???global.info.a_carregar???
Alexandre Henrique Curopos Fonseca Cunha. Frequenta o Doutoramento em Música pela Universidade de Aveiro desde setembro de 2023. É Mestre em Música, vertente de Etnomusicologia e Estudos em Música Popular, pela Universidade de Aveiro e Licenciado em Educação Musical pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Frequentou, igualmente, o Conservatório Giuseppe Verdi de Milão num ano de intercâmbio ERASMUS+, nomeadamente, os cursos de Educação Musical e Canto Jazz. Tem publicações efetuadas no âmbito da investigação em música como um capítulo no livro "The design of Tactics. Critical Practices Transforming Public Spaces", a tese de dissertação de mestrado intitulada "Retratos e Memórias do Cancioneiro de Águeda: a construção coletiva de um lugar de memória sónica" e dois resumos em conferências. Adicionalmente publicou no repositório de dados de investigação, cinco conjuntos de dados relativos à investigação 'Cesária Évora: documentação de percursos e discursos [CISE_Lab]', da qual foi prestador de serviços. Participou no XVII Congresso da SIBE, em 2023, como co-autor da comunicação 'La voix. Discursos sobre Cesária Évora na construção da cena musical cabo-verdiana'. Mais recentemente participou como orador e membro da comissão organizadora do evento. Ao nível da produção artística elaborou o documento audiovisual 'o som que eu mais gosto', sobre a experiência e memória das paisagens sonoras no Porto, e a exposição digital 'Retratos e Memórias do Cancioneiro de Águeda', na rede social Instagram. Recebeu uma menção honrosa relacionada com o projeto "Estação popular! Re-Appropriation of Águeda's Common Spaces within Their Fragmented Urban Forms and Collective Musical Expressions.", no concurso ENCOUNTERPOINTS International Design Ideas Competition do Politécnico de Milão. Tem como particulares interesses de investigação arquivos digitais, música na comunidade, etnomusicologia aplicada, etnografia audiovisual e construção democrática de conhecimento em música.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Alexandre Henrique Curopos Fonseca Cunha

Nomes de citação

  • Curopos, Alexandre

Identificadores de autor

Ciência ID
BE15-72F5-2ECD
ORCID iD
0000-0002-6229-8039

Domínios de atuação

  • Humanidades - Outras Humanidades

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1)
Italiano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2023/09 - 2027/07
Em curso
Música (Doutoramento)
Especialização em Etnomusicologia
Universidade de Aveiro, Portugal
2020/09 - 2022/11/30
Frequentou
Música (Mestrado)
Especialização em Etnomusicologia e Estudos em Música Popular
Universidade de Aveiro, Portugal
"Retratos e Memórias do Cancioneiro de Águeda: a construção coletiva de um lugar de memória sónica" (TESE/DISSERTAÇÃO)
19
2017/09 - 2020/07
Frequentou
Educação Musical (Licenciatura)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
"Música na Comum - Idade" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17
2015 - 2020
Frequentou
Aulas de Formação e Canto Jazz (Outros)
Escola de Jazz do Porto, Portugal
Percurso profissional

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023 - 2024/01/15 Professor de Formação Musical Escola Paroquial de Gondomar, Portugal
2020/09 - 2024/01/15 Professor de Classe Conjunto Escola Paroquial de Gondomar, Portugal
2023/05 - 2023/12/31 Prestação de Serviços para o Projeto de Investigação "Cesária Évora: documentação de percursos e discursos" Universidade de Aveiro, Portugal
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
2022/09 - 2023/12 Maestro Titular Coro dos Vizinhos, Portugal
2020/01 - 2023/12 Professor de Canto Escola de Jazz do Porto, Portugal
2022/09 - 2023/09 Maestro Titular Coro Canto Livre, Portugal
2021/11/01 - 2022/07/25 Prestação de Serviços para o Projeto de Investigação "SOMA - Sons e memórias de Aveiro [SOMA - Sounds and Memories of Aveiro]" Universidade de Aveiro, Portugal
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2023/05 - 2023/12/31 Cesária Évora: documentação de percursos e discursos [CISE_Lab]
UIDB/00472/2020 - CISE_Lab
Prestação de Serviços
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2021/11/01 - 2022/07/25 SOMA - Sons e memórias de Aveiro [SOMA - Sounds and Memories of Aveiro]
Prestação de Serviços
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Capítulo de livro
  1. Barone, Beatrice; Curopos, Alexandre. "Estação popular! Re-Appropriation of Águeda's Common Spaces within Their Fragmented Urban Forms and Collective Musical Expressions.". In The design of Tactics. Critical Practices Transforming Public Spaces. Barcelona, Espanha: Dpr-barcelona, 2022.
    Publicado
Resumo em conferência
  1. Curopos, Alexandre. "Sound Without Borders". Trabalho apresentado em Post-in-progress: abstracts of the 7th International Post-Graduate Forum in Studies in Music and Dance, Lisboa, 2023.
    Publicado • 10.48528/1ged-4p53
  2. Miguel, Ana Flávia; Curopos, Alexandre. "La voix. Discursos sobre Cesária Évora na construção da cena musical cabo-verdiana". Trabalho apresentado em A la escucha de nuestro presente: una cartografía de las culturas musicales en el siglo XXI. XVII Congreso de SIBE, XII Congreso de IASPM-España y IV Congreso de la ICTM España, Granada, 2023.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. "Retratos e Memórias do Cancioneiro de Águeda: a construção coletiva de um lugar de memória sónica". Mestrado, Universidade de Aveiro, 2022. https://ria.ua.pt/handle/10773/39928.

Artística / Interpretação

Exposição artística
  1. Retratos e Memórias do Cancioneiro de Águeda. 2022.
Gravação vídeo
  1. Curopos, Alexandre. 2021. o som que eu mais gosto.

Outros

Conjunto de dados
  1. Curopos, Alexandre; Miguel, Ana Flávia. Topografia - Cesária Évora: documentação de percursos e discursos. DuNas - repositório de dados de investigação. 2024.
    https://doi.org/10.48527/XVV2S7
  2. Curopos, Alexandre; Miguel, Ana Flávia. Fotografia - Cesária Évora: documentação de percursos e discursos. DuNas - repositório de dados de investigação. 2023.
    https://doi.org/10.48527/PHAZUK
  3. Curopos, Alexandre; Miguel, Ana Flávia. Fontes escritas - Cesária Évora: documentação de percursos e discursos. DuNas - repositório de dados de investigação. 2023.
    https://doi.org/10.48527/WDJ2D6
  4. Curopos, Alexandre; Miguel, Ana Flávia. Videografia - Cesária Évora: documentação de percursos e discursos. DuNas - repositório de dados de investigação. 2023.
    https://doi.org/10.48527/ZP5QZE
  5. Curopos, Alexandre; Miguel, Ana Flávia. Fonografia - Cesária Évora: documentação de percursos e discursos. DuNas - repositório de dados de investigação. 2023.
    https://doi.org/10.48527/19TV70
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/11/03 La voix. Discursos sobre Cesária Évora na construção da cena musical cabo-verdiana XVII Congreso de SIBE, XII Congreso de IASPM- España y IV Congreso de la ICTM España - A la escucha de nuestro presente: una cartografía de las culturas musicales en el siglo XXI
SIBE - Sociedad de Etnomusicología (Granada, Espanha)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023/05 - Atual POST-IP (2023/12/01 - 2023/12/03)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
Distinções

Prémio

2021 Honourable Mention - ENCOUNTERPOINTS International Design Ideas Competition
Politecnico di Milano, Itália