Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Sílvia Cristina dos Reis Ferreira
Nomes de citação
- Ferreira, Sílvia
Identificadores de autor
- Ciência ID
- BC13-C269-F3EE
- ORCID iD
- 0000-0003-0646-1601
- Google Scholar ID
- http://scholar.google.pt/citations?user=ipe1vhcAAAAJ&hl=pt-PT
- Scopus Author Id
- 57194684489
Endereços de correio eletrónico
- silvia.ferreira@ese.ips.pt (Profissional)
Moradas
- Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal, Campus do IPS, Estefanilha, 2914 - 504, Setúbal, Setúbal, Portugal (Profissional)
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2015 - 2016
Concluído
|
Educação, Supervisão e Orientação da Prática Profissional [Education, Supervision and Guidance of Professional Practice] (Curso
de mestrado (conclusão do curso de especialização))
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
19 valores |
2014
Concluído
|
Educação, Didática das Ciências [Education, Science Methods] (Doutoramento)
Especialização em Didática das Ciências [Science Methods]
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
"Trabalho prático em Biologia e Geologia no ensino secundário: Estudo dos documentos oficiais e suas recontextualizações nas
práticas dos professores" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Distinção e Louvor, por unanimidade |
2007
Concluído
|
Educação, Didática das Ciências [Education, Science Methods] (Mestrado)
Especialização em Didática das Ciências
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
"Currículos e princípios ideológicos e pedagógicos dos autores: Estudo do currículo de Ciências Naturais do 3.º ciclo do ensino
básico" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom por unanimidade |
2002
Concluído
|
Ensino da Biologia e Geologia - variante Biologia [Teaching Biology and Geology - Biology variant] (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
|
18 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2017 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2024/09 - Atual | Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2023/09 - Atual | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal |
2020/04 - 2024/08 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2017/07 - 2020/04 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Ministério da Educação, Portugal |
Agrupamento de Escolas de São Gonçalo, Portugal | ||
2014/09 - 2017/08 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Ministério da Educação, Portugal |
Conselho Nacional de Educação, Portugal | ||
2009/09 - 2014/08 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Ministério da Educação, Portugal |
Agrupamento de Escolas do Carregado, Portugal | ||
2006/09 - 2009/08 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Ministério da Educação, Portugal |
Escola Secundária com 3.º ciclo de Sobral de Monte Agraço, Portugal | ||
2005/09 - 2006/08 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Ministério da Educação, Portugal |
Escola EB 2,3 Dr. António da Costa Contreiras, Portugal | ||
2004 - 2005 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Ministério da Educação, Portugal |
Escola Secundária de Bombarral, Portugal | ||
2003/09 - 2004/08 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Ministério da Educação, Portugal |
Escola E. B. 2,3 D. Francisco Manuel de Melo, Portugal | ||
2002/09 - 2003/08 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Ministério da Educação, Portugal |
Escola E. B. 2,3 n.º1 de Lagos, Portugal | ||
2001/09 - 2002/08 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Ministério da Educação, Portugal |
Escola Secundária com 3.º ciclo de Henriques Nogueira , Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022 - Atual | Membro do Conselho Técnico-Científico [Member of the Technical-Scientific Council] | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2021/06 - Atual | Coordenadora de curso - Licenciatura em Educação Básica [Course coordinator - Degree in Basic Education] | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2018 - 2020 | Coordenadora de Departamento de Matemática e Ciências Experimentais | Agrupamento de Escolas de São Gonçalo, Portugal |
2017 - 2018 | Coordenadora de Grupo Disciplinar de Ciências Naturais/Biologia e Geologia | Agrupamento de Escolas de São Gonçalo, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2010/09 - 2014/07 | Trabalho prático em ciências: Estudo de relações entre currículos e práticas pedagógicas
SFRH/BD/68346/2010
Investigador
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2005 - 2008 | Novas reformas educativas que necessitam de uma reforma: Estudo da educação científica no ensino básico
SFRH/BM/21445/2005
Investigador
Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, Portugal
|
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2024/03/04 - 2026/03/03 | Estudos de Aula interdisciplinares em Matemática e Ciências Naturais na formação inicial de professores (InterMatCN)
InterMatCN
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação
Em curso
|
2020/04 - 2023/11 | PRECASE - Programa de Reforço de Capacidades do Sistema Educativo da Guiné-Bissau
N/A
Desenvolvimento técnico
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
Camões - Instituto da Cooperação e da Língua
Concluído
|
2018/05 - 2019/05 | Banco de Recursos Educativos Digitais (BRED): Projeto de apoio ao Programa de Visitas de Estudo - Práticas de Aprendizagem
Integrada
AD/49/2017
Desenvolvimento técnico
|
Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo
Concluído
|
2010/09 - 2011/07 | A exigência conceptual no ensino básico: do 1.º ao 9.º ano de escolaridade
N/A
Investigador
Escola Superior de Educação de Castelo Branco, Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
|
Fundação Francisco Manuel dos Santos
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em jornal |
|
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Poster em conferência |
|
Recurso online |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/07 | Estudos de Aula na Formação Inicial de Professores de Biologia e Geologia | II Seminário sobre Estudos de Aula na Formação Inicial de Professores
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2024/07 | As conceções de alunos do 6.º ano sobre o sistema reprodutor humano | 13.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2024/03 | Estudo das alterações climáticas no 1.º ciclo do ensino básico | Encontro Internacional “Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2024 (IEMC 2024)
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Santarém (Santarém, Portugal)
|
2024/01/19 | Indiferença às plantas na educação em ciências: uma revisão da literatura | XX Encontro Nacional de Educação em Ciências / VI International Seminar of Science Education
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
|
2023/12/05 | Conhecer e valorizar as plantas | V Encontro Formação Inicial de Professores do 1.º e 2.º CEB
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação (Lisboa, Portugal)
|
2023/11 | Biodiversity citizen science: Digital tools to connect people with nature. | Semana internacional em St. Pölten University of Applied Sciences
St. Pölten University of Applied Sciences (Áustria)
|
2023/08/31 | Biodiversity and plant blindness in pre-service teacher education | 15th Conference of the European Science Education Research Association (ESERA)
Nevs¸ehir Haci Bektas¸ Veli University (Nevs¸ehir, Turquia)
|
2023/08/31 | Complexity of practical work in science curricula and textbooks: analysis of recontextualizing processes | 15th Conference of the European Science Education Research Association (ESERA)
Nevs¸ehir Haci Bektas¸ Veli University (Nevs¸ehir, Turquia)
|
2023/07/13 | Promoção da educação ambiental no 1.º ciclo do ensino básico: estudo sobre as abelhas-do-mel | 12.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa (Portugal)
|
2023/07/13 | A exploração didática da horta escolar no 1.º ciclo do ensino básico | 12.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa (Portugal)
|
2023/07/13 | Estudo da biodiversidade na formação inicial de professores e educadores: um contributo para a ciência cidadã | 12.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa (Portugal)
|
2023/06/29 | Biodiversity and citizen science: Knowing and valuing biodiversity in pre-service teacher education | EUDRES International Conference on Citizen Science
Instituto Politécnico de Setúbal (Portugal)
|
2023/05/25 | A exploração da biodiversidade no campus do IPS na formação inicial de professores e educadores | Seminário Internacional de Práticas Pedagógicas
Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
|
2022/12/06 | Do prazer de ler histórias ao prazer de aprender ciências naturais | IV Encontro Formação Inicial de Professores do 1.º e 2.º CEB
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação (Portugal)
|
2022/09 | Biodiversidade e indiferença às plantas: um estudo na formação inicial de professores e educadores | XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa (Portugal)
|
2022/09 | Trabalho prático em currículos e manuais escolares do 1.º ciclo do ensino básico: estudo dos processos de recontextualização | XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa (Portugal)
|
2022/07/05 | Conhecer a biodiversidade vegetal do campus na formação de futuros professores | 11.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa (Portugal)
|
2022/06/29 | Trajetos de investigação educacional: Ensino das ciências numa perspetiva sociológica (comentário) | XII Fórum de Jovens Investigadores
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Portugal)
|
2022/06 | Conceções de futuros professores e educadores sobre biodiversidade: implicações para o ensino das ciências. | VI Congresso Internacional de Ensino das Ciências SIEC 2022
Universidade de Vigo (Espanha)
|
2022/03/26 | Território e património, uma descoberta multidisciplinar | Seminário Dar Asas ao Saber: Diálogos Multi, Inter e Transdisciplinares
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
|
2022/03/26 | Ensinar e aprender sobre a diversidade de plantas: atividades dinamizadas por futuros professores e educadores | Seminário “Dar Asas ao Saber: Diálogos Multi, Inter e Transdisciplinares”
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
|
2022/03/11 | Ensinar e aprender sobre as plantas– uma experiência de futuros professores com alunos do 1.º Ciclo | Encontro Internacional “Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2022 (IEMC 2022)
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Santarém (Santarém, Portugal)
|
2021/10/28 | IPS ComVida: conhecer e divulgar a biodiversidade no Instituto Politécnico de Setúbal | Conferência Campus Sustentável 2021
Instituto Politécnico de Lisboa (Portugal)
|
2021/09/17 | Explicitação do trabalho prático em manuais escolares do 1.º ciclo do ensino básico | XIX ENEC - Encontro Nacional de Educação em Ciências, IV ISSE - International Seminar on Science Education
Escola Superior de Educação de Coimbra (Portugal)
|
2021/09/07 | Complexidade do trabalho prático em manuais escolares do 1.º ciclo do ensino básico. | XI Congreso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las Ciencias
Enseñanza de las Ciencias
|
2021/07/15 | Aprender com as plantas: um projeto sobre a biodiversidade no campus na formação de professores | 10.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2021/07/15 | Estudo dos teores de açúcar e sal em bolachas e cereais de pequeno-almoço: Implicações para o contexto escolar | 10.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2021/04/23 | Avaliação para as aprendizagens: Relação entre a teoria e a prática | Ação de curta duração do 2º Ciclo de Formação da Rede ESCXEL (Sessão: O que é a diferenciação pedagógica, monitorização e
feedback)
Universidade Nova de Lisboa (Portugal)
|
2021/03/06 | Entender a ciência a partir de artigos científicos. | Seminário Dar asas ao saber: Investigação, construção de conhecimento e práticas profissionais
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
|
2020/12 | O ensino e a aprendizagem das ciências em tempos de confinamento. | Seminário Olhares sobre o ensino e aprendizagem das ciências e da matemática em tempos de pandemia
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (Portugal)
|
2020/10 | Problematizar local, pensar global: diálogos curriculares com o património. | Conferência Educação Patrimonial em Ação: Tecendo Relações Entre Museus, Escolas e Territórios
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Portugal)
|
2020/07 | Análise das capacidades de processos científicos no trabalho prático. | 9.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais
Escola Superior de Educação de Lisboa (Portugal)
|
2020/07 | Complexidade do trabalho prático em manuais escolares de Estudo do Meio: um estudo exploratório. | 9.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais
Escola Superior de Educação de Lisboa (Portugal)
|
2019/07 | Visitas de estudo, ABP e Património no Ensino das ciências: aprendizagens a partir do local. | VI Encontro Internacional da Casa das Ciências
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Portugal)
|
2019/06 | O papel das visitas de estudo no desenvolvimento curricular integrado – o caso prático de um projeto transdisciplinar. | II Seminário Internacional “Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
|
2017/12 | Complexidade do trabalho prático em currículos e manuais escolares do ensino básico | Ação de Formação “Gestão do currículo: Ensino experimental das ciências”
Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC)
|
2017/08 | Practical work and school social context: study of differentiated teaching practices | ESERA – European Science Education Research Association
ESERA (Dublin, Irlanda)
|
2017/07 | Trabalho prático no ensino das ciências em contextos escolares diferenciados. | IV Encontro Internacional da Casa das Ciências
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
|
2017/02 | Poder e controlo na sala de aula: Estudo de interações sociológicas em contextos do ensino das ciências | XXIV Colóquio da AFIRSE Portugal
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
|
2016/10 | Research in education: The contribution of Conselho Nacional de Educação to evidence based policy making. | European Doctorate in Teacher Education
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
|
2016/07 | Empreender com a ciência | Jornadas “Inovar hoje para empreender amanhã”
Agrupamento de Escolas do Carregado – Centro de Formação Pêro de Alenquer
|
2016/07 | Experimentar sem laboratório. | Jornadas “Baú da Ciência”
Agrupamento de Escolas de Arruda dos Vinhos – Centro de Formação Pêro de Alenquer
|
2016/04 | The nature of science in teaching and learning science. | ETEN – ETEN 2016 Annual International Conference
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal
|
2015/10 | Complexidade do trabalho prático em currículos e manuais escolares do ensino básico | Encontro Atividades Práticas em Ciência na Escola Básica
Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC)
|
2015/10 | Currículo em espiral e coerência curricular em ciências | Encontro Bruner na Escola
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal
|
2015/09 | Complexidade do trabalho prático no ensino secundário: Estudo de processos de recontextualização. | XVI Encontro Nacional de Educação em Ciências
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
|
2015/07 | Que ciência se aprende na escola? | Jornadas “Grassa Ciência p’lo Monte”
Auditório Municipal de Sobral de Monte Agraço – Centro de Formação Pêro de Alenquer
|
2015/03 | Construção da ciência em currículos e em manuais escolares: Resultados de investigação e proposta de mudança | Seminário “Currículos de nível elevado no ensino das ciências: Construção da ciência e literacia científica”
Conselho Nacional de Educação
|
2015/03 | Análise de currículos e de manuais escolares | Currículos de nível elevado no ensino das ciências: Construção da ciência e literacia científica
Conselho Nacional de Educação
|
2015/03 | Conceptualização da construção da ciência: Fundamentos e modelos de análise | Currículos de nível elevado no ensino das ciências: Construção da ciência e literacia científica
Conselho Nacional de Educação
|
2015/01 | Trabalho prático em currículos e em práticas pedagógicas: Resultados de investigação e proposta de mudança | Currículos de nível elevado no ensino das ciências: O trabalho prático na aprendizagem científica
Conselho Nacional de Educação
|
2015/01 | Análise de atividades laboratoriais | Currículos de nível elevado no ensino das ciências: O trabalho prático na aprendizagem científica
Conselho Nacional de Educação
|
2015/01 | Trabalho prático: A importância do trabalho laboratorial | Currículos de nível elevado no ensino das ciências: O trabalho prático na aprendizagem científica
Conselho Nacional de Educação
|
2014/10 | Conceptualização do conhecimento e das capacidades em currículos: Resultados de investigação e propostas de mudança. | Seminário “Currículos de nível elevado no ensino das ciências: Conceptualização do conhecimento e das capacidades”
Conselho Nacional de Educação
|
2014/10 | Análise de currículos. | Seminário “Currículos de nível elevado no ensino das ciências: Conceptualização do conhecimento e das capacidades”
Conselho Nacional de Educação
|
2014/10 | Conceptualização do conhecimento e das capacidades em currículos: Pressupostos teóricos e modelos de análise. | Seminário “Currículos de nível elevado no ensino das ciências: Conceptualização do conhecimento e das capacidades”
Conselho Nacional de Educação
|
2014/03 | Exigência conceptual do trabalho prático em ciências: Estudo de práticas pedagógicas no ensino secundário. | XV Encontro Nacional de Educação em Ciências
Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve
|
2013/11 | Exigência conceptual do trabalho prático dos exames nacionais: Uma abordagem metodológica. | VI Encontro do CIED – I Encontro Internacional em Estudos Educacionais
Escola Superior de Educação de Lisboa (Portugal)
|
2013/03 | Exigência conceptual dos recursos digitais: Métodos e conceitos de análise. | I Encontro Internacional da Casa das Ciências
Casa das Ciências (Portugal)
|
2012/07 | Trabalho prático em Biologia e Geologia do ensino secundário. | III Fórum de Jovens Investigadores
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Portugal)
|
2012/03 | Conceptual demand of science curricula: Studying practical work in high school biology and geology. | 2012 NARST Annual International Conference
NARST (Indianapolis, Estados Unidos)
|
2012/02 | Nível de complexidade dos currículos de ciências: Análise do trabalho prático de Biologia e Geologia do ensino secundário. | XIX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Portugal)
|
2011/06 | Métodos e conceitos de análise de currículos: Análise do trabalho prático de Biologia e Geologia do ensino secundário. | XI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico da Guarda (Portugal)
|
2011/06 | Trabalho prático em Biologia e Geologia do ensino secundário: Análise das orientações oficiais e das concepções e práticas dos professores. | II Fórum de Jovens Investigadores
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Portugal)
|
2009/05 | Currículos de ciências e ideologias: Estudo da sua relação no contexto curricular do 3.º ciclo do ensino básico. | X Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança (Portugal)
|
2008/07 | Science curricula design: Analysis of authors’ ideological and pedagogical principles. | The Fifth Basil Bernstein Symposium
Cardiff School of Social Sciences (Reino Unido)
|
2008/02 | Analisar currículos de ciências: Recurso a instrumentos específicos sobre diversas dimensões da construção da ciência. | Seminário “Currículos de Ciências em Portugal – Perspectivas de análise e de implementação”
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Portugal)
|
2008/02 | Avaliar teorias e práticas dos professores sobre a aprendizagem científica: Recurso a um quadro sociológico de análise | Seminário “Currículos de Ciências em Portugal – Perspectivas de análise e de implementação”
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Portugal)
|
2008/02 | Concepção de currículos e programas: Estudo dos princípios pedagógicos e ideológicos dos autores. | Seminário “Currículos de Ciências em Portugal – Perspectivas de análise e de implementação”
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Portugal)
|
2008/02 | A construção da ciência e a sua relação com o conhecimento científico no currículo do 3.º ciclo: Mensagem transmitida aos professores. | Seminário “Currículos de Ciências em Portugal – Perspectivas de análise e de implementação”
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Portugal)
|
2007/08 | Science curricula and authors ideologies: Analysis of the construction of science in science education. | Conferência da ESERA – European Science Education Research Association
ESERA (Malmo, Suécia)
|
2007/04 | Os currículos de ciências e os seus autores: Estudo centrado na construção da ciência. | IX Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Madeira Tecnopolo (Funchal, Portugal)
|
2005/09 | A Natureza da Ciência no Currículo de Ciências: Problema Ambiental em Minamata | XI Encontro Nacional de Educação em Ciências
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (Portugal)
|
2002/11 | O Erro e a História de um Percurso: O Contributo do Projecto de Estágio na Formação Inicial de Professores. | XII Colóquio AFIRSE/AIPELF
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (Portugal)
|
2002/04 | O Erro e a História de um Percurso. | X Congresso “Caminhos da Sobrevivência”
Escola Secundária de Henriques Nogueira, Torres Vedras (Portugal)
|
2001/11 | Continental Drift: the Crazy Idea of a Meteorologist who faced Geology as a Hobby. | Sixth International History, Philosophy and Science Teaching Conference
(Denver, Estados Unidos)
|
2001/10 | Deriva continental: A ideia louca de um meteorologista que encarava a geologia como um passatempo. | IX Encontro Nacional de Educação em Ciência na Escolaridade Básica
Instituto Politécnico de Viseu (Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022 - 2023 | As alterações climáticas no 1.º ciclo do ensino básico: um estudo centrado no 4.º ano de escolaridade
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2021 - 2023 | Promoção da educação ambiental através do trabalho de projeto: estudo sobre as abelhas-do-mel no 1.º ciclo do ensino básico
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2022/03 - 2022/12/14 | A exploração didática da horta escolar para promover a literacia alimentar no 1.º ciclo do ensino básico
Coorientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017 - 2018 | O contributo da formação contínua para o desenvolvimento profissional: um estudo sobre as ações de formação promovidas pela
Associação de Professores de História
Coorientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/09/09 - Atual | Participação na formação “Primeira Aula do Semestre” (2h) dinamizada por Sofia Sá
Conferência
|
Primeira Aula do Semestre
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2024/03/11 - 2024/06/11 | Participação na formação “Oficinas de Implementação de Metodologias Ativas” (25h) dinamizada por Sofia Sá
Oficina (workshop)
|
Oficinas de Implementação de Metodologias Ativas
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2024/06/08 - 2024/06/10 | Participação na formação “Literacia da Informação para a Escrita Académica” (6h) dinamizada por Tatiana Sanches
Conferência
|
Literacia da Informação para a Escrita Académica
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2023/03/01 - 2023/06/26 | Curso de formação de “Conversação" (nível B1) (28h), na plataforma ZOOM, dinamizado por Mary Grace Bernadette Ashton
Oficina (workshop)
|
Curso de formação de “Conversação" (nível B1)
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
|
2023/02/06 - 2023/02/13 | Participação na formação “Análise Estatística de Dados I” (6h) dinamizada por Sandra Oliveira
Oficina (workshop)
|
Análise Estatística de Dados I
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2023/02/08 - 2023/02/08 | Participação na formação: “"Mentimeter: Potencialidades e Procedimentos" (3h), dinamizada por Sofia Sá, integrada nas Jornadas
Interinstitucionais de Desenvolvimento Pedagógico.
Oficina (workshop)
|
|
2023/02/02 - 2023/02/02 | Participação na formação: "Neurociências em sala de aula" (3 horas), dinamizada por Carla Sofia Nascimento, integrada nas
Jornadas Interinstitucionais de Desenvolvimento Pedagógico.
Oficina (workshop)
|
Jornadas Interinstitucionais de Desenvolvimento Pedagógico |
2022/11/22 - 2022/11/24 | Programa Erasmus+ Semana internacional na VIA University College, campus Holstebro, Dinamarca.
Outro
|
Semana internacional na VIA University College, campus Holstebro |
2022/09/13 - 2022/09/13 | Participação na formação: "Elaboração de desenhos, esquemas, mapas, numa lógica de comunicação visual para construção de resumos
gráficos (Graphical Abstract) com a duração de 2 horas, dinamizada por João Soares Carrola, integrada nas Jornadas Interinstitucionais
de Desenvolvimento Pedagógico.
Oficina (workshop)
|
Jornadas Interinstitucionais de Desenvolvimento Pedagógico |
2022/05/17 - 2022/05/20 | Programa Erasmus+ Semana international: 20th Come2Graz International Week 2022: Integrating Art and Science in Education
Outro
|
20th Come2Graz International Week 2022: Integrating Art and Science in Education |
2021/07/16 - 2021/07/21 | Ação de formação “Utilização das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem, módulo de Comunicação e colaboração em
meios digitais” (15 h).
Oficina (workshop)
|
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2020/05/12 - 2020/05/22 | Curso de Criação de um plano de aula para sessões de ensino e aprendizagem online – 2.ª edição (14,5 h). Dinamizado pela Unidade
de e-Learning e Inovação Pedagógica do Instituto Politécnico do Porto.
Seminário
|
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/12/12 | Conceções alternativas sobre o sistema reprodutor humano no 2.º ciclo do ensino básico
Orientador
|
Maria Carolina Roque Formiga (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2024/11/05 | Potencialidades Educativas da Utilização de Modelos Didáticos em Temáticas da Geologia numa Turma de 7.º ano de Escolaridade
Orientador
|
Paula José Santos Martins (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2024/10/16 | Potencialidades de diferentes atividades práticas no ensino e aprendizagem da temática do magmatismo e rochas magmáticas em
alunos do 11.º ano de escolaridade
Presidente do júri
|
Madalena Gonçalves Raimundo (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2024/09/26 | Um charco de vida: ensino orientado para a aprendizagem por casos na diversidade biológica do 10º ano
Arguente principal
|
Pedro Miguel Escoval Vicente (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
|
2024/09/13 | Alterações do material genético - mutações" em alunos do 12.º ano de Biologia
Arguente principal
|
Francisco Alexandre Caldeta Ribeiro de Almeida (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2024/09/13 | Potencialidades do trabalho colaborativo no processo de ensino e aprendizagem do Vulcanismo no 7.º ano de escolaridade
Orientador
|
Carolina Araújo Vilão de Menezes Finuras (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2024/07/24 | Potencialidades educativas do trabalho colaborativo numa abordagem inquiry sobre Estratigrafia e Rochas Sedimentares numa
turma de 11.º ano
Orientador
|
Tiago Filipe Serras Baeta (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2024/07/24 | Estratégias promotoras da motivação de alunos do 11.º ano de escolaridade no tema das rochas sedimentares
Arguente principal
|
Mara Alexandra Rosa Gaspar da Silva (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2024/07/24 | Perceber as potencialidades da estratégia “Think-Pair-Share” na promoção da mudança conceptual na aprendizagem da temática
“Imunidade e controlo de doenças
Arguente principal
|
Sara Isabel Lima Silva Morais Mariano (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2024/07/19 | Contributo das visitas de estudo na promoção das aprendizagens e do interesse dos alunos do 8.º ano, em relação ao tema “Funcionamento
dos ecossistemas”
Arguente principal
|
Helga Cristina Rosa Ribeiro (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2023/11/07 | Potencialidades educativas da realização de atividades práticas sobre o sistema cardiorrespiratório
Arguente principal
|
Ana Luísa Teixeira Cardoso (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2023/07/20 | Potencialidades do trabalho de campo associado à visita a um museu de geologia no estudo dos fósseis e na reconstituição de
paleoambientes
Arguente principal
|
Miguel Duarte Monteiro Ambrósio (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2023/02/16 | Promoção da Educação Ambiental Através do Trabalho de Projeto: Estudo Sobre as Abelhas-do-Mel no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Aniana Mercedes de Almeida Rodrigues (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2022/12/14 | A exploração didática da horta escolar para promover a literacia alimentar no 1.º ciclo do ensino básico
Orientador
|
Joana Neto Abegão Nogueira Lopes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2022/12/14 | A escola como caminho para a participação democrática
Presidente do júri
|
Joana Filipa Brito da Costa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2022/09/21 | Alterações climáticas: a aprendizagem em Ciências Naturais a partir de contextos quotidianos
Arguente principal
|
Maria Inês Leal Azenha (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2022/02/18 | Os jogos didáticos e a educação científica: Um estudo de caso no pré-escolar
Arguente
|
Luciana Raquel do Carmo Pinge (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Castelo Branco, Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
|
2021/09/22 | A Sequência Didática e a elaboração do Relatório Científico: um estudo com alunos do 4º ano de escolaridade
Arguente
|
Sara Raquel Costa Freitas (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2021/09/17 | Atividades práticas e experimentais no âmbito do estudo do meio: práticas e desafios de uma professora estagiária
Arguente
|
Joana Santos Covas (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2021/07/14 | A importância das atividades práticas como promotoras de aprendizagens em Estudo do Meio
Arguente principal
|
Susana Maria da Costa Alves (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2021/02/19 | Contributos das atividades práticas para o ensino e aprendizagem das Ciências no 1.º ciclo do ensino básico
Arguente principal
|
Carla Sofia Torres da Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019/11/26 | Contributos do ensino experimental na aprendizagem das Ciências da Natureza no 1.º ciclo
Arguente
|
Débora da Cruz Carvalho (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019/01/15 | A dimensão epistêmica nos questionamentos em aulas de química: um estudo comparativo da prática pedagógica em diferentes contextos
sociais
Arguente
|
Rivaldo Lopes da Silva (Mestrado)
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Campus de Jequié, Brasil
|
2018/09/20 | A dimensão epistêmica nos questionamentos em aulas de química: um estudo comparativo da prática pedagógica em diferentes contextos
sociais
Arguente
|
Rivaldo Lopes da Silva (Outro)
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Campus de Jequié, Brasil
|
2018/07/09 | O contributo da formação contínua para o desenvolvimento profissional: Um estudo sobre as ações de formação promovidas pela
Associação de Professores de História
Orientador
|
Natalia Melo Barcelos (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2016/07/25 | Organização dos tempos escolares. Políticas públicas de educação e construção de compromissos: o papel do Conselho Nacional
de Educação na consensualização de um mecanismo de regulação educativa
Arguente
|
Madalena Parrança da Silva (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2023/10 - 2024/03 | Encontro Internacional “Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2024 (IEMC 2024)” | Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação |
2023/09 - 2024/01 | XX Encontro Nacional de Educação em Ciências / VI International Seminar of Science Education | Universidade da Beira Interior |
2023/04 - 2023/07 | 12.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais | Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação |
2022/04 - 2022/07 | 11.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais | Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação |
2021/04 - 2021/07 | 10.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais | Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação |
2020/04 - 2020/07 | 9.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais | Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2022 - Atual | Mediações | Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal |
2020 - Atual | Investigações em Ensino de Ciências (1518-8795) | Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS |
2015 - Atual | Journal of Biological Education | Taylor & Francis |
2013 - Atual | International Journal of Science Education | Taylor & Francis |
2010 - Atual | Science & Education | Springer |
2017 - 2018 | Eurasia Journal of Mathematics, Science and Technology Education |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2023/09 - Atual | Didática das Ciências Naturais | Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB (Mestrado) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2023/09 - Atual | Estágio no 1.º e no 2.º Ciclos | Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB (Mestrado) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2023/09 - Atual | Literacia Científica e Literacia da Informação | Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB / Ensino do 1.º CEB e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB (Mestrado) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2023/09 - Atual | Didática da Biologia e Geologia I | Mestrado em Ensino da Biologia e Geologia (Mestrado) | Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal |
2023/09 - Atual | Iniciação à Prática Profissional I - Biologia e Geologia | Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia (Mestrado) | Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal |
2020 - Atual | Ciências Sociais e Naturais | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2020 - Atual | Didática da Matemática e do Conhecimento do Mundo | Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2020 - Atual | Ciência, Tecnologia e Sociedade | Licenciaturas em Comunicação Social, em Educação Básica e em Tradução e Interpretação de Língua Gestual Portuguesa (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2020 - Atual | Oficina de Investigações Experimentais | Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2020 - Atual | Da Produção Científica ao Conhecimento Científico | Licenciatura em Comunicação Social (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2018 - Atual | Introdução à Didática do Estudo do Meio | Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2022 - 2023 | Seminário de Articulação Curricular: Artes, Ciências e Cidadania | Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB / Ensino do 1.º CEB e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB (Mestrado) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2015 - 2016 | Evolução das Ideias em Ciência | Licenciatura em Comunicação Social e Licenciatura em Tradução e Interpretação de Língua Gestual Portuguesa (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2015 - 2016 | Ciência, Tecnologia e Sociedade | Licenciatura em Educação Básica, Licenciatura em Comunicação Social e Licenciatura em Tradução e Interpretação de Língua Gestual Portuguesa (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2023 - Atual | European Science Education Research Association - ESERA | Associada n.º 2148 |
2022 - Atual | Associação Portuguesa de Educação em Ciências - APEduC | Associada n.º 120 e membro da direção |
2014 - Atual | Associação Leonel Trindade – Sociedade de História Natural | Associada |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022/09 - 2023/10 | Membro do Grupo de Trabalho “Connected Research & Innovation”, coordenado pelo IPS, cujo objetivo principal era o da promoção
do envolvimento dos investigadores da universidade europeia E3UDRES2 nas demais atividades de inovação e capacitação para
o empreendedorismo promovidas pelos restantes grupos de trabalho do projeto E.I.N.S. (E3UDRES2 Entrepreneurship and Innovation
Network for Smart and Sustainable European).
Membro
|
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2022/07 - 2023/01 | Membro do grupo de trabalho que elaborou a proposta da Política de Ciência Aberta do Instituto Politécnico de Setúbal
Membro
|
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2023 - 2023 | Membro do Grupo de Trabalho para elaborar o Modelo Pedagógico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal
Membro
|
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/06 - 2023/09 | Presidente do Júri do Concurso Titulares de Curso de Dupla Certificação de Ensino Secundário/Curso Artístico Especializado | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2020 - 2020 | Vogal do Júri do Concurso Titulares de Curso de Dupla Certificação de Ensino Secundário/Curso Artístico Especializado, da Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Setúbal. Foi competência do júri analisar as candidaturas e avaliar da sua admissão ou exclusão, bem como aplicar os critérios de seriação e seriar os candidatos admitidos. | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
Distinções
Prémio
2015 | Prémio Instituto de Educação/Caixa Geral de Depósitos
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2003 | Prémio Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa/BES
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
|