Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- José Augusto Pacheco
Nomes de citação
- Pacheco, José Augusto
Identificadores de autor
- Ciência ID
- C61F-7EC6-8365
- ORCID iD
- 0000-0003-4623-6898
Endereços de correio eletrónico
- jpacheco@ie.uminho.pt (Profissional)
- jabpacheco@gmail.com (Pessoal)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Geral
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) |
Francês | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2002/05/07
Concluído
|
Educação (Título de Agregado)
Especialização em Desenvolvimento Curricular
Universidade do Minho, Portugal
|
|
1993/10/18
Concluído
|
Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
|
1982/09/01
Concluído
|
História e Ciências Sociais (ensino de) (Licenciatura)
Universidade do Minho, Portugal
|
|
1980/09/01
Concluído
|
História e Ciências Sociais (curso de formação de professores) (Bacharelato)
Universidade do Minho, Portugal
|
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2013/03/01 - Atual | Professor Catedrático (Docente Universitário) | Universidade do Minho, Portugal |
Universidade do Minho, Portugal | ||
2000/02/22 - 2013/03/01 | Professor Associado (Docente Universitário) | Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, Portugal |
Universidade do Minho, Portugal | ||
1993/08/18 - 2000/02/22 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
Universidade do Minho, Portugal | ||
1989/05/25 - 1993/10/18 | Assistente (Docente Universitário) | Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, Portugal |
Universidade do Minho, Portugal | ||
1987/01/05 - 1989/05/25 | Assistente Estagiário (Docente Universitário) | Universidade do Minho, Portugal |
Universidade do Minho, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1979/09/01 - 1987/01/04 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Ministério da Educação, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2019/10/01 - 2022/04/01 | Mechanisms for change in schools and inspection. A study on the 3rd cycle of External Evaluation of Schools in Non-Higher
Education School in Portugal (MAEE)[ Mecanismos de mudança nas escolas e na inspeção. Um estudo sobre o 3º ciclo da Avaliação
Externa de Escolas no Ensino não Superior, Portugal]
PTDC/CEDEG/30410/2017
Investigador responsável
Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho, Portugal
|
Concluído
|
2012/03/01 - 2015/07/31 | Impact and Effects of External Evaluation in Non-Higher Education Schools (PTDC/CPE-CED/116674/2010 (Impacto e efeitos da
avaliação externa nas escolas do ensino não superior)
PTDC/CPE-CED/116674/2010
Investigador responsável
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2002/01/01 - 2005/12/31 | Educational policies in higher education. FCT/CAPES-2002, Proc. 4.1.3./CAPES [2002-2005 (Políticas educacionais no ensino
superior. FCT/CAPES-2002, Proc. 4.1.3./CAPES [2002-2005)
Proc. 4.1.3./CAPES
Investigador responsável
Universidade do Minho, Portugal
Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em jornal |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Documento de trabalho |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Relatório |
|
Tese / Dissertação |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/06/11 | Problemas e desafios da formação doutoral em ciências da educação. | II Jornadas Doutorais em Ciências da Educação
Centro de Investigação em Educação, Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2023/09/01 | Avaliação da qualidade das aprendizagens | XVII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade da Corunha (Corunha)
|
2021/11/23 | Digitalização e educação. Modelos híbridos face à Covid (OEI). | II Congreso Ágora Internacional de Educación, Investigación y Empleo.
OEI (Mdrid, Espanha)
|
2021/07/08 | Institutional evaluation of higher education and non-higher education contexts. A global perspective from Portuguese reality. | World Eduaction Research Association. Neyworking education: diverse realities, common horizons.
Universidade de Santiago de Compostela (Santigao, Espanha)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2019/10/01 - 2024/02/27 | Articulação curricular entre a educação pré-escolar e o ensino básico. Um estudo de caso na escola portuguesa de Cabo Verde
- Centro de Língua de Ensino e Língua Portuguesa
Coorientador
|
Educação, 3º ciclo (Doutoramento)
Universidade de Cabo Verde, Cabo Verde
|
2019/10/01 - 2024/02/08 | Reforma curricular à luz da base nacional comum curricular (BNCC): estudo sobre o impacto das BNCC nas práticas curriculares
de professores alfabetizadores
Orientador de Sandra Maria Tavares Assunção
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2018/10/01 - 2023/11/07 | Inovação nas práticas pedagógicas e desenvolvimento de competências no curso de contabilidade do Instituto Superior das Ciências
Económicas e Empresariais. O contributo da simulação empresarial
Coorientador
|
Educação, Especialidade de Desenvolvimento Curricular e Tecnologias Educativas, Faculdade de Educação e do Desporto (Doutoramento)
Universidade de Cabo Verde, Cabo Verde
|
2018/10/01 - 2023/05/05 | Políticas educativas e curriculares: das intencionalidades governativas às práticas curriculares
Orientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2017/10/01 - 2022/05/05 | Políticas educativas e curriculares: das intencionalidades governativas às práticas curriculares.
Orientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2019/10/01 - 2021/06/08 | Formação de educadores no contexto da educação pré-escolar em Timor-Leste. Práticas e orientações curriculares.
Orientador de Mariazinha Ferreira da Conceição
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2017/10/01 - 2021/05/13 | Currículo do curso de Teologia numa Instituição de Ensino Superior do Estado do Ceará
Orientador de António Marcos Chagas
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2017/10/01 - 2021/04/10 | Processos educativos em Moçambique – Análise das políticas e práticas de avaliação curricular e o atendimento das crianças
com Necessidades Educativas Especiais (NEE). Um estudo de Casos no Ensino Básico Moçambicano
Coorientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014/10/01 - 2021/04/10 | Processos Educativos em Moçambique – Análise das Políticas e Práticas de Avaliação Curricular e o Atendimento
das Crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE). Um estudo de Casos no Ensino Básico Moçambicano
Coorientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2019/10/01 - 2021/02/25 | Orientações curriculares do ensino pré-escolar em Timor-Leste: um estudo exploratório sobre as perspetivas dos educadores
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2017/10/01 - 2021/01/15 | A formação inicial e contínua do professor do 2º ciclo do ensino básico e a gestão curricular pelos professores do ensino
regular do atendimento a alunos com dificuldades de aprendizagem ou incapacidades
Coorientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016/10/01 - 2021/01/15 | A formação inicial e contínua do professor do 2º ciclo do ensino básico e a gestão curricular pelos professores do ensino
regular do atendimento a alunos com dificuldades de aprendizagem ou incapacidades.
Orientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2018/10/01 - 2020/10/06 | Envolver para aprender: o projeto de inovação pedagógica no Agrupamento de Escolas de Cristelo
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016/10/01 - 2020/06/26 | O currículo do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio: experiências de sociabilidade das juventudes numa instituição de
educação profissional da Paraíba no Brasil
Orientador de Sylvana Cláudia de Figueiredo Melo
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016/10/01 - 2020/06/26 | O currículo do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio: experiências de sociabilidade das juventudes numa instituição de
educação profissional da Paraíba no Brasil
Orientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016/10/01 - 2020/06/26 | Impacto e efeitos da Avaliação externa de escolas nas estruturas de gestão curricular intermédia
Orientador de Natália Maria Barbosa de Sousa Costa
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016/10/01 - 2020/06/26 | O currículo do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio: experiências de sociabilidade das juventudes numa instituição de
educação profissional da Paraíba no Brasil
Sylvana Cláudia de Figueiredo Melo
Orientador de Sylvana Cláudia de Figueiredo Melo
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016/10/01 - 2020/02/27 | Ensino Superior em Moçambique: do discurso legislativo às práticas curriculares
Orientador de Laila Lucrécia Dumbo
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015/10/01 - 2020/02/12 | Ensino Superior em Moçambique: do discurso legislativo às práticas curriculares
Orientador de Laila Lucrécia Dumbo
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2018/10/01 - 2019/11/12 | Práticas curriculares no contexto de Timor-Leste. Contributo para a avaliação externa de escolas
Orientador
|
Ciências da Educação, área de especialização em Desenvolvimento Curricular e Avaliação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2018/10/01 - 2019/11/12 | Acreditação do ensino superior em Timor-Leste. Um estudo exploratório
Orientador
|
Ciências da Educação, área de especialização em Desenvolvimento Curricular e Avaliação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016/10/01 - 2019/11/12 | Acreditação do ensino superior em Timor-Leste. Um estudo exploratório
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016/10/01 - 2019/11/12 | Práticas curriculares no contexto de Timor-Leste. Contributo para a avaliação externa de escolas
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2018/10/01 - 2019/11/06 | Globalização e políticas de accountability. Um estudo exploratório no contexto da avaliação externa de escolas
Orientador de Ila Beatriz da Silva Maia
|
Mestrado em Ciências da Educação, área de especialização em Desenvolvimento Curricular e Avaliaçao (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015/10/01 - 2019/02/12 | Evaluation of teachers professional performance at Universidade Nacional de Timor Lorosae [UNTL]
Orientador de Abílio Belo
|
Ciências da Educação, especialidade de Desenvolvimento Curricular (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015/10/01 - 2019/02/04 | Conceptualizar o currículo da educação pré-escolar no contexto da avaliação externa das escolas, em Portugal
Orientador de Joana Raquel Faria de Sousa
|
Ciências da Educação, especialidade de Desenvolvimento Curricular (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2017/10/01 - 2019/01/11 | Avaliação em creche: as conceções dos educadores sobre avaliação
Orientador
|
Ciências da Educação, área de especialização em Desenvolvimento Curricular e Inovação
Universidade do Minho, Portugal
|
2017/10/01 - 2019/01/04 | Práticas curriculares inclusivas na educação infantil: o papel dos professores
Orientador de Maria Núbia Pessoa
|
Mestrado em Ciências da Educação, área de especialização em Desenvolvimento Curricular e Inovação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2017/10/01 - 2019/01/04 | Uma experiência de inovação curricular ao nível da planificação e das práticas na educação pré-escolar
Orientador de Anabela de Jesus Maia Sousa e Silva
|
Ciências da Educação, área de especialização em Desenvolvimento Curricular e Inovaçao (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014/10/01 - 2018/12/19 | Currículo jazz
Orientador de Maristela Mosca
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2013/10/01 - 2017/07/17 | Ensino Médio Inovador: Um estudo sobre a contribuição do ProEMI (Programa Para Inovação no Ensino Médio) nos indicadores de
qualidade das escolas do Ceará, Brasil
Orientador de Kenia Beserra Oliveira
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016/10/01 - 2017/05/13 | Currículo do curso de Teologia numa Instituição de Ensino Superior do Estado do Ceará
Coorientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2013/10/01 - 2017/04/17 | Entre o internacional e o local- impacto e efeitos de programas de educação em cooperação para o desenvolvimento. Um estudo
de caso na Guiné-Bissau
Orientador de Rui Manuel Ferreira da Silva
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015/10/01 - 2017/03/14 | Programa Ensino Médio Inovador
Orientador de Kenia Edjane Beserra de Oliveira
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2013/10/01 - 2016/01/23 | Construção de um projeto curricular num curso de comunicação social em Angola
Orientador de Susana Maria Gomes Pereira
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2013/02/02 - 2015/11/24 | O uso do manual escolar da disciplina de Estudo do Meio no 2.º Ciclo, numa escola privada em Díli
Orientador de Aquilino Mau Tema Rosário
|
Formação de Formadores, área de especialização em ensino de história e geografia (Mestrado)
Universidade Nacional de Timor Lorasa'e, Timor - Leste
|
2013/02/02 - 2015/11/24 | Necessidades de Formação Contínua dos Professores de Língua Portuguesa. Um estudo no distrito de Ermera”.
Orientador de Virgílio de Araújo
|
Formação de Formadores, área de especialização em ensino de língua portuguesa (Mestrado)
Universidade Nacional de Timor Lorasa'e, Timor - Leste
|
2013/02/02 - 2015/11/23 | Necessidades da Formação Contínua dos Professores do 1.º e 2.º ciclo em ciências
Orientador de Avelina Freitas Boavida
|
Formação de Formadores, área de especialização em ensino de ciências da natureza (Mestrado)
Universidade Nacional de Timor Lorasa'e, Timor - Leste
|
2013/02/02 - 2015/11/23 | Necessidades de Formação Contínua de Professores de História e Geografia. Um estudo em escolas do 3.º Ciclo do Ensino Básico
de Díli
Orientador de Maria de Jesus Barreto
|
Formação de Formadores, área de especialização em ensino de história e geografia (Mestrado)
Universidade Nacional de Timor Lorasa'e, Timor - Leste
|
2013/02/02 - 2015/11/23 | Avaliação da Gestão da Formação Contínua de Professores de Língua Portuguesa. Um estudo sobre o INFORDEPE”.
Orientador de Esperança do Carmo Barreto
|
Formação de Formadores, área de especialização em ensino de língua portuguesa (Mestrado)
Universidade Nacional de Timor Lorasa'e, Timor - Leste
|
2011 - 2015/10/01 | Currículo e profissionalidade docente: uma análise curricular do curso de Administração Federal de Tocantins – Brasil
Orientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2011/10/01 - 2015/05/09 | O ensino de teatro de animação: contribuições para construção de novos saberes acerca da cultura de ensinar e aprender teatro
Orientador de Nayde Solange Garcia Fonseca
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2011/10/01 - 2015/03/23 | Concepções de cidadania no currículo do ensino médio
Orientador de Tatiana Maria Holanda Landim
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2011/10/01 - 2015/02/27 | A formação inicial de professores em Angola no contexto da reforma educativa: desafios e necessidades (Institutos Médios Normais
de Educação de Benguela
Orientador de Sandra Marisa Nascimento Chimuco
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2011/10/01 - 2015/02/26 | Políticas, processos e práticas de decisão curricular na avaliação das aprendizagens no Instituto Superior de Ciências da
Educação de Benguela da universidade Katyavala Bwila de Angola
Orientador de Carla Marlene Carvalho Évora Bendrau
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2013/10/01 - 2015/02/19 | Ser(se) Diferente é Ser (se) Humano. Construção de uma cultura de participação colaborativa no processo educativo num contexto
escolar.
Orientador de Ângela Cristela Campinho da Costa Gomes
|
Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2013/10/01 - 2015/01/17 | O uso de esquemas-síntese na lecionação da Filosofia no ensino secundário. Uma abordagem curricular
Orientador de Maria Adelaide Soares de Oliveira
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2013/10/01 - 2015/01/16 | Avaliação externa de escolas e avaliação externa de aprendizagens no contexto internacional. Um estudo paralelo entre Brasil
e Portugal
Orientador de Katia Gisele Costa Moro
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012/10/01 - 2014/12/17 | Impacto e efeitos da avaliação externa no agir e sentir dos professores de matemática do 2º e 3º ciclos do ensino básico
Orientador de Maria Micaela Ferreira Marques
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012/10/01 - 2014/12/15 | A língua inglesa como atividade de enriquecimento curricular no 1º ciclo do ensino básico. Impacto no (in) sucesso escolar
Orientador de Alexandra Maria Soares da Rocha Antunes de Macedo
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012/10/01 - 2014/11/18 | Avaliação de um projeto de formação de professores. Um estudo de caso: rede UNEB 2000 (Brasil)
Orientador de Marlene Santos Keiluweit
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012/10/01 - 2014/09/26 | Mediação de conflitos em contexto escolar
Orientador de Isabel Cristina Monteiro Pontes Brandão
|
Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2010/10/01 - 2014/09/17 | Análise das necessidades de formação contínua de professores do ensino secundário de Cabo Verde no contexto da revisão curricular
Orientador de Arlindo Mendes Vieira
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2010/10/01 - 2014/07/02 | Um mandato globalmente estruturado para a educação: processos, finalidade, conteúdos
Orientador de Ana Paula Barroso Vieira
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012/10/01 - 2014/02/11 | Supervisão e monitorização de atividades de educação não formal em contexto ambiental
Orientador de Cátia Sofia Carvalho Ramos
|
Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2011/10/01 - 2013/12/17 | Impacto e efeitos da Avaliação externa de escolas nas estruturas intermédias de gestão
Orientador de Natália Maria Barbosa de Sousa Costa
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2011/10/01 - 2013/12/17 | Impacto de um dispositivo de avaliação externa na avaliação da qualidade da creche. Um estudo sobre as perspetivas de desenvolvimento
profissional nos educadores de infância
Orientador de Joana Raquel Faria de Sousa
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2011/10/01 - 2013/12/17 | Avaliação externa de escolas: estudo comparativo entre Portugal e Cabo Verde
Orientador de Gracinda Neves Delgado
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2011/10/01 - 2013/12/03 | A avaliação externa de escolas no ensino especializado da música. Um estudo de caso
Orientador de Helena Maria da Costa Queirós Marques
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012/10/10 - 2013/10/01 | O impacto da avaliação externa de escolas na educação pré-escolar pública e seus efeitos na rede privada
Orientador de Eduarda Cristina Capela da Silva Rodrigues
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2009/10/01 - 2013/07/19 | Desenvolvimento de competências: um enigma do currículo do ensino básico de Moçambique? Um estudo de caso
Orientador de Azevedo Baptista Nhatumbo
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2011/10/01 - 2013/07/15 | Educação bilingue em Moçambique. Um estudo de caso, na Província de Gaza, centrado nas práticas pedagógicos do ensino básico
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2009/09/01 - 2013/06/11 | Processos e práticas de (re)construção da autonomia curricular
Orientador de José Carlos Morgado
|
Ciências da Educação
Universidade do Minho, Portugal
|
2011/10/01 - 2013/04/03 | A família: natureza, identidade e missão. Análise dos programas, dos manuais e das planificações de EMRC. Estudo exploratório
no Ensino Básico
Orientador de Paulo Jorge Venâncio de Torres Lima
|
Ciências da Educação
Universidade do Minho, Portugal
|
2011/10/01 - 2013/03/08 | Avaliação externa de escolas
Orientador de Sandra Cidália Araújo de Freitas
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2010/10/01 - 2012/10/19 | Rankings das escolas e qualidade das aprendizagens. Que relação? Um estudo exploratório no ensino privado
Orientador de Sandra Patrícia Moreira dos Santos
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2010/10/01 - 2012/10/19 | A educação e formação de jovens e adultos em contextos nacionais e internacionais
Orientador de Mónica Cristina Caldeira Grifo da Cunha
|
Ciências da Educação
Universidade do Minho, Portugal
|
2012/06 - 2012/10/01 | Políticas de práticas de diferenciação e inclusão curricular em Moçambique
Orientador de Mónica Simão Mandlate.
|
Ciências da Educação
Universidade do Minho, Portugal
|
2008/10/01 - 2012/07/09 | Políticas de diversificação/diferenciação curricular no contexto das políticas educativas para o ensino básico
Orientador de Rogério Martins Frazão
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2008/10/01 - 2012/04/11 | Conceções, praxis e tendências da Desenvolvimento Curricular no ensino público de Cabo Verde
Orientador de Bartolomeu Varela
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2008/10/01 - 2012/02/17 | Reestruturação Curricular da Educação Profissional no IFRN de 1990 a 2009: o papel e a importância da comunidade escolar
Orientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2010/10/01 - 2012/02/15 | Impacto da avaliação externa na escola.Um estudo de caso numa escola do litoral norte
Orientador de Rosa de Fátima da Silva Caldas
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2009/10/01 - 2011/12/29 | Globalização e currículo: atores e processos. Um estudo exploratório na Guiné Bissau Universidade do Minho
Orientador de Rui Manuel Ferreira da Silva
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2009/10/01 - 2011/11/18 | Práticas de avaliação das aprendizagens em escolas Secundárias de Cabo Verde. Um estudo exploratório na disciplina de Língua
Portuguesa
Orientador
|
Ciências da Educação, Avaliação (Mestrado)
Universidade de Cabo Verde, Cabo Verde
|
2009/10/01 - 2011/11/15 | Modelos e práticas de avaliação institucional. Estudo de caso na Universidade de Cabo Verde
Orientador de Elizabete de Lourdes Andrade Cosmo
|
Ciências da Educação, área de especialização em Avaliação (Mestrado)
Universidade de Cabo Verde, Cabo Verde
|
2009/10/01 - 2011/11/14 | Práticas de avaliação em História. Um estudo no 2º ciclo numa escola secundária de Cabo Verde
Orientador de Ruth Ivone Pires Monteiro da Graça
|
Ciências da Educação, área de especialização em Avaliação (Mestrado)
Universidade de Cabo Verde, Cabo Verde
|
2009/10/01 - 2011/05/06 | O professor e o currículo: o caso das Ciências Físicas e Naturais no 3º ciclo
Coorientador
|
Supervisão e Coordenação da Educação (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2007/10/01 - 2011/01/25 | Professores leigos em Rondonia: entre sonhos e oportunidades. A formação e profissionalização docente. Um estudo de caso:
o PROHACAP
Orientador de Célio José Borges
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2008/10/01 - 2010/10/29 | O Plano de Ação da Matemática e o sucesso escolar no 3º ciclo em escolas do concelho de Vila Verde. Um estudo sobre práticas
curriculares colaborativas
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2008/10/01 - 2010/10/29 | Análise do ensino de Geografia, na 10ª classe, em Moçambique, no âmbito do currículo e educação geográfica: ama abordagem
centrada nos professores de Geografia de quatro escolas secundárias da cidade de Nampula
Orientador de Alice Osmar
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2008/10/01 - 2010/08/02 | Análise da implementação do currículo local no currículo do ensino básico em Moçambique
Orientador de Glória Pedro Manhiça
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2006/10/01 - 2010/07/02 | Ensino Básico: repercussões da organização curricular por competências na estruturação das aprendizagens escolares e nas políticas
curriculares de avaliação
Orientador de Filipa Isabel Barreto Seabra
|
Ciências da Educação
Universidade do Minho, Portugal
|
2008/10/01 - 2010/07/01 | Avaliação de necessidades de formação de professores do ensino secundário em Cabo Verde
Orientador de Felizmina do Carmo Santos dos Reis
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2007/10/01 - 2009/12/21 | Trabalho docente e organização curricular. Um estudo sobre culturas curriculares numa escola do ensino secundário
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2005/10/01 - 2009/12/10 | Políticas e práticas curriculares no ensino superior no Brasil e em Portugal
Orientador de Regina Maria Gubert Ehrenspenger
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2005/10/01 - 2009/12/10 | A escolaridade obrigatória e as mudanças curriculares. Uma perspetiva diacrónica e sincrónica
Orientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2007/07/01 - 2008/12/18 | Contributo das atividades extracurriculares na aprendizagem no jardim de infância
Orientador de Eduarda de Sousa Carvalho
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Centro Regional de Braga, Portugal
|
2006/10/01 - 2008/10/21 | Educação multicultural. Uma utopia realizável? Um estudo sobre as representações de alunos e professores de uma EB 2,3
Orientador de Helena Patrícia Lopes de Magalhães
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2004/10/01 - 2008/02/14 | O dualismo cultural: os luso-caboverdianos entre a escola, a família e a comunidade. Estudo de caso
Orientador de Sílvia Fortes Cardoso
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2004/10/01 - 2008/01/22 | Contributo para o estudo da formação inicial do professor. Um estudo comparativo em torno da inovação curricular
Orientador de Gleicione Aparecida Dias Bagne de Souza
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2005/10/01 - 2007/12/27 | A identidade profissional dos professores no ensino particular e cooperativo
Orientador de Maria da Graça Pereira da Costa Carvalho
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2005/10/01 - 2007/07/04 | Áreas Curriculares não Disciplinares. Estudo sobre o 1º ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2005/10/01 - 2007/06/27 | Formação por projetos. Um estudo sobre a Área de Projeto Tecnológico no curso de formação de sargentos da Força Aérea
Orientador de João Manuel Salvador Oliveira
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2004/10/01 - 2006/12/18 | Aprendizagem profissional do enfermeiro
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Centro Regional de Braga, Portugal
|
2004/10/01 - 2006/12/15 | Currículo no Pré-Escolar e a (des) concertação familiar
Orientador de Maria Alice Rodrigues de Sousa
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Centro Regional de Braga, Portugal
|
2004/10/01 - 2006/11/29 | As representações dos professores do ensino básico na inserção da educação emocional na organização curricular
Orientador de Gidélia Alencar da Silva
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2002/10/01 - 2006/11/29 | Abordagem curricular por competências no ensino superior: um estudo exploratório nos cursos de Administração, Ciências Contábeis
e Economia no Estado da Bahia-Brasil
Orientador de António Carlos Ribeiro da Silva
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2004/10/01 - 2006/11/03 | Liderança escolar em contexto de mudança curricular
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2004/10/01 - 2006/06/12 | Formação contínua de professores: ações orientadas para a prática. Uma possibilidade de desenvolvimento profissional. Estudo
de caso
Orientador de Maria de Fátima da Cunha Nunes de Sá Machado.
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Centro Regional de Braga, Portugal
|
2004/10/01 - 2006/06/08 | A seleção de conteúdos. Um estudo sobre as representações dos professores de Língua Portuguesa do 2º ciclo do Ensino Básico
Orientador de António Duarte Conde Almeida da Cunha
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2002/10/01 - 2006/05/11 | Ramo Educacional FLUP: um projeto reconceptualizado
Orientador de Fátima da Conceição Tavares Fernandes Martins Braga da Silva.
|
Ciências da Educação
Universidade do Minho, Portugal
|
2004/10/01 - 2006/05/04 | O mandato europeu para a educação e a sua recontextualização nacional
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2004/10/01 - 2006/04/07 | Arte, currículo e avaliação. A avaliação dos alunos do 2º ciclo do Ensino Básico na disciplina de Educação Visual e Tecnológica
Orientador de Maria Jorge Mendes Morão do Vale
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2004/10/01 - 2006/03/03 | As práticas escolares como construtoras de uma identidade curricular genderizada
Orientador de Susana Filipa Rodrigues Mendes
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2004/10/01 - 2006/02/14 | Projeto Educativo. Um estudo sobre as representações de professores do 1º ciclo do Ensino Básico
Orientador de Nancy Carolina Pereira
|
Educação e Planeamento (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2003/10/01 - 2005/05/31 | Família/Escola. O envolvimento familiar e o seu impacto no sucesso escolar em alunos do 1º ciclo
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
|
2003/10/01 - 2005/05/10 | Currículo e Inovação. Estudo de caso sobre Kairós-Coriscolândia
Orientador de João Manuel Cosme Calisto Pimentel
|
Educação (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2003/10/01 - 2005/05/09 | Currículo e Inclusão
Orientador de Miguel Jorge Gameiro Ferreira e Silva
|
Educação (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2001/10/01 - 2005/02/02 | Nas trilhas da exclusão: as práticas curriculares da escola no atendimento às diferenças dos alunos
Coorientador de Geovana Mendonça Lunardi
|
História, Política e Sociedade (Doutoramento)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
|
2002/10/01 - 2004/07/16 | O processo de construção da revisão curricular do Ensino Básico. Análise de textos políticos
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2002/10/01 - 2004/06/02 | Sentidos escolares: entre a autonomia decretada e a autonomia real
Orientador de Maria de Lurdes Dantas da Rocha
|
Educação e Planeamento (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2000/10/01 - 2004/05/19 | Das concepções às práticas de avaliação formativa em professores do 1º ciclo do ensino básico de diferentes situações profissionais”.
Orientador de Carlos Alberto Alves Soares Ferreira
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2001/10/01 - 2004/04/22 | A qualidade do ensino superior em Engenharia: um estudo de caso
Orientador de Natascha Janssen van Hattum
|
Ciências da Educação
Universidade do Minho, Portugal
|
2001/10/01 - 2003/07/15 | Reforma e/ou inovação curricular: A construção de um ensino básico renovado em Cabo Verde
Orientador de Sílvia Maria Castro Fortes Cardoso
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2001/10/01 - 2003/07/15 | A (re)organização curricular no 1º ciclo do Ensino Básico
Orientador de Maria Helena Carvalho.
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2000/10/01 - 2002/07/26 | Transformação e permanência na construção de identidades: o currículo e o género
Orientador de Elsa Maria Dourado Gonçalves
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2000/10/01 - 2002/05/27 | A escolaridade obrigatória: representações e concepções dos professores. Um estudo exploratório
Orientador de Maria Olinda Ribeiro de Miranda
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2000/10/01 - 2002/05/22 | Educação Visual e Tecnológica na organização curricular do 2.º ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
1997/10/01 - 2001/07/09 | A (des) construção do currículo: o papel dos professores na avaliação dos alunos
Orientador de Maria Palmira Carlos Alves
|
Ciências da Educação
Universidade do Minho, Portugal
|
1998/10/01 - 2000/07/21 | Formação contínua de professores: representações sobre a mudança das práticas
Orientador de Jorge Nascimento Pereira da Silva
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
1998/10/01 - 2000/07/19 | A arte no contexto da problematização dos conteúdos curriculares. Um estudo exploratório sobre as representações dos alunos
e professores do 1º ciclo
Orientador de Maria Fernanda Lopes Barroso.
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
1998/10/01 - 2000/06/05 | Representações, identidades profissionais e percursos de formação. Contributo para a emergência de um dispositivo de formação
Orientador de Ana Maria Carneiro da Costa e Silva
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
1998/10/01 - 2000/05/05 | Formação pessoal e social: que identidade e formato curricular?
Orientador de Paulo Nuno Torres Bento
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
1998/10/01 - 2000/01/04 | Recurso a uma prática por projeto, contributos para a análise da importância do trabalho por projetos na prática”.
Coorientador de Isabel Maria da Torre Carvalho Viana
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
1997/10/01 - 1999/12/09 | Avaliação do professor
Orientador de Maria Salette Carvalho Melo Carvalho
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
1997/10/01 - 1999/07/15 | Adaptações curriculares para alunos com dificuldades de leitura no apoio pedagógico acrescido à disciplina de Língua Portuguesa
Orientador de Carlota Lloyd Braga
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
1997/10/01 - 1999/07/08 | Avaliar n (a) voz dos alunos (representações da prática da avaliação formativa numa escola
Orientador de David Ribeiro Braga
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
1997/10/01 - 1999/01/22 | Formação inicial e práticas curriculares de professores principiantes. Um estudo de caso
Orientador de Fátima da Conceição Tavares Fernandes Martins Braga
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
1996/10/01 - 1998/07/16 | As dinâmicas dos conflitos ideológicos e culturais na fundamentação do currículo
Orientador de João Menelau Paraskeva
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
1996/10/01 - 1998/06/15 | A desconstrução da autonomia curricular
Orientador de José Carlos Morgado
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
1995/10/01 - 1997/12/15 | Professores e necessidades dos professores principiantes na recontextualização curricular
Orientador de Maria Assunção Flores Fernandes
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
1995/10/01 - 1997/07/18 | Avaliação formativa: finalidades, funções e características da sua prática
Orientador de Carlos Alberto Alves Soares Ferreira
|
Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019/10/28 - 2029/10/10 | I seminário Internacional, Curso de Formação de Professores do Ensino Pré-escolar
“Os direitos da criança em Timor-Leste Quem é a criança – Sé mak labarik", Faculdade de
Educação, Artes e Humanidades, Díli. (2019/10/28 - 2029/10/29)
Congresso (Coorganizador)
|
Universidade Nacional de Timor Lorasa'e, Timor - Leste |
2024/06/11 - 2024/06/12 | II Jornadas Doutorais em Ciências da Educação, Centro de Investigação em Educação, Universidade do Minho, Braga, 11 e 12 de
junho de 2024. (2024/06/11 - 2024/06/12)
Seminário (Coorganizador)
|
Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho, Portugal |
2022/09/23 - 2022/09/24 | V Seminário Internacional MAEE. Mecanismos de mudança nas escolas e na inspeção (2022/09/23 - 2022/09/24)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho, Portugal |
2022/07/13 - 2022/07/14 | Seminário Transformação Digital na Educação (regime híbrido). OEI/Universidade do Minho, Braga. (2022/07/13 - 2022/07/14)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho, Portugal |
2022/06/20 - 2022/06/22 | 7th triennial Conference IAACS. The International Association for the Advancement of Curriculum Studies; 6th Portuguese-Afro-Brazilian
Conference on Curriculum Studies
(2022/06/20 - 2022/06/22)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho, Portugal |
2022/03/08 - 2022/03/08 | Percursos e Desafios da Educação Pré-escolar na UNTL, Auditório da Fundação Oriente, Díli. (2022/03/08 - 2022/03/08)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Nacional de Timor Lorasa'e, Timor - Leste |
2021/11/26 - 2021/11/27 | IV Seminário MAEE - Mecanismos de mudança nas escolas e na Inspeção. Sinergias entre autoavaliação e avaliação externa de
escolas. (2021/11/26 - 2021/11/27)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2021/11/19 - 2021/11/20 | Curso de Outono. Casa do Conhecimento de Paredes de Coura. (2021/11/19 - 2021/11/20)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho, Portugal |
2021/11/09 - 2021/11/11 | V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares. (2021/11/09 - 2021/11/11) | Universidade Federal da Bahia, Brasil |
2021/03/20 - 2021/03/20 | Mecanismos de mudança nas escolas e na inspeção. Olhares sobre o 3º ciclo da avaliação externa de escolas: fundamentos, impacto
e contextos. (2021/03/20 - 2021/03/20)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2020/03/06 - 2020/03/07 | II Seminário MAEE – Mecanismos de Mudança nas Escolas e na Inspeção. IV Seminário - Observatório de Autoavaliação de Escolas (2020/02/06 - 2020/03/07)
Seminário (Coorganizador)
|
Universidade de Coimbra, Portugal |
2019/02/21 - 2019/02/23 | I Seminário MAEE – Mecanismos de Mudança nas Escolas e na Inspeção. IV Seminário - Observatório de Autoavaliação de Escolas. (2019/02/21 - 2019/02/23)
Seminário (Coorganizador)
|
Universidade do Minho, Portugal |
2018/09/10 - 2018/09/12 | XIII Colóquio sobre Questões Curriculares, VIII Colóquio Luso-Brasileiro e IV Colóquio Luso-Afro-Brasileiro) - Decisões curriculares:
ensinar e aprender na escola e na sociedade, Universidade de Lisboa, Lisboa, 10, 11 e 12 de setembro de 2018. (2018/09/10 - 2018/09/12)
Congresso (Coorganizador)
|
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal |
2017/07/06 - 2017/07/07 |
III Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares. Educação, formação e crioulidade. Universidade de Cabo Verde,
Praia, 6 e 7 de julho de 2017
(2017/07/06 - 2017/07/07)
Congresso (Coorganizador)
|
Universidade de Cabo Verde, Cabo Verde |
2016/07/31 - 2016/08/02 | XII Colóquio sobre Questões Curriculares, VIII Colóquio Luso-Brasileiro, II Colóquio Luso-Afro-Brasileiro – Currículo: entre
o comum e o singular. Universidade do Minho/Universidade Católica de Petrópolis/ Universidade de Cabo Verde/Universidade Pedagógica
de Moçambique/Universidade Katyavala Bwila (Benguela, Angola). Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 31 de julho, 1
e 2 de agosto de 2016.
(2016/07/31 - 2016/08/02)
Congresso (Coorganizador)
|
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil |
2014/09/18 - 2014/09/20 | XI Colóquio sobre Questões Curriculares – Currículo na contemporaneidade. Internacionalização e contextos locais. (VII Colóquio
Luso-Brasileiro e I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro). Universidade do Minho/Universidade Católica de Petrópolis/ Universidade
de Cabo Verde/Universidade Pedagógica de Moçambique/Universidade Katyavala Bwila (Benguela, Angola). Universidade do Minho,
Braga, 18, 19 e 20 de setembro de 2014.
(2014/09/18 - 2014/09/20)
Congresso (Coorganizador)
|
Universidade do Minho, Portugal |
2013/10/18 - 2013/10/19 |
I European Conference on Curriculum Studies. Future directions. Incertainity and possibilities. Universidade do Minho, Braga,
18 e 19 de outubro de 2013.
(2013/09/18 - 2013/10/19)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho, Portugal |
2012/09/04 - 2012/09/06 | X Colóquio sobre Questões Curriculares – Desafios contemporâneos no campo do currículo (VI Colóquio Luso-Brasileiro). Universidade
do Minho/Universidade Católica de Petrópolis/ Universidade Federal de Minas Gerais/Universidade Federal Fluminense. Faculdade
de Educação, Belo Horizonte, 4, 5 e 6 de setembro de 2012. (2012/09/04 - 2012/09/06)
Congresso (Coorganizador)
|
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil |
2010/06/21 - 2010/06/23 | IX Colóquio sobre Questões Curriculares – Debater o Currículo e seus Campos – Políticas, Fundamentos e Práticas (V Colóquio
Luso-Brasileiro). Universidade do Minho/Universidade do Porto/Universidade Estadual de Santa Catarina e Universidade Católica
de Petrópolis, Universidade Federal Fluminense. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Porto, 21, 22 e 23 de junho
de 2010. (2010/06/21 - 2010/06/23)
Congresso (Coorganizador)
|
Universidade do Porto, Portugal |
2008/09/02 - 2008/09/04 | VIII Colóquio sobre Questões Curriculares – Currículo, teorias e métodos (IV Colóquio Luso-Brasileiro). Universidade do Minho/Universidade
do Porto/Universidade Federal do Rio de Janeiro/Universidade Estadual do Rio de Janeiro/Universidade Federal do Rio Grande
do Sul/Universidade Católica de Petrópolis, Universidade Federal Fluminense. Florianópolis (Campus da Trindade, Universidade
Federal de Santa Catarina, 2 a 4 de setembro de 2008. (2008/09/02 - 2008/09/04)
Congresso (Coorganizador)
|
Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil |
2006/02/09 - 2006/02/11 | VII Colóquio sobre Questões Curriculares – Currículo e (des) igualdades: que desafios? (III Colóquio Luso-Brasileiro). Universidade
do Minho/Universidade do Porto/Universidade Federal do Rio de Janeiro/Universidade Estadual do Rio de Janeiro/Universidade
Federal do Rio Grande do Sul/Universidade Católica de Petrópolis, Universidade Federal Fluminense, Braga (Campus da Universidade
do Minho, 9 a 11 de fevereiro de 2006. (2006/02/09 - 2009/02/11)
Congresso (Coorganizador)
|
Universidade do Minho, Portugal |
2004/08/16 - 2004/08/19 | VI Colóquio sobre Questões Curriculares – Currículo: Pensar, sentir, diferir (II Colóquio Luso-Brasileiro). Universidade do
Minho/Universidade do Porto/Universidade Federal do Rio de Janeiro/Universidade Estadual do Rio de Janeiro/Universidade Federal
do Rio Grande do Sul/Universidade Católica de Petrópolis, Rio de Janeiro (Campus da Universidade do Estado do Rio de Janeiro),16
a 19 de agosto de 2004. (2004/08/16 - 2004/08/19)
Congresso (Coorganizador)
|
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil |
2002/02/04 - 2002/02/06 | V Colóquio sobre Questões Curriculares – Produção de identidades (I Colóquio Luso-Brasileiro). Universidade do Minho/Universidade
Federal do Rio de Janeiro, Braga, 4, 5 e 6 de fevereiro de 2002. (2002/02/04 - 2002/02/06)
Congresso (Coorganizador)
|
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil |
2000/02/14 - 2000/02/16 | IV Colóquio sobre Questões Curriculares – Caminhos da flexibilização e integração. Braga, Universidade do Minho, 14, 15 e
16 de fevereiro de 2000 (2000/02/14 - 2000/02/16)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho, Portugal |
1998/02/12 - 1998/02/14 | III Colóquio sobre Questões Curriculares - Reflexão e inovação curricular. Braga, Universidade do Minho, 12, 13 e 14 de fevereiro
de 1998. (1998/02/12 - 1998/02/14)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho, Portugal |
1996/10/18 - 1996/10/19 | II Colóquio sobre Questões Curriculares - Reforma curricular: da intenção à realidade. Braga, Universidade do Minho, 18 e
19 de outubro de 1996. (1996/10/18 - 1996/10/19)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho, Portugal |
1994/03/18 - 1994/03/19 | I Colóquio sobre Questões Curriculares - A avaliação dos alunos dos ensinos básico e secundário. Braga, Universidade do Minho,
18 e 19 de março de 1994. (1994/03/18 - 1994/03/19)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/08/29 - 2023/09/01 | Membro da Comissão Científica
Congresso
|
XVII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Fundacion Universidade da Coruña, Espanha
|
2021/07/07 - 2021/07/09 | Apresentação de comunicação
Congresso
|
World Eduaction Research Association. Neyworking education: diverse realities, common horizons.
Universidade de Santiago de Compostela - Campus Norte, Espanha
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/06/20 | As conceções de professores do 2º e do 3º ciclo do ensino secundário sobre as práticas de avaliação das e paras as aprendizagens.
Vogal
|
Elisabete Eufémia de Sousa Pereira (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2024/04/29 | Influência da avaliação externa na melhora contínua das escolas. Um estudo de caso.
Arguente
|
Pascoal Albuquerque (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2024/03/21 | Afiliação estudantil, atos de currículo/ atos institucionais e de-s-colonização: autoetnobiografias tecidas por jovens indígenas,
quilombolas, africanos, negros e filhos de) trabalhadores no Brasil e Portugal.
Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal da Bahia, S. Salvacdor da Bahia.
Arguente
|
Larisse Miranda de Brito (Doutoramento)
Universidade Federal da Bahia, Brasil
|
2024/02/27 | Articulação curricular entre a educação pré-escolar e o ensino básico. Um estudo de caso na escola portuguesa de Cabo Verde
- Centro de Língua de Ensino e Língua Portuguesa
Orientador
|
Rute Maria Correia Paulino (Doutoramento)
Universidade de Cabo Verde, Cabo Verde
|
2023/12/18 | Perceções dos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico em torno do currículo.
Arguente
|
Rita Daniela da Silva Dinis (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
2023/07/27 |
Educação em meio rural: contributos para contextualizar o currículo na Guiné-Bissau.
Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Desenvolvimento Curricular
Vogal
|
Ana Manuela Poças Fernandes da Silva (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2023/07/18 | O Programa Erasmus+ no Ensino Regular. Uma possibilidade de rutura curricular?
Doutoramento em Currículo e Inovação Pedagógica
Vogal
|
Bárbara Alexandra Vasconcelos Pereira (Doutoramento)
Universidade da Madeira, Portugal
|
2023/06/16 | Provas de Agregação na área científica de “Educação e Ensino a Distância” subárea de “Currículo, Comunicação e Tecnologia
Educativa
Arguente principal
|
Filipa Isabel Barreto de Seabra Borges (Agregação)
Universidade Aberta, Portugal
|
2022/11/07 | Inovação nas práticas pedagógicas e desenvolvimento de competências no curso de contabilidade do Instituto Superior das Ciências
Económicas e Empresariais. O contributo da simulação empresarial.
Orientador
|
Carlos Manuel Silva dos Reis (Doutoramento)
Universidade de Cabo Verde, Cabo Verde
|
2022/03/12 | Afiliação estudantil, atos de currículo/atos institucionais e de-s-colonização. Autoetnobiografias tecidas por jovens indígenas,
quilombolas, africanos, negros e (filhos de) trabalhadores no Brasil e Portugal
Arguente
|
Larisse Miranda de Brito (Doutoramento)
Universidade Federal da Bahia - Campus Ondina, Brasil
|
2021/06/08 | Formação de educadores no contexto da educação pré-escolar em Timor-Leste. Práticas e orientações curriculares.
Orientador
|
Mariazinha Ferreira da Conceição (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2021/05/26 | Avaliação das aprendizagens no ensino superior: perspetivas de estudantes.
Arguente
|
Josiane de Fátima Lopes (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2021/05/10 | A formação contínua de professores em alguns magistérios da província de Benguela. Modelos no contexto da política de formação
de quadros. Mestrado em Desenvolvimento Curricular e Inovação Educativa.
Arguente
|
Luís Chimuco (Mestrado)
Universidade Katyavala Bwila, Angola
|
2021/04/10 | Processos Educativos em Moçambique – Análise das Políticas e Práticas de Avaliação Curricular e o Atendimento
das Crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE). Um estudo de Casos no Ensino Básico Moçambicano
Vogal
|
Mónica Simão Mandlate (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2021/03/29 | Avaliação das aprendizagens em contexto escolar. Da avaliação institucional às perspetivas dos professores dos ensinos básico
e secundário.
Arguente principal
|
Paula Cristina Gonçalves Patrício (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2021/03/05 | Uma política pública de combate ao insucesso e ao abandono escolar em Moçambique: o programa do ensino bilingue
Arguente
|
José Bento Aleixo (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2021/03/04 | Rumo a uma cultura empreendedora global: revisão sistemática da relevância eeficácia dos programas de educação para o empreendedorismo
Arguente
|
Manuel Jacinto de Ascensão Simões (Agregação) |
2021/02/25 | Orientações curriculares do ensino pré-escolar em Timor-Leste: um estudo exploratório sobre as perspetivas dos educadores.
Presidente do júri
|
Natália Ximenes Pereira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2021/02/02 | A avaliação do desempenho docente numa Escola do Kuito-Bie: perceção dos professores.
Arguente principal
|
Ana Clara João Mundombe (Mestrado)
Universidade Katyavala Bwila, Angola
|
2021/02/02 |
A avaliação do desempenho docente numa Escola do Kuito-Bie: percepção dos professores.
Arguente
|
Ana Clara João Mundombe (Mestrado)
Universidade Katyavala Bwila, Angola
|
2021/02/01 | Gestão curricular na Universidade Katyavala Bwila: autonomia para a inovação.
Arguente
|
Samuel Manuel Lopes (Mestrado)
Universidade Katyavala Bwila, Angola
|
2021/01/26 | Desenvolvimento e Inovação curricular no contexto da reforma educativa em Angola. Um estudo de caso.
Arguente principal
|
Celita Vasco Martins (Mestrado)
Universidade Katyavala Bwila, Angola
|
2021/01/25 | A estrutura curricular e a formação de profissionais crítico-reflexivos. Caso dos Magistérios do 1º ciclo de Benguela.
Arguente
|
Afonso Katanha Tchali (Mestrado)
Universidade Katyavala Bwila, Angola
|
2021/01/15 | A formação inicial e contínua do professor do 2º ciclo do ensino básico e a gestão curricular pelos professores do ensino
regular do atendimento a alunos com dificuldades de aprendizagem ou incapacidades.
Orientador
|
Helena Natália Pereira Inês (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2020/11/10 | Avaliação Externa de Escolas e Processos de Inclusão: O Caso do Agrupamento de Escolas da Região de Aveiro
Arguente
|
Susana Castro (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2020/10/06 | Envolver para aprender: o projeto de inovação pedagógica no Agrupamento de Escolas de Cristelo
Orientador
|
Dina Maria Rita da Silva (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2020/06/26 | O currículo do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio: experiências de sociabilidade das juventudes numa instituição de
educação profissional da Paraíba no Brasil
Orientador
|
Sylvana Cláudia de Figueiredo Melo (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2020/05/22 | Ramo Educação - Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação.
Arguente
|
Neuza Sofia Guerreiro Pedro (Agregação)
Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, Portugal
|
2020/02/28 | Entre o internacional e o local: educação de infância na encruzilhada das políticas de globalização. Um estudo de caso na
ilha da Madeira”.
Arguente
|
Tânia Cristina Vieira Pestana (Doutoramento)
Universidade da Madeira Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
2020/02/28 | SINAES e inovação curricular: os casos de dois cursos notáveis de engenharia
Arguente
|
Paulo Roberto Teixeira Junior Souza (Doutoramento)
Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Brasil
|
2020/02/27 | Ensino Superior em Moçambique: do discurso legislativo às práticas curriculares
Orientador
|
Laila Lucrécia Dumbo. (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2020/02/13 | A prática curricular da professora de apoio pedagógico: perspetivas da inter-relação entre a educação especial e a educação
comum.
Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica, Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica,
Arguente
|
Mônica Ferreira Mendes (Mestrado) |
2020/02/12 | A avaliação das aprendizagens no ensino superior em Angola: das conceções às práticas
Vogal
|
José Januário (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2020/02/06 |
Correntes críticas do currículo
Arguente principal
|
Liliana Maria Gonçalves Rodrigues de Góis (Agregação)
Universidade da Madeira Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
2019/12/17 | Avaliação Das Aprendizagens no Contexto das Mudanças Curriculares na Educação Pré-Escolar e no Ensino Básico em Timor-Leste:
Perspetivas e Práticas de educadores e professores
Arguente
|
Maria Fátima Soares (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2019/12/17 | Titulo Avaliação Das Aprendizagens no Contexto das Mudanças Curriculares na Educação Pré-Escolar e no Ensino Básico em Timor-Leste:
Perspetivas e Práticas de educadores e professores
Arguente
|
Maria Fátima Soares (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2019/11/12 | Acreditação do ensino superior em Timor-Leste. Um estudo exploratório”
Presidente do júri
|
Duarte Leite Billy (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2019/11/12 | Práticas curriculares no contexto de Timor-Leste. Contributo para a avaliação externa de escolas
Presidente do júri
|
Agripina Guterres (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2019/11/12 | Acreditação do ensino superior em Timor-Leste. Um estudo exploratório
Presidente do júri
|
Duarte Leite Billy (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2019/11/12 | Práticas curriculares no contexto de Timor-Leste. Contributo para a avaliação externa de escolas
Presidente do júri
|
Agripina Guterres (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2019/11/11 | Autoavaliação no sistema público de ensino superior. Uma análise do processo autoavaliativo e seu impacto no desenvolvimento
de uma organização federal de educação
Arguente
|
Fabíola Rafaella Tavares Silva (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional de Braga, Portugal
|
2019/11/10 | Práticas de gestão colaborativa do currículo no âmbito do movimento da escola moderna
Presidente do júri
|
Ana Rita S. de Sousa Oliveira. (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2019/11/06 | Globalização e políticas de accountability. Um estudo exploratório no contexto da avaliação externa de escolas
Orientador
|
Ila Beatriz da Silva Maia (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2019/07/08 | Políticas de inclusão escolar: um estudo comparativo entre Brasil e Portugal ao nível da diferenciação curricular na educação
básica
Orientador
|
Cleia Demétrio Pereira. (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2019/03/15 | As políticas de formação dos professores promovidas por uma escola secundária católica de Díli: uma análise organizacional
Arguente
|
Almério do Rego (Mestrado)
Universidade Nacional Timor Lorosa’e, Timor - Leste
|
2019/03/04 | Reisado Cordão do Caroá: Uma prática pedagógica inovadora na cultura popular?
Arguente
|
António Vuldembergue Carvalho Farias (Doutoramento)
Universidade da Madeira, Portugal
|
2019/02/25 | Currículo e avaliação em larga escala: os gestores de escolas com alto índice de desenvolvimento da educação básica
Arguente
|
Cladair Cândida Gomes (Doutoramento)
Universidade Católica Dom Bosco, Brasil
|
2019/02/12 | Evaluation of teachers’ professional performance at Universidade Nacional de Timor Lorosa’e
Orientador
|
Abílio Belo (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2019/01/11 | Avaliação em creche: as conceções dos educadores sobre avaliação
Presidente do júri
|
Ana Paula da Cruz Monteiro Vieira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2019/01/04 | Uma experiência de inovação curricular ao nível da planificação e das práticas na educação pré-escolar
Presidente do júri
|
Anabela de Jesus Maia Sousa e Silva (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2019/01/04 | Práticas curriculares inclusivas na educação infantil: o papel dos professores
Presidente do júri
|
Maria Núbia Pessoa. (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2018/12/17 | Currículo jazz
Orientador
|
Maristela Mosca (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2018/06/08 | Currículo de formação de profissionais de saúde no Brasil – sentidos, processos e efeitos
Arguente
|
Andréa Echeverria (Outro)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2018/06/01 | Inteligências múltiplas e aprendizagem de chinês língua estrangeira: novas metodologias
Vogal
|
Bruna Patrícia Cardoso Peixoto. (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2018/05/04 | Avaliação externa de escolas e o programa TEIP: que lugar(es) para a justiça social?
Universidade do Porto, Doutoramento em Ciências da Educação
4/5/2018 (Arguente).
Arguente
|
Marta Isabel Pinto Costa Carvalho Sampaio. (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2018/04/09 | Currículo escolar para a formação integral dos alunos no ensino fundamental: sentidos atribuídos por professores dos anos
iniciais de uma escola pública em tempo integral do Município de Manaus
Arguente
|
Darianny Araújo dos Reis. (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento, Portugal
|
2018/03/09 | Tempo curricular e práticas docentes na educação de jovens e adultos
Vogal
|
Maria Cândida Sérgio (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2018/01/31 | Competências pedagógicas e o sentido da formação contínua para os professores da educação superior
Arguente
|
Flávia Wagner (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, Portugal
|
2018/01/05 | As práticas de cola na universidade e sua relação com os processos de ensino, aprendizagem e avaliação
Arguente
|
Joana Áurea Cordeiro Barbosa. (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2017/07/21 | Qualidade da educação em Portugal: o papel da avaliação externa de escolas
Vogal
|
Diana da Silva Oliveira (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2017/06/27 | Ramo Ciências da Educação – especialidade de Políticas Educativas, Territórios e Instituições
Arguente
|
José Carlos Bravo Nico (Agregação)
Universidade de Évora, Portugal
|
2017/04/28 | A disciplina escolar matemática no Gymnasio Paes de Carvalho durante a Primeira República
Arguente principal
|
Iza Helena Travassos Ferraz (Doutoramento)
Universidade Federal do Pará, Brasil
|
2017/04/05 | Processos e práticas de avaliação do currículo de matemática do 3º ciclo do Ensino Básico
Vogal
|
Alcina Borges Lourenço (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016/11/14 | Formação e docência de professores bacharéis na educação profissional e tecnológica no IFRN: uma interface dialógica e emancipatória
Arguente
|
Rejane Bezerra Barros (Doutoramento)
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil
|
2016/05/20 |
A avaliação das escolas: efeitos da avaliação externa nas dinâmicas de autoavaliação da escola
Arguente principal
|
Ana Paula Santana de Oliveira Correia (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2016/03/15 | Cursos superiores de tecnologia no brasil: tradução das políticas públicas do ensino superior nos documentos oficiais e perfis
profissiográficos
Arguente principal
|
Patrícia Murara Stryhalski (Doutoramento)
Universidade do Vale do Itajaí, Brasil
|
2015/12/14 | Efeitos da avaliação externa de escolas: perspetivas de líderes de escolas da zona norte de Portugal
Arguente principal
|
Elisabete Fernanda Pereira Soares Gonçalves (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2015/10/07 | Ramo Educação – especialidade de Tecnologia de Informação e Comunicação
Arguente
|
Guilhermina Maria Lobato Ferreira de Miranda (Agregação)
Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, Portugal
|
2015/07/22 | Alquimia do conhecimento. A construção do conhecimento curricular em Portugal (1970-2009
Arguente principal
|
Elsa Maria Bacala Estrela (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2015/05/15 | Autoavaliação em escolas do Alentejo: constrangimentos e oportunidades
Arguente principal
|
Sónia Cristina a Silva Dias Gomes (Doutoramento)
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
|
2015/03/17 | Políticas de descentralização e desconcentração – o papel das equipas de apoio educativo às escolas no contexto da implementação
das medidas de política educativa entre 2005 e 2011
Arguente principal
|
José Carlos Matias de Sousa (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2015/02/20 | A formação de professores de Educação Física. (Re) construção teórica e prática do currículo apoiada nas decisões de Bolonha
Arguente principal
|
Ricardo Jorge Franco de Lima (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014/12/22 | Nacionalização e universalização do currículo da escola primária em Portugal: origens, controlo e práticas curriculares. Para
uma sociologia histórico comparado.
Arguente
|
Sílvia Maria Cândida de Almeida (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2014/12/13 | Avaliação das aprendizagens
Arguente
|
Maria Leonor dos Santos (Agregação)
Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, Portugal
|
2014/06/30 | A escola continua aqui: intervenção educativa em contexto hospitalar
Arguente principal
|
Joana Sofia Sousa Figueiredo (Doutoramento)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2014/02/24 | A política curricular integrativa: a análise crítico-hermenêutico sobre atos de currículo presentes na organização curricular
no contexto da educação básica
Arguente principal
|
Surama Beatriz Bandeira Rebouças (Doutoramento)
Universidade Federal da Bahia, Brasil
|
2014/02/23 | Hibridismo epistemológico e formativo na licenciatura em ciências biológicas: como os docentes de disciplinas específicas
se implicam na articulação de formação inicial com a prática profissional
Universidade Federal da Bahia, Salvador
23/2/2014 (Arguente).
Arguente principal
|
Ana Verana Magalhães Moreira (Doutoramento)
Universidade Federal da Bahia, Brasil
|
2013/10/01 | O percurso curricular alternativo: um desafio à inovação pedagógica?
Universidade da Madeira
Doutoramento em Ciências da Educação, área de Currículo
01/10/2013
Arguente principal
|
Maria Gorete Gonçalves Rocha Pereira (Doutoramento)
Universidade da Madeira, Portugal
|
2013/09/30 | Património musical madeirense. A preservação da identidade através do currículo
Arguente principal
|
Maria Natalina Faria Cristovão Santos (Doutoramento)
Universidade da Madeira, Portugal
|
2013/09/25 | Avaliação das escolas. Avaliação nas escolas
Arguente principal
|
Maria José Silvestre (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2013/04/05 | A resiliência e a capacidade de adaptação á mudança dos professores da Licenciatura em Educação Básica face ao Tratado de
Bolonha
Arguente principal
|
Marília Alexandra Machado Dias (Doutoramento)
Universidade do Algarve, Portugal
|
2012/06/29 |
O que a universidade faz com a cultura popular: o caso da capoeira como inovação pedagógica
Universidade da Madeira
Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Inovação Pedagógica
29/6/2012 (Arguente)
Arguente
|
Cândido Santos Virgens Filho (Doutoramento)
Universidade da Madeira, Portugal
|
2011/12/23 | O sistema de avaliação e desempenho docente: tensões e desafios nas escolas e nos professores
Vogal
|
José Lúcio da Silva Aguiar (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2011/12/14 | Tornar-se professor. Desenvolvimento curricular e construção do conhecimento profissional. Estudo de formação de professores
do 1º ciclo do ensino básico na Universidade do Minho
Vogal
|
Carlos Manuel Ribeiro da Silva. (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2011/12/12 | A motivação dos enfermeiros no cuidar e no ensino do cuidar em enfermagem
Arguente principal
|
Carina Isabel Martins Rodrigues (Doutoramento)
Universidade do Algarve - Campus de Gambelas, Portugal
|
2011/11/18 | O ensino do oral no âmbito do ensino da Língua Portuguesa em Cabo Verde. Um estudo a partir de práticas de avaliação
Vogal
|
Clementina Evane Rodrigues Furtado (Mestrado)
Universidade de Cabo Verde, Cabo Verde
|
2011/11/18 | Práticas de avaliação do ensino da Língua Portuguesa numa escola secundária de Cabo Verde: contributos para uma avaliação
formativa.
Vogal
|
Rosa Maria Morais (Mestrado)
Universidade de Cabo Verde, Cabo Verde
|
2011/10/24 |
Socialização académica e desenvolvimento de identidade profissional em estudantes de fisioterapia: estudo de caso
Arguente principal
|
Rui Manuel Urbano Veiga de Macedo (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2011/07/19 |
O currículo nacional de Geografia do ensino básico. Da concepção e do prescrito à configuração do vivido
Arguente principal
|
Maria Felisbela de Sousa Martins (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2011/05/06 | Caminhos de Santiago – contributos de uma experiência extracurricular no ensino secundário
Arguente
|
Ana Cristina Pereira de Rosa (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2011/03/11 | Avaliação de ofertas curriculares alternativas numa escola do 2º e 3º ciclos do ensino básico
Arguente
|
Alice da Conceição Querido Figueiredo (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante D Henrique Departamento de Ciências Económicas e Empresariais, Portugal
|
2011/01/11 | Avaliação de um dispositivo em projetos no contexto do ensino superior
Vogal
|
Sandra Raquel Gonçalves Fernandes (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2010/10/12 | Estudo do impacto da avaliação externa das escolas
Arguente
|
Georgina Florbela Fernandes Dinis de Campos Lopes (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2010/09/24 |
Políticas e práticas curriculares na Biologia e Geologia: um estudo situado numa escola secundária
Arguente principal
|
Deolinda Rosa Camarinha da Silva (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2010/09/17 | Diferenciação curricular: uma abordagem às práticas de intervenção educativa no 2º ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
|
Maria Manuela Santana Fernandes Matos (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
|
2010/06/30 | A participação dos docentes na concepção de gestão do PCT no 3º ciclo do Ensino Básico. Estudo exploratório
Arguente
|
Joana Raquel Pinto Brandão (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2010/06/16 | Conceções e Desenvolvimento Profissional de professores: perspetivas e estratégias.Um estudo realizado numa EB2,3”.
Vogal
|
Ana Maria Forte Brandão Pinto Xavier Forte (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2010/05/07 | Aprender a viver Juntos: que significado curricular no 1º ano. Mestrado em Supervisão pedagógica
Arguente
|
Mário José Anacleto dos Santos (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2010/04/16 | A metodologia de projeto e a Internet. Aprendizagens de alunos do 1º ciclo do Ensino Básico. Mestrado em Comunicação e Tecnologia
Educativa
Arguente
|
Dulcídia da Conceição Gonçalves Teixeira da Cruz (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2010/01/19 | Processos e práticas de inclusão educativa. Do currículo comum ao currículo diferenciado”.
Vogal
|
Clarinda Luísa Pereira Barata (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2008/06/16 |
A integração escolar dos alunos do ensino técnico-profissional nível III nas escolas públicas da RAM
Arguente principal
|
Liliana Maria Gonçalves Rodrigues de Góis (Doutoramento)
Universidade da Madeira, Portugal
|
2008/02/14 | O dualismo cultural: os luso-caboverdianos entre a escola, a família e a comunidade. Estudo de caso
Orientador
|
Sílvia Fortes Cardoso (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2008/01/22 | Contributo para o estudo da formação inicial do professor. Um estudo comparativo em torno da inovação curricular
Orientador
|
Gleicione Aparecida Dias Bagne de Souza (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2007/12/17 | O Projeto curricular de turma na mudança das práticas do ensino básico: contributos para o desenvolvimento curricular e profissional
nas escolas.
Vogal
|
Isabel Maria da Torre Carvalho Viana (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2007/07/04 |
A avaliação do processo de formação. Uma estratégia formativa? Da análise das práticas ao esboço de um modelo de formação
Doutoramento em Ciências da Educação
Universidade de Lisboa (Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação).
04/7/2007 (Arguente).
Arguente principal
|
Teresa Maria de Sousa dos Santos Leite (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, Portugal
|
2007/06/30 | Organização curricular do ensino básico
Arguente principal
|
Preciosa Teixeira Fernandes (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2006/11/28 | Abordagem curricular por competências no ensino superior: um estudo exploratório nos cursos de Administração, Ciências Contábeis
e Economia no Estado da Bahia-Brasil
Orientador
|
António Carlos Ribeiro da Silva (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2006/05/11 | Ramo Educacional FLUP: um projeto reconceptualizado
Orientador
|
Fátima da Conceição Tavares Fernandes Martins Braga da Silva (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2005/02/22 | Nas trilhas da exclusão: as práticas curriculares da escola no atendimento às diferenças dos alunos
Arguente
|
Geovana Mendonça Lunardi (Doutoramento)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
|
2004/05/20 |
Para uma ressignificação da interdisciplinaridade na gestão dos currículos em Portugal e no Brasil
Doutoramento em Ciências da Educação
Universidade do Porto (Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação).
Arguente principal
|
Maria de Fátima Gomes da Silva (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2004/05/19 | O pensamento e as práticas de avaliação formativa no 1º ciclo do ensino básico”
Doutoramento em Ciências da Educação
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
19/05/2004 (Vogal).
Orientador
|
Carlos Alberto Alves Soares Ferreira (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2004/04/22 | A qualidade do ensino superior em Engenharia: um estudo de caso
Orientador
|
Natascha Janssen van Hattum (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2003/06/25 | Os programas de Educação Física do ensino primário em Portugal nas décadas de 60, 70 e 80 do século XX. Contextos, constrangimentos
e modelos de implementação”.
Universidade Técnica de Lisboa (Faculdade de Motricidade Humana).
Arguente
|
António Franco Pereira da Silva (Agregação)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
|
2003/06/11 | A (des) construção da autonomia curricular
Vogal
|
José Carlos Morgado (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2001/07/09 | A (des) construção do currículo: o papel dos professores na avaliação dos alunos
Vogal
|
Maria Palmira Carlos Alves (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2001/06/11 | Tornar-se estudante universitário(a): contributo do conforto académico na definição de uma estratégia curricular de sucesso
Universidade de Évora
11/6/2001 (Arguente).
Arguente
|
José Carlos Bravo Nico (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2000/11/12 | A investigação enquanto estratégia de formação de professores: um estudo”.
Arguente
|
Maria Madalena Vieira Neves Fontoura (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, Portugal
|
1999/10/08 | A investigação enquanto estratégia de formação de professores: um estudo
Arguente
|
Maria Manuela Franco Esteves (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, Portugal
|
1999/03/05 | Inovação curricular, formação de professores e melhoria da escola”.
Vogal
|
Maria Luísa Alonso (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
1998/03/20 | As palavras mais do que os atos? O multiculturalismo no sistema educativo português | Maria Carlinda Alves Faustino Leite. (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
1998/01/30 | Professor: o início da prática profissional
Arguente
|
Cecília Galvão Couto (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, Portugal
|
1997/07/26 |
O encontro com a realidade docente. Estudo exploratório (auto)biográfico
Arguente
|
Francisco Cordeiro Lopes (Doutoramento)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educaç, Portugal
|
1996/09/30 |
Educação Física no 1º ciclo do Ensino Básico - crenças e práticas dos professores e atitudes dos alunos
Vogal
|
Tomé Bahia de Sousa (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
1995/02/10 | A reforma curricular e as suas implicações nas (des)igualdades do sucesso a nível do ensino básico. Análise da proposta global
de reforma
Arguente
|
Raúl Teixeira da Cunha e Silva (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2012/01/01 - Atual | Transnational Curriculum Inquiry (1449-8855) | Published/Hosted by University of British Columbia Library. |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2016/12/01 - 2018/09/30 | Membro do Grupo de Trabalho de Avaliação Externa de Escolas | Ministério da Educação, Portugal |
2010/09/01 - 2011/01/03 | Parecer 1/2011. Parecer sobre a reorganização curricular do ensino básico. Conselho Nacional de Educação. Relator: José Augusto Pacheco [D.R., 2ª Série, n. 1, 3 de janeiro de 2011]. | Conselho Nacional de Educação, Portugal |
2009/01/02 - 2009/04/22 | Parecer 2/2009. Parecer sobre os projetos de lei relativos ao regime de aplicação da Educação Sexual nas escolas. Conselho Nacional de Educação, 2009. Relatores: José Augusto Pacheco e Maria Calado [D.R., 2ª Série, n. 78, 22 de abril de 2009]. | Conselho Nacional de Educação, Portugal |
2005/01/02 - 2005/11/24 | Parecer 6/2005.A Educação Sexual em meio escolar. Conselho Nacional de Educação, 2005. Relatores: José Augusto Pacheco e Maria Calado [D. R., 2ª Série, n. 226, 24 de novembro de 2005]. | Conselho Nacional de Educação, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2019/09/15 - 2020/03/08 | Temas Avançados em Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa | Ciências da Educação (Doutoramento) | Universidade do Minho, Portugal |
2019/09/15 - 2020/03/08 | Seminário Avançado em Estudos Curriculares | Ciências da Educação (Doutoramento) | Universidade do Minho, Portugal |
2018/09/15 - 2019/03/08 | Teoria e Desenvolvimento Curricular | Ciências da Educação (Mestrado integrado) | Universidade do Minho, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2020/03/01 - Atual | The Comparative and International Education Society of Canada | membership invited |
2019/07/15 - Atual | •International Association for the Advancement of Curriculum Studies (IAACS). | Vice-President |
2015/01/01 - Atual | European Association of Curriculum Studies | Presidente da Direçao |
2010/01/01 - Atual | Associação Portuguesa de Estudos Curriculares | Presidente |
1993/10/01 - Atual | Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Education (AFIRSE). | Efetive member |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019/10/01 - Atual | Membro do Conselho Assessor da Organização dos Estados Iberoamericano em representação de Portugal
Membro
|
Organização dos Estados Ibero-americanos para a Ciência, Educação e Cultura, Portugal |
2019/02/01 - Atual | Conselho Consultivo da Organização de Estados Ibero-americanos (OEI) para a Educação, a Ciência e a Cultura
Membro
|
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/01/02 - 2024/03/12 | Concurso documental interno de promoção, na modalidade de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado, de recrutamento para um posto de trabalho de professor associado na área disciplinar de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa | Universidade do Minho, Portugal |
2023/01/10 - 2024/02/10 | Concurso interno de promoção de três postos de trabalho na categoria de professor associado para a área científica de Ciências da Educação e Formação. Abertura de concurso interno de promoção para o preenchimento de três)postos de trabalho na categoria de Professor Associado para a área científica de Ciências da Educação e Formação | Universidade dos Açores, Portugal |
2024/01/29 - 2024/01/29 | Concurso internacional para preenchimento de um posto de trabalho na categoria de professor auxiliar para a área científica de Ciências da Educação e Formação, subárea disciplinar de Formação de Professores, Educadores de Infância e Formadores | Universidade dos Açores, Portugal |
2023/01/02 - 2024/01/29 | Concurso internacional para preenchimento de um posto de trabalho na categoria de professor auxiliar para a área científica de Ciências da Educação e Formação, subárea disciplinar de Formação de Professores, Educadores de Infância e Formadores, | Universidade dos Açores, Portugal |
2024/01/24 - 2024/01/24 | Concurso documental internacional para recrutamento, na modalidade de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado, de um professor associado, na área disciplinar de Educação | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2023/01/02 - 2024/01/24 | Concurso documental internacional para recrutamento, na modalidade de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado, de um professor associado, para ocupar um lugar vago, previsto no mapa de pessoal do , na área disciplinar de Educação | Universidade de Lisboa, Portugal |
2024/01/12 - 2024/01/12 | Concurso documental de âmbito interno para professor associado da área de Ciências da Educação | Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal |
2023/03/01 - 2024/01/12 | Concurso documental de âmbito interno para professor associado da área de Ciências da Educação | Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal |
2023/12/12 - 2023/12/12 | Concurso documental interno de promoção, na modalidade de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado, para recrutamento de um posto de trabalho de professor associado na área disciplinar de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa (Edital n.º 671/2023) | Universidade do Minho, Portugal |
2020/01/09 - 2020/05/27 | Procedimento concursal interno para um Professor Associado na área disciplinar de Didáticas, Desenvolvimento Curricular e Tecnologias Educativas. | Universidade de Évora, Portugal |
2020/01/03 - 2020/05/14 | Procedimento concursal para Professor Coordenador Principal | Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal |
Distinções
Outra distinção
1996 | Prémio (menção honrosa)
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal
|