???global.info.a_carregar???
Evandro Samuel Ribeiro dos Santos Oliveira é Professor Associado na EAE Business School em Barcelona e diretor académico do mestrado em comunicação corporativa (#1 em Espanha no ranking do jornal ElMundo) e investigador associado do LabCom. Presidente re-eleito da seção de Comunicação Organizacional e Estratégica da associação académica internacional de Comunicação ECREA, colabora com a equipa de gestão da mesma desde 2018. Antes da EAE, foi professor na UAL, Serra Húnter na Universidade Autónoma de Barcelona e convidado na Universidade da Beira Interior.; assim como Professor de Comunicação Corporativa na HMKW em Berlim de 2017 a 2019 e director do mestrado ensinado em inglês em Relações Públicas e Marketing Digital. Colaborou com a Universidade de Münster, Universidade de Mannheim, Universidade de Berlim (FU), Universidade de Leipzig e Leipzig School of Media (Alemanha). Foi palestrante, visitante e conferencista convidado em várias universidades e instituições europeias e da América do Sul, produziu mais de 70 artigos e apresentações científicas. Em 2014, foi presidente da rede alemã de jovens investigadores de comunicação e política (naprok). Evandro Oliveira é licenciado e mestre pela Universidade do Minho e Doutor em Ciências Políticas e Sociais pela Universidade de Leipzig, Alemanha (Dr. rer. pol.); em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Dr. phil.) e com o título de Doutor (equivalencia) pela Universidade Autónoma de Barcelona em comunicação estratégica. As suas principais áreas de investigação são comunicação estratégica, comunicação de grupos da sociedade civil, comunicação e diversidade, comunicação intercultural, relações públicas, comunicação online e comunicação política. Entre 2012 e 2016 foi Investigador Associado na Universidade de Leipzig, para além de docente do mestrado em gestão da comunicação e do bacharelato em ciências da comunicação. É detentor do prémio bi-anual de excelência em investigação académica 2019 com a tese doutoral „The Instigatory Theory of NGO Communication“ atribuído pela EUPRERA (European Public Relations Education and Research Association) em conjunto com a PRCA (Public Relations and Communications Association) e a ICCO (International Communications Consultancy Organisation). A teoria foi publicada em 2019 pela Springer Nature. Iniciou a sua carreia profissional em 1996 como jornalista e trabalhou, entre outros, na Lusa, SIC, Jornais e Rádios por mais de 10 anos. Depois de 2004 começou a realizar projectos em Relações Públicas e Comunicação. Entre outros, colaborou com a Agência Espacial Europeia, Greenpeace, Comissão Europeia, UNICEF, Amnistia Internacional, 350.org, Pay Pal, MFG – Agência Pública de Inovação; governo da Catalunha e Ministério Regional das Finanças e Economia da Bade-Vurtemberga, Alemanha. Além disso, trabalhou para organizações como Fujitsu Services, NetApp, Det Norske Veritas, Air-Berlin e KPN-Dutch Telekom. Também orientou e liderou a equipa criativa para projetos nacionais e internacionais de comunicação e marketing em 2010 da QuadrigaArt Agency em Nova York e Washington, onde nomeadamente desenvolveu campanhas para as Smithsonian Institutions.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
EVANDRO SAMUEL RIBEIRO DOS SANTOS OLIVEIRA
Data de nascimento
1979/06/08
Género
Masculino

Nomes de citação

  • Oliveira, Evandro
  • Oliveira, Evandro Samuel

Identificadores de autor

Ciência ID
B119-8EE5-986F
ORCID iD
0000-0001-8974-4214
Google Scholar ID
uWAUDcUAAAAJ&hl
Scopus Author Id
6452385000

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação
  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação
  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação
  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação
  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Alemão Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1)
Holandês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Italiano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Catalão Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1)
Galego Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2021/04/26
Concluído
Doctorat en Comunicació Estratégica, Publicitat i Relations Públiques (equivalencia) (Doutoramento)
Universitat Autònoma de Barcelona, Espanha
2012 - 2017
Concluído
Promotion Kommunikationsmanagement (Doktor (PhD))
Universität Leipzig, Alemanha
"The Intigatory Theory of NGO Communication (ITNC)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Magna Cum Laude
2016
Concluído
Ciências da Comunicação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Comunicação Estratégica e Organizacional
Universidade do Minho, Portugal
"NGO Strategic Communication: An ontological approach to communication management" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2011
Concluído
Mestrado em Ciências da Comunicação - Comunicação Estratégica (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Ciências Sociais, Portugal
"Parte Curricular Mestrado" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
2010
Concluído
Ciências da Comunicação (Bacharelato)
Universidade do Minho Instituto de Ciências Sociais, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
14
2002
Concluído
Programa Erasmus (Licence)
Universität Leipzig, Alemanha
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
2002
Concluído
Licenciatura em Cumunicação Social (Licenciatura)
Universidade do Minho Instituto de Ciências Sociais, Portugal
"Estágio na Sic e Sic Notícias" (TESE/DISSERTAÇÃO)
15
1997
Concluído
Curso Secundário Tecnológico de Comunicação - Dominante de Humanidades (Ensino secundário)
Escola Secundária Almeida Garrett, Portugal
"Comunicação Empresarial: Estudo de Caso da Toyota/Salvador Caetano" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/09 - Atual Investigador (Investigação) Universidade da Beira Interior LabComIFP Comunicação Filosofia e Humanidades, Portugal
2021/06 - 2022/12 Investigador (Investigação) Universitat Autònoma de Barcelona, Espanha
2018/10/01 - 2021/09 Pós-doutorado (Investigação) Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal
2012 - 2018 Investigador (Investigação) Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal
2012 - 2018 Investigador (Investigação) Universität Leipzig, Alemanha

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/09 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) EAE Business School, Espanha
EAE Business School, Espanha
2022 - 2024/09 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal
2021/06 - 2022/12/31 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universitat Autònoma de Barcelona Facultat de Ciències de la Comunicació, Espanha
2021/03 - 2021/08 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2020/09 - 2021/08 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade da Beira Interior, Portugal
2018 - 2020 Professor Coordenador Principal (Docente Ensino Superior Politécnico) Hochschule für Medien Kommunikation und Wirtschaft GmbH, Alemanha

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2008/11/01 - 2017/01 Consultor de Comunicação para organizações e ONG’s. Estratégias e planos de comunicação, incluindo campanhas cross media e estratégia de média sociais. Eventos de média e assessoria de imprensa nos m UNICEF, Estados Unidos
2012 - 2013 Especialidade Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal
2010/09/01 - 2011/11/01 Coordenador Europeu de Comunicação para o dia de acção global - 10/10/10 Global Work Party - no qual mais de 7000 grupos, em 188 países sairam à rua para alertar para as alterações climáticas. Incluí 350.org, Estados Unidos
2010/10/01 - 2011/07 Investigação para a tese de mestrado. Publicação de um artigo e participação com comunicação no Workshop Internacional da European Communication Research and Education Association - Organizational and Universidade do Minho, Portugal
2010/02/01 - 2010/08/01 Director Criativo de campanhas de comunicação para clientes internacionais. Quadriga Art, Estados Unidos
1995/01/01 - 2010/01 Jornalista, animador, repórter, coordenador, correspondente internacional. Notícias, reportagem, edição, edição gráfica, edição de fotografias, redacção online, planificação, coordenação e investigaçã Sociedade Independente de Comunicação - SIC, Portugal
2009/12/01 - 2009/12/31 Correspondente na cimeira sobre o clima COP 15 Lusa Agência de Notícias de Portugal SA, Portugal
2007/11/01 - 2008/10/01 Gestor Global de Projecto de Comunicação. Assessor de Imprensa para a Europa e Porta-voz para Portugal. Desenvolveu e implementou estratégias globais e planos de comunicação. Co-criou o conceito de E Greenpeace International, Países Baixos
2007/04/01 - 2007/08/01 Consultor de Comunicação e Relações Públicas. Organizou e foi assistente em Post Flight tours e vários eventos em cidades Europeias com Astronautas Europeus, Americanos e Russos. Criou e Implementou European Space Agency, França
2006/06/01 - 2007/03/01 Operou e desenvolveu projectos no Network Appliance World Premium Customer Center. Geriu projectos de gestão de qualidade e desenvolveu scripts e iniciativas de Brandcom na KPN (Sympac). Coaching e fo Network Appliance, Países Baixos
2005/11/15 - 2006/06/01 European Services Helpdesk for Symantec (USA) Projectos para desenvolvimento de técnicas de aumento de vendas, team building e motivação. Customer Services agent: Telefone, email, web mail, e interfa Fujitsu Siemens BV, Países Baixos
2004/09/01 - 2005/06/01 Gestor de Projecto de Comunicação e Assessor de Imprensa da Air Berlin. Programa de reputação endémica e plano de comunicação. Case Study para rede e canais de vendas. Media Planner, tradução e adapt Air Berlin (AB PR Madrid), Espanha
2002/09/01 - 2003/06/01 Gestor de projecto para a criação da nova publicação, incluindo projecto gráfico. Director Adjunto e chefe de redacção. Gestor de 10 pessoas. Observador Semanário Independente de Gaia, Portugal
2001/04/01 - 2001/07/31 Assistente. Projecto pioneiro de prática linguística através de textos literários e de técnicas teatrais para estudantes da licenciatura em Português. Avaliado com excelente por Dr. Artur Pires da Sil Universität Leipzig, Alemanha
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2012/09/01 - 2016/08/31 COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA EM ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS PARA A PARTICIPAÇÃO CÍVICA, ACTIVISMO E CAMPANHAS DE MUDANÇAS
SFRH/BD/78148/2011
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2012/09 - 2016/08 COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA EM ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS PARA A PARTICIPAÇÃO CÍVICA, ACTIVISMO E CAMPANHAS DE MUDANÇAS
Provided by PTCRIS: SFRH/BD/78148/2011
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2015 - 2015 Perfil dos leitores de revistas sobre ambiente na Alemanha.
GREENPEACE
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Universität Leipzig Fakultät für Sozialwissenschaften und Philosophie, Alemanha
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2019/01/01 - 2019/12/31 Communication and Society Research Centre
UID/CCI/00736/2019
Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal

Universidade do Minho, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2021 - Atual What Communication professionals do?
Investigador
Hogeschool Leiden, Países Baixos
Em curso
2020 - 2022 Hashtags movement and strategic communication
GPRP
Investigador responsável
Universitat Autònoma de Barcelona, Espanha
Concluído
2013 - 2017 European Communication Monitor
EUPRERA
Bolseiro de Investigação
Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal

Universität Leipzig Fakultät für Sozialwissenschaften und Philosophie, Alemanha
Em curso
2014 - 2015 Latin Communication Monitor
Bolseiro de Investigação
Universidad Rey Juan Carlos - Campus de Fuenlabrada, Espanha
Em curso
2013 - 2014 Social media governance
LEIPZIG
Investigador responsável
Universität Leipzig Fakultät für Sozialwissenschaften und Philosophie, Alemanha

Universidade de São Paulo, Brasil

Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Evandro Oliveira; Nuno De Correia Brito. "Educação em Relações Públicas". (2024): https://journals.ipl.pt/cpublica/article/view/793.
    10.34629/CPUBLICA793
  2. Evandro Oliveira. "Las estrategias de comunicación en redes sociales de los artistas musicales: entendiendo las perspectivas relacionales y discursivas". Revista Internacional de Relaciones Públicas (2023): https://doi.org/10.5783/revrrpp.v13i26.847.
    10.5783/revrrpp.v13i26.847
  3. Evandro Oliveira; Joan Ramon Rodriguez-Amat; Isabel Ruiz-Mora; Ileana Zeler. "The Fluid and Disruptive Shape of Activism: Strategic Communication in #fridaysforfuture". International Journal of Strategic Communication (2023): https://doi.org/10.1080/1553118X.2023.2204299.
    10.1080/1553118X.2023.2204299
  4. Evandro Samuel Oliveira; Mariana Simoes. "A legitimidade através da comunicação no sector público: o caso da câmara municipal da Covilhã em tempos de Covid". Revista Internacional de Relaciones Públicas (2022): https://doi.org/10.5783/RIRP-23-2022-10-185-206.
    10.5783/RIRP-23-2022-10-185-206
  5. Oliveira, Evandro. "Customers Relations Tools Preferences from Young Urban Digital Natives in Different Cultures — An Explorative Study". (2022): https://doi.org/10.58050/comunicando.v11i2.276.
    https://doi.org/10.58050/comunicando.v11i2.276
  6. Oliveira, Evandro. "Customers Relations Tools Preferences from Young Urban Digital Natives in Different Cultures — An Explorative Study". (2022): https://doi.org/10.58050/comunicando.v11i2.276.
    https://doi.org/10.58050/comunicando.v11i2.276
  7. Alvarez-Nobell, Alejandro; Goncalves, Gisela; Oliveira, Evandro. "The Routledge Handbook of Nonprofit Communication". Revista Internacional de Relaciones Publicas (2022): https://publons.com/wos-op/publon/66075167/.
    10.5783/REVRRPP.V12I24.786
  8. David Ongenaert. "E. Oliveira, A. Duarte Melo & G. Conçalves: Strategic communication for non-profit organisations: Challenges and alternative approaches". Communications 42 3 (2017): https://doi.org/10.1515%2Fcommun-2017-0022.
    10.1515/commun-2017-0022
  9. Canel, M.-J.; Oliveira, E.S.; Luoma-aho, V.. "Exploring citizens’ judgments about the legitimacy of public policies on refugees: In search of clues for governments’ communication and public diplomacy strategies". Journal of Communication Management 21 4 (2017): 355-369. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85049170588&partnerID=MN8TOARS.
    10.1108/JCOM-02-2017-0025
  10. Canelo, Maria José; Oliveira, Evandro; Luoma-aho, Vilma. "Exploring citizens’ judgments about the legitimacy of public policies on refugees". (2017): http://hdl.handle.net/10400.6/10523.
    10.1108/JCOM-02-2017-0025
  11. Oliveira, Evandro Samuel; Universidade do Minho CECS Universidade de Leipzig; Ruão, Teresa; Universidade do Minho CECS. "Os quatro paradigmas da comunicação estratégica e o ensino em Portugal". (2016): http://revistas.ua.pt/index.php/sopcom/article/view/4148.
  12. Linke, A.; Oliveira, E.. "Quantity or quality? The professionalization of social media communication in Portugal and Germany: A comparison". Public Relations Review 41 2 (2015): 305-307. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84947490930&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.pubrev.2014.11.018
Capítulo de livro
  1. Evandro Oliveira. "Civic relations". 2022.
    10.4324/9781003170563-7
  2. Evandro Oliveira. "A conceptual approach for strategic communication". 2022.
    10.4324/9781003170563-21
  3. Gonçalves, Gisela; Oliveira, Evandro; Gisela Gonçalves; Evandro Oliveira. "Introducing Nonprofit Communication and Mapping the Research Field". Routledge, 2022.
    10.4324/9781003170563-1
  4. Gonçalves, Gisela; Oliveira, Evandro. "Introducing Nonprofit Communication and Mapping the Research Field". Routledge, 2022.
    10.4324/9781003170563-1
  5. Oliveira, Evandro. "Von innen heraus: Vier Dynamiken der Legitimation von NGOs und Kirchen". 2016.
    10.1007/978-3-658-11022-2_7
  6. Oliveira, Evandro; Gonçalves, Gisela. "Talk to me and I will talk for you: Relationships between citizens and politics using the example of Portuguese Members of Parliaments’ online communication". Vernon Press, 2016.
  7. Oliveira, Evandro; Melo, Ana Duarte; Gonçalves, Gisela. "Strategic communication in non-profit organisations: Challenges and alternative approaches". Vernon Press, 2016.
Edição de livro
  1. Gonçalves, Gisela; Oliveira, Evandro. The Routledge Handbook of Nonprofit Communication. New York, Estados Unidos: Routledge. 2022.
    Publicado • 10.4324/9781003170563 • Editor
Livro
  1. Oliveira, Evandro; Gonçalves, Gisela. The normative imperative: Sociopolitical challenges of strategic and organizational communication. LabCom Books. 2023.
    10.25768/654-941-1
  2. Gonçalves, Gisela; Oliveira, Evandro. Handbook of non-profit communication. Routledge. 2022.
    10.4324/9781003170563
  3. Gonçalves, Gisela; Oliveira, Evandro. Handbook of non-profit communication. Routledge. 2022.
    10.4324/9781003170563
  4. Oliveira, Evandro. The Instigatory Theory of NGO Communication. 2019.
    10.1007/978-3-658-26858-9
  5. Simone Huck-Sandhu. Interne Kommunikation im Wandel. Alemanha. 2016.
  6. Oliveira, E.; Linke, A.; Kunsch, M.K.; Zerfass, A.. How global is the web 2.0 hype? A comparison of social media communication in Brazil, Germany and Portugal. 2015.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022 - Atual Storytelling & PR
Orientador
Public Relations (Doutoramento)
Fundació Universitat Autónoma de Barcelona, Espanha
2021 - 2022 Strategic Communication of Environmental NGOs in Mexico
Orientador
Public Relations and Digital Marketing (Mestrado)
Hochschule für Medien Kommunikation und Wirtschaft GmbH, Alemanha
2021 - 2022 Government Communication in the new media epoch: How Gana´s government tackled Fake News on Covid 19
Coorientador
Public Relations and Digital Marketing (Mestrado)
Hochschule für Medien Kommunikation und Wirtschaft GmbH, Alemanha
2020 - 2021 Stereotypes and nation branding
Coorientador de Despina Koutropoulou
Public Relations and Digital Marketing (Mestrado)
Hochschule für Medien Kommunikation und Wirtschaft GmbH, Alemanha
2020 - 2021 Legitimidade através da comunicação no sector público: A comunicação autárquica em tempos de covid-19
Orientador
Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2020 - 2021 Interne Kommunikation und Wissensmanagement
Orientador
Corporate Media (Mestrado)
Leipzig School of Media, Alemanha
2019 - 2020 World, Wide, Wider: How the independent journalist’s practice has been disrupted by digitised newsrooms
Orientador
Convergent Journalism (Mestrado)
Hochschule für Medien Kommunikation und Wirtschaft GmbH, Alemanha
2019 - 2020 Die Bedeutung des Faktors Transparenz in der Krisenkommunikation von Unternehmen
Orientador
Corporate media (Mestrado)
Leipzig School of Media, Alemanha
2018 - 2019 Online Communication Strategies and Content from the British, American and French Embassies in Berlin
Orientador
Convergent Journalism (Mestrado)
Hochschule für Medien Kommunikation und Wirtschaft GmbH, Alemanha
2018 - 2019 Framing of political conflicts by the media: Analyzing the case of Catalonia.
Orientador
Convergent Journalism (Mestrado)
Hochschule für Medien Kommunikation und Wirtschaft GmbH, Alemanha
2018 - 2019 Themenführerschaft im Content Marketing am Beispiel der Elektromobilität
Orientador
Corporate Media (Mestrado)
Leipzig School of Media, Alemanha
2015 - 2016 Communication controlling: origins, academic proposals and case study of five organizations
Orientador
Communication management (Mestrado)
Syracuse University, Estados Unidos

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023/07 - 2023/07 The normative imperative: sociopolitical challenges of strategic and organisational communication. Conference from ECREA - Organisational and Strategic Communication Section. (2023/07 - 2023/07)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade da Beira Interior LabComIFP Comunicação Filosofia e Humanidades, Portugal

Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2022 Strategic Communication of Environmental NGOs in Mexico
Presidente do júri
Erik Villegas (Mestrado)
Hochschule für Medien Kommunikation und Wirtschaft GmbH, Alemanha

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2023/09 - 2023/09 Responsible Communication - or Communicating Responsibility? - 24th Annual Congress EUPRERA and University of Prague
2023/07 - 2023/07 The normative imperative: sociopolitical challenges of strategic and organisational communication ECREA Organisational and Strategic Communication, LabCom and UAL
2022/10 - 2022/10 Rethink Impact! 9th European Communication Conference ECREA and Aarhus University
2022/09 - 2022/09 Public Relations in the Risk Society: Dealing with Uncertainty, Insecurity and Crisis - 23th Annual Congress EUPRERA and University of Wien
2022/02 - 2022/02 A new era of (digital) teaching? Theory, Creativity and Responsibility in Communication Education ECREA Organisational and Strategic Communication. Macromedia University
2021/09 - 2021/09 The Camino of strategic communication: (re)discovering the human element in public relations in unpredictable times - 22th Annual Congress EUPRERA and University of Pamplona
2021 - 2021 8th ECREA European Communication Conference (Virtual) ECREA and Universidade do Minho
2020 - 2020 8th ECREA European Communication Conference ECREA and Universidade do Minho
2018 - 2018 Corporate Social responsibility and Citizens´s Activism in times of political disruption ECREA Organisational and Strategic Communication Section and University of Malaga
2015/12 - 2015/12 Strategic Communication for Non-Proft Organisations: Challenges and Alternative Approaches ECREA OSC and University of Leipzig
2015/10 - 2015/10 Research Workshop of NAPROK NAPROK - University of Greifswald

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2023 - Atual Revista Organicom (2238-2593) Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo
2020 - Atual Revista Internacional de Relaciones Públicas (2174-3681) Universidad de Málaga (España)

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2022 - 2023 Metodologias para o estudo do Fenómeno Comunicativo II Media e Sociedade no Contexto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (Doutoramento) Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal
Distinções

Prémio

2023 Excelencia Investigadora en Relaciones Públicas
Asociación de Investigadores en Relaciones Públicas AIRP, Espanha
2019 Best European dissertation

Título

2017 Professor for Corporate Communication
Hochschule für Medien Kommunikation und Wirtschaft GmbH, Alemanha

Outra distinção

2002 Prémio de Mérito Escolar
Universidade do Minho, Portugal
1999 Prémio de Mérito Escolar
Universidade do Minho, Portugal