Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Maria de Lurdes Correia Martins
Nomes de citação
- Martins, Maria
- Martins, Maria de Lurdes
- Martins, Lurdes
Identificadores de autor
- Ciência ID
- D71E-9ECC-1650
- ORCID iD
- 0000-0002-7778-5286
Telefones
- Telefone
-
- 232480500 Ext.: 1092 (Profissional)
Moradas
- Campus Politécnico, 3504-510, Viseu, Viseu, Portugal (Profissional)
Websites
- www.estgv.ipv.pt (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Humanidades - Línguas e Literaturas
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2012/11/28
Concluído
|
Doutoramento em Linguística (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
"Web 2.0 e o desenvolvimento da competência linguística em língua inglesa" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado |
2007/07
Concluído
|
Mestrado em Administração e Organização Escolar (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional de Viseu, Portugal
|
Muito Bom |
2002/05/28
Concluído
|
Português / Inglês (ensino de) (Licenciatura)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
16 Valores |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2016/08 - Atual | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Viseu, Portugal |
2004/10 - 2016/08 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2002/09 - 2007/08 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Escola Profissional de Carvalhais, Portugal |
Escola Profissional de Carvalhais, Portugal | ||
2001/09 - 2002/08 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Ministério da Educação, Portugal |
Escola Básica Integrada de Eixo, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2024/05 - 2026 | Programa para a Promoção da Saúde Mental no Ensino Superior
0000
Bolseiro de Integração na Investigação
|
Em curso
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/04 - 2024/12 | Shutterbug Project: Viseu through the lens of English for Tourism students
0005
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Centro de Estudos em Educação e Inovação, Portugal
|
Centro de Estudos em Educação e Inovação |
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2021/12/16 | Estratégia para a integração das TIC nas unidades curriculares de língua inglesa num curso de Licenciatura em Turismo | techLING 2021 - 6th International Conference on Language, Linguistics, and Technology
University of Vigo (Vigo, Espanha)
|
2021/12/16 | Creating themed art exhibitions with Google Arts and Culture in the English for Tourism classroom | techLING 2021 - 6th International Conference on Language, Linguistics, and Technology
University of Vigo (Vigo, Espanha)
|
2021/12/07 | Scientific Writing and Communication: the non-native speakers difficulties in English | International Conference on Communication and Environmental Sustainability – ICCESUS2021
Insitituto Politécnico de Viseu (Portugal)
|
2021/11/19 | #Enoturismo aqui e @lém fronteiras: o papel dos influenciadores digitais na divulgação do Enoturismo | III Congresso Internacional Língua, Literatura, Vinho e Território
University of Évora (Évora, Portugal)
|
2021/11/19 | Vinho e organização de eventos: uma análise à dinâmica territorial das Comissões Vitivinícolas Regionais, em tempos de pandemia | III Congresso Internacional Língua, Literatura, Vinho e Território
University of Vigo (Évora, Portugal)
|
2021/09/15 | How to modify a virtual exchange project to accommodate the new pandemic reality | Challenges 21, Desafios do Digital
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2021/07/01 | Virtual Exchange: Fostering Intercultural Competence | Intercultural Competence in Foreign Language Learning in Higher Education
University of Exeter (Exeter, Reino Unido)
|
2021/06/04 | ProGlobe Project - Consciencialização para a sustentabilidade no ensino e aprendizagem do Turismo | Green Week 2021 - Rumo à Poluição Zero
Insitituto Politécnico de Viseu (Viseu, Portugal)
|
2021/05/06 | Educação para a Sustentabilidade em Turismo através de um projeto intercultural de mobilidade virtual | INVTUR Conference 2021
University of Aveiro (Aveiro)
|
2020/10/16 | Virtual exchanges: aligning digital fluency with international communication | techLING’20 – 5.º Congresso Internacional techLING – Línguas, Linguística e Tecnologia
Universidade de Aveiro (Portugal)
|
2020/10/15 | A utilização de wikis no desenvolvimento de competências empreendedoras em Inglês de Negócios no ensino superior | techLING’20 – 5.º Congresso Internacional techLING – Línguas, Linguística e Tecnologia
Universidade de Aveiro (Portugal)
|
2020/10 | Developing 21st Century Skills and Enhancing Digital Literacy in English for Tourism Hotel Project | techLING’20 – 5.º Congresso Internacional techLING – Línguas, Linguística e Tecnologia
Universidade de Aveiro (Portugal)
|
2020/09/15 | The Multi-disciplinary approach to an Interdisciplinary Virtual Exchange | IVEC 2020 International Virtual Exchange Conference.
University of Newcastle (Reino Unido)
|
2020/09/15 | Setting Internal Quality Assurance Standards in VirtualExchange Programs | IVEC 2020 International Virtual Exchange Conference.
University of Newcastle (Reino Unido)
|
2020/02 | World Café - Digitalization and Internationalization: Opportunities and Challenges in Higher Education | Universities, Entrepreneurship and Enterprise Development in Africa
Hochschule Bonn-Rhein-Sieg University of Applied Sciences (Bona, Alemanha)
|
2019/12 | A Didactical Resume of the Building Bridges Across Continents Project - Online Cooperation among European, African and US Students | Virtual Exchange – Borderless Mobility between the European Higher Education Area and Regions beyond
DAAD (Alemanha)
|
2019/11 | 21st Century Skills and Digital Literacy-Based Activities in a Theme Hotel Website English Project | Innovation in Language Learning International Conference
Pixel (Florença, Itália)
|
2019/11 | Using Wikis to Support the Development of Entrepreneurial Skills in a Business English Course | Innovation in Language Learning International Conference
Pixel (Florença, Itália)
|
2019/03 | Virtual Mobility: New Opportunities for Higher Education to Design Learning Spaces that Promote Global Competencies and Future Skills Acquisition. | Internacional Educating the Global Citizen: International Perspectives on Foreign Language Teaching in the Digital Age
Ludwig-Maximilians-Universität (Munich, Alemanha)
|
2018/11 | Colaboração educativa para fomentar aprendizagens autênticas e preparar para a empregabilidade | Colóquio Internacional Línguas Estrangeiras e Empregabilidade
Insitituto Politécnico de Viseu (Viseu, Portugal)
|
2018/09 | Learning through participation in international projects - an approach to teaching professional English in higher education | 1st International Conference on Active Learning and Education - ICALE 2018
Instituto Politécnico de Viseu (Viseu, Portugal)
|
2018/09 | Bringing Entrepreneurship into English Language Teaching in Higher Education: The case of the European Dialogue Project | 13th Conference on Innovation and Entrepreneurship
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2018/07 | A utilização da metodologia de projeto no Curso Técnico Superior Profissional em Enoturismo: implicações e desafios. | 5.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2017/07 | Hand in Hand: Media Literacy and English as a Lingua Franca in Higher Education | 15th International Conference on Excellence, Innovation & Creativity in Basic Higher Education and Psychology
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2017/06 | Using Wikis to Enhance Project-Based Learning in the Business English Classroom | International Conference for Academic Disciplines
Ca' Foscari University of Venice (Venice, Itália)
|
2017 | Teaching Media Literacy and English as a Lingua Franca: Learning by Doing International Projects - An Approach to Teaching Professional English in Higher Education | EUNIS 23rd Annual Congress Shaping the Digital Future of Universities |
2016/11 | Enhancing students’ digital learning experiences across cultures | 6th International Conference on Teaching English as a Foreign Language - Communication, Culture and Creativity in the ELT
Classroom
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2016/07 | Que competências comunicativas em língua inglesa para a sociedade do conhecimento? Como desenvolvê-las? | CNaPPES.16 – 3.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2016/06 | Exploring collaborative Web 2.0 mediated EFL learning across cultures | PL-CALL 2016
Pedagogical University (Cracóvia, Polónia)
|
2015/07 | European Dialogue Project: cooperar para desenvolver a competência intercultural | Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior – CNaPPES.15
Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
|
2015/05 | European Dialogue Project: Cooperar para Melhorar o Ensino e Aprendizagem do Inglês | 2º Seminário de Inovação Pedagógica No Ensino Superior
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2014/11 | Viseumobile: Enhancing Innovation and Entrepreneurship Amongst High School and Higher Education Students | TMS ALGARVE 2014 – MANAGEMENT STUDIES INTERNATIONAL CONFERENCE
Universidade do Algarve (Olhão, Portugal)
|
2014/07 | Web 2.0 enhanced language learning: fact or fad? | EDULEARN 2014 - 6th International Conference on Education and New Learning Technologies
IATED (Barcelona, Espanha)
|
2014/06 | How to Effectively Integrate Technology in the Foreign Language Classroom for Learning and Collaboration | International Conference on New Horizons
Sakarya University and TASET (Paris, França)
|
2010/10 | Integrar a Literacia Digital no Ensino e Aprendizagem da Língua Inglesa | techLING’16 – 1.º Congresso Internacional Comunicação apresentada na Conferência Internacional em Línguas, Linguística e Tecnologia
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021/12/07 - 2031/12/07 | Participação como oradora no workshop "Scientific Writing and Communication: the Non Native speakers difficulties in English"
Conferência
|
Communication and Environmental Sustainability – ICCESUS2021
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2020/05/22 | Membro do Júri Provas de Doutoramento
Arguente
|
Margaret da Costa Seabra Gomes (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2015/02 | Membro de Júri em Provas de Doutoramento
Arguente
|
Sandra Vieira Vasconcelos (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2019 - Atual | Challenges 19 - XI Conferência Internacional de TIC na Educação | Braga |
2017 - Atual | Challenges 17 - X Conferência Internacional de TIC na Educação | Braga |
2021/05/31 - 2021/09/30 | Challenges 21, Desafios do Digital | Universidade do Minho |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2020/05/20 - Atual | Consortium of Virtual Exchange | Director of Learning and Innovation |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019/06/01 - Atual | Presidente da Comissão de Cross Cultural Collaboration in Foreign Language Learning do Departamento de Gestão.
Presidente / Vice-presidente
|
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Portugal |
2015 - Atual | Presidente do júri de creditação académica, formação profissional e experiência profissional do CTeSP em Enoturismo da Escola
Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viseu.
Presidente / Vice-presidente
|
|
2016/09/01 - 2017/06/28 | Membro da Comissão que fez a proposta de avaliação do ciclo de estudos da Licenciatura em Turismo da Escola Superior de Tecnologia
e Gestão do Instituto Politécnico de Viseu, submetida para avaliação pela Agência de Acreditação e Avaliação do Ensino Superior
(A3ES)
Membro
|
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Portugal |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021/06 - Atual | Membro do júri de avaliação da Formação em Contexto de Trabalho do Curso Técnico Superior Profissional de Enoturismo do aluno Nuno Gonçalves. | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Portugal |
2021/06 - Atual | Membro do júri de avaliação da Formação em Contexto de Trabalho do Curso Técnico Superior Profissional de Enoturismo da aluna Bárbara Morais. | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Portugal |
2021/01/05 - Atual | Membro de Júri na Virtual CSR Trade Fair Sustainable Business Practices for Start-Ups, na Hochschule Bonn-Rhein-Sieg University of Applied Sciences (H-BRS) (evento online) | |
2020/10/12 - Atual | Membro do júri de avaliação da Formação em Contexto de Trabalho do Curso Técnico Superior Profissional de Enoturismo da aluna Inês Dias Vaz de Carvalho | |
2020/10/04 - Atual | Membro do júri da avaliação da Formação em Contexto de Trabalho do Curso Técnico Superior Profissional de Enoturismo do aluno José Pedro Almeida. | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Portugal |
2020/09/28 - Atual | Membro do júri da avaliação da Formação em Contexto de Trabalho do Curso Técnico Superior Profissional de Enoturismo da aluna Bárbara Dias Nascimento | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Portugal |
2020/09/16 - Atual | Membro do júri de avaliação da Formação em Contexto de Trabalho do Curso Técnico Superior Profissional de Enoturismo do aluno João Salvador. | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Portugal |
2020/09/14 - Atual | Membro do júri de avaliação da Formação em Contexto de Trabalho do Curso Técnico Superior Profissional de Enoturismo da aluna Inês Tavares Fonseca, | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Portugal |
2020/09/11 - Atual | Membro do júri de avaliação da Formação em Contexto de Trabalho do Curso Técnico Superior Profissional de Enoturismo da aluna Jéssica Melissa Ferreira. | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Portugal |
2020/09/02 - Atual | Membro do júri da avaliação da Formação em Contexto de Trabalho do Curso Técnico Superior Profissional de Enoturismo da aluna Cátia Silva Fonseca. | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Portugal |
2020/07/14 - Atual | Membro do júri da avaliação da Formação em Contexto de Trabalho do Curso Técnico Superior Profissional de Enoturismo da aluna Cláudia Carvalho. | |
2020/06/19 - Atual | Membro do júri da avaliação da Formação em Contexto de Trabalho do Curso Técnico Superior Profissional de Enoturismo da aluna Lúcia Fernandes Felisberto | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Portugal |
2010 - Atual | Docente responsável pela elaboração e correção da Prova de Cultura Geral (PCG) do Concurso Maiores de 23 anos da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viseu | |
2021/06 - 2021/09 | Orientação e participação no júri do trabalho de Relatório Final de Estágio de Maria Inês Barbosa, aluna da Licenciatura em Turismo, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viseu | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Portugal |
2021/06 - 2021/09 | Orientação e participação no júri do trabalho de Relatório Final de Estágio de Pedro Castro, aluno da Licenciatura em Turismo, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viseu | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Portugal |
2021/06 - 2021/09 | Orientação e participação no júri do trabalho de Relatório Final de Estágio de Filipa Roque, aluna da Licenciatura em Turismo, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viseu | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Portugal |
2021/06 - 2021/09 | Orientação e participação no júri do trabalho de Relatório Final de Estágio de Catarina Santos, aluna da Licenciatura em Turismo, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viseu | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Portugal |
2020/06 - 2020/09 | Orientação e participação no júri do trabalho de Relatório Final de Estágio de Cristiana Correia, aluna da Licenciatura em Turismo, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viseu | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Portugal |
2020/06 - 2020/09 | Orientação e participação no júri do trabalho de Relatório Final de Estágio de Rafela Vieira, aluna da Licenciatura em Turismo, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viseu | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Portugal |
2020/06 - 2020/09 | Orientação e participação no júri do trabalho de Relatório Final de Estágio de Inês Silva, aluna da Licenciatura em Turismo, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viseu | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Portugal |
2019/06 - 2019/09 | Orientação e participação no júri do trabalho de Relatório Final de Estágio de Francisco Duarte, aluno da Licenciatura em Turismo, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viseu | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Portugal |
2019/06 - 2019/09 | Orientação e participação no júri do trabalho de Relatório Final de Estágio de Beatriz Duarte, aluna da Licenciatura em Turismo, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viseu | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Portugal |
2019/06 - 2019/09 | Orientação e participação no júri do trabalho de Relatório Final de Estágio de Eva Silva, aluna da Licenciatura em Turismo, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viseu | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Portugal |
2019/06 - 2019/09 | Orientação e participação no júri do trabalho de Relatório Final de Estágio de Bruna Ferreira, aluna da Licenciatura em Turismo, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viseu | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Portugal |
2019/06 - 2019/06 | Orientação e participação no júri do trabalho de Relatório Final de Estágio de Daniela Oliveira, aluna da Licenciatura em Turismo, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viseu | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Portugal |
2019/03 - 2019/06 | Orientação e participação no júri do trabalho de Relatório Final de Estágio de Constança Viegas, aluna da Licenciatura em Turismo, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viseu | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Portugal |