 1989
Presidente do júri
|
Ângela Maria Flores Baltazar (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2023/02/28 | "RING THEM BELLS": INSTRUMENTOS MUSICAIS E TECNOLOGIA NUMA FÁBRICA DE SINOS E RELÓGIOS DE TORRE EM PORTUGAL
Presidente do júri
|
Yuri Honorato Vieira (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2023/02/24 | Repensar o Modelo de Concerto na Música Erudita no Séc. XXI – um Estágio no Plano Nacional das Artes
Presidente do júri
|
Ana Filipa Oliveira Lima (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2023/02/17 | A música contemporânea portuguesa vista pelo Opus Ensemble
Presidente do júri
|
Mariana Marques Pedrosa (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2023/02/15 | A presença de ópera portuguesa na programação do Teatro Nacional de São Carlos entre 1940 e 2019
Presidente do júri
|
Mariana Loureiro Marques (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2022/12 | As mágicas As trez cidras do amor e Vénus: música e fantasmagoria nos teatros portugueses no século XIX
Orientador
|
Joana de Almeida Júdice Peliz (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2022/11 | Ema Santos Fonseca e a «Divulgação Musical» (1923-1940): Biografia de um Salão Musical
Presidente do júri
|
Alejandro Reyes Lucero (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2022/09 | Canto Coral na escola do Estado Novo: Um estudo através da crença da Auto-eficácia¿
Presidente do júri
|
Nathane Andrade Ferreira (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2022/06 | Cantarte hei, Galicia, na lengua gallega: Music, dance and the normalization of the Galician language in Santiago de Compostela
Presidente do júri
|
Kalee Rose Prendergast (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2022/06 | Os críticos da revista A Arte Musical como agentes das transformações sociais na primeira década do século XX Affonso Vargas
e Esteves Lisboa
Presidente do júri
|
Miguel Armando Fortunato Ferreira (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2022/04 | Gostos, sociabilidades e mediações: os espetáculos de ópera no Teatro Nacional de São Carlos e na Fundação Calouste Gulbenkian
(2001-2024)
Presidente do júri
|
João Pedro Costa (Outro)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2022/01 | História oral da Viola da Terra na ilha de São Jorge, Açores
Presidente do júri
|
Darren Nascimento (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2020/07/01 | A VERSÃO MUSICAL COMO FORMA DE INTERPRETAÇÃO. ANÁLISE INTERPRETATIVA DE TRÊS TEMAS STANDARDS DA BOSSA NOVA: WAVE, CHEGA DE
SAUDADE E GAROTA DE IPANEMA
Presidente do júri
|
Eliete Olivar Leite (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2020 | A música já não pode viver sozinha": da interação rumo à identidade na obra de Constança Capdeville
Vogal
|
Ana Filipa Gonçalves de Magalhães (Doutoramento) |
2020 | “A emancipação técnico-expressiva da viola de arco em Portugal através do repertório. Um património histórico inédito: das
origens até 1945”
Arguente principal
|
João Pedro Delgado (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2019/12 | “Le méta-opéra barroque (1715-1745). Satire e parodie comme sources d’information sur la pratique musicale au XVIIIe siècle” | Daniel Issa Gonçalves (Doutoramento)
Sorbonne Université, França
|
2019/01 | “Se isto não é música, então faz tu uma canção: O fenómeno das “editoras-colectivo”
Presidente do júri
|
Inês Sofia Vieira Henriq (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2019/01 | “Villa-lobos educador: A propriedade da música na Educação Musical”
Arguente principal
|
Adriana Oliveira Aguiar (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2019 | “A Modinha e géneros relacionados desde as suas origens até 1833”
Vogal
|
Marcos Magalhães Pombo Martins (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2018/06 | Os órgãos históricos dos Açores (1788-1892): construtores, características e repertório
Orientador
|
Maria Isabel Albergaria Sousa (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2017/12 | “Banda de Música da Força Policial Militar do Ceará: uma história social de práticas e identidades musicais (c.1850-1930)”
Orientador
|
de Inez Beatriz Castro Martins (Doutoramento)
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
|
2017/10 | Acervo Histórico do Mosteiro de Arouca - Recuperação e catalogação» Relatório e Estudo de Caso
Presidente do júri
|
Cátia Paula Oliveira Silva (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2015/11 | Ciríaco de Cardoso e O burro do Sr. Alcaide : percursos de formação de um compositor de comédia musical no Portugal finissecular
Orientador
|
Paulo Filipe Lopes da Luz Gaspar (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2015/10 | Heinrich e Cécile Daniker-Haller - A música doméstica na vida de um casal de negociantes entre Zurique e o Rio de Janeiro
na primeira metade do século XIX
Orientador
|
Walter Luiz Alves da Silva (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2015/07 | Pedro Blanco: a vida e a obra para piano
Arguente principal
|
Nuno Luís Caçote da Silva (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2015 | Perspectivas de interpretação sobre a Winterreise de Schubert
Vogal
|
Nuno Miguel Marvão Vieira de Almeida (Doutoramento) |
2014/03 | As Bandas de Música no distrito de Lisboa entre a Regeneração e a República (1850-1910): História, organologia, repertórios
e práticas interpretativas
Orientador
|
Pedro Alexandre Marcelino Marquês de Sousa (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2013/12 | La edición musical en portugal (1834-1900) : Un estúdio Documental
Arguente principal
|
Maria João Duraes de Albuquerque (Doutoramento)
Universidad Complutense de Madrid, Espanha
|
2013 | La morte di Semiramide de Marcos de Portugal - Estudo, transcrição e edição crítica
Arguente
|
Maria Catarina Dias Nunes (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2012 | La Vida Musical en Múrcia Durante la Segunda Mitad del Siglo XIX | Maria Esperanza Clares Clares (Outro)
Universitat de Barcelona, Espanha
|
2012 | Cantoria Joanina : a pratica vocal carioca sob influencia da corte de D. João VI, castrati e outros virtuoses | Alberto José Vieira Pacheco (Outro)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2012 | A Opereta em Portugal na Viragem para o século XX: Tição Negro de Augusto Machado (1902)
Orientador
|
Luísa Fonte Gomes (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2012 | A música teatral na Lisboa de Oitocentos: uma abordagem através da obra de Joaquim Casimiro Júnior (1808-1862)
Vogal
|
Isabel Maria Dias Novais Gonçalves (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2011 | Almeida Garrett e os compositores de ópera portugueses de finais do século XIX: Dona Branca de Alfredo Keil e Frei Luiz de
Sousa de Freitas Gazul
Orientador
|
Luís Miguel da Luz Raimundo (Outro)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2010 | O Espaço Público Burguês como Habitus de Educação e Cultura: a produção lírica nos teatros públicos da cidade do Porto na
segunda metade do século XIX (1865-1891)
Orientador
|
Jorge Alexandre Cardoso Marques da Costa (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
|
2010 | O programa "Semanário Musical" da Emissora Nacional (1968-1973): estudo de caso sobre a divulgação radiofónica no «período
marcelista»
Orientador
|
Ana Margarida Alves Marques (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2009 | La vita concertistica lisboeta dell’Ottocento: 1822-1853
Vogal
|
Francesco Esposito (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2009 | António Luís Miró (1814?-1853): um maestro concertatore nos teatros das Laranjeiras e de São Carlos
Orientador
|
Ana Carolina Ferreira da Cruz (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2009 | António da Silva Leite: criatividade e ‘moda’ na música romântica portuense
Vogal
|
Rui Manuel Pereira da Silva Bessa (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2007 | L'assedio di Diu (1841): melodramma italiano, drama histórico e orientalismo na obra de Manuel Inocêncio Liberato dos Santos
Orientador
|
VÂnia Mariete Pereira Ferreira (Mestrado) |
2006 | A Revolução de Setembro (1840-1857): Música, poder e construção social de realidade em Portugal nos meados do século XIX
Orientador
|
João Luís Meireles Santos Leitão da Silva (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2006 | A Vida Musical no Porto na Segunda Metade do Séc. XIX: O Pianista e Compositor Miguel Ângelo Pereira 1843-1901
Arguente principal
|
Ana Maria Liberal da Fonseca (Doutoramento)
Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
|
2006 | O acervo musical de João Mohana e a vida musical litúrgica no Maranhão imperial. O Romantismo de Província como Reprodução
do Ornamentalismo Hegemónico na Ilha de São Luís - 1836-1892
Vogal
|
Alberto Dantas Filho (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2006 | O Teatro Micaelense e a sua actividade musico-teatral entre 1864 e 1898
Orientador
|
Maria Isabel Albergaria Sousa (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2006 | O teatro de S. João e a imprensa periódica portuense nas décadas de 1870 a 1890
Orientador
|
João Carlos de Lima Soares (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2005 | Pensamento Polifónico na didáctica da guitarra do séc XVII ao séc XX
Arguente
|
José Paulo Torres Vaz de Carvalho (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2005 | Berta Alves de Sousa, (1906 - 1997): uma compositora no Porto de meados do século XX: a obra para canto e piano
Orientador
|
Janete da Conceição Soares da Costa Ruiz (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2005 | As escolas de piano europeias: tendências nacionais da interpretação pianística no século XX
Arguente
|
Sofia Inês Ribeiro Lourenço da Fonseca (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2004 | ("Um virtuose do além-mar em terras de Santa Cruz : a obra pianística de Arthur Napoleão (1843-1925)"
Arguente
|
Marcelo Macedo Cazarré (Doutoramento) |
2004 | O Stabat Mater de José Maurício 1781
Arguente
|
Rui Paulo de Moura Branco Simões (Mestrado)
Hospitais da Universidade de Coimbra, Portugal
|
2004 | A comédia lírica na cidade do Porto (1850-1900): subsídios para o estudo dos espectáculos de ópera cómica, opereta e zarzuela
nos teatros públicos portuenses
Arguente
|
Juracyara Baptista da Silva (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2003 | Conservatório Real de Lisboa, 1867-68: uma opção em dois actos para a “aula” de flauta
Arguente
|
João Afonso de Bragança Pereira Coutinho (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2003 | Ópera na Amazónia na época da borracha (1880-1907): Bug Jargal de José Cândido Gama Malcher
Arguente principal
|
Márcio Leonel Farias Reis Páscoa (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2003 | Francisco Lopes de Lima Macedo. compositor, em Coimbra, nos meados do século XIX
Arguente principal
|
César Augusto Coutinho da Silva Nogueira (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2001 | «Essa pobre filha bastarda das Artes»: A Escola de Música do Conservatório Real de Lisboa 1842-1862
Arguente
|
Joaquim Carmelo Rosa (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2001 | Instituições, eventos e músicos: uma abordagem à música em Portugal no século XVII
Vogal
|
Maria Adriana de Matos Fernandes Latino (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2023/11/09 - 2023/11/09 | Colóquio "Maria da Fonte": História, Teatro, Música e Género | Laboratório de Ópera Portuguesa/Museu Nacional do Traje/CESEM |
2023/07/06 - 2023/07/08 | 5th Transnational Opera Studies Conference | CESEM- NOVA FCSH |
2023/04/14 - 2023/04/15 | V JORNADAS DE ESTUDIO SOBRE LA VIDA MUSICAL EN LA ESPAÑA ISABELINA MIRADAS SOBRE EL SUJETO: LA BIOGRAFÍA EN EL ESTUDIO DE LA MÚSICA DEL SIGLO XIX. | Sociedad para el Estudio de la Música Isabelina/Universidad de Salamanca |
2023/03/20 - 2023/03/21 | ENTRE TEATROS E CORETOS: PRÁTICAS E REPERTÓRIOS PARA BANDA NO LONGO SÉCULO XIX | CESEM-História Temática da Música em Portugal e no Brasil/Universidade Federal do Ceará |
2022/11/23 - 2022/11/25 | Internacional Conference «CLASSICS OFF-CENTRE: PERFORMING AND LISTENING THE MUSIC OF HAYDN, MOZART AND BEETHOVEN IN THE LONG NINETEENTH CENTURY» | Madrid, Marqués de Valdecilla Library/Universidad de la Rioja |
2022/06/30 - 2022/07/02 | "A Música como profissão: estatuto, carreiras e asociativismo (séculos XVIII-XX)" | Projecto PROFMUS - INET-md, NOVA FCSH |
2022/06/23 - 2022/06/26 | 4th Transnational Opera Studies Conference | Universität Bayreuth |
2022/05/14 - 2022/05/15 | Colóquio Internacional Música, Política e Sociedade. Ecos do Liberalismo no mundo iberoamericano | CESEM-NOVA FCSH |
2021/06 - 2021/06 | 4th Transnational Opera Studies Conference (young musicologists edition, online) | Universität Bayreuth |
2020/10/15 - 2020/10/17 | Symposium ICTM Portugal 2020 --Objects and Images of Music in Public and Private Art Museums | ICTM Study Group on Iconography of the Performing Arts & Centre for the Study of the Sociology and Aesthetics of Music (CESEM)/ NOVA University in Lisbon, Casa dos Patudos, alpiarça |
2019/11/14 - 2019/11/16 | ENIM 2019 - V Encontro Nacional de Investigação em Música | NOVA FCSH - LISBOA |
2019/11 - 2019/11 | I Encuentro Internacional de Investigación de Estudiantes en Música y Musicología | Universidade de Évora |
2019/05/16 - 2019/05/18 | II Jornadas NEMI. A imprensa periódica como fonte para a musicologia | Lisboa - CESEM |
2015/11 - 2015/11 | ENIM 2015 -- V Encontro Nacional de Investigação em Música | Universidade de Évora |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2013 - 2022/06 | Revista Portuguesa de Musicologia | |
2010/07/01 - 2015 | Journal of the Royal Musical Association | Routledge |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2020/11/04 - 2020/11/06 | Member of the Scientific Committee II Encontro Internacional de Investigação de Estudantes em Música e Musicologia
Avaliador
|
||
2020/01 - 2020/04 | Competition for a Coordinating Teacher in Educational Sciences, disciplinary areas of Music Education and Music Education
Membro
|
Instituto Politécnico do Porto, Portugal | |
2020 - 2020 | Member of the panel of Joaquim de Vasconcelos' Prize, 2020
Avaliador
|
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música, Portugal | Sociedade Portuguesa de Investigação em Música |
2018 - 2018 | Procedimento concursal de seleção para a contratação de doutorados/as no Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical
- CESEM, ao abrigo do artigo 23.º do Decreto-Lei n.º 57/2016, de 29 de agosto, alterado pela Lei n.º 57/2017, de 19 de julho¿
Membro
|
||
2004 - 2004 | Membro do Painel de artes do Proposals for Research and Development Projects in all Scientific Domains
Avaliador
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022/02 - 2023/11 | Musicological consultant for the productions of "As cortes de Júpiter" by Gil Vicente and "Maria da Fonte" by Augusto Machado, produced by the Portuguese Opera Lab of the Melleo Harmonia. | |
2022 - 2023 | Projecto de conservação e restauro, requalificação e modernização do TNSC no âmbito PRR (PRR_2022_PROJ_TNSC_1) Appleton e Domingos Arq. Lda e BJF Arquitectos (2nd place) | Teatro Nacional de S. Carlos, Portugal |
2022 - 2023 | Projecto de conservação e restauro, requalificação e modernização do TNSC no âmbito PRR (PRR_2022_PROJ_TNSC_1) Falcão de Campos Arq. Lda. e Gonçalves Vieira - Cruz, Lda (4th place) | Teatro Nacional de S. Carlos, Portugal |
2022/05 - 2022/05 | Musicological consultant for the production of "Os Noivos" by Francisco de Sá Noronha, produced by the Opera Studio of the Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo di Porto and Musicamera. | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2023/09 - 2023/12 | Temáticas Aprofundadas em Ciências Musicais | Doutoramento em Ciências Musicais (Doutoramento) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2006/07 - 2023/09 | História da Música 1815-1890 | Licenciatura em Ciências Musicais (Licenciatura) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2018 - 2023 | Teoria e Método das Ciências Musicais | Mestrado em Ciências Musicais (Mestrado) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2018 - 2023 | Seminário de Acompanhamento da Componente não Lectiva | Mestrado em Ciências Musicais (Mestrado) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2018 - 2023 | História de Música Ibérica e Latino-Americana | Licenciatura em Ciências Musicais (Mestrado) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2006 - 2023 | Análise e Teoria Musical 1815-1890 | Licenciatura em Ciências Musicais (Licenciatura) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2018 - 2018 | Temas de Investigação em Musicologia | Licenciatura em Ciências Musicaos (Mestrado) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2014 - 2016 | Seminário de História da Música em Portugal | Mestrado em Ciências Musicais (Mestrado) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2008 - 2016 | Organologia | Licenciatura em Ciências Musicais (Licenciatura) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2012 - 2013 | Seminário de História da Música em Portugal | Mestrado em Ciências Musicais (Mestrado) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2010 - 2012 | História da Música 1750-1820 | Licenciatura em Ciências Musicais (Licenciatura) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2010 - 2012 | Análise e Teoria Musical 1750-1820 | Licenciatura em Ciências Musicais (Licenciatura) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2007 - 2010 | Seminário de História da Música Ocidental | Mestrado em Ciências Musicais (Mestrado) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2009/01 - 2009/01 | El siglo XIX en Portugal: aspectos historiográficos y estudio de géneros teatrales | Master en Música Hispana, Facultad de Geografia y Historia (Master) | Universidad de Salamanca, Espanha |
2008/04 - 2008/04 | El siglo XIX en Portugal: aspectos historiográficos y estudio de géneros teatrales | Master en Música Hispana, Facultad de Geografia y Historia (Master) | Universidad de Salamanca, Espanha |
2006 - 2007 | Temas de investigação em Musicologia: "O virtuosismo instrumental do século XIX em Portugal: o violino" | Licenciatura em Ciências Musicais (Licenciatura) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2006 - 2007 | Seminário B: "Fontes para o estudo da história da música em Portugal (sécs. XVIII-XX)" | Licenciatura em Ciências Musicais (Licenciatura) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2006/05 - 2006/05 | Erasmus Program: laurea specialistica in Musicologia e Scienze dello Spettacolo | Opera (Laurea) | Università Ca' Foscari, Itália |
2005 - 2006 | História da Música Ibérica e Latino-Americana | Licenciatura em Ciências Musicais (Licenciatura) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2002 - 2006 | Análise e Teoria Musical - Séc. XIX | Licenciatura em Ciências Musicais (Licenciatura) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
1999/07 - 2004/09 | História da Música em Portugal II | Licenciatura em Ciências Musicais (Licenciatura) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2003 - 2004 | Seminário de Investigação: "A carreira e a produção de Francisco de Sá Noronha (1820-1881)" | Licenciatura em Ciências Musicais (Licenciatura) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
1999/07 - 2002/09 | Análise Musical IV (Romantismo) | Licenciatura em Ciências Musicais (Licenciatura) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2002 - 2002 | "História da Ópera: as tradições italiana e francesa do período napoleónico a meados do século XIX" | Mestrado em Ciências Musicais (Mestrado) | Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal |
2001 - 2002 | "Os compositores portugueses de meados do século XIX e a ópera" | Mestrado em Ciências Musicais (Mestrado) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2001/02 - 2001/07 | Seminário de Investigação: "Questões de historiografia e dramaturgia verdianas: Nabucco, Macbeth, Aida" | Licenciatura em Ciências Musicais (Licenciatura) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
1999 - 2000 | Seminário de Investigação: "O Arquivo do Teatro de S. Carlos: estudo de fontes e produção de ópera italiana no século XIX" | Licenciatura em Ciências Musicais (Licenciatura) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2023/12/16 - Atual | Atlântida Açores | |
2023/02 - Atual | Francisco de Lacerda ou a Fragueira ou Paris | |
2019/10 - 2019/10 | Império dos Sentidos | Apresentação di livro "Francisco de Sá Noronha (1820-1881): um músico português no espaço atlântico" |
2013/02 - 2013/02 | Império dos Sentidos | Apresentação do livro "Olhares sobre a Música em Portugal no seculo XIX" |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2011 - Atual | SPIM - Sociedade Portuguesa de Investigação em Música | Member |
2009 - Atual | Caravelas -Núcleo de Estudos da História da Música Luso-Brasileira | Member |
1992 - 2002 | Associação Portuguesa de Ciências Musicais | Member, Secretary of the General Assembly |