???global.info.a_carregar???
Mestre em Ciências na área de Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo (USP) e doutoranda em regime de cotutela com vista à dupla titulação pelo programa em História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, na especialidade Arte, Património e Restauro, e pelo Programa de Pós-graduação Integração América Latina da Universidade de São Paulo, PROLAM-USP, na linha de pesquisa de Comunicação e Cultura. Desenvolve investigação sobre arte latino-americana na perspetiva das circulações, das dinâmicas de constituição do sistema da arte e de suas colecções. É Investigadora Colaboradora do Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e integra os grupos de pesquisa: Imaginários Urbanos/Ciudades y comunidades latinas imaginadas en el mundo (CYCLI) da Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (FLACSO) da Argentina, organizado pelo Prof. Dr. Armando Silva; Recepção Estética e Crítica de Arte, conduzido pela Profa. Dra. Lisbeth Rebollo Gonçalves, vinculado à Escola de Comunicações e Artes da USP; e Trayectorias, producción y circulación de ideas, artes y literatura en el espacio transnacional (1960-2020), da Universidade de Buenos Aires, coordenado pela Profa. Dra. Mariana Cerviño. É membro da Associação Brasileira e Críticos de Arte (ABCA), da Associação de Pesquisadores em Arte Visuais no Brasil (ANPAP) e da Associação Portuguesa de Historiadores da Arte (APHA). Desenvolve projectos profissionais no campo da arte e da cultura relacionados a: inventário e catalogação de acervos institucionais e de artistas; curadoria e montagem de exposições; assessoria em posicionamento artístico conceptual e de mercado; formação de coleções de arte; ensaios curatoriais; desenvolvimento de conteúdo como resenhas críticas de exposições; ministração de cursos de curta duração; e pesquisas históricas (conteúdo e imagem). É especialista com pós-graduação lato sensu em Curadoria em Arte pelo Centro Universitário SENAC, em Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional pela Escola de Comunicação e Artes da USP, e em Negócios e Administração com MBA em Gestão empresarial pela Fundação Getúlio Vargas; e bacharelada em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Anteriormente, atuou por mais de 20 anos em consultorias e no setor financeiro nas áreas de Marketing e Comunicação Organizacional. No período de 2014 a 2017, ocupou o cargo de Gerente de Marketing para América Latina no Bank of America Merrill Lynch em atividades de assessoria de imprensa, endomarketing e marketing de produtos, e participou do comitê de programas culturais e estratégias de ativação de projetos, tais como: restauro do Jardim das Esculturas do MAM-SP e dos painéis de Tarsila do Amaral, Manuel Lapa e Clóvis Graciano do IV Centenário da Cidade de São Paulo; e da exposição Conversas da coleção corporativa de fotografias, no Instituto Tomie Ohtake.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Cristiélen Ribeiro Marques

Nomes de citação

  • Marques, Cristiélen
  • Cristielen R Marques
  • Cristiélen R Marques
  • Marques, Cristielen R
  • Marques, Cristiélen R
  • Marques, C R
  • Cris Ribeiro Marques

Identificadores de autor

Ciência ID
DA15-EEEB-70BB
ORCID iD
0000-0002-9658-9213

Endereços de correio eletrónico

  • cristielenmarques@gmail.com (Profissional)
  • cristielen@yahoo.com (Pessoal)

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - História da Arte
  • Humanidades - Outras Humanidades
  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação - Comunicação Social e Comunicação Sócio-cultural

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2023/02/02 - 2027/04/02
Em curso
Estudos Culturais / América Latina (Doctor)
Universidade de São Paulo / Programa de Integração América Latina, Brasil
2023/09/08 - 2027/04/01
Em curso
História da Arte (Doutoramento)
Especialização em Arte, Patrimônio e Restauro
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2024/01 - 2024/03
Concluído
Certificação de Formação Pedagógica Inicial de Formadores [B-learning] (Outros)
Especialização em Formação de Formadores
Instituto CRIAP, Portugal
2020/02/02 - 2022/10/22
Concluído
Estudos Culturais / América Latina (Master Universitario)
Especialização em América Latina
Universidade de São Paulo / Programa de Integração América Latina, Brasil
"O colecionismo de arte latino-americana na América Latina: um estudo das coleções Cisneros e Costantini em âmbito transregional " (TESE/DISSERTAÇÃO)
18
2017/03/01 - 2018/09/01
Concluído
Curadoria em Arte (Postgraduate Certificate)
Centro Universitário Senac, Brasil
"PROGRAMA MAMBEMBE: UMA INTERVENÇÃO MUSEAL A ESTÉTICA E A ÉTICA DO ARTISTA VIAJANTE CONTEMPORÂNEO NO ACERVO DO MAM-SP" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2014/02/02 - 2017/07/22
Concluído
MBA em Gestão Empresarial (Postgraduate Certificate)
Especialização em Negócios, Administração e Direito
FGV EBAPE – Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas - Fundação Getúlio Vargas, Brasil
"Plano de Negócio com ênfase em cultura organizacional e comunicação interna" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2004/02/01 - 2005/12/08
Concluído
Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas (Postgraduate Certificate)
Especialização em Comunicação Organizacional
Universidade de São Paulo Escola de Comunicações e Artes, Brasil
"Comunicação Digital e ONGs em Defesa do Meio Ambiente" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1995/02/01 - 1998/12/01
Concluído
Bacharel em Comunicação Social (Bachelor)
Especialização em Propaganda e Marketing
Escola Superior de Propaganda e Marketing, Brasil
"Projeto de Propaganda e Marketing - Empresa Jornalística Diário Popular" (TESE/DISSERTAÇÃO)
14
Percurso profissional

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014/08/01 - 2017/06/30 Técnico Superior (Técnico Superior) Bank of America Merrill Lynch, Brasil
2010 - 2014 Técnico Superior (Técnico Superior) KC&D - Kallás Consultoria e Treinamentos, Brasil
2009 - 2010 Técnico Superior (Técnico Superior) Itaú BBA, Brasil
2005 - 2009 Técnico Superior (Técnico Superior) Itaú Unibanco Holding SA, Brasil
2002 - 2005 Técnico Superior (Técnico Superior) Peppers & Rogers Group Brasil (atual PRG Brasil), Brasil
2000 - 2002 Técnico Superior (Técnico Superior) Symnetics (Grupo Tantum), Brasil

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/06/01 - 2023/12/15 Profissional Autônomo - Micro Empresa Individual ARTE, PESQUISA E COMUNICACAO, Brasil
Projetos

Outro

Designação Financiadores
2022/05 - Atual Recepção Estética e Crítica de Arte - Grupo de Pesquisa
Investigador
Universidade de São Paulo Escola de Artes Ciências e Humanidades, Brasil
Em curso
2023 - 2025 ARTES VISUALES Y LITERATURA EN EL ESPACIO TRANSNACIONAL (1960-2020)
Investigador
Universidad de Buenos Aires Facultad de Ciencias Sociales, Argentina
Em curso
2021 - 2024 Imaginários Urbanos / Ciudades y comunidades latinas imaginadas en el mundo (CYCLI)
2021
Investigador
Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales Argentina, Argentina
Concluído
2021/03 - 2021/10 Covid-19 e seus impactos sobre a sociedade
Investigador
Universidade de São Paulo / Programa de Integração América Latina, Brasil
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Cristiélen Ribeiro Marques. "Mulheres em galerismos nos circuitos transregionais da arte latino-americana entre arte e mercado". 2023.
    10.29327/1384974.1-1
  2. Marques, Cristiélen; Profa. Dra. Lisbeth Rebollo Gonçalves. "O SISTEMA DA ARTE BRASILEIRO NA NORMALIDADE DA EXCEÇÃO: CONTAMINAÇÕES, GUERRA E VIRTUALIDADES". 2021.
    10.29327/30enanpap2021.377020
  3. "Artistas Latino-americanos em Paris na Virada do século XIX". 2020.
    10.29327/1365046.29-1
  4. Marques, Cristiélen. "50 anos da Coleção Constantini". 2018.
    https://doi.org/10.20396/eha.13.2018.4350
Artigo em revista
  1. Cristielen Ribeiro Marques; Lisbeth Rebollo Gonçalves. "Coleções Patricia Phelps de Cisneros e Eduardo Costantini". MODOS: Revista de História da Arte (2023): https://doi.org/10.20396/modos.v7i3.8673247.
    10.20396/modos.v7i3.8673247
  2. Cristielen R Marques. "Exposição Sandra Gamarra - Galeria Leme (resenha)". ArtNexus 120 (2023): https://www.artnexus.com/en/magazines/article-magazine-artnexus/647dfc78d1cb564180bcb2c1/120/sandra-gamarra.
    Publicado
  3. Cristiélen Ribeiro Marques. "Impactos da pandemia no sistema das artes visuais brasileiro". nuestrAmérica (2022): https://zenodo.org/record/7012771.
    10.5281/ZENODO.7012771
  4. Cristiélen Ribeiro Marques. "Arte latino-americana entre vizinhos distantes e mulheres radicais". Revista Visuais 7 1 (2021): 86-106. https://doi.org/10.20396/visuais.v7i1.15662.
    10.20396/visuais.v7i1.15662
  5. Cristiélen R Marques. "Good-bye identidade, welcome diferença: da arte latino-americana à arte da América Latina". Periódico Permanente 10 9 (2021): http://www.forumpermanente.org/revista/periodico-permanente-9/textos-em-html/good-bye-identidade-welcome-diferenca-da-arte-latino-americana-a-arte-da-america-latina.
    Publicado • Tradutor
Artigo em revista (magazine)
  1. Cristiélen Ribeiro Marques. ""Puedo decir con orgullo que soy la quinta mujer en este puesto", entrevista con Malgorzata Kazmierczak, presidenta de la Asociación Internacional de Críticos de Arte", Arte & Crítica, 2024, https://abca.art.br/2024/04/12/puedo-decir-con-orgullo-que-soy-la-quinta-mujer-en-este-puesto/.
  2. Cristielen R Marques. "Exposição Nino Cais - Casa Triângulo (resenha)", ArtNexus, 2023, https://www.artnexus.com/en/magazines/article-magazine-artnexus/6581b19f23260286deaf8032/121/nino-cais.
  3. Cristielen R Marques. "Verboamérica e Sur Moderno: do regional ao universalizante", Nossa América – Nuestra América, 2023, https://memorial.org.br/nossa-america-nuestra-america-62/.
  4. Cristielen R Marques. "Exposição Lygia Clark - Pinacotheke Cultural (resenha)", ArtNexus, 2022, https://www.artnexus.com/en/magazines/article-magazine-artnexus/628e464f71c8dea4406ee7dd/118/lygia-clark.
  5. Cristiélen R Marques. "Exposição Maria Martins - Museu de Arte de São Paulo/MASP (resenha)", ArtNexus, 2022, https://www.artnexus.com/en/magazines/article-magazine-artnexus/628e450a71c8dea4406ee7d9/118/maria-martins.
  6. Cristiélen. "Exposição Regina Vater - Galería Jacqueline Martins (resenha)", ArtNexus, 2021, https://www.artnexus.com/en/magazines/article-magazine-artnexus/61a960ad086c35455a76db1b/117/regina-vater.
Capítulo de livro
  1. Cristielen R Marques. "Vinte artistas brasileiros nas relações diplomáticas Brasil-América Latina: exposições de arte como intercâmbio cultural e político (década de 1940)". In Institucionalização da arte moderna brasileira: exposições dos anos 1930 às primeiras bienais /. São Paulo, Brasil: Life Editora, 2024.
    Em revisão
  2. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Programa de Pós-graduação em Integração da; Cristiélen Ribeiro Marques; Lisbeth Rebollo Gonçalves. "Impactos da pandemia no sistema brasileiro das artes visuais". In Impactos da pandemia no sistema brasileiro das artes visuais. Brasil, 2024.
    10.11606/9788575064801
Tese / Dissertação
  1. "O colecionismo de arte latino-americana na América Latina: um estudo das coleções Cisneros e Costantini em âmbito transregional". 2022. http://dx.doi.org/10.11606/d.84.2022.tde-16122022-171219.
    10.11606/d.84.2022.tde-16122022-171219
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/03/21 La circulación del arte latinoamericano en la intersección entre ferias y bienales: reflexiones sobre esta red de relaciones transnacionales a partir de Bruno Latour y la Teoría Actor-Red I Jornada de investigación Artes y literatura latinoamericanas en el espacio transnacional
Convoca Ubacyt Dir. Mariana Cerviño (Online, Argentina)
2023/10 Mulheres entre arte e mercado nos circuitos transregionais da arte latino-americana: Carmen Waugh e Ceres Franco Active Women in the Art Market. Mapping Gallerists, Collectors, Maecenas, Auctioneers, Curators from the Iberian Peninsula and Brazil and their contributions to the Global Art System
Institute of Art History, School of Social Sciences and Humanities, Universidade NOVA de Lisboa TIAMSA – The International Art Market Studies Association UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Online, Portugal)
2023/09 Vinte artistas brasileiros nas relações diplomáticas Brasil-América Latina: exposições de arte como intercâmbio cultural e político (década de 1940) Exposições de Arte: dos anos 1930 às primeiras Bienais
Grupo de Pesquisa Recepção Estética e Crítica de Arte (Online, Brasil)
2023/05 Mulheres em galerismos nos circuitos transregionais da arte latino-americana entre arte e mercado I ENCONTRO GEOPOLÍTICAS INSTITUCIONAIS
Grupo de pesquisa Geopolíticas institucionais: arte em disputa a partir do pós-guerra (Vitória, Brasil)
2022 O Construtivismo Brasileiro em projetos colecionistas: entre o particular e o universal, o mercado e a história da arte. IX Colóquio Coleções de Arte em Portugal e no Brasil nos séculos XIX e XX - Modus Operandi
ARTIS - Instituto de História da Arte Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2022 EL ABAPORU Y A LUA: TRÁNSITOS ENTRE VALOR SIMBÓLICO Y ECONÓMICO EN EL SISTEMA TRANSREGIONAL DE ARTE LATINOAMERICANO LASA 2022 - Polarización socioambiental y rivalidad entre grandes potencias
LATIN AMERICAN STUDIES ASSOCIATION (LASA) (Virtual, Estados Unidos)
2021/10 Mujeres galeristas en la consolidación del Circuito de Arte Latinoamericano: Ceres Franco y Clara Diament Sujo entre la historia y el mercado de arte (1960-1980) XI Congreso Internacional de Teoría e Historia de las Artes | XIX Jornadas del CAIA
Centro Argentino de Investigadores de Arte (CAIA) (Buenos Aires, Argentina)
2019/09 El coleccionismo de arte latinoamericano en América Latina a partir de la década de 1970: estudio de caso de Colección Costantini y sus interfaces Brasil y Argentina X CONGRESO INTERNACIONAL DE TEORÍA E HISTORIA DE LAS ARTES XVIII JORNADAS CAIA
Centro Argentino de Investigadores de Arte (CAIA) (Buenos Aires, Argentina)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2024/04 - 2024/04 Atividade complementar à Disciplina cursada Teoria e Metodologia_História da Arte.
Seminário
História da arte no agora: debates no Brasil
Universidade de São Paulo Museu de Arte Contemporânea, Brasil
2024/04 - 2024/04 Workshop - O Mercado de Arte: o caso da Cabral Moncada Leilões - ARTIS | Workshops de História da Arte e Património
Oficina (workshop)
O Mercado de Arte: o caso da Cabral Moncada Leilões
Universidade de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal
2023/11/17 - 2023/11/17 Workshop de História da Arte e Patrimônio, organizado pelo ARTIS, Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, realizado no Palácio Nacional da Ajuda.
Oficina (workshop)
Sine Sine qua non: uma coleção e seu inventário. A ferramenta indispensável na gestão de uma coleção
Universidade de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal
2023/10/18 - 2023/10/20 V Congresso de História da Arte – Heranças, Debates e Novas Perspectivas, organizado pela Associação Portuguesa de Historiadores de Arte (APHA), realizado em 18, 19 e 20 de outubro
Congresso
Associação Portuguesa de Historiadores de Arte (APHA)
Associação Portuguesa de Historiadores de Arte (APHA), Portugal
2023/04 - 2023/04 Seminário organizado pela Faculdade de Comunicações e Artes em torno do trabalho multidisciplinar realizado por aqueles relacionados com o tráfico ilícito e a manipulação de bens culturais que compõem coleções públicas e privadas.
Seminário
Conversatorio Internacional Arte, Expertizaje y Peritaje. Distintos Actores contra el Tráfico Ilícito
Universida Nebrija - Facultad Comunicación y Artes, Espanha
2023/02 - 2023/03 Programa de Formação de Formadores online na área de Arte, Educação, Inclusão e Pertencimento voltado para a Educação Estética Intergeracional do Projeto Portinari.
Outro
Formação de Formadores online
Projeto Portinari, Brasil
2022 - 2022 Informações elementares para a identificação da materialidade das obras, suas técnicas e alternativas de estudo, como base para qualquer tipo de abordagem analítica, considerando sempre a interdisciplinaridade como um fator decisivo para o sucesso de qualquer pesquisa
Outro
Identificação Técnica de Obras de Arte
Givoa Consulting, Brasil
2021/05 - 2021/09 Grupo de estudo "Sobre o Falso: O Olhar do Historiador da Arte frente ao problema da Autenticação" desenvolvido pelos membros do Laboratório de História da Arte da Universidade Federal de Juiz de Fora, entre os dias 26 de maio e 08 de setembro de 2021, totalizando 24 horas. Sobre o Falso: O Olhar do Historiador da Arte frente ao problema da Autenticação
Laboratório de História da Arte da Universidade Federal de Juiz de Fora, Brasil

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2018/06/01 - 2023/12/15 Desde 2018, atua no campo da arte e da cultura desenvolvendo projetos relacionados a: inventário e catalogação de acervos institucionais e de artistas; curadoria e montagem de exposições; assessoria em posicionamento artístico conceitual e mercadológico; formação de coleções de arte; ensaios curatoriais; desenvolvimento de conteúdo como resenhas críticas de exposições; ministração de cursos de curta duração; e pesquisas históricas (conteúdo e imagem). ARTE, PESQUISA E COMUNICACAO, Brasil
2023/02 - 2023/11 Compreensão do estágio atual da carreira artística da ceramista Joana AlveaL e dos objetivos pretendidos, bem como o entendimento do sistema das artes, de seu funcionamento e agentes, e o desenvolvimento de um posicionamento conceitual e prático da artista frente a análise do contexto identificado. Revisão e a definição de portfólio e a abordagem de mercado. ARTE, PESQUISA E COMUNICACAO, Brasil
2023/04 - 2023/10 Investigação histórico-social com foco em memória empresarial, abordando a atuação da empresa de embalagens de vidro Wheaton e seu acervo composto por documentos e mais de 7 mil frascos e recipientes. Concepção de um espaço expositivo permanente, intitulado Memória do Vidro, e uma curadoria de longa duração denominada Histórias de Vidreiros e Vidrarias…, inaugurados em outubro de 2023 (press release do projeto: https://www.wheaton.com.br/blog/acontece/o-novo-espaco-memoria-do-vidro-e-sua-exposicao-inaugural-historias-de-vidreiros-e-vidrarias/ Memoria Web, Brasil
2023/09 - 2023/09 Participação como AVALIADOR/A, do evento 32º Encontro Nacional da ANPAP - Formas de vida, avaliando nas Modalidade(s) Artigo Completo_Word e Área(s) Temática(s) Comitê de História, Teoria e Crítica da Arte _CHTCA. ANPAP Associação Nacional de Pesquisadores em Artes ., Brasil
2014/08/01 - 2017/06/30 No período de 2014 a 2017, ocupou o cargo de Gerente de Marketing para América Latina no Bank of America Merrill Lynch em atividades de assessoria de imprensa, endomarketing e marketing de produtos, e participou do comitê de programas culturais e estratégias de ativação de projetos, tais como: restauro do Jardim das Esculturas do MAM-SP e dos painéis de Tarsila do Amaral, Manuel Lapa e Clóvis Graciano do IV Centenário da Cidade de São Paulo; e da exposição “Conversas” da coleção corporativa de fotografias, no Instituto Tomie Ohtake. Bank of America Merrill Lynch, Brasil

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2022/05/17 - 2022/05/31 Arte e Tecnologia: dos Salões aos NFTs. O que mudou? Touché Cultural, Brasil
2021/09/15 - 2021/09/15 Abaporu y La Luna en la red de conexiones del sistema transregional de arte latinoamericano Introducción al Colecccionismo II Fundación Pro Arte Córdoba, Argentina

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2023 - Atual ABCA - Associação Brasileira de Críticos de Arte Membro associada
2023 - Atual APHA - Associação Portuguesa de Historiadores da Arte Membro associada
2022 - Atual ANPAP - Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas Membro associada