???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ana Cristina Batalha Bernardo Gama

Nomes de citação

  • Gama, Ana Cristina Batalha Bernardo
  • Ana Gama

Identificadores de autor

Ciência ID
BD1E-42A5-6338
ORCID iD
0000-0002-0647-9820
Formação
Grau Classificação
2020/11/02 - 2021/07/31
Concluído
Economia Social e Solidária (Pós-Graduação)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
17 valores
2011/01/10 - 2017/07/05
Concluído
Educação (Doutoramento)
Especialização em Administração e Política Educacional
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
" “PERITOS, CONHECIMENTO E REGULAÇÃO DA EDUCAÇÃO: Estudo dos peritos externos no Programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária, entre 2006 e 2012”." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada com distinção
2006/01/05 - 2008/07/28
Concluído
Educação (Mestrado)
Especialização em Administração e Gestão Educacional
Universidade Aberta, Portugal
"“Mudanças Organizacionais, Culturais e Pedagógicas nas Escolas do 1.º Ciclo: novos percursos da Autonomia e de Avaliação das Escolas”." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
2001/09/24 - 2005/07/20
Concluído
Professores em Ensino Básico – 1.º Ciclo (Licenciatura)
Especialização em 1.º ciclo
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
16 valores
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017/09/01 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2016/09/01 - 2017/08/31 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2009/09/01 - 2016/08/31 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2008/09/22 - 2009/08/31 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2008/04 - 2008/08 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação, Portugal
Agrupamento de Escolas Padre Francisco Soares, Portugal
2007/12/12 - 2008/05/06 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação, Portugal
Agrupamento de Escolas Nuno Gonçalves, Portugal
2007/05/02 - 2007/08 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação, Portugal
Escola Secundária Augusto Cabrita, Portugal
2005/12/05 - 2006/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/09 - Atual Membro da Coordenação do Mestrado em Administração Educacional Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2021/11 - Atual Presidente do Conselho Pedagógico Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2018/11 - Atual Membro do Conselho Técnico-Científico Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2021/11 - 2024/11 Coordenadora do Domínio de Sociologia da Educação Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2021/12 - 2023/07 Coordenador do Mestrado em Administração Educacional Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2018/11 - 2021/11 Vice- presidente do Conselho Pedagógico Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2018/11 - 2021/10 Conselheira do Conselho de Representantes Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2017/08 - 2021/10 Membro da coordenação da Licenciatura Música na Comunidade Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2023/01 - 2024/06 Espaços Emocionalmente Seguros no Ensino Superior para o Desenvolvimento da Cidadania Crítica
..
Universidad de Extremadura - Campus Badajoz, Espanha
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2023/07/01 - 2024/09/30 COMentoria.Análise SWOT da Comunicação do Programa Mentori@IPL. Contributos para Maior Adesão dos Estudantes.
13862389
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Concluído
2019/06/01 - 2020/06/30 “Age 2.0!: Seniores em rede, engagement e literacia digital”
IDI&CA
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa
Em curso
2018/01/03 - 2019/12/31 COMMUS: Fazer música, viver comunidade
CIED/Projetos
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação/CIED
Concluído
2015/11/01 - 2017/12/31 Sexualidade e Género em Contextos de Educação
CIED/Projetos
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
Concluído
2011/09/06 - 2013/05/16 Estratégias Locais de Melhoria da Escola em Áreas Desfavorecidas: Programas públicos e privados de intervenção
PTDC/CPE-CED/114789/2009
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. David, Alexandra; Costa, Ana; Gama, Ana; Pedro, Ana; Raposo, Ana Luísa Canelas Rasquilho; Godinho, Cândida; Teixeira, Catarina; et al. "A comunicação do programa Mentori@IPL: que contributos para uma maior adesão dos estudantes?. Comunicação apresentada no congresso". 2024.
  2. Antunes, Ana Cristina; Miranda, Sandra; Gama, Ana Cristina Batalha Bernardo. Autor correspondente: Antunes, Ana Cristina. "The (not so) secret life of senior social media influencers: An analysis of the top five 'granfluencers', on Instagram". Trabalho apresentado em International Conference on Innovation and Entrepreneurship in Marketing and Consumer Behaviour (ICIEMC) 2022, Aveiro, 2022.
    Publicado
  3. Valente, Bianor; Gama, Ana; Antunes, Ana Cristina; Miranda, Sandra. "The pandemic impact in a higher education school: students perceptions". Trabalho apresentado em 3rd World Higher Education Conference organised by UNESCO, 2022.
  4. Miranda, Sandra; Antunes, Ana Cristina; Gama, Ana Cristina Batalha Bernardo. Autor correspondente: Miranda, Sandra. "A different type of influencer? Examining senior Instagram influencers communication". Trabalho apresentado em 9th European Conference on Social Media (ECSM), 2022.
    Publicado • 10.34190/ecsm.9.1.337
  5. Antunes, Ana Cristina; Gama, Ana; Miranda, Sandra. "Can Facebook Support Senior's Consumer Decision Process?: A qualitative study". 2021.
  6. Ana Gama. "The role of senior universities in promotion of digital literacy: the portuguese and spanish seniors perspective". Trabalho apresentado em AGEINGCONGRESS2020 – 3.º CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE ENVELHECIMENTO, Leiria, 2020.
    Publicado
  7. Ana Gama. "A intervenção de um músico na comunidade em contexto de lar: as transformações nos idosos". Trabalho apresentado em AGEINGCONGRESS2020 – 3.º CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE ENVELHECIMENTO, Leiria, 2020.
    Publicado
  8. Gama, Ana Cristina Batalha Bernardo; Antunes, Ana Cristina; Correia, Carla; Miranda, Sandra; Machado, Ana Teresa. "The role of senior universities in the promotion of digital literacy: The Portuguese and Spanish seniors perspective". Trabalho apresentado em AgeingCongress2020 - 3.º Congresso Internacional sobre Envelhecimento, 2020.
    Publicado
  9. Miranda, Sandra; Machado, Ana Teresa; Antunes, Ana Cristina; Gama, Ana. "Age 2.0: motivations and brand engagement". 2020.
  10. Ana Gama. "O Programa BIP/ZIP - Parcerias Locais : análise exploratória numa freguesia de Lisboa". Trabalho apresentado em 9.º Encontro do CIED – Diversidades, Educação e Inclusão, Lisboa, 2019.
    No prelo
  11. Ana Gama; Gama, Ana. "O perito externo nos modos de regulação do programa TEIP2: regulado, regulador e recurso de regulação.". Trabalho apresentado em VIII Simpósio de Organização e Gestão Escolar, Aveiro, 2017.
    Publicado
  12. Ana Gama. "Entre namorados/as não se mete a colher?.Representações da violência nas relações de intimidade no Ensino Superior". Trabalho apresentado em XIII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Viseu, 2016.
  13. Ana Gama. "As práticas dos/as estudantes do curso Música na Comunidade: A música como meio". Trabalho apresentado em VII Encontro Nacional/II Encontro Internacional – Estética e Artes na Educação, Lisboa, 2015.
    Publicado
  14. Ana Gama. "Os peritos externos nos territórios educativos de intervenção prioritária de segunda geração: inquirindo a sua ação". Trabalho apresentado em XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação Congresso SPCE Ciências da Educação: Espaços de investigação, reflexão e ação interdisciplinar, Vila Real, 2014.
    Publicado
  15. Ana Gama. "Participação dos idosos : percursos construídos por finalistas da licenciatura em animação sociocultural". Trabalho apresentado em V Congresso Iberoamericano de Animação Sociocultural: Da participação na cultura à cultura da participação, Leiria, 2014.
  16. Ana Gama; Tatiana do Carmo. "A ASC numa autarquia: um palco para uma cultura de participação". Trabalho apresentado em V Congresso Iberoamericano de Animação Sociocultural: Da participação na cultura à cultura da participação, Leiria, 2014.
    10.29327/13531.9-5
  17. Ana Gama. "Entre possibilidades e constrangimentos : a participação das crianças na escola". Trabalho apresentado em I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação, Lisboa, 2013.
    Publicado
  18. Ana Gama. "A intervenção dos futuros animadores socioculturais com o cidadão idoso : Contributos para uma reflexão". Trabalho apresentado em I Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação / III Encontro de Sociologia da Educação, 2013.
    Publicado
  19. Ana Gama. "As representações de atuais e futuros/as professores/as e educadores/as sobre género e cidadania". Trabalho apresentado em XX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE.Formação Profissional – Investigação educacional sobre teorias, políticas e práticas, Lisboa, 2013.
    Publicado
  20. Ana Gama. "Os experts nas políticas de educação prioritária". Trabalho apresentado em III Congresso Ibero Americano de Politica e Administração da Educação gestão pedagógicae política educacional – desafios para a melhoria da formação e profissionalização dos educadores, Zaragoza, 2012.
  21. Ana Gama. "Mapeando as políticas de educação prioritária (Portugal, 1995-2011)". Trabalho apresentado em V Encontro do CIED - Escola e Comunidade, Lisboa, 2012.
    Publicado
  22. Tomás, Catarina Almeida; Gama, Ana. "Cultura de (não) participação das crianças em contexto escolar". 2011.
  23. Ana Gama. "Perspectives on formation of Sociocultural Animators : Escolas Superior de Educação de Lisboa vs IUT Michel de Montaigne Bordeaux". Trabalho apresentado em V Encontro do CIED - Escola e Comunidade, Lisboa, 2011.
    Publicado
  24. Ana Gama. "Os Saberes Académicos Sobre os Teip e o Epis. Análise de Teses de Mestrado e Doutoramento (1996-2011". Trabalho apresentado em XI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Guarda, 2011.
    Publicado
  25. Ana Gama. "School achievement in risk situations : The impact of government and non-government programmes in the fight against social exclusion". Trabalho apresentado em 8.ª Conference of the European Research Network about Parents in Education, Milão, 2011.
    Publicado
  26. Ana Gama. "The role of Educational Territories of Priority Intervention in the construction of best practices for combating school and social exclusion in Portugal". Trabalho apresentado em 8.ªConference of the European Research Network about Parents in Education, Milão, 2011.
    Publicado
  27. Ana Gama. "Os TEIP e a Infância : desocultação das vozes das crianças no contexto educativo". Trabalho apresentado em I Congresso Ibero-Brasileiro de Política e Administração da Educação, Elvas, 2010.
    Publicado
  28. Gama, Ana. "Que autonomia para as escolas?". Trabalho apresentado em X Congresso da Sociedade Portuguesa Ciências da Educação, 2009.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Ana Gama; Maria da Conceição Soares; David, Alexandra. "A MENTORIA NO ENSINO SUPERIOR: OS DESAFIOS DA COMUNICAÇÃO NO PROGRAMA MENTORI@IPL". Revista FORGES / Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa. 10 1 (2024): 133-158. https://edicoes.aforges.org/index.php/revista/issue/view/14/15.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Valente, Bianor; Gama, Ana. "A Voz dos/as Alunos/as de um Agrupamento de Escolas do Programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária". Educação & Realidade 48 (2023): http://dx.doi.org/10.1590/2175-6236124563vs01.
    Publicado • 10.1590/2175-6236124563vs01
  3. Lindeza, Inês Cardoso; Pereira, Ana Isabel; Gama, Ana; Arez, Abel. "O projeto musical “Na AFID eu sou Feliz!”: escutar a voz das pessoas com deficiência". (2022): http://hdl.handle.net/10400.21/15019.
    10.25757/invep.v12i2.332
  4. Lindeza, Inês Cardoso; Pereira, Ana Isabel; Gama, Ana; Arez, Abel. "The Musical Project "I am happy at AFID": Listening to the voice of people with disabilities". (2022): https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/332.
  5. Moreira, Pedro; Gama, Ana. "Música na Comunidade e Intervenção: uma abordagem às práticas dos estudantes da licenciatura em música na comunidade da ESELx/ESML em contexto de estágio (2015-2017)". ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticos 11 3 (2022): 67-82. http://hdl.handle.net/10174/32800.
    Publicado
  6. Lindeza,Inês Cardoso; Pereira,Ana Isabel; Gama,Ana; Arez,Abel. "Projeto Musical “Na AFID eu sou Feliz!”: Escutar a voz das pessoas com deficiência". (2022): http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722022000200192.
  7. Pereira, Ana Isabel; Inês Lindeza; Abel Arez; Gama, Ana Cristina Batalha Bernardo. "Musical Project "I'm happy at AFID": Listening to the voice of people with disabilities". From Research to Practice: Studies of Educational Nature 12 2 (2022): 192-213. https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/332.
    Publicado
  8. Antunes, Ana Cristina; Miranda, Sandra; Gama, Ana. "The (not so) secret life of senior social media influencers: an analysis of the top five 'granfluencers', on Instagram". (2022): http://hdl.handle.net/10400.21/14764.
  9. Sandra Miranda; Ana Cristina Antunes; Ana Gama; Branco Di Fatima; Ana Teresa Machado. "Navegar por redes nunca antes navegadas". Texto Livre: Linguagem e Tecnologia (2021): https://doi.org/10.35699/1983-3652.2022.33366.
    10.35699/1983-3652.2022.33366
  10. Miranda, Sandra; Antunes, Ana Cristina; Gama, Ana; Di Fátima, Branco; Machado, Ana Teresa. "Navegar por redes nunca antes navegadas: motivações e engagement dos seniores ibéricos". (2021): http://hdl.handle.net/10400.21/13967.
    10.35699/1983- 3652.2022.33366
  11. Valente, Bianor; Gama, Ana; Antunes, Ana; Miranda, Sandra. "O impacto da pandemia numa Escola Superior de Educação: as perceções dos estudantes". (2021): http://hdl.handle.net/10400.21/13665.
  12. Miranda, Sandra; Machado, Ana Teresa; Antunes, Ana Cristina; Gama, Ana. "Age 2.0: Motivations and Brand Engagement". (2020): http://hdl.handle.net/10400.21/12648.
    10.34190/ESM.20.058
  13. Ana Gama. "Música na Comunidade e Intervenção: uma abordagem às práticas dos estudantes da licenciatura em música na comunidade da ESELx/ESML em contexto de estágio (2015-2017)". 11 3 (2020): 67-82.
    Acesso aberto • Publicado
  14. Gama, Ana; Veríssimo, Ana; Tomás, Catarina. "Violência no namoro na Escola Superior de Educação de Lisboa". (2017): http://hdl.handle.net/10362/43288.
    Acesso aberto • crossref: 10.22355/exaequo.2017.36.05
  15. Vieira, Natália; Gama, Ana; Marques, Manon; Garcia, Carlos. "As práticas dos/as estudantes do curso Música na Comunidade¿: a música como um meio". (2016): http://hdl.handle.net/10400.21/12022.
  16. Ana Gama. "Stratégies et pratiques construites par les étudiants d’animation socioculturelle pour la promotion de la participation ...". 9 (2015): 1-22. https://edition.uqam.ca/atps/article/view/554.
    Publicado
  17. Ana Gama. "O quê , como e onde se investiga sobre os TEIP (1998-2012). Análise da produção científica em Portugal". 66 2 (2014): 1-11.
    Acesso aberto • Publicado
  18. Loureiro, Cristina; Gama, Ana; Silva, Encarnação; Rodrigues, Margarida. "Formação contínua e desenvolvimento institucional: desafios e respostas". (2013): http://hdl.handle.net/10400.21/3290.
    Acesso aberto
  19. Dias, Mariana; Tomás, Catarina Almeida; Gama, Ana; Lopes, Rui. "Políticas de intervenção prioritária em Portugal: novas políticas, novas práticas?". (2012): http://hdl.handle.net/10400.21/2721.
    Acesso aberto
Capítulo de livro
  1. Abel Arez; Manon Marques; Ana Gama. "Diferencial – Vamos falar de igualdade". In Emoc¸o~es, Artes e Intervenc¸a~o: crianças e jovens em risco, 275-290. Coimbra, Portugal: Edições Almedina, 2023.
    Publicado
  2. Ana Gama; Joana Campos; Figueiredo, Carla Cibele Fiel de Vasconcelos; Lia Pappámikail; Teixeira, Leonor. "Estágios curriculares em contexto de pandemia: as vivências de quatro estudantes de três Instituições de Ensino Superior". In Do ensino remoto de emergência à inovação pedagógica em três Escolas de Educação em Portugal, 174-213. Lisboa: ESELx-Livros, 2023.
    Publicado
  3. Joana Campos; Carla Cibele; Lia Pappámikail; Leonor Teixeira. "Estágios curriculares em contexto de pandemia: as vivências de quatro estudantes de três Instituições de Ensino Superior". Portugal: Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa, 2023.
    10.34629/IPL/ESELX/EBOOK.014
  4. Gama, Ana; Campos, Joana; Cibele, Carla; Pappámikail, Lia; Teixeira, Leonor. "Estágios curriculares em contexto de pandemia: as vivências de quatro estudantes de três instituições de ensino superior". Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa, 2023.
    https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.173
  5. Arez, Abel; Marques, Manon; Moreira, Pedro; Ana Gama; Carlos Garcia; António Santos; Susana Gaspar. Autor correspondente: Arez, Abel. "Linha-D'água. Relato de uma criação artística participativa com o Grupo de Teatro Terapêutico do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa". In Emoções, Artes e Intervenção ¿ Perspetivas Multidisciplinares, 13-24. Coimbra, Portugal: Edições Almedina, 2021.
    Publicado
  6. Vohlgemuth, Laurence; Rocha, Carla; Arez, Abel; Felicio, Pedro; Nobre, Maria José; Ana Gama; Cristina Cruz; Campos, Joana. "Formation en animation socioculturelle à l’ESELx : La création artistique collaborative et ses implications". In Art, Recherche et Animation, 199-213. Bordéus, França: Carrières Sociales Editions, 2021.
    Publicado • 10.4000/books.cse.1308
  7. Ana Gama. "A Arte como ferramenta de inclusão social e desenvolvimento comunitário: alguns programas". In Educação Artística 2010-2020, 165-169. Lisboa, Portugal: Politécnico de Lisboa - Coleção Estudos e Reflexões, 2021.
    Publicado
  8. Vohlgemuth, Laurence; , Campos J.; Rocha, Carla; Arez, Abel; Pedro Felício; Maria José nobre; Ana Gama; Cruz, Cristina Barroso; Joana Campos. "Formation en animation culturelle à l¿ESELx : la création artistique collaborative et ses implications". In Art, Recherche et Animation. Dans l'animation et dans la recherche : Expérimentations artistiques. Quelles interactions pour quelles transformations?, 199-213. França: Carrières Sociales, 2021.
    Publicado
  9. Gama, A.; Antunes, Ana Cristina; Miranda, Sandra; Machado, A.; Rocha, C.. "The role of senior universities in promotion of digital literacy: the Portuguese and Spanish seniors perspective". Aranzadi, 2020.
  10. Ana Gama. "A Arte como ferramenta de inclusão social e desenvolvimento comunitário: alguns programas". In Educação Artística, 2010-2020, 151-155. Lisboa, Portugal: CIED, 2020.
    Publicado
  11. Vohlgemuth, Laurence; Campos, Joana; Martins, Célia; Gama, Ana; G Dias, Alfredo; Hortas, Maria João; Vieira, Natália. "Quelles médiations dans les formations offertes par l’ESELx : l’ASC et ses frontières ?". Carrières Sociales Editions, 2018.
    10.4000/books.cse.772
  12. Ana Gama; Ana Teodoro; Ana Simões. "Participação dos idosos: percursos construídos por finalistas da licenciatura em animação sociocultural". In Cultura e Participação: Animação Sociocultural em Contextos Iberoamericanos, 146-159. Leiria, Portugal: RIAP – Associação Rede Iberoamericana de Animação Sociocultural - Nodo Português, 2014.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Antunes, Ana Cristina; Miranda, Sandra; Gama, Ana Cristina Batalha Bernardo. "Some insights on the personification of Facebook by Iberian older users". Trabalho apresentado em 9th European Conference on Social Media (ECSM), 2022.
  2. Miranda, Sandra; Antunes, Ana Cristina; Gama, Ana Cristina Batalha Bernardo. "When old is new! Seniors as digital influencers". Trabalho apresentado em 8th European Conference on Social Media (ECSM), Larnaca, Chipre., 2021.
Resumo em conferência
  1. José David; Gama, Ana Cristina Batalha Bernardo; Abel Arez; C. Gaspar, Susana. Autor correspondente: José David. "Banda 7 Ofícios: A project for the empowerment of persons with disabilities through music". Trabalho apresentado em IC CIPEM 2021 ¿ International Conference of CIPEM/INET-md, Perspectives in Psychology of Music and Music Education, Porto, 2021.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Gama, Ana Cristina Batalha Bernardo. "Peritos, conhecimento e regulação da educação : estudo da ação dos peritos externos no programa territórios educativos de intervenção prioritária, entre 2006 e 2012". Doutoramento, 2017. http://hdl.handle.net/10451/29861.
  2. Gama, Ana Cristina Batalha Bernardo. "Mudanças organizacionais, culturais e pedagógicas nas escolas do 1ºCiclo: novos percursos da autonomia e de avaliação das escolas: um estudo de caso". Mestrado, 2008. http://hdl.handle.net/10400.2/665.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/11/15 A Música na Comunidade como "ferramenta" de inclusão: a partilha de alguns projetos Criativa'24. Atividades e Artes
Governo Regional dos Açoes/Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro Angra do Heroísmo (Portugal)
2024/07/12 Participação na Mesa Redonda - A (re)construção das políticas de formação contínua: inquietações e desafio II Encontro de Verão Fórum Português de Administração Educacional. Políticas de formação contínua de professores.
Fórum Português de Administração Educacional/Centro Educatis (Benavente, Portugal)
2024/05/23 A comunicação do programa Mentori@IPL: que contributos para uma maior adesão dos estudantes?
IPL/Escola Superior de Comunicação Social (Lisboa, Portugal)
2023/11/25 Melhorar a relação entre a formação inicial para a docência e a produção de conhecimento: participação de turmas em sessões de World Café
IPL/Escola Superior de Educação de Lisboa/CIED (Lisboa, Portugal)
2023/11/24 O olhar, a palavra e o toque - O impacto na intervenção de um Músico na Comunidade em contexto de lar de idosos
IPL/Escola Superior de Educação/CIED (Lisboa, Portugal)
2023/04 Teixeira, L., Pappámikail, L., Figueiredo, C., Gama, A., & Campos, J. (2023, 4 a 6 de abril). Oportunidades e constrangimentos do contexto pandémico no Ensino Superior: um estudo exploratório sobre estratégias e implicações nos percursos formativos (pré) profissionais.
Sociedade Portuguesa de Sociologia (Coimbra, Portugal)
2023/02 Capelo, S., I., B., Almeida, S.M.E.A., & Gama, A. (2023, fev. 6-8). Programa TEIP3: Análise dos Relatórios de Avaliação Interna (2012 a 2021).
Forum Português de Administração Educacional (Lisboa, Portugal)
2023/01 Valente, B., & Gama, A. (2023, jan. 25-27). “Ser o braço direito do DT”: as perspetivas dos/as delegados/as de turma sobre o seu papel.
Afirse (Lisboa, Portugal)
2022/09 Gama, A., & Valente, B. (2022, set. 15-17). As assembleias de grupo/turma num agrupamento de escolas TEIP: que desafios na sua implementação?
Sociedade Portuguesa das Ciências da Educação (Lisboa, Portugal)
2022/04 Arez, A., Marques, M., & Gama, A. (2022, abril 28-29). Diferencial – vamos falar de igualdade. 3.ª Conferência Internacional Emoc¸o~es, Artes e Intervenção: crianças e jovens em risco.
Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
2021/09/21 Miranda, S., Antunes, A. C., & Gama, A. (2021, set. 25). Challenging old paradigms about aging and social networks: Seniors as social influencers
Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
2021/09/18 Pereira, P., & Gama, A. (2021, set. 16-18). ReCantos da Memória: Um projeto de intervenção musical com idosos com e sem demências.
Instituto Politécnico do Porto/Escola Superior de Educação do Porto (Porto, Portugal)
2021/09/17 David, J., Gama, A., Pereira, A. I., Arez, A., & Gaspar, S. (2021, set. 16-18). Banda 7 Ofícios. Um projeto de capacitação de pessoas com deficiência através da música.
Instituto Politécnico do Porto/Escola Superior de Educação do Porto (Porto, Portugal)
2021/09/07 Antunes, A. C., Miranda, S., Machado, A.T., Gama, A., Correia, C., & Di Fátima, B. (2021, set. 6-9). Networked seniors: New and old forms of socialization in the Internet age.
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2021/07/01 Antunes, A. C., & Gama, A., & Miranda, S. (2021, jul. 1-2). Can Facebook support seniors’ consumer decision process: A qualitative study
UCLan Cyprus (Lanarca, Chipre)
2021/04/28 Arez, A., Marques, M., Moreira, P., Gama, A., Garcia, C., Santos, A., & Gaspar, S. (2021). Linha d’Água. Relato de uma criação artística participativa com o grupo de teatro terapêutico do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa.
Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
2020/09/21 Gama, A., Antunes, A.C., Correia, C., Miranda, S.M., & Machado, A.T. (2020, set. 21-22). The role of senior universities in the promotion of digital literacy: The Portuguese and Spanish seniors’ perspective (Comunicação oral, on-line, por inscrição). - , Leiria, Portugal. AgeingCongress2020 - 3.º Congresso Internacional sobre Envelhecimento
Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
2020/09/21 Gonçalves, P., & Gama, A. (2020, set. 21-22). A intervenção de um músico na comunidade em contexto de lar: as transformações nos idosos. AgeingCongress2020 - 3.º Congresso Internacional sobre Envelhecimento
Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
2019/07/18 O Programa BIP/ZIP: configurações locais numa freguesia de Lisboa III Seminário Internacional, Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano
Faculdade de Psicologia e Educação da Universidade Católica Portuguesa (Porto, Portugal)
2019/02/22 "Is this community music?" The role and profile of community music facilitators in three specific intervention contexts. 14th ICTM Irelan Annual Conference
University College Dublin (Dublin, Irlanda)
2019/01/28 Formation en animation socioculturelle à l’ESELx : la création artistique collaborative et ses implications Colóquio ISIAT - Dans l'animation et dans la recherche : expérimentations artistiques Quelles interactions pour quelles transformations ?
IUT- Université Montaigne- Bordéus (Bordéus, França)
2018/09/07 A música na comunidade em diferentes contextos: da teoria à prática IX Congresso de Educação Artística
(Funchal - Madeira, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2024/02 - Atual A relação escola-família: um estudo numa turma de 1.º Ciclo
Orientador
Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
IPL/Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2022/09 - Atual OS PERITOS EXTERNOS NO PROGRAMA TEIP3: A INTERVENÇÃO DE QUATRO PERITOS
Orientador
Mestrado em Administração Educacional (Mestrado)
IPL/Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2017/03/03 - 2019/03/18 O Papel do Corpo Nacional de Escutas na Educação para a Cidadania: um olhar sobre os Caminheiros.
Coorientador
Mestrado de Educação Social e Intervenção Comunitária (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023/12 - 2024/03 Organização das I Jornadas Pedagógicas da ESELx (2024/03/25 - 2024/03/25)
Outro (Coorganizador)
IPL/Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2022/02 - 2022/05 II Jornadas em Música na Comunidade (2022/05/28 - 2022/05/28)
Outro
IPL/Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2021/01 - 2021/11 10.º Encontro do CIED – Cidadanias: caminhos, processos e desafios no século XXI (Seminário internacional). (2021/11/11 - 2021/11/12)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
IPL/Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2021/02 - 2021/05 I Jornadas em Música na Comunidade (2021/05/29 - 2021/05/29)
Outro (Coorganizador)
IPL/Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2020/10 - 2021/05 IV Ciclo de Seminários em Música na Comunidade. Música na Comunidade pelo Mundo. (2020/10 - 2021/05)
Outro (Coorganizador)
IPL/Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2018/09/28 - Atual Participação nas várias sessões do Encontro.
Encontro
Políticas públicas e gestão escolar: trajetórias de autonomia e descentralização
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2024/07/11 - 2024/07/12 Participação no congresso International Socio-cultural Community Development Network
Congresso
IPL/Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2024/07/08 - 2024/07/08 Participação no 13.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais
Seminário
IPL/Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2024/07/04 - 2024/07/04 Participação no encontro sobre a Educação Digital no Ensino Superior.
Encontro
IPL/Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2024/07/03 - 2024/07/03 Participação no Webinar Arquivar a Web: faça-você-mesmo!
Outro
Webinar Arquivar a Web: faça-você-mesmo!
IPL/Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2024/03/22 - 2024/03/22 Participação no encontro organizado pelo Fórum das Políticas Públicas 2024 sobre os 50 anos de políticas públicas.
Encontro
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2024/03/21 - 2024/03/21 Participação nas II Jornadas Pedagógicas do ISCAL
Outro
II Jornadas Pedagógicas do ISCAL
IPL/ISCAL, Portugal
2023/10/28 - 2023/10/28 “VIII Encontro de Outono do Fórum Português de Administração Educacional – “Novas Competências dos Municípios na Educação” Que decorreu no dia 28 de outubro de 2023, com a duração total de 08 h.
Encontro
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2019/07/12 - 2019/07/12 Encontro promovido pela ARIPESE sobre a formação contínua de professores
Encontro
Encontro Nacional da ARIPESE: Formação Contínua de Professores
Instituto Politécnico de Beja Escola Superior de Educação, Portugal
2019/06/18 - 2019/06/18 Participação no evento dinamizado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa sobre o Desenvolvimento Comunitário
Encontro
Encontro: O desenvolvimento Comunitário na SCML
Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Portugal
2019/05/27 - 2019/05/27 Participação nas várias sessões do Simpósio
Simpósio
Música, Saúde e Bem- Estar. Simpósio Comunidade, Conectividade, Criatividade e Cultura
Festival de Música de Setúbal, Portugal
2019/02/11 - 2019/02/11 Conferência final do projeto YOUNG_ADULLLT - Policies Supporting Young People in their Life Course. A comparative Perspective of Lifelong Learning and Inclusion In Education and Work in Europe., UL/IE, 11 de fevereiro de 2019
Conferência
Conferência final do projeto YOUNG_ADULLLT - Policies Supporting Young People in their Life Course. A comparative Perspective of Lifelong Learning and Inclusion In Education and Work in Europe
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2018/11/28 - 2018/11/30 Participação nas várias sessões da conferência.
Conferência
8ª CONFERÊNCIA FORGES - O papel da Garantia da Qualidade na Gestão do Ensino Superior: desafios, desenvolvimentos e tendências

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024/07/23 As fontes primárias como recurso didático para o desenvolvimento de competências históricas no 2.º CEB
Presidente do júri
Bruna Filipa dos Santos Nunes (Mestrado)
IPL/Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2024/07/18 A descrição como contexto de interdisciplinaridade no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Presidente do júri
Rita Oliveira Silva (Mestrado)
IPL/Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2023/12/19 A RECEÇÃO DOS RELATÓRIOS DE AVALIAÇÃO EXTERNA PELOS DIRETORES DE AGRUPAMENTOS DE ESCOLAS
Presidente do júri
Sónia Marina Esteves Antão Almeida (Mestrado)
IPL/Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2023/07/18 Desenvolvimento do pensamento crítico no consumo de energia sustentável em alunos do 2.º CEB
Presidente do júri
Ana Maria Gomes Oliveira (Mestrado)
IPL/Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2023/07/13 Compreensão dos provérbios no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Presidente do júri
Carolina Gomes Correia (Mestrado)
IPL/Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2022/07/15 A cooperação na resolução do problema da semana numa turma do 3.º ano de escolaridade
Presidente do júri
Maria Carolina Pedra (Mestrado)
IPL/Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2021/12/16 “Promoção de uma educação não sexista no 1.º e 6.º ano de escolaridade”
Arguente
Luana de Castro de Sousa (Mestrado)
IPL/Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2021/12/15 Participação Cultural e o Desenvolvimento Pessoal e Social - estudo de caso com alunos do 3.º ciclo do Ensino Básico
Arguente
Marília Parreira da Cruz (Mestrado)
IPL/Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2021/09/28 A influência da Avaliação Externa na Melhoria do Agrupamento de Escolas – um estudo de caso
Presidente do júri
Manuel Augusto Ramos da Silva (Mestrado)
IPL/Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2021/02/17 A Gestão por Valores e a Cultura Organizacional: o caso de uma IPSS
Presidente do júri
Rita de Albuquerque de Moura Navega (Mestrado)
IPL/Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2021/02/15 Implementação da Escola a Tempo Inteiro e política educativa local – o caso de um município da Área Metropolitana de Lisboa.
Arguente
Maria Luísa Paulino (Mestrado)
IPL/Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2018/12/20 Clube Crescer - Perspectivas sobre um projeto artístico em contexto escolar e os seus contributos para a promoção do desenvolvimento pessoal de crianças e jovens.
Arguente principal
Carla Marina Neves Mourinho Henriques (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
2018 Os centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP) na produção académica nacional (2008-2015)
Arguente principal
Ana Catarina Santos Gomes Correia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2017 Os museus e o público sénior proposta de procedimentos para uma visita a um museu de arte para um público séniro de baixo nível de escolaridade
Arguente principal
Ana Lúcia de Barros Guarita (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2024/10 - 2024/11 VII Encontro de Mestrados e Pós-graduações da Escola Superior de Educação de Lisbos Escola Superior de Educação de Lisboa
2023/11/03 - 2023/11/25 11.º Encontro do CIED | Produção de conhecimento em contexto IPL/Escola Superior de Educação de Lisboa/CIED
2022/10 - 2022/11 VI Encontro de Mestrados e Pós-graduações da Escola Superior de Educação de Lisbos IPL/Escola Superior de Educação de Lisboa/CIED
2021/10 - 2021/11 10.º Encontro do CIED – Cidadanias: caminhos, processos e desafios no século XXI Escola Superior de Educação de Lisboa
2019/10/05 - 2020/01/31 9.º Encontro do CIED. Diversidade, Educação e Inclusão Lisboa

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2023/09 - 2023/10 Da Investigação às Práticas: estudos de natureza educacional ( e-ISSN: 2182-13)
2022/03 - 2022/10 Da investigação às Práticas: estudos de natureza educacional ( e-ISSN: 2182-13)
2021/09 - 2021/12 INTERACÇÕES Escola Superior de Educação de Santarém
2020/06 - 2020/07 Medi@ções. Escola Superior de Educação de Setúbal

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2024/04/18 - 2024/07/14 No âmbito da 9.ª edição do Concurso Anual para projetos de Investigação, Desenvolvimento, Inovação e Criação Artística (ID&CA) do IPL 2024 fui membro do Painel de Avaliação dos projetos das Escolas de Ciências Sociais e Humanas
Avaliador
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal Instituto Politécnico de Lisboa

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2023/09 - Atual Coordenadora da equipa de monitorização e avaliação da formação desenvolvida por 2 Centros de Formação da região de Lisboa IPL/Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2021 - Atual Perita externa no programa de Avaliação Externa das Escolas
2020/12 - Atual Perita externa no Agrupamento de Escolas TEIP Visconde Juromenha. Esta atividade visa o acompanhamento, monitorização e avaliação do projeto TEIP. IPL/Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2023/07 - 2024/09 Consultora no Projeto O Tempo ED as Crianças: processos de Educação para o Desenvolvimento em espaços de educação não formal, da iniciativa do Graal e da Fundação Gonçalo da Silveira, em parceria com o Centro Social da Musgueira e com a Associação 1, 2, 3 Macaquinho do Xinês IPL/Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2023/12 - 2024/07 Perita externa no Agrupamento de Escolas da Trafaria
2021/09 - 2023/07 Coordenadora da equipa de monitorização e avaliação da formação desenvolvida por 3 Centros de Formação da região de Lisboa IPL/Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2021/09 - 2022/07 Perita externa no Programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária 3 do Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado – Santo António dos Cavaleiros IPL/Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2019 - 2021 Participação na equipa de monitorização e avaliação da formação desenvolvida por 3 Centros de Formação da região de Lisboa (2019-2020; 2020-2021).
2017 - 2019 Participação na equipa de acompanhamento e avaliação da formação contínua a cinco Centros de Formação de Associações de Escolas. IPL/Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2012 - 2014 Perita externa no Programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária 2 do Agrupamento de Escolas de Rio de Mouro IPL/Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2009/12 - 2012/07 Perita externa no Programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária 2 do Agrupamento de Escolas Baixa-Chiado IPL/Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2010 - 2012 Perita externa no Programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária 2 do Agrupamento de Escolas das Olaias IPL/Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2022/02 - Atual Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional CIED
Distinções

Prémio

2022 BEST PAPER AWARD IN SOCIAL MEDIA MARKETING