???global.info.a_carregar???
Natural de Torres Vedras, concluiu o conservatório na Escola de Música Luís António Maldonado Rodrigues. Prosseguiu os seus estudos em violino a nível superior na Academia Nacional Superior de Orquestra. Concluiu a licenciatura em Ciências Musicais em 2018 na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova e o mestrado em Ciências Musicais - Musicologia Histórica em 2023, na mesma instituição. É colaboradora do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (FCSH-CESEM) no Grupo de Teoria Crítica e Comunicação (GTCC) e no Núcleo de Estudos em Género e Música (NEGEM). Tem desenvolvido um trabalho como investigadora, apresentando frequentemente comunicações referentes às suas pesquisas em contextos nacionais e internacionais. Redigiu as notas aos programas dos concertos do Festival de Música de Sintra 2023 em colaboração com Martim Sousa Tavares. Tem ainda experiência de trabalho em edição de música escrita, inclusivamente em operações em Sibelius Software, tendo realizado a digitação dos incipits do livro O Grande Te Deum Setecentista Português de José Maria Cardoso e uma revisão editorial da obra de Filipe Sousa para AVA Editions no contexto de uma bolsa de iniciação científica acolhida pelo CESEM e financiada pela FCT, entre Novembro de 2018 e Janeiro de 2019. Em Sibelius Software realizou ainda a digitação e revisão editorial das partes instrumentais da ópera O Anel do Unicórnio, com música de Martim Sousa Tavares e encenação de Ricardo Neves-Neves numa produção Teatro do Eléctrico. Além do seu percurso académico, tem desenvolvido uma carreira como violinista. Trabalhou como reforço em orquestras como a Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Sinfónica Juvenil e Orquestra Philarmónica de Lisboa, dirigidas por maestros como Jean-Marc Burfin, Christopher Bochmann, Michael Zilm, Pedro Neves, Jean Sebastien Bureau, entre outros. Actualmente faz parte da Orquestra Sinfónica de Loures, e desde 2017 que colabora com a Orquestra Didática da Foco Musical. É ainda professora de violino na Academia de Música de Telheiras desde 2015. Tem ainda uma ligação profissional com as artes teatrais, tendo integrado o elenco da peça «Carta» de Mónica Calle, que estreou no Teatro Nacional Dona Maria II a Janeiro de 2021, e que esteve em digressão por cidades europeias no mesmo ano. Foi ainda directora musical da Associação Cultural Casa Cheia entre 2015 e 2022, com a qual colaborou como compositora de espaços sonoros para peças de teatro, sobretudo com música electrónica, entre as quais se destacam Lemnos (2016) - baseado em textos de Sófocles e Heiner Müller - , Je Suis Werther (2018) de Fernando Pinto do Amaral e uma versão em teatro de O Banquete de Platão (2020). Trabalhou ainda no Serviço de Música Sacra de São Roque na produção executiva.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ângela Maria Flores Baltazar
Data de nascimento
1993/01/24

Nomes de citação

  • Baltazar, Ângela Flores

Identificadores de autor

Ciência ID
DA1A-22D8-CB66
ORCID iD
0009-0003-6535-474X

Telefones

Telemóvel
  • 918388942 (Pessoal)

Moradas

  • Rua Tojeirinha 14, 2735-177, Agualva, Sintra, Portugal (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2019/09 - 2023/03/08
Concluído
Ciências Musicais (Mestrado)
Especialização em Musicologia Histórica
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
17
2016/09 - 2019/06
Concluído
Ciências Musicais (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
16
2012 - 2015
Frequentou
Instrumento (Licenciatura)
Especialização em violino
Academia Nacional Superior de Orquestra, Portugal
2007/09 - 2012/06
Concluído
Curso de Ensino Artístico Especializado em Música - regime articulado (Ensino secundário)
Agrupamento de Escolas Madeira Torres/ Escola de Música Luís António Maldonado Rodrigues, Portugal
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018 - Atual Investigador (Investigação) Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/02/04 - Atual Violinista Orquestra Sinfónica de Loures, Portugal
Câmara Municipal de Loures, Portugal
2017/03 - Atual Violinista Foco Musical, Portugal
Orquestra Didática da Foco Musical, Portugal
2015/05 - Atual Professora de Violino Academia de Música de Telheiras, Portugal
2023/03 - 2023/03 Operação Legendas - Ópera «Na Colónia Penal» de Philip Glass O Rumo do Fumo, Portugal
Teatro Municipal São Luiz, Portugal
2022/08 - 2022/09 Digitação de partituras - Sibelius Software Teatro do Eléctrico, Portugal
Teatro do Eléctrico, Portugal
2015 - 2022 Co-fundadora/ Directora Musical Associação Cultural Casa Cheia, Portugal
2018 - 2020 Produção Executiva Serviço de Música Sacra da Igreja de São Roque, Portugal
Irmandade de São Roque, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2023/10/01 - Atual A divulgação da música «erudita» na televisão portuguesa nas décadas de 1975 e 1989
2023.05001.BD
Bolseiro de Doutoramento
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2019/11 - 2020/02/28 Projecto Música Média e Públicos
FCSH / CESEM / UID/EAT/00693/2019
Bolseiro de Investigação
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2018/11 - 2019/01/31 História Temática da Música em Portugal e no Brasil
FCSH / CESEM / EAT/00693/2018
Bolseiro de Iniciação Científica
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Baltazar, Ângela Flores. "«Reflexos sociológicos em abordagens iconográficas: os cartazes de 2001 a 2018 para o concerto anual da Orquestra Sinfónica Juvenil»". Iconografia Musical - Temas Portugueses IV (2020): 43-52.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. "«A Orquestra Sinfónica Juvenil - profissionalização e divulgação musical de 1973 a 1989».". Mestrado, Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, 2023.

Artística / Interpretação

Interpretação musical
  1. Música em Si Maior - Concerto Inaugural da Orquestra Sinfónica de Loures. 2023.
    Instrumentista
  2. Entremês A Peregrina. 2019.
    Instrumentista
  3. Obra para Quarteto de Cordas do compositor António Sousa Dias. 2017.
    Instrumentista
Obra teatral
  1. 2021. «Carta» de Mónica Calle - produção Teatro Nacional Dona Maria II (De Singel Antwerp / Grand Teatro Falla de Cádiz / Teatro Romano de Sagunt).
Projeto de som
  1. Luísa Fidalgo; Miguel Mateus/ Associação Cultural Casa Cheia / Fundação Calouste Gulbenkian (Escritor / Produtor). 2020. O Banquete [peça de teatro].
  2. Fernando Pinto do Amaral/ Associação Cultural Casa Cheia (Escritor / Produtor). 2018. Je Suis Werther [peça de teatro].
  3. Criação Colectiva; Associação Cultural Casa Cheia (Escritor / Produtor). 2016. Lemnos [peça de teatro].

Outros

Outra produção
  1. «Notas ao Programa» dos concertos do Festival de Música de Sintra 2023. 2023. Baltazar, Ângela Flores. https://festivaldesintra.pt/programa.html.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/12/12 O contributo da Orquestra Sinfónica Juvenil para a formação de jovens instrumentistas entre 1973 e 1989 Caminhos da Historiografia: História e Ciências Sociais dos anos 40 à atualidade
Comissão Comemorativa 50 Anos 25 de Abril/ Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2023/10/01 Divulgadores de Música «Erudita» após a Revolução de Abril: concertos comentados e a democratização cultural ENIM 2023
SPIM (Mafra, Portugal)
2023/09/22 A mediatização e democratização da música «erudita» na década de 1970 em Portugal 19º Encontro Internacional de Música e Mídia: vida de artista
MusiMid - Centro de Estudos em Música e Mídia (Brasília, Brasil)
2023/06/29 "É preciso informalizar os concertos” - notas iniciais para o estudo de agentes e modelos de ação de divulgação da música “erudita” na década de 1970 IV Jornada Música, Media e Públicos: Portugal 1974 à atualidade
CESEM (Lisboa, Portugal)
2022/11/11 «Os jovens também 'curtem' música clássica» - Acções pela democratização cultural entre a «juventude» enquanto grupo consumidor na década de 1970 XI Encontro de Investigação em Música
Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2022/09/23 As mulheres da Orquestra Sinfónica Juvenil e o seu percurso profissional 4º Simpósio do Núcleo de Estudos Avançados em Género e Música
Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (Lisboa, Portugal)
2022/07/01 A Orquestra Sinfónica Juvenil como via profissionalizante para jovens instrumentistas entre 1973 e 1989 Congresso Internacional: Música como profissão: estatuto, carreiras e associativismo (séculos XVIII-XX)
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2022/06/22 «Os jovens também 'curtem' musica clássica» uma reflexão sobre os gostos a partir de um estudo da Orquestra Sinfónica Juvenil II Jornadas Música, Média e Públicos 1974-2010
Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (Lisboa, Portugal)
2021/10/09 Beethoven Revisited: The Posters from 2000 to 2018 for the Annual Concert of Orquestra Sinfónica Juvenil International Symposium Objects and Images of Music in Public and Private Art Museums
International Council for Traditional Music (Alpiarça, Portugal)
2021/05/27 «O que vale a juventude»: a estreia da Orquestra Sinfónica Juvenil e a representação da juventude musical lisboeta na imprensa III Jornadas NEMI / 9º MUSPRES
CESEM / NOVA FCSH; Sociedad Española de Musicología (Lisboa, Portugal)
2020/09/10 «Women conductors are not my cup of tea»: Reflexões sobre a maestrina enquanto mulher no poder Colóquio internacional: Mulher(es) e Poder(es) / Femme(s) et Pouvoir(s)
Université de Genevé (Genebra, Suiça)
2019/11/15 Música no Ritual Maçónico: A cerimónia de celebração do centenário de José Estevão Coelho de Magalhães IX Encontro Nacional de Investigação em Música
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2019/06/08 «Apoiar os jovens, divulgar a música erudita e descentralizar os concertos» - O papel dinamizador da Orquestra Sinfónica Juvenil nos seus primeiros anos de actividade 8º Seminário de Música, Teoria Crítica e Comunicação. Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical
Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (Lisboa, Portugal)
2019/05/07 «Women conductors are not my cup of tea»: Reflexiones sobre la directora orquestal en tanto mujer en el poder 8 Congreso Muspres - Construcciones de género a través de la crítica musical en España e Hispanoamérica
Universidad de Salamanca (Salamanca, Espanha)
2017/06/08 A música para piano de Constança Capdeville: microcosmos de um percurso criativo Jornada de homenagem a Constança Capdeville (1937-1992) por ocasião do seu 80º aniversário.
Departamento de Ciências Musicais da NOVA-FCSH (Lisboa, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2021/10/01 - 2022/05/20 Music in Frames - ciclo de cinema de regularidade mensal que reunia investigadores do Grupo de Teoria Crítica e Comunicação do CESEM. Consistia em sessões de filmes comentadas por um investigador convidado (2021/10/01 - 2022/05/20)
Encontro (Coorganizador)
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
2021/07/08 - 2021/07/09 3º Simpósio NEGEM - Música, Género, Política e Sociedade Núcleo de Estudos Avançados em Género e Música/CESEM, Grupo de Investigação em Música, Teoria Crítica e Comunicação. (2021/07/08 - 2021/07/09)
Simpósio (Coorganizador)
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
2020/06/29 - 2020/06/30 2º Simpósio do NEGEM - Música Género Media NEGEM - Núcleo de Estudos Avançados em Género e Música/CESEM do Grupo de Investigação em Música, Teoria Crítica e Comunicação. (2020/06/29 - 2020/06/30)
Simpósio (Coorganizador)
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
2019/06/07 - 2019/06/08 8º Seminário do Grupo de Música, Teoria Crítica e Comunicação (GTCC) (2019/06/07 - 2019/06/08)
Seminário (Coorganizador)
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal