Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Ana Cristina Batalha Bernardo Gama
Nomes de citação
- Gama, Ana Cristina Batalha Bernardo
- Ana Gama
Identificadores de autor
- Ciência ID
- BD1E-42A5-6338
- ORCID iD
- 0000-0002-0647-9820
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2020/11/02 - 2021/07/31
Concluído
|
Economia Social e Solidária (Pós-Graduação)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
17 valores |
2011/01/10 - 2017/07/05
Concluído
|
Educação (Doutoramento)
Especialização em Administração e Política Educacional
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
" “PERITOS, CONHECIMENTO E REGULAÇÃO DA EDUCAÇÃO: Estudo dos peritos externos no Programa Territórios Educativos de Intervenção
Prioritária, entre 2006 e 2012”." (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovada com distinção |
2006/01/05 - 2008/07/28
Concluído
|
Educação (Mestrado)
Especialização em Administração e Gestão Educacional
Universidade Aberta, Portugal
"“Mudanças Organizacionais, Culturais e Pedagógicas nas Escolas do 1.º Ciclo: novos percursos da Autonomia e de Avaliação
das Escolas”." (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
2001/09/24 - 2005/07/20
Concluído
|
Professores em Ensino Básico – 1.º Ciclo (Licenciatura)
Especialização em 1.º ciclo
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
16 valores |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2017/09/01 - Atual | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
2016/09/01 - 2017/08/31 | Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2009/09/01 - 2016/08/31 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2008/09/22 - 2009/08/31 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2008/04 - 2008/08 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Ministério da Educação, Portugal |
Agrupamento de Escolas Padre Francisco Soares, Portugal | ||
2007/12/12 - 2008/05/06 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Ministério da Educação, Portugal |
Agrupamento de Escolas Nuno Gonçalves, Portugal | ||
2007/05/02 - 2007/08 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Ministério da Educação, Portugal |
Escola Secundária Augusto Cabrita, Portugal | ||
2005/12/05 - 2006/08/31 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Ministério da Educação, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021/11 - Atual | Presidente do Conselho Pedagógico | Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal |
2021/11 - Atual | Coordenadora do Domínio de Sociologia da Educação | Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal |
2018/11 - Atual | Membro do Conselho Técnico-Científico | Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal |
2021/12 - 2023/07 | Coordenador do Mestrado em Administração Educacional | Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal |
2018/11 - 2021/11 | Vice- presidente do Conselho Pedagógico | Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal |
2018/11 - 2021/10 | Conselheira do Conselho de Representantes | Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal |
2017/08 - 2021/10 | Membro da coordenação da Licenciatura Música na Comunidade | Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal |
Projetos
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023/07/01 - 2024/07/31 | Análise SWOT da Comunicação do Programa Mentori@IPL. Contributos para Maior Adesão dos Estudantes.
13862389
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
Em curso
|
2019/06/01 - 2020/06/30 | “Age 2.0!: Seniores em rede, engagement e literacia digital”
IDI&CA
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
Instituto Politécnico de Lisboa
Em curso
|
2018/01/03 - 2019/12/31 | COMMUS: Fazer música, viver comunidade
CIED/Projetos
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação/CIED
Concluído
|
2015/11/01 - 2017/12/31 | Sexualidade e Género em Contextos de Educação
CIED/Projetos
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
|
Concluído
|
2011/09/06 - 2013/05/16 | Estratégias Locais de Melhoria da Escola em Áreas Desfavorecidas: Programas públicos e privados de intervenção
PTDC/CPE-CED/114789/2009
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Poster em conferência |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/04 | Teixeira, L., Pappámikail, L., Figueiredo, C., Gama, A., & Campos, J. (2023, 4 a 6 de abril). Oportunidades e constrangimentos do contexto pandémico no Ensino Superior: um estudo exploratório sobre estratégias e implicações nos percursos formativos (pré) profissionais. |
Sociedade Portuguesa de Sociologia (Coimbra, Portugal)
|
2023/02 | Capelo, S., I., B., Almeida, S.M.E.A., & Gama, A. (2023, fev. 6-8). Programa TEIP3: Análise dos Relatórios de Avaliação Interna (2012 a 2021). |
Forum Português de Administração Educacional (Lisboa, Portugal)
|
2023/01 | Valente, B., & Gama, A. (2023, jan. 25-27). “Ser o braço direito do DT”: as perspetivas dos/as delegados/as de turma sobre o seu papel. |
Afirse (Lisboa, Portugal)
|
2022/09 | Gama, A., & Valente, B. (2022, set. 15-17). As assembleias de grupo/turma num agrupamento de escolas TEIP: que desafios na sua implementação? |
Sociedade Portuguesa das Ciências da Educação (Lisboa, Portugal)
|
2022/04 | Arez, A., Marques, M., & Gama, A. (2022, abril 27-28). Diferencial – vamos falar de igualdade. |
Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
|
2019/07/18 | O Programa BIP/ZIP: configurações locais numa freguesia de Lisboa | III Seminário Internacional, Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano
Faculdade de Psicologia e Educação da Universidade Católica Portuguesa (Porto, Portugal)
|
2019/02/22 | "Is this community music?" The role and profile of community music facilitators in three specific intervention contexts. | 14th ICTM Irelan Annual Conference
University College Dublin (Dublin, Irlanda)
|
2019/01/28 | Formation en animation socioculturelle à l’ESELx : la création artistique collaborative et ses implications | Colóquio ISIAT - Dans l'animation et dans la recherche : expérimentations artistiques Quelles interactions pour quelles transformations
?
IUT- Université Montaigne- Bordéus (Bordéus, França)
|
2018/09/07 | A música na comunidade em diferentes contextos: da teoria à prática | IX Congresso de Educação Artística
(Funchal - Madeira, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2020/09 - Atual | O papel do Coordenador de Diretores de Turma na escola como órgão de gestão intermédia: estudo de caso
Orientador
|
Administração Educacional (Mestrado)
IPL/Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
|
2020/09 - Atual | A Ação do Coordenador do Conselho de Diretores de Turma
Orientador
|
Administração Educacional (Mestrado)
IPL/Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
|
2020/09 - Atual | A ação e as dinâmicas da equipa de ação social de um agrupamento de escolas
Orientador
|
Administração Educacional (Mestrado)
IPL/Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
|
2020/09 - Atual | Parceria entre Escola e Comunidade: motivações, perspectivas e práticas
Orientador
|
Administração Educacional (Mestrado)
IPL/Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
|
2019/09 - Atual | O papel de uma Autarquia da Zona Metropolitana de Lisboa na área da Educação: Estudo de Caso do Projeto “Mochila Leve”
Orientador de Ana Cristina Guedes Pedro Marques
|
Administração Educacional (Mestrado)
IPL/Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
|
2017/03/03 - 2019/03/18 | O Papel do Corpo Nacional de Escutas na Educação para a Cidadania: um olhar sobre os Caminheiros.
Coorientador
|
Mestrado de Educação Social e Intervenção Comunitária (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2018/09/28 - Atual | Participação nas várias sessões do Encontro.
Encontro
|
Políticas públicas e gestão escolar: trajetórias de autonomia e descentralização
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2019/07/12 - 2019/07/12 | Encontro promovido pela ARIPESE sobre a formação contínua de professores
Encontro
|
Encontro Nacional da ARIPESE: Formação Contínua de Professores
Instituto Politécnico de Beja Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019/06/18 - 2019/06/18 | Participação no evento dinamizado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa sobre o Desenvolvimento Comunitário
Encontro
|
Encontro: O desenvolvimento Comunitário na SCML
Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Portugal
|
2019/05/27 - 2019/05/27 | Participação nas várias sessões do Simpósio
Simpósio
|
Música, Saúde e Bem- Estar. Simpósio Comunidade, Conectividade, Criatividade e Cultura
Festival de Música de Setúbal, Portugal
|
2019/02/11 - 2019/02/11 | Conferência final do projeto YOUNG_ADULLLT - Policies Supporting Young People in their Life Course. A comparative Perspective
of Lifelong Learning and Inclusion In Education and Work in Europe., UL/IE, 11 de fevereiro de 2019
Conferência
|
Conferência final do projeto YOUNG_ADULLLT - Policies Supporting Young People in their Life Course. A comparative Perspective
of Lifelong Learning and Inclusion In Education and Work in Europe
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2018/11/28 - 2018/11/30 | Participação nas várias sessões da conferência.
Conferência
|
8ª CONFERÊNCIA FORGES - O papel da Garantia da Qualidade na Gestão do Ensino Superior: desafios, desenvolvimentos e tendências |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021/02/17 | A Gestão por Valores e a Cultura Organizacional: o caso de uma IPSS
Presidente do júri
|
Rita de Albuquerque de Moura Navega (Mestrado)
IPL/Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
|
2021/02/15 | Implementação da Escola a Tempo Inteiro e política educativa local – o caso de um município da Área Metropolitana de Lisboa.
Arguente
|
Maria Luísa Paulino (Mestrado)
IPL/Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
|
2018/12/20 | Clube Crescer - Perspectivas sobre um projeto artístico em contexto escolar e os seus contributos para a promoção do desenvolvimento
pessoal de crianças e jovens.
Arguente principal
|
Carla Marina Neves Mourinho Henriques (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018 | Os centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP) na produção académica nacional (2008-2015)
Arguente principal
|
Ana Catarina Santos Gomes Correia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017 | Os museus e o público sénior proposta de procedimentos para uma visita a um museu de arte para um público séniro de baixo
nível de escolaridade
Arguente principal
|
Ana Lúcia de Barros Guarita (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2019/10/05 - 2020/01/31 | 9.º Encontro do CIED. Diversidade, Educação e Inclusão | Lisboa |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2020/12 - Atual | INTERACÇÕES | Escola Superior de Educação de Santarém |
2020/06 - 2020/07 | Medi@ções. | Escola Superior de Educação de Setúbal |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021 - Atual | Perita externa no programa de Avaliação Externa das Escolas | |
2017 - Atual | Desde o ano letivo 2017/2018 que integra a equipa de acompanhamento e avaliação da formação contínua a três Centros de Formação de Associações de Escolas. | IPL/Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2009/12 - Atual | Do ano letivo 2009/2010 até 2014/2015 integrou a equipa de peritos externos do programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária de segunda geração (ESELx). Desenvolveu atividades de acompanhamento, monitorização e avaliação dos projetos TEIP de três Agrupamentos de Escolas (AE Baixa-Chiado - 2009/2011; AE das Olaias - 2009/2011; AE Rio de Mouro - 2011/2014) | IPL/Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2020/12 - 2023/07 | Desde dezembro de 2020 que exerce as funções de perita externa no Agrupamento de Escolas TEIP Visconde Juromenha. Esta atividade visa o acompanhamento, monitorização e avaliação do projeto TEIP. | IPL/Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
Revisão ad hoc de artigos em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2022/02 - Atual | Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional | CIED |
Distinções
Prémio
2022 | BEST PAPER AWARD IN SOCIAL MEDIA MARKETING |