???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria Mire

Nomes de citação

  • Mire, Maria

Identificadores de autor

Ciência ID
CB11-85D8-60CB
ORCID iD
0000-0002-9668-4261
Formação
Grau Classificação
2011 - 2016
Concluído
Doutoramento em Arte e Design (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
"Fantasmagorias: a imagem em movimento no campo das artes plásticas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2006 - 2008
Concluído
Mestrado em Práticas Artísticas Contemporâneas (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
"O ECRÃ — operatividade de um dispositivo no território das práticas artísticas contemporâneas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1998 - 2003
Concluído
Licenciatura em Artes Plásticas - Escultura (Licenciatura)
Universidade do Porto, Portugal
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024 - Atual Investigador (Investigação) LiDA - Laboratório de Investigação em Design e Artes, Portugal
2021 - Atual Investigador (Investigação) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias, Portugal
2023 - 2024 Investigador visitante (Investigação) Universidade Nova de Lisboa Instituto de Comunicação da Nova, Portugal
2011 - 2020 Investigador (Investigação) i2ADS, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022 - Atual Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, Portugal
2021 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2020 - 2023 Professor Coordenador Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico da Lusofonia Escola de Comunicação Inovação e Artes, Portugal
2021 - 2022 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2016/09 - 2018/08 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2010 - 2016 Assistente (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2011/09 - 2015/08 Assistente (Docente Universitário) Universidade Lusófona do Porto, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/09 - Atual Coordenador de Curso - co-responsável do Departamento de Cinema/Imagem em Movimento do Ar.Co. Ar.Co. - Centro de Arte & Comunicação Visual, Portugal
2020 - 2022 Membro do Conselho Técnico-Científico Instituto Politécnico da Lusofonia Escola de Comunicação Inovação e Artes, Portugal
2016/05 - 2016/11 Membro da Comissão de Acompanhamento do Curso “Práticas Artísticas Contemporâneas" Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015/09 - Atual Professor Ar.Co. - Centro de Arte & Comunicação Visual, Portugal
2007/09 - 2011/07 Professor Ar.Co. - Centro de Arte & Comunicação Visual, Portugal
2004/09 - 2007/08 Assistente Ar.Co. - Centro de Arte & Comunicação Visual, Portugal
Projetos

Outro

Designação Financiadores
2023/01 - 2034/01 (de)MONSTRAS: imaginários, corporalidades e materialidades anfíbias
Bolseiro de Cientista Convidado
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Comunicação da Nova, Portugal
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em boletim informativo
  1. Mire, Maria. "Resistência à espera", Encontros Videográficos: Cristina Mateus, 2010, http://teletheque.blogspot.pt/2010/05/5-encontro-videografico-6-7-e-8-de-maio.html.
  2. Mire, Maria. "De um vermelho vivo", Encontros Videográficos: João Sousa Cardoso, 2010, http://teletheque.blogspot.pt/2010/06/6-encontro-videografico-24-25-e-26-de.html.
  3. Mire, Maria. "Violência opaca", Encontros Videográficos: Fernando José Pereira, 2010, http://teletheque.blogspot.pt/2010/10/8-encontro-videografico-28-29-e-30-de.html.
Artigo em conferência
  1. Mire, Maria. "As fantasmagorias da técnica: uma arqueologia aos dispositivos da imagem em movimento". Trabalho apresentado em IX Encontro Anual da AIM, Santiago de Compostela, 2020.
    Publicado
  2. Mire, Maria. "O Cinema Expandido e os Espectáculos de Fantasmagoria". Trabalho apresentado em Avanca Cinema 2013, Avanca, 2013.
    Publicado
  3. Mire, Maria. "O Ecrã: a operatividade da moldura e a sua diluição no campo da imagem em movimento". Trabalho apresentado em Avanca Cinema 2012, Avanca, 2012.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Mire, Maria; Castro, Aida. "SOOPA: Que som é aquele?". Revista de História da Arte. Série W, 12 (2022): 23-24.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Mire, Maria. "Counter-Devices of Moving Image: The Werner Nekes Collection". Journal of Science and Technology of the Arts 12 2 (2020): 9-19. https://doi.org/10.34632/jsta.2020.8529.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.34632/jsta.2020.8529
Artigo em revista (magazine)
  1. Mire, Maria; Saldanha, Jonathan; Castro, Aida. "Embankment #6", Cadernos de Curadoria / Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura, 2013
  2. Mire, Maria; Saldanha, Jonathan; Castro, Aida. "Sobre uma experiência temporal precisa: Embankment #4", VOCA, 2009
Capítulo de livro
  1. Mire, Maria; Castro, Aida. "In SARA & ANDRÉ (eds.) — Inquérito a 263 artistas (Edição Especial). Lisboa: Contemporânea, 2020. ISBN 978-989-53046-0-8". 2020.
  2. Mire, Maria. "Aparatos disruptivos: a imagem em movimento e os dispositivos artísticos". In In OLIVEIRA, Anabela Branco et al. (eds.) — O Cinema e Outras Artes II: Diálogos e Inquietudes Artísticas., 347-355. Covilhã: LabCom.IFP / Universidade da Beira Interior, 2019.
    Publicado
  3. Mire, Maria; Castro, Aida; Saldanha, Jonathan. "Comunicado: Embankment #9. In Ao Monte.". In Ao Monte., 47-52. Porto, Portugal: Edicões Escarpa, 2017.
    Publicado
  4. Mire, Maria. "Um corpo empático às imagens: notas sobre o dispositivo cinematográfico". In Este corpo que me ocupa, 90-93. Lisboa: BUALA, 2014.
    Publicado
  5. Mire, Maria; Saldanha, Jonathan; Castro, Aida. "Opacidade e transparência". In Antena 4, 3-5. Porto: Fundação de Serralves, 2010.
    Publicado
Catálogo de exposição
  1. Mire, Maria; Castro, Aida. Mulheres artistas docentes: 1970-2019. Porto: FBAUP (e-book). ISBN 978-989-98284-4-5, 2020.
  2. Mire, Maria. "Laboratório de Curadoria / Curators' Lab - o livro". Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura [Catálogo], Guimarães. 2013.
  3. Mire, Maria. “Projecto Informal”. Laboratório das Artes / Sociedade Martins Sarmento [Catálogo], Guimarães. 2008.
  4. Mire, Maria. "Deslocações", Braga Parque [Catálogo], Braga. 2007.
  5. Mire, Maria. "VídeoLisboa – 5º Festival Internacional de Vídeo". Clube Português de Artes e Ideias / Fórum Lisboa [Catálogo], Lisboa. 2005.
Edição de livro
  1. Mire, Maria; Sofia, Ponte; Brandão, Ronaldo; Coelho, Sandra. 1º Encontro de Investigadores em Arte e Intermedia; Nome da Instituição: NAI - i2ADS; Cidade do evento: Porto / FBAUP. Porto, Portugal: NAi / i2ADS. 2013.
  2. Mire, Maria; Castro, Aida; Saldanha, Jonathan. Antena 4 - Embankment #7. Porto: Fundação de Serralves. 2010.
Edição de número de revista
  1. Mire, Maria; Castro, Aida. "MEDIA-BODIES: MATTER AND IMAGINARY". ournal of Communication and Languages (Scopus) (ICNOVA) 59 (2024): https://rcl.fcsh.unl.pt/index.php/rcl.
    No prelo
  2. Mire, Maria; Castro, Aida. ""Dead link: mediações das práticas artísticas /// Dead link: mediations of artistic practice"". INTERACT: Online Journal of Art, Culture and Technology 34 (2021): https://revistainteract.pt/category/34/.
    Publicado
  3. Mire, Maria; Castro, Aida. "Mácula". INland Journal 3 (2018):
    Publicado
Livro
  1. Mire, Maria; Saldanha, Jonathan; Castro, Aida. Embankment #8. Guimarães, Portugal: Fundação Cidade de Guimarães. 2012.
    Publicado
Resumo em conferência
  1. Mire, Maria. "Aparatos disruptivos: a imagem em movimento e os dispositivos artísticos". Trabalho apresentado em Encontro Internacional, O Cinema e as outras Artes, Covilhã, 2017.
    Publicado
  2. Mire, Maria. "Mobilizing the body through the movement of images". Trabalho apresentado em On Cinema 2013, Porto, 2013.
    Publicado
  3. Mire, Maria; Graça, Miguel Silva. "Private Rhythms". Trabalho apresentado em UIA 2005 Istanbul - XXII World Congress of Architecture, Istambul, 2005.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Faculdade de Belas Artes; Maria Mire Dores Santos Carriço. "FANTASMAGORIAS - A imagem em movimento no campo das artes plásticas". Doutoramento, 2016.
  2. Maria Mire Dores Santos Carriço; Faculdade de Belas Artes. "O Ecrã - operatividade de um dispositivo no território dos poéticos artistas contemporâneos". Mestrado, 2008.

Artística / Interpretação

Arte visual
  1. Mire, Maria; Saldanha, Jonathan; Castro, Aida. "Embankment #8", Curators' Lab: Documentação e Discurso, Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura.
  2. Mire, Maria. “A tragédia - parte 1”, DAD – Proposta I, Museu da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
  3. Mire, Maria; Saldanha, Jonathan; Castro, Aida. “Espólio Revisitado #3”, Colectivo Embankment, The Rescue Of The Effects - Notes for a Theory of the Reader, General Public, Berlim (Alemanha).
  4. Mire, Maria; Saldanha, Jonathan; Castro, Aida. “Espólio Revisitado #2”, Colectivo Embankment, Projecto I.M.A.N, Casa das Artes, Famalicão.
  5. Mire, Maria. “CCTV”, Para a Internidade..., Institut Français du Portugal, Lisboa.
  6. Mire, Maria. “Empty Landscapes”, Deslocações, Braga Parque, Braga.
  7. Mire, Maria; Saldanha, Jonathan; Castro, Aida. "Embankment #2 e #3", Monitor II, PêssegopráSemana, Porto.
  8. Mire, Maria; Saldanha, Jonathan; Graça, Miguel Silva. “Urban Panopticon”, Encontro Internacional “Michel Foucault: Lei, Segurança e Disciplina – Trinta anos depois de Vigiar e Punir”, Instituto Franco-Português, Lisboa.
  9. Mire, Maria. “Monitor”, Exposição Colectiva, PêssegopráSemana, Porto.
  10. Mire, Maria; Saldanha, Jonathan; Castro, Aida. "Embankment #6", Espaço Campanhã, Porto.
  11. Mire, Maria; Saldanha, Jonathan; Castro, Aida. "Embankment #5", ciclo de exposições “Para a Internidade...”, Instituto Franco-Português, Lisboa.
  12. Mire, Maria; Saldanha, Jonathan; Castro, Aida. "Embankment #4", Exposição Colectiva “Projecto Informal”, Sociedade Martins Sarmento, Guimarães.
  13. Mire, Maria. "Na Noite Desaparecida", Filme Colectivo, CINEMAS 1, i2ADS - FBAUP, Porto.
  14. Mire, Maria. LANTERNAS - Projecções num espaço pré-museológico [CINEMAS 6].
  15. Mire, Maria; Castro, Aida. Objecto Óptico I e II - Exposição colectiva "Is a Bone a Stone?". Lisboa: Museu Geológico Porto: Galeria do Sol.
  16. Mire, Maria; Castro, Aida. Usar o ponto cego para fazer desaparecer o sol, Oficinas do Convento / BREVE MENTE: Galeria de Rua.
  17. Mire, Maria; Castro, Aida; Saldanha, Jonathan. Embankment #9 / Ao Monte, Maus Hábitos,.
  18. Mire, Maria; Saldanha, Jonathan; Castro, Aida. Ao Monte - Exposição final [apresentação do livro de artista "Embankment #9"] Maus Hábitos.
  19. Mire, Maria; Castro, Aida. VAGALUME, Instalação de Aida Castro e Maria Mire para Ágora-Bienal da Maia 2021..
  20. Mire, Maria; Castro, Aida. VULCANISMO, Instalação vídeo de Aida Castro e Maria Mire, para a exposição “onde nasce a liberdade” no Espaço MIRA, 2021..
  21. Mire, Maria; Aida Castro. I IDEIA DE CORRESPONDÊNCIA //// II UM PEQUENO INQUÉRITO //// III FOI DESTRUÍDA NUM INCÊNDIO //// IV NÃO TEMOS UM PRAZO. 4 frases e 4 vídeos depositados online para responder a Inquérito a 471 artistas, de Sara & André, uma edição da revista Contemporânea, 2020..
  22. Mire, Maria; Castro, Aida. Dead Link (video, HD, cor, s/som, loop), apresentado a convite de Nuno Ramalho no contexto de Playlist #44, 2020..
  23. Mire, Maria; Castro, Aida. Sonoplastia para uma exposição, intervenção na exposição DENTRO de Rita Castro Neves e Daniel Moreira, na sala do laboratório de química analítica do Museu Nacional de História Natural e da Ciência, Lisboa, 2019..
  24. Mire, Maria; Castro, Aida. "Viajantes Ópticos 2018-2023" in Guardar os Olhos no Bolso / Inland Journal: uma exposição e 35 edições. Curated by Eduardo Matos and André Cepeda. At Atelier-Museu Julio Pomar, Lisboa. 2023..
  25. Mire, Maria; Castro, Aida; Matos, Eduardo. "MEMÓRIA ELECTRÓNICA // ELECTRONIC MEMORY". Curated by João Fonte Santa. ZARATAN, Lisboa, 2022..
  26. Mire, Maria. 793 (sítio-mapa) | 3a Edição da TRAÇA - Mostra de Filmes de Arquivos Familiares [Programa de Inês Sapeta Dias] — Arquivo Municipal de Lisboa – Videoteca, 2020.
  27. Mire, Maria; Castro, Aida. Exposição Dentro — Intervenção artística, de Daniel Moreira e Rita Castro Neves [Aida Castro & Maria Mire] — Lisboa: Museu Nacional de História Natural e Ciência da Universidade de Lisboa, 2019..
Exposição artística
  1. Playlist #44: Aida Castro e Maria Mire, curadoria de Nuno Ramalho. 2020.
  2. “Empty Spaces”, Cinema e Imagem em Movimento no Ar.Co, Galeria ArteContempo, Lisboa. 2007.
  3. “PACK”, Exposição Colectiva, Reitoria da Universidade do Porto, Porto. 2007.
  4. "Empty Spaces", VideoEvento 2005 - Festival di nuove immagini e dei new media, Torino (Itália). 2005.
  5. "Empty Spaces", Festival d’Images Artistiques Vidéo – 5e édition. Centre d’Art Santa Mónica, Metròmon – Fundació Rafael Tous d ´ Art Contemporani, Barcelona (Espanha). 2005.
  6. "Bride and halo", ArteLisboa – Feira de Arte Contemporânea, Galeria Cubic, Lisboa. 2005.
  7. "Empty Spaces", VídeoLisboa – 5º Festival Internacional de Vídeo, Secção PT.RAMA, Fórum Lisboa, Lisboa. 2005.
  8. "Bride and halo", LisboaPhoto 2005, “A Imagem Cesura”, Programa Paralelo, Ar.Co. Lisboa. 2005.
  9. “Exposição de Verão”, Ar.Co., Almada. 2004.
Exposição de curadoria/museu
  1. 2010. "ANTENA 4: Embankment #7, curated by Aida Castro, Jonathan Saldanha e Maria Mire. Programa de exposições itinerantes da Fundação de Serralves.". In ANTENA 4: Embankment #7.".
  2. 2006. "Hostilidades Videográficas [Ciclo Destruição] Curadoria, em colaboração com Catarina Marto [mostra de trabalhos de vídeo, performance e instalação ]Lisboa: Espaço O Monte".
  3. 2001. "Projecto ¿Pattern¿ ¿ Curadoria, em colaboração com Jonathan Saldanha e Lia Vaz Saleiro. Maus Hábitos".

Outros

Outra produção
  1. CLANDESTINA. Documentário / longa metragem / 83´ Produção: TERRATREME FILMES. 2023. Mire, Maria. http://terratreme.pt/film/clandestina/.
  2. PARTO SEM DOR. Documentário / curta metragem / 21’. 2020. Mire, Maria. https://www.cinept.ubi.pt/pt/filme/10890/Parto+Sem+Dor.
  3. Realização do ensaio visual para a performance “Superintensiva/Terra Batida”, de Marta Lança. Alkantara Festival / TEATRO SÃO LUIZ Lisboa. 2020. Mire, Maria.
  4. “Signos #1”. Identidades / Gesto - Cooperativa Cultural [DVD], Porto. 2009. Mire, Maria.
  5. Imagem do documentário “Case Study #1 - atelier RE.AL”, de João Fiadeiro. RE.AL/ Ar.Co. 2006. Mire, Maria.
  6. Realização e imagem do projeto audiovisual para o espetáculo “BMX” de Bruno Alexandre. Escola Superior de Dança, Lisboa. 2006. Mire, Maria.
  7. Realização do videoclip do álbum “Most People Have Been Trained To Be Bored”, de Gustavo Costa. SOOPA, Porto. 2006. Mire, Maria; Saldanha, Jonathan.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023 Immersivity in techno-scientific artistic performances: an archaeological approach. 10th International Conference on the Histories of Media Art, Science and Technology – RE:SOURCE.
Venice Centre for Digital & Public Humanities (VeDPH) at the Ca’ Foscari University (Veneza, Itália)
2021 A imersividade nas práticas de cinema expandido X Encontro Anual da AIM
Edição Online
2019 Arqueologia dos media da imagen em movimento Reboot - Festival de Artes Digitais e Novos Media
Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH / NOVA FCT) / Universidade do Porto. Lisboa: Palácio Baldaya
2019 Contra-dispositivos da imagem em movimento – a colecção Werner Nekes On Cinema - Spring Seminar: Panel #2 · Cinema and Transmediality
School of Arts, Universidade Católica Portuguesa
2019 As fantasmagorias da técnica: uma arqueologia aos dispositivos da imagem em movimento IX Encontro Anual da AIM
Universidade de Santiago de Compostela - Faculdade de Geografia e História

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2024 - Atual Em lucidez me perco
Orientador de José Azevedo
Artes do Som e da Imagem (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, Portugal
2023 - Atual OLHO-VENTO: O limiar no cinema e na vídeo-instalação
Coorientador de Irina Oliveira
Artes do Som e da Imagem (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, Portugal
2016 - 2016 APROXIMAÇÃO À FALHA DOS OBJECTOS INTRADUZÍVEIS
Orientador
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2015 - 2015 Monstruário - (e)feitos (a)pós e outras histórias
Orientador
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2015 - 2015 A Distância - Construção de um projeto artístico a partir das imagens da memória e do presente
Orientador
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2013 - Atual Unneeded Conversations 2013 - CINEMA! Porto: i2ADS - FBAUP, 2013 [membro da comissão organizadora, em colaboração Cristina Mateus, Fernando José Pereira e Miguel Leal] (2013)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2013 - Atual 1º Encontro de Investigadores em Arte e Intermedia. Porto: Núcleo de Arte e Intermedia - i2ADS, 2013 [membro da comissão organizadora, em colaboração com Ronaldo Macedo Brandão e Sofia Ponte] (2013)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2010 - Atual Téléthèque, Encontros Videográficos [Plataforma Ma] — Curadoria, em colaboração com Aida Castro e Catarina Marto [conversas mensais em torno de obras videográficas]. Artistas participantes: Eduardo Matos, João Leonardo, Sara & André, Herwig Turk, Cristina Mateus, João Sousa Cardoso, Alexandre Estrela, Fernando José Pereira e Rita Figueiredo. Convidados para a conversa: Pedro Cabral Santo, Maria do Mar Fazenda, Gonçalo Pena, Natxo Checa, Alice Geirinhas, José Bragança de Miranda, Pedro Bandeira, David Santos e Miguel Valverde. (2010 - 2010)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Franco-Português, Portugal
2012 - 2012 "Imagens Latentes", Casa da Imagem / Fundação Manuel Leão, Vila Nova de Gaia
Exposição (Outra)
Fundação Manuel Leão, Portugal
2009 - 2009 "Festival d'Images Artistiques Vidéo (FIAV.09)" - Selecção dos vídeos portugueses. Centre Zo, Catania (Itália)
Festival (Outra)
2008 - 2008 "Festival d'Images Artistiques Vidéo (FIAV.08)" - Selecção dos vídeos portugueses. Filmatheque Zinet, Alger (Argélia)
Festival (Outra)
2007 - 2007 "Festival d'Images Artistiques Vidéo (FIAV.07)" - Selecção dos vídeos portugueses. Centre Pablo Neruda, Nimes (França)
Festival (Outra)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2021 - Atual Apresentação de obras digitais e conversa on-line (Maria Mire e Aida Castro) no âmbito do Ciclo O FUTURO CORRE PARA NÓS A GRANDE VELOCIDADE. Porto: Espaço Mira
2019 - Atual Apresentação do trabalho artístico, no âmbito da Conferência “Às Voltas com a Arte Contemporânea”, coordenada por Pedro Gamboa. Almada: Universidade Popular da Gandaia
2017 - 2017 RE:TRACE: 7th International Conference on the Histories of Media Art, Science and Technology
Conferência
Media Art History, Áustria
2017 - 2017 O Cinema e as outras Artes
Encontro
Universidade da Beira Interior, Portugal
2016 - 2016 Expanded Screen: The Critical Model of Phantasmagoria
Simpósio
Post-Screen Cultures/Practices
Journal of Media Practice / MeCCSA, Reino Unido
2013 - 2013 Mobilizing the body through the movement of images
Conferência
On Cinema 2013
CEAA, Portugal
2013 - 2013 O Cinema Expandido e os Espectáculos de Fantasmagoria
Conferência
Avanca Cinema 2013
Cine-Clube de Avanca, Portugal
2013 - 2013 Fantasmagorias: a imagem em movimento no campo das artes plásticas
Encontro
1º Encontro de Investigadores em Arte e Intermedia
NAI - i2ADS, Portugal
2012 - 2012 O Ecrã: a operatividade da moldura e a sua diluição no campo da imagem em movimento
Conferência
Avanca Cinema 2012
Cine-Clube de Avanca, Portugal
2012 - 2012 Unfueled / The Potentiality of Media and its Shadows
Seminário
Unneeded Conversations 2012
i2ADS, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/11 CHAMA DIGITAL - A conexão e o compromisso entre o brilho e ser humano
Arguente principal
Cecília Silva Oliveira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2018 If I had to l(ea)ve Hela Ammar (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2016 Licenciatura em Fotografia - Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação (Outro)

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2021 - 2021 [e]motion I Graduate Conference on Science and Technology of the Arts Porto: School of Arts | Universidade Católica Portuguesa, 2021
2021 - 2021 Spring Seminar 2021: Spectrology, Haunting and Ghosts. Porto: School of Arts | Universidade Católica Portuguesa, 2021
2019 - 2019 Fields of collaboration in contemporary art practices | international conference. Lisboa: ICNOVA | IFILNOVA | IHA - NOVA University of Lisbon, 2019

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2022/10 - 2022/11 Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento (https://doi.org/10.1) AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento
2021 - 2021 International Journal on Stereo & Immersive Media, Vol. 5 No. 1, 2021 (coord. Vitor Flores). ( 2184-1241 ) Early Visual Media Lab — CICANT, Universidade Lusófona
2020 - 2020 Mulheres nas descolonizações: modos de ver e saber / Gendering Decolonizations: Ways of seeing and knowing (coord. Maria do Carmo Piçarra, Inês Beleza Barreiros e Ana Cristina Pereira) RLC - Revista de Comunicação e Linguagens. Instituto de Comunicação da NOVA – ICNOVA, 2021
2020 - 2020 Campos de Colaboração. Revista de História da Arte. Série W. Instituto de História da Arte/NOVA FCSH. Azevedo, A., Pestana, B., Cordeiro, F., Alves, M. B., Grimaldi, M., Ermida, R. (Eds.) (2023). Fields of Collaboration in Contemporary Art Practices. Revista de História da Arte - Série W (12)

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2006/05 - 2007/08 PATÊ FILMES Membro fundador da produtora cinematográfica, juntamente com Pedro Pinho e Luísa Homem
Distinções

Prémio

2020 Prémio de Melhor Documentário - Competição Nacional: PARTO SEM DOR
PORTO FEMME - International Film Festival, Portugal

Outra distinção

2017 Diploma de Mérito 2015/16 do curso de 3º Ciclo em Arte e Design
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Portugal
2005 Menção Honrosa, Festival d’Images Artistiques Vidéo (FIAV.05)
Galerie ESCA, Nimes, França., Portugal