???global.info.a_carregar???
Pedro da Cruz Almeida. Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação com ênfase em Educação Geral. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: "educação matemática"; "educação básica"; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Pedro da Cruz Almeida

Nomes de citação

  • Almeida, Pedro
  • Cruz Almeida, Pedro

Identificadores de autor

Ciência ID
DA15-5D60-9F68
ORCID iD
0000-0002-4100-4468

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2018/12/28
Concluído
Ciências da Educação - Teoria do desenvolvimento curricular (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
"Formulação de problemas: um estudo com alunos dos 3.º e 4.º anos" (TESE/DISSERTAÇÃO)
n/a
2012
Concluído
Mestrado em Educação Matemática na Educação Pré-Escolar e nos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
"Se não sabe, por que pergunta? - As perguntas dos alunos e a interpretação de problemas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18 (dezoito)
2001/10/27
Concluído
Complemento de formação científica e pedagógica para professores do 1º Ciclo do Ensino Básico (Licenciatura)
Especialização em Matemática
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
15 (quinze)
1988
Concluído
Professor Primário (Curso médio)
Escola do Magistério Primário de Aveiro, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
14 (catorze)
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/03/21 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2005/09/11 - 2019/03/20 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1988/09/01 - 2005/08/31 Docente no 1.º Ciclo do Ensino Básico Santa Casa da Misericórdia de Cascais, Portugal
Centro Alfredo Pinheiro, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2022/09/01 - 2023/09/04 Aprendizagens essenciais: mapear para promover a integração curricular
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa
Concluído
2020/11/02 - 2021/09/30 Cálculo mental: do conhecimento docente às possibilidades metodológicas de ensino
42616821.0.0000.0104
Investigador
Universidade Estadual de Maringá - CCH - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Brasil
Concluído
2018/01/02 - 2020/07/01 Inovação Curricular e Sucesso em Matemática
PTDC/CED-EDG/32422/2017
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2019/01/01 - 2019/12/31 Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento
UID/CED/02861/2019
Universidade Nova de Lisboa Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em boletim informativo
  1. Cruz Almeida, Pedro; Matos, José Manuel. "O conceito de número e a profissionalidade docente no Ensino Primário português", ACERVO – Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, 2021, https://doi.org/10.55928/ACERVO.2675-2646.2021.3.29.
Artigo em conferência
  1. Cruz Almeida, Pedro (DA15-5D60-9F68). "Formulação de problemas no 1.º Ciclo". Trabalho apresentado em Investigação em Educação Matemática 2014, Sesimbra, 2014.
    Publicado
  2. Menezes, Luís; Serrazina, Lurdes; Fonseca, Lina; Ribeiro, António; Rodrigues, Margarida; Vale, Isabel; Barbosa, Ana; et al. "Conhecimento de geometria de estudantes da Licenciatura em Educação Básica". Trabalho apresentado em XXV Seminário de Investigação em Educação Matemática, Braga, 2014.
    Publicado
  3. Almeida, Pedro. "Formulação e resolução de problemas". Trabalho apresentado em XXIII Seminário de Investigação em Educação Matemática, Coimbra, 2012.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Veloso, Graciosa; Cruz Almeida, Pedro. "Propriedades do sistema de numeração decimal na fundamentação matemática de critérios de divisibilidade". Educação em Matemática 172 (2024): 31-34.
    Publicado
  2. Brunheira, Lina; Cruz Almeida, Pedro. "Mapeamento de competências nas Aprendizagens Essenciais de Matemática para o 1.º ciclo". Educação e Matemática 171 (2024): 39-43. https://em.apm.pt/index.php/em/article/view/2950.
    Publicado
  3. Veloso, Graciosa; Cruz Almeida, Pedro. "Disposição retangular – Modelo para uma iniciação às relações entre múltiplo e divisor/fator". Educação e Matemática 169 (2023): 9-12.
    Publicado
  4. Cruz Almeida, Pedro; Veloso, Graciosa. "Multiplicação de números inteiros: processos de cálculo mental e sua fundamentação matemática". Educação e Matemática 163 (2022): 7-10.
    Publicado
  5. Veloso, Graciosa; Cruz Almeida, Pedro. "Estratégias para o cálculo de diferenças de números inteiros e sua fundamentação matemática". Educação e Matemática 160 (2021): 43-48.
    Publicado
  6. Veloso, Graciosa; Cruz Almeida, Pedro. "Adição e subtração de números inteiros: papel das propriedades operatórias na fundamentação dos processos de cálculo". Educação e Matemática 159 (2021): 39-44.
    Publicado
  7. Almeida, Pedro. "Quando os problemas não caem do céu". Educação e Matemática 130 (2014): 64-68.
    Publicado
  8. Almeida, Pedro. "Dividir um quadrado: uma história aos quadradinhos". Educação e Matemática 126 (2014): 17-20.
    Publicado
  9. Almeida, Pedro. "Jogo justo?". Educação e Matemática 99 (2008): 5-7.
    Publicado
  10. Almeida, Pedro. "Gramática e Matemática". Palavras 25 (2004):
    Publicado
  11. Ribeiro, Beatriz Siqueira; Barbosa, Fernando Da Costa. "Cidadania e matemática no 1.º ciclo". Educação e Matemática 69 (2002): 25-26.
    Publicado • 10.22481/recuesb.v6i11.5887
  12. Almeida, Pedro. "O Geopresépio". Educação e Matemática 40 (1996): 3-5.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Valente, Bianor; Ferreira, Nuno Martins; Mendes, Luís; Melo, Nuno; Brunheira, Lina; Almeida, Pedro; Pereira, Susana; et al. "Mapeando o currículo: cruzando competências e áreas de conteúdo". In Aprendizagens essenciais: mapear para promover a integração curricular, editado por Valente, Bianor; Leite, Teresa Maria de Sousa dos Santos, 40-66. Lisboa, Portugal: Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa, 2024.
    Publicado • https://doi.org/10.34629/ipl/eselx/ebook.015
  2. Catarina Delgado B317-C822-B31A; Mendes, Fátima 2018-BA37-C0DD; Martins, Maria Clara; Cruz Almeida, Pedro; Santos, Raquel. "Mudanças de práticas no ensino da matemática: contributos de experiências de ensino remoto de emergência na formação inicial de professores/as e educadores/as". In Do ensino remoto de emergência à inovação pedagógica em três Escolas Superiores de Educação em Portugal, editado por Maria João Silva; Neusa Branco; Ana Maria Pessoa, 67-89. Lisboa, Portugal: Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa, 2023.
    Publicado
  3. Cruz Almeida, Pedro; Brunheira, Lina; Sarreira, Pedro. "A resolução de problemas no ensino da matemática e das ciências físicas e naturais". In Práticas de Integração Curricular nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, editado por Alfredo Gomes Dias DA1C-B0CA-8A5B; Cristina Loureiro 4512-02C6-E449, 115-144. Lisboa, Portugal: Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa, 2022.
    Publicado • 10.34629/ipl.eselx.cap.livros.161
  4. Serrazina, Lurdes; Barbosa, A.; Caseiro, Ana; Ribeiro, A.; Monteiro, Cecília; Loureiro, Cristina; Fernandes, F.; et al. "O conhecimento matemático dos estudantes no início da licenciatura em educação básica: um projeto envolvendo três escolas superiores de educação". In Formação Inicial de Professores e Educadores: Experiências em contexto português, editado por Gabriela Portugal; Ana Isabel Andrade; Carlota Tomaz; Filomena Martins; Jorge Adelino Costa; Marlene da Costa Migueis; Rui Neves; Rui Marques Vieira, 114-131. Aveiro, Portugal: Universidade de Aveiro, 2014.
    Publicado
Livro
  1. Figueira, Carla; Loureiro, Cristina; Lobo, Elsa; Rodrigues, Maria Paula; Almeida, Pedro. Visualização e Geometria nos primeiros anos. Lisboa, Portugal: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa. 2007.
    Publicado
  2. Carvalho, Alice; Gaio, Anabela; Nunes, Fernando; Ribeiro, Deolinda; Veloso, Graciosa; Valério, Nuno; Almeida, Pedro; Brito Mestre, Rita; Canário, Sandra. Pensamento Algébrico no Primeiros anos de Escolaridade. Lisboa, Portugal: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa. 2007.
    Publicado
  3. Figueira, Carla; Gomes, Fernanda; Pacheco de Castro, Joana; Rabaça, Maria José; Correia de Oliveira, Maria José; Neves, Maria Paula; Almeida, Pedro. Cadeia de Tarefas para o Ensino das Grandezas e Medidas. Lisboa, Portugal: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa. 2006.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Almeida, Pedro; Domingos, António; Monteiro, Cecília. "The formulation of multiplicative contexts by 3rd year students". Trabalho apresentado em 13th International Congress on Mathematical Education, 2016.
Resumo em conferência
  1. Veloso, Graciosa; Almeida, Pedro. "Ensinar e aprender números racionais com compreensão: um desafio para a educação matemática básica". Trabalho apresentado em XXIII Jornadas da Prática Profissional: Práticas Pedagógicas em Matemática e Ciências, Santarém, 2016.
Tese / Dissertação
  1. Almeida, Pedro. "Formulação de problemas: um estudo com alunos dos 3.º e 4.º anos". Doutoramento, Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2018. http://hdl.handle.net/10362/58329.
  2. Almeida, Pedro. "Se não sabe, por que pergunta? - As perguntas dos alunos e a interpretação de problemas". Mestrado, Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, 2011. http://hdl.handle.net/10400.21/1302.
Website
  1. Cruz Almeida, Pedro; Veloso, Graciosa. NUMERICAR - Matemática com compreensão para os primeiros anos. 2023. https://numericar.blogspot.com/.
  2. Cruz Almeida, Pedro. Um 26 interessante. 2023. https://pedroal143.wixsite.com/26encontro.
  3. Cruz Almeida, Pedro. Um 25 interessante. 2022. https://pedroal143.wixsite.com/25encontro.
  4. Cruz Almeida, Pedro. Um 24 interessante. 2021. https://pedroal143.wixsite.com/24encontro.
  5. Cruz Almeida, Pedro. 23 Será um número interessante?. 2020. https://pedroal143.wixsite.com/23encontro/sobre.
  6. Cruz Almeida, Pedro. Matemática 2007 - Materiais de apoio à implementação do Programa de Matemática do Ensino Básico de 2007. 2015. https://pedroal143.wixsite.com/matematica2007.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2022/04/07 Conhecimento matemático para o ensino: um exemplo relativo à multiplicação de números racionais representados em fração XXXII Semana da Matemática da UEM
Universidade Estadual de Maringá (Maringá, Brasil)
2020/10/14 O papel do professor e da tarefa na aprendizagem da Matemática: um exemplo com números racionais VI Ciclo de Palestras UEM/NRE: Metodologias e Estratégias de Ensino de Matemática: Algumas Reflexões
Universidade Estadual de Maringá (Maringá, Brasil)
2019/11/09 Problemas com [a] multiplicação XXII Encontro Nacional A Matemática nos Primeiros Anos
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2019/03/16 Formulação de problemas: o problema da interpretação do problema Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2019
Escola Superior de Educação de Santarém (Santarém, Portugal)
2018/11/09 Formulação e resolução de problemas: Duas faces da mesma moeda XXI Encontro Nacional A Matemática nos Primeiros Anos
Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2018/07/09 O Conhecimento Matemático e a Formulação de Problemas 8º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2016/07 A compreensão de conceitos e de procedimentos em Números Racionais - dificuldades e desafios na formação de professores 5.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2016/04/09 Ensinar e aprender números racionais com compreensão: um desafio para a educação matemática básica XXIII Jornadas da Prática Profissional: Práticas Pedagógicas em Matemática e Ciências
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém (Santarém, Portugal)
2016/04 Estratégias compreensíveis para a ordenação e para a adição / subtração de números racionais XXIII Jornadas da Prática profissional – Práticas Pedagógicas em Matemática e Ciências
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém (Santarém, Portugal)
2015/11/08 Formulação de problemas ou “O que faço eu com isso?” XVIII Encontro Nacional A Matemática nos primeiros anos
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (Leiria, Portugal)
2013/10/13 Formular e resolver problemas XVI Encontro Nacional: A matemática nos primeiros anos
Escola Superior de Educação de Santarém (Santarém, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2019/01 - 2019/07/18 Cálculo mental com números racionais: um estudo numa turma de 4.º ano do 1.º ciclo do ensino básico
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019 - 2019/07/18 Processos na resolução e formulação de problemas numa turma de 3.º ano de escolaridade
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2019/11/08 - 2019/11/09 Comissão organizadora do XXII Encontro Nacional A Matemática nos Primeiros Anos (Pré, 1.º e 2.º C.) (2019/11/08 - 2019/11/09)
Encontro
Associação de Professores de Matemática, Portugal
2019/07/09 - 2019/07/09 Comissão organizadora do 8.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais (2019/07/09 - 2019/07/09)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2021 A Covid - 19 como cenário para o desenvolvimento de atividades STEM
Orientador
Joana Catarina Da Fonseca Valério Gomes Couto (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2021 O raciocínio matemático na resolução de tarefas envolvendo regularidades: um estudo com alunos do 3° ano de escolaridade
Orientador
Cátia Filipa Lopes Ribeiro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2021 A matemática na formação inicial dos professores do ensino primário (1844-1974): o ensino dos números racionais não negativos (frações e decimais)
Vogal
Rui Pedro Campos Bento Barros Candeias (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2019 A comunicação matemática escrita: um estudo no 6.º ano
Arguente principal
Filipa Alexandra Baptista Faria (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019 Processos na resolução e formulação de problemas numa turma de 3.º ano de escolaridade
Orientador
Ana Lúcia Bento Miguens (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2016/08/04 - Atual Emissão de um parecer sobre utilização de manuais escolares: escrever ou não escrever nos manuais escolares do 1.º ciclo do ensino básico: algumas implicações didático-pedagógicas. Leya Portugal - Editora, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2018/10/28 - Atual National Council of Teachers of Mathematics
1989/09/12 - Atual Associação de Professores de Matemática Membro