???global.info.a_carregar???
Diniz Cayolla Ribeiro é Professor Auxiliar na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, onde leciona várias disciplinas: Psicologia da Arte, Metodologia de Investigação, Antropologia Urbana, entre outras. A sua formação de base foi feita em Ciências Sociais (Antropologia). Posteriormente, fez um mestrado em Multimédia e Audiovisual e um doutoramento em Ciências da Arte, com uma tese sobre Primitivismo na Arte. Ao nível da investigação, é membro integrado do I2ADS (Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade) e membro da direção do PysArt Foundation. Escreveu dois livros, colaborou recentemente na edição de uma publicação internacional, e tem vários textos publicados em livros ou revistas académicas nacionais e internacionais das áreas onde investiga.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Diniz Cayolla Ribeiro

Nomes de citação

  • Ribeiro, Diniz Cayolla

Identificadores de autor

Ciência ID
B51D-F358-E68D
ORCID iD
0000-0001-6226-4528

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1)
Italiano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2009
Concluído
Arte e Design (Doutoramento)
Especialização em Ciências da Arte
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
"Jogar de Negras: Contribuição para a discussão do(s) Primitivismo(s) na arte em Portugal" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado por unanimidade
2000
Concluído
Mestrado em Multimédia e Audiovisual (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Um, dois, três, foi a conta que Deus fez – Contribuição para o estudo das narrativas ficcionais no audiovisual e multimédia" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Distinção
1996
Concluído
Antropologia (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"I SARDI: Contribuição para o estudo dos Processos Identitários e das Representações Sociais Identitárias da Ilha da Sardenha" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2009 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
1999/12/06 - 2009/09/25 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014 - 2016 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2013 - 2015 Conselho pedagógico Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1997/09/01 - 1998/09/30 Multimedia Product Coordinator. Porto Editora, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Oliveira, Vânia; Modesto, António; Amado, Pedro; Ribeiro, Diniz Cayolla. "Principles and models of kinetic typography as contributions to the development of emerging dynamic editorial design typography". Trabalho apresentado em Typography Meeting (10.º Encontro de Tipografia), 2019.
    Publicado
  2. Ribeiro, Diniz Cayolla; Santos, Fátima. "while all artists are not chess players, all chess players are artists". Trabalho apresentado em ICOCEP, Porto, 2019.
    No prelo
Artigo em revista
  1. Carvalhais, Miguel. "Aesthetics after the Ontological Turn: An Ecological Approach to Artificial Creativity". Critical Humanities 2 1 (2023): https://doi.org/10.33470/2836-3140.1031.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Ribeiro, Diniz Cayolla. "Taquiescaquismo ou o xadrez como sintoma". Trabalhos de Antropologia e Etnologia 61 (2021): 73-86.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Ribeiro, Diniz. "O xadrez enquanto narrativa ficcional". Estudos em Comunicação 2 (2018): 103-115. http://dx.doi.org/10.20287/ec.n27.v2.a07.
    10.20287/ec.n27.v2.a07
  4. Ribeiro, Diniz Cayolla. "O xadrez como metáfora para pensar a crise nas humanidades". Revista de História da Arte 12 (2015): 203-215.
    Publicado
  5. Ribeiro, Diniz Cayolla. "Le Stade oral comme "étrange attracteur" dans La Graine et le Mulet de Abdelatif Kechiche". Gradiva 15 1 (2014): http://www.ufr-anglais.univ-paris7.fr/GRADIVA/volume_15.html.
    Publicado
  6. Ribeiro, Diniz Cayolla. "Oral Stage as a "Strange Attractor" in Kechiche’s Film The Secret of the Grain". PSYART: A Hyperlink Journal for the Psychological Study of the Arts (2014):
    http://www.psyartjournal.com/article/show/ribeiro-oral_stage_as_a_strange_attractor_in_kec. August 2, 2014
  7. Ribeiro, Diniz Cayolla. "A estratégia primitivista". Trabalhos de Antropologia e Etnologia 50 (2010): 167-177.
    Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Ribeiro, Diniz Cayolla. "O Fetichismo do Xadrez", Vértice, 2017
Capítulo de livro
  1. Ribeiro, Diniz Cayolla. "El flujo de trabajo como eje central en la enseñanza y evaluación de la investigación". In Tecnologías emergentes aplicadas a las metodologías activas en la era de la inteligencia artificial, 1014-1031. Madrid, Espanha: Dykinson S.L., 2023.
    Publicado
  2. Ribeiro, Diniz Cayolla. "O Jogo Duchampiano". In O jogo do mundo, 359-372. Lisboa, Portugal: IELT - Instituto de Estudos de Literatura e Tradição - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, 2017.
    Publicado
  3. Ribeiro, Diniz Cayolla. "Duchamp e o xadrez como ferramenta heurística para pensar o político". In Estética e Política entre as Artes, 173-190. Edições 70, 2017.
    Publicado
  4. Ribeiro, Diniz Cayolla. "Duchamp, Chess, and the Oedipus Complex". In Analyses of Cultural Productions: Papers of the 30th Conference of Psyart - Porto, 2013, 255-263. Porto, Portugal: I2ADS, 2014.
    Publicado
  5. Ribeiro, Diniz Cayolla; Bernardo Pinto de Almeida. "Duchamp: Xadrez, Hipermodernismo e Utopia na Arte. A invenção do espectador moderno". In Arte e Utopia, 139-149. Lisboa, Portugal: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, 2013.
    Publicado
  6. Ribeiro, Diniz Cayolla. "Do Erotismo Objecto ao Erotismo Força". In Arte & Erotismo, editado por Margarida Acciaiuoli; Bruno Marques, 143-155. Lisboa, Portugal: Instituto de História da Arte / Estudos de Arte Contemporânea, 2012.
    Publicado
Catálogo de exposição
  1. Ribeiro, Diniz Cayolla. O peão não é uma peça insignificante!. Galeria Mário Sequeira, 2018.
  2. Ribeiro, Diniz Cayolla. 008 Possibilidades de Leitura. Diário de Bordo - Expedição 2013-14, 2014.
Livro
  1. Ribeiro, Diniz Cayolla. Analyses of Cultural Productions: Papers of the 30th Conference of Psyart - Porto, 2013. Portugal: I2ADS. 2014.
    Publicado • Editor
  2. Ribeiro, Diniz Cayolla. Três actos, um fractal das narrativas. Universidade Autónoma de Lisboa. 2001.
Resumo em conferência
  1. Ribeiro, Diniz Cayolla. "El flujo de trabajo como eje central en la enseñanza y evaluación de la investigación". Trabalho apresentado em Panorama global de las tendencias educativas en 2023. Libro de resúmenes del III Congreso Internacional de Innovación y Tendencias Educativas, Madrid, 2023.
    Publicado
  2. Oliveira, Vânia; Modesto, A.; Amado, P.. "Principles and models of kinetic typography as contributions to the development of emerging dynamic editorial design typography". Trabalho apresentado em Proceedings do 10.º Encontro de Tipografia, Porto, 2020.
    Publicado