???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Tiago Mora Porteiro

Nomes de citação

  • Porteiro, Tiago

Identificadores de autor

Ciência ID
BB11-F6B9-B287
ORCID iD
0000-0001-5052-9787
Formação
Grau Classificação
2000 - 2006/06/30
Concluído
Doctorat d’Etudes Théâtrales (Docteur)
Especialização em Théâtre
Université de La Sorbonne-Nouvelle - Paris III, França
Très Honorable avec Félicitations
1994 - 1995/07
Concluído
Etudes Théâtrales (Postgraduate Certificate)
Especialização em Théâtre
Université de La Sorbonne-Nouvelle – Paris III, França
Bien
1984 - 1991
Concluído
Educação Física (Licenciatura)
Especialização em Ramo Educação Especial e Reabilitação
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
14
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013/12/15 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade do Minho, Portugal
2013 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade do Minho, Portugal
2006/08/30 - 2013/12/14 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
1997/07/31 - 2006/08/29 Assistente (Docente Universitário) Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
1996/10/28 - 1997/07/30 Assistente Estagiário (Docente Universitário) Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2009/01/28 - 2009/03/04 arte do actor - “Acção Física e organicidade"
XXXX
Bolseiro de Investigação
Universidade Estadual de Campinas, Brasil
Concluído
2000/09 - 2003 Doutoramento Estudos Teatrais
PRAXIS XXI-BD-19553-99
Bolseiro de Doutoramento
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
1993/10 - 1995 Mestrado - França
Belas- Artes
Bolseiro de Mestrado
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal

Projeto

Designação Financiadores
2021/01/01 - 2023/12/31 Fazer Presente ¿ teatro participativo intergeracional /Criação-Formação-Investigação
Investigador responsável
Em curso
2021/09/01 - 2023/09/30 Alquimia - Abordagens integradas para a inclusão ativa – dimensão Teatro
X
Investigador co-responsável
Universidade do Minho Centro de Estudos Humanísticos, Portugal
Em curso
2020 - 2023 O discurso teatral em perspectiva dialógica: Potencialidades, urgências e demandas
X
Investigador
Em curso
2017 - 2020 Práticas de presença
XXX
Investigador
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil

GETEPE – Grupo de Estudos em Educação, Teatro e Performance, Brasil
Em curso
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Estudos Humanísticos
UID/ELT/00305/2019
Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos, Portugal

Universidade do Minho, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de História da Arte e Investigação Artística
UID/EAT/00112/2019
Universidade de Évora, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011/01/01 - 2013/12/31 Projecto Estratégico - UI 112 - 2011-2012
PEst-C/EAT/UI0112/2011
Universidade de Évora, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2009 - 2010 Ator permanente
XXX
Investigador
Universidade de Évora Centro de História de Arte e Investigação Artística, Portugal

Universidade do Algarve Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal

Centro Internacional de Teatro - CIT-Cassefaz, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Porteiro, Tiago. "Fotografia ao serviço do actor - um meio de prolongar vivências do corpo em cena. Relato de uma experiência". Trabalho apresentado em Imagens de uma Ausência. Modos de (re)conhecimento do teatro através da imagem. Actas – Colóquio Internacional. 2ª Encontro OPSIS, 2012.
    Publicado
  2. Porteiro, Tiago. "Cirque et médecine : Changer de modèle ?". Trabalho apresentado em Médecine du cirque : vingt siècles après Galien, 2004.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Vitor Lemos; Tiago Mora Porteiro. "A.part.tir da Residência de criação Entoar o corpo sensível: diálogo epistolar entre Vitor Lemos e Tiago Porteiro". Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas (2022): https://doi.org/10.5965/1414573101432022e0103.
    10.5965/1414573101432022e0103
  2. Barney O’Hanlon; Tiago Mora Porteiro. "Em torno dos Viewpoints e a partir da SITI-Company". Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas (2021): https://doi.org/10.5965/1414573103422021e0502.
    10.5965/1414573103422021e0502
  3. Porteiro, Tiago. "Comunidade(s) e formação artística: exercício de interseção". Guimarães C Visível 1 (2021): 130-135.
    Publicado
  4. Porteiro, Tiago. "Ao virar da esquina". Performatus 8 21 (2020):
    Publicado
  5. Porteiro, Tiago Mora. "Um diálogo sobre a investigação artística em meio académico". Diacrítica 33 1 (2019): 223-230. http://dx.doi.org/10.21814/diacritica.563.
    10.21814/diacritica.563
  6. Kampf, Adam; Meyler, Sam; Porteiro, Tiago. "Cartografar a identidade corporal Diálogo entre arte, pedagogia e ciência Ferramentas audiovisuais (primeiro passo)". Urdimento 02 19 (2019): 33-40. http://dx.doi.org/10.5965/1414573102192012033.
    Acesso aberto • Publicado • 10.5965/1414573102192012033
  7. Rayner, Francesca; Porteiro, Tiago; Silva, José Eduardo; Porteiro, Tiago. "Introduction". Diacrítica 33 1 (2019): 1-1. https://doi.org/10.21814/diacritica.475.
    https://doi.org/10.21814/diacritica.475
  8. Porteiro, Tiago Mora. "A dialogue on artistic research in academia: between project, process and achievement". (2019): https://doi.org/10.21814/diacritica.563.
    https://doi.org/10.21814/diacritica.563
  9. Porteiro, Tiago Manuel Monteiro Mora; Porteiro, Tiago. "Um pedagogo em viagem. SITI-Conservatory. Formação e intercâmbio artístico em artes cénicas". Educar em Revista 34 67 (2018): 21-37. http://hdl.handle.net/1822/62850.
    Publicado • 10.1590/0104-4060.56083
  10. Porteiro, Tiago; Ferreira, Manuela; Porteiro, Tiago Manuel Monteiro Mora; Ferreira, Manuela. "3 Processos de criação para o Cale. Festival de Artes de Rua do Fundão. Relato dos criadores.". Práticas Artísticas Comunitárias (2017): 447-461. http://hdl.handle.net/1822/62853.
  11. Rayner, Francesca; Porteiro, Tiago Manuel Monteiro Mora. "Investigação Artística em contexto universitário em Portugal". (2016): http://hdl.handle.net/1822/53253.
    10.9771/r.v0i0.20617
  12. "“Estudo de caso. Projecto - Percursos ~~ Metodologia J. Lecoq ~~ Portugal”". Investigação e(m) Artes: perspectivas - Encontro/Debate (2014):
  13. "“Estudo de caso. Projecto - Percursos ~~ Metodologia J. Lecoq ~~ Portugal”". Investigação e(m) Artes: perspectivas - Encontro/Debate (2014):
  14. "“Estudo de caso. Projecto - Percursos ~~ Metodologia J. Lecoq ~~ Portugal”". Investigação e(m) Artes: perspectivas - Encontro/Debate (2014):
  15. PORTEIRO, Tiago; MEYLER, Sam; Kampf, Adam R; UDESC; Kampf, Adam. "Cartografar a identidade corporal. Diálogo entre arte, pedagogia e ciência. Ferramentas audiovisuais (primeiro passo)". (2013): http://hdl.handle.net/10174/8916.
  16. Porteiro, Tiago. "Naufrage sur l’île de Faial". Théâtre/public 186/187 (2007): 117-119.
    Publicado
  17. Porteiro, Tiago; Porteiro, Tiago. "Um incompreensível esquecimento". Sinais de Cena 7 (2007): 73-75. https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2007.0017.
    Publicado • https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2007.0017
  18. Porteiro, Tiago. "L’acrobatie selon Alexandre del Perugia". Arts de la Piste 31 31 (2004): 24-24.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Porteiro, Tiago; Porteiro, Tiago. Autor correspondente: Porteiro, Tiago. "Encompassing the Fazer Presente projet". In Cross Media Arts. Social and Collaboration, editado por P. Pinto, A. Pinto, S. Vicente. 2023.
    Publicado
  2. Porteiro, Tiago. "Conversas sobre o intangível". In Formação e processo de criação: Pesquisa, pedagogia e práticas performativas, 228-268. São Paulo, Brasil, 2021.
    Publicado
  3. Porteiro, Tiago. "Aquistas. Performance num espaço termal/spa. Em torno da intimidade". In Intimidade e Artes performativas. Coimbra, Portugal: Imprensa da Universidade de Coimbra [Parceria CEHUM/Ceis20/INOVA], 2021.
    Publicado
  4. Porteiro, Tiago. "Performance “Auto das Máscaras”: Uma ação de mediação no museu CIAJG/Guimarães". In A Busca do Comum - Práticas Artísticas para Outros Futuros Possíveis, 81-91. Porto: Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade – i2ADS, 2020.
    Publicado
  5. Porteiro, Tiago Manuel Monteiro Mora. "Diálogos com o território: Cidade e espaço público em três projetos performativos pedagógico-artísticos (Couros/Guimarães) – Estudo de caso". In Práticas artísticas: Participação e comunidade, editado por H. Cruz, I. Bezelga, R. Aguiar. Évora, Portugal: Universidade de Évora. Centro de História de Arte e Investigação Artística (CHAIA/UE), 2019.
    Publicado
  6. Providência, Bernardo; Porteiro, Tiago Manuel Monteiro Mora; PORTEIRO, Tiago. "EmCaixa / projeto de artes performativas e design". In Cross media arts ¿ Artes sociais e transdisciplinaridade, 382-407. Casal de Cambra, Portugal: Caleidoscópio, 2018.
    Publicado
  7. Porteiro, Tiago. "Estudo de caso. Projecto - Percursos ~~ Metodologia J. Lecoq ~~ Portugal". In Investigação e(m) Artes: perspectivas - Encontro/Debate, editado por C. Zurbach & J. A. Ferreira, 117-128. Évora, Portugal: Universidade de Évora, Escola de Artes, 2014.
    Publicado
  8. Porteiro, Tiago. "« Vision à deux vitesses sur la formation institutionnelle pour le cirque au Portugal »". In Quelles formations professionnelle supérieure pour les arts du cirque?, 123-129. Paris, França: L’Harmattan, 2014.
    Publicado
  9. Porteiro, Tiago; Meyler, S.; Mainen, Z. "“Biological motion: a quantification tool for actors? A brief experiment and commentary”". In Arte e Ciência em Diálogo, editado por J. C. Carvalho, 275-280. Coimbra, Portugal: Grácio Editora, 2013.
    Publicado
Edição de livro
  1. José Eduardo Silva; Filomena Louro; Tiago Mora Porteiro. Artes Performativas e Intimidade. Imprensa da Universidade de Coimbra. 2023.
    Publicado • 10.14195/978-989-26-2267-5
Edição de número de revista
  1. Gonçalves, J. C., Azevedo, S., Brand, A., Porteiro, T. & Castilho. "Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas". Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas 2 44 (2022): http://dx.doi.org/10.5965/10.5965/1414573102442022.
    Publicado • 10.5965/10.5965/1414573102442022 • Co-editor
  2. Gonçalves, J. C., Azevedo, S., Brand, A., Porteiro, T. & Castilho. "Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas". Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas 1 43 (2022): http://dx.doi.org/10.5965/10.5965/1414573101432022.
    10.5965/10.5965/1414573101432022 • Co-editor
  3. Porteiro, Tiago; Gonçalves, Jean Carlos; Chaverra, Àngela. "Artes do Corpo e Educação". Revista Contrapontos (UNIVALI, Itajaí - SC, Brasil) (2020):
    Aceite para publicação
  4. Porteiro, Tiago; Rayner, Francesca; Silva, José Eduardo. "O que é a investigação artística?: Pressupostos, Práticas e Problematizações". Diacrítica 33 1 (2019): http://dx.doi.org/10.5935/2319-0485/praticasemcontabilidadeegestao.
    10.5935/2319-0485/praticasemcontabilidadeegestao • Co-editor
Entrada de dicionário
  1. Porteiro, Tiago. "Clown". In Léxico de pedagogia do teatro. Perspectiva, 2015.
    Publicado
  2. Porteiro, Tiago. "Educação pelo movimento". In Léxico de pedagogia do teatro. Perspectiva, 2015.
    Publicado
Livro
  1. PORTEIRO, Tiago; Biblioteca da Escola Superior de Teatro e Cinema, Sebentas e Colecção Investigação em Teatro; Porteiro, Tiago. Fotografia” de um núcleo de investigação e criação teatral com enquadramento universitário - LUME. Portugal: Biblioteca da Escola Superior de Teatro e Cinema, Sebentas e Colecção Investigação em Teatro. 2013.
Prefácio / Posfácio
  1. Porteiro, Tiago. "A atitude de escutar os fundamentos da(s) voz(es)". Prefácio para Aquecimento vocal na prática cênica: Múltiplas vozes. Rio de Janeiro, Brasil: Synergia Editora. 2019.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Schimith, Mateus. "Presença cênica e jogo: articulações e tensões nas construções poéticas como ator". Doutoramento, 2017. http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21834.
  2. Lopes, Maria da Luz Neto Gavancha. "Vai teatro". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10174/18382.
  3. Grosso Laguna, Alejandro César. "Revisión de problemas comunicacionales en la clase de técnica de danza observados por un músico de danza". Doutoramento, 2013. http://hdl.handle.net/10174/16039.

Artística / Interpretação

Exposição de curadoria/museu
  1. Carvalho, I., Ferreira, M., Tiago, P. (co-curador). 2023. "(Re)Fazendo + microcenografias". In (Re)Fazendo + microcenografias.
Gravação vídeo
  1. Porteiro, Tiago; Município do Fundão; 12 Em Rede – Festival “A Fonte da Gardunha”. / (Produtor); Eva Ângelo, Manuela Ferreira & Tiago Porteiro (Realizador). 2020. Uma Aldeia - filme. RTP – Palco / Aldeias Históricas.
Gravação áudio
  1. Porteiro, Tiago; Município do Fundão; Aldeias Históricas de Portugal / 12 em Rede – Aldeias em Festa (Produtor). 2020. "Percurso sonoro. Uma Aldeia". In Manuela Ferreira & Tiago Porteiro - Direção artística e correalização, https://izi.travel/pt/c905-castelo-novo-percurso-sonoro-uma-aldeia/pt.
Interpretação artística
  1. Encenação: Manuela Ferreira. 2021. Espetáculo In(comum). Jogo para artistas e espetadores. Centro Cultural Vila Flor – CCVF.
  2. 2020. Locução. Audiowalk Em torno. Guimarães.
  3. Encenação de Manuela Ferreira. Teatro Oficina/Guimarães. 2018. Espetáculo Do Avesso - visita performativa aos lugares secretos do CCVF (Guimarães).. Centro Cultural Vila Flor (Guimarães).
  4. direção de João Pedro Vaz. 2017. Espetáculo Auto das Máscaras. Museu José de Guimarães, CIAJG.
  5. Encenado por: Elaine Rava, Jonathon Taylor e Manuela Ferreira. 2017. Espetáculo Adam and Evie de Charles Mee. Projeto final do Siti Conservatory, Nova York, Dixon Theater.
  6. Co-encenação: Manuela Ferreira e Tiago Porteiro. 2014. Excursão: vais ou não?. Festival CALE/ Fundão.
  7. dirigido por Jorge Parente (21 artistas + 7 nacionalidades + 3 residências intensivas/total de 100h de trabalh. 2013. performer em Macbeth (a partir do texto de Shakespeare) – resultado final com apresentação pública do Laboratório de criação - Corpo, voz e composição cénica. Instituo de Design - Guimarães.
  8. Direcção de Manuela Ferreira. 2012. performer na performance Esquecidos. Inserida no projeto artístico Casa de Bonecas; Festival CALE/ Fundão.
  9. 2010. ator/contador/co-criador na performance “Estórias de engraxar”. Festival Internacional de Artes de Rua (FIAR) – Palmela.
  10. encenação de Ana Tamen. 2009. ator em “Misantropo”, de Molière. Palácio Marques de Tancos, Lisboa.
  11. encenação de Patrick Murys. 2008. ator em “Retrato de Família”. Silvares, Fundão.
  12. direção de Ana Tamen. 2008. ator em “Molière, Molière. Modos de usar”. Teatro Municipal de São Luís, Lisboa.
  13. encenação de Lúcia Sigalho. 2006. ator em “Sobreviver”, a partir de textos de Gonçalo M. Tavares. Teatro Municipal de São Luís, Lisboa..
  14. encenação de Filipe Crawford. 1998. performer em « Sortida de Caretos ». EXPO 98.
  15. Encenação de Tiago Porteiro. 1998. ator em «Tramóias em Meninos com estrelas». C. Cultural de Belém/CPA, Lisboa.
  16. Encenação de Tiago Porteiro. 1996. ator em « Ode Marítima » de Fernando Pessoa. Portugal (Brasileira/chiado; Montemor-o-Novo e outros) e frança /festival Luso-português.
  17. encenação de Marc Zammit. 1994. ator em « Le Triomphe de l'amour», de Marivaux. Opéra de Metz; Colombes; Théâtre d'Arras; Scène Nationale d'Angoulême (França).
  18. encenação de Mário Jorge. 1993. ator em “Hoje sou Rei amanhã não sei”. Teatro Papa - Léguas/Lisboa.
  19. direcção de Madalena Vitorino. 1993. performer em «A Festa». Museu de Serralves - Porto.
  20. 1993. performer em «Diário de um desaparecido», ópera de Leos Janacek. RTP Canal 2.
  21. direcção de Ricardo Rezende e Alberto Blumenschein. 1993. performer no projecto de vídeo-instalação « Água». Lisboa Capital Europeia da Cultura 1994.
  22. 1993. ator na série « Mau tempo no Canal », adaptação televisiva do romance de Vitorino Nemésio. RTP Açores.
  23. encenação de Georgio Barberio Corsetti. 1989. ator em “A Construção da muralha Chinesa” (trilogia a partir de Kafka). coproduzido e apresentado em: Sommertheater Hambourg, Wiener Festwochen – Viena; Festival de Tardor,.
  24. encenação de Filipe La Féria. 1989. ator em "Pierrot e Arlequin". Casa da Comédia /e apresentado em mais de 100 em muitos dos distritos de Portugal..
  25. encenação de Georgio Barberio Corsetti. 1988. ator em "De noite - Uma saída inesperada", a partir de Kafka. “Encontros Acarte”/FC. Gulbenkian/ Lisboa.
  26. 1988. ator em "À procura do presente". IFICT/Lisboa.
Obra teatral
  1. Bonfitto, M., Porteiro, T.. 2023. Convocatória.
  2. Bonfitto, M., Ferreira, M., Porteiro, T.. 2023. Des-lo-car-mo-nos.
  3. 2021. À MESA - jantares performativos.
  4. 2015. . Porteiro, Tiago (co-encenador) e Ferreira, Manuela (co-encenadora). (2015). Projeto Performativo Siga a Banda,.
  5. 2014. . Porteiro, Tiago (co-encenador) e Ferreira, Manuela (co-encenadora). (2014). Projeto Performativo Excursão: vais ou não?.
  6. 2014. . Porteiro, Tiago (co-encenador) e Ferreira, Manuela (co-encenadora). (2014). Projeto CASA DE BONECAS, (5 ações performativas: Oficina-Performance Esquecidos; Aventais das Marias, Instalação-Atelier de Costura; Vai e Volta - Instalação de Almofadas para levar e trazer; Cochichos, Áudio-Retratos; Vozes p’rá Rua, Instalações Sonoras).
  7. 2012. . Porteiro, Tiago (co-encenador) e Ferreira, Manuela (co-encenadora). (2012). Críticos.
  8. 2010. Porteiro, Tiago (co-encenador) e Ferreira, Manuela; Patrícia, Costa; Ochoa, Graça (co-encenadoras). (2010). Estórias de Engraxar,.
  9. 2008. Porteiro, Tiago (encenador). (2008). E nós aqui no meio de não saber nada.
  10. 2007. Porteiro, Tiago (encenador). (2007). Constelações.
  11. 2001. Porteiro, Tiago (encenador). (2001). Ovo + 5 = Ionesco? (6 textos curtos de Ionesco).
  12. 2000. Porteiro, Tiago (encenador). (2000). Dort Doucement, de João Tuna (dramaturgias emergentes - DRAMAT).
  13. 1999. Porteiro, Tiago (encenador). (1999). Actores de Boa Fé, de Marivaux.
  14. 1999. Porteiro, Tiago (encenador). (1999). Ode Marítima, de Fernando Pessoa.
  15. 1998. Porteiro, Tiago (encenador). (1998). Tramóias em Meninos com estrelas.
  16. 1997. Porteiro, Tiago (encenador). (1997). Auto dos Físicos, de Gil Vicente.
  17. 1996. Porteiro, Tiago (encenador). (1996). Aonde? Aonde?, Adapt. do romance Jacques le Fataliste de Diderot.
  18. 1996. Porteiro, Tiago (encenador). (1996). Será já noite ?, de J. P. Sarazac.

Outros

Outra produção
  1. Diacrítica [33:1, 2019]. A criação artística é já em si um processo de investigação em que criadorxs pesquisam as possibilidades e os limites, não apenas dos seus próprios materiais, corpos, espaços e textos, mas também da sua relação com os demais elementos do mundo. Neste sentido a criação artística apresenta algumas das formas mais inovadoras e estimulantes de produzir conhecimento sobre o mundo ou, se quisermos tomar. 2019. Universidade do Minho. Centro de Estudos Humanísticos. https://hdl.handle.net/1822/70005.
    10.21814/diacritica.33.1
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2021/06 Trajetórias pelo Caminhar enquanto expressão Artística – Aproximações interdisciplinares do acto de caminhar Conferência - Aproximações interdisciplinares ao acto de caminhar
Faculdade de Motricidade Humana – Univ. Lisboa. Doutoramento em Motricidade Humana (Lisboa)
2021/05/18 Aquistas – projeto em artes performativas desenvolvido num espaço termal. Configurações do encontro entre performers e público-participante. II Seminário Internacional Artes da Cena e Práticas contemplativas: Contemplação, artes performativas e resistência
Org. Dep. de Artes Cênicas, Univ. F. Santa Maria – Pesquisa Tradere (CNPQ-UFSM (on-line, Brasil)
2020/11/28 ANDANDO (edições/2014, 15, 16) - Universidade (Artes) e a cidade. Como continuar? Ciclo de conferências - “A Arte o Ensino e a Cidade
– Bairro C – Câmara Municipal de Guimarães (on-line, Portugal)
2020/07/23 Caminhar em companhia dos Viewpoints (Walkshop) https://walk.lab2pt.net/pt/program Drifting Bodies / Fluente Spaces. International Meeting / Conference em Walking Arts (Guimarães
Org. Lab2PT, Made of Walking, Câmara Municipal de Guimarães (Guimarães, Portugal)
2019/10/25 Viewpoints : un aperçu à partir d’un vécu Colloque Sciences cognitives et Spectacle Vivant 2019-3ème édition
Universidade de Montpellier, Paul Valery III, RIRRA XXI (Montpellier, França)
2019/10/25 Arquivo Público - memórias de espetadores tornadas matéria poética de um espetáculo teatral II EASTAP CONFERENCE (European Association for the study oh Theatre and Performance, Shared memory(ies)/Creation, research and politics in the Eurpean contemporary stage
Universidade de Lisboa - Centro de Estudos de teatro (Lisboa, Portugal)
2019/09/17 Auto das Máscaras – Espetáculo de artes performativas no museu CIAJG/Guimarães. Análise crítica de um observador-participante III Encontro Internacional de Reflexão sobre Práticas Artísticas Comunitária. A Busca do Comum. Contributos das práticas artísticas para outros futuros possíveis
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (Porto , Portugal)
2019/03/30 Puxar a fita atrás (estudo de caso). Um projeto de teatro com/para comunidades III Simpósio Internacional de Investigação em Arte – Evento coorganizado pela MUNDIS – Associação Cívica de Formação e Cultura
UTAD – Grupo Missão Cultura (Porto, Portugal)
2018/11/24 AQUISTAS – In Situ Performance – a Case Study Theatre Symposium Brno. Tendencies in Contemporary Theatre Directing and Theatre Directing and Education
Theatre Faculty of Janácek Academy of Music and Performing Arts Brno (JAMU) (Brno, República Checa)
2018/11/12 Espaços de paz e de liberdade num campo de refugiados de guerra (Jordânia). Projeto de Teatro Aplicado XX Colóquio de Outono, Paz e Liberdade. Visões, Discursos, Manipulações
Universidade do Minho - CEHUM (Braga, Portugal)
2018/10/06 Aquistas Congresso Internacional Performance e Intimidade
Grupo de Investigação em Estudos Performativos/ CEHUM/Universidade do Minho (Guimarães, Portugal)
2018/07/17 Auto das Máscaras” – espetáculo de artes performativas. Análise crítica de um observador-participante 56º Congresso Internacional de Americanistas, 3/18, Mascaramento expandido, produção de conhecimento e emancipação humana
Universidade de Salamanca (Salamanca, Espanha)
2017/09/20 Estudo de caso – 3 projetos performativos (Couros/Guimarães) II Encontro Internacional de Reflexão sobre Práticas Artísticas Comunitária. Práticas artísticas colaborativas/ Participativas e Comunidade
IELT - Instituto de Estudos de Literatura e Tradição/FCSH/NOVA. CHAIA/UÉ; ESMAE-IPP, ESTC, CIAC, Pele (Porto, Portugal)
2016/06/26 Case Study – EmCAIXA / Projet of Performing Arts and Design 1st International conference on Social Arts and Transdiciplinarity
Universidade de Évora/CHAIA (Évora, Portugal)
2016/05/14 Orador na mesa redonda “Formação, Teatro e Sociedade 20 anos de Teatragal
Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho e Companhia de Teatro de Braga (Braga, Portugal)
2016/02/27 Panoramas and paradigms of curation in the Portuguese context Simpósio Internacional “Expanded Practice: Curation as Creative Process
Cheshire Contempory Arts Studio 1-45 and Oponspace, MMU CHESHIRE (Manchester, Reino Unido)
2016/01 Orador na conferência ESCOLA + CIRCO = NOVO Projecto internacional Circus Lab
CCVF / Guimarães (Guimarães, Portugal)
2015 Uma trilogia | Três processos de criação para o Cale – Festival de Rua do Fundão I Encontro Internacional de Reflexão sobre Práticas Artísticas Comunitária
Instituto de Estudos de Literatura e Tradição FCSH/NOVA. CHAIA/UÉ; ESMAE-IPP, ESTC, CIAC, Pele (Porto, Portugal)
2013/06/19 Retrato de um projecto + outras reflexões Encontro/Debate, Investigação e(m) Artes: perspectivas
Universidade de Évora, Escola de Artes (Évora, Portugal)
2013/01/18 Using biological motion perception as a pedagogical tool for performance artists Colóquio Internacional Artes e Ciências em Diálogo
Universidade do Algarve (Faro , Portugal)
2011/11/12 Estudo de caso - Fotografia ao serviço do performer; um meio de prolongar vivências do corpo em cena Seminário Internacional - DESCOBRIR A DANÇA / DESCOBRINDO ATRAVÉS DA DANÇA
Faculdade de Motricidade Humana (Lisboa, Portugal)
2011/05/10 Apresentação do filme Art Therapy (1976) - Zigmunt Molik, co-fundador do Teatro Laboratório Jersy Grotowski Making Tomorrow's Theatre - Encontro Internacional de Escolas de Teatro
Institute Grotowski (Wroclaw - Pólonia) (Wroclaw , Polónia)
2011/02/17 Fotografia ao serviço do actor - um meio de prolongar vivências do corpo em cena. Relato de uma experiência Colóquio Internacional - Imagens de uma Ausência. Modos de (re)conhecimento do teatro através da imagem
Centro de Estudos de Teatro (CET) - Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2010 Investigar em Artes: Interrogações a partir da narrativa pessoal de um percurso SABEReseARTES como Investigação
Universidade de Coimbra - Centro de Estudos Sociais (CES) (Coimbra, Portugal)
2009/12 Images du cirque Contemporain au Portugal 2000-2010 Journée d’Études « Les images du cirque », Centre de recherche, RIRRA XXI
Université de Montpellier III, Paul Valéry (Montpellier , França)
2009/02 Orador na mesa redonda intitulada – Relações possíveis: América Latina e Europa – Brasil e Portugal Pos-Gradução UNICAMP
Universidade de Campinas (UNICAMP), Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais, LUME (Campinas, Brasil)
2008 Panorama sur la (formation) corporelle de l’acteur Programa de Intercâmbio Sócrates
Université de Montpellier III, Paul Valéry (departamento de teatro) (Montpellier, França)
2007/11 Alexandre del Perugia. Captação áudio da “matéria” verbal em situação de aprendizagem do movimento: exposição da metodologia Conferência Internacional TeDance, technologically expanded dance
Faculdade de Motricidade Humana - Universidade Técnica de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2007/05/04 Conception et approche pédagogique d’Alexandre del Perugia sur l’Acrobatie 6º Colloque International de Association Française de Recherches en Activités Gymniques et Acrobatiques (AFRAGA) – Performance, Performer, oui, mais comment ?
Université de Rennes 2, Université Paris 12, Val-de-Marne. (Barcelona, Espanha)
2007 Arts du Cirque et activités de glisse: propositions d’analogies Journée de réflexion : « Cirque et Glisse : arts Jumeaux ?
Centre National des Arts du Cirque, em parceria com a Université de REIMS - UFR STAPS, Laboratoire d’Analyse des Contraintes Mécanique e Universidade de Évora (Seine-sur-mer, França)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2020/01 - Atual AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS EM PROCESSOS DE CRIAÇÃO TEATRAL
Orientador
DOUTORAMENTO EM CIÊNCIAS DA CULTURA (Doutoramento)
2019 - Atual A História do Castelo e do Paço dos Duques de Guimarães. O patrimônio da cidade refletido nestes monumentos
Orientador
M¿¿¿¿estrado em Património Cultural (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Ciências Sociais, Portugal
2018 - 2019 O TEATRO MUSICAL EM PORTUGAL. Proposta de formação avançada
Coorientador de Doutor Levi Leonido Fernandes da Silva
Formação avançada (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade do Minho Centro de Estudos Humanísticos, Portugal
2017 - 2018 O aquecimento vocal para o trabalho cênico: indagações e procedimentos
Orientador
Proposta de formação avançada (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade do Minho Centro de Estudos Humanísticos, Portugal
2012 - 2014/07/11 Por um corpo cénico em devir e suas ressonâncias: experiências formativas e de criação
Coorientador
Programa de Pós - Graduação em Artes Cénicas (Doutoramento)
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
2011 - 2014 Vai Teatro
Orientador
Mestrado em Teatro – Ramo Dramaturgia/Encenação (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
2008 - 2013/06/01 Revisión de problemas comunicacionales en la classe de Técnica de Danza Observados por um músico de danza
Orientador
Doutoramento em Estudos Teatrais (Doutoramento)
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
2009 - 2010 Voltar
Orientador
Mestrado em Teatro – Arte do Actor (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2019/09/09 - 2019/09/14 Laboratory Guimarães (Portugal) International Viewpoints Exchange (2019) - Concebe, organiza e participa na residência Artística de investigação e prática / 9-14/09 (2019)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
A Oficina , Portugal
2011/05/27 - 2011/05/27 Seminário Música e Movimento - Interconexões” (2011)
Seminário (Coorganizador)
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
2011 - 2011 Promove, organiza a segunda vinda a Évora do LUME - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais – Univ. Campinas, Brasil – Março. Cursos de formação: “O corpo como fronteira”, por Prof. Doutor Renato Ferracini; “Voz e Acção” Vocal”, por Carlos Simioni (director do LUME); Demonstração Técnica do actor-investigador C. Simioni: "Prisão para a Liberdade (2011)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
2010/06/05 - 2010/06/11 Evento CASA-LUME” em Évora – conjunto de iniciativas articuladas: apresentações de espectáculos, estágios, demonstrações de trabalho, encontro de reflexão e seminário científico (2010)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
2008 - 2008 Os caminhos da formação na escola de Jacques Lecoq Com: Norman Taylor (assistente mais directo de Jacques Lecoq durante 18 anos) e quatro ex-alunos da escola que trabalham atualmente em Portugal (2008)
Encontro (Coorganizador)
Centro Internacional de Teatro , Portugal
2007/09/17 - 2007/09/21 Circo : História(s), Imagem(s) e Prática(s) Org: Centre national des Arts du Cirque (CNAC – França) ; Université Paul-Valery, Montpellier III, département arts du spectacle – section Théâtre ; Università Degli Studi di Siena; Universidade de Évora/CHAIA ; Festival Escrita na Paisagem (2007)
Seminário (Coorganizador)
Universidade de Évora Centro de História de Arte e Investigação Artística, Portugal
2003 - 2004 “Les Passerelles” - Concebe, dinamiza e faz a moderação dos encontros mensais de reflexão e discussão em torno de um conceito-chave. (2003 - 2004/12) Centre National des Arts du Cirque (CNAC), França

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2019/10/26 - 2019/10/27 Participa no Workshop Body Weather
Oficina (workshop)
Colloque Sciences cognitives et Spectacle Vivant 2019-3ème édition, « Interactions/intégrations : acteurs-spectateurs en répétition, sur scène et dans la salle
Université de Montpellier Paul Valery III, França
2019/09/16 - 2019/09/18 Moderação da mesa, Diálogos com o território: cidade e espaço público» no III Encontro Internacional de Reflexão sobre Práticas Artísticas Comunitária. A Busca do Comum
Encontro
III Encontro Internacional de Reflexão sobre Práticas Artísticas Comunitária. A Busca do Comum
IELT//FCSH/NOVA; CHAIA/UÉ; ESMAE-IPP, CIIE/FPCEUP, CICANT/ULP, FCH-UCPL, IPL, i2ADS/FBAUP, PELE, Porto, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Portugal
2019/07 - 2019/07 Laboratório Internacional Viwepoints com Mary Overlie (criadora do método) e Wendell Beavers
Seminário
Laboratório de partilha e discussão
Vértico, Espanha
2018/12/13 - 2018/12/13 Em Concreto (2) – O “Património cultural imaterial” no terreno: expetativas, experiências, perspetivas
Encontro
Património cultural imaterial
A Oficina , Portugal
2018/10/25 - 2018/10/27 Moderação do Painel: Relire l’histoire, no 1º Congresso da European Association for the Study of Theater and Performance, Décentrer notre vision de L’Europe: l’émergence de nouvelles formes
European Association for the Study of Theater and Performance, França
2018/10/06 - 2018/10/06 Moderação do Painel: Intimidade Site-Specific + Sensorialidades, congresso Internacional Performance e Intimidade
Congresso
congresso Internacional Performance e Intimidade
Universidade do Minho Centro de Estudos Humanísticos, Portugal

Festival Noc Noc, Portugal

A Oficina , Portugal
2017/09/21 - 2017/09/21 moderação da Roda 3*: entre o colaborativo e o participativo: que diferenças e o que implicam? Encontro Internacional de Reflexão sobre Práticas Artísticas Comunitária. Práticas artísticas colaborativas/ Participativas e Comunidades * com Teresa Furtado
Encontro
Práticas Artísticas Comunitária. Práticas artísticas colaborativas/ Participativas e Comunidades
IELT/FCSH/NOVA. CHAIA/UÉ; ESMAE-IPP, ESTC, CIAC, Pele, Portugal
2017 - 2017 Práticas de Arquivo em Artes Performativas
Seminário
Práticas de Arquivo em Artes Performativas
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Portugal
2016/03/09 - 2016/03/12 Tracing creation – Genetics, Genes, and Genealogies of Performance
Congresso
Tracing creation – Genetics, Genes, and Genealogies of Performance
Universiteit Antwerpen, Bélgica
2013/07/09 - 2013/07/13 Visiting Artists. A crítica como ferramenta para a criação Orientação Peroen Peeters (BE).
Oficina (workshop)
Visiting Artists. A crítica como ferramenta para a criação
Mostra de Processos / Portugal, 2º edição MAPP, Portugal
2011 - 2011 Une semaine de cirque – Arts, Sciences, Colloques, Spectacles»: Quatro congressos internacionais em simultâneo - Cirque et Littérature; Cirque et Sciences de l’éducation; Cirque et Arts du spectacle; Cirque et Médicine des arts. Organização
Congresso
Une semaine de cirque – Arts, Sciences, Colloques, Spectacles
Université de Montpellier Paul Valery III, França
2010/12/14 - 2010/12/14 Moderador do 3º Painel – Arte na Comunidade (13 e 14 de Dezembro) nos encontros “InArte – Encontros Internacionais Inclusão pela Arte”. Oradores: Madalena Vitorino, Gizella Mendoza, Paulo Maria Rodrigues, Letícia Martins
Encontro
InArte – Encontros Internacionais Inclusão pela Arte
VO’ARTE , Portugal
1992 - 1992 1º Congresso Mundial de Teatro e Educação - Porto 1º Congresso Mundial de Teatro e Educação
Associação Portuguesa de Expressão Dramática , Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2021/05/18 Viagem
Arguente principal
Cátia Gonçalves (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2021/01/21 TAT - TEACHING ART AND THEATRE
Vogal
Tiago Lameiras (Doutoramento)
Universidade do Algarve Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal
2020/03/27 Talvez em sonho cantando e dançando, je réveille: entre a fala e a escuta nos seminários de Jerzy Grotowski pelo Collège de France
Arguente
Ana Luiza Firmeza Rocha (Doutoramento)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Centro de Teologia e Ciências Humanas, Brasil
2019/02 Criar Poder – Teatro e Comunidade aplicado às empresas
Arguente principal
Cristiana Gomes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2017/03/31 Presença Cénica e jogo: articulações e tensões nas construções poéticas do ator
Arguente
Matheus Schimith (Doutoramento)
Universidade Federal da Bahia, Brasil
2016/09/23 A musicalidade na dramaturgia de ator: das vanguardas do séc. XX ao caso do Teatro O Bando
Arguente principal
Cristiane Werlang (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2016/01/14 As palavras do corpo em João Mota. Um estudo sobre a presença, o corpo e a palavra nos espetáculos de Cyrano de Bergerac e Play Strindberg
Arguente principal
Fábio Vaz (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2014/07/22 Vai Teatro
Orientador
Maria da Luz Neto Gavancha Lopes (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
2014 Relatório de estágio intitulado, Laboratório de criação a partir de Macbeth de William Shakespeare
Arguente principal
Andreia Frazão Pires (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2013/07/15 Estágio no âmbito do Programa Erasmus na Academy of Performing Arts (Bratislava)
Arguente
Ricardo Nuno Espínola Ávila (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
2013/06/01 Revisión de problemas comunicacionales en la classe de Técnica de Danza Observados por um músico de danza
Orientador
Alejandro César Grosso Laguna (Doutoramento)
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
2013/05/10 Volley
Vogal
Nuno Correia Pinto (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
2013 A expressão Dramática / Teatro no 1º ciclo Básico: investigando a mediação cultural nas relações Museu-Escola-Comunidade
Vogal
Ana Paula Coelho de Pina Proença (Doutoramento)
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
2012/07/27 Tradição e Modernidade na preparação do Actor-Marionetista
Vogal
Hikmet Sabahat Özgüler Vorontsova (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
2012/07/17 Tradição e tecnologia no Teatro de Formas Animadas
Vogal
Marcelo Gilaberte Redondo (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
2012 Aspetos Teóricos e metodológicos do Teatro Social: sua aplicação numa Comunidade de Jovens do Baixo Alentejo
Arguente principal
Ana Cristina Russo Chafirovitch (Doutoramento)
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
2011 A Falha como motor de criação – Ensaio sobre A.I.M (Ensaio longo que enquadra e justifica o objecto performativo A.I.M.
Arguente principal
Bárbara Raquel de Marques da Fonseca (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2010/08/26 Acreditando... É Possível! Três meses de viagem
Arguente principal
Catarina Caetano Lopes Ferreira da Silva (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
2010 Retrato Inacabado. Do texto ao palco a pensar no público
Arguente principal
Mário dos Reis Primo (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
2009 Relação Actor - Marioneta - Meio envolvente
Arguente principal
Pedro Belinha André Carvalho (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
2009 S.P.O.T.: Sensações, Paixões, Ódios e Taras - A Vida em Palco
Arguente principal
Joana Lúcia Martins Constantino Poejo (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2014 - Atual Arte da Cena (Art on Stage), publicação semestral da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás
Especialista
Universidade Federal de Goiás Escola de Música e Artes Cênicas, Brasil
2020/07 - 2023 Avaliador - Artes/arts ¿ Comissões de Avaliação (CAs) de Relatórios Científicos Finais (RCFs) de Projetos IC&DT
Especialista
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT
2020/07 - 2020/09 Avaliador – Artes/arts – Concurso para Atribuição de Bolsas de. Investigação para Doutoramento –. Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P. (FCT
Especialista
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2019/07 - 2020/02 Membro da Comissão de Apreciação (Especialista efetivo) do Concurso Bianual de Apoio Sustentado da Direção Geral das Artes (DGArtes) – 2020-21 – Criação e outros domínios - Cruzamentos Disciplinares
Especialista
Direção-Geral das Artes, Portugal Direção-Geral das Artes
2019/07 - 2019/12 Membro da Comissão de Apreciação (Especialista suplente) do Concurso Bianual de Apoio Sustentado da Direção Geral das Artes (DGArtes) – 2020-21 - Criação e outros domínios - Circo contemporâneo e Artes de Rua
Especialista
Direção-Geral das Artes, Portugal Direção-Geral das Artes
2012 - 2018 Corpo Científico-Artístico da Revista Ilinx, revista on-line produzida e organizada pelo LUME Teatro - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da UNICAMP (Universidade de Campinas)
Especialista
Universidade Estadual de Campinas, Brasil
2003 - 2004 Membro do conselho redactorial da revista Dédale - Pédagogie des arts de la piste & de la scène
Especialista
Centre National des Arts du Cirque (CNAC), França

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2019 - Atual membro do conselho Editorial da editora, Hucitec Editora, coleção Licores – Linguagem, Corpo, Estética
2018 - Atual Consultor* da Bienal Ci.clo de Fotografia do Porto (https://ciclo-bienal.org/bienal-19/equipa-bienal) *com Manuela Ferreira Ci.clo - Bienal de Fotografia do Porto, Portugal
2019/07 - 2019/07 I Bienal Ci-clo de Fotografia do Porto, Porto, direção artística de Virgílio Ferreira com Manuela Ferreira, faz a co-curadoria e coordena as oficinas de formação Direção-Geral das Artes, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2020/01/27 - Atual Bases do trabalho vocal: sua aplicação na prática de docência (5h) Co-orientação com Eduardo Silva (Outros) Universidade do Minho, Portugal
2011/05/27 - 2011/05/29 Método Dalcroze/ Formação Rítmica/Música e Movimento Método Dalcroze/ Formação Rítmica/Música e Movimento (Outros) Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
2010/12/16 - 2010/12/22 Viagem(ens) da voz – técnica vocal para actores Viagem(ens) da voz – técnica vocal para actores (Outros) Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
2009/10 - 2010/06 Curso de Especialização Profissional “Teatro do gesto: acção física, imagem e palavra” Curso de Especialização Profissional (Outros) Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2018 - Atual Desde a sua fundação em outubro de 2017 é membro da EASTAP (European Association for the Study of Theatre and Performance) e integra o grupo de trabalho Theory & Pratice. Membro
2017 - Atual Laboratório de Estudos em Educação, Linguagem e Teatralidades (ELiTe/UFPR/CNp/Brasil Pesquisador colaborador estrangeiro
2016 - Atual IGesto (Associação Investigação do Gesto - FUP/Centro Linguístico da Universidade do Porto Outubro de 2017 integra os órgãos sociais da associação.

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2021/09/02 - 2021/09/04 Membro da Comissão científica do II Congresso Paisagens Sonoras: o som, a Música e a Arquitectura nas comemorações de André Soares (1720-1769). Univ. Minho – 2-4/09
Membro
Universidade do Minho Centro de Estudos Humanísticos, Portugal
2021/09 - 2021/09 Membro da Comissão organizadora e científica do IV – Encontro internacional de reflexão sobre práticas Artísticas Comunitárias – Práticas artísticas e risco no contemporâneo. 21-24/09 – 2021 Co-oranização: CHAIA-UE, CIIE-FPCEUP, ESMAE - P. Porto, IPL, i2ADS-FBAUP, Lab2PT-UMinho, PELE e o MEXE. https://i2ads.up.pt/eirpac/
Membro
i2ADS-FBAUP, Portugal
2020/03/25 - 2020/03/28 Membro da Comissão Organizadora do I Congresso Internacional do Teatro Galego. Santiago de Compostela, 25-28/03/2020. Org.: Academia Galega de Teatro https://congresodoteatro.gal/organizacion-es.html
Membro
Academia Galega de Teatro, Espanha
2019/09/16 - 2019/09/18 Membro da comissão científica do III Encontro Internacional de Reflexão sobre Práticas Artísticas Comunitária. A Busca do Comum. Contributos das práticas artísticas para outros futuros possíveis
Membro
IELT//FCSH/NOVA; CHAIA/UÉ; ESMAE-IPP, CIIE/FPCEUP, CICANT/ULP, FCH-UCPL, IPL, i2ADS/FBAUP, PELE, Porto, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Portugal
2018/10/04 - 2018/10/06 Congresso Internacional Performance e Intimidade. Org: CEHUM/ Grupo de Investigação em Estudos Performativos. Guimarães; Parceiros: A Oficina; Festival Noc Noc, Reitoria da Universidade do Minho
Membro
Universidade do Minho Centro de Estudos Humanísticos, Portugal
2017/09/19 - 2017/09/21 II Encontro Internacional de Reflexão sobre Práticas Artísticas Comunitária. Práticas artísticas Colaborativas/ Participativas e Comunidades. Co-organização: IELT - Instituto de Estudos de Literatura e Tradição/FCSH/NOVA. CHAIA/UÉ; ESMAE-IPP, ESTC, CIAC, Pele
Membro
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Estudos de Literatura e Tradição, Portugal
2010/06/11 - 2010/06/11 seminário “Corporalidade(s) em Artes Cénicas - Prática e Teorias
Coordenador
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
2009/06/27 - 2009/07/02 Membro da comissão científica do seminário internacional - A procura do actor/The Actor’s Search Organização: Centros de Investigação CHAIA/CIAC/CITECI e CIT-Cassefaz; Apoio: FCT
Membro
Universidade de Évora Centro de História de Arte e Investigação Artística, Portugal
1998/11/05 - 1998/11/07 Membro da Comissão organizadora do Colóquio Internacional “Bertolt Brecht”
Membro
Universidade de Évora, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2016 - 2016 Júri do Concurso, Primeiro Olhar, XVI Encontros de Cinema, Viana do Castelo