???global.info.a_carregar???
Pedro D. Ferreira is an Associate Professor at the University of Porto and a Center for Educational Research and Intervention (CIIE) member. He obtained his PhD in Psychology from the same University in 2007. He has been teaching and researching at the Faculty of Psychology and Educational Sciences since 2009. Although he has primarily dealt with issues of civic and political participation of young people and adults and their implications for political education and political development, he has more recently broadened his interest and focus, researching the ways in which digital contexts and technologies are relevant to the construction and practices of citizenship of diverse audiences, including children, young people, adults, and older adults. He has participated in several nationally and internationally funded research projects, including PIDOP - Processes Influencing Democratic Ownership and Participation (2009-2012, FP7), CATCH-EyoU - Constructing AcTive CitizensHip with European Youth (2015-2018, H2020), the Study on Political Participation of Young People in Portugal (2020-2021, Calouste Gulbenkian Foundation), the Study on Post-Secondary and Higher Education in Cybersecurity in Portugal (2021-2022, National Cybersecurity Center, CNCS), the Mid-Term Evaluation of the Results of the Active Citizens Program (2022, Bissaya Barreto Foundation and Calouste Gulbenkian Foundation), and the Evaluación de Impacto de un dispositivo de Educación Ciudadana Sobre Gestión de la Diversidad en Organizaciones Sociales y Empresas Iberoamericanas (2021-2023, Organização de Estados Ibero-Americanos, OEI) in the last three of which he held coordinating positions. His coordination experience extends to the projects JoSeES - Serious Games in Higher Education: Impacts, Experiences and Potential (2016-2019, Fundação para a Ciência e Tecnologia, FCT) and the international project DISK - Digital Immigrants Survival Kit (2019-2022, Erasmus+ program). These completed projects show how the intersections between digital technologies and social and educational issues have been affirmed in his career and how he has furthered his national and international recognition. He is currently coordinating the project SCIREARLY - Policies and Practices Based on Scientific Research for Reducing Underachievement and Early School Leaving in Europe (2022-2025, Horizon Europe), a project focused on early school leaving and school success in basic skills, including digital skills, and wellbeing. He is a member of the Ethics Committee of the University of Porto, a member of the Portuguese Society of Educational Sciences (SPCE), a member of Trama Diveroamericana, a network focused on promoting and researching diversity, and the Deputy Secretary General of the Ibero-Latin American Association of Political Psychology (AILPP).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Pedro Daniel Ferreira

Nomes de citação

  • Ferreira, Pedro Daniel

Identificadores de autor

Ciência ID
C11A-4342-77D2
ORCID iD
0000-0002-5010-7397

Endereços de correio eletrónico

  • pferreira@fpce.up.pt (Profissional)

Telefones

Telefone
  • 226079700 (Profissional)

Moradas

  • Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Rua Alfredo Allen, 4200-135, Porto, Porto, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Português (Idioma materno)
Formação
Grau Classificação
2007
Concluído
PhD in Psicologia / Psychology (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Concepções de Direitos Activos de Cidadania e Experiências de Participação na Sociedade Civil: um Estudo Transversal e Longitudinal das Diferenças e Mudanças Psicológicas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1999
Concluído
Degree in Psicologia / Psychology (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"n.a." (TESE/DISSERTAÇÃO)
16 [out of 20]
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2009/07/12 - 2014/07/12 Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/12/20 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2014 - 2023/12/19 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2008/10/01 - 2009/06/30 Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior Politécnico Gaya, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020 - Atual Co-cooord. of CIIE's strategic area 'Empowerment and Inclusion Through Digital Education and Arts' Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2018 - Atual Co-coordinator of CIIE's 'Participation, Communities and Political Education' research and training group Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2008 - 2009 Invited Assistant Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2007 - 2008 Assistant Universidade Católica Portuguesa Centro Regional de Braga, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2022/11/01 - 2025/10/31 SCIREARLY - Policies and Practices Based on Scientific Research for Reducing Underachievement and Early School Leaving in Europe
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Horizon 2020
Em curso
2021 - 2023 Evaluación de Impacto de un dispositivo de Educación Ciudadana Sobre Gestión de la Diversidad en Organizaciones Sociales y Empresas Iberoamericanas
n.a.
Investigador responsável
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación la Ciencia y la Cultura
Concluído
2002 - 2005 Conceções e práticas de cidadania: O papel do desenvolvimento psicológico, das experiências de vida e da discriminação social
POCTI/41310/PSI/2001
2000/07 - 2004/06 CONCEPÇÕES DE DIREITOS ACTIVOS DE CIDADANIA E EXPERIÊNCIAS DE PARTICIPAÇÃO NA SOCIEDADE CIVIL: UM ESTUDO TRANSVERSAL E LONGITUDINAL DAS DIFERENÇAS E MUDANÇAS PSICOLÓGICAS
Provided by PTCRIS: SFRH/BD/1411/2000
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.

Projeto

Designação Financiadores
2023 - 2025 Research consultancy in Portugal Study on the effects of gender transformative education on adolescents
n.a.
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
International Planned Parenthood Federation
Em curso
2023 - 2024 Cante pela sua Saúde II
n.a.
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Em curso
2021 - 2023 Healthy Waters - Identification, Elimination, Social Awareness and Education of Water Chemical and Biological Micropollutants with Health and Environmental Implications
NORTE-01-0145-FEDER-000069
Investigador
Em curso
2021 - 2023 [Local team leader] Evaluación de Impacto de un dispositivo de Educación Ciudadana Sobre Gestión de la Diversidad en Organizaciones Sociales y Empresas Iberoamericanas
OEI - PF
Investigador responsável
Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación la Ciencia y la Cultura
2021 - 2023 CREAT_ED_ A Historicização da Criança Criativa na Educação
EXPL/CED-EDG/0824/2021
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.
Em curso
2022 - 2022 Estudo de Avaliação Intercalar de Resultados do Programa Cidadãos Ativos (EEA Grants)
SERV0095_Fundação Bissaya Barreto_2022
Investigador responsável
Fundação Bissaya Barreto

Fundação Calouste Gulbenkian
Em curso
2021 - 2022 Cante pela sua Saúde - Sing4Health Porto
Cante
Investigador
EDULOG Fundação Belmiro de Azevedo
2021 - 2022 Estudantes de países terceiros em Portugal: desafios da integração numa era (pós)pandémica
PT/2021/FAMI/706
Investigador
Alto Comissariado para as Migrações
Em curso
2021 - 2021 Estudo sobre o Ensino Superior e o Ensino Profissional de Cibersegurança em Portugal, no âmbito do Observatório de Cibersegurança
SERV0091_CNC2021_2021
Investigador responsável
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Concluído
2019 - 2021 DISK - Digital Immigrants Survival Kit
Call 2019 Round 1 KA2
Investigador responsável
2019 - 2021 Estudo sobre a Participação Política dos Jovens em Portugal [Study on Youth Political Engagement in Portugal]
FCG Gulbenkian Future Forum
Investigador
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
2018 - 2020 SOLVINC - Solving Intercultural Conflicts with International Students
Erasmus+ Ref: 2018-1-PL01-KA203-050751
Investigador
2016/01 - 2019/12 JoSeEs - Serious Games in Higher Education: Impacts, Experiences and Potential
Investigador responsável
Stichting Weten

Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.
Concluído
2016/03 - 2019/02 YOUNG ADULLLT - Policies Supporting Young People in their Life Course: A Comparative Perspective of Lifelong Learning and Inclusion in Education and Work in Europe [Horizon 2020, European Commission]
Investigador
European Commission
Concluído
2017 - 2019 STALWARTS - Sustaining Teachers and Learners With the Arts: Relational Health in European Schools
Erasmus+ Ref: 2017-1-UK01-KA203-036723
Investigador
2015/09 - 2018/08 CATCH-EyoU - Constructing AcTive CitizensHip with European Youth: Policies, Practices, Challenges and Solutions [Horizon 2020, European Commission]
Investigador
European Commission
2015 - 2017 LINK - Learning in a New Key: Engaging Vulnerable Young People in School Education
Erasmus+ Ref: 2015-1-UK01-KA201-013752
Investigador
Concluído
2015 - 2016 SIMETRIA - Promoção da Igualdade Nutricional e Social. Financiamento Iniciativas em Saúde Pública [SYMMETRY – Nutritional and Social Equity Promotion ]
EEA Grants
Investigador responsável
2014 - 2014 Construindo Pilares do Projecto Europeu com Educação, Cultura e Cidadania (CoPPEECC)
SDA/00111/2013 | CD.OP3-A4/2013
Investigador responsável
Concluído
2013 - 2013 CIDEU - Construção e Cidadania Europeia na Escola
CD.OP3.2 – A8/2012-C1
Investigador
2010/05 - 2012/12 Participatory citizenship education in transitional societies
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.
2009/05 - 2012/04 PIDOP - Processes Influencing Democratic Ownership and Participation [FP7, European Commission]
Investigador
European Commission
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Santos, Hugo; Saldanha, Lucinda; Pinto, Marta; Ferreira, Pedro Daniel. Autor correspondente: Ferreira, Pedro Daniel. "Civic and political relevant transgressions in video games: the views and experiences of the players". Trabalho apresentado em DIGRA NORDIC 2018, Bergen, 2018.
  2. Caetano, Andreia; Rodrigues, Mariana; Ferreira, Pedro Daniel; Araújo, Helena C.; Menezes, Isabel. "Citizenship education policies: the contemporary european masks of democracy". Trabalho apresentado em 11th European Affective Education Network Conference, Ljubljana, 2012.
  3. Rodrigues, Mariana; Caetano, Andreia; Ferreira, Pedro Daniel; Pais, Sofia; Menezes, Isabel. "Citizenship education: a comparison between Portugal, England and Slovenia". Trabalho apresentado em 11th European Affective Education Network Conference, Ljubljana, 2012.
  4. Ferreira, Pedro Daniel; Menezes, Isabel. "Theoretical and emergence citizenship conceptions and its relation with the cognitive complexity and political participation experiences". Trabalho apresentado em II Congresso da Associação Portuguesa de Ciência Política, 2006.
  5. Menezes, Isabel; Ferreira, Pedro Daniel; Carneiro, N.; Cruz, B.. "Citizenship, empowerment and participation: Implications for community interventions". Trabalho apresentado em Psicologia comunitaria europea: Comunidad, ética y valores, Barcelona, 2004.
  6. Ferreira, Pedro Daniel; Trigo, Luísa Ribeiro; Menezes, Isabel. "The political development of adolescents: the impact of family background, opportunities for participation in and out of school, and the implications for citizenship education projects". Trabalho apresentado em A Europe of many cultures, 2003.
Artigo em revista
  1. Saldanha, Lucinda; Marques da Silva, Sofia; Ferreira, Pedro Daniel. Autor correspondente: Ferreira, Pedro Daniel. "‘Could this really be a place for me?’ Women’s experiences in game jams and video game communities". Journal of Gender Studies (2023): 1-15. http://dx.doi.org/10.1080/09589236.2023.2264222.
    10.1080/09589236.2023.2264222
  2. Pedro, Ana; Ferreira, Pedro Daniel. Autor correspondente: Ferreira, Pedro Daniel. "Interview with Michael Apple". American Journal of Educational Research 11 8 (2023): 532-538. http://dx.doi.org/10.12691/education-11-8-8.
    10.12691/education-11-8-8
  3. Isabel Teixeira, Ana; Fonseca, Mariana; Cruz, Moisés; Ferreira, Pedro Daniel. "Education for Citizenship and democratic participation: im/possibilities of articulation between Civil Society Organizations and Schools". American Journal of Educational Research 11 8 (2023): 509-515. http://dx.doi.org/10.12691/education-11-8-5.
    10.12691/education-11-8-5
  4. Pattier, Daniel; Ferreira, Pedro Daniel. Autor correspondente: Ferreira, Pedro Daniel. "¿Presencial, online o híbrida?: Percepciones y preferencias por parte de docentes y estudiantes de educación superior [Face-to-face, online or hybrid?: Perceptions and preferences by higher education teachers and students]". Revista Complutense de Educación 34 1 (2023): 69-79. http://dx.doi.org/10.5209/rced.76766.
    Acesso aberto • Publicado • 10.5209/rced.76766
  5. Saldanha, Lucinda; da Silva, Sofia Marques; Ferreira, Pedro Daniel. Autor correspondente: Ferreira, Pedro Daniel. "“Community” in Video Game Communities". Games and Culture 18 8 (2023): 1004-1022. http://dx.doi.org/10.1177/15554120221150058.
    10.1177/15554120221150058
  6. Saldanha, Lucinda; Silva, Sofia Marques; Ferreira, Pedro Daniel. Autor correspondente: Ferreira, Pedro Daniel. "Game Jams: novos lugares educativos? [Game Jams: new educational places?]". Educação e Pesquisa 49 (2023): https://doi.org/10.1590/s1678-4634202349249534por.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1590/s1678-4634202349249534por
  7. Rodrigues, Mariana; Dinis, Fábio M.; Santos, Hugo; Ferreira, Pedro Daniel. "From Real to Digital Life: The Relationship between Students’ Perceptions of School Climate Openness, Self-efficacy, and Prosocial Gaming Behaviors". Educational Process International Journal 12 4 (2023): http://dx.doi.org/10.22521/edupij.2023.124.2.
    10.22521/edupij.2023.124.2
  8. Pattier, Daniel; Ferreira, Pedro Daniel. Autor correspondente: Ferreira, Pedro Daniel. "El vídeo como recurso educativo en educación superior durante la pandemia de la COVID-19 [Video as an educational resource in higher education during the COVID-19 pandemic]". Pixel-Bit, Revista de Medios y Educación 65 (2022): 183-208. http://dx.doi.org/10.12795/pixelbit.93511.
    Publicado • 10.12795/pixelbit.93511
  9. Karen Muniz Feriguetti; Ferreira, Pedro Daniel. "COVID-19 E OS IMPACTOS NA INTEGRAÇÃO DOS ESTUDANTES IMIGRANTES E/OU RACIALIZADOS DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PORTUGUESAS". Revista Educação em Debate (2021): https://doi.org/10.24882/eemd.v43i86.77982.
    10.24882/eemd.v43i86.77982
  10. Enchikova, Ekaterina; Neves, Tiago; Ferreira, Pedro Daniel. Autor correspondente: Ferreira, Pedro Daniel. "Assessment of active citizenship: Defining the conceptual framework". Educação, Sociedade & Culturas 60 (2021): 9-32. http://dx.doi.org/10.24840/esc.vi60.360.
    Acesso aberto • Publicado • 10.24840/esc.vi60.360
  11. Malafaia, Carla; Ferreira, Pedro Daniel; Menezes, Isabel. "Democratic Citizenship-in-the-Making: Dis/Engagement Profiles of Portuguese Youth". Frontiers in Political Science 3 (2021): http://dx.doi.org/10.3389/fpos.2021.743428.
    Acesso aberto • 10.3389/fpos.2021.743428
  12. Ferreira, Pedro Daniel; Menezes, Isabel. "Editorial: The Civic and Political Participation of Young People: Current Changes and Educational Consequences". Frontiers in Political Science 3 (2021): http://dx.doi.org/10.3389/fpos.2021.751589.
    Acesso aberto • Publicado • 10.3389/fpos.2021.751589
  13. Torres, Ana Cristina; Teixeira, Ana Isabel; Pais, Sofia Castanheira; Menezes, Isabel; Ferreira, Pedro Daniel. Autor correspondente: Ferreira, Pedro Daniel. "Teachers in times of emergency remote teaching: A focus on teaching and relationships [Professores em tempos de ensino remoto de emergência: Um foco no ensino e nas relações]". Educação, Sociedade & Culturas 59 (2021): https://ojs.up.pt/index.php/esc-ciie/article/view/339/334.
    Acesso aberto • Publicado • 10.24840/esc.vi59.339
  14. Marengo, Leonardo; Imhoff, Débora; Godoy, Juan Carlos; Cena, Matías; Ferreira, Pedro Daniel. "Videojuegos y socialización política: evaluación del potencial de los videojuegos para promover aprendizajes sociopolíticos". Cuadernos del Centro de Estudios de Diseño y Comunicación 130 (2021): 151-168. http://dx.doi.org/10.18682/cdc.vi130.4896.
    Acesso aberto • Publicado • 10.18682/cdc.vi130.4896
  15. Soares, Ricardo; Ferreira, Pedro Daniel; Malafaia, Carla. "Perfis de envolvimento cívico e político juvenil nas redes sociais: explorando atitudes e comportamentos". Configurações 27 (2021): 39-55. http://dx.doi.org/10.4000/configuracoes.11850.
    Acesso aberto • Publicado • 10.4000/configuracoes.11850
  16. Pinto, Marta; Saldanha, Lucinda; Ferreira, Pedro Daniel. Autor correspondente: Ferreira, Pedro Daniel. "O uso de videojogos no ensino superior em Portugal: uma revisão da literatura". Educação, Formação e Tecnologias (2021):
    No prelo
  17. Enchikova, Ekaterina; Neves, Tiago; Mai Beilman; Shakuntala Banaji; Vassilis Pavpoulos; Ferreira, Pedro Daniel. Autor correspondente: Ferreira, Pedro Daniel. "Active citizenship: Participatory patterns of European youth". Journal of Social Science Education 20 1 (2021): https://www.jsse.org/index.php/jsse/article/view/3146.
    Acesso aberto • Publicado • 10.4119/jsse-3146
  18. "MICAR: Mostra internacional de cinema anti-racista e as potencialidades das atividades culturais no combate anti-racista". Sinergias: Diálogos Educativos Para a Transformação Social 10 (2020): 121-134. https://sinergiased.org/index.php/revista/item/257.
    Acesso aberto • Publicado
  19. Enchikova, Ekaterina; Neves, Tiago; Mejias, Sam; Kalmus, Veronika; Cicognani, Elvira; Ferreira, Pedro D.. Autor correspondente: Ferreira, Pedro D.. "Civic and Political Participation of European Youth: Fair Measurement in Different Cultural and Social Contexts". Frontiers in Education 4 (2019): http://dx.doi.org/10.3389/feduc.2019.00010.
    10.3389/feduc.2019.00010
  20. Rodrigues, Mariana; Menezes, Isabel; Ferreira, Pedro Daniel. Autor correspondente: Ferreira, Pedro Daniel. "O escutismo na construção das cidadanias juvenis: Concepções de política de jovens escuteiros e escuteiras [Scouting in the construction of youth citizenships: Conceptions of politics of young scouts". Praxis Educativa 14 3 (2019): 1270-1291. https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n3.025.
    Acesso aberto • 10.5212/PraxEduc.v.14n3.025
  21. Hugo Santos; Saldanha, Lucinda; Marta Pinto; Ferreira, Pedro Daniel. Autor correspondente: Ferreira, Pedro Daniel. ""Videojogos do Oprimido": Contributos para o desenvolvimento de um framework freiriano". Educação, Sociedade & Culturas 54 (2019): 175-195. https://www.fpce.up.pt/ciie/sites/default/files/ESC54_SantosSaldanhaPintoEFerreira.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  22. Saldanha, Lucinda; Pinto, Marta; Ferreira, Pedro D.. Autor correspondente: Ferreira, Pedro D.. "Unmanned: dimensão cívica e política de um videojogo". Revista Lusófona de Educação 40 (2018): 181-197. http://dx.doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle40.12.
    10.24140/issn.1645-7250.rle40.12
  23. Rodrigues, Mariana; Menezes, Isabel; Ferreira, Pedro D.. Autor correspondente: Ferreira, Pedro D.. "Efeitos longitudinais da socialização política nos comportamentos de participação de jovens". Educação e Pesquisa 44 0 (2018): http://dx.doi.org/10.1590/s1678-4634201844175560.
    10.1590/s1678-4634201844175560
  24. Freitas, Daniela; Fernandes-Jesus, M.; Ferreira, Pedro Daniel; Coimbra, Susana; Teixeira, P.M.; de Moura, A.; Gato, Jorge; Marques, S.C.; Fontaine, Anne Marie. "Psychological correlates of perceived ethnic discrimination in Europe: A meta-analysis". Psychology of Violence 8 6 (2018): 712-725. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85056254625&partnerID=MN8TOARS.
    10.1037/vio0000215
  25. Rodrigues, Mariana; Menezes, Isabel; Ferreira, Pedro Daniel. "Effects of socialization on scout youth participation behaviors". Educacao e Pesquisa 44 (2018): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85055592251&partnerID=MN8TOARS.
    10.1590/S1678-4634201844175560
  26. Rodrigues, Mariana; Menezes, Isabel; Ferreira, Pedro Daniel. Autor correspondente: Ferreira, Pedro Daniel. "Validating the formative nature of psychological empowerment construct: Testing cognitive, emotional, behavioral, and relational empowerment components". Journal of Community Psychology 46 1 (2018): 58-78. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85031092940&partnerID=MN8TOARS.
    10.1002/jcop.21916
  27. Mazzoni, D.; Albanesi, C.; Ferreira, Pedro Daniel; Opermann, S.; Pavlopoulos, V.; Cicognani, E.. "Cross-border mobility, European identity and participation among European adolescents and young adults". European Journal of Developmental Psychology 15 3 (2018): 324-339. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85029907200&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/17405629.2017.1378089
  28. Silva, José Eduardo; Ferreira, Pedro Daniel; Coimbra, Joaquim Luís; Menezes, Isabel. "Theater and Psychological Development: Assessing Socio-Cognitive Complexity in the Domain of Theater". Creativity Research Journal 29 2 (2017): 157-166. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85021749838&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/10400419.2017.1302778
  29. Souza, Glasielle; Ferreira, Pedro Daniel. "O acolhimento dos refugiados no contexto português: Educação como dimensão da integração.". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 8 (2017): http://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/reipe.2017.0.08.3017.
    10.17979/reipe.2017.0.08.3017
  30. Caetano, Andreia; Pinheiro, Sara; Sousa, Rita Ramos de; Doroftei, Alexandra; Macedo, Eunice; Ferreira, Pedro Daniel. "Constructing European citizenship: Impacts from an intervention with youth in Portuguese schools [Construindo Cidadania Europeia: Impactos de uma intervenção com jovens em escolas portuguesas]". Educação, Sociedade e Culturas 49 (2016): 11-30. https://www.fpce.up.pt/ciie/?q=en/publication/journal-educa%C3%A7%C3%A3o-sociedade-culturas/edition/educacao-sociedade-culturas-49.
    Publicado
  31. Ferreira, Pedro Daniel; Bombardelli, Olga. "Editorial: Digital tools and social science education". Journal of Social Science Education 15 1 (2016): 2-5. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84960476900&partnerID=MN8TOARS.
    10.4119/UNIBI/jsse-v15-i1-1522
  32. Caetano, Andreia; Pinheiro, Sara; Sousa, Rita; Doroftei, Alexandra O.; Macedo, Eunice; Ferreira, Pedro Daniel. Autor correspondente: Ferreira, Pedro Daniel. "Construindo cidadania europeia: Impactos de uma intervenção com jovens em escolas portuguesas". Educação, Sociedade & Culturas 49 (2016): 11-30.
  33. Burgos, Mirian Patricia; Coimbra, Joaquim Luís; Ferreira, Pedro Daniel. Autor correspondente: Ferreira, Pedro Daniel. "Democracia, participação social e controle social de políticas públicas no Brasil: A experiência dos fóruns da educação de jovens e adultos do Brasil [Democracy, social participation and social control of public policy in Brazil: The experience of forums for the education of young people and adults of Brazil].". Global Journal of Community Psychology Practice 7 1s (2016):
  34. Ribeiro, Norberto (061-8D24-707F); Malafaia, Carla; Neves, Tiago; Ferreira, Pedro Daniel; Menezes, Isabel. "Constraints and opportunities for civic and political participation: perceptions of young people from immigrant and non-immigrant background in Portugal". Journal of Youth Studies 18 6 (2015): 685-705. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84929836998&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/13676261.2014.992307
  35. Rodrigues, Mariana; Menezes, Isabel; Ferreira, Pedro Daniel. "The organisational and educational contexts of the Portuguese Catholic Scout Association: their impact on youth participation". Italian Journal of Sociology of Education 7 1 (2015): 148-175.
  36. Menezes, Isabel; Ferreira, Pedro Daniel. "Cidadania participatória no cotidiano escolar: a vez e a voz das crianças e dos jovens". Educar em Revista 53 (2014): 131-147. https://doi.org/10.1590%2F0104-4060.36586.
    10.1590/0104-4060.36586
  37. Ribeiro, Norberto; Malafaia, Carla; Fernandes-Jesus, Maria; Neves, Tiago; Ferreira, Pedro Daniel; Menezes, Isabel. "Education and Citizenship: Redemption or Disempowerment? A Study of Portuguese-Speaking Migrant (and Non-Migrant) Youth in Portugal". Power and Education 4 2 (2012): 207-218. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84896453352&partnerID=MN8TOARS.
    10.2304/power.2012.4.2.207
  38. Ferreira, Pedro Daniel; Azevedo, Cristina; Menezes, Isabel. "The developmental quality of participation experiences: Beyond the rhetoric that " participation is always good!"". Journal of Adolescence 35 3 (2012): 599-610. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84861341458&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.adolescence.2011.09.004
  39. Fernandes-Jesus, Maria; Malafaia, Carla; Ferreira, Pedro Daniel; Cicognani, Elvira; Menezes, Isabel. "The many faces of hermes: The quality of participation experiences and political attitudes of migrant and non-migrant youth". Human Affairs 22 3 (2012): 434-447. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84906310551&partnerID=MN8TOARS.
    10.2478/s13374-012-0035-y
  40. Ferreira, Pedro D.; Coimbra, Joaquim L.; Menezes, Isabel. "“Diversity within diversity” - exploring connections between community, participation and citizenship". (2012): https://doi.org/10.2390/jsse-v11-i3-96.
    10.2390/jsse-v11-i3-96
  41. Fernandes-Jesus, Maria; Ferreira, Pedro Daniel; Menezes, Isabel. "Psicologia Política em Portugal: A importância de cruzar fronteiras". Psicologia Política 12 25 (2012): 509-530.
  42. Monteiro, Hugo; Ferreira, Pedro Daniel. "Unpolite Citizenship: The Non-Place of Conflict in Political Education". Journal of Social Science Education 10 4 (2011): 5-11. https://doi.org/10.4119/UNIBI/jsse-v10-i4-1180.
    10.4119/UNIBI/jsse-v10-i4-1180
  43. Fernandes-Jesus, Maria; Ribeiro, Norberto; Ferreira, Pedro Daniel; Cicognani, Elvira; Menezes, Isabel. "Da participação à integração? Estruturas e oportunidades, discriminação e género no contexto da participação cívica e política de jovens imigrantes brasileiros/as". ex aequo - Revista da Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres 24 (2011): 105-119.
Capítulo de livro
  1. Assis, Tiago; Ferreira, Pedro Daniel. "The Child's Mind and Creativity Machines". In The Historicization of the Creative Child in Education, editado por Martins, Cat. Porto, Portugal: i2ADS Edições, 2023.
    Publicado
  2. Menezes, Isabel; Pais, Sofia Castanheira; Malafaia, Carla; Ferreira, Pedro Daniel. "Métodos mistos: da problematização ao que-fazer na investigação em ciências sociais e da educação". In Temas, Contextos e Desafios da Investigação Qualitativa em Educação. Coimbra, Portugal: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2022.
    Publicado
  3. Ribeiro, Norberto; Piedade, Filipe; Correia, Luís; Menezes, Isabel; Ferreira, Pedro Daniel. "Análise de manuais escolares: cidadania ativa e discursos sobre a Europa [Textbook analysis: active citizenship and discourses about Europe].". In Reinventar a cidadania europeia dos jovens: as escolas como espaços de educação política [Reinventing young people¿s European citizenship: schools as spaces for political education]., editado por Menezes, Isabel; Malafaia, Carla; Ferreira, Pedro Daniel, 19-35. Portugal: Edições CIIE, 2022.
    Publicado
  4. Malafaia, Carla; Piedade, Filipe; Ribeiro, Norberto; Menezes, Isabel; Ferreira, Pedro Daniel. "Perspetivas de jovens estudantes: a escola como contexto de educação para a cidadania e empoderamento político [Young students¿ perspectives: school as an educational context for citizenship and political empowerment].". In Reinventar a cidadania europeia dos jovens: as escolas como espaços de educação política [Reinventing young people¿s European citizenship: schools as spaces for political education]., editado por Menezes, Isabel; Malafaia, Carla; Ferreira, Pedro Daniel, 59-78. Porto, Portugal: Edições CIIE, 2022.
    Publicado
  5. Menezes, Isabel; Malafaia, Carla; Ribeiro, Norberto; Piedade, Filipe; Ferreira, Pedro Daniel. "Reinventar a cidadania europeia de jovens: As escolas como espaços de educação política [Reinventing young people¿s European citizenship: schools as spaces for political education].". In Reinventar a cidadania europeia dos jovens: as escolas como espaços de educação política [Reinventing young people¿s European citizenship: schools as spaces for political education]., editado por Menezes, Isabel; Malafaia, Carla; Ferreira, Pedro Daniel, 11-18. Porto, Portugal: Edições CIIE, 2022.
    Publicado
  6. Saldanha, Lucinda; Silva, Sofia Marques; Ferreira, Pedro Daniel. Autor correspondente: Ferreira, Pedro Daniel. "Educação Política: Videojogos como contextos e experiências políticas". In Videojuegos: Comunicación y persuasión. Salamanca, Espanha: Comunicación Social: ediciones y publicaciones, 2021.
    Publicado
  7. Saldanha, L.; Pinto, M.; Malafaia, C.; Ferreira, Pedro Daniel. Autor correspondente: Ferreira, Pedro Daniel. "Unmanned". In Learning, education & games vol. 3: 100 Games to Use in the Classroom and Beyond. 2019.
  8. Menezes, Isabel; Ferreira, Pedro Daniel; Ribeiro, Norberto; Malafaia, Carla. "Schools as democracy labs". In If not in schools, where?: Learn and practice: Democracy with eTwinning. In Alexandra Hanna Licht, Irene Pateraki, & Santi Scimeca (Eds.). Brussels, Bélgica: Central Support Service of eTwinning, 2019.
    Publicado
  9. Saldanha, Lucinda; Pinto, Marta; Malafaia, Carla; Ferreira, Pedro Daniel. Autor correspondente: Ferreira, Pedro Daniel. "Case study: Unmanned". In Learning, education & games, volume 3: 100 Games to use in the classroom and beyond. Pittsburgh: ETC Press, 2018.
  10. Pais, Sofia C.; Pereira, Joana; Ferreira, Pedro Daniel. "A consultoria colaborativa no projeto simetria". In A Redução das Assimetrias Sociais no Acesso à Alimentação e à Saúde: Políticas e Práticas .. Mais Leituras, 2016.
  11. Ribeiro, Norberto; Ferreira, Pedro Daniel; Malafaia, Carla; Menezes, Isabel. "The ‘Europeanization’ of gender policies in Portugal: Transformations in women’s access to civil, political and social rights". In Political and Civic Participation: Theories and Findings from the PIDOP Project. London: Routledge, 2015.
  12. Ferreira, Pedro Daniel; Caetano, Andreia; Rodrigues, Mariana; Lopes, C.C.; Pais, Sofia; Araújo, Helena C.; Menezes, Isabel. "Visions of the authoritarian past in citizenship education policies and practices in Spain and Portugal". In Education for Civic and Political Participation, 207-224. London: Routledge, 2013.
    10.4324/9780203598153
  13. Fernandes-Jesus, Maria; Malafaia, Carla; Ribeiro, Norberto; Ferreira, Pedro Daniel; Coimbra, Joaquim Luís; Menezes, Isabel. "Diversidade e participação cívica e política". In Agência e participação cívica e política: Jovens e imigrantes na construção da democracia, 95-143. Porto, Portugal: Livpsci, 2012.
    10.13140/RG.2.2.34134.45129
  14. Caetano, Andreia; Rodrigues, Mariana; Ferreira, Pedro Daniel; Araújo, Helena C.; Menezes, Isabel. "Análise multinível das condições estruturais da educação para a cidadania (EC) na europa: As políticas europeias de EC e as visões de organizações não-governamentais (ONG) no campo da EC". In Educação para a cidadania participatória em sociedades em transição: Uma visão europeia, ibérica e nacional das políticas e práticas de educação para a cidadania em contexto escolar, 17-41. Porto, Portugal: CIIE, 2012.
  15. Ferreira, Pedro Daniel. "A participação política e as possibilidades de integração emancipatória de jovens imigrantes". In Agência e participação cívica e política: Jovens e imigrantes na construção da democracia, 150-154. Porto, Portugal: Livpsic, 2012.
  16. Menezes, Isabel; Ferreira, Pedro Daniel; Pais, Sofia. "Uma visão europeia, ibérica e nacional das políticas e práticas de educação para a cidadania em contexto escolar". In Educação para a cidadania participatória em sociedades em transição: Uma visão europeia, ibérica e nacional das políticas e práticas de educação para a cidadania em contexto escolar, 11-15. Porto, Portugal: CIIE, 2012.
  17. Ribeiro, Ana Bela; Caetano, Andreia; Rodrigues, Mariana; Ferreira, Pedro Daniel; Menezes, Isabel. "Visões do passado, presente e futuro da democracia: Perfil dos direitos de cidadania e oportunidades de participação na escola e na comunidade por alunos de escolas públicas do ensino básico e secundário". In Educação para a cidadania participatória em sociedades em transição: Uma visão europeia, ibérica e nacional das políticas e práticas de educação para a cidadania em contexto escolar, 67-86. Porto, Portugal: CIIE, 2012.
  18. Rodrigues, Mariana; Caetano, Andreia; Pais, Sofia; Ferreira, Pedro Daniel; Menezes, Isabel. "Passado totalitário e educação para a cidadania: Uma análise comparativa entre Portugal e Espanha". In Educação para a cidadania participatória em sociedades em transição: Uma visão europeia, ibérica e nacional das políticas e práticas de educação para a cidadania em contexto escolar, 43-66. Porto, Portugal: CIIE, 2012.
  19. Menezes, Isabel; Ribeiro, Norberto; Fernandes-Jesus, Maria; Malafaia, Carla; Ferreira, Pedro Daniel. "Agência e participação cívica e política de jovens [Youngsters¿ agency and civic and political participation]". In Agência e participação cívica e política: Jovens e imigrantes na construção da democracia, editado por Isabel Menezes; Ribeiro, Norberto; Fernandes-Jesus, Maria; Malafaia, Carla; Ferreira, Pedro Daniel, 9-26. Porto, Portugal: Livpsic, 2012.
    Publicado
  20. Ferreira, Pedro Daniel; Menezes, Isabel. "The relevance of the quality of life-experiences for citizenship development: An inter-domain developmental study". In The affective dimension of education: European perspectives, 185-202. Porto, Portugal: Centro de Psicologia, 2005.
  21. Ferreira, Pedro Daniel; Menezes, Isabel. "Recognizing the relevance of affect for citizenship education". In Theory and practice in affective education. Essays in memorium of Arja Puurula, 85-97. Helsinki: University of Helsinki, 2005.
Edição de livro
  1. Menezes, Isabel; Malafaia, Carla; Ribeiro, Norberto; Piedade, Filipe; Ferreira, Pedro Daniel. Reinventar a cidadania europeia dos jovens: As escolas como espaços de educação política [Reinventing the European citizenship of young people: Schools as spaces of political education]. 2022.
    No prelo
  2. Ferreira, Pedro Daniel; Pais, Sofia. A Redução das Assimetrias Sociais no Acesso à Alimentação e à Saúde: Políticas e Práticas [[Reducing social asymmetries in access to food and health: Policies and practices]]. Porto, Portugal: Mais Leituras. 2016.
Edição de número de revista
  1. Ferreira, Pedro Daniel; Albanesi, Cinzia; Menezes, Isabel. "European identity and citizenship in textbooks/educational media". Journal of Social Science Education 17 2 (2018): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85056616580&partnerID=MN8TOARS.
    10.4119/UNIBI/jsse-v17-i2-1884
Livro
  1. Monteiro, Hugo; Ferreira, Pedro Daniel. Ética e Deontologia. Porto, Portugal: Plural Editores. 2014.
  2. Macedo, Eunice; Ferreira, Pedro Daniel; Araújo, Helena; Doroftei, Alexandra; Neves, Tiago; Sousa, Cristina; Pinheiro, Sara; Caetano, Andreia; Sousa, Rita Ramos. Construindo pilares do projeto europeu com jovens nas escolas: Informação, reflexão e ação [Building pillars of the European project with young people in schools: Information, reflection and action]. Porto e Lisboa, Portugal: Comissão Europeia e CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas. 2014.
    Publicado
  3. Menezes, Isabel; Ribeiro, Norberto; Fernandes-Jesus, Maria; Malafaia, Carla; Ferreira, Pedro Daniel; Menezes, Isabel; Ribeiro, Norberto; et al. Agência e participação cívica e política: Jovens e imigrantes na construção da democracia [Agency and civic and political participation: Youngsters and immigrants in the construction of democracy]. Porto, Portugal: Livpsic. 2012.
    Publicado
  4. Monteiro, Manuela M.; Ferreira, Pedro Daniel. Psicologia 12: Ser Humano. Porto, Portugal: Porto Editora. 2006.
Manual
  1. Araújo, Helena; Macedo, Eunice; Ferreira, Pedro Daniel; Neves, Tiago; Doroftei, Alexandra; Caetano, Andreia; Sousa, Rita Ramos; et al. Construção e Cidadania Europeia na Escola: Guião de Atividades. [Construction and European Citizenship at School: Activity Manual]. Porto, Portugal: CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas. 2013.
    Publicado
Prefácio / Posfácio
  1. Ferreira, Pedro Daniel. "Conclusão". Posfácio para In/Capacidade e In/Diferença: Do indivíduo deficiente à sociedade incapacitante – justiça social, cidadania e autonomia das pessoas incapacitadas.. Porto, Portugal: CIIE/Mais Leitura. 2014.
Relatório
  1. Costa, Patrício; Magalhães, Pedro C.; Menezes, Isabel; Patrícia Silva; Costa, Edna; Ferreira, Pedro Daniel. 2022. A Participação Política da Juventude em Portugal: Relatório Síntese. https://gulbenkian.pt/forum-futuro/participacao-politica-dos-jovens-em-portugal.
  2. Soares, Ricardo; Malafaia, Carla; Ribeiro, Norberto; Menezes, Isabel; Ferreira, Pedro Daniel. 2022. A Participação Política da Juventude em Portugal Formas emergentes de participação: Etnografia online com coletivos ativistas. https://cdn.gulbenkian.pt/wp-content/uploads/2022/03/Relato´rio-04-final-1_red.pdf.
  3. Sampaio, Marta ; Amorim, José Pedro; Cruz, Moisés; Fonseca, Mariana; Veiga, Amélia; Ferreira, Pedro Daniel. 2022. Estudo sobre o Ensino Pós-Secundário e o Ensino Superior em Portugal. https://www.cncs.gov.pt/docs/estudo-ensino-ciberseg-cncs.pdf.
  4. Torres, Ana Cristina; Ana Moura; Ana Isabel Teixeira; Sofia Castanheira Pais; Carolina Gomes; Ferreira, Pedro Daniel. 2021. Experiências e perceções de Docentes da Educação Pré-Escolar e do Ensino Básico e Secundário sobre o ensino a distância durante os períodos de suspensão das aulas presenciais da primeira (2020) e da terceira (2021) vaga da pandemia COVID-19 em Portugal. Relatório de dados do estudo ¿Educação em tempos de exceção¿. https://eteciie.wixsite.com/educacao-excecao.
  5. Malafaia, Carla; Ferreira, Pedro Daniel; Menezes, Isabel; Ferreira, Pedro Daniel. 2018. Understanding the role of school education on promoting active citizenship. Blue Paper ‘School Civic Education’ (D6.4). http://dx.doi.org/10.15220/uis-unicef-reg-cee/cis-2013-en.
    10.15220/uis-unicef-reg-cee/cis-2013-en
  6. Malafaia, Carla; Enchikova, Ekaterina; Ribeiro, Norberto (061-8D24-707F); Ferreira, Pedro Daniel; Menezes, Isabel. 2018. National Technical Report, WP7, Wave 2: University of Porto..
  7. Malafaia, Carla; Piedade, Filipe; Ferreira, Pedro Daniel; Loff, Manuel; Menezes, Isabel. 2018. School National Reports - Catch-EyoU WP6 Final Report.
  8. Malafaia, Carla; Enchikova, Ekaterina; Ribeiro, Norberto (061-8D24-707F); Ferreira, Pedro Daniel; Menezes, Isabel. 2017. National Technical Report, WP7, Wave 1: University of Porto.
Revisão de livro
  1. Ferreira, Pedro Daniel. "Book review: Biesta, G. (2011). Learning democracy in school and society: Education, Lifelong Learning and the Politics of Citizenship". Revisão de Learning democracy in school and society: Education, Lifelong Learning and the Politics of Citizenship 34, (2011): 157-160.
Tese / Dissertação
  1. Ferreira, Pedro Daniel. "Concepções de cidadania e experiências de participação na sociedade civil: Uma perspectiva do desenvolvimento psicológico {Conceptions of citizenship and experiences of participation in civil society: A perspective of psychological development]". Doutoramento, Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2007.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023 Invited Speaker - Literacia mediática e educação política em contextos digitais: pensar a partir dos videojogos Seminário de Comunicação e Educação – Doutoramento em Estudos Contemporâneos
Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra – CEIS20 (Coimbra, Portugal)
2023 Invited Speaker - Cibersegurança Senior Seminário Aprendizagem ao Longo da Vida Sénior - Vivendo e Aprendendo @tivamente
Universidade Aberta (Portugal)
2021 Invited Speaker - Educação política: possibilidades de investigação com videojogos aula aberta – Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/FURB)
Universidade Regional de Blumenau (Brasil)
2019 Invited Speaker - Can video games help us find other (educational) ways? GKA EDU 2019 - VIII Congresso Internacional de Educação e Aprendizagem (8th International Congress on Education and Learning)
FPCEUP (Porto, Portugal)
2019 Invited Speaker - Temas, métodos e públicos sensíveis da INVESTIGAÇÃO EM PSICOLOGIA E EM EDUCAÇÃO e INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO - Estudos realizados no contexto dos novos media e da participação online Seminário Luso-Brasileiro de Ética na Investigação em Psicologia e Educação
FPCEUP (Porto, Portugal)
2019 Invited Speaker - Fridays for Future? Participation as aim and means of civic education - International Perspectives on Civic Education 20th GPJE annual conference International Perspectives on Civic Education
(Goettingen, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022 - Atual Influências das tecnologias digitais no sucesso escolar de estudantes de grupos vulneráveis no ensino básico e secundário. (Bolsa no âmbito do Projeto Internacional SCIREARLY)
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2022 - Atual Trajetórias de discriminação de grupos juvenis: dinâmicas de marginalização e empoderamento em contextos educativos formais e não formais
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2021 - Atual Tecnologias Educativas: Impacto na aprendizagem e na Profissionalidade Docente (Bolsa FCT: UI/BD/152706/2022)
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2021 - Atual Implicações educativas do populismo em Portugal: das atitudes individuais às narrativas coletivas nas redes sociais online (Bolsa FCT: 2021.04599.BD)
Coorientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2021 - Atual Ter a Palavra: a Língua (e a Cidadania) na Inclusão de Migrantes e Refugiados/as. (Bolsa FCT: 2021.04924.BD)
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2019 - Atual Educação Política e Comunidades de Videojogos: Contextos de criação e de participação. (Bolsa FCT: PD/BD/135578/2018)
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018 - Atual Género, Cidadania e Educação: Abordagens Socioeducativas das Organizações da Sociedade Civil em contexto escolar (Bolsa FCT: SFRH/BD/128591/2017)
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018 - Atual Trajectórias académicas de estudantes afrodescendentes de Ensino Superior em Portugal: que participação e que integração?
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2016 - 2020 Assessment of youth active citizenship across Europe”. (Bolsa FCT: PD/BD/114286/2016)
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2015 - 2019 Fórum da educação de jovens e adultos de Pernambuco: sua contribuição para influenciar nas políticas para a EJA no Estado [Pernambuco’s youth and adult education forum: its contribution to influencing EJA policies in the State]
Coorientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2013 - 2019 O Escutismo e a Construção da Cidadania Juvenil: Estudo Longitudinal do Impacto da Participação dos Escuteiros [Study on education and participation of young boy scouts and girl scouts]
Coorientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2013 - 2019 Fórum de Educação de Jovens e Adultos de Pernambuco: sua contribuição para influenciar nas Políticas Públicas para a EJA no Estado
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2013 - 2019 O Escutismo e a Construção da Cidadania Juvenil: Estudo Longitudinal do Impacto da Participação dos Escuteiros (Ref. SFRH/BD/87458/2012)
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2016 - 2018 ’Do sentir ao fazer’: a simplicidade da experiência na prática das atividades educativas [’From feeling to doing’: the simplicity of experience in the practice of educational activities]
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2016 - 2017 Erasmus Mundus Programme
Orientador
Post doc (Outra)
Pridniprovs'ka derzhavna akademija budivnitstva ta arkhitekturi, Ucrânia
2015 - 2017 O acolhimento de refugiados/recolocados em Portugal: Modos de organização e práticas das instituições [The reception of refugees / relocated in Portugal: Ways of organization and practices of the institutions]
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2014 - 2016 Crianças e jovens nas escolas: o impacto do GAAF na construção dos seus percursos educativos e na comunidade educativa [Children and youth in schools: the impact of GAAF on the construction of their educational pathways and on the educational community]
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2014 - 2016 O lugar da educação em contextos de reabilitação em saúde mental [The place of education in mental health rehabilitation contexts]
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2014 - 2016 Projeto Incluir: um projeto de reinserção social com ex-consumidores de droga [Incluir Project: a social reintegration project with former drug users]
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2014 - 2016 Descobrindo as possibilidades do trabalho educativo no campo da saúde mental [Discovering the possibilities of educational work in the field of mental health]
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2014 - 2016 Provedoria dos cidadãos com deficiência da Câmara Municipal do Porto: uma provedoria da inclusão [Ombudsman for citizens with disabilities of the Porto City Council: an ombudsman for inclusion]
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2013 - 2015 Educação parental e gestão de conflitos: duas formas de ação num projeto de intervenção comunitária [Parental education and conflict management: two forms of action in a community intervention project]
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2013 - 2015 ’Gondomar é Juventude’: vivências e dinâmicas educativas numa casa da juventude [’Gondomar is Youth’: educational experiences and dynamics in a youth house]
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2013 - 2015 A construção da profissionalidade em Ciências da Educação: o trabalho educativo numa casa da juventude [The construction of professionality in Educational Sciences: the educational work in a youth house]
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2013 - 2015 Violência contra mulheres em contexto íntimo de namoro. Olhares no feminino [Violence against women in an intimate dating context. Feminine looks]
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2012 - 2014 Os desafios e as conquistas na intervenção com crianças e famílias num centro de acolhimento temporário [The challenges and achievements in the intervention with children and families in a temporary reception center]
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2012 - 2014 Uma medida de afetos: acolhimento familiar: experiências e perceções de diferentes técnicos que atuam na área da infância e juventude [A measure of affections: family welcoming: experiences and perceptions of different technicians working in the field of childhood and youth]
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2011 - 2013 As vivências de uma mediadora socioeducativa num lar de infância e juventude: Traços de um projeto de intervenção [The experiences of a socio-educational mediator in a childhood and youth home: Traits of an intervention project]
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2009 - 2011 Percepções sobre a identidade europeia: ‘O bem-estar como elemento integrador’ [Perceptions of European identity: ‘Well-being as an integrating element’]
Orientador
Temas de Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2009 - 2011 Grupos de conscientização de mulheres: Lugares políticos de vida [Women's awareness groups: Political places of life]
Orientador
Temas de Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2009 - 2011 Organização de trabalhadoras/es em contextos de precarização [Organization of workers in precarious contexts]
Orientador
Temas de Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2019 - 2019 II Seminário Internacional EXPRESSA: Re-imaginar a comunicação científica em Educação (2019 - 2019)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018 - 2018 Seminário Internacional Jogos Sérios no Ensino Superior: Experiências e Possibilidades Educativas e Cívicas (2018 - 2018)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018 - 2018 Game Jam (a sério) [(seriously)] (2018 - 2018)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2017 - 2017 Encontro Cultura/Natura (2017 - 2017)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
2017 - 2017 I Seminário Internacional EXPRESSA: Re-imaginar a comunicação científica em Educação (2017 - 2017)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2014 - 2014 Congresso “Portugal, 40 anos de democracia” (2014 - 2014)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
Universidade do Porto, Portugal
2013 - 2013 Seminário "Construção e Cidadania Europeia na Escola" (2013 - 2013)
Seminário (Coorganizador)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2012 - 2012 2nd Conference on Applied Interculturality Research (cAIR) (2012 - 2012)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2012 - 2012 Seminário Internacional “Educação para a Cidadania Participatória em Sociedades em Transição” (2012 - 2012)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
2012 - 2012 Seminário “Educação para a cidadania e visões do passado, presente e futuro da democracia: Um estudo colaborativo com crianças e jovens de escolas públicas” (2012 - 2012)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
2012 - 2012 Seminário “Agência e Participação Cívica e Política: O Papel dos Jovens e dos Imigrantes na Construção da Democracia” (2012 - 2012)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
2010 - 2010 Simpósio Internacional (In)Capacidade e (In)Diferença (2010 - 2010)
Simpósio (Membro da Comissão Científica)

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2018 O Porto liberal: roteiros de educação Patrimonial a partir da utilização de tecnologias digitais [Liberal Porto: Heritage education routes based on the use of digital technologies]
Arguente
João Vitor Câmara (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2018 A influência dos media na participação política do público jovem em contexto Europeu [The influence of the media in the political participation of young people in a European context]
Arguente
Carla Patrícia Ruivo da Costa (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2017 Living and doing politics: an educational travelogue through meanings, processes and effects
Arguente
Carla Malafaia Almeida (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2016 Discursos sobre a ‘crise’ de valores na sociedade angolana: o papel da escola na educação moral e cívica [Discourses on the 'crisis' of values in Angolan society: the role of the school in moral and civic education]
Arguente
Laurindo Vieira (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2016 Mediação, artes e educação em ação [Mediation, arts and education in action]
Arguente
Diana Neto Fernandes (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2016 Afetos e qualidade no acolhimento residencial [Affections and quality in residential care]
Arguente
Sandra Isabel de Matos Alves Cardoso (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2016 Desigualdade Percebida como Factor de Risco para a Violência nas Relações de Intimidade: uma Perspectiva Macroestrutural [Inequality Perceived as a Risk Factor for Violence in Intimate Relations: A Macro-Structural Perspective]
Arguente
Clara Regina Teixeira Moreira (Mestrado)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2014 'Juntos Consigo' – projecto de intervenção com população sem-abrigo [intervention project with homeless population]
Arguente
Jorge Miguel de Oliveira Leite (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2013 Diversity in Civic and Political Participation: Participation experiences among young people, immigrants and women
Arguente
Idalina Maria Fernandes-Jesus (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2013 Entre o teatro e a psicologia: processos e vivências da mudança psicológica em contexto teatral [Between theater and psychology: processes and experiences of psychological change in theatrical contexto]
Arguente
José Eduardo Leite Fernandes da Silva (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2013 Como pensam ‘elas’ a organização das sociedades e o exercício da cidadania? Do desenvolvimento do pensamento político à vivência da cidadania participada em contexto escolar no pré-escolar e ensino básico [What do girls think of the organization of societies and the exercise of citizenship? From the development of political thought to the experience of citizenship participated in a school context in preschool and basic education]
Arguente
Teresa Maria e Cruz Morais Silva Dias (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2013 Predictors of attitudes and knowledge of students in PISA 2006: a comparison between different cultural contexts
Arguente
Piyathip Tinnaworn (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2013 O papel das notícias na construção da participação cívica e política dos jovens em Portugal: estudo de caso longitudinal (2010-2011) [The role of news in the construction of civic and political participation of young people in Portugal: a longitudinal case study (2010-2011)]
Arguente
Maria José Lisboa Brites de Azeredo (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2013 A influência dos estilos educativos parentais nas conceções de democracia de jovens do ensino secundário [The influence of parental education styles on the conceptions of democracy for secondary school youth]
Arguente
Sofia Isabela Rebelo Mendes (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2013 O encontro da mediação na construção dos projetos de vida: Intervir com crianças e jovens institucionalizados [The meeting of mediation in the construction of life projects: Intervene with institutionalized children and youth]
Arguente
Carla Daniela Ferreira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2012 The impact of dis/abl(e)ism on disabled people in Portugal: fado, citizenship and the embodied self
Arguente
Ema Fernandes Loja (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2011 A construção e avaliação de gramáticas psicológicas de adultos em processo de reconhecimento, validação e certificação de competências: a complexidade como critério de qualidade de narrativas autobiográficas [The construction and evaluation of psychological grammars of adults in the process of recognition, validation and certification of competences: complexity as a quality criterion for autobiographical narratives]
Arguente
Raúl Alberto Barbosa Santos (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2021 - Atual Educação Sociedade & Culturas Centro de Investigação e Intervenção Educativas
2019 - Atual Frontiers in Political Science (Associate Editor for Political Participation) Frontiers
2018 - Atual Review Editor - Frontiers in Psychology and Education
2017 - Atual Editorial Board Member - Journal of Social Science Education
2010 - Atual Reviewer - Educação, Sociedade & Culturas CIIE
2010 - Atual Reviewer - Journal of Youth Studies (1469-9680) Informa UK (Taylor & Francis)
2010 - Atual Reviewer - International Journal of Multicultural Education (1934-5267) Eastern University
2010 - Atual Reviewer - Práxis Educativa Universidade Estadual de Ponta Grossa, Brazil

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2023/05/19 - Atual Associação Ibero Latino Americana de Psicologia Política - AILPP http://ailpp.net Deputy Secretary General
2023 - Atual Comunidade Sinergias ED https://sinergiased.org/ member
2021 - Atual International Network: Trama Diveroamericana https://iipsi.psicologia.unc.edu.ar/trama-diveroamericana/ member
2010 - Atual SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação [Portuguese Society of Educational Sciences] Member

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2019 - Atual Digital Media Learning Lab (DMLL), a laboratory created within the scope of Media Innovation Lab (MIL), from the University of Porto

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2023 - 2023 Concurso Bolsas de Doutoramento 2023 – Linha de Candidatura Geral no painel de avaliação de Ciências da Educação Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., Portugal

Tutoria

Tópico Nome do aluno
2022 - 2022 research stay PhD student: video games and education Paula Rivera
2021 - 2021 research stay PhD student: technology and education Daniel Pattier