Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Cristina Isabel Videira Fernandes
Nomes de citação
- Fernandes, Cristina
Identificadores de autor
- Ciência ID
- D215-B695-949E
- ORCID iD
- 0000-0002-8776-9204
Endereços de correio eletrónico
- cristina.fernandes@fcsh.unl.pt (Profissional)
Moradas
- Universidade Nova de Lisboa, NOVA FCSH - Colégio Almada Negreiros (CAN), Campus de Campolide, 1070-312, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)
Websites
- http://www.inetmd.pt/index.php/pessoas/integrados/100-cristina-isabel-videira-fernandes (Académico)
- https://fcsh-unl.academia.edu/CristinaFernandes (Académico)
- https://novaresearch.unl.pt/en/persons/cristina-isabel-videira-fernandes (Académico)
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Italiano | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Francês | Utilizador elementar (A2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B2) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2020
Concluído
|
Certificado de registo de formador acreditado pelo CCPF (Outros)
Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, Portugal
|
|
2010
Concluído
|
Música e Musicologia (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
"O sistema produtivo da Música Sacra em Portugal no final do Antigo Regime: a Capela Real e a Patriarcal entre 1750 e 1807" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Approved with praise and distinction |
1998
Concluído
|
Ciências Musicais (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"As Vésperas de João de Sousa: para o estudo do Salmo Concertato em Portugal em meados do séc. XVIII" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Very Good (unanimously) |
1993
Concluído
|
Ciências Musicais (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Not applicable" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
1990
Concluído
|
Curso Complementar de Piano - 8º grau (Ensino secundário)
Conservatório Regional de Música da Covilhã, Portugal
|
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/04/01 - Atual | Investigador Contratado (Investigação) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal | ||
2019/02/01 - 2023/03/31 | Investigador Contratado (Investigação) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal | ||
2018/07/01 - 2019/01/31 | Pós-doutorado (Investigação) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal | ||
2011/04/01 - 2017/03/31 | Pós-doutorado (Investigação) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2018/02/16 - 2018/07/15 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal | ||
2017/09/15 - 2018/02/15 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2017/02/13 - 2017/07/13 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2013/09 - 2014/01 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
1999/02/02 - 2003/09/30 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal |
1997/10/01 - 1998/07/31 | Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Academia Nacional Superior de Orquestra, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/01 - Atual | Coordinator of the Research Group "Historical and Cultural Studies in Music" | Universidade Nova de Lisboa Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal |
2015 - 2017 | Coordinator of the thematic strand "Historical Approaches to Musical Performance" | Universidade Nova de Lisboa Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1996 - Atual | Music criticism and music journalism | Público Comunicação Social SA, Portugal |
1996/10/01 - 2001/09/30 | Professor (Music History, Acoustics and Keyboard Practice) | Fundação Musical dos Amigos das Crianças, Portugal |
1993/10/01 - 1996/09/30 | Professor (Music History and Seminar Practices) | Escola Profissional de Arcos do Estoril, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2011/04/01 - 2017/03/31 | Música na Capela Real e Patriarcal de Lisboa (1716-1834): Modelos, Repertórios e Práticas Performativas | Music at the Royal
and Patriarchal Chapel of Lisbon (1716-1834): Models, Repertoires and Performance Practices
SFRH/BPD/75201/2010
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2003/10/01 - 2007/09/30 | O sistema produtivo da música sacra em Portugal no final do Antigo Regime: A Capela Real e a Patriarcal entre 1750 e 1807
| The productive system of sacred music in Portugal at the end of the Ancien Regime: the Royal Chapel and the Patriarchal
between 1750 and 1807
SFRH/BD/10627/2002
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de Évora, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
1995/01 - 1995/05 | Research on the musical relations between Portugal and Italy: religious music in the 18th century (ERASMUS Program)
PIC - 94 - P - 1039
Bolseiro de Mestrado
Università Ca' Foscari, Itália
|
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023/04/01 - Atual | Music, Performing Arts and Diplomacy in the 18th century: Portuguese networks in the international stage
2022.03493.CEECIND
Investigador responsável
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2021/09/01 - 2024 | Cultura Escenográfica en el contexto hispánico de la Edad Moderna. Un enfoque holístico | Scenographic culture in the Hispanic
context of the early modern period: a holistic approach [CECHEM]
Investigador
Universidad Complutense de Madrid, Espanha
Universidad de Málaga, Espanha |
Gobierno de España Ministerio de Ciencia e Innovación
Em curso
|
2020/09 - 2023 | La música como interpretación en España: historia y recepción (1730-1930) | Music as performance in Spain: history and reception
(1730-1930) [MUSIN]
PID2019-105718GB-I00
Investigador
Universidad de la Rioja, Espanha
|
Gobierno de España Ministerio de Ciencia e Innovación
Em curso
|
2018/10/01 - 2022/09/30 | PROFMUS - Ser Músico em Portugal: a condição socioprofissional dos músicos em Lisboa (1750-1985) / To be a musician in Portugal:
the social and professional condition of musicians in Lisbon (1750-1985)
PTDC/ART-PER/32624/2017
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2016/09/01 - 2022/08/31 | PERFORMART - Promoting, Patronising and Practising the Arts in Roman Aristocratic Families (1644-1740). The Contribution of
Roman Family Archives to the History of Performing Arts
Investigador
Centre National de la Recherche Scientifique, França
École française de Rome, Itália |
European Research Council
Concluído
|
2019/03/01 - 2020/02/29 | «1719-2019». Filippo Juvarra, Domenico Scarlatti e o papel das mulheres na promoção da ópera e do teatro em Portugal | «1719-2019».
Filippo Juvarra, Domenico Scarlatti and the role of women in the promotion of opera and theatre in Portugal
Investigador
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Sociais, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Arquitectura, Portugal |
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
|
2015 - 2017 | Musicología aplicada al concierto clásico en España (siglos XVIII-XXI). Aspectos históricos, productivos, interpretativos
e ideológicos
Investigador
Universidad de la Rioja, Espanha
|
Gobierno de España Ministerio de Economía y Competitividad
Concluído
|
2012 - 2014 | La música de cámara en España en el siglo XVIII: géneros, interpretación, recuperación
Investigador
Universidad de la Rioja, Espanha
|
Gobierno de España Ministerio de Ciencia e Innovación
Concluído
|
2010/06/14 - 2013/10/13 | Estudos de Música Instrumental em Portugal: 1755 - 1834 / Studies of Instrumental Music in Portugal: 1755 - 1834
PTDC/EAT-MMU/104206/2008
Investigador
Universidade de Évora, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em jornal |
|
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Entrada de dicionário |
|
Entrada de enciclopédia |
|
Livro |
|
Prefácio / Posfácio |
|
Revisão de livro |
|
Tese / Dissertação |
|
Artística / Interpretação
Exposição de curadoria/museu |
|
Interpretação artística |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/10/26 | Sacred and Secular music in the Construction of the Image of Royalty: The Acclamations of Portuguese Monarchs in the Long 18th Century | Encontro Português - Conference on Music and the State
University of California, Riverside (Riverside, Estados Unidos)
|
2023/10/05 | Las celebraciones del nacimiento de los príncipes de Portugal promovidas por el Conde de Tarouca en Utrecht (1713-1714): memorias materiales y auditivas a partir de la "Relation des Fêtes" de Nicholas Chevalier | International Symposium - Artefactos y Artificios en la Cultura Escenográfica: de lo material a lo afectivo | Artefacts
and Artifice in Scenographic Culture: From the Material to the Affective (Org. Proyecto CECHEM)
Universidad Complutense de Madrid (Madrid, Espanha)
|
2023/09/29 | "Operas, Comedie, Bals, Ballets, Cadeaux/ Ne sont pour ce Palais rien du tout de nouveau": Música e artes do espectáculo na missão diplomática do Conde de Tarouca no âmbito do Congresso de Utrecht | EnIM 23 | XII Encontro de Investigação em Música
SPIM - Sociedade Portuguesa de Investigação em Música; Museu Nacional da Música, com o apoio da Câmara Municipal de Mafra (Mafra, Portugal)
|
2023/07/02 | Alessandro Scarlatti’s chamber cantatas in Portugal: sources and contexts of performance | 20th Biennial International Conference on Baroque Music - Geneva 2023
Haute école de musique de Genève (HEM) (Genève, Suiça)
|
2023/04/29 | «Minuets to begin at Seven o'Clock precisely, Two Country-Dances only before Tea»: Bailes e assembleias no séc. XVIII europeu | Portingaloise, marche! Contradanças no Methodo de Pantezze, Lisboa, 1761 (Org. Portingaloise - Associação Cultural e Artística)
Biblioteca Nacional de Portugal (Lisboa, Portugal)
|
2022/09/26 | Bailes, Danças e Contradanças nas narrativas dos rituais públicos: persistências e mudanças nas representações musicais e coreográficas ao longo do século XVIII | Rituais Públicos e Alteridade no Império Português (1450-1822)
Porjecto RITUALS – Rituais Públicos no Império Português (1498-1822), Biblioteca Nacional de Portugal (Lisboa, Portugal)
|
2022/08 | Music and the performing arts for the Peace of Utrecht: the Portuguese ambassador Count of Tarouca as a stage director of magnificent feasts | 21st Quinquennial Congress of the International Musicological Society (IMS 2022),
School of Philosophy of the National and Kapodistrian University of Athens (Athens, Grécia)
|
2022/08 | Spending on music collecting in the 18th century Lisbon court: economics, strategies and tastes of a queen consort and a reigning queen | Musical Patronage across Borders: Gender, Institutions and the Economics of Music. Session organized by the IMS Study Group
Gender and Musical Patronage. 21st Quinquennial IMS CongressStudy Group Session
School of Philosophy of the National and Kapodistrian University of Athens (Athens, Grécia)
|
2022/05/31 | Escenificar la "performance" ritual y musical: los Maestros de Ceremonias y el Inspector de los Músicos de la Real Capilla Patriarcal de Lisboa | Seminario Internacional - Exhibir el Lujo: de la Intimidad al Espectáculo
Universidad de Zaragoza - Grupo de Investigación de Referencia ARTÍFICE (Zaragoza, Espanha)
|
2022/03/25 | Bailes e Assembleias no século XVIII europeu | VIII Portingaloise - Festival Internacional de Músicas e Danças Antigas (Ciclo de Primavera)
Portingaloise, Associação Cultural e Artística - Armazém 22 (Kale - Companhia de Dança) (Vila Nova de Gaia, Portugal)
|
2022/03/03 | Arquitectura, cultura escenográfica y prácticas musicales: las iglesias lisboetas del siglo XVIII como espacios “performativos” [Architecture, scenographic culture and musical practices: the Lisbon churches of the 18th century as "performative" spaces] | International Workshop - Sensory journeys around the “scenographic culture”
Universidad Complutense de Madrid / Research project Scenographic culture in the Hispanic context of the early modern period:
a holistic approach (Madrid, Espanha)
|
2021/11/23 | A recuperação de óperas setecentistas portuguesas através da crítica: aspectos históricos, interpretativos e ideológicos | V Simpósio Internacional Música e Crítica (online)
Universidade Federal de Pelotas (Brasil) (Pelotas, Brasil)
|
2021/11/13 | Entre o antigo e o moderno: A Schola Cantorum de Alberto Sarti e a divulgação dos "Monumentos de Música Religiosa" no meio musical lisboeta (1905-1910) | ENIM- 10th Meeting on Research in Music | X Encontro de Investigação em Música |
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras (Coimbra, Portugal)
|
2021/11/05 | Invited speaker for the Session III. Press. III Jornada Complutense de Música Antigua. Crítica, divulgación y transferencia de la Música Antigua | III Jornada Complutense de Música Antigua. Crítica, divulgación y transferencia de la Música Antigua (online)
Universidad Complutense de Madrid (Madrid)
|
2021/09/16 | Mariana Vitória de Bourbon (1718-1781) as Collector of Music: Diplomatic and Family Networks in the Acquisition and Circulation of Librettos and Scores | WOMUNET Workshop 2021: Women and Music Networks in Early Modern Europe: Dialogues between Past and Present
Universidad de Granada (Granada, Espanha)
|
2021/05/27 | Música antiga e património português: a estreia moderna da ópera "La Spinalba", de Francisco António de Almeida, no Festival Gulbenkian de 1965 | III Jornadas NEMI e 9.º MUSPRES: A imprensa perante a estreia musical: promoção, divulgação, recepção e crítica. Org.: Núcleo
de Estudos em Música na Imprensa (CESEM NOVA FCSH) , Grupo de Trabajo Música y Prensa (Sociedad Española de Musicologia)
Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Lisboa, Portugal)
|
2020/09/19 | Religious music and the construction of the image of royalty: dynastic ceremonies, daily liturgy and private devotions of the 18th century Portuguese monarchs | International Conference Religion and Magnificence – music and ceremonies at the European courts in 17th and 18th centuries
Palácio Nacional de Queluz - CEMSP-DS (Queluz, Portugal)
|
2020/09/13 | Bailes e assembleias na Lisboa setecentista: circulação de modelos estrangeiros e práticas ibéricas | Encontro académico Dança e Música para Dança na Península Ibérica na Época Moderna
Associação Portingaloise. Actividade (via streaming) (Portugal)
|
2020/02/27 | Diplomazia, prestigio e carriere musicali: le relazioni tra i diplomatici portoghesi e i musicisti attivi a Roma nel primo Settecento | Convegno Internazionale La diplomazia delle lettere nella Roma dei Papi dalla seconda metà del Seicento alla fine del’Antico
Regime
Università della Sapienza | École Française de Rome (Roma, Itália)
|
2020/02/22 | Entre capelas, palácios e teatros: os percursos profissionais dos músicos italianos ao serviço de D.João V e D.Maria Ana de Áustria [Between chapels, palaces and theaters: the professional paths of Italian musicians at the service of João V and Maria Anna of Austria] | International Colloquium Colóquio Internacional Filippo Juvarra – Domenico Scarlatti e o papel das mulheres na promoção da
Ópera e do Teatro em Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, Portugal)
|
2019/12/13 | Da corte para as assembleias e academias de Lisboa e Madrid: a dança como afirmação social e como actividade lúdica, as part of the panel: Música & Dança no século XVIII ibérico: a corte como espaço de legitimação da dança e como modelo sócio-cultural | Internationa Seminar Music in the Iberian Courts (18th - 19th centuries): Performance Arts and Representation of Power | Música
nas Cortes Ibéricas (sécs. XVIII e XIX): Artes do Espectáculo e Representação de Poder (org.: INET-md, ICCMU)
Palácio Nacional de Ajuda (Lisboa, Portugal)
|
2019/12/05 | The Royal Patriarchal Seminary of Lisbon and the galant style in Luso-Brazilian sacred music: pedagogical methods and compositional practices | Congreso Internacional Ignacio Jerusalem 250. Músicas galantes entre Italia, la Península Ibérica y el Nuevo Mundo
Universidad Internacional de Andalucía, Sede “António Machado”, Baeza (Baeza, Espanha)
|
2019/10/14 | Committenze portoghese a Roma e valore economico della magnificenza: "La virtù negl’amori", di Alessandro Scarlatti, al Teatro Capranica (1721), come caso di studio sui costi di produzione delle arti dello spettacolo | ERC project PerformArt final conference: ERC PerformArt: Spectacles and Aristocratic Magnificence in Rome (1644-1740): Social,
Political, Ethical and Economic Issues
Palácio Fronteira | Universidade Nova de Lisboa (CAN - Campus de Campolide) (Lisboa, Portugal)
|
2019/05/10 | Las conexiones Lisboa-Madrid en la Descripción de Farinelli | Simpósio Internacional El Lujo en las Artes (Colóquio Farinelli – dir. J. J. Carreras),
Universidad de Zaragoza (Zaragoza)
|
2018/11/07 | As carreiras profissionais dos músicos ao serviço da Casa Real portuguesa no séc. XVIII: da corte para a cidade | II Seminário de História da Música – A música de Coimbra e Lisboa dos séculos XVI a XVIII
CITCEM, Universidade do Porto Faculdade de Letras (Porto, Portugal)
|
2018/07/14 | "When in Rome, do as the Romans do": Portuguese cardinals’ musical patronage and their artistic networks after the conclave of 1721 | 18th Biennial International Conference on Baroque Music
Cremona, Pavia University (Cremona, Itália)
|
2018/06/07 | Espressioni del pubblico e del privato nel mecenatismo musicale degli ambasciatori portoghesi a Roma nel primo Settecento | 6º Seminario Performart: Espressioni del pubblico nelle arti performative della Roma barocca (org. Aldo Roma).
École Française de Rome
|
2017/11 | As Damas da Rainha D. Maria Ana de Áustria e as novas sociabilidades musicais da aristocracia lisboeta nas primeiras décadas do século XVIII | ENIM 2017 - VII Encontro de Investigação em Música (org. SPIM - Sociedade Portuguesa de Investigação em Música)
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2017/10/30 | “Regards croisés" on music and ceremonial at the Court Chapels of Lisbon and Vienna under John V and Charles VI: Luso-Italian and Austro-Italian connections | Colóquio Internacional Alianças Culturais e Diplomáticas entre a Áustria e Portugal: contextos músico-teatrais durante o Antigo
Regime
Palácio Nacional de Queluz - Org. CEMSP-DS (Queluz, Portugal)
|
2017/03/18 | The Power of Music in the Performance ¿of Portuguese Diplomacy in Early Eighteenth-Century Rome:¿ Festivities in Honour of Infante Alexandre’s Birth (1724) under the Patronage of the Ambassador André de Melo e Castro | Symposium Performance of Diplomacy in the Early Modern World.
Don Juan Archiv (Vienna, Áustria)
|
2016/12/13 | O português cantado nas práticas devocionais luso-brasileiras nos finais do Antigo Regime | Colóquio Português: Palavra e Música
Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, Portugal)
|
2016/11/25 | Encenar a performance ritual e musical: os Mestres de Cerimónias e o Inspector dos Músicos da Patriarcal de Lisboa | Colóquio ‘Novas grandezas que já pareciam impossíveis à imaginação’: A música e as artes visuais na Patriarcal de Lisboa (1716-1734).
Org.: INET-md (NOVA FCSH), SNBCI.
Palácio Nacional da Ajuda (Lisboa, Portugal)
|
2016/11/05 | Ser músico em Portugal: a condição social e profissional dos músicos em Lisboa entre o Antigo Regime e o Liberalismo | ENIM 2016 – VI Encontro de Investigação em Música (org. SPIM-Sociedade Portuguesa de Investigação em Música)
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2016/07 | Ceremonial, music and architectural space in the Patriarchal Church of the Magnanimous King: remaking roman models in Lisbon | 17th Biennial International Conference on Baroque Music
Canterbury Christ Church University (Canterbury, Reino Unido)
|
2016/05 | Decorations and performance spaces for sacred music in 18th century Lisbon: theatralization of liturgy and royal power representation | Decoration of Performanc Space: Meaning and Ideoloy. Thirteenth Conference of the ICTM Study Group on Iconography of the Performing
Arts
Fondazione Giorgio Cini (Venice, Itália)
|
2015/12 | Reconfigurações das Capelas Reais das Monarquias Ibéricas: práticas musicais, cerimonial e representação de poder | Congresso Internacional ¿Decadencia o Reconfiguración? Las monarquías de España y Portugal en el cambio de siglos (1640-1724).
Org. IULCE-Instituto Universitario "La Corte en Europa"
Universidad Autónoma de Madrid (Madrid, Espanha)
|
2015/11 | Cartas de jugar, tocar y danzar: la baraja de José do Espírito Santo e Oliveira e outros naipes musicales del siglo XVIII | Jornadas Internacionales Diez Años de Iconografia Musical UCM: Horizontes y Retos
Universidad Complutense (Madrid, Espanha)
|
2015/10/23 | A Sociedade de Música de Câmara de Michel’angelo Lambertini e a novidade dos ‘Concertos Históricos’ com instrumentos antigos (Lisboa, 1906): algumas reflexões a partir da imprensa periódica | III Congreso Nacional Música y Prensa. Las Sociedades Musicales en la Prensa (org. MUSPRES, comisión de trabajo de la SEDEM)
Universidad de Las Palmas de Gran Canaria (Las Palmas de Gran Canaria, Espanha)
|
2015/07 | Musical careers and the new challenges of the market, as part of the panel: Music markets and new musical practices in Lisbon at the end of the Ancien Régime: sheet music, trade of instruments and entrepreneur musicians | 14th International Congress for Eighteenth-Century Studies (ISECS 2015): Opening Markets: Trade and Commerce in the 18th Century
Rotterdam University (Rotterdam, Países Baixos)
|
2015/07 | Musical careers and cultural exchanges: transformations in the social and professional status of the musicians in late eighteenth century Lisbon | II CHAM International Conference «Knowledge Transfer and Cultural Exchanges»
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Lisboa, Portugal)
|
2015/06 | Entre a corte e os salões da aristocracia: D. Inês Antónia (Dama da Rainha D. Maria Ana de Áustria) e a prática das Serenatas em Lisboa a partir de um Diário inédito (1725-1727) | Colóquio Internacional A Serenata e a Festa Teatral nas cortes europeias do século XVIII
Palácio Nacional de Queluz - Org. CEMSP-DS (Queluz, Portugal)
|
2014/11/19 | A música também passou pela Cotovia: o Real Seminário da Patriarcal e as suas colecções de partituras | I Seminário História de Colecções: Da Cotovia ao Museu de História Natural e da Ciência
Museu de História Natural e da Ciência (Lisboa, Portugal)
|
2014/10/10 | Representações sonoras e cenográficas do poder real: o Te Deum “de corte” em Portugal nos finais do Antigo Regime | Congresso Internacional de Musicologia Histórica Música de Corte no espaço Ibero- Americano, 1750-1800
Org. APARM. Convento dos Capuchos (Almada, Portugal)
|
2014/07 | «Thrilled on the point of bursting into tears»: espacios de ejecución y historia interpretativa del Mattutino de’Morti, de David Perez | Congreso Internacional Interpretar la música ibérica del siglo XVIII (Org. Grupo de investigación MECRI, Univ. de La Rioja;
ESMUC; e Universitat de Lleida)
Escola Superior de Música de Catalunya (Barcelona, Espanha)
|
2014/06/05 | La Cappella Reale di Lisbona e la Chiesa Nazionale dei Portoghesi a Roma: sguardi incrociati tra il calendario liturgico e dinastico e il ruolo della musica nelle cerimonie ‘ordinarie’ e ‘straordinarie’ | Study Day: L’Europa a Roma II: La musica nelle chiese nazionali (fine XVI-XVIII secolo): nuove prospetttive di ricerca (research
project "Le modele musical des églises nationales a Rome à l’époque baroque")
Universitè de Liège (Liège, Bélgica)
|
2014/03 | Lázaro Leitão Aranha and the circulation of cultural and musical models between Rome and Lisbon | Final conference of ENBaCH (European Network for Baroque Cultural Heritage): Society and Culture in the Baroque Period
Università della Sapienza (Roma, Itália)
|
2014/01/10 | Balls, salon entertainment and instrumental repertoires: the deck of musical playing cards by José do Espírito Santo Oliveira | British Society for Eighteenth-Century Studies, 43rd Annual Conference
St Hugh's College (Oxford, Reino Unido)
|
2013/11 | Entre ‘a forma do costume’ e a ‘mayor novidade’: ritual, repertórios e práticas interpretativas na Capela Real e Patriarcal de Lisboa à luz do Diário do mestre de cerimónias Francisco Braga Lage (1792-1816) | ENIM 2013 – III Encontro Nacional de Investigação em Música (org. SPIM)
Palácio da Cidadela - Cascais (Cascais, Portugal)
|
2013/10 | Patronage monarchico e prattica musicale monastica: rapporti tra la Cappella Reale e Patriarcale, gli strumentisti della Reale Camera e la rete di conventi e monasteri di Lisbona durante il Settecento | Seminario Internazionale Celesti Sirene II - Musica e Monachesimo dal Medioevo all'Ottocento
Diocesi di San Severo, Ufficio per i Beni Culturali Ecclesiastici – Archivio Storico e Museo (San Severo, Itália)
|
2013/08 | Entre a cultura de representação e os desafios da esfera pública: o papel dos instrumentistas da Real Câmara nas novas dinâmicas da vida musical de Lisboa (1755-1807) | V Encontro de Musicologia de Ribeirão Preto, Música e Iluminismo no espaço luso-brasileiro
Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (Ribeirão Preto, Brasil)
|
2013/04/11 | Cérémonial, liturgie et musique à la cour de Portugal: des traditions ibériques du XVIIe siècle jusqu’à la reforme de modele romain de la Chapelle royale et Patriarcale de D. João V | Colloque international Musique de la foi, musique du pouvoir : musiques religieuses d’apparat dans les cours régnantes d’Europe
au temps de Louis XIV
Centre de Musique Baroque de Versailles (Versailles, França)
|
2012/11/09 | De la etiqueta de corte a las nuevas sociabilidades públicas y privadas: las actividades de los músicos españoles de la Orquestra da Real Câmara de Lisboa entre 1760 y 1807 | I Simposio-taller de música Iberoamericana: Música de cámara y escénica en la segunda mitad del siglo XVIII
Univeridad de Salamanca (Salamanca, Espanha)
|
2012/08/22 | Seminar for the “Project David Perez”, promoted by the ensemble Collegio Ghislieri., dir. Giulio Prandi. Sessions on sacred music in Portugal in the 18th century; the activity and the musical production of David Perez in Lisbon; and the edition and performance of "Mattutino de’Morti". Fondation Royaumont (France), 22-24 August, 2012. | Project David Perez / Collegio Ghislieri
Fondation Royaumont (França)
|
2012/07 | "Al divino" theatre and the staging of power: Te Deum typologies in Portugal during the 18th century | 15th Biennial International Conference on Baroque Music
University of Southampton (Southampton, Reino Unido)
|
2012/07 | Crossing musical cultures at the Portuguese Royal and Patriarchal Chapel: Italian models and local traditions in composition and performance practices in late eighteenth century | IMS 2012: 19th International Musicological Society Congress
Parco della Musica (Roma, Itália)
|
2012/03/30 | Du vilancico ibérique aux modèles romains des chapelles pontificales: musiques religieuses et affirmation du pouvoir royal à la cour de Lisbonne entre la Restauration et les premières années du règne de João V (1640-1725) | Journée d'Étude: Musique de la foi, musique du pouvoir: musiques religieuses d’apparat dans les cours régnantes d’Europe au
temps de Louis XIV
Centre de Musique Baroque de Versailles (Versailles, França)
|
2011/11/21 | As práticas interpretativas da música sacra de David Perez no contexto das Capelas Reais e do cerimonial da monarquia portuguesa | Colóquio David Perez e a música da sua época (1711-1778)
Museu de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2011/11/06 | Music in Portugal - 13th to 18th Centuries. Lecture for the REMA (Réseau Européen de Musique Ancienne) members during the meeting at Casa da Música (Porto) | Meeting of the REMA - Réseau Européen de Musique Ancienne
Casa da Música (Porto, Portugal)
|
2011/10/29 | “Il dotto e rispettabile Don Giovanni Giorgi”, illustre maestro e compositore nel panorama musicale portoghese del Settecento | XVII Convegno della Società Italiana di Musicologia
Scuola Normale Superiore di Pisa (Pisa, Itália)
|
2007/10 | La fortuna del "Coro dos Italianos" della Cappella Reale e della Patriarcale di Lisbona nel secondo settecento | XIV Congresso da Sociedade Italiana de Musicologia
Università di Chieti - Pescara (Pescara, Itália)
|
2005/11 | O Terramoto de 1755 e as suas implicações na organização da prática musical na Capela Real e na Patriarcal | Colóquio O Grande Terramoto de Lisboa: Ficar Diferente. Org.: Centro de Estudos Comparatistas da FLUL e Fundação Cidade de
Lisboa
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras (Lisboa, Portugal)
|
2003/05 | João de Sousa Carvalho, João de Sousa e João de Sousa Vasconcelos: o desenlace de um enigma | XII Encontros de Musicologia (Org. APCM)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Lisboa, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023 - Atual | As orquestras regionais portuguesas: a correlação entre as políticas públicas de cultura e os públicos da música erudita
Orientador
|
Estudos Artísticos - Arte e Mediações (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2023 - Atual | Práticas Pedagógicas no Ensino de Instrumentos de Tecla no Real Seminário da Patriarcal (1713-1834): Estudo das fontes didácticas
e edição crítica
Orientador
|
Ciências Musicais (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2023 - Atual | João Cordeiro da Silva e a música dramática na corte portuguesa na segunda metade do século XVIII:
géneros, tendências estilísticas e práticas performativas
Orientador
|
Ciências Musicais (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2022 - Atual | Contributos para a História da Música de Câmara em Portugal no século XVIII. Estudo, edição crítica e interpretação do Manuscrito
Musical 61 da Universidade de Coimbra
Coorientador
|
Estudos Artísticos - Estudos Musicais (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
|
2019 - Atual | A Irmandade de Santa Cecília em Portugal (1603-1834): Uma Abordagem Socioprofissional do Músico
Orientador
|
História
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2013 - Atual | Antonio Tedeschi (1702-1770) 'Doutíssimo Professor Músico de Sua Majestade' - o Homem e Obra
Coorientador
|
Ciências Musicais (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2013 - 2021/09/16 | O Violoncelo na Música Sacra Portuguesa entre 1750 e 1834
Coorientador
|
Ciências Musicais (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2019 - 2020/11 | Representação da Informação Musical da coleção de Manuscritos da Fábrica da Sé do Patriarcado de Lisboa: Inventário
Coorientador
|
Ciências da Documentação e Informação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2012 - 2017 | A Serenata na Corte de D. Maria I e o legado de João de Sousa Carvalho (1777-1792)
Coorientador
|
Música (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2012 - 2017 | Os motetos de Giovanni Giorgi: edição crítica de vinte motetos compostos para a Basílica Patriarcal e Capela Real de Lisboa
Coorientador
|
Música (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022 - 2022 | International conference - Music as a Profession: status, careers and organizations (18th - 20th centuries)
Organization: Research project PROFMUS (2022/06/30 - 2022/07/01)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2019 - 2019 | Organization and Scientific Coordination (with Judith Ortega) of the II Internacional Seminar - Music in the Iberian Courts
(18th-19th centuries): Performance Arts and Representation of Power. Org.: INET-md, NOVA FCSH, ICCMU-Univ. Complutense de
Madrid). Lisboa, Palácio Nacional da Ajuda. (2019/12/12 - 2019/12/13)
Seminário (Coorganizador)
|
Palácio Nacional da Ajuda, Portugal |
2019 - 2019 | ENIM 2019 - 9th Conference on Musical Research | IX Encontro de Investigação em Música. Org.: SPIM - Sociedade Portuguesa
de Investigação em Música and Dep. Ciências Musicais, NOVA FCSH. (2019/11/14 - 2019/11/16)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2019 - 2019 | Concert within the final congress of the ERC project PerformArt - Promoting, Patronising and Practising the Arts in Roman
Aristocratic Families (1644-1740). Ludovice Ensemble, dir. Miguel Jalôto: "De Roma a Lisboa: Música nos Palácios e Academias
entre os séculos XVII e XVIII". Lisboa, Palácio Fronteira. (2019/10/15 - 2019/10/15)
Concerto (Outra)
|
|
2019 - 2019 | Final Conference of the ERC project PerformArt: Spectacles and Aristocratic Magnificence in Rome (1644-1740): Social, Political,
Ethical and Economic Issues. Lisboa, Palácio Fronteira and FCSH - Universidade Nova de Lisboa. (2019/10/14 - 2019/10/16)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2019 - 2019 | Organization and Scientific Coordination (with Pilar Diez del Corral) of the International Conference - Lisbon and Rome in
the 18th century: music, visual arts and cultural transfers. Lisboa, Biblioteca Nacional de Portugal. (2019/03/28 - 2019/03/29)
Conferência (Coorganizador)
|
Biblioteca Nacional de Portugal, Portugal |
2018 - 2018 | Organization and Scientific Coordination (with Judith Ortega) of the I International Seminar - Music in the Iberian Courts
(18th-19th centuries): patronage, repertoires, performance. Madrid, Universidad Complutense. (2018/10/04 - 2018/10/05)
Seminário (Coorganizador)
|
Universidad Complutense de Madrid, Espanha |
2017/12/05 - 2017/12/05 | Scientific Coordination and Organization (with Émilie Corswaren) of the Research Seminar "Committenza Cardinalizia nella
Roma barocca: un potere cultural?", ERC project PerformArt (PI: Anne-Madeleine Goulet) (2017/12/05 - 2017/12/05)
Seminário (Coorganizador)
|
École française de Rome, Itália |
2017 - 2017 | Organizer (with Teresa Cascudo) of the V Congress MUSPRES - A imprensa como fonte para a história da interpretação musical
| The press as source for the history of musical performance. Org.: SEdeM-Sociedad Española de Musicología (Grupo de Trabajo
Música y Prensa) and INET-md, NOVA FCSH (Research group Historical and Cultural Studies in Music). Lisboa, Biblioteca Nacional
de Portugal. (2017/05/18 - 2017/05/20)
Congresso (Coorganizador)
|
Biblioteca Nacional de Portugal, Portugal |
2016 - 2016 | Colloquium - Da Real Barraca ao Paço da Ajuda: a música em torno da família real. Presentations and concert by members of
the research group Historical and Cultural Studies in Music and the thematic strand Historical Approaches to Musical Performance
(INET-md, FCSH-NOVA). Lisboa, Palácio Nacional da Ajuda. (2016/10/27 - 2016/10/27)
Simpósio (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Palácio Nacional da Ajuda, Portugal |
2016 - 2016 | Organizer (with Sandra Costa Saldanha), Conference 300 Years of the Patriarchate of Lisbon: "New grandeurs that already seemed
impossible to the imagination": Music and visual arts at Patriarcal de Lisboa (1716-1834) | "Novas grandezas que já pareciam
impossíveis à imaginação": A música e as artes visuais na Patriarcal de Lisboa (1716-1734). Org.: INET-md, SNBCI. Lisboa,
Palácio Nacional da Ajuda. (2016/11/25 - 2016/11/26)
Conferência (Coorganizador)
|
Palácio Nacional da Ajuda, Portugal |
2014 - 2014 | Rome, Naples, Paris, Lisbon: artists, styles and repertoires in transit during the 18th century | Roma, Nápoles, Paris, Lisboa:
artistas, estilos e repertórios em trânsito ao longo do século XVIII. Study day and concert, Research group Historical and
Cultural Studies in Music from INET-md. Lisboa, Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves. (2014/10/07 - 2014/10/07)
Simpósio (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves, Portugal |
2013 - 2013 | International Colloquium - Instrumental Music in the Iberian World 1760-1820. Org.: Univ. de Évora (UNIMEM), Univ. Nova de
Lisboa (FCSH/ INET-md); Univ. de La Rioja (Logroño, Espanha). Lisboa, Fundação Gulbenkian and Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves.
(2013/06/14 - 2013/06/16)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2009 - 2009 | Fórum "Crítica Musical - Passado, Presente e Futuro"(1ª edição)| "Music Criticism - Past, Present and Future" (1st edition).
Castelo Branco, Biblioteca Municipal, as part of the Festival Primavera Musical (a 2nd edition was organized in 2010). (2009/05/23 - 2009/05/24)
Mesa-redonda (Membro da Comissão Organizadora)
|
Biblioteca Municipal , Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022/08/25 - 2022/08/25 | Roundtable "Music in the Circum-Atlantic Colonial World" (Respondent).
Congresso
|
IMS 2022, 21st Quinquennial Congress of the International Musicological Society. August 22-26, Athens, Greece.
International Musicological Society, Suiça
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/11/22 | Regulação do Estatuto e do Trabalho Musical durante o Estado Novo: o caso do Quinteto Nacional de Sopro
Arguente
|
Ana Margarida Brito Cardoso (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2023/11/03 | La Música en la Real Cámara durante el reinado de Fernando VI y María Bárbara de Braganza (1746-1759)
Arguente
|
Sara Erro Saavedra (Doutoramento)
Universidad Complutense de Madrid, Espanha
|
2022/05/06 | A multiculturalidade de géneros musicais no ensino de música em Portugal
Arguente principal
|
Ricardo Jorge Graça Vicente (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal
|
2021/10/04 | O olhar alemão: a prática musical em Portugal no fim do Antigo Regime, segundo fontes alemãs | [EN] The German Gaze: the Portuguese
musical practice at the end of the Ancient Regime according to German sources
Arguente principal
|
Inês Thomas Almeida (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2020/11/24 | Representação da Informação Musical da coleção de Manuscritos da Fábrica da Sé do Patriarcado de Lisboa: Inventário. Relatório
de Estágio
Orientador
|
António Paulo Brás dos Santos Sá Baptista (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2020/10/21 | Produção discográfica de música antiga em Portugal (1957-2015)
Arguente
|
Tiago Manuel da Hora (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2020/01/09 | Considerações Históricas e Interpretativas sobre a Serenata "La Pace fra la Virtù e la Bellezza" de David Perez
Arguente principal
|
Charles Bruno Roussin (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2017/12/15 | Os sons da morte: estudo sobre a sonoridade ritual e o cerimonial fúnebre por D. Maria I, no Brasil e em Portugal (1816-1822)
Arguente principal
|
Rodrigo Teodoro de Paula (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2016/09/23 | O género Sonata em Portugal: subsídios para o estudo do repertório português para tecla de 1750 a 1807
Arguente
|
Mafalda Nejmedine (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2016/06/23 | Estudo das Características Estilístico-Musicais das Missas de António Leal Moreira (1758-1819): A Missa para a Aclamação de
D. Maria I (1777)
Arguente
|
Ricardo Bernardes (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2015/01/22 | La Recepción del Oboe en España en el Siglo XVIII
Arguente principal
|
Joseba Berrocal (Doutoramento)
Universidad de Zaragoza Facultad de Filosofía y Letras, Espanha
|
2013/12/05 | Contributos para o estudo da oratória em Portugal: Contexto de criação e edição crítica de “La Morte d’Abel” de P. A. Avondano
(1714-1782)
Arguente
|
Iskrena Dimova Yordanova (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2013/11/18 | Design de Comunicação aplicado à Educação Musical: um sistema de notação musical e partitura gráfica de apoio à aprendizagem
e à performance
Arguente
|
Rosana Pina (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Arquitectura, Portugal
|
2012/10/15 | A Cenografia e a Ópera em Portugal no Século XVIII: Os Teatros Régios (1720-1793)
Arguente
|
Aline Gallash-Hall (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2023 - Atual | Eighteenth-Century Music ( 1478-5706) | Cambridge University Press |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2019 - 2019 | Membro da Comissão de Apreciação da DGARTES - Direcção Geral das Artes [organism of the Ministery of Culture - Portugal]
Apoio Sustentado 2020-2021 (concurso Criação e outros domínios - Música)
Avaliador
|
Republica Portuguesa Direção-Geral das Artes, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2022/11/07 - 2022/11/21 | Cartografia Musical da Lisboa Setecentista - Saber Ouvir: 13º Curso Livre de História da Música (5º Módulo) | (Outros) | Casa da Música, Portugal |
2022/09/14 - 2022/09/14 | "La Roma que conoció García Fajer", Cursos de Verano - Universidad de La Rioja: Francisco Javier García Fajer (1730-1809): un músico de su tiempo | Universidad de la Rioja, Espanha | |
2020/07/07 - 2020/07/16 | Itinerários musicais da Lisboa setecentista | 18th century Lisbon musical itineraries | Escola de Verão | Summer School (Outros) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2017/10 - 2018/01 | História da Música Ocidental - History of Western Music | Ciências Musicais (Mestrado integrado) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2017 - 2018 | História da Música em Portugal | History of Music in Portugal | Ciências Musicais (Licenciatura) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2017/08/28 - 2017/09/07 | A Música nas Capelas Reais Europeias Setecentistas: da Corte para a Cidade | Music in the 18th Century European Royal Chapels: from the Court to the City | Escola de Verão - Summer School (Outros) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2013/09 - 2014/01 | Seminário - Crítica Musical | Seminar - Music Criticism | Ciências Musicais (Mestrado integrado) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2013/03/11 - 2013/03/18 | O Italianismo na Música Portuguesa | Italianism in Portuguese Music. Curso Livre de Histórica da Música | Free Course on Music History | Curso Livre de Histórica da Música | Casa da Música, Portugal |
2010/12/03 - 2010/12/05 | Musicology Course - Portugal en el cientro del mundo. Siete siglos de globalización musical (ss. XIII-XIX). Sessions: "La Capilla Real y sus relaciones con Italia en el siglo XVIII" (I e II); "Crítica musical y música antigua: una perspectiva luso-brasileña" (I e II). | (Outros) | Universidad Internacional de Andalucía - Sede António Machado, Espanha |
2000 - 2003 | Música no Contexto das Artes | Music in the Context of the Arts | Música (Licenciatura) | Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal |
2000 - 2003 | História dos Instrumentos | History of the Musical Instruments | Música (Licenciatura) | Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal |
2000 - 2003 | Música Portuguesa | Portuguese Music | Música (Licenciatura) | Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal |
1997 - 1998 | Sociologia da Música | Sociology of Music | Música (Licenciatura) | Academia Nacional Superior de Orquestra, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2018 - Atual | Portingaloise - Associação Cultural e Artística | Vice-President General Assembly |
2015 - Atual | Calafrio Associação Cultural | Member |
2013 - Atual | SEdeM - Sociedad Española de Musicologia | Member |
2012 - Atual | IMS - International Musicological Society | Member |
2011 - Atual | SPIM - Sociedade Portuguesa de Investigação em Música | Portuguese Society for Music Research | Member of the Directive Board (2015-2021) |
2007 - 2018 | SIDM - Società Italiana di Musicologia | Member |
2013 - 2015 | BSECS - British Society for Eighteenth-Century Studies | Member |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2018 - Atual | Scientific Committee for the Catálogo do Arquivo Musical do Museu-Biblioteca da Casa de Bragança (Fundação da Casa de Bragança,
CESEM/NOVA FCSH)
Membro
|
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |
2017 - Atual | Comitato scientifico per l' Edizione Nazionale delle commedie per musica di Domenico Cimarosa
Membro
|
Ministerio per i beni e le attività culturali e per il turismo, Itália |
2014 - Atual | Scientific Committee: Centre of Portuguese Eighteenth Century Musical Studies | CEMSP - Centro de Estudos Musicais Setecentistas
em Portugal - Divino Sospiro. Palácio Nacional de Queluz.
Membro
|
Parques de Sintra Monte da Lua SA, Portugal |
2010 - Atual | Editorial Board: Dicionário Biográfico Caravelas (on-line), Núcleo de Estudos de História da Música Luso-Brasileira.
Membro
|
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021/12 - 2022/02 | 2021 Otto Mayer-Serra Competition (Member of the jury) | University of California Riverside - Center for Iberian and Latin American Music (CILAM), Estados Unidos |
Revisão ad hoc de artigos em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2023 - 2024 | Acta Musicologica (p-ISSN: 0001-6241) | IMS - International Musicological Society |
2018 - 2022/12 | Revista Portuguesa de Musicologia | Portuguese Journal of Musicology (2183-8410) | SPIM - Sociedade Portuguesa de Investigação em Música |
2021 - 2021 | Anuario Musical (eISSN: 1988-4125) | Institución Milá y Fontanals de investigación en Humanidades |
2015 - 2021 | Edições CIDEHUS - Colecção Biblioteca Estudos & Colóquios | CIDEHUS - Universidade de Évora |
2020 - 2020 | Revísta de Musicologia (0210-1459) | SEdeM - Sociedad Española de Musicologia |
2016 - 2020 | Estudos Coreológicos (2016-2020). Contextos da Dança e Música Antigas (Coord. Catarina Costa e Silva) (10.14195/978-989-26-) | Imprensa da Universidade de Coimbra, Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos (CECH) |
2018 - 2018 | Arte, Indivíduo y Sociedad (1131-5598) | Universidad Complutense de Madrid |
2017 - 2017 | Resonancias - Revista de investigación musical (0719 - 5702 ) | Pontificia Universidad Católica de Chile |
2014 - 2014 | Revista Arbor (0210-1963) | CSIC - Consejo Superior de Investigaciones Científicas |