???global.info.a_carregar???
Madalena Xavier completed her Ph.D. in Human Motricity, specializing in dance, in 2017 from the University of Lisbon - Faculty of Human Motricity. Additionally, she obtained a Master's degree in Contemporary Culture and New Technologies in 2010 from the New University of Lisbon - Faculty of Social Sciences and Humanities, and a Bachelor's degree in Dance - Performance Branch in 2002 from the Polytechnic Institute of Lisbon - School of Dance. Currently, she holds the position of Coordinator Professor at the Polytechnic Institute of Lisbon. She has published articles in specialized journals and has been involved as a researcher or research leader in projects within the field of arts research, specifically in dance. Her academic and artistic activities focus on the Humanities, with an emphasis on Contemporary Dance. In her Ciência Vitae curriculum, the most frequent terms in the context of scientific, technological, and artistic-cultural production include Choreographic Creation, Methods and Processes of creation, and Education.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Madalena Xavier Santos Rodrigues da Silva

Nomes de citação

  • Xavier, Madalena

Identificadores de autor

Ciência ID
B210-10D2-D712

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Artes
Formação
Grau Classificação
2017
Concluído
Doutoramento em Motricidade Humana - especialidade de dança (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
"Processos de criação coreográfica em Portugal: Uma proposta de intervenção artístico-pedagógica/ Choreographic Creation Processes in Portugal: An Artistic-Pedagogical Intervention Proposal"" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado com Distinção e Louvor / Approved with Distinction and Honors
2010
Concluído
Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"O movimento do corpo disciplinado" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
2002
Concluído
Licenciatura em Dança - Ramo de Espetáculo (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
"N/A" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
1997
Concluído
Curso de Bailarinos Profissionais (Ensino secundário)
Escola de Dança do Conservatório Nacional, Portugal
"N/A" (TESE/DISSERTAÇÃO)
15
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/09/01 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2004/05/01 - 2023/08/01 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/05 - Atual Subdirector de Unidade Orgânica Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2021/05 - Atual Coordenadora do Curso de Mestrado em Criação Coreográfica e Práticas Profissionais Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2017/09/01 - 2021/05 Coordenadora do Curso de Licenciatura em Dança Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2001/03/05 - 2003/01/03 Técnica de Produção Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2023/09/01 - 2024/09/01 Modos de fazer ver a obra coreográfica – o percurso de Victor Hugo Pontes
MFVOC – VHP
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal

Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., e pelo Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais (GEPAC), Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa
Em curso
2021/09/01 - 2023/03/06 Criação Coreográfica – Processo, registo e análise (IPL/2021/CC-PRA_ESD)
IPL/2021/CC-PRA_ESD
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Concluído
2021/03/01 - 2022/07/31 Novas Conexões / New Links
Novas Conexões
Investigador responsável
Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., e pelo Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais (GEPAC), Portugal
Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., e pelo Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais (GEPAC)
2018/01/10 - 2019/10/31 Residências Artísticas – Práticas Colaborativas (integrado no Projeto OPEM LISBOA)
Residencias Artísticas ESD
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Xavier, Madalena. "Criação Coreográfica, Interpretação Contemporânea e Mediação Artística em Dança". Trabalho apresentado em XIX Encontro da AULP, Lisboa, 2019.
  2. Xavier, Madalena. "“(Re)Pensar o ensino da Composição Coreográfica". Trabalho apresentado em Corpos (Im)perfeitos na Performance Contemporânea / Im(perfect) Bodies in Contemporary Performance, almada, 2012.
Artigo em revista
  1. Pinheiro, Inês Zinho; Xavier, Madalena. "Sentimento de Pertença ao grupo em processos de exploração do movimento". Revista Estud(i)os de Dança 1 2 (2023): 1-16. http://dx.doi.org/10.53072/red202302/00202.
    Publicado • 10.53072/red202302/00202
  2. Xavier, Madalena. "Da criação à formação: lugar de experimentação". Revista Estud(i)os de Dança 1 1 (2023): 1-12. https://ojs.fmh.ulisboa.pt/index.php/red/article/view/17.
    Publicado
  3. Xavier, Madalena. "Possibilidades e especificidades do processo de criação coreográfica: A Pertinência dos Seres - um caso de estudo". Revista Portuguesa de Educação Artística 12 1 (2022): 43-56. https://rpea.madeira.gov.pt/index.php/rpea/article/view/209.
    Publicado
  4. Xavier, Madalena. "Um olhar sobre a criação coreográfica contemporânea no seu potencial educativo". Convergências - Revista de investigação e ensino das artes (2020): http://convergencias.esart.ipcb.pt/?p=article&id=390.
    Publicado
  5. Xavier, Madalena. "Contextos, Impulsos e Temáticas da Criação Coreográfica Contemporânea Nacional. Que Tendências?". Revista Portuguesa de Educação Artística 6 1 (2016): 25-41. https://doi.org/10.34639/rpea.v6i1.11.
  6. Xavier, Madalena. "Criatividade em Dança: Conceções, Métodos e Processos de Composição Coreográfica no Ensino da Dança". Revista Portuguesa de Educação Artística 3 1 (2013): 57-69. https://doi.org/10.34639/rpea.v3i1.95.
    Publicado
  7. Xavier, Madalena. "Criação Coreográfica Contemporânea – Percursos no singular". Convergências - Revista de Investigação e Ensino das Artes VI 11 (2013): http://convergencias.ipcb.pt.
    Publicado

Artística / Interpretação

Coreografia
  1. Xavier, Madalena & Fernandes, João (Compositor). 2023. O que pode um corpo. ESD.
  2. Madalena Xavier (Compositor). 2022. "Fogo- Fátuo" (coreografia para filme). Quinzena dos Realizadores de Cannes - 2022.
  3. 2019. Princípio da queda, início do fim.
  4. Madalena Xavier (Compositor). 2013. Quantos podemos ser. Curso de Licenciatura em Dança - ESD/IPL.
  5. Rui Lopes Graça (Compositor). 2005. Sopro. Companhia Rui Lopes Graça.
  6. Rui Lopes Graça (Compositor). 2004. Antídoto. Companhia Rui Lopes Graça.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2022/11/08 Atlas Criativo - uma ferramenta pedagógica para o ensino da composição coreográfica 3º Seminário PRODAN de pesquisas implicadas – Programa Profissional em Dança
Universidade Federal da Bahia (São Salvador da Bahia, Brasil)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022/09/01 - 2024/10/31 A libertação do intérprete: uma reflexão a partir do estágio realizado na GöteborgsOperans Danskompani
Orientador
Mestrado em Criação Coreográfica e Práticas Profissionais (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2022/09/01 - 2024/10/24 "A dramaturgia de um processo de criação a partir do projeto coreográfico TAKE" Este relatório final de projeto, apresenta uma análise teórica do processo de criação da peça TAKE, resultante da colaboração artística entre os coreógrafos São Castro e António M Cabrita, a convite da Companhia Instável. A partir de uma reflexão sobre a dramaturgia na dança, como presença constante e motivadora de encontros com relações de sentido entre o corpo, as ideias e os materiais estéticos envolvidos, este relatório detalha o desenvolvimento de um espaço drama
Orientador
Mestrado em Criação Coreográfica e Práticas Profissionais (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2022/09/01 - 2023/07/31 "GOODBYE: processos de criação coreográfica"
Orientador
Mestrado em Criação Coreográfica e Práticas profissionais (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2021/09/01 - 2022/12/31 "A pluralidade de estímulos sonoros como ferramenta para o aprimoramento das qualidades técnicas e artísticas na técnica de dança contemporânea com a turma do 1º ano do curso básico de dança na escola da Companhia de Dança de Almada".
Orientador
Mestrado em Ensino de Dança (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2021/09/01 - 2022/11/01 "Criar| |espaço: a arquitetura como estímulo para o desenvolvimento de competências criativas nos alunos do 3º e 4º ano do ensino artístico especializado da Escola de Dança Ana Mangericão" O presente Relatório de Final de Estágio, integrado no Curso de Mestrado em Ensino de Dança da Escola Superior de Dança, visa expor, organizar, fundamentar e explicitar qual a ação da prática de lecionação desenvolvida no ano letivo de 2021/2022 na Escola de Dança Ana Mangericão.
Orientador
Mestrado em Ensino de Dança (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2020/09/01 - 2022/10/31 "Uma perspetiva sobre o ensino da composição coreográfica com alunos de 8º ano do Ginasiano Escola de Dança"
Orientador
Mestrado em Ensino de Dança (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2019/09/01 - 2020/12/26 "A exploração do conceito de presença em palco no contexto da técnica de dança contemporânea com a turma de 7º e 8º ano do curso secundário de dança da Escola da Companhia de Dança de Almada"
Orientador
Mestrado em Ensino de Dança
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2018 - 2019 A importância da introdução do contacto-improvisação como prática regular de desenvolvimento de competências no currículo do ensino vocacional: alunos de 4º, 5º e 6º ano do Conservatório de Dança do Vale do Sousa
Orientador
Mestrado em Ensino de Dança (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2018 - 2019 Um corpo total um rosto presente: conceção coreográfica a par do sentido interpretativo do aluno no desenvolvimento do ateliê coreográfico com os 6º, 7º e 8º anos da Escola de Dança do Lugar Presente
Orientador
Mestrado em Ensino de Dança (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2018 - 2019 "O contributo das ferramentas de composição coreográfica no contexto da aula de técnica de dança contemporânea e moderna como estímulo para a criatividade"
Orientador
Mestrado em Ensino de Dança (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2016 - 2017 "A integração de elementos de composição coreográfica na disciplina de técnica de dança contemporânea no 4º ano do curso básico de dança da Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha"
Orientador
Mestrado em Ensino de Dança (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2016 - 2017 Da palavra ao movimento: o sistema de análise textual de Stanislavsky nos processos de composição coreográfica, no âmbito da disciplina Oficina de Dança, do 1.º ano de Dança do Balleteatro Escola Profissional
Orientador
Mestrado em Ensino de Dança (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2012 - 2013 "Lado a Lado" Relatório Final de Projecto de Criação apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do Grau de Mestre na Especialidade de Criação Coreográfica Contemporânea.
Orientador
Mestrado em Criação Coreográfica Contemporânea (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2022/04 - 2022/04 RIACT – Revista de Investigação Artística, Criação e Tecnologia (2184-8459) faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa