Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Eugénio Manuel Amorim Resende
Nomes de citação
- Resende, Eugénio
- Amorim, Eugénio
- Resende, Eugénio Manuel de Amorim
Identificadores de autor
- Ciência ID
- BB1E-E60F-6380
- ORCID iD
- 0000-0003-4731-9740
Endereços de correio eletrónico
- eugenio.amorim@sapo.pt (Pessoal)
- eugenioamorim63@gmail.com (Pessoal)
Telefones
- Telefone
-
- 225193760 (Profissional)
- Telemóvel
-
- 919801373 (Pessoal)
Moradas
- Rua da Alegria, 503, 4000-045, Porto, Porto, Portugal (Profissional)
- Rua Quinta das Chãs, 124 - Casa 4, 4400-556, São Pedro da Afurada, Vila Nova de Gaia, Portugal (Pessoal)
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Alemão | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) |
Inglês | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) |
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A2) |
Italiano | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador elementar (A2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2016/09/16
Concluído
|
Ciência e Tecnologia das Artes (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
"Prática Composicional na Música Sacra em Portugal na Primeira Metade do Séc. XVIII. Estudo e Edição da Obra de João Rodrigues
Esteves. " (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
18 val |
1997/07
Frequentou
|
Musicologia Histórica (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização))
Especialização em Musicologia Histórica
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
|
1989/09/01 - 1993/07/20
Concluído
|
Diplom - A - Kirchenmusiker (Licence)
Especialização em Música Sacra
Hochschule für Musik Würzburg, Alemanha
|
1,59 |
1992/07/20
Concluído
|
Orchesterleitung (Bachelor)
Hochschule für Musik Würzburg, Alemanha
|
2 |
1988/07
Concluído
|
Curso Superior de Composição (Bacharelato)
Especialização em Composição
Conservatório de Música do Porto, Portugal
|
16 |
1988/07
Concluído
|
Curso Superior de Piano (Bacharelato)
Especialização em Piano
Conservatório de Música do Porto, Portugal
|
12 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/01/01 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |
2016 - Atual | Investigador (Investigação) | Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, Portugal |
Universidade de Coimbra, Portugal | ||
2008 - 2016 | Estagiário de Investigação (Investigação) | Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2005/09/01 - Atual | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal | ||
1997/09/01 - 2007/07/31 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/02/11 - Atual | Presidente do Conselho Técnico-Científico | Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal |
2021 - Atual | Membro do Conselho Académico do Instituto Politécnico do Porto | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
Instituto Politécnico do Porto, Portugal | ||
1998/10/11 - Atual | Organista Titular | Paróquia da Srª da Conceição, Portugal |
Paróquia da Srª da Conceição, Portugal | ||
1996 - 1999 | Fundador e Membro da Comissão Instaladora da Escola das Artes. | Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2018/01/01 - Atual | Membro do Conselho Técnico-Científico | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal | ||
2019/09/01 - 2021/08/31 | Coordenador da área de Composição | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2015/09/01 - 2019/08/31 | Coordenador do Mestrado em Composição e Teoria Musical | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal | ||
2011/09/01 - 2012/08/31 | Coordenador do Mestrado em Composição e Teoria Musical | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2006/09/01 - 2010/08/31 | Coordenador da Área de Composição | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
1994/09/01 - 2010/08/31 | Maestro Titular do Coro da Sé Catedral do Porto | Diocese do Porto Sé Catedral do Porto, Portugal |
Diocese do Porto Sé Catedral do Porto, Portugal (...) |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
UID/ELT/00196/2019
Universidade de Coimbra, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes
UID/EAT/00622/2019
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2013/02/01 - 2015/01/31 | Prática Composicional na Música Sacra em Portugal na primeira metade do Sé. XVIII. Estudo e edição da obra de João Rodrigues
Esteves.
SFRH/BD/85246/2012
Bolseiro de Doutoramento
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2011/01/01 - 2013/12/31 | Projecto Estratégico - UI 622 - 2011-2012
PEst-OE/EAT/UI0622/2011
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Tese / Dissertação |
|
Artística / Interpretação
Composição musical |
|
Gravação vídeo |
|
Gravação áudio |
|
Interpretação musical |
|
Obra teatral |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/01/19 | " More vetero ... alla moderna - Tipologias estilísticas na Música Sacra do séc. XVIII em Portugal, à luz da obra de João Rodrigues Esteves -" Comunicação nas Jornadas de Práticas de Investigação em Artes, que decorreram no P.ARTES (https://research.esmae.ipp.pt/jornadas_pia) | Olhar, Pensar, Sentir, Escutar - Jornadas de Práticas de Investigação em Artes
P.Porto, ESMAE e CESEM (Porto, Portugal)
|
2021/07/14 | O órgão em contexto: da liturgia e do património | Ciclo de Órgão de Viana do Castelo
Secretariado de Liturgia da Diocese de Viana do Castelo (Viana do Castelo, Portugal)
|
2019/03/14 | A Música Sacra em Portugal na primeira metade do século XVIII | O futuro visita o passado
Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto (Cabeceiras de Basto, Portugal)
|
2019/03/01 | Percursos na Composição - Eugénio Amorim | Percursos na Composição
Escola de Música de Perosinho, Vila Nova de Gaia (Perosinho, Vila Nova de Gaia, Portugal)
|
2018/01/20 | Música em Contexto: Do belo e da qualidade | Encontro Diocesano de Liturgia
Secretariado de Liturgia da Diocese de Viana do Castelo (Viana do Castelo, Portugal)
|
2017/10/27 | Do mundo das escalas e dos sistemas sonoros – Duas escalas ainda pouco conhecidas | Mundos e Fundos
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2016/11/25 | João Rodrigues Esteves, ‘compozitor de muzica na Santa Igreja Patriarchal’ - Uma leitura tranversal da sua produção musical | A música e as artes visuais na Patriarcal de Lisboa (1716-1834), Colóquio Comemorativo dos 300 anos da Instituição do Patriarcado
de Lisboa
Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos de Música e Dança da FCSH-NOVA & Secretariado Nacional para os Bens Culturais
da Igreja (SNBCI) (Lisboa, Portugal)
|
2016/11/04 | Os salmos no contexto da obra de João Rodrigues Esteves | Mundos e Fundos
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2014/07/19 | Anima mea turbata est - Lamentações e Miserere na primeira metade do Século XVIII em Portugal, À luz da obra de João Rodrigues Esteves. | Seminário "O Barroco e a Polifonia em Portugal", in IV Festival Internacional de Polifonia Portuguesa
Fundação Cupertino de Miranda de Famalicão (Porto, Portugal)
|
2012/12/15 | João Rodrigues Esteves e a música sacra na primeira metade do séc. XVIII em Lisboa - Percursos de um estudo | Mundos e Fundos
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Coimbrs, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2018 - 2021 | Processo Criativo Multilinear: análise e reflexão baseadas na prática compositiva
Orientador
|
Mestrado em Composição (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2017 - 2020 | Processos e resultados percebidos sobre a participação em projetos de música coral comunitária com crianças: “…e gostamos
de estar à beira dos nossos colegas, a cantar todos juntos.
Orientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2015 - 2017 | A perspective of New Simplicity in contemporary composition: Song of Songs as a case study
Orientador
|
Mestrado em Composição e Teoria Musical (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2015 - 2017 | Composição para Orquestra de Sopros, de uma leitura de Otonifonias de Joly Braga Santos
Orientador
|
Mestrado em Composição e Teoria Musical (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2016 - 2016 | Eventos sonoros na natureza: desenvolvimento de modelos compositivos, tendo por base sonoridades de natureza não animal
Orientador
|
Composição e Teoria Musical (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2013 - 2013 | O compositor em espaço cénico: estudo de alguns processos correlacionais
Orientador
|
Composição e Teoria Musical (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2013 - 2013 | A estrutura cíclica como estratégia temporal no processo composicional
Orientador
|
Composição e Teoria Musical (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2007 - 2010 | Um modelo de transformação harmónica, hierarquizada com base no intervalo de quinta perfeita
Orientador
|
Mestrado em Composição e Teoria Musical (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/09/13 - 2023/09/14 | Jornadas do Ensino Superior das Artes Performativas ( https://research.esmae.ipp.pt/jornadas_artes_performativas)
Congresso
|
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2023/03/31 - 2023/03/31 | CONHECER A ESMAE
Seminário - Uma viagem por mundos da música coral dos séculos XX e XXI
Festival
|
CONHECER A ESMAE
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2021/04/09 - 2021/04/09 | Comentador do Projeto/Concerto on line Et inclinato capite
Concerto
|
Et inclinato capite
Moços do Coro, Portugal
|
2017/10/13 - 2017/10/13 | Moderador do Painel “Da música no Espólio de Manuel Ivo Cruz” - Jornadas Maestro Manuel Ivo Cruz 2017 - Património e Memória
de uma Coleccção Musical
Congresso
|
Jornadas Maestro Manuel Ivo Cruz 2017
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal |
2014/10/01 - 2014/10/16 | Comentador de 2 concertos
Concerto
|
Ciclo de concertos Cultura Viva
Fundação Manuel António da Mota , Portugal
|
2012 - 2014 | Comentador de 9 concertos (em 3 ciclos de 3 concertos cada)
Concerto
|
Um Recital e uma Obra de Arte
Câmara Municipal do Porto, Portugal
Curso de Música de Silva Monteiro., Portugal |
1994/09/01 - 2010/08/31 | Preparou partes de Coro de obras para concertos com orquestra dirigidos por outros maestros, com obras como David Penitente
de W. A. Mozart, Te Deum de M. A. Charpentier, Oratória de Natal de J. S. Bach, Missa em MibM de F. Schubert, Stabat Mater
e Gloria de Poulenc, Te Deum e Missa em Fám de A. Bruckner, Missa em Sim de J. S. Bach, Requiem de M. Duruflé, Elias de Felix
Mendelssohn-Bartholdy, Missa da Gloria de G. Puccini, Stabat Mater e Te Deum de A. Dvorak, Messias de Händel, Missa Nelson
e Te Deum de Joseph Haydn, Requiem de Schumann, etc.
Outro
|
Coro da Sé Catedral do Porto, Portugal
|
2010/05/14 - 2010/05/14 | Direcção do Coro na Celebração no contexto da visita a Portugal do Papa Bento XVI, com transmissão televisiva para todo o
mundo.
Outro
|
Visita a Portugal do Papa Bento XVI
Diocese do Porto Sé Catedral do Porto, Portugal
|
2003 - 2006 | Orientação de 3 Cursos intensivos de Direcção Coral (em três fins de semana de cada ano) Coro de Santa Maria de Belém
Oficina (workshop)
|
Cursos intensivos de Direcção Coral
Coro de Santa Maria de Belém, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/07/16 | O contributo da improvisação como prática pedagógica nas classes coletivas de coro no curso de iniciação e curso básico de
música - Relatório da Prática Profissional e Projeto de Intervenção pedagógica
Arguente principal
|
Ana Rosa da Silva Santos (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2021/11/09 | A produção sinfónica de Widor e a problemática da sua transposição sonora no órgão neobarroco da Sé Catedral do Porto
Arguente principal
|
José Gregório Valente Gomes Certal (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2020/09/04 | A Obra para Órgão de Olivier Messiaen (1908-1992)
Arguente
|
António Manuel Gonçalves da Silva Esteireiro (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal |
2020/07/27 | Técnica Bimanual no estudo do ritmo na Disciplina de Formação Musical
Arguente principal
|
Rui Manuel Machado (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2020/07/23 | Linhas de fuga: a música pop como material para uma prática composicional – ESMAE / IPP 2020
Presidente do júri
|
João Luís Pinho Vilar (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2018/11/14 | 5 arrangiamenti di concerti di Vivaldi per quintetto di clarinetti: Concerti n. 1 e 2 Op. 10, n. 7 e 12 Op. 8 e n. 8 Op.3
Arguente principal
|
Silvia Cortini (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2017/11/23 | Interacção humano-máquina no processo composicional
Presidente do júri
|
Nuno André Pinheiro Trocado da Costa (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2017/11/13 | A eloquência das palavras não escritas: figuras retóricas e simbolismo religioso no primeiro livro do Cravo bem temperado
de J. S. Bach
Arguente principal
|
Giancarlo Mongelli (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2017/07/19 | Proposta de exercícios complementares de caixa e marimba para iniciação à percussão etária entre os 5 e os 8 anos de idade
Arguente principal
|
Luís Felipe Batista Santiago (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2016/11/16 | As sonatas para baixo contínuo de Bernardo Pasquini: uma didática da improvisação barroca
Arguente principal
|
Débora Valuja González (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2016/11/14 | Real-time composition as a strategy for the 21st century composer
Presidente do júri
|
Óscar Manuel Soares Rodrigues (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2012 - 2016/03/02 | Membro da comissão técnica para o restauro/reconstrução do grande Órgão de tubos da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, inaugurado a 02 de março de 2016 | |
2005 - 2009/09/30 | Membro da comissão técnica para a aquisição do Órgão de Coro da Igreja do Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa. A inauguração decorreu a 30 de Setembro. | Paróquia de Santa Maria de Belém, Portugal |
1998 - 2002/10 | Membro da comissão técnica para a aquisição do grande Órgão de tubos GOLL da Igreja de Santa Rita em Ermezinde, inaugurado em Outubro de 2002. | Igreja de Santa Rita, Portugal |
1995/09/01 - 1998/10/11 | Membro da comissão técnica para a aquisição do grande Órgão de tubos da Igreja da Senhora da Conceição no Porto, inaugurado em Outubro de 1998. | Paróquia da Srª da Conceição, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2019/09/01 - Atual | Seminário de Teoria e Análise II (Módulo Música Vocal contemporânea) | Composição (Mestrado) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2015/09/01 - Atual | Técnica Composicional I (até 1600) | Composição (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2020/09/01 - 2023/08/31 | Ensemble ECCO - Ensemble instrumental - Laboratório de Práticas Performativas Contemporâneas | Composição (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2019/09/01 - 2023/08/31 | Seminário Curricular | Composição (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2015/09/01 - 2023/08/31 | Técnica Composicional IV (de 1900 a 1945) [Módulo Debussy / Ravel] | Composição (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2005/09/01 - 2023/08/31 | Composição Individual - Diversos anos da Licenciatura | Composição (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2005/09/01 - 2023/07/31 | Técnica Composicional V (depois de 1945) [Módulo Messiaen] | Composição (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2023/05/26 - 2023/05/28 | Prática Musical - Módulo João Rodrigues Esteves | Pós-graduação de Estudos Avançados em Polifonia (Pós-Graduação) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2021/09/01 - 2022/08/31 | Técnica Composicional III (de 1750 a 1900) | Composição (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2019/09/01 - 2022/08/31 | Projecto | Composição (Mestrado) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2019/09/01 - 2022/08/31 | Práticas de Investigação | Composição (Mestrado) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2005/09/01 - 2022/08/31 | Introdução à Direcção Coral e Orquestra - Introdução à Direção Coral e Instrumental I/II | Composição (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2018/09/01 - 2021/08/31 | Seminário de Investigação em Composição | Composição (Mestrado) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2015/09/01 - 2021/08/31 | Técnica Composicional II (de 1600 a 1750) | Composição (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2016/09/01 - 2020/08/31 | Oficina I-IV e Oficina e Recital I/II | Composição (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2016/09/01 - 2020/08/31 | Projecto Científico | Mestrado em Interpretação artística (Mestrado) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2018/09/01 - 2019/08/31 | Metodologias das Ciências Musicais | Pós-graduação de Estudos Avançados em Polifonia (Pós-Graduação) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2018/09/01 - 2019/08/31 | Prática Musical | Pós-graduação de Estudos Avançados em Polifonia (Pós-Graduação) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2018/09/01 - 2019/08/31 | Teoria Musical | Pós-graduação de Estudos Avançados em Polifonia (Pós-Graduação) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2017/09/01 - 2018/08/31 | Recital/Mini-Projecto | Composição (Mestrado) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2014/09/01 - 2018/08/31 | Composição individual (também Apoio ao Projecto) | Composição (Mestrado) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2014/09/01 - 2017/08/31 | Projecto | Composição (Mestrado) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2010/09/01 - 2017/08/31 | Redução de Partituras I/II | Composição (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2014/09/01 - 2016/08/31 | Seminário Curricular | Composição (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2014/09/01 - 2016/08/31 | Seminário de Projecto II | Composição (Mestrado) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2005/09/01 - 2014/08/31 | Técnica Composicional III (de 1750 a 1900) | Composição (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2008/09/01 - 2013/08/31 | Ensemble I&D (Optativa) | Música (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2008/09/01 - 2012/08/31 | Teorias e Sistemas Musicais | Composição (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2005/09/01 - 2012/08/31 | Técnica Composicional II (de 1600 a 1750) | Composição (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2005/09/01 - 2012/08/31 | Oficina I-IV e Oficina e Recital I/II | Composição (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2005/09/01 - 2012/08/31 | Técnica Composicional de 1900 a 1945 [Módulo Debussy / Ravel] | Composição (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2005/01/09 - 2012/08/31 | Técnica Composicional I (até 1600) | Composição (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2008/09/01 - 2011/08/31 | Projecto | Composição (Mestrado) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
1997/09/01 - 2005/08/31 | Assistente regente das cadeiras de Técnicas de Composição | Música Sacra (Licenciatura) | Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal |
1997/09/01 - 2005/08/31 | Assistente regente das cadeiras de Direcção de Coros (I/II/III), | Música Sacra (Mestrado) | Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal |
1997/09/01 - 2005/08/31 | Assistente regente da cadeira de Coro | Música Sacra (Mestrado) | Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2021/07/01 - 2021/07/01 | Mesa redonda on-line conjuntamente com D José Cordeiro, Arcebispo de Braga, D Carlos Azevedo, Delegado do Conselho Pontifício da Cultura, João Duque, Pró-Reitor da Universidade Católica Portuguesa, subordinada ao tema “A liturgia nos Meios Digitais” | A liturgia nos Meios Digitais |
2017/07/10 - 2017/07/10 | Entrevista para o programa "Música Sacra", da Angelus TV, apresentado por Alberto Medina de Seiça. (Entrevista que preencheu na íntegra o programa, onde foram ainda apresentadas duas improvisações) | Música Sacra |
2012/03/16 - 2012/03/16 | Entrevista para a RTP/Antena2, por ocasião do Concerto do Ensemble Vox Luminis realizado no Centro Cultural de Belém no dia 18.03.2012, preenchido integralmente com obras de João Rodrigues Esteves, resultantes das edições modernas revistas por mim, no contexto do meu trabalho de doutoramento. Desta entrevista resultaram novos contactos, que se tornaram importantes não desenvolvimento do projecto. Foram abordados ainda assuntos relativos à minha actividade como compositor e docente. | Concerto do Ensemble Vox Luminis realizado no Centro Cultural de Belém no dia 18.03.2012, preenchido integralmente com obras de João Rodrigues Esteves. |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023 - Atual | Membro da direção artística do Prémio Helena Sá e Costa
Membro
|
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2023/02/03 - 2023/06 | Membro suplente da Comissão PAPRE (Programa de Apoio à Publicação em Revistas Científicas de Elevada Qualidade) 2023, no âmbito
da avaliação do IPP
Membro
|
Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/09/05 - 2023/09/20 | Presidente do Júri do processo de recrutamento de um novo docente a tempo parcial de Tubista para a ESMAE | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2023/07/04 - 2023/07/05 | Arguente Convidado de Provas de Aptidão Artística na Academia de Música José Atalaya em Fafe | Academia de Música José Atalaya, Portugal |
2023/06/03 - 2023/06/03 | Arguente Convidado de Provas de Aptidão Artística na Academia de Música de Arouca | Academia de Música de Arouca, Portugal |
2023/02/11 - 2023/02/11 | Presidente do Júri do Concurso Helena Sá e Costa | Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal |
2023/01/27 - 2023/01/27 | Arguente nas Provas Públicas para a atribuição de Título de Especialista na Área de Formação Musical e Educação Coral de João Pedro Martins Delgado | Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal |
2021/07/03 - 2022/06/14 | Arguente Convidado de Provas de Aptidão Artística na Academia de Música de Arouca | Academia de Música de Arouca, Portugal |
2022/01/31 - 2022/01/31 | Arguente nas Provas Públicas para atribuição do Título de Especialista em Direção de Orquestra de Jean-Marc Burfin | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal |
2019 - 2022 | Membro do Júri dos Concursos de Composição do Festival Internacional de Órgão de Braga | Festival Internacional de Órgão de Braga, Portugal |
2017 - 2022 | Júri (Presidente da 2ª vez) do Concurso de Coros – Coimbra - Coro Carlos Seixas | Coro Carlos Seixas, Portugal Casa do Pessoal do Município de Coimbra, Portugal |
2021/03/01 - 2021/03/01 | Arguente nas Provas Públicas para atribuição do Título de Especialista na área de Direção Coral de Pedro Miguel Pereira Gomes Teixeira | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal |
2021 - 2021 | Membro do Júri Concurso de Composição do Folefest (Acordeão) | Folefest – Associação de Acordeão, Portugal |
2021 - 2021 | Membro do Júri do Prémio Internacional de Composição “Órgãos do Palácio Nacional de Mafra” | Câmara Municipal de Mafra, Portugal |
2020/07/13 - 2020/07/13 | Arguente do júri das Provas de Qualificação do Doutoramento em Estudos Artísticos com o título "Práticas musicais em Portugal no século XVII - Estudo, edição crítica e interpretação do manuscrito musical 237 da Universidade de Coimbra" de Carlos Manuel Meireles de Sousa. | Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal |
2020/07/13 - 2020/07/13 | Arguente do júri das Provas de Qualificação do Doutoramento em Estudos Artísticos com o título "Os Centros de Produção Musical em Coimbra na segunda metade do Século XIX - Subtítulo Práticas musicais em contexto religioso e secular da Universidade de Coimbra" de César Augusto Coutinho da Silva Nogueira | Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal |
2018/11/16 - 2018/11/16 | Arguente nas Provas Públicas para atribuição do Título de Especialista na área de Direção Coral de Maria Clara Alcobia Coelho | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal |
2017/10/16 - 2017/10/16 | Arguente nas Provas Públicas para atribuição do Título de Especialista na área da Composição de Jaime José Lopes dos Reis | Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal |
2016/07/05 - 2017/07/14 | Arguente Convidado de Provas de Aptidão Artística na Escola de Música de Perosinho | Escola de Música de Perosinho, Portugal |
2013 - 2013 | Júri do 1º Concurso de Composição SPA / Antena 2 | Sociedade Portuguesa de Autores, Portugal RTP – Rádio e Televisão de Portugal - Antena 2, Portugal |
2011 - 2011 | Membro do Júri do Concurso Nacional de Composição para o Hino do Centenário de Fátima. | Santuário de Fátima, Portugal |
2006 - 2006 | Membro do Júri do 1º Prémio Internacional de Composição da Póvoa de Varzim. | Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim, Portugal |
2005 - 2005 | Membro do Júri do Concurso Helena Sá e Costa | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2004 - 2004 | Membro do Júri do 1º Concurso Nacional de Composição Casa da Música / Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo. | Fundação Casa da Música, Portugal Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
Distinções
Prémio
1990 | Prémio pela obtenção da nota mais elevada do Conservatório obtida no exame de Composição de 1988. |