???global.info.a_carregar???
Rúben Constantino Correia is a Portuguese and English Lower Secondary teacher. As of September 2022, he started teaching English for Specific Purposes at the Algarve University. His career in teaching English as a foreign language (TEFL) spans more than 20 years with experience as a teacher, teacher trainer, author, and researcher. At the same time, he is also a CETAPS full member (TEALS team researcher) and an individual member of EALTA - European Association for Language Testing and Assessment. His main research interest is Oral Proficiency and Speaking Skills, supported by other research areas which intersect and contribute to the core that forms speaking - Teacher Education; Interculturality; Assessment; The Common European Framework of Reference; and Affective Variables. Accordingly, he develops his research mainly on speaking, particularly the subset of intelligibility, within the Portuguese EFL context and abroad. He holds a teaching degree from the Algarve University, a Master's in English and North American Studies and a PhD in Foreign Language Methodology from the Faculty of Social and Human Sciences of Nova University of Lisbon.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Rúben Constantino Correia

Nomes de citação

  • Correia, Rúben Constantino

Identificadores de autor

Ciência ID
B515-4C6F-C0D1
ORCID iD
0000-0001-9126-8739

Endereços de correio eletrónico

  • rubentmc@hotmail.com (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Outras Humanidades
  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Teoria Literária

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Alemão Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2021/07/22
Concluído
Línguas, Literaturas e Culturas (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Didáctica das Línguas Estrangeiras
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Can We Speak?: Approaching Oral Proficiency in the EFL Classroom" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom por Unanimidade
2013/10/06 - 2015/02/26
Concluído
Curso de Doutoramento em Línguas, Literaturas e Culturas (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Especialização em Didática das Línguas Estrangeiras
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
17 valores
2003/10/24 - 2008/12/10
Concluído
Mestrado em Línguas, Literaturas e Culturas (Mestrado)
Especialização em Estudos Ingleses e Norte-Americanos
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"A Emergência de uma Literatura Policial Nativa-Americana: Tony Hillerman, Carole Lafavor e Louis Owens" (TESE/DISSERTAÇÃO)
15 valores
1999/10/06 - 2003/06/17
Concluído
Professores do Ensino Básico - variante de Português e Inglês (Licenciatura)
Universidade do Algarve, Portugal
""n/a"" (TESE/DISSERTAÇÃO)
15 valores
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/09/19 - Atual Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo, Portugal
2010/09/14 - 2011/08/21 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo Portimão, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2003/10/24 - 2024/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/09/09 - Atual Coordinator of the Local Portuguese Foreign Language Assessment and Certification Center Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo, Portugal
Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013/10/23 - Atual Researcher Centre for English Translation and Anglo-Portuguese Studies, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2019/01/01 - 2019/12/31 CETAPS - Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies
UID/ELT/04097/2019
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Correia, Rúben Constantino. "ASSESSMENT FROM WITHIN - UNDERSTANDING THE KNOCK-ON EFFECT OF TEACHERS' PRACTICES ON CLASSROOM SPEAKING ASSESSMENTS". Trabalho apresentado em Education and New Developments 2023, Lisboa, 2023.
    10.36315/2023v1end031
Artigo em revista
  1. Correia, Rúben Constantino. "Can Portuguese language policy keep up? Balancing the sociolinguistic tightrope and the rise of ELF". Focus on ELT Journal 6 3 (2024): 50-75. https://focusonelt.com/index.php/foe/article/view/162.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.14744/felt.6.3.4
  2. Correia, Rúben Constantino. "Rethinking speaking in ELT: Where does intelligibility stand in the EFL classroom?". Revista Portuguesa de Educação 37 2 (2024): 1-33. http://dx.doi.org/10.21814/rpe.32003.
    Acesso aberto • 10.21814/rpe.32003
  3. Correia, Rúben Constantino. "Locating Intercultural Awareness in the Portuguese English as a Foreign Language classroom". e-TEALS: An e-journal of Teacher Education and Applied Language Studies 10-11 (2020): 27-50. https://revistas.fcsh.unl.pt/e-teals/article/view/58.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Correia, Rúben Constantino. "Fostering Intercultural Awareness with the New "Metas"". APPI Journal (2017): 21-24. .
    Acesso aberto • Publicado
  5. Correia, Rúben Constantino. "Assessing Speaking Proficiency : A Challenge for the Portuguese EFL Teacher". e-TEALS: An e-journal of Teacher Education and Applied Language Studies 7 (2017): 87-107. https://ojs.letras.up.pt/index.php/et/article/view/3021.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.1515/eteals-2016-0009
Artigo em revista (magazine)
  1. Correia, Rúben Constantino. "Classroom Anxiety and Young Language Learners: Broadening the Scope of the Research Agenda", Humanising Language Teaching, 2016, http://old.hltmag.co.uk/aug15/sart02.htm.
Capítulo de livro
  1. Correia, Rúben Constantino. "The art and science of assessment – Connecting classroom-based speaking assessments to teachers’ practice". In Education Applications & Developments IX, 49-66. Lisbon, Portugal: inScience Press, 2024.
    Publicado • 10.36315/2024eadix04
Tese / Dissertação
  1. Correia, Rúben Tiago Medronho Constantino. "Can We Speak?: Approaching Oral Proficiency in the EFL Classroom". Doutoramento, 2021. http://hdl.handle.net/10362/125772.
  2. Correia, Rúben Tiago Medronho Constantino. "A Emergência de uma Literatura Policial Nativa-Americana: Tony Hillerman, Carole Lafavor e Louis Owens". Mestrado, 2008. http://hdl.handle.net/10362/19416.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2025/02/05 From journals to chalkboards and back: Reimagining the researcher-practitioner divide 10th Advanced Research Seminar
CETAPS – Nova FCSH (Lisbon, Portugal)
2024/11/26 I came, I saw, I conquered: The Roman Road to impactful presentations Webinário de Investigação Avançada
CETAPS - Nova FCSH (Lisbon, Portugal)
2024/11/15 Accents away! Reframing EFL pedagogy in the age of ELF TEFL9 Conference - Innovation in English language education: Adapting pedagogies to meet modern challenges
CETAPS - Nova FCSH (Lisbon, Portugal)
2023/06/24 Assessment from within – Understanding the knock-on effect of teachers’ practices on classroom speaking assessments International Conference on Education and New Developments
World Institute for Advanced Research and Science (Lisboa, Portugal)
2023/01/13 Issues in Assessing – Exploring the correlation between classroom speaking assessments and teachers’ practices 8ª Conferência Internacional do Ensino do Inglês como Língua Estrangeira
CETAPS / NOVA FCSH (Lisboa, Portugal)
2022/10/01 You do your thing and I do mine - Going counter to popular folk-knowledge Seminário regional do Algarve
APPI - Associação Portuguesa de Professores de Inglês (Loulé, Portugal)
2022/09/26 Intercultural Education – meaningful or meaningless buzz word? Languages Matter
Faculdade de Educação de Liubliana. (Liubliana, Eslovénia)
2022/07/13 Tipping to the verbal side of the continuum: a practical look at oral data collection and analysis in the classroom. 5º Seminário de Investigação Avançada
CETAPS – Nova FCSH (Lisbon, Portugal)
2021/07/15 Heading back to School: The Hurdles of Empirical Research in the Classroom. 3º Seminário de Investigação Avançada
CETAPS – Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies (Lisbon, Portugal)
2020/09/26 Fostering Multilingual EFL Classrooms through an English as a Lingua Franca Approach. English as a Lingua Franca Practices for Inclusive Multilingual Classrooms (ENRICH)
Universidade de Lisboa - Faculdade de Letras (Lisbon, Portugal)
2018/11/09 Intercultural Education and the New ‘Metas’ – Where are we at? 7ª Conferência Internacional do Ensino do Inglês como Língua Estrangeira
CETAPS – Nova FCSH (Lisbon, Portugal)
2018/04/26 Intelligibility: When Different Linguistic Backgrounds Meet! 39ª Conferência Internacional da Associação Portuguesa de Estudos Anglo-Americanos
Universidade de Évora - Departamento de Linguística e Literaturas (Évora, Portugal)
2017/03/18 Developing Global Citizenship in the EFL Classroom – How do I do it? Seminário regional do Algarve
APPI - Associação Portuguesa de Professores de Inglês (Tavira, Portugal)
2016/11/18 What do you mean by Intercultural Domain? 6ª Conferência Internacional do Ensino do Inglês como Língua Estrangeira
CETAPS – Nova FCSH (Lisbon, Portugal)
2016/10/08 Bridging Diversity: Does Intercultural Education really matter? 1º seminário regional do Litoral Alentejano
APPI - Associação Portuguesa de Professores de Inglês (Vila Nova de Santo André, Portugal)
2016/10/03 Say that Again! – Spoken Interaction and the Intelligibility Principle. 4ª Conferência de Doutorandos
Escola Doutoral Pedro Hispano (Lisboa, Portugal)
2014/11/21 Teaching Speaking – Classroom Quandary! 5ª Conferência Internacional do Ensino do Inglês como Língua Estrangeira
CETAPS – Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies (Lisbon, Portugal)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2025/01/17 - 2025/01/31 The workshop focused on using rubrics for oral presentations' assessment.
Oficina (workshop)
Avaliação objetiva de apresentações orais: estratégias e processos
Universidade do Algarve, Portugal
2024/06/05 - 2024/06/06 The conference focused on the development, adaptation and use of materials for helping learners to develop communicative ability.
Conferência
Materials for Developing Communicative Ability
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2023/11/02 - 2023/11/09 Analisar e entender os desafios, oportunidades e preocupações trazidos pela IA Generativa à Educação e apresentar modelos e abordagens pedagógicas facilitadoras da sua integração.
Oficina (workshop)
Inteligência Artificial Generativa na Educação: desafios, oportunidades e preocupações
Universidade do Algarve, Portugal
2023/10/12 - 2023/10/12 The challenges of integrating Generative Artificial Intelligence in Education
Oficina (workshop)
Jornadas Interinstitucionais de Desenvolvimento Pedagógico - JIDP
Universidade do Minho, Portugal
2023/10/10 - 2023/10/10 Competência Intercultural e Inglês como Meio de Instrução: como desenvolver uma pedagogia intercultural no ensino superior?
Oficina (workshop)
Jornadas Interinstitucionais de Desenvolvimento Pedagógico - JIDP
Universidade do Minho, Portugal
2023/05/31 - 2023/05/31 Discussão de pontos-chave no processo de revisão de pares, incluindo como começar, princípios básicos da revisão de texto, o que é esperado de um revisor, ética e responsabilidade.
Seminário
How to Be a Peer Reviewer
Sage Publications Inc, Estados Unidos
2023/02/16 - 2023/02/16 Discussão de pontos-chave no processo de submissão da carta de motivação que acompanha artigos académicos para publicação.
Seminário
How to Write a Cover Letter
Sage Publications Ltd, Reino Unido
2023/01/30 - 2023/01/30 A Avaliação de Pares com recurso a Rubricas como Estratégia ativa de Aprendizagem.
Oficina (workshop)
Jornadas Interinstitucionais de Desenvolvimento Pedagógico - JIDP
Universidade do Minho, Portugal
2022/07/20 - 2022/07/20 Discussão de pontos-chave no processo de submissão e publicação de artigos académicos.
Seminário
How to Write a Journal Article
Sage Publications Inc, Estados Unidos
2022/07/04 - 2022/07/04 Introdução à organização de eventos em ambiente virtual.
Oficina (workshop)
How to organize a Virtual Conference
European Association of Research Managers and Administrators, Bélgica
2021/12/03 - 2021/12/05 Debate sobre a relação entre o ensino-aprendizagem da língua inglesa e o seu uso enquanto língua franca.
Conferência
ELF-Aware Practices for Inclusive Multilingual Classrooms (ENRICH-2021)
Helenic Open University, Grécia
2015/10/28 - 2015/10/28 Debate sobre a formação inicial e contínua de professores.
Conferência
Formação de Professores: Tendências e Desafios
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2015/10/16 - 2015/10/17 Debate sobre metodologias de ensino-aprendizagem da língua estrangeira.
Conferência
Young Learners & Very Young Learners
Associação Portuguesa de Professores de Inglês, Portugal
2011/12/05 - 2011/12/05 Debate sobre questões-chave da educação.
Conferência
Aprender uma Segunda Língua
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2024/09/09 - 2025/05/28 Inglês I Marketing (Licenciatura) Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo, Portugal
2024/09/09 - 2025/05/28 Inglês II Turismo (Licenciatura) Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo, Portugal
2024/09/09 - 2025/05/28 Inglês II Gestão Hoteleira (Licenciatura) Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo, Portugal
2024/09/09 - 2025/05/28 Inglês III Turismo (Licenciatura) Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo, Portugal
2024/09/09 - 2025/05/28 Inglês I Gestão (Licenciatura) Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo, Portugal
2023/09/18 - 2024/05/29 Inglês I Gestão (Licenciatura) Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo, Portugal
2022/09/19 - 2023/05/30 Inglês II Turismo (Licenciatura) Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo, Portugal
2022/09/19 - 2023/05/30 Inglês I Gestão (Licenciatura) Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2015/08/27 - Atual APPI - Associação Portuguesa de Professores de Inglês Membro Individual
2014/11/23 - Atual EALTA - European Association for Language Testing and Assessment Membro Individual

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2023/12/11 - 2023/12/11 Membro do júri, na qualidade de vogal, das Provas para Título de Especialista na área científica de Educação - Didática (CNAEF 142), requeridas pela Doutora Teresa Cosmo Domingos Maló Sequeira. Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal