???global.info.a_carregar???
Madalena Xavier completed her Ph.D. in Human Motricity, specializing in dance, in 2017 from the University of Lisbon - Faculty of Human Motricity. Additionally, she obtained a Master's degree in Contemporary Culture and New Technologies in 2010 from the New University of Lisbon - Faculty of Social Sciences and Humanities, and a Bachelor's degree in Dance - Performance Branch in 2002 from the Polytechnic Institute of Lisbon - School of Dance. Currently, she holds the position of Coordinator Professor at the Polytechnic Institute of Lisbon. She has published articles in specialized journals and has been involved as a researcher or research leader in projects within the field of arts research, specifically in dance. Her academic and artistic activities focus on the Humanities, with an emphasis on Contemporary Dance. In her Ciência Vitae curriculum, the most frequent terms in the context of scientific, technological, and artistic-cultural production include Choreographic Creation, Methods and Processes of creation, and Education.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Madalena Xavier Santos Rodrigues da Silva

Nomes de citação

  • Xavier, Madalena

Identificadores de autor

Ciência ID
B210-10D2-D712
ORCID iD
0000-0003-4713-6397

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Artes
Formação
Grau Classificação
2017
Concluído
Doutoramento em Motricidade Humana - especialidade de dança (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
"Processos de criação coreográfica em Portugal: Uma proposta de intervenção artístico-pedagógica/ Choreographic Creation Processes in Portugal: An Artistic-Pedagogical Intervention Proposal"" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado com Distinção e Louvor / Approved with Distinction and Honors
2010
Concluído
Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"O movimento do corpo disciplinado" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
2002
Concluído
Licenciatura em Dança - Ramo de Espetáculo (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
"N/A" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
1997
Concluído
Curso de Bailarinos Profissionais (Ensino secundário)
Escola de Dança do Conservatório Nacional, Portugal
"N/A" (TESE/DISSERTAÇÃO)
15
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016 - Atual Investigador (Investigação) Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/09/01 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2004/05/01 - 2023/08/01 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/05 - Atual Subdirector de Unidade Orgânica Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2021/05 - Atual Coordenadora do Curso de Mestrado em Criação Coreográfica e Práticas Profissionais Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2017/09/01 - 2021/05 Coordenadora do Curso de Licenciatura em Dança Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2014/01/08 - 2017/01/04 Presidente do Conselho Pedagógico Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2001/03/05 - 2003/01/03 Técnica de Produção Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2024 - 2025 T:ME - Laboratório de Investigação Artística
000000000000
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
Em curso
2023/09/01 - 2024/09/01 Modos de fazer ver a obra coreográfica – o percurso de Victor Hugo Pontes
MFVOC – VHP
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal

Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., e pelo Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais (GEPAC), Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa
Em curso
2021/09/01 - 2023/03/06 Criação Coreográfica – Processo, registo e análise (IPL/2021/CC-PRA_ESD)
IPL/2021/CC-PRA_ESD
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Concluído
2021/03/01 - 2022/07/31 Novas Conexões / New Links
Novas Conexões
Investigador responsável
Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., e pelo Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais (GEPAC), Portugal
Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., e pelo Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais (GEPAC)
2018/01/10 - 2019/10/31 Residências Artísticas – Práticas Colaborativas (integrado no Projeto OPEM LISBOA)
Residencias Artísticas ESD
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Xavier, Madalena. "Criação Coreográfica, Interpretação Contemporânea e Mediação Artística em Dança". Trabalho apresentado em XIX Encontro da AULP, Lisboa, 2019.
  2. Xavier, Madalena. "“(Re)Pensar o ensino da Composição Coreográfica". Trabalho apresentado em Corpos (Im)perfeitos na Performance Contemporânea / Im(perfect) Bodies in Contemporary Performance, almada, 2012.
Artigo em revista
  1. Fernandes, João; Xavier, Madalena. "Modos de materializar a obra coreográfica - um sistema de análise". Capim Dourado: Diálogos em Extensão (2025): https://doi.org/10.20873/WAYSOFMATER.
    10.20873/WAYSOFMATER
  2. Fernandes, João; Xavier, Madalena. "O perfil do coreógrafo e a construção de uma identidade coreográfica". Revista Estud(i)os de Dança (2024): https://doi.org/10.53072/RED202402/00206.
    10.53072/RED202402/00206
  3. Pinheiro, Inês Zinho; Xavier, Madalena. "Sentimento de Pertença ao grupo em processos de exploração do movimento". Revista Estud(i)os de Dança 1 2 (2023): 1-16. http://dx.doi.org/10.53072/red202302/00202.
    Publicado • 10.53072/red202302/00202
  4. Inês Zinho Pinheiro; Madalena Xavier. "Sentimento de ‘pertença ao grupo’ em processos de exploração do movimento". Revista Estud(i)os de Dança (2023): https://doi.org/10.53072/RED202302/00202.
    10.53072/RED202302/00202
  5. Ângelo Miguel Neto; Madalena Xavier; João Fernandes. "olhar sobre a criação coreográfica contemporânea no seu potencial educativo". Convergences - Journal of Research and Arts Education (2023): https://doi.org/10.53681/c1514225187514391s.26.25.
    10.53681/c1514225187514391s.26.25
  6. Xavier, Madalena. "Da criação à formação: lugar de experimentação". Revista Estud(i)os de Dança 1 1 (2023): 1-12. https://ojs.fmh.ulisboa.pt/index.php/red/article/view/17.
    Publicado
  7. Madalena Xavier. "Da criação à formação". Revista Estud(i)os de Dança (2023): https://doi.org/10.53072/RED202301/00203.
    10.53072/RED202301/00203
  8. Xavier, Madalena. "Possibilidades e especificidades do processo de criação coreográfica: A Pertinência dos Seres - um caso de estudo". Revista Portuguesa de Educação Artística 12 1 (2022): 43-56. https://rpea.madeira.gov.pt/index.php/rpea/article/view/209.
    Publicado
  9. Neto, Angelo; Xavier, Madalena; Fernandes, João. "Uma Cartografia para o Intérprete Contemporâneo". Revista Portuguesa de Educação Artística (2021): https://rpea.madeira.gov.pt/index.php/rpea/article/view/157.
  10. Xavier, Madalena. "Um olhar sobre a criação coreográfica contemporânea no seu potencial educativo". Convergências - Revista de investigação e ensino das artes (2020): http://convergencias.esart.ipcb.pt/?p=article&id=390.
    Publicado
  11. Xavier, Madalena. "Contextos, Impulsos e Temáticas da Criação Coreográfica Contemporânea Nacional. Que Tendências?". Revista Portuguesa de Educação Artística 6 1 (2016): 25-41. https://doi.org/10.34639/rpea.v6i1.11.
  12. Xavier, Madalena. "Criatividade em Dança: Conceções, Métodos e Processos de Composição Coreográfica no Ensino da Dança". Revista Portuguesa de Educação Artística 3 1 (2013): 57-69. https://doi.org/10.34639/rpea.v3i1.95.
    Publicado
  13. Xavier, Madalena. "Criação Coreográfica Contemporânea – Percursos no singular". Convergências - Revista de Investigação e Ensino das Artes VI 11 (2013): http://convergencias.ipcb.pt.
    Publicado
Website
  1. Xavier, Madalena. Pesquisar, criar, evocar: Linguagens de um encontro.. 2018. https://www.teatrosaoluiz.pt/wp-content/uploads/2019/04/web-folhadesala-16x23-4p-2.pdf.
  2. Xavier, Madalena. Métodos e Processos de Criação Coreográfica. Newsletter CDI, nº 19.. 2012. https://www.esd.ipl.pt.
  3. Xavier, Madalena. Aplicação em contexto escolar de uma metodologia artística: Francisco Camacho. Estúdio 10 – ESD. 2006. https://www.esd.ipl.pt.

Artística / Interpretação

Coreografia
  1. Xavier, Madalena & Fernandes, João (Compositor). 2023. O que pode um corpo. ESD.
  2. Madalena Xavier (Compositor). 2022. "Fogo- Fátuo" (coreografia para filme). Quinzena dos Realizadores de Cannes - 2022.
  3. 2019. Princípio da queda, início do fim.
  4. Madalena Xavier (Compositor). 2014. Adormece que o sonho aparece. Escola Superior de Dança.
  5. Madalena Xavier (Compositor). 2013. Quantos podemos ser. Curso de Licenciatura em Dança - ESD/IPL.
  6. Madalena Xavier (Compositor). 2013. Coreografia para videoclip de “7/4” de Memória de Peixe. Memória de Peixe.
  7. Madalena Xavier (Compositor). 2011. “Entro, atravesso, percorro, meço”. Escola Superior de Dança.
  8. Madalena Xavier (Compositor). 2009. A possibilidade de. Escola Superior de Dança.
  9. dirigido por Beatriz Cantinho e Ricardo Jacinto (Compositor). 2009. Eye Height” projeto interdisciplinar. Local de Apresentação: Fábrica da Pólvora..
  10. Madalena Xavier (Compositor). 2007. “Qualquer Um”. Escola Superior de Dança.
  11. Madalena Xavier (Compositor). 2006. Coreografia para videoclip de “Our hearts will beat as one” de David Fonseca. Produção: Universal Music S.A. Portugal e Realização: Pedro Cláudio.
  12. Madalena Xavier e Joana Brandão (Compositor). 2006. “Super-Heróis”. Centro Cultural de Belém - Box Nova.
  13. Rui Lopes Graça (Compositor). 2005. Sopro. Companhia Rui Lopes Graça.
  14. dirigido por Beatriz Cantinho (Compositor). 2005. Untitled # 2” projeto interdisciplinar. Casa Municipal da Juventude de Almada..
  15. Rui Lopes Graça (Compositor). 2004. Antídoto. Companhia Rui Lopes Graça.
  16. Madalena Xavier e Lígia Soares (Compositor). 2004. "The end and then". Centro Cultural de Belém - Box Nova.
  17. Madalena Xavier (Compositor). 2004. “Estar de fora para ver”. Programação Centro Cultural da Malaposta.
  18. Ana Rita Barata - VO'Arte (Compositor). 2004. “Cidade Nua”. Vo'Arte.
  19. Ana Rita Barata - Vo'Arte (Compositor). 2003. Sarva Mangalam. Vo'Arte.
  20. Coordenação de Sita Popat/ Coreografia Wayne MacGregor (Compositor). 2002. "Eurodans” projeto. ELIA Biennial Conferences – Dublin.
  21. Frédéric Flamand (Compositor). 2000. “The Future of Work”. Charleroi Danses.
Gravação vídeo
  1. Xavier, Madalena; Madragoa Filmes (Produtor); João Botelho (Realizador). 1994. “As Três Palmeiras”.
  2. Xavier, Madalena; Madragoa Filmes (Produtor); João Botelho (Realizador). 1992. “No dia dos meus anos”.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2022/11/08 Atlas Criativo: uma ferramenta pedagógica para o ensino da composição coreográfica 3º Seminário PRODAN de pesquisas implicadas – Programa Profissional em Dança
Universidade Federal da Bahia (São Salvador , Brasil)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023/09 - 2024/12 (Dis)Forma: Processo Criativo de um Solo
Orientador
Criação Coreográfica e Práticas Profissionais (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2022/09 - 2024/12 U_REALITIES : um projeto de fusão de danças de rua, urbanas, contemporâneas, tecnologias e emoções
Orientador
Criação Coreográfica e Práticas Profissionais (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2023/09/01 - 2024/10/31 A coragem de ser eu pluralidade no processo criativo
Orientador
Mestrado em Criação Coreográfica e Práticas Profissionais (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2022/09/01 - 2024/10/31 A libertação do intérprete: uma reflexão a partir do estágio realizado na GöteborgsOperans Danskompani
Orientador
Criação Coreográfica e Práticas Profissionais (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2022/09/01 - 2024/10/24 "A dramaturgia de um processo de criação a partir do projeto coreográfico TAKE"
Orientador
Criação Coreográfica e Práticas Profissionais (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2023/09/01 - 2024/09/27 Isto não é um solo: processo coreográfico de um (quase) solo
Orientador
Mestrado em Criação Coreográfica e Práticas Profissionais (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2023/03/01 - 2023/12/14 Nabia: virtual reality movement exploration and choreographic tool
Coorientador
Mestrado em Audiovisual e Multimédia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2023/09 - 2023/12 “A corporalidade do ator no teatro convencional: quebra da hierarquia dos elementos cénicos numa prática artística e contemporânea uni-disciplinar”
Orientador
Artes Cénicas (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022/09/01 - 2023/07/31 "GOODBYE: processos de criação coreográfica"
Orientador
Criação Coreográfica e Práticas Profissionais (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2021/09/01 - 2022/12/31 "A pluralidade de estímulos sonoros como ferramenta para o aprimoramento das qualidades técnicas e artísticas na técnica de dança contemporânea com a turma do 1º ano do curso básico de dança na escola da Companhia de Dança de Almada".
Orientador
Mestrado em Ensino de Dança (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2021/09/01 - 2022/11/01 "Criar| |espaço: a arquitetura como estímulo para o desenvolvimento de competências criativas nos alunos do 3º e 4º ano do ensino artístico especializado da Escola de Dança Ana Mangericão" O presente Relatório de Final de Estágio, integrado no Curso de Mestrado em Ensino de Dança da Escola Superior de Dança, visa expor, organizar, fundamentar e explicitar qual a ação da prática de lecionação desenvolvida no ano letivo de 2021/2022 na Escola de Dança Ana Mangericão.
Orientador
Mestrado em Ensino de Dança (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2020/09/01 - 2022/10/31 "Uma perspetiva sobre o ensino da composição coreográfica com alunos de 8º ano do Ginasiano Escola de Dança"
Orientador
Mestrado em Ensino de Dança (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2019 - 2022 “Dança, educação e criação: lugares de encontro”
Coorientador
Educação Artística (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2019/09 - 2021/10 “As estratégias de aplicação dos conteúdos do ensino-aprendizagem da composição coreográfica na disciplina técnica de palco da Escola de Dança do Conservatório de Música David Souza”
Orientador
Mestrado em Ensino de Dança (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2019/09/01 - 2020/12/26 "A exploração do conceito de presença em palco no contexto da técnica de dança contemporânea com a turma de 7º e 8º ano do curso secundário de dança da Escola da Companhia de Dança de Almada"
Orientador
Mestrado em Ensino de Dança
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2019/09/01 - 2020/11/24 “Contributos do registo sistematizado do processo criativo com vista ao desenvolvimento de um vídeo dança no âmbito da disciplina de oficinas de dança, do 12º ano da ART'J”
Orientador
Mestrado em Ensino de Dança (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2018 - 2019 A importância da introdução do contacto-improvisação como prática regular de desenvolvimento de competências no currículo do ensino vocacional: alunos de 4º, 5º e 6º ano do Conservatório de Dança do Vale do Sousa
Orientador
Mestrado em Ensino de Dança (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2018 - 2019 Um corpo total um rosto presente: conceção coreográfica a par do sentido interpretativo do aluno no desenvolvimento do ateliê coreográfico com os 6º, 7º e 8º anos da Escola de Dança do Lugar Presente
Orientador
Mestrado em Ensino de Dança (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2018 - 2019 "O contributo das ferramentas de composição coreográfica no contexto da aula de técnica de dança contemporânea e moderna como estímulo para a criatividade"
Orientador
Mestrado em Ensino de Dança (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2017 - 2017 Da palavra ao movimento: O Sistema de análise textual de Stanislavsky nos processos de composição coreográfica, no âmbito da disciplina Oficina de Dança, do 1.º Ano de Dança do Balleteatro Escola Profissional
Orientador
Ensino de Dança (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2016 - 2017 "A integração de elementos de composição coreográfica na disciplina de técnica de dança contemporânea no 4º ano do curso básico de dança da Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha"
Orientador
Ensino de Dança (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2012 - 2013 "Lado a Lado" Relatório Final de Projecto de Criação apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do Grau de Mestre na Especialidade de Criação Coreográfica Contemporânea.
Orientador
Criação Coreográfica Contemporânea (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2020/07/22 - 2020/07/22 UP2 Dance (Companhia de Dança de Almada) Participação ativa na mesa-redonda “Profissionalização do Bailarino: O papel das escolas de Formação Artística Especializada em dança”. Organizado pela Companhia de Dança de Almada e Balletto di Roma (Itália), Derida Dance Centre (Bulgária), Magenta Consultoria (Espanha), Polish Dance Theatre (Polónia) e ICK (Holanda).
Mesa-redonda
UP2 Dance - Profissionalização do Bailarino: O papel das escolas de Formação Artística Especializada em dança
2019/10/04 - 2019/10/04 Festival Quinzena de Dança de Almada | Sessão “Video Dance- Animation and Digital Techniques”, preparação e apresentação de uma sessão comentada.
Festival
Festival Quinzena de Dança de Almada - “Video Dance- Animation and Digital Techniques”
2018/03/16 - 2018/03/17 Encontros para o Futuro I – O ensino da dança: Desafios e Perspetivas OPART - Estúdios Victor Córdon Moderadora do Painel Pensar a Dança – Coreógrafos (Olga Roriz, João Fiadeiro e Victor Hugo Pontes) Encontros para o Futuro I – O ensino da dança: Desafios e Perspetivas
2013/09 - 2013/09 Conferência Internacional Corpos (Im)perfeitos na Performance Contemporânea. Centro de estudos em artes performativas – FMH / CDA – 20ª Quinzena de dança de Almada / INET-md.
Conferência
Conferência Internacional Corpos (Im)perfeitos na Performance Contemporânea
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024 Danças na Cidade - Projeto de Screendance: a cidade na dança através de uma prática televisiva
Arguente
Daniel Gorjão (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2024 Da materialidade do corpo na interpretação: uma reflexão sobre o papel do intérprete na obra “Dança, onde estás?” de Né Barros e Jorge Gonçalves
Presidente do júri
Catarina Branco (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2024 ISTO NÃO É UM SOLO Processo coreográfico de um (quase) solo
Orientador
Vanessa Raquel Vieira da Cunha (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2024 A Coragem de ser Eu Pluralidade no Processo Criativo
Orientador
Diogo Oliveira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2024 A libertação do intérprete: Uma reflexão a partir do estágio realizado na GöteborgsOperans Danskompani
Orientador
Roberto Seller (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2024 A dramaturgia de um processo de criação a partir do projeto coreográfico TAKE
Orientador
Maria da Conceição Castro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2024 Dinâmicas de cocriação e colaboração na peça TAKE
Presidente do júri
António Manuel Cabrita Teixeira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2024 Adamastor: Processo de Criação Coreográfica
Presidente do júri
Ricardo Ambrózio (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2024 Atopos [impulso tornado em nuvens]
Presidente do júri
Beatriz Mira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2024 A criação de personagens e o trabalho colaborativo em coreografia
Presidente do júri
Marta Jardim (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2024 (Dis)Forma: Processo Criativo de um Solo
Orientador
Marta Filipa Amaral Fonseca de Almeida (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2024 U_REALITIES : um projeto de fusão de danças de rua, urbanas, contemporâneas, tecnologias e emoções
Orientador
Ana Rita Berto Martins (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2024 Katábasis: O corpo de experiências no processo criativo
Presidente do júri
Valter Renato Ferreira Fernandes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2024 Pulso: Qual o potencial humano para incorporar a essência do som?
Presidente do júri
Filipa Peraltinha (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2023 “A corporalidade do ator no teatro convencional: quebra da hierarquia dos elementos cénicos numa prática artística e contemporânea uni-disciplinar”
Orientador
Noeli Kikuchi (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2023 GOODBYE: processos de criação coreográfica
Orientador
Andreia Alpuim (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2023 Cabeça por Ccabeça Processo de Criação Coreográfica
Presidente do júri
Monica Monteiro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2023 ‘O QUÊ?’ Encontro do Corpo com Beckett
Presidente do júri
Mariana Rodrigues Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2023 Kaput! um protótipo de toda a coreografia
Presidente do júri
Joana Franco (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2023 Processo de criação coreográfica #mulheres
Presidente do júri
Joana Mestre (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2022 “Estágio “Criar| |espaço: A arquitetura como estímulo para o desenvolvimento de competências criativas nos alunos do 3º e 4º ano do ensino artístico especializado da Escola de Dança Ana Mangericão”
Orientador
Alice Duarte (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2022 “Uma perspetiva sobre o ensino da composição coreográfica com alunos de 8º ano do Ginasiano Escola de Dança”
Orientador
Sara Garcia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2022 “A pluralidade de estímulos sonoros como ferramenta para o aprimoramento das qualidades técnicas e artísticas na técnica de dança contemporânea com a turma do 1º ano do curso básico de dança na escola da Companhia de Dança de Almada”
Orientador
Inês Coimbra (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2022 "Chronos: Como a tecnologia influencia o tempo em cena e no performer”
Arguente
Rita Duarte (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2021 ABORDAGENS SOMÁTICAS NA FORMAÇÃO EM DANÇA NO ENSINO SUPERIOR: Processos de percepção-sensibilidade a partir de um estudo entre Lisboa e o Rio de Janeiro
Arguente
Marina Magalhães (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2021 “As estratégias de aplicação dos conteúdos do ensino-aprendizagem da composição coreográfica na disciplina técnica de palco da Escola de Dança do Conservatório de Música David Souza”
Orientador
Gláucio Romeiro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2020 “A exploração do conceito de presença em palco no contexto da técnica de dança contemporânea com a turma de 7º e 8º ano do curso secundário de dança da Escola da Companhia de Dança de Almada”
Orientador
Bruno Duarte (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2020 “Contributos do registo sistematizado do processo criativo com vista ao desenvolvimento de um vídeo dança no âmbito da disciplina de oficinas de dança, do 12º ano da ART'J”
Orientador
Anita Alves (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2019 “O contributo das ferramentas de composição coreográfica no contexto da aula de Técnica de Dança Contemporânea e Moderna como estímulo para a criatividade nos alunos do 4º ano do curso artístico especializado do Ginasiano Escola de Dança”
Orientador
Isabel Lobo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2019 “Um corpo total um rosto presente: conceção coreográfica a par do sentido interpretativo do aluno no desenvolvimento do ateliê coreográfico com os 6º, 7º e 8º anos da Escola de Dança do Lugar”
Orientador
Mélanie Gonçalves Ferreira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2018 A importância da introdução do contacto-improvisação como prática regular de desenvolvimento de competências no currículo do ensino vocacional: alunos de 4º, 5º e 6º ano do Conservatório de Dança do Vale do Sousa” para a criatividade nos alunos do 4º ano do curso artístico especializado do Ginasiano Escola de Dança”
Orientador
Sara Bernardo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2017 “A integração de elementos de composição coreográfica na disciplina de técnica de dança contemporânea”
Orientador
Ângelo Cid Neto (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2017 “Da palavra ao movimento: o sistema de análise textual de Stanislavsky nos processos de composição coreográfica, no âmbito da disciplina Oficina de Dança, do 1.º ano de Dança do Balleteatro Escola Profissional”
Orientador
Rita Grade (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2012 "Outra Voz” - projeto em criação coreográfica.
Orientador
Carolina Cantinho (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2012 “Lado a Lado”
Orientador
João Fernandes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2011 A presença do corpo na dança contemporânea
Arguente principal
Mariana Pimentel (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2024/03/12 - 2024/04/09 Revista RED Estud(i)os de Dança (2184-9951 [Online]) Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança - INET-md, polo FMH, Universidade de Lisboa e Centro de Estudos em Artes Performativas - CEAP.
2024/02/01 - 2024/03/16 RHINOCERVS: Cinema, Dança, Música, Teatro Instituto Politecnico de Lisboa
2022/04 - 2022/04 RIACT – Revista de Investigação Artística, Criação e Tecnologia (2184-8459) faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2018 - 2020 Coordenadora da Comissão ad hoc para a criação do Curso de Mestrado em Criação Coreográfica e Práticas Profissionais
Presidente / Vice-presidente
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2014/09/01 - 2017/08/31 Membro da Comissão Científica do Curso de Licenciatura em Dança - IPL
Membro
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2010/09/01 - 2012/08/31 Membro da Comissão Cientifica do Curso de Mestrado em Criação Coreográfica Contemporânea
Membro
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2009 - 2010 Membro da Comissão ad hoc para a criação do Curso de Mestrado na Especialidade em Criação Coreográfica Contemporânea
Membro
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2024 - 2024 Júri dos Prémios de Reconhecimento de Atividades com Relevância na Comunidade – Prémio de Excelência” atribuido pelo Instituto Politécnico de Lisboa - 2024 Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2023 - 2024 Avaliadora Externa de Desempenho Docente (2023/2024) – C.F. Calvet De Magalhães
2021/07 - 2021/07 Júri de Relatório de Investigação do 2º ano de Doutoramento em Arte dos Media – Universidade Lusófona.
2020 - 2021 Júri dos Prémios Científicos do IPL-CGD - edição 202o e 2021 Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2018 - 2018 Júri da 3ª edição do Concurso anual para Projetos de Investigação, Desenvolvimento, Inovação e Criação Artística (IDI&CA) IPL 2018 - painel das Escolas Artísticas. Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal