Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Ana Patricia de Queiroz Carneiro Dourado
Nomes de citação
- Dourado, Patricia
Identificadores de autor
- Ciência ID
- D418-435D-555B
- ORCID iD
- 0000-0003-0418-7071
Endereços de correio eletrónico
- apdourado@ualg.pt (Profissional)
- patriciadouradoo@hotmail.com (Pessoal)
Moradas
- CIAC, Campus Gambelas, Pavilhões L20 e L21, 8005-139, Faro, Faro, Portugal (Profissional)
Websites
- http://ciac.pt (Profissional)
- https://ualg.academia.edu/PatriciaDourado (Académico)
- https://www.researchgate.net/profile/Patricia-Dourado (Académico)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Comunicação
- Humanidades - Artes
- Humanidades - Artes - Estudos de Cinema, Rádio e Televisão
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A2) | |
Francês | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A2) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2021
Concluído
|
Comunicação e Semiótica (Doctor)
Especialização em Linha de pesquisa: Processos de Criação na Comunicação e na Cultura
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
"Da criação como experimentação contínua: práticas de roteiro no cinema brasileiro contemporâneo" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2013
Concluído
|
Comunicação e Semiótica (Master)
Especialização em Linha de pesquisa: Processos de Criação nas Mídias
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
"A construção de uma jornada intimista: entre autoria e colaboração, a direção de arte em Maria Antonieta de Sofia Coppola" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2008
Concluído
|
Letras (Graduado)
Universidade Federal do Ceará, Brasil
|
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/04/04 - Atual | Pós-doutorado (Investigação) | Universidade do Algarve, Portugal |
Universidade do Algarve Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal | ||
2017/01/01 - Atual | Investigador (Investigação) | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil |
Grupo de Pesquisa em Processos de Criação, Brasil | ||
2019/01/01 - 2022/03/31 | Investigador visitante (Investigação) | Universidade do Algarve Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal |
Universidade do Algarve Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal | ||
2008/08 - 2013/12 | Investigador (Investigação) | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil |
Grupo de Pesquisa em Processos de Criação, Brasil | ||
2004/03 - 2004/12 | Investigador (Investigação) | Instituto de Cultura e Arte (ICA) | Universidade Federal do Ceará (UFC), Brasil |
Casa Amarela Eusélio Oliveira, Brasil |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/08 - Atual | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade do Algarve, Portugal |
Universidade do Algarve, Portugal | ||
2023/08 - 2024/01 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade do Algarve, Portugal |
Universidade do Algarve, Portugal | ||
2023/08 - 2024/01 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade do Algarve, Portugal |
Universidade do Algarve, Portugal | ||
2019/01 - 2023/06 | Assistente Estagiário (Docente Universitário) | Universidade do Algarve, Portugal |
Universidade do Algarve Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal | ||
2021/01 - 2021/01 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Universidade de Coimbra, Portugal |
Universidade de Coimbra, Portugal | ||
2019/09 - 2020/01 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Universidade do Algarve, Portugal |
Universidade do Algarve Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/04/01 - Atual | Post-Doctoral Researcher | Universidade do Algarve, Portugal |
Universidade do Algarve Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal | ||
2022/11 - 2023/05 | Mentoria de Criação | Projeto "Rising Cinema: Uma nova geração de embaixadores do cinema europeu", Portugal |
Cineclube de Tavira, Portugal (...) |
||
2022/06 - 2022/06 | Workshop Escrita de Guião | FICLA - Festival Internacional de Cinema e Literatura do Algarve (2022), Portugal |
Cineclube de Tavira, Portugal (...) |
||
2018/07 - 2022/03 | Revisora de Objetos Educacionais Digitais (Freelancer) | Editora Moderna (Santillana Brasil), Brasil |
2017/03 - 2022/02 | Revisora de Artigos Científicos | Revista Galáxia - Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica, Brasil |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil | ||
2018/06 - 2020/03 | Roteirista - Guionista (Freelancer) | DTCOM - Soluções em Educação, Comunicação e Tecnologia, Brasil |
2017/03 - 2019/12 | Editora e Revisora de Artigos Científicos | Revista Nexi - Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica, Brasil |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil | ||
2013/02 - 2018/12 | Revisora de Materiais Didáticos e Literatura Infantil (Freelancer) | Editora DSOP, Brasil |
2018/10 - 2018/10 | Professora de Oficina de Cinema | Festival Noia 2018, Brasil |
2014/08 - 2017/08 | Revisora de Materiais Didáticos (Freelancer) | SAS Plataforma de Educação, Brasil |
2016/03 - 2017/03 | Roteirista - Guionista (Freelancer) | BlowUp Filmes, Brasil |
2015/10 - 2016/02 | Roteirista - Guionista (Freelancer) | Corte Seco Filmes, Brasil |
2015/11 - 2015/11 | Professora de Oficina de Cinema | Festival Noia 2015, Brasil |
2015/01 - 2015/07 | Professora de Roteiro / Guião | Fábrica de Imagens , Brasil |
2015/01 - 2015/03 | Professora de Roteiro / Guião | Rede Cuca, Brasil |
2014/12 - 2014/12 | Professora de Oficina de Cinema | Festival Noia 2014, Brasil |
2014/02 - 2014/07 | Editora e Revisora de Materiais Didáticos | SAS Plataforma de Educação, Brasil |
2011/10 - 2012/01 | Roteirista - Guionista | Canal FGV, Brasil |
2011/07 - 2011/07 | Professora de Oficina de Cinema | Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB), Brasil |
2005/01 - 2005/07 | Professora de Redação, Literatura e Língua Portuguesa | Faculdade de Ciências Religiosas e Filosóficas (FACREFI) - Cursinho, Brasil |
2003/07 - 2004/07 | Estagiária de Redação | Academia Cearense de Língua Portuguesa (Prof. Myrson Lima), Brasil |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/04/04 - Atual | Coleção Processos de Criação do CIAC
UIDP/04019/2020 CIAC
Investigador responsável
Universidade do Algarve Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023/03/01 - 2024/08/31 | Narrativas Interativas Propõem Discurso Pluralista
2022.04406.PTDC
Universidade do Algarve, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2022/11 - 2023/05 | Rising Cinema: Uma nova geração de embaixadores do cinema europeu
UIDP/04019/2020 CIAC
Orientador
Cineclube de Tavira, Portugal
Universidade do Algarve Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal |
Europa Criativa MEDIA
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Prefácio / Posfácio |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023 | Práticas educacionais no campo dos Processos de Criação: Um estudo de caso na Universidade do Algarve | Congresso da Rede Nacional de Estudos Culturais - RNEC
Rede Nacional de Estudos Culturais - RNEC (Faro, Portugal)
|
2022/02/25 | Coleção Processos de Criação | Jornadas do CIAC
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
|
2021 | Dimensões do roteiro em tempo real: Antonio um dois três de Leonardo Mouramateus | Conferência Internacional de Cinema - Arte, Tecnologia, Comunicação
Cineclube de Avanca (Avanca, Portugal)
|
2021 | O narrador contemporâneo no contexto das práticas colaborativas de roteiro em Era o Hotel Cambridge de Eliane Caffé | CIIA - Congresso Internacional de Investigadores do Audiovisual
Universidade Lusófona (Lisboa, Portugal)
|
2020 | Materialidades da dança contemporânea nas práticas de roteiro de Leonardo Mouramateus | Materialities and Creative Process in Portuguese Cinema
Università degli Studi di Firenze (Florença, Itália)
|
2020 | Comunicar ciência: o papel do guionista na produção de materiais científicos | Jornadas do CIAC
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
|
2020 | Práticas de roteiro: conceitos revisitados | Conferência Internacional de Cinema - Arte, Tecnologia, Comunicação
Cineclube de Avanca (Faro, Portugal)
|
2020 | O leitor criador nas práticas de roteiro | Poéticas ES
UFFES - Universidade Federal do Espírito Santo (Vitória, Brasil)
|
2019 | Práticas de roteiro e continuidade da criação no espectador | V Congresso Literacia Media e Cidadania
Universidade de Aveiro (Portugal)
|
2019 | Comunicação, criação e literacia | Jornadas do CIAC
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
|
2019 | Script as a game: states of imagination in Antonio um dois três by Leonardo Mouramateus | The Creative Process in Portuguese Film: Materialities Conference
King's College London (Londres, Reino Unido)
|
2018 | Roteiro e arquivos da criação | Simpósio Nacional de Crítica Genética e Arquivologia
Universidade Estadual do Piauí (Teresina, Brasil)
|
2017 | Roteiros em construção: experimentações do roteiro no cinema brasileiro contemporâneo | Jornada de Cinema e Ficção Audiovisual
Universidade Tuiuti do Paraná (Paraná, Brasil)
|
2017 | Mapas da criação: a função do roteiro segundo o estudo de processo de alguns cineastas brasileiros | Congresso Internacional da Associação dos Pesquisadores em Crítica Genética
Universidade Federal de Ouro Preto (Ouro Preto, Brasil)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022 - 2024 | Um passo a seguir ao outro: Da criação e reflexão
Coorientador
|
Processos de Criação (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
|
2022 - 2024 | Fly like a bird: Uma proposta de cartografia poética para (re)criar territórios
Coorientador
|
Processos de Criação (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023 - 2023 | ARTECH - Digital Creation Processes - International Conference on Digital and Interactive Arts (2023 - 2023)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Algarve Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal |
2023 - 2023 | RNEC - Congresso da Rede Nacional de Estudos Culturais (2023 - 2023)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2023 - 2023 | Encontro "O Processo Criativo" (2023 - 2023)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Algarve Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal |
2022 - 2022 | ARTSIT - Arts and Technology (2022 - 2022)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Algarve Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal |
2020 - 2020 | Jornadas do CIAC (2020 - 2020)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Algarve Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal |
2020 - 2020 | Avanca Cinema International Conference (2020 - 2020)
Conferência (Outra)
|
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023 - 2023 | Participação em Mesa Redonda com a cineasta Cláudia Rita Oliveira
Encontro
|
Encontro "O Processo Criativo"
Universidade do Algarve Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal
|
2023 - 2023 | Moderação da Mesa Redonda "Processos de Criação"
Conferência
|
Retiro Doutoral em Media-Arte Digital (DMAD)
Universidade do Algarve, Portugal
Universidade Aberta, Portugal |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024 | Recriar Bliss em Êxtase: paixão e técnica ao traduzir literatura
Arguente
|
Karen Lemes (Mestrado)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
|
2023 | Processos criativos no ambiente hipermidiático: Um caminho para a construção do conhecimento em rede sobre processo de criação
Arguente
|
Paola Rodrigues Pinheiro (Mestrado)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2020 - 2020 | Conferência Internacional de Cinema - Arte, Tecnologia, Comunicação | Cineclube de Avanca |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2021 - Atual | Manuscrítica - Revista de Crítica Genética (2596-2477) | Universidade de São Paulo |
2021 - Atual | Rotura - Revista de Comunicação Cultura e Artes (2184-8661) | Universidade do Algarve |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2022/08 - Atual | História dos Procedimentos dos Processos de Criação | Processos de Criação (Mestrado integrado) | Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
2022/08 - Atual | Materialidades Transversais da Criação | Processos de Criação (Mestrado integrado) | Universidade do Algarve, Portugal |
2022/08 - Atual | Criação e Receção | Processos de Criação (Mestrado integrado) | Universidade do Algarve, Portugal |
2023/08 - 2024/01 | História das Artes Visuais III | Artes Visuais (Licenciatura) | Universidade do Algarve, Portugal |
2023/08 - 2024/01 | Teorias da Criação Artística | Processos de Criação (Mestrado integrado) | Universidade do Algarve, Portugal |
2023/01 - 2023/01 | Linguagem do Cinema | Rising Cinema (Outros) | Cineclube de Tavira, Portugal Universidade do Algarve Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal |
2022/12 - 2022/12 | Escrita Criativa | Rising Cinema (Outros) | Projeto "Rising Cinema: Uma nova geração de embaixadores do cinema europeu", Portugal Universidade do Algarve Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal |
2022/02 - 2022/07 | Teorias da Informação e da Comunicação | Línguas e Comunicação (Licenciatura) | Universidade do Algarve, Portugal |
2022/02 - 2022/07 | História das Artes Visuais III | Artes Visuais (Licenciatura) | Universidade do Algarve, Portugal |
2022/02 - 2022/07 | Expressões artísticas contemporâneas | Ciências da Comunicação (Licenciatura) | Universidade do Algarve, Portugal |
2022/06 - 2022/06 | Workshop Escrita de Guião | FICLA - Festival Internacional de Cinema e Literatura do Algarve (Outros) | Cineclube de Tavira, Portugal Universidade do Algarve Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal |
2021/09 - 2022/01 | Estética | Artes Visuais (Licenciatura) | Universidade do Algarve, Portugal |
2021/09 - 2022/01 | História das Artes Visuais II | Artes Visuais (Licenciatura) | Universidade do Algarve, Portugal |
2021/01 - 2021/01 | Cinema, Media e Cidade nos Países Africanos de Língua Portuguesa | Patrimónios de Influência Portuguesa (Doutoramento) | Universidade de Coimbra, Portugal |
2020/09 - 2021/01 | Estética | Artes Visuais (Licenciatura) | Universidade do Algarve, Portugal |
2020/09 - 2021/01 | História da Arte | Imagem Animada (Licenciatura) | Universidade do Algarve, Portugal |
2020/09 - 2021/01 | História da Arte | Design de Comunicação (Licenciatura) | Universidade do Algarve, Portugal |
2020/02 - 2020/06 | História das Artes Visuais III | Artes Visuais (Licenciatura) | Universidade do Algarve, Portugal |
2020/02 - 2020/06 | Teorias da Informação e da Comunicação | Línguas e Comunicação (Licenciatura) | Universidade do Algarve, Portugal |
2019/09 - 2020/01 | História da Arte | Imagem Animada (Licenciatura) | Universidade do Algarve, Portugal |
2019/09 - 2020/01 | História da Arte | Design de Comunicação (Licenciatura) | Universidade do Algarve, Portugal |
2019/09 - 2020/01 | Estética | Artes Visuais (Licenciatura) | Universidade do Algarve, Portugal |
2019/09 - 2020/01 | Expressões artísticas contemporâneas | Ciências da Comunicação (Licenciatura) | Universidade do Algarve, Portugal |
2019/09 - 2020/01 | Filosofia da Comunicação | Ciências da Comunicação (Licenciatura) | Universidade do Algarve, Portugal |
2019/04 - 2019/06 | Cidade e Criatividade | Design de Comunicação para o Turismo e Cultura (Mestrado integrado) | Universidade do Algarve, Portugal |
2019/02 - 2019/06 | Discurso dos Medias | Ciências da Comunicação (Licenciatura) | Universidade do Algarve, Portugal |
2019/02 - 2019/06 | Teorias da Informação e da Comunicação | Línguas e Comunicação (Licenciatura) | Universidade do Algarve, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2019 - Atual | CIAC - Centro de Investigação em Artes e Comunicação | Investigador |
2008 - Atual | Grupo de Pesquisa em Processos de Criação (CNPq) | Investigador |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023 - Atual | Provas de Avaliação de Capacidade de Investigação (PACIs) de Yannick Pimenta para o Doutoramento em Media-Arte Digital, Universidade do Algarve/Universidade Aberta | Universidade do Algarve, Portugal |
2022 - 2022 | Juri de Qualificação de Paola Rodrigues Pinheiro, Mestrado em Comunicação e Semiótica, PUC-São Paulo | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil |
Distinções
Outra distinção
2019 | Bolsa de Doutoramento no Exterior (Sanduíche)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Brasil
|
2017 | Bolsa de Doutoramento
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Brasil
|
2009 | Bolsa de Mestrado
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Brasil
|
2004 | Bolsa de Arte (Cinema)
Instituto de Cultura e Arte (ICA) | Universidade Federal do Ceará (UFC), Brasil
|