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Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria Clara Costa Oliveira

Nomes de citação

  • Oliveira, Maria
  • Oliveira, C. C
  • Oliveira, Maria Clara
  • Oliveira, Clara Costa
  • Oliveira, CC

Identificadores de autor

Ciência ID
D71D-77A7-1AD7
ORCID iD
0000-0003-4153-6787

Telefones

Telemóvel
  • 965642623 (Pessoal)

Moradas

  • rua do Barrrio 245, 4830-402, Monsul, Póvoa de Lanhoso, Portugal (Pessoal)

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Filosofia, Ética e Religião - Filosofia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2010/11/10 - 2019/12/31 Professor Associado (Docente Universitário) Universidade do Minho, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2010/11/10 - Atual Agregação Universidade do Minho, Portugal
1990/09/01 - Atual INVESTIGADOR Universidade do Minho, Portugal
Projetos

Outro

Designação Financiadores
2019/01/01 - Atual EHUM2M - Humanistic studies in migrations & marginalization
Investigador
Universidade do Minho Centro de Estudos Humanísticos, Portugal
Em curso
2018/09/01 - 2019/06/01 CARE AND LEARNING PRACTICES IN THE EXPERIENCE OF REFUGEES IN NON-FORMAL EDUCATION ENVIRONMENTS; PRÁTICAS DE CUIDADO E APRENDIZAGEM NA EXPERIÊNCIA DE REFUGIADOS EM AMBIENTES DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL
EH2UM
Orientador
Universidade do Minho Centro de Estudos Humanísticos, Portugal
Concluído
2016/10/01 - 2019/02/28 PHOTOVOICE APPLIED TO THE HOUSING FIRST PROGRAMME: GIVING VOICE TO (EX)HOMELESS PEOPLE
EH2UM
Orientador
Universidade do Minho Centro de Estudos Humanísticos, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Oliveira, Clara Costa. "A Enfermagem como um cuidado transcultural". 2020.
  2. Oliveira, Clara Costa. "Sofrimento e inclusão de refugiados em Portugal". 2020.
  3. Oliveira, Clara Costa. "Luto de si própri@ em doentes crónicos". 2019.
  4. Oliveira, Clara Costa; Nogueira, Paula R.; Dias, Hugo Direito; Cruz, Isabel Luísa; Nobre, Alexandra. "Tabela Periódica em croché, uma grande ideia. Literalmente!". 2019.
  5. Oliveira, Clara Costa. "Desafios dos cuidadores informais". 2019.
  6. Oliveira, Clara Costa; Nobre, Alexandra. "A ciência é para todos, os públicos menos evidentes incluídos". 2019.
  7. Martins, Elisabete; Oliveira, Clara Costa; Ismael, Luís; Bandeira, Teresa; Nobre, Alexandra. "Ciência no dia-a-dia numa comunidade terapêutica". 2017.
  8. Martins, Joana; Freitas, Marco; Nobre, Alexandra; Oliveira, Clara Costa. "O sucesso da ciência para a inclusão e participação dos mais velhos". 2017.
  9. Oliveira, Clara Costa. "Dor e sofrimento: continuidade e descontinuidade". 2016.
  10. Ribeiro, Daniel; Nogueira, Paula R.; Oliveira, Clara Costa; Veloso, Pedro; Martins, Sara; Nobre, Alexandra. "PubhD UMinho: já falou de ciência num bar?". 2016.
  11. Oliveira, Clara Costa; Ribeiro, Daniel; Nogueira, Paula R.; Martins, Sara; Veloso, Pedro; Nobre, Alexandra. "PubhD UMinho: a ciência chegou aos bares". 2016.
  12. Oliveira, Clara Costa; Alves, Alice; Simões, Chisoka; Cunha, Eugénia; Coelho, Sílvia; Nobre, Alexandra. "Ciência experimental em públicos incomuns". 2016.
  13. Oliveira, Clara Costa; Simões, Chisoka; Alves, Alice; Coelho, Sílvia; Cunha; Eugénua; Nobre, Alexandra. "Non-formal adult education using experimental science activities". 2016.
  14. Oliveira, Clara Costa; Alves, Alice; Simões, Chisoka; Cunha, Eugénia; Coelho, Sílvia; Nobre, Alexandra. "A ciência na educação não formal de adultos". 2016.
  15. Encarnação, Paula; Oliveira, Clara Costa; Martins, Teresa. "A fé em pessoas com esclerose múltipla alivia o sofrimento?: desafios e perspetivas.". 2015.
  16. Encarnação, Paula; Oliveira, Clara Costa; Martins, Teresa. "Sofrimento e fé em pessoas com fibromialgia". 2015.
  17. Alves, Alice; Cunha, Eugénia; Oliveira, Clara Costa; Nobre, Alexandra. "Ciência na terceira idade: finalmente sei porquê...". 2015.
  18. Nobre, Alexandra; Oliveira, Clara Costa; Ribeiro, Daniel; Nogueira, Paula; Veloso, Pedro; Martins, Sara. "STOL (Science Through Our Lives)". 2015.
Artigo em jornal
  1. Oliveira, C. C. "Da ignorância autocentrada ocidental sobre Maomé ] Of Western self-centered ignorance about Muhammad]", O Vilaverdense, 2024
  2. Oliveira, Clara Costa. "EA | Uma rede informal de apoio à inclusão de migrantes e refugiados", 2020, http://hdl.handle.net/1822/68474.
Artigo em revista
  1. Oliveira, Clara Costa; Antunes, Conceição; Antunes, Maria Conceição. "Carrington da Costa: Ciência e Reforma Escolar". 20 (2021): 5-31. https://revistas.uminho.pt/index.php/forum/article/view/3330.
    Publicado
  2. Saavedra, Inês; Oliveira, Clara Costa. "Filosofia da Educação não formal e Complexidade na intervenção comunitária". (2020): http://hdl.handle.net/1822/67003.
    10.20396/rfe.v11i3.8658377
  3. Oliveira, C. C; Faria, M.. Autor correspondente: Oliveira, C. C. "Integração não-formal de migrantes e refugiados em Portugal - Projeto Integrararte [Non-formal integration of migrants and refugees in Portugal - Integrararte Project].". Reflexão e Ação 28 3 (2020): 5-21.
    Publicado
  4. Oliveira, C. C. "Integração não-formal de migrantes e refugiados em Portugal - Projeto Integrararte [Non-formal integration of migrants and refugees in Portugal - Integrararte Project].". Reflexão e Ação 28 3 (2020): 5-21.
    Publicado
  5. Oliveira, C. C. "Filosofia da Educação não formal complexa e interventiva [Philosophy of complex and interventional non-formal education]". Filosofia e Educação 1 3 (2020): 509-553.
    Acesso aberto • Publicado
  6. Oliveira, Clara Costa. "Um estudo de caso de integração interrompida de refugiados em Portugal". (2019): http://hdl.handle.net/1822/67049.
  7. Paula Encarnação; Clara C. Oliveira; Teresa Martins. "Psychometric properties of the suffering assessment questionnaire in adults with chronic diseases or life-threatening illness". Scandinavian Journal of Caring Sciences (2018): https://doi.org/10.1111/scs.12569.
    10.1111/scs.12569
  8. Encarnação, Paula; Oliveira, Clara Costa; Martins, Teresa. "Suffering, a concept present in non-cancer patients: multiple sclerosis patients". International Journal of Caring Sciences January-April 2018 Volume 11 | Issue 1| Page 572 11 1 (2018): 572-578. http://hdl.handle.net/1822/63285.
  9. Encarnação, Paula; Oliveira, Clara Costa; Martins, Teresa. "A generalized resistance resource: faith. A nursing view". (2017): http://hdl.handle.net/1822/44756.
    10.1093/heapro/dav114
  10. Delboni, Miriam Cabrera Corvelo; Areosa, Silvia Virginia Coutinho; Remoaldo, Paula Cristina Almeida; Oliveira, Clara Costa. "Envelhecimento e representações sociais sobre a participação política em Portugal e no Brasil". (2017): https://hdl.handle.net/1822/65735.
    10.12957/psi.saber.soc.2017.30669
  11. Gomes, Ana; Oliveira, Clara Costa. "Educação salutogênica de cidadãos doentes mentais: a APPACDM de Braga – Portugal". (2017): http://hdl.handle.net/1822/49437.
    10.17058/rea.v25i1.3547
  12. Delboni, Miriam Cabrera Corvelo; Areosa, Silvia Virginia Coutinho; Remoaldo, Paula Cristina Almeida; Oliveira, Clara Costa; Ponte, Aline Sarturi. "Serviços de Apoio Social às pessoas idosas em Braga, Portugal". (2017): http://hdl.handle.net/1822/68470.
    10.23925/2176-901X.2017v20iEspecial23p81-100
  13. Oliveira,Clara Costa. "Para compreender o sofrimento humano". (2016): http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-80422016000200225.
  14. Simões, Maria Clara de Oliveira; Oliveira, Clara Costa. "Dimensão do corpo na antropologia clinica". (2016): http://hdl.handle.net/1822/67079.
  15. Encarnação, Paula; Costa Oliveira, Clara; Martins, Teresa; Oliveira, Clara Costa. "O papel da fé na promoção da saúde em pacientes com esclerose múltipla". Revista Brasileira de Promoção da Saúde 29 4 (2016): 574-584. http://hdl.handle.net/1822/45482.
    Publicado • 10.5020/18061230.2016.p574
  16. Encarnação, Paula; Oliveira, Clara Costa; Martins, Teresa; Costa Oliveira, Clara; Martins, T.. "Dor e sofrimento conceitos entrelaçados: perspetivas e desafios para os enfermeiros". Cuidados Paliativos 2 2 (2015): 22-31. http://hdl.handle.net/1822/42896.
    Publicado
  17. "what Bateson had in mind about 'mind'?". biosemiotics (2013):
    10.1007/s12304-013-9190-8
  18. Oliveira, C.C.; Reis, A.. "Epistemological and bioethical issues of quaternary prevention | Questões epistemológicas e bioéticas da prevenção quaternária". Physis 22 4 (2012): 1485-1502. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84872962698&partnerID=MN8TOARS.
    10.1590/S0103-73312012000400012
  19. Pena, L.; Oliveira, C.C.. "Self-organisation and psychotherapy | Auto-organização e psicoterapia". Saude e Sociedade 21 3 (2012): 668-674. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84868366590&partnerID=MN8TOARS.
    10.1590/S0104-12902012000300012
  20. Oliveira, C.C.; Costa, A.L.. "Living the terminal state of a family member: Salutogenic interpretation of the results of a case study | Viver o estado terminal de um familiar: Leitura salutogénica de resultados de um estudo de caso". Saude e Sociedade 21 3 (2012): 698-709. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84868378967&partnerID=MN8TOARS.
    10.1590/S0104-12902012000300015
  21. Antunes, Maria Conceição; Oliveira, Clara Costa. "Carrington da Costa: ciência e reforma escolar". 20 (1996): 5-31.
  22. Antunes, Maria Conceição; Oliveira, Clara Costa. "A formação contínua e a educação permanente e comunitária". (1995): 8-10.
    Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Oliveira, C. C. "Postais de Abril: testemunho sobre 50 anos de 25 de abril [Postcards from April: testimony about 50 years of April 25th].", Comunidade Prática Educação de Adultos, 2024, https://www.facebook.com/groups/comunidadedepraticaefa 26.02.
Capítulo de livro
  1. Oliveira, Clara Costa. "Educação para a paz: contributos das Humanidades aliadas à educação não formal e informal". Editora da Universidade Caxias do Sul (EDUCS), 2018.
  2. Oliveira, Clara Costa. "Análise e desenvolvimento de conceitos base no GAIA: aprendizagem-educação; complexidade; padrão; narrativa; metáfora". Universidade de Santa Cruz do Sul. Departamento de Educação, 2017.
  3. Oliveira, Clara Costa. "Caring for mourning-related suffering". 2017.
  4. Jorge Correia Jesuíno; Clara Costa Oliveira. "Introdução: Do Luto". 1-8. Aletheia - Associacao Cientifica e Cultural, 2016.
    10.17990/Axi/2016_9789726972570_001
  5. Clara Costa Oliveira. "Luto de Vivos: Caminhando (como uma casa) em Chamas". 143-162. Aletheia - Associacao Cientifica e Cultural, 2016.
    10.17990/Axi/2016_9789726972570_143
Edição de livro
  1. Oliveira, Clara Costa; Antunes, Maria Conceição; Paulo, João Carlos. Educação de adultos & intervenção comunitária I. Braga, Portugal: Instituto de Educação e Psicologia - Universidade do Minho. 1999.
    Publicado
Livro
  1. Vieira, Flávia; Silva, José Luís; Oliveira, Clara Costa; Ferreira, Fernando Ilídio; Flores, Maria Assunção; Caires, Susana; Sarmento, Teresa. Pressupostos e trajetórias de mudança - o caso do Núcleo de Estudos e Inovação da Pedagogia. Educación Editora. 2016.
Poster em conferência
  1. Oliveira, C. C; Faria, Maria João; Oliveira, Clara Costa. "INTEGRAÇÃO NÃO-FORMAL DE MIGRANTES E REFUGIADOS EM PORTUGAL - PROJETO INTEGRARARTE [Non-formal integration of migrants and refugees in Portugal - Integrararte Project]". 2019.
    10.17058/rea.v28i3.14368
Prefácio / Posfácio
  1. Oliveira, C. C. "Editorial: Sofrimento e inclusão de refugiados em Portugal [Editorial: Suffering and inclusion of refugees in Portugal].". Prefácio para Riscos e proteção psicossocial: trabalho, saúde mental e práticas sociais. PSI UNISC, 4-8. Brasil: PSI UNISC. 2021.
    Publicado
Pré-impressão
  1. Inês Saavedra; Clara Costa Oliveira; Alexandra Nobre. "BRINCAR COM CIÊNCIA: UMA FERRAMENTA DE COMBATE À EXCLUSÃO SOCIAL DE CRIANÇAS E JOVENS?". 2022. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.4303.
    10.1590/SciELOPreprints.4303
Resumo em conferência
  1. Encarnação, Paula; Oliveira, Clara Costa; Martins, Teresa. "Sofrimento, um foco de intervenção em Enfermagem, que desafio e perspetivas". Trabalho apresentado em 9th International Seminar on Nursing Research Proceedings, Porto, 2015.
    Publicado
  2. Encarnação, Paula; Oliveira, Clara Costa. "Sofrimento e Fé em Doenças Crónicas, Contributos para a Inovação na Formação dos Enfermeiros". Trabalho apresentado em XII Congresso SPCE 'Ciências da Educação: Espaços de Investigação, Reflexão e Ação Interdisciplinar, Vila Real, 2014.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Fernandes, Mariana Fontes. "Competências socioemocionais e inclusão social em contexto educativo escolar de adultos". Mestrado, 2024. https://hdl.handle.net/1822/92736.
  2. Salgado, Alexandra Raquel Faria. "Urge! Práticas educativas artísticas na comunidade". Mestrado, 2024. https://hdl.handle.net/1822/92734.
  3. Rodrigues, Marisa Martins. "Memórias com vida". Mestrado, 2024. https://hdl.handle.net/1822/92755.
  4. Faria, Maria João Ferreira. "“IntegrArte”: um projeto comunitário com famílias refugiadas ['IntegrArte: a community projet with refugee families]". Mestrado, 2018. https://hdl.handle.net/1822/59718.
  5. Gomes, Susana Gonçalves. "(Re)construindo vidas: integração de refugiados em Portugal". Mestrado, 2018. https://hdl.handle.net/1822/59715.
  6. Mota, Inês Saavedra Almeida Barros. "Percursos de conscientização em contexto de bairro social: um projeto de intervenção com crianças e jovens". Mestrado, 2018. https://hdl.handle.net/1822/59719.
  7. Silva, Elvira Raquel Almeida da. "O photovoice aplicado ao programa Housing First: dar voz à população em (ex)situação sem-abrigo". Mestrado, 2018. https://hdl.handle.net/1822/59707.
  8. Fernandes, Daniela do Rosário da Silva. "Aprender a envelhecer: intervenção numa Universidade Sénior". Mestrado, 2018. https://hdl.handle.net/1822/59711.
  9. Coelho, Sílvia Cristina Costa. "(Re)Aprender a ser e a conhecer: desenvolvimento de competências com toxicodependentes". Mestrado, 2017. https://hdl.handle.net/1822/45274.
  10. Simões, Chisoka Paulo Alicerces. "A vida pós-guerra: o caminho percorrido: projeto de intervenção socioeducativa em indivíduos veteranos de guerra". Mestrado, 2017. https://hdl.handle.net/1822/45272.
  11. Clara Isabel de Oliveira Santos Costa. "A Filosofia com Crianças e Jovens - Da sua Pertinência no Ensino Secundário". Mestrado, 2017. https://hdl.handle.net/10216/108481.
  12. Macedo, Eduarda Filipa Araújo. "Aprender a ser com música e ciência". Mestrado, 2017. https://hdl.handle.net/1822/55049.
  13. Martins, Joana Sofia Freitas. "Rumo à inclusão social dos idosos: um projeto educativo com idosos institucionalizados". Mestrado, 2017. https://hdl.handle.net/1822/54764.
  14. Martins, Elisabete Daniela Ferreira. "(Vi)ver mais: a realidade silenciada pela dependência". Mestrado, 2017. https://hdl.handle.net/1822/54848.
  15. Freitas, Marco António Gomes de. "(Re)aprender a aprender através da participação ativa: novos caminhos para a educação permanente e ao longo da vida num Centro Sénior". Mestrado, 2017. https://hdl.handle.net/1822/54765.
  16. Spiller, Kézia Maria da Silva. "Educação e saúde: estudo de caso das práticas educativas desenvolvidas para os usuários do CAPSad". Mestrado, 2017. https://hdl.handle.net/1822/45321.
Website
  1. Oliveira, C. C. Podcast- Dançar pelo desenvolvimento e pela educação [Dancing for development and education].. 2024. https://www.facebook.com/groups/comunidadedepraticaefa 22 april.
  2. Oliveira, C. C. Da ignorância autocentrada ocidental sobre Maomé ] Of Western self-centered ignorance about Muhammad]. 2024. NSF- Notícias Sem Fronteiras . 27.02 https://nsf.pt/index.php/2024/02/27/da-ignorancia-autocentrada-ocidental-sobre-maome/?.
  3. Oliveira, Clara Costa. Autor correspondente: Oliveira, Clara Costa. A dançarina que foge à polícia [The dancer who runs away from the police].. 2020. http://pracadasredes.caixademitos.com/2020/07/30/a-dancarina-que-foge-a-policia/?fbclid=IwAR3FU1KZZo0ljNWTUm3-XsufQkFAN5chWL_TCtc45RJj2mp_tjCXqtQD-2Q.
  4. Oliveira, Clara Costa. Autor correspondente: Oliveira, Clara Costa. Oliveira, C.C. (2020). Uma-rede-informal-de-apoio-a-inclusao-de-migrantes-e-refugiados [An informal support network for the inclusion of migrants and refugees]. 2020. http://pracadasredes.caixademitos.com/2020/12/08/ea-uma-rede-informal-de-apoio-a-inclusao-de-migrantes-erefugiados/?fbclid=IwAR3fqDIiCHROn52HUlanGbYqH1qbFBCnfWPD77-paiQi_BBS6FE.
  5. Oliveira, C. C. Um-estudo-de-caso-de-integracao-interrompida-de-refugiados-em-portugal.. 2019. https://www.academia.edu/40478164/Um_estudo_de_caso_de_integra%C3%A7%C3%A3o_interrompida_de_refugiados_em_Portugal.

Outros

Outra produção
  1. PLAY WITH SCIENCE: A TOOL TO FIGHT THE SOCIAL EXCLUSION OF CHILDREN AND YOUNGSTERS?. This paper presents how the “Playing with Science” workshop was used as an intervention strategy with 37 children and youngsters, between 6 and 17 years of age, from vulnerable socio-economic contexts in Oporto, Portugal, from November 2018 to June 2019. To fight against social exclusion and its reproduction, it was considered important to act in a prevention logic, designing this workshop based o. 2022. Saavedra, Inês; Oliveira, Clara Costa; Nobre, Alexandra. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.4303.
    https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.4303
  2. comunicação científica. Desafios dos cuidadores informais.por convite da organização. comunicação livre. XXVII Semana de Psicologia e de Ciências da Educação. universidade do Porto. 14 de novembro. ambito nacional. 2019. Oliveira, C. C. https://www.google.com/search?q=XXVII+Semana+de+Psicologia+e+de+Ci%C3%AAncias+da+Educa%C3%A7%C3%A3o.+universidade+do+Porto.&rlz=1C1CHBD_pt-PTPT866PT866&oq=XXVII+Semana+de+Psicologia+e+de+Ci%C3%AAncias+da+Educa%C3%A7%C3%A3o.+universidade+do+Porto.&aqs=chro.
  3. comunicação científica. O luto de si próprio nas doenças cronicas. por convite da organização. Workshop. Jornada educação para a morte. Seminário Maior de Viseu. 25 de outubro. ambito nacional. 2019. Oliveira, C. C. https://www.google.com/search?q=jornada+educar+para+a+morte&rlz=1C1CHBD_pt-PTPT866PT866&oq=jornada+ed&aqs=chrome.1.69i57j0l5.7272j0j7&sourceid=chrome&ie=UTF-8.
  4. comunicação científica. Pré-conceitos e inovação em cuidados humano. por convite da organização. Conferência. Congresso nacional da Santa Casa da Misericordia Braga. 2Congresso nacional da Santa Casa da Misericordia 8 de Setembro. âmbito nacional.. 2019. Oliveira, C. C. https://www.google.com/search?q=Congresso+nacional+da+Santa+Casa+da+Misericordia&rlz=1C1CHBD_pt-PTPT866PT866&oq=Congresso+nacional+da+Santa+Casa+da+Misericordia&aqs=chrome..69i57.1509j0j9&sourceid=chrome&ie=UTF-8.
  5. comunicação científica. Felicidade: é para hoje ou para amanha? por convite da organização. Conf. Inaugural da univ senior da 3ª idade da povoa de varzim. 24 de setembro. ambito regional. 2019. Oliveira, C. C. Felicidade: é para hoje ou para amanha? por convite da organização. Conf. Inaugural da univ senior da 3ª idade da povoa de varzim. 24 de setembro. ambito regional.
  6. Curso breve acreditado pela instituição. Luto de mortos e de vivos. por convite da organização. Workshop. Associação convívio, Guimaraes. 7, 14; 21 de setembro. Ambito nacional. 2019. Oliveira, C. C. https://www.associacaoconvivio.com/.
  7. Curso breve acreditado pela instituição. 2019. Oliveira, C. C. https://www.associacaoconvivio.com/.
  8. comunicação científica. Projeto IntegrARTE. comunicação livre por aceitação de proposta, Co-autoria; participante. Conferences on Humanitarian Action and Cooperation for Development. 18 de Junho- Ambito internacional. 2019. Oliveira, C. C. https://www.google.com/search?q=Conferences+on+Humanitarian+Action+and+Cooperation+for+Development&rlz=1C1CHBD_pt-PTPT866PT866&oq=Conferences+on+Humanitarian+Action+and+Cooperation+for+Development&aqs=chrome..69i57j0.1122j0j7&sourceid=chrome&ie=UTF-8.
  9. comunicação científica. "Tabela Periódica em croché, uma grande ideia. Literalmente!". 7.º Congresso de Comunicação de Ciência da Rede SciComPT. por aceitação de proposta, co-autoria. Ambito internacional.. 2019. Oliveira, C. C. http://www.scicom2019.pt/index.php/programa/.
  10. comunicação científica. Ser Idoso na Era Digital- Dia Mundial da Sociedade da Informação. por convite da organização."O Indivíduo na Sociedade da Informação". Vila Verde-Braga. 17 de Maio. ambito regional.. 2019. Oliveira, C. C. http://cm-vilaverde.pt/1/-/asset_publisher/YZKnn3eomA0p/content/abertas-inscricoes-o-individuo-na-sociedade-da-informacao-no-proximo-dia-17-de-maio-na-casa-do-conhecimento?inheritRedirect=false.
  11. Workshop. Gestão de emoções: entre a compaixão e a indiferença. workshop por convite. Centro social.Trofa. 2 abril. 3 h. 2019. Oliveira, C. C. http://cspsmb.pt/.
  12. “Brincar com a Ciência” em contextos socioeconómicos vulneráveis. A comunicação de Ciência, ao democratizar a Ciência em vários meios, contribui para um público leigo mais informado e reflexivo, e consequentemente para uma sociedade mais igualitária. Neste sentido, o Mestrado em Educação (especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária) há 5 anos que produz trabalho significativo em colaboração com o projecto STOL - Science Through Our Lives da U. 2018. Saavedra, Inês; Oliveira, Clara Costa; Nobre, Alexandra. http://hdl.handle.net/1822/56476.
  13. Universidade sénior: ciência em educação não-formal. A ciência na educação não deve ser exclusiva das instituições de educação formal, sendo uma das nossas metas possibilitar o acesso ao conhecimento em ciência a todos os interessados independentemente, entre outros aspetos, da idade, do nível de escolaridade ou do local, característica da educação não formal de adultos, desde a Antiguidade. O mestrado em Educação, especialidade em Educação de Adult. 2018. Fernandes, Daniela; Oliveira, Clara Costa; Nobre, Alexandra. http://hdl.handle.net/1822/55100.
  14. Suffering dimensions in adults with chronic diseases or life-threatening illness. Chronic diseases are an obstacle or constraint to the fulfilment of the patient’s expectations and needs, which compromise the health transition process, often cause suffering and adaptation problems. Suffering is personal and affects both younger and older people in different suffering experiences. The question “Why me?”, “For what?” is intimately related to the individual’s suffering experience.. 2017. Encarnação, Paula; Oliveira, Clara Costa; Martins, Teresa. http://hdl.handle.net/1822/46202.
  15. Ciência do dia-a-dia e a população idosa: percorrendo os caminhos da inclusão e da participação. info:eu-repo/semantics/publishedVersion. 2017. Martins, Joana; Freitas, Marco; Oliveira, Clara Costa; Nobre, Alexandra. http://hdl.handle.net/1822/53568.
  16. The success of science among the elderly through inclusion and participation. This project take into account 30 institutionalised elderly people. Its principle aims are the inclusion of the elderly in different social and community contexts in which they live and promote their active participation and permanent education. More concretely, these essays sought the following aims in regard to the elderly: to enable their full development, namely, through cognitive and motor st. 2017. Martins, Joana; Freitas, Marco; Nobre, Alexandra; Oliveira, Clara Costa. http://hdl.handle.net/1822/53572.
  17. (Vi)ver mais: a realidade silenciada pela dependência – projeto de intervenção comunitária. A adição afeta um grupo díspar de indivíduos que tendem a ser desacreditados. Rejeitando esta visão, desenvolveu-se um projeto comunitário de educação não-formal de adultos. O público-alvo da intervenção foi um grupo de residentes de uma comunidade em processo de tratamento por problemas de adição e/ou distúrbios cmportamentais. Esta investigação centrou-se na transformação do quotidiano e desenvo. 2017. Martins, Elisabete; Oliveira, Clara Costa; Bandeira, Teresa; Nobre, Alexandra; Elisabete Martins; Clara Costa Oliveira; Teresa Bandeira; Alexandra Nobre. http://hdl.handle.net/1822/53565.
    10.17979/reipe.2017.0.08.2395
  18. PubhD UMinho: a investigação científica e a sociedade juntas num bar. info:eu-repo/semantics/publishedVersion. 2017. Ribeiro, Daniel; Nogueira, Paula R.; Pacheco, Andreia; Simões, Chisoka; Oliveira, Clara Costa; Nobre, Alexandra. http://hdl.handle.net/1822/53569.
  19. (Vi)ver mais: a realidade silenciada pela dependência. info:eu-repo/semantics/publishedVersion. 2017. Martins, Elisabete; Bandeira, Teresa; Oliveira, Clara Costa; Nobre, Alexandra. http://hdl.handle.net/1822/53567.
  20. A Regionalização da Saúde e as suas singularidades em Braga (Portugal) e em Santa Maria (Brasil). A compreensão das abrangências regionais em saúde, as suas particularidades e formas de assistência, permite que governos, serviços e profissionais possam planejar as ações em saúde. Dessa forma, este artigo tem como proposta avaliar como se configuram as redes de saúde, insistindo nas Regionalizações de Saúde em Portugal e no Brasil, tendo como base de pesquisa a Agência Regional de Saúde de Brag. 2017. Delboni, Miriam Cabrera Corvelo; Areosa, Silvia Virginia Coutinho; Remoaldo, Paula Cristina Almeida; Oliveira, Maria Clara Costa. http://hdl.handle.net/1822/49455.