Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- José António Brandão Soares de Carvalho
Nomes de citação
- Carvalho, José A. Brandão
Identificadores de autor
- Ciência ID
- CE17-9C9B-4325
- ORCID iD
- 0000-0003-0876-3101
- Researcher Id
- T-2675-2017
- Scopus Author Id
- 55930249800
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2014/10/24
Concluído
|
Ciências da Educação (Título de Agregado)
Especialização em Literacias e Ensino do Português [Literacies and Portuguese Languge Teaching]
Universidade do Minho, Portugal
|
Aprovação, por unanimidade |
1998
Concluído
|
Educação (Doutoramento)
Especialização em Metodologia do Ensino do Português [Portuguese Language Teaching Methodology]
Universidade do Minho, Portugal
"A Adequação do Texto Escrito à Situação de Comunicação. Da análise da questão ao desenvolvimento de capacidades em contexto
escolar" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovação, com Distinção e Louvor, por unanimidade |
1989
Concluído
|
Ensino da Língua Portuguesa [Portuguese Language Teaching] (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
Muito Bom [Very Good] |
1982
Concluído
|
Ensino de Português e Inglês [Teaching of Portuguese and English] (Licenciatura)
Universidade do Minho, Portugal
|
Percurso profissional
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2019 - Atual | Subdirector de Unidade Orgânica | Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal |
2018 - 2023 | Director de Unidade Orgânica | Universidade do Minho Departamento de Estudos Integrados de Literacia Didáctica e Supervisão, Portugal |
2019 - 2022 | Presidente do Conselho Escolar | Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal | ||
2014 - 2016 | Vice-Presidente da Unidade Orgânica | Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2010 - 2013 | Director de Unidade Orgânica | Universidade do Minho Departamento de Estudos Integrados de Literacia Didáctica e Supervisão, Portugal |
2005 - 2010 | Subdirector de Unidade Orgânica | Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2014/10/29 - Atual | Professor Associado com Agregação /Associate Professor with Habilitation | Universidade do Minho, Portugal |
2004/02/01 - 2014/10/29 | Professor Associado/Associate Professor | Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
1998/12 - 2004/02 | Professor Auxiliar/Assistant Professor | Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
1989/11/29 - 1998/12/10 | Assistente/Lecturer | Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
1989/04 - 1989/11 | Assistente/Lecturer | Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal |
1981/10/01 - 1989/03 | Professor do Ensino Secundário/High School Teacher | Ministério da Educação, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023/02/01 - 2028/01/31 | Aprendizes universitários em práticas contemporâneas de letramento acadêmico-científico para a formação de professores e de
pesquisadores globalizados [University apprentices in contemporary academic-scientific literacy practices for the training
of globalised teachers and researchers]
22/05908-0
Investigador
|
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Em curso
|
2019/11 - 2023/04 | EKT - Improving Educational innovation, competitiveness and quality of higher education throught collaboration between University
and Companies. (Educational Knowledge Transfer)
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
|
Concluído
|
2014/01 - 2014/12 | ISIT - Implementation Strategies for Innovations in Teachers´ Professional Development - Comenius Accompanying Measures
Ref. 539512-LLP-1-2013-1-DE-Comenius-CAM
Investigador
|
European Commission
Concluído
|
2010/06 - 2013/11 | Changing lives - Literacy in Adult Education
Investigador
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2010 - 2012 | Basic Curriculum for Teachers' In-service Training in Content Area Literacy in Secondary Schools, (LLP-2010-DE- COMENIUS-CMP)
(LLP-2010-DE- COMENIUS-CMP)
Investigador
|
Concluído
|
2007/11/05 - 2009/09/30 | Language Education: a meta-analytic study of the research in Portugal / Didáctica de Línguas: um estudo meta-analítico da
investigação em Portugal
Provided by PTCRIS: POCI/CED/59777/2004
Investigador
Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade do Minho, Portugal Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2008/01 - 2009/09 | Language Education: a meta-analytic study of the research in Portugal
Investigador
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2008 - 2009 | A aprendizagem centrada no aluno à luz do Processo de Bolonha: a inclusão integrada das competências transversais. [Student-centred
learning in the light of the Bologna Process: the integrated inclusion of transversal competences].
xxx
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
|
Concluído
|
2005/06 - 2006/12 | Writing - Knowledge Acquisition and Expression
Investigador responsável
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2001 - 2002 | O Processo de Escrita - da avaliação de capacidades à promoção de competências [The Writing Process - from the assessment
of skills to the promotion of capacities]
IIE - SIQE 2000, medida 2 - 32/2000
Investigador responsável
Instituto de Inovação Educacional, Portugal
|
|
2000 - 2001 | O Ensino da Escrita - da análise da questão à intervenção pedagógica [The Teaching of Writing - from analysing the issue to
pedagogical intervention]
IIE - SIQE 1999, medida 2 – 74/99
Investigador responsável
Instituto de Inovação Educacional, Portugal
|
Concluído
|
1996 - 2000 | Ensinar a Escrever: Teoria e Prática - Produção de materiais de apoio ao ensino da escrita [Teaching Writing: Theory and Practice
- Production of materials to support the teaching of writing]
PLUS/c/PDP/1178/95
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
|
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2005 - 2019 | El Aula como Ámbito de Investigación sobre la Enseñanza y Aprendizaje de la Lengua [The Classroom as a Field of Research on
Language Teaching and Learning]
xxx
Investigador
|
Concluído
|
2014 - 2018 | Strengthening Europeans' Capabilities by Establishing the European Literacy Network (ELN).
COST Action IS1401
Investigador
|
Concluído
|
2008 - 2012 | European Research Network on Learning to Write Effectively
COST Action IS0703
Investigador
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Livro |
|
Tese / Dissertação |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2019/11/08 | Formar Professores de Português no Século XXI: novas respostas a um velho desafio | VIII SIELP – Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa
Universidade Federal de Uberlândia (Uberlêndia, Brasil)
|
2019/11/07 | A Revisão de Literatura numa dissertação de mestrado perspetivas dos estudantes | VIII SIELP – Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa
Universidade Federal de Uberlândia (Uberlândia, Brasil)
|
2019/07/02 | Writing a dissertation at the intersection of academic and professional contexts | 10th Conference of the European Association for the Teaching of Academic Writing (EATAW)
Chalmers University of Technology (Gotemburgo, Suécia)
|
2019/01/23 | A competência metalinguística em relação com a escrita de histórias em dois momentos do percurso escolar de alunos no 1º ciclo | III International Conference on Teaching of Grammar
Universidade Autónoma de Barcelona (Barcelona, Espanha)
|
2019/01/17 | Entre a Investigação e a Ação: a interação entre investigadores e professores como fator de desenvolvimento da Didática da Escrita em Portugal | IX Seminario El aula como âmbito de invstigación de la enseñanza e el aprendizaje de la lengua
Universidade Autónoma de Barcelona (Barcelona, Espanha)
|
2018/09/27 | How textbooks (do not) promote knowledge construction skills | Conferência Regional para a América Latina da IARTEM (International Association for Research on Textbooks and Educational
Media)
Universidade de Buenos Aires (Buenos Aires, Argentina)
|
2018/08/30 | Changing students´ perceptions of the role of writing in academic life (the impact of a course on academic literacy) | SIG Writing 2018 - 16th International Conference of the EARLI Special Interest Group on Writing
Universidade de Antuérpia (Antuérpia, Bélgica)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2020 - Atual | Estratégias de aprendizagem e desenvolvimento da competência de produção escrita/de textos de aprendentes universitários de
PLE dos com L1 chinesa (Learning Strategies and Development of Writing Skills in Portuguese as a Foreign Language of L1 Chinese
Undergraduate Learners
Coorientador
|
Doutoramento em Português (Doutoramento)
Macao Polytechnic University, Macau
|
2023 - 2023 | Práticas de literacia na formação de professores na Guiné-Bissau: a construção e a exposição do conhecimento em diferentes
áreas disciplinares
Orientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2022 - 2022 | A coerência e a coesão textual no desenvolvimento de competências de leitura e escrita na aula de Português
Orientador
|
Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2021 - 2021 | Fatores linguísticos do insucesso dos alunos de origem guineense na escola em Portugal: a compreensão do fenómeno como requisito
para o desenho de novas abordagens pedagógicas.
Orientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2021 - 2021 | Conceções e práticas de ensino da escrita dos professores de Língua Portuguesa no Ensino Secundário em Moçâmedes - Namibe,
Angola
Orientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2020 - 2020 | LER E ESCREVER PARA APRENDER NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO
Orientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2019 - 2019 | Literacia Argumentativa no ensino secundário: das práticas de ensino e de avaliação ao desempenho dos alunos.
Orientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2017 - 2019 | Estratégias de Promoção da Capacidade de Escrita de Aprendentes do Português no Ensino Secundário Geral em Moçambique
Coorientador
|
Doutoramento em Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino de Línguas (Doutoramento) |
2018 - 2018 | "O ENSINO DA ESCRITA EM MANUAIS ESCOLARES DE 5º ANO"
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2017 - 2017 | "Educação Financeira de Adultos: Saberes, Experiências e Atitudes dos Docentes da Sede do Município de Boa Saúde/RN". | Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2017 - 2017 | Práticas de ensino da leitura no ensino secundário geral em Mocambique: perspetivas de alunos e professores
Orientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2017 - 2017 | Ecoliteracia. Atividades para interrogar o mundo com crianças do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016 - 2016 | "A INTERDISCIPLINARIDADE NA LÍNGUA PORTUGUESA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS".
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015 - 2015 | O código de correção como instrumento de promoção de competências de escrita – Intervenções pedagógicas no 1º e 2º CEB
Orientador
|
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015 - 2015 | Desenvolvimento de Processos de Compreensão Leitora
Orientador
|
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 - 2014 | O papel da mediação na construção da história contemporânea do Mosteiro de S. Martinho de Tibães (1987-2012)
Orientador
|
Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 - 2014 | "Das palavras às histórias" : o desenvolvimento de competências de escrita no 1º e 2º ciclo do ensino básico
Orientador
|
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 - 2014 | O ensino da oralidade nas aulas de Português em Timor Leste : perspetivas dos professores
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2013 - 2013 | A importância da leitura na compreensão de problemas : um estudo com alunos do Ensino Básico (1º e 2º ciclos)
Orientador
|
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2013 - 2013 | A deteção e correção do erro ortográfico : um estudo com alunos do ensino básico (1º e 2º ciclos)
Orientador
|
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2020/02/11 | Para uma modelização didática da escrita académica - a recensão crítica em português língua segunda
Arguente principal
|
Para uma modelização didática da escrita académica - a recensão crítica em português língua segunda (Doutoramento) |
2020/02/06 | La gestió informativa en el procés de composició escrita en col·laboració a partir de la lectura de fonts diverses. Un estudi
de cas en el marc d’una seqüència didáctica
Arguente principal
|
Aina Reig Gáscon (Doutoramento)
Universitat de València - Campus dels Tarongers, Espanha
|
2019/12/13 | Estratégias de Promoção da Capacidade de Escrita de Aprendentes do Português no Ensino Secundário Geral em Moçambique
Orientador
|
Ernesto Luís Guimino Júnior (Doutoramento)
Universidade Pedagogica, Moçambique
|
2019/06/26 | O Ensino do Português na Educação Básica e a Formação de Professores em Timor Leste: Circunstâncias; Discursos Práticas
Arguente principal
|
Maria Elisa da Silva Sousa (Doutoramento) |
2019/01/29 | Escrita e TIC: práticas escolares e extraescolares no Ensino Básico
Arguente principal
|
Célia da Graça Lopes, (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2018/12/11 | O estatuto das línguas na formação de professores em Angola: das questões identitárias e culturais ao papel da supervisão
Vogal
|
Rosa Maria Sampaio da Silva (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|