Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Fátima Carneiro
Nomes de citação
- Carneiro, Fátima
Identificadores de autor
- Ciência ID
- CA1D-53E8-0D80
Endereços de correio eletrónico
- mfcarneiro@uab.pt (Profissional)
- mcarneiro@eselx.ipl.pt (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) |
Francês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2023 - 2024
Em curso
|
Educação e Ensino a Distância (Pós-doutoramento)
Especialização em Supervisão, Formação e Desenvolvimento Profissional
Universidade Aberta, Portugal
|
|
2022
Concluído
|
Educação (Doutoramento)
Especialização em Educação e Interculturalidade
Universidade Aberta, Portugal
"Educação Global: Perspetivas de Alunos e Professores de uma Escola
Europeia." (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovada com Distinção e Louvor |
2016
Concluído
|
Educação (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Especialização em Educação e Interculturalidade
Universidade Aberta, Portugal
|
|
2015
Concluído
|
Estudos Pós-graduados (Pós-Graduação)
Especialização em Políticas de Igualdade e Inclusão
Universidade Aberta, Portugal
|
|
2013
Concluído
|
Educação (Mestrado)
Especialização em Problemas de Cognição e Multideficiência
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
"O impacto do desenvolvimento da consciência morfológica em
crianças com e sem dislexia" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2007
Concluído
|
Administração Escolar e Administração Educacional (Licenciatura)
Instituto Superior de Educação e Trabalho, Portugal
|
|
1995
Concluído
|
Professores do Ensino Básico (1.º ciclo) (Bacharelato)
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
|
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2024 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal | ||
2023/07 - Atual | Pós-doutorado (Investigação) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal | ||
2020 - 2022 | Investigador (Investigação) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/01 - Atual | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1995 - Atual | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal |
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024 | Interculturalidade e cidadania global em contexto educativo | INW 24 - Conference International Week
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
|
2023 | Educação global em contexto escolar: perspetivas de alunos e professores de uma escola europeia |
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2023 | As competências globais no currículo de uma escola europeia: as perspetivas dos professores |
Universidade Aberta, LE@D (Lisboa, Portugal)
|
2023 | Educação global em contexto escolar: perspetivas de alunos e professores de uma escola europeia | III ENCONTRO INTERNACIONAL SINERGIAS PARA A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL "Educação, transformação social e cidadania global: debates,
caminhos e sentidos do político"
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2022 | Comunicação intercultural em contexto global: as perspetivas de alunos e professores |
Universidade Aberta, LE@D (Lisboa, Portugal)
|
2020 | Teachers and learners changing roles in a global technology-mediated environment |
Universidade Aberta (Lisboa, Portugal)
|
2016 | Inclusão digital em educação |
Rede ObLID-CEMRI da Universidade Aberta (Lisboa, Portugal)
|
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2022 - Atual | ANGEL - Academic Network on Global Education & Learning | Membro |
Revisão ad hoc de artigos em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2023 - Atual | RELIEVE |
Distinções
Outra distinção
2023 | Carta de Mérito Académico - Doutoramento em Educação
Universidade Aberta, Portugal
|