???global.info.a_carregar???
Natural de Leiria, iniciou a sua formação em 2002. É professor na Escola Superior de Dança (ESD), desde 2013, lecionando na Licenciatura em Dança e colaborando nas orientações de Estágio no Mestrado em Ensino de Dança. Foi Subdiretor da ESD entre 2017 e 2019 e é, desde 2020, Vice-Presidente do Conselho Técnico-Científico da ESD. É membro do Comissão Científica da Licenciatura para o mandato 2017/2020 e 2020-2023 e foi Membro da Comissão Científica Ad Hoc para a criação do Mestrado em Criação Coreográfica e Práticas Profissionais (2018-2020). É investigador no Instituto de Etnomusicologia ¿ Centro de Estudos em Música e Dança. É mentor e programador do MetaDança ¿ Festival de Artes Performativas em Leiria, desde 2012. Doutorado em Motricidade Humana (Especialidade em Dança) na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa (2018). Em 2010, conclui a Licenciatura em Dança (Criação/Interpretação) na ESD. Em 2012, concluiu o Mestrado em Criação Coreográfica Contemporânea da ESD e em 2014 concluiu o Mestrado em Ensino de Dança da ESD. Detém ainda formação profissional em Gestão e Financiamento de Organizações e Projetos Culturais. Frequentou, em 2019-2020, a Pós-Graduação em Pedagogia do Ensino Superior no Instituto Superior de Educação da Universidade de Lisboa. Em 2010 e 2012 foram-lhe atribuídos o ¿Prémio Mérito de Melhor Diplomado" da Licenciatura em Dança e do Mestrado em Criação Coreográfica Contemporânea, respetivamente. Em 2017, foi distinguido pelo IPL com o ¿Prémio de Reconhecimento de Atividades com Relevância na Comunidade ¿ Prémio de Excelência¿. Destaca do seu percurso o contacto com profissionais como: Rui Horta, Paulo Ribeiro, Rui Lopes Graça, Clara Andermatt, Francisco Camacho, Madalena Victorino, Teresa Ranieri, entre outros. Foi professor da Studio k ¿ escola de dança de 2008 a 2014 e docente do Ensino Artístico Especializado, na Escola de Dança do Orfeão de Leiria de 2010 a 2016. É coreógrafo independente desde 2009. Destacam-se as peças: Corpus (2011); Retalhos (2012); Um Ensaio Sobre o Poder (GED - 2013); entre.mitências (2014), Liberdade Provisória (2015); O Princípio da Incerteza (2016); sobre a pele (cocriação com Ângelo Neto - 2017); O resto dos outros (Companhia EDAM - 2017); profunda pele (cocriação com Ângelo Neto - 2018); (Re)tratos de simplicidade (ANIMA- 2018); FaKe DaNcE ou a metáfora do encontro (cocriação com Ângelo Neto - 2019); Princípio da queda, início do fim (cocriação com Madalena Xavier - 2019); O cansaço dos seres (2020). Foi júri de provas em escolas de ensino artístico designadamente: EDOL; EVDCR; EDAM; ED-SAFGP; Escola de Dança Lugar Presente; Conservatório de Música da Jobra; Conservatório Regional Silva Marques; Escola Profissional de Artes da Madeira. Em 2018, 2019 e 2020, foi júri dos Concursos de Apoio à Criação da DGArtes.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
João Fernandes

Nomes de citação

  • Fernandes, João

Identificadores de autor

Ciência ID
D117-40FE-A02E
ORCID iD
0000-0002-9495-5814

Endereços de correio eletrónico

  • jfernandes@esd.ipl.pt (Profissional)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2022
Concluído
Mediação Cultural (Outros)
Acesso Cultura, Portugal
2021
Concluído
Os públicos da cultura: estratégias de comunicação para projetos e instituições culturais (Curso de Especialização Tecnológica)
CENTRO LUÍS KRUS FORMAÇÃO AO LONGO DA VIDA, Portugal
2019 - 2020
Concluído
Pedagogia do Ensino Superior (Pós-Graduação)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
20
2018
Concluído
Motricidade Humana (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Dança
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
"O Ensino-Aprendizagem das Técnicas de Dança Contemporânea no Ensino Artístico Português. Uma proposta de intervenção para a atualidade" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado com distinção
2014
Concluído
Ensino de Dança (Mestrado)
Especialização em Não Aplicável
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
16 valores
2012
Concluído
Criação Coreográfica Contemporânea (Mestrado)
Especialização em Não Aplicável
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2010
Concluído
Dança (Licenciatura)
Especialização em Não Aplicável
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2015 - 2020 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2013 - 2015 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021 - Atual Subdirector de Unidade Orgânica Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2020 - Atual Vice Presidente do Conselho Técnico-Científico Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2017 - 2019 Subdirector de Unidade Orgânica Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021 - Atual Coordenador do Curso de Licenciatura em Dança Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2021 - Atual Membro da Comissão Científica do Curso de Mestrado em Criação Coreográfica e Práticas Profissionais Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2020 - Atual Secretário do Conselho Técnico-Científico Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2012 - Atual Programador de Metadança - Festival de Artes Performativas Metadança Associação Cultural, Portugal
2011 - Atual Coreógrafo Independente Metadança Associação Cultural, Portugal
2017 - 2021 Membro da Comissão Científica do Curso de Licenciatura em Dança Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2018 - 2020 Membro da Comissão Ad Hoc para Criação do Curso de Mestrado em Criação Coreográfica e Práticas Profissionais Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2010 - 2016 Professor do Ensino Artístico Especializado Orfeão de Leiria - Conservatório de Artes, Portugal
2008 - 2014 Professor de Dança Studio k - escola de dança, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2023 - 2024 Modos de fazer ver a obra coreográfica – o percurso de Victor Hugo Pontes
0000000000
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Em curso
2017 - 2018 O percurso da Escola Superior de Dança, no contexto do ensino superior, através do mapeamento de objetos escolares
0000000000
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Fernandes, João. "School objects and their contribution to dance education". Trabalho apresentado em The International Multidisciplinary Congress Web of Knowledge: A Look into the Past, Embracing the Future, Évora, 2018.
    Publicado
Artigo em revista
  1. "Desenvolvimento de estratégias de active-learning nas Técnicas de Dança Contemporânea". FAP Revista Científica (2021): http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/issue/viewIssue/236/pdf_84.
  2. "Uma Cartografia para o Intérprete Contemporâneo". Revista Portuguesa de Educação Artística (2021): https://rpea.madeira.gov.pt/index.php/rpea/article/view/157.
  3. Ângelo Miguel Neto; Madalena Xavier; João Fernandes. "olhar sobre a criação coreográfica contemporânea no seu potencial educativo". Convergences - Journal of Research and Arts Education 13 26 (2020): 191-201. https://doi.org/10.53681/c1514225187514391s.26.25.
    10.53681/c1514225187514391s.26.25
  4. Fernandes, João; Xavier, Madalena; Neto, Angelo. "Um olhar sobre a criação coreográfica contemporânea no seu potencial educativo". (2020): http://hdl.handle.net/10400.21/12473.
  5. Fernandes, João; Xavier, Madalena. "Criação coreográfica interpretação contemporânea e mediação artística em dança". (2019): http://hdl.handle.net/10400.21/12471.
  6. Nascimento, Vanda Maria dos Santos; Cardoso, Ofélia Maria Rodrigues Vargas; Lopo, Teresa Teixeira; Fernandes, João Carlos Martins Parreira; Mendo, Gil. "Objetos escolares, contextos de utilização e ensino das práticas de dança: O projeto ESDmap da Escola Superior de Dança". (2018): http://hdl.handle.net/10400.21/8654.
  7. Fernandes, João Carlos Martins Parreira. "A reinterpretação de obras coreográficas e a importância da sua integração no Ensino de Dança". (2016): http://hdl.handle.net/10400.21/7988.
    10.23828/rpea.v6i2.102
Documento de trabalho
  1. Fernandes, João Carlos Martins Parreira; Garcia, Vítor. 2015. "A híbrida relação entre as técnicas de dança contemporânea e a formação artística". Documento de trabalho. http://hdl.handle.net/10400.21/6264.
Tese / Dissertação
  1. Fernandes, João Carlos Martins Parreira. "O ensino-aprendizagem das técnicas de dança contemporânea no ensino artístico português : uma proposta de intervenção para a atualidade". Doutoramento, 2018. http://hdl.handle.net/10400.5/16719.
  2. Fernandes, João Carlos Martins Parreira. "A prática pedagógica partilhada em técnicas de dança contemporânea no 3º ano do Curso Básico de Dança da Escola de Dança do Órfeão de Leiria". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.21/4725.
  3. Fernandes, João Carlos Martins Parreira. "Lado a lado". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.21/2277.

Artística / Interpretação

Coreografia
  1. João Fernandes (Compositor). 2022. Quarteto para o fim dos tempos.
  2. João Fernandes e Ângelo Neto (Compositor). 2022. Na substância do fim.
  3. 2020. O cansaço dos seres.
  4. 2019. FaKe DaNcE ou a metáfora do encontro.
  5. 2019. Princípio da queda, início do fim.
  6. 2018. Profunda Pele.
  7. 2018. (Re)Tratos da Simplicidade. ANIMA - Companhia.
  8. 2017. Sobre a Pele.
  9. 2017. O resto dos outros. Companhia EDAM.
  10. 2016. Principio da Incerteza.
  11. 2015. Liberdade Provisória.
  12. 2014. |entre|mitências.
  13. 2013. Um Ensaio Sobre o Poder. GED - Grupo Experimental de Dança.
  14. 2012. Retalhos.
  15. 2012. Corpus.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2017/02/05 "Uma das possibilidades das Técnicas de Dança Contemporânea" 1º Congresso do Ensino Artístico Especializado na Fundação Caloustre Gulbenkian
(Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2021 - 2022 A promoção do desenvolvimento criativo dos alunos do 3º ano do Curso Básico de Dança do Conservatório de Música da Jobra a partir da abordagem aos estímulos visual, cinestésico e auditivo
Orientador
Mestrado em Ensino de Dança (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2021 - 2022 Interdisciplinaridade entre o Repertório Contemporâneo e o Treino Físico com vista à melhoria da performance dos alunos do Ensino Secundário da Escola Vocacional de Dança do Centro de Formação Artística da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais
Orientador
Mestrado em Ensino de Dança (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2020 - 2021 O desenvolvimento de competências de composição coreográfica contemporânea a partir de elementos técnicos, artísticos e culturais da Street Dance, com os alunos do 5º ano do Curso Básico de Dança do Conservatório de Dança do Vale do Sousa
Orientador
Ensino de Dança (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2020 - 2021 A importância da composição coreográfica na procura da singularidade e da versatilidade do intérprete
Orientador
Ensino de Dança (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2019 - 2020 Desenvolvimento da resistência aeróbia na disciplina de técnica de dança contemporânea na turma de 5.º ano do curso básico de dança do Conservatório Regional Silva Marques
Orientador
Mestrado em Ensino de Dança (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2019 - 2020 A perceção espacial e a sua influência na compreensão da criação em site-specific na disciplina de técnica de dança contemporânea, com alunos do 5º ano do curso básico de dança do Orfeão de Leiria, Conservatório de Artes
Orientador
Mestrado em Ensino de Dança (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2019 - 2020 A pesquisa da singularidade de movimento através do trabalho de chão, na disciplina de técnica de dança contemporânea, com os alunos do 2º ano do curso profissional de intérprete de dança contemporânea do Balleteatro Escola Profissional
Orientador
Mestrado em Ensino de Dança (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2018 - 2019 A improvisação conjunta, ancorada no trabalho de contacto-relação, como forma de potenciar a criatividade nos alunos de 4ºano de Ensino Artístico Especializado do Conservatório Regional Silva Marques
Orientador
Ensino de Dança (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2017 - 2018 A imagética como estratégia pedagógica nas aulas de Técnica de Dança Contemporânea do 5º ano do Curso Básico de Dança da Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra.
Orientador
Ensino de Dança (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2016 - 2017 A RELAÇÃO TRANSDISCIPLINAR ENTRE O TAI-CHI CHUAN E A TÉCNICA DE DANÇA CONTEMPORÂNEA NO 5º ANO DO CURSO BÁSICO DE DANÇA DA ESCOLA ARTÍSTICA DE DANÇA DO CONSERVATÓRIO NACIONAL
Orientador
Ensino de Dança (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2016 - 2017 A singularidade do intérprete contemporâneo e a natureza do corpo versátil na disciplina de Práticas Complementares de Dança do 3º ciclo do Ensino Artístico Especializado da Escola de Dança Ana Mangericão
Orientador
Ensino de Dança (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2015 - 2016 Transversalidades de processos artísticos e científicos: Da ciência à dança Ensaio entre o laboratório e o estúdio
Coorientador
Artes Cénicas (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Distinções

Prémio

2017 Prémio de Reconhecimento de Atividades com Relevância na Comunidade – Prémio Excelência
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal

Outra distinção

2021 Diploma de Mérito dos Prémios Científicos da Área das Artes
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2012 Diploma de Mérito da Caixa Geral de Depósitos - Melhor Diplomado ESD 2012
Caixa Geral de Depositos, Portugal
2010 Diploma de Mérito da Caixa Geral de Depósitos - Melhor Diplomado ESD 2010
Caixa Geral de Depositos, Portugal