???global.info.a_carregar???
|PT| Carolina Machado (Lisboa, 1993). Investigadora Doutoranda em Estudos Artísticos - Arte e Mediações pelo IHA - NOVA FCSH / IN2PAST. |EN| Carolina Machado (Lisbon, 1993). PhD Candidate in Art Studies - Art and Mediations at IHA - NOVA FCSH / IN2PAST.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Carolina Machado

Nomes de citação

  • Machado, Carolina

Identificadores de autor

Ciência ID
D01F-D1B8-A16D
ORCID iD
0000-0002-0333-7835

Endereços de correio eletrónico

  • carolinamachadoe@gmail.com (Profissional)

Websites

  • orcid.org/0000-0002-0333-7835 (Académico)
  • unl-pt.academia.edu/carolinamachado (Académico)
  • researchgate.net/profile/carolina-machado-18 (Académico)
  • linkedin.com/in/carolinamachadoe (Profissional)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes
  • Humanidades - Artes - Artes
  • Humanidades - Artes - História da Arte
  • Humanidades - Outras Humanidades
Formação
Grau Classificação
2021 - 2027
Em curso
Estudos Artísticos - Arte e Mediações (Doutoramento)
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
"Genealogia da prática derivativa: Estudo sobre o paradigma da derivação imagética a partir da imagem que deriva no constelar de uma dinâmica para-artística em Portugal (2016 —)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2017 - 2020
Concluído
Estética e Estudos Artísticos - Arte e Culturas Políticas (Mestrado)
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
"Do gesto transgressor sob a lógica estetizante da cena pós-contemporânea: Uma abordagem à prática artística emergente em contexto português (2016-2019)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2016 - 2017
Concluído
Curadoria de Arte (Pós-Graduação)
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2011 - 2015
Concluído
Pintura (Licenciatura)
Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, Portugal
Percurso profissional

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/01 - Atual Investigadora Doutoranda (no âmbito do Doutoramento em Estudos Artísticos - Arte e Mediações) Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2022/01 - 2023/12 Investigadora Bolseira (com uma Bolsa de Investigação para Doutoramento) Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2016/11 - 2022/12 Autora (sob o regime de Trabalho Independente) Umbigo Edições, Portugal
2021/01 - 2021/12 Autora (sob o regime de Trabalho Independente) Atelier-Museu Júlio Pomar, Portugal
2020/11 - 2021/12 Editora (sob o regime de Trabalho Independente) Umbigo Edições, Portugal
2019/12 - 2021/12 Assistente de Curadoria (sob o regime de Trabalho Independente) Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, Portugal
2020/06 - 2020/10 Produtora Executiva (sob o regime de Trabalho Independente) Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2020/03 - 2020/09 Assistente de Curadoria (sob o regime de Trabalho Independente) Centro de Arte Oliva, Portugal
2018/10 - 2019/06 Assistente de Curadoria (sob o regime de Trabalho Independente) Culturgest - Fundação Caixa Geral de Depósitos, Portugal
2018/11 - 2019/03 Investigadora (sob o regime de Trabalho Independente) Fundação Árpád Szenes - Vieira da Silva, Portugal
2018/10 - 2018/12 Assistente de Curadoria (sob o regime de Trabalho Independente) Bienal de Fotografia de Vila Franca de Xira, Portugal
2018/10 - 2018/11 Assistente de Produção (sob o regime de Trabalho Independente) Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2017/10 - 2018/07 Estagiária (no âmbito do Mestrado em Estética e Estudos Artísticos - Arte e Culturas Políticas) Culturgest - Fundação Caixa Geral de Depósitos, Portugal
2017/04 - 2017/09 Curadora (no âmbito da Pós-Graduação em Curadoria de Arte) Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2022/01 - 2023/12 Genealogia da prática derivativa: Estudo sobre o paradigma da derivação imagética a partir da imagem que deriva no constelar de uma dinâmica para-artística em Portugal (2016 —)
2021.07124.BD
Bolseiro de Doutoramento
Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Produções

Publicações

Artigo em revista (magazine)
  1. Machado, Carolina. "Face às pedras: Breve ensaio sobre o potencial abrasivo da descriação", Umbigo [edição impressa], 2022
  2. Machado, Carolina. "Diaboli janua, a que deforma: Uma incursão preliminar pela new bad painting", Umbigo [edição impressa], 2022
  3. Machado, Carolina. "Reverberações estéticas da precariedade: Amor, raiva e tudo o que se dá nessa emergência", Umbigo [edição impressa], 2022
  4. Machado, Carolina. "Cinco fragmentos sobre a génese de uma «[est]ética afirmativa» em contexto português", Umbigo [edição impressa], 2022
  5. Machado, Carolina. "Algumas notas sobre partir do fundo e trazer ao de cima: Entrevista com Diogo da Cruz", Umbigo [edição online], 2021
  6. Machado, Carolina. "O caminho para a luz porque passa pela luz [na Galeria Millennium BCP, que integra o percurso expositivo do Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado]", Umbigo [edição impressa], 2021
  7. Machado, Carolina. "Walk&Talk 10: Para um «lugar (em) comum» algures nesta ilha", Umbigo [edição online], 2021
  8. Cruz, Diogo da; Machado, Carolina. "Axecidyr [a partir de um projeto artístico de Diogo da Cruz]", Umbigo [edição impressa], 2020
  9. Machado, Carolina. "O desenho impreciso de cada rosto humano, refletido! Retratos de Júlio Pomar no Atelier-Museu Júlio Pomar", Umbigo [edição impressa], 2020
  10. Machado, Carolina. "Daniel Blaufuks e Graça Sarsfield no Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico", Umbigo [edição impressa], 2020
  11. Machado, Carolina. "FPM#2: Obras de Fotografia da Coleção da Fundação PLMJ na Galeria da Fundação PLMJ", Umbigo [edição impressa], 2020
  12. Machado, Carolina. "Atelier-Museu Júlio Pomar, um espaço para se esculpir o tempo: Entrevista com Sara Antónia Matos", Umbigo [edição impressa], 2019
  13. Machado, Carolina. "10ª edição do Bairro das Artes/Isto não é um fim: Entrevista com Ana Matos e Cláudio Garrudo", Umbigo [edição online], 2019
  14. Machado, Carolina. "Curadoria. O pensamento é um perigo, é um salto, é um desvio no Atelier-Museu Júlio Pomar [por Eduarda Neves]", Umbigo [edição impressa], 2019
  15. Machado, Carolina. "Unsettling Affairs: Rui Calçada Bastos no Colégio das Artes [da Universidade de Coimbra]", Umbigo [edição impressa], 2019
  16. Machado, Carolina. "O Narcisismo das Pequenas Diferenças: Pauliana Valente Pimentel no Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico", Umbigo [edição impressa], 2019
  17. Machado, Carolina. "Da luz pela sombra: Ater na Galeria das Salgadeiras", Umbigo [edição online], 2019
  18. Machado, Carolina. "Da pintura: Ainda, sempre", Umbigo [edição impressa], 2019
  19. Machado, Carolina. "KW Institute for Contemporary Art: Em busca da (ou de uma) causa", Umbigo [edição impressa], 2018
  20. Machado, Carolina. "Pavilhão das Formas Sociais: Mariana Silva no Pavilhão Branco [das Galerias Municipais]", Umbigo [edição impressa], 2018
  21. Machado, Carolina. "Vitória sobre o Sol: From Black Square to Loophole [no Colégio das Artes da Universidade de Coimbra]", Umbigo [edição impressa], 2018
  22. Machado, Carolina. "Musée d'Art Moderne, Département des Aigles por Marcel Broodthaers. A propósito do quinquagésimo aniversário da sua inauguração", Umbigo [edição online], 2018
  23. Machado, Carolina. "Da pirâmide invertida: Entrevista com Jürgen Bock", Umbigo [edição impressa], 2018
  24. Machado, Carolina. "Vaivém: Voltar à Quadrum [Bruno Pacheco na Galeria Quadrum]", Umbigo [edição impressa], 2018
  25. Machado, Carolina. "Norman Parkinson: Sempre na Moda [Norman Parkinson no Centro Cultural de Cascais]", Umbigo [edição impressa], 2018
  26. Machado, Carolina. "Fotografia, a minha viagem preferida [Helena Corrêa de Barros no Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico]", Umbigo [edição impressa], 2018
  27. Machado, Carolina. "Pan African Unity Mural: Ângela Ferreira sobre a experiência interseccional da comunidade africana", Umbigo [edição online], 2018
  28. Machado, Carolina. "Isto é pintura sobre papel ou A guerrilha estética de Ernesto de Sousa. A propósito do trigésimo aniversário do desaparecimento do artista", Umbigo [edição impressa], 2018
  29. Machado, Carolina. "Encontra-me, Mato-te: Sara Bichão no Espaço Projeto do Museu Calouste Gulbenkian - Coleção Moderna", Umbigo [edição online], 2018
  30. Machado, Carolina. "Três linhas, um canto vezes quatro. E uma paisagem. Susanne S. D. Themlitz na Galeria Vera Cortês", Umbigo [edição online], 2018
  31. Machado, Carolina. "Espetáculo/Poder/Mass Media: Antoni Muntadas na Cristina Guerra Contemporary Art", Umbigo [edição online], 2018
  32. Machado, Carolina. "No meio do caminho tinha um osso, tinha um osso no meio do caminho ou A aventura expedicionária de Pedro Valdez Cardoso [na Fundação Portuguesa das Comunicações]", Umbigo [edição online], 2018
  33. Machado, Carolina. "Simpósio, o de Rita Gaspar Vieira [na Appleton Square]", Umbigo [edição online], 2018
  34. Machado, Carolina. "Le vide segundo Klein. A propósito do sexagésimo aniversário da apresentação da obra e do nonagésimo aniversário do nascimento do artista", Umbigo [edição impressa], 2018
  35. Machado, Carolina. "Chama: Júlio Pomar, Rita Ferreira e Sara Bichão [no Atelier-Museu Júlio Pomar]", Umbigo [edição impressa], 2018
  36. Machado, Carolina. "Dissonant Counterpoint: Johanna M. Beyer por Diana Policarpo [no Belo Campo da Galeria Francisco Fino]", Umbigo [edição online], 2018
  37. Machado, Carolina. "Beuys ou O mito, ainda", Umbigo [edição online], 2018
  38. Machado, Carolina. "Teshima Art Museum ou O museu como fenómeno", Umbigo [edição impressa], 2016
Capítulo de livro
  1. Machado, Carolina. "Maria Berta Gomes por Júlio Pomar". In O desenho impreciso de cada rosto humano, refletido! Retratos de Júlio Pomar, editado por Faro, Pedro; Matos, Sara Antónia, 100-106. Lisboa, Portugal: Atelier-Museu Júlio Pomar/Documenta, 2021.
    Publicado
  2. Machado, Carolina. "É o tempo exato/de estar exata e nua". In A metade do céu, editado por Santos, Sandra, 67-79. Lisboa, Portugal: Fundação Árpád Szenes - Vieira da Silva, 2019.
    Publicado
  3. Machado, Carolina. "Do ensaio em curadoria". In Ensaios (sobre a mesa), editado por Jürgens, Sandra Vieira; Machado, Carolina, 11-13. Lisboa, Portugal: Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, 2017.
    Publicado
  4. Machado, Carolina. "Ensaios (sobre a mesa)". In Ensaios (sobre a mesa), editado por Jürgens, Sandra Vieira; Machado, Carolina, 9-10. Lisboa, Portugal: Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, 2017.
    Publicado
Edição de livro
  1. Jürgens, Sandra Vieira; Machado, Carolina. Ensaios (sobre a mesa). Lisboa, Portugal: Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. 2017.
    Publicado • Editor
Recurso online
  1. Machado, Carolina. Umbigo Talks no Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia: Entrevista com Mariana Gomes. 2020.
Tese / Dissertação
  1. Machado, Carolina. "Do gesto transgressor sob a lógica estetizante da cena pós-contemporânea: Uma abordagem à prática artística emergente em contexto português (2016-2019)". Mestrado, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, 2020.

Outros

Conjunto de dados
  1. Machado, Carolina. «A metade do céu» partiu de uma investigação desenvolvida no final de 2018, tendo em vista a identificação de todas as artistas portuguesas e/ou estabelecidas em Portugal desde Josefa de Óbidos. Quando apresentado à Fundação Árpád Szenes - Vieira da Silva, este inventário contemplava 586 entradas: cada uma delas incluía 5 campos de texto e 3 campos de imagem, num total de 154 páginas.
Outra produção
  1. [d]esinstituto: [m]argin notes from an ongoing process. Artigo elaborado no âmbito de Temáticas Aprofundadas de Estudos Artísticos, uma unidade curricular do Doutoramento em Estudos Artísticos - Arte e Mediações. 2022. Machado, Carolina; Paim, Flora; Xavier, Felipe.
  2. W/holes: Topografias da curiosidade feminista no desvelar de todas as feminilidades. Artigo elaborado no âmbito de Imagens Contemporâneas, uma unidade curricular do Doutoramento em Estudos Artísticos - Arte e Mediações. 2022. Machado, Carolina.
  3. Excuse me, miss, their history was always a matter of technique: [Re]invenção medial no desdobramento da «arqueologia paranoica» de Odete. Artigo elaborado no âmbito de Arte e Média, uma unidade curricular do Doutoramento em Estudos Artísticos - Arte e Mediações. 2022. Machado, Carolina.
  4. W/holes: Topografias da curiosidade feminista no desvelar de todas as feminilidades. Composição visual elaborada no âmbito de Imagens Contemporâneas, uma unidade curricular do Doutoramento em Estudos Artísticos - Arte e Mediações. 2022. Machado, Carolina.
  5. Leitura cruzada/Escrita inflamada: Arte, investigação e tudo o que se dá nesse interstício. Artigo elaborado no âmbito de Arte e Investigação, uma unidade curricular do Doutoramento em Estudos Artísticos - Arte e Mediações. 2022. Machado, Carolina.
  6. [Re]pensar a arte depois dos média: Uma incursão crítica pela «antropologia operacional» de Siegfried Zielinski. Artigo elaborado no âmbito de Metodologias de Investigação em Estudos Artísticos, uma unidade curricular do Doutoramento em Estudos Artísticos - Arte e Mediações. 2022. Machado, Carolina.
  7. AI have been dreaming: Para uma genealogia da «[est]ética afirmativa» na cena artística emergente em contexto português. Artigo elaborado no âmbito de Arte e Tecnologia, uma unidade curricular do Doutoramento em Estudos Artísticos - Arte e Mediações. 2022. Machado, Carolina.
  8. Júlio Pomar por Júlio Pomar. Artigo elaborado no âmbito de O desenho impreciso de cada rosto humano, refletido! Retratos de Júlio Pomar, um projeto curatorial de Sara Antónia Matos e Pedro Faro para o Atelier-Museu Júlio Pomar. 2021. Machado, Carolina.
  9. Depois do fim, ainda (e sempre) uma questão de poder: Da conceção agonística do museu de arte no projeto da vanguarda russa. Artigo elaborado no âmbito de Arte e Poder no Tempo das Ditaduras, uma unidade curricular do Mestrado em Estética e Estudos Artísticos - Arte e Culturas Políticas. 2018. Machado, Carolina.
  10. Depois do fim, em busca do axioma de partida: Da obra de arte em potência. A partir de La spécialisation de la sensibilité à l'état matière première en sensibilité picturale stabilisée ou Le vide [de Yves Klein]: Uma leitura dialogante. Artigo elaborado no âmbito de Temas Contemporâneos das Artes Visuais, uma unidade curricular do Mestrado em Estética e Estudos Artísticos - Arte e Culturas Políticas. 2018. Machado, Carolina.
  11. Depois do fim, ainda (e sempre) uma questão de poder: Que museu? Uma leitura contextualizante do projeto da vanguarda russa. Artigo elaborado no âmbito de Arte e Poder no Tempo das Ditaduras, uma unidade curricular do Mestrado em Estética e Estudos Artísticos - Arte e Culturas Políticas. 2018. Machado, Carolina.
  12. Stimmungsraum segundo Alexander Dorner. Parte I: Kabinett der Abstrakten de El Lissitzky. Artigo elaborado no âmbito de Arte e Poder no Tempo das Ditaduras, uma unidade curricular do Mestrado em Estética e Estudos Artísticos - Arte e Culturas Políticas. 2018. Machado, Carolina.
  13. Isto é pintura sobre papel ou A guerrilha estética de Ernesto de Sousa: Uma leitura dialogante. Artigo elaborado no âmbito de Modernismo e Modernismos na Arte do Século XX, uma unidade curricular do Mestrado em Estética e Estudos Artísticos - Arte e Culturas Políticas. 2018. Machado, Carolina.
  14. Da pintura em potência: Fixar o pré-pictural. A partir de La spécialisation de la sensibilité à l'état matière première en sensibilité picturale stabilisée ou Le vide [de Yves Klein]. Artigo elaborado no âmbito de Estética e Estudos Artísticos, uma unidade curricular do Mestrado em Estética e Estudos Artísticos - Arte e Culturas Políticas. 2018. Machado, Carolina.
  15. Ensaios (sobre a mesa). Relatório elaborado no âmbito de Gestão e Produção de Projetos de Arte, uma unidade curricular da Pós-Graduação em Curadoria de Arte. 2017. Machado, Carolina.
  16. A institucionalização do metadiscurso curatorial ou O museu como monólogo. Artigo elaborado no âmbito de Temas da Arte Contemporânea, uma unidade curricular da Pós-Graduação em Curadoria de Arte. 2017. Machado, Carolina.
  17. Uma análise crítica de Utopia/Dystopia: A Paradigm Shift in Art and Architecture. Artigo elaborado no âmbito de Arquitetura de Museus e Museografia, uma unidade curricular da Pós-Graduação em Curadoria de Arte. 2017. Machado, Carolina; Oliveira, Marco de; Pina, José Pardal.
  18. Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia ou O museu como «monólogo elogioso». Artigo elaborado no âmbito de Arquitetura de Museus e Museografia, uma unidade curricular da Pós-Graduação em Curadoria de Arte. 2017. Machado, Carolina.
  19. Do diálogo entre a arte antiga e a arte contemporânea: Reflexão para um programa de interpretação no Museu Nacional de Arte Antiga. Artigo elaborado no âmbito de Planificação e Programação Museológica, uma unidade curricular da Pós-Graduação em Curadoria de Arte. 2017. Machado, Carolina.
  20. mUSEU. Artigo elaborado no âmbito de Práticas de Curadoria, uma unidade curricular da Pós-Graduação em Curadoria de Arte. 2017. Machado, Carolina.
  21. Da intervenção artística como estratégia de interpretação no contexto museológico não-artístico. Artigo elaborado no âmbito de Economia e Mercados da Arte, uma unidade curricular da Pós-Graduação em Curadoria de Arte. 2016. Machado, Carolina.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2020/12/11 Do gesto transgressor sob a lógica estetizante da cena pós-contemporânea: Uma abordagem à prática artística emergente em contexto português (2016-2019) Apresentação realizada no âmbito da defesa da Dissertação de Mestrado em Estética e Estudos Artísticos - Arte e Culturas Políticas
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2017/11/02 Exposições, espólios e museus de geografias incertas: A partir de «Ensaios (sobre a mesa)» Apresentação realizada no âmbito de «A escala dos museus? Narrativas, espaços, obras e exposições», em mais uma edição do Encontro Anual MuSt, então promovido pelo Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa através do Grupo MuSt
Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto (Porto, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2020/11 - 2021/12 Colaborou em «Festa. Fúria. Femina. Obras da Coleção FLAD», um projeto curatorial de António Pinto Ribeiro e Sandra Vieira Jürgens para o Arquipélago - Centro de Artes Contemporâneas (2022/05/20 - 2022/09/04)
Exposição (Outra)
Arquipélago - Centro de Artes Contemporâneas, Portugal

Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, Portugal
2020/06 - 2020/10 Colaborou em «A cidade é a casa é a cidade é a casa», um projeto curatorial da turma da 5ª edição da Pós-Graduação em Curadoria de Arte para a Galeria Liminare (2020/09/05 - 2020/10/18)
Exposição (Outra)
Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural, Portugal

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Fundação Millennium BCP, Portugal

Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal

Galeria Liminare, Portugal

Galerias Municipais, Portugal

Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Junta de Freguesia do Lumiar, Portugal
2020/03 - 2020/09 Colaborou em «Red Light: Sexualidade e Representação na Coleção Norlinda e José Lima», um projeto curatorial de Sandra Vieira Jürgens para o Centro de Arte Oliva (2020/09/26 - 2021/07/04)
Exposição (Outra)
Câmara Municipal de São João da Madeira, Portugal

Centro de Arte Oliva, Portugal
2019/12 - 2020/05 Colaborou em «Festa. Fúria. Femina. Obras da Coleção FLAD», um projeto curatorial de António Pinto Ribeiro e Sandra Vieira Jürgens para o Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (2020/09/22 - 2021/01/25)
Exposição (Outra)
Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, Portugal

Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, Portugal
2019/03 - 2019/06 Colaborou em «Contra a Abstração: Obras da Coleção da Caixa Geral de Depósitos», um projeto curatorial de Sandra Vieira Jürgens para o Centro de Artes de Sines (2019/07/06 - 2019/10/27)
Exposição (Outra)
Câmara Municipal de Sines, Portugal

Centro de Artes de Sines, Portugal

Coleção da Caixa Geral de Depósitos, Portugal

Culturgest - Fundação Caixa Geral de Depósitos, Portugal
2018/11 - 2019/03 Colaborou em «A metade do céu», um projeto curatorial de Pedro Cabrita Reis para o Museu Árpád Szenes - Vieira da Silva (2019/03/21 - 2019/06/23)
Exposição (Outra)
Fundação Árpád Szenes - Vieira da Silva, Portugal

Museu Árpád Szenes - Vieira da Silva, Portugal
2018/10 - 2019/02 Colaborou em «Contra a Abstração: Obras da Coleção da Caixa Geral de Depósitos», um projeto curatorial de Sandra Vieira Jürgens para o Centro de Arte Oliva (2019/03/15 - 2019/06/02)
Exposição (Outra)
Câmara Municipal de São João da Madeira, Portugal

Centro de Arte Oliva, Portugal

Coleção da Caixa Geral de Depósitos, Portugal

Culturgest - Fundação Caixa Geral de Depósitos, Portugal
2018/10 - 2018/12 Colaborou em «BF18 - Bienal de Fotografia de Vila Franca de Xira», um projeto curatorial de Sandra Vieira Jürgens para o Celeiro da Patriarcal, a Fábrica das Palavras e o Museu Municipal (2019/01/26 - 2019/03/10)
Exposição (Outra)
Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Portugal
2018/10 - 2018/11 Colaborou em «The Museum Reader: Is the Museum a Battlefield?», uma conferência organizada por Emília Tavares, Paula Loura Batista e Sandra Vieira Jürgens, então promovida pelo Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e pelo Museu do Neorrealismo (2018/11/29 - 2018/11/30)
Conferência (Outra)
Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Portugal

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Museu do Neorrealismo, Portugal
2017/10 - 2018/07 Colaborou em «Contra a Abstração: Obras da Coleção da Caixa Geral de Depósitos», um projeto curatorial de Sandra Vieira Jürgens para o Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sor (2018/07/07 - 2018/10/27)
Exposição (Outra)
Câmara Municipal de Ponte de Sor, Portugal

Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sor, Portugal

Coleção da Caixa Geral de Depósitos, Portugal

Culturgest - Fundação Caixa Geral de Depósitos, Portugal
2017/04 - 2017/09 Colaborou em «Ensaios (sobre a mesa)», um projeto curatorial da turma da 2ª edição da Pós-Graduação em Curadoria de Arte para a Galeria Quadrum (2017/07/20 - 2017/10/01)
Exposição (Outra)
Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural, Portugal

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Fundação Millennium BCP, Portugal

Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal

Galeria Quadrum, Portugal

Galerias Municipais, Portugal

Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2022/05/30 - 2022/06/08 Participou em «Active Citizenship(s) Towards Communal Spaces of Care», um seminário-workshop orientado por Basia Sliwinska, então promovido no âmbito de Temáticas Aprofundadas de Estudos Artísticos, uma unidade curricular do Doutoramento em Estudos Artísticos - Arte e Mediações, decorrendo ao abrigo de «Critical Futures», o programa de abertura do T-Factor no horizonte de atuação Lisboa/Trafaria
Seminário
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2022/03/28 - 2022/04/15 Participou em «Curating and Social Practice», um seminário-workshop orientado por Alison Green, então promovido no âmbito de Temáticas Aprofundadas de Estudos Artísticos, uma unidade curricular do Doutoramento em Estudos Artísticos - Arte e Mediações, decorrendo ao abrigo de «Critical Futures», o programa de abertura do T-Factor no horizonte de atuação Lisboa/Trafaria
Seminário
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Portugal