???global.info.a_carregar???
Sílvia Ferreira is a Coordinator Professor at the Teacher Education School of the Polytechnic Institute of Setúbal (ESE, IPS), and a researcher at the UIDEF, Institute of Education, University of Lisbon, with PhD in Education in science education. She was a biology and geology teacher in secondary schools, and she has experience in initial and in-service teacher education. Her work is centred in the field of science education and her research has been focused on the following areas: Curriculum development and analysis; Study of pedagogical practices; Nature of science; Practical work in science education; Social classroom contexts.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Sílvia Cristina dos Reis Ferreira

Nomes de citação

  • Ferreira, Sílvia

Identificadores de autor

Ciência ID
BC13-C269-F3EE
ORCID iD
0000-0003-0646-1601
Google Scholar ID
http://scholar.google.pt/citations?user=ipe1vhcAAAAJ&hl=pt-PT
Scopus Author Id
57194684489

Endereços de correio eletrónico

  • silvia.ferreira@ese.ips.pt (Profissional)

Moradas

  • Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal, Campus do IPS, Estefanilha, 2914 - 504, Setúbal, Setúbal, Portugal (Profissional)

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2015 - 2016
Concluído
Educação, Supervisão e Orientação da Prática Profissional [Education, Supervision and Guidance of Professional Practice] (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização))
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
19 valores
2014
Concluído
Educação, Didática das Ciências [Education, Science Methods] (Doutoramento)
Especialização em Didática das Ciências [Science Methods]
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
"Trabalho prático em Biologia e Geologia no ensino secundário: Estudo dos documentos oficiais e suas recontextualizações nas práticas dos professores" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Distinção e Louvor, por unanimidade
2007
Concluído
Educação, Didática das Ciências [Education, Science Methods] (Mestrado)
Especialização em Didática das Ciências
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
"Currículos e princípios ideológicos e pedagógicos dos autores: Estudo do currículo de Ciências Naturais do 3.º ciclo do ensino básico" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom por unanimidade
2002
Concluído
Ensino da Biologia e Geologia - variante Biologia [Teaching Biology and Geology - Biology variant] (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
18
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017 - Atual Investigador (Investigação) Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/09 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2023/09 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2020/04 - 2024/08 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017/07 - 2020/04 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação, Portugal
Agrupamento de Escolas de São Gonçalo, Portugal
2014/09 - 2017/08 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação, Portugal
Conselho Nacional de Educação, Portugal
2009/09 - 2014/08 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação, Portugal
Agrupamento de Escolas do Carregado, Portugal
2006/09 - 2009/08 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação, Portugal
Escola Secundária com 3.º ciclo de Sobral de Monte Agraço, Portugal
2005/09 - 2006/08 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação, Portugal
Escola EB 2,3 Dr. António da Costa Contreiras, Portugal
2004 - 2005 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação, Portugal
Escola Secundária de Bombarral, Portugal
2003/09 - 2004/08 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação, Portugal
Escola E. B. 2,3 D. Francisco Manuel de Melo, Portugal
2002/09 - 2003/08 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação, Portugal
Escola E. B. 2,3 n.º1 de Lagos, Portugal
2001/09 - 2002/08 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação, Portugal
Escola Secundária com 3.º ciclo de Henriques Nogueira , Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022 - Atual Membro do Conselho Técnico-Científico [Member of the Technical-Scientific Council] Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2021/06 - Atual Coordenadora de curso - Licenciatura em Educação Básica [Course coordinator - Degree in Basic Education] Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2018 - 2020 Coordenadora de Departamento de Matemática e Ciências Experimentais Agrupamento de Escolas de São Gonçalo, Portugal
2017 - 2018 Coordenadora de Grupo Disciplinar de Ciências Naturais/Biologia e Geologia Agrupamento de Escolas de São Gonçalo, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2010/09 - 2014/07 Trabalho prático em ciências: Estudo de relações entre currículos e práticas pedagógicas
SFRH/BD/68346/2010
Investigador
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2005 - 2008 Novas reformas educativas que necessitam de uma reforma: Estudo da educação científica no ensino básico
SFRH/BM/21445/2005
Investigador
Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, Portugal
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2024/03/04 - 2026/03/03 Estudos de Aula interdisciplinares em Matemática e Ciências Naturais na formação inicial de professores (InterMatCN)
InterMatCN
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação
Em curso
2020/04 - 2023/11 PRECASE - Programa de Reforço de Capacidades do Sistema Educativo da Guiné-Bissau
N/A
Desenvolvimento técnico
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
Camões - Instituto da Cooperação e da Língua
Concluído
2018/05 - 2019/05 Banco de Recursos Educativos Digitais (BRED): Projeto de apoio ao Programa de Visitas de Estudo - Práticas de Aprendizagem Integrada
AD/49/2017
Desenvolvimento técnico
Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo
Concluído
2010/09 - 2011/07 A exigência conceptual no ensino básico: do 1.º ao 9.º ano de escolaridade
N/A
Investigador
Escola Superior de Educação de Castelo Branco, Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
Fundação Francisco Manuel dos Santos
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Matos, Joana; Ferreira, Sílvia; Simões, Helena Maria Espada. "A exploração da biodiversidade no campus do IPS na formação inicial de professores e educadores". Trabalho apresentado em Seminário Internacional de Práticas Pedagógicas ¿ 2023, Setúbal, 2023.
    Publicado
  2. Henriques, Raquel Pereira; Domingos, António; Ferreira, Sílvia; Perdigão, Rute; Gomes, Susana. "O papel das visitas de estudo no desenvolvimento curricular integrado: o caso prático de um projeto transdisciplinar". Trabalho apresentado em Políticas e práticas da educação e do currículo, Porto, 2019.
    Publicado
  3. Ferreira, Sílvia; Morais, Ana. "Complexity of practical work in science curricula and national exams: Analysis of recontextualising processes.". Trabalho apresentado em ESERA 2017, Dublin, 2017.
    Publicado
Artigo em jornal
  1. Ferreira, Sílvia. "Biodiversidade aos nossos pés: Lava-pé", Badaladas, 2024
  2. Ferreira, Sílvia. "Biodiversidade aos nossos pés: Alcachofra-de-são-joão", Badaladas, 2024
  3. Ferreira, Sílvia. "Biodiversidade aos nossos pés: Fascínio das plantas", Badaladas, 2024
  4. Ferreira, Sílvia. "Biodiversidade aos nossos pés: Jacinto-das-searas", Badaldas, 2024
  5. Ferreira, Sílvia. "Biodiversidade aos nossos pés: Tremocilha", Badaladas, 2024
  6. Ferreira, Sílvia. "Biodiversidade aos nossos pés: Cocleária-Menor", Badaladas, 2024
  7. Ferreira, Sílvia. "Biodiversidade aos nossos pés: Chucha-pitos", Badaladas, 2024
  8. Ferreira, Sílvia. "Biodiversidade aos nossos pés: Açafrão-de-outono", Badaladas, 2023
  9. Ferreira, Sílvia. "Biodiversidade aos nossos pés: Beldroega", Badaladas, 2023
  10. Ferreira, Sílvia. "Biodiversidade aos nossos pés: Verrucária", Badaladas, 2023
  11. Ferreira, Sílvia. "Biodiversidade aos nossos pés: Salgueirinha", Badaladas, 2023
  12. Ferreira, Sílvia. "Biodiversidade aos nossos pés: Narciso-das-areias", Badaladas, 2023
  13. Ferreira, Sílvia. "Biodiversidade aos nossos pés: Cenoura-brava", Badaladas, 2023
  14. Ferreira, Sílvia. "Biodiversidade aos nossos pés: Cardo-mariano", Badaladas, 2023
  15. Simões, Helena Maria Espada; Ferreira, Sílvia. "Educação científica para a sustentabilidade", Jornal de Letras, 2023
  16. Ferreira, Sílvia. "Biodiversidade aos nossos pés: Papoila-comum", Badaladas, 2023
  17. Ferreira, Sílvia. "Biodiversidade aos nossos pés: Conhecer para valorizar", Badaladas, 2023
  18. Ferreira, Sílvia. "Biodiversidade aos nossos pés: Ervilhaca-dos-campos", Badaladas, 2023
  19. Ferreira, Sílvia. "Biodiversidade aos nossos pés: Campainha-dos-montes", Badaladas, 2023
  20. Ferreira, Sílvia. "Biodiversidade aos nossos pés: Salsa-de-cavalo", Badaladas, 2023
  21. Ferreira, Sílvia. "Biodiversidade aos nossos pés: Celidónia-menor", Badaladas, 2023
  22. Ferreira, Sílvia. "Biodiversidade aos nossos pés: Narciso-de-inverno", Badaladas, 2022
  23. Ferreira, Sílvia. "Biodiversidade aos nossos pés: Capuz-de-frade", Badaladas, 2022
  24. Ferreira, Sílvia. "Biodiversidade aos nossos pés: Alisso", Badaladas, 2022
  25. Ferreira, Sílvia. "Biodiversidade aos nossos pés: Cebola-albarrã", Badaladas, 2022
  26. Ferreira, Sílvia. "Biodiversidade aos nossos pés: Abrolhos", Badaladas, 2022
  27. Ferreira, Sílvia. "Biodiversidade aos nossos pés: Pepino-de-são-gregório", Badaladas, 2022
  28. Ferreira, Sílvia. "Biodiversidade aos nossos pés: Corriola-campestre", 2022
  29. Ferreira, Sílvia. "Biodiversidade aos nossos pés: Tripa-de-ovelha", Badaladas, 2022
  30. Ferreira, Sílvia. "Biodiversidade aos nossos pés: Conhecer para preservar", Badaladas, 2022
  31. Ferreira, Sílvia. "Biodiversidade aos nossos pés: Alfinete-das-areias", Badaladas, 2022
  32. Ferreira, Sílvia. "Biodiversidade aos nossos pés: Alfavaca-dos-montes", Badaladas, 2022
  33. Ferreira, Sílvia. "Biodiversidade aos nossos pés: Tasneirinha", Badaladas, 2022
  34. Ferreira, Sílvia. "Biodiversidade aos nossos pés: Erva-férrea", Badaladas, 2022
  35. Ferreira, Sílvia. "Biodiversidade aos nossos pés: Bico-de-cegonha-moscado", Badaladas, 2021
  36. Ferreira, Sílvia. "Biodiversidade aos nossos pés: Tágueda", Badaladas, 2021
  37. Ferreira, Sílvia. "Biodiversidade aos nossos pés: Cauda-de-coelho", Badaladas, 2021
  38. Ferreira, Sílvia. "Biodiversidade aos nossos pés: Morrião", Badaladas, 2021
  39. Ferreira, Sílvia. "Biodiversidade aos nossos pés: Trevo-branco", Badaladas, 2021
  40. Ferreira, Sílvia. "Biodiversidade aos nossos pés: Chicória", Badaladas, 2021
  41. Ferreira, Sílvia. "Biodiversidade aos nossos pés: Linho-bravo", Badaladas, 2021
  42. Ferreira, Sílvia. "Biodiversidade aos nossos pés: Erva-vaqueira", Badaladas, 2021
  43. Ferreira, Sílvia. "Biodiversidade aos nossos pés: um olhar sobre as herbáceas", Badaladas, 2021
Artigo em revista
  1. Ferreira, Sílvia; Simões, Helena Maria Espada. "Biodiversity Conceptualization and Plant Blindness in Portuguese Student Teachers". Science Education International 35 4 (2024): 330-337. https://www.icaseonline.net/journal/index.php/sei/article/view/999.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Ferreira, Sílvia; Costa, Joana; Santana, Mariana; Pôla, Sara. "Conhecer e valorizar a biodiversidade vegetal na formação de futuros professores". APEduC revista 5 2 (2024): 77-92. https://apeducrevista.utad.pt/index.php/apeduc/article/view/520.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Ferreira, Sílvia; Neves, Isabel. "Investigação em educação científica: o legado de Basil Bernstein". Práxis Educativa 19 (2024): https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/24336.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Lima, Matilde; Ferreira, Sílvia. "Estudo das alterações climáticas no 1.º ciclo do ensino básico". Medi@ções 12 2 (2024): 111-129. https://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline/article/view/408.
    Acesso aberto • Publicado
  5. Lopes, Joana; Ferreira, Sílvia; Simões, Helena Maria Espada. "A exploração didática da horta escolar no 1.º ciclo do ensino básico". Medi@ções 12 2 (2024): 89-110. https://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline/article/view/430.
    Acesso aberto • Publicado
  6. Simões, Helena Maria Espada; Ferreira, Sílvia. "Ensinar e aprender sobre as plantas: Atividades dinamizadas por futuros professores numa Biblioteca Municipal". Medi@ções - Revista Online da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal 10 2 (2022): 135-144. https://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline/article/view/354.
    Acesso aberto • Publicado
  7. Sílvia Ferreira; Leonor Saraiva. "Complexity of Practical Work in Portuguese Primary Science Textbooks". Investigações em Ensino de Ciências 26 3 (2021): 1547-1574. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n3p281.
    Publicado • 10.22600/1518-8795.ienci2021v26n3p281
  8. Sílvia Ferreira; Ana M. Morais. "Practical Work in Science Education: Study of Different Contexts of Pedagogic Practice". Research in Science Education 50 4 (2020): 1547-1574. https://doi.org/10.1007/s11165-018-9743-6.
    10.1007/s11165-018-9743-6
  9. Ana Maria Morais; Isabel Pestana Neves; Sílvia Ferreira; Margarida Afonso; Preciosa Silva. "CONCEPTUALIZAÇÃO E COERÊNCIA CURRICULAR EM EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA". Investigações em Ensino de Ciências (2020): https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n1p99.
    10.22600/1518-8795.ienci2020v25n1p99
  10. Almeida, S.; Félix, P.; Ferreira, Sílvia; Rodrigues, A.. "Curriculum flexibility policies expressed in school timetables in Portugal: from prescribed curriculum to practiced curriculum". European Journal of Curriculum Studies 6 (2020): 30-55.
    Publicado
  11. Morais, Ana; Neves, Isabel; Ferreira, Sílvia. "O currículo nas suas dimensões estrutural e interacional: Perspetiva de Basil Bernstein". Práxis Educativa 14 2 (2019): 405-431.
    Publicado
  12. Morais, Ana; Neves, Isabel; Ferreira, Sílvia; Saraiva, Leonor. "A natureza da ciência na educação em ciência: teorias e práticas". Práxis Educativa 13 1 (2018): 8-32.
    Publicado
  13. Ferreira, Sílvia; Morais, Ana. "Exigência conceptual do trabalho prático: abordagem multidisciplinar de análise do discurso pedagógico na aula de ciências". Práxis Educativa 12 1 (2017): 25-47.
    Publicado
  14. Ferreira, Sílvia; Morais, Ana. "Conceptual demand of practical work: A framework for studying teachers’ practices". Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias 14 2 (2015): 157-174.
    Publicado
  15. Sílvia Ferreira. "Aquaporinas". Revista de Ciência Elementar 2 2 (2014): https://doi.org/10.24927/rce2014.031.
    10.24927/rce2014.031
  16. Ferreira, Sílvia; Morais, Ana M.. "The Nature of Science in Science Curricula: Methods and concepts of analysis". International Journal of Science Education 35 16 (2013): 2670-2691. http://dx.doi.org/10.1080/09500693.2011.621982.
    Publicado • 10.1080/09500693.2011.621982
  17. Ferreira, Sílvia; Morais, Ana. "Exigência conceptual do trabalho prático nos exames nacionais: Uma abordagem metodológica". Olhar de Professor 16 1 (2013): 149-172.
    Publicado
  18. Ferreira, Sílvia; Morais, Ana M.. "Science curricula design: Analysis of authors’ ideological and pedagogical principles". . International Studies in Sociology of Education 21 2 (2011): 137-159.
    Publicado
  19. Ferreira, Sílvia; Morais, A. M.. "A natureza da ciência nos currículos de ciências: Estudo do currículo de Ciências Naturais do 3.º ciclo do ensino básico". Revista Portuguesa de Educação 23 1 (2010): 119-156.
    Publicado
  20. Ferreira, Sílvia; Morais, A. M.; Neves, I.. "Concepção de currículos de ciências: Análise dos princípios ideológicos e pedagógicos dos autores". Revista Educação & Realidade 31 5 (2010): 284-310.
    Publicado
  21. Ferreira, Sílvia. "Uma visão integrada e global da Ciência no currículo de ciências: Estratégias de discussão sobre um problema ambiental". Revista de Educação XV 2 (2007): 97-124.
    Publicado
  22. Calado, S.; Fernandes, E.; Ferreira, Sílvia; Oliveira, M.. "Digestão e absorção no intestino delgado – Actividade experimental para o 3.º CEB (Parte I).". Boletim da Associação Portuguesa de Professores de Biologia e Geologia 26 (2006): 30-37.
    Publicado
  23. Calado, S.; Fernandes, E.; Ferreira, Sílvia; Oliveira, M.. "Digestão e absorção no intestino delgado – Actividade experimental para o 3.º CEB (Parte II)". Boletim da Associação Portuguesa de Professores de Biologia e Geologia 27 (2006): 60-70.
    Publicado
  24. Ferreira, Sílvia. "Continental drift: A discussion strategy for secondary school". Science & Education 12 8 (2004): 201-221.
    Publicado
  25. Ferreira, Sílvia. "Fecundação em ouriços-do-mar como contributo para a compreensão da fecundação humana – Actividade experimental para o 3.º C.E.B.". Boletim da Associação Portuguesa de Professores de Biologia e Geologia 22 (2004): 26-36.
    Publicado
  26. Ferreira, Sílvia. "A água, a terra e o homem – Mudança conceptual na sala de aula. Contributo do projecto de estágio na formação inicial de professores". Revista de Educação XI 2 (2002): 181-200.
    Publicado
  27. Ferreira, Sílvia; Neves, A.. "Água líquida em Marte: Realidade ou ficção? – Aplicação de conceitos a novas situações". Boletim da Associação Portuguesa de Professores de Biologia e Geologia 19 (2002): 41-50.
    Publicado
  28. Ferreira, Sílvia. "Tectónica experimental em regime compressivo para os ensinos básico e secundário: A geração de uma cadeia de montanhas". Revista Geociências 15 (2001): 133-149.
    Publicado
  29. Ferreira, Sílvia. "Deriva continental: A ideia louca de um meteorologista que encarava a geologia como um passatempo". Revista de Educação X 2 (2001): 129-147.
    Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Ferreira, Sílvia. "Aprender com os Prémios Nobel", Revista de Ciência Elementar, 2020
Capítulo de livro
  1. Lima, Matilde; Ferreira, Sílvia. "Estudo das Alterações Climáticas numa Turma do 4.º ano de Escolaridade". In Formação & educação nas primeiras idades: Trajetórias investigativas na educação pré-escolar e ensino básico, 181-202. Portugal: Escola Superior de Educação Instituto Politécnico de Santarém, 2024.
    Publicado
  2. Ferreira, Sílvia; Saraiva, Maria Leonor da Graça. "O trabalho prático no 1.º ciclo do ensino básico português: Estudo de processos de recontextualização entre currículos e manuais escolares". In A sociologia de Basil Bernstein na pesquisa em educação em ciências e matemática, editado por B. Santos, 129-157. Brasil: Pedro & João Editores, 2023.
    Publicado
  3. Ferreira, Sílvia; Simões, Helena Maria Espada. "Conceções de futuros professores sobre biodiversidade: implicações para o ensino das ciências". In Expectativas y prácticas docentes en la enseñanza de las ciencias, editado por P. Membiela & M. I. Cebreiros, 271-277. Espanha: Educación Editora, 2023.
    Publicado
  4. Silva, Maria João; Cavadas, Bento; Linhares, Elisabete; Simões, Helena; Ferreira, Sílvia. "ATIVIDADES, ESTRATÉGIAS E APRENDIZAGENS NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS EM TEMPOS DE RESTRIÇÕES AO ENSINO PRESENCIAL". In Do ensino remoto de emergência à inovação pedagógica em três Escolas Superiores de Educação em Portugal. Portugal: Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa, 2023.
    Publicado
  5. Henriques, Raquel Pereira; Ferreira, Sílvia; Gomes, Susana. "Problematizar local, pensar global: diálogos curriculares com o património". In Educação Patrimonial em Ação: Tecendo relações entre escolas, museus e territórios, editado por A. Semedo; H. Pinto, 251-275. Portugal: Caleidoscópio, 2022.
    Publicado
  6. Morais, A. M.; Castro, S.; Ferreira, Sílvia; Neves, I.. "The nature of science in secondary school Geology: Studying recontextualising processes". In Teaching Science with Context: Historical, Philosophical, and Sociological Approaches, editado por M. E. Prestes; C. S. Cibelle, 421-435. Springer, 2018.
    Publicado
  7. Morais, A. M.; Neves, I.; Ferreira, Sílvia. "O currículo nas suas dimensões estrutural e interacional: perspetiva de Basil Bernstein". In Estudos de currículo, editado por J. Pacheco; M. C. Roldão; M. T. Estrela, 9-38. Portugal: Porto Editora, 2018.
    Publicado
  8. Ferreira, Sílvia; Morais, A. M.. "Descontinuidades na educação científica: estudo de currículos e exames nacionais". In Estado da Educação 2016, 308-318. Portugal: Conselho Nacional de Educação, 2017.
    Publicado
  9. Morais, A. M.; Neves, I.; Ferreira, Sílvia; Afonso, M.; Silva, P.; Castro, S.. "Elevar o nível da educação científica: Algumas propostas de intervenção pedagógica". In Currículos de nível elevado no ensino das ciências, editado por Conselho Nacional de Educação, 240-293. Portugal: Conselho Nacional de Educação, 2015.
    Publicado
  10. Ferreira, Sílvia; Morais, A. M.; Neves, I.; Saraiva, L.; Castro, S.. "Conceptualização da construção da ciência em currículos e manuais escolares". In Currículos de nível elevado no ensino das ciências, editado por Conselho Nacional de Educação, 180-238. Portugal: Conselho Nacional de Educação, 2015.
    Publicado
  11. Ferreira, Sílvia; Morais, A. M.; Neves, I.; Afonso, M.; Silva, P.. "Trabalho prático em currículos e práticas pedagógicas". In Currículos de nível elevado no ensino das ciências, editado por Conselho Nacional de Educação, 104-154. Portugal: Conselho Nacional de Educação, 2015.
    Publicado
  12. Ferreira, Sílvia; Morais, A. M.; Neves, I.; Afonso, M.; Silva, P.. "Conceptualização dos conhecimentos e das capacidades em currículos". In Currículos de nível elevado no ensino das ciências, editado por Conselho Nacional de Educação, 36-82. Portugal: Conselho Nacional de Educação, 2015.
    Publicado
Livro
  1. Simões, Helena; Pinto, Mariana; Ferreira, Sílvia. Tarefas integradoras com os livros de literatura para a infância: Português e Estudo do Meio: Ensino Básico: 1.º ciclo. Instituto Politécnico de Setúbal. 2022.
  2. Morais, A. M.; Neves, I.; Ferreira, Sílvia. Currículos, manuais escolares e práticas pedagógicas: Estudo de processos de estabilidade e de mudança no sistema educativo. Portugal: Edições Sílabo. 2014.
    Publicado
  3. Afonso, M.; Alveirinho, D.; Tomás, H.; Alves, V.; Ferreira, Sílvia; Calado, S.; Silva, P.. Que ciência se aprende na escola?. Portugal: Fundação Francisco Manuel dos Santos. 2013.
    Publicado
  4. Klahr, D.; Afonso, M.; Alveirinho, D.; Tomás, H.; Alves, V.; Ferreira, Sílvia; Calado, S.; Silva, P.. O valor do ensino experimental.. Portugal: Fundação Francisco Manuel dos Santos. 2011.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Ferreira, Sílvia; Morais, A. M.. "Complexity of practical work in science curricula and national exams: Analysis of recontextualizing processes". Trabalho apresentado em ESERA – European Science Education Research Association, 2017.
Recurso online
  1. Ferreira, Sílvia. Investigação sobre obesidade e comportamentos alimentares saudáveis. 2019. https://www.casadasciencias.org/recurso/8795.
  2. Henriques, Raquel Pereira; Domingos, António; Ferreira, Sílvia; Perdigão, Rute; Gomes, Susana. Projeto BRED, Programa de Visitas de Estudo, Práticas de aprendizagem integrada. 2019. https://mediotejo.pt/index.php/programa-de-visitas-de-estudo.
  3. Ferreira, Sílvia. Visita de estudo: Paisagens geológicas da região de Mafra e Sintra. 2011. https://www.casadasciencias.org/recurso/7469.
  4. Ferreira, Sílvia. Problema ambiental em Minamata – Estratégia de discussão. 2010. https://www.casadasciencias.org/recurso/6932.
  5. Ferreira, Sílvia; Silva, Ana. O papel das visitas de estudo no ensino das ciências – O ambiente marinho entre-marés. 2010. https://www.casadasciencias.org/recurso/6948.
Resumo em conferência
  1. Alcântara, Ana; Ferreira, Sílvia. "Território e Património, uma descoberta multidisciplinar". Trabalho apresentado em Dar Asas ao Saber: Diálogos Multi, Inter e Transdisciplinares, Setúbal, 2022.
    Publicado
  2. Simões, Helena Maria Espada; Ferreira, Sílvia; Malacuto, D.; Raposo, M. S.. "Aprender com as plantas: um projeto sobre a biodiversidade no campus na formação de professores". Trabalho apresentado em 10º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais, 2021.
    Publicado
  3. Morais, A.; Lopes, J.; Ferreira, Sílvia. "Estudo dos teores de açúcar e sal em bolachas e cereais de pequeno-almoço: Implicações para o contexto escolar". Trabalho apresentado em 10.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais, 2021.
    Publicado
  4. Ferreira, Sílvia; Saraiva, Maria Leonor da Graça. "Complexidade do trabalho prático em manuais escolares do 1.º ciclo do ensino básico". Trabalho apresentado em Actas electrónicas del XI Congreso Internacional en Investigación en Didáctica de las Ciencias 2021. Aportaciones de la educación científica para un mundo sostenible, 2021.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. "Trabalho prático em Biologia e Geologia no ensino secundário: Estudo dos documentos oficiais e suas recontextualizações nas práticas dos professores". Doutoramento, Universidade de Lisboa Instituto da Educação, 2014. https://repositorio.ul.pt/handle/10451/15495.
  2. "Currículos e princípios ideológicos e pedagógicos dos autores: Estudo do currículo de Ciências Naturais do 3.º ciclo do ensino básico". Mestrado, Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2007. https://repositorio.ul.pt/handle/10451/45089.

Outros

Outra produção
  1. Practical work in middle school Geology: Sand analysis lab. 2020. Sílvia Ferreira. https://doi.org/10.5194/egusphere-egu2020-10782.
    10.5194/egusphere-egu2020-10782
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/07 Estudos de Aula na Formação Inicial de Professores de Biologia e Geologia II Seminário sobre Estudos de Aula na Formação Inicial de Professores
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2024/07 As conceções de alunos do 6.º ano sobre o sistema reprodutor humano 13.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2024/03 Estudo das alterações climáticas no 1.º ciclo do ensino básico Encontro Internacional “Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2024 (IEMC 2024)
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Santarém (Santarém, Portugal)
2024/01/19 Indiferença às plantas na educação em ciências: uma revisão da literatura XX Encontro Nacional de Educação em Ciências / VI International Seminar of Science Education
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
2023/12/05 Conhecer e valorizar as plantas V Encontro Formação Inicial de Professores do 1.º e 2.º CEB
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação (Lisboa, Portugal)
2023/11 Biodiversity citizen science: Digital tools to connect people with nature. Semana internacional em St. Pölten University of Applied Sciences
St. Pölten University of Applied Sciences (Áustria)
2023/08/31 Biodiversity and plant blindness in pre-service teacher education 15th Conference of the European Science Education Research Association (ESERA)
Nevs¸ehir Haci Bektas¸ Veli University (Nevs¸ehir, Turquia)
2023/08/31 Complexity of practical work in science curricula and textbooks: analysis of recontextualizing processes 15th Conference of the European Science Education Research Association (ESERA)
Nevs¸ehir Haci Bektas¸ Veli University (Nevs¸ehir, Turquia)
2023/07/13 Promoção da educação ambiental no 1.º ciclo do ensino básico: estudo sobre as abelhas-do-mel 12.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa (Portugal)
2023/07/13 A exploração didática da horta escolar no 1.º ciclo do ensino básico 12.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa (Portugal)
2023/07/13 Estudo da biodiversidade na formação inicial de professores e educadores: um contributo para a ciência cidadã 12.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa (Portugal)
2023/06/29 Biodiversity and citizen science: Knowing and valuing biodiversity in pre-service teacher education EUDRES International Conference on Citizen Science
Instituto Politécnico de Setúbal (Portugal)
2023/05/25 A exploração da biodiversidade no campus do IPS na formação inicial de professores e educadores Seminário Internacional de Práticas Pedagógicas
Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
2022/12/06 Do prazer de ler histórias ao prazer de aprender ciências naturais IV Encontro Formação Inicial de Professores do 1.º e 2.º CEB
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação (Portugal)
2022/09 Biodiversidade e indiferença às plantas: um estudo na formação inicial de professores e educadores XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa (Portugal)
2022/09 Trabalho prático em currículos e manuais escolares do 1.º ciclo do ensino básico: estudo dos processos de recontextualização XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa (Portugal)
2022/07/05 Conhecer a biodiversidade vegetal do campus na formação de futuros professores 11.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa (Portugal)
2022/06/29 Trajetos de investigação educacional: Ensino das ciências numa perspetiva sociológica (comentário) XII Fórum de Jovens Investigadores
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Portugal)
2022/06 Conceções de futuros professores e educadores sobre biodiversidade: implicações para o ensino das ciências. VI Congresso Internacional de Ensino das Ciências SIEC 2022
Universidade de Vigo (Espanha)
2022/03/26 Território e património, uma descoberta multidisciplinar Seminário Dar Asas ao Saber: Diálogos Multi, Inter e Transdisciplinares
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
2022/03/26 Ensinar e aprender sobre a diversidade de plantas: atividades dinamizadas por futuros professores e educadores Seminário “Dar Asas ao Saber: Diálogos Multi, Inter e Transdisciplinares”
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
2022/03/11 Ensinar e aprender sobre as plantas– uma experiência de futuros professores com alunos do 1.º Ciclo Encontro Internacional “Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2022 (IEMC 2022)
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Santarém (Santarém, Portugal)
2021/10/28 IPS ComVida: conhecer e divulgar a biodiversidade no Instituto Politécnico de Setúbal Conferência Campus Sustentável 2021
Instituto Politécnico de Lisboa (Portugal)
2021/09/17 Explicitação do trabalho prático em manuais escolares do 1.º ciclo do ensino básico XIX ENEC - Encontro Nacional de Educação em Ciências, IV ISSE - International Seminar on Science Education
Escola Superior de Educação de Coimbra (Portugal)
2021/09/07 Complexidade do trabalho prático em manuais escolares do 1.º ciclo do ensino básico. XI Congreso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las Ciencias
Enseñanza de las Ciencias
2021/07/15 Aprender com as plantas: um projeto sobre a biodiversidade no campus na formação de professores 10.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2021/07/15 Estudo dos teores de açúcar e sal em bolachas e cereais de pequeno-almoço: Implicações para o contexto escolar 10.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2021/04/23 Avaliação para as aprendizagens: Relação entre a teoria e a prática Ação de curta duração do 2º Ciclo de Formação da Rede ESCXEL (Sessão: O que é a diferenciação pedagógica, monitorização e feedback)
Universidade Nova de Lisboa (Portugal)
2021/03/06 Entender a ciência a partir de artigos científicos. Seminário Dar asas ao saber: Investigação, construção de conhecimento e práticas profissionais
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
2020/12 O ensino e a aprendizagem das ciências em tempos de confinamento. Seminário Olhares sobre o ensino e aprendizagem das ciências e da matemática em tempos de pandemia
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (Portugal)
2020/10 Problematizar local, pensar global: diálogos curriculares com o património. Conferência Educação Patrimonial em Ação: Tecendo Relações Entre Museus, Escolas e Territórios
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Portugal)
2020/07 Análise das capacidades de processos científicos no trabalho prático. 9.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais
Escola Superior de Educação de Lisboa (Portugal)
2020/07 Complexidade do trabalho prático em manuais escolares de Estudo do Meio: um estudo exploratório. 9.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais
Escola Superior de Educação de Lisboa (Portugal)
2019/07 Visitas de estudo, ABP e Património no Ensino das ciências: aprendizagens a partir do local. VI Encontro Internacional da Casa das Ciências
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Portugal)
2019/06 O papel das visitas de estudo no desenvolvimento curricular integrado – o caso prático de um projeto transdisciplinar. II Seminário Internacional “Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
2017/12 Complexidade do trabalho prático em currículos e manuais escolares do ensino básico Ação de Formação “Gestão do currículo: Ensino experimental das ciências”
Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC)
2017/08 Practical work and school social context: study of differentiated teaching practices ESERA – European Science Education Research Association
ESERA (Dublin, Irlanda)
2017/07 Trabalho prático no ensino das ciências em contextos escolares diferenciados. IV Encontro Internacional da Casa das Ciências
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
2017/02 Poder e controlo na sala de aula: Estudo de interações sociológicas em contextos do ensino das ciências XXIV Colóquio da AFIRSE Portugal
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
2016/10 Research in education: The contribution of Conselho Nacional de Educação to evidence based policy making. European Doctorate in Teacher Education
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
2016/07 Empreender com a ciência Jornadas “Inovar hoje para empreender amanhã”
Agrupamento de Escolas do Carregado – Centro de Formação Pêro de Alenquer
2016/07 Experimentar sem laboratório. Jornadas “Baú da Ciência”
Agrupamento de Escolas de Arruda dos Vinhos – Centro de Formação Pêro de Alenquer
2016/04 The nature of science in teaching and learning science. ETEN – ETEN 2016 Annual International Conference
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal
2015/10 Complexidade do trabalho prático em currículos e manuais escolares do ensino básico Encontro Atividades Práticas em Ciência na Escola Básica
Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC)
2015/10 Currículo em espiral e coerência curricular em ciências Encontro Bruner na Escola
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal
2015/09 Complexidade do trabalho prático no ensino secundário: Estudo de processos de recontextualização. XVI Encontro Nacional de Educação em Ciências
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
2015/07 Que ciência se aprende na escola? Jornadas “Grassa Ciência p’lo Monte”
Auditório Municipal de Sobral de Monte Agraço – Centro de Formação Pêro de Alenquer
2015/03 Construção da ciência em currículos e em manuais escolares: Resultados de investigação e proposta de mudança Seminário “Currículos de nível elevado no ensino das ciências: Construção da ciência e literacia científica”
Conselho Nacional de Educação
2015/03 Análise de currículos e de manuais escolares Currículos de nível elevado no ensino das ciências: Construção da ciência e literacia científica
Conselho Nacional de Educação
2015/03 Conceptualização da construção da ciência: Fundamentos e modelos de análise Currículos de nível elevado no ensino das ciências: Construção da ciência e literacia científica
Conselho Nacional de Educação
2015/01 Trabalho prático em currículos e em práticas pedagógicas: Resultados de investigação e proposta de mudança Currículos de nível elevado no ensino das ciências: O trabalho prático na aprendizagem científica
Conselho Nacional de Educação
2015/01 Análise de atividades laboratoriais Currículos de nível elevado no ensino das ciências: O trabalho prático na aprendizagem científica
Conselho Nacional de Educação
2015/01 Trabalho prático: A importância do trabalho laboratorial Currículos de nível elevado no ensino das ciências: O trabalho prático na aprendizagem científica
Conselho Nacional de Educação
2014/10 Conceptualização do conhecimento e das capacidades em currículos: Resultados de investigação e propostas de mudança. Seminário “Currículos de nível elevado no ensino das ciências: Conceptualização do conhecimento e das capacidades”
Conselho Nacional de Educação
2014/10 Análise de currículos. Seminário “Currículos de nível elevado no ensino das ciências: Conceptualização do conhecimento e das capacidades”
Conselho Nacional de Educação
2014/10 Conceptualização do conhecimento e das capacidades em currículos: Pressupostos teóricos e modelos de análise. Seminário “Currículos de nível elevado no ensino das ciências: Conceptualização do conhecimento e das capacidades”
Conselho Nacional de Educação
2014/03 Exigência conceptual do trabalho prático em ciências: Estudo de práticas pedagógicas no ensino secundário. XV Encontro Nacional de Educação em Ciências
Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve
2013/11 Exigência conceptual do trabalho prático dos exames nacionais: Uma abordagem metodológica. VI Encontro do CIED – I Encontro Internacional em Estudos Educacionais
Escola Superior de Educação de Lisboa (Portugal)
2013/03 Exigência conceptual dos recursos digitais: Métodos e conceitos de análise. I Encontro Internacional da Casa das Ciências
Casa das Ciências (Portugal)
2012/07 Trabalho prático em Biologia e Geologia do ensino secundário. III Fórum de Jovens Investigadores
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Portugal)
2012/03 Conceptual demand of science curricula: Studying practical work in high school biology and geology. 2012 NARST Annual International Conference
NARST (Indianapolis, Estados Unidos)
2012/02 Nível de complexidade dos currículos de ciências: Análise do trabalho prático de Biologia e Geologia do ensino secundário. XIX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Portugal)
2011/06 Métodos e conceitos de análise de currículos: Análise do trabalho prático de Biologia e Geologia do ensino secundário. XI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico da Guarda (Portugal)
2011/06 Trabalho prático em Biologia e Geologia do ensino secundário: Análise das orientações oficiais e das concepções e práticas dos professores. II Fórum de Jovens Investigadores
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Portugal)
2009/05 Currículos de ciências e ideologias: Estudo da sua relação no contexto curricular do 3.º ciclo do ensino básico. X Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança (Portugal)
2008/07 Science curricula design: Analysis of authors’ ideological and pedagogical principles. The Fifth Basil Bernstein Symposium
Cardiff School of Social Sciences (Reino Unido)
2008/02 Analisar currículos de ciências: Recurso a instrumentos específicos sobre diversas dimensões da construção da ciência. Seminário “Currículos de Ciências em Portugal – Perspectivas de análise e de implementação”
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Portugal)
2008/02 Avaliar teorias e práticas dos professores sobre a aprendizagem científica: Recurso a um quadro sociológico de análise Seminário “Currículos de Ciências em Portugal – Perspectivas de análise e de implementação”
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Portugal)
2008/02 Concepção de currículos e programas: Estudo dos princípios pedagógicos e ideológicos dos autores. Seminário “Currículos de Ciências em Portugal – Perspectivas de análise e de implementação”
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Portugal)
2008/02 A construção da ciência e a sua relação com o conhecimento científico no currículo do 3.º ciclo: Mensagem transmitida aos professores. Seminário “Currículos de Ciências em Portugal – Perspectivas de análise e de implementação”
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Portugal)
2007/08 Science curricula and authors ideologies: Analysis of the construction of science in science education. Conferência da ESERA – European Science Education Research Association
ESERA (Malmo, Suécia)
2007/04 Os currículos de ciências e os seus autores: Estudo centrado na construção da ciência. IX Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Madeira Tecnopolo (Funchal, Portugal)
2005/09 A Natureza da Ciência no Currículo de Ciências: Problema Ambiental em Minamata XI Encontro Nacional de Educação em Ciências
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (Portugal)
2002/11 O Erro e a História de um Percurso: O Contributo do Projecto de Estágio na Formação Inicial de Professores. XII Colóquio AFIRSE/AIPELF
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (Portugal)
2002/04 O Erro e a História de um Percurso. X Congresso “Caminhos da Sobrevivência”
Escola Secundária de Henriques Nogueira, Torres Vedras (Portugal)
2001/11 Continental Drift: the Crazy Idea of a Meteorologist who faced Geology as a Hobby. Sixth International History, Philosophy and Science Teaching Conference
(Denver, Estados Unidos)
2001/10 Deriva continental: A ideia louca de um meteorologista que encarava a geologia como um passatempo. IX Encontro Nacional de Educação em Ciência na Escolaridade Básica
Instituto Politécnico de Viseu (Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022 - 2023 As alterações climáticas no 1.º ciclo do ensino básico: um estudo centrado no 4.º ano de escolaridade
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2021 - 2023 Promoção da educação ambiental através do trabalho de projeto: estudo sobre as abelhas-do-mel no 1.º ciclo do ensino básico
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2022/03 - 2022/12/14 A exploração didática da horta escolar para promover a literacia alimentar no 1.º ciclo do ensino básico
Coorientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2017 - 2018 O contributo da formação contínua para o desenvolvimento profissional: um estudo sobre as ações de formação promovidas pela Associação de Professores de História
Coorientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2024/09/09 - Atual Participação na formação “Primeira Aula do Semestre” (2h) dinamizada por Sofia Sá
Conferência
Primeira Aula do Semestre
Universidade de Lisboa, Portugal
2024/03/11 - 2024/06/11 Participação na formação “Oficinas de Implementação de Metodologias Ativas” (25h) dinamizada por Sofia Sá
Oficina (workshop)
Oficinas de Implementação de Metodologias Ativas
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2024/06/08 - 2024/06/10 Participação na formação “Literacia da Informação para a Escrita Académica” (6h) dinamizada por Tatiana Sanches
Conferência
Literacia da Informação para a Escrita Académica
Universidade de Lisboa, Portugal
2023/03/01 - 2023/06/26 Curso de formação de “Conversação" (nível B1) (28h), na plataforma ZOOM, dinamizado por Mary Grace Bernadette Ashton
Oficina (workshop)
Curso de formação de “Conversação" (nível B1)
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
2023/02/06 - 2023/02/13 Participação na formação “Análise Estatística de Dados I” (6h) dinamizada por Sandra Oliveira
Oficina (workshop)
Análise Estatística de Dados I
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2023/02/08 - 2023/02/08 Participação na formação: “"Mentimeter: Potencialidades e Procedimentos" (3h), dinamizada por Sofia Sá, integrada nas Jornadas Interinstitucionais de Desenvolvimento Pedagógico.
Oficina (workshop)
2023/02/02 - 2023/02/02 Participação na formação: "Neurociências em sala de aula" (3 horas), dinamizada por Carla Sofia Nascimento, integrada nas Jornadas Interinstitucionais de Desenvolvimento Pedagógico.
Oficina (workshop)
Jornadas Interinstitucionais de Desenvolvimento Pedagógico
2022/11/22 - 2022/11/24 Programa Erasmus+ Semana internacional na VIA University College, campus Holstebro, Dinamarca.
Outro
Semana internacional na VIA University College, campus Holstebro
2022/09/13 - 2022/09/13 Participação na formação: "Elaboração de desenhos, esquemas, mapas, numa lógica de comunicação visual para construção de resumos gráficos (Graphical Abstract) com a duração de 2 horas, dinamizada por João Soares Carrola, integrada nas Jornadas Interinstitucionais de Desenvolvimento Pedagógico.
Oficina (workshop)
Jornadas Interinstitucionais de Desenvolvimento Pedagógico
2022/05/17 - 2022/05/20 Programa Erasmus+ Semana international: 20th Come2Graz International Week 2022: Integrating Art and Science in Education
Outro
20th Come2Graz International Week 2022: Integrating Art and Science in Education
2021/07/16 - 2021/07/21 Ação de formação “Utilização das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem, módulo de Comunicação e colaboração em meios digitais” (15 h).
Oficina (workshop)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2020/05/12 - 2020/05/22 Curso de Criação de um plano de aula para sessões de ensino e aprendizagem online – 2.ª edição (14,5 h). Dinamizado pela Unidade de e-Learning e Inovação Pedagógica do Instituto Politécnico do Porto.
Seminário
Instituto Politécnico do Porto, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024/12/12 Conceções alternativas sobre o sistema reprodutor humano no 2.º ciclo do ensino básico
Orientador
Maria Carolina Roque Formiga (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2024/11/05 Potencialidades Educativas da Utilização de Modelos Didáticos em Temáticas da Geologia numa Turma de 7.º ano de Escolaridade
Orientador
Paula José Santos Martins (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2024/10/16 Potencialidades de diferentes atividades práticas no ensino e aprendizagem da temática do magmatismo e rochas magmáticas em alunos do 11.º ano de escolaridade
Presidente do júri
Madalena Gonçalves Raimundo (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2024/09/26 Um charco de vida: ensino orientado para a aprendizagem por casos na diversidade biológica do 10º ano
Arguente principal
Pedro Miguel Escoval Vicente (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
2024/09/13 Alterações do material genético - mutações" em alunos do 12.º ano de Biologia
Arguente principal
Francisco Alexandre Caldeta Ribeiro de Almeida (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2024/09/13 Potencialidades do trabalho colaborativo no processo de ensino e aprendizagem do Vulcanismo no 7.º ano de escolaridade
Orientador
Carolina Araújo Vilão de Menezes Finuras (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2024/07/24 Potencialidades educativas do trabalho colaborativo numa abordagem inquiry sobre Estratigrafia e Rochas Sedimentares numa turma de 11.º ano
Orientador
Tiago Filipe Serras Baeta (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2024/07/24 Estratégias promotoras da motivação de alunos do 11.º ano de escolaridade no tema das rochas sedimentares
Arguente principal
Mara Alexandra Rosa Gaspar da Silva (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2024/07/24 Perceber as potencialidades da estratégia “Think-Pair-Share” na promoção da mudança conceptual na aprendizagem da temática “Imunidade e controlo de doenças
Arguente principal
Sara Isabel Lima Silva Morais Mariano (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2024/07/19 Contributo das visitas de estudo na promoção das aprendizagens e do interesse dos alunos do 8.º ano, em relação ao tema “Funcionamento dos ecossistemas”
Arguente principal
Helga Cristina Rosa Ribeiro (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2023/11/07 Potencialidades educativas da realização de atividades práticas sobre o sistema cardiorrespiratório
Arguente principal
Ana Luísa Teixeira Cardoso (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2023/07/20 Potencialidades do trabalho de campo associado à visita a um museu de geologia no estudo dos fósseis e na reconstituição de paleoambientes
Arguente principal
Miguel Duarte Monteiro Ambrósio (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2023/02/16 Promoção da Educação Ambiental Através do Trabalho de Projeto: Estudo Sobre as Abelhas-do-Mel no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Aniana Mercedes de Almeida Rodrigues (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2022/12/14 A exploração didática da horta escolar para promover a literacia alimentar no 1.º ciclo do ensino básico
Orientador
Joana Neto Abegão Nogueira Lopes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2022/12/14 A escola como caminho para a participação democrática
Presidente do júri
Joana Filipa Brito da Costa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2022/09/21 Alterações climáticas: a aprendizagem em Ciências Naturais a partir de contextos quotidianos
Arguente principal
Maria Inês Leal Azenha (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2022/02/18 Os jogos didáticos e a educação científica: Um estudo de caso no pré-escolar
Arguente
Luciana Raquel do Carmo Pinge (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Castelo Branco, Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
2021/09/22 A Sequência Didática e a elaboração do Relatório Científico: um estudo com alunos do 4º ano de escolaridade
Arguente
Sara Raquel Costa Freitas (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2021/09/17 Atividades práticas e experimentais no âmbito do estudo do meio: práticas e desafios de uma professora estagiária
Arguente
Joana Santos Covas (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2021/07/14 A importância das atividades práticas como promotoras de aprendizagens em Estudo do Meio
Arguente principal
Susana Maria da Costa Alves (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2021/02/19 Contributos das atividades práticas para o ensino e aprendizagem das Ciências no 1.º ciclo do ensino básico
Arguente principal
Carla Sofia Torres da Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2019/11/26 Contributos do ensino experimental na aprendizagem das Ciências da Natureza no 1.º ciclo
Arguente
Débora da Cruz Carvalho (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2019/01/15 A dimensão epistêmica nos questionamentos em aulas de química: um estudo comparativo da prática pedagógica em diferentes contextos sociais
Arguente
Rivaldo Lopes da Silva (Mestrado)
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Campus de Jequié, Brasil
2018/09/20 A dimensão epistêmica nos questionamentos em aulas de química: um estudo comparativo da prática pedagógica em diferentes contextos sociais
Arguente
Rivaldo Lopes da Silva (Outro)
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Campus de Jequié, Brasil
2018/07/09 O contributo da formação contínua para o desenvolvimento profissional: Um estudo sobre as ações de formação promovidas pela Associação de Professores de História
Orientador
Natalia Melo Barcelos (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2016/07/25 Organização dos tempos escolares. Políticas públicas de educação e construção de compromissos: o papel do Conselho Nacional de Educação na consensualização de um mecanismo de regulação educativa
Arguente
Madalena Parrança da Silva (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2023/10 - 2024/03 Encontro Internacional “Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2024 (IEMC 2024)” Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação
2023/09 - 2024/01 XX Encontro Nacional de Educação em Ciências / VI International Seminar of Science Education Universidade da Beira Interior
2023/04 - 2023/07 12.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação
2022/04 - 2022/07 11.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação
2021/04 - 2021/07 10.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação
2020/04 - 2020/07 9.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2022 - Atual Mediações Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal
2020 - Atual Investigações em Ensino de Ciências (1518-8795) Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
2015 - Atual Journal of Biological Education Taylor & Francis
2013 - Atual International Journal of Science Education Taylor & Francis
2010 - Atual Science & Education Springer
2017 - 2018 Eurasia Journal of Mathematics, Science and Technology Education

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2023/09 - Atual Didática das Ciências Naturais Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB (Mestrado) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2023/09 - Atual Estágio no 1.º e no 2.º Ciclos Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB (Mestrado) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2023/09 - Atual Literacia Científica e Literacia da Informação Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB / Ensino do 1.º CEB e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB (Mestrado) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2023/09 - Atual Didática da Biologia e Geologia I Mestrado em Ensino da Biologia e Geologia (Mestrado) Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2023/09 - Atual Iniciação à Prática Profissional I - Biologia e Geologia Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia (Mestrado) Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2020 - Atual Ciências Sociais e Naturais Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2020 - Atual Didática da Matemática e do Conhecimento do Mundo Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2020 - Atual Ciência, Tecnologia e Sociedade Licenciaturas em Comunicação Social, em Educação Básica e em Tradução e Interpretação de Língua Gestual Portuguesa (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2020 - Atual Oficina de Investigações Experimentais Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2020 - Atual Da Produção Científica ao Conhecimento Científico Licenciatura em Comunicação Social (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2018 - Atual Introdução à Didática do Estudo do Meio Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2022 - 2023 Seminário de Articulação Curricular: Artes, Ciências e Cidadania Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB / Ensino do 1.º CEB e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB (Mestrado) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2015 - 2016 Evolução das Ideias em Ciência Licenciatura em Comunicação Social e Licenciatura em Tradução e Interpretação de Língua Gestual Portuguesa (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2015 - 2016 Ciência, Tecnologia e Sociedade Licenciatura em Educação Básica, Licenciatura em Comunicação Social e Licenciatura em Tradução e Interpretação de Língua Gestual Portuguesa (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2023 - Atual European Science Education Research Association - ESERA Associada n.º 2148
2022 - Atual Associação Portuguesa de Educação em Ciências - APEduC Associada n.º 120 e membro da direção
2014 - Atual Associação Leonel Trindade – Sociedade de História Natural Associada

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2022/09 - 2023/10 Membro do Grupo de Trabalho “Connected Research & Innovation”, coordenado pelo IPS, cujo objetivo principal era o da promoção do envolvimento dos investigadores da universidade europeia E3UDRES2 nas demais atividades de inovação e capacitação para o empreendedorismo promovidas pelos restantes grupos de trabalho do projeto E.I.N.S. (E3UDRES2 Entrepreneurship and Innovation Network for Smart and Sustainable European).
Membro
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2022/07 - 2023/01 Membro do grupo de trabalho que elaborou a proposta da Política de Ciência Aberta do Instituto Politécnico de Setúbal
Membro
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2023 - 2023 Membro do Grupo de Trabalho para elaborar o Modelo Pedagógico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal
Membro
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2023/06 - 2023/09 Presidente do Júri do Concurso Titulares de Curso de Dupla Certificação de Ensino Secundário/Curso Artístico Especializado Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2020 - 2020 Vogal do Júri do Concurso Titulares de Curso de Dupla Certificação de Ensino Secundário/Curso Artístico Especializado, da Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Setúbal. Foi competência do júri analisar as candidaturas e avaliar da sua admissão ou exclusão, bem como aplicar os critérios de seriação e seriar os candidatos admitidos. Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
Distinções

Prémio

2015 Prémio Instituto de Educação/Caixa Geral de Depósitos
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2003 Prémio Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa/BES
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal