Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Maria Fernanda dos Santos Martins
Nomes de citação
- Martins, Maria Fernanda dos Santos
- Martins, F.
- Martins, Fernanda
Identificadores de autor
- Ciência ID
- C915-69E0-B8E7
- ORCID iD
- 0000-0003-2008-5921
- Researcher Id
- B-3201-2018
- Scopus Author Id
- 56699512400
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Prefácio / Posfácio |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024 | Construction Process of a Local Educational Project: the city as an educational-cultural agent |
Rede Internacional de Pesquisas em Gestão Educacional
|
2024 | Portuguese Clusters schools and democratic mannagement | V colóquio internacional de ciências sociais da educação |
2023/11/27 | Brasil - Conference - Percorrendo alguns dados da investigação portuguesa sobre o diretor no atual modelo de gestão perspetivas de diretores de agrupamentos . Speaker at the Round Table: Views from different countries on what it means to be a school director: Brazil, Portugal, Angola and England. |
Ministry of Education (Brasil)
|
2023 | Desbloqueando la Igualdad: Explorando el Poder Transformador de los Bienes Comunes Educativos. Proyecto SMOOTH de la UE - Bienes Comunes Educativos e Inclusión Social Activa |
(Espanha)
|
2023 | The Children's Club is for the children! The participation of a group of children in the construction of a space for common good in a non-formal education context in Portugal | |
2023 | Creating educational commons’ spaces hand-in-hand with children. [Comunicação apresentada] | |
2023 | The children's club: the challenges of sharing, collaboration and care in a non-formal education context. | |
2023 | SMOOTH: contours of children's participation in an action research project | |
2023 | Case Study of a School Group Director: Political and Organizational Challenges in the Democratic Management Process | |
2023 | Keynote- Campo de trabalho/emprego dos Licenciados em Ciências da Educação: o papel da SPCE | |
2022 | Conference - O diretor no contexto do agrupamento de escolas na realidade portuguesa: que gestão democrática é esta? | |
2022 | Keynote - A gestão dos agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas a partir de 2008: políticas, práticas e desafio | |
2021/09/03 | Democratization of Education and Professional Teaching in Public Schools: Exploratory Analysis of Field Investigations. | XVI Congresso Internacional GalegoPortuguês de Psicopedagogia. |
2019/09/19 | School websites and parents: a new interaction reality? | 12th Biennial ERNAPE Conference: Parent Engagement as Power: Empowering Children, Schools and Societies
(Gdansk, Polónia)
|
2019/09/06 | Dimensões sociais e culturais dos Agrupamentos de escolas em Portugal: um estudo exploratório. | XV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
(Corunha, Espanha)
|
2018/10/12 | Escola, pais e páginas web: novas formas de comunicação e de participação? | XIV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2018/07/12 | O diretor de escola e a liderança multifacetada: o estudo de um caso. | X Congresso Português de Sociologia
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
|
2018/07/10 | Comunicação Escola-família através das páginas web: uma análise exploratória. | X Congresso de Sociologia
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
|
2018/02/10 | (In)sucesso dos alunos, carta educativa e pais: desenvolvendo uma rede de participação democrática. | III colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação: Infância(s) e Juventude(s) na Educação Contemporânea
Instituto de Educação, Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2018 | Keynote - A importância das associações de pais e encarregados de educação [Conferência] | |
2018 | Keynote - Associativismo parental na escola portuguesa: apontamento sobre percursos e desafios | |
2017/09/07 | O que comunicam as páginas web de escolas públicas aos pais e encarregados de educação? | XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
(Braga, Portugal)
|
2017/09/06 | O novo modelo de gestão e a democratização e participação na escola: perspetivas de atores educativos. | XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
(Braga, Portugal)
|
2017/07/06 | Neoliberal logics and new roles of parents in public schools: refelctions based on some investigations. | European Research Network about Parents in Education 11th Biennial Conference
ERNAPE - ROEHAMPTON (London, Reino Unido)
|
2017/04/26 | Entre uma gestão menos democrática e uma escola para todos: uma análise preliminar a partir de um estudo de caso. | II Congreso Internacional Sociedad, Educación e Inclusión
Universidade de Granada (Granada, Espanha)
|
2016/10/06 | Investigações sobre a participação dos pais na escola pública portuguesa: a(in)visibilidade da participação na gestão (2008-2015). | XIII Congresso da SPCE – Fronteiras, Diálogos e Transições na Educação
Escola Superior de Educação/Instituto Politécnico de Viseu (Viseu, Portugal)
|
2016/10/06 | Abandono Escolar e a Escola de Segunda Oportunidade: Breves notas sobre políticas e práticas. | XIII Congresso da SPCE – Fronteiras, Diálogos e Transições na Educação
Escola Superior de Educação/Instituto Politécnico de Viseu (Viseu, Portugal)
|
2016/10/04 | Rankings e escolha da escola na realidade portuguesa: um exercício exploratório a partir de algumas dissertações de mestrado. | Seminário Luso-Brasileiro - Gestão, Currículo e Qualidade em Educação: Experiências em Diferentes Contextos
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2016/01/26 | Diretores de escolas e prestação de contas: na encruzilhada de formas parcelares de accountability. | 1ª Conferência Internacional SPCE-SEC. A Educação Comparada Para Além dos Números: Contextos locais, realidades nacionais
e processos transnacionais.
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa, Portugal)
|
2015/01/16 | A gestão da escola pública em tempos de mudança. | Ciclo de Conferências do Mestrado de supervisão Pedagógica
Escola Superior de Viana do Castelo (Viana do Castelo, Portugal)
|
2015 | O Novo Modelo de Gestão da Escola Pública e as Práticas de Gestão do Diretor: Opiniões e Perspetivas dos Atores Educativos de uma Escola do Norte de Portugal. | II Colóquio Internacional De Ciências Sociais da Educação: O Governo das Escolas: Atores, Políticas e Práticas. Braga
Departamento de Ciências Sociais da Educação, Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2014/12/10 | Das perspetivas democráticas às tendências neoliberais no governo das organizações educativas. | VII Série de Conferências Internacionais de Estudos em Ciências da Educação
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (Brasil)
|
2014/04/15 | O Discurso da prestação de contas em directores de escolas públicas portuguesas. | IV Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação/VII Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração
da Educação, Políticas e Práticas de Administração e Avaliação na Educação Ibero-Americana
(Porto, Portugal)
|
2013/12/05 | Accountability and management in Portuguese public school: directors’ experiences and opinions. | Educational leadership in Latin Europe: autonomy, identity, responsibilities
(Roma, Itália)
|
2013/12/05 | Les Directeurs de la classe dans l'enseignement articulé de la musique: représentations et expériences. | Educational leadership in Latin Europe: autonomy, identity, responsibilities
(Roma, Itália)
|
2008/11/21 | O impacto dos rankings nas escolas públicas: a 'voz' de diferentes actores educativos de órgãos de administração. | III Colóquio de Sociologia da Educação e Administração Educacional, Governação e Políticas de Educação: actores, contextos
e práticas
Departamento de Sociologia da Educação e Administração Educacional, Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2008/04/29 | A participação de dirigentes de associações de pais e de encarregados de educação na gestão da escola pública. | IX Diálogos sobre Educação: O Novo modelo de gestão das escolas em debate
Departamento de Sociologia da Educação e Administração Educacional, Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/03/10 - 2024/03/10 | Perspetivas da Formação e Avaliação da Satisfação: O caso de uma Empresa de Formação a Norte do País
Orientador
|
|
2024/02/09 - 2024/02/09 | A PERCEPÇÃO DOS GESTORES ACERCA DA RELAÇÃO FAMÍLIA–ESCOLA E A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA: UM ESTUDO DE CASO DE UMA ESCOLA DE
BRASÍLIA – DISTRITO FEDERAL, BRASIL
Orientador
|
|
2024/01/17 - 2024/01/17 | As plataformas eletrónicas na administração e gestão das escolas; Autonomia do agrupamento ou controlo, um estudo de caso
num agrupamento de escolas.
Orientador
|
|
2023 - 2024 | A formação dos assistentes técnicos e operacionais
Orientador
|
|
2023/11/19 - 2023/11/19 | A análise de necessidades de formação do Pessoal não-docente numa Autarquia Local:
a idealização de um plano
Orientador
|
|
2023/03/03 - 2023/03/03 | Avaliação de Desempenho aliada à formação: um estudo de caso numa empresa tecnológic
Orientador
|
|
2023/01/31 - 2023/01/31 | Educação e as políticas de municipalização no Ceará
Coorientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/02/09 - 2023/02/09 | Organization of the Alice Bloter Visiting Professor Conference entitled School management, fair schools and combating violence (2023/02/09 - 2023/02/09)
Conferência (Coorganizador)
|
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2019/10/11 - 2019/10/11 | Comentário
Encontro
|
Jornada de Reflexão e Debate: Regionalização e Educação, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal
|
2019/05/19 - 2019/05/19 | Palestra proferida: "Importância das associações de pais nas escolas"
Encontro
|
Encontro Concelhio das Associações de Pais de Famalicão |
2018/02/24 - 2018/02/24 | Palestra "Associativismo parental na escola portuguesa: apontamentos sobre percursos e desafios"
Outro
|
Tomada de Posse dos Órgãos Sociais Eleitos da Federação das Associações de Pais de Braga
Museu dos Biscainhos, Portugal
|
2012/06/30 - 2012/06/30 | Comentadora da Obra laureada com o prémio Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação/Porto Editora
Encontro
|
I Encontro Primavera/Verão da SPCE
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal
|
2003 - 2003 | Comentário
Congresso
|
IV Congresso Internacional: As Lideranças na Escola de Hoje |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023 | Administração Local da Educação: A Intervenção do Município na Administração Educativa em Angola
Vogal
|
José Carlos Fernando Zacarias (Doutoramento) |
2023 | O Pensamento Crítico e a Criatividade dos Diretores e Os Referenciais a que se Reporta a sua Ação Nos diferentes Mundos
Arguente
|
9. Nelson Leitão de Castro (Doutoramento) |
2023 | A Avaliação de Desempenho e a Formação como Instrumentos Estratégicos na Gestão de Recursos Humanos: Estudo de Caso no Hospital
Narciso Ferreira
Arguente
|
Carla Soraia Leiras Silva (Mestrado) |
2023 | Práticas de Formação e Cultura Organizacional: Um Estudo de Caso Numa Organização do Retalho Alimentar
Arguente
|
Ana Miguel Ferreira Pimenta (Mestrado) |
2023 | Gestão Pedagógica Intermédia: Um estudo de caso sobre a ação do Coordenador de Estabelecimento de Educação Pré-Escolar num
agrupamento do norte de Portugal.
Arguente
|
Maiza Costa Bezerra (Mestrado) |
2023 | Formação profissional Contínua de Agentes da Administração Pública em Portugal e no Brasil: o lugar do educativo nas políticas
e nas práticas
Arguente
|
Karolina Vyvyan Lopes da Silva (Outro) |
2019/12/19 | Centralização versus descentralização do governo do sistema educativo em Angola: um estudo exploratório | Armando Sangueve Sachitota (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2019/12/03 | Formação e reconversão profissional: o impacto de um Gabinete de Inserção Profissional nas trajetórias de reconversão profissional | Vânia Andreia Pires da Cunha (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2019/11/14 | Gestão Escolar e Cidadania Criativa: a participação discente na direção de um agrupamento de escolas | Inês Alexandra Correia de Sousa (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2019/11/04 | Da colegialidade à unipessoalidade: um estudo de caso acerca dos discursos e das práticas do diretor(a) de uma agrupamento de escolas | Luís Afonso Rodrigues Martins (Mestrado) |
2019/10/24 | O papel do diretor como instância de regulação cultural e simbólica da escola: um estudo de caso numa escola do ensino secundário geral de Moçambique | Pedro David Direito (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2019/02/08 | Avaliação da formação: o impacto da formação e-learning no desempenho profissional dos formandos | Ana Inês Rodrigues Torres (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2019/02/08 | Estudo exploratório do impacto da formação desenvolvida na Comunidade Intermunicipal do Cávado. Representações de trabalhadores, coordenadores e dirigentes | José Diogo Duarte Pinto (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2019/01/29 | O potencial formativo de um contexto complexo de trabalho: um estudo a partir do ponto de vista de um estagiário | Angelina Raquel Fernandes Cunha (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2019/01/24 | Avaliação institucional: promoção da autonomia ou hiperburocracia: Estudo de Caso num Agrupamento de Escolas | Celso Gabriel Fernandes (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2019/01/16 | Avaliação do desempenho: dinâmicas participativas na definição do SIADAP na Autarquia Verde | Cindy Brito Cerqueira (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2019/01/10 | O Conselho Municipal de Educação e o seu papel nas relações entre o Município e os Agrupamentos de Escolas: um estudo de caso | Sara Maria Sousa Torres (Mestrado) |
2018/06/06 | Adiando a Cerimônia Do Adeus – Um estudo com professores do IFRN sobre as representações sociais da aposentadoria e as vivências que antecedem o desligamento do trabalho | Thelma Maria Franco Rabelo Araújo Pereira (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2018/02/01 | A avaliação do impacto no´ciclo virtuoso de gestão da formação em contexto autárquico' | Maria João Monteiro Rocha (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2018/02/01 | Formação e Recrutamento de Jovens quadros para a Indústria Têxtil e do Vestuário Portuguesa | Soraia Oliveira Brandão (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2018/01/29 | Avaliação de um Percurso Formativo recorrendo à Técnica de Focus Group | Cristiano Alfredo Ferreira Oliveira (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2018/01/29 | A avaliação da formação: o caso de uma empresa de metalomecânica | Ana Raquel Rodrigues Pereira (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2017/12/12 | Experiências de Avaliação Estandardizada no Brasil e em Portugal: Lições em sistemas estaduais de Educação Não superior | Vanessa Rosana Peluchen (Mestrado)
Universidade do Oeste de Santa Catarina, Brasil
|
2017 | Apoios Pedagógicos e Explicações: A Complexa Construção dos Resultados Escolares em Portugal | Andreia dos Santos Gouveia Exames (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2017 | Ensino Artístico Especializado: Um Sistema, Duas Escolas, que Articulação | Carlos Pedro de Magalhães Marques (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2017 | Do Projeto Educativo da Escola ao Projeto de Intervenção do Diretor: (Inter) dependências | Maria Helena dos Santos Jerónimo (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2017 | Do diagnóstico de necessidades de formação à conceção de uma proposta de plano de formação | Elisa Maria Arezes de Castro Carvalho (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2017 | Avaliação de Desempenho: Dilemas e desafios | Ana Filipa Ribeiro Barbosa (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2016 | O IFRN no âmbito das políticas públicas de expansão dos Institutos Federais no Brasil: Uma abordagem organizacional sobre o processo de democratização do Ensino Médio e Superior, a partir das representações de alunos, professores e gestores | André Luiz Ferreira de Oliveira (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2016 | A avaliação da Formação na Câmara Municipal de Entre os Rios | Maria João Silva Sousa (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2016 | Práticas da Formação, Clima e Cultura Organizacional: Estudo de Caso Numa Organização Empresarial | Juliana Filipa Santos Ribeiro (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2016 | Escolas entre o Público e o Privado: charter schools, escolas livres, escola independentes | Mariline Grangeia Santos (Mestrado) |
2015/09/24 | O desafio da sustentabilidade e da solidariedade na prática dos profissionais de turismo: O turismo de voluntariado no Brasil | Maria Goretti Alves (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Ciências Sociais, Portugal
|
2015/07/07 | A avaliação do desempenho docente na escola básica portuguesa: entre o desenvolvimento profissional e a resistência à sua retaylorização. . . 07 de julho de 2015 | César Cardoso (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
2015/04/21 | A Escola de Serviço Público e a busca de resultados em contexto concorrencial: um estudo de caso numa escola secundária | Roberto Luciano Ferreira Lopes (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2015/02/24 | A avaliação de desempenho numa Santa Casa de Misericórdia: análise das práticas, motivações e melhorias. Dissertação de . , . 24 de fevereiro de 2015 | José Eduardo Cunha Barros da Silva (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2015/02/11 | A avaliação do impacto da formação profissional presencial e b-learning: o caso da formação pedagógica inicial de formadores | Diana Filipa Lourenço Lobato (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2015/02/05 | A avaliação da formação em contexto autárquico | Rita Isabel Magalhães Mendes (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2015/02/03 | Avaliação da formação e cultura Organizacional: um estudo de caso numa autarquia , . 3 de fevereiro de 2015. | Ana Alexandra Ferreira Oliveira (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2015/02/03 | Os processos e as dinâmicas formativas perante o desafio do sistema de gestão da formação: um estudo de caso numa instituição de formação | Pedro Miguel Pereira de Carvalho (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2015/01/29 | Avaliação da transferência da formação: o caso dos trabalhadores da Câmara Municipal de Barcelos. Dissertação de . , 29 de
janeiro de 2015
Vogal
|
Luís Emanuel Pereira da Eira (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2015/01/15 | Diagnóstico social, aprendizagem ao longo da vida e apoio a cidadãos invisuais: um estudo de caso numa associação do distrito de Braga | Natália Maria Carvalho (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2014/05/15 | Trabalho, Educação e Currículo do Ensino Médio: Um Estudo a Partir das Perspetivas de Professores e Alunos numa Escola da Amazônia | José da Silva Macedo (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2014/04/04 | Impacto das Formações Modulares Certificadas da Associação Industrial do Minho, Na Perspetiva dos Formandos: Conceção e Implementação de Uma Proposta de Avaliação | Alexandra Margarida Carvalho Leite (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2014/04/04 | A Avaliação de Desempenho Como Fonte de Diagnóstico de Necessidades de Formação | Carlos Manuel Lopes Rodrigues (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2014/03/31 | Análise de ‘Necessidades’ de Formação: Aproximações e Percursos em Torno de Um Caso | Maria Lúcia de Carvalho Rebelo (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2014/03/26 | Regulação Organizacional da Disciplina num Agrupamento de Escolas do Norte de Portugal: Participação e Perceções da Comunidade Educativa | José Manuel Barroso da Silva (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2014/02/14 | Análise de Necessidades de Formação numa Câmara Municipal | Pedro Miguel Marques Macedo Neiva (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2014/02/14 | Contributos Para a Construção de Um Departamento/Gabinete de Recursos Humanos: Análise de Funções e Práticas de Gestão de Recursos Humanos | Fernanda Maria da Conceição Alves (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2014/02/12 | A Gestão de Conflitos na Organização: na e para lá da Estrutura Formal. Um Estudo de Caso | Tânia Sofia de Almeida Tinoco (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2014/01/05 | Da Análise de Necessidades de Formação em Contexto Nacional e Organizacional: Um Ensaio de Procedimentos e Instrumentos. Reflexões a Partir de um Estudo de Caso | Fátima Alexandra Campos Barbosa (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2014/01/03 | A Plataforma SIGO (Sistema Integrado de Gestão da Oferta) como Ferramenta de Gestão da Formação Profissional | Carla Maria Ferreira Sepúlveda (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2013/12/13 | O Movimento Associativo de Pais: Dimensões Educativas da Participação dos Pais na Associação. . , Universidade do Porto. 13 de dezembro de 2013 | Isabel Maria Gomes Oliveira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2013/12/09 | O Conselho Geral e a “Comunidade Educativa”: Estudo de Caso num Agrupamento de Escolas | Gil Raposo Nunes (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2013/11/29 | Jovens (Inter)Ditos Escolares: Um Estudo Exploratório e Compreensivo de Vivências de Uma Escola Profissional do Porto | Isa Darlene Barbosa (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2013/11/29 | O Processo de Construção de um Mega Agrupamento: Nas Vozes e Olhares da Diretora e dos Coordenadores | Ana Luísa Morais Fernandes (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2013/11/25 | Formação Pedagógica dos Docentes do Ensino Superior: Perspetivas e Motivações numa Universidade Portuguesa | Luzimar Araújo de Oliveira (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2013/10/28 | Da Utopia à Realidade. Um Percurso a Desvendar: A Participação dos Pais/Encarregados de Educação no Conselho de Turma | Paula Cristina Galbrito Bento (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2013/06/08 | A Autonomia e a Nova Gestão Escolar | Ana Alice Araújo Rodrigues (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2013/02/19 | A avaliação do impacto da formação: análise das práticas e feitos num contexto autárquico | Nádia Soraia Ferreira Novais (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2013/01/25 | Avaliação da Formação no Ensino Superior: Realidade e Perspetivas | Susana Maria da Cruz Rodrigues (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2013/01/22 | Educação de Adultos e Formação dos seus Profissionais: Contributos para Reflexão | Ana Margarida Araújo Martins (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2013/01/16 | O Processo de Socialização e a Análise de Funções no Âmbito do Desenvolvimento da Qualidade- Estudo de Caso Numa Associação de Desenvolvimento Local | Elsa Cristina Freitas (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2013/01/15 | Gestão, Ação Organizacional e Resultados Escolares: Discursos dos Diretores da Escola Pública. . Braga: , . 15 de janeiro de 2013 | Arlindo Antunes de Sousa (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2013/01/07 | O Papel da Formação e do Perfil de Recursos Humanos nos Projetos de Cooperação e Desenvolvimento Internacional: Um Estudo de Caso numa Associação de Desenvolvimento Local | Eliana Forte Valada (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2012/12/10 | Educação e Formação de Adultos: Análise de Percursos e de Construção de Identidades Aprendentes – Um Estudo de Caso | Marta Sofia Pereira Gonçalves (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2012/12/10 | Escola ‘Mosaico’. As Representações dos Professores e o Choque de Racionalidades na Organização Escolar | Alexandre Augusto dos Reis Gomes (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2012/10/31 | Avaliação da Formação: O Impacto da Formação Profissional nos Trabalhadores de Uma Empresa de Construção Civil e Obras Públicas | Isabel Andreia Bessa Maia (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2012/06/20 | (Des)Conexões entre Formação, Qualidade e Certificação: Processo de Implementação do Sistema de Gestão da Qualidade. . Braga: , . 20 de junho de 2012. | Vânia Maria Oliveira Duarte Fernandes (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2012/06/15 | Investimentos Privados em Educação: O Caso dos Cursinhos Comerciais | Andreia dos Santos Gouveia (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2012/06/01 | O Processo de RVCC Profissional e os Processos de Negociação Identitária Pessoal e Profissional em Adultos Certificados: Estudo Exploratório | Teresa Moreira Pinto Tameirão (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2012/04/11 | O Conselho Pedagógico: dos Normativos à Acção | Manuel Augusto Veloso (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2012/01/11 | Da Análise de Funções à Análise de Necessidades de Formação em Contexto Autárquico | Cícero Domingos Ribeiro Peixoto (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2012/01/11 | A Gestão da Formação na Associação Empresarial de Portugal-AEP, formação inter-empresas | Sofia Maria de Matos Chaves de Magalhães Queiroz (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2011/12/13 | Avaliação do Impacto da Formação (Trans)formações através do Processo RVCC – Novas Oportunidades Formativas E/Ou Novas Oportunidades de Trabalho | Cristiana Maria Pereira Cunha (Mestrado) |
2011/12/13 | Certificação de Competências: Que Impacto? | Fátima Clarisse Vieira Couto (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2011/11/30 | A Intervenção de um CAFAP na Relação Família-Escola | Sara Patrícia Moreira da Costa Freitas (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2011/11/28 | Autonomia e Lideranças no Contexto Europeu: Vozes de Directores de Escolas de Portugal e Espanha | Jorge Miguel Silva e Sousa (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2011/06/28 | A Escola a Tempo Inteiro no 1º Ciclo do Ensino Básico: Perpectivas e Expectativas das Crianças dos Pais e dos Professores, num Agrupamento de Escolas | Maria de Lurdes Alves da Costa de Sá (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2011/01/21 | O Conselho Geral Transitório num Agrupamento: Uma Odisseia Sem Espaço | Artur Afonso (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2011/01/10 | Contrato de Autonomia: um passado no reforço da autonomia da escola ou do poder central? | Rosa Maria Ribeiro de Freitas (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2011/01/07 | Relação Escola/Família: Realidade ou Ficção? | Iolanda Maria Mendes da Silva Mateus (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2010/12/14 | Agrupamento de Escolas: Imposição Normativa, Ambiguidade, Micropolíticas | António Emanuel da Silva Gonçalves Pereira Lírio (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2010/10/29 | Segurança na Escola e Gestão Organizacional: Perspectivas de Directores de Escolas | Lígia Maria Batista Rodrigues (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2010/07/09 | Professores Titulares e (outros) Professores. Profissão, Trabalho e Relações entre Docente: Breve Ensaio Sobre Um Processo de Mudança | Maria Olimpia Rodrigues dos Santos (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2024 - 2024 | International colloquium on Social Sciences of Education 50 years of education in democracy | Braga |
2018/10/11 - 2018/10/13 | XIV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: Ciências, Culturas e Cidadanias | Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto |
2018 - 2018 | III Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação: Infância(s) e Juventude(s) na Sociedade e Educação Contemporâneas | Instituto de Educação da Universidade do Minho |
2016 - 2016 | XIII Congresso da SPCE: Fronteiras, Diálogos e Transições em Educação | Escola Superior de Educação de Viseu |
2015 - 2015 | II Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação – O Governo das Escolas: Atores, Políticas e Práticas | Instituto de Educação da Universidade do Minho |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2015 - Atual | Revista Electrónica Educare (1409-4258) | Universidad Nacional de Costa Rica |
2019 - 2019 | Revista Brasileira de Educação (1413-2478) | SciELO |
2017 - 2017 | Revista Espaço do Currículo (1983-1579) | Portal de Periodicos UFPB |
2014 - 2014 | Revista Educação, Sociedade & Culturas (0872-7643) | Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Universidade do Porto |
2013 - 2013 | Revista Investigar em Educação (2183-1793) | Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019 - 2020 | Co-autora do Relatório Final do Programa de apoio ao sector da educação na Guiné-Bissau 2018-2020 | Camões Instituto da Cooperação e da Língua, Portugal |
2018 - 2019 | Co-Autora do Projeto Educativo Local: Braga, Cidade Integradora. Disponível em https://www.cm-braga. pt/pt/0101/viver/educacao/projecto-educativo-local. | Câmara Municipal de Braga, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2019/11/28 - 2019/11/28 | Escrita Científica | Escola Doutoral de Outono da SPCE, na Faculdadade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (Outros) | Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal |
2018/05/25 - 2018/05/26 | Questões de investigação e métodos de recolha de dados e Apresentação e discussão final | Escola Doutoral de Primavera da SPCE, Universidade de Aveiro (Outros) | Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal |
2016/03/16 - 2016/03/16 | Sociologia del Sistema de Educación | Maestro em Educación Primaria (Bachelor) | Universidad Complutense de Madrid Facultad de Educación, Espanha |
2016/03/13 - 2016/03/14 | Sociologia de la Educación | Maestro em Educación Primaria (Bachelor) | Universidad Complutense de Madrid Facultad de Educación, Espanha |
2012/08 - 2012/09 | Métodos e Técnicas de Administração Educação II | Mestrado em Ciências da Educação, área de especialização em Administração Educacional (Mestrado) | Universidade Nacional de Timor Leste, Timor - Leste |
Entrevista (jornal / revista)
Descrição da atividade | Jornal / Forum | |
---|---|---|
2023/12 | Interview - Dialogues for the Future: with Maria Fernanda Martins (Institute of Education). | Newsletter 04 PRR, Alinaça UMinho |
2023 | Report on Summer on Campus 2023 - Education: a world to discover, a future to build. | Newsletter CIEd, junho/julho, 2023. |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2015 - 2023 | Portuguese Society of Educational Sciences. Member of the Board of Directors | Vogal da Direção |
2012 - 2015 | Fórum Português de Administração Educacional | Vogal da Mesa Assembleia Geral |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2018 - Atual | Reviewer panel of the International Journal of Education Culture and Society
Membro
|
|
2015 - Atual | Conselho Científico da Revista Acadêmica Gueto
Membro
|
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Brasil |
2015 - Atual | Conselho Editorial Científico da Revista do Instituto de Políticas Públicas de Marília
Membro
|
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil |
2015 - Atual | Conselho Editorial Internacional da Revista Roteiro
Membro
|
Universidade do Oeste de Santa Catarina, Brasil |
2024 - 2024 | Member of the organizing committee of the 5th international colloquium on social sciences in education
Membro
|
|
2019/11/07 - 2019/11/08 | Comissão Científica do IX Simpósio de Organização e Gestão Escolar: (Re)pensar a qualidade das organizações educativas: olhares
sobre a educação básica, secundária e superior
Membro
|
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2019/02 - 2019/06 | Comissão Organizadora das Conferências Itinerantes da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, realizadas em 15 de fevereiro,
29 de março, 10 de maio, 22 de maio e 6 de junho de 2019.
Membro
|
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal |
2018/10/11 - 2018/10/13 | Comissão Científica do XIV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: Ciências, Culturas e Cidadanias
Membro
|
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal |
2018/02/08 - 2018/02/10 | Comissão Científica do III Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação: Infância(s) e Juventude(s) na Sociedade
e Educação Contemporâneas
Membro
|
Departamento de Ciências Sociais da Educação do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal |
2016/10/24 - 2016/10/26 | Comitê Científico do V Colóquio Internacional de Educação - Educação e Cidadania: Desafios e Estratégias Possíveis
Membro
|
Universidade do Oeste de Santa Catarina, Brasil |
2016/10/06 - 2016/10/08 | Comissão Científica do XIII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: Fronteiras, Diálogos e Transições em
Educação
Membro
|
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal |
2016/10/03 - 2016/10/04 | Comissão Organizadora do Seminário Luso-Brasileiro - Gestão, Currículo e Qualidade em Educação: Experiências em Diferentes
Países
Membro
|
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2015/10/01 - 2015/10/03 | Comissão Organizadora do II Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação: O Governo das Escolas: Atores, Políticas
e Práticas
Membro
|
Departamento de Ciências Sociais da Educação do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal |
2015/02/20 - 2015/02/21 | Comissão Científica do II Fórum de Projetos Investigar e Intervir em Educação
Membro
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2014/08/25 - 2014/08/27 | Comissão Organizadora da Annual Conference 2014 da Association for Teacher Education in Europe, Transitions in Teacher Education
and Profissional Identities, Braga, Instituto de Educação, Universidade do Minho
Membro
|
Association for Teacher Education in Europe, Bélgica |
2010/10 - 2014/06 | Conselho Editorial da Revista Portuguesa de Educação
Membro
|
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal |
2013/11/01 - 2013/11/03 | Comissão Científica do II Encontro Luso-Brasileiro Trabalho Docente e Formação, Políticas, Práticas e Investigação: Pontes
Para a Mudança
Membro
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2013/05/20 - 2013/05/20 | Comissão Organizadora do XIV Seminário Diálogos sobre Educação: Educação e Democracia e Projetos nas Escolas
Membro
|
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2013/03/25 - 2013/03/27 | Comissão Organizadora do I Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação/III Encontro de Sociologia da Educação,
O Não-Formal e o Informal em Educação: Centralidades e Periferias
Membro
|
Departamento de Ciências Sociais da Educação do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal |
2012/11/27 - 2012/11/27 | Comissão Organizadora do XIV Seminário Diálogos sobre Educação: Educação e Cultura na Sociedade
Membro
|
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2012/03/29 - 2012/03/29 | Comissão Organizadora do XIII Seminário Diálogos sobre Educação: Dimensões da Formação de Professores em Portugal: Uma Homenagem
ao Professor João Formosinho
Membro
|
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2011/12/05 - 2011/12/05 | Comissão Organizadora do XIII Seminário Diálogos sobre Educação: Educação/Formação ao Longo da Vida: perspectivas e práticas
Membro
|
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2011/10/25 - 2011/10/27 | Comissão Organizadora da 2nd Conference of ESREA network on Education and Learning of Older Adults (ELOA): Elderly, Education,
Intergenerational Relationships and Social Development
Membro
|
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2011/04/13 - 2011/04/13 | Comissão Organizadora do XII Seminário Diálogos sobre Educação: Relatório PISA 2009
Membro
|
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2010/11/29 - 2010/11/29 | Comissão Organizadora do XII Seminário Diálogos sobre Educação: A Escola e Tempo Inteiro e a Construção de Um Novo Espaço
Público de Educação
Membro
|
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2010/04/15 - 2010/04/15 | Comissão Organizadora do XI Seminário Diálogos sobre Educação: Educação Civismo e Cidadania Democrática na Sociedade e na
Escola Pública Portuguesa: balanço e desafios
Membro
|
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023 - 2023 | Member of the national jury for the competition for FCT doctoral scholarships | |
2019/12 - 2019/12 | Membro do Júri para atribuição de uma Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia (BGCT2/CIED/2019) | Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal |
2019/09 - 2019/09 | Presidente do júri do Prémio SPCE/De Facto Editores 2018 | Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal |
2017/07 - 2017/07 | Membro do júri do Prémio SPCE/De Facto Editores 2016 | Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal |