Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Pedro da Cruz Almeida
Nomes de citação
- Almeida, Pedro
- Cruz Almeida, Pedro
Identificadores de autor
- Ciência ID
- DA15-5D60-9F68
- ORCID iD
- 0000-0002-4100-4468
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Francês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | |
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2018/12/28
Concluído
|
Ciências da Educação - Teoria do desenvolvimento curricular (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
"Formulação de problemas: um estudo com alunos dos 3.º e 4.º anos" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
n/a |
2012
Concluído
|
Mestrado em Educação Matemática na Educação Pré-Escolar e nos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
"Se não sabe, por que pergunta? - As perguntas dos alunos e a interpretação de problemas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
18 (dezoito) |
2001/10/27
Concluído
|
Complemento de formação científica e pedagógica para professores do 1º Ciclo do Ensino Básico (Licenciatura)
Especialização em Matemática
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
15 (quinze) |
1988
Concluído
|
Professor Primário (Curso médio)
Escola do Magistério Primário de Aveiro, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
14 (catorze) |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2019/03/21 - Atual | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal | ||
2005/09/11 - 2019/03/20 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1988/09/01 - 2005/08/31 | Docente no 1.º Ciclo do Ensino Básico | Santa Casa da Misericórdia de Cascais, Portugal |
Centro Alfredo Pinheiro, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/09/01 - 2023/09/04 | Aprendizagens essenciais: mapear para promover a integração curricular
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Portugal
|
Instituto Politécnico de Lisboa
Concluído
|
2020/11/02 - 2021/09/30 | Cálculo mental: do conhecimento docente às possibilidades metodológicas de ensino
42616821.0.0000.0104
Investigador
Universidade Estadual de Maringá - CCH - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Brasil
|
Concluído
|
2018/01/02 - 2020/07/01 | Inovação Curricular e Sucesso em Matemática
PTDC/CED-EDG/32422/2017
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento
UID/CED/02861/2019
Universidade Nova de Lisboa Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em boletim informativo |
|
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Poster em conferência |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Website |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2022/04/07 | Conhecimento matemático para o ensino: um exemplo relativo à multiplicação de números racionais representados em fração | XXXII Semana da Matemática da UEM
Universidade Estadual de Maringá (Maringá, Brasil)
|
2020/10/14 | O papel do professor e da tarefa na aprendizagem da Matemática: um exemplo com números racionais | VI Ciclo de Palestras UEM/NRE: Metodologias e Estratégias de Ensino de Matemática: Algumas Reflexões
Universidade Estadual de Maringá (Maringá, Brasil)
|
2019/11/09 | Problemas com [a] multiplicação | XXII Encontro Nacional A Matemática nos Primeiros Anos
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2019/03/16 | Formulação de problemas: o problema da interpretação do problema | Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2019
Escola Superior de Educação de Santarém (Santarém, Portugal)
|
2018/11/09 | Formulação e resolução de problemas: Duas faces da mesma moeda | XXI Encontro Nacional A Matemática nos Primeiros Anos
Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2018/07/09 | O Conhecimento Matemático e a Formulação de Problemas | 8º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2016/07 | A compreensão de conceitos e de procedimentos em Números Racionais - dificuldades e desafios na formação de professores | 5.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2016/04/09 | Ensinar e aprender números racionais com compreensão: um desafio para a educação matemática básica | XXIII Jornadas da Prática Profissional: Práticas Pedagógicas em Matemática e Ciências
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém (Santarém, Portugal)
|
2016/04 | Estratégias compreensíveis para a ordenação e para a adição / subtração de números racionais | XXIII Jornadas da Prática profissional – Práticas Pedagógicas em Matemática e Ciências
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém (Santarém, Portugal)
|
2015/11/08 | Formulação de problemas ou “O que faço eu com isso?” | XVIII Encontro Nacional A Matemática nos primeiros anos
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (Leiria, Portugal)
|
2013/10/13 | Formular e resolver problemas | XVI Encontro Nacional: A matemática nos primeiros anos
Escola Superior de Educação de Santarém (Santarém, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2019/01 - 2019/07/18 | Cálculo mental com números racionais: um estudo numa turma de 4.º ano do 1.º ciclo do ensino básico
Orientador
|
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019 - 2019/07/18 | Processos na resolução e formulação de problemas numa turma de 3.º ano de escolaridade
Orientador
|
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019/11/08 - 2019/11/09 | Comissão organizadora do XXII Encontro Nacional A Matemática nos Primeiros Anos (Pré, 1.º e 2.º C.) (2019/11/08 - 2019/11/09)
Encontro
|
Associação de Professores de Matemática, Portugal |
2019/07/09 - 2019/07/09 | Comissão organizadora do 8.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais (2019/07/09 - 2019/07/09)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021 | A Covid - 19 como cenário para o desenvolvimento de atividades STEM
Orientador
|
Joana Catarina Da Fonseca Valério Gomes Couto (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2021 | O raciocínio matemático na resolução de tarefas envolvendo regularidades: um estudo com alunos do 3° ano de escolaridade
Orientador
|
Cátia Filipa Lopes Ribeiro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2021 | A matemática na formação inicial dos professores do ensino primário (1844-1974): o ensino dos números racionais não negativos
(frações e decimais)
Vogal
|
Rui Pedro Campos Bento Barros Candeias (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2019 | A comunicação matemática escrita: um estudo no 6.º ano
Arguente principal
|
Filipa Alexandra Baptista Faria (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019 | Processos na resolução e formulação de problemas numa turma de 3.º ano de escolaridade
Orientador
|
Ana Lúcia Bento Miguens (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2016/08/04 - Atual | Emissão de um parecer sobre utilização de manuais escolares: escrever ou não escrever nos manuais escolares do 1.º ciclo do ensino básico: algumas implicações didático-pedagógicas. | Leya Portugal - Editora, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2018/10/28 - Atual | National Council of Teachers of Mathematics | |
1989/09/12 - Atual | Associação de Professores de Matemática | Membro |