???global.info.a_carregar???
Maria Luísa Vieira das Neves is a Professor at Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) and researcher at Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED). Currently, her main areas of interest are Science, Health, Environment and Global Citizenship Education. Has a PhD in Sciences (University of Minho, 2004), a Master in Education - Teaching of Biology and Geology (University of Minho, 1994), a Graduation in Biology - Educational Branch (University of Porto, 1984) and an Advanced scientific post-doctoral internship in Education - specialty in Science Education under the theme: ¿Natural Sciences on 5th and 6th grade in a perspective of Global Citizenship Education: creation and evaluation of learning units¿ (University of Minho, 2019). Lecturer at the Escola Superior de Educação of IPVC since 1989, her career is mainly linked to initial, in-service and post-graduate training of teachers and educators. Besides the teaching of several curricular units in different courses, she has been responsible for several in-service training courses and for the supervision of pedagogical internships in basic and secondary education. Has integrated the team (as coordinator and/or researcher) of several international and national projects in the scope of Education, is author of several peer-reviewed publications, has supervised and/ or co-supervised PhD and master's projects and has integrated several academic juries. Has held various institutional management positions, having experience in the evaluation of teaching and non-teaching staff and in school evaluation.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria Luísa Vieira das Neves

Nomes de citação

  • Neves, Luísa

Identificadores de autor

Ciência ID
C917-B3FD-1A62
ORCID iD
0000-0003-1783-3642

Endereços de correio eletrónico

  • luisaneves@ese.ipvc.pt (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
Formação
Grau Classificação
2016/04/13 - 2019/03/20
Concluído
As Ciências Naturais no 2º CEB numa perspetiva de Educação para a Cidadania Global: criação e avaliação de estratégias e materiais de aprendizagem. (Pós-doutoramento)
Especialização em Ciências da Educação - Educação em Ciências
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2000 - 2004
Concluído
Doutoramento em Ciências [PhD in Sciences] (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
Aprovada
1990 - 1994
Concluído
Mestrado em ensino da Biologia e Geologia [Master's degree in Biology and Geology teaching] (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
Muito bom, por unanimidade
1979 - 1984
Concluído
Biologia - Ramo Educacional [Biology - Education] (Licenciatura)
Universidade do Porto, Portugal
15
1980
Concluído
First certificate in English (Outros)
Instituto Britânico, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/05/01 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
1995/07 - 2020/04/30 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
1989/03/30 - 1995/07/18 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018 - 2023 Coordenador do Grupo Disciplinar de Educação e Formação de Professores Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2009/10 - 2015/03 Diretora da ESE-IPVC Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2007/07 - 2009/10 Presidente do Conselho Diretivo da ESE-IPVC Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2004/11 - 2007/07 Coordenadora do Programa Erasmus Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2004/11 - 2007/07 Diretora do Curso de Professores do EB- variante de Matemática e Ciências Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
1995/09 - 2000/07 Diretora do Laboratório de Ciências de Natureza Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/09/26 - Atual Membro colaborador do Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2024 - 2027 Co-creating Global Belonging – A whole school approach
2024-1-FI01-KA220-SCH-000250235
Coordenadora do Projeto no IPVC
Em curso
2023 - 2026 Escolas Transformadoras: aprofundando o papel transformador do ensino superior através da integração da Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global na co-construção de conhecimento e no envolvimento das comunidades educativas / Transformative Schools: deepening the transformative role
Camões, ICL
Outra
Em curso
2021 - 2023 Escolas Transformadoras – Contributos para uma Mudança Social a partir da Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global na Escola / Schools - Contributions to Social Change through Education for Development and Global Citizenship at School
Camões ICL
Desenvolvimento técnico
Concluído
2020 - 2023 Globe: Global Learning for Sense of Belonging
2020-1-FI01-KA201-066677
Coordenadora do projeto do IPVC
European Commission
Concluído
2017 - 2021 Get Up and Goals! Global education time: an international network of learning and active schools for SDGs
CSO-LA/2016/151103-1/18
Coordenadora do projeto em Portugal
European Commission
Concluído
2018 - 2020 Escolas Transformadoras: Contributos para uma mudança social a partir da Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global [ Transformative Schools, contributions to social change based on Education for Development and Global Citizenship at School]
Camões, ICL, 2018
Investigador
Camões Instituto da Cooperação e da Língua
Concluído
2015 - 2018 Global Schools: EYD 2015 to embed Global Learning in primary education
DCI-NSAED/2014/338-378
Coordenadora do Projeto Portugal
European Commission
Concluído
2008 - 2011 Teacher Quality in Lusophone Countries - EDULINK
Contract n.:(9ACPRPR-118#28)
Investigador
European Commission
2006/05 - 2008/09 EuroLifeNet/Ciência Viva: Aprendendo/exercendo cidadania, medindo a qualidade do ar [EuroLifeNet/Ciência Viva: Learning/exercising citizenship by measuring air quality]
CV/116-2005
Coordenadora
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
Ciência Viva
Concluído
2000 - 2000 Construir e experimentar na sala de aula [Building and experimenting in the classroom]
Ciência Viva IV prog P-IV-1382
Investigador
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
Ciência Viva
Concluído
1999 - 2000 A resolução de problemas e a experimentação no ensino da Matemática e das Ciências da Natureza [Problem solving and experimentation in the teaching of mathematics and natural sciences]
IIE, P 54/99
Investigador
Instituto de Inovação Educacional
1997 - 1999 Descobrir o ambiente natural pela via da experimentação e da resolução de problemas [Discovering the natural environment through experimentation and problem solving]
Ciência Viva II, PII-291
Investigador
Ciência Viva
Concluído
1996 - 1997 Descobrir o ambiente natural pela via da experimentação e da resolução de problemas [Discovering the natural environment through experimentation and problem solving]
Ciência Viva I, PI-179
Investigador
Ciência Viva
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Santana, Pedro; Neves, Luísa. "Compreender e compreender-se: promover a literacia científica no 5º ano de escolaridade [Understanding and being understood: promoting scientific literacy in the 5th grade]". Trabalho apresentado em VI Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos / 1st International Conference on Teaching and Learning with Creativity from 3 to 12 years old, 2019.
    Publicado
  2. Lima, Fátima; Neves, Luísa. "Educação para o Desenvolvimento e Ciências Naturais: ENTRECRUZANDO SABERES - uma abordagem no 2.º CEB [Development Education and Natural Sciences: CROSSING KNOWLEDGE - an approach in the 2nd Cycle of Primary Education]". Trabalho apresentado em VI Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos / 1st International Conference on Teaching and Learning with Creativity from 3 to 12 years old, 2019.
  3. Neves, Luísa; Esteves, Alexandra; Barbosa, Ana; Madeira, Eliane; Barbosa, Gabriela; Oliveira, Joana; Cardoso, Jorge; Coelho, La Salete; Gonçalves, Teresa. "Global schools: integração curricular da ED/ECG no ensino básico [Global schools: curriculum integration of DevelopmentEducation/Global Citizenship Education in primary education]". Trabalho apresentado em III Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE), 2018.
    Publicado
  4. Neves, Luísa; Joana Oliveira; Carvalho, Graça Simões. "Educação em ciências e cidadania global: propostas de integração curricular para o 2º CEB [Science education and global citizenship : proposals for curriculum integration in 5th and 6th grade]]". Trabalho apresentado em XVII Encontro Nacional de Educação em Ciências, XVII ENEC, I Seminário Internacional de Educação em Ciências, I SIEC, Viana do Castelo, 2017.
    Publicado
  5. Virginie Mendes; Neves, Luísa. "Comunicação e aprendizagem de ciências ¿ um estudo com crianças do 5º ano de escolaridade [Communication and learning: a study with 5th grade students]". Trabalho apresentado em XVII Encontro Nacional de Educação em Ciências, XVII ENEC, I Seminário Internacional de Educação em Ciências, I SIEC, Viana do Castelo, 2017.
    Publicado
  6. Joana Oliveira; Neves, Luísa; Nelson Lima. "BioViverCidade: explorar recursos biológicos no 1.º CEB [BioViverCidade: exploring biological resources in the 1st grade]". Trabalho apresentado em XVII Encontro Nacional de Educação em Ciências, XVII ENEC, I Seminário Internacional de Educação em Ciências, I SIEC, Viana do Castelo, 2017.
    Publicado
  7. Carla Rodrigues; Joana Oliveira; Neves, Luísa. "Água e sustentabilidade: uma experiência didática no 5º ano de escolaridade". Trabalho apresentado em XVI ENEC – Ciência com Cultura, Lisboa, 2015.
    Publicado
  8. Joana Oliveira; Lanceros-Mendez, Senentxu; Neves, Luísa; Santos, Júlio. "Oficina Kit “Energia, ambiente e sustentabilidade”". Trabalho apresentado em XVI ENEC – Ciência com Cultura, Lisboa, 2015.
    Publicado
  9. Cancela, Conceição; Alves, Alda; Neves, Luísa. "Educar para a SST: uma experiência com alunos do 4º ano de escolaridade". Trabalho apresentado em Safety and Hygiene SHO2014, Guimarães, 2014.
    Publicado
  10. Oliveira, Joana; Lanceros-Mendez, Senentxu; Neves, Luísa; Santos, Júlio. "“Energia, Ambiente e Sustentabilidade”, uma proposta para a promoção da Educação Científica na Guiné-Bissau". Trabalho apresentado em Congresso II CoopEdu – Cooperação e educação: áfrica e o mundo, Porto, 2012.
    Publicado
  11. Maria José Cunha; Neves, Luísa; Teresa Gonçalves. "A aprendizagem cooperativa e o ensino experimental das Ciências". Trabalho apresentado em Congreso Internacional Galego-Portugues de Psicopedagoxía, Corunha, 2011.
    Publicado
  12. Neves, Luísa; Ana Peixoto; Fátima Fernandes; Joana Oliveira; Maria dos Anjos Faria; Patrícia Costa; Sandra Ramalho; Sónia Guedes. "Trabalho Experimental no 1ºCEB: concepções e práticas de professores". Trabalho apresentado em Encontro Nacional de Educação em Ciências: Ciência, Cultura e Cidadania, Castelo Branco, 2009.
    Publicado
  13. Neves, Luísa; Teixeira, Aurora; Joana Oliveira; Nelson Dias. "EuroLifeNet/Ciência Viva – uma outra forma de aprender ciências - o caso de ES de Ponte de Lima". Trabalho apresentado em V Sem. Ibérico I Sem. Ibero-Americano: CTS no Ens. das Ciências, Educ. Científica e Desenvolvimento Sustentável, Aveiro, 2008.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Joana Oliveira; Luísa Neves; senentxu lanceros-mendez. "Kit "Energy, Environment and Sustainability": An Educational Strategy for a Sustainable Future. A Case Study for Guinea-Bissau". Education Sciences (2021): https://www.mdpi.com/2227-7102/11/12/787.
    Acesso aberto • Publicado • 10.3390/educsci11120787
  2. Vicente Garcia; Joana Oliveira; Neves, Luísa. "Learning science in a STS perspective: a didactic experience with 5th grade students". Conexão Ciência 12 2 (2017): 217-222.
    Publicado
  3. Leitão, Raquel; Neves, Luísa. "Períodos críticos para o desenvolvimento da obesidade: perspetivas da epigenética [Critical periods for the development of obesity: perspectives from epigenetics]". Alimentação Humana 22 1 (2017): 41-48.
    Publicado
  4. La Salete Coelho; Neves, Luísa; Joana Oliveira. "Gabinete de Estudos de Educação para o Desenvolvimento: aprendizagens de um caminho percorrido [Development Education Research Office: learning from a long road traveled]". Diálogos com a arte. Revista de arte, cultura e educação. 1ª Edição Lusófona Tamarindo 7 (2017): 61-80.
    Publicado
  5. Leitão, Raquel Beatriz; Rodrigues, Luís Paulo; Neves, Luísa; Carvalho, Graça Simões. "Development of adiposity, obesity and age at menarche: an 8-year follow-up study in Portuguese schoolgirls". International Journal of Adolescent Medicine and Health 25 1 (2013): 55-63.
    Publicado • 10.1515/ijamh-2013-0007
  6. Leitão, Raquel; Rodrigues, Luís Paulo; Neves, Luísa; Carvalho, Graça Simões. "Changes in adiposity status from childhood to adolescence: A 6-year longitudinal study in Portuguese boys and girls". Annals of Human Biology 38 4 (2011): 520-528.
    Publicado • 10.3109/03014460.2011.571220
  7. Kayingo, G.; Martins, A.; Andrie, R.; Neves, L.; Lucas, C.; Wong, B.. "A permease encoded by STL1 is required for active glycerol uptake by Candida albicans". Microbiology 155 5 (2009): 1547-1557.
    Publicado • 10.1099/mic.0.023457-0
  8. Ferreira, C.. "A Member of the Sugar Transporter Family, Stl1p Is the Glycerol/H+ Symporter in Saccharomyces cerevisiae". Molecular Biology of the Cell 16 4 (2005): 2068-2076.
    Publicado • 10.1091/mbc.E04-10-0884
  9. Neves, Luisa; Lages, Fernanda; Lucas, Cândida. "New insights on glycerol transport in Saccharomyces cerevisiae". FEBS Letters 565 1-3 (2004): 160-162.
    Publicado • 10.1016/j.febslet.2004.04.003
  10. NEVES, L; OLIVEIRA, R; LUCAS, C. "Yeast orthologues associated with glycerol transport and metabolism". FEMS Yeast Research 5 1 (2004): 51-62.
    Publicado • 10.1016/j.femsyr.2004.06.012
  11. SILVAGRACA, M; NEVES, L; LUCAS, C. "Outlines for the definition of halotolerance/halophily in yeasts: () CBS4019 as the archetype?". FEMS Yeast Research 3 4 (2003): 347-362.
    Publicado • 10.1016/S1567-1356(02)00200-3
  12. Neves, Luísa. "A formação de professores em contextos de multiculturas: experiências de formação de formadores [Teacher training in multicultural contexts: experiences of training trainers]". Revista da E.S.E.V.C. 4 (2002): 93-100.
    Publicado
  13. Faria, Maria dos Anjos; Neves, Luísa; Peixoto, Ana. "Aprender Ciências no ensino básico: um estudo comparativo dos diferentes conteúdos e metodologias utilizadas em diferentes países europeus [Learning science in elementary school: a comparative study of the different contents and methodologies used in different European countries]". Revista E.S.E.V.C. 4 (2002): 301-305.
    Publicado
  14. Faria, Maria dos Anjos; Fonseca, Lina; Neves, Luísa; Peixoto, Ana; Vale, Isabel. "Estudar o meio ambiente pela via da experimentação e da resolução de problemas [Studying the environment through experimentation and problem solving]". Revista E.S.E.V.C. 3 (1998): 23-42.
    Publicado
  15. M. Luisa Neves; Rui P. Oliveira; Cândida M. Lucas. "Metabolic flux response to salt induced stress in the halotolerant yeast Debaryomyces hansenii". Microbiology 143 (1997): 1133-1139.
    Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Neves, Luísa. "Educar no séc. XXI: inquietações de uma professora [Educating in the 21st century: a teacher's concerns]", Cadernos Tertulianos - A cultura em Viana do Castelo, 2015
  2. Neves, Luísa. "Educar sem fronteiras: partilhar saberes e sentires [Educating without borders: sharing knowledge and feelings]", Educ@r sem fronteiras, 2012
Capítulo de livro
  1. Coelho, La Salete; Neves, Luísa. "GLOBAL SCHOOLS: A FORMAÇÃO DE DOCENTES COMO CHAVE PARA A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL [GLOBAL SCHOOLS: TEACHER TRAINING AS A KEY TO SOCIAL TRANSFORMATION]". In Políticas Públicas na Educação e a Construção do Pacto Social e da Sociabilidade Humana, 190-203. Atena Editora, 2021.
    Publicado • 10.22533/at.ed.25321140119
  2. Manuela Rodrigues; Neves, Luísa. "Ciências Naturais: um caminho para a Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global". In Educação em Ciências: Interações e Desafios, 246-249. Escola Superior de Educação de Coimbra e Associação Portuguesa de Educação em Ciências, 2021.
  3. Coelho, La Salete; Gonçalves, Teresa; Neves, Luísa. "Escola e comunidade comprometidas com a Cidadania Global e Desenvolvimento Sustentável. Instituto Politécnico de Viana do Castelo". In Sustentabilidade. Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) nas práticas de Instituições de Ensino e Formação, 1.ª edição, pp. 100-104. Instituto Português da Qualidade. 2021.
  4. Neves, Luísa; Oliveira, Joana; Coelho, La Salete; Carvalho, Graça S.. "The roulette of vaccines: a didactic resource to approach Global Inequalities in Health Care Access with children". In Improving children's learning and well-being, 64-78. Braga, Portugal: Centro de Investigação em Estudos da Criança, Instituto de Educação, Universidade do Minho, 2020.
    Publicado
  5. Leitão, Raquel; Neves, Luísa; Sá, César; Carvalhido, Ricardo. "Educação, Ciência e Património Local: conceptualização de um curso de pós-graduação para professores [Education, Science and Local Heritage: conceptualizing a postgraduate course for teachers]". In Reflexões sobre Património, Educação e Cultura - I Encontro em Património, Educação e Cultura, 43-50. Portugal: RVJ Editores, 2020.
    Publicado
  6. Leitão, Raquel; Neves, Luísa; Rodrigues, Luís Paulo; Graça Carvalho. "Obesidade Infantil: Dimensão do problema, perspetivas futuras e questões metodológicas". In Promoção da Saúde – da Investigação à Prática, 48-51. Lisboa, Portugal, Portugal: Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde, Editora, LDA, 2015.
    Publicado
  7. Neves, Luísa; Joana Oliveira. "Educar para a saúde, o ambiente e a cidadania participativa". In Promoção da Saúde – da Investigação à Prática, 71-73. Lisboa, Portugal, Portugal: Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde, Editora, LDA, 2015.
    Publicado
Edição de livro
  1. Bernardi, C.; Vanhaute, E.. Uma história global da humanidade [A Global History of Humanity]. 2020.
    Publicado • Editor
  2. Barbosa, Ana; Peixoto, Ana; Cunha, Elisabete; Fernandes, Fátima; Barbosa, Gabriela; Vale, Isabel; Fonseca, Lina; Saraiva, Linda; Neves, Luísa. VI Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos / 1st International Conference on Teaching and Learning with Creativity from 3 to 12 years old - Livro de Resumos. 2019.
  3. Barbosa, Ana; Peixoto, Ana; Cunha, Elisabete; Fernandes, Fátima; Barbosa, Gabriela; Vale, Isabel; Fonseca, Lina; Saraiva, Linda; Neves, Luísa. VI Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos / 1st International Conference on Teaching and Learning with Creativity from 3 to 12 years old - Livro de Atas do CRIA 2019. 2019.
    Publicado
  4. Ana Peixoto; Joana Gonçalves; Joana Oliveira; Neves, Luísa; Rita Cruz. Educação em Ciências em múltiplos contextos – Atas do XVII Encontro Nacional de Educação em Ciências, XVII ENEC, I Seminário Internacional de Educação em Ciências, I SIEC. Viana do Castelo, Portugal: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. 2018.
    Publicado
  5. Paschke, S.; Prettner, D.; Knapp, V.; Ertl, N.. Patinho de borracha, por onde nadas tu? Recurso didático para o Ensino Básico sobre o plástico [Rubber ducky, where are you swimming? Teaching resource for elementary school about plastics. 2018.
    Publicado • Editor
  6. Ana Peixoto; Joana Oliveira; Neves, Luísa; Sandra Ramalho. Livro de Resumos do XVII Encontro Nacional de Educação em Ciências, XVII ENEC, I Seminário Internacional de Educação em Ciências, I SIEC -Educação em Ciências em múltiplos contextos.k.. Viana do Castelo, Portugal: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. 2017.
  7. Teresa Vilaça; Carvalho, Graça Simões; Neves, Luísa; Zélia Anastácio. Livro de resumos d II Seminário Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Género, Saúde e Sustentabilidade: Formação de Professores e Professoras. Braga,Portugal, Portugal: Edição da Universidade do Minho. Instituto da Educação. Centro de Investigação em Estudos da Criança. 2016.
    Publicado
  8. Ana Barbosa; Ana Peixoto; Gabriela Barbosa; Lina Fonseca; Linda Saraiva; Neves, Luísa. Atas Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 – atas 2015. Viana do Castelo, Portugal: Escola Superior Educação de Viana do Castelo. 2015.
  9. Ana Barbosa; Ana Peixoto; Linda Saraiva; Lina Fonseca; Gabriela Barbosa; Neves, Luísa. Livro de Resumos do Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12. Viana do Castelo, Portugal: Escola Superior de Educação de Viana do Castelo. 2015.
Livro
  1. Okkolin, Mari-Anne; Railasto-Moran, Anu; Lehtomäki, Elina; Paradis, Audrey; Risku, Mika; Pietiläinen, Marja; Neves, Luísa; et al. Handbook for Global Educationalists – Practitioners’ Point of View. Helsínquia, Finlândia: Rauhankasvatusinstituutti ry (RKI [Peace Education Institute, Finland]), Helsinki, Finland. 2023.
    Publicado
  2. Okkolin, M.; Railasto-Moran, A; Lehtomäki, E.; Paradis, A.; Risku, M.; Pietiläinen, M.; Neves, Luísa; et al. Manual para Educadoras e Educadores Globais (versão portuguesa de Handbook for Global Educationalists – Practitioners’ Point of View). 2023.
    Publicado
  3. Pontes, Adalgisa; Costa, Alexandre; Ferreira, Ana; Aguiar, Ana; Manso, Augusta; Faria, Carla; Magalhães, Carla; et al. Escolas Transformadoras. Guia de integração da Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global na ESE-IPVC: 2019-2020 [Transforming Schools. Guide to integrating Education for Development and Global Citizenship at ESE-IPVC: 2019-2020]. Viana do Castelo, Portugal: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. 2020.
    Publicado
  4. Neves, Luísa; Coelho, La Salete; Pontes, Adalgisa; Barbosa, Ana; Barbosa, Gabriela; Oliveira, Joana; Cruz, Sónia; Gonçalves, Teresa. GET UP! Migrações. Percursos de Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global [GET UP! Migrations. Development Education and Global Citizenship Pathways]. Viana do Castelo. 2020.
    Publicado
  5. Neves, Luísa; Coelho, La Salete; Pontes, Adalgisa; Barbosa, Ana; Barbosa, Gabriela; Oliveira, Joana; Gonçalves, Teresa. GET UP! Igualdade de Género. Percursos de Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global[GET UP! Gender Equality. Development Education and Global Citizenship Pathways]. Viana do Castelo, Portugal. 2020.
    Publicado
  6. Neves, Luísa; Coelho, La Salete; Pontes, Adalgisa; Barbosa, Ana; Barbosa, Gabriela; Oliveira, Joana; Gonçalves, Teresa. GET UP! Desigualdades Mundiais. Percursos de Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global [GET UP! World Inequalities. Development Education and Global Citizenship Pathways]. Viana do Castelo, Portugal. 2020.
    Publicado
  7. Neves, Luísa; Coelho, La Salete; Pontes, Adalgisa; Barbosa, Ana; Barbosa, Gabriela; Oliveira, Joana; Cruz, Sónia; Gonçalves, Teresa. GET UP! Alterações Climáticas. Percursos de Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global [GET UP! Climate Change. Development Education and Global Citizenship Pathways]. Viana do Castelo, Portugal. 2020.
    Publicado
  8. Neves, Luísa; Coelho, La Salete; Pontes, Adalgisa; Barbosa, Ana; Barbosa, Gabriela; Oliveira, Joana; Cruz, Sónia; Gonçalves, Teresa. GET UP! Climate Change. Educational Pathways for Development Education and Global Citizenship (tradução da versão portuguesa). 2020.
    Publicado
  9. La Salete Coelho; Neves, Luísa; Alexandra Esteves; Ana Barbosa; Gabriela Barbosa; Eliana Madeira; Joana Oliveira; Jorge Cardoso; Teresa Gonçalves. Global Schools: propostas de integração curricular de Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global no 1º e 2º CEB [Global Schools: proposals for curricular integration of Development Education and Global Citizenship in primary education]. Viana do Castelo, Portugal: Escola Superior de Educação do IPVC. 2018.
    Publicado
  10. Neves, Luísa. Glycerol transport and metabolism in yeasts.. Saarbrukcken, Germany, Alemanha: VDM Verlag Dr. Muller. 2009.
    Publicado
Manual
  1. Neves, Luísa; M. Anjos Faria. Saúde, Nutrição e Higiene Alimentar. Portugal. 1998.
Resumo em conferência
  1. Maria de Fátima Ferreira; Neves, Luísa. "Importância da biodiversidade: um estudo com alunos do 5º ano de escolaridade. In Livro de resumos: Educar em ciência com e para a cidadania.". Trabalho apresentado em XX Encontro Nacional em Ciências/VI International Seminar on Science Education, Covilhã, 2024.
    Publicado
  2. Daniela Costa; Neves, Luísa. "Conceções alternativas sobre plantas em alunos do 6º ano de escolaridade: da identificação à mudança". Trabalho apresentado em XX Encontro Nacional em Ciências/VI International Seminar on Science Education, 2024.
    Publicado
  3. Gonçalves, Teresa; Sousa Pereira, Fátima; Neves, Luísa. "Uma experiência de Problem-Based Learning num curso de formação de professores". Trabalho apresentado em 7.º Congresso nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, 2021.
    Publicado
  4. COELHO, LA SALETE; Gonçalves, Teresa; Neves, Luísa. "Escolas Transformadoras – experiências de integração curricular da Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global no Ensino Superior". Trabalho apresentado em 7.º Congresso nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, 2021.
    Publicado
  5. Hélder Granjo; Neves, Luísa. "Vacinação e Cidadania: um estudo com alunos do 6º ano de escolaridade". Trabalho apresentado em 7.º Congresso Internacional em Saúde. CISaúde-2020, 2021.
  6. Gonçalves, Teresa; Sousa Pereira, Fátima; Neves, Luísa. "Uma pedagogia centrada em problemas na formação inicial de professores". Trabalho apresentado em XV Congreso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia 2019, 2019.
    Publicado
  7. Neves, Luísa; Alexandra Esteves; Ana Barbosa; Eliana Madeira; Gabriela Barbosa; Joana Oliveira; Jorge Cardoso; La Salete Coelho; Teresa Gonçalves. "Global schools: integração curricular da ED/ECG no ensino básico [Global schools: curricular integration of Development and Global Citizenship Education in primary education]". Trabalho apresentado em III Encontro Internacional de formação na docência (INCTE), Bragança, 2018.
    Publicado
  8. Neves, Luísa; Cancela, Conceição. "Educar para a saúde medindo o ruído na escola – uma experiência com alunos do 4º ano de escolaridade". Trabalho apresentado em XV ENEC 2014, XV encontro nacional de educação em ciências – Tendências atuais em educação em Ciências, Faro, 2014.
    Publicado
  9. Joana Oliveira; Lanceros-Mendez, Senentxu; Neves, Luísa; Santos, Júlio. "Guião de atividades do kit”Energia, ambiente e sustentabilidade”: uma estratégia de inovação didática na Guiné-Bissau". Trabalho apresentado em XV ENEC 2014, XV encontro nacional de educação em ciências – Tendências atuais em educação em Ciências, Faro, 2014.
    Publicado
  10. Neves, Luísa; Leitão, Raquel; Joana Oliveira. "Lifestyle health-related determinants: a study on future teachers perceptions". Trabalho apresentado em 1st World Congress of children and Youth Health Behaviors/4th National Congress on Health Education, Viseu, 2013.
    Publicado
  11. Neves, Luísa; Leitão, Raquel; Oliveira, Joana. "Determinantes de saúde: um estudo sobre as perceções de estudantes do IPVC". Trabalho apresentado em 1ªs Jornadas de Promoção e Educação para a saúde, Viana do Castelo, 2012.
    Publicado
  12. Cancela, Conceição; Neves, Luísa. "Construir Cidadania, medindo o ruído na escola. In atas das 1ªs Jornadas de Promoção e Educação para a saúde". Trabalho apresentado em 1ªs Jornadas de Promoção e Educação para a saúde, Viana do Castelo, 2012.
    Publicado
  13. Leitão, Raquel; Rodrigues, Luís Paulo; Neves, Luísa; Carvalho, Graça Simões. ""INVERTED BMI VERSUS BMI AS PROXY-INDICATORS FOR ADIPOSITY DURING ADOLESCENT GROWTH". Trabalho apresentado em 17th Annual Congress of the European College of Sport Science, Bruges, 2012.
    Publicado
  14. Leitão, Raquel; Rodrigues, Luís Paulo; Neves, Luísa; Carvalho, Graça Simões. "A obesidade e o estilo de vida na adolescência: um estudo longitudinal com rapazes e raparigas Vianenses". Trabalho apresentado em 15º Congresso Português de Obesidade, Coimbra, 2011.
    Publicado
  15. Leitão, Raquel; Rodrigues, Luís Paulo; Neves, Luísa; Carvalho, Graça Simões. "Development of normal weight obesity during adolescent growth: a cohort study in northern Portugal". Trabalho apresentado em Congress of the European College of Sport Science, Liverpool, 2011.
    Publicado
  16. Leitão, Raquel; Rodrigues, Luís Paulo; Neves, Luísa; Carvalho, Graça Simões. "Obesity and adolescent lifestyles: a longitudinal study in Portuguese boys and girls". Trabalho apresentado em II World Congress of Public Health Nutrition and I Latin American Congress of Community Nutrition, Porto, 2010.
    Publicado
  17. Leitão, Raquel; Rodrigues, Luís Paulo; Neves, Luísa; Carvalho, Graça Simões. "Associação entre a menarca precoce e o desenvolvimento de obesidade durante a puberdade?". Trabalho apresentado em 12º Congresso Português de Obesidade, Aveiro, 2008.
    Publicado
  18. Leitão, Raquel; Rodrigues, Luís Paulo; Angélico, S.; Neves, Luísa; Carvalho, Graça Simões. "Adiposidade e prevalência de obesidade na transição da infância para a adolescência: estudo longitudinal em meio escolar". Trabalho apresentado em 11º Congresso Português de Obesidade, Cascais, 2007.
    Publicado
  19. Leitão, Raquel; Rodrigues, Luís Paulo; Angélico, S.; Saraiva, Linda; Neves, Luísa; Carvalho, Graça Simões. "Da infância para a adolescência: um estudo longitudinal sobre a evolução da prevalência de Excesso de peso/obesidade em meio escolar". Trabalho apresentado em II Simpósio de Obesidade Pediátrica – Prevenção e Intervenção Multidisciplinar, Porto, 2006.
    Publicado
  20. Neves, Luísa; Lages, Fernanda; OLIVEIRA, R; Brandt, Anders; Kielland-Brandt, M; Lucas, Cândida. "Glycerol uptake in Saccharomyces cerevisiae". Trabalho apresentado em XXIst International Conference on Yeast Genetics and Molecular Biology, Gothenburg, 2003.
    Publicado
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023 - 2023 Vacinar para prevenir: um estudo com alunos do 6.º ano de escolaridade. [Vaccinate to prevent: a study with 6th grade students.]
Orientador
Mestrado em Ensino do 1º CEB e em Ensino da Matemática e das Ciências Naturais no 2º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2023 - 2023 Importância da Biodiversidade: um estudo com alunos do 5.º ano de escolaridade [Importance of Biodiversity: a study with 5th graders]
Orientador
Mestrado em Ensino do 1º CEB e em Ensino da Matemática e das Ciências Naturais no 2º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2022 - 2022 Conceções alternativas sobre as plantas em alunos do 6.º ano de escolaridade: da identificação à mudança [Children misconceptions about plants in 6th graders: from identification to change]
Orientador
Mestrado em Ensino do 1º CEB e em Ensino da Matemática e das Ciências Naturais no 2º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2021 - 2021 Ciências Naturais e Educação para a Saúde: proposta de um estudo com alunos do 6.º ano de escolaridade [Natural Sciences and Health Education - proposal for a study with 6th graders]
Orientador
Mestrado em Ensino do 1º CEB e em Ensino da Matemática e das Ciências Naturais no 2º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2021 - 2021 Educar para o uso adequado de antibióticos – proposta de um estudo com alunos do 6.º ano de escolaridade [Educating for the proper use of antibiotics - a proposal for a study with 6th graders]
Orientador
Mestrado em Ensino do 1º CEB e em Ensino da Matemática e das Ciências Naturais no 2º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2020 - 2020 Ciências Naturais: um caminho para a Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global [Natural Sciences: a path to Global Citizenship Education]
Orientador
Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2019 - 2019 Importância da vacinação: um estudo com alunos do 6º ano de escolaridade [The importance of vaccination: a study with 6th graders]
Orientador
Mestrado em Ensino do 1.º CEBásico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2019 - 2019 Educação para o Desenvolvimento e Ciências Naturais: ENTRECRUZANDO SABERES: uma abordagem no 2º CEB [Development Education and Natural Sciences: INTERSECTING KNOWLEDGE: an approach in the 2nd cycle of basic education]
Orientador
Mestrado em Ensino do 1º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2016 - 2016 Formação, colaboração e reflexão interpares para a promoção da educação em direitos humanos em contexto escolar: um estudo com professores do ensino básico. [Training, collaboration and peer reflection to promote human rights education in schools: a study with elementary school teachers]
Orientador
Mestrado de Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2014 - 2014 Comunicar para aprender: a utilização da linguagem científica por alunos do 5.º ano de escolaridade.
Coorientador
Ensino no 1º e 2º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2014 - 2014 Conhecimentos de alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico acerca da qualidade da água no mundo
Coorientador
Ensino no 1º e 2º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2009 - 2014 Kit “Energia, Ambiente e Sustentabilidade”: uma estratégia para a promoção da Ciência na Guiné-Bissau.
Coorientador
Doutoramento em Ciências (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2013 - 2013 Construir cidadania, medindo o ruído na escola – um projeto com alunos do 4º ano de escolaridade
Orientador
Promoção e Educação para a Saúde (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2013 - 2013 Água e sustentabilidade: uma experiência didática no 5º ano de escolaridade
Coorientador
Ensino no 1º e 2º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2011 - 2011 A obesidade da infância para a adolescência: um estudo longitudinal em meio escolar
Coorientador
Doutoramento em Estudos da Criança (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2011 - 2011 A APRENDIZAGEM COOPERATIVA E AS CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS: UM ESTUDO NO 2.º ANO DE ESCOLARIDADE
Coorientador
Didática da Matemática e das Ciências (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2011 - 2011 CONSTITUIÇÃO E DIVERSIDADE DOS SERES VIVOS:uma proposta didática para o 5.º ano de escolaridade
Orientador
Didática da Matemática e das Ciências (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2006 - 2006 Reforma do ensino secundário: contributo para a organização e gestão curricular, prática pedagógica e didáctica específica da disciplina de Biologia e Geologia
Orientador
Projecto de Licença Sabática (Outra)
Escola Secundária de Ponte de Lima, Portugal
1997 - 1997 Metodologia do Ensino das Ciências Integradas – o mundo animal
Orientador
Curso de Formação de formadores para os PALOP (Outra)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
1997 - 1997 O ensino/ aprendizagem das Ciências Integradas – seres vivos
Orientador
Curso de Formação de formadores para os PALOP (Outra)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
1996 - 1996 A importância das Ciências Experimentais no Ensino Básico
Orientador
Curso de Formação de formadores para os PALOP (Outra)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
1996 - 1996 Contribuição das dramatizações para o ensino/aprendizagem das Ciências Integradas
Orientador
Curso de Formação de formadores para os PALOP (Outra)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023 A criança e o mundo dos microrganismos: um projeto numa turma de 3º ano Inês de Fátima Moreira Pestana (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2023 Reeducação alimentar em um agrupamento escolar na Figueira da Foz Ana Paula Coelho Souto (Mestrado)
Centro de Investigación y de Estudios Avanzados del Instituto Politécnico Nacional Coordinación General de Servicios Bibliográficos, México
2022 Um dia aprendemos, no outro socorremos: princípios e técnicas de primeiros socorros no 1º ciclo do ensino básico Kristie Adriana Amorim Pereira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2021 “Os Heróis do Planeta”: uma proposta didática para explorar as Alterações Climáticas no 1.ºCEB Sara Daniela Silva Oliveira (Mestrado)
2021 Sexualidade e Reprodução humana: um estudo, a distância, com estudantes do 2.º CEB Ana Carolina Copa Vala (Mestrado)
2021 Aprendo e descubro, In and Out: articulação de atividades dentro e fora da sala de aula Joana Fiúza da Rocha (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2020 “The Wonderful Bag”: proposta didática para uma maior sustentabilidade e eficiência energética Vanessa Marques Almeida (Mestrado)
2019 Estudar o Meio fora da sala de aula: uma proposta didática com alunos do 1º e 2º anos de escolaridade Jéssica Flávia Rocha Araújo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2019 Mistérios na Quinta: atividades outdoor com uma turma do 3º ano de escolaridade Andreia Filipa Gonçalves Fernandes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2019 À Descoberta dos Insetos”: uma proposta didática com alunos do 4º ano de escolaridade Susana Palmira Gonçalves Esteves (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2018 A aprendizagem do Português numa perspetiva de Educação para o Desenvolvimento: uma abordagem no 1.º ciclo do Ensino Básico Ana Filipa Martins Ribeiro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2017 A roda dos alimentos como instrumento de Educação Alimentar: um estudo com crianças do 1º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico Inês Filipa Felgueira Correia (Mestrado)
2017 Educação alimentar: sensibilização para o consumo de açúcar numa turma do 3º ano do 1º CEB Cláudia Filipa Lopes Dias (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2016 O cantinho das descobertas: exploradores numa sala de jardim-de-infância Andreia Filipa Martins Pires (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2016 Á descoberta das formigas: uma intervenção didática com crianças de 4 e 5 anos Letícia Alves Bouçada (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2016 Competências culinárias na redução do desperdício alimentar: uma proposta didática com crianças do 4º ano de escolaridade Rita Andreia Torres Lima (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2015 . (Des)Adequação nutricional dos lanches escolares: um estudo numa turma do 2º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico Joana Filipa Rodrigues Pereira de Sousa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2015 Promoção da Saúde em contexto educativo: estudo de avaliação numa escola do 1º ciclo do Ensino Básico em Viana do Castelo Nilda Sofia Mano Gonçalves (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2015 Transversalidade na abordagem à Pirâmide da Dieta Mediterrânica: um estudo com crianças do 1º CEB Ana Patrícia Vieira Luís (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2014 “É assim que eu imagino o Universo!” – Um estudo com crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico Vânia Maria Pereira Pais (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2014 Perceção parental do estatuto ponderal de crianças vianenses: a importância da educação para a saúde Sofia Maria Anacleto Pereira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2014 Na busca de novos caminhos para a didática da História: uma experiência para o ensino da expansão quatrocentista no 5º ano de escolaridade Ana Filipa Freitas da Cunha (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2014 A minha primeira observação microscópica de seres vivos” – um estudo com crianças do 1º CEB Joana Margarida Casal Costa Dias (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2014 Contributos dos padrões no desenvolvimento de capacidades transversais em matemática
Presidente do júri
Maria de Lurdes Fernandes Amorim (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2013 Os microrganismos no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico: abordagem curricular, Conceções Alternativas e Propostas de Atividades Experimentais. Paulo Miguel Mafra Gonçalves (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2013 O pensamento Algébrico em Contextos Visuais: um estudo no 6º ano de escolaridade Marta Filipa da Costa Pinheiro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2013 A influência das atividades laboratoriais do tipo P.O.E. com recurso à utilização de modelos na reconstrução do conhecimento dos alunos: um estudo centrado na temática “Atividade vulcânica” do 7º ano de escolaridade José Rafael Oliveira Gonçalves Pimenta (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2013 Classificação dos seres vivos; uma aventura didática para o 5º ano de escolaridade Carla Daniela Loureiro Gomes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2013 A importância da água para os seres vivos: um estudo por mudança concetual. Maria Emília Lacerda Sá (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2013 Raciocínio Matemático de alunos do 2º ano de escolaridade Vânia Filipa Pereira Esteves (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2013 Diversificação alimentar em contexto pré-escolar; a aceitação da sopa de hortícolas. Rute Carina Ferreira Marques (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2013 Caracterização dos conhecimentos/atitudes pró-ambientais de crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico Vânia Aguieiras de Melo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2013 Perceção parental do estatuto ponderal de crianças Vianenses: relação com o estatuto socioeconómico Helena Isabel da Silva Freitas (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2013 A evolução das ideias dos alunos sobre atividade sísmica: uma intervenção pedagógica com alunos do 7º ano de escolaridade Cristiana Eloísa Azevedo Lopes (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2013 A importância das atividades práticas no ensino da Microbiologia no 6º ano de escolaridade Maria Filomena Amorim Gonçalves Pires (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2012 A Ciência Criativa no pré-escolar: a temática do ar. Isabel Machado Fontão (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2012 Prevalência de baixo peso, excesso de peso e obesidade em crianças de idade pré-escolar. Ana Daniela da Silva Ribeiro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2012 Avaliação qualitativa de ementas em contexto pré-escolar. Cláudia Sofia Crawford Olim Sousa Soares (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2012 Avaliação das condições da escola para a mudança: a perspetiva de professores e alunos do ensino secundário Maria da Conceição Ferreira Gomes de Sá (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2012 O padrão de sono das crianças em contexto pré-escolar Florinda Liliana Silva Gonçalves Pereira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2012 O cantinho das ciências na Educação Pré-Escolar: espaço de (re)construção de saberes. Carla Sofia Amorim (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2012 Comunicação escrita de alunos do 6ºano de escolaridade quando resolvem tarefas envolvendo proporcionalidade direta Carla Sofia Ferreira Alves (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2012 A comunicação e a resolução de problemas de padrão em matemática: um estudo com alunos do 2º ciclo do ensino básico Andreia Rafaela Teixeira Ribeiro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2012 Autorregulação da aprendizagem em Biologia no Ensino Secundário: um estudo sobre os processos de aprendizagem na unidade "Obtenção de matéria - heterotrofia e autotrofia" do 10º ano de escolaridade Flávia Alexandra Rodrigues Abreu (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2012 Dormir com a lua: astronomia em contexto pré-escolar Raquel Sofia Fernandes Pereira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2012 Uma intervenção pedagógica em torno do conceito de ambiente e das relações dos seres humanos com o ambiente com alunos do 8 º ano de escolaridade Óscar Pedro Castro Gonçalves (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2012 A evolução do conceito de biodiversidade em alunos do 8 º ano de escolaridade: uma abordagem em torno da noção de ecossistema Sandra Marina da Serra Fernandes (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2012 Papel motivador das Tecnologias de informação e comunicação no ensino da Microbiologia Paulo Jorge Azevedo Rodrigues (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2011 A obesidade da infância para a adolescência: um estudo longitudinal em meio escolar Raquel Beatriz Leitão de Sá Loureiro Ferreira da Silva (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2011 A Ciência Criativa no pré-escolar: a temática do ar Cláudia Isabel Machado Fontão (Mestrado)
2011 Estudos de Bacillus cereus em arroz Lídia Jorge da Silva Mateus (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2009 Educação Ambiental no Ensino Básico e Secundário: Concepções de Professores e Análise de Manuais Escolares Rosa Branca Pereira (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2007 Diversidade biológica: Contributos do 1º ciclo do EB para a sua compreensão Célia Regina da Fonseca Cunha Fernandes (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2006 Diversidade Microbiológica da areias da praias do norte de Portugal: contribuição para a sua caracterização zimológica Sandra Patrícia Pereira Afonso (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2006 Actividades experimentais no ensino da Microbiologia e da Genética: uma abordagem recorrendo ao e-learning Maria Teresa Gonçalves Vieira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2005 Obtenção da sequência genómica completa do gene putative do transporte activo de xilose de Debaryomyces hansenii – DhXYLH Marta Luísa Sousa Dias Alves da Silva (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2005 O rio Douro como instrumento de Educação Ambiental Carlos Manuel Quitério Afonso (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2000 Educação ambiental. Reciclagem de Papel: um projecto educativo no 1º C.E.B Maria José P. Oliveira Lages (Outro)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
1999 Educação Ambiental na Formação Pessoal e Social: um estudo com professores do 1º ciclo do ensino básico Maria Amélia R. Tenedório Vieira Pinto (Outro)
1998 Educação ambiental para a cidadania Maria Manuela Preza Santos Silva (Outro)
1998 Educação ambiental para o desenvolvimento Elza de Jesus M. Torres (Outro)

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2015 - Atual APEduC - Associação Portuguesa de Educação em Ciências

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2023 - Atual Vice-presidente do Conselho Científico da ESE-IPVC
Membro
2009/05 - 2016 Membro do Conselho Geral
Membro
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
1997/09 - 2000/09 Membro da Comissão de Avaliação do IPVC, indigitado pelo Conselho Científico
Membro
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
1997/09 - 2000/07 Representante dos Professores Adjuntos no Conselho Pedagógico
Outro
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
1995/07 - 2000/07 Membro da Assembleia de Representantes
Membro
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
1996/09 - 1998/07 Secretária do Conselho Científico
Outro
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
Distinções

Outra distinção

2017 Certificado de mérito - Avaliação à satisfação da qualidade de ensino
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2005 Prémio de Mérito IPVC
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal