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Doutorada em Linguística (Psicolinguística) na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa. Concluiu a licenciatura em Ciências da Linguagem pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa em 2007 e o mestrado em Ciências Cognitivas pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa em 2012. Professora Auxiliar da Universidade Católica Portuguesa. Coordenadora no Mestrado em Língua Gestual Portuguesa e Educação de Surdos na Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem da Universidade Católica Portuguesa. Coordena o NICE_LAB, sendo investigadora integrada no Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde da Universidade Católica Portuguesa. Investigadora colaboradora no Grupo LIFE do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa. Atualmente atua nas áreas da Linguística e da Psicolinguística, especificamente na Aquisição da Linguagem (Língua Oral e Língua Gestual) em contexto de Surdez e Bilinguismo Bimodal, e na área da Linguística das Línguas Gestuais. _____________________________________________________________________________________________ Ph.D. in Linguistics (Psycholinguistics) from the Faculty of Social and Human Sciences of the NOVA University of Lisbon. He completed his degree in Language Sciences from the Faculty of Arts of the University of Lisbon in 2007 and his master's degree in Cognitive Sciences from the Faculty of Psychology of the University of Lisbon in 2012. Assistant Professor at the Portuguese Catholic University. Coordinator of the Master's Degree in Portuguese Sign Language and Education of the Deaf at the Faculty of Health Sciences and Nursing of the Universidade Católica Portuguesa. She coordinates NICE_LAB, being a researcher integrated into the Center for Interdisciplinary Research in Health at the Universidade Católica Portuguesa. Collaborating researcher at the LIFE Group of the Linguistics Center of the NOVA University of Lisbon. He currently works in Linguistics and Psycholinguistics, specifically in Language Acquisition (Oral Language and Sign Language) in the context of Hearing Loss and Bimodal Bilingualism, and the area of ¿¿Sign Language Linguistics.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Mara Moita

Nomes de citação

  • Moita, Mara

Identificadores de autor

Ciência ID
AE19-6912-46C0
ORCID iD
0000-0003-3767-4028
Scopus Author Id
57189581185

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Linguística
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Especial
  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Linguística

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Outros Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B2)
Alemão Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A2) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A2) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2015/01/01 - 2022/01/20
Concluído
Linguística (Doutoramento)
Especialização em Psicolinguística
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"A Aquisição de Dependências Sintáticas com Movimento em Crianças Surdas com Implante Coclear: Um défice de movimento?" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito bom por Unanimidade
2012 - 2012
Concluído
Certificado de Competências Pedagógicas (Curso médio)
Academia Total, Portugal
2009 - 2012
Concluído
Ciências Cognitivas (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
"Linguistic Modality Effects in Semantic Processing in Deaf Individuals" (TESE/DISSERTAÇÃO)
15
2011 - 2011
Concluído
E-termos (Curso médio)
Instituto de Linguística Teórica e Computacional, Portugal
2005 - 2007
Concluído
Língua Gestual Portuguesa (Outros)
Associação Portuguesa de Surdos, Portugal
2002 - 2007
Concluído
Linguística (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
12
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/03/01 - Atual Investigador (Investigação) Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde, Portugal
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde, Portugal
2015/01/01 - Atual Investigador (Investigação) Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2014/05 - 2014/12 Investigador (Investigação) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2012/11 - 2013/04 Investigador (Investigação) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2008/01 - 2012/10 Investigador (Investigação) Instituto de Linguística Teórica e Computacional, Portugal
Instituto de Linguística Teórica e Computacional, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/03/15 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde, Portugal
Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde, Portugal
2022/03/01 - 2023/03/01 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2014/02 - 2023/02/28 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde, Portugal
Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde, Portugal
2021/09/01 - 2022/02/28 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2013 - 2014 Assistente (Docente Universitário) Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Catarina Sousa; Coheur, Luisa; Mara Susana Pereira Moita. Autor correspondente: Catarina Sousa. "Enhancing Acessible Communication: from European Portuguese to Portuguese Sign Language". Trabalho apresentado em 2023 Findings of the Association for Computational Linguistics: EMNLP 2023, 2023.
    Publicado
  2. Sousa, Catarina; Coheur, Luisa; Moita, Mara. Autor correspondente: Coheur, Luisa. "Enhancing Accessible Communication: from European Portuguese to Portuguese Sign Language". Trabalho apresentado em EMNLP, 2023.
    Publicado • 10.18653/v1/2023.findings-emnlp.766
  3. Filipa Cunha; Mara Moita. "Advérbios em -mente em estruturas parentéticas". Trabalho apresentado em Jornadas de Estudos da Linguagem VI, Rio de Janeiro, 2010.
    Publicado
  4. Mara Moita; Maarten Janssen; Margarita Correia. "Affix Selection and Deadjectival Nouns. A data-driven approach.". Trabalho apresentado em Semantic Without Borders, Bielsko-Biala, 2008.
    Publicado
Artigo em jornal
  1. Palha, Sebastião; Gonçalves, Neide; Mendonça, Inês; Moita, Mara. "The phonological structure in handshape in nouns and adjectives in Portuguese Sign Language - Em submissão", Sign Language & Linguistics, 2020
Artigo em revista
  1. Moita, Mara; Abreu, Ana Maria; Mineiro, Ana. "Iconicity in the emergence of a phonological system?". Journal of Language Evolution 8 1 (2023): 1-17. http://dx.doi.org/10.1093/jole/lzad009.
    10.1093/jole/lzad009
  2. A.C. Capinha; Ana Margarida Mineiro Rodrigues Zaky; Ana Maria Blom Vidal Abreu Nelas; Mara Susana Pereira Moita. "Language development of children in formal alternative care: a systematic review". Developmental Child Welfare (2023):
    Submetido
  3. Mineiro, Ana; Báez-Montero, Inmaculada Concepción; Moita, Mara; Galhano-Rodrigues, Isabel; Castro-Caldas, Alexandre. "Disentangling Pantomime From Early Sign in a New Sign Language: Window Into Language Evolution Research". Frontiers in Psychology 12 (2021): http://dx.doi.org/10.3389/fpsyg.2021.640057.
    Acesso aberto • Publicado • 10.3389/fpsyg.2021.640057
  4. Lynce, Sofia; Moita, Mara; Freitas, Maria João; Santos, Maria Emília; Mineiro, Ana. "Phonological development in Portuguese deaf children with cochlear implants: Preliminary study". Revista de Logopedia, Foniatría y Audiología 39 3 (2019): 115-128. http://dx.doi.org/10.1016/j.rlfa.2019.03.002.
    10.1016/j.rlfa.2019.03.002
  5. Moita, Mara; Maria Lobo. "Compreensão e Produção Oral de Interrogativas-Q em Crianças Portuguesas Surdas com Implante Coclear". Revista da Associação Portuguesa de Linguística 4 (2018): 168-189. https://ojs.apl.pt/index.php/rapl/article/view/39/34.
    Publicado • 10.26334/2183-9077/rapln4ano2018a39
  6. Moita, Mara; Gonçalves, Ema; Medeiros, Conceição; Mineiro, Ana. "A Phonological Diachronic Study on Portuguese Sign Language of the Azores". Sign Language Studies 19 1 (2018): 138-162. http://dx.doi.org/10.1353/sls.2018.0030.
    10.1353/sls.2018.0030
  7. Mineiro, Ana; Carmo, Patrícia do; Caroça, Cristina; Moita, Mara; Carvalho, Sara; Paço, João; Zaky, Ahmed. "Emerging linguistic features of Sao Tome and Principe Sign Language". Sign Language & Linguistics 20 1 (2017): 109-128.
    Publicado • 10.1075/sll.20.1.04min
  8. Helena Cristina Horta Sustelo do Carmo; Mara Susana Pereira Moita; Ana Margarida Mineiro Rodrigues Zaky. "Os classificadores da Língua Gestual Portuguesa (LGP): estudo piloto". Revista Leitura 1 58 (2017): 26-46. http://hdl.handle.net/10400.14/34365.
    Publicado • 10.28998/2317-9945.2017v1n58p26-46
  9. Moita, Mara; Nunes, Maria Vânia. "Disentangling Linguistic Modality Effects in Semantic Processing". Journal of Psycholinguistic Research 46 2 (2016): 311-328.
    Publicado • 10.1007/s10936-016-9439-x
  10. João Costa; Moita, Mara. "Movimento X0 em Crianças com Implante Coclear: evidência para défice sintático em casos de input tardio". Revista da Associação Portuguesa de Linguística 2 (2016): 205-232.
    Publicado
  11. Sofia Lynce de Faria; Moita, Mara; Maria João Freitas; Sara Carvalho; Maria Emília Santos; Ana Mineiro. "(em submissão) Phonetic and Phonological Development in Portuguese Deaf Children with Cochlear Implants: Preliminary Study". Clinical Linguistics and Phonetics 0 (2014): 0-0.
    Publicado
  12. Ana Mineiro; Moita, Mara. "Cérebro e Bilinguismo: pontes e pontos de encontro". Revista Povos e Culturas 18 (2014): 59-66.
    Publicado
  13. Sara Carvalho; Mara Susana Pereira Moita; Ana Margarida Mineiro Rodrigues Zaky. "The words and signs that make us human: ¿It is nothing other than words which has made us human¿ (I. P. Pavlov, 1927-1960)". Cadernos de Saúde 6 2 (2013): 16-18. http://hdl.handle.net/10400.14/35125.
    Publicado • 10.34632/cadernosdesaude.2013.3047
  14. Carvalho, Sara; Moita, Mara; Ana Mineiro. "As palavras e os gestos que nos tornam humanos: It is nothing other than words which has made us human (I. P. Pavlov, 1927-1960)". Cadernos de Saúde 6 2 (2013): 10.34632/cadernosdesaude.2013.3047.
    Publicado
  15. Tânia Marques; Mara Susana Pereira Moita; Pedro Brasão; Ana Margarida Mineiro Rodrigues Zaky. "Revisitando a atenção visual nos surdos". Cadernos de Saúde 5 1-2 (2012): 96-105. http://hdl.handle.net/10400.14/35608.
    Publicado • 10.34632/cadernosdesaude.2012.2834
  16. Tânia Marques; Moita, Mara; Pedro Brazão; Ana Mineiro. "Revisando a Atenção Visual em Surdos". Cadernos de Saúde 5 1,2 (2012): 96-105.
    Publicado
  17. Mara Moita; Patrícia Carmo; Helena Carmo; José Pedro Ferreira; Ana Mineiro. "Estudos preliminares para a modelização de um AVATAR para a LGP: os descritores fonológicos". Cadernos de Saúde 4 2 (2011): 1-15. http://www.iltec.pt/pdf/plgp-cadernos_de_saude_abstract.pdf.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Mineiro, Ana; Moita, Mara. "Chapter 7. The pantomime roots of Sao Tome and Principe Sign Language". In Advances in Interaction Studies, 159-187. John Benjamins Publishing Company, 2024.
    10.1075/ais.12.07min
  2. Ana Mineiro; Moita, Mara. Autor correspondente: Ana Mineiro. "Atypical language acquisition and development in deaf children (Aquisição e desenvolvimento atípico da linguagem em crianças surdas)". In Linguística clínica: Modelos, avaliação e intervenção, editado por Maria João Freitas; Marisa Lousada; Dina Alves, 1-29. Berlim, Alemanha: Language Science Press, 2022.
    Publicado
  3. Ana Margarida Mineiro Rodrigues Zaky; Sofia de Sacadura Botte Lynce de Faria Leal de Faria; Mara Susana Pereira Moita. "19". In Linguística clínica: modelos, avaliação e intervenção, 477¿503. Language Science Press, 2022.
    Publicado
  4. Neide Gonçalves; Mara Susana Pereira Moita; Ana Margarida Mineiro Rodrigues Zaky. "Um olhar diacrónico à variação fonológica e lexical da língua gestual portuguesa no conto Capuchinho Vermelho". In Língua gestual portuguesa e outras línguas de sinais: estudos linguísticos, 167-186. Universidade do Porto, 2022.
    Publicado
  5. Mara Susana Pereira Moita; Patrícia do Carmo; José Nuno Figueira da Silva Ferreira; Ana Margarida Mineiro Rodrigues Zaky. "Phonological description of Portuguese Sign Language for computational modelling purposes". In Different faces of Sign language Research. Wydzial Polonistyki Uniwersytetu Warszawskiego, 2017.
    Publicado
  6. Moita, Mara; Patrícia Carmo; José Pedro Ferreira; Ana Mineiro. "Phonological description of Portuguese Sign Language for computational modeling purposes". In Different Faces of Sign Language Research, 1-60. Warsaw, Polónia: The University of Warsaw, Faculty of Polish Studies, 2015.
    Publicado
  7. Ana Mineiro; Maria Vânia Nunes; Mara Moita; Sónia Silva; Alexandre Castro Caldas. "Bilingualism and bimodal bilingualism in Deaf people: a neurolinguistic approach". In Bilingualism and Bilingual Deaf Education, 187-212. UK/USA, Estados Unidos: Oxford University Press, 2014.
    Publicado
  8. Ana Mineiro; Moita, Mara. "Cérebro e Bilinguismo". In Revista FCSH, 0-0. Lisboa, Portugal: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, 2014.
    Publicado
  9. Ana Margarida Mineiro Rodrigues Zaky; Maria Vânia Rocha da Silva Nunes; Mara Susana Pereira Moita; Sónia Silva; Alexandre Lemos de Castro Caldas. "2". In Bilingualism and bilingual deaf education, 189-210. Oxford University Press, 2014.
    Publicado • 10.1093/acprof:oso/9780199371815.003.0008
Edição de livro
  1. Sara Carvalho; Mara Moita; Ana Mineiro. Sign Language Acquisition - Cadernos de Saúde. Lisboa, Portugal: UCEditora. 2013.
Livro
  1. Moita, Mara; Ana Mineiro; José Lagarto; Paulo Vaz de Carvalho; Sebastião Palha; Neide Gonçalves; Matilde Gonçalves. GUIA DE BOAS PRÁTICAS DE ENSINO ONLINE EM CONTEXTO DE EMERGÊNCIA PARA ALUNOS SURDOS DURANTE A PANDEMIA DA DOENÇA COVID- 19. Lisboa, Portugal: UCEditora. 2020.
    Publicado
  2. Ana Mineiro; Moita, Mara; Sofia Lynce de Faria; Sara Carvalho; Franscisca gomes de Castro; Joana Castelo Branco; Maria Emília Santos. Desenvolvimento da Linguagem em Crianças Portuguesas com Implante Coclear - Guidelines. Lisboa, Portugal: Editora UCP. 2015.
    Publicado
  3. Ana Margarida Mineiro Rodrigues Zaky; Mara Susana Pereira Moita; Sofia Lynce; Sara Carvalho; Francisca Gomes de Castro; Joana Castelo Branco; Maria Emília Santos. Desenvolvimento da linguagem oral em crianças surdas com implante coclear: resultados do projecto CLIC: recomendações para a intervenção. 2015.
    Publicado
  4. Maarten Janssen; José Pedro Ferreira; Sílvia Barbosa; Eva Arim; Mara Moita; Nuno Carvalho. Ortografia em Mudança: Vocabulário, as palavras que mudam com o Acordo Ortográfico. Lisboa, Portugal: Editorial Caminho. 2008.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Moita, Mara. "COMPREHENSION OF COMPLEX STRUCTURES IN COCHLEAR IMPLANTED CHILDREN". Trabalho apresentado em AG BELL LSL Symposium 2019, 2019.
    10.13140/RG.2.2.15557.60647
  2. Helena Carmo; Moita, Mara. "Estudo de Identificação de Pares Mínimos na Língua Gestual Portuguesa". Trabalho apresentado em II Encontro sobre Morfossintaxe da Língua Gestual Portuguesa e outras línguas de sinais, 2018.
  3. Moita, Mara. "Comprehension and Production of Wh-Questions-Syntactic Acquisition in Portuguese Deaf Children with Cochlear Implants". Trabalho apresentado em 10th European Congress of Speech and Language Therapy, 2018.
  4. Moita, Mara. "Acquisition and Development of Wh-questions in Portuguese Hearing Loss Children with Cochlear Implants". Trabalho apresentado em XII International Symposium of Psycholinguistics, 2017.
  5. Sofia Lynce de Faria; Cristina Caroça; Moita, Mara; Sara Carvalho; Ana Mineiro. "Language development in Portuguese children with cochlear implants: Benefits of bringing together a spontaneous speech measure and a formal test of language development". Trabalho apresentado em 13th European Symposium on Pediatric Cochlear Implant, 2017.
  6. Moita, Mara. "Wh- Element Acquisition in Deaf Children with Cochlear Implants: Exploratory Study". Trabalho apresentado em UMinho-APL Summer School of Linguistics on Experimental Methods in Syntax, 2015.
  7. Mara Moita. "Is phonological and lexical access during semantic processing conditioned by age of acquistion in deaf individuals.". Trabalho apresentado em 1st Symposium on Sign Language Acquisition, 2013.
  8. Carvalho, Sara; Mara Moita; Sara Carvalho; Ana Mineiro; Moita, Mara; Patrícia Carmo. "AQUI_LGP Corpus: a longitudinal corpus of Portuguese Sign Language acquisition". Trabalho apresentado em Theoretical Issues in Sign Language Research (TISLR), 2013.
  9. Moita, Mara; Maria Vânia Nunes; Ana Mineiro. "Phonological Segments, Syllables and lexical components: A parallel linguistic modality analysis in a cognitive study". Trabalho apresentado em Theoretical Issues in Sign Language Research (TISLR) Conference 11, 2013.
  10. Mara Moita; José Pedro Ferreira; Patrícia Carmo; Ana Mineiro. "A preliminary description and analysis of the phonology of Portuguese Sign Language for computational modeling purposes". Trabalho apresentado em FEAST Conference, 2012.
Resumo em conferência
  1. A.C. Capinha; Ana Margarida Mineiro Rodrigues Zaky; Mara Susana Pereira Moita; Ana Maria Blom Vidal Abreu Nelas. "Correspondence between language performance of children in formal alternative care and the placement environment: preliminary data from a systematic review". Trabalho apresentado em National Meeting of the Center for Interdisciplinary Research in Health (CIIS), Sintra, 2023.
    Publicado
  2. Ana Mineiro; Morgado, Celda; Carmo, Helena; Moita, Mara; Gonçalves, Matilde ; Gonçalves, Neide; Vaz de Carvalho, Paulo; Palha, Sebastião. "Entre o gesto e a glosa: Critérios de categorização de classes de gestos de um corpus de referência da Língua Gestual Portuguesa". Trabalho apresentado em III Encontro sobre Morfossintaxe da LGP e outras Línguas de Sinais, Porto, 2020.
    Submetido
  3. Mara Susana Pereira Moita; Helena Cristina Horta Sustelo do Carmo; Ana Margarida Mineiro Rodrigues Zaky. "O comportamento sintático das interrogativas Q na Língua Gestual Portuguesa: estudo preliminar". Trabalho apresentado em II Encontro sobre Morfossintaxe da LGP e outras Línguas de Sinais, Porto, 2018.
    Publicado
  4. Mara Moita; Patricia Carmo; Ana Mineiro. "The Handshapes in Portuguese Sign Language: phonological study". Trabalho apresentado em TISLR, Londres, 2013.
    Publicado
  5. Mara Moita; Maria Vânia Nunes; Ana Mineiro. "Phonological segments, syllables and lexical components: a parallel linguistic modality analysis in cognitive study". Trabalho apresentado em Theoretical Issues in Sign Language Research (TISLR) Conference 11, Londres, 2013.
    Publicado
  6. Moita, Mara. "Is phonological and lexical access during semantic processing conditioned by age of acquisition in deaf individuals?". Trabalho apresentado em 1st Symposium on Sign Language Acquisition, Lisboa, 2013.
    Publicado
  7. Sara Carvalho; Mara Susana Pereira Moita; Ana Margarida Mineiro Rodrigues Zaky. "AQUI_LGP: a longitudinal corpus of Portuguese Sign Language Acquisition". 2013.
    Publicado
  8. Mara Moita; Patricia Carmo; José Pedro Ferreira; Ana Mineiro. "A preliminary description and analysis of the phonology of Portuguese Sign Language for computational modeling purposes,". Trabalho apresentado em FEAST, Varsóvia, 2012.
    Publicado

Outros

Outra produção
  1. Sign Language Acquisition. Edição técnica. 2013. Carvalho, Sara; Moita, Mara; Ana Mineiro. http://www.cadernosdesaude.org/menu/arquivo.html.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2022/07 Late acquisition of relative clauses? A study with deaf children with cochlear implants. Congresso Internacional em Sintaxe: Homenagem à Professora Doutora Ana Maria Brito
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2021/06 The Effects of a Total Auditory Deprivation During the First Year(s) of Life on The Acquisition of Passive Sentences The Romance Turn
(Ibiza, Espanha)
2020/02 Variação Diacrónica na Fonologia da Língua Gestual Portuguesa no Conto “Capuchinho Vermelho" III Encontro sobre Morfossintaxe da LGP e outras Línguas de Sinais
Faculdade de Letras da Universidade do Porto e Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
2020/02 Entre o gesto e a glosa: Critérios de categorização de classes de gestos de um corpus de referência da Língua Gestual Portuguesa III Encontro sobre Morfossintaxe da LGP e outras Línguas de Sinais.
Faculdade de Letras da Universidade do Porto e Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
2019/10/11 Compreensão e Produção Oral de Frases Passivas do Português Europeu por Crianças Surdas com Implante Coclear XXXV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística (ENAPL2019)
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2019/10/09 Construção e Anotação do Corpus Linguístico de Referência para a Língua Gestual Portuguesa XXXV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística (ENAPL2019)
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2019/09 The Effects of Early Cochlear Implantation and Length of Exposure to Spoken Language in the Comprehension of A and A-bar Movement Generative Approaches to Laguage Acquistion 14 (GALA 14)
University of Milano-Bicocca (Milão, Itália)
2018 O Comportamento Sintático das Interrogativas-Q na Língua Gestual Portuguesa: Estudo Preliminar II Encontro sobre Morfossintaxe da Língua Gestual Portuguesa e outras línguas de sinais
Faculdade de Letras da Universidade do Porto/ Instituto Superior de Educação Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
2017 Um CLIC na Aquisição Fonética e Fonológica dos Implantes Cocleares VII Workshop on Linguistics, Language Development and Impairment
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2017 Compreensão e Produção de Interrogativas-Q em Crianças Portuguesas Surdas com Implante Coclear XXXIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguistas
Associação Portuguesa de Linguistas (Évora, Portugal)
2017 Wh-Questions in Portuguese Deaf Children with Cochlear Implants: Wh-Movement Deficit? XII Fórum de Partilha Linguística
Jovens Investigadores do Centro de Linguística da NOVA (Lisboa, Portugal)
2016 Head movement in Portuguese children with cochlear implants: Evidence for selective syntactic deficit 46th Linguistic Symposium on Romance Languages (LSRL 46)
(Stony Brook, NY, Estados Unidos)
2015 Movimento X0 em Crianças com Implantes : Evidência para um défice sintático em casos de input tardio XXXI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
APL (Braga, Portugal)
2015 A Investigação em Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem em Crianças Surdas com IC 4º Congresso Internacional de Educação de Surdos
Casa Pia Lisboa - CED Jacob Rodrigues Pereira (Lisboa, Portugal)
2013 AQUI_LGP: Acquisition corpus 1st Symposium on Sign Language Acquisition
Universidade Católica Portuguesa (Lisboa, Portugal)
2011 Linguistic influence in semantic organization in deaf individuals Current Issues in Sign Language Deafness and Cognition
(Londres, Reino Unido)
2010 Advérbios em -mente em estruturas parentéticas Jornadas de Estudos da Linguagem VI (JEL VI)
(Rio de Janeiro, Brasil)
2009 A modificação de nomes eventivos para a selecção dos adjectivos-base de advérbios em -mente XXV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
APL (Lisboa, Portugal)
2008 Affix Selection and Deadjectival Nouns. A data-driven approach. Semantic Without Borders
(Bielsko-Biala, Polónia)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2021/09 - Atual Desenvolvimento linguístico de crianças portuguesas institucionalizadas
Orientador de Ana Carolina Capinha
Doutoramento em Ciências da Cognição e da Linguagem (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde, Portugal
2020 - Atual Até onde vai o impacto da otite média (OM)? Desempenho semântico- lexical e memória em crianças portuguesas dos 3:00 aos 5:11 anos
Orientador
Doutoramento da Cognição e da Linguagem (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde, Portugal
2019/09 - Atual Sintagma Nominal Quantificado na Língua Gestual Portuguesa
Coorientador
Mestrado em Língua Gestual Portuguesa e Educação de Surdos (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde, Portugal
2019 - Atual Relação entre o tipo de ensino e o funcionamento executivo de crianças surdas entre os 5 e os 11 anos.
Orientador
Mestrado em Língua Gestual Portuguesa e Educação de Surdos (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde, Portugal
2018/09 - 2021/05 Explorar as características da categoria fonológica movimento na Língua Gestual Portuguesa
Coorientador
Mestrado em Língua Gestual Portuguesa e Educação de Surdos (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde, Portugal
2018/09/01 - 2020/06/30 Avaliação do vocabulário em crianças surdas: a construção e contributo da prova de avaliação lexical para alunos surdos
Coorientador
Mestrado em Língua Gestual Portuguesa e Educação de Surdos (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde, Portugal
2018 - 2020 Avaliação Lexical em Crianças Surdas: Construção e Contributo da Prova de Avaliação Lexical para Aluno Surdos
Coorientador
Mestrado em Língua Gestual e Educação de Surdos (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2018 - 2019 A Língua Gestual Portuguesa no Ensino de Geometria Descritiva – Terminologia Específica
Coorientador
Mestrado em Língua Gestual e Educação de Surdos (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2014 - 2016 A Comunicação nas Pessoas Surdocegas em Portugal
Coorientador
Mestrado em Língua Gestual e Educação de Surdos (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2014 - 2016 Estudo Diacrónico dos Gestos da Língua Gestual Portuguesa nos Açores
Coorientador
Mestrado em Língua Gestual e Educação de Surdos (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2014 - 2016 Um olhar no ensino da língua gestual portuguesa nos Açores: estudo de caso sobre a interação no desenvolvimento linguístico
Coorientador
Mestrado em Língua Gestual e Educação de Surdos (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2017 - 2017 10 Anos de Língua Gestual Portuguesa na Universidade Católica Portuguesa
Conferência (Outra)
Centro de Investigação Interdisciplinar da Universidade Católica Portuguesa e Fundação para a Ciência e Tecnologia, Portugal
2017 - 2017 XII Fórum de Partilha Linguística
Conferência (Coorganizador)
Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2016 - 2016 XI Fórum de Partilha Linguística
Conferência (Outra)
Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2021/11 - Atual Una linguista na construcción dun avatar
Conferência
Seminar at Ciclo de Conferências da Facultade de Filoloxía e Tradución da Unversida de Vigo
Facultade de Filoloxía e Tradución de la Universidade de Vigo, Espanha

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2015 Influência da estrutura sintática da Língua Gestual Portuguesa na aquisição da estrutura SVO da Língua Portuguesa Oral em crianças com surdez e utilizadoras de Implante Coclear (Mestrado)

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2013/06/03 - 2013/11/30 Sign Language Acquisition Cadernos de Saúde - Universidade Católica Portuguesa

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2016 - 2016 La Importancia de los Corpus en la Investigación de la Adquisición del Lenguaje (Lengua Oral - Lengua de Signos) Especialização (Curso médio) Facultade de Filoloxía e Tradución de la Universidade de Vigo, Espanha
2013/12 - 2014/04 Bilinguismo e Surdez (Outros) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2013/12 - 2014/04 Linguística das Línguas Gestuais (Outros) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2013/12 - 2014/04 Recursos Lexicais para as Línguas Gestuais (Outros) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2013/12 - 2014/04 Investigação em Língua Gestuais (Outros) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2013/12 - 2014/04 Metodologias de Investigação I (Outros) Universidade Católica Portuguesa, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2018/09/01 - Atual Associação Portuguesa de Linguística Membro Sócio
2012/09 - Atual Sign Language Linguistics Society

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2021/05/01 - Atual Membro da Comissão Pedagógica do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa
Membro
Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde, Portugal
2021/05 - Atual Membro de Comissão Científica do Mestrado em Ensino de Língua Gestual Portuguesa
Membro
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal

Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde, Portugal

Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal