???global.info.a_carregar???
Eugénio Amorim has a doctorate from the Portuguese Catholic University with a thesis entitled "Compositional practice in sacred music in Portugal in the first half of the 18th century - Study and edition of the work of João Rodrigues Esteves". He continues his research activity as an integrated member of CESEM - Centre for the Study of Sociology and Musical Aesthetics of the Faculty of Social and Human Sciences of the New University of Lisbon. He was member of the Installation Committee of the Catholic University's School of the Arts, where he taught from its foundation until 2003, he has since continued teaching on the Composition Course at the Polytechnic Institute of Porto's School of Music and Performing Arts, where he is currently President of the Technical-Scientific Council. He studied piano and composition at the Oporto Conservatory of Music and later took a bachelor's degree in orchestral conducting and a degree in sacred music at the Würzburg School of Music (Germany). Conductor of the Porto Cathedral Choir from 1994 to 2010. In addition to the Cathedral's musical activity, he has conducted around 300 concerts in Portugal, England and Germany and promoted the release of two CDs with Portuguese music. His activity extends to musical composition, with recent works such as 2 Magnificats (one for a cappella choir, published by AVA and the other for mixed choir, 4 trumpets, soprano solo and organ), "Psalm 84 - Monastic Landscapes - Silence" for choir and Ensemble a1, "Was war denn das" for trombone and piano, "Cantiones Harmonicae" (30'), for children's choir, trombone and organ; Via Lucis (42'), for mixed choir a8, percussion and organ; "Royal Opera: Repetition of the End of the World" (20') (collaborative composition, for which he composed the 2nd act) and Turris eburnea (10') for solo organ. He is regularly active as an organist, and in this context the role he plays in improvisation is particularly important. He has performed as an improviser in various concerts, some of which have been filled entirely with this ancient and current practice, in a permanent dialogue between notated and improvised music, and even with other arts such as poetry, painting, etc.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Eugénio Manuel Amorim Resende

Nomes de citação

  • Resende, Eugénio
  • Amorim, Eugénio
  • Resende, Eugénio Manuel de Amorim

Identificadores de autor

Ciência ID
BB1E-E60F-6380
ORCID iD
0000-0003-4731-9740

Endereços de correio eletrónico

  • eugenio.amorim@sapo.pt (Pessoal)
  • eugenioamorim63@gmail.com (Pessoal)

Telefones

Telefone
  • 225193760 (Profissional)
Telemóvel
  • 919801373 (Pessoal)

Moradas

  • Rua da Alegria, 503, 4000-045, Porto, Porto, Portugal (Profissional)
  • Rua Quinta das Chãs, 124 - Casa 4, 4400-556, São Pedro da Afurada, Vila Nova de Gaia, Portugal (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Alemão Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A2)
Italiano Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A2)
Formação
Grau Classificação
2016/09/16
Concluído
Ciência e Tecnologia das Artes (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
"Prática Composicional na Música Sacra em Portugal na Primeira Metade do Séc. XVIII. Estudo e Edição da Obra de João Rodrigues Esteves. " (TESE/DISSERTAÇÃO)
18 val
1997/07
Frequentou
Musicologia Histórica (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização))
Especialização em Musicologia Histórica
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
1989/09/01 - 1993/07/20
Concluído
Diplom - A - Kirchenmusiker (Licence)
Especialização em Música Sacra
Hochschule für Musik Würzburg, Alemanha
1,59
1992/07/20
Concluído
Orchesterleitung (Bachelor)
Hochschule für Musik Würzburg, Alemanha
2
1988/07
Concluído
Curso Superior de Composição (Bacharelato)
Especialização em Composição
Conservatório de Música do Porto, Portugal
16
1988/07
Concluído
Curso Superior de Piano (Bacharelato)
Especialização em Piano
Conservatório de Música do Porto, Portugal
12
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/01/01 - Atual Investigador (Investigação) Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
2016 - Atual Investigador (Investigação) Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, Portugal
Universidade de Coimbra, Portugal
2008 - 2016 Estagiário de Investigação (Investigação) Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2005/09/01 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
1997/09/01 - 2007/07/31 Assistente (Docente Universitário) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/02/11 - Atual Presidente do Conselho Técnico-Científico Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2021 - Atual Membro do Conselho Académico do Instituto Politécnico do Porto Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
1998/10/11 - Atual Organista Titular Paróquia da Srª da Conceição, Portugal
Paróquia da Srª da Conceição, Portugal
1996 - 1999 Fundador e Membro da Comissão Instaladora da Escola das Artes. Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/01/01 - Atual Membro do Conselho Técnico-Científico Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2019/09/01 - 2021/08/31 Coordenador da área de Composição Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2015/09/01 - 2019/08/31 Coordenador do Mestrado em Composição e Teoria Musical Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2011/09/01 - 2012/08/31 Coordenador do Mestrado em Composição e Teoria Musical Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2006/09/01 - 2010/08/31 Coordenador da Área de Composição Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
1994/09/01 - 2010/08/31 Maestro Titular do Coro da Sé Catedral do Porto Diocese do Porto Sé Catedral do Porto, Portugal
Diocese do Porto Sé Catedral do Porto, Portugal
(...)
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
UID/ELT/00196/2019
Universidade de Coimbra, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes
UID/EAT/00622/2019
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2013/02/01 - 2015/01/31 Prática Composicional na Música Sacra em Portugal na primeira metade do Sé. XVIII. Estudo e edição da obra de João Rodrigues Esteves.
SFRH/BD/85246/2012
Bolseiro de Doutoramento
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011/01/01 - 2013/12/31 Projecto Estratégico - UI 622 - 2011-2012
PEst-OE/EAT/UI0622/2011
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Amorim, Eugénio. "The musician at the service of the Christian community in Musica e chiesa". Trabalho apresentado em Music and Church: Cult and Culture 50 years after Musicam Sacram., Roma, 2017.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Cortesão Costa, Irene; Amorim, Eugénio; Menezes, Isabel. ""O coro torna-nos pessoas diferentes e melhores!...": Visões de crianças do 1º ciclo sobre a experiência de um projeto de música comunitária [“The choir makes us different and better people!...”: Primary school children’s views on the experience in a community music project]". Educação, Sociedade & Culturas 54 (2019): 153-174. https://www.fpce.up.pt/ciie/?q=publication/revista-educação-sociedade-culturas/edition/educação-sociedade-culturas-54.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Irene Cortesão Costa; Eugénio Amorim; Isabel Menezes. ""O coro torna-nos pessoas diferentes e melhores!...": visões de crianças do 1º ciclo sobre a experiência de um projeto de música comunitária". (2019): https://hdl.handle.net/10216/124473.
  3. Cortesão, Irene; Amorim, Eugénio; Menezes, Isabel. "«O coro torna-nos pessoas diferentes e melhores!...» : Visões de crianças do 1º ciclo sobre a experiência de um projeto de música comunitária". (2019): http://hdl.handle.net/20.500.11796/2841.
  4. Amorim, Eugénio. "O Músico ao serviço da Comunidade Cristã". Libellus Usualis 7 (2018): http://libellususualis.pt.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Gimaletdinov, Nikolai. "Invisible audibility in the obviousness of Count Razumovsky in L. v. Beethoven´s String Quartet Cycle Op. 59". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.22/21337.
  2. Costa, Catarina Melo. "Teatro musical em português - um modelo com banda sinfónica". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.22/21234.
  3. Maciel, José Manuel Barbosa. "Espaços expandidos: diálogos entre a tradição e a contemporaneidade no processo composicional para banda". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.22/21236.
  4. Azevedo, Solange Miranda. "Processo criativo multilinear: análise e reflexão baseadas na prática compositiva". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.22/17153.
  5. Lima, Bernardo Ramos. "Composição para orquestra de sopros, de uma leitura de Otonifonias de Joly Braga Santos". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.22/10445.
  6. Rocha, Isabel Maria Pereira Barata da. "A perspective of New Simplicity in contemporary composition: Song of Songs as a case study". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.22/10247.
  7. Ferreira, Ricardo João Godinho. "Eventos sonoros na natureza: desenvolvimento de modelos compositivos, tendo por base sonoridades de natureza não animal". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.22/9015.
  8. Resende, Eugénio Manuel de Amorim. "Prática composicional na música sacra em Portugal na primeira metade do século XVIII : estudo e edição da obra de João Rodrigues Esteves". Doutoramento, 2015. http://hdl.handle.net/10400.14/21595.
  9. Carvalho, Diogo André Novo de Almeida. "A estrutura cíclica como estratégia temporal no processo composicional". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.22/8857.
  10. Ferreira, João Filipe Martins. "O compositor em espaço cénico: estudo de alguns processos correlacionais". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.22/8860.

Artística / Interpretação

Composição musical
  1. Amorim, Eugénio. Turris eburnea. 2023.
  2. Amorim, Eugénio. Via Lucis. 2023.
  3. Amorim, Eugénio. Cantiones Harmonicae. 2023.
  4. Amorim, Eugénio. Nesta noite luminosa. 2022.
  5. Amorim, Eugénio. Was war das denn?. 2021.
  6. Amorim, Eugénio. Farei surgir um sacerdote fiel. (Schola Cantorum de Cedofeita - Porto), 2021.
  7. Amorim, Eugénio. Magnificat. 2021.
  8. Amorim, Eugénio. Sequência Veni Sancte Spiritus. (Libellus Usualis), 2020.
  9. Amorim, Eugénio. Psalmus 84 (Paisagens Monásticas). (Cultura Norte), 2020.
  10. Amorim, Eugénio. Am I who I think I am?. 2019.
  11. Amorim, Eugénio. Dek kvar jarojn. 2018.
  12. Amorim, Eugénio. Magnificat. (Encomenda de Os Moços do Coro), 2018.
  13. Amorim, Eugénio. 2º acto de uma ópera, denominada “Ópera Real”. [Obra partilhada com outros colegas compositores da ESMAE|IPP], 2018.
  14. Amorim, Eugénio. Missa Brevis (Kyrie, Sanctus e Agnus Dei). Libelius Usualis 7, 2018.
  15. Amorim, Eugénio. Aleluia. Libelius Usualis 7, 2018.
  16. Amorim, Eugénio. Magnificat in Magnificat – da Herança à Criação. Edições AVA [Partitura] ava181856, 2018.
  17. Amorim, Eugénio. Em teu ventre. (Celebração do Centenário das Aparições de Nossa Senhora, pelo Ensemble Vocal Cupertinos), 2017.
  18. Amorim, Eugénio. Vamos com alegria, para Coro e Orquestra. Igreja Matriz de Espinho, 2016.
  19. Amorim, Eugénio. Diptyque - Hommage à Vierne. (Catedral de Notre Dame de Paris), 2016.
  20. Amorim, Eugénio. Senhor, meu Deus, na simplicidade do meu coração. (Obras encomendadas pela Paróquia de Espinho - Celebração do Centenário da Igreja Matriz de Espinho), 2016.
  21. Amorim, Eugénio. A puff of air. 2016.
  22. Amorim, Eugénio. Bem-aventuranças. Libelius Usualis 5, 2016.
  23. Amorim, Eugénio. O Teu nome, Senhor, é Misericórdia. Libelius Usualis 5, 2016.
  24. Amorim, Eugénio. Ave Maria. Libelius Usualis 6, 2016.
  25. Amorim, Eugénio. Grandes coisas se dizem de Vós. Libelius Usualis 6, 2016.
  26. Amorim, Eugénio. Cristo, nosso Cordeiro Pascal. Libelius Usualis 3, 2015.
  27. Amorim, Eugénio. Rorate cæli. Libelius Usualis 5, 2015.
  28. Amorim, Eugénio. Offertorium. (Revista Glosas), 2014.
  29. Amorim, Eugénio. Scito vias. (Music in der Petrikirche), 2014.
  30. Amorim, Eugénio. Motete Glória a Vós, Jesus Cristo, para Coro e órgão. Revista Libelius Usualis 1, 2014.
  31. Amorim, Eugénio. Glória a Vós, Jesus Cristo. Libelius Usualis 1, 2014.
  32. Amorim, Eugénio. Deus apareceu na terra. Libelius Usualis 2, 2014.
  33. Amorim, Eugénio. O Infante, sobre texto de Fernando Pessoa. (Coro Anonymus), 2013.
  34. Amorim, Eugénio. 5 pequenas peças para Piano solo (Balthazares, D. Ramiro, Artiga, Litanie e Âncora). (Peças obrigatórias do Concurso de Piano do Alto Minho), 2012.
  35. Amorim, Eugénio. Omnia tempus habent. (Coro Anonymus), 2011.
  36. Amorim, Eugénio. Ave Maria. (Coro Anoonymus), 2011.
  37. Amorim, Eugénio; António Serginho. Onde param as castanholas. (Serviço Educativo da Casa da Música), 2011.
  38. Amorim, Eugénio. Pergunto ao tempo... (Encomenda de Sérgio Carolino), 2011.
  39. Amorim, Eugénio. E a paz.... 2010.
  40. Amorim, Eugénio. Ave Regina cælorum. 2009.
  41. Amorim, Eugénio. Rorate Cæli. 2007.
  42. Amorim, Eugénio. Hommage. 2006.
  43. Amorim, Eugénio. Rosário - Os mistérios dolorosos. (Ordem dos Frades Menores Franciscanos do Porto), 2006.
  44. Amorim, Eugénio. Action de Grâces. (IX Festival Internacional de Órgão de Lisboa), 2006.
  45. Amorim, Eugénio. Louvai o Senhor. (250 anos da Região Demarcada do Vinho do Porto - Com transmissão televisiva), 2006.
  46. Amorim, Eugénio. Oferecemos-te Senhor. (Região Demarcada do Vinho do Porto, com transmissão televisiva da RTP), 2006.
  47. Amorim, Eugénio. “4:3 – Dopo un film di…”. (Festival Black & White), 2005.
  48. Amorim, Eugénio. Laudate Pueri. (Círculo Portuense de Ópera), 2005.
  49. Amorim, Eugénio. Repercussio. 2005.
  50. Amorim, Eugénio. “Via Sacra”, sobre texto de Nuno Higino. 2004.
  51. Amorim, Eugénio. Ave Maria. 2004.
  52. Amorim, Eugénio. E-motion. Festival de Órgão de Mafra (António Esteireiro e António Mota), 2003.
  53. Amorim, Eugénio. Noite Santa, sobre texto de Daniel Faria. (Igreja da Sra. da Conceição, Porto), 2003.
  54. Amorim, Eugénio. Danças com Mar - Nem todo o mar é água. [Encomenda do Festival internacional de Música da Póvoa de Varzim]. Lisboa: Edições AVA [Partitura] ava131022e - Edição de 2013, 2003.
  55. Amorim, Eugénio. Danças com Mar - Nem todo o mar é água. (Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim), 2002.
  56. Amorim, Eugénio. A Cidade, sob texto de Sophia de Mello Breyner. 2002.
  57. Amorim, Eugénio. Stabat Mater. (Porto, Capital da Cultura 2001), 2001.
  58. Amorim, Eugénio. Nós vos louvamos. 2001.
  59. Amorim, Eugénio. Joie. 1999.
  60. Amorim, Eugénio. Te Deum. 1998.
  61. Amorim, Eugénio. Fuga con Prelúdio. Orquestra Sinfónica da RDP Porto, 1988.
Gravação vídeo
  1. Ensemble Contemporâneo da ESMAE; Coro da ESMAE; Barbara Francke; Dimitris Andrikopoulos; Rui Penha; Telmo Marques; Amorim, Eugénio; Direção Regional de Cultura do Norte (Produtor). 2021. Psalmus 84 - Silêncio. Direção Regional de Cultura do Norte.
Gravação áudio
  1. João Santos; Detlef Piorr (Produtor). 2014. "Scito vias Domine para Órgão solo". In Musik in der Peterkirche – Orgelfestival Ruhr 2014, Petri Musik.
  2. Sérgio Carolino; Barradas, João; World Accordion Festival (Produtor). 2013. "Pergunto ao tempo..., para Tuba e Acordeão". In Surrealistic Discussio, World Accordion Festival.
  3. Amorim, Eugénio; Orquestra da Sinfónica da Póvoa de Varzim; Sílvia Correia Mateus; Octeto de Flautas de Bisel; Coro da Sé Catedral do Porto; Osvaldo Ferreira; Coro da Sé Catedral do Porto (Produtor). 2004. "Para um Natal Português IV". In Para um Natal Português, Numérica.
  4. Orquestra da Sinfónica da Póvoa de Varzim; Osvaldo Ferreira; Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim (Produtor). 2003. "Danças com Mar – Nem todo o mar é água". In Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim, Numérica – NUM 1108.
  5. Amorim, Eugénio; Coro da Sé Catedral do Porto; Coro da Sé Catedral do Porto (Produtor). 2001. "Sacri Concentus". In Sacri Concentus, Fine Arts.
  6. Antonio SALGADO; Silvia Mateus; Amorim, Eugénio; Manuel Ivo Cruz; Luís Filipe de Sá; Numérica (Produtor). 1997. "Sequencia II, X, Agnus Dei (Cordeiro de Deus)". In Requiem à Memória do Infante D. Henrique - CD - Cônego Ferreira dos Santos, Numérica.
Interpretação musical
  1. Coro da Igreja da Srª da Conceição Porto; Pinto, Leonor Pereira (Cantora); Soares, Rui (Organista); Brito, Rui (Percussionista); Vieira, João Manuel (Flautista). Concertos preenchidos com obras de carácter Mariano e com a estreia absoluta de "Ave Regina Caelorum" do compositor F. C. Lapa. 2023.
    Maestro
  2. Via Lucis (42'), Concerto como resultado de uma encomenda dos Moços do Coro, sobre a direção de Nuno Almeida. 2023.
    Outro
  3. ITER LUCIS - Concerto com “Cantiones Harmonicae” (30’), para Coro de crianças, Trombone e Órgão; encomenda do Coro de Pequenos Cantores de Esposende, sob a direção de Helena Venda Lima. 2023.
    Outro
  4. Coro da Igreja das Srª da Conceição Porto; Leonor Figueiredo; Quarteto de Metais Romano; Daniel Ribeiro. Magnificat em St Maria in Traspontina - Roma. 2022.
    Maestro
  5. Nazaré Álvares. "In Tempore Spes" - sobre poemas de Sophia de Mello Breyner Andresen, Miguel Torga, Ruy Cinatti e José Augusto Mourão,. 2020.
    Instrumentista
  6. Quadros dos Tempos - Concerto como organista, preenchido na íntegra com improvisações. 2017.
    Instrumentista
  7. Orquestra Sinfónica de Zlin (República Checa); Coro da Sé Catedral do Porto. “Stabat Mater” e “Requiem” de Josef Rheinberger. 2001.
    Maestro
  8. Music Ensemble Musica Florea - Praga; Coro da Sé Catedral do Porto. “Messias” de G. F. Händel. 2001.
    Maestro
  9. Orquestra Sine Nomine; Coro da Sé Catedral do Porto. Cantatas de J. S. Bach.. 2000.
    Maestro
  10. Jubileu dos Coros. 2000.
    Maestro
  11. Orquestra Clássica do Porto; Coro da Sé Catedral do Porto; Sílvia Correia Mateus. “Ein Deutsches Requiem” de Brahms.. 1998.
    Maestro
  12. Música Coral Portuguesa da Renascença. 1998.
    Maestro
  13. Orquestra Clássica do Porto; Coro da Sé Catedral do Porto. Missa da Coroação de W. A. Mozart. 1997.
    Maestro
  14. Orquestra do Norte; Coro da Sé Catedral do Porto. “Magnificat” de J. S. Bach e “Te Deum” de Anton Bruckner. 1997.
    Maestro
  15. Orquestra "Brandon Hill" de Bristol; Coro da Sé Catedral do Porto; Orquestra "Brandon Hill" de Bristol, Inglaterra. “Requiem” de João Domingos Bomtempo. 1996.
    Maestro
  16. Música Coral Portuguesa da Renascença. 1996.
    Instrumentista
  17. Orquestra Clássica do Porto; Coro da Sé Catedral do Porto; Mário João Alves; Cláudia Pereira Pinto. Cantata “O Paraíso” de Ferreira dos Santos. 1996.
  18. Orquestra "Brandon Hill" de Bristol; Coro da Sé Catedral do Porto. “Gloria” de A. Vivaldi e “Magnificat” de J. S. Bach.. 1995.
    Maestro
  19. Orquestra Clássica do Porto; Coro da Sé Catedral do Porto. "Gloria" e "Dixit Dominus" de Antonio Vivaldi. 1994.
    Maestro
  20. Coro da Sé Catedral do Porto; Agrupamento de Metais Solemnium Concentus. Concertos com o Coro da Sé e com o Agrupamento de Metais "Solemnium Concentus".. 1994.
    Maestro
  21. "Trauer Ode" de J. S. Bach. 1992.
    Maestro
Obra teatral
  1. 2023. Ópera Real: Repetição do Fim do Mundo (Composição colaborativa, para a qual compus o 2º ato - 20').
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/01/19 " More vetero ... alla moderna - Tipologias estilísticas na Música Sacra do séc. XVIII em Portugal, à luz da obra de João Rodrigues Esteves -" Comunicação nas Jornadas de Práticas de Investigação em Artes, que decorreram no P.ARTES (https://research.esmae.ipp.pt/jornadas_pia) Olhar, Pensar, Sentir, Escutar - Jornadas de Práticas de Investigação em Artes
P.Porto, ESMAE e CESEM (Porto, Portugal)
2021/07/14 O órgão em contexto: da liturgia e do património Ciclo de Órgão de Viana do Castelo
Secretariado de Liturgia da Diocese de Viana do Castelo (Viana do Castelo, Portugal)
2019/03/14 A Música Sacra em Portugal na primeira metade do século XVIII O futuro visita o passado
Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto (Cabeceiras de Basto, Portugal)
2019/03/01 Percursos na Composição - Eugénio Amorim Percursos na Composição
Escola de Música de Perosinho, Vila Nova de Gaia (Perosinho, Vila Nova de Gaia, Portugal)
2018/01/20 Música em Contexto: Do belo e da qualidade Encontro Diocesano de Liturgia
Secretariado de Liturgia da Diocese de Viana do Castelo (Viana do Castelo, Portugal)
2017/10/27 Do mundo das escalas e dos sistemas sonoros – Duas escalas ainda pouco conhecidas Mundos e Fundos
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2016/11/25 João Rodrigues Esteves, ‘compozitor de muzica na Santa Igreja Patriarchal’ - Uma leitura tranversal da sua produção musical A música e as artes visuais na Patriarcal de Lisboa (1716-1834), Colóquio Comemorativo dos 300 anos da Instituição do Patriarcado de Lisboa
Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos de Música e Dança da FCSH-NOVA & Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja (SNBCI) (Lisboa, Portugal)
2016/11/04 Os salmos no contexto da obra de João Rodrigues Esteves Mundos e Fundos
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2014/07/19 Anima mea turbata est - Lamentações e Miserere na primeira metade do Século XVIII em Portugal, À luz da obra de João Rodrigues Esteves. Seminário "O Barroco e a Polifonia em Portugal", in IV Festival Internacional de Polifonia Portuguesa
Fundação Cupertino de Miranda de Famalicão (Porto, Portugal)
2012/12/15 João Rodrigues Esteves e a música sacra na primeira metade do séc. XVIII em Lisboa - Percursos de um estudo Mundos e Fundos
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Coimbrs, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2018 - 2021 Processo Criativo Multilinear: análise e reflexão baseadas na prática compositiva
Orientador
Mestrado em Composição (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2017 - 2020 Processos e resultados percebidos sobre a participação em projetos de música coral comunitária com crianças: “…e gostamos de estar à beira dos nossos colegas, a cantar todos juntos.
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2015 - 2017 A perspective of New Simplicity in contemporary composition: Song of Songs as a case study
Orientador
Mestrado em Composição e Teoria Musical (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2015 - 2017 Composição para Orquestra de Sopros, de uma leitura de Otonifonias de Joly Braga Santos
Orientador
Mestrado em Composição e Teoria Musical (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2016 - 2016 Eventos sonoros na natureza: desenvolvimento de modelos compositivos, tendo por base sonoridades de natureza não animal
Orientador
Composição e Teoria Musical (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2013 - 2013 O compositor em espaço cénico: estudo de alguns processos correlacionais
Orientador
Composição e Teoria Musical (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2013 - 2013 A estrutura cíclica como estratégia temporal no processo composicional
Orientador
Composição e Teoria Musical (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2007 - 2010 Um modelo de transformação harmónica, hierarquizada com base no intervalo de quinta perfeita
Orientador
Mestrado em Composição e Teoria Musical (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2023/09/13 - 2023/09/14 Jornadas do Ensino Superior das Artes Performativas ( https://research.esmae.ipp.pt/jornadas_artes_performativas)
Congresso
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2023/03/31 - 2023/03/31 CONHECER A ESMAE Seminário - Uma viagem por mundos da música coral dos séculos XX e XXI
Festival
CONHECER A ESMAE
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2021/04/09 - 2021/04/09 Comentador do Projeto/Concerto on line Et inclinato capite
Concerto
Et inclinato capite
Moços do Coro, Portugal
2017/10/13 - 2017/10/13 Moderador do Painel “Da música no Espólio de Manuel Ivo Cruz” - Jornadas Maestro Manuel Ivo Cruz 2017 - Património e Memória de uma Coleccção Musical
Congresso
Jornadas Maestro Manuel Ivo Cruz 2017
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal

Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
2014/10/01 - 2014/10/16 Comentador de 2 concertos
Concerto
Ciclo de concertos Cultura Viva
Fundação Manuel António da Mota , Portugal
2012 - 2014 Comentador de 9 concertos (em 3 ciclos de 3 concertos cada)
Concerto
Um Recital e uma Obra de Arte
Câmara Municipal do Porto, Portugal

Curso de Música de Silva Monteiro., Portugal
1994/09/01 - 2010/08/31 Preparou partes de Coro de obras para concertos com orquestra dirigidos por outros maestros, com obras como David Penitente de W. A. Mozart, Te Deum de M. A. Charpentier, Oratória de Natal de J. S. Bach, Missa em MibM de F. Schubert, Stabat Mater e Gloria de Poulenc, Te Deum e Missa em Fám de A. Bruckner, Missa em Sim de J. S. Bach, Requiem de M. Duruflé, Elias de Felix Mendelssohn-Bartholdy, Missa da Gloria de G. Puccini, Stabat Mater e Te Deum de A. Dvorak, Messias de Händel, Missa Nelson e Te Deum de Joseph Haydn, Requiem de Schumann, etc.
Outro
Coro da Sé Catedral do Porto, Portugal
2010/05/14 - 2010/05/14 Direcção do Coro na Celebração no contexto da visita a Portugal do Papa Bento XVI, com transmissão televisiva para todo o mundo.
Outro
Visita a Portugal do Papa Bento XVI
Diocese do Porto Sé Catedral do Porto, Portugal
2003 - 2006 Orientação de 3 Cursos intensivos de Direcção Coral (em três fins de semana de cada ano) Coro de Santa Maria de Belém
Oficina (workshop)
Cursos intensivos de Direcção Coral
Coro de Santa Maria de Belém, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/07/16 O contributo da improvisação como prática pedagógica nas classes coletivas de coro no curso de iniciação e curso básico de música - Relatório da Prática Profissional e Projeto de Intervenção pedagógica
Arguente principal
Ana Rosa da Silva Santos (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2021/11/09 A produção sinfónica de Widor e a problemática da sua transposição sonora no órgão neobarroco da Sé Catedral do Porto
Arguente principal
José Gregório Valente Gomes Certal (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2020/09/04 A Obra para Órgão de Olivier Messiaen (1908-1992)
Arguente
António Manuel Gonçalves da Silva Esteireiro (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
2020/07/27 Técnica Bimanual no estudo do ritmo na Disciplina de Formação Musical
Arguente principal
Rui Manuel Machado (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2020/07/23 Linhas de fuga: a música pop como material para uma prática composicional – ESMAE / IPP 2020
Presidente do júri
João Luís Pinho Vilar (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2018/11/14 5 arrangiamenti di concerti di Vivaldi per quintetto di clarinetti: Concerti n. 1 e 2 Op. 10, n. 7 e 12 Op. 8 e n. 8 Op.3
Arguente principal
Silvia Cortini (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2017/11/23 Interacção humano-máquina no processo composicional
Presidente do júri
Nuno André Pinheiro Trocado da Costa (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2017/11/13 A eloquência das palavras não escritas: figuras retóricas e simbolismo religioso no primeiro livro do Cravo bem temperado de J. S. Bach
Arguente principal
Giancarlo Mongelli (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2017/07/19 Proposta de exercícios complementares de caixa e marimba para iniciação à percussão etária entre os 5 e os 8 anos de idade
Arguente principal
Luís Felipe Batista Santiago (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2016/11/16 As sonatas para baixo contínuo de Bernardo Pasquini: uma didática da improvisação barroca
Arguente principal
Débora Valuja González (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2016/11/14 Real-time composition as a strategy for the 21st century composer
Presidente do júri
Óscar Manuel Soares Rodrigues (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2012 - 2016/03/02 Membro da comissão técnica para o restauro/reconstrução do grande Órgão de tubos da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, inaugurado a 02 de março de 2016
2005 - 2009/09/30 Membro da comissão técnica para a aquisição do Órgão de Coro da Igreja do Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa. A inauguração decorreu a 30 de Setembro. Paróquia de Santa Maria de Belém, Portugal
1998 - 2002/10 Membro da comissão técnica para a aquisição do grande Órgão de tubos GOLL da Igreja de Santa Rita em Ermezinde, inaugurado em Outubro de 2002. Igreja de Santa Rita, Portugal
1995/09/01 - 1998/10/11 Membro da comissão técnica para a aquisição do grande Órgão de tubos da Igreja da Senhora da Conceição no Porto, inaugurado em Outubro de 1998. Paróquia da Srª da Conceição, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2019/09/01 - Atual Seminário de Teoria e Análise II (Módulo Música Vocal contemporânea) Composição (Mestrado) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2015/09/01 - Atual Técnica Composicional I (até 1600) Composição (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2020/09/01 - 2023/08/31 Ensemble ECCO - Ensemble instrumental - Laboratório de Práticas Performativas Contemporâneas Composição (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2019/09/01 - 2023/08/31 Seminário Curricular Composição (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2015/09/01 - 2023/08/31 Técnica Composicional IV (de 1900 a 1945) [Módulo Debussy / Ravel] Composição (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2005/09/01 - 2023/08/31 Composição Individual - Diversos anos da Licenciatura Composição (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2005/09/01 - 2023/07/31 Técnica Composicional V (depois de 1945) [Módulo Messiaen] Composição (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2023/05/26 - 2023/05/28 Prática Musical - Módulo João Rodrigues Esteves Pós-graduação de Estudos Avançados em Polifonia (Pós-Graduação) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2021/09/01 - 2022/08/31 Técnica Composicional III (de 1750 a 1900) Composição (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2019/09/01 - 2022/08/31 Projecto Composição (Mestrado) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2019/09/01 - 2022/08/31 Práticas de Investigação Composição (Mestrado) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2005/09/01 - 2022/08/31 Introdução à Direcção Coral e Orquestra - Introdução à Direção Coral e Instrumental I/II Composição (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2018/09/01 - 2021/08/31 Seminário de Investigação em Composição Composição (Mestrado) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2015/09/01 - 2021/08/31 Técnica Composicional II (de 1600 a 1750) Composição (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2016/09/01 - 2020/08/31 Oficina I-IV e Oficina e Recital I/II Composição (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2016/09/01 - 2020/08/31 Projecto Científico Mestrado em Interpretação artística (Mestrado) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2018/09/01 - 2019/08/31 Metodologias das Ciências Musicais Pós-graduação de Estudos Avançados em Polifonia (Pós-Graduação) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2018/09/01 - 2019/08/31 Prática Musical Pós-graduação de Estudos Avançados em Polifonia (Pós-Graduação) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2018/09/01 - 2019/08/31 Teoria Musical Pós-graduação de Estudos Avançados em Polifonia (Pós-Graduação) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2017/09/01 - 2018/08/31 Recital/Mini-Projecto Composição (Mestrado) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2014/09/01 - 2018/08/31 Composição individual (também Apoio ao Projecto) Composição (Mestrado) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2014/09/01 - 2017/08/31 Projecto Composição (Mestrado) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2010/09/01 - 2017/08/31 Redução de Partituras I/II Composição (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2014/09/01 - 2016/08/31 Seminário Curricular Composição (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2014/09/01 - 2016/08/31 Seminário de Projecto II Composição (Mestrado) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2005/09/01 - 2014/08/31 Técnica Composicional III (de 1750 a 1900) Composição (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2008/09/01 - 2013/08/31 Ensemble I&D (Optativa) Música (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2008/09/01 - 2012/08/31 Teorias e Sistemas Musicais Composição (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2005/09/01 - 2012/08/31 Técnica Composicional II (de 1600 a 1750) Composição (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2005/09/01 - 2012/08/31 Oficina I-IV e Oficina e Recital I/II Composição (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2005/09/01 - 2012/08/31 Técnica Composicional de 1900 a 1945 [Módulo Debussy / Ravel] Composição (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2005/01/09 - 2012/08/31 Técnica Composicional I (até 1600) Composição (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2008/09/01 - 2011/08/31 Projecto Composição (Mestrado) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
1997/09/01 - 2005/08/31 Assistente regente das cadeiras de Técnicas de Composição Música Sacra (Licenciatura) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
1997/09/01 - 2005/08/31 Assistente regente das cadeiras de Direcção de Coros (I/II/III), Música Sacra (Mestrado) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
1997/09/01 - 2005/08/31 Assistente regente da cadeira de Coro Música Sacra (Mestrado) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2021/07/01 - 2021/07/01 Mesa redonda on-line conjuntamente com D José Cordeiro, Arcebispo de Braga, D Carlos Azevedo, Delegado do Conselho Pontifício da Cultura, João Duque, Pró-Reitor da Universidade Católica Portuguesa, subordinada ao tema “A liturgia nos Meios Digitais” A liturgia nos Meios Digitais
2017/07/10 - 2017/07/10 Entrevista para o programa "Música Sacra", da Angelus TV, apresentado por Alberto Medina de Seiça. (Entrevista que preencheu na íntegra o programa, onde foram ainda apresentadas duas improvisações) Música Sacra
2012/03/16 - 2012/03/16 Entrevista para a RTP/Antena2, por ocasião do Concerto do Ensemble Vox Luminis realizado no Centro Cultural de Belém no dia 18.03.2012, preenchido integralmente com obras de João Rodrigues Esteves, resultantes das edições modernas revistas por mim, no contexto do meu trabalho de doutoramento. Desta entrevista resultaram novos contactos, que se tornaram importantes não desenvolvimento do projecto. Foram abordados ainda assuntos relativos à minha actividade como compositor e docente. Concerto do Ensemble Vox Luminis realizado no Centro Cultural de Belém no dia 18.03.2012, preenchido integralmente com obras de João Rodrigues Esteves.

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2023 - Atual Membro da direção artística do Prémio Helena Sá e Costa
Membro
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2023/02/03 - 2023/06 Membro suplente da Comissão PAPRE (Programa de Apoio à Publicação em Revistas Científicas de Elevada Qualidade) 2023, no âmbito da avaliação do IPP
Membro
Instituto Politécnico do Porto, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2023/09/05 - 2023/09/20 Presidente do Júri do processo de recrutamento de um novo docente a tempo parcial de Tubista para a ESMAE Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2023/07/04 - 2023/07/05 Arguente Convidado de Provas de Aptidão Artística na Academia de Música José Atalaya em Fafe Academia de Música José Atalaya, Portugal
2023/06/03 - 2023/06/03 Arguente Convidado de Provas de Aptidão Artística na Academia de Música de Arouca Academia de Música de Arouca, Portugal
2023/02/11 - 2023/02/11 Presidente do Júri do Concurso Helena Sá e Costa Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2023/01/27 - 2023/01/27 Arguente nas Provas Públicas para a atribuição de Título de Especialista na Área de Formação Musical e Educação Coral de João Pedro Martins Delgado Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal
2021/07/03 - 2022/06/14 Arguente Convidado de Provas de Aptidão Artística na Academia de Música de Arouca Academia de Música de Arouca, Portugal
2022/01/31 - 2022/01/31 Arguente nas Provas Públicas para atribuição do Título de Especialista em Direção de Orquestra de Jean-Marc Burfin Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
2019 - 2022 Membro do Júri dos Concursos de Composição do Festival Internacional de Órgão de Braga Festival Internacional de Órgão de Braga, Portugal
2017 - 2022 Júri (Presidente da 2ª vez) do Concurso de Coros – Coimbra - Coro Carlos Seixas Coro Carlos Seixas, Portugal

Casa do Pessoal do Município de Coimbra, Portugal
2021/03/01 - 2021/03/01 Arguente nas Provas Públicas para atribuição do Título de Especialista na área de Direção Coral de Pedro Miguel Pereira Gomes Teixeira Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
2021 - 2021 Membro do Júri Concurso de Composição do Folefest (Acordeão) Folefest – Associação de Acordeão, Portugal
2021 - 2021 Membro do Júri do Prémio Internacional de Composição “Órgãos do Palácio Nacional de Mafra” Câmara Municipal de Mafra, Portugal
2020/07/13 - 2020/07/13 Arguente do júri das Provas de Qualificação do Doutoramento em Estudos Artísticos com o título "Práticas musicais em Portugal no século XVII - Estudo, edição crítica e interpretação do manuscrito musical 237 da Universidade de Coimbra" de Carlos Manuel Meireles de Sousa. Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2020/07/13 - 2020/07/13 Arguente do júri das Provas de Qualificação do Doutoramento em Estudos Artísticos com o título "Os Centros de Produção Musical em Coimbra na segunda metade do Século XIX - Subtítulo Práticas musicais em contexto religioso e secular da Universidade de Coimbra" de César Augusto Coutinho da Silva Nogueira Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2018/11/16 - 2018/11/16 Arguente nas Provas Públicas para atribuição do Título de Especialista na área de Direção Coral de Maria Clara Alcobia Coelho Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
2017/10/16 - 2017/10/16 Arguente nas Provas Públicas para atribuição do Título de Especialista na área da Composição de Jaime José Lopes dos Reis Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal
2016/07/05 - 2017/07/14 Arguente Convidado de Provas de Aptidão Artística na Escola de Música de Perosinho Escola de Música de Perosinho, Portugal
2013 - 2013 Júri do 1º Concurso de Composição SPA / Antena 2 Sociedade Portuguesa de Autores, Portugal

RTP – Rádio e Televisão de Portugal - Antena 2, Portugal
2011 - 2011 Membro do Júri do Concurso Nacional de Composição para o Hino do Centenário de Fátima. Santuário de Fátima, Portugal
2006 - 2006 Membro do Júri do 1º Prémio Internacional de Composição da Póvoa de Varzim. Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim, Portugal
2005 - 2005 Membro do Júri do Concurso Helena Sá e Costa Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2004 - 2004 Membro do Júri do 1º Concurso Nacional de Composição Casa da Música / Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo. Fundação Casa da Música, Portugal

Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
Distinções

Prémio

1990 Prémio pela obtenção da nota mais elevada do Conservatório obtida no exame de Composição de 1988.