???global.info.a_carregar???
Jean Rosa holds a Doctoral and Master’s degree in Computer Science from the Federal University of Bahia (UFBA – Brazil) with an exchange internship at the Interactive Technologies Institute (ITI/LARSyS – Portugal), Technologist degree in Internet Systems from Tiradentes University (UNIT – Brazil). Rosa also holds a BA in Theology from South American Theological Seminary (FTSA – Brazil). He is currently a researcher at ITI/LARSyS, working interdisciplinarily in Human-Computer Interaction (HCI), Computer Education (CompEdu), and Philosophy of Technology and Computing. In his academic career, he has researched collaboration, (human-computer) interaction design and evaluation, co-design, informatics in education, and teacher training in computing higher education.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Jean Clemisson Santos Rosa

Nomes de citação

  • Rosa, Jean

Identificadores de autor

Ciência ID
AC1A-FD05-40C3
ORCID iD
0000-0002-1041-3162

Telefones

Telemóvel
  • (+55) 7998826015 (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Ciências Exatas - Ciências da Computação e da Informação - Ciências da Computação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2018/11/01 - 2022/06/01
Concluído
Theology (Bachelor)
Faculdade Teológica Sul Americana, Brasil
"The Death and Immortality of the Christian: can dust become bit?" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2016/11/01 - 2021/11/25
Concluído
Computer Science (Doctor)
Especialização em Interaction Design & Requirements Engineering
Universidade Federal da Bahia, Brasil
"The Coordination of Collaboration in SPIDe: mechanisms and practices to support interaction co-design" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2014/08/27 - 2016/09/23
Concluído
Computer Science (Master)
Especialização em Interaction Design
Universidade Federal da Bahia, Brasil
"Multicultural Interaction Design: a semio-participatory framework for the interaction (re)design of educational software" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2010/01/01 - 2014/06/01
Concluído
Internet Systems (Graduado)
Universidade Tiradentes, Brasil
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/03/01 - 2022/03/01 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Cruzeiro do Sul, Brasil
2020/03/01 - 2020/08/01 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Federal da Bahia, Brasil
2016/08/01 - 2017/02/01 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Faculdade Maurício de Nassau de Aracaju, Brasil
2015/02/01 - 2015/12/01 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Federal da Bahia, Brasil

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/06/07 - Atual Especialista de Informática Grau 3 Nível 2 (Especialista de informática) Stefanini Consultoria e Assessoria em Informática, Brasil
2020/11/03 - 2021/04/06 Especialista Informática Grau 3 Nível 1 (Especialista de informática) Universidade Tiradentes, Brasil
2016/09/26 - 2017/03/02 Especialista Informática Grau 2 Nível 1 (Especialista de informática) Stefanini Consultoria e Assessoria em Informática, Brasil
2014/12/15 - 2015/02/18 Especialista Informática Grau 1 Nível 2 (Especialista de informática) Capgemini Brasil, Brasil
2014/01/02 - 2014/08/18 Especialista Informática Grau 1 Nível 1 (Especialista de informática) Support Informática, Brasil
2012/05/02 - 2013/12/31 Especialista Informática Grau 1 Nível 1 (Especialista de informática) Stefanini Consultoria e Assessoria em Informática, Brasil
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2017/02 - 2021/03 Coordination of Collaboration in SPIDe: mechanisms and practices to support interaction codesign
88882.453913/2019-01
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
2018/11 - 2019/07 Semio-participatory Techniques for Integrated Elicitation of Software and Interaction Requirements
88881.189073/2018-01
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
2015/11 - 2016/08 Multicultural Interaction Design: a semio-participatory framework for the (re)design of educational software interaction
BOL0022/2016
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Pauleany S. Morais; Jean C. S. Rosa; Filipe A. Garrido; Pietro M. B. F. Alves; Marlo Souza. "Caminhos na Docência Universitária em Computação: compreendendo experiências e motivações". 2024.
    10.5753/educomp.2024.237504
  2. Elisa Ayane Santos Paes; Jean C. S. Rosa; Alessandra C. M. Alves. "A Formação de Pedagogos(as) do Estado de Sergipe para o uso de Tecnologias Digitais Educacionais". 2021.
    10.5753/wie.2021.218178
  3. "Interaction design and requirements elicitation integrated through SPIDe". 2020.
    10.1145/3424953.3426498
  4. "Communicability problems on MOOCs: a study around metacommunication". 2019.
    10.5753/cbie.sbie.2019.1261
  5. "A Formação do Professorado da Área de Ciência da Computação no Brasil: uma análise documental da pós-graduação stricto sensu". 2019.
    10.5753/wei.2019.6637
  6. "Communication on Requirements Elicitation and Interaction Design through SPIDe (S)". 2019.
    10.18293/seke2019-200
  7. "Design Participativo na Comunidade Brasileira de Informática na Educação: um mapeamento sistemático". 2018.
    10.5753/cbie.wcbie.2018.828
  8. "Formação Docente na Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência da Computação: um recorte das regiões Norte e Nordeste ". 2018.
    10.5753/wei.2018.3500
  9. Rosa, J.C.S.; Matos, E.; Santos, F.S.; Silva, G.J.F.. "Experimenting with SPIDe applied to requirements elicitation,Experimentando o SPIDe aplicado à Elicitação de Requisitos". 2018.
  10. "Aplicando o SPIDe à Engenharia de Requisitos de um Ambiente Virtual de Aprendizagem: resultados preliminares". 2017.
    10.5753/cbie.wcbie.2017.1364
  11. "Um Relato de Experiência da Aplicação do SPIDe no Ensino de IHC". 2017.
    10.5753/cbie.wcbie.2017.1394
  12. "Fantastic Pirates: software de apoio ao ensino e à aprendizagem infantil". 2017.
    10.5753/cbie.wcbie.2017.252
  13. "O uso do Scratch na Educação Básica: Um relato de experiência vivenciada no PIBID". 2017.
    10.5753/cbie.wie.2017.402
  14. "Adapting the SPIDe to Include Visually Impaired Users in Interaction Design". 2017.
    10.1145/3160504.3160579
  15. "Semio-Participatory Framework for Interaction Design of Educational Software". 2016.
    10.1145/3033701.3033734
  16. "Considerando aspectos culturais no (re)design da interação de Ambientes Virtuais de Aprendizagem". 2015.
    10.5753/cbie.sbie.2015.852
Artigo em revista
  1. Rosa, Jean; Adriana Lopes Damian. Autor correspondente: Rosa, Jean. "Exploring Digital Technology Adoption among Brazilian Evangelicals: A Survey and Research Agenda". Journal on Interactive Systems 15 1 (2024): 79-91. https://sol.sbc.org.br/journals/index.php/jis/article/view/3035.
    Acesso aberto • Publicado • 10.5753/jis.2024.3035
  2. Jean Rosa; Beatriz B. do Rêgo; Filipe A. Garrido; Pedro D. Valente; Nuno J. Nunes; Ecivaldo S. Matos. "Evolving SPIDe Towards the Integration of Requirements Elicitation in Interaction Design". Journal of the Brazilian Computer Society (2023): https://doi.org/10.5753/jbcs.2023.3132.
    10.5753/jbcs.2023.3132
  3. Beatriz Brito do Rêgo; Filipe Adeodato Garrido; Jean C. S. Rosa; Ecivaldo Matos. "Evaluating Human-Computer Interaction at Design Time: an experience report with MoLVERIC Check in a MOOC environment". Journal on Interactive Systems (2023): https://doi.org/10.5753/jis.2023.2655.
    10.5753/jis.2023.2655
  4. Pauleany Simões de Morais; Marlo Vieira dos Santos e Souza; Jean Clemisson Santos Rosa. "A docência universitária". Revista Internacional de Educação Superior (2022): https://doi.org/10.20396/riesup.v9i00.8666190.
    10.20396/riesup.v9i00.8666190
  5. "Avaliação da interação em MOOC: uma análise integrada sobre as causas de abandono dos estudantes". Revista Brasileira de Informática na Educação 29 (2021): 846-862. http://dx.doi.org/10.5753/rbie.2021.29.0.846.
    10.5753/rbie.2021.29.0.846
  6. "Guidelines for braindraw conduction: looking at braindraw under the lens of abduction and semiotics". Behaviour & Information Technology 40 10 (2021): 1035-1054. http://dx.doi.org/10.1080/0144929x.2021.1925742.
    10.1080/0144929x.2021.1925742
  7. "Avaliando as customizações do Moodle para a plataforma MOOC Saviesa". RENOTE 18 2 (2021): 91-100. http://dx.doi.org/10.22456/1679-1916.110207.
    10.22456/1679-1916.110207
  8. "Heurísticas de Usabilidade para Aplicativos Móveis Educacionais Infantis". Abakós 8 2 (2020): 42-60. http://dx.doi.org/10.5752/p.2316-9451.2020v8n2p42-60.
    10.5752/p.2316-9451.2020v8n2p42-60
  9. "Usabilidade de aplicativos móveis educacionais infantis: design e avaliação de interação do Fantastic Pirates". RENOTE 16 1 (2018): http://dx.doi.org/10.22456/1679-1916.86042.
    10.22456/1679-1916.86042
  10. "Análise da evolução da educação com base no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica com a colaboração do PROUCA no estado de Sergipe". Revista EDaPECI 14 2 (2014): 420-432. http://dx.doi.org/10.29276/redapeci.2014.14.22392.420-432.
    10.29276/redapeci.2014.14.22392.420-432
Livro
  1. Rosa, J.C.S.; Matos, E.. Multicultural interaction redesign using a semio-participatory approach. 2016.
Pré-impressão
  1. Pauleany Simões de Morais; Marlo Souza; Pietro Matheus Bompet Fontoura Alves; Jean Clemisson Santos Rosa. "TRAJETÓRIAS E VIVÊNCIAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (AS) UNIVERSITÁRIOS (AS) NA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO". 2021. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.2500.
    10.1590/SciELOPreprints.2500
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2021 - 2021 Participação do Usuário na Elicitação de Requisitos
Coorientador de Leonardo Costa
Ciência da Computação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Federal da Bahia, Brasil
2017 - 2017 O SPIDe aplicado à Engenharia de Requisitos
Coorientador de Fiama da Silva Santos
Sistemas de Informação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Federal de Sergipe, Brasil
2017 - 2017 Heurísticas de Usabilidade para Aplicativos Móveis Educacionais Infantis
Coorientador de Caio Abreu
Engenharia da Computação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Federal da Bahia, Brasil
2015 - 2015 Análise da Arquitetura de Informação do Portal da Universidade Federal da Bahia
Coorientador de Gabriel Oliveira Barreto
Ciência da Computação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Federal da Bahia, Brasil
Distinções

Outra distinção

2020 Honorable Mention
Sociedade Brasileira de Computacao, Brasil