???global.info.a_carregar???
Sou Doutora em Ciências e Biotecnologia pela Universidade Federal Fluminense na área de ensino. Reconhecimento de nível em Portugal pela faculdade de educação da Universidade do Minho. Tenho pós-doc no programa de pós- graduação em Ciências, Tecnologia e Inclusão da Universidade Federal Fluminense. Atualmente leciono no Mestrado Profissional de Diversidade e Inclusão como professor permanente e no programa de pós-graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão da Universidade Federal Fluminense. Desenvolvo pesquisas à formação de professores, Educação Inclusiva, tecnologia assistiva, produção de materiais didáticos. Coordeno o projeto Galileu Galilei, faço parte do grupo de pesquisa: Tecnologias Computacionais no ensino e aprendizagem na ótica da Diversidade, Inclusão e Inovação. Atualmente, sou um dos membros da Associação Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica (AIIIIPe)
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ruth Maria Mariani Braz

Nomes de citação

  • Braz, Ruth
  • Braz, R.M.M
  • Ruth Mariani
  • Mariani Braz, R.M
  • Ruth Maria Mariani de Oliveira
  • Ruth Maria Mariani Braz

Identificadores de autor

Ciência ID
AD18-1550-6E1A
ORCID iD
0000-0003-2224-9643
AuthenticusID
http://lattes.cnpq.br/8386383577325343
Google Scholar ID
https://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-PT&user=Z2vkQBMAAAAJ
Researcher Id
ABH-1686-2020
Scopus Author Id
ID: 57191542273

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Especial
Formação
Grau Classificação
2020/12/01 - 2021/06/06
Concluído
Ciências Tecnologia e Inclusão (Pós-doutoramento)
Especialização em Pensamento computacional
Universidade Federal Fluminense, Brasil
aprovada
2017/11/08 - 2017/11/08
Concluído
Nativos digitais: reflexões sobre os riscos online e medidas educativas (Outros)
Especialização em Ciências da Educação
Universidade Lusíada de Lisboa Instituto de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Ótima
2015/06/24 - 2015/06/26
Concluído
Spread the Sign Meeting (Outros)
Especialização em Ciências da Educação
Orebro Universitet, Suécia
Excelente
2014/09/09 - 2014/09/10
Concluído
O processo científico como construção do conhecimento em Ciências pelo aluno surdo (Outros)
Especialização em Ciências da Educação
Instituto Nacional de Educação de Surdos, Brasil
Excelente
2011/08/02 - 2014/07/31
Concluído
Ciências e Biotecnologia (Doutoramento)
Especialização em Ensino de ciências
Universidade Federal Fluminense - Campus do Gragoatá, Brasil
"Libras e os Conceitos Científicos sobre Genética: Análise das concepções de Estudantes surdos para geração de um Dicionário Científico Online" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Exclente
2013/09/24 - 2013/09/25
Concluído
Aperfeiçoamento (Outros)
Especialização em Ciências da Educação
Instituto Nacional de Educação de Surdos, Brasil
Excelente
2012/11/05 - 2013/05/29
Concluído
Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Doutoramento Sanduíche
Universidade do Porto, Portugal
Excelente
2002/08/12 - 2012/10/28
Concluído
I Curso de formação de agentes de defesa dos direitos da criança e do adolescente (Outros)
Especialização em Direitos do cidadão; ensino e Ciências da educação
Prefeitura Municipal de Niterói, Brasil
Excelente
2012/03/02 - 2012/10/26
Concluído
Tópicos especiais: Pensamento e Linguagem (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Especialização em Ciências da Educação; Ensino
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
Excelente
2012/02/08 - 2012/02/09
Concluído
Formação continuada: A Educação de surdos e a língua Portuguesa (Outros)
Especialização em Ciências da Educação
Secretária de Educaçãodo Estado do Rio deJaneiro, Brasil
Excelente
2011/05/10 - 2011/08/23
Concluído
Libras - Nível IV (Outros)
Especialização em Língística, Educação e Ensino
Secretária de Educaçãodo Estado do Rio deJaneiro, Brasil
Excelente
2010/08/06 - 2010/12/10
Concluído
Oficina de video Interatividade integrante do programa cinema para todos (Outros)
Especialização em Tecnologia de médias, Cinema; educação
Secretária de Educaçãodo Estado do Rio deJaneiro, Brasil
Excelente
2010/10/05 - 2010/12/07
Concluído
Libras -Nível III (Outros)
Especialização em Linguística, Ensino, Educação
Secretária de Educaçãodo Estado do Rio deJaneiro, Brasil
Excelente
2010/07/08 - 2010/11/15
Concluído
Tecnologia Assistiva, projetos e acessibilidade:promovendo a inclusão (Outros)
Especialização em Educação Inclusiva
Instituto Nacional de Educação de Surdos, Brasil
9,68 em 10. Excelente
2005/09/20 - 2009/12/05
Concluído
Educação Inclusiva - Direito à Diversidade (Outros)
Especialização em Aperfeiçoamento em Educação Inclusiva
Secretária de Educaçãodo Estado do Rio deJaneiro, Brasil
Excelente
2009/09/08 - 2009/11/17
Concluído
Libras -Nível II (Outros)
Especialização em Linguística; Ensino, Educação
Secretária de Educaçãodo Estado do Rio deJaneiro, Brasil
Excelente
2009/09/04 - 2009/11/13
Concluído
SoroBã (Outros)
Especialização em Ensino; Ciências da Educação
Secretária de Educaçãodo Estado do Rio deJaneiro, Brasil
Excelente
2008/03/04 - 2009/03/01
Concluído
WEB: Ensinando Dosvox na Web em uma perspectiva de educação Inclusiva (Outros)
Especialização em Informáticaeducativa para cegos; Educação; ensino
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
2007/04/09 - 2007/06/18
Concluído
Curso de disseminadores da Educação fiscal (Outros)
Especialização em Ciências da Educação
Escola de Administracao Fazendaria, Brasil
Excelente
2006/06/05 - 2006/12/12
Concluído
Programa Educar na diversidade nos países do Mercosul (Outros)
Especialização em Ciências da Educação
Ministério da Educação, Brasil
Excelente
2006/09/06 - 2006/11/08
Concluído
Introdução a Linguística para professores da Rede de ensino de 1º e 2º graus que atuam com alunos surdos (Outros)
Especialização em Ensino; Letras; Educação
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
2006/06/19 - 2006/07/10
Concluído
Noções básicas de técnicas de leitura e escrita no sistema Braille (Outros)
Especialização em Ciências da Educação
Secretária de Educaçãodo Estado do Rio deJaneiro, Brasil
ótima
2005/11/30 - 2005/12/02
Concluído
Workshop sobre baja visión (Outros)
Especialização em Ciências da Educação
International Council for Education of people With Visual Impairment Region Latinoamericana, Brasil
ótima
2004/09/20 - 2004/09/21
Concluído
Dificuldades de aprendizagem:Abordagem neuropsicológica e cognitiva (Outros)
Especialização em Educação e psicomotricidade
Instituto Nacional de Educação de Surdos, Brasil
excente
2002/03/03 - 2002/12/20
Concluído
Educação Inclusiva: Novos Rumos para a educação Brasileira (Diploma de especialização)
Especialização em Educação Inclusiva
Instituto Nacional de Educação de Surdos, Brasil
Excelente
2002/10/30 - 2002/12/12
Concluído
Noções básicas de Libras I (Outros)
Especialização em Línguística, Ensino; Educação Inclusiva
Secretária de Educaçãodo Estado do Rio deJaneiro, Brasil
Excelente
2001/08/05 - 2002/03/28
Concluído
Curso Básico de Capacitação de professores em Libras do programa Nacional de apoio a Educação de surdos (Outros)
Especialização em Educação Inclusiva; Ensino; Linguística
Secretária de Educaçãodo Estado do Rio deJaneiro, Brasil
ótima
2001/06/30 - 2001/09/15
Concluído
Formação continuada para os centros de Linguagem (Outros)
Especialização em Ciências da educação
Secretária de Educaçãodo Estado do Rio deJaneiro, Brasil
Exclente
2001/04/04 - 2001/05/25
Concluído
Capacitação e atualização de professores e agentes educacionais para uma educação Inclusiva (Outros)
Especialização em Ciências da Educação
Secretária de Educaçãodo Estado do Rio deJaneiro, Brasil
Excelente
1981/05/11 - 1985/12/11
Concluído
Latu Sensu Especialização em Educação Física Especial na área de deficiência Mental (Pós-Graduação)
Especialização em Educação Especial
Universidade Castelo Branco, Brasil
Excelente
1978/03/03 - 1981/03/21
Concluído
Licenciatura Plena emEducação FÍsica (Licence)
Especialização em Licenciatura Plena em Educação Física
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Brasil
excelente
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/05/04 - Atual Professor Catedrático Convidado (Docente Universitário) Universidade Federal Fluminense, Brasil
Programa de pós graduação: Doutorado em Ciências, Tecnologia e Inclusão, Brasil
2014 - 2019/02/14 Professor Visitante (Docente Universitário) Universidade Federal Fluminense, Brasil
1987/03/30 - 1987/12/30 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Centro Universitário de Volta Redonda, Brasil
Centro Universitário de Volta Redonda, Brasil
1982/03/01 - 1985/12/20 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Salgado de Oliveira, Brasil
Universidade Salgado de Oliveira, Brasil

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1986/03/03 - 2015/10/06 Professor Docente I Secretária de Educaçãodo Estado do Rio deJaneiro, Brasil
Secretária de Educaçãodo Estado do Rio deJaneiro, Brasil
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2020/12/01 - Atual Tecnologias Computacionais no ensino e aprendizagem sob a ótica da Diversidade, Inclusão e Inovação
Investigador responsável
Em curso
2019/05/04 - Atual Arquiteturas Pedagógicas sob a ótica da diversidade, inclusão e inovação, através de atividades desplugada e plugadas.
Investigador responsável
Universidade Federal Fluminense, Brasil
Em curso
2014/08/03 - 2017/10/03 TRABALHO DE CAMPO EM BIOLOGIA MARINHA E SEUS DESDOBRAMENTOS COMO METODOLOGIA VISANDO AO ENSINO INCLUSIVO NA FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Artigo publicado no livro Caderno de Investigação em diversidade e Inclusão I
Orientador
Universidade Federal Fluminense, Brasil
2010/04/03 - 2017/05/03 Educação Ambiental Inclusiva
Publicado o artigo no livro ponto de vista 1 e 2
Investigador
Universidade Federal Fluminense, Brasil
Concluído
2009/03/06 - 2016/12/06 Escola de Inclusão
Investigador
Universidade Federal Fluminense, Brasil
2012/03/10 - 2016/10/06 Ensino Superior, Biotecnologia e Inovação: Identificando indivíduos com vocação científica e/ou com Altas Habilidades na Escola de Ensino Médio
xxxxxxxxxxxxxxxx
Investigador
Universidade Federal Fluminense, Brasil
Concluído
2012/04/06 - 2016/06/06 LIBRAS e os Conceitos Científicos Sobre Ciências e Biotecnologia: Integração Internacional de um Dicionário Científico Online
xxxxxxxxxxxxxxx
Investigador
Universidade Federal Fluminense, Brasil
2010/04/03 - 2015/03/03 Libras e os conceitos científicos sobre a saúde: Análise das concepções de estudantes surdos de uma escola de formação de professores inclusiva
Investigador
Universidade Federal Fluminense, Brasil
Concluído
2011/03/12 - 2011/12/18 Aplicação da metodologia científica quanto a importância dos alimentos no processo de aprendizagem do surdo no ensino fundamental e médio de uma escola inclusiva de Niteroi
Artigo Publicado na revista arqueiro nº 25 do Instituto Nacional de Educação de Surdos
Orientador
Fundação Técnico - Educacional Souza Marques., Brasil
Concluído
2008/03/03 - 2008/12/19 Sangue e patologias correlatas: conceitos científicos de estudantes com necessidades Especiais
xxxxxxx
Investigador
Universidade Federal Fluminense, Brasil
2008/03/06 - 2008/12/05 Introdução à genetica: Confecção de Material Paradidático e Avaliação de Alunos surdos
Investigador
Universidade Federal Fluminense - Campus do Gragoatá, Brasil
2007/03/05 - 2008/05/03 Orientação sexual para alunos surdos: trabalhando com dinâmicas de grupo e modelos concretos
xxxxxx
Investigador
Universidade Federal Fluminense, Brasil
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Ilma Rodrigues de Souza Fausto; Fabiana Rodrigues Leta; Ruth Maria Mariani Braz. "INDIGENOUS LAND IN THE VIRTUAL WORLD: STRENGTHENING IDENTITIES THROUGH MINECRAFT". 2023.
    10.21125/iceri.2023.0286
  2. Fabrício da Silva Scheffer; Maria Cristina Barbosa Mendes; Ruth Maria Mariani Braz; Sérgio Crespo Coelho da Silva Pinto; Crediné Silva de Menezes. "Produção de um jogo pedagógico sobre matrizes energéticas a partir de recursos acessíveis no Construct3". 2022.
    10.5753/wpci.2022.226801
  3. Bianca Leandro Santiago; Ruth Maria Mariani Braz. "O uso de atividades desplugadas nas oficinas de Empreendedorismo". 2022.
    10.5753/wpci.2022.226780
  4. Tatiana Araújo de Lima; Flaviane Melo de Anchieta; Pamela Souza dos Santos; Thais Liberato Silva; Ruth Maria Mariani Braz. "O Kahoot como uma plataforma acessível no aprendizado das pessoas com impedimento auditivo". 2022.
    10.5753/wpci.2022.226557
  5. Ilma Rodrigues de Souza Fausto; Fabiana Rodrigues Leta; Ruth Maria Mariani Braz; Sérgio Crespo Coelho da Silva Pinto. "Pedagogical Architecture Trail: Virtual Environment of Learning of the Initial and Continuing Training Course in Educational Robotics in Basic Education - Instituto Federal of Education, Science and Technology - RO - IFRO". 2022.
    10.5753/wpci.2022.226756
  6. Luciana da Silva Goudinho; Ruth Maria Mariani Braz; Sérgio Crespo Coelho da Silva Pinto. "Pensamento Computacional Inclusivo - como ensinar a resolução de problemas de forma prática para alunos surdos". 2022.
    10.5753/wpci.2022.226559
  7. Graziela Ferreira Guarda; Ilma Rodrigues de Souza Fausto; Julián Alberto García-García; Ruth Maria Mariani Braz; Fabiana Rodrigues Leta; Sérgio Crespo Coelho da Silva Pinto. "The Makey Makey Inclusive Tangible Interface and its Educational Perspectives". 2022.
    10.5753/sbie.2022.225641
  8. Tatiana Lima; Luciane Martins; Carlos Rodrigues; Neyri Pedro; Luciana Santiago; Tainá Oliveira; Ruth Maria Mariani Braz. "ANATOMY TALKING BOOK AND PODCAST: ASSISTIVE TECHNOLOGY IN HIGHER EDUCATION CONTRIBUTING TO INCLUSIVE EDUCATION IN HEALTH COURSES". 2022.
    10.21125/iceri.2022.0456
  9. Ilma Rodrigues de Souza Fausto; Ana Paula Alves; Fabiana Rodrigues Leta; Ruth Maria Mariani Braz. "PROJECT-BASED LEARNING (PBL): APPLICATION OF ACTIVE METHODOLOGY IN THE ELECTRONIC WASTE INTEGRATION PROJECT". 2022.
    10.21125/iceri.2022.1537
  10. Ilma Rodrigues de Souza Fausto; Fabiana Rodrigues Leta; Ruth Maria Mariani Braz. "INITIAL AND CONTINUING TRAINING COURSE IN EDUCATIONAL ROBOTICS IN BASIC EDUCATION". 2022.
    10.21125/iceri.2022.1541
  11. "THE INCLUSIVE VIRTUAL LEARNING ENVIRONMENT IN THE FEDERAL INSTITUTE OF EDUCATION, SCIENCE AND TECHNOLOGY OF RONDÔNIA". 2021.
    10.21125/iceri.2021.1902
  12. "THE IMPLEMENTATION OF MASSIVE OPEN ONLINE COURSES (MOOC) AT THE FEDERAL INSTITUTE OF EDUCATION, SCIENCE AND TECHNOLOGY OF RONDÔNIA-IFRO". 2021.
    10.21125/iceri.2021.2003
  13. Sarah Xavier Miraih); Braz, Ruth Maria Mariani; Fabiana Leta. "Acessibilidade via Game: novas e efetivas contribuições ao aprendizado da Língua Brasileira de sinais". Trabalho apresentado em Seminário Internacional Educação Inclusiva: atitudes que transformam, Lisboa, 2018.
    Publicado
  14. Malheiros, Ricardo; Mariani, Ruth; Varges, Aline; Latgé, Paula; Mello, Marcio; Coutinho, Cláudia. "VIDEO PRODUCTION FOR SCIENCE AND HEALTH TEACHING: A DIALOGUE BETWEEN THEORY AND PRAXIS IN THE INTERFACE WITH THE INCLUSIVE EDUCATION AND THE CONTRIBUTION OF POPULAR/COMMUNITY VIDEOS". Valencia, 2018.
    Publicado • 10.21125/inted.2018.1220
  15. Ruth Maria Mariani Braz. "Aspectos da Comunicação Acerca da Sexualidade e a Surdez: um Estudo Comparativo de Sinais Entre Libras e American Sign Language para a Produção de Material Didático de Relevância para a Saúde da Mulher Surda". 2014.
    10.5151/medpro-cihhs-10212
Artigo em jornal
  1. "O DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR EM CRIANÇAS COM CEGUEIRA CONGÊNITA: UM ESTUDO DE REVISÃO", 2019, https://www.researchgate.net/profile/Ruth_Braz/publication/338449657_O_DESENVOLVIMENTO_NEUROPSICOMOTOR_EM_CRIANCAS_COM_CEGUEIRA_CONGENITA_UM_ESTUDO_DE_REVISAO_83_NEUROPSYCHOMOTIVE_TIVE_DEVELOPMENT_IN_CHILDREN_WITH_CONGENITAL_BLINDNESS_A_REVIEW_STUDY/links/5e15a8f0299bf10bc39abe60/O-DESENVOLVIMENTO-NEUROPSICOMOTOR-EM-CRIANCAS-COM-CEGUEIRA-CONGENITA-UM-ESTUDO-DE-REVISAO-83-NEUROPSYCHOMOTIVE-TIVE-DEVELOPMENT-IN-CHILDREN-WITH-CONGENITAL-BLINDNESS-A-REVIEW-STUDY.pdf.
    10.22409/revistaleph.v0i33.39747
  2. Isabelle Mazza-Guimarães; Delou, Cristina Maria Carvalho; Braz, Ruth Maria Mariani; Nathália Regina Porto Vieira Macedo; Castro, Helena Carla. "Just genetics: An inclusive material for deaf students", Academia Journal of Education Research , 2014, 2
Artigo em revista
  1. Weslayne Kalline da Silva; Ilma Rodrigues de Souza Fausto; Fabiana Rodrigues Leta; Ruth Maria Mariani Braz. "Avaliação Técnica da Acessibilidade em Sites de Escolas Municipais de Ji-Paraná/RO". Cadernos Cajuína (2024): https://doi.org/10.52641/cadcajv9i5.596.
    10.52641/cadcajv9i5.596
  2. Elias Dos Santos Silva Junior; Alessandra Furtado de Oliveira; Ruth Maria Mariani Braz; Fabiana Rodrigues Leta. "A Educação Inclusiva de Cabo Frio-RJ frente ao PME x Meta 4 do PNE: Metas, Matrículas e Infraestrutura Escolar". Revista Mosaico (2024): https://doi.org/10.21727/rm.v15i2.4414.
    10.21727/rm.v15i2.4414
  3. José Carlos Vieira Junior; Sérgio Crespo Coelho da Silva Pinto; Ruth Maria Mariani Braz. "Desafios no Atendimento de uma Aluna com Diagnóstico de Fenilcetonúria". Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas (2024): https://doi.org/10.17921/2447-8733.2024v25n2p215-222.
    10.17921/2447-8733.2024v25n2p215-222
  4. Frederico dos Santos Furtado; Maria Cristina Barbosa Mendes; Ruth Maria Mariani Braz; Sérgio Crespo Coelho da Silva Pinto. "A Educação Inclusiva no Município de Armação dos Búzios". Cadernos Cajuína (2024): https://doi.org/10.52641/cadcajv9i4.215.
    10.52641/cadcajv9i4.215
  5. Ilma Rodrigues de Souza Fausto; Fabiana Rodrigues Leta; Ruth Maria Mariani Braz. "Metodologia pedagógica para educação inclusiva aprimorada por tecnologia: estudo de caso de um curso ead de computação e robótica para professores indígenas". Peer Review (2024): https://doi.org/10.53660/PRW-2212-4107.
    10.53660/PRW-2212-4107
  6. Sibeli Pachevitch; Edivânia Floro Nicácio Almeida; Ilma Rodrigues de Souza Fausto; Fabiana Rodrigues Leta; Ruth Maria Mariani Braz; José Ricardo de Souza; Ariangelo Hauer Dias. "A Sala de Recursos Multifuncionais (SRM): concepções de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva". Peer Review (2024): https://doi.org/10.53660/PRW-2207-4101.
    10.53660/PRW-2207-4101
  7. Sandro Medeiros Portella; Luciana Da Silva Goudinho; Sérgio Crespo Coelho da Silva Pinto; Ruth Maria Mariani Braz. "importância do letramento visual e da acessibilidade linguística na educação inclusiva". Revista Espaço Pedagógico (2024): https://doi.org/10.5335/rep.v31.15483.
    10.5335/rep.v31.15483
  8. Ilma Rodrigues de Souza Fausto; Kelly Cristina Martins; Edivânia Floro Nicácio Almeida; Ruth Maria Mariani Braz. "REPRESENTAÇÃO DO FEMINISMO NOS FILMES DE LONGA METRAGEM". Cadernos Cajuína (2024): https://doi.org/10.52641/cadcajv9i1.184.
    10.52641/cadcajv9i1.184
  9. Paulo Henrique Freire Bourdette Ferreira; Janaína Silva de Souza; Ruth Maria Mariani Braz. "EJA e os ideais das CONFINTEAS". Debates em Educação (2024): https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15857.
    10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15857
  10. Elaine Alves Leite; Ruth Maria Mariani Braz; Sérgio Coelho Crespo da Silva Pinto. "DUA e tecnologias assistivas como estratégias pedagógicas inclusivas". Debates em Educação (2024): https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15868.
    10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15868
  11. Flávia Cantuária Nobre Andrade; Tatiana Araújo Lima; Janie Garcia Da Silva; Ruth Maria Mariani Braz. "ANÁLISE COMPARATIVA DA META IV DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE NOVA FRIBURGO". Revista Educativa - Revista de Educação (2024): https://doi.org/10.18224/educ.v26i1.12741.
    10.18224/educ.v26i1.12741
  12. Alessandra Teles Sirvinskas Ferreira; Iara Alves Hooper Vasconcelos; Tathianna Prado Dawes; Ruth Maria Mariani Braz; Gustavo Henrique Varela Saturnino Alves; Lucianne Fragel-Madeira. "Sinais-termos científicos em Libras: uma reflexão sobre a escassez e a necessidade de padronização". Ciência & Educação (Bauru) (2024): https://doi.org/10.1590/1516-731320240007.
    10.1590/1516-731320240007
  13. Alessandra Furtado de Oliveira; Jacqueline De Farias Barros; Ruth Maria Mariani Braz. "REDEFININDO AS PROPOSTAS DO LIVRO DIDÁTICO SOB A LUZ DA VII CONFINTEA.". Revista Observatório (2023): https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1a27pt.
    10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1a27pt
  14. Jacqueline de Faria Barros; Alessandra Furtado de Oliveira; Ruth Maria Mariani Braz. "Programa de leitura literária para alfabetização e letramento". Retratos da Escola (2023): http://dx.doi.org/10.22420/rde.v17i39.1763.
    10.22420/rde.v17i39.1763
  15. Elaine Alves Leite; Ruth Maria Mariani Braz; Sérgio Crespo Coelho da Silva Pinto. "As políticas públicas para formação docente sob a ótica da práxis pedagógica inclusiva". Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade (2023): https://doi.org/10.55028/pdres.v10i24.18160.
    10.55028/pdres.v10i24.18160
  16. Janaína Silva de Souza; Ruth Maria Mariani Braz. "Marcos históricos e dispositivos legais para a inclusão das pessoas idosas em uma sociedade em transformação". #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia (2023): https://doi.org/10.35819/tear.v12.n1.a6659.
    10.35819/tear.v12.n1.a6659
  17. Ilma Rodrigues de Souza Fausto; Maicon Gonzaga Da Silva; Fabiana Rodrigues Leta; Ruth Maria Mariani Braz. "Avaliação de desempenho do aplicativo Brinka para crianças com neurodiversidade: uma proposta de desenvolvimento com Design Thinking e Lean Startup". Revista Meta: Avaliação (2023): https://doi.org/10.22347/2175-2753v15i47.4233.
    10.22347/2175-2753v15i47.4233
  18. Luciana Barbosa de Souza; Alessandra Furtado de Oliveira; Maria Cristina Barbosa Mendes; Ruth Maria Mariani Braz. "Educação inclusiva e a meta 4 do PNE: a análise comparativa no município de Itaperuna-RJ". CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades (2023): https://doi.org/10.26694/caedu.v5i1.2929.
    10.26694/caedu.v5i1.2929
  19. Maria Cristina Barbosa Mendes; Neuza Rejane Wille Lima; Suzete Araújo Oliveira Gomes; Ruth Maria Mariani Braz. "RELATO DE EXPERIÊNCIA: UMA TUTORIA, NA DISCIPLINA DE ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL". Conhecimento & Diversidade (2023): https://doi.org/10.18316/rcd.v15i36.10673.
    10.18316/rcd.v15i36.10673
  20. Ruth Maria Mariani Braz. "A RELAÇÃO DA PESSOA COM IMPEDIMENTO AUDITIVO COM A MÚSICA". Perspectiva em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade (2023): https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15925.
    10.55028/pdres.v10i22.15925
  21. Cristiane Rodrigues Vieira; Sídio Werdes Sousa Machado; Ruth Maria Mariani Braz. "O DESENVOLVIMENTO DA LITERATURA INFANTIL NO BRASIL". Revista Literatura em Debate (2023): http://dx.doi.org/10.31512/19825625.2023.18.31.03-20.
    10.31512/19825625.2023.18.31.03-20
  22. da Silva Moreira, Stella Manes; Mariani Braz, Ruth Maria. "WORKING WITH STUDENTS WITH HEARING IMPAIRMENT ON THE TOPIC OF ENVIRONMENTAL EDUCATION". Humanidades & Inovacao (2023): https://publons.com/wos-op/publon/62795077/.
  23. Guilherme Moreira Dias; Tailine Pereira Lomêu Formoso; Lenilda de Matos Pinheiro; Ruth Maria Mariani Braz; Rejany dos Santos Dominick; Neuza Rejane Wille Lima; Dagmar Mello e Silva. "Um olhar sobre a acessibilidade do Museu da Dança". CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades 4 3 (2022): 01-14. http://dx.doi.org/10.26694/caedu.v4i3.2816.
    10.26694/caedu.v4i3.2816
  24. Luan Felipe Pimentel da Rocha; Ilma Rodrigues de Souza Fausto; Fabiana Rodrigues Leta; Ruth Maria Mariani Braz. "Construção de um site para o projeto Geolibras: um repositório para os sinais das cidades do Brasil.". Conjecturas (2022): https://doi.org/10.53660/CONJ-2159-2Z71.
    10.53660/CONJ-2159-2Z71
  25. Ruth Maria Mariani Braz. "A infobetização dos profissionais da educação para o uso das tecnologias assistivas em sala de aula: uma abordagem formativa". Conjecturas 22 12 (2022): 129-148. http://dx.doi.org/10.53660/conj-1488-2b05.
    10.53660/conj-1488-2b05
  26. Cristiano Marins Moreira; Kelly Cristina Martins; Ruth Maria Mariani Braz; Dagmar Mello e Silva. "Os recursos de acessibilidade como instrumento de ensino e aprendizagem de discentes com deficiência visual". Research, Society and Development (2022): https://doi.org/10.33448/rsd-v11i11.31463.
    10.33448/rsd-v11i11.31463
  27. Maria Cristina Barbosa Mendes; Manuel Gustavo Leitão Ribeiro; Sérgio Crespo Coelho Da Silva Pinto; Ruth Maria Mariani Braz. "Relato de experiência de tutoria remota, em período de pandemia na Universidade Federal Fluminense". Revista Práxis (2022): https://doi.org/10.47385/praxis.v14.n27.3826.
    10.47385/praxis.v14.n27.3826
  28. Elias Dos Santos Silva Junior; Ruth Maria Mariani Braz; Fabiana Rodrigues Leta; Sérgio Crespo Coelho da Silva Pinto. "Computing in Basic Education: Enhancing the learning of Geography for Students with Visual Disabilities". Revista Iberoamericana de Educación (2022): https://doi.org/10.35362/rie8914809.
    10.35362/rie8914809
  29. "O discente surdo autista nas aulas de Educação Física". CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades 4 1 (2022): 01-16. http://dx.doi.org/10.26694/caedu.v4i1.2645.
    10.26694/caedu.v4i1.2645
  30. Elaine Alves Leite; Sérgio Crespo Coelho Da Silva Pinto; Ruth Maria Mariani Braz. "Análise da Meta 4 do Plano Nacional de Educação: estudos realizados em Mangaratiba – RJ". Reflexão e Ação (2022): https://doi.org/10.17058/rea.v30i2.17047.
    10.17058/rea.v30i2.17047
  31. Vanessa da Silva Balbino; Sergio Crespo Coelho Da Silva Pinto; Ruth Maria Mariani Braz. "MOOC como uma opção de Arquitetura Pedagógica para capacitação ao professor de aluno com TEA". INTERFACES DA EDUCAÇÃO (2022): https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.6116.
    10.26514/inter.v13i37.6116
  32. "Sala de recursos multifuncional: espaço educacional colaborativo para o ensino de língua portuguesa escrita". Conhecimento & Diversidade (2022): https://doi.org/10.18316/rcd.v14i32.8380.
    10.18316/rcd.v14i32.8380
  33. J.R.S Ramos; R.D Calado; I.R.S Fausto; S.C.C.S Pinto; A.M. Teixeira; R.M.M. Braz. "Optimizing care of visually impaired people in the Emergency Care Units (UPA) – a technical briefing applying Lean concept". IFAC-PapersOnLine 55 10 (2022): 544-548. http://dx.doi.org/10.1016/j.ifacol.2022.09.450.
    10.1016/j.ifacol.2022.09.450
  34. "Contando Histórias para Crianças Surdas". Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas 22 5 (2021): 757-763. https://doi.org/10.17921/2447-8733.2021v22n5p757-763.
    10.17921/2447-8733.2021v22n5p757-763
  35. Claudiane Figueiredo Ribeiro; Luciana da Silva Goudinho; Sandro Miranda de Rezende; Ruth Maria Mariani Braz; Roberta Carvalho de Souza; Maria Cristina Barbosa Mendes; Sandra Mello de Menezes Felix de Souza; et al. "Ressignificando o pensamento computacional na perspectiva inclusiva". Research, Society and Development (2021): https://doi.org/10.33448/rsd-v10i14.21789.
    10.33448/rsd-v10i14.21789
  36. Michele Joia da Silva; Luciana da Silva Goudinho; Ilma Rodrigues de Souza Fausto; Sandro Medeiros Portella; Alessandra Furtado de Oliveira; Elaine Alves Leite; Maria Cristina Barbosa Mendes; Mírian Renata Medeiros dos Santos Valei; Ruth Maria Mariani Braz. "Relato de pesquisa sobre a inclusão de uma aluna com diagnóstico da síndrome rara de Dandy-Walker". Research, Society and Development (2021): https://doi.org/10.33448/rsd-v10i12.20431.
    10.33448/rsd-v10i12.20431
  37. Luciana da Silva Goudinho; Sandro Medeiros Portella; Ruth Maria Mariani Braz; Sérgio Crespo da Silva Pinto. "Mapeamento do atendimento educacional especializado de discentes com impedimento auditivo durante a pandemia nos municípios brasileiros". Research, Society and Development (2021): https://doi.org/10.33448/rsd-v10i12.20123.
    10.33448/rsd-v10i12.20123
  38. Alessandra Teles Sirvinskas Ferreira; Luciana da Silva Goudinho; Robson de Souza; Sérgio Crespo Coelho da Silva Pinto; Ruth Maria Mariani Braz; Ana Regina Campello; Lucianne Fragel Madeira. "Interpretação em Libras e a mediação: um estudo de caso na pós-graduação". Research, Society and Development (2021): https://doi.org/10.33448/rsd-v10i12.20196.
    10.33448/rsd-v10i12.20196
  39. Roberto Irineu da Silva; Luciana Da Silva Goudinho; Agne De Albuquerque França Ribeiro; Jaderson Pires dos Santos Vasconcelos; Sérgio Crespo Coelho da Silva Pinto; Ruth Maria Mariani Braz. "Videoaulas acessíveis sobre a temática água como recurso didático-pedagógico para promoção da Educação Científica". Revista Iberoamericana de Educación (2021): https://doi.org/10.35362/rie8714528.
    10.35362/rie8714528
  40. Ruth Maria Mariani Braz. "As bases biológicas da surdez". Research, Society and Development 10 10 (2021): e16101018656-e16101018656. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i10.18656.
    10.33448/rsd-v10i10.18656
  41. Ilma Rodrigues de Souza Fausto; Gabriel Souza Zani; Marlene Rodrigues; Ruth Maria Mariani Braz. "Tecnologia Assistiva: Acessibilidade nos supermercados para pessoa com deficiência visual". Research, Society and Development (2021): https://doi.org/10.33448/rsd-v10i9.18353.
    10.33448/rsd-v10i9.18353
  42. Ruth Maria Mariani Braz; Sandro Medeiros Portella; Luciana Da Silva Goudinho; Sérgio Crespo Coelho Da Silva Pinto. "Repensando as práticas pedagógicas a partir do letramento visual e da acessibilidade das pessoas com impedimento auditivo". #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia (2021): https://doi.org/10.35819/tear.v10.n1.a4984.
    10.35819/tear.v10.n1.a4984
  43. Alessandra Teles Sirvinskas Ferreira; Ruth Maria Mariani Braz; Isabel Cristina Nonato de Farias Melo. "O brinquedo cantado e o surdo: a importância do acesso ao folclore". Debates em Educação (2021): https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p191-208.
    10.28998/2175-6600.2021v13n31p191-208
  44. Cristiane Rodrigues Vieira; Ruth Maria Mariani Braz. "Aspectos históricos da educação das pessoas com impedimentos visuais". Debates em Educação (2021): https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p166-190.
    10.28998/2175-6600.2021v13n31p166-190
  45. Maria Cristina Barbosa Mendes; Ruth Maria Mariani Braz; Sérgio Coelho Crespo da Silva Pinto. "Museu do surf de Cabo Frio – ensinando, aprendendo e disseminando a inclusão através da cultura e do esporte". INTERFACES DA EDUCAÇÃO (2021): https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4667.
    10.26514/inter.v12i34.4667
  46. Andréa Nascimento Moreira Faria; Ruth Mariani; Neuza Rejane Wille Lima. "Subsídios para a construção de cartilha sobre a necessidade de incluir pessoas com nanismo". Ensino em Re-Vista (2021): https://doi.org/10.14393/ER-v28a2021-41.
    10.14393/ER-v28a2021-41
  47. Ruth Maria Mariani Braz; Ruth Maria Mariani Braz; Sandro Medeiros Portella; Isabela Pinto Vilela; Fátima Cristina Andrade da Silva; Luis Otávio Pimentel dos Santos; Elias Dos Santos Silva Junior; Sérgio Crespo Coelho da Silva Pinto. "Desenvolvimento de materiais didáticos para a educação inclusiva". Conhecimento e diversidade (2021): https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/conhecimento_diversidade/article/view/6484.
    https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/conhecimento_diversidade/article/view/6484
  48. "Livro tátil feito à mão sobre arte abstrata para crianças cegas". Revista Internacional de Ciência e Pesquisa (2021): https://www.ijsr.net/get_abstract.php?paper_id=SR21118022448.
    10.21275/SR21118022448
  49. Alessandra Furtado de Oliveira; Maria Cristina Barbosa Mendes; Ruth Maria Mariani Braz; Elaine Alves Leite; Sérgio Crespo Coelho da Silva Pinto. "OLHARES DISTINTOS: A MULHER COM IMPEDIMENTO AUDITIVO NO CINEMA". Revista Trama (2021):
    10.5935/2177-5672/trama.v12n2p125-137
  50. Ângela Simone Mattos Esteves; Ruth Maria Mariani Braz; Dagmar De Mello e Silva. "As multiplicidades rizomáticas do sujeito-surdo-social-plural no processo de letramento bilíngue". Revista Educação Especial (2020): https://doi.org/10.5902/1984686X42625.
    10.5902/1984686X42625
  51. "Acessibilidade nos Museus". Museologia & Interdisciplinaridade (2020): https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/30412.
    10.26512/museologia.v9i18.30412
  52. Ruth Maria Mariani Braz. "CARTILHA PEDAGÓGICA PARA A INCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS COM NANISMO:". Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (2020): http://natal.uern.br/periodicos/index.php/RECEI/article/view/2108/2480.
    http://dx.doi.org/10.21920/recei720206185805961
  53. Alessandra Teles Sirvinskas Ferreira; Ruth Maria Mariani Braz; Isabel Cristina Nonato de Farias Melo. "FolcloLibras: cantigas de roda acessíveis para surdos". Conhecimento & Diversidade (2020): https://doi.org/10.18316/rcd.v12i26.6780.
    10.18316/rcd.v12i26.6780
  54. Jessica Nunes De Carvalho; Suzete Araujo Oliveira Gomes; Ruth Maria Mariani Braz. "CONSTRUINDO UM BLOG EDUCATIVO SOBRE A SEXUALIDADE PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA". Revista Práxis (2020): https://doi.org/10.47385/praxis.v12.n23.3013.
    10.47385/praxis.v12.n23.3013
  55. Luis Otávio Pimentel dos Santos; Ruth Maria Mariani Braz; Cláudia Mara Lara Melo Coutinho. "METODOLOGIA DE TRABALHO DE CAMPO COM LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PARA O ENSINO INCLUSIVO DE CEGOS". Ensino, Saude e Ambiente (2020): https://doi.org/10.22409/resa2020.v13i2.a28748.
    10.22409/resa2020.v13i2.a28748
  56. Ruth Maria Mariani Braz. "Uma Visão do Uso de MOOCs como Ferramenta de Capacitação para Docentes de Alunos com TEA". Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas 21 2 (2020): 181-190. http://dx.doi.org/10.17921/2447-8733.2020v21n2p181-190.
    10.17921/2447-8733.2020v21n2p181-190
  57. "DESENVOLVIMENTO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE O TEMA MEMBRANA PLASMÁTICA COMO RECURSO DIDÁTICO-METODOLÓGICO PARA PROMOÇÃO DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS CEGOS". Vivências (2020): http://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/255.
    10.31512/vivencias.v16i31.255
  58. Sirvinskas Ferreira, Alessandra Teles; Mariani Braz, Ruth Maria; Nonato de Farias Melo, Isabel Cristina. "FolcloLibras: traditional songs accessible to the deaf". Conhecimento & Diversidade (2020): https://publons.com/publon/45956657/.
  59. Laila Pinto Vilela; Ruth Maria Mariani Braz; Dagmar de Mello E Silva. "Caminhos percorridos pela literatura infantil: uma revisão bibliográfica". Revista Letras Raras 8 4 (2019): 201-201. https://doi.org/10.35572/rlr.v8i4.1381.
    10.35572/rlr.v8i4.1381
  60. Ruth Maria Mariani Braz. "(Re) pensando a acessibilidade em ambientes culturais para pessoas com deficiência visual e Transtorno do Espectro Autista". Revista Educação, Artes e Inclusão 15 4 (2019): 177-200. http://dx.doi.org/10.5965/1984317815042019177.
    10.5965/1984317815042019177
  61. Elias dos Santos Silva Junior; Ana Nogueira Braga; Sérgio Rodrigues Bahia; Sérgio Crespo Coelho Da Silva Pinto; Ruth Maria Mariani Braz. "MUSEU DO AMANHÃ: UMA INVESTIGAÇÃO TÁTIL COM O OLHAR ÀS CEGAS DE QUEM VÊ". Revista Práxis (2019): https://doi.org/10.47385/praxis.v11.n21.1584.
    10.47385/praxis.v11.n21.1584
  62. "ATIVIDADE LÚDICA SOBRE PARASITOSE INTESTINAL PARA SURDOS E DEFICIENTES AUDITIVOS.". Ensino, Saude e Ambiente (2019): https://periodicos.uff.br/ensinosaudeambiente/article/view/21633.
    10.22409/resa2019.v12i1.a21633
  63. Vieira Junior, Jose Carlos; Rodrigues de Carvalho Pereira, Jianete Silva; Mariani Braz, Ruth Maria. "EXPERIENCE REPORT ON A WALK TO THE ITAIPU ARCHAEOLOGY MUSEUM WITH CHILDREN WITH DISABILITIES". Perspectivas Em Dialogo-Revista de Educacao E Sociedade (2019): https://publons.com/publon/36320320/.
  64. Mello, H. B. P; Braga, F.F. ; Valentim, E.A.B; Prado, R.; Machado, S.; Braz, Ruth Maria Mariani. "O ONTEM, O HOJE E O AMANHÃ: UMA VISÃO DE ACESSIBILIDADE NO CONTEXTO DA DEFICIÊNCIA VISUAL A PARTIR DE UMA VISITA A UM MUSEU NO RIO DE JANEIRO.". ado EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Revista da Pró Inclusão/Associação Nacional dos Docentes de educação Especial. 9 2 (2018): 21-25.
    Acesso aberto • Publicado
  65. Ruth Maria Mariani Braz. "A Computação como Tecnologia Assistiva na construção de um Mapa Tátil para os Alunos com Deficiência Visual nos Estudos de um Mapa Político da Região Sudeste do Brasil". Anais dos Workshops do VII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2018) (2018): http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2018.294.
    10.5753/cbie.wcbie.2018.294
  66. Ruth Maria Mariani Braz. "A Computação Embarcada, a Plataforma Arduíno e a Internet das Coisas como Tecnologia Assistiva na construção de Mapas Táteis para os Alunos com Deficiência Visual no Processo de Ensino e Aprendizagem". Anais dos Workshops do VII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2018) (2018): http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2018.53.
    10.5753/cbie.wcbie.2018.53
  67. Braz, Ruth Maria Mariani. "ATIVIDADES PARA O ENSINO DE ONDAS SONORAS AOS ALUNOS SURDOS: UMA PROPOSTA INCLUSIVA. ACTIVITIES FOR THE EDUCATION OF SOUND WAVES TO DEAF STUDENTS: AN INCLUSIVE PROPOSAL". RevistAleph 1 30 (2018): 134-164. http://dx.doi.org/10.22409/revistaleph.v0i30.25207.
    Publicado • 10.22409/revistaleph.v0i30.25207
  68. Ruth Maria Mariani Braz; Ferreira, A.T.S.; de Farias Melo, I.C.N.; Mariani, Ruth; Lopes, Helena Rodrigues. "Donnai Barrow Syndrome: A Case Study in the School Environment". Creative Education 09 01 (2018): 56-66. https://www.scirp.org/Journal/PaperInformation.aspx?PaperID=82214.
    DOI. 10.4236/ce.2018.91005
  69. Bigate, Thaís Ferreira; Wille Lima, Neuza Rejane; Redovalio Ferreira, Renato Martins; Mariani Braz, Ruth Maria. "MUSEU DO AMANHÃ: RECURSOS DE ACESSIBILIDADE PARA DEFICIENTES VISUAIS". RevistAleph 1 29 (2017): 354-376. http://dx.doi.org/10.22409/revistaleph.v0i29.25188.
    Publicado • 10.22409/revistaleph.v0i29.25188
  70. Braz, Ruth; HOROWICZ, N. (Noemi Horowicz); Stella Manes da Silva Moreira (Stella Manes da Silva Moreira); Portella, Sandro (Sandro Portella); Aline Angel Varges (Aline Angel Varges); MALHEIROS, R. (RIcardo Malheiros); Juliete Viana Felinto de Souza (Juliete Viana Felinto de Souza). "O uso de histórias infantis como ferramenta criativa nas aulas de artes visuais com alunos surdos - Uma experiência em Educação ambiental". Revista Arqueiro 1 2015 (2017): 31-41.
    Publicado
  71. Braz, Ruth; Gabriel Pigozzo Tanus Cherp Martins ,; Ana Paula Xavier; COUTINHO, C. M. L. M. (Claudia Mara Lara Melo Coutinho). "A FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ENSINO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS): UM RECORTE DO MUNICÍPIO DE JUIZ DE FORA – M.G.". Revista eletronica saberes múltiplos (2016): https://unig.br/wp-content/uploads/2018/08/Volume-4-da-Revista-Saberes-Multiplos.pdf.
  72. Ruth Maria Mariani Braz; Braz, Ruth; Xavier, A.P (Ana Paula Xavier); Martins, G.P.T.C (Gabriel Pigozzo Tanus Cherp Martins); COUTINHO, C. M. L. M. (Claudia Mara Lara Melo Coutinho). "Educação bilíngue de surdos: uma proposta de implementação na rede municipal de educação de Juiz de Fora / MG". Revista Letras Raras (2016): http://dx.doi.org/10.35572/rlr.v5i1.576.
    Publicado • 10.35572/rlr.v5i1.576
  73. Malheiros, Ricardo; Lima, Rosângela Lopes; Mariani, Ruth. "VIDEOPROCESSO: FERRAMENTA DE EQUIDADE NO ENSINO". Journal of Research in Special Educational Needs 16 (2016): 1085-1089. http://dx.doi.org/10.1111/1471-3802.12253.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1111/1471-3802.12253
  74. Fátima Andrade da Silva; Braz, Ruth Maria Mariani; Mônica Pereira dos Santos. "Uma experiência de equidade e inclusão de surdos numa escola regular.". Revista Digital Simonsen anoIII 4 (2016): 112-124. http://www.simonsen.br/revista-digital/wp-content/uploads/2016/06/Revista-Simonsen4_Completa.compressed1.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  75. Carlos, Heloá Caramuru; Braz, Ruth Maria Mariani; Gomes, Suzete Araujo Oliveira. "A JORNADA DAS LOMBRIGAS: ATIVIDADE LÚDICA SOBRE Ascaris lumbricoides, Linnaeus, 1758 PARA ALUNOS OUVINTES E SURDOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO". RevistAleph 24 (2015): 118-135. http://dx.doi.org/10.22409/revistaleph.v0i24.25067.
    Publicado • 10.22409/revistaleph.v0i24.25067
  76. Castro, Helena Carla; Marinho, Lourena; (Eloah Cristina Lyrio Neri); Mariani Braz, Ruth Maria; Delou, Cristina M.. "ENSINO INCLUSIVO: UM BREVE OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA, A CEGUEIRA, OS RECURSOS DIDÁTICOS E A ÁREA DE BIOLOGIA". Revista Práxis 7 13 (2015): 61-76. http://dx.doi.org/10.25119/praxis-7-13-641.
    Acesso aberto • 10.25119/praxis-7-13-641
  77. Thays Merçon; Dilvani Oliveira Santos*; Braz, Ruth Maria Mariani; Delou, Cristina Maria Carvalho; Castro, Helena Carla. "Libras and Sexuality: Comparison of Signs from American and Brazilian Sign Languages.". Advances in education ano 2015 4 (2015): 14-18. http://researchpub.org/journal/ae/number/vol4-no1/vol4-no1-3.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  78. Mariani, Ruth; Delou, Cristina Maria; Souza, Andressa da Silva; Valentim, Valentinne Rodrigues; Passos, Deivid dos; Rosa, Andreza; Farias, Larissa de Oliveira; Marrocos Moraes, Karoline Farias; Castro, Helena Carla. "Biotechnology: a non-existing word/world for the Brazilian deaf community". BMC Proceedings 8 S4 (2014): 262-262. http://dx.doi.org/10.1186/1753-6561-8-s4-p262.
    Publicado • 10.1186/1753-6561-8-s4-p262
  79. Torres, Elenilde Maria dos Santos; Gomes, Fátima; Delou, Cristina Maria Carvalho; Castro, Helena Carla; Alves, Luiz Anastácio; Marian, Ruth Maria; Silva, Bruno Cezário da. "MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE IMUNOLOGIA A INDIVÍDUOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NA PERSPECTIVA DA SURDEZ". RevistAleph Ano X 21 (2014): 55-67. http://dx.doi.org/10.22409/revistaleph.v0i21.24891.
    Acesso aberto • Publicado • 10.22409/revistaleph.v0i21.24891
  80. Almeida, Lucia Cruz; Viviane Medeiros Tavares; Jonathas de Albuquerque Abreu; Mariani, Ruth. "FÍSICA E SURDEZ: ESTRATÉGIAS E RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DA PRIMEIRA LEI DE NEWTON". Ensino, Saude e Ambiente 7 1 (2014): 1-10. http://dx.doi.org/10.22409/resa2014.v7i1.a21159.
    Acesso aberto • Publicado • 10.22409/resa2014.v7i1.a21159
  81. Ruth Maria Mariani Braz; Delou, Cristina M.; Cardoso, Fernanda S.; Mariani, Ruth; Paixão, Izabel C. P.; Castro, Helena C.. "Gifted Children and Adolescents: Exploring the Perspective of a Group That Still Needs Educational Attention in Brazil". Creative Education 05 13 (2014): 1224-1234. http://file.scirp.org/Html/13-6302234_48118.htm.
    ID:48118,11
  82. Dias, Lívia; Mariani, Ruth; Delou, Cristina M. C.; Winagraski, Erika; Carvalho, Helder S.; Castro, Helena C.. "Deafness and the Educational Rights: A Brief Review through a Brazilian Perspective". Creative Education 05 07 (2014): 491-500. http://dx.doi.org/10.4236/ce.2014.57058.
    Publicado • 10.4236/ce.2014.57058
  83. Braz, Ruth; Coelho; Orquídea; Delou, Cristina Maria Carvalho; Claúdia Rubim; Jorge Manuel Ferreira Pinto; Castro, Helena Carla. "O dicionário on line Spread the sign: integração internacional de um recurso digital para a educação de surdos". Revista Arqueiro INES 1 27 (2013): 28-34.
  84. Delou, Cristina Maria Carvalho; Isabelle Mazza-Guimarães; Rodrigues, Carlos R.; CARLOS EDUARDO DA SILVA CORTES); Roberto Dalmo VARALLO LIMA DE OLIVEIRA); Lourena Pinheiro Marinho); Braz, Ruth Maria Mariani; Castro, Helena Carla. "A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A ESCOLA DE INCLUSÃO: (IN)FORMANDO PARA CONTINUAMENTE FORMAR". Fio de Ação 2 1 (2012): 51-70.
    Publicado
  85. Delou, Cristina Maria Carvalho; Machado, S.; Isabelle Mazza-Guimarães; Lourena Pinheiro Marinho); Braz, Ruth Maria Mariani; Karin Vasconcelos; Rodrigues, Carlos R.; Castro, Helena Carla. "School of Inclusion: The contribution of a Federal University to the Inclusive Education". Advances in Education 1 2 (2012): 4-10. http://researchpub.org/journal/ae/number/vol1-no2/vol1-no2-1.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  86. Delou, Cristina M.C.; Mazza, Isabelle; Marinho, Lourena; Mariani, Ruth; Rodrigues, Carlos R.; Castro, Helena Carla; Delou, Cristina Maria Carvalho; et al. "A universidade, a escola e as necessidades especiais: como melhorar? Como contribuir?". Revista Práxis 3 6 (2011): 11-17. http://dx.doi.org/10.25119/praxis-3-6-559.
    Acesso aberto • Publicado • 10.25119/praxis-3-6-559
  87. Lien Ribeiro Borges; Patrícia de Oliveira Cutri; Braz, Ruth Maria Mariani. "IEPIC: Uma História de inclusão". Revista Arqueiro INES 18 1 (2008): 29-35.
    Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Ruth Maria Mariani Braz; Laila Vilela Velloso; Dagmar Mello E Silva; Ruth Maria Mariani Braz. "Literatura infantil e juvenil para a valorização da Cultura Negra", Literatura infantil y juvenil para la valorización de la cultura negra, 2021, http://revistas.ufcg.edu.br/ch/index.php/RLR/article/view/2047.
    http://dx.doi.org/10.35572/rlr.v10i2.2047
Capítulo de livro
  1. José Ricardo Souza Ramos; Ruth M. Mariani Braz; Sergio Crespo da Silva Pinto; Adriana Melo Teixeira; Ana Carolina Sanches Zeferino. "Lean Practices and Assistive Technology in Emergency Care Units (UPA)". In Improve the Service of People With Disabilities. 2022.
    10.4018/978-1-6684-5185-4.ch008
  2. Ilma Rodrigues de Souza Fausto; Maicon Gonzaga da Silva; Fabiana Rodrigues Leta; Sérgio Crespo Coelho da Silva Pinto; Ruth Maria Mariani Braz. "SafeClean Prototype for Sterilizing Personal Protective Equipment". 2022.
    10.4018/978-1-6684-5185-4.ch013
  3. Ruth Maria Mariani Braz. "As conquistas nas legislações no desporto paralímpico com a perspectiva inclusiva.". Brasil, 2021.
  4. Ruth Maria Mariani Braz. "A LINGUAGEM CIENTÍFICA E A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS: ESTRATÉGIA PARA A CRIAÇÃO DE SINAIS". Brasil, 2019.
    10.22533/at.ed.10419280317
Livro
  1. Fabiana Rodrigues Leta; Ruth Maria Mariani Braz. Reflexões sobre Tecnologia Assistiva. Brasil. 2024.
    10.13140/RG.2.2.28840.38409
  2. Caderno de Aulas CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO:. Brasil: Even3 Publica{\c{c. 2021.
    10.29327/544602
  3. Jianete Rodrigues; Diana Negrão; Ruth Maria Mariani Braz. Catálogo online: Aplicativos para melhoria da aprendizagem do sujeito com autismo. 2020.
    10.29327/539088
  4. Ruth Maria Mariani Braz. A guia do museu. Brasil: Abdin. 2019.
    10.29327/539085
  5. Ruth Maria Mariani Braz. Literatura e Inclusão: Formação do Respeito à Diversidade. Brasil: Abdin. 2019.
    10.29327/539086
  6. Sandro Medeiros Portella; Ruth Maria Mariani Braz; Dilvani dos Santos Oliveira. Descobrindo a Biotecnologia com a professora Nina e o Super Biotec Rafael. 2018.
    10.29327/539087
Pré-impressão
  1. Tatiana Araújo de Lima; Luciane Cussat Antunes Martins; Ruth Maria Mariani Braz. "PRODUÇÃO DE E-BOOK E LIVRO FALADO DE ANATOMIA VISANDO UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO SUPERIOR NA ÁREA DA SAÚDE". 2024. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.7826.
    10.1590/SciELOPreprints.7826
  2. Maria Cristina Barbosa Mendes; Sérgio Crespo Coelho da Silva Pinto; Ruth Maria Mariani Braz. "ARQUITETURAS PEDAGÓGICAS, UMA REVISÃO DE ESTUDOS RELACIONADOS ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, NA ÁREA DO ENSINO". 2023. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.7635.
    10.1590/SciELOPreprints.7635

Outros

Outra produção
  1. Periódicos Orcid. Researchgate EduCapes Publons. 2023. Braz, Ruth Maria Mariani.
    10.13140/rg.2.2.26030.28483
  2. RELATO DE EXPERIÊNCIA: TRABALHANDO LUDICAMENTE A COLETA SELETIVA E DESCARTE CORRETO DO LIXO. 2022. Andrade, Flávia Cantuária Nobre; Braz, Ruth Maria Mariani.
    10.13140/rg.2.2.24037.68321
  3. RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O USO DO DESENHO UNIVERSAL DE APRENDIZAGEM COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO. 2022. De Oliveira, Alessandra Furtado; Leite, Elaine; Da Silva Balbino, Vanessa; Braz, Ruth Maria Mariani; De Faria Barros, Jaqueline; Crespo, Sergio.
    10.13140/rg.2.2.36287.79527
  4. PLANEJANDO O DESENHO UNIVERSAL COMO FACILITADOR DE UMA EDUCAÇÃO VERDADEIRAMENTE INCLUSIVA. 2022. Alessandra Furtado de Oliveira; Maria Cristina Barbosa Mendes; Ruth Maria Mariani Braz; Sérgio Crespo Coelho da Silva Pinto; Jacqueline de Faria Barros Ramos.
    10.29327/162772.1-2
  5. LISBOA MUSEU. 2022. De Oliveira, Alessandra Furtado; Braz, Ruth Maria Mariani; De Faria Barros Ramos, Jacqueline.
    10.13140/rg.2.2.29002.03523
  6. REFLEXÕES SOBRE O USO DO APLICATIVO DUOLINGO PARA OS SURDOS NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA. 2021. Edivânia Floro Nicácio Almeida; Ilma Rodrigues de Souza Fausto; Francyllayans Karla da Silva Fernandes; Ruth Maria Mariani Braz.
    10.29327/155079.4-3
  7. ATIVIDADES LÚDICAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE SURDOS E DEFICIENTES AUDITIVOS SOBRE PARASITOSES INTESTINAIS. 2021. Heloá Caramuru Carlos; Braz, Ruth Maria Mariani; Gomes, Suzete Araujo Oliveira.
    10.13140/rg.2.2.21214.15686
  8. RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A PREVENÇÃO DA DENGUE COM CRIANÇAS VULNERÁVEIS, UTILIZANDO EaD E SUSTENTABILIDADE.. 2021. Alessandra Furtado de Oliveira; Roberta Carvalho de Souza; Sergio Crespo Coelho da Silva Pinto; Ruth Maria Mariani Braz.
    10.29327/155079.4-2
  9. Jogo didático-interativo "A Ordem das Coisas: Buscando Valores no Universo". 2021. Valentim, Raquel; Braz, Ruth Maria Mariani; Castro, Helena.
    10.13140/rg.2.2.27009.17767
  10. Confecção de Materiais para Educação de Surdo I NÚCLEO FUNDAMENTAL -INTEGRAÇÃO E CONHECIMENTOS BÁSICOS. 2021. Braz, Ruth Maria Mariani; Sirvinskas, Alessandra; Ferreira, Alessandra Teles Sirvinskas.
    10.13140/rg.2.2.19790.95042
  11. A UTILIZAÇÃO DO LIVRO DE HISTÓRIA INFANTIL BILÍNGUE PARA SURDOS NO CONTEXTO EDUCACIONAL: DIVULGAÇÃO DOS BENEFÍCIOS DA BIOTECNOLOGIA NA PROMOÇÃO E PREVENÇÃO DA SAÚDE. 2021. Portella, Sandro Medeiros; Braz, Ruth Maria Mariani; Dilvani Oliveira Santos.
    10.13140/rg.2.2.24012.54404
  12. A real inserção das pessoas com deficiência no mercado de trabalho - Podcast sobre novos projetos de inclusão. 2021. Mendes, Maria Cristina Barbosa; Braz, Ruth Maria Mariani; Crespo, Sergio.
    10.13140/rg.2.2.26483.25123
  13. Como tornar uma escola inclusiva através do Desenho Universal para Aprendizagem. 2021. Leite, Elaine; Braz, Ruth Maria Mariani.
    10.13140/rg.2.2.31679.23203/1
  14. A CATALOGAÇÃO DE ATIVIDADES PSICOMOTORAS ATRAVÉS DA ESTIMULAÇÃO PRECOCE NO DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA COM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO DAS CRECHES E ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL. 2021. Vale, Mirian Renata Medeiros Dos Santos; Crespo, Sergio; Braz, Ruth Maria Mariani.
    10.13140/rg.2.2.34488.47369
  15. Vaza Mosquito versão final.. 2021. De Oliveira, Alessandra Furtado; Breno Pagoto; Braz, Ruth Maria Mariani.
    10.13140/rg.2.2.32501.50406
  16. ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA ALUNOS SURDOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: relatos de experiência Por. 2021. Teles, Alessandra; Sirvinskas Ferreira; Braz, Ruth Maria Mariani; Sirvinskas, Alessandra.
    10.13140/rg.2.2.29650.27843
  17. A CONSTRUÇÃO DE UM NOVO OLHAR: FORMAÇÃO INICIAL/CONTINUADA EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS NA PERSPECTIVA DO DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM (DUA ). 2021. Leite, Elaine; Braz, Ruth Maria Mariani.
    10.13140/rg.2.2.27651.84003/1
  18. RE (CONSTRUINDO) OFICINAS DST/AIDS, PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA E SURDOS.. 2021. Jéssica Nunes De Carvalho; Gomes, Suzete Araujo Oliveira; Braz, Ruth Maria Mariani.
    10.13140/rg.2.2.15623.93601
  19. apresentacao.workshop.iberoamericano.ed.inclusiva.2021. 2021. Madeira, Fabiana Ferreira Braga; Braz, Ruth Maria Mariani; Crespo, Sergio.
    10.13140/rg.2.2.16451.73766
  20. Recursos didáticos para professores. 2021. Braz, Ruth Maria Mariani.
    10.13140/rg.2.2.29950.10569
  21. Educação Física no campo da Deficiência Auditiva Os desafios da inclusão dos surdos na educação básica: entraves e estratégias. 2021. Teles, Alessandra; Sirvinskas Ferreira; Braz, Ruth Maria Mariani; Sirvinskas, Alessandra.
    10.13140/rg.2.2.16228.50561
  22. CANÇÕES EM LIBRAS: O USO DA MÚSICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS PARA ALUNOS OUVINTES EM CURSOS DE ENSINO SUPERIOR. 2021. Silva, Fátima Cristina Andrade Da; Braz, Ruth Maria Mariani; Mônica Pereira Dos Santos.
    10.13140/rg.2.2.10213.93926
  23. A ORIENTAÇÃO E MOBILIDADE COMO PRÁTICA PARA INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. 2020. Ferreira, Renato Martins Redovalio; Braz, Ruth Maria Mariani.
    10.13140/rg.2.2.19477.96481
  24. A INCLUSÃO PELO MOVIMENTO DE SER E PERTENCER À ESCOLA: CANAL NO YOUTUBE COM AÇÕES DESENVOLVIDAS EM ESCOLA MUNICIPAL. 2020. Junior, José Carlos Vieira; Braz, Ruth Maria Mariani; Crespo, Sergio.
    10.13140/rg.2.2.30995.91686
  25. PROBLEMATIZANDO A INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO HIBRIDO E AS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS: FUNÇÕES E USOS. 2020. Braz, Ruth Maria Mariani.
    10.13140/rg.2.2.20051.40482
  26. COMBATE AO BULLYING: uma proposta pedagógica de sensibilização através de uma cartilha informativa bilíngue para alunos surdos. 2020. Santos, Rodrigo Barros Dos; Braz, Ruth Maria Mariani.
    10.13140/rg.2.2.25723.03365
  27. ADAPTAÇÕES NO AMBIENTE ESCOLAR PARA ALUNOS COM SÍNDROME DE USHER. 2019. Ferreira, Renato Martins Redovalio; Thaís Ferreira Bigate; Braz, Ruth Maria Mariani; Neuza Rejane Wille Lima.
    10.13140/rg.2.2.36255.18088
  28. O PERFIL DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA QUE TRABALHAM COM DESPORTO PARALÍMPICO PARA CEGOS. 2018. Ferreira, Renato Martins Redovalio; Braz, Ruth Maria Mariani.
    10.13140/rg.2.2.14444.80001
  29. Aprimoramento dos Protótipos e Serviços Oferecidos pela Empresa Mitocôndria Empreendimentos Didáticos. 2018. Valentim, Raquel; Braz, Ruth Maria Mariani.
    10.13140/rg.2.2.18979.37921
  30. TECNOLOGIA ASSISTIVA: CONSTRUINDO POSSIBILIDADES PARA O ALUNO COM PARALISIA CEREBRAL. 2017. Kerolyn Christina Moreira; Jéssica Nunes De Carvalho; Braz, Ruth Maria Mariani; Sodré, Cátia Lacerda.
    10.13140/rg.2.2.30012.87681
  31. A CONSTRUÇÃO E A DIVULGAÇÃO DOS CONCEITOS CIENTÍFICOS SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOTECNOLOGIA ATRAVÉS DA INTEGRAÇÃO DE UM DICIONÁRIO INTERNACIONAL ONLINE. 2014. Ruth Maria Mariani Braz. http://rgdoi.net/10.13140/RG.2.2.34158.02887.
    10.13140/RG.2.2.34158.02887
  32. LIVROS DIDÁTICOS BILÍNGUES PORTUGUÊS/ LIBRAS: UMA ANÁLISE SOBRE A PROPOSTA DE ENSINO BILINGUE EM LIVRO DIDÁTICO PARA O 1º ANO DAS SÉRIES INICIAIS, VOLTADO PARA O ENSINO DE L2 PARA ALUNOS SURDOS.. 2014. Portella, Sandro Medeiros; Braz, Ruth Maria Mariani.
    10.13140/rg.2.2.25529.90725
  33. SINAL VERDE PARA TODOS NA ESCOLA: A INCLUSÃO APLICADA E APLICÁVEL COM O USO DOS ESPAÇOS NÃO-FORMAIS. 2012. Braz, Ruth Maria Mariani; Portella, Sandro Medeiros; Lourena Marinho; Souza, Lívia Dias Cavalcante De; Castro, Helena; Delou, Cristina MARIA CARVALHO.
    10.13140/rg.2.2.23274.44488
Atividades

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2018/08/04 - 2022/01/26 Atualização profissional em diversidade e Inclusão Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão (Postgraduate Certificate) Universidade Federal Fluminense - Campus do Gragoatá, Brasil
2014 - 2019 Tecnologia Assistivas Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão (Mestrado) Universidade Federal Fluminense - Campus do Gragoatá, Brasil
1986/03/03 - 2015/10/06 Educação Física; Atendimento Pedagógico Especializado nas salas de recursos Multifuncionais Práticas pedagógicas da Educação Especial Curso de Formação de professores do Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho (Curso médio) Secretária de Educaçãodo Estado do Rio deJaneiro, Brasil
Distinções

Prémio

2022 3º Lugar no Workshop de Pensamento Computacional e Inclusão
Sociedade Brasileira de Computação, Brasil
2021 1ª premio Estadual do prêmio Sebrae de Educação empreendedora . Categoria Educação profissional
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Brasil
2019 3º lugar no prêmio Shell. PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DO RJ CONQUISTAM PRÊMIO SHELL DE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA
Northern and Shell Plc, Reino Unido
2018 1º lugar na categoria protótipo do IV concurso de aplicativos educacionais
Sociedade Brasileira de Computação, Brasil