???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
RITA RODRIGUES CLEMENTE FALCÃO DE BERREDO COSTA

Nomes de citação

  • Costa, Rita Rodrigues Clemente Falcão de Berredo
  • Rita Falcão
  • Rita Falcão de Berredo
  • Rita Rodrigues Clemente Falcão de Berredo Couceiro da Costa

Identificadores de autor

Ciência ID
B319-2F78-4289
ORCID iD
0000-0003-2144-0657
Formação
Grau Classificação
2009
Concluído
Media Digitais (Doutoramento)
Especialização em Área de especialidade: Criação de Audiovisual e de Conteúdos Interactivos
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
"Evaluation of the Application of e-Learning Methodologies to the Education of Engineering" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018 - 2018 Investigador (Investigação) Centro de Investigação em Informação Comunicação e Cultura Digital, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015/05/17 - 2018 Professor Associado Convidado (Docente Universitário) Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2004/09 - 2011/09 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014/05/17 - Atual Especialista em E-Learning; Coordenadora do Gabinete de Apoio à Investigação; Gestora de projectos. Universidade Nova de Lisboa, Portugal
1998 - Atual Coordenação de Projectos Multimédia Educativos, tendo sido responsável pela coordenação geral de várias edições da Diciopédia, uma enciclopédia multimédia educativa Porto Editora, Portugal
2015/09/01 - 2018/07 Professora Convidada na área de e-learning e gestão de projectos educativos Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2013/07/01 - 2014/05/17 Especialista em e-learning e Gestora de Ciência Universidade de Lisboa, Portugal
2001/11/01 - 2013/06/01 Coordenação da Unidade de Novas Tecnologias para a Educação da Universidade do Porto, sendo responsável pela implementação da estratégia de e-learning nas 14 faculdades da U.Porto, ao nivel da tecnolo Universidade do Porto, Portugal
2004/09/01 - 2010/07/01 Assistente Convidada a 50% a leccionar as disciplinas "Multimédia e Ensino", da Licenciatura em Ciências da Comunicação, ramo de Multimédia e "Multimédia e Educação" e "Laboratório Multimédia e Educaç Universidade do Porto, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2009/05/01 - 2012/04/30 AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA DA APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS DE E-LEARNING NA EDUCAÇÃO DE ENGENHARIA
SFRH/BD/45385/2008
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Alfredo Soeiro; Rita Falcao; Faculdade de Engenharia. "TIME TO ASSESS LEARNING OUTCOMES: TALOE WEBTOOL APPLICATIONS". 2018.
  2. Soeiro, A.; Falcão, R.. "Finding adequate assessment types as function of learning outcomes: Webtool implementation project TALOE". 2014.
    10.1109/ICL.2014.7017867
  3. Alfredo Soeiro; Rita Falcão; Gabriel Dima. ""TALOE - Time to Assess Learning Outcomes in E-learning"". 2014.
  4. Falcao, R.. "A conceptual model for e-assessing student Learning in Engineering Education". 2012.
    10.1109/ICL.2012.6402140
  5. Falcao, R.. "Assessing Learning Outcomes in Engineering Education: An e-Learning based approach". 2011.
Artigo em revista
  1. Amaro de Matos, João; Pina e Cunha, Miguel; Falcão de Berredo, Rita; João Amaro de Matos; Miguel Pina e Cunha; Rita Falcão de Berredo. "Leading university internationalisation: The future of Euro-Chinese academic cooperation". European Journal of Education 57 1 (2021): 65-77. http://dx.doi.org/10.1111/ejed.12490.
    Publicado • 10.1111/ejed.12490
  2. Falcao, Rita; Fernandes, Luis; Costa, Rita Rodrigues Clemente Falcão de Berredo; Rita Falcao; Luis Fernandes. "Teaching Project Management on-line:". Open Praxis (2016): http://hdl.handle.net/10362/90862.
    https://doi.org/10.5944/openpraxis.8.4.357
  3. Rita Falcão; Alfredo Soeiro; Faculdade de Engenharia. "A proposal for benchmarking learning objects". This article proposes a methodology for benchmarking learning objects. It aims to deal with twoproblems related to e-learning: the validation of learning using this method and the return oninvestment of the process of development and use: effectiveness and efficiency.This paper describes a proposal for evaluating learning objects (LOs) through benchmarking, basedon the Learning Object Metadata Sta (2007): https://hdl.handle.net/10216/5476.
Capítulo de livro
  1. Rita Falcao; Alfredo Soeiro. "Aligning E-Assessment With Learning Outcomes". Estados Unidos, 2018.
    10.4018/978-1-5225-5936-8.ch010
Livro
  1. Alfredo Soeiro; Rita Falcão. Handbook of Research on E-Assessment in Higher Education. 2018.
    10.4018/978-1-5225-5936-8
  2. Faculdade de Engenharia. A Importância da Verificação de Competências dos Engenheiros. Portugal. 2017.
  3. Faculdade de Engenharia; Alfredo Soeiro; Rita Falcão. Aligning assessment methods with different types of competences in Engineering. Portugal. 2016.
  4. Costa, Rita Rodrigues Clemente Falcão de Berredo. Time to assess learning outcomes in e-learning: TALOE web tool. 2015.
  5. Faculdade de Engenharia. E-Assessing Learning Outcomes: Proposal for a Practical Tool TALOE. Portugal. 2014.
  6. Alfredo Soeiro; Rita Berredo. E-ASSESSING LEARNING OUTCOMES: PROPOSAL FOR A PRACTICAL TOOL - TALOE. 2014.
  7. Alfredo Soeiro; Jüri Lõssenko; Rita Falcão; Rita Berredo. E-Assessing Learning Outcomes: Proposal for a Practical Tool - TALOE. 2014.
  8. Faculdade de Engenharia. Assessment of student learning outcomes in engineering education and impact in teaching. Portugal. 2013.
  9. Carme Royo; Rita Falcão; Alfredo Augusto Vieira Soeiro; Sevgi Ozkan. Network for integrating Virtual Mobility and European Qualification Framework in HE and CE Institutions: The VIRQUAL Project. 2011.
  10. Carme Royo; Rita Rodrigues Clemente Falcão de Berredo Couceiro da Berredo; Alfredo Augusto Vieira Soeiro; Sevgi Ozkan; Faculdade de Engenharia. Network for integrating virtual mobility and european qualifications framework in higher education and continuing education institutions : the virtual project. Portugal. 2011.
  11. Faculdade de Engenharia; Alfredo Soeiro; Rita Falcão. A proposal to harmonize virtual mobility and the European Qualification Framework. Portugal. 2009.
  12. Reitoria; Samuel Martins; Rita Falcão; Maria Álvares Pinto. Converging Communications Technologies: An implementation at University of Porto. Portugal. 2007.
  13. Faculdade de Engenharia; Rita Falcão; Alfredo Soeiro. Measuring impact of e-Learning on quality and learning outcomes. Portugal. 2007.
  14. Costa, Rita Rodrigues Clemente Falcão de Berredo; Faculdade de Engenharia; Alfredo Soeiro; Rita Falcao; Rita Falcão. E3: Electronically Enhanced Education in Engineering - An European Project for International Learning Objects. Portugal. 2005.
  15. Rita Falcão; Alfredo Soeiro. A Proposal of a Methodology for Evaluating Learning Objects. 2004.
Tese / Dissertação
  1. Gama, Sandra Christina Silveira. "Transformação do processo educativo por meio de e-Learning: estratégias, desafios e visão dos trabalhadores da área de gestão de pessoas". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10362/25385.
  2. Bezerra, Patricia de Cassia da Silva. "E-Learning na saúde: o olhar da gestão". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10362/25059.
  3. Figueiredo, Luís Manuel de Almeida. "Aprendizagem com TIC: uma sugestão de formação à distância para docentes e não docentes". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10362/22034.
  4. Rita Rodrigues Clemente Falcão de Berredo. "Evaluation of the Application of e-Learning Methodologies to the Education of Engineering". Doutoramento, 2013. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/66276.
  5. Costa, Rita Rodrigues Clemente Falcão de Berredo Couceiro da. "E-Learning : Proposta dum método de avaliação de Learning Objects". Mestrado, 2003. http://hdl.handle.net/10216/11824.

Outros

Outra produção
  1. Una propuesta de evaluación comparativa de objetos de aprendizaje. 2007. Alfredo Soeiro; Rita Falcão. https://hdl.handle.net/10216/132284.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2017 - 2017 Aprendizagem com TIC: uma sugestão de formação à distancia para docentes e não docentes Gestão de Sistemas de E-Learning (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2017 - 2017 E-Learning na saúde: o olhar da gestão Gestão de Sistemas de E-Learning (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2017 - 2017 Transformação do processo educativo por meio de e-Learning: estratégias, desafios e visão dos trabalhadores da área de gestão de pessoas Gestão de Sistemas de E-Learning (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal