Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Rui João Teles da Silva Ramalho
Nomes de citação
- Ramalho, R.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- AE1A-2A85-8EF0
- ORCID iD
- 0000-0002-1446-7395
Domínios de atuação
- Ciências Exatas - Matemática
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2016
Concluído
|
Intervención Psicosocioeducativa en Educación Secundaria (Doutoramento)
Universidade de Vigo, Espanha
"A importância da estatística no desenvolvimento do pensamento crítico na formação de professores" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2005
Concluído
|
Perspectivas Didácticas em áreas Curriculares (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
|
|
2002
Concluído
|
Matemática/Educação (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
"Ensino da Lógica" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
1997
Concluído
|
Matemática (Licenciatura)
Especialização em Ramo Científico - Especialização em Computação
Universidade de Coimbra, Portugal
"Theorem Provers and Higher Order Logic" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2018 - Atual | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade Aberta, Portugal |
Universidade Aberta Departamento de Ciências e Tecnologia, Portugal | ||
2002/09 - Atual | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
1998 - 2005 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Piaget, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2017 - 2021 | ELISSE : E-LEARNING FOR INTERCULTURAL SKILLS IN SOCIAL EDUCATION
2017-1-FR01-KA203-037496
Investigador
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
Em curso
|
2018 - 2019 | Quality Education For All
CC0000
Outra
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
World Bank
Concluído
|
2015 - 2018 | CERTIC - ENHANCING AND UPGRADING ICT SKILLS OF TRAINERS IN THE SOCIOCULTURAL SECTOR
2015-1-BE01-KA203-013202
Investigador
|
Agência Nacional Belga
Concluído
|
2009 - 2012 | E-Teacher 2.0 - Empowering Teacher's ICT-Pedagogical Competencies
cc0035678
Investigador
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti Centro de Investigação Paula Frassinetti, Portugal
|
Desativado
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Resumo em conferência |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2012 - Atual | Potencialidades Educativas das TIC- Uso do Quadro Interativo: Uma prática no ensino da Educação Física
Orientador
|
Pós-Graduação TIC em contextos de aprendizagem (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2020 - 2022 | Influence of UX Design on User Adoption to Mobile Applications: A Case Study on na Event Management App
Orientador
|
MESTRADO EM INFORMAÇÃO E SISTEMAS EMPRESARIAIS (Mestrado)
Instituto Superior Técnico Departamento de Engenharia e Gestão, Portugal
|
2016 - 2016 | Literacia Estatística na Resolução de Problemas com Alunos do 5.º ano de Escolaridade
Orientador
|
|
2015 - 2016 | Triângulos e paralelogramos no 2º ciclo: aprendendo com tecnologia
Orientador
|
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 - 2012 | E-comunicação escola-casa
Orientador
|
Pós-Graduação TIC em contextos de aprendizagem (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 - 2012 | Análise da plataforma digital Site de Turma
Orientador
|
Pós-Graduação TIC em contextos de aprendizagem (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 - 2012 | Caderneta Digital
Orientador
|
Pós-Graduação TIC em contextos de aprendizagem (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 - 2012 | Recursos digitais no ensino experimental das ciências:Levantamento, construção e aplicação, na perspetiva da prática letiva
Orientador
|
Pós-Graduação TIC em contextos de aprendizagem (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 - 2012 | Recursos TIC em educação especial
Orientador
|
Pós-Graduação TIC em contextos de aprendizagem (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 - 2012 | TIC e contextos lúdicos de aprendizagem: Recursos para docentes da educação especial
Orientador
|
Pós-Graduação TIC em contextos de aprendizagem (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 - 2012 | As tecnologias ao serviço do ensino: apresentação de um ambiente virtual para docentes do 1º CEB
Orientador
|
Pós-Graduação TIC em contextos de aprendizagem (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2011 - 2011 | O e-portofólio em contextos de aprendizagem:Potencialidades do Mahara
Orientador
|
Pós-Graduação TIC em contextos de aprendizagem (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2010 - 2010 | A importância dos jogos na aprendizagem da matemática
Orientador
|
Pós-Graduação TIC em contextos de aprendizagem (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2010 - 2010 | Criação de recursos digitais para crianças com Necessidades Educativas Especiais do Agrupamento de Escolas de Mindelo
Orientador
|
Pós-Graduação TIC em contextos de aprendizagem (Licenciatura/Bacharelato)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2010 - 2010 | A matemática com as TIC no processo de ensino-aprendizagem: Construção de uma unidade didática
Orientador
|
Pós-Graduação TIC em contextos de aprendizagem (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2010 - 2010 | MatemaTIC- Uma aposta no futuro: Brincar com a Matemática no Pré-Escolar e no 1º ciclo do Ensino Básico, recorrendo às TIC
Orientador
|
Pós-Graduação TIC em contextos de aprendizagem (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2009 - 2009 | Repositório Digital para a Gestão do Conhecimento
Orientador
|
Pós-Graduação TIC em contextos de aprendizagem (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2009 - 2009 | Formação e E-Learning: Novos conhecimentos e Novas competências
Orientador
|
Pós-Graduação TIC em contextos de aprendizagem (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2008 - 2008 | Atividades Multimédia:Intervenção para discalcúlicos
Orientador
|
Pós-Graduação TIC em contextos de aprendizagem (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2013 - 2013 | I Seminário Internacional - Políticas e Integração das TIC na sala de aula
Seminário
|
I Seminário Internacional- Políticas e Integração das TIC na sala de aula
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2007 - 2007 | Congresso Internacional de Educação Básica: Do berlinde à PlayStation – Problemas e Perplexidades no Ensino Básico
Congresso
|
Congresso Internacional de Educação Básica: Do berlinde à PlayStation – Problemas e Perplexidades no Ensino Básico
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2004 - 2004 | Didática da Matemática
Encontro
|
Encontro Regional de Professores e Educadores
Associação Nacional de Professores, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2018 | Um pequeno Gesto!
Arguente principal
|
Sara Margarida Pereira Lopes Ramos (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018 | Nunca é tarde para aprender
Arguente principal
|
Elsa Cristina Gomes Coelho Ferreira Neto Sampaio (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018 | Por cada obstáculo, mil sonhos!
Arguente principal
|
Manuela Martins Machado (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018 | Utilização do programa TRACCH, numa criança com PEA, no domínio números e operações.
Orientador
|
Daniela Engrácia de Sousa Dinis (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2016 | Escola reflexiva: conceção de um dispositivo de avaliação de desempenho docente numa escola privada | (Mestrado) |
2003 | O computador no sucesso escolar. Estudo de caso | (Outro)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2003 | Os trabalhos de casa. Representações e intervenções dos pais | (Outro)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2003 | Dificuldades na aprendizagem da matemática no 1º ciclo do Ensino Básico. Contributo da resolução de problemas do Jardim de Infância | (Outro)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2003 | Desenvolvimento do conceito de número. O número e o lúdico em crianças de cinco anos | (Outro)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2002 | As operações aritméticas no jardim de infância | (Outro)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2002 | As aprendizagens matemáticas e a atividade lúdica na educação pré-escolar | (Outro)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2002 | O conceito de número High-scope- um currículo para desenvolver o conceito de número nos cinco anos | (Outro)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2002 | A importância do jogo no desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático | (Outro)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2013 - 2013 | Integrar Ferramentas WEB 2.0 no processo de aprendizagem | Especialização (Curso médio) | |
2013 - 2013 | Construção de Recursos Educativos Digitais | Especialização (Curso médio) | |
2013 - 2013 | Os portfólios educativos digitais | Especialização (Curso médio) | |
2013 - 2013 | Construir e avaliar recursos educativos digitais | Especialização (Curso médio) | |
2013 - 2013 | Internet segura no ensino | Especialização (Curso médio) | |
2013 - 2013 | As TIC no Ensino da Matemática | Especialização (Curso médio) | |
2013 - 2013 | Autilização das TIC no Pré Escolar e no 1º ciclo | Especialização (Curso médio) | |
2013 - 2013 | Problematizar Diferentes Referenciais e Instrumentos de Supervisão Pedagógica | Especialização (Curso médio) | |
2013 - 2013 | Ensino da Matemática com as TIC | Especialização (Curso médio) | |
2012 - 2012 | As TIC no Ensino da Matemática na Educação Infantil | Especialização (Curso médio) | |
2012 - 2012 | As TIC no Ensino da Matemática em Educação Básica | Especialização (Curso médio) | |
2012 - 2012 | Construir e avaliar recursos educativos digitais | Especialização (Curso médio) |